Ana Pires do Prado

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  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Doutora em Antropologia Social e Cultural pela Universidad Autonoma de Barcelona (2006), onde também obteve o mestrado (2003). Graduada e licenciada em Historia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Entre 2008 e 2010 realizou o pós doutorado no IFCS/UFRJ na área de Antropologia. Desde 2011 é professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ. Tem experiência em Antropologia, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas em educação e desigualdades educacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Pires do Prado
Nome em citações bibliográficas
PRADO, A. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.
Avenida Pasteur 250
Urca
20051070 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35798663


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Doutorado em Antropologia Social e Cultural.
Universidad Autonoma de Barcelona, UAB, Espanha.
Título: ?A escola funciona bem?? Participación y descentralización educativa en una favela de Río de Janeiro., Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Silvia Carrasco i Pons.
Palavras-chave: Reforma educacional; descentralização educacional; participação da comunidade; estudo de caso.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2000 - 2003
Mestrado em Antropologia social.
Universidad Autonoma de Barcelona, UAB, Espanha.
Título: Reformas Educativas: Políticas y prácticas. Un analisis de la propuesta latinoamericana y un estudio exploratório en Rio de Janeiro, Brasil.,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Silvia Carrasco i Pons.
Palavras-chave: trabalho de campo; Reforma educacional; prática educacional; América Latina.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
1999 - 2000
Especialização em Antropologia Social e Cultural.
Universidad Autonoma de Barcelona, UAB, Espanha.
Título: Não tem monografia.
1993 - 1997
Graduação em Historia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: A consciência crítica na obra infantil de Monteiro Lobato.
Orientador: Ilmar Rohloff de Mattos.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2011
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2007 - 2009
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ IFCS, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2003 - 2003
Seminaris de suport a la recerca d?estudiants.
Universidad Autonoma de Barcelona, UAB, Espanha.
1999 - 1999
Capacitação em prevenção ao abuso de drogas.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto Faculdade de Educação, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de gestão PIBID UFRJ, Coordenação de gestão PIBID UFRJ.

Atividade realizada
Coordenação gestão PIBID UFRJ.
12/2016 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Educacional
Prática de Pesquisa
04/2016 - Atual
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão: Compreensão e uso dos indicadores educacionais.
01/2016 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenação de Pedagogia.
08/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Comissão de reajuste do Currículo de Pedagogia.
08/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Pedagogia.
02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação e Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, .

02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

Linhas de pesquisa
Desigualdades escolares
02/2011 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia na Educação
Fundamentos Sociológicos da Educação
Análise Sociológica da Atual Educação no Brasil
02/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico (COAA) da Coordenação de Pedagogia..
09/2017 - 09/2017
Ensino, Saberes e Práticas na Educação Básica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estudos da escola
11/2013 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Gestor de Cooperação Internacional da Faculdade de Educação da UFRJ - SCRI.
08/2015 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Comissão Eleioral para Direção e Vice Direção da Faculdade de Educação.
02/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão Aperfeiçoamento e uso de dados educaionais.
05/2015 - 06/2015
Ensino, Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estudos da Escola
02/2012 - 12/2014
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Curso do Observatório Educação e Cidade - Desigualdades de Oportunidades Educacionais e Dimensões da Alfabetização da Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro para uso de indicadores e bases de dados educacionais, voltado, prioritariamente para profess.
11/2012 - 06/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação do Currículo do curso de Pedagogia como representante da COAA de Pedagogia.
04/2013 - 05/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro e presidente da Comissão para Eleição de representantes docentes associados, adjuntos e assistentes para Congregação da Faculdade de Educação.
09/2012 - 10/2012
Ensino, Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Estudos da Escola
08/2011 - 11/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Coordenação da Pesquisa Eleitoral (CCPE) para escolha de Diretor e Vice Diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
09/2011 - 09/2011
Ensino, Saberes e Práticas na Educação Básica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Atuação no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica - Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares com a aula: Políticas educacionais em ação nas escolas: impacto dos projetos sociais na escola

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ IFCS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista recém doutor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de Pesquisa: Produção da qualidade do ensino: Controvérsias e consensos. Disciplinas ministradas supervisionadas pela Professora Yvonne Maggie (2008/02): Graduação em Ciências Sociais - Tópicos Especiais em Antropologia I Pós Graduação em Sociologia e Antropologia - Olhares estrangeiros sobre o Brasil (2009/01): Licenciatura em Ciências Sociais - Antropologia Cultural (2010/01): Licenciatura em Ciências Sociais - Antropologia Cultural Odontologia - Antropologia e Sociologia

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4

Atividades

2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Socias, .

11/2004 - 03/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Socias, .

Linhas de pesquisa
Antropologia

Instituto de Educação Superior de Brasília, IESB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

04/2007 - 12/2007
Ensino, Ciências Jurídicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Jurídica
Sociologia
Trabalho de conclusão de curso I

Centro Universitário Unieuro, UNIEURO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2007 - 03/2007
Ensino, Gestão Social e Terceiro Setor, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação Monográfica
08/2006 - 11/2006
Ensino, Política Internacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação monográfica
Análise Histórica da Sociedade Contemporânea
Didática

POntifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 4

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: sem vínculo empregaticio, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Bolsista de Aperfeiçoamento
Outras informações
Projeto Integrado de Pesquisa Departamento de História - PUC-Rio Título: "Monteiro Lobato, Cecília Meireles e outros "Descobrimentos do Brasil" Coordenadores: Prof.a Margarida de Souza Neves e Prof. Ilmar Rohloff de Mattos

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: sem vínculo empregaticio, Enquadramento Funcional: Pesquisador -Bolsista de Iniciação Científica
Outras informações
Projeto Integrado de Pesquisa Departamento de História - PUC-Rio Título: "Monteiro Lobato, Cecília Meireles e outros "Descobrimentos do Brasil" Coordenadores: Prof.a Margarida de Souza Neves e Prof. Ilmar Rohloff de Mattos

Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: sem vícnulo empregaticio, Enquadramento Funcional: Pesquisador -Bolsista de Iniciação Científica
Outras informações
Projeto Integrado de Pesquisa Departamento de História - PUC-Rio Título: "Os descobridores: Mário de Andrade, Capistrano de Abreu e os Descobrimentos do Brasil" Coordenadores: Prof.a Margarida de Souza Neves e Prof. Ilmar Rohloff de Mattos

Atividades

02/2005 - 07/2005
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Econômica Geral II

Colégio São Marcelo, CSM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Professor do ensino fundamenta, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20

Atividades

02/1998 - 08/1999
Ensino, História, Nível: Ensino Fundamental

Disciplinas ministradas
História

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: sem vínculo empregatício, Enquadramento Funcional: Pesquisador -Bolsista de Iniciação Científica
Outras informações
Casa de Osvaldo Cruz - FIOCRUZ Título: A construção social da doença: um estudo comparativo entre Tuberculose e AIDS Coordenadores: Prof.ª Angela Porto e Dilene Nascimento


Fundação Darcy Ribeiro, FUNDAR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisa histórica para complementação do livro "Aos trancos e barrancos" de Darcy Ribeiro, sob a coordenação de Eric Nepomuceno.



Linhas de pesquisa


1.
Antropologia

Objetivo: Impacto da políticas públicas em educação, estudos etnográficos em Antropologia Urbana, desigualdades educacionais.
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: políticas públicas; educação; etnografia.
2.
Ensino Básico
3.
Escola
4.
Antropologia Urbana
5.
Educação
6.
Políticas Públicas
7.
Desigualdades de Oportunidades Educacionais
8.
Ethos escolar e desigualdades escolares
9.
Desigualdades escolares


