Mauro Ferreira de Azevedo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1657599115711431
  • Última atualização do currículo em 30/07/2018


Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência nas áreas de Parasitologia, Biologia Molecular e Celular, Genética, Bioquímica e Proteômica, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de expressão gênica em Plasmodium; transfecção e expressão gênica condicional em Plasmodium falciparum; interação de proteínas; sinalização celular. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mauro Ferreira de Azevedo
Nome em citações bibliográficas
AZEVEDO, Mauro F.;Azevedo, Mauro F.;de Azevedo, Mauro Ferreira;de Azevedo, MF;Azevedo, MF;AZEVEDO, MAURO;DE AZEVEDO, MAURO F;DE AZEVEDO, MAURO F.;AZEVEDO, MAURO F;Mauro F. de Azevedo;1 mauro f. de azevedo;Ferreira de Azevedo, M;Ferreira de Azevedo, M.;1 Ferreira de Azevedo, M;1 Ferreira de Azevedo, M.;Azevedo, Mauro Ferreira;Azevedo, Mauro Ferreira de;FERREIRA DE AZEVEDO, MAURO


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2006
Doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro)pgbmp@icb.usp.br.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Análise Funcional do Genoma de Plasmodium por Genética Reversa, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Hernando A. del Portillo.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Malária; Plasmodium; Promotor; Proteína de Superfície do Merozoíta 1; Sistema Induzível; Transfecção.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
1996 - 2000
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Protozoologia de Parasitos.
2008 - 2009
Pós-Doutorado.
Walter and Eliza Hall Institute of Medical Research, WEHIMR, Austrália.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2008
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Biológicas


Atuação Profissional



Burnet Institute, BURNET, Austrália.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisado Científico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2011 - 04/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Burnet Institute, .


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 40
Outras informações
Orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Atividades

05/2018 - 07/2018
Ensino, Bioprodutos e Bioprocessos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos avançados em Biologia Molecular e Ômicas

Instituto de Ciências Biomédicas - USP, ICB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pos doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Identificação e validação de alvos para o desenvolvimento de antimaláricos através da genética reversa

