Daniela Rodrigues de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7616631479317166
  • Última atualização do currículo em 24/06/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002) - Área: Didática/ Linha de Pesquisa: Multimídias Sociais e Educação Escolar. Cursa Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO) - Linha de Pesquisa: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. É Professora Efetiva na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (desde fev 2013). Participa do Kadjót - Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação. Integrante do Programa em Nome da Vida, Programa de Extensão da PROEX / PUC GO de fevereiro de 2016 a junho de 2018. Atuou como integrante da equipe pedagógica do Centro de Seleção da UFG (abril 2008 a julho 2014). Participou do Projeto UFG vai à escola (abril 2008 a julho 2014). Atuou como professora, coordenadora e diretora na Educação Infantil e Ensino Fundamental nas Escolas São Francisco de Assis (1989 a 1997) e Escola Recriarte (2000 a 2011). Atuou como professora de Didática e Estágio na Faculdade de Educação da UFG (2006, 2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Superior, especificamente na Formação de Professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniela Rodrigues de Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, Daniela Rodrigues de

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades.
Rua 227
Setor Leste Universitário
74605080 - Goiânia, GO - Brasil
Telefone: (062) 39461626


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Orientador: Joana Peixoto.
1998 - 2002
Mestrado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Representações sobre a Mídia na Educação Infantil,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Elsa Garrido.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: midias.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outro.
1990 - 1994
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em INTROD. AOS FUNDAMENTOS DA PESQUISA SOBRE RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS EDUC. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 20

Atividades

02/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Formação de Professores e Humanidades, .

02/2016 - 06/2018
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil, .

Atividade de extensão realizada
Integrante da equipe de professores do Programa em Nome da Vida (PNV).

Centro de Seleção da UFG, CS UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: professor bolsista/contrato, Enquadramento Funcional: bolsista PROLICEN FUNAPE / PEDAGOGO SENIOR, Carga horária: 20


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: professora substituta, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora na área de Didática e Formação de Professores e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil


Fundação de Apoio à Pesquisa, FUNAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pedagogo Senior, Carga horária: 40


Escola Recriarte, ESCOLARECRI, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2011
Vínculo: Diretora e Coord. Pedagógica, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) PROF., COORD. E DIRETORA, Carga horária: 25
Outras informações
NIVEL: EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Atividades

1/2000 - 12/2011
Direção e administração, Diretoria, .

Cargo ou função
PROFESSORA, DIRETORA E COORDENADORA PEDAGÓGICA.

Escola Sao Francisco de Assis Goiania, ESCOLA SFRASS, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1997
Vínculo: PROFESSORA, Enquadramento Funcional: Outro (especifique)PROFESSORA, Carga horária: 25

Atividades

3/1989 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português, Matemática, Estudos Sociais, Ciências, Educação Artistica
3/1989 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Português, Matemática, Estudos Sociais, Ciências , Educação Artística

Colegio Serra Dourada, CSD, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: coordenadora pedagógica, Enquadramento Funcional: coordenadora pedagógica, Carga horária: 25

Atividades

2/1995 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
NIVEL II GRAU

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Participação Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: estudante/pesquisadora, Carga horária: 4
Outras informações
Participação no Grupo de Pesquisa Kadjót- Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação

Atividades

02/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Goiás - Câmpus Goiânia, .



