Márcia Regina Marchezan

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1143006563295946
  • Última atualização do currículo em 07/10/2018


Possui graduação em Letras (UFN ? Universidade Franciscana) e Psicologia (FISMA ? Faculdade Integrada de Santa Maria), com especialização em Letras Português pelo Centro Universitário Franciscano e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialização, em andamento, em Clínica Psicanalítica, pela ULBRA ? Universidade Luterana do Brasil ? Campus Santa Maria. Trabalhou com Estágio Curricular Supervisionado no curso de Letras e com projetos de nivelamento a distância em Língua Portuguesa para os cursos de Administração de Empresas e Direito. Tem experiência na área de Linguística, Pragmática, Português para Estrangeiros, Língua Portuguesa, Ensino e Formação de professores e assessoria pedagógica em projetos sociais. Desenvolve pesquisas em metodologia do ensino de língua portuguesa; formação de professores; leitura e produção textual. Foi professora da UNIFRA, URCAMP, PUCRS, nos cursos de Letras, e na UNIGRAN, no curso de Letras na modalidade a distância. Participou como orientadora pedagógica na elaboração e correção de "Guias de Estudo" para o EaD da UNIGRANET. Foi também Assessora Pedagógica do Programa União Faz a Vida, fomentado pela Fundação Sicredi. Atualmente é Professora da Antonio Meneghetti Faculdade ? AMF, (ministrando aulas nos cursos de Administração, Direito, Pedagogia e Bacharelado em Ontopsicologia; responsável pela elaboração das propostas de redação do processo seletivo ? vestibular AMF; e das correções das redações deste processo) e psicóloga clínica, com abordagem psicanalítica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcia Regina Marchezan
Nome em citações bibliográficas
MARCHEZAN, M. R.


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2000
Mestrado em Lingüística e Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A compreensão pragmática do texto humorístico em português por falantes não nativos,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Ana Maria Tramunt Ibaños.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Palavras-chave: compreensão - pragmática - Português segunda língu.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2018
Especialização em andamento em Especialização em Clínica Psicanalítica.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2014 interrompida
Especialização interrompida em 2014 em Gestão do Conhecimento e Paradigma Ontopsicológico.
Antonio Meneghetti Faculdade, AMF, Brasil.
Ano de interrupção: 2014
1997 - 1998
Especialização em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura.
Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil.
2015 - 2015
Aperfeiçoamento em Personal & Professional Coach e Leader as Coach. (Carga Horária: 100h).
Sociedade Brasileira de Coaching, SBC, Brasil.
Título: ............... Ano de finalização: 2015.
Orientador: ...................
2008 - 2017
Graduação em Psicologia.
Faculdade Integrada de Santa Maria, FISMA, Brasil.
Título: O olhar que se escuta em Psicanálise.
Orientador: Walter Firmo de Oliveira Cruz.
1993 - 1996
Graduação em Letras Português.
Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Tutoria a distância usando o Moodle 2.3. (Carga horária: 16h).
Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
2007 - 2007
Disciplina, doutorado, de gêneros do discurso. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Aurez Excelência Humana, AUREZ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Assessoria pedagógica, Enquadramento Funcional: Horas trabalhadas, Carga horária: 10
Outras informações
Assessoria Pedagógica para a Fundação Sicredi, Programa União Faz a Vida (PUFV), via Aurez Excelência Humana.


Antonio Meneghetti Faculdade, AMF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Outras informações
Professora das disciplinas: Língua Portuguesa para negócios, Língua Portuguesa e Linguagem Jurídica, Projeto Pequena Tese IV, Comunicação e Língua Portuguesa, Coordenadora do Projeto Núcleo de Excelência em Linguagem desde 2014 até atualmente, integrante do projeto Trivium desde 2017. Organizadora e responsável pela elaboração das propostas de redação de vestibular desde 2013, como também das correções das redações.

Atividades

08/2013 - Atual
Ensino, Vestibular, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Membro do processo Seletivo de vestibular - elaboração e correção das provas de redação

Centro Universitário da Grande Dourados, UNIGRAN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: Contrato por disciplina, Enquadramento Funcional: Professor de disciplina por semestre, Carga horária: 14
Outras informações
As disciplinas são ministradas a distância e a universidade faz a solicitação semestralmente, não possuindo vínculo institucional. Contudo sou a professopa titular das disciplinas que ministro.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 20
Outras informações
Corretora dos "Guias de Estudo" do Ensino a Distância da UNIGRANET; orientadora pedagógica de elaboração dos "Quias de Estudo"; participante do grupo de elaboração do novo "Guia de Estudos" da UNIGRANET; membro da equipe de supervisores dos polos da UNIGRANET.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora dos cursos de Letras e Pedagogia na modalidade a distância Letras: Disciplinas de "Tópicos de semiótica"; "Estudos Linguísticos II" e "Língua Portuguesa I". Outras atividades: Oficina ministradas: "Redação Acadêmica"; "Polidez e Refinamneto na Linguagem oral e escrita"; "Os recursos tecnológicos na construção do trabalho acadêmico: aspectos metodológicos" no ano de 2010.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Banca - correção de vestibular, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Outras informações
Corretora de redações de vestibular nas modalidades presencial e a distância nos anos de 2010 e 2011, com carga horária de 150 horas.

Atividades

03/2011 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos Estudos Culturais e Comparados
06/2010 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa I
Tópicos de Semiótica
Estudos Linguísticos II

Faculdade Iguaçu, ISFACES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor de pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Professor convidado
Outras informações
Professora de Metodologia Científico dos cursos de Pedagogia Anos Iniciais; Educação Especial, Letras, Arte Educação e Psicopedagogia.

