Luis Carlos de Sousa Menezes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3828516997275196
  • Última atualização do currículo em 25/09/2017


LUIS CARLOS DE SOUSA MENEZES CONCLUIU O DOUTORADO EM CIENCIA DA COMPUTACAO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO EM 2003. ATUALMENTE E PESQUISADOR EM GRUPO DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO E PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. PUBLICOU 8 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 1 SOFTWARE. ATUALMENTE PARTICIPA DE 2 PROJETOS DE PESQUISA. ATUA NA AREA DE CIENCIA DA COMPUTACAO, COM ENFASE EM LOGICAS E SEMANTICA DE PROGRAMAS. EM SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS INTERAGIU COM 5 COLABORADORES EM CO-AUTORIAS DE TRABALHOS CIENTIFICOS. EM SEU CURRICULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZACAO DA PRODUCAO CIENTIFICA, TECNOLOGICA E ARTISTICO-CULTURAL SAO: SEMANTICA DE ACOES, SEMANTICA FORMAL, GERACAO DE COMPILADORES BASEADA EM SEMANTICA, AGENTES INTELIGENTES, ALGEBRAS SORTIDAS ORDENADAS, ORIENTACAO A OBJETOS, PROGRAMACAO ORIENTADA A AGENTES, LINGUAGENS DE PROGRAMACAO E PROGRAMAS DE COMPUTADOR. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luis Carlos de Sousa Menezes
Nome em citações bibliográficas
MENEZES, L. C. S.;MENEZES, L

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Pernambuco, Escola Politécnica de Pernambuco, Departamento de Sistemas Computacionais.
Rua Benfica, 455
Madalena
50750-470 - Recife, PE - Brasil
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Uma Notação Extensível Para Semântica de Ações e sua Aplicação aos Componentes de Raciocínio de Linguages Orientadas a Agentes, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Hermano Perrelli de Moura.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Geração de Compiladores Baseada em Semântica; Programação Orientada a Agentes; Semântica de Ações.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1996 - 1998
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Uso de Orientação a Objetos na Prototipação de Semântica de Ações,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Hermano Perrelli de Moura.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Algebras Sortidas Ordenadas; Geração de Compiladores Baseada em Semântica; Semântica de Ações; Semântica Formal; Orientação a Objetos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação / Especialidade: Linguagem Formais e Autômatos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Linguagens de Programação.
Setores de atividade: Desenvolvimento de Programas (Software).
1992 - 1995
Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas Ministradas Período: 2013.1 ESTRUTURAS DE DADOS METODOS FORMAIS SEMANTICA DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PROJETO DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÂO (Mestrado) Período: 2012.2 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇAO IMPERATIVA METODOS FORMAIS SEMANTICA DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÂO (Mestrado) Período: 2012.1 METODOS FORMAIS SEMANTICA DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO Período: 2011.2 METODOS FORMAIS SEMANTICA DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO Período: 2011.1 LOGICA METODOS FORMAIS SEMANTICA DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO Período: 2010.2 LOGICA METODOS FORMAIS SEMANTICA DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO Período: 2010.1 COMPILADORES METODOS FORMAIS SEMANTICA DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO Período: 2009.2 METODOS FORMAIS SEMANTICA DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO Período: 2009.1 METODOS FORMAIS SEMANTICA DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO Período: 2008.2 COMPILADORES LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO FUNCIONAL SEMANTICA DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TEORIA DA COMPUTAÇÃO Período: 2008.1 ESTRUTURAS DE DADOS LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO FUNCIONAL TEORIA DA COMPUTAÇÃO Período: 2007.2 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO FUNCIONAL Período: 2007.1 ALGEBRA APLICADA A COMPUTAÇÃO LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO - 2 METODOLOGIA CIENTÍFICA

Atividades

01/2007 - Atual
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estruturas de Dados
Linguagens Funcionais
Metodologia Científica
Métodos Formais
Semântica de Linguagens de Programação
Teoria da Computação
08/2006 - Atual
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Semântica Formal
Teoria da Computacao
Paradigmas de Linguagens de Programação
3/2005 - 12/2006
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compiladores
Estruturas de Dados
Linguagens de Programação I
Lógica de Programação e Algoritmos
Paradigmas de Linguagens de Programação
Sociedade da Informação

Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor Tempo Parcial, Carga horária: 20

Atividades

3/2001 - 12/2003
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Compiladores

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1998 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Grupo de Pesquisa, Carga horária: 20

Atividades

2/2004 - 3/2005
Ensino, Ciencia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Paradigmas de Linguagens de Programação
Algoritmos e Estruturas de Dados
Introdução a Computação


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Busca de Melhor Caminho em um Grafo usando Simulação Multi-agentes
Descrição: Algoritmos tradicionais de busca de caminhos em grafos geralmente são baseados em informações estáticas tais como custo de deslocamento entre os nós do grafo. Entretanto sistemas reais geralmente são baseados em ambientes dinâmicos que podem variar com o tempo. Dessa forma as vezes o melhor caminho entre dois nós pode variar por fatores dinâmicos tais como: se um grande número de indivíduos optarem pelo melhor caminho este pode ficar congestionado e não ser mais a melhor solução. Esta pesquisa visa simular sistemas dinâmicos utilizando a abordagem de simulação multi-agente para tentar determinar os melhores caminhos em um sistema dinâmico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Definição e Implementação de Sistemas Tipo Wizzards
Descrição: Um Wizzard de Software é um sistema especialista que codifica o conhecimento sobre como implementar um determinado tipo de sistema. Para gerar o sistema Wizzards oferecem um dialogo com o usuário onde este Insere informações sobre o sistema desejado. A partir destas informações o Wizzard realiza tarefas de geração/transformação de código com o objetivo de construir o sistema desejado. Esta pesquisa visa definir técnicas para geração de código adequadas para construção de wizzards tais como transformação de código, aspectos, etc. e para geração de interfaces amigáveis para definição das propriedades da aplicação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Luis Carlos de Sousa Menezes - Coordenador / Felipe Omena Alves - Integrante / Paulo Roger - Integrante / Paulo Barbosa - Integrante.
2010 - 2011
TODAS -- Trace Observable Driven Adaptive Solvers
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
WPA - Wolf Pack Approximation
Descrição: O algoritmo WPA define uma nova técnica de aproximação de funções usando como base as interações entre uma matilha de lobos e rebanhos: * Os lobos procuram cercar os animais do rebanho * Os animais do rebanho se protegem entre árvores mas tendem a se afastar dos abrigos para pastar.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luis Carlos de Sousa Menezes - Integrante / Fernanbo Buarque de Lima Neto - Coordenador / Amanda Leonel - Integrante.
2005 - 2012
CHROD - (Constraint Handling Rules with Object-orientation and Disjuntive rules)
Descrição: O projeto CHRD (Constraint Handling Rules with Object-orientation and Disjuntive rules) visa desenvolver uma linguagem de programação lógica baseada na linguagem CHR capaz de suportar predicados com disjunção e que também possua suporte a conceitos orientados a objetos de forma a permitir a comunicação dessa linguagem com linguagens orientadas a objetos existentes. Formando dessa maneira um componente de raciocínio lógico que pode ser utilizado na construção de sistemas complexos. CHR é uma linguagem de programação baseada no conceito de restrições, nesse paradigma um problema é formado por variáveis cujos valores são desconhecidos e restrições que são predicados que definem o valor dessas variáveis. Dadas essas características, CHR e outras linguagens baseadas em restrições são ideais para definição de problemas tais como alocação de recursos, otimizações, e outros tipos de problemas que envolvam buscas complexas. Para esses problemas implementações produzidas em CHR costumam apresentar alta performance devido a aplicação de análises em tempo real que "cortam" uma grande quantidade de ramos desnecessários da árvore de busca produzida para resolver o problema..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luis Carlos de Sousa Menezes - Integrante / Jacques Robin - Coordenador / Jairson Vitorino - Integrante / Marcos Aurelio - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
2005 - 2009
Definiçao Formal de Linguagens para Domínios Específicos
Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de um sistema para definição de linguagens de domínio específico integrado com ferramentas de desenvolvimento como: Eclipse e Visual Studio. Este ambiente será formado por ferramentas como: * Um gerador automáticos de analisadores sintáticos * Uma notação semântica para descrever como programas podem ser analisados e executados * Um editor com recursos de coloração, identificação de erros on line, etc. * Uma linguagem de análise e transformação de programas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luis Carlos de Sousa Menezes - Coordenador / Alexandre Santos - Integrante.
2004 - 2004
Definiçao Formal de Linguagens para Domínios Específicos
Descrição: Esse trabalho de pesquisa tem como principal objetivo divulgar a utilização de semântica de ações no meio acadêmico como um método capaz de auxiliar a definição de novos tipos de linguagens de programação. Para isso iremos: a) Aplicar técnicas baseadas no conceito de programação baseadas em componentes na descrição de linguagens de programação. Essas técnicas vêem o processo de construção de uma linguagem como sendo uma montagem de diversos "Legos" que correspondem a elementos de uma linguagem, facilitando assim: a reutilização de partes de descrições em outros projetos; uma melhor adaptação de uma linguagem às características a aplicação; e possibilitando o estudo de conceitos isolados de uma linguagem. b) Implementação de ferramentas de apoio ao projeto formal de linguagem de programação. Essas ferramentas auxiliam o desenvolvedor na criação de sua linguagem de programação e são capazes de verificar certas propriedades da descrição ou então gerar implementações que permitam o teste da linguagem com pequenos programas exemplos, úteis na verificação das propriedades da linguagem antes do início da construção de uma implementação final. c) Utilização das técnicas e ferramentas produzidas nos outros dois passos de pesquisas no projeto de linguagens de programação reais com características não convencionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luis Carlos de Sousa Menezes - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


