Jezulino Lúcio Mendes Braga

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4186969243487429
  • Última atualização do currículo em 03/11/2018


Doutor em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) com período sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Coordenador do curso de Museologia da Escola de Ciencia da Informação (UFMG). Integra o Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisa processos educativos em museus e práticas de memória no ensino de história. Membro do Grupo de Pesquisa Polis e Mnemosine: Cidade, Memória e Educação. Membro do MEIO (Museus, Educação, Imagens e Oralidades)-ECI e Rede de Museus da UFMG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jezulino Lúcio Mendes Braga
Nome em citações bibliográficas
BRAGA, J. L. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (35) 32612020
URL da Homepage: http://www.eci.ufmg.br/


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
com período sanduíche em Universitat Autònoma de Barcelona - UAB (Orientador: Joan Pagés Blanch).
Título: Professores de História em Cenários de Experiência, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Junia Sales Pereira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: História das cidades; Patrimonio histórico cultural; museu.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2001
Mestrado em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Além da Escravidão: Convívio Familiar entre Cativos/ Mariana 1872-1888,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Douglas Cole Libby.
Palavras-chave: Escravidao; Vida Familiar em Minas Gerais; Expansao de Fronteira agrícola; Economia Mineira no XVIII e XIX; Mulheres de cor; Relações de genero.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Colônia.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação.
1995 - 1998
Graduação em História.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Museografia. (Carga horária: 8h).
Saramenha Artes e Ofícios, SMA, Brasil.
2010 - 2010
O novo acordo ortográfico da língua portuguesa. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.
2008 - 2008
Elaboração de Projetos e Fomento para Área Museo. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2007 - 2007
Capacitação Docente em EAD. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.
2002 - 2002
Noções Básicas de Conservação. (Carga horária: 40h).
Fundação de Arte de Ouro Preto, FAOP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor na Escola de Ciência da Informação-ECI

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Análise de Estágio e Prática de Ensino de História

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Professor de graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor da disciplina de Prática de Ensino IV na Faculdade de Educação da UFMG

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e Mediação Cultural em Museus
09/2017 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, Pro Mestre.

Cargo ou função
Coordenação da Linha Educação em Museus e Difusão da Ciência.
03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

02/2017 - Atual
Direção e administração, Escola de Ciência da Informação, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Museologia.
03/2016 - Atual
Ensino, Museologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Museologia
Museus e Bibliotecas: Espaços Formativos em uma Educação para as Sensibilidades
Patrimônio Cultural no Brasil
Museus e Diversidade
02/2014 - 11/2014
Ensino, Abi - História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise de Estágio e Prática de Ensino de História
10/2000 - 10/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
História do Capitalismo
História de Minas
Historiografia
Prática de Ensino

Universidade do Estado de Minas Gerais/Campanha, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador de Pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações
UNIDADE DA UEMG EM CAMPANHA-SUL DE MINAS GERAIS

Atividades

02/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de História, .

02/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de História, .

02/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Curso de História, .

02/2015 - Atual
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA
02/2015 - Atual
Ensino, HISTÓRIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA I-HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
PRÁTICA DE ENSINO DE HISTÓRIA V-ANÁLISE DE FINAL DE ESTÁGIO
02/2015 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Pesquisa, Coordenação de Pesquisa.

Atividade realizada
Coordenador de Pesquisa.

Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2014
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2007 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de História Chs, .

Cargo ou função
Conselho de Curso.
1/2002 - 08/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
História do Brasil I
História do Brasil II
História do Brasil III
História do Brasil IV
Prática de Ensino de História e Metodologia de Ensino de História
08/2006 - 08/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Avaliação/CPA.
02/2004 - 02/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Museu Padre De Man, .

Linhas de pesquisa
Museus e Educação
4/2002 - 4/2004
Extensão universitária , Curso de História Chs, Campus II.

Atividade de extensão realizada
Curso de História Local e Regional.

Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador em Curso da Pós graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Coordena a pós graduação em Gestão Cultural e Patrimônio Histórico

Atividades

01/2008 - 01/2009
Ensino, Gestão Cultural e Patrimônio Histórico, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Captação de Recursos
Introdução ao Patrimônio Cultural
Oficina Cultural II

Faculdade de Pará de Minas, FAPAM, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor assitente nível 1, Carga horária: 20

Atividades

8/2001 - 8/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
História do Brasil República
História do Brasil Colonia
História do Brasil Império


Linhas de pesquisa


1.
EDUCAÇÃO EM MUSEUS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Objetivo: Pesquisa e desenvolvimento de produtos para fins de interação, mediação e comunicação em museus e na divulgação científica. Estudos de experiências, impactos e desafios da educação em museus e em outros espaços de ciência e cultura...
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Educação; Museus; Patrimonio histórico cultural; Pesquisa.
2.
Museus e Educação

Objetivo: Debater o papel dos museus como importante mediador das práticas culturais e de memória, bem como analisar o uso pedagógico dessas instituições para o ensino de história. Produzir material didático para o uso pedagógico das exposições museais..
Palavras-chave: Ensino de História; metodologia científica; Patrimonio histórico cultural.
3.
Práticas de memória, ensino de história e educação para as sensibilidades

Objetivo: Essa linha reúne pesquisas sobre as práticas de memória e aprendizagens da história. A pesquisas são voltadas à compreensão das potencialidades de aprendizagens da história no trabalho com fios de memória tecidos por disputas simbólicas, em que estão presentes gestos de esquecimento, exercícios de rememoração e intencionalidades educativas. Vincula-se aos estudos que configuram os diferentes espaços sociais como ambientes de memória e aprendizagem, encenando objetos culturais, práticas sociais e idéias sobre a história e a memória. Volta-se à compreensão das aprendizagens nos cenários sociais de memória, incluindo-se a escola, o museu e os centros de memória, ? em sua dispersão e pluralidade..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Palavras-chave: Educação; História das cidades; Patrimonio histórico cultural; Ensino de História.
4.
História da Educação e da Cultura

Objetivo: Esta linha tem por objetivo agrupar pesquisas e discussões que tenham como foco principal a História da Educação e das instituições educacionais dentro e fora da cultura escolar como categoria de análise. Neste sentido é do nosso interesse a memória de alunos e docentes, a cultura material, didática e metodologia de ensino ao longo do tempo, a função social da educação perpetuada pela escola, as trajetórias e memórias sobre o ofício do professor, bem como novas temáticas que possam surgir em pesquisas de IC..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Palavras-chave: Educação; Pesquisa.
5.
Espaços formativos, sujeitos e currículos

