Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4163147067509032
  • Última atualização do currículo em 11/01/2019


Possui graduação em Português/Italiano pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Linguística Aplicada pelo LAEL da PUCSP (2010), orientada pela Profa. Dra. Beth Brait. Foi bolsista do CNPq de outubro de 2007 a abril de 2010. Participou do programa "Contatos com a Arte", desenvolvido pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, como Educadora Formadora convidada.Coordenou a equipe educativa da exposição "Festival de jardins do MAM no Ibirapuera", de setembro a dezembro de 2010.Atuou como psicopedagoga pelo projeto de extensão "Laboratório do Conhecimento" da Faculdade de Educação da PUCSP. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, onde exerceu a função de Coordenadora do Setor de Língua Portuguesa de 15/05/2012 a 18/06/2013. Foi coordenadora do curso de Letras Vernáculas - Noturno de 01 de abril de 2016 a 30 de abril de 2018. É membro dos seguintes grupos de pesquisa: Linguagem, Identidade e Memória, liderado pela Profa. Dra. Beth Brait e Margens e Entrelinhas, liderado pelo Prof. Dr. Luciano Amaral Oliveira. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e produção de enunciados concretos, análise dialógica do discurso, artes e formação de professores, autoria. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, A. P. P. F.;SILVA, ADRIANA PUCCI PENTEADO DE FARIA E

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras.
Rua Barão de Jeremoabo, 147
Ondina
40170290 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (071) 32836209


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Retratos dialógicos da clínica: um olhar discursivo sobre relatórios de atendimento psicopedagógico, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Profª Drª Elisabeth Brait.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: discurso citado; atendimento psicopedagógico; forma arquitetônica; dialogismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: psicopedagogia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1995 - 1998
Mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Tecendo o Jogo: a mão da abordagem lúdica no ensino de italiano como segunda língua,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Profª Drª Mariarosaria Fabris.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: abordagem lúdica; aprendizagem; aquisição; língua estrangeira.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 525h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Subjetividade,Linguagem e Conhecimento: Reflexões sobre uma concepção psicopedagógica de ensino.
Orientador: Profª Drª Maria Lúcia de Almeida Melo.
1990 - 1994
Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Italiano.
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
1988 - 1993
Graduação em Bacharelado - Português/Italiano.
Faculdade de Filosofia,Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH- USP, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Formação Continuada- Bienal da Bahia. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM-BA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Michel Pêcheux e o (dis)curso de uma teoria. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Brasil.
2013 - 2013
Visita para professores. (Carga horária: 2h).
Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM-SP, Brasil.
2012 - 2012
Ciclo de conversas sobre arte/arte educação. (Carga horária: 3h).
Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM-BA, Brasil.
2011 - 2011
Workshop com ALessandra Vaghi. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM-BA, Brasil.
2011 - 2011
Os gêneros textuais na formação de professores. (Carga horária: 3h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2010 - 2010
Simbologia: entre ver e olhar. (Carga horária: 6h).
Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM-SP, Brasil.
2009 - 2009
História da Fotografia. (Carga horária: 24h).
Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM-SP, Brasil.
2009 - 2009
Pesquisa de imagens. (Carga horária: 12h).
Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM-SP, Brasil.
2009 - 2009
Disciplina: Presença e Sentidos da Citação .... (Carga horária: 45h).
Faculdade de Filosofia,Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH- USP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Francês Instrumental para pós-graduandos - nível I. (Carga horária: 30h).
Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP, COGEAE-PUCSP, Brasil.
2008 - 2008
Estilo e Discurso. (Carga horária: 6h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Francês Instrumental para pós-graduandos- nível II. (Carga horária: 30h).
Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP, COGEAE-PUCSP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Produção de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 48h).
Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da PUC-SP, COGEAE-PUCSP, Brasil.
1998 - 1998
Jogar e Escrever Com a Peça Didática de Brecht. (Carga horária: 15h).
Faculdade de Educação da USP/SP, FEUSP, Brasil.
1990 - 1991
Formazione Docenti. (Carga horária: 900h).
Universita Per Stranieri Dante Alighieri, U.DANTE*, Itália.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Departamento de Letras Vernáculas do Instituto de Letras da UFBA

Atividades

04/2018 - Atual
Ensino, Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa
04/2018 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Língua Portuguesa como Instrumento de Comunicação
09/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, .

01/2016 - Atual
Ensino, Letras - Língua Estrangeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
OFICINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS I
04/2016 - 04/2018
Direção e administração, Instituto de Letras, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Letras Vernáculas Noturno do ILUFBA.
10/2017 - 02/2018
Ensino, Bacharelados Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de textos em Língua Portuguesa
10/2017 - 02/2018
Ensino, Letras Vernáculas - Língua Estrangeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Interdisciplinares de Ensino
05/2017 - 09/2017
Ensino, Abi - Letras Vernáculas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa
11/2016 - 04/2017
Ensino, Bacharelados Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA
Pesquisa Orientada
7/2016 - 10/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Leitura e Produção de Textos I
Oficina de Leitura e Produção de Textos
07/2016 - 10/2016
Ensino, Bacharelados Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Poder e Diversdade Cultural
01/2016 - 06/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Leitura e Produção de Textos
01/2016 - 06/2016
Ensino, Bacharelados Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa
03/2015 - 11/2015
Ensino, Bacharelados Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural
03/2015 - 11/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gêneros Textuais em Língua Portuguesa
08/2014 - 12/2014
Ensino, Bacharelados Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos em Língua Portiguesa
03/2014 - 07/2014
Ensino, Bacharelados Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura de Produções Artísticas
10/2013 - 02/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
10/2013 - 02/2014
Ensino, Bacharelados Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa
05/2013 - 09/2013
Ensino, Bacharelados Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural
05/2013 - 09/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários Interdisciplinares de Ensino
05/2012 - 06/2013
Direção e administração, Setor de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da UFBA, .

Cargo ou função
Coordenadora de Setor.
11/2012 - 04/2013
Ensino, Bacharelados Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa
11/2012 - 04/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura de Produções Artísticas (para PARFOR); Leitura de Produções da Mídia (em estágio supervisionado); Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos; Introdução ao Estudo do Português L.E.
03/2012 - 07/2012
Ensino, Bacharelados Interdisciplinares, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, poder e diversidade cultural
03/2012 - 07/2012
Ensino, Contábeis, Física e Biblioteconomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Língua Portuguesa como Instrumento de Comunicação
03/2012 - 07/2012
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Língua Portuguesa como Instrumento de Comunicação
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Leitura e Produção de Textos II
Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos
08/2011 - 12/2011
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos

Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Educador formador

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de equipe educativa, Carga horária: 36

Atividades

02/2008 - 05/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Arte jovem no MAM
Contatos com a arte para professores
Contatos com a arte para universitários

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Psicopedagoga - Projeto de Extensão, Carga horária: 5
Outras informações
Psicopedagoga voluntária atuando no Projeto de Extensão da Faculdade de Educação da PUCSP, "Laboratório do Conhecimento", o qual promove atendimento clínico a universitários que apresentam queixas de aprendizagem.