Objetivo: A malária ainda é um grave problema de saúde pública em diversos países, incluindo o Brasil. Estudos de larga escala, como o sequenciamento do genoma de espécies de protozoários do gênero Plasmodium, o agente etiológico, e a análise de seus transcriptomas e proteomas, têm contribuído para uma maior compreensão sobre a biologia do parasita; assim como ensaios que avaliam o efeito de compostos sobre o desenvolvimento e a proliferação do parasita in vitro têm permitido a identificação de potenciais antimaláricos. Uma tecnologia complementar, que permite determinar quais genes são essenciais às diferentes fases do ciclo biológico do parasita e eventualmente identificar o papel de seus produtos, é a genética reversa. Em uma abordagem mais ampla, ainda pode ser empregada na identificação de potenciais antimaláricos e na elucidação de seus modos de ação de forma a permitir a identificação dos alvos. Esta linha de pesquisa envolve a utilização de linhagens de P. falciparum geneticamente modificadas que expressam constitutivamente o gene repórter que codifica a nano-luciferase em diferentes compartimentos da hemácia infectada e/ou, de forma condicional, genes que codificam enzimas essenciais ao desenvolvimento durante o ciclo eritrocítico. Os resultados poderão permitir a identificação ou validação de alvos do parasita e a elucidação do modo de ação de potenciais antimaláricos..
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Malária; Luciferase; Genética reversa.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
EMU concedido no processo 15/19316-3: Citômetro
Descrição: Equipamento multiusuário: Citômetro de Fluxo.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Biossíntese de isoprenóides em Plasmodium falciparum. Avaliação de possíveis alvos para a obtenção de novas drogas antimaláricas.
Descrição: Um fato que favorece o aumento da morbidade e mortalidade da malária no mundo é a resistência aos quimioterápicos que o parasita apresenta. Portanto, faz-se necessária a identificação de novos alvos potenciais específicos no parasita, a fim de podermos executar um planejamento racional. O presente projeto se destina a complementar os estudos que já estão sendo desenvolvidos em nosso laboratório há mais de 20 anos sobre a biossíntese de isoprenóides nas formas intraeritrocíticas de Plasmodium falciparum. Todos os isoprenóides derivam de um precursor comum, o pirofosfato de isopentenila e seu isômero pirofosfato de dimetilalila sendo as enzimas preniltransferases as responsáveis por catalisar a condensação seqüencial das unidades isoprênicas. Vários intermediários e produtos finais desta via foram identificados no parasita e nos levam a concluir que a mesma é diferente do hospedeiro vertebrado. Portanto, podemos identificar potenciais alvos para avaliar drogas antimaláricas. Propomo-nos estudar a função de uma enzima bifuncional que é chave na biossíntese de isoprenoides a farnesil-PP/geranilgeranil-PP sintase, além de investigar se existe a via da futalosina, descrita só em bactérias, como intermediário da biossíntese de menaquinona. Dentro da pesquisa de vias diferentes presentes no parasita pretendemos estudar se o mesmo biossintetiza plastoquinona e filoquinona (descritas em plantas), uma vez que já descrevemos vias ativas para a biossíntese de carotenos, menaquinona e tocoferol assim como, caracterizar a presença de fitol livre proveniente da degradação de toforerol e filoquinona e, verificar se estas vitaminas podem ser biossintetizadas a partir do fitol. Identificados todos estes isoprenoides, serão avaliados possíveis inibidores da biossíntese de prenilquinonas nos estágios intraeritrocíticos de P. falciparum. Com os resultados obtidos in vitro em projetos anteriores pretendemos neste projeto estudar os mecanismos envolvidos na proteção conferida pelo álcool perílico no desenvolvimento da malária cerebral experimental.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Mecanismos de egresso em P. falciparum: identificação de novos alvos terapêuticos
Descrição: A malária é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. O sequenciamento dos genomas de várias espécies do seu agente causador, um protozoário do gênero Plasmodium, seguido de estudos de larga escala como transcriptomas e proteomas, tem permitido uma maior compreensão sobre a biologia do parasita e sua interação com o hospedeiro. Em paralelo, milhares de compostos têm sido testados, sendo encontrados alguns com efeito significativo sobre o desenvolvimento e/ou proliferação do parasita em culturas de células in vitro. A genética reversa tem permitido determinar quais genes codificam proteínas essenciais a determinadas fases do ciclo de vida do parasita e eventualmente compreender sua função. De forma complementar, linhagens de parasitas transgênicos podem ser utilizados para identificar compostos com atividades antiparasitária e eventualmente fornecer indícios sobre seus alvos. Neste projeto, serão utilizadas linhagens nocaute condicional para genes que codificam quinases associadas ao egresso, que também expressam o gene repórter que codifica a Nano-Luciferase (Nluc) secretado para o vacúolo parasitoforo ou exportado para o citosol do eritrócito, para elucidar o papel destas quinases no egresso do parasita da hemácia infectada e na identificação de outras moléculas envolvidas. Será testado o efeito de novos compostos com atividade antiparasitária sobre algumas funções celulares essenciais como transporte de proteínas, saída e entrada na célula hospedeira, entre outros. Além disso, serão investigadas metodologias que visem ao aprimoramento da tecnologia para expressão gênica condicional e o uso de linhagens transgênicas bioluminescentes para a identificação do alvo de novos antimaláricos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mauro Ferreira de Azevedo - Coordenador / Gerard Wunderlich - Integrante / Alexandre Budu - Integrante / GAZARINI, MARCOS L. - Integrante / Maria Belen Cassera - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Structural resolution of PTEX, the translocon of virulence proteins in malaria parasites
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Mauro Ferreira de Azevedo - Integrante / Gilson, Paul R. - Coordenador / Crabb, Brendan S. - Integrante / NIE, CATHERINE - Integrante / Paul R Sanders - Integrante / Brendan Elsworth - Integrante / Sarah C. Charnaud - Integrante.Financiador(es): National Health and Medical Research Council - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Análise mediante peptídeos com supressão intramolecular de fluorescência do efeito de inibidores de proteases no desenvolvimento da cultura de Plasmodium ssp e na atividade proteolítica
Descrição: Programa de Cooperação Internacional da CAPES (MES/CUBA). No que se refere ao estudo de novos inibidores de proteases desenvolvidos pelo Centro de Estudos de Proteínas (Universidade de Havana), que serão analisados sobre a atividade de proteases e o desenvolvimento dos parasitas da malária, buscando novos antimaláricos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Functional Characterisation of the Malaria Export Machinery
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Mauro Ferreira de Azevedo - Integrante / Gilson, Paul R. - Integrante / Crabb, Brendan S. - Coordenador / Paul R Sanders - Integrante / Catherine Q Nie - Integrante / Brendan Elsworth - Integrante / Sarah C. Charnaud - Integrante.Financiador(es): National Health and Medical Research Council - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Understanding malaria parasite invasion of host red blood cells
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Resposta contra antígenos da superfície da hemácia infectada com Plasmodium falciparum: Parâmetros de proteção em infecções naturais na Amazônia

