Fernanda Raquel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8562280498341903
  • Última atualização do currículo em 28/02/2018


Doutora e mestre pelo Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, com pesquisa focada nas artes do corpo. Bacharel em Ciências Sociais pela Unicamp. Atriz formada pela Escola de Arte Dramática da USP. Autora do livro "Corpo Artista - estratégias de politização", Ed. Annablume/Fapesp (2011). No ano de 2006 passou temporada de estudos no Japão, pesquisando sobre teatro e dança - especialmente butô, com mestres como Yoshito Ohno e Akira Kasai. Tem experiência na área de Artes e Comunicação, com especial interesse em aspectos interculturais no teatro contemporâneo, estudos sobre o corpo, processos de criação teatral e performance. Participa do Centro de Estudos Orientais (PUC/SP), coordenado pela profa. Christine Greiner desde 2007. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Raquel
Nome em citações bibliográficas
RAQUEL, F.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Emergências do corpo na cena contemporânea - a potência das falhas, desativações e impossibilidades, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Christine Greiner.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: artes cênicas; corpo; interculturalidade; teatro japonês.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2007 - 2009
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A politização de estratégias comunicativas do corpo em experiências performáticas,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Profa. Dra. Christine Greiner.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: comunicação; corpo; artes cênicas; politização.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1997 - 2000
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2003 - 2008
Curso técnico/profissionalizante.
Escola de Arte Dramática - ECA / USP, EAD, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Introdução a Práticas Orientais do Movimento. (Carga horária: 16h).
Centro de Referência da Dança, CRD, Brasil.
2012 - 2012
Oficina de contação de histórias -Ludovic Souliman. (Carga horária: 12h).
Boca do Céu - Encontro Internacional de Contadores de Histórias, BOCA DO CÉU, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de palhaço com Vera Abud. (Carga horária: 20h).
As Meninas do Conto, AS MENINAS, Brasil.
2010 - 2010
Campo de Visão - práticas de improvisação. (Carga horária: 36h).
Cia. Elevador de Teatro Panorâmico, CIA., Brasil.
2010 - 2010
Workshop de Performance com Eleonora Fabião. (Carga horária: 12h).
Teatro de Narradores, TN, Brasil.
2010 - 2010
Butoh-ma com Tadashi Endo. (Carga horária: 20h).
Crisantempo, CRISANTEMPO, Brasil.
2009 - 2009
Aulas de Palhaço com Cristiane Paoli Quito. (Carga horária: 150h).
Espaço, ESPAÇO, Brasil.
2008 - 2008
Residência Artística de Dança Contemporânea. (Carga horária: 167h).
Associação DESABA, DESABA, Brasil.
2007 - 2007
Cinco Histórias e um Segredo: um olhar impermanent. (Carga horária: 10h).
Fundação Japão São Paulo, FJSP, Brasil.
2006 - 2006
Aulas de dança e Eurythmics com Akira Kasai. (Carga horária: 30h).
Tenshikan, TENSHIKAN, Japão.
2006 - 2006
Aulas de Butô com Yoshito Ohno. (Carga horária: 312h).
Kazuo Ohno Dance Studio, KAZUO OHNO, Japão.
2006 - 2006
Treinamento com o grupo Gekidan Kaitaisha. (Carga horária: 156h).
Kanvas, KANVAS, Japão.
2004 - 2004
O Corpo como Fronteira. (Carga horária: 20h).
Lume - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, LUME, Brasil.
2001 - 2001
Workshops sobre clown com Ricardo Puccetti. (Carga horária: 40h).
Lume - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, LUME, Brasil.
2001 - 2001
Assessorias semanais - pesquisa clown com Puccetti. (Carga horária: 368h).
Lume - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, LUME, Brasil.
2001 - 2001
Movimento e Expressão I - disciplina PG/I.Artes. (Carga horária: 135h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 3
Outras informações
Disciplinas: Estudos Críticos do Corpo e Método/Técnica: estudos epistemológicos


Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Artista Orientador, Carga horária: 11


Laramara Associacão Brasileira Assistencia Defic Visual, LARAMARA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Arte educador, Carga horária: 3


Recriarte, RECRIARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor de teatro, Carga horária: 3


Projeto Mestre / Escola Paulista de Direito, EPD, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Metodologia e Didática


Instituto Observatório Social, IOS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico I, Carga horária: 30


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista de Aperf. Técnico, Enquadramento Funcional: Outro (bolsista), Carga horária: 40

Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (bolsista), Carga horária: 20

Atividades

3/2001 - 6/2002
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Bolsista de Aperfeiçoamento Técnico.
11/1997 - 2/2001
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Bolsista de Iniciação Científica.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Revista TKV


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Galáxia: revista transdisciplinar de comunicação, semiótica, cultura


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.


