Debora Alfaia da Cunha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5185243715966314
  • Última atualização do currículo em 15/03/2018


Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (Unb) e Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/UFPA). Possui Graduação em Pedagogia (1996), habilitação em Supervisão escolar (1997), especialização em Corporeidade, esporte e educação (1998) e em Estatísticas educacionais (2006), todos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professora do quadro permanente da UFPA, lotada no Campus Universitário de Castanhal. Na graduação. ministra as disciplinas de fundamentos teórico-metodológicos, as de Avaliação e Planejamento, bem como as relacionadas ao trabalho científico. Na extensão, coordena o projeto de formação continuada de educadores e de vivências lúdicas em cultura africana e afro-brasileira, voltado a educação das relações étnico-raciais. Na pesquisa, coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em interculturalidade e Educação (GEPIntE), voltado à problemática intercultural em espaços educativos, em especial na Educação Superior. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Debora Alfaia da Cunha
Nome em citações bibliográficas
CUNHA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal, Faculdade de Pedagogia.
RUA UNIVERSITÁRIA S/N
JADERLÂNDIA
68745000 - Castanhal, PA - Brasil
Telefone: (91) 37212395
Fax: (91) 37212395
URL da Homepage: http://www.campuscastanhal.ufpa.br/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Educação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Avaliiação da Educação Superior: condições, processos e efeitos da autoavaliação nos cursos de graduação da UFPA, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Marília Fonseca.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: avaliação institucional; educação sexual.
2001 - 2003
Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: DEMOCRATIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE AMAZÔNICA: A EXPERIÊNCIA DE DESCENTRALIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NOS CAMPI DA UFPA,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: FÁBIO CARLOS DA SILVA Dr..
Palavras-chave: POLÍTICAS PÚBLICAS; PLANEJAMENTO; EDUCAÇÃO SUPERIOR; EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMAZÔNIA; PLANEJAMENTO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL; CIVISMO NA AMAZÔNIA.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior.
2005 - 2006
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ESTATÍSTICA S EDUCACIONAIS. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: INDICE DE PERCEPÇÃO DA QUALIDADE (IPQ) APLICADO A AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS DE CASTANHAL - UFPA.
Orientador: Edson M. L. S. Ramos, Dr.
1997 - 1998
Especialização em Corporeidade Esporte E Educação. (Carga Horária: 465h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A CORPOREIDADE NA RODA DE CAPOEIRA ANGOLA: UM ESTUDO A LUZ DE MERLEAU-PONTY.
Orientador: MARIA NEUSA MONTEIRO Ms..
1997 - 1998
Aperfeiçoamento em Supervisão Escolar. (Carga Horária: 435h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: RELATÓRIO: ESTÁGIO NA SUPERVISÃO EDUCACIONAL DA ESCOLA ADVENTISTA GRÃO PARÁ. Ano de finalização: 1998.
Orientador: ZENILDA BOTTI, Ms..
1997 - 1998
Aperfeiçoamento em ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR. (Carga Horária: 270h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: sem monografia. Ano de finalização: 1998.
1993 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PARA A PRÁXIS PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE FILOSOFIA: UMA ANÁLISE DE TEORIA E PRÁTICA.
Orientador: Maria Neusa Monteiro, Ms..
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2018
CURSO DE LÍNGUA ALEMÃ - NIVEL A1 (A1/1 e A1/2). (Carga horária: 120h).
CASA DE ESTUDOS GERMÂNICOS, CEG, Brasil.
2006 - 2006
ELABORAÇÃO DE PROJETOS. (Carga horária: 40h).
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ENAP, Brasil.
2005 - 2005
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: CONCEITOS E FERRAMENTAS. (Carga horária: 35h).
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ENAP, Brasil.
2005 - 2005
ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIO. (Carga horária: 35h).
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ENAP, Brasil.
1999 - 1999
PESQUISA EDUCACIONAL. (Carga horária: 54h).
INSTITUTO ADVENTISTA DE EDUCAÇÃO, IAE, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em O MODELO LINGUISTICO-CULTURAL NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente 3 Grau, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Bolsista de Graduação CNPq, Enquadramento Funcional: BOLSISTA DE GRADUAÇÃO CNPQ e PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações
BOLSISTA CNPq NA PESQUISA : O ENSINO DE FILOSOFIA NO 2º- GRAU: UM ESTUDO JUNTO AS REDES PÚBLICA E PARTICULAR DE ENSINO DA CIDADE DE BELÉM

Atividades

01/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus de Castanhal, .

01/2000 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Educacional
Corporeidade e Educação
Estatística aplicada a educação
Disciplinas de Metodologia do Ensino
Planejamento Educacional
07/2011 - 03/2015
Direção e administração, Campus de Castanhal, Faculdade de Pedagogia.

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Pedagogia PARFOR do Campus de Castanhal e Pedagogia Polos Colares, Ipixuna e São Caetano de Odivelas..
09/2003 - 09/2005
Direção e administração, Campus de Castanhal, Colegiado de Pedagogia.

Cargo ou função
Diretora da Faculdade de Pedagogia.
06/2000 - 05/2001
Direção e administração, Campus de Castanhal, Colegiado de Pedagogia.

Cargo ou função
Coordenadora de Curso de Pedagogia.
7/1998 - 12/1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
PRÁTICA DE ENSINO
METODOLGIA I E II

Centro Popular de Ensino, CEPE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: COORDENADORA PEDAGÓGICA, Carga horária: 20
Outras informações
O CEPE ERA UM PREPARATÓRIO PARA O VESTIBULAR ORGANIZADO COMO UMA COOPERATIVA DE ESTUDANTES QUE MINISTRAVAM AULAS PARA ALUNOS DE BAIXA RENDA


Secretaria Municipal de Educação de Belém, SEMEC/BELÉM, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: PROFESSORA TEMPORARIA, Carga horária: 20
Outras informações
DESEMPENHEI ATIVIDADES NO CONVÊNIO DA SEMEC COM O CENTRO COMUNITÁRIO POVO NA LUTA. TRABALHEI COMO PROFESSORA DE PRÉ-ESCOLAR



Linhas de pesquisa


1.
politicas públicas e praticas pedagógicas

Objetivo: Compreender as diferentes mediações que se estabelecem entre as políticas educacionais, em especial as destinadas a Educação Superior e a formação de professores, com as práticas pedagógicas desenvolvidas nos espaços educativos..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: EDUCAÇÃO SUPERIOR; POLÍTICAS PÚBLICAS.
2.
Interculturalidade e Educação

