Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4558923397029198
  • Última atualização do currículo em 06/04/2018


Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Presidente Venceslau, especialização em Educação Especial - linha de concentração Deficiência Mental pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá/PR (UEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência intelectual, autismo, inclusão, alfabetização, letramento e ensino-aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar
Nome em citações bibliográficas
ALENCAR, G. A. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.
Av: Colombo, 5790
Campus Universitário
87020-900 - Maringa, PR - Brasil
Telefone: (44) 32614887
URL da Homepage: www.uem.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda.
Palavras-chave: Adulto com deficiência intelectual; Alfabetização; Letramento; Educação Especial; Inclusão social.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Setores de atividade: Educação.
2000 - 2003
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Comunicação Alternativa e Deficiência Mental: uma linguagem possível,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Lelia Regina d'Oliveira de Paula Nunes.
Palavras-chave: Comunicação alternativa; Deficiência Mental.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Superior.
1994 - 1995
Especialização em Pós Graduação Em Educação Especial Deficiência Men. (Carga Horária: 370h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Em busca de alternativas para alfabetização: produção de textos por alunos que frequentam sala de apoio pedagógico específico.
Orientador: Elsa Midori Shimazaki.
1990 - 1994
Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena.
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Presidente Venceslau, AEPREVE, Brasil.




Formação Complementar


2005 - 2006
Extensão universitária em Inclusão Educacional. (Carga horária: 200h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2005 - 2005
O Deficiente Auditivo na Escola Estratégias de Com. (Carga horária: 32h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2002 - 2002
O Uso do Computador no Desenv do Conhecimento e Ha. (Carga horária: 12h).
Iliana Quelhas, *****, Brasil.
2002 - 2002
Educação Especial A Pesquisa Atual Fundamentada Em. (Carga horária: 5h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa Em Educação, ANPED, Brasil.
2001 - 2001
Processo de Manutençào do Sistema de Qualidade Iso. (Carga horária: 60h).
Escola Especial Favo de Mel Fundação de Apoio As Escolas Técnicas, CETEP/FAETEC, Brasil.
2001 - 2001
O Livro Didático e a Prática do Professor Alfabeti. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2001 - 2001
Programa de Capacitação de Profº Questões Discipli. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2001 - 2001
Origami Alternativas de Trabalho na Educação Espec. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2000 - 2000
Um Sistema Integral Para a Aquisição da Leitura e. (Carga horária: 4h).
Unidade de Integração do Desenvolvimento, A TRILHA, Brasil.
1998 - 1998
Um Salto Para o Futuro Série X Ens Fundamental III. (Carga horária: 32h).
Governo do Estado de São Paulo, SESP**, Brasil.
1998 - 1998
Um Salto Para o Futuro Série X Ens. Fundamental II. (Carga horária: 32h).
Governo do Estado de São Paulo, SESP**, Brasil.
1994 - 1994
Projeto Pedagogia de Meios Um Salto Para o Futuro. (Carga horária: 40h).
Centro de Treinamento do Magistério, CETEPAR/SEED, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Linha de Pesquisa: Necessidades educacionais Especiais

Atividades

10/2006 - Atual
Ensino, Pedagogioa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Necessidades Educacionais Especiais
Prática de Ensino em Educação Infantil
Prática de Ensino Séries iniciais do Ensino Fundamental

Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2/2003 - 10/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO E CIDADANIA
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ED. BÁSICA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II

Fundação de Apoio As Escolas Técnicas, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

2/1998 - 6/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
ALFABETIZAÇÃO


Projetos de pesquisa


2005 - 2006
A apropriação das culturas escolares pelo surdo e os processos de mediações
Descrição: Analisar os procesos de mediações que possibilitam a apropriação de culturas escolares pelo surdo e a aquisição da Língua Brasileira de Sinais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar - Integrante / Maria da Glória Martins Messias - Coordenador / Adriana de Souza - Integrante / Jennifer Morozini - Integrante / Adriano Marcos Ribas - Integrante / Cecília Rafaelly de oliveira - Integrante / Vivia Cleria Joner - Integrante.
Número de produções C, T & A: 9


Projetos de extensão


2006 - Atual
Atividades Alternativas para pessoas com necessidades especiais
Descrição: Atendimento à pessoas com deficiência mental.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALENCAR, G. A. R.2005ALENCAR, G. A. R.; RIBAS, Adriano Marcos ; MOROZINI, Jennifer ; MESSIAS, Maria da Glória Martins . Brincando e Aprendendo: o jogo como mediador na educação dos surdos. Anais da XIII Semana de Pedagogia e III Fórum de Educação Infantil, 2005.

2.
ALENCAR, G. A. R.2005ALENCAR, G. A. R.; JONER, Vívia Cléri ; OLIVEIRA, Cecília Rafaelly de ; MESSIAS, Maria da Glória Martins . Exclusão e Inclusão: resgatando conceitos. Anais da XIII Semana de Pedagogia e III Fórum de Educação Infantil, 2005.

3.
ALENCAR, G. A. R.2005ALENCAR, G. A. R.; MESSIAS, Maria da Glória Martins . Aprendendo Libras. Anais da XIII Semana de Pedagogia e III Fórum de Educação Infantil, 2005.

4.
ALENCAR, G. A. R.2003ALENCAR, G. A. R.; MEDEIROS, Fabíola de ; FURMANOVICZ, Fernanda Leal ; MACHADO, Márcia de Paula . O impacto da inclusão no ensino superior. Anais da XI Semana de Pedagogia, v. 1, n.1, 2003.

5.
ALENCAR, G. A. R.2003ALENCAR, G. A. R.; SOUZA, Adriana de . Vivendo a diferença e suas dificuldades. Anais da XI Semana de Pedagogia, cd room, v. 1, n.1, 2003.