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Análise das transições escolares na educação básica no Rio de Janeiro: Escolha, acesso e permanência no ensino fundamental e médio
Descrição: O objetivo da investigação é mapear as trajetórias escolares de 52 estudantes que estavam matriculados, em 2012, no 6º ano do ensino fundamental na rede municipal do Rio de Janeiro. Pretendemos observar as trajetórias escolares desses alunos, os caminhos percorridos ao longo do ensino fundamental (repetência, abandono, transferência de escolas e turnos) e sua inserção ou não no ensino médio. Também pretendemos mapear os procedimentos de escolha e acesso ao ensino médio. Faremos entrevistas em profundidade com os responsáveis e com os alunos para analisar as trajetórias educacionais nos anos finais do ensino fundamental e os processos de escolha e acesso ao ensino médio. O projeto está inserido na temática da desigualdade de oportunidades educacionais, com foco específico nos processos de escolha, acesso e permanência nos estabelecimentos escolares. Com esse estudo desejamos compreender como famílias com baixo poder aquisitivo e reduzido capital escolar vivenciam os processos sociais em que precisam decidir o futuro escolar de seus filhos. Ao mesmo tempo, analisaremos a estratificação interna do sistema municipal de educação do Rio de Janeiro e seus efeitos nas trajetórias dos estudantes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Pires do Prado - Coordenador / Rosistolato, Rodrigo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2015 - Atual
Acesso e permanência: análise de trajetórias escolares no ensino fundamental no município do Rio de Janeiro
Descrição: O objetivo do projeto é mapear as trajetórias escolares de 12 famílias com filhos matriculados na rede municipal do Rio de Janeiro para observar os motivos que levam à permanência ou não na escola e no turno desejado até o final do ensino fundamental. Também pretendemos mapear a visão de gestores e professores sobre os estudantes e as expectativas de suas famílias sobre a escolarização posterior ao ensino fundamental. Faremos entrevistas com 12 famílias para acompanhar as trajetórias educacionais nos anos finais do ensino fundamental. Também realizamos entrevistas com os profissionais das escolas desses 12 estudantes para mapear a visão de gestores e professores sobre os estudantes. O projeto está inserido na temática da desigualdade de oportunidades educacionais, com foco específico nos processos de escolha, acesso e permanência nos estabelecimentos escolares. Desejamos compreender como famílias com baixo poder aquisitivo e reduzido capital escolar vivenciam os processos sociais em que precisam decidir o futuro escolar de seus filhos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Pires do Prado - Coordenador / Rosistolato, Rodrigo - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
2014 - Atual
Os procedimentos de matrícula escolar em questão: uma proposta de análise da distribuição de oportunidades educacionais no Rio de Janeir
Descrição: A investigação proposta por este projeto está inserida na temática da distribuição de oportunidades educacionais. Pretendemos analisar as interações entre os agentes da burocracia educacional e as famílias que buscam vagas para seus filhos durante os processos de matrícula na rede municipal do Rio de Janeiro. A questão se justifica porque pesquisas anteriores apontam a convivência entre um conjunto de regras formais de matrícula com uma série de procedimentos informais (Bruel, 2014; Koslinski et al, 2013; Rosistolato, Pires do Prado & Costa, 2014). Todas as pesquisas citadas privilegiaram o ponto de vista das famílias. Pretendemos dar sequência à análise pensando a visão da burocracia educacional. A pesquisa será realizada em duas regiões da cidade - zona sul e zona norte - com o objetivo de comparar a atuação das burocracias de ambas as regiões durante os procedimentos de matrícula. O objetivo geral da pesquisa é analisar as interações entre os agentes da burocracia educacional e as famílias que buscam vagas para seus filhos durante os processos de matrícula na rede municipal do Rio de Janeiro. No primeiro momento, pretendemos saber como as escolas organizam a transferência dos alunos em bloco. Será necessário compreender como a gestão das escolas organiza esse processo, inclusive a distribuição de informações para as famílias. Na sequência, analisaremos as responsabilidades e os limites da atuação da burocracia educacional durante os processos de transferência e de matrícula. Ao final, mapearemos os diálogos entre as escolas e as famílias durante o período de matrícula e acesso às escolas e analisaremos os procedimentos utilizados quando a demanda por vagas é maior do que a oferta..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Pires do Prado - Integrante / Rosistolato, Rodrigo - Coordenador / Amanda Morganna Moreira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2016
Ethos escolar e trajetórias estudantis no ensino médio do Rio de Janeiro: causas e consequências do abandono das salas de aula.
Descrição: O objetivo deste projeto é analisar as trajetórias dos estudantes de ensino médio que abandonam o curso após permanecerem mais de três anos na escola sem a ter concluído as três séries e daqueles que insistem em permanecer na escola e continuam os estudos apesar das inúmeras reprovações. Para poder obter algum nível de comparabilidade buscaremos também traçar as trajetórias de um grupo de controle que tenha percorrido sua vida escolar sem reprovação e na idade certa. Depois de três anos de estudos de caso intensivo em instituições de ensino médio tendo como hipótese de que as culturas de gestão influenciam o bom ou mau desempenho das escolas pesquisadas, voltamo-nos para a análise dos significados atribuídos pelos estudantes para o seu ?fracasso? ou ?sucesso?e quais os caminhos que lhes são reservados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Pires do Prado - Integrante / Yvonne Maggie - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1
2011 - 2014
Observatório Educação e Cidade - Desigualdades de Oportunidades Educacionais e Dimensões da Alfabetização da Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: O "Observatório educação e cidade: desigualdades de oportunidades educacionais e dimensões da alfabetização básica no Estado do Rio de Janeiro" é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, contemplada pelo edital 038/2010-CAPES/INEP. Na UFRJ, o projeto conta com a coordenação geral de Marcio da Costa (FE/UFRJ); na Faculdade de Educação/UFRJ, também é coordenado por Mariane Koslinski. O projeto tem três objetivos complementares: (i) Realizar o monitoramento da evolução do analfabetismo, letramento e numeramento no Estado do Rio de Janeiro (ii) Mapear o grau de apropriação e conhecimento dos sistemas de informação e de avaliação para o planejamento educacional e (iii) Realizar um programa de formação sobre o uso de sistemas de informação e de avaliação para o planejamento educacional. Colaboração na realização do survey do subprojeto ?o funcionamento de quase-mercados educacionais e a segmentação escolar?, coordenado por Marcio da Costa, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A pesquisa tem como objetivo investigar os mecanismos que influenciam a distribuição dos alunos na rede de ensino fundamental e busca compreender os mecanismos pelos quais a escolha de escolas, em redes públicas no Brasil, pode levar a formação de um quase-mercado oculto, gerando e alimentando processos de desigualdade de oportunidades educacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Pires do Prado - Integrante / Marcio da costa - Coordenador / Rosistolato, Rodrigo - Integrante / Cynthia Paes de Carvalho - Integrante / Fátima Cristina de Mendonça Alves - Integrante / Mariane Campelo Koslinski - Integrante / Silvina Julia Fernández - Integrante.Financiador(es): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2011 - 2014
Escolha, acesso e permanência em escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro: estratégias familiares em um espaço de disputa.
Descrição: O projeto pretende mapear e analisar os elementos que orientam as escolhas de pais e mães que decidem matricular os filhos no sistema público de educação, dando especial atenção às escolhas e as estratégias utilizadas para acesso à escola ideal para seus filhos e os mecanismos familiares para nelas permanecerem. Utilizará metodologias qualitativas, principalmente entrevistas, que contará com a complementação de um questionário quantitativo. O trabalho será realizado com responsáveis com filhos matriculados em escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro da 2ª e 5ª CRE (Zona Sul e Norte). O projeto está articulado ao ?Observatório educação e cidade: desigualdades de oportunidades educacionais e dimensões da alfabetização básica no Estado do Rio de Janeiro?, uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Ao investigar as estratégias utilizadas para escolha, acesso e permanência nas escolas que fornecem ensino fundamental, o projeto pretende analisar o significado social da escola e a construção de hierarquias de prestígio em sistemas escolares que deveriam ser pautados por critérios de universalidade e equanimidade. Sendo assim, articula-se aos estudos que buscam compreender os efeitos das políticas do Estado sobre a educação escolar, principalmente aos processos de inclusão/exclusão e de democratização/reprodução escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Ana Pires do Prado - Coordenador / Rosistolato, Rodrigo - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2
2009 - 2011
Produção da qualidade do ensino: Controvérsias e consensos
Descrição: A pesquisa verificará a relação entre os indicadores de qualidade das escolas, tais como índices de desempenho e de repetência, e sua relação com as culturas de gestão de escolas no Estado do Rio de Janeiro. Verificará o impacto de políticas públicas, como as avaliações externas, as chamadas políticas de "aprovação automática", turmas de reforço e de aceleração, além do impacto da lei 10639/2003. Se buscará uma comparação com o que ocorre atualmente na França..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Pires do Prado - Integrante / Yvonne Maggie - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
2009 - 2011
Ethos Escolar: Gestão e produção da qualidade do ensino
Descrição: A pesquisa visa criar um modelo para a descrição dos diversos ethos ou culturas de gestão existentes nas escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. As escolas serão selecionadas a partir de uma amostra construída a partir das notas do Prova Brasil e de outros instrumentos de avaliação externos. Serão selecionadas escolas da rede municipal, estadual e federal e uma escola da rede particular. A hipótese mais importante é a de que as culturas de gestão estão diretamente relacionadas com a qualidade da educação oferecida pela escola. Será a cultura de gestão baseada na crença de que os estudantes podem progredir e insiste nessa meta é a que possibilita a melhoria dos indicadores de qualidade? Ou será a cultura organizacional que reforça o senso comum sobre autoridade, reprovação e meritocracia a que melhor se ajusta aos objetivos?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ana Pires do Prado - Integrante / Yvonne Maggie - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
2008 - 2011
As Culturas de gestão na Educação no Rio de Janeiro: a instituição escolar e a produção da qualidade do ensino
Descrição: A pesquisa verificará a relação entre os indicadores de qualidade das escolas, tais como índices de desempenho e de repetência, e as culturas de gestão das escolas no Estado do Rio de Janeiro. Existiriam várias culturas de gestão nas escolas do Estado do Rio de Janeiro ou só existe uma cultura de gestão que é esta popularizada pela polêmica que ganhou os espaços menos intelectualizados do Estado do Rio de Janeiro? Como caracterizar as culturas de gestão nas escolas do Estado do Rio de Janeiro? A organização da escola, seus rituais cotidianos influenciam as culturas de gestão? As políticas públicas seriam capazes de influenciar efetivamente as práticas das culturas organizacionais das escolas? Em que medida as escolas que formam bem seus alunos partilham das características apontadas pela literatura sobre escolas eficazes? Os índices propostos nessa literatura seriam bons para medir a qualidade da escola existente em nosso estado? Haveria especificidades visíveis na cultura organizacional das escolas da rede estadual no Estado que tem os piores indicadores de qualidade da região sudeste do Brasil?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2007
A discussão sobre cotas para negros na educação brasileira
Descrição: Nesta pesquisa pretende-se verificar os reflexos dessa política nas escolas públicas da rede estadual do Rio de Janeiro nos comportamentos e valores dos diferentes atores envolvidos, alunos professores, diretores entre outros. Procura-se assim, por meio da análise de dados estatísticos, da observação participante em determinadas escolas, da realização de entrevistas em profundidade e da construção de histórias de vida, compreender o universo das pessoas que serão diretamente afetados pelas cotas, isto é, jovens estudantes dos colégios públicos do Estado do Rio de Janeiro, pertencentes às camadas mais pobres da população. Busca-se descobrir o que muda e o que permanece depois da introdução dessa política pública. Como estão se posicionando as escolas públicas, seus dirigentes e o próprio estado, através de seus representantes legais - secretarias de educação -, em relação a esta mudança de paradigma? Estarão os estudantes e os professores transformando suas representações de raça e de distribuição da justiças a partir desta nova maneira estruturar o acesso ao ensino superior?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1998 - 1999
Monteiro Lobato, Cecília Meireles e outros "Descobrimentos do Brasil
Descrição: Como Sísifo, os brasileiros parecem estar condenados a uma tarefa recorrente: a busca de sua própria identidade. Pelos tempos afora, tal empreitada é associada à repetição daquele que é apresentado como o momento inicial de nossa constituição: o descobrimento do Brasil. Conhecer o Brasil é obra de e para descobridores. No momento em que o Brasil, após as comemorações dos quinhentos anos do seu descobrimento, enfrenta as discussões sobre a nossa modernidade e sobre os limites do moderno, é que se afirma a relevância de retornar a alguns daqueles descobridores. O que se pretende com este projeto é por em evidência alguns descobridores deste vasto sertão Capistrano de Abreu, Mário de Andrade, Cecília Meireles, Monteiro Lobato e Luís da Câmara Cascudo. As descobertas de cada um deles são a razão de tomarmos suas obras hoje como monumentos, uma vez que permanecemos empenhados em associar memória e identidade como elementos igualmente imprescindíveis para a incorporação dos muitos sertões. Porque trazer para o presente a utopia é forjar um outro espaço de luta e de vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1998
Os descobridores: Mário de Andrade, Capistrano de Abreu e os Descobrimentos do Brasil
Descrição: Como Sísifo, os brasileiros parecem estar condenados a uma tarefa recorrente: a busca de sua própria identidade. Pelos tempos afora, tal empreitada é associada à repetição daquele que é apresentado como o momento inicial de nossa constituição: o descobrimento do Brasil. Conhecer o Brasil é obra de e para descobridores. No momento em que o Brasil, após as comemorações dos quinhentos anos do seu descobrimento, enfrenta as discussões sobre a nossa modernidade e sobre os limites do moderno, é que se afirma a relevância de retornar a alguns daqueles descobridores. O que se pretende com este projeto é por em evidência alguns descobridores deste vasto sertão Capistrano de Abreu, Mário de Andrade, Cecília Meireles, Monteiro Lobato e Luís da Câmara Cascudo. As descobertas de cada um deles são a razão de tomarmos suas obras hoje como monumentos, uma vez que permanecemos empenhados em associar memória e identidade como elementos igualmente imprescindíveis para a incorporação dos muitos sertões. Porque trazer para o presente a utopia é forjar um outro espaço de luta e de vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Aperfeiçoamento no uso de sistemas de informação e de avaliação para o planejamento educacional