Prêmios e títulos


2012
Melhor atriz de teatro infantil, APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RAQUEL, F.2016RAQUEL, F.; Christine Greiner . Exercícios Políticos de Imaginação - corporalidades na cena brasileira. Pitágoras500, v. 10, p. 78-88, 2016.

2.
RAQUEL, F.2014RAQUEL, F.. Impactos da condição pós-midiática na criação de novos estatutos do corpo para a cena contemporânea. Do corpo:ciências e artes, v. 1, p. 2906-9987-1-PB, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RAQUEL, F.. Corpo Artista - estratégias de politização. 1. ed. São Paulo: Annablume / Fapesp, 2011. v. 1. 258p .

2.
CUNHA, José Marcos Pinto da ; ALMEIDA, Gisele Maria Aparecida de ; RAQUEL, F. ; DUARTE, Fábia Adriana Silveira . A migração no Centro-Oeste Brasileiro no período 1970/96: o esgotamento de um processo de ocupação. Campinas: Núcleo de Estudos da População / UNICAMP, 2002. 168p.p .

Capítulos de livros publicados
1.
RAQUEL, F.. Performatividade: subvertendo corpos e identidades em cena. In: Christine Greiner. (Org.). Leituras de Judith Butler. 1ed.São Paulo: Annablume, 2016, v. , p. 123-137.

2.
RAQUEL, F.; HOGAN, D. J. ; CARMO, R. L. ; TAVOLARO, S. B. F. ; PINTO, L. A. C. G. ; RODRIGUES, I. A. ; FONSECA, H. P. . Um Breve Perfil Ambiental do Estado de São Paulo. In: Daniel Joseph Hogan; José Marcos Pinto da Cunha; Rosana Baeninger; Roberto Luiz do Carmo. (Org.). Migração e Meio Ambiente em Saõ Paulo. Campinas: Núcleo de Estados da População / UNICAMP, 2000, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RAQUEL, F.. Tempo dos outros - corpo e deslocamentos culturais. In: V Congresso Internacional de Comunicação e Cultura, 2016, São Paulo. Anais do V Congresso Internacional de Comunicação e Cultura, 2015.

2.
RAQUEL, F.. Contemporary Theater in Japan: The Group Chelfitsch and the Instability in the Scene. In: The Asian Conference on Arts & Humanities, 2015, Osaka, Japão. Official Conference Proceedings, 2015. p. 675-682.

3.
RAQUEL, F.. Arte Performática na Cena Urbana de Tóquio: o grupo Gekidan Kaitaisha - conexões com a vanguarda e práticas interculturais. In: VII Congresso Internacional de Estudos Japoneses, 2009, São Paulo. Anais do VII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil, 2009.

4.
RAQUEL, F.. Coletivos Temporários: estratégias políticas de criação e organização. In: V Reunião Científica da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2009, São Paulo. Anais da V Reunião Científica da Abrace, 2009.

5.
RAQUEL, F.. O Corpo sem Fronteiras - a hibridação como processo comunicativo no butô de Tatsumi Hijikata. In: V Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil - CIEJ, 2007, Assis. Anais do V Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil - CIEJ e XVIII ENPULLCG - Encontro Nacional de Professores Universitarios de Lingua, Literatura e Cultura Japonesa, 2007.

6.
ALMEIDA, Gisele Maria Aparecida de ; RODRIGUES, Danilo Pitarello ; RAQUEL, F. ; CORTICEIRO, Daniel Banca A. . Mercado de Trabalho e Migração no Centro-Oeste Brasileiro. In: XIII Encontro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, 2002, Ouro Preto. Anais do XIII Encontro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, 2002.

