Fernanda Keila Marinho da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6390725197649567
  • Última atualização do currículo em 03/07/2014


Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geociências, ensino de ciências, ensino de biologia, ensino de física, educação ambiental, imagem e educação, investigação em sala de aula, propostas interdisciplinares e formação de professores. Compõe a equipe do Projeto de Pesquisa Anhumas na Escola, apoiado pela FAPESP e Petrobrás Ambiental e atua como professora do Programa de Pós Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, do Instituto de Geociências, Unicamp. É professora do Departamento de Física, Química e Matemática da UFSCar - Sorocaba. Atualmente coordena projeto de pesquisa apoiado pela FAPESP (2012/06170-2) intitulado: " Pesquisa do professor e pesquisa colaborativa na formação continuada com temas geocientíficos". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Keila Marinho da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, F. K. M.

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Ciências, Tecnologia e Sustentabilidade / UFSCAr - Sorocaba.
Rodovia João Leme dos Santos - até km 104,000
Parque Reserva Fazenda Imperial
18052780 - Sorocaba, SP - Brasil
Telefone: (15) 32295964


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2011
Pós-Doutorado.
Unicamp.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de ciências.
2010 - 2010
Pós-Doutorado.
Unicamp.
Bolsista do(a): Petrobrás Ambiental.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de ciências / Especialidade: Ensino de ciências e formação de professores.
2004 - 2009
Doutorado em Geociências.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Rastros e apropriações no Projeto Geociências e a Formação de Professores em Exercício no ensino Fundamental, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Maurício Compiani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Ciência; ensino fundamental; formação continuada de professores; ensino de Geociências.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Ensino de Geologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de ciências.
2000 - 2002
Mestrado em Geociências.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Análise das imagens geocientíficas em livros didáticos de ciências,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Maurício Compiani.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: ensino de Geociências; ensino de Ciências; imagem e educação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Ensino de Geologia.
1994 - 1998
Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Membro de comitê assessor, Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2013 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação da Prática Docente II
Orientação da Prática Docente IV
Estágio Supervisionado II
Estágio Supervisionado IV
03/2013 - 07/2013
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Integradas em Ciências
Orientação da Prática Docente I
Orientação da Prática Docente III
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado III
05/2013 - 05/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Sorocaba, .

Cargo ou função
Membro Suplente do Conselho do Departamento de Física, Química e Matemática.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental
07/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ação Pedagógica Integrada: Ensino Fundamental
06/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Recursos do Departamento de Educação, Informação e Comunicação.
12/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Cargo ou função
Membro Suplente da Comissão Coordenadora do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação, Informação e Comunicação.
05/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Cargo ou função
Membro Suplente da Comissão de Biossegurança da FFCLRP - USP.
02/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Científico do Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - Laife.
02/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Ciências
07/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ação Pedagógica Integrada: Ensino Fundamental
07/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Ambiental
02/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Ciências

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Prof. da pós graduação, Enquadramento Funcional: Professora do Programa de Pós Graduação EHCT, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina ministrada: Ciência e Linguagem para a pós graduação no Programa de Ensino e História de Ciências da Terra, Instituto de Geociências, Unicamp

Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação, Carga horária: 40
Outras informações
Doutoranda no Instituto de Geociências - Unicamp, no curso Ensino e História de Ciências da Terra

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora da disciplina de Métodos para Ensino e Pesquisa, com carga horária de 30 horas, no Curso de Especialização em Sistema de Telecomunicações, realizado no CESET - UNICAMP.

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Mestranda no Instituto de Geociências - Unicamp, no curso Geociências

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária-monitora de laboratório, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária monitora do LAboratório de Recursos Didáticos em Geociências, do Instituto de Geociências, Unicamp.

Vínculo institucional

1994 - 1998
Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de graduação, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura

Atividades

02/2009 - Atual
Ensino, Ensino e História de Ciências da Terra, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ciência e Linguagem
10/2008 - 10/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Monitora de excursão realizada em São Paulo, pelo Centro Cultural de São Paulo
04/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Funcamp, .

Atividade de extensão realizada
Professora do Curso Teia do Saber - formação continuada de professores, implementado pela Secretaria Estadual de São Paulo.
03/2005 - 07/2005
Ensino, Ciências Biológicas Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geologia Introdutória
03/2000 - 03/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Geociências, .

Cargo ou função
Representante discente do Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino.
01/1998 - 12/2000
Extensão universitária , Faculdade de Educação, Departamento de Administração e Supervisão Educacional.