Atividades

05/2010 - 05/2010
Ensino, Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Cinetífico
07/2009 - 07/2009
Ensino, Arte e Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa - 30h/a
06/2009 - 06/2009
Ensino, Língua portuguesa, Literatura e Artes, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso - 15h/a
Metodologia do Trabalho Cinetífico - 15h/a
Semiótica e Linguística Aplicada - 15h/a
05/2009 - 05/2009
Ensino, Pedagogia - Educação Infantil e Anos Iniciais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico - Turmas II e III - 25h/a

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Contrato emergencial, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplinas ministradas: português instrumental


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 12

Atividades

08/2004 - 03/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso II (projeto e monografia)
08/2004 - 03/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II
Língua Portuguesa III (Fonética)
Língua Portuguesa IV (Morfologia)
Língua Portuguesa V (Sintaxe)
Metodologia da Pesquisa em Letras
Produção Lingüística em Língua Portuguesa (Língua Portuguesa II)
Temas Lingüísticos e Literários
Trabalho de Conclusão de Curso I (projeto e monografia)
03/2004 - 03/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenação da IV semana Acadêmica do Curso de Letras - IV SEALE - de 06 a 11 de novembro de 2006.
Elaboração e correção da Prova de Proficiência em Líng. Portuguesa, no curso de Dreito, em 2004, 2005 e 2006.

Universidade da Região da Campanha, URCAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Membro da Câmera de Colegiado de Curso - Língua Portuguesa, desde 2002; Coordenação da organização da 2a, 3a e da 4a Semanas Acadêmicas do Curso de Letras; Participação na organização dos documentos referentes à Avaliação IN LOCO do INEP/2003 - Curso de Letras; Participação na elaboração do Projeto de Pós-Graduação em Letras: Língua Portuguesa e Literatura: Interseções - 2004; Participação na elaboração do Ementário do Curso de Letras - 2004; Participação na organização do Primeiro Sarau Literário do Curso de Letras - 2006; Participação na elaboração do projeto de Pós-Graduação em Letras: Fundamentos Lingüísticos-Literários-Pedagógicos da Construção da Leitura e da Escrita - 2007; Elaboração, Coordenação e Execução do Projeto de Extensão de Nivelamento à Distância em Língua Portuguesa - 2007; Orientadora de Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Fundamental e Médio desde 2002.

Atividades

8/2001 - 01/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática especial em língua portuguesa
Estágio Curricular Supervisionado III
Língua Portuguesa IV
Língua Portuguesa V
Língua Portuguesa VI
Língua Portuguesa VIII
Textualidade I
Textualidade II
08/2001 - 01/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática II
Estágio Curricular Superviosionado I - Ensino Fundamental
Estágio Curricular Supervisionado III - Ensino Médio
Estratégias de Leitura
Fonética e fonologia
Morfossintaxe I
Prática Pedagógica III e IV
Semântica
08/2001 - 01/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica III
Língua Portuguesa VIII
Língua Portuguesa VII
Morfologia
Morfossintaxe IV
Prática Pedagógica I
08/2001 - 01/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Membro da Câmera de Colegiado de Curso - Língua Portuguesa, desde 2002.
08/2001 - 01/2008
Ensino, Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Participação na elaboração do projeto de Pós-Graduação em Letras: Fundamentos Lingüísticos-Literários-Pedagógicos da Construção da Leitura e da Escrita ? 2007.
Participação na elaboração do Projeto de Pós-Graduação em Letras: Língua Portuguesa e Literatura: Interseções - 2004.
08/2001 - 01/2008
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientadora de Estágio Curricular Supervisionado do Ensino Fundamental e Médio desde 2002.
08/2001 - 01/2008
Serviços técnicos especializados , Apoio Técnico-Pedagógico, .

Serviço realizado
Participação na organização dos documentos referentes à Avaliação IN LOCO do INEP/2003 - Curso de Letras..
08/2001 - 01/2008
Extensão universitária , Curso de Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Elaboração, Coordenação e Execução do Projeto de Extensão de Nivelamento à Distância em Língua Portuguesa ? 2007, via TelEduc..
08/2003 - 10/2003
Ensino, Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Morfologia
Questões da Linguagem
Semiótica do Texto

Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: REGIME PARCIAL DE 20 h/a, Enquadramento Funcional: Professor Assistente - Nível I, Carga horária: 39

Atividades

3/1999 - 3/2003
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática I
Didática II
Língua Portuguesa III
Língua Portuguesa VI
Metodologia do Ensino do Português como Segunda Língua
Orientação de Estágio
Prática de Ensino I
Projeto de Estágio I
Projeto de Estágio II
Projeto de Estágio III
Projeto Interdisciplinar em Letras I, II, e III
3/1999 - 3/2003
Ensino, Processamentos de Dados, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão
3/1999 - 3/2003
Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
3/1999 - 3/2003
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
03/1999 - 03/2003
Ensino, Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de ensino
03/1999 - 03/2003
Ensino, Pedagogia Séries Iniciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Metodológicos da Língua Portuguesa
Metodologia da Comunicação Verbal
3/1999 - 3/2003
Ensino, Pedagogia Educação Infantil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos Lingüísticos da Alfabetização
Fundamentos Metodológicos da Leitura e da Escrita
03/1999 - 03/2003
Extensão universitária , Área de Artes Letras e Comunicação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto de Português para Estrangeiros.
08/2002 - 11/2002
Ensino, Ciências Contábeis - Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Técnico

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de disciplina por semestre, Carga horária: 30
Outras informações
MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS - Disciplina: Metodologia Científica.