Unique Language Center, UNIQUE, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2001
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Professora e coordenadora de cursos autônoma, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como professora de Italiano, Português e Inglês; Elaborou material didático para os departamentos de Italiano e Português; Participou dos processos de seleção e treinamento de professores; Prestou serviço junto à coordenação do departamento de Português no atendimento de clientes e professores; Colaborou com a orientação didático-pedagógica nos programas de Redação Empresarial e Ténicas Eficazes para Apresentações de Sucesso; Atuou, de janeiro de 2000 a janeiro de 2001, como coordenadora autônoma do departamento de Português.


Associação Alumni, -, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2011
Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: Professora


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: avaliador
Outras informações
correção do ENEM 2006


CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO, CNPQ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: estudante (doutorando), Enquadramento Funcional: bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participante dos projetos de pesquisa "Contribuições teórico-metodológicas da perspectiva dialógica para a análise das relações estilo, trabalho, construção de identidade"/CNPq (Coordenado pelo Prof. Dr. Elisabeth Brait) e "Linguagem, Memória e Identidade" certificado pela PUC e acolhido pelo CNPq .O grupo de pesquisa Discursos em diálogo foi constituído em 2000, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, LAEL/PUC-SP.

Atividades

10/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CNPq, .


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: convidado, Enquadramento Funcional: autônomo, Carga horária: 4
Outras informações
Curso de Difusão "Jogos Didáticos no Ensino da Língua Italiana para Adultos", em conjunto com a Profa. Paola BAccin Cassagni

Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Professora - Curso de Extensão, Enquadramento Funcional: Professora de Italiano e de inglês, Carga horária: 3
Outras informações
Lecionou Língua Italiana para os níveis de 1 a 5.

Atividades

10/1995 - 11/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Italiano I (30h)
Italiano II (46,5h)
Italiano III (45h)
Italiano IV (36h)
Italiano V (39h)
03/1995 - 12/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Basic I (24h)
Basic I (48h)
Basic III (24h)


Linhas de pesquisa


1.
ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO

Objetivo: Objetivos: Esta linha tem por objetivo compreender os conceitos-chave do pensamento de Bakhtin e seu Círculo, considerando que os procedimentos teóricos e metodológicos que daí advém possibilitam a leitura e compreensão de textos e discursos que constituem a sociedade brasileira e suas identidades.. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Análise Dialógica do Discurso. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: Análise do Texto e do Discurso. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística. Palavras-chave: discurso jornalístico; análise de discurso verbo-visual; análise de texto e discurso; dialogismo; identidade e estilo. . Palavras-chave: discurso jornalístico; análise do discurso verbo-visual; análise de texto e discurso; Dialogismo; identidade e estilo.Palavras-chave: discurso jornalístico; análise do discurso verbo-visual; análise de texto e discurso; Dialogismo; identidade e estilo..
2.
LINGUAGEM E TRABALHO

Objetivo: Objetivos: Esta linha tem como objetivos gerais ampliar a atuação profissional do lingüista a diferentes setores da sociedade, entre eles, empresa, escola, serviço público, hospital, etc; proceder à análise e à descrição de gêneros que circulam em diferentes situações de trabalho (reuniões de negócios, escolares, sala de aula tribunal do júri, fórum, pedidos de emprego, entre outras). Tais objetivos estão ancorados na Teoria Dialógica do Discurso e na Análise do Discurso Francesa.. . Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada. Setores de atividade: Outros setores. Palavras-chave: análise do discurso; Dialogismo; identidade social; Subjetividade; Ética profissional..
3.
Linguagem, identidades e autoria


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Leitura e Produção de Textos para Fins Específicos: a construção de uma disciplina
Descrição: Com o projeto de pesquisa Leitura e Produção de Textos para Fins Específicos: desafios para a construção de uma disciplina, proponho o acompanhamento da implementação de um novo componente curricular, ainda com o código provisório LET XXX, do Setor de Texto do Departamento de Letras Vernáculas do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (ILUFBA). LET XXX substituirá uma série de componentes de Letras que são obrigatórios para diferentes cursos da Universidade Federal da Bahia. Tal acompanhamento pressupõe: a) o diálogo com colegiados, docentes e discentes de cada curso em que o componente será ofertado; b) o estudo dos gêneros do discurso que são necessários ao fazer acadêmico e profissional desses cursos, com levantamento de suas estabilidades e instabilidades em cada esfera de atividade e c) a criação de um banco de informações, textos e atividades que se torne acessível às professoras e professores, efetiva(o)s ou substituta(o)s, que ministrarão a oficina, tanto para consulta como para inserção de sugestões. A nova disciplina, cujo programa já foi criado e aprovado nas instâncias do ILUFBA, está ainda em fase de tramitação ente os colegiados a que será ofertada e, portanto, esta proposta de pesquisa encontra-se em sua fase inicial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva - Coordenador.Número de orientações: 1
2013 - 2016
(Multi)Letramentos Acadêmicos e construção de identidades em diferentes esferas estéticas: uma perspectiva dialógica
Descrição: Neste projeto, os objetivos são identificar, pela análise discursiva de objetos verbo-visuais fílmicos e das artes plásticas, os embates que se dão nas fronteiras culturais relativas aos resultados ideológicos do processo de migração dos nordestinos sob a ótica do séc. XXI e investigar os diálogos que alunos da Universidade Federal da Bahia estabelecem com tais enunciados. Considerando que a arte constitui um espaço para reflexões sobre a constituição dos sujeitos e que os filmes de arte representam o esfacelamento das fronteiras, pelas suas características de circulação, apresento como proposta de corpus inicial de pesquisa uma seleção de DVDs que abordam central ou tangencialmente o tema dos embates resultantes de movimentos migratórios nacionais. Paralelamente à analise dos objetos fílmicos, proponho-me a estabelecer diálogos entre os temas neles abordados e enunciados concretos que circulem em museus ou espaços públicos da cidade de Salvador durante o decorrer desta investigação. Meu objeto de estudo são as tensões discursivas entre diferentes realidades sócio-histórico-culturais mobilizadas nas representações estéticas das interações resultantes dos movimentos migratórios acima mencionados. A constituição do corpus, ainda não definido, corresponde à fase inicial da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva - Coordenador / Luiz Paulo Fernandes da Silva - Integrante / Giovani Santos Rufino - Integrante.Número de orientações: 2
2008 - 2013
Verbo-visual e produção de sentidos: perspectiva dialógica
Descrição: 2008 - 2013 Verbo-visual e produção de sentidos: perspectiva dialógica Descrição: Para dar continuidade à pesquisa centrada nas contribuições teórico-metodológicas da perspectiva dialógica de discurso é necessário buscar, no conjunto do pensamento bahktiniano, as categorias, noções e sugestões que, apresentadas para o discurso verbal, mas tendo alcance nos estudos da linguagem como um todo, possam ser recuperadas e mobilizadas em função de uma melhor compreensão das formas de produção do sentido em manifestações discursivas verbo-visuais. Em vários textos do Círculo encontram-se sugestões para o reconhecimento do visual como texto ou mesmo sugestão de articulações verbal, extraverbal, visual. Esse é o caso, por exemplo, do ensaio O autor e o herói (texto inacabado, pertencente aos arquivos, 1920/1930, publicado em Estética da criação verbal). Nele Bakhtin afirma: o objeto estético não é, naturalmente, constituído somente de palavras, ainda que a parte verbal seja importante nele, e esse objeto da visão estética possui uma forma espacial interna artisticamente significante que é representada pelas palavras da obra (essa forma, na pintura, é representada pelas cores, pelo desenho, pelas linhas, e daí não decorre que o objeto estético seja constituído apenas de linhas e de cores; trata-se precisamente de construir um objeto concreto a partir das linhas e das cores. Considerando que a Análise do Discurso de diferentes vertentes coloca a leitura e a produção textual-discursiva como objeto de pesquisa, a dimensão verbo-visual deve aí ser englobada como característica da vida em sociedade e, também, da constituição dos sujeitos e das identidades. As produções de caráter verbo-visual, tais como charge, publicidade, capas de revistas, primeiras páginas de jornal, poemas visuais, dentre outras, serão objeto desta pesqui sa, assim como o levantamento e sistematização das sugestões teórico-metodológicas das obras do Círculo. O projeto, apoiado pelo CNPq, terá a duração.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2008
Contribuições teórico-metodológicas da perspectiva dialógica de discurso para a análise das relações estilo, trabalho e construção de identidades
Descrição: O objetivo principal deste projeto é a interpretação da teoria dialógica de Bakhtin e seu Círculo, procurando divulgar o papel fundamental dessa vertente para a análise da linguagem em geral e para o estudo, análise e interpretação dos textos e discursos de diferentes naturezas (verbal, visual, verbo-visual), a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos aí contidos. Ligado à linha de pesquisa Linguagem e Trabalho, o projeto assume como uma de suas direções o estudo das relações entretidas entre linguagem, identidade, trabalho e construção de sujeitos. Dentre outras coisas, esse trabalho teórico interpretativo demonstrou a necessidade de explorar a noção de estilo, não da forma que vem sendo tratado secularmente pela Estilística, mas da maneira como aparece no conjunto do pensamento bakhtiniano, ou seja, desempenhando aí um papel epistemológico fundamental. Essa concepção permite tratar estilo, identidades e construção de sujeitos de uma perspectiva social, cultural e histórica, em textos e discursos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (8) .
Integrantes: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva - Integrante / Beth Brait - Coordenador / Anderson SAlvaterra Magalhães - Integrante / Maria Inês Batista Campos - Integrante / Rosineide Melo - Integrante / Monica Eboli - Integrante / Anselmo Pereira de Lima - Integrante / Any Lilian Maxemiuc Barcellos - Integrante / Paulo Rogério Stella - Integrante / Sônia Sueli Berti Santos - Integrante / Andréa P. de Melo - Integrante / Renata Aranha - Integrante / Elaine Hernandez de Souza - Integrante.Financiador(es): CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - Bolsa.


