Débora Regina Roberti

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6952076109453197
  • Última atualização do currículo em 07/04/2018


Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: interação superficie atmosfera, balanço de energia, trocas liquidas de carbono, modelagem de superfície, turbulencia, modelagem lagrangeana. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Débora Regina Roberti
Nome em citações bibliográficas
ROBERTI, D. R.;Roberti, Débora Regina;Roberti, Débora R.;ROBERTI, DÉBORA R.;ROBERTI, DéBORA REGINA;Roberti, Débora;ROBERTI, DEBORA;R., Dbora;R., Debora;Roberti, Debora;ROBERTI, DEBORA REGINA;ROBERTI, DEBORA R.;R. ROBERTI, D.;ROBERTI, D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Física.
Av. Roraima, 1000
Camobi
97105900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 33012035


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Física.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
com período sanduíche em Consiglio Nazionale delle Ricerche (Orientador: Domenico Anfossi).
Título: Problemas Inversos em Física da Atmosfera, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Gervásio A Degrazia.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Modelagem Lagrangeana; Modelagem Euleriana; Problema Inverso; Determinação de parâmetros turbulentos; Determinação de fontes.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações / Especialidade: Dinâmica dos Fluídos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada / Especialidade: Análise Numérica.
Setores de atividade: Previsão do Tempo e Prospecção Climática.
1999 - 2001
Mestrado em Física.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A Influência da Constante Co de Kolmogorov em um Modelo Estocástico Lagrangeano,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Gervásio A Degrazia.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Modelagem Lagrangeana; Constante Co de Kolmogorov; Dispersão de Poluentes Atmosféricos; Teoria de Taylor.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações / Especialidade: Dinâmica dos Fluídos.
Setores de atividade: Previsão do Tempo e Prospecção Climática.
1995 - 1998
Graduação em Física Licenciatura.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
cooperacao cientifica.
NASA Goddard Space Flight Center, NASA-GSFC, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: participação em projeto, Enquadramento Funcional: participação em projeto de pesquisa, Carga horária: 2


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista PRODOC (Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores/CAPES)

Atividades

10/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comisao Permanente de Pessoal Docente, .

Cargo ou função
Representante Professor Adjunto.
3/2008 - Atual
Ensino, Meteorologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Meteorologia Fisica
2008 - Atual
Ensino, Física Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computacao Basica - Fortran
Fisica da Atmosfera
12/2005 - Atual
Ensino, Meteorologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elementos de Astronomia e Cartografia
Processos radiativos na atmosfera
5/2005 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Pro Reitoria de Pos Graduação, Programa de Pós Graduação Em Física.



Linhas de pesquisa


1.
Fisica da atmosfera
2.
Problemas Inversos
3.
Interacao Superficie-Atmosfera


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
MECANISMOS QUE CONTROLAM AS TROCAS DE AGUA E CO2 NA REGIAO SUBTROPICAL DO BRASIL: ESTUDO ATRAVÉS DE DADOS MICROMETEOROLÓGICOS EM AGROECOSSISTEMAS
Descrição: Para compreender as trocas de energia, massa e momentum entre um ecossistema e a atmosfera é necessário entender os processos de interação entre a superfície e a atmosfera. Estudos que descrevem os mecanismos da interação entre a superfície e a atmosfera na região subtropical no hemisfério sul são raros. Este projeto tem como objetivo estimar observacionalmente os mecanismos que controlam as trocas de água e CO2 na região subtropical do Brasil, através de medidas micrometeorológicas de solo e via sensoriamento remoto. Estas medidas micrometeorologicas utilizam a metodologia de eddy covariance, que é o estado da arte nos processos de medições das trocas de carbono, energia, água entre o ecossistema e a atmosfera, e vem sendo realizadas pela rede Sulflux, um esforço da Universidade Federal de Santa Maria e parceiros em agroecossistema (arroz, rotação de cultura e pacuária). Além da UFSM, a Embrapa Trigo também tem realizados medidas micrometeorológicas sobre cultivo de trigo e soja. Os resultados obtidos pelo presente projeto terão impacto direto na melhoria de modelos de previsão de clima e tempo, fundamental para o nosso dia a dia e para a previsão de futuros impactos no clima do crescente aumento dos níveis de CO2 na atmosfera..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Débora Regina Roberti - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
Desenvolvimento e Validação das interações Aerossóis-Química-Clima Acopladas no Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre / BESM-AERCHEM