Projetos de extensão


2017 - Atual
O projeto de extensão ?Trivium: as Artes da Linguagem (Lógica, Gramática e Retórica)
Descrição: O projeto de extensão ?Trivium: as Artes da Linguagem (Lógica, Gramática e Retórica)? nasce com o intuito de resgatar uma importante dimensão da paideia clássica, perdida ao longo da evolução da educação moderna. Na Grécia Antiga, e posteriormente na Idade Média, os jovens eram instigados a desenvolver, antes de começar a formação técnica específica, habilidades fundamentais ao desenvolvimento do intelecto e sua expressão como racionalidade. Independentemente da futura área de atuação profissional, os jovens frequentavam disciplinas das chamadas Artes Liberais, compostas por Lógica, Gramática e Retórica, artes da mente humana reunidas no Trivium; e Aritmética, Música (enquanto aplicação da Aritmética), Geometria e Astronomia (enquanto Aplicação da Geometria), artes das coisas e reunidas no Quadrivium. Os antigos entendiam que o desenvolvimento dessas habilidades, por meio dessas sete disciplinas, permitiam ao homem um uso mais eficiente e avançado do intelecto aplicado (ou racionalidade), instrumento primeiro de qualquer atuação profissional e social. Este curso piloto de extensão tem o objetivo de resgatar essas disciplinas da educação clássica que compunham o Trivium e criar um núcleo de formação e referência com alunos que já tenham se destacado em relação às dimensões da linguagem, para que futuramente possam participar de eventos, competições internas e externas e projetos de maior abrangência..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) .
Integrantes: Márcia Regina Marchezan - Integrante / Ricardo Schaefer - Coordenador / Mateus Machado - Integrante.
2014 - Atual
Núcleo de Excelência em Linguagem
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Márcia Regina Marchezan - Coordenador / Ricardo Schaefer - Integrante.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Saber Humano


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa/Especialidade: Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Formação de professores de língua portuguesa.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Produção de material para o Ensino a Distância.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VASCONCELOS, A. G.2015VASCONCELOS, A. G. ; MARCHEZAN, M. R. . Linguagem jurídica: a riqueza semântica dos operadores do direito. Saber Humano, v. 5, p. 64-64, 2015.

2.
MARCHEZAN, M. R.2009MARCHEZAN, M. R.; Motta-Roth, Désirée . O GÊNERO CONTRACAPA NA PERSPECTIVA TEÓRICA BAKHTINIANA. Interletras (Dourados), v. 02, p. 00-00, 2009.

3.
HORVATH, P.2004HORVATH, P. ; MARCHEZAN, M. R. . Implicaturas e provérbios: uma análise pragmática. Disciplinarum Scientia. Série Artes, Letras e Comunicação, Santa Maria, v. 02, p. 01-12, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
MARCHEZAN, M. R.; Gabriela de Souza Ferrony . A diversidade sociocultural da língua portuguesa no contexto escolar: a reconfiguração de um trabalho pedagógico inclusivo. In: Corina Michelon Dotti. (Org.). Diversidade e inclusão: reconfiguração da prática pedagógica. 11ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2008, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARCHEZAN, M. R.; SCHAEFER, R. ; RIBEIRO, E. V. ; ZITZAMMAN, A. ; KOHLS, E. . Formação pessoal e profissional do NEL: protagonismo responsável. In: Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, 2016, Restinga Sêca. Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, 2016. v. II. p. 346-352.

2.
MARCHEZAN, M. R.. A importância da lingüística na formação de professores de língua portuguesa: algumas reflexões. In: II Seminário Nacional e V Seminário Regional: formação de professores, 2007, Santa Maria. II Seminário Nacional e V Seminário Regional: formação de professores, 2007.

3.
Gabriela de Souza Ferrony ; MARCHEZAN, M. R. . Do conto ao quadro: uma proposta textual para a prática de leitura e escrita em sala de aula. In: II Seminário Nacional e V Seminário Regional: de formação de professores, 2007, Santa Maria. II Seminário Nacional e V Seminário Regional: de formação de professores, 2007.

4.
MARCHEZAN, M. R.; Gabriela de Souza Ferrony . Gêneros do discurso e escola: o projeto de ação docente sob a ótica das teorias bakhtinianas. In: MARCHEZAN, M. R. ; FERRONY, G. S. . Analisando a prática de ensino de língua portuguesa: da Universidade à Escola. In: IV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - Desenvolvimento Profissional Docente, 2007, Santa Maria. IV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - Desenvolv, 2007, Santa Maria. IV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - Desenvolvimento Profissional Docente, 2007, Santa Maria. IV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - Desenvolv, 2007.

5.
MARCHEZAN, M. R.; Gabriela de Souza Ferrony . Analisando a prática de ensino de língua portuguesa: da Universidade à Escola. In: IV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - Desenvolvimento Profissional Docente, 2007, Santa Maria. IV SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - Desenvolvimento Profissional Docente. Santa Maria, 2007.

6.
MARCHEZAN, M. R.; Gabriela de Souza Ferrony ; LOPES, Kathi CRivellaro . A filosofia da linguagem e a sua interface lingüístico-literária no contexto educacional.. In: 2º Foro Interdisciplinario sobre Educación - La responsabilidad de educar, 2007, Montevidéo. 2º Foro Interdisciplinario sobre Educación - La responsabilidad de educar. Montevidéu, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARCHEZAN, M. R.; FERNANDES, L. ; Sordi, Adriana . Implicações culturais na saúde mental da mulher indígena de Dourados, Mato Grosso do Sul. In: 9 Congresso da Rede Unida - I fórum Latino-Americano de gestores de atenção básica e I fórum Latino-Americano de participação social em saúde, políticas e educação cidadã, 2010, Porto Alegre. Congresso da rede unida, 2010.

2.
MARCHEZAN, M. R.; VALENTINI, L. M. A. B. ; Gabriela de Souza Ferrony . As variações sociais e lingüísticas no gênero carta: uma análise textual. In: II Congresso Internacional de Educação, 2007, Santa Maria. Educação Humanizadora na sociedade globalizada: violência social. Santa Maria: Editora Paloti, 2007.

3.
MARCHEZAN, M. R.; Gabriela de Souza Ferrony . A leitura e a produção do texto jornalístico em sala de aula: analisando uma prática. In: Congrega - 5a jornada de Pós-Graduação e Pesquisa; 5a Mostra de Iniciação Científica; 3a Mostra de Iniciação Científica Júnior, 2007, Caçapava. Congrega - 5a jornada de Pós-Graduação e Pesquisa; 5a Mostra de Iniciação Científica; 3a Mostra de Iniciação Científica Júnior. Bagé - RGS: Livraria LEB, 2007. v. 1. p. 01-182.