Objetivo: A linha reúne estudos em várias perspectivas téoricas que tenham como objeto os espaços formativos, os sujeitos da educação e os currículos. Entendemos por espaços formativos os lugares de formação inicial de professores e estudantes como a escola e a academia bem como àqueles ligados a produção do conhecimento e formação humana como os museus, cidades, parques, associações de bairro, sindicatos. Nesses espaços os sujeitos ressignificam suas formas de pensamento e elaboram novas representações sociais. As pesquisas que focam nos sujeitos no universo escolar como professores, estudantes, gestores, entre outros, também são incorporados nessa linha. As pesquisas pretendem ainda discutir os currículos prescritos e reais, em uma perspectiva que entende os saberes sociais e de referência como interferentes nos processos de ensino e aprendizagem..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
Palavras-chave: Ensino de História; Educação; Museus; Patrimonio histórico cultural.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Mapeamento de ações educativas e avaliação de público escolar na REMECC/UFMG
Descrição: Propomos mapeamento das ações educativas desenvolvidas nos museus da UFMG entre os anos de 2016-2017 atualizando dados de diagnóstico já feito em projetos anteriores. Será feita, também, por meio desse projeto a identificação de formas de avaliação do público escolar dos espaços da rede de museus. O projeto será desenvolvido dentro do grupo de pesquisa MEIO (Museus, Educação, Imagens e Oralidades). Trata-se de grupo de trabalho parceiro ao Núcleo Integrador da Rede de Museus da UFMG. O grupo reúne-se a cada segunda terça feira do mês na sala 1000 da ECI e têm como dinâmica uma Roda de Conversa com profissionais que atuam em museus ou que têm esses espaços como seus principais temas de pesquisa. Participam do grupo estudantes de graduação em museologia, técnicos dos museus da UFMG e estudantes da linha de pesquisa Educação em Museus e Centros de Ciência/PRO-MESTRE-FAE. Como metodologia, buscaremos dados elaborados pela professora Letícia Julião (atual coordenadora da Rede de Museus) e qualificaremos os números levantados elaborando gráficos e tabelas. Trata-se de dados obtidos na pesquisa AVALIAÇÃO MUSEOLÓGICA: COLEÇÕES E MUSEUS DA UFMG, registrado no SIEX. Na atualização dos dados, consultaremos os sites dos espaços e analisaremos os trabalhos apresentados no I Seminário de Educação Museal realizado no primeiro semestre de 2017. Consultaremos os planos museológicos dos espaços e ações que estão desenvolvendo no campo da educação museal e avaliação de público escolar. Como resultado da pesquisa, será elaborado um banco de dados disponibilizado no site da rede de museus. A metodologia é de coleta de dados por meio de busca nos sites dos museus e entrevista semi-estruturada com os os responsáveis pela ação educativa desses espaços. Já foram levantados dados em diagnóstico feito sob a coordenação da professora Letícia Julião que usou como base o questionário do Cadastro Nacional de Museus feito pelo IBRAM entre 2008 e 2009. Para este projeto elaboraremos novo questionário validado entre os pesquisadores do MEIO, enfatizando também dados qualitativos. No ano de 2016 foi realizado o I Seminário de Educação Museal em que os espaços da rede apresentaram os principais projetos educativos. Analisaremos os dados coletados no Seminário para compor o dossiê pretendido. Como temos mais de 20 espaços que integram a Rede de Museus da UFMG, faremos imersão em dois espaços nessa primeira etapa da pesquisa para historicizar as ações educativas: Espaço do Conhecimento e Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jezulino Lúcio Mendes Braga - Coordenador / Carina Rafaela de Camargos Manoel - Integrante.
2018 - Atual
Educação em Museus e Divulgação Científica
Descrição: Pesquisas sobre processos e formas de comunicação em atividades museais e de divulgação cientifica, com ênfase em perspectivas culturalmente inclusivas desenvolvidas em ambientes educativos formais ou não formais. Estudo e desenvolvimento de metodologias, práticas e objetos em distintos formatos concebidos como elementos experimentais de mediação em museus e processos de divulgação científica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
OS MUSEUS HISTÓRICOS COMO ESPAÇOS EDUCATIVOS: SUJEITOS, PROJETOS E NARRATIVAS
Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende analisar os projetos educativos do Museu do Ouro em Sabará na relação com professores, estudantes e comunidade. Reuniremos dados disponíveis no relatório Museu em Números do IBRAM, e dados disponibilizados pelo setor educativo, bem como os que estão disponibilizados no site https://museudoouro.wordpress.com/ e nos projetos cadastrados por esse museu no Programa Nacional de Educação Museal e nos Relatórios de Gestão produzidos pelo IBRAM. Busca entender a narrativa do museu e sua potência para o ensino de história..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jezulino Lúcio Mendes Braga - Coordenador.
2015 - 2015
Mapeamento de Fontes para a História das Disciplinas Escolarres no Sul de Minas Gerais/Campanha
Descrição: Esse projeto têm por objetivo mapear fontes para a história das disciplinas escolares na cidade de Campanha, sul de Minas Gerais. A cidade foi ocupada e povoada a partir de 1737. No ano de 1800 são encontrados os primeiros vestígios de organização de uma estrutura educacional para a cidade e em 1832 é fundada na cidade a primeira associação filantrópica para a educação de crianças e posteriormente várias escolas de instrução primária. Atualmente existem dois arquivos na cidade nos quais podem ser feitas pesquisas com documentação cartorária do século XVIII e outras fontes como imagens, revistas, livros didáticos, etc: O Centro de Memória Cultural Desembargador Manoel Maria Paiva de Vilhena (CEMEC) e a Centro de Estudos Campanhenses Monsenhor Lefort. Esses dois acervos reunidos podem auxiliar pesquisadores a debater a história das disciplinas escolares e refletir sobre a educação no Brasil..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Apropriação dos Livros Didáticos em Sala de Aula do Ensino Fundamental: uma investigação a partir da história do negro e da escravidão.
Descrição: O NEAB, por meio de seus pesquisadores, atua na sociedade promovendo amplo debate sobre a população negra e as políticas afirmativas que surgiram, principalmente nos últimos anos, como resultado da redemocratização no Brasil. Foram definidas 5 linhas de pesquisa no Núcleo incluindo a linha que reúne projetos de investigação sobre a Lei 11645 e sua aplicação nas escolas de educação básica, bem como aspectos referentes a elaboração de diretrizes para a discussão da questão racial na educação infantil. Ainda projetos que investigam as formas de representação do negro em materiais didáticos e exposições de museus, que contribui para formação de memórias sobre a história da população negra no Brasil. A proposta desse projeto é verificar como essas coleções, ou outra indicada no PNLD 2011, são apropriadas em salas de aula do ensino fundamental na região do Vale do Aço, uma vez que os professores de história vão muito além do que está proposto nos manuais didáticos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jezulino Lúcio Mendes Braga - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2011 - 2012