7.
RAQUEL, F.. EIA-RIMAs e ZEEs: reflexões para o meio ambiente. In: Encontro Nacional de Estudos da População, 2000, Caxambu. XII Encontro Nacioanal de Estudos da População, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RAQUEL, F.. Por uma Politização do Corpo. In: V Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2008, Belo Horizonte. ABRACE - V Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RAQUEL, F.. Traços performativos na cena contemporânea - alguns exemplos. In: VIII Congresso da Associação Brasileira dos Pesquisadores de Artes Cênicas, 2015, Belo Horizonte. Memória ABRACE Digital, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
RAQUEL, F.. Os outros de nós mesmos ou o impossível como prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RAQUEL, F.. Pensamento coreográfico como organizador da cena teatral. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RAQUEL, F.. CONTEMPORARY THEATER IN JAPAN: THE GROUP CHELFITSCH AND THE INSTABILITY ON THE SCENE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
RAQUEL, F.. A Cena e o Corpo no Japão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
RAQUEL, F.. Tempo dos outros - corpo e deslocamentos culturais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
RAQUEL, F.. Traços performativos na cena contemporânea - alguns exemplos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
RAQUEL, F.. Teatro e Dança na Escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
RAQUEL, F.. Arte Performática na Cena Urbana de Tóquio: o grupo Gekidan Kaitaisha - conexões com a vanguarda e práticas interculturais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
RAQUEL, F.. A Politização de Estratégias Comunicativas do Corpo em Experiência Performáticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RAQUEL, F.. A politização de estratégias comunicativas do corpo em experiências performáticas: o caso do grupo japonês Gekidan Kaitaisha. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RAQUEL, F.. O Corpo sem Fronteiras - a hibridação como processo comunicativo no butô de Tatsumi Hijikata. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
RAQUEL, F.. ?Dormir, talvez sonhar? ? temporalidade, percepção e resistência. São Paulo: PUC, SP - EDUC, 2016 (Resenha).

2.
RAQUEL, F.. Experiências Artísticas e a Desestabilização do Conceito de Identidade. São Carlos: Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2016 (Resenha).

3.
RAQUEL, F.. Trajetos - Cristian Duarte. São Paulo: SESC, 2012 (Texto de programa de espetáculo).

4.
CUNHA, José Marcos Pinto da ; ALMEIDA, Gisele Maria Aparecida de ; RAQUEL, F. ; CARVALHO, Pollyana de . Diagnósticos Regionais do Estado do Mato Grosso. Campinas: Núcleo de Estudos da População / UNICAMP, 2004 (Texto integral).


Demais tipos de produção técnica
1.
RAQUEL, F.. História e Cultura Asiática. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
VEIGA, João Paulo Cândia ; RAQUEL, F. . Mapa de Empresa: Unilever América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia). 2005. (Relatório de pesquisa).

3.
VEIGA, João Paulo Cândia ; RAQUEL, F. ; RODRIGUES, Vanuzia . Comportamento Social e Trabalhista da Empresa Unilever - Relatório Geral de Observação. 2004. (Relatório de pesquisa).

4.
VEIGA, João Paulo Cândia ; RAQUEL, F. ; CONSOLAÇÃO, Mércia . BASF - Brasil: Estudo de Caso. 2004. (Relatório de pesquisa).

5.
VEIGA, João Paulo Cândia ; RAQUEL, F. . Unilever - Perfil Corporativo. 2003. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
RAQUEL, F.; Carolina Mendonça ; KOHL, R. . Nós, os outros ilesos. 2017. Teatral.

2.
RAQUEL, F.; A Digna Cia . Convescote Pinheiros - 3 Atos por SP. 2017. Teatral.

3.
RAQUEL, F.. Verniz Náutico para Tufos de Cabelo. 2016. Teatral.

4.
Clarice Lima ; Morena Nascimento ; Juliana Moraes ; RAQUEL, F. ; e outros . DPI - Experimento Espetacular. 2013. Coreográfica.

