Andrea Celia Molfetta

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0633496329683673
  • Última atualização do currículo em 22/07/2008


Andrea Molfetta (Buenos Aires, 1965) é escritora e pesquisadora. Graduada em Fotografia na Escuela de Arte Fotográfico de Avellaneda (1986) e em Teoria da Arte - Universidad de Buenos Aires (1992), fez mestrado em Multimeios na UNICAMP (1998, CAPES) e doutorado em Cs. da Comunicação na USP (2002, FAPESP). Entre 2004 e 2005 foi Professora e Pesquisadora Visitante do Laboratório de Vídeo Educativo do NUTES/UFRJ. Em 2006, realizou um estágio de pesquisa no exterior/FAPESP, na Universidade de Buenos Aires, onde ministrou cursos e palestras, assim como na pós-graduação em Design da Universidad de Palermo. Em 2007 conclui o pós-doutorado USP/FAPESP com o trabalho O Documentário Performativo no Cone Sul, sob supervisão de Ismail Xavier. Atualmente é pesquisadora do Centro de Pesquisas em Cinema Documentário - CEPECIDOC/UNICAMP, e é fundadora e atual presidenta da Sociedade Argentina de Estudos de Cinema e Audiovisual - AECA. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Audiovisual (Realização, Historia e Teoria), atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, documentário, América Latina, teoria, historia, diario de viagem, subjetividade, arte eletrônica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andrea Celia Molfetta
Nome em citações bibliográficas
MOLFETTA, A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Departamento de Cinema e Fotografia.
Rua Elis Regina, 50
Caixa Postal 6159
13083-854 - Campinas, SP - Brasil
URL da Homepage: www.iar.unicamp.br/decine


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2002
Doutorado em Ciências da Comunicação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: "Documentário e Experimental: os diários de viagem dos artistas sulamericanos na França (1984-1995), Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Maria Dora Genis Mourão.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: video-arte, documentário, Sulamérica, subjetividad; documentário, cinema, video, teoria, historia; documentário contemporâneo, Sulamerica, subjetivid.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Estudos Filmicos.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo / Especialidade: Historia e Teoria.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Educação Superior.
1994 - 1998
Mestrado em Multimeios.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: "Arte eletrônica em buenos Aires (1966-1993)",Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: FERNAO VITOR PESSOA RAMOS.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: VIDEO-ARTE, CINEMA, HISTORIA, ARGENTINA, ARTE ELET.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo / Especialidade: Historia e Teoria.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
Setores de atividade: Educação Superior.
1985 - 1992
Graduação em Artes Combinadas.
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
Título: " Para cada Boullé evaporado hay un Kant que contracta".
Orientador: ProfaDra Alicia Romero.
1984 - 1986
Graduação em Fotografia B P.
Escuela de Arte Fotográfico de Avellaneda.


Pós-doutorado


2003 - 2007
Pós-Doutorado.
Departamento de Cinema, Televisão e Rádio, Universidade de São Paulo.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Estudos Filmicos.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema / Especialidade: Documentário.
2006 - 2006
Pós-Doutorado.
Universidade de Buenos Aires, UBA, Argentina.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Estudos Filmicos.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema / Especialidade: Documentário.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Filmica.


Formação Complementar


2005 - 2005
Cinema Observacional, Prof.H.Breitrose,Stanford´s. (Carga horária: 20h).
Departamento de Cinema, Televisão e Rádio, Universidade de São Paulo.
2004 - 2004
A Leitura Documentarisante-Prof.Roger Odin. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2000 - 2000
A Imagem e A Provacao do Real - Pr.Philipe Dubois. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1995 - 1995
O Corpo do Cinema - prof. Raymond Bellour. (Carga horária: 60h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1995 - 1995
A fotografia Tremida - Prof. Philipe Dubois.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1992 - 1992
O Marionete Como Recurso na Aprendizagem. (Carga horária: 15h).
Escuela Nacinal de Bellas Artes Prilidiano Pueyrredón.
1992 - 1992
O Uso dos Meios de Comunicacao Em Sala de Aula. (Carga horária: 60h).
Escuela Nacinal de Bellas Artes Prilidiano Pueyrredón.
1992 - 1992
Filosofia da história orientada ao design. (Carga horária: 15h).
Universidade de Buenos Aires, UBA, Argentina.
1992 - 1992
A Relação homem/espaço no testemunho plástico. (Carga horária: 60h).
Universidade de Buenos Aires, UBA, Argentina.
1991 - 1991
Conducao Educativa.
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
1991 - 1991
Análise da Vídeo-Creação, por Jean-Paul Fargier. (Carga horária: 15h).
Universidade de Buenos Aires, UBA, Argentina.
1991 - 1991
Espaço textual e espaço da representação. (Carga horária: 60h).
Universidade de Buenos Aires, UBA, Argentina.


Atuação Profissional



Escola de Comunicação - UFRJ, ECO-UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Adjunto II, Carga horária: 20

Atividades

03/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de pós-graduação em Comunicação, .


Universidade de Buenos Aires, UBA, Argentina.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: pESQUISADOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
iNSTITUTO DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DE LA UBA BOLSA POS-DOCTORAL DE REINSERCION EN EL PAIS, CONICET


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSORA E PESQUISADORA CREDENCIADA, Carga horária: 8
Outras informações
Professora e pesquisadora credenciada do curso de Midialogia. Disciplina: Teoria do Cinema / 4to semestre. Pesquisadora Colaboradora do CEPECIDOC - Centro de Pesquisa de Cinema Documentário, Grupo CNPQ.