O negro nos livros didáticos após a lei 11645
Descrição: Projeto pretende investigar como a história e cultura africana e afro-brasileira está sendo exposta nos livros didáticos após o sancionamento da lei 11645..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Jezulino Lúcio Mendes Braga - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2009 - 2011
Ações Educativas e Difusão da Ciência para o Público Infantil e Jovem da Região do Aço
Descrição: Este projeto tem por finalidade última a promoção de ações educativas através do Museu Padre Joseph Cornélius Marie De Man, sob uma perspectiva interdisciplinar, composta de profissionais da geologia, geografia, pedagogia e história. Pretende-se criar um ambiente museológico propício para exposição mineralógica e petrológica. Essa ação se fará acompanhada de software educativo, cartilha pedagógica, jogos educativos, com o objetivo de difundir a ciência em instituições escolares da Região Metropolitana do Vale do Aço despertando o interesse necessário pela cultura da investigação científica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Núcleo de Estudos da Cultura Africana e Afro-brasileira
Descrição: Grupo de estudos para discussão da história e cultura afro-brasileira e a aplicação da Lei 11645 nas escolas da educação básica. Debate sobre História da África e da Diáspora.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Revitalização da mostra de mineralogia e petrologia do Museu Padre Joseph Cornélius Marie De Man
Descrição: Projeto destinado a revitalizar o Museu Padre De Man, situado no Campus do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Abordagem qualitativa e quantitativa do acervo, reflexão sobre a coleção e montagem de museografia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Jezulino Lúcio Mendes Braga - Coordenador / Renato Santos Lacerda - Integrante / Niura Sueli de Almeida Martins - Integrante / Maria Aparecida Perrout Suhett Fontoura Reis - Integrante / Marcelo de Sousa Balbino - Integrante / Claudia Márcia Coutinho Dias - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Mãe Domingas
Descrição: A iniciativa Mãe Domingas surge de uma parceria entre o Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, o curso de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais, o Museu do Ouro, unidade do Instituto Brasileiro de Museus/Ibram ? Ministério da Cultura, localizado na cidade de Sabará, e a Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Laval, no Québec/Canadá, representada pela professora Barbara Bader, titular da Cadeira de Ensino de Ciências e Desenvolvimento Sustentável. As ações integram o projeto Itinerários e Visões da Cidade: Educação para o Patrimônio na Relação com as Narrativas Visuais da História, que relaciona o uso pedagógico dos museus e do espaço urbano de Sabará, no debate sobre os ?lugares de memória? definidos pelos discursos oficiais que constituem narrativas públicas da história. No ano de 2017, o tema escolhido para o projeto foi o Itinerário da Água, no qual discutimos os referenciais materiais de uso da água expostos no museu e no espaço urbano, bem como a importância dos rios na história da cidade de Sabará. As intervenções urbanas propostas para acontecerem na cidade de Sabará, em articulação com o poder público local e com o envolvimento da população ribeirinha, em atividades de pesquisa e extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
ITINERÁRIOS E VISÕES DA CIDADE: EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO NAS RELAÇÕES COM NARRATIVAS VISUAIS DA HISTÓRIA
Descrição: O projeto ITINERÁRIOS E VISÕES DA CIDADE: EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO NAS RELAÇÕES COM NARRATIVAS VISUAIS DA HISTÓRIA propõe atividades de pesquisa e extensão que serão realizadas junto ao Departamento de Organização e Tratamento da Informação-ECI em parceria com o Museu do Ouro/IBRAM. Tem como foco principal o uso pedagógico dos museus e do espaço urbano de Sabará-MG, no debate sobre os ?lugares de memória? definidos pelos discursos oficiais que constituem narrativas públicas da história. Os museus institucionalizaram as coleções e como instituições públicas representam um discurso sobre o passado utilizando aparatos diversos na elaboração das exposições. Esse discurso muitas vezes é elaborado com base em uma concepção de história linear, cronológica e evolutiva marcadas por ideários nacionalistas e triunfalistas de alguns grupos sociais. Os museus são constituídos por uma seleção arbitrária de objetos, legendas, imagens, que constituem uma narrativa baseada também nos esquecimentos. Em atos educativos os professores podem revelar as seleções feitas na constituição de uma narrativa pública da história nas instituições museais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
ITINERÁRIOS E VISÕES DA CIDADE: EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO NAS RELAÇÕES COM NARRATIVAS VISUAIS DA HISTÓRIA
Descrição: Esse projeto tem como foco principal a produção de materiais didáticos de educação para o patrimônio na relação com os ?lugares de memória? constituídos pelos discursos oficiais. Pretendemos debater o espaço urbano e as relações subjetivas impresas em modos de ver e sentir a cidade e nas práticas culturais que são definidoras de identidades. Objetivos: ? Discutir sobre os espaços de memória na cidade de Campanha definidos por políticas de patrimonialização gestadas pelo Estado; ? Investigar que outras visões de cidade são possíveis a partir da discussão sobre memória e patrimônio cultural; ? Oferecer formação continuada a professores da rede municipal de ensino da cidade de Campanha ? Oferecer visitas mediadas (professores e alunos) ao centro da cidade como uma forma de interpretar o patrimônio edificado e propor reflexões sobre as relações subjetivas construídas na experiência caminhante; ? Discutir com professores da rede municipal sobre os usos do passado e quais narrativas são possíveis a partir da interpretação dos rastros da cidade;.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jezulino Lúcio Mendes Braga - Coordenador / Laudiene Aparecida Maciel - Integrante / Maria Fernanda Bertholdo - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2008 - 2009
Projeto de Revitalização da Mostra de Mineralogia e Petrologia do Museu Padre Joseph Cornélius Marie De Man
Descrição: Este projeto tem por finalidade última a promoção de ações educativas através do Museu Padre Joseph Cornélius Marie De Man, em uma perpectiva interdisciplinasr. Através deste projeto será feita uma pesquisa sobre o papel dos museus na atualidade..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jezulino Lúcio Mendes Braga - Coordenador / Renato Santos Lacerda - Integrante / Niura Sueli de Almeida Martins - Integrante / Maria Aparecida Perrout Suhett Fontoura Reis - Integrante / Clibson Alves dos Santos - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Eletrônica Fundamentos