6.
ALENCAR, G. A. R.2003ALENCAR, G. A. R.; MORGADO, Amélia Cristina ; BARTCHECHN, Alexandra ; JUSTINO, Cristiane Regina . Desigualdades, diferenças e pré-conceitos: contextualizando a educação especial no Brasil. Anais da XI Semana de Pedagogia, cd room, v. 1, n.1, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
AZEVEDO, F. C. ; THIBES, P. A. ; ALENCAR, G. A. R. . Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e Habilidades emocionais: um novo olhar para o atendimento na escola inclusiva. In: RIBEIRO, J. J. L.; DELLA-ROSA, V. A. (orgs.).. (Org.). Laboratório Temático de Inclusão Digital e Diversidade ? Teorias e Experiências. 1ed.Maringá/PR: EDUEM, 2010, v. 1, p. 49-65.

2.
Pozzer Mônica Mezzomo ; ALENCAR, G. A. R. . Paralisia Cerebral e comunicação alternativa: definindo conceitos. In: MANZINI, E. J,; MARQUEZINE, M. C.; TANAKA, E. D. O. et al (orgs.). (Org.). Linguagem e comunicação Alternativa. 1ed.Londrina/PR: ABPEE, 2009, v. 2, p. 97-112.

3.
ALENCAR, G. A. R.; MIRANDA, M. J. C. . Mediando, interagindo e socializando: as possibilidades de um projeto de extensão. In: TANAKA, E. D. O.; MARQUEZINE, M. C.;BUSTO, R. M. et al (orgs.). (Org.). As Necessidades Educacionais Especiais: Altas Habilidades, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Deficiências.. 1ed.Londrina/PR: ABPEE, 2009, v. 5, p. 45-52.

4.
CABREIRA, L. G. ; CABREIRA, L. G. ; ALENCAR, G. A. R. . O que a telenovela encena e o que ensina sobre o processo de inclusão.. In: MARQUEZINE, M. C.; MANZINI, E. J,; BUSTO, R. M. et al (orgs.).. (Org.). Re?discutindo a inclusão. 1ed.Londrina/PR: ABPEE, 2009, v. 4, p. 47-55.

5.
CAMARGO, J. S. ; ALENCAR, G. A. R. . A contação de histórias com objetos?mágicos?. In: CARBELLO, S. R.; COMAR, S. R. (orgs.).. (Org.). Educação no século XXI ? Múltiplos Desafios. 1ed.Maringá/PR: EDUEM, 2009, v. 1, p. 107-115.

6.
ANTUNES, L. J. ; ALENCAR, G. A. R. ; MIRANDA, M. J. C. . A arte como atividade educativa para o desenvolvimento de pessoas com deficiência mental. In: TANAKA, E. D. O.; MARQUEZINE, M. C.;BUSTO, R. M. et al (orgs.). (Org.). As Necessidades Educacionais Especiais: Altas Habilidades, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Deficiências. 1ed.Londrina: ABPEE, 2009, v. 5, p. 53-60.

7.
ALENCAR, G. A. R.; MOROZINI, Jennifer ; RIBAS, Adriano Marcos . JOGO - FACES E INTERFACES NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. In: MARIA AMELIA ALMEIDA; ENICÉIA GONÇALVES MENDES; MARIA CRISTINA PIUMBATO INNOCENTINI HAYASHI. (Org.). TEMAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: DEFICIÊNCIAS SENSORIAIS E DEFICIÊNCIA MENTAL. 1ed.BRASILIA: JUNQUEIRA & MARIN, 2008, v. 1, p. 133-144.

8.
ALENCAR, G. A. R.; RODRIGUEIRO, C. R. B. (Celma Regina Borghi Rodrigueiro) . CURRICULO E ADAPTAÇÕES CURRICULARES: UM OLHAR PARA AS DIFERENÇAS. In: MARIA TEREZINHA BELLANDA GALUCH; NERLI NONATO RIBEIRO MORI. (Org.). APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: INTERVENÇAO PEDAGÓGICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL AUDITIVA. 1ed.MARINGÁ: EDUEM, 2008, v. 1, p. 51-72.

9.
ALENCAR, G. A. R.. Exclusão e cidadania das pessoas com necessidades especiais. In: Paulo Guilhermeti. (Org.). Temas Atuais da Educação. 1ed.Guarapuava/PR: Unicentro, 2006, v. 1, p. 13-25.

10.
ALENCAR, G. A. R.; NUNES, Leila Regina D'oliveira . Comunicação Alternativa e Deficiência Mental - uma linguagem possível. In: Maria Cristina Marquezine; Maria amélia Almeida; Eliza Dieko Oshiro Tanaka. (Org.). Leitura, escrita e comunicação no contexto da Educação Especial. 1ed.Londrina/PR: Eduel - Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2003, v. 3, p. 97-108.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANTUNES, L. J. ; ALENCAR, G. A. R. . ?Deficiência intelectual ? apropriação de conhecimento a partir da metodologia Dialética. In: 8º FORUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM ? Saberes transversais: o papel da cultura na formação acadêmico-científica, 2010, Maringá. 8º FORUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM ? Saberes transversais: o papel da cultura na formação acadêmico-científica, 2010.

2.
SANTOS, J. A. ; CALSA, G. C. ; ALENCAR, G. A. R. . Como a escola pode atender um aluno que não conhece? Estudo de um caso de inclusão?. In: XI SELL ? Semana de Estudos Lingüísticos e literários e XLIII Semana cultural da FAFIMAN., 2010, Mandaguari. XI SELL ? Semana de Estudos Lingüísticos e literários e XLIII Semana cultural da FAFIMAN., 2010.

3.
THIBES, P. A. ; ALENCAR, G. A. R. ; NISHYAMA, L. (Leticia Nishyama) ; VENÂNCIO, C. N. T. . Autismo ? aprendendo sobre emoções. In: IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, 2010, Natal/RN. IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, 2010.

4.
ALENCAR, G. A. R.; NISHYAMA, L. (Leticia Nishyama) ; THIBES, P. A. ; VENÂNCIO, C. N. T. . Linguagens, Mediações e apropriação de conhecimentos. In: IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, 2010, Natal/RN. IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, 2010.