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcio da Costa em 29/05/2017.
Descrição: O Projeto de extensão ?Aperfeiçoamento no uso de sistemas de informação e de avaliação para o planejamento educacional? está diretamente relacionado ao debate nacional sobre avaliação de sistemas educacionais. As avaliações em larga escala ainda são eventos extraordinários ao cotidiano escolar, mas tendem a se consolidar como um dos elementos norteadores das práticas de gestão e docência. No entanto, os profissionais da educação encontram dificuldades para entender os aspectos técnicos relacionados às avaliações externas e seus índices. Como consequência não há uma discussão no lócus da escola, principalmente, uma discussão acerca das finalidades, limites e potencialidades de uso dos sistemas de avaliação e dos dados educacionais em geral, como ferramenta para o planejamento escolar e melhoria da qualidade da educação. É necessário então propiciar a aquisição dessas habilidades na comunidade escolar. A ideia é permitir que os profissionais da educação conheçam os dados educacionais e consigam utilizá-los em suas tomadas de decisão. A proposta é que essa formação seja sistemática e articulada à teoria e à prática dos novos educadores. Sendo assim, o projeto de extensão tem três objetivos articulados: mapear o grau de apropriação e conhecimento dos sistemas e instrumentos de avaliação e planejamento escolar; realizar um programa de formação sobre o uso de dados educacionais para o planejamento escolar e realizar oficinas nas escolas que solicitem apoio para a formação sobre o uso de dados educacionais e/ou na colaboração no levantamento de problemas da escola, in situ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Pires do Prado - Integrante / Marcio da costa - Coordenador / Rosistolato, Rodrigo - Integrante / Mariane Campelo Koslinski - Integrante / Silvina Julia Fernández - Integrante / Maria Muanis - Integrante.
2012 - 2014
Observatório Educação e Cidade - Desigualdades de Oportunidades Educacionais e Dimensões da Alfabetização da Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro
Descrição: O projeto envolve um subprojeto que consiste em um programa de formação na compreensão e uso de indicadores e bases de dados educacionais, voltado, prioritariamente para professores do ensino básico de redes públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Ana Pires do Prado - Integrante / Marcio da costa - Coordenador / Rosistolato, Rodrigo - Integrante / Cynthia Paes de Carvalho - Integrante / Fátima Cristina de Mendonça Alves - Integrante / Mariane Campelo Koslinski - Integrante / Silvina Julia Fernández - Integrante.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Enfoques (Rio de Janeiro)
2011 - Atual
Periódico: Revista do CFCH


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Revista Enfoques
2010 - Atual
Periódico: Periferia. Revista de investigación y formación en Antropologia
2011 - Atual
Periódico: Revista do CFCH
2012 - Atual
Periódico: Revista Intratextos
2014 - Atual
Periódico: Roteiro (UNOESC)
2015 - Atual
Periódico: Pró-Posições (UNICAMP. Impresso)
2016 - Atual
Periódico: ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO)
2017 - Atual
Periódico: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: sociologia da educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Professor homenageado - Formatura Pedagogia turma 2017-2, UFRJ.
2017
Menção honrosa na Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, UFRJ.
2015
Menção honrosa na Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PRADO, A. P.2018PRADO, A. P.; Rosistolato, R. ; MARTINS, L. . A -realidade- de cada escola e a recepção de políticas educacionais. ENSAIO (RIO DE JANEIRO. ONLINE), v. 26, p. 112-132, 2018.