Outros Projetos


2006 - 2010
Retratos dialógicos da clínica: um olhar discursivo sobre relatórios de atendimento psicopedagógico
Descrição: Nesta pesquisa, o objetivo é mostrar os discursos em confronto em relatórios de atendimento clínico elaborados por estudantes de Psicopedagogia em estágio supervisionado, a fim de refletir sobre condições de elaboração e explicitar conflitos referentes aos parceiros discursivos: paciente, estagiário/psicopedagogo, professor/supervisor. Para tanto, buscamos esclarecimentos sobre regulamentação do campo da Psicopedagogia no Brasil e refletimos sobre procedimentos relativos à atividade da escrita da clínica. Efetuamos a análise de excertos de relatórios de atendimento clínico produzidos na esfera acadêmica. As aparentes tensões discursivas constitutivas dos relatórios apontaram para a adequação da teoria dialógica de perspectiva bakhtiniana como fundamentação teórica capaz de embasar a identificação das formas de presença das diferentes vozes discursivas que se enunciam verbo-visualmente e sua organização em uma forma arquitetônica a partir da qual o tema do enunciado se constitui. O corpus de análise foi organizado a partir de excertos de relatórios referentes a três casos atendidos por alunos do Curso de especialização em Psicopedagogia da COGEAE-PUC-SP. Trabalhamos com a seguinte hipótese norteadora: se a análise dialógica dos relatórios escritos por estagiários a partir da atividade clínica psicopedagógica é reveladora de relações históricas e sociais entre as vozes presentes nesses documentos, então a percepção dessas relações pode contribuir para o estudo clínico dos casos e para a reflexão sobre a atividade do estagiário/psicopedagogo. As análises demonstram que o relatório traz uma descrição da clínica e evidencia a leitura que seu autor faz desse evento, apontando para ângulos diferentes sob os quais o discurso do paciente o os discursos por ele citados se relacionam. Isso contribui para a compreensão do caso e inclui questões relativas às instabilidades de legitimação do campo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Inventário (Universidade Federal da Bahia. Online)
2012 - Atual
Periódico: Linha d'Agua
2011 - Atual
Periódico: Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Bakhtiniana - Revista de estudos do discurso


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: psicopedagogia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, A. P. P. F.2017SILVA, A. P. P. F.. SOBRE RETIRANTES E CARNAVALIZAÇÃO: embates do séc. XXI. Diálogos Pertinentes: Revista Científica de Letras, v. 13, p. 10-29, 2017.

2.
SILVA, A. P. P. F.;SILVA, ADRIANA PUCCI PENTEADO DE FARIA E2016SILVA, A. P. P. F.. RESENHA BAKHTIN, Mikhail. Teoria do romance I. A estilística. Tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra; organização da edição russa de Serguei Botcharov e Vadim Kójinov. São Paulo: Editora 34, 2015. 256p. BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, v. 11, p. 264-269, 2016.

3.
MAGALHÃES, ANDERSON SALVATERRA2016 MAGALHÃES, ANDERSON SALVATERRA ; SILVA, ADRIANA PUCCI PENTEADO DE FARIA E . Heterogeneidade na pesquisa em Linguística Aplicada: dialogismo como princípio de construção de conhecimento. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 32, p. 981-1010, 2016.

4.
SILVA, A. P. P. F.;SILVA, ADRIANA PUCCI PENTEADO DE FARIA E2014SILVA, A. P. P. F.. RESENHA FIORIN, José Luiz; FLORES, Valdir do Nascimento e BARBISAN, Leci Borges (orgs). Saussure: a invenção da Linguística. São Paulo: Contexto, 2013.174 p. RESENHA. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 9, p. 187-191, 2014.

5.
SILVA, A. P. P. F.;SILVA, ADRIANA PUCCI PENTEADO DE FARIA E2012SILVA, A. P. P. F.. Texto e enunciado concreto: chegadas e partidas. EUTOMIA, v. V, p. 207-223, 2012.

6.
SILVA, A. P. P. F.;SILVA, ADRIANA PUCCI PENTEADO DE FARIA E2011 SILVA, A. P. P. F.. Quando Dante encontra Flash Gordon: formas de presença do outro no romance a misteriosa chama da Rainha Loana, de Umberto Eco. Revista do GELNE, v. 11, p. 13-26, 2011.

7.
SILVA, A. P. P. F.;SILVA, ADRIANA PUCCI PENTEADO DE FARIA E2011 SILVA, A. P. P. F.. O, 5 mm: a nova edição brasileira de problemas da poética de Dostoiévski. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 6, p. 7-23, 2011.

8.
SILVA, A. P. P. F.;SILVA, ADRIANA PUCCI PENTEADO DE FARIA E2009 SILVA, A. P. P. F.. A arquitetônica das plásticas sonoras de Smetak. Intercâmbio (CD-ROM), v. XX, p. 1-24, 2009.