5.
NISHIYAMA, L ; ALENCAR, G. A. R. . A mediação dialética na alfabetização de deficientes intelectuais. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação BRasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2010, São Carlos. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação BRasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2010.

6.
CAETANO, V. G. ; ALENCAR, G. A. R. ; ANTUNES, L. J. . Deficiência Intelectual: apropriação de conceitos e linguagem. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação BRasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2010, São Carlos. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação BRasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2010.

7.
Stevanato Rosana ; ALENCAR, G. A. R. . Do defeito à compensação. In: IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação BRasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2010, São Carlos. IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação BRasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2010.

8.
CAETANO, V. G. ; ANTUNES, L. J. ; ALENCAR, G. A. R. . Eu sinto, tu sentes, ele sente ? trabalhando emoções. In: V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL., 2009, Londrina/PR. V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL., 2009.

9.
THIBES, P. A. ; AZEVEDO, F. C. ; ALENCAR, G. A. R. . Estratégia de intervenção: ensinando emoções. In: V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2009, São Carlos. V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2009.

10.
ANTUNES, L. J. ; CAETANO, V. G. ; ALENCAR, G. A. R. . Fazendo arte. In: V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2009, São Carlos/SP. V CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2009.

11.
SANTOS, D. F. (Daniela Ferreira dos Santos) ; NISHYAMA, L. (Leticia Nishyama) ; ALENCAR, G. A. R. . DEFICIÊNCIA MENTAL E ALFABETIZAÇÃO - UM [RE] OLHAR. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2008, SÃO CARLOS. III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2008. v. 1.

12.
CASTRO, B. T. ; ALENCAR, G. A. R. . ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2008, SÃO CARLOS. III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2008.

13.
THIBES, P. A. ; AZEVEDO, F. C. ; ALENCAR, G. A. R. . CRIANÇAS COM TRANSTORNOS INVASIVOS DO DESENVOLVIMENTO E HABILIDADES EMOCIONAIS. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2008, SÃO CARLOS. III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2008.

14.
THIBES, P. A. ; AZEVEDO, F. C. ; ALENCAR, G. A. R. . POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO DO DEFICIENTE MENTAL. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E IV ENCONTRO DA ASSOCPECIALIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ES, 2008, SÃO CARLOS. III CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2008.

15.
ALENCAR, G. A. R.. PEDAGOGIA HOSPITALAR: INCLUSÃO E EXCLUSÃO NO ÂMBITO EDUCACIONAL. In: II CONGRESSO NACIONAL DE LINGUAGENS EM INTERAÇÃO - II CONALI, 2008, MARINGÁ. Anais do ... Congresso Nacional de Linguagens em Interação, 2008.

16.
ANTUNES, L. J. ; ALENCAR, G. A. R. . A arte e educação na perspectiva da mediação dialética.. In: IX JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ? FFC ? UNESP - MARÍLIA, 2008, Marilia. IX JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ? FFC ? UNESP - MARÍLIA, 2008.

17.
ALENCAR, G. A. R.; THIBES, P. A. . Transtornos Invasivos do desenvolvimento e Intervenção pedagógica. In: IX JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ? FFC ? UNESP - MARÍLIA, 2008, Marília. IX JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ? FFC ? UNESP - MARÍLIA, 2008.

18.
SANTOS, Daniella Cristine ; NISHIAMA, L. ; ALENCAR, G. A. R. . Metodología da Mediação Dialética e necessidades Especiais. In: IX JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ? FFC ? UNESP - MARÍLIA, 2008, Marília. IX JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ? FFC ? UNESP - MARÍLIA, 2008.

19.
CAETANO, V. G. ; ALENCAR, G. A. R. . Teatro e relações interpessoais de pessoas com deficiência mental. In: IX JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ? FFC ? UNESP - MARÍLIA, 2008, Marília. IX JORNADA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL ? FFC ? UNESP - MARÍLIA, 2008.

20.
CAETANO, V. G. ; ANTUNES, L. J. ; ALENCAR, G. A. R. . Expressão e Arte: uma linguagem possível. In: III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, I JORNADA DE GESTÃO EDUCACIONAL E XV SEMANA DE PEDAGOGIA ? PEDAGOGIA 35 ANOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA, 2008, Maringá. III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, I JORNADA DE GESTÃO EDUCACIONAL E XV SEMANA DE PEDAGOGIA ? PEDAGOGIA 35 ANOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA, 2008.

21.
THIBES, P. A. ; AZEVEDO, F. C. ; ALENCAR, G. A. R. . Habilidades Emocionais: Intervenção pedagógica para pessoas com síndrome de Asperger e Autismo. In: III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, I JORNADA DE GESTÃO EDUCACIONAL E XV SEMANA DE PEDAGOGIA ? PEDAGOGIA 35 ANOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA, 2008, Maringá. III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, I JORNADA DE GESTÃO EDUCACIONAL E XV SEMANA DE PEDAGOGIA ? PEDAGOGIA 35 ANOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA, 2008.

22.
NISHIYAMA, L ; SANTOS, D. F. (Daniela Ferreira dos Santos) ; ALENCAR, G. A. R. . Alfabetização e letramento: dois fatores primordiais na vida do deficiente intelectual. In: III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, I JORNADA DE GESTÃO EDUCACIONAL E XV SEMANA DE PEDAGOGIA ? PEDAGOGIA 35 ANOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA, 2008, Maringá. III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, I JORNADA DE GESTÃO EDUCACIONAL E XV SEMANA DE PEDAGOGIA ? PEDAGOGIA 35 ANOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA, 2008.