Linhas de pesquisa


1.
Teorias da Educação e Processos Pedagógicos
2.
Kadjót - Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Possibilidades de acesso, permanência e conclusão com sucesso do ensino superior: um estudo das políticas públicas de financiamento para a educação no estado de Goiás
Descrição: O projeto de pesquisa atual decorre de questões levantadas na tese: O trabalhador-estudante do Ensino Superior Noturno: possibilidades de acesso, permanência com sucesso e formação uma vez que os estudos feitos nos colocaram mais uma vez diante de novos questionamentos que nos conduzem a um novo ponto de partida. As questões que suscitamos à medida que desvelamos a realidade foram sendo substituídas por novas questões, que dada às limitações de tempo não puderam ser respondidas. Há que se debruçar ainda sobre as condições de acesso e formação dos estudantes da classe trabalhadora, de forma que possibilite o prosseguimento da luta em direção de políticas públicas que contemplem as reais necessidades do trabalhador/estudante de acesso e permanência com sucesso no ensino superior. A pesquisa em questão pretende investigar as políticas públicas de financiamento da educação, aplicação de recursos na educação, Programas de Governo e de incentivo como ProUni, FIES e Bolsa Universitária objetivando o entendimento destas políticas públicas como determinantes para o acesso e permanência no Ensino Superior para a classe de menor poder aquisitivo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Daniela Rodrigues de Sousa - Coordenador / Maria Cristina Dutra Mesquita - Integrante / Ráquia Rabelo Rogeri - Integrante / Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto - Integrante / Frederico Dourado Rodrigues Morais - Integrante / João Batista do Nascimento - Integrante.Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Outra.
2008 - 2014
UFG vai à escola
Descrição: O projeto consiste em estabelecer um elo entre a UFG e as escolas de ensino médio, sejam elas públicas, particulares ou conveniadas. O projeto objetiva, por meio de palestras informativas, esclarecer dúvidas acerca da UFG (sua estrutura e funcionamento) e seu processo seletivo. Com esse contato é possível colher dados sobre a imagem que a comunidade escolar (especificamente do ensino médio) tem da UFG e do processo seletivo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA, Daniela Rodrigues de2015 SOUSA, Daniela Rodrigues de; ASSIS, J. S. G. . CIBERINFÂNCIAS; IMPLICAÇÕES DO PROCESSO EVOLUTIVO TECNOLÓGICO PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA NO SÉCULO XXI. ANAIS SIMPÓSIO NACIONAL FAMÍLIAS NA CONTEMPORANEIDADE, v. 1, p. 129-149, 2015.

2.
SOUSA, Daniela Rodrigues de2014SOUSA, Daniela Rodrigues de; ROGERI, Ráquia Rabelo . FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTO INSTITUCIONAL: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO. Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação, v. 1-2014, p. 1-8, 2014.

3.
SOUSA, Daniela Rodrigues de2014SOUSA, Daniela Rodrigues de; SILVA, Adriana Aparecida R. ; ROGERI, Ráquia Rabelo . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO CRÍTICA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE. I Encontro de Licenciaturas e Pesquisa em Educação, v. 1, p. 1-10, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARDOSO, L. B. A. ; CURADO, M. H. S. ; ALMEIDA, Renato Barros ; SIQUEIRA, R. M. ; SOUSA, Daniela Rodrigues de ; ROGERI, R. R. ; RIBEIRO, P R ; SILVA, Adriana Aparecida R. ; LEÃO, A. M. ; LÔBO, D. C ; SILVEIRA, J. M. ; RAMOS, M L S ; LOURES, P. M. ; CARVALHO, R C ; ALMEIDA, R C ; OLIVEIRA, S S ; NOLETO, S. O. B. . Capítulo: Os saberes da prática e os saberes da teoria: a construção de conceitos científicos no Estágio/ Livro: Estágio e Formação de Professores: concepções, contextos e práticas. 1. ed. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2017. 252pp .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GONZAGA, Núbia Martins ; GOUVÊA, Camilla Nunes de ; SOUSA, Daniela Rodrigues de . Educação para as mídias:a experiência de um estágio. II EDIPE, Goiânia.