2.
LAGE, G. C.2018LAGE, G. C. ; PRADO, A. P. . Quero um futuro melhor: trajetórias de jovens do Ensino Médio. REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO, v. 13, p. 203-221, 2018.

3.
PRADO, A. P.2017PRADO, A. P.; Costa, m. ; Rosistolato, R. ; CERDEIRA, Diana Gomes da Silva ; TAVARES, M. de O . Conhecimento e uso de indicadores educacionais no município do Rio de Janeiro. ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO), v. 28, p. 926-968, 2017.

4.
PRADO, A. P.2016PRADO, A. P.; Rosistolato, R. ; Koslinski, Mariane ; CARVALHO, J. T. ; MOREIRA, A. M. . Dinâmicas de matrícula em escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 27, p. 237-262, 2016.

5.
PRADO, A. P.2016PRADO, A. P.; Sá Earp, M. L. . O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro. Revista de Educação Pública, v. 25, p. 34-53, 2016.

6.
PRADO, A. P.2015PRADO, A. P.; Rosistolato, R. . Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar. Linhas Críticas (UnB), v. 21, p. 57-75, 2015.

7.
PRADO, A. P.2015PRADO, A. P.; Rosistolato, R. . O lugar da antropologia na formação de educadores.. Revista Café com Sociologia, v. 4, p. 98-111, 2015.

8.
PRADO, A. P.2015 PRADO, A. P.; LAGE, G. C. . Challenges and limits of an education for all. Vibrant (Florianópolis), v. 12, p. 310-349, 2015.

9.
Maggie, Y.2015Maggie, Y. ; SAMPAIO, H. ; PRADO, A. P. . Introduction. Vibrant (Florianópolis), v. 12, p. 71-78, 2015.

10.
PRADO, A. P.2014PRADO, A. P.; Rosistolato, R. . Os profissionais da educação e as avaliações externas de aprendizagem: uma comparação entre Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Roteiro, v. 39, p. 311-330, 2014.

11.
PRADO, A. P.2014PRADO, A. P.; Rosistolato, R. ; FERNANDEZ, S. J. . Cobranças, estratégias e jeitinhos': avaliações em larga escala no Rio de Janeiro. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 25, p. 78-107, 2014.

12.
PRADO, A. P.2013PRADO, A. P.; FREITAS, L. F. . ?Etnografia e educação: atores, espaços e representações?, apresentação do número temático.. Revista Enfoques (Rio de Janeiro), v. 12, p. 1-3, 2013.

13.
PRADO, A. P.2013PRADO, A. P.; FREITAS, L. F. ; Maggie, Y. . Uma antropóloga no campo: dos terreiros de umbanda às salas de aula de escolas públicas no Rio de Janeiro. Entrevista a Yvonne Maggie.. Revista Enfoques (Rio de Janeiro), v. 12, p. 1-6, 2013.

14.
PRADO, A. P.2013PRADO, A. P.; FREITAS, L. F. . Apresentação da tradução do artigo 'Studying urban schools' de Howard S. Becker. Revista Enfoques (Rio de Janeiro), v. 12, p. 1-14, 2013.

15.
Costa, m.2012Costa, m. ; PRADO, A. P. ; Rosistolato, R. . ''Talvez se eu tivesse algum conhecimento...': caminhos possíveis em um sistema educacional público e estratificado.. Interseções (UERJ), v. 14, p. 165-193, 2012.

16.
PRADO, A. P.2009PRADO, A. P.. Os diretores e as culturas de gestão. Um estudo nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Revista Contemporânea de Educação, v. 4, p. 332-350, 2009.

17.
PRADO, A. P.2004PRADO, A. P.. La descentralización educativa y la participación de la comunidad: etapas iniciales de una investigación.. Periferia (Bellaterra), Barcelona, v. 1, p. 1, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
Maggie, Y. ; PRADO, A. P. . O que muda e o que permanece o mesmo nas escolas cariocas: culturas de gestão e as representações dos estudantes. In: CIPINIUK, T. A.; GUEDES, S. L.. (Org.). Abordagens etnográficas sobre educação: Adentrando os muros das escolas. 1ed.Niterói: Editora Alternativa/Faperj, 2014, v. 1, p. 69-81.

2.
PRADO, A. P.; Rochet, J. . Educação e Diversidade. Cadernos Teoria e Prática - Diversidade: Afirmando as diferenças. 1ed.Brasilia: Instituto de Educação Superior de Brasília, 2008, v. 1, p. 25-36.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PRADO, A. P.. Metáforas históricas e realidades míticas: resenha. Jornal do Brasil / Caderno Idéias, p. 6 - 6, 18 out. 2008.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PRADO, A. P.; LAGE, G. C. . ?Segurar uma caneta é mais leve de que segurar uma enxada?: Trajetórias de jovens estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro.. In: XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre. XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015. v. 1. p. 1-20.

2.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. ; MOREIRA, A. M. ; MEDEIROS, I. . Patrimonialismo e seleção de alunos em escolas públicas cariocas. In: XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre. XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015. v. 1. p. 1-20.

3.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. ; Koslinski, Mariane ; CARVALHO, J. T. ; MOREIRA, A. M. . Acesso às escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro: Entre a demanda e a oferta. In: IV Colóquio Luso Brasileiro de Sociologia da Educação, 2014, Porto. IV Colóquio Luso Brasileiro de Sociologia da Educação. Entre crise e euforia. Práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal.. Porto: -, 2014. v. 1. p. 1-20.

4.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. . O lugar da antropologia na formação de educadores. In: 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2014, Natal. 29ª Reunião Brasileira de Antropologia: Diálogos antropológicos. Expandindo fronteiras. Natal: -, 2014. v. 1. p. 1-20.

5.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. . Trajetórias escolares em um sistema educacional público e estratificado.. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Slavador. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Sociologia: A Sociologia como artesanato intelectual. Rio de Janeiro: SBS, 2013. v. 1. p. 1-20.

6.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. . As avaliações externas de aprendizagem e o mundo ordinário da escola.. In: 36ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Educação-ANPED, 2013, Goiânia. Anais da 36ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Educação-ANPED, 2013.

7.
PRADO, A. P.; Maggie, Y. . As culturas de gestão e as representações dos estudantes sobre sua trajetória. In: Terceiro Congresso Latinoamericano de Antropologia, 2012, Santiago do Chile. Terceiro Congresso Latinoamericano de Antropologia, 2012. v. 1. p. 1-1.

8.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. . Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar. In: Terceiro Congresso Latinoamericano de Antropologia, 2012, Santiago do Chile. Terceiro Congresso Latinoamericano de Antropologia, 2012.

9.
PRADO, A. P.; FREITAS, L. F. . Fazendo antropologia em escolas cariocas. In: IX Reunião de Antropologia do Mercosul. Culturas, encontros e desigualdades, 2011, Curitiba. IX Reunião de Antropologia do Mercosul. Culturas, encontros e desigualdades, 2011. v. 1. p. 1-26.

10.
PRADO, A. P.; Sá Earp, M. L. . Os Conselhos de Classe: mecanismos de produção das desigualdades na escola?. In: 33ª Reunião Anual da Anped, 2010, Caxambú. Educação no Brasil: o Balanço de uma década. 33ª Reunião Anual da Anped, 2010.

11.
PRADO, A. P.; LAGE, G. C. . Entre os desafios e os limites de uma educação para todos. In: 34º Encontro Anual da Anpocs, 2010, Caxambu. 34º Encontro Anual da Anpocs, 2010.

12.
PRADO, A. P.. Os diretores e as culturas de gestão. Um estudo nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Sociologia: consensos e controvérsias, 2009, Rio de Janeiro. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia.Sociologia: Consensos e Controvérsias, 2009.

13.
PRADO, A. P.. O fator direção influencia a qualidade da educação? Um estudo nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. In: 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro. Desigualdade na diversidade 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2008.

14.
PRADO, A. P.. Conselhos de classe: um estudos etnográfico em duas escolas cariocas. In: II SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DO CFCH, 2008, Rio de Janeiro. II SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DO CFCH, 2008.