1998 - 2005
Recife Action Tools
Descrição: Esse projeto busca desenvolver ferramentas que auxiliem o projeto e implementação de novas linguagens de programação utilizando o formalismo semântica de ações..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luis Carlos de Sousa Menezes - Coordenador / Hermano Perrelli de Moura - Integrante / Monique Monteiro - Integrante / Pablo Sampaio - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Lógicas e Semântica de Programas.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação/Especialidade: Linguagem Formais e Autômatos.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação/Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Agentes Inteligentes.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MENEZES, L. C. S.;MENEZES, L2001MENEZES, L. C. S.; MOURA, H ; VIEIRA, M ; CANSANCAO, W ; LIMA, F ; RIBEIRO, L . An Action Semantics Integrated Development Environment. Electronic Notes in Theoretical Computer Science, v. 44, p. 157-160, 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MENEZES, L; BARBOSA, P. . SPEA - MA: A social evolutionary algorithm for managing multiple transmissions. In: 4th IEEE Latin American Conference on Computational Intelligence LA-CCI, 2017, Arequipa, Peru. 4th IEEE Latin American Conference on Computational Intelligence LA-CCI, 2017.

2.
ROGER, P. ; F O Alves ; LIMA NETO, F. B. ; MENEZES, L . WIZARDABSS: a Graphical Tool for Generating Social Simulation Scenarios. In: 5th. World Congress on Social Simulation, 2014, São Paulo. 5th. World Congress on Social Simulation, 2014.

3.
Fernanda Mota ; F O Alves ; Roger, Paulo ; MENEZES, L. C. S. ; LIMA NETO, F. B. ; DIMURO, G. . Generating Different Scenarios of Brazilian Domestic Electricity Consumption using ABSSLibrary Tool. In: Brazilian Workshop on Social Simulation, 2014, São Paulo. The Fourth Brazilian Workshop on Social Simulation, 2014.

4.
Luis Filipe de Araújo Pessoa ; LIMA NETO, F. B. ; MENEZES, L . Wolf-Pack Approximation utilizando funções de núcleo. In: 11 Congresso Brasileito de Inteligencia Computacional, 2013, Porto de Galinhas. 11 Congresso Brasileito de Inteligencia Computacional, 2013.

5.
LIMA NETO, F. B. ; D S Braga ; MENEZES, L. C. S. ; F O Alves . An Aspect-Oriented Domain-Specific Language for Modeling Multi-Agent Systems in Social Simulations. In: Intelligent Data Engineering and Automated Learning - IDEAL 2012, 2012, Natal. Intelligent Data Engineering and Automated Learning - IDEAL 2012. Springer, 2012. v. 7435.