Apresentações de Trabalho
1.
PESSOA, Marco A. ; CARVALHO, I. G. M. ; SOUSA, Daniela Rodrigues de ; MORSELLI, V. L. . ?O POTENCIAL TERAPÊUTICO DO TRABALHO COM A TERRA: SEUS FIOS E TRAMAS?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ASSIS, J. S. G. ; SOUSA, Daniela Rodrigues de . CIBERINFÂNCIAS: IMPLICAÇÕES DO PROCESSO EVOLUTIVO TECNOLÓGICO PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA NO SÉCULO XXI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUSA, Daniela Rodrigues de; ROGERI, Ráquia Rabelo . FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTO INSTITUCIONAL: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SILVA, Adriana Aparecida R. ; SOUSA, Daniela Rodrigues de ; ROGERI, Ráquia Rabelo . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO CRÍTICA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA ERA DAS NOVAS TECNOLOGIAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Seminário de Pesquisa Infovias e Educação - Apresentação de Trabalho: Representações Sobre a Mídia na Educação Infantil , no período de 25 de junho em Goiânia-Go. UFG. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Apresentação de Trabalho: Representações sobre a Mídia na Educação Infantil - 54ª Reunião Anual da SBPC no período de 9 de julho em Goiânia-Go. UFG.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SOUSA, Daniela Rodrigues de; GARRIDO, Elsa . Representações sobre as Mídias na Educação Infantil. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. OFICINA: O Uso do Jornal na Sala de Aula - XVI EREPE(Encontro Regional de Estudantes de Pedagogia) -Tema: Quantidade Total e Qualidade Social, no período de 18 a 21 de abril em Brasília-DF. CH 30 h. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. OFICINA : O Uso do Jornal na Sala de Aula -XVII ENEPE (Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia) - Tema: Quantidade Total e Qualidade Social, no período de 20 a 26 de julho em Belém-PA. CH.16h. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. OFICINA O Uso do Jornal na Sala de Aula -VI Semana da Faculdade de Educação da UFG , no período de 16 e 17 de outubro em Goiânia-Go.CH.08 h.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. 9º ENCONTRO DE EXTENSÃO, MOSTRA ACADÊMICO-CIENTÍFICA DA EXTENSÃO, ENCONTRO DE PARCEIROS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA. 2017.

2.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. VII EDIPE - MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA DO GT 09 - DIDÁTICA, PRÁTICAS DE ENSINO E ESTÁGIO. 2017.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Membro da comissão científica do GT 09 - Didática, Práticas de ensino e Estágio. 2017. (VII EDIPE - MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA).

2.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA 9º ENCONTRO DE EXTENSÃO, MOSTRA ACADÊMICO-CIENTÍFICA DA EXTENSÃO, ENCONTRO DE PARCEIROS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA. 2017. (MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA DO 9º ENCONTRO DE ESTUDANTES DA EXTENSÃO).

3.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. PARECERISTA 9º ENCONTRO DE EXTENSÃO, MOSTRA ACADÊMICO-CIENTÍFICA DA EXTENSÃO, ENCONTRO DE PARCEIROS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA. 2017. (PARECERISTA NO 9º ENCONTRO DE ESTUDANTES DA EXTENSÃO).

4.
MORSELLI, V. L. ; CARVALHO, I. G. M. ; SOUSA, Daniela Rodrigues de . Álcool e outras drogas - prevenção, tratamento e políticas públicas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. A EDUCAÇÃO NOS DIAS DE HOJE. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Curso de Extensão de prática de Ensino e Formação Continuada de professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Curso de Extensão de Prática de Ensino e Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Contação de Histórias na 8ª Semana de Práticas Educativas do Curso de Pedagogia da PUC GO. 2016 (APRESENTAÇÃO CULTURAL).

Demais trabalhos
1.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. OUVINDO HISTÓRIAS E REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA. 2015 (Oficina) .

2.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Coordenação do Grupo de estudos para pais e professores. Tema: Tarefa de casa sem segredos. 2011 (Grupo de Estudo) .

3.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Coordenação do Grupo de estudos para pais e professores. Tema: Bullying, identificar e prevenir é o melhor remédio. 2011 (Grupo de Estudo) .

4.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Coordenação do Grupo de estudos para pais e professores. Tema: Avaliação escolar, uma construção de todos os dias. 2011 (Grupo de Estudo) .

5.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Coordenação do Grupo de estudos para pais e professores. Tema: Bichinhos invisíveis, um alerta para a saúde. 2011 (Grupo de Estudo) .

6.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Professora da Oficina: Leitura de Imagens e produção de textos. 2010 (Oficina) .

7.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Coordenação do Grupo de estudos para pais e professores. Tema: Pais e escola - uma parceria que dá certo. 2009 (Grupo de Estudo) .

8.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Coordenação do Grupo de estudos para pais e professores. Tema: Problemas com a tarefa de casa?. 2008 (Grupo de Estudo) .

9.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Coordenação do Grupo de estudos para pais e professores. Tema: Hiperatividade - diagnóstico, tratamento e papel do professor. 2008 (Grupo de Estudo) .

10.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Coordenação do Grupo de Estudo para Pais e Professores-Tema: Drogas: A prevenção começa agora ! no dia 29 de agosto na Escola Recriarte .Goiânia,Go. 2005 (Grupo de Estudo) .