4.
MARCHEZAN, M. R.; Gabriela de Souza Ferrony ; SILVEIRA, Lidiane Raymundo . A vida e a obra de Alfonsina Storni através da canção "Alfonsina y el mar": um diálogo intertextual. In: Congrega - 5a jornada de Pós-Graduação e Pesquisa; 5a Mostra de Iniciação Científica; 3a Mostra de Iniciação Científica Júnior, 2007, Caçapava. Congrega - 5a jornada de Pós-Graduação e Pesquisa; 5a Mostra de Iniciação Científica; 3a Mostra de Iniciação Científica Júnior. Bagé - RGS: LEB - Editora e distribuidora de livros LTDA, 2007. v. 1. p. 01-182.

5.
MARCHEZAN, M. R.; Alves, Diogo L. S. . Quem são os leitores?! Uma investigação institucional sobre as leituras feitas pelo corpo discente da Universidade da Região da Campanha, câmpus de São Gabriel. In: CONGREGA, 2006, São Gabriel. CONGREGA. Bagé: URCAMP, 2006. v. 2. p. 96-97.

6.
MARCHEZAN, M. R.; MARTINI, V. V. . Quem são os leitores?! Uma investigação institucional sobre as leituras realizadas pelo universo docente da URCAMP. In: CONGREGA, 2006, São Gabriel. CONGREGA. Bagé: URCAMP, 2006. v. 2. p. 97-97.

7.
MICHELOTTI, D. V. P. ; MARCHEZAN, M. R. . Ensino da gramática sob a perspectiva textual: uma análise do livro didático. In: 2a semana acadêmica de letras da URCAMP: novas propostas de ensino - línguas e literaturas, 2004, São Gabriel. 2a semana acadêmica de letras da URCAMP: novas propostas de ensino - línguas e literaturas. São Gabriel: 2a semana de letras da URCAMP, 2004.

8.
CODEVILA, Daniele Machado ; MARCHEZAN, M. R. . Análise da coerência na publicidade enfatizando as inferências realizadas através da propaganda da cerveja. In: 2a semana acadêmica de letras da URCAMP: novas propostas de ensino - línguas e literaturas, 2004, São Gabriel. 2a semana acadêmica de letras da URCAMP: novas propostas de ensino - línguas e literaturas, 2004.

9.
WONG, Jackson Thein de S. ; MARCHEZAN, M. R. . Os fatores de coerência e coesão textuais na obra Cinematográfica - A paixão de Cristo. In: 2a semana acadêmica de letras da URCAMP: novas propostas de ensino - línguas e literaturas, 2004, São Gabriel. 2a semana acadêmica de letras da URCAMP: novas propostas de ensino - línguas e literaturas, 2004.

10.
CALDEIRA, Evandro W. ; MARCHEZAN, M. R. . A escrita nos supostos videotecnológicos: uma visão da comunicação mediada pelas novas tecnologias. In: II Congresso Internacional das Linguagens, 2004, Erechin. Mídia e Educação, 2004.

11.
CIPOLATT, Denise ; PELLEGRINI, Gisiane ; GOMES, Luciana ; MARCHEZAN, M. R. . Oficina de Incentivo à Leitura. In: 2a Feira de Artes, Tecnologia e Ciencia - 6o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIFRA, 2002, Santa Maria. 2a Feira de Artes, Tecnologia e Ciencia -, 2002.

12.
DECIAN, Micheli M. ; BOSSA, Édina Regina ; MARCHEZAN, M. R. . Leitura e Texto dentro do Contexto Cognitivo. In: 6o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2002, Santa Maria. 2a Feira de Artes, Tecnologia e ciência, 2002.

13.
PEREIRA, Lucélia ; CHELLOTTI, Gabriela ; MARCHEZAN, M. R. . Oficina de Leitura e Produção Textual. In: Anais do 6o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - UNIFRA, 2002, Santa Maria. 2a Feira de Artes, Tecnologia e Ciência. SM: UNIFRA, 2002.

14.
MARCHEZAN, M. R.; VARGAS, R. M. A. . A Interdisciplinaridade Significativa nas Provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Inglesa do PEIS. In: 6o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2002, Santa Maria - UNIFRA. 2a Feira de Artes, Tecnologia e Ciência, 2002.

15.
MARCHEZAN, M. R.; BARIN, N. R. . O Ensino de Português como Língua Estrangeira para Falantes de Espanhol: relato de experiência. In: II Seminário Internacional em Letras: Memória e Escrita, 2002, Santa Maria - UNIFRA. Memória e Escrita, 2002.

16.
MARCHEZAN, M. R.. A Compreensão Pragmática do Texto Humorístico em Português por Falantes não Nativos. In: I Congresso Internacional das Linguagens, 2002, Erechim - RS. I Congresso Internacional das Linguagens, 2002.

17.
MARCHEZAN, M. R.; ORTIZ, L. ; LEÃO, R. . Formação Profissional: Contadoras de Histórias.. In: V Seminário Internacional de Educação no Mercosul, 2001, Cruz Alta. Desenvolvimento e Realização do Profissional Docente, 2001. p. 184-184.

18.
MARCHEZAN, M. R.. A Pragmática das Implicaturas e a Aquisição do Português como Língua Estrangeira. In: Seminário Internacional em Letras, 2001, Santa Maria. Seminário Internacional em Letras, 2001.

19.
MARCHEZAN, M. R.; RUVIARO, C. ; SANTIAGO, L. L. . Procedimentos Cognitivos-Pedagógicos na Leitura e na Produção Textual. In: 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001, Santa Maria. Seminário Internacional em Letras, 2001.

