Jose Ayron Lira dos Anjos

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  • Última atualização do currículo em 19/01/2019


Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pibid, metodologias ativas de aprendizagem, ensino de química e jogos didáticos. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e participa do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC) e é Coordenador do Núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Estudo de Jogos no Ensino (NIDEJE). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jose Ayron Lira dos Anjos
Nome em citações bibliográficas
ANJOS, J. A. L.;DOS ANJOS, JOSÉ AYRON LIRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste.
Rodovia BR 104, Km 59, s/n, Sítio Juriti, Zona Rural
55002-970 - Caruaru, PE - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2008
Doutorado em Química.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Estudo Mecanístico da Síntese de Alquilfenilselenetos pela reação tipo Zn-Barbier em Meio Aquoso, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Lothar Wilhelm Bieber.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Alquilfenilselenetos; Reação de Barbier; Mecanismo de reação; relógios radicalares.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Físico-Química Orgânica.
2001 - 2002
Mestrado em Química.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Estudo mecanístico da síntese de alquilfenilselenetos pela reação tipo Zn-Barbier em meio aquoso,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Lothar Wilhelm Bieber.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Reação de Barbier; Mecanismo de reação; relógios radicalares.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Química de Organometálicos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Novas Metodologias Sintéticas.
1994 - 2000
Graduação em Química.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Reação de Barbier em meio aquoso para substratos não convencionais.
Orientador: Lothar W Bieber.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1991 - 2001
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco, CEFET/PE, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2005
Especialização em Ensino de Ciências. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministra aulas de Química Geral, Laboratório de Química, Metodologia do Ensino de Química II e Estágio Supervisionado I no curso de Química-Licenciatura.

Vínculo institucional

2001 - 2008
Vínculo: Aluno de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Estágio à Docência, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio à Docência na disciplina de Química Orgânica Experimental, ministrada pelo Profº Rajendra Mohan Srivastava, oferecida no Departamento de Química Fundamental aos alunos do curso de Química da UFPE.

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica / Auxiliar Técnico, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalho: Novas Metodologias Sintéticas envolvendo a reação de Barbier em meio aquoso; Orientação: Lothar W. Bieber; Laboratório de Produtos Naturais e Novas Metodologias Sintéticas-DQF-CCEN-UFPE

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor de Química, Carga horária: 10
Outras informações
Monitoria de Química nas disciplinas de Química Experimental L4 (Físico- Química) e Química Experimental L6 (Orgânica), oferecida no Departamento de Química Fundamental (DQF) aos alunos do curso de Licenciatura em Química da UFPE.

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica / Auxiliar Técnico, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalho: Estudo da cinética da redução de oxigênio na superfície de eletrodos de disco rotatório; Orientação: Flamarion B. Diniz; Laboratório de Eletroquímica - DQF - CCEN - UFPE.

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor de Química, Carga horária: 10
Outras informações
Monitoria de Química na disciplina de Química Experimental L2 (Química Geral), oferecida no Departamento de Química Fundamental (DQF) aos alunos do curso de Licenciatura em Química da UFPE.

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica / Auxiliar Técnico, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalho: Síntese de complexos luminescentes de Európio; Orientação: Joachim Demnitz; Laboratório: BSTR - DQF- CCEN - UFPE.

Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica / Auxiliar Técnico, Carga horária: 30
Outras informações
trabalho: Síntese Total Assimétrica de Produtos Naturais Bioativos (Cordiaquinona A); Orientação Lothar W. Bieber; Laboratório de Produtos Naturais e Novas Metodologias Sintéticas-DQF-CCEN-UFPE

Atividades

02/2012 - Atual
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado I
Metodologia do Ensino de Química II
08/2011 - Atual
Direção e administração, Centro Acadêmico do Agreste, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de Química
Química Geral I
02/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Geral I
1/2006 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e da Natureza, .

Linhas de pesquisa
Ensino de Química
1/2001 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e da Natureza, .

12/2007 - 10/2008
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Experimental L2
Química Experimental L1
Química Experimental L6
12/2007 - 10/2008
Ensino, Bacharelado em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Geral Experimental 2
Química Geral Experimental 1
12/2007 - 10/2008
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Geral Experimental 2
Química Geral Experimental 1
6/2007 - 9/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Química.

05/2007 - 11/2007
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Experimental L2 (Química Geral)
Química Experimental L6 (Química Orgânica)
05/2007 - 11/2007
Ensino, Bacharelado em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Orgânica Experimental
11/2006 - 04/2007
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Experimental L5 (físico-química e eletroquímica)
11/2006 - 04/2007
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Geral Experimental 1
1/2005 - 7/2005
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Orgânica Experimental
2/2000 - 12/2000
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Centro de Ciências Exatas e da Natureza.

Atividade realizada
Novas Metodologias Sintéticas envolvendo a reação de Barbier em meio aquoso.
1/2000 - 12/2000
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Experimental L4 (Físico-Química)
Química Experimental L6 (Química Orgânica)
6/1999 - 1/2000
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Centro de Ciências Exatas e da Natureza.

Atividade realizada
Estudo da cinética da redução de oxigênio na superfície de eletrodos de disco rotatório.
1/1999 - 12/1999
Ensino, Licenciatura Em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Experimental L2 (Química Geral)
1/1998 - 12/1998
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Centro de Ciências Exatas e da Natureza.

Atividade realizada
Síntese de complexos luminescentes de Európio.
6/1995 - 12/1997
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Centro de Ciências Exatas e da Natureza.

Atividade realizada
Síntese Total Assimétrica de Produtos Naturais Bioativos (Cordiaquinona A);.

Universidade Salgado de Oliveira (Campus Recife), UNIVERSO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 28
Outras informações
Ministrou aulas de Química Geral, Química Orgânica, Refino de Petróleo, Processamento e tratamento de Gás Natural e Produtos de Petróleo para o curso de Tecnologia em Petróleo e Gás Natural. Ministrou aulas de Química Geral e Corrosão para o curso de Engenharia de Produção

Atividades

8/2008 - Atual
Ensino, Tecnologia em Petróleo e Gás, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Integrador 1 (Metodologia de Pesquisa)
Produtos de Petróleo
Noções de Tratamento e Processamento de Gás Natural
Refino de Petróleo
Química Orgânica Aplicada
Química 1
8/2008 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Corrosão e Proteção dos Materiais
Química 1

Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

3/2009 - Atual
Ensino, Curso de Especialização em Petróleo e Gás, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Refino
Química Orgânica


Linhas de pesquisa


1.
Novas Metodologias Sintéticas e Determinação do Mecanismo da Reação tipo Zn-Barbier em meio aquoso
2.
Estudo e aprimoramento de rota de síntese de óleos básicos biodegradáveis a partir do óleo da mamona
3.
Ensino de Química