9.
SILVA, A. P. P. F.;SILVA, ADRIANA PUCCI PENTEADO DE FARIA E2008SILVA, A. P. P. F.. Formas de Presença do Outro no Discurso Verbo-Visual de uma Paciente de Psicopedagogia: Uma Perspectiva Bakhtiniana. Intercâmbio (CD-ROM), v. XVII, p. 15-28, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, A. P. P. F.. Vozes em Jorge Amado e Universal: quem contou essa história?. In: BRAIT, Beth; MAGALHÂES, Anderson Salvaterra. (Org.). Dialogismo: teoria e(m) prática. 1ªed.São Paulo: TERRACOTA EDITORA, 2014, v. , p. 235-250.

2.
SILVA, A. P. P. F.. Bakhtin. In: Luciano Amaral Oliveira. (Org.). Estudos do Discurso. Perspectivas Teóricas. 1ed.São Paulo: Parábola Editorial, 2013, v. , p. 45-69.

3.
SILVA, A. P. P. F.. Ensino de línguas estrangeiras: o jogo na unidade didática. In: Loredana de Stauber Caprara; Letizia Zini Antunes. (Org.). O italiano falado e escrito. São Paulo: Humanitas, 1998, v. , p. 341-342.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. P. P. F.. E é já citação: análise dialógica de uma obra de Cerith Wyn Evans. In: 2ªJIED- Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso, 2012, Maringá, Paraná. 2º JIED- ANAIS 2012, 2012. p. 01-12.

2.
MAGALHAES, A. S. ; CAMPOS, M. I. B. ; SILVA, A. P. P. F. . Música, câmera, contradição: a trilha sonora de Macunaíma. In: IX Seminário Internacional em Letras: relações dialógicas em língua e literatura, 2009, Santa MAria - RS. RElações dialógicas em língua e literatura, 2009.

3.
SILVA, A. P. P. F.. O sofrimento da inclusão: uma proposta de análise discursiva em relatórios de atendimento psicopedagógico. In: SETA, 2008, Campinas. ANAIS do SETA, 2008. v. 2. p. 175-181.

4.
MELO, M. L. A. ; SILVA, A. P. P. F. ; CAMPOS, R. C. Q. . Uma Leitura Psicopedagógica das Marcas do Sujeito-Autor no Discurso. In: 4ª Jornada da Clínica Psicológica, 2005, São Paulo. Boletim Clínico, 2005. v. XX. p. 157-164.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. P. P. F.. Leitura de Produções Artísticas: relato de experiência dialógica. In: X Jornada do Grupo de Pesquisa /CNPq/PUC-SP Linguagem, i, 2015. X Jornada Linguagem, identidade e Memória, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. P. P. F.. Sobre retirantes e carnavalização: embates do séc. XXI. In: V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2015, Lecce. Caderno de resumos: simpósios de 41 a 50, 2015.

2.
BRAIT, B. ; MAGALHAES, A. S. ; SILVA, A. P. P. F. . SIMPÓSIO 49 - LÍNGUA, DISCURSO, IDENTIDADE. In: V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2015, Lecce. Programação dos simpósios, 2015.

3.
SILVA, A. P. P. F.. Who narrats ' Jorge Amado e Universal' ?. In: 15th International Bakhtin Conference, 2014, Estocolmo. The 15th International Bakhtin Conference. Bakhtin as praxis: academic production, artistic practice, political activism. Estocolmo, 2014. v. I. p. 79-79.

4.
SILVA, A. P. P. F.. Sotaques do cinema brasileiro no Séc. XXI: Carnavalização ou destruição paródica dos laços ideológicos?. In: II Jornada de Análise di Discurso da UESC, 2013, ILHÉUS, Bahia. II Jornada de análise do discurso da UESC- programação e caderno de resumos, 2013. p. 10-10.

5.
SILVA, A. P. P. F.. Sinais de triagem: análise de páginas publicitárias d euma edição da Revista Exame. In: I SEDiAr Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação, 2012, Ilhéus, Bahia. Caderno de resumos e programaççao do I SEDiAR, 2012. p. 52-52.

6.
SILVA, A. P. P. F.; SANTOS, E. J. ; CAMPOS, M. I. B. ; Souza, E. H. . Conceitos centrais da teoria bakhtiniana em análises de enunciados concretos. In: SEDIS UFBA 2012 - Seminário de estudos do discurso, 2012, Salvador, Bahia. Caderno de resumos SEDIS UFBA, 2012. p. 10-10.

7.
SILVA, A. P. P. F.. Quem conta Jorge Amado e Universal?. In: SEDIS UFBA 2012 - Seminário de estudos do discurso, 2012, Salvador, Bahia. CAderno de resumo- Sedis, 2012. p. 10-10.

8.
SILVA, A. P. P. F.. Uma dor delicada: o projeto ?casa úmida?, de Janice de Piero. In: 18º INPLA, 2011, São Paulo. ´WEB PAGE: Comunicações por dia com resumo, 2011.

9.
SILVA, A. P. P. F.. O discurso da imparcialidade em relatórios clínicos: reflexões dialógicas. In: 58º seminário do GEL, 2010, São CArlos do Pinhal. resumos, 2010.

10.
SILVA, A. P. P. F.. Arquitetônica das plásticas sonoras de Smetak. In: 17InPLA, 2009, São Paulo. Cadeno de resumos, 2009. p. 52-52.

11.
SILVA, A. P. P. F.. A(s) pessoas(s) que fala(m) nos relatórios: uma perspectiva bakhtiniana. In: VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, 2009, São Paulo. Anais do congresso, 2009.

12.
SILVA, A. P. P. F.. O eu nem sempre é o mesmo: oscilações enunciativas em enunciados verbais e verbo-visuais em relatórios de atendimento psicopedagógico. In: III simpósio internacional sobre análise do discurso, 2008, Belo Horizonte. III simpósio internacional sobre análise do discurso: emoções, ethos e argumentação, 2008. p. 71-72.

13.
SILVA, A. P. P. F.. O eu nem sempre é o mesmo. In: 12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3º Congresso Internacional de Lusofonia do IP - PUC/SP, 2008, São Paulo. http://www.ippucsp.org/Resumos12.pdf (caderno digital de resumos), 2008.

14.
SILVA, A. P. P. F.. Interdiscursividad en los informes de observación de la atención psicopedagógica. In: VII Congresso Latinoamericano Estudios del Discurso ALED 2007, 2007, Bogotá. VII Congresso Latinoamericano Estudios Discursivos - Progamación y Resúmenes. Bogotá: Imprenta Patriótica Instituto Caro y Cuervo, 2007. p. 207-207.

15.
SILVA, A. P. P. F.. Interdiscursividade nos relatórios de observaçãodo atendimento psicopedagógico. In: 16º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüísitca Aplicada, 2007, São Paulo. Caderno de resumos, 2007.

16.
SILVA, A. P. P. F.. Formas de presença do outro no romance A Misteriosa Chama da Rainha Loana, de Umberto Eco. In: 55º Seminário do GEL, 2007, Franca. http://www.gel.org.br/3sem-2007/3sem-2007-programacao.html, 2007.