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gerhard Wunderlich em 07/10/2016.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Mauro Ferreira de Azevedo - Integrante / Gerard Wunderlich - Coordenador / Fabio Costa - Integrante / Marcelo Urbano Ferreira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
Proteólise intracelular em parasitas da malária: Caracterização e inibição de proteases em um novo ensaio para o ?screening? de drogas antimaláricas
Descrição: Neste projeto, pretendemos desenvolver e aplicar novas metodologias para o estudo da atividade proteolítica intracelular, associada aos mecanismos de sinalização e biologia celular de modo a fornecer informações novas sobre a regulação dessas enzimas (como os estímulos de mobilização por cálcio intracelular), que normalmente é difícil de ser observado nos ensaios convencionais de hidrólise in vitro com proteases isoladas. A metodologia para o estudo de proteases inclui a utilização de peptídeos que apresentam fluorescência apagada, a hidrólise dos peptídeos pelos parasitas pode ser acompanhada por espectrofluorímetria e microscopia confocal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mauro Ferreira de Azevedo - Integrante / BUDU, ALEXANDRE - Integrante / Marcos Leoni Gazarini Dutra - Coordenador / Mayrim Machado Gomes - Integrante.
2008 - 2011
Resposta contra antígenos da superfície da hemácia infectada com Plasmodium falciparum: Parâmetros de proteção em infecções naturais na Amazônia

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gerhard Wunderlich em 07/10/2016.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Mauro Ferreira de Azevedo - Integrante / Gerard Wunderlich - Coordenador / Alessandra Fratus - Integrante / Rodrigo Stábeli - Integrante / Fabio Costa - Integrante.
2008 - 2010
Estabelecimento de um novo sistema para expressão controlada de genes no parasita da Malária Plasmodium falciparum

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gerhard Wunderlich em 07/10/2016.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mauro Ferreira de Azevedo - Integrante / Gerard Wunderlich - Coordenador / Wesley Luzetti Fotoran - Integrante.
2008 - 2010
Biossíntese de isoprenóides em Plasmodium falciparum. Possível alvo para a obtenção de novas drogas anti­maláricas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: International Journal of Molecular Sciences (Online)
2016 - Atual
Periódico: Bioconjugate Chemistry
2018 - Atual
Periódico: PeerJ


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Protozoologia de Parasitos.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Química de Macromoléculas/Especialidade: Proteínas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELO, POLLYANA M.S.2018MELO, POLLYANA M.S. ; EL CHAMY MALUF, SARAH ; Azevedo, Mauro F. ; PASCHOALIN, THAYSA ; BUDU, ALEXANDRE ; BAGNARESI, PIERO ; HENRIQUE-SILVA, FLÁVIO ; SOARES-COSTA, ANDREA ; GAZARINI, MARCOS L. ; CARMONA, ADRIANA K. . Inhibition of Plasmodium falciparum cysteine proteases by the sugarcane cystatin CaneCPI-4. PARASITOLOGY INTERNATIONAL, v. 67, p. 233-236, 2018.