Atividade de extensão realizada
Docente de Ciências e Biologia no Projeto Educacional de Integração Social (PEIS), coordenado pela professora Dra. Sonia Giubilei.
01/1998 - 12/2000
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Docente de Ciências e Biologia no Projeto de Vivência Educacional de Jovens e Adultos (VEJA).
03/2000 - 07/2000
Ensino, Ciências Biológicas Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geologia Introdutória
03/1998 - 12/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Geociências, .

Linhas de pesquisa
Ensino de ciências
06/1994 - 12/1995
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biologia, .

Linhas de pesquisa
Formação de Professores

Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2003 - 2/2004
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos e metodologia do ensino de Ciências Físicas e Biológicas
10/2003 - 2/2004
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do ensino de Biologia


Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores
2.
Ensino de ciências


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Pesquisa do professor e pesquisa colaborativa na formação continuada com temas geocientíficos

Descrição: O projeto que desenvolvo está intimamente relacionado ao Projeto Elaboração de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente na escola básica com ênfase na regionalização a partir dos resultados de políticas públicas , apoiado pela FAPESP desde 2007 até abril de 2010 (no. de processo 2006/01558-1) e financiado pela Petrobrás Ambiental desde 2007 até agosto de 2010, doravante nomeado projeto Anhumas nas Escolas . Trata-se de projeto voltado para a formação de professores de duas escolas públicas da rede estadual do município de Campinas, em que 20 professores participaram do processo formativo que descreverei sinteticamente nessa introdução. As escolas em questão são E.E. Professora Ana Rita Godinho Pousa e E.E. Adalberto Nascimento. O projeto Anhumas nas Escolas foi concebido após o término do projeto de Políticas Públicas intitulado Recuperação ambiental, participação e poder público: uma experiência em Campinas (processo FAPESP no. 01/02952-1), cujo objetivo foi elaborar um diagnóstico sócio-ambiental da bacia do ribeirão das Anhumas, com vistas à sua recuperação ambiental. Em virtude de seu encerramento, havia fartos resultados nos seguintes temas: Cartografia, o relevo (Geomorfologia) e o substrato (Geologia) da bacia do ribeirão das Anhumas; Bacia Hidrográfica e ciclo hidrológico; Solos da bacia do ribeirão das Anhumas; Fauna e vegetação nativa remanescente na bacia; Caracterização sócio-econômica da população da bacia do ribeirão das Anhumas; Mapa de riscos ambientais (água, ar e poluição atmosférica, vegetação e animais, agricultura, solos e mineração, resíduos sólidos e contaminação, fatores de vulnerabilidade social) na bacia; Definição e diagnóstico das unidades ambientais da bacia; Fotografias e memória da bacia do Ribeirão das Anhumas (Torres; Costa; Nogueira; Perez Filho, 2003 e 2005 e sítio http://www.iac.sp.gov.br/ProjetoAnhumas/index.htm). A idéia mais central do projeto de ensino (Anhumas nas Escolas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fernanda Keila Marinho da Silva - Coordenador.
2007 - 2010
Projeto Anhumas na Escola

Descrição: O projeto foi desenvolvido com o objetivo de integrar a gestão ambiental e a educação escolar, contribuindo para o enfrentamento de problemas sócio-ambientais na microbacia do ribeirão das Anhumas -Campinas-SP. Através de trabalhos colaborativos entre o Instituto de Geociências e Instituto de Biologia da Unicamp, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Faculdade de Educação da USP, E.E. Ana Rita Godinho Pousa e E.E. Adalberto Nascimento, desenvolvem-se práticas coletivas e interdisciplinares de estudo, transformando conhecimentos científicos em conhecimentos escolarizados e contextualizados localmente. As atividades envolvem oficinas temáticas (educação ambiental; local/regional; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA; Interdisciplinaridade ) e disciplinares de formação, encontros/reuniões de trabalho nas escolas, assessoria pedagógica, orientações individuais e coletivas, trabalhos virtuais (TelEduc), atividades de campo e eventos. No contexto do projeto as práticas pedagógicas serão reelaboradas, incluindo uma importante mudança sobre o papel do professor. Nesta, busca-se romper a hegemonia da concepção destes como aplicadores de conhecimentos, construindo-se outra concepção, do professor pesquisador. Adotam-se abordagens dialógico-reflexivas para a formação continuada apoiando-se na corrente sócio-cultural de pensamento/linguagem. Em paralelo, desenvolve-se um banco de dados sobre os estudos de problemas sócio-ambientais das bacias da cidade de Campinas produzidos na esfera acadêmica e técnica, além dos conhecimentos escolarizados produzidos no âmbito do projeto. O projeto une duas propostas - Petrobras:Conhecimentos escolares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente em micro-bacia urbana; FAPESP: Proj.2006/1558-1: Elaboração de conhecimentos escolares e curriculares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente na escola básica com ênfase na regionalização a partir dos resultados de projeto de políticas públicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Fernanda Keila Marinho da Silva - Integrante / Vivian Branco Newerla - Integrante / Maurício Compiani - Coordenador / Maria José Gebara - Integrante / Yara Kulaif - Integrante / Hornink, Gabriel - Integrante / Panzeri, Carla - Integrante / Patrícia Nogueira Santos - Integrante / Ederson Costa Briguenti - Integrante / Vânia Rosalva AMaral - Integrante / Maria Aparecida Pereira Montagner - Integrante / Sara Buchedid Esteves - Integrante / Fabiana Burgos T. Garcia - Integrante / Cláudia Gisele Z. Latarini - Integrante / Graziela Moreira Simão - Integrante / Isilda de Lourdes Passos Sene - Integrante / Carlos Augusto Vaccari - Integrante / Viviane Lousada Cracel - Integrante / Ofelia Ortega Fraile - Integrante / Jorge Yoshio Tamashiro - Integrante / Vania Maria Nunes dos Santos - Integrante / Ermelinda Pataca - Integrante / Vanessa Lecio Diniz - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
2006 - 2013
Práticas pedagógicas com Atlas Escolar Municipal: planejamento, desenvolvimento, avaliação, reflexão e publicação