17.
SILVA, A. P. P. F.. O sofrimento da inclusão: uma proposta de análise discursiva de relatórios de atendimento psicopedagógico. In: SETA (Seminário de teses em andamento), 2007, Campinas. Caderno de resumos, 2007.

18.
SILVA, A. P. P. F.. Oscilações enunciativas em relatórios de atendimento psicopedagógico. In: II Jornada do Grupo de Pesquisa / CNPq Linguagem, Identidade e Memória, 2007, Santo André. http://www.linguagemememoria.com.br/home.php, 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, A. P. P. F.; MEIRA, R. O. . Análise discursiva de identidades e expressões de gênero no filme Mãe só há uma, de Anna Muylaert2018. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, A. P. P. F.. Verbo-visualidade como agenda de pesquisa no campo da linguagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, A. P. P. F.. O conto em dois tempos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, A. P. P. F.. Sobre retirantes e carnavalização: embates do séc. XXI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, A. P. P. F.. Discursos sobre o Nordeste no cinema brasileiro do Séc. XXI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, A. P. P. F.. Quando Danre encontra Flash Gordon: formas de presença do outro em A misteriosa chama da Rainha Loana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, A. P. P. F.. (Multi)Letramentos Acadêmicos e construção de identidades em diferentes esferas estéticas: uma perspectiva bakhtiniana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, A. P. P. F.. Conversas ilustradas com a obra de Jorge Amado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SILVA, A. P. P. F.. Uma dor delicada: o projeto 'Casa ùmida', de Janice de Piero. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, A. P. P. F.. Existe uma metodologia de pesquisa bakhtiniana?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, A. P. P. F.. Embates entre consumir e florescer: perspectivas dialógicas para análise de um texto publicitário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, A. P. P. F.. Arquitetônica das plásticas sonoras de Smetak. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, A. P. P. F.. A(s) pessoa(s) que fala(m) nos relatórios: uma perspectiva bakhtiniana. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, A. P. P. F.. Um retrato da clínica? Considerações sobre a arquitetônica em relatórios de atendimento psicopedagótico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
SILVA, A. P. P. F.. A(s) pessoa(s) que fala(m) nos relatórios. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SILVA, A. P. P. F.. O eu nem sempre é o mesmo: oscilações enunciativas em relatórios de atendimento psicopedagógico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, A. P. P. F.. The anguish of inclusion: towards a discursive analysis of psychopegagocial session reports. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SILVA, A. P. P. F.. Uma perspectiva bakhtiniana para a leitura do verbo-visual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SILVA, A. P. P. F.. Formas de presença do outro no romance "A misteriosa chama da Rainha Loana", de Umberto Eco. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SILVA, A. P. P. F.. Interdiscursividad en los informes de observación de la atención psicopedagogica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SILVA, A. P. P. F.. Interdiscursividade nos relatórios de observação do atendimento psicopedagógico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SILVA, A. P. P. F.. O eu nem sempre é o mesmo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SILVA, A. P. P. F.. O sofrimento da inclusão: uma proposta de análise discursiva de relatórios de atendimento psicopedagógico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SILVA, A. P. P. F.; MELO, M. L. A. ; CAMPOS, R. C. Q. . Uma leitura psicopedagógica das marcas do sujeito autor no discurso. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SILVA, A. P. P. F.. Atividades lúdicas na aula de línguas estrangeiras. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, A. P. P. F.. Prefciando. Salvador, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
SANTOS, P. M. B. ; SILVA, A. P. P. F. . Olhar Estrangeiro e A pele que habito: o estereótipo como signo ideológico. Salvador: Instituto de Letras da UFBA, 2016 (artigo).

3.
SILVA, A. P. P. F.. Bakhtiniana , São Paulo, 1 0 ( 1 ): 5 - 2 7 , J a n ./ A b r i l 2015. Quando prolixidade é arte: entendendo os romances francófonos africanos de Ahmadou Kourouma. São Paulo: Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, 2015. (Tradução/Artigo).

4.
SILVA, A. P. P. F.. O andarilho. São Paulo: SCORTECCI, 2013 (apresentação de livro - orelha).

5.
SILVA, A. P. P. F.. Casa Úmida de Janice de Piero 2010 (Texto de apresentação para catálogo de artista plástica).

6.
SILVA, A. P. P. F.. WALL, A. Levels of Discourse and levels of dialogue.. São Paulo: LAEL-PUCSP, 2009 (Resenha publicada em periódico - Revista Bakhtiniana v. 1, n. 1, p. 161-164, 1o sem. 2009).

7.
SILVA, A. P. P. F.. Declinações do moderno na América Latina 2009 (relato de mesa redonda).

8.
SILVA, A. P. P. F.. A caricatura. São PAulo: LAEL-PUCSP, 2009. (Tradução/Outra).

9.
SILVA, A. P. P. F.. Storia Dimenticata / História Esquecida. Porto Alegre - RS: Edições Est, 2002. (Tradução/Livro).

10.
SILVA, A. P. P. F.. História Esquecida. São Caetano do Sul: Fundação Pró-Memória, 2000. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, A. P. P. F.. Parecer para artigos encaminhados à Revista Inventário, 12ª edição.. 2013.

2.
SILVA, A. P. P. F.. Parecer para artigos encaminhados à Revista Bakhtiniana no primeiro semestre de 2012. 2012.

3.
SILVA, A. P. P. F.. Parecer para artigo encaminhado à Revista Eutomia no primeiro semestre de 2012. 2012.

4.
SILVA, A. P. P. F.. Parecer para artigos a serem publicados na revista Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, volume 5. 2011.

5.
SILVA, A. P. P. F.. Parecer para artigo encaminhado à Revista Intercâmbio no segundo semestre de 2011. 2011.

6.
SILVA, A. P. P. F.. Parecer para artigos a serem publicados na revista Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, volume 4. 2010.

Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, A. P. P. F.. Scielo em Perspectiva - A visual and Verbal Analysis on Curiosity. 2016; Tema: Semana dedicada à Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso - Comentário sobre artigo de Anthony Wall. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, A. P. P. F.. Análise Dialógica do Discurso: interaçoes com Smetak e Marepe. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, A. P. P. F.; Santos, S. S. B. . Letramento Acadêmico:uma perspectiva dialógica - disciplina do Mestrado em Linguística. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, A. P. P. F.. Leitura de enunciados verbo-visuais. 2012. (Palestra).

4.
SILVA, A. P. P. F.; Tubenchlak Diana . Encontros com a arte: grupo de estudos para universitários. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SILVA, A. P. P. F.; MACEDO, Eleonora . Contatos com a arte - grupo de estudos para universitários: exposição "Gordon Matta-Clark: desfazer o espaço". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SILVA, A. P. P. F.; MACEDO, Eleonora . Contatos com a arte para universitários: exposição Ecológica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SILVA, A. P. P. F.. Contatos com a arte para universitários: UMC no MAM. 2010. (Palestra).

8.
SILVA, A. P. P. F.; ASSUNÇÃO, Thaís . Contatos com a arte - exposição "Jorge Guinle: Belo Caos". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SILVA, A. P. P. F.; POLO, L. . Contatos com a arte: Exposição " Olhar e Fingir - fotografias da coleção AUER". 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SILVA, A. P. P. F.; MACEDO, Eleonora . Contatos com a arte: exposição 31º Panorama da Arte Brasileira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
SILVA, A. P. P. F.. Quando Dante encontra Flash Gordon: formas de presença do gênero HQ no romance "A misteriosa chama da Rainha Loana", de Umberto Eco. 2009. (Palestra).