Objetivo: Desenvolver pesquisas na área de ensino-aprendizagem em geral na área de Ciências Naturais, em particular na área de Química, nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Universitário, atuando nas áreas de: I) Metodologias Ativas de Aprendizagem; II) Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Ciências; III) Aprendizagem Significativa; IV) Formação inicial e continuada de professores; V) Utilização de novas tecnologias no ensino; VI) Elaboração de estratégias pedagógicas contextualizadas na perspectiva da abordagem de CTSA.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Metodologia Ativa; jogo didático; função social; sociointeracionismo; Aprendizagem Significativa Crítica.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
ANÁLISE DAS INTERAÇÕES DIALÓGICAS E SOCIAIS PROMOVIDAS NO ATO DE JOGAR E AVALIAÇÃO DE SUAS POTENCIALIDADES COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Descrição: Mensurar e analisar as interações dialógicas e sociais presentes no decorrer de jogos educativos aplicados em sala de aula, compreender a dinâmica dessas interações e avaliar de suas potencialidades como estratégia de desenvolvimento de habilidades e atitudes além da aprendizagem de conhecimentos de química..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Jose Ayron Lira dos Anjos - Coordenador / Ricardo Lima Guimarães - Integrante / João Roberto Ratis Tenório - Integrante / Ana Paula Freitas da Silva - Integrante.
Número de orientações: 2
2013 - Atual
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA BASEADA EM PROJETOS ? ABORDANDO A TEMÁTICA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL
Descrição: O fraco desempenho dos estudantes da Educação Básica, principalmente a pública, nas diversas avaliações, nacionais e internacionais relacionadas à aprendizagem em Ciências e Matemática, recai sobre vários fatores, dentre eles a abordagem conteudista e fora de contexto adotada nas disciplinas de ciências e matemática. Além disso, no cenário de um mundo globalizado, impõe-se como condição para formação de um cidadão contemporâneo capaz de contribuir efetivamente para o desenvolvimento econômico e social da nação, que a Educação Científica, recebida pela população na Educação Básica, propicie aos jovens e crianças a compreensão desse mundo científico, a capacidade de discuti-lo e tomar decisões cientificamente embasadas em sua vida cotidiana e em sua vida em sociedade, ou seja, que se forme um indivíduo cientificamente letrado. O termo Letramento Científico diz respeito aos objetivos e práticas específicas que se pretende alcançar com a Educação Científica. Para tanto, é necessário que os currículos e a metodologia em sala de aula sejam atualizados. As ciências podem e devem ser ensinadas, baseadas em investigação, desde as primeiras séries escolares. Desta forma, a fim de enfatizar os objetivos formativos e promover competências, é imprescindível que os conhecimentos se apresentem como desafios cuja solução, por parte dos alunos, envolva a mobilização de recursos cognitivos, investimento pessoal e perseverança para uma tomada de decisão, estabelecimento de conexões entre conceitos e conhecimentos presentes em sua vivência cotidiana, desenvolvimento do espírito de cooperação, de solidariedade e de responsabilidade. A aprendizagem baseada em projetos se organiza em torno de tarefas complexas, que visam envolver o estudante na resolução de questões ou problemas desafiadores, de forma a conduzi-lo a atividades investigativas, dando-lhe a oportunidade de trabalhar autonomamente e de desenvolver a tomada de decisão. Entretanto, a realização de investigação de assunto cientí.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Jose Ayron Lira dos Anjos - Coordenador / Kátia Calligaris Rodrigues - Integrante / Kátia Cunha - Integrante / Maria Maciel Rocha dos Anjos - Integrante.
2012 - 2016
Desenvolvimento e Análise de Propostas de Educação Científica Baseada em Projetos
Descrição: Educação Científica Baseada em Projetos pressupõe a perspectiva de trabalho colaborativo, utilizando metodologias participativas, e formando o aluno para desempenhar um papel ativo na busca do saber. A presente proposta organiza a aprendizagem em torno de um projeto, que se baseia em um problema desafiador, tecnologicamente inovador, e com grande poder interdisciplinar. Desta forma, buscar-se-á envolver o estudante no entendimento do problema e na sua resolução, ajudando-o a desenvolver, além da aprendizagem conceitual, as aprendizagens procedimental e atitudinal. Por outro lado, a elaboração do projeto, o desenvolvimento de instrumentos de avaliação da aprendizagem, a aplicação e acompanhamento do projeto serão realizados por estudantes das Licenciaturas em Física, Química e Matemática, contribuindo para sua formação inicial como educadores. Desta forma, a presente proposta de Educação Cientifica Baseada em Projetos contribui para a qualidade da Educação Científica envolvendo estudantes da Educação Básica, aperfeiçoando a formação inicial de futuros educadores do ensino público e proporcionando novos conhecimentos para a área de Formação Docente...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Jose Ayron Lira dos Anjos - Integrante / Kátia Calligaris Rodrigues - Coordenador / Kátia Cunha - Integrante.
2011 - 2016
Produção de biolubrificantes a partir de óleos vegetais extraídos do caroço e casca de frutas, a partir de gorduras animais extraídos do sebo e banha animal e a partir de óleo de fritura
Descrição: A matriz energética verde tem crescido em importância no Brasil e no mundo, diversificando seu leque de alternativas de uso como combustíveis e lubrificantes não tóxicos para os seres humanos e para o ambiente. O biolubrificante é uma alternativa de excelente qualidade aos lubrificantes de origem mineral sendo obtido a partir de: óleos vegetais, gordura animal, óleos e gorduras residuais. Por outro lado as indústrias alimentícias brasileiras produzem resíduos de origem vegetal e animal que poderiam ter uma finalidade mais benéfica ao homem e menos danosa ao meio ambiente. O ácido graxo será isolado a partir da trituração e pesagem da matéria prima oleosa seguida da extração em sistema Sohxlet empregando hexano como solvente, resultando nos extratos hexânico, que em seguida será saponificado, metilado, lavado e seco. Em seguida o ácido graxo será transesterificado a partir da reação com etanol em meio básico, sendo as condições reacionais otimizadas a partir de análise quimiométrica. O biodiesel gerado a partir do procedimento anterior deverá ser em seguida submetido a metodologia a ser desenvolvida e otimizada, por análise quimiométrica, tendo como alvo as modificações estruturais nas insaturações presentes em uma parcela considerável dos ésteres de ácidos graxos utilizados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Jose Ayron Lira dos Anjos - Coordenador.
2011 - 2013
Re-conectando saberes no ensino de química: Proposta de estratégia pedagógica no ensino de reações químicas a partir de material de baixo custo
Descrição: Nosso projeto é propor uma estratégia pedagógica que vislumbre a relação dos conhecimentos: constituição da matéria, reações químicas, seu comportamento e suas representações. Apresentando modelo atômico de Dalton, como um meio de responder a observações experimentais geradas através de atividades de laboratório, facilmente reprodutíveis em sala de aula, em que se apliquem as leis ponderais. E o desenrolar das premissas envolvidas na conceituação de átomo na elaboração dos demais conceitos inter-relacionados e das representações decorrentes dos mesmos. Para isso é sugerido a utilização de modelos moleculares confeccionados a partir de bolas de isopor e palitos de dente para que a manipulação destes modelos possibilitem aos alunos a interpretação a nível atômico-molecular do que é uma reação química e a compreensão do balanceamento das equações químicas neste nível de entendimento evitando o aprendizado mecânico do mesmo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .

Integrantes: Jose Ayron Lira dos Anjos - Coordenador.
2003 - 2008
Mecanismo de Reações e Desenvolvimento Racional de Compostos Organometálicos e Complexos de Metais deTransição para a Catálise Homogênea
Descrição: PROJETO: 25001019036P-5 QUÍMICA - UFPE LINHA DE PESQUISA: Química Quântica, Teórica e Computacional Os objetivos do presente projeto consiste na utilização e desenvolvimento de metodologias teóricas no estudo reações catalíticas promovidas por compostos de metais de transição, bem como no planejamento racional de compostos organometálicos para uso em reações catalíticas homogêneas assimétricas e Polimerização de olefinas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Jose Ayron Lira dos Anjos - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2001 - 2008
Reações organometálicas em água
Descrição: PROJETO: 25001019036P-5 QUÍMICA - UFPE INÍCIO: 2002 (em andamneto) Área de Concentração:QUIMICA ORGANICA São desenvolvidas novas metodolgias para acoplamentos organometálicos entre diversos substratos e haletos orgânicos usando água como solvente atóxico, econômico e ambientalmente benigno. Atualmente são estudados reações de disselenetos, sais de imônio e diazônio, aldeídos e cetonas, compostos notro e nitroso. FINANCIADOR: CNPQ NATUREZA: BOLSA.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Jose Ayron Lira dos Anjos - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA BASEADA EM PROJETOS ? ABORDANDO A TEMÁTICA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL
Descrição: O fraco desempenho dos estudantes da Educação Básica relacionadas à aprendizagem em Ciências e Matemática recai sobre a abordagem conteudista e fora de contexto adotada nestas disciplinas. Impõe-se hoje como condição para formação de um cidadão capaz de contribuir a compreensão desse mundo científico, a capacidade de discuti-lo e tomar decisões cientificamente embasadas em sua vida em sociedade. Para tanto é necessário que os currículos e a metodologia em sala de aula sejam atualizados. As ciências podem e devem ser ensinadas, baseadas em investigação, desde as primeiras séries escolares. A fim de enfatizar os objetivos formativos e promover competências é imprescindível que os conhecimentos se apresentem como desafios cuja solução envolva a mobilização de recursos cognitivos, investimento pessoal e perseverança para uma tomada de decisão, estabelecimento de conexões entre conceitos e conhecimentos presentes em sua vivência cotidiana, desenvolvimento do espírito de cooperação, de solidariedade e de responsabilidade. A aprendizagem baseada em projetos se organiza em torno de tarefas complexas que visam envolver o estudante na resolução de problemas desafiadores para conduzi-lo a atividades investigativas, oportunizando o desenvolvimento das competências supracitadas. Para tal, propomos um projeto baseado em um problema pertinente a sociedade e de forte caráter interdisciplinar, a hipertensão arterial..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .

Integrantes: Jose Ayron Lira dos Anjos - Coordenador / Kátia Calligaris Rodrigues - Integrante / Kátia Cunha - Integrante / Maria Maciel Rocha dos Anjos - Integrante.
2012 - 2013
Trabalhando o Erro para Melhor Acompanhamento da Aprendizagem
Descrição: O erro é um conceito que vem sendo vivenciado pelos professores como algo que precisa ser evitado e descartado do processo de ensino aprendizagem, sem muitas vezes uma análise efetiva de sua razão. Entretanto estudos recentes apontam o erro como uma estratégia de mudança, no sentido que pode ser um grande auxiliador do professor no encontro da melhor proposição que auxilie os alunos em suas aprendizagens, desque se seja analisada a informação que o erro apresenta.Entretanto, como salienta Torre (2007,14): 'Não se trata de transformar em positivo o negativo, mas de valer-se do efeito ou da falha como um instrumento produtivo ou de progresso, reconverter em processo o resultado do erro'. Nesse sentido, buscamos junto com os professores analisar as produções dos alunos a partir dos erros que trazem, classificando-os e a partir do diagnóstico da informação encontrada no erro, propor as intervenções que provoquem aprendizagens efetivas e estratégias inovadora..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) .

Integrantes: Jose Ayron Lira dos Anjos - Integrante / Kátia Calligaris Rodrigues - Integrante / Kátia Cunha - Coordenador.
2012 - Atual
Educação Científica Baseada em Projetos
Descrição: O Programa de Extensão em Educação Científica é um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços) integradas com atividades de pesquisa e de ensino no âmbito da Educação Científica, abarcando desde o Ensino Fundamental até a Formação de Professores em Graduação e Pós-Graduação. Tem caráter orgânico-institucional, pois envolve vários núcleos e centros acadêmicos da UFPE, bem como professores, técnicos e estudantes, todos trabalhando com o objetivo comum de aprimorar a qualidade da Educação Científica da Região. Por ter características multidisciplinares e multidirecionais, é um programa de médio e longo prazo. É um empreendimento que se caracteriza por uma organização estável e por disponibilizar a divulgação científica, artística e cultural produzida nesse período por meio de boletins, artigos, congressos e outras atividades proporcionadas pela universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .

Integrantes: Jose Ayron Lira dos Anjos - Integrante / Kátia Calligaris Rodrigues - Coordenador / Kátia Cunha - Integrante.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA
2017 - Atual
Periódico: Educação Química en Punto de Vista
2016 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Ludus Scientae


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Síntese Orgânica.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Novas Metodologias Sintéticas.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química do Petróleo.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Química de Organometálicos.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Computacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
1º lugar na categoria apresentação oral, IX Jornada Brasileira de Ressonância Magnética.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:3
Total de citações:2
José Ayron Lira dos Anjos  Data: 01/01/2019

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, LIDIANE PEREIRA2018CARVALHO, LIDIANE PEREIRA ; DOS ANJOS, JOSÉ AYRON LIRA ; DE MELO, SEVERINO BARROS . Considerações sobre uma avaliação diagnóstica do conceito de função à luz da Teoria dos Registros de Representações Semióticas. REVEMAT, v. 12, p. 116-132, 2018.

2.
ANJOS, J. A. L.2017 ANJOS, J. A. L.; GUIMARAES, R. L. . Elaboração e validação do jogo do palito no ensino de nomenclatura de compostos orgânicos. Revista Eletrônica Ludus Scientiae (RELuS), v. 1, p. 163-174, 2017.

3.
de Freitas, M. R. V.2016 de Freitas, M. R. V. ; ANJOS, J. A. L. ; GUIMARAES, R. L. . O JOGO DAS REAÇÕES ORGÂNICAS: UM CAMINHO PARA REELABORAÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DO ERRO. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA, v. 2, p. 17-29, 2016.

4.
CUNHA, K. S.2013CUNHA, K. S. ; RODRIGUES, K. C. ; ANJOS, J. A. L. . Investindo na formação inicial do professor-pesquisador. Cadernos de Pedagogia no Ensino Suuperior, v. 24, p. 3-19, 2013.

5.
DOS ANJOS, JOSÉ AYRON LIRA2012DOS ANJOS, JOSÉ AYRON LIRA; BIEBER, LOTHAR WILHELM . Radical intermediates in the Zn-promoted Barbier-type alkylation of diphenyl diselenide in aqueous medium. TETRAHEDRON LETTERS, v. 53, p. 6492-6494, 2012.

6.
ANJOS, J. A. L.2003ANJOS, J. A. L.; SA, A. C. ; M.A.PONTES, G. ; MALVESTITI, I. ; W.BIEBER, L. ; SATANA, S. R. . Reductive Coupling Reaction of Benzil, Allyl and Alkyl Halides in Aqueous Medium Promoted by Zinc. Journal of Brazilian Chemical Society, Brasil, v. 14, p. 429-434, 2003.

Capítulos de livros publicados
1.
ANJOS, J. A. L.. A perenidade na utilização dos jogos como recurso didático para o ensino de ciências. In: Wivian de Paula Ferreira Machado Lapa; Joseane da Conceição Soares da Silva. (Org.). Jogos no ensino de química: fundamentos e aplicações. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 67-72.

2.
ANJOS, J. A. L.; GUIMARAES, R. L. . Potenciais Contribuições do Jogo Didático na Perspectiva da Teoria de Aprendizagem de Gagné. In: Maria das Graças Cleophas; Márlon Hebert Flora Barbosa Soares. (Org.). Didatização Lúdica no Ensino de Química / Ciências Teorias de Aprendizagem e Outras Interfaces. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2018, v. 1, p. 139-149.

3.
ANJOS, J. A. L.; de Freitas, M. R. V. . Jogo didático como um caminho para a reelaboração do conhecimento a partir do erro. In: Wivian de Paula Ferreira Machado Lapa; Joseane da Conceição Soares da Silva. (Org.). Jogos no ensino de química: fundamentos e aplicações. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 75-92.

4.
ANJOS, J. A. L.; SIMOES, S. S. ; CUNHA, K. S. ; RODRIGUES, K. C. . Avaliação do erro e análise do processo metacognitivo na aprendizagem de química orgânica. In: Concesa Caballero Sahelices; Jesús Ángel Meneses Villagra; Marco Antônio Moreira. (Org.). VII Encuentro Internacional sobre Aprendizaje Significativo - V Encuentro Iberoamericano sobre Investigación en Enseñanza de las Ciências. sned.: , 2015, v. , p. 299-311.