Descrição: Este projeto objetiva dar continuidade a uma pesquisa já concluída intitulada "A construção coletiva do Atlas Escolar Histórico, Geográfico e Ambiental para o município de Ribeirão Preto-SP".
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Fernanda Keila Marinho da Silva - Integrante / Andrea Lastoria - Coordenador / Antonio Vitor Rosa - Integrante.


Revisor de periódico


2011 - 2011
Periódico: Revista Pesquisa em Educação AMbiental


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Espanhol
Lê Bem.
Inglês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1SILVA, F. K. M.2013SILVA, F. K. M. ; COMPIANI, M. . A trajetória reflexiva de professoras em proposta de pesquisa colaborativa entre universidade e escola. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 8, p. 164-187, 2013.

2.
3SILVA, F. K. M.2011 SILVA, F. K. M. ; Hornink, GAbriel . Quando a biologia encontra a geologia: possibilidades interdisciplinares entre as áreas. Alexandria (UFSC), v. 4, p. 117-132, 2011.

3.
2SILVA, F. K. M.2009SILVA, F. K. M. ; COMPIANI, M. . Reflexões sobre a implementação da pesquisa do professor em uma pesquisa colaborativa. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 3407-3415, 2009.

4.
4SILVA, F. K. M.2006 SILVA, F. K. M. ; COMPIANI, M. . Las imágenes geológicas y geocientíficas en libros didácticos de ciencias. Enseñanza de las Ciencias, v. 24, p. 207-218, 2006.

5.
5COMPIANI, M.2002COMPIANI, M. ; FIGUEIRÔA, S. F. M. ; GONÇALVES, P. W. ; NOGUEIRA, A. ; NEWERLA, V. B. ; ALTOMANI, A. ; FINCO, G. ; SILVA, F. K. M. ; OUTROS . Projeto Geociências e a formação continuada de professores em exercício no ensino fundamental: reflexões e resultados finais. Zona Próxima, Colômbia, n.3, p. 26-49, 2002.

6.
6COMPIANI, M.2000 COMPIANI, M. ; FIGUEIRÔA, S. F. M. ; GONÇALVES, P. W. ; NEWERLA, V. B. ; NOGUEIRA, A. ; ALTOMANI, A. ; FINCO, G. ; SILVA, F. K. M. . Geociências e a Formação Continuada de Professores em Exercício no Ensino Fundamental: reflexões. Pro-Posições (Unicamp), Campinas, v. 1, n.4, p. 25-35, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, F. K. M. . Pesquisa colaborativa e pesquisa do professor no projeto Ribeirão Anhumas na Escola. In: Maurício Compiani. (Org.). Ribeirão Anhumas na Escola: projeto de formação continuada elaborando conhecimentos escolares relacionados à ciência,à sociedade e ao ambiente. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 71-87.

2.
CASTRO, P.B.L. ; SILVA, F. K. M. ; TORRES, R. B. ; KINOSHITA, L. S. . Construção coletiva de um projeto de revitalização e primeira intervenção em uma área de proteção permanente urbana, Campinas - SP. In: Maurício Compiani. (Org.). Ribeirão Anhumas da Escola: projeto de formação continuada elaborando conhecimentos escolares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 215-239.