11.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Coordenação do Grupo de Estudo para Pais e Professores -Tema: Sexualidade Infantil no dia 25 de setembro na Escola Recriarte -Goiânia.Go. 2005 (Grupo de Estudo) .

12.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Coordenação do Grupo de Estudo para Pais e Professores -Tema: A Educação Infantil e a Televisão no Centro Educacional São Francisco/Escola Recriarte no dia 05 de junho em Goiânia-Go.. 2001 (Grupo de Estudo) .

13.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Coordenação do Grupo de Estudo para Pais e Professores Tema; Múltiplas Inteligências no Centro Educacional São Francisco /Escola Recriarte no dia 28 de fevereiro em Goiânia-Go.. 2001 (Grupo de Estudo) .

14.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Coordenação do Grupo de Estudo para Pais e Professores - Tema: Permissividade e Imposição de Limites no Centro Educacional São Francisco /Escola Recriarte em Goiânia-Go, no dia 23 de fevereiro.. 2000 (Grupo de Estudo) .

15.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Coordenação do Grupo de Estudo para Pais e Professores Tema: Racismo, no Centro Educacional São Francisco/Escola Recriarte em 24 de março .Goiânia-Go.. 2000 (Grupo de Estudo) .

16.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Coordenação do Grupo de Estudo para Pais e Professores Tema: Criança -Medo e Ansiedade no Centro Educacional São Francisco /Escola Recriarte em 05 de junho .Goiânia-Go. 2000 (Grupo de Estudo) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUSA, Daniela Rodrigues de; ROGERI, Ráquia Rabelo. Participação em banca de ANA CLARA FERNANDES DE SOUSA E MARCELLA FERREIRA RODRIGUES. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO SUPERIOR. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA) - INSTITUTO CONSCIÊNCIA GOIÁS.

2.
SOUSA, Daniela Rodrigues de; ROGERI, Ráquia Rabelo. Participação em banca de PEDRO PAULO PEREIRA BRAGA, CARLOS ROBERTO CARDOSO. O ENSINO SUPERIOR E AS RELAÇÕES COM A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA) - INSTITUTO CONSCIÊNCIA GOIÁS.

3.
SOUSA, Daniela Rodrigues de; ROGERI, Ráquia Rabelo. Participação em banca de SARAH AUGUSTA BRAGA, PEDRO HENRIQUE DE SOUSA MELO. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA) - INSTITUTO CONSCIÊNCIA GOIÁS.

4.
SOUSA, Daniela Rodrigues de; ROGERI, Ráquia Rabelo. Participação em banca de CLEBER BARBOSA GOMES, LUIZ MULLER RODRIGUES COSTA. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: EVOLUÇÃO, CONVERGÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA) - INSTITUTO CONSCIÊNCIA GOIÁS.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUSA, Daniela Rodrigues de; SILVA, Marcos Antônio. Participação em banca de Francisca Wanderlania Roseno de Sousa.GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2.
SILVA, Marcos Antônio; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de Luana de Cássia Mendes.OS JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

3.
SILVEIRA, J. M.; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de Daiana Rodrigues Meira.O PROCESSO DE MEDIAÇÃO NA PERSPECTIVA DE VYGOTSKY. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

4.
COSTA, Adriane Camilo; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de Carolina Staciarini Silva.O CONSUMO DEFLAGRADO PELA TELEVISÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

5.
LEÃO, A. M.; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de Pâmela Cristina Pereira Santos.LETRAMENTO: O CAMINHO PARA A ALFABETIZAÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

6.
SILVEIRA, J. M.; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de Dayane Alves de Oliveira.A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

7.
SILVA, Marcos Antônio; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de Michelly de Andrade carvalho.Percepção da Educação Inclusiva na Atuação dos professores nas Séries Iniciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

8.
SOUSA, Daniela Rodrigues de; CASTANHEIRA, S. F.. Participação em banca de Ana Carolina Gonçalves Ribeiro.A contribuição da música para o desenvolvimento da criança na pré-escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

9.
SILVA, Marcos Antônio; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de Maria Divina de Sousa.Consumo consciente e a educação para a conservação do meio ambiente nos anos iniciais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