12.
SILVA, A. P. P. F.; POLO, L. . Contatos com a arte - exposição "Quando vidas se tornam forma: diálogo com o futuro Brasil-Japão". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
SILVA, A. P. P. F.; POLO, L. . Contatos com a arte - exposição "Panorama dos Panoramas". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
SILVA, A. P. P. F.; DUARTE, Fabiolla . Contatos com a arte: exposição. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
SILVA, A. P. P. F.. Arte Jovem no MAM - exposição "Marcel Duchamp: uma obra que não é uma obra 'de arte'". 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
SILVA, A. P. P. F.; Miranda, Pablo . Contatos com a arte: exposição. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, S. B. B.; MIOTELLO, V.; SILVA, A. P. P. F.. Participação em banca de Marcos Vinícius da Silva Neves. A mulher, a casa, a morte: dialogismo e cronotopo no filme Foi apenas um sonho. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
BRAIT, B.; SILVA, A. P. P. F.; MAGALHAES, M. C. C.; PISTORI, M. H. C.; BASTOS, N. M. O. B.. Participação em banca de Jozanes Assunção Nunes. Cursos de Letras no centro da arena discursiva da reforma curricular de uma universidade pública mato-grossense. 2017. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
BRAIT, B.; SILVA, A. P. P. F.; MAGALHAES, A. S.; DIAS, A. R. F.; SILVA, M. C. P. S. E.. Participação em banca de Rodolfo Vianna Baldocchi. Aspas Verbo-Visuais. 2016. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
CAMPOS, M. I. B.; ZADWAIS, A.; CORREA, M. L. G.; SOUZA, G. T.; SILVA, A. P. P. F.. Participação em banca de Elaine Hernandez de Souza. Diálogos entre diferentes temporalidades refratadas em textos verbo-visuais de periódios brasileiros contemporâneos. 2015. Tese (Doutorado em programa de Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia,Letras e Ciências Humanas da USP.

4.
TEIXEIRA, E. R.; SOARES, C. V.; MOREIRA, C. M.; ASSUMPCAO, S. S.; SILVA, A. P. P. F.. Participação em banca de Fernanda Maria Almeida dos Santos. Práticas de letramento digital para crianças: fatores de diversidade e possibilidades pedagógicas na aprendizagem do português escrito. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

5.
OLIVEIRA, L. A.; COSTA-HUBBES, T. C.; SILVA, A. P. P. F.; SILVA, A. V. T. A.; SIQUEIRA, D. S. P.. Participação em banca de Larissa Giordani Schmitt. Os anglicismos no português brasileiro: frequência de ocorrências e motivações para o uso. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

6.
OLIVEIRA, L. A.; CASTELA, G. S.; SILVEIRA, K. A.; SILVA, S. B. B.; SILVA, A. P. P. F.. Participação em banca de Marco Antônio Batista Carvalho. A Formação do Formador de Leitores Críticos. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
BRAIT, B.; LIBERALI, F. C.; SILVA, A. P. P. F.; PISTORI, /. M. H. C.. Participação em banca de Jozanes Assunção Nunes. Cursos de Letras no centro da arena discursiva da reforma curricular de uma universidade pública mato-grossense. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
BRAIT, B.; MAGALHAES, A. S.; SILVA, A. P. P. F.. Participação em banca de Rodolfo Vianna Baldocchi. Aspas verbo-visuais: delimitação do conceito e categorias de análise. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
BRAIT, B.; SILVA, A. P. P. F.; MAGALHAES, A. S.. Participação em banca de Rodolfo Vianna Baldocchi. A modalização autonímica no plano verbo-visual: aspas visuais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em LAEL) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
BRAIT, B.; MAGALHAES, A. S.; SILVA, A. P. P. F.. Participação em banca de Cláudia Garcia Cavalcante. (2a qualificação)Análise Dialógica e Ensino de Língua Portuguesa para Universitários. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
BRAIT, B.; SILVA, A. P. P. F.; MAGALHAES, A. S.. Participação em banca de Cláudia Garcia Cavalcante. (3a qualificação) Análise dialógica e ensino de Língua Portuguesa para Universitários. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
SILVA, A. P. P. F.; CORREA, M. L. G.; CAMPOS, M. I. B.. Participação em banca de Elaine Hernandez de Souza. O "eu" e o "outro" nas relações dialógicas entre quadrinhos e contos maravilhosos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em programa de Filologia e Língua Portuguesa) - Faculdade de Filosofia,Letras e Ciências Humanas da USP.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, C. D. P.; PARAQUETT, M.; SILVA, A. P. P. F.. Participação em banca de Janaína Silva Freire de Carvalho.Humor e crítica social: a representação do antissemitismo nas charges da mídia espanhola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Língua Estrangeira Moderna Ou Clássica) - Universidade Federal da Bahia.

2.
BICALHO, A. M.; SILVA, A. P. P. F.; CERQUEDA, S. B.. Participação em banca de Caius Marcellus Araújo.Os Narcisos de Salvador Dalí. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

3.
SANTOS, A. A.; SILVA, A. P. P. F.; VIEIRA, N.. Participação em banca de Elaine Santana Souza.Análise de estereótipos e representação da mulhar presentes na série Covert Affairs. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

4.
Pereira, A.M.S.; ALENCAR, R.; SILVA, A. P. P. F.. Participação em banca de Evanilton Gonçalves Góis da Cruz.Grafite como prática de letramento: o muro e seus escritos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

5.
MELO, S. N.; SANTOS, G. M.; SILVA, A. P. P. F.. Participação em banca de Luide Prins Araujo de Oliveira Bispo.O roleplaying game no processo de ensino e aprendizagem do teatro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Escola de Teatro da UFBA.

6.
SILVA, A. P. P. F.; SANTOS, J. H. F.; OLIVEIRA, L. A.. Participação em banca de Jeane de Jesus Bispo.Que cabelo é esse? Uma análise dialógica do signo cabelo crespo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia.

7.
ZANETTE, L.; SILVA, A. P. P. F.; SOUZA, B. A.. Participação em banca de Patrícia Naomi Ozawa." Supesu". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, A. P. P. F.; ROIPHE, Alberto; CARETTA, E. A. C.. Concurso Público para o Magistério Superior na área de Língua Portuguesa com ênfase em Diversidade Linguística, Leitura e Produção de Texto. 2015. Universidade Federal da Bahia.

2.
LIMA, T. R.; OLIVEIRA, S. C.; SILVA, A. P. P. F.. Concurso Público para Professor Adjunto-A da Área de conhecimento/matéria LINGUAGENS - MÓDULO: "Laboratório de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos". 2015. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Outras participações
1.
SOUZA, I. L.; GUALDA, R.; SILVA, A. P. P. F.. Processo seletivo simplificado para contratação de docente por tempo determinado. 2015. Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

2.
COSTA, I. S.; SILVA, A. P. P. F.; OLIVEIRA, L. A.. Processo seletivo para contratação de docente por tempo determinado. 2014. Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

3.
Pereira, A.M.S.; PEREIRA, J. N.; SILVA, A. P. P. F.. Processo seletivo para contratação de docentes por tempo determinado. 2012. Universidade Federal da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
21º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada (InPLA).Cronotopos como álibis em Mãe só há uma, de Anna Muylaert. 2018. (Simpósio).