2.
MACEDO-SILVA, TATIANE2017MACEDO-SILVA, TATIANE ; ARAUJO, ROSANA BEATRIZ DUQUE ; MEISSNER, KAMILA ANNA ; FOTORAN, WESLEY LUZETTI ; MEDEIROS, MÁRCIA MELO ; de Azevedo, Mauro Ferreira ; Wunderlich, Gerhard . Knockdown of the Plasmodium falciparum SURFIN4.1 antigen leads to an increase of its cognate transcript. PLoS One, v. 12, p. e0183129, 2017.

3.
HOWARD, BRITTANY L2015HOWARD, BRITTANY L ; HARVEY, KATHERINE L ; STEWART, REBECCA ; AZEVEDO, MAURO F ; Crabb, Brendan S. ; JENNINGS, IAN G ; SANDERS, PAUL R ; MANALLACK, DAVID T. ; THOMPSON, PHILIP E. ; TONKIN, CHRISTOPHER J ; GILSON, PAUL R . Identification of Potent Phosphodiesterase Inhibitors that Demonstrate Cyclic Nucleotide-Dependent Functions in Apicomplexan Parasites.. ACS Chemical Biology, v. 10, p. 150102093635001-1154, 2015.

4.
Gabriel, Heloisa B.2015 Gabriel, Heloisa B. ; SILVA, MARCIA F. ; KIMURA, EMÍLIA A. ; Wunderlich, Gerhard ; KATZIN, ALEJANDRO M. ; Azevedo, Mauro F. . Squalestatin is an inhibitor of carotenoid biosynthesis in P. falciparum. Antimicrobial Agents and Chemotherapy (Online), v. 59, p. AAC.04500-14-3180, 2015.

5.
BUDU, ALEXANDRE2015BUDU, ALEXANDRE ; GOMES, MAYRIM M. ; MELO, POLLYANA M. ; EL CHAMY MALUF, SARAH ; BAGNARESI, PIERO ; de Azevedo, Mauro Ferreira ; CARMONA, ADRIANA K. ; GAZARINI, MARCOS L. . Calmidazolium evokes high calcium fluctuations in Plasmodium falciparum. Cellular Signalling, v. 28, p. 125-135, 2015.

6.
Gabriel, Heloisa B.2015Gabriel, Heloisa B. ; DE AZEVEDO, MAURO F. ; PALMISANO, GIUSEPPE ; Wunderlich, Gerhard ; KIMURA, EMÍLIA A. ; KATZIN, ALEJANDRO M. ; ALVES, JOÃO M. P. . Single-target high-throughput transcription analyses reveal high levels of alternative splicing present in the FPPS/GGPPS from Plasmodium falciparum. Scientific Reports, v. 5, p. 18429, 2015.

7.
3YAP, ALAN2014YAP, ALAN ; Azevedo, Mauro F. ; Gilson, Paul R. ; WEISS, GRETA E. ; O'NEILL, MATTHEW T. ; WILSON, DANNY W. ; Crabb, Brendan S. ; COWMAN, ALAN F. . Conditional expression of apical membrane antigen 1 in Plasmodium falciparum shows it is required for erythrocyte invasion by merozoites. Cellular Microbiology (Print), v. 16, p. n/a-n/a, 2014.