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Dirceu Luis Herdies em 08/01/2018.
Descrição: Descrição: O objetivo desta proposta é o desenvolvimento e implementação dos módulos de aerossóis e química no BESM. O desenvolvimento de forma interativa em conjunto da química e aerossóis no BESM constituirá um marco importante para melhorar o entendimento dos mecanismos de feedback dinâmico-químico na atmosfera. Os aerossóis e gases traços são extremamente importantes para o estudo de clima, mudanças climáticas e qualidade do ar. A inclusão dos efeitos dos aerossóis e de química atmosférica e suas interações com a radiação atmosférica está diretamente associada com a formação de nuvens e precipitação e constitui um dos grandes desafios da modelagem do sistema terrestre e consequentemente para os estudos de simulações de clima...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Rede de sítios de pesquisa ecológica de longa duração nos campos dos biomas Pampa e Mata Atlântica - Fase 3
Descrição: Descrição: Este projeto objetiva em linhas gerais (1) a identificação e o monitoramento de longo prazo da dinâmica de padrões taxonômicos e funcionais de organização da diversidade de espécies da flora e da fauna em comunidades biológicas características dos campos sulinos, (2) a predição dos efeitos de fatores relacionados ao manejo pastoril e à dinâmica climática sobre esses padrões, (3) a predição de como esses padrões de organização afetam processos e os serviços ecossistêmicos deles decorrentes. O atendimento desses objetivos demanda a realização de pesquisa experimental de longa duração. O projeto tem como uma de suas metas a manutenção e o monitoramento de uma rede de sítios de pesquisa ecológica de longa duração em ecossistemas campestres em diferentes regiões dos biomas Pampa e Mata Atlântica no Rio Grande do Sul, estabelecida, com sucesso, na primeira etapa do projeto (2010-2012) e complementada com mais alguns sítios na segunda etapa (2012-2016). Nos sítios são realizados experimentos com controle de fatores relacionados ao manejo pastoril. Estão sendo avaliados três tratamentos (exclusão de pastejo, manejo pastoril conservativo e manejo pastoril convencional) a partir do monitoramento da estrutura das comunidades biológicas, contemplando as taxocenoses de plantas e artrópodes. Além disso, em três sítios têm sido mantidos experimentos de condução mais complexa, que incluem a avaliação dos efeitos de sistemas de manejo pastoril na produção secundária (bovinos). Dando continuidade às atividades deste PELD, nos experimentos serão obtidos dados sobre: (a) a composição de espécies de plantas e artrópodes nas comunidades estudadas, (b) os atributos funcionais das espécies componentes dessas comunidades, (c) os processos ecossistêmicos (e.g. produtividade primária e secundária, decomposição de biomassa, estoque subterrâneo de carbono em raízes e solo, infiltração de água no solo, resiliência, invasibilidade) e (d) os serviços ecossistêmicos gerados (produção pecuária, conservação da biodiversidade, mitigação de emissões de gases do efeito estufa, produção de água, e a estabilidade desses serviços). Em um dos experimentos de manejo pastoril (Aceguá), com parcelas experimentais de 16-18ha, serão instaladas torres micrometeorológicas para avaliação dos fluxos de CO2, água e energia entre a superfície e a atmosfera utilizando a técnica de eddy covariance que permite medidas contínuas no tempo. Além disto, nesta etapa do projeto, alguns processos e ecossistêmicos serão avaliados através de métodos expeditos (rapid ecosystem assessment), os quais serão relacionados às demais variáveis descritoras das comunidades e dos ecossistemas através de modelos preditivos. Também, considerando que os experimentos são conduzidos no contexto de sistemas de produção de pecuária bovina, pretende-se obter dados que permitam análises dos impactos econômicos dos benefícios da adoção de boas práticas de manejo pastoril na escala de propriedade rural, bem como sua extrapolação para escalas regionais. Dados de sensoriamento remoto gratuitos estão sendo utilizados para estimativas de suas relações com os dados da vegetação coletados nas parcelas de estudo, monitoramento da sua dinâmica sazonal, modelagem em relação a variáveis climáticas, e extrapolação para a escala regional. Junto com os dados da primeira e segunda etapas do PELD, os dados a serem levantados durante o período de vigência da presente proposta permitirão a análise da dinâmica temporal das variáveis avaliadas, possibilitando a investigação dos efeitos de longo prazo do manejo pastoril (ou de sua falta) nos ecossistemas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
INTEGRAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES ESCALAS DE MEDIDAS ATMOSFERICAS NO BIOMA PAMPA: ESTUDO USANDO DADOS DA REDE SULFLUX
Descrição: A variabilidade sazonal, interanual e interdecadal do clima e as mudanças climáticas globais associadas ao aumento de temperatura e da concentração dos gases do efeito estufa interagem fortemente com os ecossistemas e os serviços ambientais que eles promovem. Para o bioma pampa, a estimativa destas interações tem sido realizada principalmente através de modelagem, medidas do estoque de carbono no solo ou sensoriamento remoto, ainda em um número muito pequeno de trabalhos. Medidas dos fluxos superficiais, utilizando a metodologia de eddy covariance, que é o estado da arte nos processos de medições das trocas de carbono, energia, água entre o ecossistema e a atmosfera, vem sendo realizadas no Bioma Pampa pelo grupo de micrometeorologia da Universidade Federal de Santa Maria, através da rede SULFUX. A rede SULFLUX consiste de um conjunto de torres de fluxo, instrumentadas com sensores padrões, efetuando medidas atmosférica a uma alta taxa amostral em importantes ecossistemas do Rio Grande do Sul. Os sítios experimentais atuais localizam-se dentro do Bioma Pampa, nos municípios de Cachoeira do Sul (CS), Santa Maria (SM) e Pedras Altas (PA) e estão expostos à diferentes usos do solo. Neste projeto, pretendemos integrar medidas atmosféricas (trocas liquidas de CO2, H2O, CH4 e energia), de emissões do solo (CH4, CO2, NO2) e sensoriamento remoto (índices de vegetação em escala diária e trocas de água e carbono) a fim de estabelecer as relações entre as diferentes variáveis biofísicas e atmosféricas que permitem caracterizar o bioma Pampa em relação as trocas de gases do efeito estufa, nas escalas locais e regionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Débora Regina Roberti - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2016
Auxilio CNPq - Fluxos de CO2 continental e oceânico
Descrição: O projeto visa a implantação de uma rede de observações que constituam um acervo de dados ambientais brasileiro, contínuo e de longo prazo, com a identidade de integrar observações terrestres, oceânicas e atmosféricas, para abranger um conjunto chave de variáveis climáticas, biológicas e sócio-econômicas, e que (i) viabilizem a detecção do estado do meio ambiente e setores sociais de saúde e agricultura em resposta às mudanças climáticas; (ii) estabeleçam informações de qualidade técnico-científica para quantificação da concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera, dos fluxos biogeoquímicos entre a superfície e atmosfera, inventários sociais, de saúde e de produtividade agrícola, por meio de métodos especializados como bóias oceânicas, perfis troposféricos, observatórios ecohidrológicos, pesquisa sócio-econômica, inventários de parcelas experimentais, redes meteorológicas de superfície e modelos biofísicos. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Débora Regina Roberti - Integrante / Humberto da Rocha Ribeiro - Coordenador / Antonio Manzi - Integrante / Luciana Gatti - Integrante / Moacir Araújo - Integrante / Eduardo Assad - Integrante / Christovam Barcellos - Integrante / Paulo Nobre - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2015
BALANÇO HÍDRICO E TROCAS LÍQUIDAS DE CARBONO NOS AGROECOSSISTEMAS DA REDE SULFLUX.
Descrição: Os processos de interação física entre superfície e atmosfera são extremamente complexos. Atualmente está sendo empreendido um grande esforço pela comunidade científica internacional no entendimento desses processos, principalmente das trocas de água e carbono, nos diversos ecossistemas terrestres através de medidas experimentais e modelagem numérica. Neste sentido, esforços estão sendo somados para a manutenção de uma rede de fluxos superficiais no Sul do Brasil (SULFLUX), inclusive com recursos de diferentes agencias de fomento. Os ecossistemas monitorados por esta rede compreendem atualmente áreas de cultivo agrícola (soja, millho, aveia e arroz) e reserva ambiental. O objetivo deste projeto é estimar o balanço hídrico e as trocas líquidas de Carbono nos agroecossistemas de soja, trigo, arroz no Rio Grande do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Débora Regina Roberti - Coordenador / Osvaldo L L de Moraes - Integrante / Andréa Ucker Timm - Integrante / Luiz Gustavo Gonçalves de Gonçalves - Integrante / Julio Sena - Integrante / hans R. Zimermann - Integrante / Jackson Fiorin - Integrante / Pablo Eli Soares de Oliveira - Integrante / Josué Sehenem - Integrante / Marcelo B. Diaz - Integrante / Jean Paolo Minella - Integrante / Geovane Webler - Integrante / Virnei Moreira - Integrante / Gisele Cristina Rubert - Integrante / Joel Rubert - Integrante / Marcos C. Silveira - Integrante / Tamires Zimmer - Integrante / Ana Luiza Dors - Integrante / Alice Henkes - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
2012 - 2015
ESTIMATIVA DA EMISSÃO DE METANO NUMA REGIÃO DE CULTIVO DE ARROZ IRRIGADO POR INUNDAÇÃO NO SUL DO BRASIL.
Descrição: O cultivo de arroz irrigado por inundação representa uma das principais fontes antrópicas de metano (CH4) em âmbito global. A área cultivada com arroz irrigado por inundação no Brasil atinge aproximadamente 1,3 milhões de hectares por ano. Neste cenário, destaca-se o estado do Rio Grande do Sul, responsável por mais de 60% do arroz produzido e com cerca de 40% do total da área brasileira utilizada para este cultivo. Neste projeto serão avaliadas continuamente, através do método eddy covariance, as emissões de metano numa região de cultivo de arroz irrigado por inundação no município de Cachoeira do Sul-RS. Este sítio esta sendo monitorado através do projeto Sulflux, onde observações de longo período de interações entre a superfície e a atmosfera são realizadas para quantificar as trocas de energia, água e carbono no sul do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Débora Regina Roberti - Integrante / Osvaldo L L de Moraes - Integrante / Gervásio Annes de Degrazia - Coordenador / Otávio C Acevedo - Integrante / Andréa Ucker Timm - Integrante / Julio Sena - Integrante / Pablo Eli Soares de Oliveira - Integrante / Virnei Moreira - Integrante / Cimelio Bayer - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
TROCAS LÍQUIDAS DE CARBONO NOS AGROECOSSISTEMAS DA REDE SULFLUX.
Descrição: Estudos recentes relatam as mudanças nas condições climáticas atribuível à adição induzida pelo homem de gases provenientes da queima de combustíveis fósseis, desmatamento e mudanças nas práticas da produção agrícola. O conhecimento de quanto um ecossistema contribui para o aumento do dióxido de carbono na atmosfera é um desafio atual. Para investigações das trocas de carbono nos agroecossitemas do sul do Brasil, foi criada a rede de fluxos superficiais no Sul do Brasil (Sulflux: www.ufsm.br/sulflux). Este projeto tem como propósito avaliar continuamente, através do método eddy covariance, as trocas líquidas de entre a superfície e a atmosfera para os cultivos agrícolas pertencentes à rede Sulflux, bem como avaliações das trocas de água e energia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Débora Regina Roberti - Coordenador / Gervaasio Annes Degrazia - Integrante / Andréa Ucker Timm - Integrante / Luiz Gustavo Gonçalves de Gonçalves - Integrante / Virnei S Moreira - Integrante / Geovane Webler - Integrante / Julio Sena - Integrante / Claudio alberto Teichrieb - Integrante / hans R. Zimermann - Integrante / Pablo Eli Soares de Oliveira - Integrante / Daniel Michelon dos Santos - Integrante / Marcos Corrêa Silveira - Integrante.
2011 - 2014
ESTIMATIVAS DAS TROCAS DE CARBONO NOS AGROECOSSISTEMAS DA REDE SULFLUX
Descrição: Apesar da importância da agricultura brasileira para os fluxos de Carbono do planeta, a maioria das quantificações das emissões de CO2 são feitas através de câmeras de solo e de análises laboratoriais do teor total de Carbono orgânico no solo. Neste sentido, esforços estão sendo somados para a criação e manutenção de uma rede de fluxos superficiais no Sul do Brasil (SULFLUX).A região Sul do Brasil apresenta quase 40% da área agrícola do Brasil. O propósito deste projeto é utilizar as medidas experimentais de fluxos de CO2 da rede SULFLUX para a estimativa das trocas de Carbono entre os agroecossistemas e a atmosfera. Neste sentido, a separação do fluxo de CO2 experimental nos processos de assimilação e respiração são fundamentais. Para tanto, o uso de técnicas já consolidadas e investigação de novas metodologia será um objetivo adicional. Através dos resultados encontrados será possível afirmar se os principais agroecossistemas do sul do Brasil são fontes ou sumidouros de Carbono para a atmosfera..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Débora Regina Roberti - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - 2014
Integrating NASA Earth Sciences Research results into Decision Support Systems for Agriculture and Water Management in South America
Descrição: TWe propose the use of NASA remote sensing and modeling products combined with surface observations at various scales to improve decisions support systems in agriculture, drought and water resources management for South America (SA). This proposal builds upon a partnership between NASA and various U.S. and international agencies and universities to contribute to the dissemination of NASA Earth Sciences research results within that continent. We will act to provide valuable information based on NASA Earth Sciences products to South American national agencies and other end-users, in particular for decision making that will lead to improvement of crop efficiency and water availability for consumption in South America. To this end, we are a partnership of institutions, both in South America [ the Center for Weather Forecast and Climate Studies division of the Brazilian National Institute for Space Research (CPTEC/INPE: Brazilian acronym), the Brazilian National Institute of Meteorology (INMET), the Brazilian Agency of Agricultural Research (EMBRAPA), Campinas State University (Unicamp) and University of Santa Maria (UFSM) among other local agencies ], and in the US [ the US Agency for International Development (USAID), Princeton University, and the University of Maryland (UMD) ]. . This proposal is in compliance and responds to the Paul Simon Water Act for the Poor legislation that requires special attention to be given to semi-arid regions such as Northeast Brazil, western Argentina and Atacama. Moreover, the improvement of crop yield per planted area will contribute to the decrease in the rate of expansion of cultivated areas in Brazil and Argentina in response to the rise of global food prices, demands for biofuels and food security. We will work towards the integration of remotely sensed products from NASA missions (e.g. MODIS, TRMM, AMSR-E, AIRS, CERES and GRACE), especially the multi-sensor (AIRS, CERES and MODIS) based continental Evapotran.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (32) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Débora Regina Roberti - Coordenador / Luiz Gustavo Gonçalves de Gonçalves - Integrante / Hugo Berbery - Integrante / Eric F. Wood - Integrante / Maria Assuncao F. Silva Dias - Integrante / Jurandir Zullo - Integrante / Dirceu Luis Herdies - Integrante.Financiador(es): NASA Goddard Space Flight Center - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
SULFLUX - A REDE SUL BRASILEIRA DE FLUXOS SUPERFICIAIS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Descrição: Para uma melhor compreensão e representação das possíveis mudanças climáticas associadas ao aumento das emissões de carbono, medidas dos fluxos de CO2 entre a superfície e a atmosfera em diferentes biomas e ecossistemas são fundamentais. No Brasil diversas instituições possuem equipamentos para este tipo de investigação. Neste sentido, esforços estão sendo somados para a criação e manutenção de uma rede de fluxos superficiais no Sul do Brasil. Esta rede já esta funcionando e pode ser acompanhada pelo site: www.ufsm.br/sulflux. Neste projeto, pretende-se manter esta rede, a fim de obter observações de longo período das interações entre a superfície e a atmosfera para quantificar o saldo de transferência de CO2 e outras grandezas físicas no estado do Rio Grande do Sul (RS)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Débora Regina Roberti - Coordenador / Otavio C Acevedo - Integrante / Osvaldo Luis Leal de Moraes - Integrante / A Timm - Integrante / G Goergen - Integrante / Virnei S Moreira - Integrante / Simone Erotildes Teleginski Ferraz - Integrante / Geovane Webler - Integrante / hans R. Zimermann - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Avaliação de fluxos superficiais em um modelo regional de previsão climática para o Rio Grande do Sul
Descrição: Neste projeto fluxos superficiais gerados a partir do modelo de superfície Simple Biosphere Model (SiB2) serão uma ferramenta para a avaliação dos fluxos simulados pelo modelo de previsão climática RegCM3.O Laboratório de Física da Atmosfera da UFSM possui dados de uma torre micrometeorologica que estava localizada no município de Paraíso do Sul. Estes dados possuem alta freqüência, poucas falhas e adequadamente tratados para o período de 2003 e 2004.O objetivo principal deste projeto é avaliar os fluxos superficiais simulados pelo modelo regional RegCM3..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Débora Regina Roberti - Integrante / Gervásio Annes de Degrazia - Integrante / Simone Erotildes Teleginski Ferraz - Coordenador / Rosmery Porfirio da Rocha - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Climars - Impactos no Clima do Rio Grande do Sul devido a Mudança de Uso do Solo e Consequências nos Ciclos Agrícola e Hidrológico
Descrição: Avaliação do impacto causado por mudanças climáticas em seus vários aspectos: ação do mar sobre a costa do Estado do Rio Grande do Sul, análise do regime de precipitação e do ciclo hidrológico, impacto sobre as principais culturas agrícolas e um estudo da dispersão de poluentes sob várias condições climatológicas. As análises resultarão de integrações de longo prazo (30, 30 e 100 anos) sob 3 cenários com alterações de gases minoritários da atmosfera: considerando a mesma emissão registrada nos últimos anos (cenário "business as usual"), incremento moderado de taxas de emissão, incremento severo das taxas de emissão (industrialização pesada de companhias fortemente poluidoras). Os gases considerados nas simulações são CO2, CH4, N2O e as taxas de emissão estão dentro dos cenários utilizados pelo IPCC...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Débora Regina Roberti - Integrante / Haroldo Fraga de Campos Velho - Coordenador / Simone Erotildes Teleginski Ferraz - Integrante / Philippe Olivier Alexandre Navaux - Integrante / Walter Collischonn - Integrante / Ronaldo Matzenauer - Integrante / Gilberto Barbosa Diniz - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
2008 - 2009
Calibração de um Modelo de Interação Superfície - Atmosfera (SiB2) para diferentes regiões no Rio Grande do Sul.
Descrição: Este projeto é fruto da colaboração entre o CPTEC/INPE, a NASA, a UFSM e a Universidade do Arizona-EUA que visa estabelecer sobre a América do Sul um Sistema de Assimilação de Dados de Superfície (SALDAS). O SALDAS pretende combinar em um único sistema, o software da NASA que integra informações de superfície incluindo vários modelos que simulam as interações entre a biofísica da superfície vegetada e do solo com a atmosfera e dados provenientes de sensoriamento remoto ou modelos numéricos. Contribuindo para o SALDAS, o objetivo do projeto aqui proposto é obter uma calibração de parâmetros físicos relevantes em um modelo de interação superfície-atmosfera (SiB2) para três regiões do estado do Rio Grande do Sul. As regiões a serem estudadas fazem parte de projetos de pesquisas desenvolvidos pelo Laboratório de Física da Atmosfera da UFSM e são as seguintes: Região Nordeste do RS - Nova Roma do Sul - encontra-se na região da Serra Gaúcha; a Região Central - Paraíso do Sul - localiza-se próxima ao Rio Jacuí, em uma área de cultivo de arroz irrigado; Região Sul -Candiota - situa-se no pampa gaúcho..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Débora Regina Roberti - Coordenador / Gervaasio Annes Degrazia - Integrante / Otavio C Acevedo - Integrante / Cintya Martins - Integrante / Luiz Gustavo Gonçalves de Gonçalves - Integrante / Dirceu Luis Herdies - Integrante / João Gerd Zell de Mattos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2009
RECLIRS: Rede Regional de Climatologia do Rio Grande do Sul
Descrição: Criar uma rede estadual de climatologia no Rio Grande do Sul, que permita prover um sistema para operacional de previsão climática sazonal de meso-escala, com previsões mensais. Pretende-se realizar uma climatologia de para um período de 30 anos (1970 a 2000). A climatologia será obtida com o modelo meteorológico BRAMS, empregando uma infra-estrutura de grade computacional, constituída por computados multi-processados distribuídos entre instituições executoras do projeto: Faculdade de Metorologia da UFPel, Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais do INPE e Instituto de Informática da UFRGS. Os resultados da previsãO climaática serão usados para alimentar o modelo hidrológico do IPH-UFRGS e, juntamente com informações coletadas pela rede de estações da FEPAGRO, formarão um sistema de prognóstico sazonal das condições climáticas do Rio Grande do Sul...
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Débora Regina Roberti - Coordenador / Haroldo Fraga de Campos Velho - Integrante / Otavio C Acevedo - Integrante / Roberto Pinto Souto - Integrante / Jonas Carvalho - Integrante / Simone Erotildes Teleginski Ferraz - Integrante / Philippe Olivier Alexandre Navaux - Integrante / Airam J Preto - Integrante / Walter Collischonn - Integrante / Ronaldo Matzenauer - Integrante / Juliana Kaiser Vizzotto - Integrante / Andrea Schwertner Charão - Integrante / Nicolas Mailard - Integrante / Daniel Allasia - Integrante / Carlos Eduardo Morelli Tucci - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2009 - Atual
Periódico: CCN(Ext) - Revista de Extensão
2005 - 2007
Periódico: Ciência e Natura


Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: Ciência e Natura
2010 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Meteorologia (Impresso)
2017 - Atual
Periódico: PLoS One
2017 - Atual
Periódico: Current Journal of Applied Science and Technology
2017 - Atual
Periódico: AGRICULTURAL AND FOREST METEOROLOGY


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Micrometeorologia.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Análise Numérica.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2004
NEC Award 2004, The 16th Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing (SBAC-PAD 2004).


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS

Artigos completos publicados em periódicos

1.
STEFANELLO, M.B.2018STEFANELLO, M.B. ; DEGRAZIA, G.A. ; MORTARINI, L. ; BULIGON, L. ; Maldaner, S. ; CARVALHO, J.C. ; ACEVEDO, O.C. ; MARTINS, L.G.N. ; ANFOSSI, D. ; BURIOL, C. ; ROBERTI, D. . Development of an analytical Lagrangian model for passive scalar dispersion in low-wind speed meandering conditions. PHYSICA A-STATISTICAL MECHANICS AND ITS APPLICATIONS, v. 492, p. 1007-1015, 2018.

2.
DEGRAZIA, Gervásio Annes2018DEGRAZIA, Gervásio Annes ; Rizza, Umberto ; STEFANELLO, MICHEL ; MALDANER, SILVANA ; ROBERTI, DEBORA REGINA ; MARTINS, LUIS GUSTAVO NOGUEIRA ; ANABOR, VAGNER ; Puhales, Franciano Scremin ; DAL PIVA, EVERSON ; ACEVEDO, Otavio Costa ; ZIMERMANN, HANS ROGÉRIO ; TEICHRIEB, CLÁUDIO ALBERTO . An overview of the micrometeorological field campaign at Santa Maria, Southern Brazil: the Pampa-2016 experiment. METEOROLOGICAL APPLICATIONS, v. 25, p. 06march2018, 2018.

3.
MOREIRA, Virnei Silva2018MOREIRA, Virnei Silva ; CANDIDO, LUIZ ANTONIO ; ROBERTI, DEBORA REGINA ; WEBLER, GEOVANE ; DIAZ, MARCELO BORTOLUZZI ; GONÇALVES DE GONÇALVES, LUIS GUSTAVO ; POUSA, RAPHAEL ; DEGRAZIA, Gervásio Annes . Influence of Soil Properties in Different Management Systems: Estimating Soybean Water Changes in the Agro-IBIS Model. Earth Interactions, v. 22, p. 1-19, 2018.

4.
MARTINS, L. G. N.2016MARTINS, L. G. N. ; STEFANELLO, MICHEL B. ; DEGRAZIA, G. A. ; ACEVEDO, Otavio ; PUHALES, F. S. ; DEMARCO, G. ; MORTARINI, L. ; ANFOSSI, D. ; Roberti, Débora R. ; COSTA, F. D. ; Silvana Maldaner . Employing the Hilbert-Huang Transform to analyse observed natural complex signals: calm wind meandering cases. Physica. A (Print), v. 462, p. 1189-1196, 2016.

5.
Mortarini, Luca2016Mortarini, Luca ; STEFANELLO, MICHEL ; DEGRAZIA, GERVASIO ; Roberti, Debora ; TRINI CASTELLI, SILVIA ; Anfossi, Domenico . Characterization of Wind Meandering in Low-Wind-Speed Conditions. Boundary-Layer Meteorology (Dordrecht. Online), v. 161, p. 165-182, 2016.

6.
MARTINS, L. G. N.2016MARTINS, L. G. N. ; STEFANELLO, MICHEL B. ; DEGRAZIA, G. A. ; BULIGON, L. ; MORTARINI, L. ; MOOR, L. P. ; ROBERTI, D. R. ; COSTA, F. D. ; PUHALES, F. S. ; ANFOSSI, D. . Comparing Meandering Parameters from the Distinct Autocorrelation Functions. American Journal of Environmental Engineering, v. 6, p. 116-118, 2016.