2.
II Congresso Internacional e VII Seminário Educação Bilíngue para surdos. Análise discursiva de identidades e expressões de gênero no filme Mãe só há uma, de Anna Muylaert. 2018. (Congresso).

3.
IV SEDiAr-Seminário Intern. de Estudos sobre DIscurso e Argumentaçãoção.O outro e o mesmo senso comum em Recife Frio. 2018. (Seminário).

4.
IV SEDiAr-Seminário Intern. de Estudos sobre DIscurso e Argumentaçãoção.Argumentação em perspectiva dialógica. 2018. (Seminário).

5.
XIII Jornada Linguagem, Identidade e Memória.Problematizado a relação autor herói em produções de estudantes de graduação. 2018. (Encontro).

6.
VI SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O conto em dois tempos. 2017. (Simpósio).

7.
XII JORNADA DO GRUPO DE PESQUISA PUC-SP/CNPq LINGUAGEM, IDENTIDADE E MEMÓRIA.Relação autor-herói em dois tempos: Machado de Assis e Aleilton Fonseca em diálogo. 2017. (Encontro).

8.
Ciclo de Segundas do LAEL.O conceito de arquitetônica nos texto de Bakhtin e a construção de corpora de análise. 2016. (Outra).

9.
palesta na disciplina Estudos comparados: alteridade e palavra do outro no discurso literário. Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária/PUC-SP.Fronteiras instáveis entre narrador e personagens: Dostoiévski, Amado e Rui Castro. 2016. (Outra).

10.
Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras- SPESQ 2016.Influências dialógicas: proposta de leitura de obras da Exposição O modernismo brasileiro e o viés baiano. 2016. (Seminário).

11.
15º InPLA. X Jornada Grupo de Pesquisa CNPq/PUC-SP Linguagem, Identidade e Memória. 2015. (Congresso).

12.
V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Sobre retirantes e carnavalização: embates do séc. XXI. 2015. (Simpósio).

13.
X Jornada do Grupo de Pesquisa /CNPq/PUC-SP Linguagem, i.Leitura de Produções Artísticas: relato de experiência dialógica. 2015. (Outra).

14.
15th International Bakhtin Conference. Who narrates Jorge Amado e Universal?. 2014. (Congresso).

15.
Ciclo de Conferências.O que é um elo na cadeia discursiva. 2014. (Outra).

16.
IX Jornada do Grupo de Pesquisa Linguagem, Identidade e Memória -.Resgate identitário: a 3ª Bienal da Bahia. 2014. (Outra).

17.
19º InPLA/ 5° SIL.Coodenação de simpósio: Embates identitários em enunciados verbo-visuais. 2013. (Seminário).

18.
19º InPLA / 5º SIL.Embates identitários na paisagem do Ibirapuera: a presença do Jamacuru Cereus. 2013. (Seminário).

19.
19º InPLA / 5ºSIL - Programa Diálogos com a graduação.(Multi)Letramentos acadêmicos: leitura de enunciados verbo-visuais por/para alunos de Letras. 2013. (Seminário).

20.
61º Seminário do GEL.Mas vai acabar: análise dialógica de uma cena do filme Durval Discos. 2013. (Seminário).

21.
Encontro com alunos de pós-graduação organizado pela Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos."O conceito de arquitetônica na perspectiva bakhtiniana: a teoria em análise(s)". 2013. (Seminário).

22.
II Jornada de Análise di Discurso da UESC.Sotaques do cinema brasileiro no Séc. XXI: Carnavalização ou destruição paródica dos laços ideológicos?. 2013. (Outra).

23.
II Jornada de Análise do Discurso ds UESC.Coordenação da sessão de comunicação: " Teoria bakhtiniana e estudos do discurso". 2013. (Outra).

24.
2ªJIED- Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 1º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso.E é já citação: análise dialógica de uma obra de Cerith Wyn Evans. 2012. (Encontro).

25.
I SEDiAr Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação.Sinais d etriagem: análise de páginas publicitárias de uma edição da Revista Exame. 2012. (Seminário).

26.
SEDIS UFBA 2012.Quem conta Jorge Amado e Universal?. 2012. (Seminário).

27.
SEDIS UFBA 2012.Conceitos centrais da teoria bakhtiniana em análises de enunciaods concretos- seminário temático/coordenação. 2012. (Seminário).

28.
18º INPLA. Uma dor delicada: o projeto ?casa úmida?, de Janice de Piero. 2011. (Congresso).

29.
IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso - ALED. Embates entre consumir e florescer: perspectiva dialógica para análise de um texto publicitário. 2011. (Congresso).

30.
XIII SILEL. Existe uma metodologia de pesquisa bakhtiniana?. 2011. (Congresso).

31.
17º InPLA. A arquitetônica das plásticas sonoras de Smetak. 2009. (Congresso).

32.
IV Jornada do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Identidade e Memória.Um retrato da clínica? Considerações sobre a arquitetônica em relatórios de atendimento psicopedagógico. 2009. (Outra).

33.
VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia. A(s) pessoas(s) que fala(m) nos relatórios: uma perspectiva bakhtiniana. 2009. (Congresso).

34.
12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3º Congresso Internacional de Lusofonia do IP - PUC/SP. O eu nem sempre é o mesmo: oscilações enunciativas em relatórios de atendimento psicopedagógico. 2008. (Congresso).

35.
13th International Mikhaïl Bakhtin Conference. The anguish of inclusion: towards a discursive analysis of psychopedagogical session reports. 2008. (Congresso).

36.
III Jornada do Grupo de Pesquisa / CNPq Linguagem, Identidade e Memória.A(s) pessoa(s) que fala(m) nos relatórios. 2008. (Encontro).

37.
III simpósio internacional sobre análise do discurso.Uma perspectiva bakhtiniana para a leitura do verbo visual / O eu nem sempre é o mesmo: oscilações enunciativas em enunciados verbais e verbo-visuais em relatórios de atendimento psicopedagógico. 2008. (Simpósio).

38.
16º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada.Interdiscursividade nos relatórios de observação do atendimento psicopedagógico. 2007. (Simpósio).

39.
55º Seminário do GEL.Formas de Presença do outro no romance A misteriosa chama da Rainha Loana, de Umberto Eco. 2007. (Simpósio).

40.
II Jornada do Grupo de Pesquisa / CNPq Linguagem, Identidade e Memória.O eu nem sempre é o mesmo: oscilações enunciativas em relatórios de atendimento psicopedagógico. 2007. (Encontro).

41.
Segundas do LAEL: Aspectos da pesquisa de perspectica dialógica. 2007. (Encontro).

42.
Segundas do LAEL: Texto acadêmico: leitura e produção. 2007. (Outra).

43.
SETA (Seminário de teses em andamento).O sofrimento da inclusão: uma proposta de análise discursiva de relatórios de atendimento psicopedagógico. 2007. (Seminário).

44.
VII Congresso Latinoamericano Estudios del Discurso ALED 2007. Interdiscursividad en los informes de observación de la atención psicopedagogica. 2007. (Congresso).