3.
SILVA, F. K. M. ; KAWASAKI, C. S. . A linguagem visual e a narrativa histórica no ensino de geociências. In: Filomena Elaine P. Assolini; Andrea Coelho Lastória. (Org.). Diferentes linguagens no contexto escolar: questões conceituais e apontamentos metodológicos. 1ed.Florianópolis: Insular, 2013, v. 1, p. 119-134.

4.
PEDROSO, C. C. A. ; KAWASAKI, C. S. ; SILVA, F. K. M. ; ANDRADE, L. S. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE AS DISCIPLINAS DE DIDÁTICA E DE PRÁTICA DE ENSINO. In: Leite, Y.U.F.; Marin, A.J.; Pimenta, S.G.; Gomes, M.de O.; Reali, A.M.de M.R.. (Org.). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. 1a.ed.Araraquara: Junqueira & Marin Editores, 2012, v. 2, p. 004419-004430.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, F. K. M. . Vestígios de uma contratação equivocada. Jornal da Ciência, 06 abr. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CRACEL, V. L. ; COMPIANI, M. ; SILVA, F. K. M. . Repensando o ensino do mapa: uma proposta de ensino. In: 12o. Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2013, João Pessoa. 12 Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, com o tema: Formação, Pesquisa e Práticas Docentes: reformas curriculares em questão, 2013.

2.
SILVA, F. K. M. ; CRACEL, V. L. ; COMPIANI, M. . Reflexões sobre a formação inicial docente: limites e possibilidades da observação vs. a prática colaborativa. In: 12o Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia, 2013, João Pessoa. 12 Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, com o tema: Formação, Pesquisa e Práticas Docentes: reformas curriculares em questão, 2013.

3.
CASTRO, P. B. L. ; SILVA, F. K. M. . Construindo o conhecimento científico a partir do contexto local: uma experiência em Campinas, SP. In: IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia. IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

4.
SILVA, F. K. M. ; CRACEL, V. L. . Trabalho de campo e caso simulado como possibilidade metodológica interdisciplinar para a aprendizagem do local e conhecimentos científicos. In: IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia. IX ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

5.
MONTAGNER, M. A. P. ; SILVA, F. K. M. . Leitura e escrita no ensino médio: o gênero relato e a interdisciplinaridade com as ciências da natureza e o estudo do locall. In: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Anais do SIELP, 2012. v. 2.

6.
PEDROSO, C. C. A. ; KAWASAKI, C. S. ; SILVA, F. K. M. ; ANDRADE, L. S. . Estágio supervisionado na formação de professores: entre as disciplinas de didática e de prática de ensino. In: XVI ENDIPE - Encontro de Didática e de Práticas de Ensino: Compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade, 2012, Campinas. XVI ENDIPE - Encontro de Didática e de Práticas de Ensino: Compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade, 2012.

7.
SILVA, F. K. M. . Reflexões sobre a implementação da pesquisa do professor em uma proposta colaborativa. In: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores, 2011, Águas de Lindóia. XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores - Por uma política nacional de formação de professores, 2011.

8.
SILVA, F. K. M. ; COMPIANI, M. . A formação de professores e os estudos do local. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

9.
CASTRO, P.B.L. ; SILVA, F. K. M. . Ciências como compromisso social: uma experiência em Campinas - SP. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

10.
SILVA, F. K. M. . Inovações didáticas como possibilidades interdisciplinares no contexto de um projeto de formação continuada. In: II Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra e IV Simpósio Nacional: O ensino de Geologia no Brasil, 2009, São Paulo. II Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra e IV Simpósio Nacional: O ensino de Geologia no Brasil, 2009.

11.
SANTOS, P. N. ; BRIGUENTI, E. C. ; AMARAL, V. R. ; MONTAGNER, M. A. P. ; Esteves, S. B. ; GARCIA, F. B. T. ; LATARINI, C. G. Z. ; SIMAO, G. M. ; SENE, I. L. P. ; VACCARI, C. A. ; CRACEL, V. L. ; FRAILE, O. O. ; SILVA, H. C. ; ZIMMERMANN, N. ; SILVA, F. K. M. ; COMPIANI, M. . Educação para a participação na atividade piloto de Trabalho de campo - caso simulado CTSA sobre conhecimentos neocientíficos. In: XV Simposio sobre Enseñanza de la Geologia, 2008, Guadalajara. XV Simposio sobre Enseñanza de la Geologia, 2008.