7.
ZIMMER, T.2016ZIMMER, T. ; STEFANELLO, MICHEL B. ; MOREIRA, V. S. ; Diaz, M. B. ; SOUZA, V. A. ; ROBERTI, DÉBORA R. . Estimating the Soil Thermal Conductivity Using Experimental Soil Heat Flux in a Rice Paddy Area. American Journal of Environmental Engineering, v. 6, p. 103-108, 2016.

8.
WEBLER, GEOVANE2016WEBLER, GEOVANE ; Roberti, Débora Regina ; DIAZ, MARCELO BORTOLUZZI ; TEICHRIEB, CLAUDIO ALBERTO ; ZWIRTES, ANDERSON LUIZ ; REINERT, DALVAN JOSÉ . EFEITOS DE UMA CAMADA DE PALHA NO COMPORTAMENTO TÉRMICO DO SOLO. Ciência e Natura, v. 38, p. 07, 2016.

9.
OLIVEIRA, EVANDRO CHAVES DE2016OLIVEIRA, EVANDRO CHAVES DE ; QUARTEZANI, WAYLSON ZANCANELLA ; NEVES, LEONARDO DE OLIVEIRA ; AGUIAR, LEONARDO JOSÉ GONÇALVES ; FISCHER, GRACIELA REDIES ; Roberti, Débora Regina ; COSTA, GEILSON SILVA ; COSTA, JOSÉ MARIA NOGUEIRA DA . EVAPOTRANSPIRATION SOYBEAN: COMPARISON BETWEEN EDDY COVARIANCE METHOD AND THE ESTIMATE OF CROPGRO-SOYBEAN MODEL. Ciência e Natura, v. 38, p. 28, 2016.

10.
TEICHRIEB, CLÁUDIO ALBERTO2016TEICHRIEB, CLÁUDIO ALBERTO ; OLIVEIRA, PABLO ELI SOARES DE ; ZIMMER, TAMIRES ; MABONI, CRISTIANO ; SANTOS, DANIEL MICHELON DOS ; Roberti, Débora Regina ; ZIMERMANN, HANS ROGÉRIO . ANÁLISE COMPARATIVA DO REGIME HÍDRICO E TÉRMICO DE DOIS SÍTIOS EXPERIMENTAIS NO PAMPA. Ciência e Natura, v. 38, p. 209, 2016.

11.
SOUZA, VANESSA DE ARRUDA2016SOUZA, VANESSA DE ARRUDA ; Roberti, Débora Regina ; ALVES, RITA DE CÁSSIA MARQUES ; DIAZ, MARCELO BORTOLUZZI ; TATSCH, JÔNATAN DUPONT . VALIDAÇÃO DO PRODUTO DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO MOD16 PARA UMA CULTURA DE ARROZ IRRIGADO EM CACHOEIRA DO SUL - RS. Ciência e Natura, v. 38, p. 270, 2016.

12.
RUBERT, GISELE CRISTINA DOTTO2016RUBERT, GISELE CRISTINA DOTTO ; Roberti, Débora Regina ; DIAZ, MARCELO BORTOLUZZI ; MORAES, OSVALDO LUIZ LEAL DE . ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO EM ÁREA DE PASTAGEM EM SANTA MARIA - RS. Ciência e Natura, v. 38, p. 300, 2016.

13.
AIMI, DANIELE MORGENSTERN2016AIMI, DANIELE MORGENSTERN ; Roberti, Débora Regina ; MALDANER, SILVANA ; DEGRAZIA, Gervásio Annes ; DIAZ, MARCELO ; SEBASTIANY, EDYSON WAGHETTI ; RUBERT, GISELE CRISTINA . CALIBRAÇÃO DE EQUAÇÕES CLÁSSICAS PARA RADIAÇÃO DE ONDA LONGA NA REGIÃO DE PAMPA EM DIAS DE CÉU CLARO. Ciência e Natura, v. 38, p. 367, 2016.

14.
MOOR, LILIAN PIECHA2016MOOR, LILIAN PIECHA ; DEGRAZIA, Gervásio Annes ; STEFANELLO, MICHEL ; Mortarini, Luca ; ACEVEDO, OTÁVIO COSTA ; MALDANER, SILVANA ; SZINVELSKI, CHARLES ; Roberti, Débora Regina ; BULIGON, LIDIANE ; Anfossi, Domenico . ESTIMANDO A MAGNITUDE DO PARÂMETRO DE LOOPING DO MEANDRO DO VENTO HORIZONTAL. Ciência e Natura, v. 38, p. 372, 2016.

15.
DIAZ, MARCELO BORTOLUZZI2016DIAZ, MARCELO BORTOLUZZI ; ROBERTI, DEBORA REGINA ; RUBERT, GISELE CRISTINE ; WEBLER, GEOVANE . PARTIÇÃO DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO PARA UMA CULTURA DE MILHO. Ciência e Natura, v. 38, p. 517, 2016.

16.
VALENTE, F. C. P.2016VALENTE, F. C. P. ; TATSCH, J. D. ; ROBERTI, DÉBORA R. ; TEICHRIEB, C. A. ; Diaz, M. B. ; RUBERT, G. C. ; AIMI, D. . Método de pós-fechamento do Balanço de Energia para avaliação dos fluxos de modelos da superfície terrestre.. Ciência e Natura, v. 38, p. 145-151, 2016.

17.
Daniele Morgenstern Aimi2016Daniele Morgenstern Aimi ; ROBERTI, D. R. ; Silvana Maldaner ; G. A. Degrazia ; Edyson Waghetti Sebastiany ; RUBERT, G. C. . Classic calibration equations for long wave radiation in the Pampa region on a clear day. Ciência e Natura, v. 38, p. 367-371, 2016.

18.
MOOR, L. P.2016MOOR, L. P. ; G. A. Degrazia ; STEFANELLO, M. B. ; MORTARINI, L. ; ACEVEDO, O. C. ; Silvana Maldaner ; SZINVELSKI, C. R. P. ; ROBERTI, D. R. ; BULIGON, L. ; ANFOSSI, D. . Obtaining the meandering loop parameter in low wind speed condition. Ciência e Natura, v. 38, p. 372-375, 2016.

19.
DOCKHORN, W. A.2016DOCKHORN, W. A. ; MOREIRA, V. S ; Maldaner S. ; PRUNZEL, J. ; MOREIRA, V. S. ; ROBERTI, D. R. . Estimativa da infiltração da água em um solo de várzea através do modelo de green-ampt com ajustes de parâmetros. Ciência e Natura, v. 38, p. 556-559, 2016.

20.
Zimmer, T.2016Zimmer, T. ; STEFANELLO, M. B. ; Moreira, V. S. ; Diaz, M. B. ; SOUZA, V. A. ; ROBERTI, D. R. . Estimating the Soil Thermal Conductivity Using Experimental Soil Heat Flux in a Rice Paddy Area. American Journal of Environmental Engineering, v. 6, p. 103-108, 2016.

21.
Bortolotto, R. P.2015Bortolotto, R. P. ; AMADO, T. J. C. ; Dalla Nora, D. ; Keller, C. ; ROBERTI, DÉBORA R. ; FIORIN, J. ; REICHARDT, K. ; ZAMBERLAN, J. F. ; PASINI, M. P. B. ; NICOLOSO, R. S. . Soil carbon dioxide flux in a no-tillage winter system. African Journal of Agricultural Research, v. 10, p. 450, 2015.

22.
Rizza, Umberto2015Rizza, Umberto ; Silvana Maldaner ; G. A. Degrazia ; SEMPREVIVA, A. M. ; MIGLIETTA, M. M. ; GRASSO, F. ; ROBERTI, D. R. . Large-Eddy Simulation of Offshore Winds under Different Synoptic Conditions. American Journal of Environmental Engineering, v. 5(1A), p. 65-70, 2015.

23.
Degrazia, Gervasio A.2015Degrazia, Gervasio A. ; MALDANER, SILVANA ; BUSKE, DANIELA ; Rizza, Umberto ; BULIGON, LIDIANE ; CARDOSO, VILIAM ; ROBERTI, DEBORA R. ; ACEVEDO, OTAVIO C. ; ROLIM, SILVIA B.A. ; STEFANELLO, MICHEL B. . Eddy diffusivities for the convective boundary layer derived from LES spectral data. Atmospheric Pollution Research, v. 6, p. 605-611, 2015.

24.
MOREIRA, VIRNEI SILVA2015MOREIRA, VIRNEI SILVA ; ROBERTI, D. R. ; MINELLA, JEAN PAOLO ; de GONÇALVES, Luis Gustavo Gonçalves ; CANDIDO, LUIZ ANTÔNIO ; FIORIN, JACKSON E. ; MORAES, OSVALDO L. L. ; TIMM, ANDRÉA U. ; CARLESSO, REIMAR ; DEGRAZIA, GERVÁSIO ANNES . Seasonality of soil water exchange in the soybean growing season in southern Brazil. Scientia Agricola (USP. Impresso), v. 72, p. 103-113, 2015.

25.
Rizza, U.2015Rizza, U. ; MORTARINI, L. ; Maldaner S. ; DEGRAZIA, G. A. ; ANFOSSI, D. ; ROBERTI, D. R. . Large-Eddy Simulation of Turbulence Decayin an Urban Area. American Journal of Environmental Engineering, v. 5, p. 71-77, 2015.

26.
ACEVEDO, OTÁVIO C.2014ACEVEDO, OTÁVIO C. ; COSTA, FELIPE D. ; OLIVEIRA, PABLO E. S. ; PUHALES, FRANCIANO S. ; DEGRAZIA, GERVÁSIO A. ; ROBERTI, DÉBORA R. . The Influence of Submeso Processes on Stable Boundary Layer Similarity Relationships. Journal of the Atmospheric Sciences, v. 71, p. 207-225, 2014.

27.
CHRISTOFFERSEN, B.2014CHRISTOFFERSEN, B. RESTREPO-COUPE, N. ARAIN, M. A. BAKER, I. CESTARO, B. P. CIAIS, P. FISHER, J. B. GALBRAITH, D. GUAN, X. GULDEN, L. HURK, B. J. V. D. ICHII, K. IMBUZEIRO, H. M. A. JAIN, A. K. LEVINE, N. MIGUEZ-MACHO, G. POULTER, B. ROBERTI, D. R. SAKAGUCHI, K. SAHOO, A. SCHAEFER, K. SHI, M. VERBEECK, H. YAN, Z. ARAÚJO, A. C. de , et al.KRUIJT, B. Manzi, A. Ribeiro, H. R. RANDOW, C. V. MUZA, M. N. BORAK, J. S. COSTA, M. H. GONCALVEZ, L. G. ZENG, X. SALESKA, S. R. ; Mechanisms of water supply and vegetation demand govern the seasonality and magnitude of evapotranspiration in Amazonia and Cerrado. Agricultural and Forest Meteorology (Print), v. 191, p. 33-50, 2014.

28.
GABRIEL, LUANA FERNANDES2014GABRIEL, LUANA FERNANDES ; STRECK, NEREU AUGUSTO ; ROBERTI, DEBORA REGINA ; CHIELLE, ZEFERINO GENÉSIO ; UHLMANN, LILIAN OSMARI ; DA SILVA, MICHEL ROCHA ; DA SILVA, STEFANÍA DALMOLIN . Simulating Cassava Growth and Yield under Potential Conditions in Southern Brazil. Agronomy Journal (Print), v. 106, p. 1119, 2014.

29.
MONTEIRO, PRISCYLLA FERRAZ CÂMARA2014MONTEIRO, PRISCYLLA FERRAZ CÂMARA ; FONTANA, DENISE CYBIS ; SANTOS, THIAGO VELOSO DOS ; Roberti, Débora Regina . Estimativa dos componentes do balanço de energia e da evapotranspiração para áreas de cultivo de soja no sul do Brasil utilizando imagens do sensor TM Landsat 5. Bragantia (São Paulo, SP. Eletrônico), v. 73, p. 72-80, 2014.

30.
Maldaner, S.2014Maldaner, S. ; A. DEGRAZIA, G. ; Rizza, U. ; A. ROLIM, S.B. ; C. ACEVEDO, O. ; P. MARQUES FILHO, E. ; P. MOOR, L. ; R. ROBERTI, D. . Derivation of the Turbulent Time Scales and Velocity Variances from LES Spectral Data: Application in a Lagrangian Stochastic Dispersion Model. The Open Atmospheric Science Journal, v. 8, p. 16-21, 2014.

31.
TIMM, ANDREA UCKER2014TIMM, ANDREA UCKER ; ROBERTI, D. R. ; STRECK, NEREU AUGUSTO ; de GONÇALVES, Luis Gustavo Gonçalves ; ACEVEDO, OTÁVIO COSTA ; MORAES, OSVALDO L. L. ; MOREIRA, VIRNEI S. ; DEGRAZIA, GERVÁSIO ANNES ; FERLAN, MITJA ; Toll, David L. . Energy Partitioning and Evapotranspiration over a Rice Paddy in Southern Brazil. Journal of Hydrometeorology, v. 15, p. 1975-1988, 2014.

32.
MOREIRA, V. S.2013MOREIRA, V. S. ; DEGRAZIA, G. ; TIMM, A. U. ; ROBERTI, D. R. ; Maldaner, S. . Connecting Turbulence and Meandering Parameterization to Describe Passive Scalars Dispersion in Low Wind Speed Conditions. ISRN Atmospheric Sciences, v. 2013, p. 1-8, 2013.

33.
TEICHRIEB, CLAUDIO A.2013TEICHRIEB, CLAUDIO A. ; ACEVEDO, OTÁVIO C. ; DEGRAZIA, GERVÁSIO A. ; MORAES, OSVALDO L.L. ; ROBERTI, DÉBORA R. ; ZIMERMANN, HANS R. ; SANTOS, DANIEL M. ; ALVES, RITA C.M. . Characterizing the relative role of low-frequency and turbulent processes in the nocturnal boundary layer through the analysis of two-point correlations of the wind components. Physica. A (Print), v. 392, p. 1510-1521, 2013.

34.
Roberti, Débora Regina2013Roberti, Débora Regina; ANFOSSI, D. ; VELHO, H. F. de C. ; DEGRAZIA, Gervásio Annes . Entropic Approach for Emission Rate Estimation of Area Pollutant Sources. American Journal of Environmental Engineering, v. 3, p. 56-62, 2013.