8.
5ELSWORTH, BRENDAN2014ELSWORTH, BRENDAN ; MATTHEWS, KATHRYN ; NIE, CATHERINE Q. ; KALANON, MING ; CHARNAUD, SARAH C. ; SANDERS, PAUL R. ; CHISHOLM, SCOTT A. ; COUNIHAN, NATALIE A. ; SHAW, PHILIP J. ; PINO, PACO ; CHAN, JO-ANNE ; Azevedo, Mauro F. ; ROGERSON, STEPHEN J. ; BEESON, JAMES G. ; Crabb, Brendan S. ; Gilson, Paul R. ; DE KONING-WARD, TANIA F. . PTEX is an essential nexus for protein export in malaria parasites. Nature (London), v. 511, p. 587-591, 2014.

9.
1Azevedo, Mauro F.2014 Azevedo, Mauro F.; NIE, CATHERINE Q. ; ELSWORTH, BRENDAN ; CHARNAUD, SARAH C. ; SANDERS, PAUL R. ; Crabb, Brendan S. ; Gilson, Paul R. . Plasmodium falciparum Transfected with Ultra Bright NanoLuc Luciferase Offers High Sensitivity Detection for the Screening of Growth and Cellular Trafficking Inhibitors. Plos One, v. 9, p. e112571, 2014.

10.
KOYAMA, FERNANDA2014KOYAMA, FERNANDA ; AZEVEDO, MAURO ; BUDU, ALEXANDRE ; Chakrabarti, Debopam ; GARCIA, CÉLIA . Melatonin-Induced Temporal Up-Regulation of Gene Expression Related to Ubiquitin/Proteasome System (UPS) in the Human Malaria Parasite Plasmodium falciparum. International Journal of Molecular Sciences (Online), v. 15, p. 22320-22330, 2014.

11.
2AZEVEDO, MAURO2013 AZEVEDO, MAURO; SANDERS, PAUL ; KREJANY, EFROSINIA ; NIE, CATHERINE ; FU, PING ; BACH, LEON ; Wunderlich, Gerhard ; CRABB, BRENDAN ; GILSON, PAUL . Inhibition of Plasmodium falciparum CDPK1 by conditional expression of its J-domain demonstrates a key role in schizont development. Biochemical Journal (London. 1984), v. 3, p. 1-9, 2013.

12.
10JORDÃO, FABIANA M2013JORDÃO, FABIANA M ; GABRIEL, HELOISA B ; ALVES, JOÃO MP ; ANGELI, CLAUDIA B ; BIFANO, THAÍS D ; BREDA, ARDALA ; DE AZEVEDO, MAURO F ; BASSO, LUIZ A ; Wunderlich, Gerhard ; KIMURA, EMILIA A ; KATZIN, ALEJANDRO M . Cloning and characterization of bifunctional enzyme farnesyl diphosphate/geranylgeranyl diphosphate synthase from Plasmodium falciparum. Malaria Journal (Online), v. 12, p. 184, 2013.

13.
9Koyama, Fernanda C.2013Koyama, Fernanda C. ; CARVALHO, THAIS L. G. ; Alves, Eduardo ; DA SILVA, HENRIQUE B. ; DE AZEVEDO, MAURO F. ; HEMERLY, ADRIANA S. ; Garcia, Célia R. S. . The Structurally Related Auxin and Melatonin Tryptophan-Derivatives and their Roles in Arabidopsis thaliana and in the Human Malaria Parasite Plasmodium falciparum. The Journal of Eukaryotic Microbiology, v. 60, p. 646-651, 2013.

14.
Lima, Wânia R.2013Lima, Wânia R. ; Moraes, Miriam ; Alves, Eduardo ; Azevedo, Mauro F. ; Passos, Dario O. ; Garcia, Célia R. S. . The PfNF-YB transcription factor is a downstream target of melatonin and cAMP signalling in the human malaria parasite Plasmodium falciparum. Journal of Pineal Research, v. 54, p. 145-153, 2013.