5.
CUNHA, K. ; RODRIGUES, K. C. ; ANJOS, J. A. L. ; de Lira . Mapas Conceituais: Uma proposta para a avaliação no componente curricular estruturas algébricas. In: Concesa Caballero Sahelices; Jesús Ángel Meneses Villagra; Marco Antônio Moreira. (Org.). VII Encuentro Internacional sobre Aprendizaje Significativo - V Encuentro Iberoamericano sobre Investigación en Enseñanza de las Ciiencias. sned.Burgos: , 2015, v. sn, p. 603-614.

6.
RODRIGUES, K. C. ; CUNHA, K. S. ; ANJOS, J. A. L. . Reflexão e formação na prática da educação científica baseada em projetos. In: Wellington Pinheiro dos Santos; Jowania Rosas de Melo; Maria Christina de Medeiros Nunes; Edilson Fernandes de Souza. (Org.). Cadernos de Extensão 2014. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2014, v. 3, p. 452-465.

7.
ANJOS, J. A. L.; CUNHA, K. S. ; RODRIGUES, K. C. . Ciclo de Seminários Multidisciplinar como uma alternativa voltada a aproximação das áreas de saber na formação docente. In: Wellington Pinheiro dos Santos; Jowania Rosas de Melo; Maria Christina de Medeiros Nunes; Edilson Fernandes de Souza. (Org.). Cadernos de Extensão 2014. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2014, v. 3, p. 206-215.

8.
CUNHA, K. S. ; ANJOS, J. A. L. ; RODRIGUES, K. C. . Trabalhando o Erro: Formação docente como eixo da extensão. In: Wellington Pinheiro dos Santos; Jowania Rosas de Melo; Maria Christina de Medeiros Nunes; Edilson Fernandes de Souza. (Org.). Cadernos de Extensão 2014. 1ed.Recife: Editora Universitária UFPE, 2014, v. 3, p. 466-477.

9.
ANJOS, J. A. L.; RODRIGUES, K. C. ; CUNHA, K. S. ; BAZANTE, T. M. G. D. . Challenges to Curriculum Reformulation in the Teacher Education. In: Morgado, J.C.; Alves, M. P.; Viana, I.; Ferreira, C.; Seabra, F.; Hattum-Janssen, N.; Pacheco, J. A.. (Org.). European Conference on Curriculum Studies - Future Directions: Uncertainty and Possibility. 1ed.Braga: University of Minho, 2013, v. único, p. 330-334.

10.
ANJOS, M. M. R. ; LIMA, V. X. ; ANJOS, J. A. L. . The preceptorship in team as effectuation mechanism of National medical curriculum guidelines. In: Morgado, J.C.; Alves, M. P.; Viana, I.; Ferreira, C.; Seabra, F.; Hattum-Janssen, N.; Pacheco, J. A.. (Org.). European Conference on Curriculum Studies - Future Directions: Uncertainty and Possibility. 1ed.Braga: University of Minho, 2013, v. único, p. 323-329.

11.
RODRIGUES, K. C. ; ANJOS, J. A. L. ; CUNHA, K. S. . Refexão e Mudança na Formação Inicial do Professor de Ciências. In: Lopes, A.; Cavalcante, M. A. S.; Oliveira, D. A.; Hypólito, A. M.. (Org.). Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. 1ed.Porto: CIIE ? Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2013, v. único, p. 1620-1631.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Pereira, L. L. ; ANJOS, J. A. L. ; de Chiaro, S. . A IMPLEMENTAÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO EM UMA AULA SOBRE RADIOATIVIDADE PARA ESTUDANTES SURDOS: UM ESTUDO DE CASO.. In: Seminário Internacional de Estudios sobre Discurso Y Argumentación (IV SEDiAr), 2018, Buenos Aires. Anais do Seminário Internacional de Estudios sobre Discurso Y Argumentación (IV SEDiAr), 2018.

2.
Pereira, L. L. ; de Chiaro, S. ; ANJOS, J. A. L. . A Construção de Conceitos de Química por Estudantes Surdos Usuários da LIBRAS em um Contexto de Argumentação: Um Estudo de Caso. In: I Congresso Internacional de Inclusion, 2017, Porto de Galinhas. Anais do I Congresso Internacional de Inclusion, 2017. v. 1.

3.
Albuquerque, T. R. ; Pereira, L. L. ; ANJOS, J. A. L. . ANAIS II CONEDU. In: II Congresso Nacional de Educação, 2015, Campina Grande. II CONEDU. Campina Grande: Realize eventos e editora, 2015. v. 2. p. sn-sn.

4.
Silva, J. R. S. ; BAZANTE, T. M. G. D. ; Marinho, E. C. P. ; ANJOS, J. A. L. ; CUNHA, K. S. ; RODRIGUES, K. C. . APRENDIZAGEM ATITUDINAL E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA BASEADA EM PROJETOS. In: 5º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (5ºENAS), 2014, Belém (PA). ANAIS 5º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (5ºENAS), 2014. p. 1060.

5.
RODRIGUES, K. C. ; Silva, R. J. F. ; Rodrigues, R. F. ; ANJOS, J. A. L. . ARGUMENTAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS EM UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE FÍSICA. In: 5º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (5ºENAS), 2014, Belém (PA). ANAIS 5º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (5ºENAS), 2014. p. 1079.

6.
RODRIGUES, K. C. ; Aires, T. T. ; ANJOS, J. A. L. ; CUNHA, K. S. . O PAPEL DO MAPEAMENTO CONCEITUAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO. In: 5º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (5ºENAS), 2014, Belém (PA). ANAIS 5º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (5ºENAS), 2014. p. 1089.

7.
ANJOS, J. A. L.; GUIMARAES, R. L. ; de Freitas, M. R. V. ; Silva, D. O. ; de Lima, S. C. G. ; Vieira, L. M. . Jogo dos palitos ? proposta de jogo como um instrumento favorecedor à construção de saberes procedimentais e atitudinais de Química Orgânica. In: I Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas em Ensino de Química ? I JALEQUIM, 2014, Goiana (GO). ANAIS I Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas em Ensino de Química ? I JALEQUIM, 2014.

8.
PEDROSA, G. G. ; SILVA, S. E. ; GUIMARAES, R. L. ; ANJOS, J. A. L. . Jogo do equilíbrio químico: utilizando o computador para avaliar a aprendizagem do conteúdo de equilíbrio químico no ensino superior. In: 37ª RASBQ - Sociedade Brasileira de Química, 2014, Natal (RN). Anais da 37ª RASBQ - Sociedade Brasileira de Química, 2014.

9.
ANJOS, J. A. L.; CUNHA, K. S. ; RODRIGUES, K. C. ; BAZANTE, T. M. G. D. . Challenges to Curriculum Reformulation in the Teacher Education. In: European Conference on Curriculum Studies, 2013, Braga. European Conference on Curriculum Studies Future Directions: Uncertainty and Possibility, 2013. p. 330-335.

10.
ANJOS, M. M. R. ; LIMA, V. X. ; ANJOS, J. A. L. . The preceptorship in team as a mechanism for effecting of the National Curriculum Guidelines of Medicine. In: European Conference on Curriculum Studies, 2013, Braga. European Conference on Curriculum Studies Future Directions: Uncertainty and Possibility, 2013. p. 323-329.

11.
SOUZA, J. S. A. ; GUIMARAES, R. L. ; ANJOS, J. A. L. . Uso de extratos antociânicos de plantas do agreste pernambucano em práticas didáticas voltadas ao ensino de titulação e solução-tampão. In: 36ª RASBQ - Sociedade Brasileira de Química, 2013, Águas de Lindóia. Anais da 36ª RASBQ - Sociedade Brasileira de Química, 2013.

12.
ANJOS, J. A. L.; RODRIGUES, K. C. ; CUNHA, K. S. . Refexão e Mudança na Formação Inicial do Professor de Ciências. In: II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, 2013, Porto. Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, 2013.