Atividades

07/2007 - 12/2007
Ensino, Midialogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria do Cinema

UNIVERSIDAD DE PALERMO - Facultad de Diseño y Comunicación, UP, Argentina.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Consultora Externa, Enquadramento Funcional: Docente de pós-graduacao, Carga horária: 10
Outras informações
Ministrei um seminário de pós-graduacao sobre minha pesquisa de pós-doutorado, "O documentário performativo no Cone Sul", destinado aos alunos do mestrado em Design Audiovisual desta universidade. Fui banca de dissertação de mestrado. Ministrei uma palestra na graduação. Organizei um número especial dos Cadernos de Investigações da UP sobre Estudos de Cinema no Brasil - no prelo.

Atividades

05/2006 - 05/2006
Extensão universitária , Departamento de Extensão / Universidad de Palermo, .

Atividade de extensão realizada
Palestra dentro do Ciclo "Novos Profissionais", Facultad de Diseño y Comunicação - UP.
05/2006 - 05/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Mestrado em Design - Facultad de Diseño y Comunicación - U. P., .

Cargo ou função
Banca de Mestrado, Felipe Lozano e Marcelo Dalmónico.
04/2006 - 05/2006
Ensino, El documental performativo en el Conesul, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
El documental performativo en el Conesul

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor e Pesquisador Visitante Estrangeiro, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora e Pesquisadora Visitante Estrangeira no Laboratório de Vídeo Educativo do Núcleo de Tecnologias para a Saúde da UFRJ. Implantei o projeto "O Processo Filmico como Método de Pesquisa em Saúde", financiado pela Secretaria de Gestão Participativa do Ministério da Saúde. Orientei uma mestranda e co-orientei outros dois. Elaborei o programa original de três cursos de mestrado : Analise e Producao da Imagem, Oficina de Roteiro e Representacoes audio-visuais da saúde.

Atividades

08/2005 - 12/2005
Ensino, Comunicação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
"Corpo e Imagem", curso de pos-grad. inter-programas (UFRJ+PUC-Rio+UERJ+UFF), como professora da UFRJ, junto aos Prof.Joao Luiz Vieira, Ivana Bentes, Andrea Franca, Ieda Tucherman e Erick Felinto.
03/2005 - 04/2005
Extensão universitária , NUCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A SAUDE/LABORATORIO DE VIDEO, .

Atividade de extensão realizada
Ministrei Oficina de Roteiro na Escola Politecnica JOAQUIM VENANCIO.
09/2004 - 04/2005
Pesquisa e desenvolvimento , NUCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A SAUDE/LABORATORIO DE VIDEO, .

Linhas de pesquisa
Pedagogia da Imagem
9/2004 - 4/2005
Serviços técnicos especializados , NUCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A SAUDE/LABORATORIO DE VIDEO, .

Serviço realizado
reoteiro, realizacao e montagem.
5/2004 - 4/2005
Ensino, Educação em Ciências e Saúde, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Produção da Imagem
Oficina de Roteiro
Pedagogia da Imagem
Representações Audio-visuais da Saúde
09/2004 - 10/2004
Extensão universitária , NUCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA A SAUDE/LABORATORIO DE VIDEO, .

Atividade de extensão realizada
Ministrei Oficina de Roteiro na Esc. Polt. JOAQUIM VENANCIO.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Conferencista, Carga horária: 20
Outras informações
Segundo semestre de 2002 - Docente da Disciplina CTR-705 - Novas Midias Audiovisuais - Curso Superior do Audiovisual. Antes, entre 03/2001 e 06/2002, fiz estagio como professora na disciplina "Projeto experimental em Montagem e Edição II", sob a supervisão da Profa. Dora Mourão.

Atividades

2002 - 2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.

Cargo ou função
Comissão Científica da Conferência Internacional do Documentário.
09/2003 - 10/2003
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
A Influencia das novas tecnologias na linguagem Cinematográfica
7/2002 - 12/2002
Ensino, Curso Superior do Audio-visual, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CTR-705 NOVAS MIDIAS AUDIO-VISUAIS
7/2001 - 11/2001
Estágios , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.

Estágio realizado
Docente da disciplina "Projeto Experimental em Montagem II".
7/2000 - 11/2000
Estágios , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.

Estágio realizado
Docente de graduacao. Disciplina "Montagem e Edicao III"..
3/2000 - 6/2000
Estágios , Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Cinema Rádio e Televisão.

Estágio realizado
Docente da disciplina "Montagem e Edição II".

Escuela Nacinal de Bellas Artes Prilidiano Pueyrredón, ENBA "P> PUEYRRE, Argentina.
Vínculo institucional

1991 - 1994
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Ajudante de cátedra, Carga horária: 40
Outras informações
Responsável pela manutenção e desenvolvimento do archivo de 35000 slides de historia da arte. Criadora do projeto de Videoteca da ENBA "P. Pueyrredon"

Atividades

8/1991 - 3/1994
Serviços técnicos especializados , Laboratorio Audiovisual, Diapoteca de Artes Visuais.

Serviço realizado
Ajudante de catedra especializada no archivo de slides e fitas vhs..

Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Chefe de Trab.Praticos, Carga horária: 20
Outras informações
Chefa de Trabalhos Praticos (coordenação pedagógica da cátedra) na disciplina Historia da Comunicacao Visual, do curso de Design da U. de Buenos Aires. Desempenhei este cargo como parte do estagio de pòs-doutorado no exterior da FAPESP, que realizei nesta universidade entre fevereiro e julho de 2006.