15.
4de Azevedo, Mauro Ferreira2012 de Azevedo, Mauro Ferreira; Gilson, Paul R. ; Gabriel, Heloisa B. ; Simões, Roseli F. ; Angrisano, Fiona ; Baum, Jacob ; Crabb, Brendan S. ; Wunderlich, Gerhard . Systematic Analysis of FKBP Inducible Degradation Domain Tagging Strategies for the Human Malaria Parasite Plasmodium falciparum. Plos One, v. 7, p. e40981, 2012.

16.
Koyama, Fernanda C.2012Koyama, Fernanda C. ; Ribeiro, Ramira Y. ; Garcia, Julio L. ; Azevedo, Mauro F. ; Chakrabarti, Debopam ; Garcia, Célia R. S. . Ubiquitin proteasome system and the atypical kinase PfPK7 are involved in melatonin signaling in Plasmodium falciparum. Journal of Pineal Research, v. 53, p. 147-153, 2012.

17.
13MADEIRA, L2008MADEIRA, L ; GALANTE, PAF ; Budu, A ; AZEVEDO, Mauro F. ; MALNIC, B ; GARCIA, C. . Genome-wide detection of serpentine receptor-like proteins in malaria parasites. Plos One, v. 3, p. e1889, 2008.

18.
8GARCIA, C.2008GARCIA, C. ; AZEVEDO, Mauro F. ; Wunderlich, G ; Budu, A ; Young, JA ; Bannister, L . Plasmodium in the Postgenomic Era: New Insights into the Molecular Cell Biology of Malaria Parasites. INT REV CEL MOL BIO, v. 266, p. 85-156, 2008.

19.
6AZEVEDO, Mauro F.;Azevedo, Mauro F.;de Azevedo, Mauro Ferreira;de Azevedo, MF;Azevedo, MF;AZEVEDO, MAURO;DE AZEVEDO, MAURO F;DE AZEVEDO, MAURO F.;AZEVEDO, MAURO F;Mauro F. de Azevedo;1 mauro f. de azevedo;Ferreira de Azevedo, M;Ferreira de Azevedo, M.;1 Ferreira de Azevedo, M;1 Ferreira de Azevedo, M.;Azevedo, Mauro Ferreira;Azevedo, Mauro Ferreira de;FERREIRA DE AZEVEDO, MAURO2007AZEVEDO, Mauro F.; del Portillo, H. A. . Promoter regions of Plasmodium vivax are poorly or not recognizedby by Plasmodium falciparum. Malaria Journal (Online), v. 6, p. 10.1186/1475-28, 2007.

20.
SÁ, JULIANA MARTHA2006SÁ, JULIANA MARTHA ; YAMAMOTO, MARCIO M. ; FERNANDEZ-BECERRA, CARMEN ; de Azevedo, Mauro Ferreira ; PAPAKRIVOS, JANNI ; NAUDÉ, BRONWEN ; WELLEMS, THOMAS E. ; DEL PORTILLO, HERNANDO A. . Expression and function of pvcrt-o, a Plasmodium vivax ortholog of pfcrt, in Plasmodium falciparum and Dictyostelium discoideum. Molecular and Biochemical Parasitology (Print), v. 150, p. 219-228, 2006.

21.
Fernandez-Becerra, C2003Fernandez-Becerra, C ; de Azevedo, MF ; Yamamoto. M. M. ; del Portillo, H. A. . Plasmodium falciparum: new vector with bi-directional promoter activity to stably express transgenes. Molecular and Biochemical Parasitology (Print), v. 103, p. 88-91, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
ELSWORTH, BRENDAN ; Azevedo, Mauro F. ; Crabb, Brendan S. ; Gilson, Paul R. . Molecular genetic approaches to malaria research. Advances in Malaria Research. 1ed.: John Wiley & Sons, Inc., 2016, v. , p. 179-196.