35.
Gonçalves, L. G. G. de2013Gonçalves, L. G. G. de BORAK, J. S. COSTA, M. H. SALESKA, S. R. BAKER, I. RESTREPO-COUPE, N. MUZA, M. N. POULTER, B. VERBEECK, H. FISHER, J. B. ARAIN, M. A. ARKIN, P. CESTARO, B. P. CHRISTOFFERSEN, B. GALBRAITH, D. GUAN, X. HURK, B. J. V. D. ICHII, K. IMBUZEIRO, H. M. A. JAIN, A. K. LEVINE, N. LU, C. MIGUEZ-MACHO, G. ROBERTI, D. R. SAHOO, A. , et al.SAKAGUCHI, K. SCHAEFER, K. SHI, M. SHUTTLEWORT, W. J. TIAN, H. YAN, Z. ZENG, X. ; Overview of the Large-Scale Biosphere-Atmosphere Experiment in Amazonia Data Model Intercomparison Project (LBA-DMIP). Agricultural and Forest Meteorology (Print), v. 182-183, p. 111-127, 2013.

36.
RANDOW, C. V.2013RANDOW, C. V. ZERI, M. RESTREPO-COUPE, N. MUZA, M. N. GONCALVES, L. G. G. COSTA, M. H. ARAÚJO, A. C. de Manzi, A. Ribeiro, H. R. SALESKA, S. R. ARAIN, M. A. BAKER, I. CESTARO, B. P. CHRISTOFFERSEN, B. CIAIS, P. FISHER, J. B. GALBRAITH, D. GUAN, X. HURK, B. J. V. D. ICHII, K. IMBUZEIRO, H. M. A. JAIN, A. K. LEVINE, N. MIGUEZ-MACHO, G. POULTER, B. , et al.ROBERTI, D. R. SAHOO, A. SCHAEFER, K. SHI, M. TIAN, H. VERBEECK, H. YAN, Z. ; Inter-annual variability of carbon and water fluxes in Amazonian forest, Cerrado and pasture sites, as simulated by terrestrial biosphere models. Agricultural and Forest Meteorology (Print), v. 182-183, p. 145-155, 2013.

37.
MIERES, L. S.2013MIERES, L. S. ; ALVES, RITA C.M. ; SALDANHA, C. B. ; ROBERTI, DÉBORA R. . Calibração do modelo de superfície SiB2 para simulação de fluxos de CO2 sobre cultura de soja em cruz alta/RS. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 6, p. 794-804, 2013.

38.
MOREIRA, Virnei Silva2013MOREIRA, Virnei Silva ; ROBERTI, D. R. ; TIMM, A. U. ; WEBLER Geovane ; DEGRAZIA, Gervásio Annes . ANALISE DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO E ÍNDICE DE ÁREA FOLIAR NUMA CULTURA DE SOJA SOB DOIS SISTEMAS DE MANEJO. Ciência e Natura, v. 1, p. 373-375, 2013.

39.
GONÇALVES, J.B.2013GONÇALVES, J.B. ; ROBERTI, D. R. ; TIMM, A. U. ; Timm, A. Ucker ; DEGRAZIA, Gervásio Annes . DESEMPENHO DO MODELO DE SUPERFÍCIE NOAH PARA SIMULAÇÕES DE SOLO EM UMA REGIÃO COM AGRICULTURA. Ciência e Natura, v. 1, p. 255-257, 2013.

40.
TIMM, A. U.2013TIMM, A. U. ; Timm, Andréa Ucker ; MOREIRA, Virnei Silva ; GONÇALVES, J.B. ; ROBERTI, D. R. ; MORAES, O. L. L. de ; DEGRAZIA, Gervásio Annes . ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE VARIÁVEIS DE SOLO UTILIZANDO O MODELO NOAH PARA UMA CULTURA DE ARROZ IRRIGADO. Ciência e Natura, v. 1, p. 57-59, 2013.

41.
CARNEIRO, J. V.2013CARNEIRO, J. V. ; Janaína V. Carneiro ; ROBERTI, D. R. ; ZIMERMANN, H. R. ; DIAZ, M. ; MORAES, O. L. L. . NEE SOBRE UMA CULTURA DE ARROZ IRRIGADO NO SUL DO BRASIL. REVISTA DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS, v. 35, p. 228-230, 2013.

42.
GUERRA, V. S.2013GUERRA, V. S. ; MOREIRA, V. S. ; PEDROSO, D. ; ROBERTI, D. R. ; FERRAZ, S. E. T. ; BATISTI, A. . Análise das componentes hídricas, precipitação, evapotranspiração e umidade na superfície do solo representadas pelo modelo climático regional RegCM3, para uma região de cultivo de soja. Ciência e Natura, v. esp, p. 389-391, 2013.

43.
SOUZA, V. A.2013SOUZA, V. A. ; ALVES, R. C. M. ; ROBERTI, D. R. ; Klering, E. V. . ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO EM UMA CULTURA DE ARROZ IRRIGADO UTILIZANDO DADOS METEOROLÓGICOS E DE VEGETAÇÃO. Ciência e Natura, v. 1, p. 347-349, 2013.

44.
MOREIRA, V. S2013MOREIRA, V. S ; DEGRAZIA, Gervásio Annes ; ROBERTI, D. R. ; Maldaner S. . Derivação de uma escala de tempo de descorrelação Lagrangiana para uma camada limite estável. Ciência e Natura, v. unico, p. 380, 2013.

45.
Silveira, Marcos C.2013Silveira, Marcos C. ; ZIMMER, T. ; MOREIRA, V. S ; ROBERTI, D. R. ; MOREIRA, V. S . Estimativa do fluxo de calor no solo para diferentes profundidades. Ciência e Natura, v. unico, p. 239, 2013.

46.
WEBLER, G.2013WEBLER, G. ; ROBERTI, D. R. ; BATTISTI, A. ; Diaz, Marcelo B. ; TEICHRIEB, C. A. ; MOREIRA, V. S . Balanço de energia e troca líquida de co2 para um ciclo da cultura do miilho no modelo Agro-Ibis. Ciência e Natura, v. unico, p. 153, 2013.

47.
RUBERT, G. C.2013RUBERT, G. C. ; RUBERT, J. ; ROBERTI, D. R. . BALANÇO DE ENERGIA DURANTE UM CULTIVO DE TRIGO NO SUL DO BRASIL. Ciência e Natura, v. único, p. 166, 2013.

48.
ROBERTI, D. R.2013ROBERTI, D. R.; AVILA, D. C. ; FAGUNDES, L. A. ; ZIMERMANN, H. R. . COMPORTAMENTO DO FLUXO DE ENERGIA EM EVENTOS DE GEADA. Ciência e Natura, v. único, p. 193-195, 2013.

49.
AIMI, D.2013AIMI, D. ; MEDEIROS, L. E. ; Sena, J. ; ROBERTI, D. R. . COMPARAÇÃO DO FECHAMENTO DO BALANÇO DE ENERGIA PARA DIAS DE VENTO FORTE E FRACO NAS REGIÕES DE PARAÍSO DO SUL E CRUZ ALTA - RS. Ciência e Natura, v. unico, p. 504-506, 2013.

50.
SENA, J. C. L.2013SENA, J. C. L. ; PINHEIRO, M. E. ; AIMI, D. ; TEICHRIEB, C. A. ; FELDHAUS, P. ; OLIVEIRA, P. E. S. ; Zimermann, H. R. ; ROBERTI, D. R. . Simulação do Comportamento da Temperatura do Solo Através da Temperatura do Ar. Ciência e Natura, v. 35, p. 258-261, 2013.

51.
RODRIGUES, CELSO PINHEIRO2013RODRIGUES, CELSO PINHEIRO ; FONTANA, DENISE CYBIS ; MORAES, OSVALDO LUIZ LEAL DE ; Roberti, Débora Regina . NDVI e fluxo de CO2 em lavoura de soja no Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Meteorologia (Impresso), v. 28, p. 95-104, 2013.

52.
AGUIAR, L. J. G.2013AGUIAR, L. J. G. ; COSTA, J. M. N. ; ROBERTI, D. R. ; FERREIRA, W. P. M. ; TEICHRIEB, C ; FISCHER, G. R. ; OLIVEIRA, E. C. ; MORAIS, O. L. . EFEITOS DA NEBULOSIDADE NA ABSORÇÃO DE CARBONO EM UMA CULTURA DE MILHO EM CRUZ ALTA, RS. Ciência e Natura, v. Esp, p. 267-269, 2013.

53.
OLIVEIRA, E. C.2013OLIVEIRA, E. C. ; NEVES, L. O. ; AGUIAR, L. J. G. ; FISCHER, G. R. ; ROBERTI, D. R. ; COSTA, G. S. ; MORAIS, O. L. ; COSTA, J. M. N. . SIMULATION OF THE WATER USE EFFICIENCY FOR THE CULTURE OF SOYBEAN USING THE CROPGRO MODEL. Ciência e Natura, v. Esp, p. 103-105, 2013.

54.
TEICHRIEB, C. A.2013TEICHRIEB, C. A. ; SANTOS, D. M. ; OLIVEIRA, P. E. S. ; SENA, J. C. L. ; ZIMERMANN, H. R. ; ROBERTI, D. R. ; MORAES, O. L. L. . Analise da eficiência de utilização da luz pela cultura de milho sob dois diferentes sistemas de manejo do solo. Ciência e Natura, v. unico, p. 087-090, 2013.

55.
WEBLER, G.2012ROBERTI, D. R.; WEBLER, G. ; CUADRA, S. V. ; MOREIRA, V. ; COSTA, M. H. . Evaluation of a dynamic Agroecosystem Model (Agro-Ibis) for soybean in Southern Brazil. Earth Interactions, v. online, p. 120810133658002, 2012.

56.
ROBERTI, DÉBORA R.2012ROBERTI, DÉBORA R.; ACEVEDO, OTÁVIO C. ; MORAES, OSVALDO L. L. . A Brazilian network of carbon flux stations. Eos (Washington, D.C.), v. 93, p. 203, 2012.

57.
FONTANA, DENISE CYBIS2012FONTANA, DENISE CYBIS ; ALVES, GILCA MARQUES ; ROBERTI, DEBORA ; MORAES, OSVALDO LUIZ LEAL DE ; GERHARDT, ANDERSON . Estimativa da radiação fotossinteticamente ativa absorvida pela cultura da soja através de dados do sensor Modis. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso), v. 71, p. 563-571, 2012.

58.
Silva Moreira, Virnei2011Silva Moreira, Virnei ; Degrazia, Gervasio A. ; Roberti, Débora Regina ; Timm, Andrea U. ; da Costa Carvalho, Jonas . Employing a Lagrangian stochastic dispersion model and classical diffusion experiments to evaluate two turbulence parameterization schemes. Atmospheric Pollution Research, p. 384-393, 2011.

59.
Sena, J.2011Sena, J. ; CARNEIRO, J. V. ; SANTOS, D. M. ; TEICHRIEB, C. A. ; ROBERTI, D. R. ; ZIMERMANN, H. R. ; Webler, G. . Análise das componentes do balanço energético numa lavoura de arroz irrigado. Ciência e Natura, v. esp, p. 143-146, 2011.

60.
TEICHRIEB, C. A.2011TEICHRIEB, C. A. ; CARNEIRO, J. V. ; SANTOS, D. M. ; Moreira, V.S. ; TIMM, A. . U. ; Oliveira, P. E. S. ; Sena, J. ; Diaz, M. B. ; Sehenem, J. ; ZIMERMANN, H. R. ; ROBERTI, D. R. ; MORAES, O. L L ; FIORIN, J. . Análise do fluxo de CO2 e índice de área foliar para uma cultura do milho. Ciência e Natura, v. esp, p. 155-157, 2011.

61.
Silveira, M. C.2011Silveira, M. C. ; ROBERTI, D. R. . Avaliação do balanço de energia sobre uma cultura de inverno em Cruz Alta. Ciência e Natura, v. esp, p. 159-162, 2011.

62.
CARNEIRO, J. V.2011CARNEIRO, J. V. ; TEICHRIEB, C. A. ; SANTOS, D. M. ; Moreira, V.S. ; Sena, J. ; Oliveira, P. E. S. ; Sehenem, J. ; MORAES, O. L L ; ZIMERMANN, H. R. ; ROBERTI, D. R. . Comportamento do fluxo de CO2 em dois sítios experimentais de cultivo de arroz. Ciência e Natura, v. esp, p. 163-166, 2011.

63.
Khader, C. A. M.2011Khader, C. A. M. ; ROBERTI, D. R. ; SILVA, R. da ; ARBAGE, M. C. . Estimativa das trocas líquidas de CO2 para diferentes coberturas de solo em um agroecossitema na região oeste do Pará, km77, em Santarém, PA. Ciência e Natura, v. esp, p. 171-174, 2011.

64.
Moreira, V.S.2011Moreira, V.S. ; TIMM, A ; Webler, G. ; TEICHRIEB, C. A. ; CARNEIRO, J. V. ; SANTOS, D. M. ; Sena, J. ; GONCALVE, J. B. ; ROBERTI, D. R. ; CANDIDO, L. A. ; FIORIN, J. ; DEGRAZIA, G ; MORAES, O. L L ; Minella. J. P. . Estudo do balanço de água para o cultivo de soja sob dois sistemas de plantio. Ciência e Natura, v. esp, p. 179-182, 2011.

65.
OLIVEIRA, E. C.2011OLIVEIRA, E. C. ; ROBERTI, D. R. ; COSTA, J. M. N. ; Ferreira, W. P. M. ; Justino, F. B. ; Rodrigues, R. A. ; NEVES, Leonardo ; GONCALVES, P. H. ; AGUIAR, L. J. G. ; MORAES, O. L. L. de . Estimation of photosynthetically active radiation using CROPGRO-Soybean model. Ciência e Natura, v. esp, p. 195-198, 2011.

66.
Guerra, V. S.2011Guerra, V. S. ; Ferraz, S. E. T. ; ROBERTI, D. R. ; Webler, G. . Validação da parametrização de convecção Grell com fechamentos Arakawa-Schubert e Fritsch-Chappell do modelo regional, RegCM para a região de Cruz Alta, RS. Ciência e Natura, v. esp, p. 363-366, 2011.

67.
Webler, G.2011Webler, G. ; Moreira, V.S. ; Timm, Andrea U. ; ROBERTI, D. R. ; Sena, J. ; Cuadra, S. V. . Validação do balanço de energia do modelo Agro-IBIS para soja em duas regiões do Brasil. Ciência e Natura, v. esp, p. 203-206, 2011.

68.
TIMM, A. U.2011TIMM, A. U. ; MOREIRA, V. S. ; ROBERTI, D. R. ; WEBLER, G. ; Marcos C. Silveira ; TEICHRIEB, C. A. ; GONCALVEZ, L. G. ; DEGRAZIA, G. A. . Validação dos dados do SALDAS para a região central do Rio Grande do Sul. Ciência e Natura, v. 1, p. 207-210, 2011.