Vínculo institucional

1990 - 1994
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente-Chefa de Trabalhos Práticos, Carga horária: 20
Outras informações
1990/1991 Universidade de Buenos Aires - Faculdade de Arquitetura, Desenho e Urbanismo - Graduação em Design Gráfico. Disciplina : "História da Comunicação Visual I", Profa Dra.Sylvia Valdés e Prof.Dr. Ricardo González. Ajudante de Cátedra de 2a categoria (cargo de monitoria para alunos em fase final do curso de graduação).. 1991/1992 Universidade de Buenos Aires - Faculdade de Arquitetura, Desenho e Urbanismo - Graduação em Design Gráfico. Ajudante de 1a categoria (cargo de monitoria para alunos recém-formados). 1993 Universidade de Buenos Aires - Faculdade de Arquitetura, Desenho e Urbanismo - Graduação em Design Gráfico. Chefa de Trabalhos Práticos (responsável pelo planejamento pedagógico das aulas e coordenação dos monitores) com dedicação semi-exclusiva.

Atividades

01/2006 - 06/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Catedra Historia de la Comunicacion Visual, .

Linhas de pesquisa
Teoria do Documentário
02/2006 - 04/2006
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia de La Comunicación Visual I - Curso de Diseño
4/1990 - 3/1994
Ensino, Design Gráfico, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia da Comunicação Visual I


Linhas de pesquisa


1.
Teoria do Documentário

Objetivo: Discutir desde o cruzamento doe studios filmicos com a filosofia, os presupostos estéticos e ideológicos da produção documentária contemporânea..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Estudos Filmicos.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema / Especialidade: Documentário.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema.
Setores de atividade: Educação Superior.
Palavras-chave: documentário, subjetividade, analise filmica; documentário, cinema, video, teoria, historia.
2.
Pedagogia da Imagem

Objetivo: Estudo das estéticas cinmatográficas e suas possiveis aplicações na pedagogia. Especificamente, estudei o processo filmico como metodo didatico inovador no projeto 'O Processo filmico como metodo de pesquisa em saúde". Por outro lado, continuei os estudos vinculados ao meu projeto de pós-doutorado, sobre a estetica performativa no documentário contemporâneo do Cone Sul, suas relações com a tradição documentária e a filosofia hermeneutica..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Estudos Filmicos.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação Superior; Cuidado À Saúde das Pessoas.
Palavras-chave: documentário, américa latina, teoria,; docuemntario, Sul-américa, performatividade, cinem; roteiro e realizacao.
3.
Estéticas e Processos da Comunicação

Objetivo: Mapear, descrever e analisar a produção de documentário performativo para cinema, televisão ou internet cariocas..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema / Especialidade: Estudos Filmicos.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
Setores de atividade: Educação Superior.
Palavras-chave: documentário, subjetividade, analise filmica; documentário, américa latina, teoria,; documentário, cinema, video, teoria, historia.


Projetos de pesquisa


2008 - Atual
O Documentário como Técnica de Si no cinema, na TV e na net de Buenos Aires e Sao Paulo
Descrição: Este projeto adensa as conclussoes do pos-doutorado realizado na USP, incorporando tanto uma comparacao transmediática, qaunto uma relacao comparativa entre ambas metropoles sulamericanas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2007
O Documentário Performativo no Conesul da Década de 90
Descrição: Este projeto de pos-doutorado estudou as nocoes filosoficas implicitas a pratica do documentario performativo no Conesul. Alem do mais, descreveu a recepcao desta modalidade narrativa documentaria nos Campos Intelectuais de Buenos Aires, Santiago de Chile e Sao Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2004 - 2005
O Processo Filmico como Método de Pesquisa em Saúde Coletiva
Descrição: Este projeto levou adiante tres docuemntarios, vinculando as tres equipes filmicas num seminario interno de pesquisa. O projeto integra o projeto-mae `Gestao participativa da saude na baixada fluminense`, sob coordenacao do Nucleo de Estudos de Saude Coletiva da UFRJ. Especificamente, desenvolveu uma reflexao metodologica sobre o processo filmico como tecnica de pesquisa aplicada a saude coletiva..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Andrea Celia Molfetta - Coordenador / Maria Lourdes Cavalcante - Integrante / Fernando Weller - Integrante.Financiador(es): Ministério da Saúde - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 2


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Estudos Filmicos.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cinema/Especialidade: Documentário.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Historia do Audiovisual.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOLFETTA, A.2008MOLFETTA, A.. El Documental como Técnica de Sí en el Conosur de los Años 90. Cuadernos del Centro de Estudios de la universidad de Palermo, v. 27, p. 1-2, 2008.

2.
MOLFETTA, A.2008MOLFETTA, A.. Linguagem, ética e política no documentário da América Latina.. Salto Para el Futuro - Ministerio da Educação - Gov.Federal, v. XVIII, p. 19-24, 2008.

3.
MOLFETTA, A.2006MOLFETTA, A.. O Heroismo no Documentário Contemporâneo ou Entreatos e as heranças do cinema direto no Brasil. Sinópses (USP), v. 11, p. 55-59, 2006.

4.
MOLFETTA, A.2002MOLFETTA, A.. Diário de Viagem: o relato do individuo no documentário sul-americano. Sinópses (USP), v. 1, p. 1, 2002.

5.
MOLFETTA, A.2001MOLFETTA, A.. Dois projetos audio-visuais, duas formas de refletir sobre os 500 anos. ComCiência, v. 19, p. 1, 2001.

6.
MOLFETTA, A.1998MOLFETTA, A.. Iván Marino: um diário de viagem eletrônico. Cadernos de Pós-Graduação da UNICAMP, Campinas, v. 2, p. 113-117, 1998.

7.
MOLFETTA, A.1996MOLFETTA, A.. Pintura Eletrônica na Argentina. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comuicación de la Universidad de Palermo, Buenos Aires, v. 12, p. 1-12, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOLFETTA, A.. La del Medio. Buenos Aires: Trompa de Falopo, 1993. v. 500. 40p .