15.
PRADO, A. P.. Impacto das novas responsabilidades educacionais e de gestão na relação dos profissionais da educação. Um estudo de caso antropológico em uma escola pública carioca.. In: I Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação, 2006, Juiz de Fora. I Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação. Juiz de Fora: Produtora de Multimeios da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2006. v. 1.

16.
PRADO, A. P.. Um olhar antropológico sobre a reforma educacional: análise das dificuldades de sua implementação. In: 25ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2006, Goiânia. 25ª Reunião Brasileira de Antropologia. Saberes e práticas antropológicas. Desafios para o século XXI., 2006. v. v. 1.0.

17.
PRADO, A. P.. Por dentro de uma escola particular. In: A escola no seu ambiente: políticas públicas e seus impactos., 2006, Rio de Janeiro. Secretaria de Educação Do Estado do Rio de Janeiro, 2006.

18.
PRADO, A. P.. La investigación etnográfica: descripción y análisis de la observación participante en una escuela publica brasileña. In: I Reunión Científica Internacional sobre Etnografía y Educación, 2005, Talavera de la Reina, Madrid. Actas de la I Reunión Científica Internacional sobre Etnografía y Educación. Alzira, Valencia: Germania, D.L., 2005. v. 1. p. 1-11.

19.
PRADO, A. P.. A descentralização educacional e a participação da comunidade. Um estudo de caso no Rio de Janeiro.. In: III Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, 2004, Aveiro. Anais do III Simposio sobre Organização e Gestão Escolar, 2004.

20.
PRADO, A. P.. Reforma Educativa en Brasil: política y práctica en Rio de Janeiro.. In: Simposi Internacional. La millora de les oportunitats educatives en una societat en transformació., 2003, Barcelona. Simposi Internacional. La millora de les oportunitats educatives en una societat en transformació., 2003. p. 1-10.

21.
PRADO, A. P.. Reforma educativa en America Latina y Brasil: los problemas del proceso reformista. In: VIII Seminario de la APEC, 2003, Barcelona. VIII Seminário de la APEC, 2003.

22.
PRADO, A. P.. Os Descobridores: Mário de Andrade, Capistrano de Abreu e os descobrimentos do Brasil. In: IV Seminário de Iniciação Científica da PUC-RIO, 1996, Rio de Janeiro. IV Seminário de Iniciação Científica da PUC-RIO, 1996.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. ; BENGIO, M. ; CERDEIRA, Diana Gomes da Silva ; ALMEIDA, A. B. . A formação para o uso de dados educacionais no Rio de Janeiro.. In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasília. Anais do 18º Congresso Brasileiro de Sociologia. Brasília: SBS, 2017. v. 1. p. 1-20.

2.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. . Escolhas familiares e estratégias de acesso às escolas do sistema municipal de educação do Rio de Janeiro: navegação social em um espaço de disputa. In: 36º Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2012, Aguas de Lindoia. 36º Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2012. v. 1. p. 1-1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. . A construção do olhar antropológico em um curso de formação para docentes. In: X RAM Reunión de Antropologia del Mercosur, 2013, Córdoba. X RAM Reunión de Antropologia del Mercosur: Situar, actuar e imaginar antropologías desde el cono sur. Argentina: RAM, 2013. v. 1. p. 1-20.

Apresentações de Trabalho
1.
PRADO, A. P.; CERDEIRA, Diana Gomes da Silva ; Rosistolato, R. ; ALMEIDA, A. B. ; BENGIO, M. . A formação para o uso de dados educacionais no Rio de Janeiro.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MOREIRA, A. M. ; PRADO, A. P. ; Rosistolato, R. ; MEDEIROS, I. . Patrimonialismo e seleção de alunos em escolas públicas cariocas.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PRADO, A. P.; LAGE, G. C. . ?Segurar uma caneta é mais leve de que segurar uma enxada?: Trajetórias de jovens estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. ; Koslinski, Mariane ; CARVALHO, J. T. ; MOREIRA, A. M. . Acesso às escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro: Entre a demanda e a oferta. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. . O lugar da antropologia na formação de educadores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PRADO, A. P.. A formação do pedagogo docente: Desafios do currículo da Pedagogia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
PRADO, A. P.. O que muda e o que permanece o mesmo nas escolas cariocas: culturas de gestão e as representações dos estudantes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
PRADO, A. P.. A formação do pedagogo docente: Desafios do currículo da Pedagogia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PRADO, A. P.. Notas etnográficas: Trajetórias de jovens estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. . Trajetórias escolares em um sistema educacional público e estratificado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. . A construção do olhar antropológico em um curso de formação para docentes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. ; FERNANDEZ, S. J. . 'Agora a gente acaba respondendo por um espelho social': as avaliações externas de aprendizagem na visão de professores e gestores no Rio de Janeiro.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. . Escolhas familiares e estratégias de acesso às escolas do sistema municipal de educação do Rio de Janeiro: navegação social em um espaço de disputa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. . Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PRADO, A. P.; Sá Earp, M. L. . Pesquisa Etnográfica em instituições escolares: observando o familiar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
PRADO, A. P.; Maggie, Y. . As culturas de gestão e as representações dos estudantes sobre sua trajetória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
PRADO, A. P.; FREITAS, L. F. . Fazendo antropologia em escolas cariocas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
PRADO, A. P.; FREITAS, L. F. . Seminário Interno NAEscola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
PRADO, A. P.. Seminário Interno NAEscola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. . Seminário Educação e Cidade: Tendências e desafios de pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
PRADO, A. P.; LAGE, G. C. . Entre os desafios e os limites de uma educação para todos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PRADO, A. P.; Sá Earp, M. L. . Os Conselhos de Classe: mecanismos de produção das desigualdades na escola?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
PRADO, A. P.. Os diretores e as culturas de gestão. Um estudo nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
PRADO, A. P.. O fator direção influencia a qualidade da educação? Um estudo nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
PRADO, A. P.. Conselhos de Classes: Um estudo etnográfico em duas escolas públicas coriocas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
PRADO, A. P.. Impacto das novas responsabilidades educacionais e de gestão na relação dos profissionais da educação. Um estudo de caso antropológico em uma escola pública carioca... 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
PRADO, A. P.. Um olhar antropológico sobre a reforma educacional: análise das dificuldades de sua implementação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
PRADO, A. P.. Por dentro de uma escola particular. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
PRADO, A. P.. La investigación etnográfica: descripción y análisis de la observación participante en una escuela publica brasileña. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
PRADO, A. P.. A descentralização educacional e a participação da comunidade. Um estudo de caso no Rio de Janeiro. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
PRADO, A. P.. Reforma educativa en America Latina y Brasil: los problemas del proceso reformista. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
PRADO, A. P.. Reforma Educativa en Brasil: política y práctica en Rio de Janeiro.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33.
PRADO, A. P.. Os Descobridores: Mário de Andrade, Capistrano de Abreu e os descobrimentos do Brasil. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

34.
PRADO, A. P.. Os descobridores: Mário de Andrade, Capistrano de Abreu e os descobrimentos do Brasil.. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PRADO, A. P.. Educação no Rio de Janeiro. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
Maggie, Y. ; PRADO, A. P. . Site Sergio Costa Ribeiro. 2013; Tema: Divulgação do trabalho acadêmico de Sergio Costa Ribeiro (1936-1995). (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
PRADO, A. P.. Estudos da Escola. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R. ; Costa, m. . Escolha, acesso e permanência em escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro: estratégias familiares em um espaço de disputa.. 2014. (Relatório de pesquisa).

3.
PRADO, A. P.. Estudos da escola. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
PRADO, A. P.; Sá Earp, M. L. . Pesquisa Etnográfica em instituições escolares: observando o familiar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
PRADO, A. P.. Políticas Sociais e escola. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Demais trabalhos
1.
PRADO, A. P.. ?A escola funciona bem?? Participación y descentralización educativa en una favela de Río de Janeiro. 2006 (Tese de Doutorado) .

2.
PRADO, A. P.. Reformas Educativas: Políticas y prácticas. Un análisis de la propuesta latinoamericana y un estudio exploratorio en Rio de Janeiro, Brasil. 2003 (Tese de Mestrado) .

3.
PRADO, A. P.. Trabalho de campo: Casa de Andalucía en Barcelona. 2000 (Trabalho de conclusão do curso puente na graduação de Antropologia social) .