20.
MARCHEZAN, M. R.; ALEGRETTE, C. H. ; NONENMACHER, P. . A Informação Histórico-Cultural Sul-Rio-Grandense no Processo de Aquisição do PLE. In: 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001, Santa Maria. 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001.

21.
MARCHEZAN, M. R.; DINIZ, E. F. . Peças Publicitárias: Uma Análise da Força Argumentativa. In: 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001, Santa Maria. 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001.

22.
MARCHEZAN, M. R.; EHLERS, E. M. . Educação Infantil: Alfabetização Precoce. In: 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001, Santa Maria. 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001.

23.
MARCHEZAN, M. R.; SANTOS, N. R. R. . As teorias de Aquisição da Linguagem na Aplicação Prática em Livros Didáticos. In: 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001, Santa Maria. 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001.

24.
MARCHEZAN, M. R.; BANDEL, H. R. . A Pragmática das Implicaturas e a Compreensão das Expressões Idiomáticas. In: 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001, Santa Maria. 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001.

25.
MARCHEZAN, M. R.; MINUZZI, M. F. . Coesão, Coerência e Informatividade em Redações Escolares. In: 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001, Santa Maria. 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001.

26.
MARCHEZAN, M. R.; HORVATH, P. . Implicaturas e Provérbios: Uma Análise Pragmática. In: 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001, Santa Maria. 5o SEPE - 1o FEATEC - UNIFRA - Santa Maria, 2001, 2001.

27.
MARCHEZAN, M. R.; ORTIZ, L. ; LEÃO, R. . Literatura Infantil e Hospitalização: Uma Práxis Possível. In: Seminário Internacional em Letras - UNIFRA, 2001, Santa Maria. Seminário Internacional em Letras, 2001.

28.
MARCHEZAN, M. R.; NIEDERAUER, M. E. F. ; SANTOS, V. M. X. . Educação do Professor de Português como Língua Estrangeira. In: ENPLE - II Encontro Nacional sobre Política de Ensino de Línguas Estrangeiras, 2000, Pelotas. ENPLE - II Encontro Nacional sobre Política de Ensino de Línguas Estrangeiras. Pelotas, 2000. p. 142-145.

29.
MARCHEZAN, M. R.. Aquisição da Língua Portuguesa à Luz da Sociolingüística Dentro e Fora do Brasil. In: Congresso Internacional Universos da Língua Portuguesa -A Língua Portuguesa na Hispanofonia, 2000, Buenos Aires. Congresso Internacional Universos da Língua Portuguesa -A Língua Portuguesa na Hispanofonia, 2000.

30.
MARCHEZAN, M. R.; LEÃO, R. ; ORTIZ, L. . Contadoras de Histórias: A ludicidade pede Passagem em Hospitais. In: Jornada Regional de educação e Mostra em Educação Básica, 2000, São Sepé. Jornada Regional de educação e Mostra em Educação Básica, 2000. p. 148-148.

31.
MARCHEZAN, M. R.; GRACIOLLI, N. H. ; SEVERO, M. . Literatura Infantil X família. In: V Seminário de Iniciação Científica, 1999, Santa Cruz do Sul. IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unisc. Santa Curz do Sul: Edunisc, 1999. v. 12. p. 298-298.

32.
MARCHEZAN, M. R.; CORTES, L. F. . A Importância da Leitura no Diálogo educacional. In: 3º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano, 1999, Santa Maria. 3º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 1999. v. 03.

33.
MARCHEZAN, M. R.; GRACIOLLI, N. H. ; SEVERO, M. . A Importância da Literatura Infantil para o Desenvolvimento da Criança. In: 3º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano, 1999, Santa Maria. 3º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 1999.

34.
MARCHEZAN, M. R.; PORTA, J. D. . Gramática X Ensino da Língua: uma Proposta para o trabalho em sala de aula. In: 3º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano, 1999, Santa Maria. 3º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 1999.

35.
MARCHEZAN, M. R.; SANTOS, V. M. X. ; ALEGRETTI, C. ; SARAIVA, M. L. ; COITINHO, V. . Realidade e Cultura: Material Didático de Apoio para o Ensino de Português como Língua Estrangeira. In: 3º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano, 1999, Santa Maria. 3º Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Franciscano. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 1999.

Artigos aceitos para publicação
1.
MARCHEZAN, M. R.. O gênero contracapa na perspectiva teórica bahthiniana. Interletras (Dourados), 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
MARCHEZAN, M. R.. Os múltiplos olhares do educador. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MARCHEZAN, M. R.. Encontro das Gerações X, Y e Z nas escolas: características e conflitos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MARCHEZAN, M. R.. Autoestima e motivação: faça das verto!. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARCHEZAN, M. R.. Ação ? Reflexão ? Ação, Para a Cooperação?!. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARCHEZAN, M. R.. Relações Interpessoais: o desafio da convivência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MARCHEZAN, M. R.. Alfabetização (Método Fônico): Caminhos Que Levam A Ler E A Escrever. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MARCHEZAN, M. R.. O currículo como fonte de conhecimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MARCHEZAN, M. R.. Gêneros Textuais: uma comunicação significativa para a aprendizagem significar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MARCHEZAN, M. R.. Implicações Culturais na saúde mental da mulher indígena de Dourados - MS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MARCHEZAN, M. R.. Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA - Teleduc): Possibilidades de Ensino e de Reflexão Sobre Língua Portuguesa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MARCHEZAN, M. R.. A importância da lingüística na formação de professores de língua portuguesa: algumas reflexões. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MARCHEZAN, M. R.. O ensino de português como língua estrangeira para falantes de espanhol: relato de experiência. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MARCHEZAN, M. R.. A pragmática das implicaturas e a aquisição do português como língua estrangeira. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MARCHEZAN, M. R.. Associação Brasileira de Ontopsicologia: 30 anos. São João do Polêsine: Ontopsicológica Editora Universitária, ABO, 2015 (Parte da equipe que organizou o livro dos 30 anos da ABO).