10.
MORAIS, F. D. R.; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de VALDOMIRA MACHADO COELHO DE SOUSA.AS CONTRIBUIÇÕES DA RODA DE CONVERSA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

11.
ALMEIDA, Renato Barros; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de JANAÍNA ALVES DOS SANTOS.AS CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO LIVRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

12.
SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de Jéssica George Zago.A concepção de Vygotsky para o desenvolvimento e a aprendizagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

13.
AMADO, S. M. S.; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de Natália Ferreira de Barros.A IMPORTÂNCIA DA AQUISIÇÃO DA ORALIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PRÉ-ESCOLA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

14.
BATISTA, J.; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de Maria Lusdalva de Oliveeira.O PAPEL DA FAMÍLIA E DA ESCOLA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

15.
SOUSA, Daniela Rodrigues de; CASTANHEIRA, S. F.. Participação em banca de Gilmara Gonzaga dos Santos.Leitura e letramento no ensino de ciências naturais: práticas que se entrecruzam. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

16.
SOUSA, Daniela Rodrigues de; CASTANHEIRA, S. F.. Participação em banca de Gilmara Gonzaga dos Santos.Leitura e letramento no ensino de ciências naturais: práticas que se entrecruzam. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

17.
MARTINS, R. K. R.; BUENO, M.; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de RENATA KELLY ROSA MARTINS.TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM: DO DIAGNÓSTICO ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

18.
SOUSA, G. L.; SIQUEIRA, Tereza Cristina Barbo; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de GISSELE LINO DE SOUSA.UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO BULLYING NAS ESCOLAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

19.
PINTO, C. S.; SIQUEIRA, Tereza Cristina Barbo; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de CATIANA DE SOUZA PINTO.A SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

20.
SILVA, E.; CASTANHEIRA, S. F.; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de ELIANE SILVA.A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

21.
CALMON, R. R.; SCAREL, E. B.; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de REJAINE RODRIGUES CALMON.A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

22.
AMORIM, H. C. F.; NASCIMENTO, J. B.; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de HELEN CRISTINA FERNANDES AMORIM.EDUCAÇÃO PARA A MÍDIA TELEVISIVA: possibilidades no fazer pedagógico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

23.
CARVALHO, A. A.; BORGES, R.; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de ADRIANA A. DE CARVALHO.A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS SUJEITOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

24.
ARAUJO, J. R.; CAMILO, A.; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de JACQUELINE RODRIGUES ARAÚJO.A MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

25.
BORBA, L.; PAIVA, W.; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de LORENA BORBA.MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: discutindo a formação do ouvinte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

26.
SILVA, Marcos Antônio; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de CÍNTIA DE CARVALHO MAIA.A GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DA EQUIPE GESTORA DA ESCOLA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

27.
ALMEIDA, Renato Barros; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de CARMEMLÚCIA DE OLIVEIRA DOS SANTOS MONTEIRO.LITERATURA INFANTIL E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: contribuições e relevância na formação da criança de 3 e 4 anos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

28.
SILVA, Marcos Antônio; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de JAINE LOUREDO OLIVEIRA.O LUGAR DA INCLUSÃO NA CRISE DO PARADIGMA EDUCACIONAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

29.
SIQUEIRA, Tereza Cristina Barbo; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de LUANNA ROBERTA DE LIMA CASTRO.DA VIOLÊNCIA AO BULLYING. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

30.
SOUSA, Daniela Rodrigues de; SANTOS, J. V.. Participação em banca de ELIETH NOBRE AMORIM.EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ABANDONADAS EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

31.
PINTO, G. C.; BUENO, M.; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de Grasiane Conceição Pinto.A CONTRIBUIÇÃO DAS BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

32.
ANDRADE, Tânia Miriam; AIEIRO, C. S. V.; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de cláudia dos Santos Veridiano Arieiro.O ensino de matemática na educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

33.
SANTOS, S. B.; ANDRADE, Tânia Miriam; SOUSA, Daniela Rodrigues de. Participação em banca de Sariane Barros dos Santos.A construção do conhecimento matemático e literatura infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

34.
SOUSA, Daniela Rodrigues de; ANDRADE, Tânia Miriam. Participação em banca de Giselle Martins Mendes Xavier.A importância do ensino contextualizado da matemática: para o uso social e vida acadêmica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