23.
SILVA, C. M. S. ; ALENCAR, G. A. R. . Uso de softwares educacionais para pessoas com necessidades especiais. In: III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, I JORNADA DE GESTÃO EDUCACIONAL E XV SEMANA DE PEDAGOGIA ? PEDAGOGIA 35 ANOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA, 2008, Maringá. III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, I JORNADA DE GESTÃO EDUCACIONAL E XV SEMANA DE PEDAGOGIA ? PEDAGOGIA 35 ANOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA, 2008.

24.
CASTRO, B. T. ; ALENCAR, G. A. R. . Inglês para pessoas com Deficiência Intelectual. In: III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, I JORNADA DE GESTÃO EDUCACIONAL E XV SEMANA DE PEDAGOGIA ? PEDAGOGIA 35 ANOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA, 2008, Maringá. III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, I JORNADA DE GESTÃO EDUCACIONAL E XV SEMANA DE PEDAGOGIA ? PEDAGOGIA 35 ANOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA, 2008.

25.
SANTOS, D. F. (Daniela Ferreira dos Santos) ; NISHIYAMA, L ; ALENCAR, G. A. R. . Deficiência mental ? linguagens, mediações e apropriação de conhecimentos. In: 6º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM6º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM6º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM, 2008, Maringá. 6º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM, 2008.

26.
ALENCAR, G. A. R.; MIRANDA, M. J. C. ; CROCE, M. L. . Interação e Mediação para incluir pessoas com necessidades Especiais: uma proposta interdisciplinar. In: III Congresso Internacional e IX Semana de Psicologia, 2007, Maringá/PR. III Congresso Internacional e IX Semana de Psicologia - Coletividade e Subjetividade na Sociedade Contemporânea, 2007.

27.
CABREIRA, L. G. ; CABREIRA, L. G. ; ALENCAR, G. A. R. . Páginas da Vida - O processo de inclusão na escola presente no enredo da telenovela brasileira. In: III Congresso Internacional e IX Semana de Psicologia, 2007, Maringá/PR. III Congresso Internacional e IX Semana de Psicologia - Coletividade e Subjetividade na Sociedade Contemporânea, 2007.

28.
ALENCAR, G. A. R.; CABREIRA, L. G. ; CABREIRA, L. G. . Inclusão & Exclusão: do que estamos falando?. In: VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE "Saberes Docentes" Edição Internacional e V Encontro Nacional sobre atendimento escolar hospitalar, 2007, Curitiba/PR. VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE "Saberes Docentes" Edição Internacional e V Encontro Nacional sobre atendimento escolar hospitalar, 2007.

29.
CABREIRA, L. G. ; CABREIRA, L. G. ; ALENCAR, G. A. R. . O processo de inclusão no enredo da telenovela brasileira. In: VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE "Saberes Docentes" Edição Internacional e V Encontro Nacional sobre atendimento escolar hospitalar, 2007. VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE "Saberes Docentes" Edição Internacional e V Encontro Nacional sobre atendimento escolar hospitalar.

30.
ALENCAR, G. A. R.; CABREIRA, L. G. ; CABREIRA, L. G. . O que a telenovela encena e o que ensina sobre o processo de inclusão.. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR5 DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2007, LOndrina. IV CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR5 DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2007.

31.
Pozzer Mônica Mezzomo ; ALENCAR, G. A. R. . Paralisia Cerebral e comunicação alternativa: definindo conceitos. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR5 DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2007, Londrina. IV CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR5 DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2007.

32.
ALENCAR, G. A. R.; MIRANDA, M. J. C. . Mediando, interagindo e socializando: as possibilidades de um projeto de extensão. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR5 DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2007, Londrina. IV CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR5 DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2007.

33.
ANTUNES, L. J. ; ALENCAR, G. A. R. ; MIRANDA, M. J. C. . A arte como atividade educativa para o desenvolvimento de pessoas com deficiência mental. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR5 DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2007, Londrina. IV CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR5 DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2007.

34.
CIOLI, G. ; ALENCAR, G. A. R. . Surdez ? As armadilhas da inclusão. In: II Encontro de Pesquisa em Educação ? V Jornada de Prática de ensino ? XIV Semana de Pedagogia da UEM: Violência na escola e da Escola., 2007, Maringá. II Encontro de Pesquisa em Educação ? V Jornada de Prática de ensino ? XIV Semana de Pedagogia da UEM: Violência na escola e da Escola., 2007.

35.
ALENCAR, G. A. R.. Leitura e escrita: a importância de formar cidadãos letrados desde as séries iniciais.. In: II Encontro de Pesquisa em Educação ? V Jornada de Prática de ensino ? XIV Semana de Pedagogia da UEM: Violência na escola e da Escola., 2007, Maringá. II Encontro de Pesquisa em Educação ? V Jornada de Prática de ensino ? XIV Semana de Pedagogia da UEM: Violência na escola e da Escola., 2007.

36.
ALENCAR, G. A. R.. Necessidades educacionais especiais: o espaço da objetivação e apropriação da individualidade no processo de ensino e aprendizagem. In: I COSSE ? I CONGRESSO DE ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E EDUCAÇÃO, 2007, São José do Rio Preto. I COSSE ? I CONGRESSO DE ONTOLOGIA DO SER SOCIAL E EDUCAÇÃO, 2007.

37.
ALENCAR, G. A. R.; CABREIRA, L. G. ; CABREIRA, L. G. . O processo de inclusão na escola apresentado em páginas da vida.. In: VI CONGRESO INTERNACIONAL DE SALUD MENTAL Y DERECHOS HUMANOS., 2007, Buenos Aires/Argentina. VI CONGRESO INTERNACIONAL DE SALUD MENTAL Y DERECHOS HUMANOS., 2007.

38.
ALENCAR, G. A. R.; SILVA, S. M. . Lendo o diferente. In: III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2002, Londrina. Novos Rumos da Educação Especial, 2002. v. 1.

39.
ALENCAR, G. A. R.; NUNES, Leila Regina D'oliveira de Paula . Comunicação Alternativa e Deficiência Mental - Uma linguagem possível. In: III Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2002, Londrina. Novos Rumos da Educação Especial, 2002. v. 1.