2.
MARCHEZAN, M. R.. A força Cooperativa construindo história: a conquista dos 100 anos da Sicredi Região Centro. Santa Maria: A Razão Editora, 2015 (Reconstrução Histórica).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MARCHEZAN, M. R.; APPEL, W. ; CASSEL, C. . Assessoria Pedagógica no Programa União Faz a Vida - SICREDI. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
MARCHEZAN, M. R.. Elaboração de proposta de redação de Vestibular da AMF, 2013/02. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
MARCHEZAN, M. R.; SCHAEFER, R. ; RIBEIRO, E. V. . Curso de Redação Acadêmica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MARCHEZAN, M. R.. Curso de Redação Acadêmica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MARCHEZAN, M. R.. Interdisciplinaridade e prática docente. 2015. .

4.
MARCHEZAN, M. R.. Processo Avaliativo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MARCHEZAN, M. R.. Prática docente, planos de ensino, trabalho em grupo e relações interpessoais. 2013. .

6.
MARCHEZAN, M. R.. Gêneros e Pedagogia Significativa. 2013. .

7.
MARCHEZAN, M. R.. Atualização em língua portuguesa. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
MARCHEZAN, M. R.. Palestra - Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. 2000 (Palestra sobre " Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa") .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARCHEZAN, M. R.. Participação em banca de Elisandra Magda Cecchin Stradiotto. As conceoções de linguagem e o ensino da língua materna. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

2.
MARCHEZAN, M. R.. Participação em banca de Andréa Carlan Lemos. O conteúdo das histórias em quadrinhos no ensino. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

3.
MARCHEZAN, M. R.. Participação em banca de Valeska Monteiro Krüger. A influência da imagem publicitária na construção da coerência textual. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

4.
MARCHEZAN, M. R.. Participação em banca de Simone Teresinha Carlosso. A publicidade e suas faces no Ensino da Língua Portuguesa. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

5.
MARCHEZAN, M. R.. Participação em banca de Mair Furquim Araújo. A intertextualidade em: "É tarde Demais para Saber", de Josué Guimarães. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

6.
MARCHEZAN, M. R.. Participação em banca de Cláudia Regina Ruviaro. A utilização dos mecanismos de coesão referencial em produções de textos escritos. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

7.
MARCHEZAN, M. R.. Participação em banca de Mari Lúcia Ferigolo. A presença das manifestações orais na língua escrita. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

8.
MARCHEZAN, M. R.. Participação em banca de Nislaine Stangarlin. Linguagem e aprendizagem na leitura. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

9.
MARCHEZAN, M. R.. Participação em banca de Cláudia Fabiane Aita. Cecília Meireles: uma poética para a infância. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

10.
MARCHEZAN, M. R.. Participação em banca de Renilda Brum Genro. A leitura e o conhecimento prévio. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

11.
MARCHEZAN, M. R.. Participação em banca de Janete Bisognin. A ilustração nos textos infantis: importância e caracterização. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Franciscana.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Rutz, Karla Pereira; Simões,Gonçalina Alves; MARCHEZAN, M. R.. Participação em banca de Karla Pereira Rutz.Conhecendo e compreendendo os critérios utilizados na escolha e na adoção do material didático pelos professores de Língua Inglesa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
MARCHEZAN, M. R.; Rothammel, Pablo Andrés; Venturella, Valéria Moura. Participação em banca de Aline Castro Dal Osto.A leitura literatura nas séries finais do ensino fundamental: uma lacuna evidente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

3.
Sevilla, Ester; MARCHEZAN, M. R.; Venturella, Valéria Moura. Participação em banca de Lurdes Leonora Nagl.Um estudo comparativo sobre a competência textual de alunos motivados e não motivados lingüísticamente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

4.
Villela , Maria de Lourdes; MARCHEZAN, M. R.; Rothammel, Pablo Andrés. Participação em banca de Maria Sara Ramires Villela.A escola e o desenvolvimento da habilidade de ler com competência. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

5.
MARCHEZAN, M. R.; Venturella, Valéria Moura; SEVILLA, E. C. G.. Participação em banca de Amanda Collazo Duarte.A necessidade de práticas inovadoras para o ensino de Língua Inglesa aos adolescentes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

6.
MARCHEZAN, M. R.. Participação em banca de Ana Cristina Marinho Rodrigues.A importância da leitura no diálogo educacional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa de Formação para Professores em Serviço) - Universidade da Região da Campanha.

7.
MARCHEZAN, M. R.. Participação em banca de Sabrina Peres de Peres.A importância da ludicidade da leitura no processo de construção. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa de Formação para Professores em Serviço) - Universidade da Região da Campanha.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
MARCHEZAN, M. R.. Uma nova Pedagogia para a Sociedade Futura. 2016. Faculdade Antônio Meneghetti.

Outras participações
1.
MARCHEZAN, M. R.. Exames de língua Portuguesa. 2004. Colégio Maldonado.

2.
MARCHEZAN, M. R.. Exames de Língua Portuguesa. 2002. Instituto Habilitado de las Hermanas Capuchinas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso Internacional "Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura" - Responsabilidade e o Dever da Pessoa.. 2018. (Congresso).

2.
"A estrutura e estratégica das organizações frente ao cenário de crise". 2016. (Encontro).

3.
Mediação e Sociedade como caminho de inteligência econômica na resolução de conflitos. 2016. (Outra).

4.
Negociação: da teoria à prática - como chegar ao sim". 2016. (Oficina).

5.
Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura. Formação pessoal e profissional do NEL: Protagonismo Responsável. 2016. (Congresso).

6.
Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura. 2016. (Congresso).

7.
I Semana Acadêmica do Direito. 2014. (Outra).

8.
Seminário Internacional de Educação.Encontro das Gerações X, Y e Z nas Escolas: Características e Conflitos. 2014. (Seminário).

9.
9 congresso da rede unida. Implicações culturais na saúde mental da mulher indígena de Dourados, Mato Grosso do Sul. 2010. (Congresso).