5.
Rodrigo Andreolli ; RAQUEL, F. ; Júlia Rocha . Tentativa de esgotamento [de um ponto de vista]. 2013. Coreográfica.

6.
As Meninas do Conto ; RAQUEL, F. . Bruxas, Bruxas e... mais Bruxas. 2012. Teatral.

7.
Carolina Mendonça ; Bruno Freire ; RAQUEL, F. ; Leandro Berton ; Júlia Rocha . Valparaiso. 2011. Teatral.

8.
As Meninas do Conto ; RAQUEL, F. . Por Que o Mar Tanto Chora. 2011. Teatral.

9.
Bruno Freire ; Carolina Mendonça ; RAQUEL, F. ; Bruno Levorin . HYDRA. 2011. Performática.

10.
RAQUEL, F.; INADEQUADA, C. . Inadequada Futebol Clube. 2010. Teatral.

11.
Cristiane Paoli Quito ; RAQUEL, F. . Ato sem Palavras I. 2009. Teatral.

12.
Alvise Camozzi ; RAQUEL, F. . Yuuki!!! O pequeno Samurai. 2009. Teatral.

13.
Marco Antônio Pâmio ; RAQUEL, F. . Amor e restos humanos. 2008. Teatral.

14.
Tica Lemos ; RAQUEL, F. ; Turma 56 EAD . Peso. 2007. Teatral.

15.
Florência Gil ; RAQUEL, F. . Bem no Meio de Tudo. 2007. Teatral.

16.
Ozenir Ancelmo ; RAQUEL, F. . Viagem ao Centro do Corpo. 2007. Performática.

17.
Victor Ribeiro ; RAQUEL, F. . Em Busca do Céu. 2007. Audiovisual.

18.
Yoshito Ohno ; RAQUEL, F. ; Estudantes Kazuo Ohno Dance Studio . Improvisação Kazuo Ohno Dance Studio. 2006. Coreográfica.

19.
Cristiane Paoli Quito ; RAQUEL, F. ; Turma 55 EAD . Sonhei que um peixe tirava a roupa e ficava nu - palavras entrelaçadas de Clarice Lispector. 2005. Teatral.

20.
Iacov Hillel ; RAQUEL, F. ; Turma 55 EAD . A Ópera do Malandro. 2005. Teatral.

21.
Celso Frateschi ; RAQUEL, F. ; Turma 55 EAD . Macbeth. 2005. Teatral.

22.
Beth Dorgam ; RAQUEL, F. ; Turma 55 EAD . Nossa Cidade. 2004. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
RAQUEL, F.. Experiências JPOP em Perspectiva. 2012 (Mediação de debate com artistas).

2.
RAQUEL, F.. O trabalho do grupo TheatreWorks no espetáculo The Continuum - beyond the killing fields. 2011 (Mediação de debate com artistas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
GREINER, C.; RAQUEL, F.; SALLES, C. A.. Participação em banca de Amanda Marques Pinto. Corpo e ruínas, uma análise das ações performativas de Paula Garcia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RAQUEL, F.; Miller, J.; PINTO, R. N.. Participação em banca de Veronica Pereira Pinto. Mulher? Que corpo é esse? A importância da Técnica Klauss Vianna nas discussões sobre a performatividade do corpoM. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Especialização em Técn Klauss Vianna) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
RAQUEL, F.; Miller, J.; BRAZ, L. C.. Participação em banca de William Paiva da Silva. Voz, uma dança do corpo: a gestualidade vocal como movimento musical de comunicação do corpomídia na Técnica Klauss Vianna. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Especialização em Técn Klauss Vianna) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
PINTO, R. N.; CALORI, M.; RAQUEL, F.. Participação em banca de Marita Cunha Prado. A Importância da preparação Corporal como Suporte para Criação Autônoma dos Gestos do Ator. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Especialização em Técn Klauss Vianna) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
BRAZ, L. C.; Miller, J.; RAQUEL, F.. Participação em banca de Welton Florentino Paranhos da Silva. A relação do ator com o público - contribuições do tópico Presença da Técnica Klauss Vianna. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Especialização em Técn Klauss Vianna) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
NEVES, N.; RAQUEL, F.; Miller, J.. Participação em banca de Isabela Borges Pizani. Estudos para não parar de rodar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Especialização em Técn Klauss Vianna) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
NEVES, N.; Miller, J.; RAQUEL, F.. Participação em banca de Hemilinde Andrade Faustino. A Técnica Klauss Vianna como Referência Investigativa para a Arte de Contar HIstórias. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Especialização em Técn Klauss Vianna) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
NEVES, N.; BRAZ, L. C.; RAQUEL, F.. Participação em banca de Lívia Vilela Taveira. A preparação do aluno-ator por meio da Técnica Klauss Vianna: autonomia e criação. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Especialização em Técn Klauss Vianna) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3 Colóquio em Comunicação e Semiótica.Leituras de Judith Butler. 2016. (Outra).