13.
CUNHA, K. S. ; RODRIGUES, K. C. ; ANJOS, J. A. L. . O papel da metodologia da pesquisa na construção da docência. In: XXIX Congreso Alas Chile : Crisis y Emergencias sociales em America Latina, 2013, Santiago. Anais XXIX Congreso Alas Chile: Crisis y Emergencias Sociales en America latina, 2013. v. 1. p. 1-12.

14.
GUIMARAES, C. R. A. ; GUIMARAES, R. L. ; ANJOS, J. A. L. . Elaboração de uma estratégia didática na formação de licenciandos em química envolvendo extratos de flores do agreste de Pernambuco. In: 36ª RASBQ - Sociedade Brasileira de Química, 2013, Águas de Lindóia. Anais da 36ª RASBQ - Sociedade Brasileira de Química, 2013.

15.
GUIMARAES, C. R. A. ; SILVA, E. K. ; GUIMARAES, R. L. ; ANJOS, J. A. L. . Elaboração de uma Estratégia Didática envolvendo extratos de flores típicas do agreste (PE) na pesquisa-ação do pH de materiais do cotidiano - Reflexão sobre a Ação na formação do Licenciando. In: 36ª RASBQ - Sociedade Brasileira de Química, 2013, Águas de Lindóia. Anais da 36ª RASBQ - Sociedade Brasileira de Química, 2013.

16.
SANTOS, C. F. S. ; ANJOS, J. A. L. . REFINARIA DE PETRÓLEO Gal. ABREU E LIMA COMO UM TEMA ESTRUTURADOR NO ENSINO DE QUÍMICA. In: 34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis. Ano Internacional da Química - 2011 Química para um mundo melhor, 2011. p. 55-55.

17.
ANJOS, J. A. L.; BIEBER, Lothar W . Estudo Mecanístico da Síntese de Alquilfenilselenetos, pela reação tipo Zn-Barbier em meio aquoso. In: XXVI Congresso Latinoamericano de Química e 27ª Reunião anual da sociedade Brasileira de química, 2004, Salvador, BA. XXVI Congresso Latinoamericano de Química e 27ª Reunião anual da sociedade Brasileira de química, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ANJOS, J. A. L.; GUIMARAES, R. L. ; Cordeiro, A. M. ; Ferreira, F. S. ; de Melo, A. D. M. ; Queiroz, J. D. S. . Adivinha Qual: Um jogo facilitador da aprendizagem das Funções e Estruturas Orgânicas. In: I Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas em Ensino de Química ? I JALEQUIM, 2014, Goiana (GO). ANAIS I Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas em Ensino de Química ? I JALEQUIM, 2014.

2.
ARAQUAM, S. N. S. ; LIMA, B. S. M. C. ; SILVA, T. V. M. ; SANTOS, J. D. ; ANJOS, J. A. L. . Refletindo Ação do PIBID: Experimentos Simples de Reações Químicas como agente de consolidação e ampliação de conceitos. In: 54o Congresso Brasileiro de Química ? Tema ?Química e Sociedade: Motores da Sustentabilidade?, 2014, Natal (RN). ANAIS 54o Congresso Brasileiro de Química ? Tema ?Química e Sociedade: Motores da Sustentabilidade?, 2014.

3.
Vasconcelos, I. R. ; da Silva, A. G. ; ANJOS, J. A. L. . EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE SEMENTES DE MELÃO POR UM MÉTODO SIMPLES E ESTUDO POR QUIMIOMETRIA DE SEU RENDIMENTO. In: 54o Congresso Brasileiro de Química ? Tema ?Química e Sociedade: Motores da Sustentabilidade?, 2014, Natal (RN). ANAIS 54o Congresso Brasileiro de Química ? Tema ?Química e Sociedade: Motores da Sustentabilidade?, 2014.

4.
ANJOS, J. A. L.; MELO, N. F. ; RODRIGUES, K. C. ; CUNHA, K. S. ; ANJOS, M. M. R. . Abordando a Temática da Hipertensão Arterial por Meio da Educação Científica Baseada em Projetos. In: XIII ENEXT ? Encontro de Extensão Universitária, 2013, Recife. Universidade/ Sociedade em Diálogo: Tradição e Inovação na Extensão Universitária, 2013.

5.
MARCOLINO, P. R. F. ; RODRIGUES, K. C. ; ANJOS, J. A. L. . Educação Científica Baseada em Projetos. In: XII Encontro de Extensão (ENEXT) - UNIVERSIDADE & SOCIEDADE EM DIÁLOGO: Equidade, Diversidade e Políticas Afirmativas, 2012, Recife. Anais do XII Encontro de Extensão (ENEXT) - UNIVERSIDADE & SOCIEDADE EM DIÁLOGO: Equidade, Diversidade e Políticas Afirmativas, 2012.

6.
SOUZA SOBRINHA, I. G. ; ANJOS, J. A. L. ; CUNHA, K. ; LIRA, K. S. ; NASCIMENTO, K. T. O. ; SIMOES, S. S. . Elaboração e aplicação de Jogo Didático como estratégia na melhoria e na regulação do processo de ensino-aprendizagem de química no ensino básico. In: XII Encontro de Extensão (ENEXT) - UNIVERSIDADE & SOCIEDADE EM DIÁLOGO: Equidade, Diversidade e Políticas Afirmativas, 2012, Recife. Anais do XII Encontro de Extensão (ENEXT) - UNIVERSIDADE & SOCIEDADE EM DIÁLOGO: Equidade, Diversidade e Políticas Afirmativas, 2012.

7.
L.LONGO, R. ; ANJOS, J. A. L. ; NEVES FILHO, R. A. ; SRIVASTAVA, R. M. . 1H NMR Chemical Shift Calculations of 1,2,4-Oxadiazol-5-yl with the B3LYP (GIAO)-PCM Method Including the Solvent Effects. In: 11th Nuclear Magnetic Ressonance Users Meeting/Workshop : NMR in South America, 2007, Rio de Janeiro. 11th Nuclear Magnetic Ressonance Users Meeting/Workshop : NMR in South America- Extended Abstracts Book, 2007.

8.
L.LONGO, R. ; SRIVASTAVA, R. M. ; ANJOS, J. A. L. ; NEVES FILHO, R. A. . ESTRUTURAS MOLECULARES E ESPECTROS DE RMN 1H E VIBRACIONAIS DE PROPIONAMIDAS DERIVADAS DO 1,2,4-OXADIÁZOIS OBTIDOS COM O MÉTODO B3LYP. In: IV WORKSHOP em Física Molecular e Espectroscopia, 2006, Salvador. IV WORKSHOP em Física Molecular e Espectroscopia, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. A. ; SANTOS, J. D. ; MELO, N. F. ; ANJOS, J. A. L. . A Importância de uma Regência como Prática de Ensino Aprendizagem no Estágio Supervisionado: Uma Observação das Aulas de Química no 1º ano do Ensino Médio.. In: 12º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2014, Fortaleza. 12 SIMPEQUI Simpósio Brasileiro de Educação Química Sustentabilidade no Ensino, 2014. p. 4022.

2.
Silva, C. D. ; ANJOS, J. A. L. ; Oliveira, M. H. S. ; de Sales, L. B. V. ; Santos, E. F. ; da Silva, E. T. . ÁGUA: TEMA GERADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 12º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2014, Fortaleza. 12 SIMPEQUI Simpósio Brasileiro de Educação Química Sustentabilidade no Ensino, 2014. p. 4191.

3.
da Silva, A. G. ; ANJOS, J. A. L. ; Vasconcelos, I. R. ; Freitas, R. G. ; Batinga, V. T. S. . ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL PARA UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA SOBRE AS FUNÇÕES QUÍMICAS, ÁCIDOS E BASE. In: 12º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2014, Fortaleza. 12 SIMPEQUI Simpósio Brasileiro de Educação Química Sustentabilidade no Ensino, 2014. p. 4198.

