Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza

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  • Última atualização do currículo em 27/03/2018


Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Ciência da Computação pela TELECOM ParisTech em Paris (2008). Sua área de atuação é Teoria dos Autômatos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza
Nome em citações bibliográficas
DE SOUZA, R.;Souza, Rodrigo;SOUZA, Rodrigo de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural de Pernambuco, DEINFO.
Rua Dom Manoel de Medeiros s/n
Dois Irmãos
52171900 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 33206491
URL da Homepage: www.ufrpe.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Ciência da Computação.
TELECOM ParisTech, TELECOM, França.
Título: Etude structurelle des transducteurs de norme bornée, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Jacques Sakarovitch.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2001 - 2004
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Propriedades de algumas classes de relações racionais,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Nami Kobayashi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1997 - 2000
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

03/2015 - Atual
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Teoria da Computação
Algoritmos e Estruturas de Dados
02/2011 - Atual
Direção e administração, DEINFO, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Teoria da Computação
03/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino de Algoritmos
08/2013 - 12/2013
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto e Análise de Algoritmos
03/2013 - 07/2013
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Avançados em Teoria da Computação
Projeto e Análise de Algoritmos
03/2012 - 07/2012
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Discreta II
Desafios de Programação
08/2011 - 12/2011
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto e Análise de Algoritmos
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de ferramentas
03/2011 - 07/2011
Ensino, Bacharelado em Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Computação
04/2010 - 08/2010
Ensino, Licenciatura em Computação (Educação à Distância), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Algoritmos e Estruturas de Dados
09/2009 - 12/2009
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
04/2009 - 07/2009
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Teoria da Computação
Matemática Discreta

Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Problemas estruturais em modelos formais de Computação
Descrição: O objetivo geral deste projeto é a instalação de uma linha de pesquisa em Teoria da Computação na UFRPE, concentrada na investigação de problemas de fronteira envolvendo certos modelos formais de Computação (autômatos finitos sobre palavras finitas e infinitas, transdutores, sistemas de Lindenmayer, autômatos quânticos), bem como de aplicações desses modelos em alguns problemas reais nas áreas de Biologia Computacional e Inteligência Artificial. Espera-se obter avanços na compreensão de propriedades dos formalismos considerados, através da publicação de resultados inéditos em conferências e jornais estabelecidos (ao menos seis trabalhos, entre comunicações em conferências e artigos em periódicos). Espera-se também que essa pesquisa proporcione a consolidação de um grupo de pesquisas em aspectos teóricos da Computação na UFRPE..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Modelos Fomais de Computação: Alguma Teoria e seu Ensino
Descrição: Na prática, ninguém desconhece o alcance do impacto econômico, social e cultural introduzido pela utilização em larga escala, nas últimas três décadas, dos computadores digitais. Todo indivíduo inserido na sociedade industrial vê seu cotidiano afetado ou facilitado pelo processamento realizado por essas máquinas de calcular. Menos sabido é que o funcionamento desses computadores reais, ou ainda dos algoritmos dos quais os mesmos dependem para realizar uma tarefa com correção e eficácia, equivale ao funcionamento de certos computadores abstratos ou máquinas formais, dispositivos matemáticos, muito mais simples do que um computador, mas que capturam fielmente sua capacidade. O objeto de estudo do presente projeto de pesquisa são essas máquinas formais. Por exemplo, a primeira proposta de um modelo de máquina formal precede a construção de qualquer computador eletrônico. Introduzido pelo matemático britânico Alan Turing em 1936, esse modelo -- uma definição simples envolvendo certos conjuntos e relações -- é atualmente conhecido como máquina de Turing . O fato extraordinário, que se tornou lugar-comum na Ciência da Computação, é que as máquinas de Turing têm, segundo um sentido matemático preciso, o mesmo poder computacional de qualquer computador já construído, por mais complexo e avançado no que se refere a velocidade de processamento. Em igualdade de importância está o fato de que as aplicações práticas desse e de outros modelos mostraram-se prolíficas. A despeito da grande generalidade do tema modelos de computação, os objetivos deste projeto são precisos: ao longo de sua vigência, a pesquisa proposta consistirá no desenvolvimento de um conjunto de ações respeitando-se um equilíbrio entre: a) realização de uma pesquisa de ponta em alguns tópicos da Teoria da Computação na UFRPE, com a obtenção de resultados originais, bem como sua aplicação no desenvolvimento de ferramentas, e publicação em veículos de alta qualidade na área; b) instalação e perpetuação de grupos d.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza - Coordenador / Jacques Sakarovitch - Integrante / Pablo Azevedo - Integrante / Jeane Cecilia Bezerra de Melo - Integrante / Wilson Rosa de Oliveira Jr. - Integrante / Leandro Marques do Nascimento - Integrante / Francisco Luiz dos Santos - Integrante / Maria Aparecida Amorim Sibaldo - Integrante / Tiago Buarque Assunção de Carvalho - Integrante / Leônidas de Oliveira Brandão - Integrante / Said Sadique Adi - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Linguagem Formais e Autômatos.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Computabilidade e Modelos de Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RODRIGUES, S. J. S.2015RODRIGUES, S. J. S. ; DE SOUZA, R. . Desenvolvimento de aplicativo móvel para o ensino de língua inglesa: da pesquisa bibliográfica ao design pedagógico. Tecnologia Educacional, v. 210, p. 63-74, 2015.