Objetivo: investigações sobre a temática intercultural em espaços educativos, privilegiando a análise das percepções de alunos e professores sobre suas experiências e práticas interculturais, bem como a avaliação de iniciativas e políticas institucionais voltadas à inclusão de imigrantes, quilombolas e povos indígenas nas universidades..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: interculturalidade; EDUCAÇÃO SUPERIOR; Educação das relações étnico-raciais.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Interculturalidade e Educação Superior na Amazônia
Descrição: O Projeto de Pesquisa tem como finalidade o desenvolvimento de investigações sobre a temática intercultural em espaços educativos, privilegiando a análise das percepções de alunos e professores sobre suas experiências e práticas interculturais, bem como a avaliação de iniciativas e politicas institucionais voltadas à inclusão de imigrantes, quilombolas e povos indígenas nas universidades, em especial na UFPA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Debora Alfaia da Cunha - Coordenador / Claudio Lopes de Freitas - Integrante.
2012 - 2013
Práticas Pedagógicas no contexto da diversidade
Descrição: O projeto ?Práticas Pedagógicas no contexto da diversidade?, apresentado ao edital PROEG N.° 002/2011 ? PROINT possui como objetivo subsidiar a implantação e a atualização do novo Projeto Pedagógico da Faculdade de Pedagogia do Campus Universitário de Castanhal, aprovado pela Resolução n°. 4.075, de 24 de novembro de 2010, no que se refere à temática da inclusão e da diversidade. Tal projeto possui como horizonte a formação de um pedagogo capaz de compreender a complexidade do fenômeno educativo, em seus diferentes espaços, tempos e sujeitos. ? O objetivo do projeto é analisar e propor atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em ambientes formais e não formais voltadas aos alunos com deficiência; as comunidades tradicionais rurais e as comunidades remanescentes de quilombos, bem como as direcionadas à formação de professores para a diversidade socioambiental da Amazônia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) .
Integrantes: Debora Alfaia da Cunha - Coordenador / ANA LUCIA BENTES DIAS - Integrante / Assunção José Pureza Amaral - Integrante / Luiz Carlos de Carvalho Dias - Integrante / Raphaella Duarte Lopes de Albuquerque - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
Avaliação dos Cursos de graduação do Campus Universitário de Castanhal: acompanhamento e análise da experiência.
Descrição: A pesquisa apresentada objetiva analisar o processo de avaliação de cursos realizado no Campus Universitário de Castanhal, enfocando os cursos de Pedagogia, Matemática, Medicina Veterinária, Educação Física, Letras Português, Letras Espanhol e Sistema de Informação. O recorte temporal são experiências avaliativas realizadas nos últimos 3 anos, a partir das orientações e exigências do Regulamento do Ensino de Graduação da UFPA, Resolução nº 3633, de 18 de fevereiro de 2008, e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O destaque será o acompanhamento e análise do primeiro ciclo geral de avaliação dos cursos do Campus de Castanhal, planejado para o final do primeiro semestre de 2011. Metodologicamente, a pesquisa se configura como um estudo de caso comparativo, contrapondo a percepção dos diretores de faculdades, docentes e discentes sobre a avaliação da graduação. Procedimentos qualitativos e quantitativos serão articulados para dar conta da complexidade do objeto e da população envolvida no estudo. Com os docentes e diretores serão realizadas entrevistas semi-estruturadas e procedimentos de análise qualitativa. Os estudantes serão ouvidos por meio de questionário e por técnicas de apresentação e resumo de dados quantitativos. Espera-se que o estudo proposto possa permitir a avaliação da própria experiência autoavaliativa vivida pelo Campus de Castanhal, em um movimento de meta-avaliação fundamental a consolidação de uma Avaliação Institucional crítica e formativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Debora Alfaia da Cunha - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Políticas de Financiamento na Expansão do Ensino Superior no Brasil pós-LDB.
Descrição: Conta com apoio do CNPq e tem por objetivo principal Examinar como a evolução/involução do financiamento da educação superior, no período pós-LDB/1996, relaciona-se com a expansão e a efetiva reforma da educação superior, e como revela e questiona as contradições das políticas públicas, assim como o ajuste neoliberal da economia e da reforma do aparelho do Estado no Brasil. De maneira específica, pretende Identificar e analisar as principais legislações e normatizações que ocorreram no período em estudo, no âmbito da educação superior, que tangenciem a temática do projeto; Realizar levantamento e análise de dados agregados pertinentes ao financiamento da educação superior em níveis nacional, bem como exploração de bancos de dados disponibilizados on line (INEP, IBGE, Tesouro Nacional, Presidência da República,Transparência Brasil); Apurar o montante de recursos aplicados na educação superior, tanto pública quanto privada, utilizando-se os dados financeiros do Censo da Educação Superior e do Orçamento Geral da União, Analisar a evolução dos recursos das IFES nos governos de Fernando Henrique Cardoso e de Luiz Inácio Lula da Silva, utilizando-se as informações da execução orçamentária das IFES; Examinar que montante de recursos públicos foi investido pelo governo nos programas FIES e PROUNI; Estudar como ocorreu o financiamento da expansão das atividades das IFES em três períodos: a) 1995-2002, governo de Fernando Henrique Cardoso; b) 2006-2008, governo de Luiz Inácio Lula da Silva, expansão dos campi do interior; e c) 2009-2012, governo Lula da Silva, expansão pertinente ao REUNI e; Estudar que montante de recursos públicos foi aplicado na educação superior no período 1995-2010, como percentual do PIB..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Debora Alfaia da Cunha - Integrante / Vera Lúcia Jacob Chaves - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
1995 - 1997
O ENSINO DE FILOSOFIA NO 2º- GRAU: UM ESTUDO JUNTO AS REDES PÚBLICA E PARTICULAR DE ENSINO DA CIDADE DE BELÉM
Descrição: O projeto teve por objetivo analisar o ensino de filosofia no munícipio de Belém no Estado do Pará, no sentido de identificar se o mesmo contribuiu para a formação do homem amazônida e qual é a concepção de Filosofia e de Educação que perpassou o conteúdo da disciplina (Filosofia) e a prática pedagógica dos profesores dessa disciplina no curso médio, a fim de verificar a que, ou a quem está servindo essa disciplina, qual a percepção dos professores e alunos a respeito de sua importância na formação dos educandos no Ensino Médio e dos educadores ligados a área filosófica. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Debora Alfaia da Cunha - Integrante / MARIA NEUSA MONTEIRO - Coordenador / RAIMUNDA LUCENA MELO SOARES - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Pará - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2017 - Atual
Ludicidade, interculturalidade e educação: Produção de materiais didáticos e de metodologias para a educação das relações étnico-raciais
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Debora Alfaia da Cunha - Coordenador / Claudio Lopes de Freitas - Integrante / Paulo Damasceno do Amaral Neto - Integrante / Gleice Tatiane B. Silva - Integrante / Fernanda Costa da Silva - Integrante / Marília Neide Lima Sena - Integrante.Financiador(es): UFPA - Bolsa.
2012 - 2016
?Educação e Ludicidade Africana e afro-brasileira: Produção de material didático e de metodologias específicas
Descrição: O Projeto ?Educação e Ludicidade Africana e afro-brasileira: Produção de material didático e de metodologias específicas para escolas quilombolas? nasce da necessidade da Faculdade de Pedagogia, do Campus universitário de Castanhal, corroborar com os esforços da sociedade civil organizada pelo desenvolvimento da educação das relações étnico-raciais, bem como adequar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão as orientações da legislação educacional em vigor, no caso a lei 10.639/2003. O projeto objetiva promover a formação dos alunos de Pedagogia e dos professores do fundamental para a educação das relações étnico-raciais e para a compreensão da realidade e da especificidade das escolas quilombolas. A metodologia a ser desenvolvida se baseia na tríade: vivência lúdica, diálogo e produção pedagógica, e se materializa por meio da realização de estágios e visitas monitoradas dos alunos de graduação em escolas quilombolas, oficinas pedagógicas sobre metodologias lúdicas para o ensino de cultura e história africana e afro-brasileira, bem como, a produção de material didático-metodológico sobre essa temática, com foco na realidade e na especificidade das escolas quilombolas da Amazônia Paraense. O trabalho conta com a parceria e o apoio do movimento negro de Castanhal e lideranças quilombolas do nordeste paraense..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) .
Integrantes: Debora Alfaia da Cunha - Coordenador / Claudio Lopes de Freitas - Integrante / Assunção José Pureza Amaral - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
2011 - 2011
Educação e Ludicidade Africana e Afro-brasileira
Descrição: O Projeto ? Educação e Ludicidade Africana e afro-brasileira? é financiado pela pelo Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (PAPIM/PROEG/UFPA), edição 2011. O referido projeto se justifica pela necessidade da Faculdade de Pedagogia, do Campus universitário de Castanhal, corroborar com os esforços da sociedade civil organizada pelo desenvolvimento da educação das relações étnico-raciais, bem como adequar suas atividades de extensão as orientações da legislação educacional em vigor. O projeto objetiva promover a formação inicial e continuada de professores para a educação das relações étnico-raciais, por meio da realização de oficinas pedagógicas e da produção de material didático sobre ludicidade africana e afro-brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Debora Alfaia da Cunha - Coordenador / Claudio Lopes de Freitas - Integrante / Maria Edilene da Silva Ribeiro - Integrante / Assunção José Pureza Amaral - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 6
2011 - 2011
Inovações metodológicas: da gestão da sala de aula ao projeto político-pedagógico da escola
Descrição: O projeto volta-se para estudos, debates e trocas de experiências bem sucedidas no processo de ensino e aprendizagem dos diferentes saberes curriculares inerentes às Séries Iniciais. Além disso, pretende destacar a utilização das diferentes linguagens e o uso de ferramentas informacionais e tecnológicas para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Nesta perspectiva, o presente projeto de extensão promoverá aproximações entre os sujeitos educacionais do Campus Universitário de Castanhal com os professores das Séries Iniciais, da região na qual está inserido. Além de valorizar os resultados de pesquisa e demais estudos sobre as temáticas a serem abordadas durante a realização do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Debora Alfaia da Cunha - Integrante / Maria Edilene da Silva Ribeiro - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
universidade no quilombo
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Debora Alfaia da Cunha - Integrante / Assunção José Pureza Amaral - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: prática pedagógica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: fundamentos teorico-metodológicos do ensino de matemática/Especialidade: Ludicidade, corporeidade e educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
CUNHA. Brincadeiras Africanas para a Educação Cultural. 1. ed. Castanhal PA: DAC, 2016. v. 1. 118p .

2.
PEREIRA, Elisa de Nazaré G. (Org.) ; CUNHA (Org.) ; RIBEIRO, M. E. S. (Org.) . Formação continuada de professores: entrelaçando saberes e práticas inovadoras. 1. ed. CASTANHAL - PA: FAPED/ UFPA/ Castanhal, 2013. v. 1. 178p .

Capítulos de livros publicados
1.
CUNHA. Avaliação Institucional e trabalho docente na universidade: Sinais de alerta. In: Maria Edilene Ribeiro; Vera Lúcia Jacob Chaves. (Org.). Políticas e práticas educativas: formação, gestão e trabalho docente. 1ed.Campinas SP: Mercado de Letras, 2015, v. 1, p. 171-191.

2.
CUNHA. Formação de professores em cultura africana e afro-brasileira: o lúdico como estratégia séria. In: Maria Edilene Ribeiro; Débora Alfaia da Cunha; Elisa Pereira. (Org.). Formação continuada de professores: entrelaçando saberes e práticas inovadoras. 1ed.Castanhal PA: FAPED/ UFPA, 2013, v. 1, p. 81-97.