12.
SILVA, F. K. M. ; COMPIANI, M. . O conhecimento geocientífico delineando a pesquisa do professor. In: I Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra, 2007, Campinas. I Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra e III Simpósio Nacional "O ensino de Geologia no Brasil". -: -, 2007. v. I. p. 443-450.

13.
SILVA, F. K. M. ; COMPIANI, M. . Resgatando memórias de um projeto de formação continuada a partir dos enunciados de uma professora. In: IV Simpósio de Formação e Profissão Docente, 2006, Ouro Preto. IV Simpósio de Formação e Profissão Docente, 2006.

14.
SILVA, F. K. M. ; COMPIANI, M. . Las imágenes geológicas/geocientíficas en libros didacticos de ciencia. In: XVI Congreso Geológico Argentino, 2005, La Plata. XVI Congreso Geológico Argentino, 2005.

15.
SILVA, F. K. M. ; COMPIANI, M. . Cómo la imagen comunica temas de Geología en los libros didácticos de Ciencias?. In: XIII Simposio sobre enseñanza de la geología, 2004, Alicante. Documentos del XIII Simposio sobre Enseñanza de la Geología, 2004.

16.
COMPIANI, M. ; FIGUEIRÔA, S. F. M. ; GONÇALVES, P. W. ; NEWERLA, V. B. ; NOGUEIRA, A. ; ALTOMANI, A. ; FINCO, G. ; SILVA, F. K. M. ; Silva, R. B. da ; OUTROS . La investigación y sus repercusiones en el aula en el proyecto de formación continua con temas geocientíficos. In: XIII Simposio sobre enseñanza de la geología, 2004, Alicante. Documentos del XIII Simposio sobre enseñanza de la Geologia, 2004.

17.
COMPIANI, M. ; FIGUEIRÔA, S. F. M. ; GONÇALVES, P. W. ; NEWERLA, V. B. ; NOGUEIRA, A. ; ALTOMANI, A. ; FINCO, G. ; SILVA, F. K. M. ; OUTROS . Parceria entre universidade e escola pública para a formação continuada de professores do ensino fundamental com temas de Geociências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 3, 2001, Atibaia. Atas, 1CD. Porto Alegre: UFRGS, 2001.

18.
SILVA, F. K. M. ; COMPIANI, M. . Análise das imagens em livros didáticos de Geografia. In: Congresso de Leitura do Brasil, 12, 1999, Campinas. Anais, 1CD, 1999.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MELO, V.R.de O. ; SILVA, F. K. M. . A produção de textos narrativos sobre o local de vivência com alunos do 6o. ano do ensino fundamental II por meio dos trabalhos de campo realizados em microbacia urbana. In: 12o. Simpósio de Geologia do Sudeste - EnsinoGEO, 2011, Nova Friburgo. 12o. Simpósio de Geologia do Sudeste - EnsinoGEO, 2011.

2.
MELO, V.R.de O. ; BARBOSA, M. A. ; COMPIANI, M. ; Santos, V. M. N. dos ; SILVA, F. K. M. . Os trabalhos de campo como recurso metodológico interdisciplinar para os estudos contextualizados do local. In: 12o. Simpósio de Geologia do Sudeste - EnsinoGEO, 2011, Nova Friburgo. 12o. Simpósio de Geologia do Sudeste - EnsinoGEO, 2011.

3.
SILVA, F. K. M. ; COMPIANI, M. . As imagens geológicas em livros didáticos de ciências. In: XLII Congresso Brasileiro de Geologia, 2004, Araxá. Anais, 2004.

4.
COMPIANI, M. ; FIGUEIRÔA, S. F. M. ; GONÇALVES, P. W. ; NEWERLA, V. B. ; NOGUEIRA, A. ; ALTOMANI, A. ; FINCO, G. ; SILVA, F. K. M. ; Silva, R. B. da ; OUTROS . Pesquisa e suas implicações em sala de aula no projeto de formação continuada com temas geocientíficos. In: XLII Congresso Brasileiro de Geologia, 2004, Araxá. Anais, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, F. K. M. ; COMPIANI, M. . Análise das imagens geocientíficas em livros didáticos de Ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 4, 2003, Bauru. Atas, 2003.

2.
SILVA, F. K. M. ; FINCO, G. ; NEWERLA, V. B. . Geociências e astronomia na revista Ciência Hoje. In: Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia, 3, 1998, Campinas. Caderno de resumos, 1998.