10.
Reflexões acerca da produção de material didático na educação a distância. 2010. (Oficina).

11.
Curso de interpretação de sonhos. 2009. (Oficina).

12.
III congresso interdisciplinar de profissionais da saúde e VII congresso de atividade física e reabilitação motora. 2009. (Congresso).

13.
I Semana de psicologia. 2009. (Seminário).

14.
I Workshop de terapia comunitária. 2009. (Oficina).

15.
OUVINTE: II Seminário Nacional e V Seminário Regional: de formação de professores: alfabetização e letramento - possibilidades de inclusão social. 2007. (Seminário).

16.
OUVINTE: Ler o arquivo hoje e a constituição de corpus. 2007. (Encontro).

17.
OUVINTE: Literatura e constituição do sujeito: contatos entre Marx, Freud e Nietzsche. 2007. (Encontro).

18.
OUVINTE: Tópicos de história das idéias lingüísticas. 2007. (Outra).

19.
OUVINTE: 3a Semana Acadêmica de Letras - Leituras Cruzadas: Diálogo entre Lingüística e Literatura. 2006. (Outra).

20.
OUVINTE: 11a Jornada Nacional de literatura. 2005. (Outra).

21.
OUVINTE: Encontro Nacional da Academia Brasileira de Letras. 2005. (Encontro).

22.
OUVINTE: 2a Semana Acadêmica de Letras: Novas propostas de Ensino de Línguas e Literaturas. 2004. (Outra).

23.
OUVINTE: II Seminário Internacional em letras: memória e escrita. 2002. (Seminário).

24.
PALESTRANTE: I Seminário de estudos Neolatinos: A Linguagem através dos tempos.Português para Estrangeiros. 2002. (Seminário).

25.
OUVINTE: II Congresso Internacional de Educação: Educação Humanizadora na Sociedade Globalizada - FAPAS. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, P. A. G. ; MARCHEZAN, M. R. . IV Semana Acadêmica do Curso de Letras - O Social na Lingiagem e a Linguagem no Social: tendências lingüísticas e literárias. 2007. (Outro).

2.
MARCHEZAN, M. R.. III Semana Acadêmica do Curso de Letras - Leituras Cruzadas: Diálogo entre Lingüística e Literatura. 2006. (Outro).

3.
MARCHEZAN, M. R.. IV SEALE - Semana Acadêmica do Curso de Letras da PUCRS - URUGUAIANA. 2006. (Outro).

4.
MARCHEZAN, M. R.. I Sarau Literário do Curso de Letras. 2006. (Outro).

5.
MARCHEZAN, M. R.. II semana Acadêmica do Curso de Letras. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Carluza Costa Fonseca. Os Desenhos nos Livros Infantis: Importância e Adequação Literária. 2001. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática na Educação) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
KAREM DOS SANTOS FIGUEIREDO. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATEGIAS DIDATICAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

2.
NOEMI ARAUJO LIMA. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO DE ENSINO 03 DO PARANOÁ-DF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

3.
IVONE CORDEIRO DOS SANTOS. AS DIFERENTES FORMAS DE TRABALHAR A LÍNGUA PORTUGUESA EM SALAS DE AULA: COLÉGIO OBJETIVO MINIE DE NAVIRAÍ-MS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

4.
ROBERTA FREITAS CHAGAS. VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS : 1ª ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CASTRO ALVES DE BARROS CASSAL R/S. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

5.
Ana Angélica dos Santos. A leitura e o seu papel social no desenvolvimento da criança no período escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

6.
Eduardo Gomes Pinheiro. O papel da escola e da família no combate à violência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

7.
Ivanilda Cerri Erlich. Incentivar a leitura através do lúdico no 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônio Pinto da Silva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

8.
Maria Janeide Hartl. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

9.
Rutis Estel Kulawczuk. Metodologias de ensino de leitura e interpretação textual para a formação de leitores da escola municipal de ensino fundamental Luiz Biasi. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

10.
Sheyla Josino de Lima Pascoal. O letramento e o ensino da gramática como desenvolvedores de competências e habilidades em alunos do 6º ano. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

11.
Flávia Siminatto Martins. Entendendo o processo de aprendizagem: uma análise sobre a influência motivacional da lição de casa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

12.
Vilma Aparecida Calonga. A importância da leitura nos anos iniciais da escola estadual Jõao Vitorino Marques. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

13.
Andréia Ascencio. O processo de socialização na educação fundamental nas séries iniciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

14.
Daniela Droppa. A arte de contar histórias: contribuições para o desenvolvimento do ensino aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

15.
Daniela Pereira Gonzaga Luz. Critérios para uma prática pedagógica competente no ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

16.
Fátima Rodrigues de Souza. Leitura e produção de textos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

17.
Andréa das Graças Alves. A interdisciplinaridade através do conto na educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

18.
Karine Elis Muller. A influência da TV na educação das crianças. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

19.
Maria Terezinha Lopes. Educação e qualidade de vida na família: êxito na escola e na sociedade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

20.
Rita Cristina Florsz. Os desafios do professor contemporâneo frente às perspectivas de uma educação de qualidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

21.
Valquíria das Graças Pedretti. A importância de limites na educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

22.
Denizy Luvisari Solles. A importância da Literatura Infantil na Pré-escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

23.
Iara Graziele de Oliveira Sofia. A importância do lúdico para crianças com dificuldades de aprendizagem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

24.
Patrícia Cristina Ferreira Teixeira. O processo de adaptação das crianças de três a seis anos na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

25.
Michelle de Almeida Costa. Novas tecnologias e a formação de professores. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

26.
Thaís Cavalcanti dos Santos. O processo de referenciação na construção da imagem do presidente hugo chávez em texto da revista veja. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

27.
Marcio Bogaz Trevizan. GRUPO ESCOLAR MENDES GONÇALVES: Vicissitudes da vida social e material da instituição e o contexto de implantação dos grupos escolares no Brasil ? 1889-1931. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade da Grande Dourados. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