Capítulos de livros publicados
1.
MOLFETTA, A.. Novo Cinema Argentino: a representação reativada (1994-2007). In: Fernando Mascarello ; Mauro Baptista. (Org.). Cinema Contemporâneo Mundial. Campinas: Papirus, 2008, v. , p. -.

2.
MOLFETTA, A.. O que vi quando te vi? Os diarios de viagem dos artistas sulamericanos na França. In: Andrea França, Denilson Lopes. (Org.). Cinema e Globalização. Campinas: Papirus, 2008, v. , p. -.

3.
MOLFETTA, A.. O Documentario Chileno da Atual Democracia. XI SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. São Paulo: , 2008, v. , p. -.

4.
MOLFETTA, A.. Documentário Performativo e Filosofia Hermenéutica no Cone Sul. In: BERNADETTE LYRA/ JOSETTE MONZANI. (Org.). OLHAR CINEMA.... Sao Carlos: Pedro & João Editores / CECH - UFSCar, 2006, v. , p. 196-204.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MOLFETTA, A.. El documental performativo como técnica de sí en Buenos Aires, Santiago y San Pablo. El Giroscópio, Mendoza, UNC, Catedra Bemberg, 30 jun. 2008.

2.
MOLFETTA, A.. O que vi quando te vi? Os Diários de Viagem Sul-americanos sobre a França.. Seminário de Antropologia Visual da universidade de Buenos Aires, 01 jul. 2007.

3.
MOLFETTA, A.. El heroísmo en el documental contemporáneo o Entreactos y la herencia del cine directo en el Brasil. Seminário de Antropologia Visual da universidade de Buenos Aires, Buenos Aires / Argentina, 01 jul. 2007.

4.
MOLFETTA, A.. Apuntes sobre una obra. Revista FILM, Buenos Aires, , v. 17, p. 53, 01 jan. 1996.

5.
MOLFETTA, A.. Várias críticas cinematográficas. 13/20, Buenos Aires.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOLFETTA, A.. Los Filmes Posibles. In: IX CONGRESO ARGENTINO DE ANTROPOLOGIA SOCIAL - CAAS, 2008, Posadas - Misiones. Anais do IX CAAS, 2008.

2.
MOLFETTA, A.. O documentário performativo como Técnica de Sí no cinema, na televisão e na internet de São Paulo e Buenos Aires (2000-2005) Primeiras aproximações . In: XIII SOCINE, 2008, Brasilia. XIII SOCINE, 2008.

3.
MOLFETTA, A.. El Documental Performativo como Técnica de Sí en América Latina. In: SEPANCINE - CONGRESO DEL SEMINARIO PERMANENTE DE ANÁLISIS CINMETOGRAFICO - MÉJICO, 2008, Puebla - Méjico. ACTAS SEPANCINE 2008, 2008.

4.
MOLFETTA, A.. El documental como técnica de si en Buenos Aires, Santiago y San Pablo / Jornadas de Sociologia. In: VII Jornadas de Sociologia - 50 Años del curso de Sociologia de la Univ. de Bueno Aires, 2007, Buenos Aires. Sociologia / 50 Años. Buenos Aires: EUDEBA -Editora Universitária de Buenos Aires, 2007.

5.
MOLFETTA, A.. O sujeito do documentário performativo: o problema da consciência histórica / XXVIII INTERCOM. In: XXVIII INTERCOM - UERJ, 2005, RIO DE JANEIRO. INTERCOM 2005 -. Rio de Janeiro, 2005. p. 237-238.

6.
MOLFETTA, A.. Entreatos, ou, A Herança do Cinema Direto no Brasil / Anais IX SOCINE. In: IX SOCINE, 2005, SAO LEOPOLDO. IX SOCINE. SAO PAULO: ANNABLUME-SOCINE-FAPESP, 2005. v. 1. p. 233-239.

7.
MOLFETTA, A.. O Documentário Performativo no Cone Sul / Anais VII SOCINE. In: VII SOCINE, 2003, Salvador. SOCINE - ANO V. São Paulo: FAPESP / PANORAMA, 2003. v. 1. p. 256-272.

8.
MOLFETTA, A.. Diário de Viagem: o relato do indivíduo no vídeo documentário sul-americano / Anais V SOCINE. In: V Encontro Anual da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos em Cinema), 2001, Porto Alegre. Estudos SOCINE de Cinema, Ano III 2001. Porto Alegre: Sulina, 2001. v. 1. p. 253-259.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MOLFETTA, A.. El documental como técnica de sí en Buenos Aires, Santiago y San Pablo. In: 53 Congreso Internacional de Americanistas, 2008, Ciudad de Méjico. Actas del 53 IAC, 2009.

2.
MOLFETTA, A.. O documentário chileno da nova democracia / XI SOCINE. In: XI CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOCINE, 2007, Rio de Janeiro. XI SOCINE. Rio de Janeiro, 2007.

3.
MOLFETTA, A.. Quatro documentários performativos do Cone Sul / VIII SOCINE. In: VIII SOCINE - UNIV. CATOLICA DE PERNAMBUCO, 2004, Recife. VIII SOCINE, 2004.

4.
MOLFETTA, A.. El documental performativo en el Conesul. In: VII Congreso Internacional de la Associação Internacional de Semiótica Visual, 2003, Monterrey - Méjico. Anales del VII Congreso Internacional de la Asociación internacional de Semiótica Visual. Monterrey: Editorial de la Univ.Politécnica de Monterrey, 2003.