2.
Sakarovitch, Jacques2010 Sakarovitch, Jacques ; DE SOUZA, R. . Lexicographic Decomposition of k-Valued Transducers. Theory of Computing Systems, v. 47, p. 758-785, 2010.

3.
DE SOUZA, R.;Souza, Rodrigo;SOUZA, Rodrigo de2009DE SOUZA, R.; KOBAYASHI, N. . A Combinatorial Study of k-Valued Rational Relations. Journal of Automata, Languages and Combinatorics, v. 13, p. 207-231, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DE SOUZA, R.. Sobre as relações racionais intrinsicamente ambíguas. In: XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2017, São Paulo. Anais do XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2017. p. 51-54.

2.
DE SOUZA, R.. Sobre a minimização de transdutores sequenciais. In: XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2016, Porto Alegre. Anais do XXXVI congresso da sociedade brasileira de computação, 2016. p. 840-843.

3.
DE SOUZA, R.. A note on bimachines. In: XIX Brazilian Symposium on Formal Methods (SBMF), 2016, Natal. Escola de Informática Teórica e Métodos Formais (ETMF 2016), 2016. p. 83-92.

4.
DE SOUZA, R.; SILVA, M. C. L. ; ZOBY JUNIOR, L. C. ; MOTTA, M. . Uso de autômatos celulares para simulação da dispersão de poluentes em um canal urbano. In: XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016, Fortaleza. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016.

5.
DE SOUZA, R.; SILVA, M. C. L. ; SANTOS, M. L. S. V. . Construa seu Mundo: uma ferramenta móvel para apoio à aprendizagem colaborativa de Química. In: XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016, Fortaleza. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016.

6.
DE SOUZA, R.; EULALIO, A. D. . Construcionismo, fundamentos teóricos da Computação e Educação a Distância: uma tríade a construir. In: XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2016, São João del-Rei. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2016. p. 1869-1882.

7.
DE SOUZA, R.; SILVA, M. C. L. ; SANTOS, M. L. S. V. . MEIO: M-learning, social networks and gamification for environmental education. In: 8th Euro American Conference on Telematics and Information Systems (EATIS), 2016, Cartagena. 8th Euro American Conference on Telematics and Information Systems (EATIS), 2016.

8.
DE SOUZA, R.; SANTOS, M. L. S. V. ; DINIZ, J. R. B. . Integration of learning management systems with academic management systems using cloud computing. In: 8th Euro American Conference on Telematics and Information Systems (EATIS), 2016, Cartagena. 8th Euro American Conference on Telematics and Information Systems (EATIS), 2016.

9.
EULALIO, A. D. ; DE SOUZA, R. . Web Services: integração de sistemas orientados a serviços com uma proposta de aplicação na EAD. In: XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2015), 2015, Salvador. Anais do XII ESUD, 2015. p. 846-860.

10.
OLIVEIRA, E. R. ; DINIZ, J. R. B. ; SANTOS, M. S. ; DE SOUZA, R. . Mobile Learning: uma nova perspectiva na promoção dos direitos dos consumidores. In: XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2015), 2015, Salvador. Anais do XII ESUD, 2015. p. 319-331.