4.
PRADO, A. P.. A consciência crítica na obra infantil de Monteiro Lobato. 1998 (Monografia de graduação do curso de História) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Rosistolato, R.; VARGAS, H.; PRADO, A. P.. Participação em banca de William Correa de Melo. Trajetórias escolares e desigualdades educacionais no município do Rio de Janeiro. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R.; HERINGER, R.; SOUZA, R. F.. Participação em banca de Maitê Lopes de Almeida. Juventude, pré-vestibular popular e universidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
PRADO, A. P.; Maggie, Y.; Goldenberg, M.. Participação em banca de Raquel Ferreira Rangel Gomes. Ainda somos os mesmos: classificação, organização e ethos escolar. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
Maggie, Y.; KUSCHNIR, K.; PRADO, A. P.. Participação em banca de Raquel Ferreira Rangel Gomes. Formas socialmente construídas de organização escolar. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
Maggie, Y.; Goldenberg, M.; PRADO, A. P.. Participação em banca de Giselle Carino Lage. "Uma luz no fim do túnel": Um estudo de caso em uma escola diferente. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
Maggie, Y.; Barbosa, Maria Ligia; Sá Earp, M. L.; PRADO, A. P.. Participação em banca de André Luis da Silva Nunes. Uma escola de comunidade ou a comunidade na escola? Um estudo de caso no Rio de Janeiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
Koslinski, Mariane; VARGAS, H.; Costa, m.; PRADO, A. P.; RIBEIRO, E.. Participação em banca de Ana Carolina CHRISTOVÃO. COMPENSAÇÃO EDUCACIONAL NO RIO DE JANEIRO: avaliando o programa Escolas do Amanhã. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PRADO, A. P.; RIBEIRO, C. A. C.; CARDOSO, A. M.; RIBEIRO, P. J. S.; SANTOS, M. C. R.. Participação em banca de Raquel Guilherme de Lima. Os sentidos do diploma: percepções sobre mobilidade social através do ensino superior. 2016. Tese (Doutorado em Instituto de Estudos Sociais e Políticos) - Instituto de Estudos Sociais e Políticos.

3.
PRADO, A. P.; Barbosa, Maria Ligia; Rosistolato, R.; Maggie, Y.; RIBEIRO, C. A. C.; Goldenberg, M.. Participação em banca de Giselle Carino Lage.. A escola da diversidade: um estudo de redes sociais e trajetórias estudantis do ensino médio. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
PRADO, A. P.; Maggie, Y.; Goldenberg, M.; SAMPAIO, H.; ODONNEL, J.. Participação em banca de Ludmila Fernandes de Freitas. Somos quem podemos, sonhos que podemos ter.. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
PRADO, A. P.; Koslinski, Mariane; Alves, Fátima; Bonamino, Alicia; Carvalho. Participação em banca de José Roberto da Silva Rodrigues. Entre jovens fora da escola e escolas fora do seu lugar?. 2011. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
Rosistolato, R.; PRADO, A. P.; HERINGER, R.. Participação em banca de Edson Soares Gomes. Um estudo das interações estabelecidas entre estudantes de ensino fundamental considerados problemáticos e escolas na rede pública de ensino do município de Itaguaí ?. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PRADO, A. P.; Koslinski, Mariane; Rosistolato, R.. Participação em banca de Andrea Baptista de Almeida.. O uso dos indicadores educacionais nas escolas do município do Rio de Janeiro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Rosistolato, R.; PRADO, A. P.; GONCALVES, A. J.. Participação em banca de Marlies da Costa Bengio. Uso de indicadores educacionais e cotidiano da gestão escolar. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
Rosistolato, R.; PRADO, A. P.; Koslinski, Mariane. Participação em banca de Amanda Morganna Moreira.. Burocracia e distribuição de oportunidades educacionais no Rio de Janeiro.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
Koslinski, Mariane; PRADO, A. P.; Rosistolato, R.. Participação em banca de Carolina Portela Núñez.. Projeto Escolas em Foco: uma análise da implementação no município do Rio de Janeiro com foco na prática docente.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
PRADO, A. P.; Maggie, Y.; Goldenberg, M.. Participação em banca de Giselle Carino Lage. Vivenciando o lugar e o não lugar na escola: um estudo do ethos escolar e das trajetórias juvenis no ensino médio carioca. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
PRADO, A. P.; Maggie, Y.; KUSCHNIR, K.. Participação em banca de Ludmila Fernandes de Freitas. Culturas de gestão escolar e trajetórias dos alunos de ensino médio nas escolas cariocas. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R.; PINTO, N.M.. Participação em banca de Nathálya Rachel Fernandes de Souza.. Estratégias de acesso e trajetórias estudantis no ensino público do Rio de Janeiro.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R.; TAVARES, F.. Participação em banca de William Corrêa de Melo.. Trajetórias escolares e desigualdades educacionais no município do Rio de Janeiro. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
PRADO, A. P.; HANDFAS, A.; GOMES, M.M.. Participação em banca de Taís do Nascimento Santana.. LABORATÓRIOS DE ENSINO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ENSINO DE SOCIOLOGIA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
PRADO, A. P.; BARRETO, G.; GABRIEL, C.T.. Participação em banca de Bruna Nunes de Senna.. Tornar-se professor: sentidos negociados na construção identitária dos licenciandos em Pedagogia.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R.; Koslinski, Mariane; AMARAL, D. P.. Participação em banca de Leane Rodrigues Martins. Mapeando sentidos: o debate sobre as avaliações externas de aprendizagem em Duque de Caxias. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R.; ARAUJO, A.. Participação em banca de Roberta Franco Terziani Lang. Educação no terceiro setor: uma análise da evasão na Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Responsabilidade Social e Terceiro Se) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R.; ARAUJO, A.. Participação em banca de Anabelly Pontes.. Motivações e desafios de educadores voluntários em um curso Pré-Vestibular Popular. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em MBA Responsabilidade Social e Terceiro Se) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
PRADO, A. P.; MACEDO, J. M.; SILVA, S. L. B.. Participação em banca de Jussara Oliveira. Identidade e estética capilar das crianças negras. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
PRADO, A. P.; Koslinski, Mariane; HANDFAS, A.. Participação em banca de Ana Carolina Christovão. O desafio de lecionar sociologia no ensino médio: a experiência de duas redes públicas cariocas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
PRADO, A. P.; MENEZES, R. C.; DUARTE, M. P. M.. Participação em banca de Ana Carolina Quintana de Serpa Vieira. A sociologia em sala de aula: um panorama sobre o ensino da sociologia no município de Teresópolis (RJ). 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
PRADO, A. P.; HANDFAS, A.; FRAGA, A. B.. Participação em banca de Aline Barbosa da Silva. A sociologia no ensino médio: o que pensam os estudantes de Duque de Caxias. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R.; FERNANDEZ, S. J.. Participação em banca de Wander Luis Pereira. Perspectivas de uma política e percepções de sua prática: o projeto escolas do amanhã em uma escola municipal da Cidade de Deus. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
PRADO, A. P.; CAVALIERE, A. M. V.; MOEHLECKE, S.. Participação em banca de Luiz Carlos Pustiglione. Políticas públicas municipais de ampliação da jornada escolar: um estudo sobre o programa "Educação integral"da prefeitura de Niterói. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
PRADO, A. P.; CAVALIERI, A. M.; MOEHLECKE, S.. Participação em banca de Katia Regina Alves da Silva. As contribuições do PETI para a educação integral na escola brasileira. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PRADO, A. P.; MUANIS, M.; Rosistolato, R.. Participação em banca de Rebeca Fagundes Souza.LIBERDADE DE ESCOLHA, SEM GARANTIA DE ACESSO: PERCEPÇÕES E AÇÕES DE GESTORES SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PRADO, A. P.; Koslinski, Mariane; FERNANDEZ, S. J.. Participação em banca de ANITA TOSHIE NAKAMURA CALDEIRA.ENTURMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Um estudo exploratório em duas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
PRADO, A. P.; MUANIS, M.; Koslinski, Mariane. Participação em banca de Raiane Fernandes Lima.EXPECTATIVA DO PROFESSOR, CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R.; GONCALVES, A. J.. Participação em banca de Vânia Maria de Carvalho e Silva..Ensino em casa no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
PRADO, A. P.; CARNEIRO, C.; CONSTANT, E.. Participação em banca de Raquel Aline Nascimento Vasconcellos.Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
PRADO, A. P.; MUANIS, M.; Rosistolato, R.. Participação em banca de Thaynara Nascimento Costa..Uso de dados educacionais: percepções e ações de gestoras no Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
PRADO, A. P.; MUANIS, M.; Rosistolato, R.. Participação em banca de Luis Felipe Figueiredo Leitão..Educação e progresso: o ensino sob o olhar conservador (1873-1890). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R.; FERNANDEZ, S. J.. Participação em banca de Mayara de Oliveira Tavares.?Há muito folclore em torno das avaliações?. Percepções dos gestores sobre as avaliações em larga escala no Rio de Janeiro.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
CARNEIRO, C.; PRADO, A. P.; SCOFFANO, R.. Participação em banca de Nathália Franco Rocha de Araújo.A infância e sua relação com a família: percepções de crianças sobre o que é ser adulto hoje. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
Rosistolato, R.; PRADO, A. P.; Koslinski, Mariane. Participação em banca de Iris Medeiros de Almeida Fernandes."É tudo uma questão de entendimento e de necessidade": uso de relações pessoais para acesso em uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R.; MOEHLECKE, S.. Participação em banca de Mylena Curvello."Divisor de águas". As trajetórias de alunos sobreviventes ao primeiro ano do ensino médio em uma escola estadual carioca.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
PRADO, A. P.; Costa, m.; CAVALIERI, A. M.. Participação em banca de Carolina Portella da Cunha.Escolas sob os olhares da demanda: Como os pais entendem a qualidade das escolas em que matriculam seus filhos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
Costa, m.; PRADO, A. P.; Rosistolato, R.. Participação em banca de Karina Riehl.Local de residência e chances de escolarização no Rio de Janeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
PRADO, A. P.; Costa, m.; Rosistolato, R.. Participação em banca de Thaila Cristina Dopazo de Sá.Construindo opiniões: o que fundamenta as escolhas escolares. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
Costa, m.; PRADO, A. P.; Rosistolato, R.. Participação em banca de Amanda Morganna Moreira.O mapa da mina: distribuição de oportunidades educacionais segundo os pais de alunos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PRADO, A. P.; HONORATO, G.; MUANIS, M.; ZUCCARELLI, C.; SANTOS, C. T.. Concurso público para professor Substituto Sociologia da educação. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R.; MUANIS, M.. Concurso Público para professor substituto Sociologia da Educação. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
PRADO, A. P.; Rosistolato, R.; MUANIS, M.. Concurso Público para professor substituto Sociologia da Educação. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
PRADO, A. P.; HONORATO, G.; HERINGER, R.. Concurso Público para professor substituto Sociologia da Educação. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
PRADO, A. P.; GONCALVES, A. J.; CORSINO, P.. Avaliação Revalidação de diploma de doutorado. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
PRADO, A. P.; NASCIMENTO, M. G. C. A.; CUNHA, R. C. O.. Avaliação de revalidação de diploma. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
PRADO, A. P.; CRUZ, G. B.; CUNHA, R. C. O.. Avaliação de revalidação de diploma. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18º Congresso Brasileiro de Sociologia. A formação para o uso de dados educacionais no Rio de Janeiro.. 2017. (Congresso).