4.
da Silva, A. G. ; Vasconcelos, I. R. ; ANJOS, J. A. L. ; Silva, F. A. S. . DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O USO DO BIODIESEL NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA. In: 12º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2014, Fortaleza. 12 SIMPEQUI Simpósio Brasileiro de Educação Química Sustentabilidade no Ensino, 2014. p. 4040.

5.
Silva, T. G. ; Silva, A. S. ; LIIMA, B. S. M. C. ; SANTOS, J. D. ; Silva, M. J. ; Correia, P. D. S. ; ANJOS, J. A. L. . DOMINÓ DAS LIGAÇÕES UM AUXILIO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM.. In: 12º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2014, Fortaleza. 12 SIMPEQUI Simpósio Brasileiro de Educação Química Sustentabilidade no Ensino, 2014. p. 4167.

6.
SANTOS, J. D. ; ANJOS, J. A. L. . JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. In: 12º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2014, Fortaleza. 12 SIMPEQUI Simpósio Brasileiro de Educação Química Sustentabilidade no Ensino, 2014. p. 3946.

7.
Vasconcelos, I. R. ; da Silva, A. G. ; ANJOS, J. A. L. . QUÍMICA AMBIENTAL E QUÍMICA VERDE: CONCEPÇÕES E SUGESTÕES DE METODOLOGIAS DE ENSINO POR LICENCIANDOS EM QUÍMICA. In: 12º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA, 2014, Fortaleza. 12 SIMPEQUI Simpósio Brasileiro de Educação Química Sustentabilidade no Ensino, 2014. p. 4075.

8.
de Freitas, M. R. V. ; SANTOS, J. D. ; SILVA, J. T. ; ANJOS, J. A. L. . Estudo da Solubilidade de Compostos e Funções Orgânicas em Contexto Escolar por Meio de Atividade Experimental: Ação PIBID UFPE/CAA. In: II Encontro de Química e Formação Docente - Departamento de Química (UFRPE), 2014, Recife (PE). ANAIS II Encontro de Química e Formação Docente, 2014.

9.
ANJOS, J. A. L.; MELO, N. F. ; SILVA, J. T. ; SANTOS, J. D. . ABORDAGEM DE REAÇÕES ORGÂNICAS DO TIPO SN2: UMA PROPOSTA DE RECURSOS DIDÁTICOS. In: 53º Congresso Brasileiro de Quimica, 2013, Rio de Janeiro. 53º Congresso Brasileiro de Química - Ampliando Fronteiras, 2013.

10.
ANJOS, J. A. L.; BIEBER, Lothar W . Mechanism of the synthesis of alkylphenylselenides: a study by radical clock. In: 11th Brazilian Meeting on Organic Synthesis, 2005, Canela, RS. 11th Brazilian Meeting on Organic Synthesis, 2005.

11.
ANJOS, J. A. L.; W.BIEBER, L. . Síntese da Cordiaquinona A. In: IV Congresso de Iniciação Científica, 1996, Recife. ANAIS IV Congresso de Iniciação Científica, 1996. v. I. p. 240-240.

Apresentações de Trabalho
1.
Vasconcelos, F.C.G.C. ; GUIMARAES, R. L. ; ANJOS, J. A. L. . A importância da pesquisa científica na formação de professores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ANJOS, J. A. L.; GUIMARAES, R. L. . Engenharia Lúdico-Educativa?: Buscando um saber-fazer compreendido na criação de jogos didáticos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Pereira, L. L. ; ANJOS, J. A. L. ; de Chiaro, S. . A IMPLEMENTAÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO EM UMA AULA SOBRE RADIOATIVIDADE PARA ESTUDANTES SURDOS: UM ESTUDO DE CASO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
MEDEIROS, M. R. G. A. ; SILVA, M. S. F. ; MELO, R. A. ; FERREIRA, V. S. ; ANJOS, J. A. L. . Elaboração do Jogo ?Baralho Químico? como Favorecedor da Aprendizagem de Tabela Periódica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANGUINETO, M. B. C. ; Silva, A.P.F. ; ANJOS, J. A. L. . Concurso de Fotografia: Uma estratégia Metodológica Potencialmente Eficaz para a Construção Significativa de Conhecimento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
HOLANDA, F. V. V. ; GUIMARAES, R. L. ; ANJOS, J. A. L. . Last Chance of Earth: proposta de um RPG (Role Playing Game) didático para o ensino de química. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
GUIMARAES, R. L. ; ANJOS, J. A. L. . Reacionando: um jogo sobre reações orgânicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, G. F. S. ; MARQUES, N. R. S. ; SILVA FILHO, J. R. ; ANJOS, J. A. L. . ?Palpite Orgânico? como ferramenta alternativa para o ensino de Química. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
LIMA, T. A. ; GUIMARAES, R. L. ; ANJOS, J. A. L. . ?Cadê a Função??: proposta de um jogo inclusivo sobre funções orgânicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
ANJOS, J. A. L.. Uso de Jogos Didáticos como Ferramentas Metodológicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
ANJOS, J. A. L.. Vamos falar de jogos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ANJOS, J. A. L.. coordenador na mesa redonda ?Desafios da formação e prática docente na atualidade?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
Pereira, L. L. ; de Chiaro, S. ; ANJOS, J. A. L. . A Construção de Conceitos de Química por Estudantes Surdos Usuários da LIBRAS em um Contexto de Argumentação: Um Estudo de Caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SILVA, C. B. G. ; AMARAL, J. T. S. ; ANJOS, J. A. L. . Juri Químico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MENESES, N. M. ; ALVES, I. R. ; CAVALCANTE, E. J. ; ALBUQUERQUE, G. L. ; GONCALVES, S. ; ANJOS, J. A. L. . Aplicação de jogos didáticos para o aprendizado de Química orgânica - relato de experiência PIBID EREM Bezerros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SILVA, F. R. X. ; ARRUDA, L. C. G. ; SILVA, R. P. ; SILVA, G. B. ; ANJOS, J. A. L. . Relato de Experiência ? Gincana de Química. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
MARQUES, N. R. S. ; SANTOS, G. T. ; CAVALCANTI, J. W. B. ; ZUZART, L. ; ANJOS, J. A. L. . Elaboração de material de apoio multivariado para o Ensino do Princípio de Le Chatelier. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
ANJOS, J. A. L.; CUNHA, K. S. ; RODRIGUES, K. C. ; BAZANTE, T. M. G. D. . Challenges to Curriculum Reformulation in the Teacher Education. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
ANJOS, J. A. L.; RODRIGUES, K. C. ; CUNHA, K. . Refexão e Mudança na Formação Inicial do Professor de Ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
ANJOS, J. A. L.; CUNHA, K. ; RODRIGUES, K. C. . Trabalhando o Erro e Potencializando a Arendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
ANJOS, J. A. L.. Tecnologia do Gás Natural. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Moreira, A. C. L.; ANJOS, J. A. L.; GUIMARAES, R. L.. Participação em banca de Dyovany Otaviano da Silva. A epistemologia dos professores de química em escolas estaduais no agreste pernambucano: Correlações entre prática docente e visões deformadas da ciência. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Sá, R. A.; Batinga, V. T. S.; ANJOS, J. A. L.. Participação em banca de Eduarda Florêncio Santos. Abordagem por projetos de trabalho no ensino de química em escola pública de Caruaru. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)) - Universidade Federal de Pernambuco.