5.
MOLFETTA, A.. Tres formas de enunciar en el video argentino. In: 4to Congresso Internacional da Federação Ibero-americana de Semiótica, 1999, La Coruña. Anales del 4to Congreso internacional de la Federación Ibero-americana de Semiótica. La Coruña: Universidad de La Coruña, 1999.

6.
MOLFETTA, A.. La utopia-vídeo en Buenos Aires / II JORNADAS UP. In: II Jornadas Universitarias de Diseño y Discurso Audio-Visual / Buenos Aires/Paris, 1997, Buenos Aires. II Jornadas Universitárias de Diseño y Discurso Audiovisual, 1997. v. 1. p. 10.

7.
MOLFETTA, A.. Iván Marino: um diário de viagem eletrônico / IV AISS (Asoc. Inter. de Estudos Semióticos). In: IV Congresso Internacional da Associação Internacional de Semiótica, 1997, Guadalajara. IV AISV. Guadalajara, 1997.

8.
MOLFETTA, A.. Los diarios de viaje de los artistas sudamericanos en Francia (1984-1996). In: VI CONGRESSO INTERNACINAL DA ASSOCIACAO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SEMIOTICOS:, 1997, Guadalajara. VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SEMIOTICOS. Guadalajara, 1997.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOLFETTA, A.. Natureza e personagem no cinema latino-americano do novo século / América Latina. In: América Latina: diversidade e semelhanças, 2007, São Paulo. Revista SIGNIFICAÇÕES : América Latina: diversidad e semelhanças. São Paulo: Annablume, 2007.

2.
MOLFETTA, A.. O Documentário Performativo como Técnica de Sí / Visible Evidence Brazil. In: XIII VISIBLE EVIDENCE / BRAZIL, 2006, Sao Paulo. CD-rom VISIBLE EVIDENCE BRAZIL. São Paulo, 2006.

3.
MOLFETTA, A.. O Documentário Performativo como Técnica de Si / X SOCINE. In: X SOCINE, 2006, Ouro Preto - MG. X SOCINE, 2006.

4.
MOLFETTA, A.. Formas reflexivas da enunciação do sujeito na obra de Sandra Kogut./ VI SOCINE. In: VI SOCINE, 2002, NITEROI. VI SOCINE, 2002.

5.
MOLFETTA, A.. O espaço-tempo nos diários de viagem sul-americanos / VI AISV (Semiotica visual). In: VI Congresso Mundial da Associação Internacional de Semiótica Visual, 2001, Quebec. VI AISV, 2001.

6.
MOLFETTA, A.. Uma atividade silenciosa chamada lembrança. In: III Congresso Internacional Latino-Americano de Semiótica - PUC-SP, 1996, São Paulo. Caos & Ordem. Uma abordagem semiótica..III Congresso Latino-Americano de Semiótica. 1996.. São Paulo: Pontificia Universidade Católica de São Paulo, 1996.

Artigos aceitos para publicação
1.
MOLFETTA, A.. Natureza e personagem no cinema latino-americano do novo século. Significação (UTP), 2008.

2.
MOLFETTA, A.. Texto e contexto no Novo Cinema Argentino. Eco-Pós (UFRJ), 2008.

3.
MOLFETTA, A.. Documentar como Técnica de Si: Dinâmicas centrípetas e centrífugas do sujeito performativo no documentário sula-mericano1. Doc.On Line, 2008.

Outras produções bibliográficas
1.
MOLFETTA, A.. Mostra itinerante da ADOC. São Paulo 2006 (Apresentação catálogo da Mostra Itinerante da ADOC - Asociación de Documentalistas Chilenos).

2.
MOLFETTA, A.. "As Heranças do cinema Direto e Verdade no Brasil". São Paulo 2005 (Apresentação do catálogo da V CONFERENCIA INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO).

3.
MOLFETTA, A.. A Televisão e Eu. São Paulo: Cosac&Naif, Itaú Cultural, 2004. (Tradução/Artigo).

4.
MOLFETTA, A.. "Imagens da Subjetividade". São Paulo 2003 (Apresentação homonima do catálogo da III Conf.Int. do Documentário).

5.
MOLFETTA, A.. "Imagens da Subjetividade no Brasil". São Paulo 2003 (Apresentação da mostra restrospetiva da minha curadoria).

6.
MOLFETTA, A.. Devenir sujeto: naturaleza y política en la obra de Cláudio Caldini. Oberhaussen, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

7.
MOLFETTA, A.. Roteiro do longa-metragem Teatro D'Absurdo, 2003. (Tradução/Outra).

8.
MOLFETTA, A.. "Imagens de Conflito". São Paulo 2002 (Apresentação do catálogo da II Conferencia Internaiconal do Documentário).

9.
MOLFETTA, A.. A história do vídeo francês. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
MOLFETTA, A.. O PROCESSO FILMICO COMO METODO DE PESQUISA EM SAUDE COLETIVA. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
MOLFETTA, A.. O Processo Filmico como Metodo de Pesquisa em Saude Coletiva. 2004.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOLFETTA, A.. "O Samba da Vida". 2005. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOLFETTA, A.. La Fotografia en Diálogos - Secretaria de Educación - Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MOLFETTA, A.. Estidios de Cine en Brasil. 2006. (Editoração/Coletânea).

3.
MOLFETTA, A.. Oficina de roteiro - Escola Politécnica "Joaquim Venâncio" / FIOCRUZ. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MOLFETTA, A.. Documentário "Um dia no conselho de saúde de Duque de Caxias". 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - FILME).

5.
MOLFETTA, A.. Video-educativo "Brincar... para que?". 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - video).

6.
MOLFETTA, A.. Video-poema / Apresentação "Escrita Talhada". 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - FILME).