3.
CUNHA; FREITAS, Claudio Lopes . EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS: OS AVANÇOS DA LEI E O DESAFIO DE UMA NOVA FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE BRASILEIRA. In: Maria Edilene Ribeiro; Débora Alfaia da Cunha; Elisa Pereira. (Org.). Formação continuada de professores: entrelaçando saberes e práticas inovadoras. 1ed.Castanhal PA: FAPED/ UFPA, 2013, v. 1, p. 65-80.

4.
RIBEIRO, M. E. S. ; CUNHA ; PEREIRA, Elisa de Nazaré G. ; ARAUJO, Naiara de Souza . Inovações metodológicas nas séries iniciais: Contribuições para a formação continuada dos professores. In: RIBEIRO, M. E. S.; Débora Alfaia da CUNHA ; Elisa de Nazaré Gomes Pereira. (Org.). Formação continuada de professores: entrelaçando saberes e práticas inovadoras. 1ed.Castanhal PA: FAPED UFPA, 2013, v. 1, p. 15-25.

5.
CUNHA; RIBEIRO, M. E. S. ; MENDES, O. C. . O financiamento da educação superior: as produções de teses e dissertações no período de 1996-2010. In: Edineide Jezine; Mariluce Bittar.. (Org.). Políticas de Educação Superior no Brasil: expansão, acesso e igualdade social.. 1ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2013, v. 1, p. 56-69.

6.
CUNHA. OLHANDO A VIDA E SEUS MISTÉRIOS: FENOMENOLOGIA E PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO. In: MONTEIRO; OLIVEIRA;BRITO;SOARES;ABREU. (Org.). Ensaios de Filosofia e Educação: cultura formação e cidadania. 1ed.BELEM/PA: EDUFPA, 2008, v. 1, p. 181-202.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA; SILVA, F. C. . UNIVERSIDADE E INTERCULTURALIDADE: OS ALUNOS HISPANOAMERICANOS NA PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPA. In: II SIALAT, 2018, BELEM. Anais do II Seminário Internacional América Latina: política e conflitos contemporâneos [recurso eletrônico]. BELEM: NAEA, 2017. p. 4097-4109.

2.
CUNHA. EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAS NA UNIVERSIDADE: NOVOS TEMAS E ESPAÇOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: II Encontro integrados de projetos. PROEG/UFPA, 2013, Belém - PA. Anais do II Encontro integrados de projetos. PROEG/UFPA. Belém - PA: PROEG-UFPA.

3.
CUNHA. AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A LÓGICA DA EXCELÊNCIA: SINAIS DE ALERTA. In: I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 2011, cametá. anais do I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL. cametá, 2011.

4.
CUNHA. AS DUAS FACES DA MOEDA: EFEITOS DA AVALIAÇÃO DE CURSOS SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO.. In: I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente e VI encontro brasileiro da rede estrado, 2011, Maceió/Alagoas. Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente, 2011.

5.
CUNHA. AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DINÂMICAS CURRICULARES: CONFLUÊNCIAS NO COTIDIANO DA GRADUAÇÃO. In: X SEMINÁRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO: Tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo., 2011, Belém/Pa. Anais do XI Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2011.

6.
CUNHA. Avaliação das Instituições de Ensino Superior como objeto de pesquisa na Pós-graduação brasileira: Topografia do campo temático. In: 32ª Reunião Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) realizará a sua 32ª. Reunião Anual, 2009, Caxambu Minas Gerais. Anais da 32ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), 2009.

7.
CUNHA. DO PAIUB AO SINAES: TRAJETÓRIA DE CONFLITOS E DESAFIOS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA. In: VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo - Ética e Regulação no currículo e nas Políticas Educacionais, 2009, Belém/Pa. Anais do VII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, 2009.

8.
CUNHA. AVALIAÇÃO DISCENTE SOBRE O DESEMPENHO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: ENTRE A VIRTUDE E O VÍCIO. In: 9 Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED ? Centro-Oeste, 2008, BRASILIA. EDUCAÇÃO: TENDENCIAS E DESAFIOS DE UM CAMPO EM MOVIMENTO, 2008. p. 678-692.

9.
CUNHA. QUANDO O ALUNO AVALIA: REFLEXÃO SOBRE A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. In: III Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional - ABAVE, 2007, Belo Horizonte. publicações abave. BELO HORIZONTE - MG: ABAVE, 2007. p. 1-15.

10.
CUNHA. AS FACES DA QUALIDADE: ÍNDICE DE PERCEPÇÃO APLICADO A AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS DE CASTANHAL- UFPA. In: I Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional - ABAVE, 2006, Belo Horizonte. publicações Abave, 2006.

11.
CUNHA; SANCHES, Ana Claudia . (IN)SATISFAÇÃO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EXISTENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2006, FORTALEZA/CE. ANAIS - III CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. FORTALEZA/CE: Imprensa Universitária, 2006. p. 88-104.

12.
CUNHA. A UTILIZAÇÃO DE INDICES DE PERCEPÇÃO NA AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2006, FORTALEZA/CE. ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. FORTALEZA/CE: IMPRENSA UNIVERSITÁRIA, 2006. p. 35-51.

13.
CUNHA. DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O QUE DIZEM OS ALUNOS?. In: IV ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI, 2006, TERESINA. ANAIS DO IV ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI, 2006.

14.
GOMES, Maria ; NEGRAO, G. ; CUNHA . A PRÁTICA DE ENSINO: SABERES E (DES) SABORES NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ -PA. In: X ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2000, RIO DE JANEIRO/RJ. ANAIS DO X ENDIPE. RIO DE JANEIRO, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, G. T. B. ; AMARAL NETO, P. D. ; CUNHA . TABULEIROS AFRICANOS: A MATEMÁTICA COMO PRÁTICA CULTURAL E LÚDICA,. In: I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão ? I CIENEX, 2017, Castanhal - PA. ANAIS DO I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão ? I CIENEX. Belém - PA: PROEX-UFPA, 2017.

2.
SILVA, F. C. ; CUNHA . RODAS DE LITERATURA: O PODER FEMININO AFRO-LATINO,. In: I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão ? I CIENEX, 2017, Castanhal - PA. ANAIS DO I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão ? I CIENEX. Belém - PA: PROEX-UFPA, 2017. p. 1-7.

3.
SILVA, F. C. ; CUNHA . EDUCAÇÃO INTERCULTURAL BILINGUE: OS DESAFIOS LINGUISTICOS EM ESTUDANTES HISPANO-AMERICANOS NA UFPA. In: IX Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED, 2017, ABAETETUBA - PA. ANAIS DO IX Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED, 2017.

4.
SILVA, G. T. B. ; CUNHA . IMIGRAÇÃO TEMPORÁRIA E ACORDOS BILATERAIS: A PERMANÊNCIA DE ALUNOS AFRICANOS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. In: IX Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED, 2017, ABAETETUBA - PA. ANAIS DO IX Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED, 2017.

5.
AMARAL NETO, P. D. ; FREITAS, Claudio Lopes ; CUNHA . O USO DO SOFTWARE JCLIC PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS. In: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), 2016, Ouro Preto - MG. anais do 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) -. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto em Minas Gerais ? UFOP, 2016.

6.
AMARAL NETO, P. D. ; CUNHA . O uso do software JCLIC para formação de professores das relações étnico-racial.. In: XVIII JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, UFPA, Campus de Castanhal, 2015, Castanhal - PA. Anais do XVIII Jornada De Extensão Universitária. UFPA, 2015. Belém - PA: UFPA, 2015. p. 1-4.

7.
VALE1, T. T. C. ; CUNHA . Arte afro - brasi l e ira na escola: Releitura das obras de Mestre Nato. In: XVII Jornada De Extensão Universitária. UFPA, 2013, 2014, Belém - PA. Anais do XVII Jornada De Extensão Universitária. UFPA, 2013. Belém - PA: PROEX-UFPA. p. 1-7.

8.
AMARAL NETO, P. D. ; CUNHA . A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA. In: XVI Jornada De Extensão Universitária. UFPA, 2013, 2013, Belém - PA. Anais do XVI Jornada De Extensão Universitária. UFPA, 2013. Belém - PA: UFPA, 2013. p. 533-537.

9.
OLIVEIRA, A. V. ; SOUZA, F. M. ; CUNHA . JOGOS, BRINCADEIRAS E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: A INTERNET COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA. In: XV Jornada De Extensão Universitária. UFPA, 2012, 2012, Belém - PA. Anais do XV Jornada De Extensão Universitária. UFPA, 2013. Belém - PA: UFPA, 2012. p. 277-280.

10.
CUNHA. DEMOCRATIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE AMAZÔNICA: A EXPERIENCIA DE DESCENTRALIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NOS CAMPI DA UFPA. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 2005, NATAL/RN. ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. JOÃO PESSOA: Editora universitária/UFPB, 2005.

11.
CUNHA. DEMOCRATIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE AMAZÔNICA. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2004, SÃO LUIS/MA. ANAIS DO V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. SÃO LUIS: EDUCARE, 2004.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, G. T. B. ; CUNHA . O LÚDICO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA TRABALHAR AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. In: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), 2016, Ouro Preto - MG. anais do 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) -. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto em Minas Gerais ? UFOP, 2016.