11.
LEVAY, PAULA ; FALCÃO, TACIANA PONTUAL ; DINIZ, JULIANA ; SOUZA, Rodrigo de . Uma Experiência de Uso de Jogos Digitais como Ferramentas de Apoio para Aprendizagem de Inglês por Crianças. In: XXI Workshop de Informática na Escola, 2015, Maceió, 2015. p. 207-2016.

12.
LEITE, L. S. ; CARVALHO, T. B. A. ; SIBALDO, M. A. A. ; DE SOUZA, R. . Montanha de Chomsky: jogo tutor para auxílio no ensino de Teoria da Computação. In: WEI - XXII Workshop sobre Educação em Computação, CSBC 2014, 2014, Brasília. CSBC 2014 - XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre: SBC, 2014. p. 1390-1399.

13.
DE SOUZA, R.. Uniformisation of Two-Way Transducers. In: Language and Automata Theory and Applications, 7th International Conference (LATA 2013), 2013, Bilbao. Lecture Notes in Computer Science. Berlin: Springer-Verlag, 2013. v. 7810. p. 547-558.

14.
DE SOUZA, R.. On the Decidability of the Equivalence for a Certain Class of Transducers. In: Developments in Language Theory, 2009, Stuttgart. Lecture Notes in Computer Science, 2009. v. 5583. p. 478-489.

15.
SAKAROVITCH, J. ; DE SOUZA, R. . On the decomposition of k-valued rational relations. In: STACS, 2008, Bordeaux. Proceedings of STACS 2008, 2008. p. 621-632.

16.
SAKAROVITCH, J. ; DE SOUZA, R. . On the Decidability of Bounded Valuedness for Transducers. In: Mathematical Foundations of Computer Science, 2008, Torun. Lecture Notes in Computer Science. Berlim: Springer, 2008. v. 5162. p. 588-600.

17.
DE SOUZA, R.. On the Decidability of the Equivalence for k-Valued Transducers. In: Developments in Language Theory, 2008, Kyoto. Lecture Notes in Computer Science. Berlim: Springer, 2008. v. 5257. p. 252-263.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BIONE, A. A. G. ; DE SOUZA, R. . Integrating Moodle with a Postgres-XC cluster database providing high availability and high performance at a low cost. In: E-LEARN 2014 - World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education 2014World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education 2014, 2014, New Orleans. Proceedings of World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education 2014, 2014. v. 2014. p. 1888-1893.

2.
Dyego Carlos Sales de Morais ; Antônio D. P. C. Alencar ; DE SOUZA, R. . Jogo baseado em m-learning e aprendizado tangencial para auxílio ao ensino de Teoria da Computação. In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2011), 2011, Aracaju. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011. p. 554-557.

Apresentações de Trabalho
1.
DE SOUZA, R.. Teoria da Computação: realidades, desafios, abismos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SAKAROVITCH, J. ; DE SOUZA, R. . The lexicographic covering. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
DE SOUZA, R.. Méthode structurelle pour décider si un transducteur est k-valué. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
DE SOUZA, R.; SILVA FILHO, H. R. . Algoritmos e Estruturas de Dados. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro texto para graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SANTOS, F. L.; SALAZAR, D. S. P.; DE SOUZA, R.. Participação em banca de Jorge Luiz de Araujo. Segurança pública ostensiva pernambucana conectada por m-learning. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em EAD) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
SIEBRA, S. A.; DE SOUZA, R.; SILVA, I. M. M.. Participação em banca de Inalda Lucia de Barros. Ambientes virtuais de aprendizagem e TV Digital: integração de ferramentas promovendo a inclusão digital através da Educação à Distância. 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Gestão em Educação à Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
CUNHA FILHO, M.; LIMA, J. B.; DE SOUZA, R.. Participação em banca de Maria Elizabeth de Oliveira da Costa. Educação a Distância, bibliotecas polo e o acesso informacional: um estudo de caso. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em EAD) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MELO, J. C. B.; DE SOUZA, R.; FONSECA, P. G. S.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente I. 2013. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

2.
DE SOUZA, R.; CABRAL, G. G.; FREIRAS, F. L. G.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor da Carreira de Magistério Superior em regime de Dedicação Exclusiva. 2013. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
DEZOTTI, C.; SILVA, D. R. D.; DE SOUZA, R.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente I. 2009. Universidade Federal Rural de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Conferência Internacional SPCE-SEC "A Educação Comparada para Além dos Números". 2016. (Congresso).