3.
Sá, R. A.; ANJOS, J. A. L.; Rabelo, J. B.. Participação em banca de Luiz Henrique Menezes Caldas. Ensino por investigação: Uma proposta metodológica para atividades formativas de professores de química em uma escola de Caruaru-PE. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
Sá, R. A.; ANJOS, J. A. L.; Freitas, A. P. S.. Participação em banca de Cristiane Felix da Silva Souto. Ensino por investigação: Educação ambiental em escola pública: Reflexões a partir da abordagem de trabalhos por projetos no ensino de Caruaru-PE. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
MENEZES, M. B.; VIANA, K. S. L.; ANJOS, J. A. L.; SOARES, W. A.. Participação em banca de Pâmela Maciel Sobral. Role Playing Game (RPG) Como Método Avaliativo no Processo de Ensino e Aprendizagem de Saberes Matemáticos de Forma Lúdica. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
ANJOS, J. A. L.; Melo, S. B.; Barbosa, E. J. T.; Espíndola, E.B.M.. Participação em banca de Lidiane Pereira de Carvalho. Um estudo das concepções de estudantes do ensino médio sobre o conceito de função com base na teoria dos registros de representações semióticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
ANJOS, J. A. L.; de Chiaro, S.; RODRIGUES, K. C.; Sousa, W.P.A.. Participação em banca de Laerte Leonaldo Pereira. A aprendizagem do conteúdo de radioatividade por estudantes surdos usuários de libras em um contexto de argumentação: Um estudo de caso. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
Silva, P.B.; Cavalcante, P.S.; ANJOS, J. A. L.. Participação em banca de Rosivânia da Silva Andrade. Construindo uma avaliação formativa no ensino de química por meio da teoria da formação das ações mentais por etapas de galperin. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
Sá, R. A.; Freitas, A. P. S.; ANJOS, J. A. L.. Participação em banca de Andréia Severina da Silva. Investigação de práticas experimentais na formação Inicial e continuada de professores de química no agreste pernambucano. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
Campos, A. F.; Firme, R. N.; Silva, M.G. L.; Paula, J. C. F.; ANJOS, J. A. L.. Participação em banca de Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas. O método de estudo de casos mediado pela sala de aula invertida para potencialidade do desenvolvimento da autonomia da aprendizagem durante o processo formativo de futuros professores de química. 2018. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Batinga, V. T. S.; ANJOS, J. A. L.; Sá, R. A.. Participação em banca de Heloiza Helena da Silva Costa.Abordagem sobre solução química em livros didáticos de química do ensino médio aprovados no PNLD/2018: Uma análise a partir do ensino e aprendizagem baseados na resolução de problemas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
Silva, R.D.; ANJOS, J. A. L.; Santos, C.G.. Participação em banca de Jocimara Fabrício dos Reis.Fitoquímica na educação de jovens e adultos: Trabalhando o cotidiano do aluno através de jogos didáticos nas aulas de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão.

3.
Silva, R.D.; Lira, M.M.R.; ANJOS, J. A. L.. Participação em banca de Renata Joaquina de Oliveira Barboza.Os jogos didáticos no processo de apropriação da linguagem química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão.

4.
Freitas, A. P. S.; Silva, A.P.F.; ANJOS, J. A. L.. Participação em banca de Ana Paula Paulino Germano.A influência das abordagens de ensino tradicional e construtivista no processo de aprendizagem do conteúdo de termoquímica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
Freitas, A. P. S.; ANJOS, J. A. L.; Angeiras, J.. Participação em banca de Cynthia Maria de Jesus Lins.O uso da experimentação problematizadora no ensino de cinética química para alunos do ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
Freitas, A. P. S.; ANJOS, J. A. L.; Santos, S.. Participação em banca de Andreza Karine Queiroz de Melo.Contribuições do programa PIBID e do estágio supervisionado ao processo de formação inicial de professores de química no CAA-UFPE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
Tenório, J.R.R.; ANJOS, J. A. L.; Sá, R. A.. Participação em banca de Taynara Vieira de Melo Silva.Mediação Semiótica na construção de significados sobre o conteúdo de radioatividade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
Silva, A.P.F.; ANJOS, J. A. L.; GUIMARAES, R. L.. Participação em banca de Nataly Roberta de Lima Santos.Jogos didáticos no ensino de química Orgânica: Uma proposta metodológica baseada em uma proposição educativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
Angeiras, J.; ANJOS, J. A. L.; Freitas, A. P. S.. Participação em banca de Antonyelle Tamyris Batista.Utilização da Web como ferramenta de pesquisa para o ensino e aprendizagem de cinética química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

10.
Angeiras, J.; ANJOS, J. A. L.. Participação em banca de Gustavo Henrique Lemos de Souza.Categorização de erros em atividades avaliativas sobre as leis termodinâmicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

11.
ANJOS, J. A. L.; RODRIGUES, K. C.; Batinga, V. T. S.. Participação em banca de Manuel Bruno Caetano Sanguineto Santos.Contribuições da metodologia ativa para o processos de aprendizagem do conteúdo de reações químicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

12.
Silva, A.P.F.; ANJOS, J. A. L.. Participação em banca de Diego Luan Gomes de Lima.Evolução do conceito experimentação no curso de química licenciatura do CAA/UFPE e como este impacta na prática docente de seus formandos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

13.
ANJOS, J. A. L.; Tenório, J.R.R.; LEITE, B. S.. Participação em banca de Emmanuel César Silva Marinho Batista.Concepções que influenciam a (não) utilização das tecnologias da informação e comunicação (tics) por professores do município de Belo Jardim-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

14.
ANJOS, J. A. L.; GUIMARAES, R. L.; Vasconcelos, F.C.G.C.. Participação em banca de Noel Félix Melo.Visualizações no ensino de química e sua potencial contribuição ao letramento científico: o que a literatura tem evidenciado no período de 2010 a 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.

15.
Neto, J.E.S.; ANJOS, J. A. L.; Tenório, J.R.R.. Participação em banca de Carla Maria de Jesus da Silva.Jogo de Química II: Elaboração e validação de uma proposta lúdica de ensino de química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TENORIO, A. C.; RODRIGUES, K. C.; ANJOS, J. A. L.. Concurso Público para Docentes do Magistério Superior. Área de Ensino de Física. Edital no 49. 2012. Universidade Federal de Pernambuco.

2.
ANJOS, J. A. L.. Seleção pública simplificada para professor temporário. Área de Ensino de Matemática. Edital no 75. 2011. Universidade Federal de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS - V COINTER PDVL 2018. palestra. 2018. (Congresso).

2.
European Conference on Curriculum Studies. Challenges to Curriculum Reformulation in the Teacher Education. 2013. (Congresso).

3.
II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança.Reflexão e Mudança na Formação Inicial do Professor de Ciências. 2013. (Encontro).

4.
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química. 2012. (Encontro).

5.
34a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. REFINARIA DE PETRÓLEO Gal. ABREU E LIMA COMO UM TEMA ESTRUTURADOR NO ENSINO DE QUÍMICA. 2011. (Congresso).

6.
11th Brazilian Meeting on Organic Synthesis. Congresso Internacional de Síntese Orgânica. 2005. (Congresso).

7.
XXVI Congresso Latinoamericano de Química e 27ª Reunião anual da sociedade Brasileira de química. Congresso. 2004. (Congresso).

8.
III Escola de Verão de São Carlos.III Escola de Verão de São Carlos. 1998. (Outra).

9.
XVII Escola de Verão de São Carlos.XVII Escola de Verão de São Carlos. 1998. (Outra).

10.
IV Congresso de Iniciação Científica. Síntese da Cordiaquinona A. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANJOS, J. A. L.. Jornada de Aprendizagem lúdica (JAL ). 2017. (Congresso).