69.
ROBERTI, D. R.;Roberti, Débora Regina;Roberti, Débora R.;ROBERTI, DÉBORA R.;ROBERTI, DéBORA REGINA;Roberti, Débora;ROBERTI, DEBORA;R., Dbora;R., Debora;Roberti, Debora;ROBERTI, DEBORA REGINA;ROBERTI, DEBORA R.;R. ROBERTI, D.;ROBERTI, D.2011ROBERTI, D. R.; GONCALVES, L. G. ; MORAES, O.L.L. ; TEISCHRIEB, C. ; ZIMMERMANN, H. ; TIMM, A. U. ; WEBLER, G. . Estimativa dos fluxos superficiais de energia e massa na região do pampa gaúcho. Ciência e Natura, v. -, p. 105, 2011.

70.
Ucker Timm, Andréa2009Ucker Timm, Andréa ; DEGRAZIA, Gervásio Annes ; Roberti, Débora Regina ; Anfossi, Domenico . Employing turbulent and meandering time scales to modeling the contaminants enhanced horizontal dispersion. Atmospheric Research (Print), v. 93, p. 811-817, 2009.

71.
GOERGEN, Guilherme2009GOERGEN, Guilherme ; ROBERTI, D. R. ; Gonçalves, L. G. G. de . Estimativa da evapotranspiracao sobre a bacia do Prata utilizando Climatologia do RS. Ciência e Natura, v. esp, p. 77-80, 2009.

72.
CARNEIRO, J. V.2009CARNEIRO, J. V. ; MORAES, O. L L ; ACEVEDO, O. C ; ROBERTI, D. R. ; TEICHRIEB, C. A. ; ZIMERMANN, H. R. ; AMADO, T. J. C. ; FIORIN, J. . Comportamento do Fluxo de dioxido de carbono na cultura da soja na regiao sul do Brasil. Ciência e Natura, v. esp, p. 81-84, 2009.

73.
ROBERTI, D. R.2009ROBERTI, D. R.; Gonçalves, L. G. G. de ; MORAES, O. L L ; TEICHRIEB, C. A. ; ZIMERMANN, H. R. ; TIMM, A. . U. ; Webler, G. . Estimativa dos Fluxos superficiais de energia e massa na regiao do Pampa Gaúcho. Ciência e Natura, v. esp, p. 105-108, 2009.

74.
TIMM, A. . U.2009TIMM, A. . U. ; Roberti, Débora Regina ; Gonçalves, L. G. G. de ; TEICHRIEB, C. A. ; ZIMERMANN, H. R. ; Moreira, V.S. ; RODRIGUES, N. K. ; DEGRAZIA, G. A. . Estimativa dos Fluxos superficiais de energia utilizando o modelo de superficie NOAH. Ciência e Natura, v. esp, p. 121-124, 2009.

75.
COMIN, A. N.2009COMIN, A. N. ; Webler, G. ; ROBERTI, D. R. ; MORAES, O. L L . Variação anual dos fluxos de energia numa culturade arroz irrigado. Ciência e Natura, v. esp, p. 129-132, 2009.

76.
Moreira, V.S.2009Moreira, V.S. ; TIMM, A. ; ROBERTI, D. R. ; DEGRAZIA, G. A. . Teste de diferentes parametrizações da turbulência utilizando um modelo de dispersão. Ciência e Natura, v. esp, p. 201-204, 2009.

77.
TIMM, ANDRéA UCKER2009TIMM, ANDRéA UCKER ; Anfossi, Domenico ; DEGRAZIA, GERVáSIO ANNES ; ROBERTI, DéBORA REGINA . Difusão de contaminantes em condições de vento fraco empregando um modelo estocástico Lagrangeano. Revista Brasileira de Meteorologia (Impresso), v. 24, p. 364-377, 2009.

78.
ARBAGE, M. C.2008ARBAGE, M. C. ; DEGRAZIA, G. A. ; WELTER, G. S. ; ROBERTI, D. R. ; ACEVEDO, O. C ; MORAES, O. L L ; Ferraz, S. E. T. ; TIMM, A. ; Moreira, V.S. . Turbulent statistical characteristics associated to the north wind phenomenon in southern Brazil with application to turbulent diffusion. Physica. A, v. 387, p. 4376-4386, 2008.

79.
DEGRAZIA, G. A.2008DEGRAZIA, G. A. ; WELTER, G. S. ; Wittwer, A. R. ; ACEVEDO, O. C ; ROBERTI, D. R. ; MORAES, O. L L ; VELHO, H. F. de C. . Estimation of the Lagrangian Kolmogorov constant from Eulerian measurements for distinct Reynolds number with application to pollution dispersion model. Atmospheric Environment, v. 42, p. 2415-2423, 2008.

80.
DEGRAZIA, Gervasio Annes2007DEGRAZIA, Gervasio Annes ; CARVALHO, Jonas ; MOREIRA, Davidson ; VILHENA, Marco T ; ROBERTI, D. R. ; MAGALHAES, Sergio . Derivation of a decorrelation timescale depending on source for inhomogeneous turbulence in a convective boundary layer. Physica. A, v. 374, p. 55-65, 2007.

81.
ROBERTI, D. R.;Roberti, Débora Regina;Roberti, Débora R.;ROBERTI, DÉBORA R.;ROBERTI, DéBORA REGINA;Roberti, Débora;ROBERTI, DEBORA;R., Dbora;R., Debora;Roberti, Debora;ROBERTI, DEBORA REGINA;ROBERTI, DEBORA R.;R. ROBERTI, D.;ROBERTI, D.2007ROBERTI, D. R.; ANFOSSI, D. ; VELHO, H. F. de C. ; DEGRAZIA, G. A. . Estimation of emission rate from experimental data. Nuovo Cimento della Società Italiana di Fisica. C, Geophysics and Space Physics, v. 30, p. 177-186, 2007.

82.
MARTINS, C.2007MARTINS, C. ; MORAES, O. L. L. de ; ROBERTI, D. R. ; ACEVEDO, O. C ; Gonçalves, L. G. G. de . Calibracao do Modelo de Interação de superficie atmosfera (SIB2) para uma plantação de arroz na regiao central do Rio Grande do Sul. Ciência e Natura, v. esp, p. 261-264, 2007.

83.
Moreira, V.S.2007Moreira, V.S. ; TIMM, A ; ROBERTI, D. R. ; DEGRAZIA, G. A. . Comparação de diferentes parametrizacoes da turbulencia numa atmosfera neutra. Ciência e Natura, v. esp, p. 391-394, 2007.

84.
TIMM, A2007TIMM, A ; ROBERTI, D. R. ; DEGRAZIA, G. A. . Estudo da difusão empregando parâmetros turbulentos que descrevem a capacidade de mistura da Camada Limite Planetária. Ciência e Natura, v. esp, p. 349-354, 2007.

85.
Ferraz, S. E. T.2007Ferraz, S. E. T. ; ROBERTI, D. R. ; MORAES, O L L ; MARTINS, C. . Influencia do modo sul de precipitacao na variabilidade de pequena escala. Ciência e Natura, v. esp, p. 407-410, 2007.

86.
ROBERTI, D. R.;Roberti, Débora Regina;Roberti, Débora R.;ROBERTI, DÉBORA R.;ROBERTI, DéBORA REGINA;Roberti, Débora;ROBERTI, DEBORA;R., Dbora;R., Debora;Roberti, Debora;ROBERTI, DEBORA REGINA;ROBERTI, DEBORA R.;R. ROBERTI, D.;ROBERTI, D.2005ROBERTI, D. R.; SOUTO, R. P. ; VELHO, H. F. de C. ; ANFOSSI, D. ; DEGRAZIA, Gervásio Annes . Parallel Implementation of a Lagrangian Stochastic Model for Pollution Dispersion. International Journal of Parallel Programming, Amsterdan, v. 33, n.5, p. 485-498, 2005.

87.
ROBERTI, D. R.;Roberti, Débora Regina;Roberti, Débora R.;ROBERTI, DÉBORA R.;ROBERTI, DéBORA REGINA;Roberti, Débora;ROBERTI, DEBORA;R., Dbora;R., Debora;Roberti, Debora;ROBERTI, DEBORA REGINA;ROBERTI, DEBORA R.;R. ROBERTI, D.;ROBERTI, D.2005ROBERTI, D. R.. Problemas Inversos em Física. Ciência e Natura, Santa Maria, v. esp, p. 195-210, 2005.

88.
TIMM, A.2005TIMM, A. ; ROBERTI, D. R. ; DEGRAZIA, G. A. . Comparação de modelos de difusão unidimensional para uma fonte pontual instantânea. Ciência e Natura, v. esp, p. 305-308, 2005.

89.
ROBERTI, D. R.;Roberti, Débora Regina;Roberti, Débora R.;ROBERTI, DÉBORA R.;ROBERTI, DéBORA REGINA;Roberti, Débora;ROBERTI, DEBORA;R., Dbora;R., Debora;Roberti, Debora;ROBERTI, DEBORA REGINA;ROBERTI, DEBORA R.;R. ROBERTI, D.;ROBERTI, D.2005ROBERTI, D. R.; ANFOSSI, D ; VELHO, H. F. de C. ; DEGRAZIA, G. A. . Estimação da dimensão horizontal de uma fonte área. Ciência e Natura, v. esp, p. 147-150, 2005.

90.
ROBERTI, D. R.;Roberti, Débora Regina;Roberti, Débora R.;ROBERTI, DÉBORA R.;ROBERTI, DéBORA REGINA;Roberti, Débora;ROBERTI, DEBORA;R., Dbora;R., Debora;Roberti, Debora;ROBERTI, DEBORA REGINA;ROBERTI, DEBORA R.;R. ROBERTI, D.;ROBERTI, D.2005ROBERTI, D. R.; ANFOSSI, D ; VELHO, H. F. de C. ; DEGRAZIA, G. A. . Estimação da taxa de emissão e localização de fontes. Ciência e Natura, v. esp, p. 131-134, 2005.

91.
DEGRAZIA, G2005DEGRAZIA, G ; ANFOSSI, D. ; SZINVELSKI, C. ; GOULART, A ; BULIGON, L. ; ROBERTI, D. R. ; ACEVEDO, O. C . Taxa de dissipação turbulenta para eventos de meandro do vento horizontal. Ciência e Natura, v. esp, p. 135-138, 2005.

92.
ARBAGE, M. C.2005ARBAGE, M. C. ; DEGRAZIA, G. A. ; ROBERTI, D. R. ; WELTER, G. S. ; ACEVEDO, O. C ; MORAES, O. L. L. de . Um estudo Micrometeorológico associado a um evento de vento norte na região central do RS. Ciência e Natura, v. esp, p. 201-204, 2005.

93.
ROBERTI, D. R.;Roberti, Débora Regina;Roberti, Débora R.;ROBERTI, DÉBORA R.;ROBERTI, DéBORA REGINA;Roberti, Débora;ROBERTI, DEBORA;R., Dbora;R., Debora;Roberti, Debora;ROBERTI, DEBORA REGINA;ROBERTI, DEBORA R.;R. ROBERTI, D.;ROBERTI, D.2004ROBERTI, D. R.; VELHO, H. F. de C. ; DEGRAZIA, Gervasio Annes . Identifying Counter-gradient Term in Atmospheric Convective Boundary Layer. Inverse Problems in Engineering, Miami, v. 12, n.3, p. 329-339, 2004.

94.
DEGRAZIA, Gervásio Annes2003DEGRAZIA, Gervásio Annes ; ROBERTI, D. R. . Fenomenologia da Turbulência Bem Desenvolvida - Parâmetros Turbulentos. Ciência e Natura, Santa Maria, v. esp., p. 107-120, 2003.

95.
TATSCH, J. D.2003TATSCH, J. D. ; ACOSTA, R ; ROBERTI, D. R. ; ACEVEDO, O. C ; MORAES, O. L L . Balanço de Energia numa Lavoura de Arroz na região central do RS. Ciência e Natura, v. esp, p. 273-276, 2003.

96.
ACOSTA, R2003ACOSTA, R ; TATSCH, J ; ROBERTI, D. R. ; PERES, L. ; ACEVEDO, Otavio ; MORAES, O. L L . Condições meteorológicas médias em uma área de cultivo de arroz no centro do RS. Ciência e Natura, v. esp, p. 247-250, 2003.

97.
MARTINS, Cintya A2003MARTINS, Cintya A ; MORAES, O L L ; ACEVEDO, O ; ROBERTI, D. R. . Fluxo turbulento de calor sensível na camada limite superficial sobre diferentes condições de estabilidade e topografia. Ciência e Natura, v. esp, p. 185-188, 2003.

98.
GOULART, A2003GOULART, A ; DEGRAZIA, G ; ROBERTI, D. R. ; ANFOSSI, D. ; MORAES, O. L L ; ACEVEDO, O. C . Investigação analítica do fenômeno de oscilação de baixas frequências do vento horizontal pelo emprego das equações de Navier-Stokes. Ciência e Natura, v. esp, p. 87-92, 2003.

99.
SIQUEIRA, A.2003SIQUEIRA, A. ; MORAES, O L L ; ACEVEDO, O. C ; SILVA, R ; FITZJARRALD, D ; SAKAI, R. ; ROBERTI, D. R. . Perfil de CO2 e vapor d'água para uma região com pastagem na Amazônia. Ciência e Natura, v. esp, p. 285-289, 2003.

100.
CARVALHO, J. C.2002CARVALHO, J. C. ; DEGRAZIA, Gervasio Annes ; ANFOSSI, D. ; CAMPOS, C. R. J. ; KERR, A. S. . Lagrangian stochastic dispersion modelling for the simulation of contaminants released from tall and low stacks. Meteorologische Zeitschrift (Berlin), Berlin, v. 11, n.2, p. 89-97, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
Szinvelski, Charles R.P. ; BULIGON, LIDIANE ; STEFANELLO, MICHEL BAPTISTELLA ; MALDANER, SILVANA ; ROBERTI, DEBORA R. ; Degrazia, Gervásio Annes . Testing Physical and Mathematical Criteria in a New Meandering Autocorrelation Function. Turbulence Modelling Approaches - Current State, Development Prospects, Applications. 1ed.: InTech, 2017, v. , p. 207-.

2.
Oliveira, P. E. S. ; ACEVEDO, Otávio C ; ROBERTI, D. R. ; Diaz, Marcelo B. ; MORAES, O. L L . Trocas de CO2 em uma Floresta de Araucária: Análise a partir de dados micrometeorológicos. In: Carlos Roberto Sanquetta, Ana PAula Dalla Corte, Aurélio Lourenço Rodrigues, Francelo Mognon. (Org.). Floresta com Araucária: Pesquisas Ecológicas de longa duração. 1ed.Curitiba: Multi-Graphic, 2014, v. 1, p. 271-296.