6.
D S Braga ; F O Alves ; LIMA NETO, F. B. ; MENEZES, L . AspectNetLogo: Uma Proposta de Linguaguem Orientada a Aspectos para a Modelagem de Sistemas Multi-Agentes em Simulações Sociais. In: X Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional, 2011, Fortaleza. Anais do X Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional, 2011.

7.
Luis Filipe de Araújo Pessoa ; LIMA NETO, F. B. ; MENEZES, L . Implementação de um Mecanismo Automático de Controle de Vizinhanças entre Agentes de Uma População Inspirada em Alcatéia. In: IX Congresso Brasileiro de Redes Neurais / Inteligência Computacional - CBRN, 2009, Ouro Preto. IX Congresso Brasileiro de Redes Neurais / Inteligência Computacional - CBRN, 2009.

8.
MENEZES, L; Moises, J. ; Piquet, M. . Uma Metodologia para Construção de Sistemas de Informação Web Inteligentes Baseados em Programação Lógica. In: IADIS Ibero Americana Conference WWW/Internet, 2008, Lisboa. IADIS Ibero Americana Conference WWW/Internet, 2008. v. single. p. 75-82.

9.
MENEZES, L. C. S.. Aspect-Oriented Action Semantics Descriptions. In: SBMF2007/LSFA2007 Second Workshop on Logical and Semantic Frameworks, with Applications, 2007, Ouro Preto. SBMF2007/LSFA2007 Second Workshop on Logical and Semantic Frameworks, with Applications, 2007. v. 205. p. 123-135.

10.
MENEZES, L. C. S.; VITORINO, Jairson . A High-performance CHRv Engine. In: II Workshop on Constraint Handling Rules, 2005, Barcelona. II Workshop on Constraint Handling Rules, 2005. v. 421. p. 35-47.

11.
MENEZES, L. C. S.; MOURA, Hermano Perrelli de ; MONTEIRO, Monique ; SAMPAIO, Pablo ; CANSANÇÃO, Wanderley . The Abaco System: an Action Tool for Programming Language Designers. In: International Workshop on Action Semantics, 2002, Dinamarca. Proceedings of the Fourth International Workshop on Action Semantics, 2002. v. 08. p. 1-8.

12.
MENEZES, L. C. S.; RAMALHO, Geber Lisboa ; MOURA, Hermano Perrelli de . An Extensible Definition for Action Semantics. In: International Workshop on Action Semantics, 2002, Copenhagen, Dinamarca. Proceedings of the IV International Workshop on Action Semantics, 2002. v. 08. p. 65-74.

13.
MENEZES, L. C. S.; MOURA, Hermano Perrelli de . Component-based Action Semantics: A new Approach for Programming Language Specification. In: Simpósio Brasilieiro de Linguagens de Programação, 2001, Curitiba. SBLP 2001: V Simpósio Brasilieiro de Linguagens de Programação, 2001. p. 152-163.

14.
MENEZES, L. C. S.; MOURA, Hermano Perrelli de ; RAMALHO, Geber Lisboa . Formal Semantics for Agent-Oriented Programming Languages. In: Simpósio Brasilieiro de Linguagens de Programação, 2000, Recife. IV Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação, 2000.

15.
MENEZES, L. C. S.. A framework for defining object-oriented languages using action semantics. In: Simposio Brasileiro de Linguagens de Programacao, 2000, Recife, PE. Simposio Brasileiro de Linguagens de Programacao, 2000.

16.
MENEZES, L. C. S.. Action Semantics for Logic Programming Languages. In: AS 2000: Third International Workshop on Action Semantics, 2000, Recife. AS 2000: Third International Workshop on Action Semantics, 2000.

17.
MENEZES, L. C. S.. Abaco System : An Action Semantics Based Compiler Generation System. In: AS 2000: Third International Workshop on Action Semantics, 2000, Recife. AS 2000: Third International Workshop on Action Semantics, 2000.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
F O Alves ; MENEZES, L ; LIMA NETO, F. B. ; Roger, Paulo . ABSSLibrary: a Tool to Reuse Social Simulation Features in Different Domains. In: Latin American Congress on Computational Intelligence, 2014, San Carlos de Bariloche. Latin American Congress on Computational Intelligence, 2014.