7.
MOLFETTA, A.; MOURAO, M. D. . V Conferencia \internacional do Documentário " As Heranças do cinema Direto e Verdade no Brasil". 2005. (Relatório de pesquisa).

8.
MOLFETTA, A.. Oficina de roteiro - Escola politécnica "Joaquim Venâncio" / FIOCRUZ. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MOLFETTA, A.. Três Exercícios de Montagem para a analise da representacao da Saúde. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - video).

10.
MOLFETTA, A.. IV CONFERENCIA INTERNACIONAL DO DOCUMENTARIO. 2004. (Relatório de pesquisa).

11.
MOURAO, M. D. ; MOLFETTA, A. . III CONFERENCIA INTERNACIONAL DO DOCUMENTARIO " Imagens da subjetividade". 2003. (Relatório de pesquisa).

12.
ALVES, A. ; MENDES, A. ; MOLFETTA, A. . CD-ROM "Descobrindo o Manguezal". 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD-ROM).

13.
COSTA, S. ; MOLFETTA, A. . CD-ROM "Otimizando Formas e Trajetórias". 1996. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD-ROM).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
MOLFETTA, A.; ALLOCATI, V. ; CIANCIO, S. . Poesía al jerez. 1993. (Apresentação de obra artística/Literária).

2.
MOLFETTA, A.; PUCCIARELLO, V. ; DURAN, D. ; CIANCIO, S. . Blanco del alma. 1992. (Apresentação de obra artística/Literária).

3.
MOLFETTA, A.. Primero Encontro de Poesía Joven Argentino-Chilena en Democracia. 1990. (Apresentação de obra artística/Literária).

4.
MOLFETTA, A.; DELFINO, M. ; AYRALA, R. R. ; ACTIS, M. . Sol y Negro. Transpiración. 1985. (Apresentação de obra artística/Outra).

5.
MOLFETTA, A.. Documentário "Um Dia no Conselho de Saúde de Duque de Caxias". 2005. (Obra de artes visuais/Cinema).

6.
MOLFETTA, A.. Vídeo Educativo "Brincar para que?". 2005. (Obra de artes visuais/Cinema).

7.
MOLFETTA, A.. Video-poesia "Escrita Talhada". 2005. (Obra de artes visuais/Vídeo).

8.
MOLFETTA, A.; ALLOCATI, V. . Video-poesia "O Desafogamento da Ofélia". 2002. (Obra de artes visuais/Instalação).

9.
MOLFETTA, A.; COLETIVO, T. . Instalação e performance "Remembering Paralinguay 2000". 2000. (Obra de artes visuais/Instalação).

10.
MOLFETTA, A.; VHS, B. ; KALLENAH, C. . Documentário "Boca Livre". 1999. (Obra de artes visuais/Vídeo).

11.
MOLFETTA, A.. Video-performance "O Sonha-Dor". 1999. (Obra de artes visuais/Vídeo).

12.
MOLFETTA, A.; COSTA, S. ; FIGUEIREDO, V. L. . CD-ROM "Otimizando formas e trajetórias". 1997. (Obra de artes visuais/Outra).

13.
MOLFETTA, A.; PELLEGRINO, C. ; SPERDUTTI, V. . Video-poesia "O Fogo". 1996. (Obra de artes visuais/Vídeo).

14.
MOLFETTA, A.. Documentário "Dança e Criança Internacional". 1996. (Obra de artes visuais/Vídeo).

15.
MOLFETTA, A.; MENDES, A. ; ALVES, A. . CD-ROM "Descobrindo o manguezal". 1996. (Obra de artes visuais/Outra).

16.
MOLFETTA, A.. Video-poesia "Relação de freqüência". 1995. (Obra de artes visuais/Vídeo).

17.
MOLFETTA, A.; CHAIO, L. ; GAURIS, D. ; CHINCHILLA, A. . "Barrococopop" - Evento de plástica expansiva. 1992. (Obra de artes visuais/Instalação).

18.
MOLFETTA, A.; GONZALEZ, S. . Video-poesia-manifesto "Barrococopop". 1992. (Obra de artes visuais/Vídeo).

19.
MOLFETTA, A.. EMERGE. 2005 (PERFORMANCE-INSTALACAO).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AMANCIO, T.; BALTAR, M.; MOLFETTA, A.. Participação em banca de Valéria Valenzuela. Documentario Chileno: montagem e performance. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

2.
Lopes, D.; Ibipina, D.; MOLFETTA, A.. Participação em banca de Pablo Gonçales -Mestrado em Comunicação - UNB. A Caixa Digital: documentàrio e subjetividade no Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília.

3.
MOLFETTA, A.; Valdés, S.; Garbarini, R.. Participação em banca de Felipe Lozano. La No-Imagen. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - UNIVERSIDAD DE PALERMO - Facultad de Diseño y Comunicación.

4.
Garbarini, R.; MOLFETTA, A.; Valdés, S.. Participação em banca de Marcelo Dalmónico. La Imagen Pública de la Industria Cinematografica Nacional. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Design) - UNIVERSIDAD DE PALERMO - Facultad de Diseño y Comunicación.

5.
MOLFETTA, A.. Participação em banca de ANA CLAUDIA PIMENTA LUZ. Entre O Real E O Imaginário: A Poética como Experiencia de Agenciamento E Iinteratividade. 2005. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS) - LABORATORIO DE VIDEO EDUCATIVO, NUCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA SAUDE.

6.
MOLFETTA, A.; BENTES, I.; LINS, C.. Participação em banca de PATRICIA REBELLO DA SILVA. Documentários Performativos: A Incorporação do Autor como nscrição da Subjetividade. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - eSCOLA DE COMUNICACAO DA UFRJ.