2.
AZEVEDO, Mauro F.; del Portillo, H. A. . Control of Gene Expression in Plasmodium. In: GRUBER, A. ; DURHAM, A.M. ; Huynh, C.; del Portillo, H.A.. (Org.). Bioinformatics for Tropical Disease Research: A Practical and Case-Study Approach. Bethesda: National Center for Biotechnology Information, 2008, v. 1, p. -.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GALINDO, E. ; ALONSO, D. ; RIBOLLA, P. ; Azevedo, MF ; Wunderlich, G . An additional master regulator for gametocytogenesis and variant gene expression in Plasmodium falciparum. In: BioMalPar XII: Biology and Pathology of the Malaria Parasite, 2016, Heidelberg. BioMalPar XII: Biology and Pathology of the Malaria Parasite, 2016.

2.
SILVA, T. M. ; Azevedo, MF ; Wunderlich, G . THE TRANSCRIPTION MODE OF P. FALCIPARUM SURF GENES AND FUNCTIONAL ANALYSIS OF A CONSTITUTIVELY EXPRESSED SURFIN. In: XXX Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology XLI Annual Meeting on basic research in Chagas´Disease, 2014, Caxambú. XXX Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology XLI Annual Meeting on basic research in Chagas´Disease, 2014.

3.
Gabriel, Heloisa B. ; Azevedo, MF ; Wunderlich, G ; JORDÃO, FABIANA M ; KATZIN, ALEJANDRO M ; KIMURA, EMILIA A . Localization and functional characterization of farnesyl pyrophosphate synthase (FPPs) involved in the isoprenoid pathway during intra-erythrocytic cycle of Plasmodium falciparum. In: 22nd IUBMB & 37th FEBS Congress, 2012, Sevilha. 22nd IUBMB & 37th FEBS Congress, Seville, Spain, September 4-9, 2012. Oxford: Blackwell Publishing Ltd, 2012. v. 279. p. 1-608.

4.
Azevedo, MF; KATSURAGAWA, T. H. ; Wunderlich, G . A PROTEOMIC APPROACH TO THE 'RECOGNOME' OF PLASMODIUM FALCIPARUM INFECTED RED BLOOD CELL SURFACE. In: ICOPA XII, 2010, Melbourne. Conference Abstracts, 2010.

5.
Azevedo, MF; CECHETTO, B. ; KATSURAGAWA, T. H. ; GONCALVES, R. M. ; FERREIRA, M. U. ; MENEZES, M. J. ; Wunderlich, G . A PROTEOMIC APPROACH TO THE ?RECOGNOME? OF THE PLASMODIUM FALCIPARUM INFECTED RED BLOOD CELL SURFACE. In: XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology XXXVII Annual Meeting on basic research in Chagas Disease, 2010, Foz do Iguaçu. XXVI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology XXXVII Annual Meeting on basic research in Chagas Disease, 2010.

6.
Yamamoto. M. M. ; Azevedo, MF ; del Portillo, H. A. . Antimalarial luciferase­based assay for drug screening. In: XXXV Reunião Anual da SBBq, 2006, Águas de Lindóia. Resumos, 2006.

7.
Azevedo, MF; del Portillo, H. A. . Promoter regions of plasmodium vivax are unable to efficiently recruit the transcription machinery of P. falciparum. In: Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas 4, 2005, Sao Paulo. Resumos, São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2005, 2005.

8.
Azevedo, MF; del Portillo, H. A. . Promoter regions of Plasmodium vivax are unable to recruit the transcriptional initiation complex of P. falciparum. In: XXI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology XXXII Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 2005, Caxambú. XXI Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology XXXII Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 2005.

9.
Azevedo, MF; del Portillo, H. A. . Promoter regions of Plasmodium vivax are unable to recruit the transcriptional machinery of P. falciparum. In: XXX Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease. XIX Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2003, Caxambú. XXX Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease. XIX Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2003.

10.
Azevedo, MF; Yamamoto. M. M. ; FERNANDEZ-BECERRA, CARMEN ; del Portillo, H. A. . Progress towards the Establishment of an Inducible System in Plasmodium falciaparum. In: XXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease and XVII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2001, Caxambú. XXVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease and XVII Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2001.