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Temporalidades
2015 - 2015
Periódico: Educação em Revista (UFMG. Impresso)
2015 - Atual
Periódico: e-Hum
2017 - Atual
Periódico: Mosaico (Rio de Janeiro)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


1998
Melhor Aluno de Graduação, UFOP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
2BRAGA, J. L. M.2017BRAGA, J. L. M.. Educação Museal. PRESENÇA PEDAGOGICA, v. 22, p. 62-69, 2017.

2.
1BRAGA, J. L. M.2017 BRAGA, J. L. M.. Sujeitos de Experiência: professores de história no uso pedagogico do Museu de Artes e Ofícios. HISTÓRIA, HISTÓRIAS, v. 5, p. 57, 2017.

3.
3BRAGA, J. L. M.2017BRAGA, J. L. M.. Desafios e Perspectivas para Educação Museal. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 6, p. 54-67, 2017.

4.
5BRAGA, J. L. M.2016BRAGA, J. L. M.. O Museu em Processo: Oralidades no uso pedagogico do Museu de Artes e Ofícios/BH. História & Ensino, v. 22, p. 29-49, 2016.

5.
4BRAGA, J. L. M.2016BRAGA, J. L. M.; MACIEL, L. A. ; BERTHOLDO, M. F. . ITINERÁRIOS E VISÕES DA CIDADE: CENÁRIOS EDUCATIVOS NO MUSEU REGIONAL DO SUL DE MINAS GERAIS. Mnemonise PPGH-UFCG, v. 7, p. 188, 2016.

6.
9BRAGA, J. L. M.2015BRAGA, J. L. M.; PEREIRA, J. S. . Abre-se o céu entre estrelas e cantorias entretecidas num museu e seus trabalhos de memória. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 19, p. 95-122, 2015.

7.
11BRAGA, J. L. M.2015BRAGA, J. L. M.. Narrativas museais: diálogo possíveis entre a história pública, acadêmica e ensinada. e-Hum, v. 7, p. 107-115, 2015.

8.
8BRAGA, J. L. M.2015BRAGA, J. L. M.. Experiências de visita ao Museu Imperial: relatos de graduando em história. Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online), v. 7, p. 2-2, 2015.

9.
7BRAGA, J. L. M.2015BRAGA, J. L. M.. Discutindo o Ensino de História Mediado pelos Museus: Experiências docentes no Museu de Artes e Ofícios. Revista do LHISTE, v. 2, p. 30-56, 2015.

10.
6BRAGA, J. L. M.2015BRAGA, J. L. M.. Relações entre Museus e Cidades: Experiências de Professores de História no Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte-MG. História e Diversidade, v. 7, p. 135-152, 2015.

11.
10BRAGA, J. L. M.2013BRAGA, J. L. M.; PEREIRA, J. S. . Museus e experiência docentes. Ensino em Re-vista (UFU. Impresso), v. 20, p. 4-278, 2013.

12.
13BRAGA, J. L. M.2004BRAGA, J. L. M.. Os passos da Pesquisa Científica. Doxa (Coronel Fabriciano), Coronel Fabriciano, v. 09, p. 07, 2004.

13.
12BRAGA, J. L. M.2004BRAGA, J. L. M.. O ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Online do UnilesteMG, Timoteo, v. 01, p. 10, 2004.

14.
14BRAGA, J. L. M.2004BRAGA, J. L. M.. Redes familiares entre escravos em Mariana no século XIX. Cadernos UnilesteMG, v. 4, p. 07-103, 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, J. L. M.. Possibilidades Educativas no Museu de Artes e Ofícios. In: II SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA-SEBRAMUS, 2017, Recife. Anais do II Seminário Brasileiro de Museologia, 2017. v. 5. p. 250-272.

2.
BRAGA, J. L. M.. Itinerarios e Visões da Cidade: Educação para o Patrimônio na Cidade de Sabará-MG. In: XII Encontro Regional Sudeste de História Oral, 2017, Belo Horizonte. Anais do XII Encontro Regional Sudeste de História Oral, 2017.

3.
BRAGA, J. L. M.. Da exposição à Prática Educativa: Desafios para Educação Museal. In: IX Encontro de Diretores e X Encontro de Docentes de Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Mercosul, 2016, Belo Horizonte. A biblioteconomia em diálogo com a arquivologia e museologia: Desafios e interlocuções em equipamentos culturais, 2016. v. 1. p. 740-753.

4.
BRAGA, J. L. M.. Duplicidades: História da Cidade de Timóteo e Produção de Documentário. In: VII Seminário Nacional do Centro de Memória da UNICAMP-Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades, 2012, Campinas. Seminário Nacional do Centro de Memória-Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades. Campinas: CMU-Unicamp, 2012. v. 1.

5.
BRAGA, J. L. M.. Museu é lugar de expor e propor ideias: os museus e o ensino de história. In: VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História-III Encontro Internacional de Ensino de História, 2012, Campinas. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Unicamp: Faculdade de Educação/CMU, 2012. v. 1.

6.
BRAGA, J. L. M.; PEREIRA, J. S. . O conceito de experiência em pesquisas sobre educação e museus. In: X Colóquio Sobre Questões Curriculares e VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo, 2012, Belo Horizonte. X Colóquio sobre Questões Curriculares & VI Colóquio Luso-brasileiro de Currículo, 2012. v. 1.