3.
ROBERTI, DÉBORA R.; TATSCH, J. D. ; OLIVEIRA, P. E. S. ; TEICHRIEB, C. A. ; MORAES, O. L. L. de ; ACEVEDO, O. C ; ZIMERMANN, H. R. . SULFLUX - Rede Sul-Brasileira de Fluxos Superficiais e mudança climáticas: resultados preliminares. Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura: Resultados Projeto SIMTECO. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2013, v. 1, p. 11-42.

4.
SOUZA, V. A. ; ALVES, R. C. M. ; ROBERTI, D. R. ; Klering, E. V. . Estimativa de evapotranspiração a partir de dados experimentais e de sensoriamento remoto. In: Rita de Cássia Marques Alves & Eliana Veleda Klering. (Org.). Sensoriamento Remoto Aplicado à Agricultura: Resultados Projeto SIMTECO. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2013, v. 1, p. 61-78.

5.
Campos Velho, Haroldo F. de ; R., Dbora ; da Luz, Eduardo F.P. ; F., Fabiana . Strategies for Estimation of Gas Mass Flux Rate Between Surface and the Atmosphere. Air Pollution - Monitoring, Modelling and Health. 1ed.: InTech, 2012, v. , p. 259-280.

6.
Ferraz, S. E. T. ; ROBERTI, D. R. . Padrões Climáticos na região do extremo sul do Planalto Meridional brasileiro. In: Mauro V. Schumacher; Solon J. Longhi; Eleandro J. Brun; Ricardo V. Kilca.. (Org.). A floresta Estacional Subtropical - Caracterização e Ecologia no Rebordo do Planalto Meridional. 1ed.Santa Maria: Editora da UFSM, 2011, v. , p. 9-20.

7.
A., Gervasio ; U., Andrea ; S., Virnei ; R., Debora . Meandering Dispersion Model Applied to Air Pollution. In: Nicolas Mazzeo. (Org.). Air Quality-Models and Applications. 1.ed.: InTech, 2011, v. , p. 53-66.

8.
DEGRAZIA, Gervásio ; Gledson, Antonio ; Goulart, Oliveira ; Roberti, Debora . Turbulence and Dispersion of Contaminants in the Planetary Boundary Layer. Air Pollution and Turbulence. 1ed.: CRC Press, 2009, v. , p. 33-68.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HALMENSCHLAGER, M. A. ; PIVA, E. D. ; Roberti, Débora R. ; Peres, L. V. ; MORAES, O. L. L. de . Estudo de Nevoeiro no Aeródromo de Santa Maria - RS. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 2012, Gramado. XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 2012.

2.
Ferraz, S. E. T. ; ROBERTI, D. R. ; RODRIGUES, N. K. . VALIAÇÃO MICRO CLIMATOLÓGICA DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL ? PARTE I: DETECÇÃO DE EXTREMOS. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 2012, Gramado. XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 2012.

3.
Diaz, M. B. ; ROBERTI, D. R. ; MORAES, O. ; FIORIN, J. . FECHAMENTO DE FALHAS NOS FLUXOS DE CO2 EXPERIMENTAIS: ESTIMATIVA DA RESPIRAÇÃO E ASSIMILAÇÃO DE UM CULTIVO DE INVERNO. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 2012, Gramado. XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 2012.

4.
RUBERT, G. C. ; RUBERT, J. ; MOREIRA, V. ; ROBERTI, D. R. ; FIORIN, J. . AVALIAÇÃO DE DADOS BIOFÍSICOS DO TRIGO EM FUNÇÃO DOS GRAUS-DIA PARA DOIS SISTEMAS DE PLANTIO. In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 2012, Gramado. XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA, 2012.

5.
DEGRAZIA, G. A. ; ROBERTI, D. R. ; Rizza, U. ; Ferraz, S. E. T. ; MORAES, O. L. L. de ; WELTER, G. S. . Investigação do Terceiro Momento da Velocidade Vertical Turbulenta na Camada Limite Superficial: Simulação LES e Dados Observacionais. In: 16º Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2010, Belem-PA. 16º Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2010.

6.
TIMM, A. . U. ; Moreira, V.S. ; Webler, G. ; ROBERTI, D. R. ; COMIN, A. N. ; Gonçalves, L. G. G. de ; MORAES, O. L. L. de ; DEGRAZIA, G. A. . Estimativa dos fluxos de energia superficiais para o Sítio Experimental de Paraíso do Sul. In: XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2010, Belém -PA. XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2010.

7.
Webler, G. ; TIMM, A. ; ROBERTI, D. R. ; MORAES, O. L. L. de ; Moreira, V.S. ; COMIN, A. N. ; FIORIN, J. . Balanço Radiativo e Fluxo de CO2 para a cultura da Soja com o modelo AGRO-IBIS. In: XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2010, Belém - PA. XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2010.

8.
COMIN, A. N. ; ROBERTI, D. R. ; Moreira, V.S. ; MORAES, O. L. L. de ; TIMM, A. . U. ; Webler, G. . Análise da radiação fotossinteticamente ativa e do índice de área foliar em relação ao fluxo de CO2 no período anual de uma cultura de arroz irrigado. In: XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2010, Belém - PA. XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2010.

9.
Moreira, V.S. ; TIMM, A. . U. ; ROBERTI, D. R. ; DEGRAZIA, G. A. ; FIORIN, J. ; MORAES, O. L. L. de ; Webler, G. . Estimativa da evapotranspiração em dois sistemas de cultivo para soja, utilizando o método Eddy Covariance.. In: XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2010, 2010, Belém - PA. XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2010, 2010.

10.
Webler, G. ; ROBERTI, D. R. ; MORAES, O. L. L. de ; TEICHRIEB, C. A. ; ZIMERMANN, H. R. ; TIMM, A. . U. . Estimativa dos fluxos superficiais de energia em Candiota-RS utilizando o modelo IBIS. In: III Simpósio Internacional de Climatologia, 2009, Canela - RS. III Simpósio Internacional de Climatologia, 2009.

11.
TIMM, A. . U. ; ZIMERMANN, H. R. ; TEICHRIEB, C. A. ; ROBERTI, D. R. ; MORAES, O. L. L. de ; DEGRAZIA, G. A. . Análise de fluxos turbulentos em duas torres micrometeorológicas do PAMPA07. In: III Simpósio Internacional de Climatologia, 2009, Canela - RS. Anais do III Simpósio Internacional de Climatologia, 2009.

12.
Moreira, V.S. ; TIMM, A ; ROBERTI, D. R. ; DEGRAZIA, G. A. . Utilização de diferentes Parametrizações da turbulência para o Experimento de Copenhagen. In: XV CBMET-Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2008, Sao Paulo. XV CBMET-Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2008.

13.
TIMM, A. ; ROBERTI, D. R. ; TEICHRIEB, C. A. ; ZIMERMANN, H. R. ; MORAES, O. L. L. de ; DEGRAZIA, G. A. . Comparacao de fluxos turbulentos obtidos experimentalmente e com o modelo BRAMS para a regiao de Candiota. In: XV CBMET: Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2008, Sao Paulo. XV CBMET: Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2008.

14.
LUZ, E. F. P. ; VELHO, H. F. de C. ; J.C. Becceneri ; ROBERTI, D. R. . Estimating Atmospheric Area Source Strength Through Particle Swarm Optimization. In: Inverse Problems, Desing and Optimization Symposium, 2007, Miami. Inverse Problems, Desing and Optimization Symposium (IPDO-2007), 2007.

15.
ROBERTI, D. R.; ANFOSSI, D. ; VELHO, H. F. de C. ; DEGRAZIA, G. A. . Dados Experimentais em Dispersão de Poluentes - Uma Simulação. In: XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2006, Florianópolis. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2006.

16.
ROBERTI, D. R.; ANFOSSI, D. ; VELHO, H. F. de C. ; DEGRAZIA, G. A. . Avaliação de Erros em Dados Experimentais para Dispersão de Poluentes. In: XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2006, Florianópolis. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2006.

17.
ROBERTI, D. R.; ANFOSSI, D. ; VELHO, H. F. de C. ; DEGRAZIA, Gervásio Annes . Determinação de Fontes de Poluição. In: IX Congreso Argentino de Meteorologia, 2005, Buenos Aires. Anais do IX Congreso Argentino de Meteorologia, 2005.

18.
ROBERTI, D. R.; ANFOSSI, D. ; VELHOS, H. F. de C. ; DEGRAZIA, Gervásio . Estimation of Emission Rate of Pollutant Atmospheric Source. In: 5th International Conference on Inverse Problems in Engineering: Theory and Practice, 2005, Cambrige. Proc of the 5th International Conference on Inverse Problems in Engineering: Theory and Practice, 2005.

19.
VELHO, H. F. de C. ; BARBOSA, V. C. F. ; ROBERTI, D. R. ; SOUTO, R. P. ; SHIGUEMORI, E. H. . Inverse Analysis in Geoscience Problems. In: Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2005, Guarapari - ES. Anais do Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2005. p. 237-249.

20.
ROBERTI, D. R.; VELHO, H. F. de C. ; DEGRAZIA, Gervásio . Turbulent Coeficients Identification Under Convective And Neutral Conditions. In: XIII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2004, Fortaleza (CE). Anais do XIII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2004.

21.
ROBERTI, D. R.; SOUTO, R. P. ; VELHO, H. F. de C. ; DEGRAZIA, G. ; ANFOSSI, D. . Parallel Implementation of a Lagrangian Stochastic Model for Pollution Dispersion. In: 16th Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing, 2004, Foz do Iguaçu (PR). Proc. of the 16th Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing, 2004. p. 142-149.

22.
WELTER, G. S. ; ROBERTI, D. R. ; ACEVEDO, Otávio ; FRANCO, M. S. ; TATSCH, Jonatan ; ACOSTA, Ricardo ; MORAES, Osvaldo L L de . Variação diária de Energia e Fluxo de CO2 numa Área de Cultivo de Arroz no Centro do RS entre Setembro de 2003 e Abril de 2004.. In: XIII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2004, Fortaleza. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2004.

23.
SIQUEIRA, A. C. ; ROBERTI, D. R. ; MORAES, O. L. L. de . Estudo do transporte e dispersão de poluentes proximo à usina Presidente Medice, Candiota-RS, utilizando modelagem lagrangeana. In: XIII CBMet - Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2004, Fortaleza. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2004.

24.
ROBERTI, D. R.; VELHO, H. F. de C. ; DEGRAZIA, Gervasio Annes . Identifying Counter-gradient Term in Atmospheric Convective Boundary Layer. In: IV International Conference on Inverse Problems in Enginnering: Theory and Practice, 2002, Angra dos Reis (RJ). Proc. of the 4th International Conference on Inverse Problems in Engineering: Theory and Practice, 2002.

25.
ROBERTI, D. R.; VELHO, H. F. de C. ; DEGRAZIA, Gervásio Annes . New formulation for the counter-gradient and numerical procedure for it identification. In: XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2002, Foz do Iguaçu - PR. Anais do XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2002. p. 1519-1527.

26.
BRAUER, C. R. N. ; ROBERTI, D. R. ; DEGRAZIA, Gervasio Annes ; MOREIRA, D. M. ; MEDEIROS, L. E. ; WELTER, G. S. . Desenvolvimento de expressões analíticas e integral para os parâmetros de dispersão vertical em condições neutras. In: XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2002, Foz do Iguaçu - PR. Anais do XII Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2002. p. 2029-2035.

27.
ROBERTI, D. R.; CARVALHO, J. C. ; DEGRAZIA, Gervasio Annes . Uma discussão da base teórica que fundamenta os modelos de dispersao estocasticos lagrangeanos. In: XI CBMet - Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2000, Rio de Janeiro. Anais do XI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2000. p. 1989-1992.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ACOSTA, Ricardo ; ROBERTI, DEBORA R. ; RUBERT, Gisele C. ; DIAZ, M. B. ; MORAES, O. L. L. . Long term CO2 Flux measurements over a Pampa's biome: Three years od eddy covariance data.. In: XIX Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2016, Joao Pessoa - PB. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2016.

2.
AGUIAR, L. J. G. ; COSTA, J. M. N. ; TEICHRIEB, C. A. ; Moreira, V.S. ; ROBERTI, D. R. ; Fischer, G. R. ; AGUIAR R. G. ; OLIVEIRA, E. C. ; NEVES, Leonardo ; MORAES, O. L L . INFLUÊNCIA MICROCLIMÁTICA DA IRRIGAÇÃO POR ALAGAMENTO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A PAR E A IRRADIÂNCIA SOLAR GLOBAL EM PARAÍSO DO SUL - RS. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia - CBA 2011, 2011, Guarapari. Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas.

3.
Timm, Andréa Ucker ; ROBERTI, D. R. ; Moreira, V.S. ; Sena, J. ; MORAES, O. L. L. de ; DEGRAZIA, G. A. . ESTUDO DO COMPORTAMENTO DOS FLUXOS DE ENERGIA SUPERFICIAS PARA UMA CULTURA DE ARROZ IRRIGADO. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia - CBA 2011, 2011, Guarapari. Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2011.

4.
NEVES, Leonardo ; COSTA, J. M. N. ; ROBERTI, D. R. ; Justino, F. B. ; Ferreira, W. P. M. ; OLIVEIRA, E. C. ; AGUIAR, L. J. G. ; GONCALVES, P. H. ; Higel H. F. ; RODRIGUES, M. P. . ESTIMATIVA DO BALANÇO DE ENERGIA UTILIZANDO O MODELO DE INTERAÇÃO BIOSFERA-ATMOSFERA - CABLE. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia - CBA 2011, 2011, Guarapari-ES. Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2011.

5.
GONCALVE, J. B. ; DEGRAZIA, G. A. ; CARVALHO, J. C. ; TIMM, A. ; Maldaner, S. . Emprego de um modelo de dispersão no estudo da universalidade da taxa de dissipaçao da energia. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia - CBA 2011, 2011, Guarapari-ES. Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2011.

6.
ROBERTI, D. R.. TROCAS LÍQUIDAS DE CARBONO USANDO O METODO EDDY COVARIANCE EM UM SITIO DE CULTIVO DE SOJA SOB SISTEMA CONVENCIONAL NO SUL DO BRASIL.. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia - CBA 2011, 2011, Guarapari - ES. Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2011.

7.
Oliveira, P. E. S. ; MORAES, O. L. L. de ; ROBERTI, D. R. ; ACEVEDO, O. C . Trocas líquidas de carbono usando o método da covariância de vórtices em uma floresta de araucária no sul do Brasil. In: XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia - CBA 2011, 2011, Guarapari - ES. Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, 2011.

8.
Webler, G. ; Sena, J. ; MARTINS, Cintya A ; ROBERTI, D. R. . Balanço de energia ao longo do ciclo da cultura do arroz. In: 5º Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, 2007, Santa Maria. Anais do 5º Workshop Brasileiro de Micrometeorologia, 2007.