40.
ALENCAR, G. A. R.; NUNES, Leila Regina D'oliveira de Paula ; TUBAGI, Shirley ; OLIVEIRA, Margareth Maria Neves dos Santos de ; RODRIGUES, R. ; ALMEIDA, Fernanda ; CRUZ, Valeska ; RENTE, A. C. ; LIMA, E. . Developing Literacy Skills in AAC users in Brasil. In: Proceeding of 10th. Biennial Convention of the Internacional Society for Alternative and augmentative Communication, 2002, Odense. Proceeding of 10th. Biennial Convention of the Internacional Society for Alternative and augmentative Communication, 2002. v. 1.

41.
ALENCAR, G. A. R.; OLIVEIRA, M. M. N. S. ; NUNES, Leila Regina D'oliveira de Paula ; TUBAGI, Shirley ; RODRIGUES, R. ; ALMEIDA, Fernanda ; CRUZ, Valeska . Introducing AAC into a special school in Brasil. In: Proceeding of 10th. Biennial Convention of the Internacional Society for Alternative and augmentative Communication, 2002, Odense. Proceeding of 10th. Biennial Convention of the Internacional Society for Alternative and augmentative Communication, 2002. v. 1.

42.
ALENCAR, G. A. R.. O direito de comunicar, por que não? Comunicação Alternativa aplicada a portadores de necessidades educativas especiais no contexto de sala de aula. In: 25ª Reunião Anual da ANPED, 2002, Caxambu. 25ª Reunião Anual da ANPED - 25 ANOS, 2002.

43.
ALENCAR, G. A. R.. Leitura e Construção do Conhecimento com os Deficientes Mentais. In: I Seminário Internacional de Educação, 2001, Cianorte/PR. I Seminário Internacional de Educação de Cianorte, 2001. v. 1.

44.
ALENCAR, G. A. R.; OLIVEIRA, M. M. N. S. ; NUNES, Leila Regina D'oliveira de Paula ; TUBAGI, Shirley ; RODRIGUES, R. ; MADEIRA, S. ; ALMEIDA, Fernanda ; CRUZ, Valeska ; LIMA, E. . Ensino da leitura e da escrita para portadores de paralisia cerebral, usuários de CAA através do método de Onãtivia. In: 13º Congresso de Leitura do Brasil, 2001, Campinas. Com todas as letras, 2001. v. 1. p. 148.

45.
ALENCAR, G. A. R.; OLIVEIRA, M. M. N. S. ; NUNES, Leila Regina D'oliveira de Paula ; TUBAGI, Shirley ; RODRIGUES, R. ; ALMEIDA, Fernanda ; CRUZ, Valeska ; RENTE, A. C. . Alfabetização de usuários de Comunicação Alternativa através do método integral. In: Congresso de Informática na Educação - COINFE, 2001, Rio de Janeiro. COINFE, 2001. v. 1.

46.
ALENCAR, G. A. R.; NUNES, Leila Regina D'oliveira de Paula ; TUBAGI, Shirley ; RODRIGUES, R. ; ALMEIDA, Fernanda ; CRUZ, Valeska ; OLIVEIRA, M. M. N. S. ; RENTE, A. C. . Ensino da leitura e da escrita para portadores de paralisia cerebral, usuários de CAA através do método integral. In: II Encontro de Psicomotricistas na saúde: Brincar é viver - O sujeito hospitalizado e a prática profilática psicomotora, 2001, Rio de Janeiro, 2001.

47.
ALENCAR, G. A. R.. A leitura de mundo por meio dos olhos do deficiente mental. In: 13º Congresso de Leitura do Brasil, 2001, Campinas. Com Todas as Letras, 2001. v. 1. p. 76.

48.
ALENCAR, G. A. R.. O fazer pedagógico. In: I Seminário de Educação Especial, 2000, Rio de Janeiro, 2000.

49.
ALENCAR, G. A. R.. Sala de apoio pedagógico específico. In: VI Jornada em Educação Especial, 1997, Niterói/RJ, 1997.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
AZEVEDO, F. C. ; THIBES, P. A. ; ALENCAR, G. A. R. . Desenvolvimento e intervenção pedagógica para pessoas com síndrome de Asperger. In: II ENIEDUC ? encontro Interdisciplinar de Educação ? ?O papel da Pesquisa na Formação de Professores?, 2008, CAMPO MOURÃO/PR. Anais Enieduc, 2008. v. 1. p. 247.

2.
NISHIYAMA, L ; SANTOS, D. F. (Daniela Ferreira dos Santos) ; ALENCAR, G. A. R. . Mediação dialética ? alfabetização e letramento de pessoas com deficiência mental. In: II ENIEDUC ? encontro Interdisciplinar de Educação ? ?O papel da Pesquisa na Formação de Professores? - FECILCAM, 2008, CAMPO MOURÃO. Anais Enieduc, 2008. v. 1. p. 239-242.

3.
ALENCAR, G. A. R.; MOROZINI, Jennifer ; RIBAS, Adriano Marcos ; MESSIAS, Maria da Glória Martins . Jogo - Faces e interfaces na educação de surdos. In: II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2005, São Carlos/SP. II Congresso Brasileiro de Educação Especial - II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - Construindo o Conhecimento. São Carlos/SP: uprema - Gráfica e Editora Ltda, 2005. v. 1 v. p. 218-219.

4.
ALENCAR, G. A. R.; SOUZA, Adriana de . Surdez: Aquisição de conceitos e ludicidade. In: II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2005, São Carlos/SP. II Congresso Brasileiro de Educação Especial - II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - Construindo o Conhecimento. São Carlos/SP: Uprema - Gráfica e Editora Ltda, 2005. v. 1 v. p. 220-221.

5.
ALENCAR, G. A. R.; SOUZA, Adriana de . Ludicidade: Aquisição de conceitos da criança surda. In: XIII Semana de Pedagogia - III Fórum de Educação Infantil, 2005, Guarapuava/PR. XIII Semana de Pedagogia e III Fórum de Educação Infantil, 2005.