2.
XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2015). Construcionismo, fundamentos teóricos da Computação e Educação a Distância: uma tríade a construir. 2015. (Congresso).

3.
Developments in Language Theory. On the Decidability of the Equivalence for a Certain Class of Transducers. 2009. (Congresso).

4.
Developments in Language Theory. On the Decidability of the Equivalence for k-Valued Transducers. 2008. (Congresso).

5.
Mathematical Foundations of Computer Science. On the Decidability of Bounded Valuedness for Transducers. 2008. (Congresso).

6.
STACS. On the decomposition of k-valued rational relations. 2008. (Congresso).

7.
AutoMathA 2007. The lexicographic covering. 2007. (Congresso).

8.
Majecstic 2007 Manifestation des Jeunes Chercheurs en Sciences et Technologies de l'Information et de la Communication. Méthode structurelle pour décider si un transducteur est k-valué. 2007. (Congresso).

9.
Modèles de calcul, Modèles finis et Complexité CMF 2007.Une approche structurelle pour le probleme de décider si un transducteur est k-valué. 2007. (Encontro).

10.
Workshop on Symbolic Dynamics and Coding. 2007. (Oficina).

11.
11th Mons Days of Theoretical Computer Science. 2006. (Congresso).

12.
International school and conference on Combinatorics, Automata and Number Theory. 2006. (Congresso).

13.
CIAA 2005 Tenth International Conference on Implementation and Application of Automata. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DE SOUZA, R.. Primeira maratona de programação da UFRPE. 2011. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Robson Almeida Borges de Freitas. Autenticação de alunos em sistemas de e-learning. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologia e Gestão em Educação à Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

2.
Athos Denis Eulálio. Gestão integrada de processos: ambientes virtuais de aprendizagem e sistemas de gestão acadêmico. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologia e Gestão em Educação à Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).

3.
Maykol Lívio Sampaio Vieira Santos. Rede social ambiental gamificada. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Tecnologia e Gestão em Educação à Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Paula Basto Levay. Jogos digitais no ensino e aprendizagem de Inglês para crianças. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em EAD) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . Orientador: Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza.

2.
Juliana Siqueira Sercundes. Capacitação colaborativa no serviço público: uma proposta para MOOCS. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em EAD) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . Orientador: Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza.

3.
Sarah Jackelliny da Silva Rodrigues. EnglishGap: a plicativo móve l p ara o ensino de Língua Inglesa. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em EAD) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . Orientador: Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza.

4.
Afonso Augusto Guimarães Bione. Solução distribuída de baixo custo para utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em EAD) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, . Orientador: Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza.

Iniciação científica
1.
Igor Victor Lucena do Nascimento. Aplicações do Autômato dos Sufixos em Busca de Padrões. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza.

2.
Danilo Luiz Soares Barbosa. Algoritmos para Construção de Árvores Filogenéticas. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza.

3.
Diogo Felipe Felix de Melo. Sistemas de Lindenmayer: uma investigação da aplicação da teoria das linguagens formais na Botânica. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza.

4.
Antônio Daniel Pavão Coutinho de Alencar. Teoria dos autômatos dos sufixos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza.

Orientações de outra natureza
1.
José Carlos de Andrade Júnior. Redes sociais como ferramenta educacional. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza.

2.
Danilo José da Silva. Impacto do uso de jogos didáticos no ensino de noções fundamentais de Ciência da Computação. 2012. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza.

3.
Marcelo Aguiar Coelho de Moura Silva. Ferramenta de ensino baseada em redes sociais. 2011. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza.

4.
Rodolfo Luan Franco de Oliveira. Maratona de programação no ensino médio. 2011. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza.

5.
Nielson Avelino de Santana. Ferramentas computacionais para o ensino de Matematica no segundo grau. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
RODRIGUES, S. J. S.2015RODRIGUES, S. J. S. ; DE SOUZA, R. . Desenvolvimento de aplicativo móvel para o ensino de língua inglesa: da pesquisa bibliográfica ao design pedagógico. Tecnologia Educacional, v. 210, p. 63-74, 2015.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DE SOUZA, R.. Primeira maratona de programação da UFRPE. 2011. (Concurso).




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