45.
III Congresso Latino-Americano de Psicopedagogia; I Congresso Luso-brasileiro de Psicopedagogia e XI Encontro Brasileiro de Psicopedagogos. 2006. (Congresso).

46.
Segundas do LAEL: Linguagem e pensamento na construção do conhecimento do mundo, segundo Piaget. 2006. (Outra).

47.
Segundas do Lael: Tradução e Intersemiose: Dizer o " Mesmo" a "Outros". 2006. (Outra).

48.
4ª Jornada da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic.Uma Leitura Psicopedagógica das Marcas do Sujeito-Autor no Discurso. 2005. (Outra).

49.
I Encontro: A Formação de Professores de Língua Estrangeira: Ensino, Aprendizagem e Pesquisa.Atividades Lúdicas na aula de línguas estrangeiras. 2002. (Encontro).

50.
Aggiornamento - Associazione Dante Alighieri.Giochi Didattici: Una Proposta D'Insegnamento Dell'Italiano Ad Adulti. 1998. (Outra).

51.
Curso de difusão cultural.Atualização para professores de italiano. 1997. (Oficina).

52.
VII Congresso Nacional de Professores de Italiano / I Congresso Internacional de Estudos Italianos. Comunicação: Jogos didáticos: uma outra técnica de ensino. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOZA, C. G. A. ; GUALDA, R. ; SILVA, A. P. P. F. ; SOUZA, C. D. P. . XII Seminário de Linguística Aplicada e VIII Seminário de Tradução. 2014. (Outro).

2.
SILVA, A. P. P. F.. Seminário de pesquisa estudantil em Letras. 2013. (Outro).

3.
SANTOS, E. J. ; SOUZA, I. L. ; COSTA, I. S. ; SILVA, A. P. P. F. . Seminário de Estudos do Discurso - SEDIS. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Giovani dos Santos Rufino. Estabilidades e instabilidades de gêneros do discurso: bases para a nova disciplina de Texto. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Bacharelados Interdisciplinares) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Raquel de Oliveira Meira. Fase 2 - Diálogos sobre leitura e produção de textos em cursos de graduação da UFBA. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
TAYRAN FELIPE SILVA VASCONCELOS. Monteiro Lobato ou O homem que comeu o Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gastronomia) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva.

2.
Marcos Vinícius da Silva Neves. Thelma e Louise: a figura da morte e os discursos prescritos do feminino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva.

3.
Jeane de Jesus Bispo. Que cabelo é esse? Uma análise dialógica do signo cabelo crespo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva.

Iniciação científica
1.
Ana Lúcia Souza Goiana. Diálogos sobre leitura e produção de textos em cursos de graduação da UFBA. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Língua Estrangeira Moderna Ou Clássica) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva.

2.
Luiz Paulo Fernandes da Silva. Discursos sobre o Nordeste no século XXI: análise dialógica de objetos estéticos fílmicos. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelados Interdisciplinares) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva.

3.
Giovani Santos Rufino. Discursos sobre o Nordeste no século XXI: análise dialógica de enunciados na esfera das artes plásticas. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelados Interdisciplinares) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Lucas da França e Araújo Monteiro do Rosário. Monitoria da disciplina Oficina de Leitura e Produção de textos em Língua Portuguesa. 2018. Orientação de outra natureza. (Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva.

2.
Raquel de Oliveira Meira. Monitoria na disciplina Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa. 2018. Orientação de outra natureza. (Bacharelados Interdisciplinares) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva.

3.
Lara Rodrigues Rocha. O amor é um cão dos diabos: projeto de adaptação audiovisual. 2016. Orientação de outra natureza. (Bacharelados Interdisciplinares) - Universidade Federal da Bahia, Pró-reitoria de Extensão da UFBA. Orientador: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva.

4.
Gabriel Brito Santos. Monitoria da disciplina LET E 45 Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa. 2016. Orientação de outra natureza. (Bacharelados Interdisciplinares) - Universidade Federal da Bahia, Pró-reitoria de ensino de graduação da UFBA. Orientador: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva.

5.
Evanilton Gonçalves Gois da Cruz. Supervisão de Estágio Docente Orientado na disciplina Oficina de Leitura e Produção de Textos. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva.

6.
Jessica Moreno Soledade de Andrade. Monitoria da disicplina LET E 45. 2015. Orientação de outra natureza. (Bacharelados Interdisciplinares) - Universidade Federal da Bahia, Pró-reitoria de ensino de graduação da UFBA. Orientador: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva.

7.
Arisneusa Souza Gonçalves. Monitoria disciplina Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural.. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Pró-reitoria de ensino de graduação da UFBA. Orientador: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva.

8.
André Raimundo Contreiras. Monitoria disciplina Língua Portuguesa, Poder e Diversidade Cultural.. 2014. Orientação de outra natureza. (Abi - Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Pró-reitoria de ensino de graduação da UFBA. Orientador: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva.

9.
Luiza Bahia Marques. Monitoria na disciplina Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Pró-reitoria de ensino de graduação da UFBA. Orientador: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva.

10.
Adielson Ramos de Cristo. Estágio Supervisionado na disciplina Leitura de Produções da Mídia. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva.

11.
Jorge Arturo Munoz. Monitoria disciplina Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras Vernáculas) - Universidade Federal da Bahia, Pró-reitoria de ensino de graduação da UFBA. Orientador: Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, A. P. P. F.. Scielo em Perspectiva - A visual and Verbal Analysis on Curiosity. 2016; Tema: Semana dedicada à Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso - Comentário sobre artigo de Anthony Wall. (Blog).



Outras informações relevantes


1) Aprovada em primeiro lugar em concurso público na área de Língua Portuguesa com ênfase em estudos do texto na Universidade Federal da Bahia em abril de 2011, pelo edital 06/2010. Homologação pubilcada no DOU de 27 de maio de 2001, seção 1, p. 84; nomeação publicada no DOU de 07 de junho de 2001, seção 2 , p.14.

2) Aprovada em concurso público na área de Língua e Literatura italiana na Universidade Federal de Santa Catarina em 18/06/2010 (processo: 23080.009753/2010-13).


3) Membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL)

4) Membro da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED) 


2015: Pesquisadora integrante do projeto Fundamentos e desdobramentos da perspectiva dialógica para a análise de discursos verbais e verbo visuais, coordenado pela Profa. Dra. Beth Brait: 


Descrição: O objetivo geral deste projeto é aprofundar as reflexões em torno das especificidades epistemológicas, teóricas e metodológicas da perspectiva dialógica do discurso, também denominada Análise Dialógica do Discurso (ADD), cujos fundamentos advêm do conjunto da obra de Bakhtin e do hoje chamado Círculo. Esse aprofundamento, que dá sequência a pesquisas anteriores, terá como objetivos específicos: (i) demonstrar a pertinência dessa vertente para uma teoria geral da linguagem; (ii) explicitar sua contribuição para as pesquisas em Ciências Humanas; (iii) reiterar, pela teoria e pela análise, a concepção de texto/enunciado/discurso, verbais e verbo-visuais (sendo o verbal considerado em sua dimensão oral, sonora e/ou escrita) constitutivamente implicados na produção, circulação e recepção de conhecimentos próprios das Humanidades; (iv) esclarecer algumas particularidades assumidas pelo pensamento bakhtiniano no Brasil, a partir de sua recepção e de seus desdobramentos.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (9) .



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 22:48:04