2.
AMARAL NETO, P. D. ; CUNHA . ATIVIDADES LUDICAS: OS JOGOS COMO RESGATE SOCIO-CULTURAL AFRICANO E AFROBRASILEIRO. In: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), 2016, Ouro Preto - MG. anais do 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) -. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto em Minas Gerais ? UFOP, 2016.

3.
BARBOSA, G. C. ; CUNHA . rodas de literatura moçambicana para a formação cultural de professores: Mia Couto e a literatura como identidade social.. In: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), 2016, Ouro Preto - MG. anais do 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) -. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto em Minas Gerais ? UFOP, 2016.

4.
OLIVEIRA, P. P. O. ; SILVA, G. T. B. ; CUNHA . OFICINAS DE MANCALA PARA A EDUCAÇAO CULTURAL: Semeando a cultura afro-brasileira na escola. In: 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), 2016, Ouro Preto - MG. anais do 7º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) -. Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto em Minas Gerais ? UFOP, 2016.

5.
SILVA, F. C. ; CUNHA . A representação do negro nos poemas La muralla e Son número 6 de Nicolás Guillén. In: V SALIC / III COLIC, 2016, Castanhal - PA. Caderno de Resumos do V SALIC / III COLIC. CASTANHAL - PA: UFPA FACULDADE DE LETRAS, 2016. p. 28-28.

6.
SILVA, G. T. B. ; OLIVEIRA, P. P. O. ; CUNHA . ARTE AFRICANA E RESISTÊNCIA CULTURAL: RELEITURAS DAS OBRAS DE ESTHER MAHLANHU E MALANGATANA. In: V SALIC / III COLIC, 2016, Castanhal - PA. Caderno de Resumos do V SALIC / III COLIC. CASTANHAL - PA: UFPA FACULDADE DE LETRAS, 2016.

7.
VALE1, T. T. C. ; SILVA, G. T. B. ; MACIEL, T. S. ; CUNHA . Mancala: Um breve olhar sobre a cultura africana e afro-brasileira sob a luz da ludicidade no ensino-aprendizagem. In: 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência - SBPC, 2015, São Carlos - SP. . Anais da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência - SBPC, 2015.

8.
CUNHA; FREITAS, Claudio Lopes . EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAS NA UNIVERSIDADE: A experiência do projeto Ludicidade Africana e Afro-brasileira. In: 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), 2014, Belém - PA. anais Roda de Conversa: Educação. 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). Belém - PA: UFPA, 2014. p. 112-112.

9.
CUNHA; FREITAS, Claudio Lopes . Mancala: semeando a cultura negra. In: 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), 2014, Belém - PA. Anais. Oficinas: Educação. 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). Belém - PA: UFPA, 2014. p. 63-63.

10.
CUNHA, O. S. A. ; CUNHA ; SILVA, G. T. B. . Arte afro-brasileira na escola: O sagrado sincretismo. In: 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), 2014, Belém - PA. Anais. Oficinas: Educação. 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). Belém - PA: UFPA, 2014. p. 103-103.

11.
NOGUEIRA, M. E. S. ; CUNHA ; DAMASCENO, S. S. . Geometria na Sona africana: do solo à sala de aula.. In: 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), 2014, Belém - PA. Anais. Oficinas: Educação. 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). Belém - PA: UFPA, 2014. p. 68-68.

12.
MATOS, A. S. M. ; CUNHA ; DOS, B. N. S. . Arte afro-brasileira: a beleza da mulher negra. In: 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), 2014, Belém - PA. Anais. Oficinas: Educação. 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). Belém - PA: UFPA, 2014. p. 70-70.

13.
PAIXAO, G. F. ; CASTILHO JUNIOR, L. C. S. ; ARAUJO, N. S. ; PALHETA, L. F. ; CUNHA . Educação e ludicidade africana e afro-brasileira: A oralidade como recurso metodológico na produção de matérias didáticos para Escolas Quilombolas do nordeste do Pará. In: 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência - SBPC, 2013, Recife. . Anais da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência - SBPC. São Paulo: SBPC, 2013.

14.
AMARAL NETO, P. D. ; CUNHA . O CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA. In: 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência - SBPC, 2013, Recife. . Anais da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência - SBPC. São Paulo: SBPC, 2013.

15.
ARAUJO, Naiara de Souza ; CUNHA . O JOGO COMO FRAGMENTO DE CULTURA: ANÁLISE DO USO DOS JOGOS DE MANCALA NO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA. In: 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência - SBPC, 2013, Recife. . Anais da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência - SBPC. São Paulo: SBPC, 2013.

16.
PAIXAO, G. F. ; CUNHA . A LUDICIDADE COMO RECURSO DIDÁTICO E METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA. In: 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência - SBPC, 2012, São Luís. Anais da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência - SBPC. São Paulo: SBPC, 2012. p. 57-57.

17.
CUNHA. PARTICIPAÇÃO CÍVICA E GESTÃO DAMOCRÁTICA NA UNIVERSIDADE AMAZÔNICA: A EXPERIENCIA DOS CAMPI DA UFPA (1992/2002). In: 55 REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2003, RECIFE/PE. ANAIS DO 55 REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2003.

18.
CUNHA. A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DE 2º GRAU EM BELÉM: UMA NÁLISE DE DISCURSO. In: 51ª SBPC, 1999, Porto Alegre/POA. ANAIS DO 51ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 1999.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, F. C. ; CUNHA . Rodas de Literatura: O poder feminino Afro-Latino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, F. C. ; CUNHA . A Perspectiva Intercultural em estudantes Hispano-americanos da UFPA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SENA, M. N. L. ; SENA, M. H. L. ; CUNHA . CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LITERATURA NO ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
AMARAL NETO, P. D. ; FREITAS, Claudio Lopes ; CUNHA . SOFTWARE JCLIC: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PARFOR / PEDAGOGIA E RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, F. C. ; CUNHA . INTERCULTURALIDADE LUSO - ESPANÓFONA NA UNIVERSIDADE: ESTUDANTES HSPANO - AMERICANOS NA UFPA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, G. T. B. ; CUNHA . EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS EM CONTEXTO LÚDICO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, G. T. B. ; AMARAL NETO, P. D. ; CUNHA . TABULEIROS AFRICANOS: A MATEMÁTICA COMO PRÁTICA CULTURAL E LÚDICA,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, G. T. B. ; CUNHA . IMIGRAÇÃO TEMPORÁRIA E ACORDOS BILATERAIS: A PERMANÊNCIA DE ALUNOS AFRICANOS NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, F. C. ; CUNHA . EDUCAÇÃO INTERCULTURAL BILINGUE: OS DESAFIOS LINGUISTICOS EM ESTUDANTES HISPANO-AMERICANOS NA UFPA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CUNHA; SILVA, F. C. . Universidade e Interculturalidade: Os Alunos Hispano-Americanos na Pós-Graduação da UFPA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SENA, M. N. L. ; SENA, M. H. L. ; CUNHA . NAS TEIAS DE ?ANANSE?: O CONTO AFRICANO POPULAR E O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
SILVA, F. C. ; CUNHA . Mulheres negras da América afro-latina: Emancipação feminina nos poemas de Alzira Rufino e Nancy Morejón. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, F. C. ; CUNHA . A representação do negro nos poemas La muralla e Son número 6 de Nicolás Guillén. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, F. C. ; CUNHA . Memórias africanas nos poemas Afrofemininos de Mary Grueso Romero. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, G. T. B. ; CUNHA . CAROLINA DE JESUS: DIALOGO DE UMA FAVELADA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SILVA, G. T. B. ; AMARAL NETO, P. D. ; CUNHA . ARTE AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA: RELEITURA DAS OBRAS DE MESTRE NATO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, G. T. B. ; AMARAL NETO, P. D. ; CUNHA . A LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ENTRE JOGOS, TABULEIROS E MANCALAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
BARBOSA, G. C. ; CUNHA . ?LUTAR COM AS PALAVRAS: RESISTÊNCIA CULTURAL NAS OBRAS DE JOSÉ JOÃO CRAVEIRINHA?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
CUNHA. coordenação da mesa-redonda : EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO: CONJUNTURAS E DESAFIOS DO FUTURO.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
AMARAL NETO, P. D. ; CUNHA . O Lúdico como recurso metodológico para trabalhar as Relações Étnico-Raciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
PAIVA, D. S. ; CUNHA . A ludicidade na formação de professores para a educação das relações étnico-raciais: entre jogos, tabuleiros e mancalas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
CUNHA; PAIVA, D. S. . Formação em ludicidade africana e afro-brasileira: corpo, arte e cultura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SILVA, G. T. B. ; AMARAL NETO, P. D. ; CUNHA . O lúdico como recurso metodológico para trabalhar as relações étnico-raciais.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SILVA, G. T. B. ; CUNHA . Arte africana e afro-brasileira na formação de professores para a educação das relações étnico-raciais: a universidade como espaço de cultura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
SILVA, G. T. B. ; CUNHA . O lúdico como recurso metodológico para as relações étnico raciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
SILVA, G. T. B. ; AMARAL NETO, P. D. ; CUNHA . ARTE AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA: Releitura das Obras de Mestre Nato.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CUNHA. PALESTRA: Avanços e Perspectivas da Lei 10.639/03 e das Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico-Raciais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
CUNHA. PALESTRA: LUDICIDADE. No I Simpósio de materiais adaptados do Projeto Desafiando limites. cidade de Ipixuna do Pará. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
VALE1, T. T. C. ; CUNHA . ARTE AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA: RELEITURA DAS OBRAS DE MESTRE NATO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
AMARAL NETO, P. D. ; CUNHA . ?A linguagem cinematográfica na formação inicial e continuada de professores para o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
CUNHA. palestra: Graduação em Pedagogia: Constituição de Saberes na formação docente. no XIX EPEPE.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
CUNHA. palestra: avaliação no Ensino Médio. no Jornada Pedagogica da Escola Estadual Conego Leitão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
PAIXAO, G. F. ; PALHETA, L. F. ; SANTOS, J. R. P. ; CUNHA . A Ludicidade Africana e Afro-Brasileira como Recurso Didático e Medológico para Superação do Racismo em Sala de Aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
CUNHA. PALESTRA: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
AMARAL NETO, P. D. ; CUNHA . O USO DO CINEMA PARA A FORMAÇÃO EM HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA UNIVERSIDADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
CUNHA; FREITAS, Claudio Lopes . FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROJETO EDUCAÇÃO E LUDICIDADE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA: A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE CULTURA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
ARAUJO, Naiara de Souza ; CUNHA . A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA PARAENSE: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA AÇÃO EXTENSIONISTA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
CUNHA. Palestra: Apresentação da experiencia do projeto LAAB em comunidades quilombolas. I Seminario de História e educação afro-brasileira e indigena.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
CUNHA. Palestra: Atividades do Projeto LAAB para implementação da Lei 10639/03. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
CUNHA. PALESTRA: AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO: ANÁLISE DO CASO BRASILEIRO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
CUNHA. PALESTRA: Formação, gestão e prática docente. na 1ª Jornada Cienífica da Faculdade de Pedagogia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
CUNHA. COORDENAÇÃO DA RODA DE CONVERSA: LUDICIDADE AFRICANA E AFRO-BRASILERIA: numa perspectiva da Lei 10639. na Comunidade quilombola de Cacoal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43.
CUNHA. PALESTRA: Ludicidade e eDUCAÇÃO: inovalções metodológicas. no 8º PAINEL do projeto Formação Continuada de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
CUNHA. AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COMO OBJETIVO DE PESQUISA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA: TOPOGRAFIA DO CAMPO TEMÁTICO (32ª ANPED). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CUNHA. Avaliadora da Sessão de Comunicação Oral I CIENEX, grande área Ciências Humanas.. 2017.