2.
II Encontro com estudantes de cursos de formação de professores.Ensino Superior e Formação do pedagogo na UFRJ.. 2017. (Encontro).

3.
30ª Reunião Brasileira de Antropologia. Avaliação dos trabalhos do GT Antropologia e Educação. 2016. (Congresso).

4.
Formação PNAIC.Relação família e escola. 2016. (Oficina).

5.
17º Encontro da Sociedade Brasileira de Sociologia. ?Segurar uma caneta é mais leve de que segurar uma enxada?: Trajetórias de jovens estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro.. 2015. (Congresso).

6.
Workshop internacional "Diálogos nas fronteiras".Jovens estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro e as políticas públicas de acesso ao ensino superior. 2015. (Seminário).

7.
XI RAM Reunión de Antropologia del Mercosur. A escola de qualidade na visão das famílias populares da cidade do Rio de Janeiro. 2015. (Congresso).

8.
XI RAM Reunión de Antropologia del Mercosur. Trânsitos pela cidade durante a produção de exercícios etnográficos. 2015. (Congresso).

9.
XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. Patrimonialismo e seleção de alunos em escolas públicas cariocas. 2015. (Congresso).

10.
XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. ?Segurar uma caneta é mais leve de que segurar uma enxada?: Trajetórias de jovens estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro.. 2015. (Congresso).

11.
29ª Reunião Brasileira de Antropologia. O lugar da antropologia na formação de educadores. 2014. (Congresso).

12.
I Jornada da Licenciatura em Ciências Sociais - UFRRJ..Culturas de gestão.. 2014. (Seminário).

13.
IV Colóquio Luso Brasileiro de Sociologia da Educação.Acesso às escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro: Entre a demanda e a oferta. 2014. (Simpósio).

14.
X RAM Reunión de Antropologia del Mercosur. A construção do olhar antropológico em um curso de formação para docentes. 2013. (Congresso).

15.
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Trajetórias escolares em um sistema educacional público e estratificado. 2013. (Congresso).

16.
35ª Reunião Anual da Anped. Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. Pesquisa Etnográfica em instituições escolares: observando o familiar. 2012. (Congresso).

17.
36º Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. Escolhas familiares e estratégias de acesso às escolas do sistema municipal de educação do Rio de Janeiro: navegação social em um espaço de disputa. 2012. (Congresso).

18.
Terceiro Congresso Latinoamericano de Antropologia. Etnografia em pesquisas educacionais: o treinamento do olhar. 2012. (Congresso).

19.
Terceiro Congresso Latinoamericano de Antropologia. As culturas de gestão e as representações dos estudantes sobre sua trajetória. 2012. (Congresso).

20.
IX Reunião de Antropologia do Mercosul. Fazendo antropologia em escolas cariocas. 2011. (Congresso).

21.
Seminário Educação e Cidade: Tendências e desafios de pesquisa.Escolhas familiares e estratégias de acesso às escolas municipais do Rio de Janeiro. 2011. (Seminário).

22.
Seminário Interno NaEscola.Quem são e o que pensam os diretores e professores?. 2011. (Seminário).

23.
Seminário Interno NaEscola.Fazendo antropologia em escolas cariocas. 2011. (Seminário).

24.
33ª Reunião Anual da Anped. Os Conselhos de Classe: mecanismos de produção das desigualdades na escola?. 2010. (Congresso).

25.
34º Encontro Anual da Anpocs. Entre os desafios e os limites de uma educação para todos. 2010. (Congresso).

26.
XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. Sociologia: Consensos e controvérsias. Os diretores e as culturas de gestão. Um estudo nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2009. (Congresso).

27.
26ª Reunião Brasileira de Antropologia. O fator direção influencia a qualidade da educação? Um estudo nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. 2008. (Congresso).

28.
32º Encontro Anual da Anpocs. 2008. (Congresso).

29.
II SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DO CFCH.Conselho de Classe: um estudo etnográfico em duas escolas públicas cariocas. 2008. (Seminário).

30.
25ª Reunião Brasileira de Antropologia. Um olhar antropológico sobre a reforma educacional: análise das dificultades de sua implementação. 2006. (Congresso).

31.
29º Encontro Anual da Anpocs. 2006. (Congresso).

32.
A escola no seu ambiente: políticas públicas e seus impactos..Por dentro de uma escola particular. 2006. (Seminário).

33.
I Encontro Internacional de Políticas Públicas em Educação.Impacto das novas responsabilidades educacionais e de gestão na relação dos profissionais da educação. Um estudo de caso antropológico em uma escola pública carioca.. 2006. (Encontro).

34.
III Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar.III Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar. 2004. (Simpósio).

35.
I Reunión científica Internacional sobre Etnografía y Educación. I Reunión científica Internacional sobre Etnografía y Educación. 2004. (Congresso).

36.
Seminari d'intercambi de Recerques en Antropologia i Educació.La experiencia etnográfica. 2004. (Oficina).

37.
Seminário interno do grupo de pesquisa.A descentralização educacional e a participação da comunidade: apresentação da tese de doutorado em andamento. 2004. (Oficina).

38.
Laboratório de Antropologia.Proyecto de tesis doctoral: descentralización y participación educacional. 2003. (Oficina).

39.
Seminari d'intercambi de recerques en Antropologia i Educació.Reforma educacional: tesis de Máster y el proyecto doctoraL. 2003. (Oficina).

40.
Simposi Internacional. La millora de les oportunitats educatives en una societat en transformació..Reforma Educativa en Brasil: políticas y prácticas en Rio de Janeiro. 2003. (Simpósio).