35.
SOUSA, Daniela Rodrigues de; ANDRADE, Tânia Miriam. Participação em banca de Cristiane Ferreira Rosa.O desenvolvimento da aprendizagem da matemática numa abordagem sócio-interacionista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

36.
SOUSA, Daniela Rodrigues de; ANDRADE, Tânia Miriam. Participação em banca de Beatriz Marina Ribeiro.A dificuldade da aprendizagem da matemática escolar e a importância dessa ciência na vida cotidiana: uma proposta para superação dessa contradição. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

37.
SOUSA, Daniela Rodrigues de; AIRES, Eliana Gabriel. Participação em banca de Gelaine Souza do Amaral.Aquisição da leitura e escrita de forma significativa para a criança. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

38.
SOUSA, Daniela Rodrigues de; AIRES, Eliana Gabriel. Participação em banca de Vancléia da Costa Camargo Silva.A literatura infantil no contexto pedagógico e sua contribuição na formação de leitores. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, E. D.; FEISTEL, E. C.; SOUSA, Daniela Rodrigues de. PROCESSO SELETIVO DE PESSOAL DOCENTE PARA A ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS - CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 2015. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GEPAPE Colóquio 2017. 2017. (Outra).

2.
JORNADA DA CIDADANIA - MINICURSO Envelhescência.Minicurso: Envelhescência. 2017. (Outra).

3.
JORNADA DA CIDADANIA - MINICURSO Materiais didáticos para educar respeitando as diferenças.Materiais didáticos para educar respeitando as diferenças. 2017. (Outra).

4.
Oficina Pedagógica na Faculdade Assembleiana do Brasil.A razão instrumental e as mudanças curriculares nos cursos de graduação: discutindo a visão utilitarista do ensino. 2017. (Oficina).

5.
Simpósio Internacional de Ensino Desenvolvimental e Didáticas Específicas. 2017. (Simpósio).

6.
8ª Semana de Práticas Educativas do Curso de Pedagogia.Educação como prática social e pedagógica. 2016. (Outra).

7.
7ª SEMANA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO CURSO DE PEDAGOGIA.CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS. 2015. (Oficina).

8.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E GESTORES ACADÊMICOS 16ª ETAPA.COMUNICAÇÃO E VOZ COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS. 2015. (Outra).

9.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E GESTORES ACADÊMICOS 16ª ETAPA.LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E NORMAS INSTITUCIONAIS APLICADAS À ATIVIDADE DOCENTE. 2015. (Outra).

10.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E GESTORES ACADÊMICOS 16ª ETAPA.O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2015. (Outra).

11.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E GESTORES ACADÊMICOS 16ª ETAPA.ELABORAÇÃO DE AVALIAÇÕES INTERDISCIPLINARES. 2015. (Outra).

12.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E GESTORES ACADÊMICOS - 17ª ETAPA.AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PUC GOIÁS. 2015. (Outra).

13.
15ª EDIÇÃO DO PENSAR - CONGRESSO E FEIRA DE EDUCAÇÃO. A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA ERA DAS NOVAS TECNOLOGIAS: O FUTURO DA LITERATURA EM JOGO. 2014. (Congresso).

14.
6ª SEMANA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA PUC GO.CINE DEBATE: FILHOS DO PARAÍSO. 2014. (Outra).

15.
6ª SEMANA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA PUC GO.A HISTÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO. 2014. (Outra).

16.
ELPED - ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2014. (Encontro).

17.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E GESTORES ACADÊMICOS DA PUC GO- 123ª ETAPA.AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: QUAL METODOLOGIA? - PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E GESTORES ACADÊMICOS DA PUC GO. 2014. (Outra).

18.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E GESTORES ACADÊMICOS - 11ª ETAPA.NOÇÕES BÁSICAS DE LIBRAS. 2014. (Outra).

19.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E GESTORES ACADÊMICOS DA PUC GO- 13ª ETAPA.BIBLIOTECA COMO APOIO PEDAGÓGICO. 2014. (Outra).

20.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E GESTORES ACADÊMICOS DA PUC GO- 13ª ETAPA.POLÍTICA DE MONITORIA NA PUC GO. 2014. (Outra).