9.
ROBERTI, D. R.; DEGRAZIA, Gervásio ; ACEVEDO, Otávio C ; MORAES, Osvaldo L L de ; FITZJARRALD, D. ; SAKAI, R. K ; SILVA, R. da ; SIQUEIRA, A. . Evolução do Perfil Vertical de Umidade Após o Por do Sol Numa Área de Pastagem na Amazônia. In: XIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2003, Santa Maria. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2003. v. 1. p. 5-6.

10.
SIQUEIRA, A. C. ; MORAES, O. L L ; ACEVEDO, Otávio C ; SILVA, R. da ; FITZJARRALD, D. ; SAKAI, R. K ; ROBERTI, D. R. . Evolução Temporal do Perfil de CO2, para a Estação Seca, em uma Área de Pecuária na Amazônia. In: XIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2003, Santa Maria. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, 2003. v. 1. p. 99-100.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, A. P. ; Maldaner S. ; BALCAZAR, J. G. C. ; Diaz, Marcelo B. ; SOUZA, V. A. ; ROBERTI, D. R. ; MARAN, V. . ANÁLISE DA VELOCIDADE DO VENTO EM CACHOEIRA DO SUL EMPREGANDO DIFERENTES DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

2.
ROCHA, B. S. ; Silvana Maldaner ; NASCIMENTO, A. P. ; DEGRAZIA, G. A. ; Rizza, U. ; STEFANELLO, M. B. ; ROBERTI, D. R. . INCERTEZAS NOS MÉTODOS DE EXTRAPOLAÇÃO DA VELOCIDADE DO VENTO PARA NÍVEIS SUPERIORES: UMA APLICAÇÃO NO SUL DO BRASIL. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

3.
SILVA, G. M. ; DEGRAZIA, G. A. ; ROBERTI, D. R. ; STEFANELLO, M. B. ; TEICHRIEB, C. A. . AVALIAÇÃO DAS MEDIDAS DE UM ANEMÔMETRO DEVIDO A SUBSTITUIÇÃO DE UM RESISTOR. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

4.
CARVALHO, L. M. ; DEGRAZIA, G. A. ; ROBERTI, D. R. ; FAGUNDES, L. A. ; LORETO, D. N. ; SOUZA, E. C. ; TEICHRIEB, C. A. . Intercomparação de sensores de temperatura e umidade do ar. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

5.
ESTEVO, A. P. ; ROBERTI, D. R. ; RUBERT, Gisele C. . PIDHA: METEOROLOGIA E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. In: 10º Fórum Extensão Conta, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

6.
AIMI, D. ; ROBERTI, D. R. ; RUBERT, Gisele C. ; Diaz, Marcelo B. ; SOUZA, V. A. ; BULIGON, L. ; Silvana Maldaner . AVALIAÇÃO DE EQUAÇÕES CLÁSSICAS DE RADIAÇÃO DE ONDA LONGA INCIDENTE NA REGIÃO DE SANTA MARIA - RS. In: 8º Salão de Pós-Graduação, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

7.
SILVA, D. ; ROBERTI, D. R. ; PINHEIRO, M. E. . Variação sazonal e diária do albedo sobre uma superfície caracterizada pelo Bioma Pampa na Região de Santa Maria-RS. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

8.
LORETO, D. N. ; ROBERTI, D. R. ; CARVALHO, L. M. ; SOUZA, E. C. ; VEECK, G. P. ; TEICHRIEB, C. A. . Intercomparação entre Barômetros em mesmas condições de controle em relação ao modelo padrão disponibilizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

9.
TORO, I. M. C. ; ROBERTI, D. R. ; GOTUZZO, R. A. . APLICAÇÃO DE UM MODELO DE FOOTPRINT PARA ESTIMATIVA DA CONTRIBUIÇÃO DA SUPERFICIE NA MEDIÇÃO DE FLUXOS DE CO2.. In: 8º Salão de Pós-Graduação, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

10.
FAGUNDES, L. A. ; ROBERTI, D. R. ; Maboni, C. . Análise de variáveis meteorológicas que estão relacionadas com o fluxo de metano em uma área de arroz irrigado. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

11.
TRAESEL, T. A. ; ROBERTI, D. R. ; ZIMMER, T. . VALORES CARACTERISTICOS DA TEMPERATURA DO SOLO AO LONGO DE UM ANO EM UMA ÁREA DE PASTAGEM NO BIOMA PAMPA. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

12.
SOUZA, E. C. ; ACEVEDO, Otavio ; TEICHRIEB, C. A. ; VEECK, G. P. ; CARVALHO, L. M. ; LORETO, D. N. ; ROBERTI, D. R. . Intercomparação de Anemômetros de Copos. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. Anais 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

13.
Roberti, Débora R.; MORAES, Osvaldo L L de ; Diaz, Marcelo B. ; TATSCH, J. D. ; ACEVEDO, Otavio ; Zimermann, H. R. ; RUBERT, G. C. ; COSTA, Ricardo A ; VELHO, H. F. de C. . WATER AND CO2 EXCHANGE FOR DIFFERENT LAND USE IN PAMPA BIOME IN SOUTHERN BRAZIL. In: AGU Fall Meeting, 2015, Sao Francisco - CA - EUA. AGU Fall Meeting - 2015, 2015.

14.
SOUZA, V. A. ; Roberti, Débora R. ; ALVES, R. C. M. ; Diaz, Marcelo B. ; RUBERT, G. C. ; MORAIS, O. L. . Validation the Product of Evapotranspiration (MOD16) With Flux Tower Data to Rice Paddy in Southern Brazil. In: AGU Fall Meeting, 2015, Sao Francisco - CA - EUA. AGU Fall Meeting - 2015, 2015.

15.
Diaz, Marcelo B. ; Roberti, Débora R. ; WEBLER Geovane ; FIORIN, J. ; MORAIS, O. L. ; TEICHRIEB, C. A. ; AMADO, T. J. C. . Net Exchange Ecossistem in Subtropical Agriculture Area in Southern Brazil. In: AGU Fall Meeting, 2015, Sao Francisco - CA- EUA. AGU Fall Meeting - 2015, 2015.

16.
ZIMMER, T. ; Silveira, Marcos C. ; Roberti, Débora R. . DYNAMICS OF SOIL HEAT FLUX IN LOWLAND AREA: ESTIMATING THE SOIL THERMAL CONDUCTIVY. In: AGU - 2013 Meeting of the Americas, 2013, Cancun. AGU - 2013 Meeting of the Americas, 2013.

17.
VELHO, H. F. de C. ; Ferraz, S. E. T. ; SOUTO, R. P. ; ROBERTI, D. R. ; Streck, N. A. G. M. ; Charão A. S. ; NAVAUX, P. O. A. . Evaluation of the climate change impact using mesoscale regional model. In: American Geophysical Union Joint Assembly (AGU), 2010, Foz do Iguaçu. 2010 American Geophysical Union Joint Assembly (AGU), 2010.

18.
TEICHRIEB, C. A. ; MORAES, O. L. L. de ; ZIMERMANN, H. R. ; ACEVEDO, O. C ; ROBERTI, D. R. ; CARNEIRO, J. V. . Analysis of CO2 Fluxes over soybean crops under two different tillage systems.. In: 29ª Conference on Agricultural and Forest Meteorology, 2010, Keystone, CO. 29ª Conference on Agricultural and Forest Meteorology.

19.
ZIMERMANN, H. R. ; MORAES, O. L. L. de ; TEICHRIEB, C. A. ; Oliveira, P. E. S ; ROBERTI, D. R. ; ACEVEDO, O. C . Vertical Structure of the CO2 Exchange Between the Surface and the Atmosphere Within and Above An Araucaria Forest Canopy.. In: 29ª Conference on Agricultural and Forest Meteorology, 2010, Keystone, CO. 29ª Conference on Agricultural and Forest Meteorology, 2010.

20.
GOERGEN, Guilherme ; ROBERTI, D. R. ; Pampuch L. A. . Análise da Evapotranspiração utilizando dados de sensoriamento remoto na equação Penman-Monteith. In: Conferencia Cientifica do LBA: Amazônia em Perspectiva: Por uma Ciência Integrada, 2008, Manaus. Conferencia Cientifica do LBA: Amazônia em Perspectiva: Por uma Ciência Integrada, 2008.

21.
ROBERTI, D. R.; GOERGEN, Guilherme ; Webler, G. ; Gonçalves, L. G. G. de ; MARTINS, Cintya A . Análise da sensibilidade do modelo de superfície SIB2 para uma região de pastagem e floresta na Amazônia. In: Conferencia Cientifica do LBA: Amazônia em Perspectiva: Por uma Ciência Integrada, 2008, Manaus. Conferencia Cientifica do LBA: Amazônia em Perspectiva: Por uma Ciência Integrada, 2008.

22.
Sena, J. ; ROBERTI, D. R. ; Webler, G. . Análise do balanço de energia numa cultura de arroz na região cntral do rs, para ocasiões de céu claro e de solo irrigado e seco.. In: 22ª Jornada Acadêmica Integrada, 2007, Santa Maria. 22ª Jornada Acadêmica Integrada, 2007.

23.
Webler, G. ; ROBERTI, D. R. ; Sena, J. . Análise do balanço de energia numa cultura de arroz na região central do rs, para ocasiões de céu nublado e de solo irrigado e seco. In: 22ª Jornada Acadêmica Integrada, 2007, Santa Maria. 22ª Jornada Acadêmica Integrada, 2007.

24.
GOERGEN, G ; JAUER, P R ; ROBERTI, D. R. . Implementação do Método de Otimização Algoritmo Genético.. In: 21° Jornada Acadêmica Integrada, 2006, Santa Maria. 21° Jornada Acadêmica Integrada, 2006.

25.
WELTER, G. S. ; DEGRAZIA, Gervásio Annes ; ROBERTI, D. R. . Simulação numérica da dispersão de poluentes sob condições de baixo vento médio. In: XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2003, Santa Maria. Anais da XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2003.

26.
TATSCH, J. D. ; ACOSTA, Ricardo ; ROBERTI, D. R. ; ACEVEDO, Otávio C ; NEVES, Leonardo ; MORAES, Osvaldo L L de . Fluxo de CO2 numa Lavoura de Arroz na região central do RS. In: XII Congresso de Iniciação Científica da UFPEL, 2003, Pelotas. Anais do XII Congresso de Iniciação Científica da UFPEL, 2003.

27.
ACOSTA, Ricardo ; TATSCH, Jonatan ; ROBERTI, D. R. ; ACEVEDO, Otávio C ; MORAES, Osvaldo L L de . Comparação da evolução diária média de variáveis meteorológicas em dias de céu claro e de céu nublado, na região central do RS. In: V ENPOS e XII Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2003, Pelotas - RS. Anais do V ENPOS e XII Congresso de Iniciação Científica da UFPel, 2003.

28.
ACOSTA, Ricardo ; TATSCH, J. D. ; ROBERTI, D. R. ; ACEVEDO, Otávio C ; MORAES, Osvaldo L L de . Avaliação micrometeorológica do inverno de 2003 em Paraíso do Sul.. In: V ENPOS e XII Congresso de Iniciação Cientifica da UFPEL, 2003, Pelotas. Anais do V ENPOS e XII Congresso de Iniciação Cientifica da UFPEL, 2003.

29.
TATSCH, Jonatan ; ACOSTA, Ricardo ; ROBERTI, D. R. ; ACEVEDO, Otávio ; BOIASKI, Nathalie ; NEVES, Leonardo ; MORAES, Osvaldo L L de . Balanço de energia numa área de cultivo de arroz no centro do RS. In: V ENPOS e XII Congresso de Iniciação Cientifica da UFPEL, 2003, Pelotas. Anais do V ENPOS e XII Congresso de Iniciação Cientifica da UFPEL, 2003.

30.
MEDEIROS, L. E. ; DEGRAZIA, Gervasio Annes ; ROBERTI, D. R. . Comparação de resultados obtidos pela equação de Difusão- Advecção utilizando diferentes coeficientes de difusão. In: XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2002, Santa Maria. Anais da XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2002.

31.
WELTER, G. S. ; DEGRAZIA, Gervásio Annes ; ROBERTI, D. R. . Um modelo euleriano de difusão aplicado na camada limite convectiva. In: XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2002, Santa Maria. Anais do XVIII Jornada Acadêmica Integrada, 2002.

32.
ROBERTI, D. R.; DEGRAZIA, Gervasio Annes ; CARVALHO, J. C. . The Influence of the Kolmogorov Constant in a Stochastic Lagrangian Model to Low Source. In: II Congresso em Fisica da Camada Limite Planetaria e Modelagem de Processos de Dispersão, 2001, Santa Maria. II Congresso em Fisica da Camada Limite Planetaria e Modelagem de Processos de Dispersão, 2001.

33.
ROBERTI, D. R.; DEGRAZIA, Gervasio Annes ; BRAUER, C. R. N. . Um modelo para o Cálculo da Constante Co de Kolmogorov. In: VII Encontro Anual de Iniciação Cientifica, 1998, Maringa - RS. VII Encontro Anual de Iniciação Cientifica. Maringá -RS: UDUEM - UEM, 1998. p. 153.

34.
ROBERTI, D. R.; SILVA, C. A. M. ; GRANADA, C. M. . Estrutura Eletrônica e de Compostos Heusler com Estrutura DO3. In: IV Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino, 1997, Santa Maria - RS. IV Jornada Integrada de Pesquisa Extensão e Ensino. Santa Maria - RS: Universidade Federal de Santa Maria, 1997. p. 394.

35.
ROBERTI, D. R.; DENARDIN, J. C. ; SCHIMIDT, I. . Atividades Experimentais no Ensino de Fisica. In: IX Salao de Iniciação Cientifica, 1997, Porto Alegre - RS. IX Salao de Iniciação Cientifica. Porto Alegre -RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1997. p. 06.

Artigos aceitos para publicação
1.
DEGRAZIA, G. A. ; ROBERTI, D. R. ; Zimermann, H. R. ; Puhales, F. S. ; ANABOR, V. ; Maldaner, S. ; Rizza, U. . An overview of the micrometeorological field campaign at Santa Maria, Southern Brazil: the Pampa-2016 experiment. METEOROLOGICAL APPLICATIONS, 2017.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
R. ROBERTI, D.. Consultoria Científica Ad Hoc de artigo científico submetido para publicação na Revista Agricultural and Forest Meteorology em março de 2018.. 2018.

2.
R. ROBERTI, D.. Consultoria Científica Ad Hoc de artigo científico submetido para publicação na Revista Plos One em setembro de 2017. 2017.

3.
R. ROBERTI, D.. Consultoria Científica Ad Hoc de artigo científico submetido para publicação na Revista Meteorology and Atmospheric Physics em junho de 2017. 2017.

4.
R. ROBERTI, D.. Consultoria Científica Ad Hoc de artigo científico submetido para publicação na Revista Journal of Applied Life Sciences International em abril de 2017. 2017.