2.
CUNHA. Avaliadora AD HOC no edital Navega Saberes / Infocentros 2016. 2016.

3.
CUNHA. AVALIADORA de pôster no VII Simposio de Iniciação Científica e Extensão - SIEX. 2016.

4.
CUNHA. Avaliadora AD HOC no edital Navega Saberes / Infocentros. 2015.

5.
CUNHA. Avaliadora da Segunda Fase: Apresentação Oral da XVIII Jornada de Extensão Universitária - Recursos Naturais: Ciência, Direito e Realidade,. 2015.

6.
CUNHA. Avaliadora da Primeira Fase: Resumo Expandido da XVIII Jornada de Extensão Universitária - Recursos Naturais: Ciência, Direito e Realidade,. 2015.

7.
CUNHA. Avaliadora da Primeira Fase: Resumo Expandido da XVII Jornada de Extensão Universitária - Direitos humanos e Tecnologia,. 2014.

8.
CUNHA. avaliador(a) AD HOC no edital Navega Saberes / Infocentros 2014.. 2014.

Redes sociais, websites e blogs
1.
CUNHA; FREITAS, Claudio Lopes . SITE DO PROJETO DE EXTENSÃO EM LUDICIDADE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA. 2017; Tema: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS. (Site).

2.
CUNHA. SITE DE PRODUÇÃO PESSOAL DEBORA ALFAIA DA CUNHA. 2015; Tema: TRABALHOS CIENTIFICOS DIVERSOS DE MINHA AUTORIA. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, F. C. ; OLIVEIRA, P. P. O. ; SILVA, G. T. B. ; CUNHA . MINICURSO:?A Literatura Afro-Hispano-Americana: a poesia combativa das Mulheres Negras?,(I CIENEX). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CUNHA; SILVA, G. T. B. . minicurso ?O brincar na educação para a diversidade? ( I CIENEX). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CUNHA. OFICINA DE VIVENCIAS CULTURAIS LÚDICAS - TURMA EDUCAÇÃO FÍSICA 05/07. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CUNHA. OFICINA: VIVÊNCIAS CULTURAIS LÚDICAS. Turma pedagogia 2015. 07/07/2017. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CUNHA. OFICINA DE SENET: Mitologia e cultura egipcia. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CUNHA. oficina: brincadeiras e jogos africanos. Turma educação Física. disciplina de inclusao. 23/03/2017. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
CUNHA. OFICINA (WORKSHOP) : Vivência lúdica: cultura corporal e motricidade. no I circuito de formação: infancia e ludicidade, aprender pelo brincar é um direito.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CUNHA; SENA, M. N. L. . JOGOS AFRICANOS E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA - no IV encontro do GPEFORP. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
CUNHA. OFICINA PEDAGÓGICA: BRINCADEIRAS AFRICANAS PARA A EDUCAÇÃO CULTURAL: O ensino dos valores afro-civilizatórios . No 7º CBEU. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
CUNHA. oficina: TABULEIROS AFRICANOS. ( I Virada inclusiva do campus de Castanhal). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
CUNHA. OFICINA: VIVÊNCIAS CULTURAIS LÚDICAS NA 3ª IDADE: SEMPRE SOMOS CRIANÇAS. (CRAS SANTA HELENA). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
CUNHA. oficina: brincadeiras e jogos africanos. (CRAS ESCOLA DOM BOSCO. turma de pré-adolescentes). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
CUNHA; OLIVEIRA, P. P. O. ; SILVA, G. T. B. ; SILVA, F. C. . oficina: M´scaras africanas: Diversidade na arte e no belo. (programação do mês da cultura).. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
CUNHA; AMARAL NETO, P. D. ; SILVA, G. T. B. . oficina: TABULEIROS AFRICANOS. (agosto mês da cultura). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
CUNHA. oficina: Vivências culturais lúdicas (Turma de Pedagogia 2013 . disciplina de educação inclusiva. 30/07).. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
CUNHA. Oficina de capacitação dos bolsistas e voluntarios: Tabuleiros africanos. (30/07).. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
SILVA, F. C. ; BARBOSA, G. C. ; CUNHA . Roda de Literatura: Encontros Brasil, Cuba e África. (28/06). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
CUNHA. oficina: jogos e brincadeiras africanas. para alunos do curso de educação física. 31 DE MARÇO... 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
CUNHA. OFICINA : Mancala e jogos de tabuleiroa africanos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
CUNHA; AMARAL NETO, P. D. ; OLIVEIRA, P. P. O. ; SILVA, G. T. B. . oficina de Mancala: formação de professores multiplicadores. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
CUNHA; SILVA, G. T. B. . minicurso: Roda de literura: análise da obra Quarto de Despejo, Carolina de Jesus. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
CUNHA; AMARAL NETO, P. D. ; SILVA, G. T. B. ; SILVA, F. C. . OFICINA DE MANCALA PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
CUNHA; FREITAS, Claudio Lopes ; SILVA, G. T. B. ; AMARAL NETO, P. D. . REALIZAÇÃO de atividades lúdicas na Comunidade Remanescente de Quilombo Paraíso. 2015. (extensão).

24.
CUNHA; FREITAS, Claudio Lopes . OFICINA PEDAGÓGICA: Mancala: semeando a cultura negra. (NO 6º CEBEU). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
CUNHA; FREITAS, Claudio Lopes . oficina de jogos infantins africanos e afro-brasileiros. no II SEMINÁRIO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO AFRO BRASILEIRO E INDÍGENA. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
CUNHA; PAIXAO, G. F. ; OLIVEIRA, A. V. ; NOGUEIRA, M. E. S. . Oficina: jogos lógicos e jogos matemáticos africanos. na III FEICITEC ? Feira de Ciência e Tecnologia de Castanhal. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

27.
CUNHA; FREITAS, Claudio Lopes ; PAIXAO, G. F. ; ARAUJO, Naiara de Souza ; PORTAL, R. ; SANTOS, J. R. P. . vivencias lúdicas e formação de professores para a implementação da Lei 10639/03. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
CUNHA; ARAUJO, Naiara de Souza . oficina de jogos africanos na formação continuada de professores. Comunidade Remanescente de Quilombo São Pedro. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
CUNHA; FREITAS, Claudio Lopes . OFICINA : EDUCAÇÃO E LUDICIDADE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA. (III PENSANDO ÁFRICAS - NEAB-UFOP. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
CUNHA; FREITAS, Claudio Lopes ; ARAUJO, Naiara de Souza ; PORTAL, R. . RODA DE CONVERSA: Identidade e escola quilombola - Comunidade Remanescente de Quilombo Jurassaca. 2012. (RODA DE CONVERSA: Identidade e escola quilobola, com a comunidade Remanescente de Quilombo de Jurass).