3.
SILVA, F. K. M. ; COMPIANI, M. . Projeto Geociências e a formação continuada de professores em exercício no ensino fundamental - um ponto de vista do bolsista. In: Congresso Interno de Iniciação Científica, 6, 1998, Campinas. Caderno de Resumos, 1CD. Campinas: Unicamp - Pró Reitoria de Pesquisa, 1998.

4.
SILVA, F. K. M. ; CORTELAZZO, Â. L. . Estudo da Germinação de sementes de Inga affinis e Inga fagifolia em condições emersas ou submersas. In: Congresso Nacional de Botânica, 47, 1996, Nova Friburgo. Resumos. Rio de Janeiro: Academic Press, 1996. p. 460-460.

5.
SILVA, F. K. M. ; CORTELAZZO, Â. L. . Estudo da germinação e do padrão morfo-anatômico de sementes e plântulas de Inga affinis e Inga fagifolia em condições emersas ou submersas. In: Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia, 1, 1996, Campinas. Caderno de Resumos, 1996. p. 50-50.

6.
SILVA, F. K. M. ; CORTELAZZO, Â. L. . Comparação entre plântulas de Inga affinis e Inga fagifolia desenvolvidas em condições emersas ou submersas em água. In: Congresso Interno de Iniciação Científica, 4, 1996, Campinas, 1996.


Demais tipos de produção técnica
1.
COMPIANI, M. ; Panzeri, Carla ; Pataca, E. ; SILVA, F. K. M. ; Hornink, GAbriel ; Tamashiro, J. Y. ; Ortega, Ofelia ; NEWERLA, V. B. . 2o. Relatório Parcial do Projeto FAPESP - Ensino Público. 2009. (Relatório de pesquisa).

2.
COMPIANI, M. ; Panzeri, Carla ; Pataca, E. ; SILVA, F. K. M. ; Hornink, GAbriel ; Tamashiro, J. Y. . 7o. Relatório Parcial do Projeto PETROBRAS AMBIENTAL. 2009. (Relatório de pesquisa).

3.
COMPIANI, M. ; Panzeri, Carla ; SILVA, F. K. M. ; Hornink, GAbriel ; NEWERLA, V. B. ; Kimura, E. K. . Site do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola. 2008. (Relatório de pesquisa).

4.
Panzeri, Carla ; BRIGUENTI, E. C. ; Pataca, E. ; SILVA, F. K. M. ; GARCIA, F. B. T. ; SILVA, H. C. ; Hornink, GAbriel ; Tamashiro, J. Y. ; GEBARA, M. J. ; FRAILE, O. O. ; Diniz, V. L. ; NEWERLA, V. B. ; CRACEL, V. L. ; Kulaif, Y. ; COELHO, R. M. ; ADAMI, S. F. ; TORRES, R. B. ; SETZ, E. Z. F. ; MARTINS, E. R. F. ; KINOSHITA, L. S. ; Santos, V. M. N. dos . 1o. Relatório Parcial do Projeto FAPESP ENSINO PÚBLICO. 2008. (Relatório de pesquisa).

5.
Panzeri, Carla ; SILVA, F. K. M. ; Hornink, GAbriel ; COMPIANI, M. ; FRAILE, O. O. ; Diniz, V. L. ; NEWERLA, V. B. ; Kulaif, Y. ; CRACEL, V. L. . 3o. Relatório Parcial do Projeto PETROBRAS AMBIENTAL. 2008. (Relatório de pesquisa).

6.
Panzeri, Carla ; SILVA, F. K. M. ; Hornink, GAbriel ; COMPIANI, M. ; FRAILE, O. O. ; Diniz, V. L. ; NEWERLA, V. B. ; Kulaif, Y. ; CRACEL, V. L. . 4o. Relatório Parcial do Projeto PETROBRAS AMBIENTAL. 2008. (Relatório de pesquisa).

7.
Panzeri, Carla ; SILVA, F. K. M. ; Hornink, GAbriel ; COMPIANI, M. ; FRAILE, O. O. ; Diniz, V. L. ; NEWERLA, V. B. ; CRACEL, V. L. . 5o. Relatório Parcial do Projeto PETROBRAS AMBIENTAL. 2008. (Relatório de pesquisa).

8.
Panzeri, Carla ; SILVA, F. K. M. ; Hornink, GAbriel ; COMPIANI, M. ; FRAILE, O. O. ; Diniz, V. L. ; NEWERLA, V. B. ; CRACEL, V. L. ; Kulaif, Y. . 6o. Relatório Parcial do Projeto PETROBRAS AMBIENTAL. 2008. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAMPOS, S. D.; KLEINKE, M. U.; SILVA, F. K. M.. Participação em banca de Arquiteclino Rocha. Uma análise da relação física-matemática sob a luz dos modelos mentais. 2013 - Universidade Federal de São Carlos.