5.
R. ROBERTI, D.. Consultoria Científica Ad Hoc de artigo científico submetido para publicação na Revista International Journal of Plant & Soil Science em fevereiro 2017. 2017.

Trabalhos técnicos


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROBERTI, D. R.; FONTANA, D. C.. Participação em banca de Luciana da Silva Mieres. Avaliação da reanálise CFSR-NCEP aplicada ao modelo SiB2 na simulação de fluxos de CO2. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
KRUSCHE, N.; ROBERTI, D. R.; OLINTO, C.. Participação em banca de Lenise Bicca Saraiva. Turbulência na região Sul do Rio Grande do Sul. 2011. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
MORAES, O. L L; ARAÚJO, A. C. de; ROBERTI, D. R.. Participação em banca de Pablo Eli de Oliveira. Trocas Turbulentas De Escalares Acima E No Interior De Uma Floresta De Araucária No Sul Do Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria.

4.
DEGRAZIA, G. A.; ACEVEDO, O. C; ROBERTI, D. R.. Participação em banca de Silvana Maldaner. Derivação de um Skewness da Velocidade Vertical Turbulenta a Partir de um Modelo LES. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria.

5.
DEGRAZIA, G. A.; ROBERTI, D. R.. Participação em banca de Juliana Bitencourt Gonçalves. Emprego de um modelo de dispersão turbulento no estudo da universalidade da taxa de dissipação da energia. 2010. Dissertação (Mestrado em PPG Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
Freitas E.; ROBERTI, D. R.; Saldanha D. L.. Participação em banca de Andréa Cury Marques. Implementação de dados obtidos com imagens do sensor TM do LandSat 5 e da missão SRTM no modelo atmosférico BRAMS. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
N.L. Vijaykuma; VELHO, H. F. de C.; J.C. Becceneri; ROBERTI, D. R.; A. J. da Silva Neto. Participação em banca de Eduardo Fávero Pacheco da Luz. Estimação de Fontes de Poluição Atmosférica usando Otimização por Enxame de Partículas. 2007. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

8.
ACEVEDO, O. C; ROBERTI, D. R.; SEGATTO, C.; CARVALHO, J. C.. Participação em banca de Carina da Silva Corrêa. Uma solucão analítica para a equacão que descreve o decaimento da turbulência na camada limite convectiva: uma aproximacão isotrópica.. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teses de doutorado
1.
Justino, F. B.; Ferreira, W. P. M.; ROBERTI, D. R.; Rodrigues, H. J. B.. Participação em banca de Leonardo de Oliveira Neves. Estimativa dos fluxos de massa e energia em uma cultura de soja (Glycine Max (L.) Merril) no Rio Grande do Sul. 2011. Tese (Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada)) - Universidade Federal de Viçosa.

2.
DEGRAZIA, G. A.; ACEVEDO, O. C; SA, L. D. A.; RANDOW, C. V.; ROBERTI, D. R.. Participação em banca de Hardiney dos Santos Martins. Variabilidade me escala associada com jatos de baixo nível e ondas de gravidade na camada limite noturna do Pantanal. 2011. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Física) - Universidade Federal de Santa Maria.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROBERTI, D. R.; DEGRAZIA, G. A.; Ferraz, S. E. T.. Professor Substituto - Departamento de Física. 2007. Universidade Federal de Santa Maria.

Outras participações
1.
ROBERTI, D. R.; MORAES, O. L L; Ferraz, S. E. T.. Selecao PPG Meteorologia - UFSM. 2008. Universidade Federal de Santa Maria.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. PESQUISA E MONITORAMENTO DOS FLUXOS SUPERFICIAIS DE ENERGIA E CO2 NO SUL DO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DA REDE SULFLUX. 2017. (Congresso).

2.
XIX Congresso Brasileiro de Meteorologia. AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS SUB-DIÁRIOS DO CICLO DE ATUALIZAÇÃO RÁPIDO SOBRE O BIOMA PAMPA. 2016. (Congresso).

3.
AGU. CO2 Exchange for different land use in Pampa Biome in southern Brazil. 2015. (Congresso).

4.
XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE METEOROLOGIA. 2012. (Congresso).

5.
Water Cycle Capacity - Building Workshop. Evapotranspiration data collection activities at the University of Santa Maria. 2011. (Congresso).

6.
XVII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. Criando a rede Brasflux. 2011. (Congresso).

7.
XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia. 2010. (Congresso).

8.
VI Workshop Brasileiro de Micrometeorologia. Apresentando a Rede SULFLUX. 2009. (Congresso).

9.
NASA Carbon Cycle e Ecosystems - joint Science Workshop. 2008. (Simpósio).

10.
Second LBA-MIP Workshop.SiB2. 2008. (Encontro).

11.
XV Congresso Brasileiro de Meteorologia. 2008. (Congresso).

12.
V Workshop Brasileiro de Micrometeorologia. 2007. (Congresso).

13.
XIV Congresso Brasileiro de Meteorologia. 2006. (Congresso).

14.
IV Workshop Brasileiro de Micrometeorologia. 2005. (Congresso).

15.
4º Escola Regional de Alto Desempenho. 2004. (Outra).

16.
Curso de CLP-LES e Micrometeorologia. 2004. (Outra).

17.
Escola de Turbulência e Modelagem da Poluição Atmosferica. 2003. (Outra).

18.
III Workshop Brasileiro de Micrometeorologia. 2003. (Congresso).

19.
XIII Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. 2003. (Congresso).

20.
XII CBMET - Congresso Brasileiro de Meteorologia. 2002. (Congresso).

21.
II Congresso em Física da Camada Limite Planetária e Modelagem de Processos de Dispersão. 2001. (Congresso).

22.
I workshop dos Cursos de Computação Aplicada do INPE. 2001. (Outra).

23.
Congresso Brasileiro de Meteorologia. 2000. (Congresso).

24.
Workshop on Physics of the Planetary Boundary Layer and Dispersion Process Modelling. 1999. (Congresso).

25.
Simpósio Nacional de Ensino De Fisica. 1997. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DEGRAZIA, G. A. ; ROBERTI, D. R. ; ACEVEDO, Otavio ; Puhales, F. S. ; BULIGON, L. . X Workshop Brasileiro de Micrometeorologia. 2017. (Congresso).

2.
DEGRAZIA, G. A. ; ROBERTI, D. R. ; ACEVEDO, Otavio . IX Workshop Brasileiro de Micrometeorologia. 2015. (Congresso).

3.
DEGRAZIA, G. A. ; ROBERTI, D. R. ; ACEVEDO, Otavio . VIII Workshop Brasileiro de Micrometeorologia. 2013. (Congresso).

4.
ROBERTI, D. R.; MORAES, O. L L ; ARAÚJO, A. C. de . 1º Workshop BRASFLUX - A Rede Brasileira de Fluxos Superficiais. 2011. (Congresso).

5.
DEGRAZIA, G. ; Ferraz, S. E. T. ; ACEVEDO, O. C ; ROBERTI, D. R. . VII Workshop Brasileiro de Micrometeorologia. 2011. (Congresso).

6.
ROBERTI, D. R.; MORAES, O L L de . I Workshop da rede Sulflux. 2010. (Congresso).

7.
DEGRAZIA, G. A. ; ACEVEDO, Otavio ; Ferraz, S. E. T. ; ROBERTI, D. R. . VI Brazilian Micrometeorology Workshop. 2009. (Congresso).

8.
DEGRAZIA, G. A. ; MORAES, O. L. L. de ; ACEVEDO, O. C ; ROBERTI, D. R. ; Ferraz, S. E. T. . V Workshop Brasileiro de Micrometeorologia. 2007. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Tiago Bremm. Influencia no manejo de gado nas trocas de carbono entre a superfície e a atmosfera. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Lucas Augusto Fagundes. Integração de medidas superficiais e remotas no pampa brasileiro. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Gustavo Pujol Veeck. Partição da respiração do ecossistema utilizando camara de solo e torre de fluxo. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Tamires Zimmer. Influencia do fluxo de calor no solo no balanço de Energia superficial. Início: 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Cristiano Maboni. Mecanismos que controlam as emissão do metano no cultivo de arroz irrigado por inundação. Início: 2016. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Leugim Corteze Romio. Nova técnica de gap filling para dados de fluxos de energia. Início: 2015. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria Eduarda Oliveira. MODELAGEM DA INTERAÇÃO SUPERFÍCIE- ATMOSFERA: CALIBRAÇÃO DOS MODELOS SIB2 E SIB3 EM UMA ÁREA DE PASTAGEM NO SUL DO BRASIL. 2018. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Débora Regina Roberti.

2.
Ivan Mauricio Cely Toro. Dinâmica de fluxos de energia e CO2 em sistemas agrícolas com rotação de culturas no sul do Brasil utilizando o método eddy covariance.. 2018. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Organización de los Estados Americanos (OEA) - Grupo Coimbra de Universid. Orientador: Débora Regina Roberti.

3.
Tamires Zimmer. DINÂMICA DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS E DO FLUXO DE CALOR NO SOLO EM UMA ÁREA DE PASTAGEM NO BIOMA PAMPA. 2017. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Débora Regina Roberti.

4.
Cristiano Maboni. FLUXO DE METANO NA ATMOSFERA SOBRE UMA CULTURA DE ARROZ IRRIGADO POR INUNDAÇÃO NO SUL DO BRASIL. 2016. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Débora Regina Roberti.

5.
Marcelo Bortoluzzi Diaz. Análise de diferentes métodos de preenchimento de falhas nos fluxos de CO2: Estimativas sobre o arroz irrigado. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Débora Regina Roberti.

6.
Marcos Correa Silveira. VARIABILIDADE NA PRODUÇÃO PRIMÁRIA LÍQUIDA EM MODELOS DE SUPERFÍCIE PARA SÍTIOS SUL-AMERICANOS. 2013. Dissertação (Mestrado em PPG Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Débora Regina Roberti.

7.
Gisele Dotto Rubert. Estudo do balanço de energia em um cultivo de trigo no sul do Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Débora Regina Roberti.

8.
Julio Cesar Lopes Senna. ESTUDO DAS COMPONENTES DO BALANÇO DE ENERGIA EM UMA CULTURA DE ARROZ IRRIGADO NO SUL DO BRASIL. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Débora Regina Roberti.

9.
Geovane Webler. Validação do Modelo Agro-IBIS para um Sítio Experimental de Soja no Rio Grande do Sul. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Débora Regina Roberti.

10.
Guilherme Goergen. Utilização do índice de área foliar obtido de sensoriamento remoto para a estimativa da evapotranspiração sobre a Bacia do Prata. 2010. Dissertação (Mestrado em PPG Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Débora Regina Roberti.

11.
Virnei Moreira. MODELAGEM LAGRANGEANA APLICADA À DISPERSÃO DE CONTAMINANTES EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE ESTABILIDADE ATMOSFÉRICA. 2008. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Débora Regina Roberti.

12.
Andréa Ucker Timm. Um estudo da dispersao de poluentes. 2007. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Débora Regina Roberti.

Tese de doutorado
1.
Marcelo Bortoluzzi Diaz. Análise das componentes dos fluxos superficiais de massa e energia na região sul do Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Débora Regina Roberti.

2.
Daniele Morgenstern Aimi. Estimativas da radiação de onda longa incidente na região de pampa gaúcho. 2017. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Débora Regina Roberti.

3.
Vanessa de Arruda Souza. VALIDAÇÃO DE MÉTODOS DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO E PARAMETRIZAÇÃO DE UM MODELO A PARTIR DE DADOS IN SITU E REMOTOS PARA CULTIVOS DE ARROZ IRRIGADO NO SUL DO BRASIL. 2017. Tese (Doutorado em Sensoriamento Remoto) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Coorientador: Débora Regina Roberti.

4.
Gisele Dotto Rubert. Variabilidade sazonal e controle biofísico da evapotranspiração na vegetação do bioma Pampa. 2017. Tese (Doutorado em Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Débora Regina Roberti.

5.
Geovane Webler. FLUXOS DE MASSA E ENERGIA EM AGROECOSSISTEMAS: OBSERVAÇÃO E MODELAGEM. 2016. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Débora Regina Roberti.

6.
Virnei Moreira. BALANÇO DE ÁGUA NO CICLO DA CULTURA DE SOJA: REPRESENTAÇÃO NO MODELO DE VEGETAÇÃO DINÂMICA AGRO-IBIS. 2012. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Débora Regina Roberti.

7.
Leonardo Jose Gonçalves Aguiar. Fluxos de massa e energia para a cultura de milho (Zea mays L.) no Rio Grande do Sul. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, . Coorientador: Débora Regina Roberti.

8.
Andrea Ucker Timm. ESTIMATIVA DOS FLUXOS DE ENERGIA SUPERFICIAIS UTILIZANDO O MODELO DE SUPERFÍCIE NOAH MODIFICADO PARA CULTURAS ALAGADAS. 2011. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Débora Regina Roberti.

Iniciação científica
1.
Vanessa de Arruda Souza. Analise do Índice de Área Foliar obtido do sensor Modis para o RS de 2001 a 2009. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria, FIPE/UFSM. Orientador: Débora Regina Roberti.

2.
Marcos Corea Silveira. Cálculo da Evapotranspiração utilizando os dados de sensoriamento remoto. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Débora Regina Roberti.

3.
Alcimone Comin. Balanço de enrgia em uma cultura de arroz irrigado no RS. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Débora Regina Roberti.

4.
Marcos Correa Silveira. Avaliação do modelo de assimilação de dados SALDAS em Santa Maria-RS para o período de 2001 a 2004. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Débora Regina Roberti.

5.
Vanessa de Arruda Souza. Análise da variabilidade anual da Profundidade Óptica da atmosfera no Rio Grande do Sul através de imagens de satélite. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Meteorologia) - Universidade Federal de Santa Maria, FIPE/UFSM. Orientador: Débora Regina Roberti.

6.
Geovane Webler. Calibração de um Modelo Climatológico de Superfície para diferentes ecossistemas no Rio Grande do Sul.. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica - Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, FIPE/UFSM. Orientador: Débora Regina Roberti.

7.
Guilherme Goergen. Estimação de fontes de poliuição com Implementação do Algoritmo Genético. 2006. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Débora Regina Roberti.

Orientações de outra natureza
1.
Maiquel Bolzan. Observacao dos Planetas do Sistema Solar. 2010. Orientação de outra natureza. (Fisica - Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, FIPE/UFSM. Orientador: Débora Regina Roberti.

2.
Carine Brum. Observação dos Planetas do Sistema Solar. 2009. Orientação de outra natureza. (Fisica - Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, FIEX/UFSM. Orientador: Débora Regina Roberti.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ROBERTI, DÉBORA R.2012ROBERTI, DÉBORA R.; ACEVEDO, OTÁVIO C. ; MORAES, OSVALDO L. L. . A Brazilian network of carbon flux stations. Eos (Washington, D.C.), v. 93, p. 203, 2012.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 17:32:41