41.
VIII Seminario de la APEC.Reforma Educativa en América Latina y Brasil: los problemas del proceso reformista. 2003. (Seminário).

42.
V Jornadas de Cambio Educativo y Social. 2003. (Encontro).

43.
IV Congresso de Iniciação Científica. Os descobridores: Mário de Andrade, Capistrano de Abreu e os descobrimentos do Brasil.. 1996. (Congresso).

44.
Semana de História - 95. Os descobridores: Mário de Andrade, Capistrano de Abreu e os descobrimentos do Brasil. 1995. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PRADO, A. P.. Estande Pedagogia Conhecendo a UFRJ. 2017. (Outro).

2.
PRADO, A. P.. Estande Pedagogia Conhecendo a UFRJ. 2017. (Outro).

3.
PRADO, A. P.. Semana da Pedagogia: Formação de Pedagogos na UFRJ: Currículo em debate. 2016. (Outro).

4.
PRADO, A. P.. Estande Pedagogia Conhecendo a UFRJ. 2016. (Outro).

5.
PRADO, A. P.. Semana da Pedagogia: Formação de Pedagogos na UFRJ: Currículo em debate. 2016. (Outro).

6.
PRADO, A. P.. Estande Pedagogia Conhecendo a UFRJ. 2016. (Outro).

7.
PRADO, A. P.. 3º Lançamento Coletivo de Livros da Faculdade de Educação. 2013. (Outro).

8.
Maggie, Y. ; PRADO, A. P. . Lançamento do Site de Sergio Costa Ribeiro. 2013. (Outro).

9.
PRADO, A. P.; CRUZ, G. B. ; MARQUES, J. ; CONSTANT, E. . 2º Lançamento coletivo de livros da Faculdade de Educação da UFRJ. 2012. (Outro).

10.
PRADO, A. P.. Semana de História: Ver, Ler, Contar. 1997. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Fabiano Cabral. Sistema de matríucla no ensino médio carioca. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Ryna Wanzeler de Oliveira. Análise dos diretores das escolas de educação infantil: procedimentos de matrícula. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
DIEGO MACHADO DE OLIVEIRA ALMEIDA. Dinâmicas de matrícula em escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bianca Andrade. Escola e violência no contexto escolar. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Nathálya Rachel Fernandes de Souza. Análise das transições escolares na educação básica no Rio de Janeiro: Escolha, acesso e permanência no ensino fundamental e médio. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
William Corrêa de Melo. Análise das transições escolares na educação básica no Rio de Janeiro: Escolha, acesso e permanência no ensino fundamental e médio. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maitê Lopes de Almeida. Trajetórias escolares rumo ao ensino superior. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ana Pires do Prado.

2.
Leane Rodrigues Martins. Rodrigues Martins Três pontos de vista sobre Avaliações em larga escala no município de Duque de Caxias: governo, escolas e sindicato. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Ana Pires do Prado.

Tese de doutorado
1.
Giselle Carino Lage. A escola da diversidade: um estudo de redes sociais e trajetórias estudantis do ensino médio. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Ana Pires do Prado.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aline Barbosa da Silva. A Sociologia no Ensino Médio: o que pensam os estudantes de Duque de Caxias. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Pires do Prado.

2.
Wander Luiz Oliveira Pereira. Um estudo de caso em uma Escola do Amanhã no Rio de Janeiro. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Pires do Prado.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabiano Cabral de Lima. A Produção científica e a construção do campo da Avaliação Educacional no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Pires do Prado.

2.
Patrick Alves Barbosa. A Percepção Do Professor De Educação Física Sobre Seus Alunos Na Perspectiva Da Aprendizagem Motora: Um Estudo Em Uma Escola Pública De Duque De Caxias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Pires do Prado.

3.
Gabriel Scalise Xavier de Freitas. A Percepção Do Professor De Educação Física Sobre Seus Alunos Na Perspectiva Da Aprendizagem Motora: Um Estudo Em Uma Escola Pública De Duque De Caxias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Pires do Prado.

4.
VALESKA LEOPOLDINO MIRANDA. A RELAÇÃO FAMILIA E ESCOLA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU: DIFERENTES OLHARES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Pires do Prado.

5.
Mylena Curvello. ?DIVISOR DE ÁGUAS?: UMA ETNOGRAFIA SOBRE AS TRAJETÓRIAS DE ALUNOS SOBREVIVENTES AO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL CARIOCA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Pires do Prado.

6.
Danielle Pacheco Rebello e Thamyres Almeida. A evasão das alunas nas aulas de educação física no ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Pires do Prado.

7.
Fernanda Acioli Lins Webster Cardoso. A Evasão dos Alunos nas Aulas de Educação Física no Ensino Médio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Pires do Prado.

Iniciação científica
1.
Ruana Pessoa. Análise das transições escolares na educação básica no Rio de Janeiro: Escolha, acesso e permanência no ensino fundamental e médio. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Pires do Prado.

2.
Sidiellen Batista da Silva. Acesso e permanência: Trajetórias escolares no ensino fundamental no município do Rio de Janeiro. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Ana Pires do Prado.

3.
Rebeca Fagundes Souza. Escolha, acesso e permanência em escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro: estratégias familiares em um espaço de disputa. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PIBIC UFRJ. Orientador: Ana Pires do Prado.

4.
Adriana Wilson de Lima. A qualidade das escolas na visões dos pais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PIBIC UFRJ. Orientador: Ana Pires do Prado.

5.
Thaynara Nascimento Costa. As avaliações externas de aprendizagem e a visão das gestoras. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Pires do Prado.

6.
Mylena Gomes Curvello. ?Divisor de Águas?: Uma etnografia sobre as trajetórias de alunos sobreviventes ao primeiro ano do ensino médio em uma escola estadual carioca.. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Pires do Prado.

7.
Nathálya Rachel Fernandes de Souza. Ethos Escolar e a Trajetória de Estudantes de Ensino Médio em uma Escola Carioca. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Pires do Prado.

8.
Priscilla Larrubia. Escolha, acesso e permanência em escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro: estratégias familiares em um espaço de disputa. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Pires do Prado.

9.
Mayara de Oliveira Tavares. O debate público sobre as avaliações externas de aprendizagem e suas consequências. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Pires do Prado.

10.
Maitê Lopes de Almeida. Trajetórias escolares dos alunos de Dois Pré-Vestibulares populares da cidade do Rio de Janeiro. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Pires do Prado.

11.
Iris Medeiros de Almeida Fernandes. Relações pessoais e acesso a oportunidades educacionais: uma análise do sistema municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Pires do Prado.

12.
Guilherme Vellozo Viana. Desempenho discente e cotidiano escolar na perspectiva de gestores e professores de uma escola pública localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Pires do Prado.

13.
Patrícia Gurgel. Relações pessoais e acesso a oportunidades educacionais: uma análise do sistema municipal de educação da cidade do Rio de Janeiro. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Ana Pires do Prado.

14.
Iris Ramos Lacava. Caminhos possíveis para o acesso às escolas municipais do Rio de Janeiro: uma análise das interações entre a burocracia e as relações pessoais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Pires do Prado.

15.
Luciene Peçanha. Caminhos possíveis para o acesso às escolas municipais do Rio de Janeiro: uma análise das interações entre a burocracia e as relações pessoais. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Pires do Prado.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PRADO, A. P.2014PRADO, A. P.; Rosistolato, R. . Os profissionais da educação e as avaliações externas de aprendizagem: uma comparação entre Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Roteiro, v. 39, p. 311-330, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
PRADO, A. P.. O que muda e o que permanece o mesmo nas escolas cariocas: culturas de gestão e as representações dos estudantes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PRADO, A. P.. A formação do pedagogo docente: Desafios do currículo da Pedagogia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PRADO, A. P.. Notas etnográficas: Trajetórias de jovens estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Maggie, Y. ; PRADO, A. P. . Lançamento do Site de Sergio Costa Ribeiro. 2013. (Outro).

2.
PRADO, A. P.. Estande Pedagogia Conhecendo a UFRJ. 2016. (Outro).

3.
PRADO, A. P.. Estande Pedagogia Conhecendo a UFRJ. 2017. (Outro).

4.
PRADO, A. P.. Semana da Pedagogia: Formação de Pedagogos na UFRJ: Currículo em debate. 2016. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
Maggie, Y. ; PRADO, A. P. . Site Sergio Costa Ribeiro. 2013; Tema: Divulgação do trabalho acadêmico de Sergio Costa Ribeiro (1936-1995). (Site).




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