21.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES E GESTORES ACADÊMICOS DA PUC GO- 13ª ETAPA.AVALIAÇÃO EXTERNA - IMPLICAÇÕES PARA OS CURSOS DA PUC GO. 2014. (Outra).

22.
5ª Semana das Práticas Educativas do Curso de Pedagogia.Oficina Contação de História. 2013. (Oficina).

23.
CONGRESSO PENSAR 2013 - STAND DA PUC GO. A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS. 2013. (Congresso).

24.
Soluções de Língua Portuguesa. 2013. (Outra).

25.
IPUSP - Série de Seminários: O tempo sem qualidades: investigações sobre a temporalidade na era global.. 2012. (Seminário).

26.
II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).Relator do Grupo de Trabalho de "Enfermagem e Psicologia". 2011. (Seminário).

27.
Jornada Brasil Educação 2010 - Palestra Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz?.Bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz?. 2010. (Outra).

28.
Os jogos na matemática. 2010. (Outra).

29.
A arte de contar histórias e Recursos lúdicos na educação. 2009. (Outra).

30.
O Adolescente e a Escolha Profissional.O Processo Seletivo da UFG. 2009. (Outra).

31.
Seminário Processo Seletivo Unificado: Novo ENEM. 2009. (Seminário).

32.
Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusiva. 2006. (Encontro).

33.
XV Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação - UFG.O uso do jornal na sala de aula. 2006. (Simpósio).

34.
I SIMPÓSIO EM EDUCAÇÃO. Tema: Educação como Prática Social e Pedagógica, promovido pela Universidade Católica de Goiás. 2004. (Simpósio).

35.
54ª Reunião Anual da SBPC. 2002. (Outra).

36.
54ª Reunião Anual da SBPC.Representações sobre a Mídia na Educação Infantil. 2002. (Outra).

37.
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2002. (Congresso).

38.
I Jornada Goiana de Síndrome de Down. 2001. (Congresso).

39.
21ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). 1998. (Outra).

40.
Minicurso - Teoria da Pedagogia: os saberes que intervêm na prática docente (oferecido pelo prof Dr Clermont Gauthier). 1998. (Outra).

41.
II Seminário de Pesquisa da USP - HUMANIDADES: A Pesquisa na Avaliação do Método Acadêmico. 1997. (Seminário).

42.
XVI EREPE Encontro Regional dos Estudantes de Pedagogia e Educação. 1997. (Encontro).

43.
Minicurso: A Compreensão do Texto Didático de Ciências, durante a V Semana da Faculdade de Educação da UFG. 1996. (Outra).

44.
Minicurso: História de Goiás para Crianças: desafios e propostas, durante a V Semana da Faculdade de Educação da UFG. 1996. (Outra).

45.
V Semana da Faculdade de Educação - Reforma do Estado, Parâmetros Curriculares e Inovações Tecnológicas: novos desafios. 1996. (Seminário).

46.
Curso: Produção de Textos Didáticos de Ciências oferecido pela UFG. 1994. (Outra).

47.
III Fórum de Educação Ambiental. 1994. (Outra).

48.
Metodologia de Ensino e Universidade: Problemas e Perspectivas. 1994. (Seminário).

49.
Minicurso: Educação Sexual para Pais, durante o evento "A Cidade vai à UFG". 1994. (Outra).

50.
Teatro de Fantoches na Educação Ambiental/ durante o III Fórum de Educação Ambiental, realizado na PUC-SP. 1994. (Oficina).

51.
Minicurso: Origami como recurso didático-pedagógico, durante a Semana da Faculdade de Educação. 1993. (Outra).

52.
Semana da Faculdade de Educação. 1993. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARVALHO, I. G. M. ; SOUSA, Daniela Rodrigues de . 9º Encontro de Estudantes da Extensão, Mostra Acadêmico-científica de Extensão. Encontro de Parceiros na Extensão Universitária. 2017. (Outro).

2.
SIQUEIRA, R. M. ; DUARTE, A. J. ; SCAREL, E. B. ; JESUS, J. C ; SOUSA, Daniela Rodrigues de . XIII Simpósio do Curso de Pedagogia / XVIII Seminário Integrado do PPGE /PUC GO / VI Mostra da Produção Cultural de Discentes e Docentes do Curso de Pedagogia. 2017. (Outro).