31.
CUNHA; PAIXAO, G. F. ; ARAUJO, Naiara de Souza . REALIZAÇÃO de atividades lúdicas na Comunidade Remanescente de Quilombo iTABOCA. 2012. (REALIZAÇÃO de atividades lúdicas na Comunidade Remanescente de Quilombo iTABOCA).

32.
CUNHA; FREITAS, Claudio Lopes . oficina de jogos infantins africanos, no I Seminário Internacional de Relações Raciais na Amazônia e a III Semana da Consciência Negra Campus de Cametá/UFPA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

33.
CUNHA. OFICINA PEDAGÓGICA: O sorrisso da Africa: cultura e ludicidade africana. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

34.
CUNHA. Roda de Conversa: A formação de professores e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

35.
CUNHA. Oficina Pedagógica: Ludicidade Africana e afro-brasileira. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

36.
CUNHA; FREITAS, Claudio Lopes . MINICURSO: Desafios na implementação da lei 10.639/2003. Na formação de professores do municipio de Tracuateua-PA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

37.
CUNHA; FREITAS, Claudio Lopes . OFICINA PEDAGÓGICA: JOGOS INFANTIS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

38.
CUNHA; FREITAS, Claudio Lopes . Apostila de jogos Infantis Africanos e Afro-brasileiros.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - textodidáticoparausoemoficinasdecapacitaçãodeprofessores).

39.
CUNHA. MINICURSO: METODOLOGIA CIENTÍFICA: ASPECTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

40.
CUNHA. MINICURSO: ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS E TRATAMENTO DOS DADOS. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

41.
CUNHA. MINICURSO: REDAÇÃO CIENTÍFICA: UMA INTRODUÇÃO. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

42.
CUNHA. DINÂMICAS REGIONAIS NO BRASIL DO SÉCULO XIX: CONSTRUÇÃO DAS ASSIMETRIAS NORTE E SUL. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - texto didático para uso nas disciplinas de graduação).

43.
CUNHA. MODERNIZAÇÃO E REORDENAMENTO INDUSTRIAL PERIFÉRICO: O CASO AMAZÔNICO. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - texto didático para uso nas disciplinas de graduação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARTINS, B. A.; SILVA, J. C.; CUNHA. Participação em banca de JOÃO CARLOS CUNHA DERGAN. VOZES DE SAPATILHAS: NARRATIVAS ORAIS DE PROFESSORES DE BALÉ CLÁSSICO, O REVELAR DE SUAS TRAJETÓRIAS PEDAGÓGICAS. 2013. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Mestrado
1.
MARTINS, B. A.; SILVA, J. C.; CUNHA. Participação em banca de João Carlos Cunha Dergan. Vozes de sapatilha: Narrativas orais de professores de balé clássico, o revelar de suas trajetórias academicas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES) - INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAMARGO, A. M.; PERDIGAO, A. K. A. V.; CUNHA. Participação em banca de CARLOS RAMON BENTES VIEGAS. A DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR COMO AGENTE TRANSFORMADOR DO ENSINO NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO: AVANÇOS SIGNIFICATIVOS EM UNIVERSIDADES. 2013.

2.
Rodrigues; CUNHA; Paiva. Participação em banca de Claudia Regina Bezerra Ferreira. A interdisciplinaridade na educaçâo escolar indígena. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em especializaçâo em educaçâo e interdisciplinaridade) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALBUQUERQUE, R. D. L.; CUNHA; OLIVEIRA, W. M. M.. Participação em banca de THAIS BARBOSA BATISTA BAZILIO.FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA INCLUSÃO ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - UFPA.

2.
FREITAS, Claudio Lopes; CUNHA. Participação em banca de TEREZINHA DE JESUS MORAES MOREIRA.DIFICULDADE DE LEITURA DOS ALUNOS DO 4º ANO DE UMA ESCOLA DA ZONA RURAL DO MUNICIPIO DE VIGIA DE NAZARE/PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - UFPA.

3.
RODRIGUES, M. A.; CUNHA. Participação em banca de Diego Dos Santos Albino.A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: Desafios e Possibilidades de Mudanças para uma Escola de Qualidade.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - UFPA.

4.
FREITAS, Claudio Lopes; CUNHA. Participação em banca de DEISY ADRIANA SALDANHA DE MELO.AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PRÁTICA DOCENTE: concepções de professores do ensino fundamental de uma escola pública no município de Vigia/PA.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - UFPA.

5.
FREITAS, Claudio Lopes; CUNHA. Participação em banca de DEIJANIRA OLIVEIRA FERREIRAu.O USO DOS MATERIAIS DIDÁTICOS PRODUZIDOS PELOS PROFESSORES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CASTANHAL- PA.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - UFPA.

6.
FREITAS, Claudio Lopes; CUNHA. Participação em banca de CLEITON DE SOUSA PEREIRA.O LÚDICO COMO ELEMENTO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇAO INFANTIL NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LEOVEGILDO TABOSA ANAJAS/PÁ: jogar, brincar, uma forma de educar.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - UFPA.

7.
PIRES, Y. P.; CUNHA; GOMES, I. R.. Participação em banca de ANGÉLICA MARIA DA SILVA SOUZA.PESQUISA SOBRE O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Pará.

8.
Amaral, Assunção José Pureza; CUNHA; FERREIRA, D. B.. Participação em banca de RAQUEL DE LIMA COSTA,.O PAPEL DO NERED ? SEMED NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL EM CASTANHAL ? PA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - UFPA.

9.
CUNHA; PAES, M. F. D.; KIMURA, P. R. O.. Participação em banca de ROBERTA DOS SANTOS LIMA.O LÚDICO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

10.
CUNHA; KIMURA, P. R. O.; PAES, M. F. D.. Participação em banca de NAZARÉ MAIA DE SOUZA.AÇÃO LÚDICA: RECUPERAÇÃO PARALELA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

11.
CUNHA; KIMURA, P. R. O.; PEREIRA, Elisa de Nazaré G.. Participação em banca de MARIA JOSÉ EVANGELISTA FERREIRA.O LÚDICO COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES PARA ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

12.
CUNHA; KIMURA, P. R. O.; PEREIRA, Elisa de Nazaré G.. Participação em banca de MARIA DE SOUZA SILVA.ENSINO DE MATEMÁTICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

13.
CUNHA; FREITAS, Claudio Lopes; KIMURA, P. R. O.. Participação em banca de MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA OLIVEIRA.INFORMÁTICA EDUCAÇÃO: O USO DAS TICs PELOS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL THIAGO GUEDES DE OLIVEIRA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

14.
SANTIAGO, J. B.; CUNHA; PAES, M. F. D.. Participação em banca de JORGETE DA SILVA ALMEIDA MATIAS.OS DESAFIOS DA LEITURA NOS INICIAIS: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO 2º ANO DA EMEIF FRANCISCO GOMES SAMPAIO NA AGROVILA DE BACABAL - PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

15.
CUNHA; KIMURA, P. R. O.; PAES, M. F. D.. Participação em banca de KEILA MARIA DE OLIVEIRA LOBATO.JOGOS COOPERATIVOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

16.
CRUZ, C. R. F.; CUNHA; SILVA, A.. Participação em banca de KAMILA SIMONI DA SILVA COSTA SILVA.POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UM BREVE SOBRE ESTATÍSTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - UFPA.

17.
CUNHA; SABINO, E. B.. Participação em banca de LEILA VIEIRA DO ESPIRITO SANTO.ANÁLISE E REFLEXÕES SOBRE AS DCN"S: NA APRENDIZAGEM DO ALUNO DO 1º/9. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - UFPA.

18.
CRUZ, C. R. F.; Amaral, Assunção José Pureza; CUNHA. Participação em banca de Antônia Sônia Soares de Oliveira.Programa mais educação: desafios da educação em tempo integral na escola do município de Castanhal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

19.
FARO, RUBENS. A. O.; OLIVEIRA JUNIOR, O. S.; CUNHA. Participação em banca de ALBERTINA PEREIRA FEREIRA.RELAÇÃO PROFESSORES OUVINTES COM ALUNA SURDA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CASTANHAL - PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

20.
ALBUQUERQUE, R. D. L.; CUNHA; FARO, RUBENS. A. O.. Participação em banca de ANTONIA CLAUDIA DUTRA BARBOSA.A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE CASTANHAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

21.
FARO, RUBENS. A. O.; CUNHA; OLIVEIRA JUNIOR, O. S.. Participação em banca de JOSELLE LOPES DE LIMA.RELAÇÃO PROFESSOR OUVINTE E ALUNO SURDO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

22.
ALBUQUERQUE, R. D. L.; CUNHA; OLIVEIRA JUNIOR, O. S.. Participação em banca de HOSANA LIMA DE PAULA.EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

23.
ALBUQUERQUE, R. D. L.; PEREIRA, E. N. G.; CUNHA. Participação em banca de Marília Gabriela da Costa Lima.A formação de professores para trabalhar com alunos com autismo em escolas municipais de Belém. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

24.
ALBUQUERQUE, R. D. L.; Amaral, Assunção José Pureza; CUNHA. Participação em banca de Kettlem Silva Lisbôa.Uma revisão da literatura sobre o trabalho docente e a inclusão de alunos com deficiência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

25.
CRUZ, C. R. F.; CUNHA. Participação em banca de Paulo Emilio de Carvalho Neto.?A MÚSICA NA FORMAÇÃO HUMANA: Um olhar panorâmico sobre as possibilidades, a importância e a necessidade da música na escola?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - UFPA.