2.
Lastoria, A.; SILVA, F. K. M.; ASSOLINI, F. E. P.. Participação em banca de Adriana Cristina Godoy. As imagens na sala de aula: produção de conteúdo visual no ensino de História e Geografia Local. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

3.
GEBARA, M. J.; PACÍFICO, S.M.R.; SILVA, F. K. M.. Participação em banca de Maria Aparecida Montagner. O ensino aprendizagem da Língua Portuguesa a partir do estudo do local e das práticas interdisciplinares com as ciências da natureza. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Unicamp.

4.
KAWASAKI, C. S.; SILVA, F. K. M.; SANO, P.T.. Participação em banca de Rodrigo Girardi Santiago. Encontros e desencontros entre ecologia e educação ambiental: uma análise da produção científica. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências) - Universidade de São Paulo.

5.
SILVA, F. K. M.; FONTANA, R.; Lastoria, A.. Participação em banca de Viviane Lousada Cracel. A importância do mapa na construção do conhecimento geográfico: uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Unicamp.

6.
SILVA, H. C.; FREITAS, D.; SILVA, F. K. M.. Participação em banca de Gabriela Finco. Enfoque geocientífico em aulas de biologia: caminhos, possibilidades e limitações. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Unicamp.

7.
SILVA, F. K. M.; FONTANA, R.; COMPIANI, M.. Participação em banca de Viviane Lousada Cracel. A importância do mapa na construção do conhecimento e formação de um raciocínio espacial: uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
COMPIANI, M.; CARVALHO, L. M.; BACCI, D. L. C.; BARRETO, M. P.; SILVA, F. K. M.. Participação em banca de Cecília Maria Pinto do Nascimento. Escola e produção de conhecimento sobre o lugar: a possibilidade de espaços de representação emancipatórios. 2014. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
COMPIANI, M.; CARVALHO, L. M.; SILVA, F. K. M.. Participação em banca de Cecília Maria Pinto do Nascimento. Estudantes e produção de conhecimento sobre o lugar: a possibilidade de espaços de representação emancipatórios. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
CARVALHO, L. M.; MENEGASSI, R. J.; SILVA, F. K. M.. Participação em banca de Danilo Seithi Kato. O conceito de ecossistema nas pesquisas brasileiras em educação ambiental no período de 1980 a 2009: a construção de sentidos na perspectiva de Bakhtin. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

3.
COMPIANI, M.; STRAFORINI, R.; SILVA, F. K. M.. Participação em banca de Ederson Costa Briguenti. Cartografia e contexto: múltiplas relações e sentidos mediando o ensino de Geografia. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
SOLA, F.; COSTA, J. A. F.; SILVA, F. K. M.. Participação em banca de Tiago da Guia Oliveira. Segregação urbana e estatuto da cidade - critérios para adequação do plano diretor de Votorantim. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental) - Centro de Ciências, Tecnologia e Sustentabilidade / UFSCAr - Sorocaba.

2.
KLEINKE, M. U.; CRUZ, T. G. S.; SILVA, F. K. M.. Participação em banca de Caio Ferrari de Oliveira. A contextualização no ENEM: uma análise de desempenho. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
Rosa, A.V.; MESQUITA, M. J. M.; SILVA, F. K. M.. Participação em banca de Paulo Bussab Lemos de Castro. Trajetória de alunos do Ensino Médio na iniciação à pesquisa científica. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra) - Unicamp.

4.
PONTUSCHKA, N. N.; Pataca, E.; SILVA, F. K. M.. Participação em banca de Naiane Pereira de Melo. Os trabalhos de campo introdutórios na formação de licenciaturas em Geociências e Educação Ambiental. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

5.
KAWASAKI, C. S.; SANO, P.T.; SILVA, F. K. M.. Participação em banca de Rodrigo Girardi Santiago. O discurso ecológico. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NAKAYAMA, B. C. M. S.; COSTA, M. J.; SILVA, F. K. M.. Participação em banca de Juliana Junko Yamamoto.Educação em saúde e interdisciplinaridade: alternativas didáticas das escolas da educação básica de Sorocaba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de São Carlos.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
KAWASAKI, C. S.; Lastoria, A.; MASSABNI, V. G.; GUIMARAES, L. B.; SILVA, F. K. M.. Concurso para Prof. Doutor na Área de Metodologia do Ensino de Biologia. 2014. Universidade de São Paulo.