3.
SOUSA, Daniela Rodrigues de; ROGERI, Ráquia Rabelo ; CAMILO, A. . XII Simpósio do Curso de Pedagogia da PUC GO; XVII Seminário do PPGE da PUC GO; VII Enconttro do PIBID da PUC GO; XVIII Encontro Nacional da ANFOPE; V Mostra da Produção Cultual de Discentes e Docentes do Curso de Pedagogia da PUC GO. 2016. (Outro).

4.
CARVALHO, I. G. M. ; SOUSA, Daniela Rodrigues de . III Encontro Científico do Programa em Nome da Vida: Atenção Mental do Usuário de Álcool e outras Drogas. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sara Romeiro da Silva. OS CONTOS DE FADAS NA INFÂNCIA: O QUE A PSICANÁLISE TEM A NOS DIZER. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Daniela Rodrigues de Sousa.

2.
Camila Moreira Alves. REFLEXÕES SOBRE O PROFISSIONAL DOCENTE DO SEXO MASCULINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Daniela Rodrigues de Sousa.

3.
Tanise Gonçalves Silveira e Silva. UM POUCO DE MAGIA: A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Daniela Rodrigues de Sousa.

4.
Nayara de Oliveira Souza. O PAPEL DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA SEGUNDO A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Daniela Rodrigues de Sousa.

5.
JAIANE MARQUES DOS SANTOS. WALLON E A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Daniela Rodrigues de Sousa.

6.
KEILA LUZIA CARLOS VIANA. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Daniela Rodrigues de Sousa.

7.
ALICE CHAVES. ERA UMA VEZ...CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Daniela Rodrigues de Sousa.

8.
ANNA PAULA RIBEIRO DE SOUZA. AS CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET E VYGOTSKY PARA A EDUCAÇÃO: continuidades e rupturas em relação às concepções de desenvolvimento e aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Daniela Rodrigues de Sousa.

9.
DANIELE NOLETO MOURA. VIOLÊNCIA ESCOLAR: uma análise do filme Vem Dançar!. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Daniela Rodrigues de Sousa.

10.
GLEICILENE DE OLIVEIRA ALVES. PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LEITURA NA EJA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Daniela Rodrigues de Sousa.

11.
JOCILEIDE DOS SANTOS GUIMARÃES ASSIS. CIBERINFÂNCIAS E EDUCAÇÃO:implicações decorrentes do processo evolutivo tecnológico para a formação da criança no século XXI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Daniela Rodrigues de Sousa.

12.
KELLY DA CRUZ SANTOS. TECENDO OS FIOS SOBRE AS RECONFIGURAÇÕES DAS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E CRIANÇA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Daniela Rodrigues de Sousa.

13.
CELEUSA DIAS FARIA. A MAGIA DO MUNDO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: desenvolvendo as linguagens na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Daniela Rodrigues de Sousa.

14.
THAYRINE FREITAS DO NASCIMENTO. CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Daniela Rodrigues de Sousa.

15.
ALESSANDRA APARECIDA ARANTES DE PAULA. A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Daniela Rodrigues de Sousa.

16.
VERA LÚCIA MARTINS DA CONCEIÇÃO. OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PRESENTES NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (E.C.A.). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Daniela Rodrigues de Sousa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SOUSA, Daniela Rodrigues de2015 SOUSA, Daniela Rodrigues de; ASSIS, J. S. G. . CIBERINFÂNCIAS; IMPLICAÇÕES DO PROCESSO EVOLUTIVO TECNOLÓGICO PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA NO SÉCULO XXI. ANAIS SIMPÓSIO NACIONAL FAMÍLIAS NA CONTEMPORANEIDADE, v. 1, p. 129-149, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
ASSIS, J. S. G. ; SOUSA, Daniela Rodrigues de . CIBERINFÂNCIAS: IMPLICAÇÕES DO PROCESSO EVOLUTIVO TECNOLÓGICO PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA NO SÉCULO XXI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MORSELLI, V. L. ; CARVALHO, I. G. M. ; SOUSA, Daniela Rodrigues de . Álcool e outras drogas - prevenção, tratamento e políticas públicas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 21:38:05