7.
BRAGA, J. L. M.. AÇÕES EDUCATIVAS E DIFUSÃO DA CIÊNCIA MUSEU PADRE JOSEPH CORNÉLIUS MARIE DE MAN. In: IX Encontro Nacional dos Pesquisadores em Ensino de História, 2011, Florianópolis. Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, 2011. v. 1.

8.
BRAGA, J. L. M.. Visitas ao Museu Imperial: impressões de graduandos de história. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História, 2011. v. 1.

9.
BRAGA, J. L. M.. Experiências de Visitas ao Museu Imperial: Relatos de Graduandos em História. In: II Seminário Internacional-Ciência e Museologia Universo do Imaginário, 2011, Belo Horizonte. II Seminário Internacional Ciência e Museologia: Universo Imaginário, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BRAGA, J. L. M.. Narrativas Museais: diálogos possíveis entre a história pública, acadêmica e ensinada. In: Segundo Simpósio Internacional de História Pública, 2014, Niterói. Perspectivas da História Pública no Brasil, 2014.

2.
BRAGA, J. L. M.. Dos quilombos ao artigo 68:o que ainda não se debate na história da escravidão. In: Segundo Seminário Nacional de História da Historiografia, 2008, Ouro Preto. Segundo Seminário Nacional de História da Historiografia, 2008.

3.
BRAGA, J. L. M.. Duplicidades: uma experiência interdisciplinar. In: VII Encontro Regional Sudeste de História Oral, 2007, Rio de Janeiro. Anais do VII Encontro Regional Sudeste de História Oral, 2007.

4.
BRAGA, J. L. M.. O novo ensino médio e o ensino de história. In: XIII Encontro Regional de História, 2002, Belo Horizonte. Caderno de Resumos, 2004.

5.
BRAGA, J. L. M.. O novo ensino médio e o ensino de história. In: História: Saber difundido e Saber produzido, 2002. Caderno de Resumos, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
BRAGA, J. L. M.. Da Exposição à Prática Educativa: Desafios para Educação Museal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BRAGA, J. L. M.. Itinerários e visões da cidade: cenários educativos no Museu Regional do Sul de Minas Gerais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRAGA, J. L. M.. Café na Casa Vital Brazil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BRAGA, J. L. M.. Práticas de memória, ensino de história e educação para as sensibilidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BRAGA, J. L. M.. Encontro com alunos da educaçâo básica: as licenciaturas e seus processos formativos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRAGA, J. L. M.. Itinerários e visões da cidade: educação para o patrimônio na relação com as narrativas visuais da história. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BRAGA, J. L. M.. Possibilidades Educativas no Museu de Artes e Ofícios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BRAGA, J. L. M.. Narrativas Museais: diálogos possíveis entre a história pública, acadêmica e ensinada. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
BRAGA, J. L. M.. Museus e experiência docentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BRAGA, J. L. M.. AÇÕES EDUCATIVAS E DIFUSÃO DA CIÊNCIA MUSEU PADRE JOSEPH CORNÉLIUS MARIE DE MAN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BRAGA, J. L. M.. Visitas técnicas ao Museu Imperial: impressões de graduandos de história. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BRAGA, J. L. M.. Duplicidades: Uma cidade, múltiplas identidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BRAGA, J. L. M.. Experiências de Visita ao Museu Imperial-Relatos de Graduandos em História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BRAGA, J. L. M.; PEREIRA, J. S. . Ensino de História: Leituras críticas da obra de Jorn Rusen. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
BRAGA, J. L. M.; PEREIRA, J. S. . Dilemas da história representada e ensinada nos museus. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
BRAGA, J. L. M.. Patrimônio histórico e cultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
BRAGA, J. L. M.. Patrimônio histórico e cultural. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
BRAGA, J. L. M.. Preservação e conservação de fotos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
BRAGA, J. L. M.. História Regional e Patrimônio Histórico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
BRAGA, J. L. M.. Ocupação dos sertões proibidos do Sertão do Rio Doce. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
BRAGA, J. L. M.. Dos quilombos ao artigo 68: o que ainda não se debate na história da escravidão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
BRAGA, J. L. M.. Identidade e Memória. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
BRAGA, J. L. M.. História, Cultura e Afro-descendentes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
BRAGA, J. L. M.. Novas perspectivas para o ensino de história. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
BRAGA, J. L. M.. Novas perspectivas para o ensino de história. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
BRAGA, J. L. M.. O novo ensino médio e o ensino de história. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
BRAGA, J. L. M.; LACERDA, R. S. . Avaliação Institucional: acontribuição de Stein. Coronel Fabriciano: Doxa, 2003 (resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BRAGA, J. L. M.. PAEX 2014-UEMG. 2015.

2.
BRAGA, J. L. M.. Plano Nacional do Livro Didático-CAMPO. 2015.

3.
BRAGA, J. L. M.. Parecerista para a Educação em Revista/FAE-UFMG. 2014.

4.
BRAGA, J. L. M.. Parcerista no Programa Nacional de Biblioteca Escolar-PNBE. 2013.

5.
BRAGA, J. L. M.. Educar-Educação Patrimonial. 2012.

6.
BRAGA, J. L. M.. Os jovens e a história. 2012.

7.
SILVA, S. P. O. ; BRAGA, J. L. M. . Causos e Cantigas de Timóteo. 2009.

8.
BRAGA, J. L. M.. Programa de Formação Continuada de Professores. 2008.

9.
BRAGA, J. L. M.. Acervo histórico do Centro de Estudos da Cultura Afro Brasileira/ CECAB. 2007.

10.
BRAGA, J. L. M.. História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, J. S. ; BRAGA, J. L. M. . Educar pela Memória. 2015.

2.
BRAGA, J. L. M.; MORAIS, J. A. . Eco Museu de Marliéria. 2010.

3.
BRAGA, J. L. M.. Centro de Referencia Histórico Cultural do Vale do Aço. 2004.

4.
BRAGA, J. L. M.. Projeto de revitalização do Museu Padre Joseph Cornélius Maria De Man. 2003.


Demais tipos de produção técnica
1.
BRAGA, J. L. M.. Conservação de Acervo Fotográfico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SA, A. ; BRAGA, J. L. M. . Atlas Histórico e Geográfico do Município de Ipatinga. 2010. (Livro didático).

3.
BRAGA, J. L. M.; DIAS, C. M. C. ; Lacerda, José Carlos ; LACERDA, R. S. ; REIS, M. A. P. S. F. . Minas e Seus Minerais: uma divertida viagem pelo processo de produção do aço. 2010. (Livro didático).