7.
MOLFETTA, A.; FRANCA, A.; BENTES, I.. Participação em banca de PEDRO MODESTO LIMA. Cinema Iraniano: A Hibridação entre Documentário e Ficção. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação) - eSCOLA DE COMUNICACAO DA UFRJ.

8.
MOLFETTA, A.. Participação em banca de GREICE COHEN. O Construtivismo nas Artes e na Educação. 2004. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS) - NUCLEO DE TEXNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA SAUDE.

9.
MOLFETTA, A.; RUIZ, A.; SUARES, C. L.; DANIEL, R. F.. Participação em banca de ALEXANDRA LIMA GONCALVES PINTO. CINEMA DIGITAL NO BRASIL: uma experiencia de criação e reflexao. 2003. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
RAMOS, Fernão; PASSOS, Fernando; MOLFETTA, A.. Participação em banca de Claudio Bezerra. A personagem em Eduardo Coutinho. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOLFETTA, A.. Participação em banca de Varios.TRABALHOS COLETIVOS DE CONCLUSAO DO CURSO DE RADIO E TV. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em radio e tv) - Universidade Metodista de Piracicaba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MOLFETTA, A.. JURI - FESTIVAL DE CINEMA DE TANDIL. 2008. Sociedad Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual.

2.
MOLFETTA, A.. III FICC - Fundos de Investimento para Cultura de Campinas. 2007. Prefeitura Municipal de Campinas.

3.
MOLFETTA, A.; PEREIRA, M.; ROCHA, E.. VideVideo. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
53 Congreso Internacional de Americanistas. El Documental como Técnica de Sí en Buenos Aires, São Paulo y Santiago. 2009. (Congresso).

2.
Congreso Argentino de Antropologia Social - CASS. Os Filmes Possiveis - Uma experiencia de antropologia fílmica no SUS da baixada fluminense. 2008. (Congresso).

3.
Primeiro Simpósio Latino-americano de Psicoanálise, Cultura e Comunidade.Sujeitos centrípetos e centrífugos da cena urbana no cinema. 2008. (Simpósio).

4.
Primer Congreso Internacional - SEPANCINE (Seminario Permanente de Análisis Cinematográfico de Méjico). El Documental Performativo como Técnica de Sí en el Conesul. 2008. (Congresso).

5.
Primer Simposio Latino-americano Psicanálise, Cultura e Comunidade.Documentar como Técnica de Si: Dinâmicas centrípetas e centrífugas do sujeito performativo no documentário sula-mericano. 2008. (Simpósio).

6.
XII SOCINE. Primeiras aproximações ao documentário como técnica de sí na tv e na web de Buenos Aires e Sao Paulo. 2008. (Congresso).

7.
Cinema e psicanalise / América Latina: diversidades e semelhanças.Dinámicas centrípetas e centrífugas dos sujeitos nos filmes latino-americanos. 2007. (Seminário).

8.
VII Jornadas de Sociologia - 50 Años del curso de Sociologia de la Univ. de Bueno Aires.El Documental como Técnica de Sí en San Pablo, Santiago y Buenos Aires. 2007. (Outra).

9.
XI ENCONTRO INTERNACIONAL DA SOCINE.O documentário e as fundações: o caso do debate ético no cinema chileno atual.. 2007. (Encontro).

10.
La Fotografia en Diálogos.La Fotografia en Diálogos. 2006. (Encontro).

11.
Mostra "Agnes Varda: O movimento perpétuo do olhar".Entre cinema e fotografia: uma questao de (auto)imagem?. 2006. (Seminário).

12.
XIII VISIBLE EVIDENCE BRAZIL. XIII VISIBLE EVIDENCE / BRAZIL. 2006. (Congresso).

13.
X SOCINE.O Documentário Performativo como Técnica de Si. 2006. (Encontro).

14.
IX SOCINE.A câmera na mão e o heroismo no documentário contemporâneo. 2005. (Encontro).

15.
XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM 2005. INTERCOM. 2005. (Congresso).

16.
Seminário Internacional " Cinema e Cidades" - Centro de Estudos da Metropolis - USP.SEMINARIO INTERNACIONAL CINEMA E CIDADES. 2004. (Seminário).

17.
VIII SOCINE.VIII SOCINE. 2004. (Encontro).

18.
VII Congreso Internacional de la Associação Internacional de Semiótica Visual. El documental performativo en el Cono Sur. 2003. (Congresso).

19.
VII SOCINE.O Documentário Performativo no Cone Sul: uma experiência hermeneutica no cinema.. 2003. (Encontro).

20.
Simpósio "Emoção.Artificial" - Itaú Cultural. 2002. (Simpósio).

21.
VI SOCINE.Diário de Viagem: o relato do individuo no documentário sulamericano. 2002. (Encontro).

22.
Workshop com a Produtora V2 / Neederland.Workshop com a produtora V2//HOLANDA. 2002. (Oficina).

23.
Workshop com o coletivo " Feito a mãos" - Itaú Cultural.Workshop com o Coletivo. 2002. (Oficina).

24.
1 Conferência Internacional do Documentário "Tendências e perspectivas do Documentário Hoje". 2001. (Simpósio).

25.
V SOCINE.Diario de Viagem: o relato do individuo no documentário sulamericano. 2001. (Encontro).

26.
Workshop com Gary Hill "Remembering Paralinguay 2000".Workshop com Gary Hill. 2000. (Oficina).

27.
4to Congresso Internacional da Federação Ibero-americana de Semiótica. Tres formas de enunciar no video argentino. 1999. (Congresso).