26.
MONTEIRO, M. N.; CUNHA. Participação em banca de PAULO ROBERTO DO CARMO BRAGA.POR UMA EDUCAÇÃO HUMANISTA - O DESPERTAR DE UM NOVO EDUCADOR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

27.
DIAS, ANA LUCIA B.; CUNHA; GOMES, C.. Participação em banca de ANA PAULA DA SILVA E MARIA ONICE ESTEVES.A política de interiorização da UFPA na Amazônia: a presença dos egressos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

28.
CUNHA. Participação em banca de Alcilene Carla Aires da Silva.A Crise Sócio-Ambiental e a Educação Ambiental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

29.
CUNHA. Participação em banca de Maria Lúcia C. Santana/ Maria de Fátima do Nascimento Mecêdo.A Violência Escolar no Convívio dos Educadores da E.M.E.F. Ana Paula dos Santos e Santos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

30.
CUNHA. Participação em banca de SUELI DE CASTRO SILVA.Informática na educacional: O uso do Aplicativo Logo no Estudo da Geometria nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CORDEIRO, R. V.; CUNHA. PROFESSOR SUBSTITUTO DE DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE APLICA A EDUCAÇÃO FISICA. 2013. Universidade Federal do Pará.

2.
CRUZ, C. R. F.; CUNHA; NASCIMENTO, E.; PASSARINHO, L.. Processo Seletivo Simplificado para Professores Substituto da Matéria Gestão Educacional. 2005. Universidade Federal do Pará.

3.
GOMES, C.; CUNHA; DIAS, ANA LUCIA B.; MAGALHAES, L.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Pesquisa Educacional. 2004. Universidade Federal do Pará.

4.
ALMEIDA, A. C. P.; SILVA, C. S. G.; CORDEIRO, R. V.; CUNHA. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Professor Sustituto da Disciplina Didática Aplicada a Educação Fisíca. 2003. Universidade Federal do Pará.

5.
CUNHA; AZEVEDO, D.; CRUZ, C. R. F.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para Professor Substituto da disciplina Prática de Ensino. 2003. Universidade Federal do Pará.

6.
CUNHA; AZEVEDO, D.; SILVA, A.. banca de professor substituto de didática. 2002. Universidade Federal do Pará.

7.
CUNHA; NASCIMENTO, E.; ROCHA, G.. banca professor substituto de metodologia II. 2001. Universidade Federal do Pará.

8.
CUNHA; GOMES, C.; NASCIMENTO, E.. membro da banca de seleção para professor substituto de Didática. 2000. Universidade Federal do Pará.

Avaliação de cursos
1.
DIAS, ANA LUCIA B.; CUNHA; SOUZA, E. S.; SILVA, E. A.; NASCIMENTO, E. R.; SANTIAGO, J. B.; PASSARINHO, L.; ALMEIDA, R. F. R.. Comissão de Avaliação do Curso de Pedagogia do Campus Universitário de Castanhal. 2005. Universidade Federal do Pará.

Outras participações
1.
DIAS, ANA LUCIA B.; CUNHA; NASCIMENTO, E. R.. Comissão Avaliadora do Concurso para Bolsista do Colegiado de Pedagogia. 2005. Universidade Federal do Pará.

2.
CUNHA; DIAS, ANA LUCIA B.; SILVA, C. S. G.. Comissão de Avaliação Docente do Colegiado de Pedagogia. 2003. Universidade Federal do Pará.

3.
CUNHA; DIAS, L. C. C.; SANTIAGO, J. B.; SILVA, C. S. G.. Comissão de Gratificação e Estímulo a Docência (GED). 2003. Universidade Federal do Pará.

4.
CUNHA; NASCIMENTO, E. R.; LOBO, L. M.; RIBEIRO, V. P.. Comissão organizadora da Minuta de Regimento da UFPA-campus de castanhal. 2000. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XX seminário Nacional UNIVERSITAS Br 2012.O financiamento da Educação Superior: as produções de teses e dissertações no período de 1996-2010. 2012. (Seminário).

2.
dia de extensão na Comunidade Remanescente de Quilombo Itabóca/Inhangapi..jogos e brincadeiras africanas. 2011. (Encontro).

3.
I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente e VI encontro brasileiro da rede estrado.AS DUAS FACES DA MOEDA: EFEITOS DA AVALIAÇÃO DE CURSOS SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO.. 2011. (Encontro).

4.
II Intercambio Cultural do Projeto Filhos do Quilombo em parceria com a ASCONQ.jogos e brincadeiras africanas. 2011. (Encontro).

5.
I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL.AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A LÓGICA DA EXCELÊNCIA: SINAIS DE ALERTA. 2011. (Seminário).

6.
IX Tapiri Pedagogico.formação básica e movimentos sociais: experiencias no campodas lutas pedagógicas em defesa da consciencia negra. 2011. (Encontro).

7.
O III Tributo a Bob Marley.Jogos e Brincadeiras Áfricas. 2011. (Oficina).

8.
X SEMINÁRIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO: Tensões da educação na contemporaneidade e seus reflexos nas políticas educacionais e no currículo..AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DINÂMICAS CURRICULARES: CONFLUÊNCIAS NO COTIDIANO DA GRADUAÇÃO. 2011. (Seminário).

9.
32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2009. (Outra).

10.
VIII Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo - Ética e Regulação no currículo e nas Políticas Educacionais.DO PAIUB AO SINAES: TRAJETÓRIA DE CONFLITOS E DESAFIOS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA. 2009. (Seminário).

11.
9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED.Apresentação do Grupo de Trabalho : Políticas Públicas e Gestão da Educação. 2008. (Encontro).

12.
9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED ? Centro-Oeste.Coordenadora da apresentação dos trabalhos do GT: POLÍTCAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO. Tema: Autonomia e descentralização. 2008. (Encontro).

13.
9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED ? Centro-Oeste.AVALIAÇÃO DISCENTE SOBRE O DESEMPENHO DO PROFESSOR UNIVERSITÉRIO: ENTRE A VIRTUDE E O VÍCIO. 2008. (Encontro).

14.
simpósio brasileiro-alemão de pesquisa qualitativa e interpretação de dados (Unb). 2008. (Simpósio).

15.
II Ciclo de Debates Filosofia e Educação. 2007. (Outra).

16.
III reunião anual da Associação brasileira de avaliação educacional ? ABAVE.QUANDO O ALUNO AVALIA: REFLEXÃO SOBRE A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2007. (Encontro).

17.
I Oficina de Matemática para Vestibulandos do Campus Universitário de Castanhal-CUNCAST/UFPA.Dificudades no Ensino Aprendizagem de Matemática. 2007. (Oficina).

18.
VII jornada de pesquisa em avaliação de Educação Superior (UEG). 2007. (Outra).

19.
VI jornada de pesquisa em avaliação de Educação Superior (UEG). 2007. (Outra).

20.
V jornada de pesquisa em avaliação de Educação Superior. 2007. (Outra).

21.
I FORUM PREPARATÓRIO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DA UFPA.AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS DE CASTANHAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2006. (Simpósio).

22.
III Congresso Internacional em Avaliação Educacional. A Utilização de Indices de Percepção na Avaliação de Cursos de Graduação: Contribuições Metodológicas no III Congresso Internacional em Avaliação Educacional. 2006. (Congresso).

23.
III Congresso Internacional em Avaliação Educacional. (In)Satisfação sobre Práticas Pedagógicas Existentes na Formação de Professores de Matemática no III Congresso Internacional em Avaliação Educacional. 2006. (Congresso).

24.
III Congresso Internacional em Avaliação Educacional. 2006. (Congresso).

25.
II SEMANA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÃO FRANCISCO DO PARÁ (SEMED/ SÃO FRANCISCO DO PARÁ.POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO. 2006. (Outra).

26.
Oficina Educação em Direitos Humanos. 2006. (Oficina).

27.
Palestra Politicas Educacionais.Politicas Educacionais. 2006. (Outra).

28.
I CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CASTANHAL (SINTEP).Acesso, permanência e qualidade social na educação. 2005. (Encontro).

29.
II CONGRESSO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DA REGIONAL NORDESTE DO SINTEPP. Estado neoliberal-modernizante e as reformas educacionais: reflexos no financiamento, na gestão universitária e na formação de educadores. 2005. (Congresso).

30.
III PLENÁRIA ESTADUAL "FRANCISCO DAS CHAGAS AZEVEDO CACAU": CONSTRUINDO COM PARTICIPAÇÃO POPULAR E LUTA A EDUCAÇÃO COMO DIREITO.REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO GOVERNO LULA. 2005. (Encontro).