2.
D S Braga ; LIMA NETO, F. B. ; MENEZES, L ; F O Alves . Tools for Social Simulation ? What is missing?. In: Social Simulation Symposium, 2013, Porto de Galinhas. Social Simulation Symposium, 2013.

3.
Alexandre Santos ; CORNELIO, M. L. ; MENEZES, L. C. S. . The Design of a Flexible Transformation Language. In: 1st Workshop on Refactoring Tools, 2007, Berlin. TU Berlin Technical Report. Berlin, 2007. v. 08. p. 9-10.

4.
MENEZES, L. C. S.; RAMALHO, Geber Lisboa ; MOURA, Hermano Perrelli de . Modular definition of agent-oriented languages using action semantics. In: International Joint Conference on Autonomous Agents and Multiagent Systems, 2002, Bolonha. AAMAS '02: Proceedings of the first international joint conference on Autonomous agents and multiagent systems. New York, NY, USA: ACM, 2002. p. 948-949.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MENEZES, L. C. S.; MOURA, Hermano Perrelli de . Abaco (Algebraic Based Action Compiler). 2001.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MENEZES, L; SANTOS, A. L. M.; ROBIN, Jacques. Participação em banca de Erivan Alves de Andrade. Indução de Programas Lógicos Orientados a Objetos. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
MENEZES, L; ALBUQUERQUE, J. O.. Participação em banca de Hendrik Teixeira Macedo. A Software Architecture for Ubiquitous Web Browsing with Application to Recommendation Systems. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MENEZES, L. Concurso Publico para Professor Assistente. 2008. Universidade Federal do Vale do São Francisco.

2.
MENEZES, L; LIMA NETO, F. B.. Concurso Publico para Professor Assistente. 2007. Universidade de Pernambuco.

3.
LENCASTRE, M.; MENEZES, L. C. S.. Concurso Publico para Professor Assistente. 2006. Universidade de Pernambuco.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Paulo Filipe Cândido Barbosa. Algoritmos Multi-objetivo com Agentes Inteligentes para Otimização e Roteamento Multidestino em Grafos. 2014. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, . Orientador: Luis Carlos de Sousa Menezes.

2.
Luis Filipe de Araújo Pessoa. Wolf-Pack Approximation com Funções de Núcleo. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, . Coorientador: Luis Carlos de Sousa Menezes.

3.
Paulo Roger Gomes Cordeiro. Um Sistema Especialista (Wizard) Gráfico para Geração de Simulações Sociais. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, . Coorientador: Luis Carlos de Sousa Menezes.

4.
Felipe Omena Marques Alves. Uma Biblioteca Orientada a Aspectos para Simulações Sociais Multiagentes. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, . Orientador: Luis Carlos de Sousa Menezes.

5.
Diego de Siqueira Braga. Linguagem Orientada a Aspectos para a Modelagem de Sistemas Multiagentes em Simulação Social. 2012. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, . Coorientador: Luis Carlos de Sousa Menezes.

6.
Alexandre Santos. Uma Linguagem Flexível de Transformações. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Coorientador: Luis Carlos de Sousa Menezes.

7.
Marcelo Pitta. Simulações Sociais Utilizando técnicas de Computação Inteligente. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, . Coorientador: Luis Carlos de Sousa Menezes.

8.
Victor Travassos Sarinho. Uma Biblioteca de Componentes, Baseada em Semântica de Ações, para Representação de Conceitos de Linguagens de Programação. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, . Coorientador: Luis Carlos de Sousa Menezes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jefferson Moisés. Construção de server side webpages scripts utilizando Prolog. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Luis Carlos de Sousa Menezes.

Iniciação científica
1.
Amanda Leonel. Implementação do Alogirtmo WPA. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia da Computação) - Universidade de Pernambuco, Universidade de Pernambuco. Orientador: Luis Carlos de Sousa Menezes.

2.
Jefferson Moisés. Utilização de Linguagens Lógicas na Modelagem de Sistemas de Informação. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Luis Carlos de Sousa Menezes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 4:10:25