6.
ALENCAR, G. A. R.; NEVES, Denise Tatiane Gaspar ; MOROZINI, Jennifer . Importância da cultura corporal lúdica no desenvolvimento cognitivo da criança. In: XIII Semana de Pedagogia - III Fórum de Educação Infantil, 2005, Guarapuava/PR. XIII Semana de Pedagogia e III Fórum de Educação Infantil, 2005.

7.
ALENCAR, G. A. R.; SIQUEIRA, Daiana Felski ; RIBEIRO, Suzana Do Carmo . Percepções sócio-interacionistas da alfabetização e o letramento na Educação Infantil. In: XIII Semana de Pedagogia - III Fórum de Educação Infantil, 2005, Guarapuava/PR. XIII Semana de Pedagogia e III Fórum de Educação Infantil, 2005.

8.
ALENCAR, G. A. R.; NUNES, Leila Regina D'oliveira de Paula . Effects of introducing AAC Systems in the Classroom. In: ISAAC 2004, 2004, Natal/RN. ISAAC 2004 - Comunication for all, 2004. v. 1.

9.
ALENCAR, G. A. R.; SOUZA, Adriana de . Avanços ou retrocessos? A diferença/deficiência no ensino superior. In: XII Semana de Pedagogia - II Fórum de Educação Infantil, 2004, Guarapuava/PR. XII Semana de Pedagogia - II Fórum de Educação Infantil - Políticas educacionais: um balanço da última década. Guarapuava/PR: Unicentro editora, 2004. v. 1. p. 65-66.

10.
ALENCAR, G. A. R.; MONSSÃO, Maria Lúcia . Vamos produzir?. In: XI Semana de Pedagogia - Pedagogia e compromisso político, 2003, Guarapuava?PR. XI Semana de Pedagogia - Pedagogia e Compromisso Político, 2003.

11.
ALENCAR, G. A. R.; NUNES, Leila Regina D'oliveira de Paula . Introdução da Comunicação Alternativa em ambiente escolar. In: V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2002, Águas de Lindóia. V Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2002.

12.
ALENCAR, G. A. R.. Você sabe o que é Comunicação Alternativa?. In: II Seminário de Educação Especial, 2001, Rio de Janeiro, 2001.

13.
ALENCAR, G. A. R.; SHIMAZAKI, Elsa Midori . O processo de ensino-aprendizagem em uma sala de apoio pedagógico específico. In: I Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 1997, Londrina. I Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 1997.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALENCAR, G. A. R.; VOIDELO, Luiz Antonio . Karate baby. In: XIII Semana de Pedagogia - III Fórum de Educação Infantil, 2005, Guarapuava/PR. XIII Semana de Pedagogia e III fórum de Educação Infantil, 2005.

2.
ALENCAR, G. A. R.; FIGUEIREDO, Clair Sérgio ; BONFIM, Matilde G ; MARTINS, Maria Rosalina . Perspectivas inclusivas: Ranços e avanços. In: XIII Semana de Pedagogia - III Fórum de Educação Infantil, 2005, Guarapuava/PR. XIII Semana de Pedagogia e III Fórum de Educação Infantil, 2005.

3.
ALENCAR, G. A. R.; CHIMANKE, Annelise Aparecida ; SURIS, Bruna ; SENK, Crislaine . Desenvolvimento do desenho infantil: formas de representação do real. In: XIII Semana de Pedagogia - III Fórum de Educação Infantil, 2005, Guarapuava/PR. XIII Semana de Pedagogia e III Fórum de Educação Infantil, 2005.

4.
ALENCAR, G. A. R.; ULIANA, Francine Santelli ; MONTEIRO, Fábio José . Rapel e deficiência visual: concepções de videntes. In: XIII Semana de Pedagogia - III Fórum de Educação Infantil, 2005, Guarapuava/PR. XIII Semana de Pedagogia e III Fórum de Educação Infantil, 2005.

5.
ALENCAR, G. A. R.; SANTOS, Daniella Cristine ; ROSTIROLLA, Daryane Lucas ; ARRUDA, Dora Roberta de . Pedagogia Hospitalar. In: XIII Semana de Pedagogia - III Fórum de Educação Infantil, 2005, Guarapuava/PR. XIII Semana de Pedagogia e III Fórum de Educação Infantil, 2005.

6.
ALENCAR, G. A. R.; MACHORSCKI, Thaísa Cristina ; LIMA, Marilene Aparecida de ; ANTONICHEN, Elizabete Do Rocio . Transtorno de déficit de atenção /hiperatividade: visões e concepções dos professores da rede regular de ensino. In: XIII Semana de Pedagogia - III Fórum de Educação Infantil, 2005, Guarapuava/PR. XIII Semana de Pedagogia e III Fórum de Educação Infantil, 2005.

7.
ALENCAR, G. A. R.; TERLESKI, Gislaine ; CAPELÁRIO, Roseli . Integração e Inclusão: questões a serem discutidas. In: XIII Semana de Pedagogia - III Fórum de Educação Infantil, 2005, Guarapuava/PR. XIII Semana de Pedagogia e III Fórum de Educação Infantil, 2005.

8.
ALENCAR, G. A. R.; MESSIAS, Maria da Glória Martins . Apropriação das culturas escolares pelo surdo e os processos de mediação. In: XII Semana de Pedagogia - II Fórum de Educação Infantil, 2004, Guarapuava/PR. XII Semana de Pedagogia - II Fórum de Educação Infantil - Políticas educacionais: um balanço da última década. Guarapuava/PR: Unicentro editora, 2004. v. 1. p. 78-78.

9.
ALENCAR, G. A. R.; MEDEIROS, Fabíola de ; FURMANOVICZ, Fernanda Leal ; MACHADO, Márcia de Paula . O impacto da inclusão no Ensino Superior. In: I Simpósio de Educação de Cianorte - Educação, cidadania e resistência - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, 2003, CIANORTE. I Simpósio de Educação de Cianorte - Educação, cidadania e resistência - Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, 2003.