31.
II ENCONTRO CASTANHALENSE DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA.Participação e descentralização da universidade amazônica: a experiência dos campi da UFPA. 2004. (Encontro).

32.
II SEMINÁRIO SOBRE INTERIORIZAÇÃO (GESTAMAZON).DESCENTRALIZAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO NOS CAMPI DA UFPA. 2004. (Seminário).

33.
I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL (UFPA).PARTICIPAÇÃO CÍVICA E GESTÃO DEMOCRÁTICA NA UNIVERSIDADE AMAZÔNICA: A EXPERIENCIA DOS CAMPI DA UFPA. 2004. (Seminário).

34.
I SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL.O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE, O INGRESSO E A OFERTA DE VAGAS NO ENSINO SUPERIOR. 2004. (Seminário).

35.
I SEMINÁRIO SOBRE PRÁTICA EDUCACIONAL NAS LICENCIATURAS DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL.OS FAZERES E SABERES DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2003. (Seminário).

36.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMAZÔNIA ( UFPA/NAEA/UNESCO). 2001. (Seminário).

37.
ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.X ENDIPE. 2000. (Encontro).

38.
II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - II CONED. 2000. (Congresso).

39.
51ª SBPC. 51ª SBPC/RS. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALBUQUERQUE, R. D. L. ; CUNHA ; BRASIL, S. R. . II UNI.DI.VERSIDADE. 2017. (Exposição).

2.
RIBEIRO, M. E. S. ; CUNHA . II Encontro de Formação Continuada: inovações na educação ambiental. 2011. (Outro).

3.
RIBEIRO, M. E. S. ; CUNHA . III Encontro de Formação Continuada: inovações no ensino de lingua portuguesa. 2011. (Outro).

4.
RIBEIRO, M. E. S. ; CUNHA . I Encontro de Formação Continuada: inovações na gestão da sala de aula. 2011. (Outro).

5.
CUNHA; PASSARINHO, L. . I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CAMPUS DE CASTANHAL. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Cláudia Regina Gomes Pantaleão e Márcia do Socorro da Silva. O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE 1ª A 4ª ETAPA DA E. M. E. F. Dr. JOSÉ JOÃO DE MELO. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em matemática fundamental) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

2.
ADONAI MACEDO FERREIRA BERNARDO E ODAIR JOSÉ CUNHA BARBOSA. COM JOGOS TAMBÉM SE APRENDE MATEMÁTICA :UM ESTUDO NO SESC / CASTANHAL - 2005. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em matemática fundamental) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

3.
ANDREY FLEXA, FLÁVIA C. DO NASCIMENTO,LUCIANA R B da Silva. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA OS PROFESSORES DE 5ª A 8ª SÉRIE. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em matemática fundamental) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

4.
Tânia Suely N. Silva. O papel da escola como mediadora da construção da consciência crítica: entraves e perspectivas. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em docência do ensino superior na A) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
SOLANGE BOTELHO. A BRINQUEDOTECA COMO ELEMENTO FACILITADOR DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE AS ATIVIDADES LÚDICAS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL MENINO JESUS EM CASTANHAL/PA.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

2.
ADMIR JÚNIOR NAZARÉ BOTELHO. O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

3.
Fernanda Costa da Silva. La Interculturalidad en la Enseñanza Superior: Estudiantes Hispanoamericanos en la UFPA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Pará, PROEX (UFPA). Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

4.
DANIELLY DA SILVA PAIVA. FORMAÇÃO EM LUDICIDADE DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DOS CENTROS MUNICIPAIS DE CASTANHAL-PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA, PRO-REITORIA DE EXTENSÃO. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

5.
JEDAÍAS MAIA FARIAS. AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DO CAMPUS DE CASTANHAL SOBRE A PROVA DO ENADE 2014. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

6.
INGLID ALINE NEVES ALVES. A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS NOS ARTIGOS DA ANPED (2000 A 2015). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

7.
Cilene do Socorro Dias Queiroz. RECREAÇÃO E LUDICIDADE: UMA PROPOSTA DE MELHOR APROVEITAMENTO NO INTERVALO DO RECREIO ESCOLAR NAS TURMAS DE 5º ANO DA ESCOLA EMÍLIA GIMENNEZ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

8.
IRANEIDE MANOS DOS SANTOS. LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR: as dificuldades que os professores têm de dinamizar o lúdico no 1º ano, 2º ano e 3º ano. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

9.
GABRIELA FREITAS DA PAIXÃO. DA LEI 10.639\03 À PRÁTICA: ANÁLISE DE SUA APLICABILIDADE EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE CASTANHAL-PA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA, PRO-REITORIA DE EXTENSÃO. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

10.
Flavia Maia de SOUZA. Pedagogia Hospitalar: O ludico como ferramenta motivadora para recuperação de crianças e adolescente hospitalizado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA, PRO-REITORIA DE EXTENSÃO. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

11.
Leida Sueli Siqueira Gomes. A Formação Continuada de Professoras da Educação Infantil: Um Estudo na Rede Municipal de Ensino de Castanhal- PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

12.
ROSANA MONTEIRO DE BRITO. A Construção Do Projeto Político Pedagógico: Reflexões sobre a prática docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

13.
Bruna Letielle Gama de Freitas. Programa Mais Educação: Os desafios da implantação em uma escola da zona rural da cidade de Irituia - PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

14.
RUTH HELENA PINTO FAVACHO. RELEITURA: No ensino de Arte no 5º ano da EMEF Padre Vale, Marapanim ? PA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

15.
Maria de Belém de Matos Neves. O LÚDICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO 2º ANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

16.
CLAUDELENA ALVES ARAÚJO. LUDICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO 1º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CASTANHAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

17.
NAZARÉ MAIA DE SOUZA. AÇÃO LUDICA: RECUPERAÇÃO PARALELA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

18.
Adila Cristina Trindade Moreira Gomes. A inclusão do professor deficiente no ensino superior: o caso da UFPA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

19.
GLENA MOURA SILVA. AS CONTRIBUIÇÕES DO PARFOR NA VISÃO DOS PROFESSORES-ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA - CAMPUS CASTANHAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

20.
Thayse Karoline da Silva. O papel do coordenador pedagógico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

21.
TALYTA PINHEIRO DAS CHAGAS. BRINCADEIRAS, JOGOS E EDUCAÇÃO: UM UNIVERSO ENTRE A APRENDIZAGEM E O PRAZER DE BRINCAR.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em pedagogia) - UFPA. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

22.
MARIA INALDA COSTA DO NASCIMENTO & NADIR PANTOJA MARTINS. LÚDICO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMEF ANA PAULA DOS SANTOS E SANTOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

23.
ALBIRENE SOARES ANDRADE & MARCIANA BARROS DA CRUZ. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONHECEDO A REALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE SÃO FRANCISCO DO PARÁ. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

24.
MARIETE DA SILVA OLIVEIRA & MARIA ROSIMEIRE DA SILVA FERREIR. INTELIGENCIA EMOCIONAL E MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA ESCOLA MARIA DE NAZARÉ GOMES TORRES. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

25.
CLEILA DE ALMEIDA AGUIAR & NEIVA THAYSA PEREIRA SILVA. A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO COMPARATIVO EM CASTANHAL/PA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

26.
MANOEL FRANCISCO COSTA DE OLIVEIRA. O BRINCAR NA ESCOLA: A CULTURA LÚDICA DOS ALUNOS DE 1 A 4 SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS URBANAS DE CASTANHAL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

27.
Eldra Carvalho da Silva. Políticas Públicas e Programas Sociais: Analise dos projetos da Secretaria Municipal de Cultura de oriximiná.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

28.
Waldinês Maia Flexa. representaçãpo social dos professores da pré-escola. 2000. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

29.
Lairice do Socorro do Espírito Santo Menezes. Alfabetização de jovens e adultos: um paralelo entre os projetos promovidos pelos movimentos populares e prefeitura municipal de Altamira (PA). 1999. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

30.
Letícia do Socorro Silva da Silva. educação infantil em Altamira: duas décadas em questionamento. 1999. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.

31.
Elizete Cardoso Gomes. A orientação sexual na rede pública em Abaetetuba(PA):um estudo de caso. 1999. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Debora Alfaia da Cunha.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CUNHA; FREITAS, Claudio Lopes . Apostila de jogos Infantis Africanos e Afro-brasileiros.. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - textodidáticoparausoemoficinasdecapacitaçãodeprofessores).

2.
CUNHA. DINÂMICAS REGIONAIS NO BRASIL DO SÉCULO XIX: CONSTRUÇÃO DAS ASSIMETRIAS NORTE E SUL. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - texto didático para uso nas disciplinas de graduação).

3.
CUNHA. MODERNIZAÇÃO E REORDENAMENTO INDUSTRIAL PERIFÉRICO: O CASO AMAZÔNICO. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - texto didático para uso nas disciplinas de graduação).



Outras informações relevantes


Para acesso aos meus artigos, apostilas e trabalhos de pós-graduação, ver site:: 
 http://sites.google.com/site/dalfaiaufpa/
Colaboradora no PROINT 2003 novas tecnologias em educação matematica



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 6:50:10