4.
BRAGA, J. L. M.; DIAS, C. M. C. ; SANTOS, C. A. ; Balbino, Marcelo de Sousa ; REIS, M. A. P. S. F. ; MARTINS, N. S. A. ; LACERDA, R. S. . Berilo. 2009. (Livro didático).

5.
BRAGA, J. L. M.. Introdução ao Patrimônio Cultural. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
BRAGA, J. L. M.. Elaboração de Projetos Culturais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
BRAGA, J. L. M.; SA, A. . Atlas Histórico e Geográfico de Ipatinga. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

8.
BRAGA, J. L. M.; SILVA, S. P. O. . Educação Patrimonial. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
BRAGA, J. L. M.. Construção de Identidades-Educação Patrimonial. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
BRAGA, J. L. M.; SILVA, S. P. O. . Educação Patrimonial. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
BRAGA, J. L. M.. Novas Perspectivas Para o Ensino de História. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
BRAGA, J. L. M.. Novas Pesrspectivas Para o Ensino de História. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BRAGA, J. L. M.. Concurso de Causos e Cantigas de Timóteo. 2009 (Pesquisa).

2.
BRAGA, J. L. M.. Poesia de Bar em Bar. 2009 (Pesquisa).

3.
BRAGA, J. L. M.; TARSO, S. . Duplicidades. 2007 (Documentário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BRAGA, J. L. M.; NASCIMENTO, S. S.; COSTA, S. C. D.; MATTOS, Y.. Participação em banca de Kátia Ariane da Silva. As práticas Educativas Inclusivas Reallizadas no Espaço do Conhecimento UFMG. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SIMAN, L. M. C.; JULIAO, L.; LIMA, P. L. O.; BRAGA, J. L. M.. Participação em banca de Camila Iris Corrêa. Inventário Compartilhado: Percurso para Aproximar a Comunidade de Seu Patrimônio. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
BRAGA, J. L. M.; SIMAN, L. M. C.; LOPES, J. S. M.. Participação em banca de Miriam Célia Rodrigues Silva. A acessibilidade no site de museus e sua influência na dimensão educativa das instituições. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
BRAGA, J. L. M.; LOPES, P. V. A.; CHRYSOSTOMO, M. I. J.. Participação em banca de Joel dos Santos Pereira. A paisagem que vejo e construo: a aplicação da aula-passeio freinetiana como práxis da eucação patrimonial em uma escola da cidade de João Monlevade. 2018. Dissertação (Mestrado em HISTÓRIA) - Universidade Federal de Viçosa.

5.
FIGUEIREDO, B. G.; GOMES, S. S.; BRAGA, J. L. M.. Participação em banca de Leonardo Vinicios Kopke da Rocha. Ensinar História para Além da Sala de Aula: Ações Educativas através do Museu Mineiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
BRAGA, J. L. M.; COSTA, C. M.; CARVALHO, M. G.; SIMAN, L. M. C.. Participação em banca de Isabella Carvalho de Menezes. Jogo e Teias de Construção Imaginativa no Museu do Ouro. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

7.
BRAGA, J. L. M.; AMORIM, M. M. T.; DIAS, R. S.. Participação em banca de Laura Aparecida Gomes Oliveira. Comunidade Brejo dos Crioulos: construção social da identidade dos remanescentes quilombolas de São João da Ponte. 2016. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Estadual de Montes Claros.

8.
BRAGA, J. L. M.; COSTA, C. M.; ABREU, M.; RANGEL, M. S.. Participação em banca de Maria Fernanda Alves. Espaço, tempo, produção de presença através do Inhotim. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
BRAGA, J. L. M.; JULIAO, L.; COUTO, B. A. A.. Participação em banca de Andréia Neves Figueredo. Museu do Diamante: a atuação do IPHAN na formação do patrimônio museológico brasileiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
BRAGA, J. L. M.; PAULA, C. P. A.; GOMES, R. L.; RIBEIRO, E. S.; CHAMON, C. S.; PARREIRA, G. G.. Participação em banca de Patrícia Carla Oliveira Carneiro Silva. PÚBLICO ESCOLAR NO MUSEU DE CIÊNCIAS MORFOLÓ GICAS DA UFMG: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DESSA EXPERIÊNCIA INFORMACIONAL. 2018. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
BRAGA, J. L. M.; SIMAN, L. M. C.; LOPES, J. S. M.. Participação em banca de Miriam Célia Rodrigues Silva. A acessibilidade dos sites de instituições museologicas localizadas no centro de Belo Horizonte. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
BRAGA, J. L. M.; ARAUJO, P. V. L.; CHRYSOSTOMO, M. I. J.. Participação em banca de Joel dos Santos Pereira. Paisagens e Representações: O circuito de memória como práxis no desenvolvimento da Educação Patrimonial em escolas da cidade de João Monlevade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Patrimônio Cultural) - Universidade Federal de Viçosa.

3.
GOMES, S. S.; FIGUEIREDO, B. G.; BRAGA, J. L. M.. Participação em banca de Leonardo Kopke da Rocha. Ensinar História para Além da Sala de Aula. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
BRAGA, J. L. M.; COSTA, C. M.; SIMAN, L. M. C.; CARVALHO, M. G.. Participação em banca de Isabella Carvalho de Menezes. Jogo e construção de teias imaginativas no museu. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BRAGA, J. L. M.; MELO, T. V.; SANTOS, S.. Participação em banca de Yuri Alves Dias.A capoeira em Belo Horizonte nos arquivos do Museu Itinerante da Capoeira (1889-1999). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
BRAGA, J. L. M.; LOPES, P. V. A.; SILVA, F. L.. Participação em banca de Gracicley Vicentini Fernandes Borges.Educação para o patrimônio em Campanha: reflexões, ações e possibilidades.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade do Estado de Minas Gerais/Campanha.

3.
SILVA, E. M. F.; BRAGA, J. L. M.. Participação em banca de Lucas Ferreira Venâncio.A literatura como fonte para pesquisa e o ensino de história. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

4.
BRAGA, J. L. M.; ROMANELLI, I.; PEREIRA, J. B. B.. Participação em banca de Ana Carolline Lima Rocha.Educando e Conscientizando na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado de Minas Gerais/Campanha.