2.
IV Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA). Pensamento coreográfico como organizador da cena teatral. 2016. (Congresso).

3.
IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE)). Os outros de nós mesmos ou o impossível como prática. 2016. (Congresso).

4.
ACAH 2015 - The Asian Conference on Arts and Humanities. Contemporary Theater in Japan: the group Chelfitsch and the unstability on the scene. 2015. (Congresso).

5.
V Congresso Internacional de Comunicação e Cultura. Tempo dos Outros - corpo e deslocamentos culturais. 2015. (Congresso).

6.
VIII Congresso da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas). Traços performativos na cena contemporânea - alguns exemplos. 2014. (Congresso).

7.
III Simpósio Internacional de Linguagens Educativas: Educação, Mídia e Cultura.Teatro e Dança na Escola. 2010. (Simpósio).

8.
Revolta da Carne. 2009. (Seminário).

9.
VII Congresso Internacional de Estudos Japoneses. Arte Performática na Cena Urbana de Tóquio: o grupo Gekidan Kaitaisha - conexões com a vanguarda e práticas interculturais. 2009. (Congresso).

10.
V Reunião Científica da ABRACE.Coletivos temporários: estratégias políticas de criação e organização. 2009. (Encontro).

11.
ABRACE - V Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Por uma Politização do Corpo. 2008. (Congresso).

12.
ECUM - Encontro Mundial das Artes Cênicas. 2008. (Encontro).

13.
XIII Encontro da Associação Brasileira de Estudos Populacionais.Mercado de Trabalho e Migração no Centro-Oeste Brasileiro. 2002. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Paulo Marcelo Souza Oliveira. Princípios de Klauss Vianna no diálogo entre autonomia e autoria em um processo de criação. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Especialização em Técn Klauss Vianna) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Natasha Curuci de Jesus. Agreste: uma proposta de processo criativo a partir da Técnica Klauss Vianna. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Especialização em Técn Klauss Vianna) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Fernanda Raquel.

2.
Rafaela Camargo Baldo. Sobre a Produção de Espaços: Encontros com a Técnica Klauss Vianna. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Especialização em Técn Klauss Vianna) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Fernanda Raquel.



Outras informações relevantes


Atualmente encontra-se em processo de criação da peça "Insones", contemplado pelo Proac 01/2017, com dramaturgia de Victor Nóvoa e direção de Kiko Marques. Nos últimos anos tem estabelecido parcerias artítisticas fortemente vinculadas à sua pesquisa acadêmica voltada para os processos de criação como atriz e criadora de meios de produção para projetos experimentais, assim como tem atuado junto a coletivos artísticos de dança e teatro.
Em 2016 participou de residência artística com Carolina Bianchi, que tem pesquisado o erotismo feminino nas artes performáticas .Em 2013 participou do encontro-situação com o coreógrafo alemão Thomas Lehman, realizado pelo projeto Lote#2, contemplado pela Lei de Fomento à Dança 2012. No ano de 2012 fez residência artística junto ao Projeto DR para pesquisar O Fim das Grandes Narrativas, contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, 2012. Também em 2012 foi colaboradora nos Laboratórios Coreográficos de Paz Rojo e Cristian Duarte durante o projeto Lote#1, contemplado pela Lei de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo 2011. Em 2012 colaborou com Christine Greiner para a tradução do livro "A Gênese de um Corpo Desconhecido" de Kuniichi Uno, publicado pela n-1 Edições, traduzindo (do francês para o português) dois capítulos: "Variações sobre a Crueldade" e "Dois Teatros". Em 2009 e 2010 coordenou Jams de Improvisação do CCSP, junto à Cia. Inadequada, grupo que que pesquisava o jogo da improvisação entre a dança e o teatro. 
.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 12:57:41