28.
Vânea Guedes Garcia. A adolescência x (in)coerência: uma análise lingüístico-textual de gêneros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade da Região da Campanha. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

29.
Renata Soares Vargas. A análise lingüística do poder persuasivo contido em trechos de textos bíblicos transcritos em diferentes épocas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade da Região da Campanha. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

30.
Daniele Machado Codevila. A dicotomia teórica entre gênero e tipo textual. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade da Região da Campanha. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

31.
Ciliane Peixoto Bueno. Cinderela: uma análise da intertextualidade literária e fílmica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade da Região da Campanha. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

32.
Aline da Silva Rosa. A crise no ensino de língua portuguesa: uma visão do aluno sobre a abordagem tradicional no ensino de gramática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ¨Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

33.
Andréa Echeverria. Simbólico criado x simbólico representado: uma análise comparativa entre linguagem literária e fílmica no clássico Romeu e Julieta de Willian Shakespeare. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ¨Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

34.
Cibele do Canto Coffy. A interlocução comunicativa e a interpretatividade textual de um jornal de Uruguaiana. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ¨Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

35.
Danieli Leão dos Santos. Uma análise lingüística da variabilidade da comunicação virtual instantânea. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ¨Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

36.
Fernanda Quartieri dos Santos. A relevância da pragmática: uma análise das várias faces da crônica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ¨Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

37.
Ingridi Kerlin Tasca. A relevância do poder inferencial implicado em textos do horóscopo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ¨Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

38.
Ingrid Aline da Rosa Moreira. O império argumentativo no texto religioso: uma análise lingüística. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ¨Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

39.
Ana Cristina Marinho Rodrigues. A importância da leitura no diálogo educacional. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Programa de Formação para Professores em Serviço) - Universidade da Região da Campanha. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

40.
Sabrina Peres de Peres. A importância da ludicidade da leitura no processo de construção. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Programa de Formação para Professores em Serviço) - Universidade da Região da Campanha. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

41.
Lis Helena Marques Maciel. O poder persuasivo do discurso publicitário: uma análise da propaganda Dove. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade da Região da Campanha. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

42.
Daiane Pohlmann Michelotti. O ensino de gramática sob uma perspectiva textual: uma análise do livro didático. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade da Região da Campanha. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

43.
Elizandra Ribeiro Carvalho. A língua portuguesa e os temas transversais: uma análise. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade da Região da Campanha. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

44.
Betina Rubin da Silva. A Compreensão Pragmática em Textos Humorísticos Traduzidos do Português para o Inglês. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

45.
Patrícia Avelar Gomes Machado. Em Busca da Construção do Ensino do Texto: Leitura e Releitura. 2002. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

46.
Elizabethe Minuzzi Ehlers. Educação Infantil: Alfabetização Precoce. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

47.
Nilta H Graciolli. A Literatura Infantil: Uma Alternativa Metodológica para o Incentivo à Leitura. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Magistério) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

48.
Nádia Rejane Rios dos Santos. As teorias de Aquisição da Linguagem na Aplicação Prática em Livros Didáticos. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

49.
Paulo Horvath. A Pragmática das Implicaturas e a Compreensão das Expressões Idiomáticas. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

50.
Meíza Flores Minuzzi. Coesão, Coerência e Informatividade em Redações Escolares. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

51.
Hanelore Rodrigues Bandel. Implicaturas e Provérbios: Uma Análise Pragmática. 2001. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

52.
Marcela Luz Saraiva. A Transposição do Oral para o Escrito nas salas do Chat. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

53.
Caroline Alegretti. Produção de Materiais Didáticos: Questões Lingüísticas e Culturais. 2000. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

54.
Lídia Feranades Cortes. A Importância da Leitura no Diálogo Educacional. 1999. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

Iniciação científica
1.
Rejane Maria Arce Vargas. A Interdisciplinaridade Significativa na Provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Inglesa do PEIS. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Letras) - Centro Universitário Franciscano, Centro Universitário Franciscano. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

2.
Suzana Pimenta Lopes. A importância da Cultura Sul-Rio-Grandense no Ensino do Português Língua Estrangeira. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Letras) - Centro Universitário Franciscano, Centro Universitário Franciscano. Orientador: Márcia Regina Marchezan.

3.
Adriana Silveira Bonumá. Língua Portuguesa Via Internet. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Português) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Márcia Regina Marchezan.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MARCHEZAN, M. R.. Processo Avaliativo. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MARCHEZAN, M. R.. Prática docente, planos de ensino, trabalho em grupo e relações interpessoais. 2013. .

3.
MARCHEZAN, M. R.. Interdisciplinaridade e prática docente. 2015. .

4.
MARCHEZAN, M. R.. Gêneros e Pedagogia Significativa. 2013. .



Outras informações relevantes


Curso Técnico de Língua e Cultura Italiana - 360 horas de duração - Associação Cultural Italiana do Rio Grande do Sul - Conclusão julho de 1999.

Ministrante da Palestra sobre Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa - Escola de Segundo Grau - Professora Maria Rocha - Santa Maria - RGS - agosto de 2000.

Coordenadora da "Hora do Conto no projeto Fábrica dos sonhos - operárias da fantasia", no Hospital Universitário de Santa Maria - 1999 e 2000.

Aluna especial de Pós-Graduação - Doutorado em Letras, na disciplina de Gêneros do Discurso - 2007/01.


Aprovada no Concurso da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul em 2008 - professor temporário. 

Professora selecionada para a rede municipal de ensino em Dourados, MS, em 2009.

A provada no processo seletivo da FISMA para a disciplina de Leitura e Produção Textual em 2011.

Aprovada na seleção de professor-conteudista da UFGD/UAB em 2010.

Aprovada na seleção de Tutoria da UFSM/UAB em 2011.

Aprovada na seleção de TUTORIA do IFF/E-TEC em 2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 21:47:41