10.
ALENCAR, G. A. R.; NUNES, Leila Regina D´oliveira de Paula . Introdução da comunicação alternativa em ambiente escolar. In: I Seminário Interno: Educação e Imagem, 2002, Rio de Janeiro, 2002.

11.
ALENCAR, G. A. R.; NUNES, Leila Regina de Paula ; TUBAGI, Shirley ; ALMEIDA, Fernanda ; CRUZ, Valeska ; OLIVEIRA, Margareth . Ensino da leitura e da escrita para portadores de paralisia cerebral usuários de comunicação alternativa através do método integral de Oñativia. In: V Congresso Estadual de Informática na Educação - IV Congresso de Informática na Educação da UERJ - X Encontro da Educação com a Informática da Unicarioca, 2001, Rio de Janeiro/RJ, 2001.

12.
ALENCAR, G. A. R.. O processo de ensino-aprendizagem em uma sala de apoio pedagógico específico. In: VI Jornada em Educação Especial, 1997, Rio de Janeiro. VI Jornada em Educação Especial, 1997.

13.
ALENCAR, G. A. R.; SHIMAZAKI, Elsa Midori . O processo de ensino-aprendizagem em uma sala de apoio pedagógico específico. In: I Seminário de Reflexões sobre Educação Especial, 1996, Paranavaí/PR, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
Stevanato Rosana ; ALENCAR, G. A. R. . Do Defeito a Compensação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
NISHIYAMA, L ; ALENCAR, G. A. R. . A mediação Dialética na Alfabetização de deficientes intelectuais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CAETANO, V. G. ; ALENCAR, G. A. R. ; ANTUNES, L. J. . Deficiência Intelectual: Apropriação de conceitos e linguagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CABREIRA, L. G. ; CABREIRA, L. G. ; ALENCAR, G. A. R. . Páginas da vida ? o processo de inclusão na escola presente no enredo da telenovela brasileira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALENCAR, G. A. R.; MIRANDA, M. J. C. . Interação e mediação para incluir pessoas com necessidades especiais: uma proposta interdisciplinar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALENCAR, G. A. R.; OLIVEIRA, Cecília Rafaelly de ; JONER, Vivia Cleria ; JONER, V. . Informática Educativa e Deficiência Mental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALENCAR, G. A. R.; SILVA, M. C. L. ; OLIVEIRA, M. M. N. S. ; CABRAL JÚNIOR, U. . IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DA QUALIDADE ISO 9002 NO CETEP QUINTINO NA ESCOLA ESPECIAL FAVO DE MEL. 1998.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALENCAR, G. A. R.; THIBES, P. A. ; NISHIYAMA, L . Autismo: muito prazer eu existo. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALENCAR, G. A. R.; VALENTE, T. . Necessidades Especiais e Jogos Matemáticos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ALENCAR, G. A. R.; VALENTE, T. . JOGOS MATEMÁTICOS E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ALENCAR, G. A. R.. Softwares Educacionais e ambientes Inclusivos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ALENCAR, G. A. R.. Softwares Educacionais e ambientes Inclusivos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ALENCAR, G. A. R.. Consciência fonológica no processo de mediação da alfabetização. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ALENCAR, G. A. R.; CAMARGO, J. S. . A caixa mágica do século XXI: contação de histórias com objetos mágicos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
ALENCAR, G. A. R.. Educação contra o capital. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
ALENCAR, G. A. R.. ?Metodologia dialética na Educação Escolar?. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
ALENCAR, G. A. R.; MIRANDA, M. J. C. . ?Eduacação Especial em escola regular e serviços especializados?. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
ALENCAR, G. A. R.. Recursos alternativos de comunicação aplicados a ambientes escolares. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
ALENCAR, G. A. R.. Educação do Deficiente Mental. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
ALENCAR, G. A. R.. Comunicaçào Alternativa e Ampliada em Ambiente Inclusivo. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
ALENCAR, G. A. R.. XI Semana de Pedagogia - Pedagogia e Compromisso Político. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
ALENCAR, G. A. R.. Deficiência Mental. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
ALENCAR, G. A. R.. Sistemas de Comunicação Alternativa aplicados a deficiência mental. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
ALENCAR, G. A. R.. A introdução da Comunicação Alternativa em ambiente escolar. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
ALENCAR, G. A. R.. Alfabetização e Deficiência Mental. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
ALENCAR, G. A. R.. Movimentos de Inclusão no Brasil/Profissionalização do Deficiente - II Seminário de Educação Especial. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
ALENCAR, G. A. R.. O fazer pedagógico enquanto realização do ensino. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
ALENCAR, G. A. R.; OLIVEIRA, M. M. N. S. ; SANTOS, B. F. C. . Alfabetizando. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARROCO, S. M. S.; FACCI, M. G. D.; ALENCAR, G. A. R.. Participação em banca de Meire da Fonseca Bifon. Superdotação numa perspectiva histórico-cultural: em busca de uma proposta humanizadora. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Educação Especial Em Contexto de) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
ALENCAR, G. A. R.. Participação em banca de Raquel Aparecida de Souza Silva. O Deficiente Mental no Mercado de Trabalho. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Educação Especial Formação Integr) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul.

3.
ALENCAR, G. A. R.. Participação em banca de Rosemary Garcia Duarte Ribeiro. Autismo Infantil. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Educação Especial Formação Integr) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul.

4.
ALENCAR, G. A. R.. Participação em banca de Márcia Regina Custódio. Inclusão ou Exclusão do Deficiente Mental na Educação sob a Ótica da Lei. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Educação Especial Formação Integr) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul.

5.
ALENCAR, G. A. R.. Participação em banca de Luciana Gonçalves. A hiperatividade no contexto da Educação Especial. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Educação Especial Formação Integr) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul.