28.
Workshop com Sandra Kogut "Me Empresta seus Olhos - Vídeo".Workshop com Sandra Kogut.. 1999. (Oficina).

29.
VI Congresso Internacional da Associação Internacional de Estudos Semióticos. Los diários de viaje de los artistas sudamericanos en Francia (1984-1996). 1997. (Congresso).

30.
IV Congresso da Federação Latino-americana de Semiótica Visual. O relato do individuo nos diários de viagens sulamericanos. 1996. (Congresso).

31.
V COMPOS. 1996. (Congresso).

32.
Workshop de desenvolvimento de multimidia - FENASOFT 96 - Feira Nacional do Software.FENASOFT '96. Feria Nacional de Softwares. participa do Congresso da FENASOFT, na maratona organizada pela ABMIDIA (Asociação Brasileira de Multimídia), com o CD-ROM Manguezal, produzido no Laboratório de Informática do IA-UNICAMP.. 1996. (Simpósio).

33.
Seminário "A Sociologia no horizonte do século XXI". 1995. (Congresso).

34.
Seminário Inter-disciplinário Internacional "Corpo e Sentido". 1995. (Congresso).

35.
III COMPOS. 1994. (Congresso).

36.
Seminários do 2o Festival Franco-Latinoamericanos de Vídeo-Criação. 1993. (Simpósio).

37.
Seminários do Festival Latino-americano de Vídeo "Rosario '93". 1993. (Simpósio).

38.
Seminários do 1o Festival Franco-Latinoamericanos de Vídeo-Criação. 1992. (Simpósio).

39.
Análise Crítica sobre Vídeo-Criação, a cargo de Jean-Paul Fargier - VideoImagem 91, 1as Jornadas de Vídeo-Criação em Buenos Aires. 1991. (Seminário).

40.
1a Jornada de Teoria e Estética do Vídeo Argentino. 1990. (Congresso).

41.
3o Encontro de Videastas Latinoamericanos Independentes, Montevideo 90. 1990. (Encontro).

42.
Seminários do "TOMARTE, 1era Bienal Alternativa de Arte Jovem de Rosário". 1990. (Seminário).

43.
XXII Congreso Internacional da Associação Internacional de Críticos de Arte, X Jornada da Crítica. 1989. (Congresso).

44.
Seminário Avançado de Pesquisa: "Estética Teatral: A Casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca". 1988. (Seminário).

45.
Semináriio Avançado de Pesquisa: "Vangurdias y neo-vanguardias en Buenos Aires", Prof.Dr.Osvaldo Pellettieri. 1987. (Seminário).

46.
Seminário Avançado de Pesquisa "El Arte y su Distribución en América Latina". Juan Acha (UNAM). 1986. (Seminário).

47.
Semináro Avançado de Pesquisa "Arte, locura e opressão", Vicente Zito Lema. 1986. (Seminário).

48.
Seminário Avançado de Pesquisa "Metodologia de Pesquisa em Artes", Profa. Dra. Cecilia Hidalgo. 1985. (Seminário).

49.
Semináro Avançado de Pesquisa: "Semiótica do Teatro: analise da construção espacial de varias mise-en-scene internacionais". 1984. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOLFETTA, A.. Primer Encuentro de la Sociedad Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual - AECA. 2008. (Congresso).

2.
MOLFETTA, A.; GUARINI, Carmen . Palestra "Antropologia Filmica e Direitos humanos na Argentina.Carmen Guarini". 2007. (Outro).

3.
MOLFETTA, A.. Mostra "Documentário Argentino e Chileno Contemporâneo". 2007. (Exposição).

4.
MOLFETTA, A.; MOURAO, M. D. . Semináro de Cinema e Psicanálise "América Latina: diversidade e semelhanças". 2007. (Congresso).

5.
MOLFETTA, A.. Mostra Itinerante da ADOC - Asociación de Documentalistas Chilenos. 2006. (Exposição).

6.
MOURAO, M. D. ; MOLFETTA, A. . V Conferencia Internacional do Documentário "A influência do cinema-verdade e direto no audiovisual das novas tecnologias". 2005. (Congresso).

7.
MOLFETTA, A.; MOURAO, M. D. . IV Conferencia Internacional do Documentário "O Documentário, Hoje". 2004. (Congresso).

8.
MOLFETTA, A.. Mostra "Imagens da subjetividade no Brasil". 2003. (Outro).

9.
MOLFETTA, A.. III Conferencia Internacional do Documentário 'Imagens da Subjetividade". 2003. (Outro).

10.
MOLFETTA, A.. Segunda Conferência Internacional do Documentário Imagens de Conflito. 2002. (Outro).

11.
MOLFETTA, A.. Workshop Internacional "Olhares Ibero-Americanos". 1999. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Araitz Rodriguez. Improvisando la ciudad. Início: 2008. Dissertação (Mestrado em Maestria en Urbanismo) - Universidade de Buenos Aires. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bárbara Villafañe. Las narrativas del yo en el documental argentino". Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lic.en Comunicación) - Universidade de Buenos Aires. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
ANA CLAUDIA PIMENTA LUZ. ENTRE O IMAGINARIO E O REAL: A POETICA COMO EXPERIENCIA DE AGENCIAMENTO E INTERATIVIDADE. 2005. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS) - LABORATORIO DE VIDEO EDUCATIVO, NUCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA SAUDE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Andrea Celia Molfetta.

2.
ROBERTO AIZEMBERG. ANALISE DO TEMPO NO FILME CIENTIFICO. 2005. Dissertação (Mestrado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Andrea Celia Molfetta.



Outras informações relevantes


Fundadora e Presidenta da AECA - Sociedade Argentina de Estudos de Cinema e Audiovisual, desde Abril de 2008



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 13:24:14