5.
BRAGA, J. L. M.; ROMANELLI, I.; PEREIRA, J. B. B.. Participação em banca de Jane Ferreira Rodrigues.A creche e seu espaço. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado de Minas Gerais/Campanha.

6.
BRAGA, J. L. M.; ROMANELLI, I.; PEREIRA, J. B. B.. Participação em banca de Thaismara Lemes Ximenes.A Importância do Desenho para o Desenvolvimento da Criança: Dos rabiscos a Alfabertização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado de Minas Gerais/Campanha.

7.
BRAGA, J. L. M.; ROMANELLI, I.; PEREIRA, J. B. B.. Participação em banca de Carmem Lúcia Roque Reis.Desafios da Inclusão em Escolas Públicas de Campanha. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado de Minas Gerais/Campanha.

8.
BRAGA, J. L. M.; SILVA, E. M. F.; ARANTES, S. A. D.. Participação em banca de Cacilda Aparecida Borges da Silva.As atividades comerciais em Minas Gerais: O mercado Municipal de Campanha 1868-1926. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

9.
BRAGA, J. L. M.; PEREIRA, J. S.. Participação em banca de Kelly Amaral Freitas.Formato da avaliação de ações educativas nos Museus de Minas Gerais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BRAGA, J. L. M.; NASCIMENTO, S. S.; REIS, D. D.. Seleção PRO MESTRE FAE. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
BRAGA, J. L. M.; SILVA, E. M. F.; SILVA, F. L.; ARANTES, S. A. D.; PEREIRA, J. B. B.. Avaliação de Projetos Concorrentes a Editais de Bolsas de Iniciação Científica. 2015. Universidade do Estado de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO MUSEAL.Educação Museal na Relação com as Dimensões Éticas, Estéticas, Políticas e Sensíveis dos Sujeitos. 2018. (Encontro).

2.
Jornada Mineira de Educação em Museus.Educação Museal nas relações com as dimensões éticas, estéticas, políticas e sensíveis dos sujeitos.. 2018. (Encontro).

3.
Patrimônio e Mediações Culturais na Contemporaneidade.Performances, mediações culturais e identidades. 2018. (Seminário).

4.
Processos Compartilhados. 2018. (Oficina).

5.
Programa Aprendiz CIEE.Arquivologia e Museologia. 2018. (Encontro).

6.
3 Sebramus.SUBJETIVIDADES E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA EXPERIÊNCIA DE USO EDUCATIVO DO MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS. 2017. (Seminário).

7.
7° Fórum Nacional de Museus.Programa Nacional de Educação Museal. 2017. (Outra).

8.
Grupo de estudos História, Cultura e Cidades.Museus, Educação e Experiência. 2017. (Encontro).

9.
VII Seminário em Ciência da Informação - SECIN.Museus, Informação e Experiência. 2017. (Seminário).

10.
XII ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA ORAL.Itinerários e Visões da Cidade: Educação para o Patrimônio na cidade de Sabará-MG. 2017. (Encontro).

11.
14ª SEMANA DE MUSEUS.Os Museus Históricos como Espaços Educativos. 2016. (Encontro).

12.
ENCONTRO DO ICOFOM-LAM.ITINERÁRIOS E VISÕES DA CIDADE: Cenários Educativos no Museu Regional do Sul de Minas Gerais. 2016. (Encontro).

13.
Museologia em Diálogo.Regimes de visualidade nos Museus. 2016. (Encontro).

14.
MUSEUS, CIDADES E EDUCAÇÃO.MUSEUS, CIDADES E EDUCAÇÃO. 2016. (Encontro).

15.
Oficina do programa Memória Mundo UNESCO-MOW. 2016. (Oficina).

16.
XI ENCONTRO DE DIRETORES E X ENCONTRO DE DOCENTES DE ESCOLAS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.Da exposição à prática educativa: desafios para educação museal. 2016. (Encontro).

17.
8º COPEHE. Coordenador do Simpósio Temático: Disciplinas, curriculos, sujeitos: constituição dos saberes escolares, história do ensino, tendências de pesquisa.. 2015. (Congresso).

18.
IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História-IV Encontro Internacional do Ensino de História. Experiências Docentes no Uso Educativo do Museu de Artes e Ofícios. 2015. (Congresso).

19.
Painel de discussão: Jogo e construção de teias imaginativas no museu.Jogo e construção de teias imaginativas no museu. 2015. (Encontro).

20.
Tematizando os ofícios: o couro em perspectiva. 2014. (Encontro).

21.
Museus em um mundo em transformação: novos desafios e inspirações. 2012. (Seminário).

22.
Ampliando Horizontes-Museu de Artes e Ofícios. 2011. (Encontro).

23.
Ampliando Horizontes-Museu de Artes e Ofícios- História da Coisas Miudas-Mary Del Priore. 2011. (Encontro).

24.
Diálogos-LABEPH. 2011. (Encontro).

25.
Ensino-Aprendizagem da História e Dimensões Estéticas e Culturais da Docência.Dilemas da História Representada nos Museus e o Ensino de História. 2011. (Encontro).

26.
XII UFMG Jovem/V FECEB-MG. Avaliador. 2011. (Feira).

27.
11 Semana de Iniciação Científica e 2 Semana de Extensão.Coordenador de Sessão. 2010. (Seminário).

28.
11 Semana de Iniciação Científica e Extensão do UnilesteMG.Educação com Competência e Respeito a Vida. 2010. (Seminário).

29.
2 Jornada Mineira do Patrimônio Cultural.Patrimônio Histórico e Cultural. 2010. (Encontro).

30.
III Festinprata.Política Públicas para o Patrimônio Histórico. 2010. (Encontro).

31.
10 Semana de Iniciação Científica.Pesquisa e Extensão: Diferenciais Acadêmicos. 2009. (Simpósio).

32.
10 Semana de Iniciação Científica e 1 Semana de Extensão.Coordenador de Sessão. 2009. (Seminário).

33.
I Semana Integrada de Filosofia e História.História Regional e Patrimônio Histórico. 2009. (Encontro).

34.
2 Seminário Nacional de História da Historiografia.Dos Quilombos ao Artigo 68: o que ainda não se debate na história da escravidão. 2008. (Seminário).