2.
ANJOS, J. A. L.. Tecnologia do Gás Natural. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Maria Rúbia Viana de Freitas. O uso de jogo didático no ensino de química orgânica como abordagem potencializadora do erro para um processo de (re)construção e apropriação do conhecimento. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Flávia Gymena Silva de Andrade. Investigação das concepções dos professores do curso de enfermagem que subjaz a adoção de determinadas metodologias de ensino em suas práticas de sala de aula. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

3.
Lidiane Pereira de Carvalho. A teoria dos Registros de Representações Semióticas na construção de Aprendizagens Significativas de Conceitos Matemáticos. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Laerte Leonaldo Pereira. Contribuição das Aprendizagens Ativas na Aprendizagem Significativa de Conceitos Científicos à Estudantes Surdos. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Patrícia Mirelle Oliveira dos Santos. TEORIAS DA APRENDIZAGEM: FUNDAMENTAÇÃO MOBILIZADA NA PROPOSIÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NOS ÚLTIMOS 4 ANOS E AS IMPLICAÇÕES NAS POTENCIAIS CONTRIBUIÇÕES. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

2.
João Batista da Silva. Enigma de Áclis: Uma proposta de estudo de caso envolvendo a toxicidade como tema transversal voltado à alfabetização científica de alunos da educação básica. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

3.
Joice Tatiane da Silva. Reflexão Sobre as Potenciais Contribuições dos Jogos Competitivos e dos Cooperativos: Um Estudo de Caso. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

4.
Amanda Gisele da Silva. Uso do Estudo de Caso para promover a Aprendizagem Significativa de um tema Sociocientífico em Licenciandos em Química. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Iago Ramon de Vasconcelos. PRODUÇÃO DE BIOLUBRIFICANTES A PARTIR DE ÓLEOS VEGETAIS EXTRAÍDOS DO CAROÇO DA LARANJA. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Amanda Gisele da Silva. Produção de biolubrificantes a partir de óleos vegetais extraídos do caroço de melão. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Cleiça Rafaela de Almeida Guimarães. Programa de Incentivo a Docência - PIBID. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Antonyelle Tamyris Batista. Programa de Incentivo a Docência - PIBID. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Angela Maria Cordeiro. Programa de Incentivo a Docência - PIBID. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

4.
Diana Maria da Silva. Programa de Incentivo a Docência - PIBID. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
Sandiely Nayara dos Santos Araquam. Programa de Incentivo a Docência - PIBID. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

6.
Jefferson David dos Santos. Programa de Incentivo a Docência - PIBID. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
Noel Félix de Melo. Programa de Incentivo a Docência - PIBID. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

8.
Franciele da Silva. Programa de Incentivo a Docência - PIBID. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

9.
Brunna Stephanye Macedo Coelho de Lima. Programa de Incentivo a Docência - PIBID. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

10.
Felipe de Sousa Ferreira. Programa de Incentivo a Docência - PIBID. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

11.
Maria Rúbia Viana de Freitas. Programa de Incentivo a Docência - PIBID. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

12.
Gilvanice Maria da Silva. Programa de Incentivo a Docência - PIBID. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

13.
Simone da Silva Simões. Programa de Incentivo a Docência - PIBID. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

14.
Taynara Vieira de Melo Silva. Programa de Incentivo a Docência - PIBID. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

15.
José Tatiano da Silva. Programa de Incentivo a Docência - PIBID. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Pernambuco. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lidiane Pereira de Carvalho. Um estudo das concepções de estudantes do ensino médio sobre o conceito de função com base na teoria dos registros de representações semióticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

2.
Laerte Leonaldo Pereira. A aprendizagem do conteúdo de radioatividade por estudantes surdos usuários de libras em um contexto de argumentação: Um estudo de caso. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM)) - Universidade Federal de Pernambuco, . Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
EDUARDO CLEITON DE SANTANA. PRODUÇÃO DE COQUE DE PETRÓLEO. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Petróleo e Gás) - Fundação de Ensino Superior de Olinda. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cariny Brenda Gouveia da Silva. A Importância da Mediação do Professor na Aplicação do Jogo Didático. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

2.
Janaina Maria da Silva. Educação Científica Baseada em projetos na temática da hipertensão arterial. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

3.
Manuel Bruno Caetano Sanguineto Santos. Contribuições da metodologia ativa para o processos de aprendizagem do conteúdo de reações químicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

4.
Emmanuel César Silva Marinho Batista. Concepções que influenciam a (não) utilização das tecnologias da informação e comunicação (tics) por professores do município de Belo Jardim-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

5.
Noel Félix Melo. Visualizações no ensino de química e sua potencial contribuição ao letramento científico: o que a literatura tem evidenciado no período de 2010 a 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

6.
Felipe de Sousa Ferreira. Dificuldades no ensino-aprendizagem de química orgânica no ensino médio numa perspectiva discente e docente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

7.
SIMONE DA SILVA SIMÕES. AVALIAÇÃO DO ERRO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO METACOGNITIVO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

8.
Moniza Pedrosa da Silva. IMPACTOS AMBIENTAIS DO REFINO DE PETRÓLEO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Petróleo e Gás) - Universidade Salgado de Oliveira (Campus Recife). Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

9.
Arlesson Cássio Guimarães e Marcelo da Silveira Gomes. "PLATAFORMA P-51: Aspectos históricos e tecnológicos na indústria OffShore brasileira". 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Petróleo e Gás) - Universidade Salgado de Oliveira (Campus Recife). Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

10.
Liliane Macedo Galiza de Oliveira. Produção do Etanol. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Petróleo e Gás) - Universidade Salgado de Oliveira (Campus Recife). Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

11.
Carlos Fernando Santos. A Refinaria de Petróleo Abreu e Lima como tema estruturador no ensino de química em uma escola local - Uma proposta de abordagem contextualizada como elemento facilitador do ensino e inclusão social. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Química) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

Orientações de outra natureza
1.
Cariny Brenda Gouveia da Silva. Metodologias de ensino e formação de professores. 2017. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

2.
Juliana Thaís da Silva Amaral. Metodologias de ensino e formação de professores. 2017. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

3.
Natalia Moura de Meneses. Metodologias de ensino e formação de professores. 2017. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

4.
Isana Ribeiro Alves. Metodologias de ensino e formação de professores. 2017. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

5.
Elivelton José Cavalcante. Metodologias de ensino e formação de professores. 2017. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

6.
Gilsan Lorrany Albuquerque. Metodologias de ensino e formação de professores. 2017. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

7.
Silwellen Gonçalves. Metodologias de ensino e formação de professores. 2017. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

8.
Flávia Rafaella Xavier Silva. Metodologias de ensino e formação de professores. 2017. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

9.
Luiz Carlos Gomes de Arruda. Metodologias de ensino e formação de professores. 2017. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

10.
Roberta Poliana da Silva. Metodologias de ensino e formação de professores. 2017. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

11.
Gilberto Bezerra da Silva. Metodologias de ensino e formação de professores. 2017. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

12.
Nayally Rayany Soares Marques. Metodologias de ensino e formação de professores. 2017. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

13.
Gilca Terezinha dos Santos. Metodologias de ensino e formação de professores. 2017. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

14.
Jordhan Wyllamys Bezerra Cavalcanti. Metodologias de ensino e formação de professores. 2017. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

15.
Laís Zuzart. Metodologias de ensino e formação de professores. 2017. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

16.
ANTONIA ANCELMO DOS SANTOS. Projeto de Investigação sobre o Panorama Atual da Educação Escolar Indígena (Estudo de Caso Povo Truká). 2012. Orientação de outra natureza. (Curso Preparatório a Pós-Graduação) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.

17.
Karen Santos Lira. Monitoria em Química Geral I. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Jose Ayron Lira dos Anjos.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DOS ANJOS, JOSÉ AYRON LIRA2012DOS ANJOS, JOSÉ AYRON LIRA; BIEBER, LOTHAR WILHELM . Radical intermediates in the Zn-promoted Barbier-type alkylation of diphenyl diselenide in aqueous medium. TETRAHEDRON LETTERS, v. 53, p. 6492-6494, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
ANJOS, J. A. L.; RODRIGUES, K. C. ; CUNHA, K. . Refexão e Mudança na Formação Inicial do Professor de Ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ANJOS, J. A. L.. coordenador na mesa redonda ?Desafios da formação e prática docente na atualidade?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ANJOS, J. A. L.. Tecnologia do Gás Natural. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANJOS, J. A. L.. Tecnologia do Gás Natural. 2011. (Outro).




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