6.
ALENCAR, G. A. R.. Participação em banca de Eliane de Fátima Lustosa Almeida. Referências sobre a inclusão escolar do deficiente auditivo na visão do professor. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Educação Especial Sob o Enfoque d) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

7.
ALENCAR, G. A. R.. Participação em banca de Telma Guimarães Couto Vieira. Os benefícios da Educação Física para Deficientes Mentais. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Educação Especial Formação Integr) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul.

8.
ALENCAR, G. A. R.. Participação em banca de Iraci Bispo de Oliveira. A importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem junto aos portadores de necessidades especiais. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Educação Especial Formação Integr) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ALENCAR, G. A. R.. Membro de Comissão Científica da XII Semana de Pedagogia e III Fórum de Educação Infantil. 2005. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
ALENCAR, G. A. R.. Membro de Comissão Científica da XII Semana de Pedagogia e II Fórum de Educação Infantil - Políticas educacionais: um balanço da última década. 2004. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

3.
ALENCAR, G. A. R.. Banca examinadora do teste seletivo para admissão de professores colaboradores. 2004. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

4.
ALENCAR, G. A. R.. Membro de Comissão Científica da XI Semana de Pedagogia - Pedagogia e Compromisso Político. 2003. Universidade Estadual do Centro-Oeste.

5.
ALENCAR, G. A. R.. Membro de Comissão Científica do I Seminário Internacional de Educação. 2001. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação BRasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Deficiência Intelectual: apropriação de conceitos e linguagem. 2010. (Congresso).

2.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação BRasileira de Pesquisadores em Educação Especial. do defeito à compensação. 2010. (Congresso).

3.
IV Congresso Brasileiro de Educação Especial e VI Encontro da Associação BRasileira de Pesquisadores em Educação Especial. A mediação dialética na alfabetização de deficientes intelectuais. 2010. (Congresso).

4.
III CIPSI - CONGRESSO INTERNACIONAL E IX SEMANA DE PSICOLOGIA ? Coletividade e Subjetividade na sociedade Contemporânea. Interação e mediação para incluir pessoas com necessidades especiais: uma proposta interdisciplinar. 2007. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALENCAR, G. A. R.. II encontro de Pesquisa em Educação - V Jornada de Prática de Ensino - XIV Semana de Pesquisa da UEM: Violência na escola e da escola. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Fabiana Figueiredo Rodrigues. A Psicomotricidade na reabilitação de crianças com deficiência mental. 2005. 57 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Educação Especial) - Sociedade Nacional de Educação Ciências E Tecnologia. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

2.
Fátima Aparecida Martins Dalisco. síndrome de Down e Alfabetização: um enfoque construtivista. 2005. 49 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Educação Especial) - Sociedade Nacional de Educação Ciências E Tecnologia. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

3.
Izilda Carvalho Nolêto e Silva. Surdez e Intervenção Pedagógica. 2005. 60 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Educação Especial Em Contexto de) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

4.
Dulcilene Gomes Beatto Morelli. Autismo e Possibilidades de Atendimento Escolar. 2005. 37 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Educação Especial Formação Integr) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

5.
Eliane Girotto. Recursos Didáticos: Possibilidades de aplicação junto a deficientes visuais. 2004. 41 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Educação Especial) - Sociedade Nacional de Educação Ciências E Tecnologia. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

6.
Regiane Peteck Bragueto. O papel da arte na educação especial. 2004. 39 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Educação Especial) - Sociedade Nacional de Educação Ciências E Tecnologia. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

7.
Flávia Andrea de Almeida Bezerra. A educação do portador da síndrome de Down. 2004. 43 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Educação Especial) - Sociedade Nacional de Educação Ciências E Tecnologia. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

8.
Wagner Roberto Bossa. Síndrome de Down e Equoterapia: uma intervenção possível. 2004. 39 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Educação Especial) - Sociedade Nacional de Educação Ciências E Tecnologia. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

9.
Vilma Aparecida Herling. Sala de Recursos: da teoria a prática pedagógica. 2004. 61 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Educação Especial Em Contexto de) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

10.
Maria José de Góis. Estimulação Precoce e Síndrome de Down: reflexões de uma professora. 2004. 47 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Educação Especial Em Contexto de) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

11.
Micheli Pedraça Gonçalvez. Crianças com Síndrome do Autismo. 2004. 46 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Educação Especial Formação Integr) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

12.
Telmaa martins. Inclusão escolar dos alunos com Síndrome de Down. 2004. 58 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Educação Especial Formação Integr) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

13.
Mara Regina Garcia Lima Reckk. A Educaçào do Deficiente Visual. 2004. 46 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Educação Especial) - Sociedade Nacional de Educação Ciências E Tecnologia. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thaísa Cristina Machorski. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Visões e concepções dos professores da rede regular de ensino. 2005. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

2.
Marilene Aparecida de Lima. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Visões e concepções dos professores da rede regular de ensino. 2005. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

3.
Elizabete do Rocio Antonichen. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Visões e concepções dos professores da rede regular de ensino. 2005. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

4.
Susana do Carmo Ribeiro. Percepções sócio-interacionistas da alfabetização e letramento na Educação Infantil. 2005. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

5.
Daiana Felski Siqueira. Percepções sócio-interacionistas da alfabetização e letramento na Educação Infantil. 2005. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

Iniciação científica
1.
Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar. LIMITES E POSSIBILIDADES DE ALFABETIZAÇÃO DE DEFICIENTES MENTAIS. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogioa) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

2.
Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar. PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNOS INVASIVOS DE DESENVOLVIMENTO E HABILIDADES EMOCIONAIS. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogioa) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.

3.
Maria de Jesus C. Miranda e Gizeli A. Ribeiro de Alencar. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL DA DEFICIÊNCIA MENTAL EM DIFERENTES MOMENTOS DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogioa) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 14:57:19