35.
Calourada Cultural do Curso de História do Unileste-MG.Elaboração de Projetos Culturais. 2008. (Encontro).

36.
V Colóquio Internacional Trabalho Forçado Africano- Brasil 120 anos após abolição. 2008. (Congresso).

37.
Cartografia Histórica, Museus e Conhecimento Escolar. 2007. (Encontro).

38.
História e Cultura Afro-Brasileira.Materiais Didáticos para História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. 2007. (Encontro).

39.
Jornadas Filosoficas.Identidade e Memória. 2007. (Encontro).

40.
V Simpoed-UFOP. 2007. (Simpósio).

41.
II Seminário Internacional Brasil-África. Núcleo de Estudos da Cultura Africana e Afro-brasileira. 2006. (Congresso).

42.
O saber em suas múltiplas dimensões: ambiente, cultura e educação.Ensino de História nas Séries Iniciais. 2006. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRAGA, J. L. M.; PEREIRA, J. S. . IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. IV Encontro Nacional do Ensino de História. 2015. (Congresso).

2.
BRAGA, J. L. M.; SILVA, E. M. F. ; SILVA, F. L. . I Encontro de Alunos Egressos e I Mostra de Iniciação Científica-UEMG/Campanha. 2015. (Outro).

3.
BRAGA, J. L. M.; LACERDA, R. S. . Quinta Semana da Consciência Negra. 2011. (Outro).

4.
BRAGA, J. L. M.. Exibição de Silêncio 63- Um filme de Fábio Nascimento. 2011. (Outro).

5.
BRAGA, J. L. M.; LACERDA, R. S. ; REIS, M. A. P. S. F. . Do Minério ao Aço. 2010. (Exposição).

6.
BRAGA, J. L. M.; Balbino, Marcelo de Sousa ; DIAS, C. M. C. ; LACERDA, R. S. ; REIS, M. A. P. S. F. . II Ciclo de Capacitação de Professores. 2010. (Outro).

7.
BRAGA, J. L. M.. Quarta Semana da Consciência Negra. 2010. (Outro).

8.
BRAGA, J. L. M.. Anistia: 30 anos depois. 2009. (Outro).

9.
BRAGA, J. L. M.. Exposição de Jornais-Anistia 30 anos depois. 2009. (Outro).

10.
BRAGA, J. L. M.. Cartoons- Anistia 30 anos depois. 2009. (Exposição).

11.
BRAGA, J. L. M.. DECIFRANDO O TEMA- Políticas Públicas de Meio Ambiente em Espaços Marcados pela Grande Siderurgia. 2009. (Outro).

12.
GABRIEL, S. T. S. ; BRAGA, J. L. M. . Terceira Semana da Consciência Negra. 2009. (Outro).

13.
BRAGA, J. L. M.; LACERDA, R. S. . Semana de Museus. 2009. (Outro).

14.
BRAGA, J. L. M.; Balbino, Marcelo de Sousa ; LACERDA, R. S. ; MARTINS, N. S. A. ; REIS, M. A. P. S. F. ; SANTOS, C. A. . I Ciclo de Capacitação de Professores. 2008. (Outro).

15.
BRAGA, J. L. M.. DECIFRANDO O TEMA-A crise Financeira e os Dilemas do Capitalismo Contemporâneo. 2008. (Outro).

16.
BRAGA, J. L. M.. Curso de Educação Patrimonial. 2007. (Outro).

17.
BRAGA, J. L. M.. Curso de Educação Patrimonial. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Valdir Rodrigues dos Santos. O EDUCATIVO DE MUSEUS: Formação para práticas pedagógicas acerca da cultura afro-brasileira na composição de narrativas em museus temáticos e históricos de Belo Horizonte. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Júlia Borges Galvão. Museus e periferias: acesso, apropriação, pertencimento e material com sugestões práticas para desdobramentos pedagógicos nas escolas públicas da periferia de Belo Horizonte.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Raisa Faria Rodarte Riberiro. Ações de Educação para o Patrimônio na Cidade de Formiga. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em PRO MESTRE Faculdade de Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Carina Rafaela de Camargos Manoel. Mapeamento de ações educativas e avaliação de público escolar na REMECC/UFMG. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Museologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Renata Fonseca Felicissimo. ITINERÁRIOS E VISÕES DA CIDADE: EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO NAS RELAÇÕES COM NARRATIVAS VISUAIS DA HISTÓRIA. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Museologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carmem Lúcia Roque Reis. Desafios da Inclusão em Escolas Públicas de Campanha. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade do Estado de Minas Gerais/Campanha. Orientador: Jezulino Lúcio Mendes Braga.

Iniciação científica
1.
Lidyane Karla Costa Silva. Os negros nos livros didáticos após a lei 11645. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Jezulino Lúcio Mendes Braga.

2.
Marília Gabriela de Souza. O negro nos livros didáticos após a lei 11645. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Jezulino Lúcio Mendes Braga.

3.
Daileson Miranda dos Santos. Ações Educativas e Difusão da Ciência para o Público Infantil e Jovem da Região do Aço. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Jezulino Lúcio Mendes Braga.

4.
Débora de Castro Andrade. Ações Educativas e Difusão da Ciência. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Jezulino Lúcio Mendes Braga.

5.
Waldir de Oliveira Pinto. Revitalização da mostra de mineralogia e petrologia do Museu Padre Joseph Cornélius Marie De Man. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Jezulino Lúcio Mendes Braga.

6.
Tagly Rodrigues Tavares. Revitalização da mostra de mineralogia e petrologia do Museu Padre Joseph Cornélius Marie De Man. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Geografia) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Jezulino Lúcio Mendes Braga.

7.
Julia Lopes Frade. Revitalização da mostra de mineralogia e petrologia do Museu Padre Joseph Cornélius Marie De Man. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Jezulino Lúcio Mendes Braga.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Outras informações relevantes


Foi diretor da Thema Programas e Projetos Alterativos Assessoria e Consultoria entre 2010-2012, OSCIP que atua na cidade de Ipatinga-MG.
Pesquisador do Museu Padre Joseph Cornélius Marie De Man/Unileste-MG (2002-2008)
Presidente do Conselho de Patrimônio da cidade de Ipatinga 2010-2011
Aprovado em segundo lugar no Concurso Público para Professor de Prática de Ensino de História na Faculdade de Educação da UFF



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 17:11:09