2.
TEIXEIRA, P. M. M.; SOUZA, M. L.; SILVA, F. K. M.. Concurso Público para Professor Adjunto da matéria Ensino de Biologia. 2011. Universidade Estadual de Santa Cruz.

Outras participações
1.
SILVA, F. K. M.; SILVA, G. M.; ABREU, D. G.. Processo Seletivo para Docente por prazo determinado como Professor Contratado III. 2012. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminários de Pesquisa II.Pesquisa do professor e pesquisa colaborativa na formação continuada com temas geocientíficos. 2012. (Outra).

2.
I Semana da Física do Curso de Licenciatura Plena em Física.Formação de Professores de Ciências: Reflexão sobre as principais tendências. 2011. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Lastoria, A. ; Rosa, A.V. ; SILVA, F. K. M. . Conflitos Sócio ambientais na Amazônia Brasilieira. 2011. (Outro).

2.
Rosa, A.V. ; SILVA, F. K. M. . VI Encontro "Pesquisa em Educação Ambiental". 2011. (Congresso).

3.
COMPIANI, M. ; CRACEL, V. L. ; GARCIA, F. B. T. ; Hornink, GAbriel ; Panzeri, Carla ; SILVA, F. K. M. . 6o. Seminário do Projeto "O ribeirão Anhumas na Escola". 2010. (Outro).

4.
SILVA, F. K. M. ; GONÇALVES, P. W. ; CARNEIRO, C. D. R. ; BARBOSA, R. ; SILVA, H. C. ; ALVIM, M. H. ; GEBARA, M. J. . I Simpósio de Pesquisa em Ensino e História de Ciências da Terra / III Simpósio Nacional "O Ensino de Geologia no Brasil". 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Valdete Ramos de Oliveira Melo. Narrativas geocientíficas verbo-visuais: a produção de saberes e conhecimentos interdisciplinares com alunos do Ensino Fundamental II. Início: 2013. Tese (Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
PAulo Bussab Lemos de Castro. Análise da formação científico social de estudantes do Ensino Médio do PIC-Jr. no Projeto Ribeirão Anhumas na Escola. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva.

2.
Maria Aparecida Montagner. O ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa a partir do estudo do local e das práticas interdisciplinares com as ciências da natureza. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Unicamp, . Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva.

3.
Viviane Lousada Cracel. A importância do mapa na construção do conhecimento geográfico: uma análise a partir da perspectiva histórico-cultural. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Unicamp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Co-Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva.

4.
Valdete Ramos de Oliveira Melo. Produção de textosnarrativos e descritivos por meio de atividades geocientíficas com alunos do ensino fundamental II. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) - Unicamp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Co-Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Felipe Marques Pereira. A formação docente e o ensino de ciências nos primeiros anos do ensino fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva.

2.
Viviane Lousada Cracel. A cartografia mediando o ensino: possibilidades e potencialidades. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Unicamp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva.

Iniciação científica
1.
Thais Angela Cavalheiro de Azevedo. Educação ambiental na escola: o que se pode dizer a partir da prática de uma professora de geografia?. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Andressa Lopes. O curso de Pedagogia e o ensino de ciências. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva.

2.
Felipe Marques Pereira. Estudos do meio no Campus Ribeirão Preto da USP: aspectos socioambientais e históricos. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade de São Paulo, USP/Aprender com cultura e extensão. Orientador: Fernanda Keila Marinho da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CASTRO, P.B.L. ; SILVA, F. K. M. ; TORRES, R. B. ; KINOSHITA, L. S. . Construção coletiva de um projeto de revitalização e primeira intervenção em uma área de proteção permanente urbana, Campinas - SP. In: Maurício Compiani. (Org.). Ribeirão Anhumas da Escola: projeto de formação continuada elaborando conhecimentos escolares relacionados à ciência, à sociedade e ao ambiente. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 1, p. 215-239.

2.
SILVA, F. K. M. ; KAWASAKI, C. S. . A linguagem visual e a narrativa histórica no ensino de geociências. In: Filomena Elaine P. Assolini; Andrea Coelho Lastória. (Org.). Diferentes linguagens no contexto escolar: questões conceituais e apontamentos metodológicos. 1ed.Florianópolis: Insular, 2013, v. 1, p. 119-134.



Outras informações relevantes


De outubro de 2009 a janeiro de 2010 compôs a equipe de consultoria do PAR (Plano de Ações Articuladas) do MEC. 

Possui cinco capítulos de livros em fase final de editoração. Dois deles deverão ser publicados ainda em 2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/07/2014 às 10:41:53