Artigos aceitos para publicação
1.
GOMES SMAUL, MAYRIM MACHADO ; BUDU, ALEXANDRE ; MONTAGNA, GEORGINA NURI ; FERNANDA DA SILVA FERRARA, TAÍSE ; EL CHAMY MALUF, SARAH ; BAGNARESI, PIERO ; FERREIRA MACHADO, MARCELO MARCONDES ; BRONZE DOS SANTOS, FELLIPE ; FERREIRA DE AZEVEDO, MAURO ; CARMONA, ADRIANA KARAOGLANOVIC ; GAZARINI, MARCOS LEONI . Plasmodium falciparum histidine triad protein and calmodulin modulates calcium homeostasis and intracellular proteolysis. BIOCHEMICAL AND BIOPHYSICAL RESEARCH COMMUNICATIONS, 2018.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GAZARINI, Marcos L; Azevedo, MF; Wunderlich, G. Participação em banca de Tatiane Macedo Silva. Estudo do modo de transcrição e expressão dos genes surf de Plasmodium falciparum. 2015 - Instituto de Ciências Biomédicas - USP.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Molecular Approaches to Malaria. 2012. (Congresso).

2.
IV Meeting of the Institute of Biomedical Sciences. Promoter regions of Plasmodium vivax are unable to efficiently recruit the transcription machinery of P. falciparum. 2005. (Congresso).

3.
Vivax Malaria Research: 2005 and Beyond. PROMOTER REGIONS OF PLASMODIUM VIVAX ARE UNABLE TO EFFICIENTLY RECRUIT THE TRANSCRIPTIONAL MACHINERY OF P. FALCIPARUM. 2005. (Congresso).

4.
XXX Annual Meeting on Basic Research in Chagas? Disease. XIX Annual Meeting of the Brazilian Society. Promoter regions of Plasmodium vivax are unable to recruit the transcriptional machinery of P. falciparum. 2003. (Congresso).

5.
XXVIII Annual Meeting on Basic Research in Chagas? Disease. XVII Annual Meeting of Brazilian Society of Protozoology. Progress towards the establishment of an inducible system in Plasmodium falciparum. 2001. (Congresso).

6.
The elongation factor-1a (ef-1a) promoter region from Plasmodium berghei drives the expression of luciferase in either direction in P. falciparum. XVI Annual Meeting of Brazilian Society of Protozoolo gy, Caxambu, Brasil. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Caroline Lima dos Santos. Aplicação de sistemas de expressão gênica condicional em estudos funcionais do genoma de Plasmodium falciparum. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

2.
Hamille Rocha Melo. Investigaçã o das mole culas envolvidas na permeabilizaçã o das membranas e na regulaçã o do processo de egresso de Plasmodium falciparum da hema cia infectada. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Emily Teixeira de Faria Noronha Santos. Identificação do modo de ação de potenciais antimaláricos. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de São Paulo. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
Heloisa Berti Gabriel. aracterização funcional de farnesil pirofosfato sintase (FPPs) e 1,4­dihidroxi­2­naftoato preniltransferase (MenA) envolvidas respectivamente na via de isoprenóides e da vitamina K durante o desenvolvimento intraeritrocítico de Plasmodium falciparum. 2015. Tese (Doutorado em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) - Instituto de Ciências Biomédicas - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Mauro Ferreira de Azevedo.

Iniciação científica
1.
Caroline Lima dos Santos. Expressa o ge nica condicional em P. falciparum. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Biomedicina) - Universidade Paulista, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Mauro Ferreira de Azevedo.

2.
Rosely França Simoões. Estudo da função de PfEMP2, um alvo da resposta imunológica na hemácia infectada. 2011. Iniciação Científica - Instituto de Ciências Biomédicas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mauro Ferreira de Azevedo.

Orientações de outra natureza
1.
Hamille Rocha Melo. Desenvolvimento de uma metodologia de larga escala para quantificar a invasão de eritrócitos humanos por Plasmodium falciparum. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Mauro Ferreira de Azevedo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 6:21:42