Cristina de Cássia Borella

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  • Última atualização do currículo em 29/03/2016


Possui Licenciatura em Letras - Português pela Universidade de São Paulo (1997), bachareladol em Letras - Português pela Universidade de São Paulo (1997) e mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas indígenas, morfologia, fonologia; português como L2. Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tem experiência como professor/ assessoria linguística na área de educação indígena. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristina de Cássia Borella
Nome em citações bibliográficas
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Humanas e Letras.
Av. General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000 - Campus Universitário
Coroado I
69060000 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 33054556


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2000
Mestrado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Aspectos Morfossintáticos da Língua Aweti (Tupi),Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Lucy Seki.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Línguas Indígenas; sintaxe funcional; morfologia; morfossintaxe; Tronco Tupi; gramática.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1996 - 1997
Graduação em Licenciatura em Letras - Português.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1993 - 1997
Graduação em Bacharel em Letras - Português.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Trabalho de Iniciação Científica: Descrição da Fonologia Tenharím.
Orientador: Waldemar Ferreira Netto.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Assistente I, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Letras, .

02/2011 - Atual
Ensino, Licenc. Formação de Profs. Indígenas Mundurukú, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa II
Línguas Indígenas da Amazônia
01/2011 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
08/2010 - Atual
Ensino, Licenciatura Intercultural para Professores Mura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa VI
Língua Portuguesa IV - Morfologia
Língua Portuguesa V - Sintaxe
PESQUISA EM LETRAS E ARTES E COTIDIANO DO PROFESSOR MURA
01/2012 - 01/2012
Ensino, Licenciatura em Letras Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa
01/2011 - 01/2011
Ensino, LIC. INDÍGENA POLÍTICAS EDUC. E DESENVOL.SUSTENT., Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
POLÍTICA LINGUÍSTICA E POVOS INDÍGENAS

Faculdades Pitágoras, FP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Assistente

Atividades

09/2005 - 06/2009
Ensino, Licenciatura em Português, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística I ? Introdução aos Estudos Linguísticos
Linguística II- Fonética e fonologia
Linguística III- Morfologia
Linguística IV- Introdução à Análise do Discurso
Língua Portuguesa IV- Português histórico e Língua oral
Leitura, Produção e Avaliação de textos II
Leitura e Produção de Texto I
09/2005 - 06/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
09/2005 - 06/2009
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção de textos I
Leitura e produção de textos II
09/2005 - 06/2009
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção de Textos
Tópicos Especiais em Administração I

SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO E QUALIDADE DO ENSINO- AM, SEDUC- AM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 90
Outras informações
Docente no Curso de Formação de Professores Indígenas (Magistério Indígena) - Projeto Pirayawara, ministrado no município de Borba- AM. Curso:Língua Indígena, para as etnias MÚRA, MUNDURUKU, SATERÉ e TORÁ. 90 horas/aula

Atividades

01/2009 - 02/2009
Ensino, Magistério Indígena, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Curso:Língua Indígena, para as etnias MÚRA, MUNDURUKU, SATERÉ e TORÁ.

SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO DO ESTADO DO AMAZONAS, SEDUC- AM, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Assessoria/ Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 100
Outras informações
Docente no curso de Formação de Professores Indígenas (Magistério Indígena) - Projeto Pirayawara, ministrado na aldeia indígena Mipiri, pertencente ao Município de Pauni- AM. Período de 29/06/08 a 23/07/08

Atividades

06/2008 - 07/2008
Ensino, magistério indígena, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Curso : Linguística/ Língua Indígena para as etnias Apurinã e Jamamadi.

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor / Capacitador do "Programa de Formação Continuada Teia do Saber"- Diretoria de Ensino Jundiaí - Disciplina: Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa no ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Atividades

06/2006 - 12/2006
Ensino, Formação continuada- Teia do Saber, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Metodologias de Ensino da Língua Portuguesa no Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO, SEDUC-AM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Assessoria e/ ou consultoria, Enquadramento Funcional: Assessoria e/ ou consultoria
Outras informações
Assessoria e/ ou Consultoria como Linguista à Educação Escolar Indígena- Projeto Pirayawara, por intermédio da Gerência de Educação Escolar Indígena/ DEPPE-GEEI/SEDUC- AM


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E QUALIDADE DO ENSINO, SEDUC-AM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Assessoria/ Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Curso de Formação Inicial de professores Indígenas,ministrado no município de Atalaia do Norte para professores das etnias: Mayuruna, Matis, Marubo, Kulina e Kanamari

Atividades

09/2007 - 09/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso: Metodologia de Ensino em Línguas Indígenas

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE ENSINO, SEDUC-AM, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Assessoria/ Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 120
Outras informações
Curso de Formação Continuada/ MEC- FUNDESCOLA/SEDUC, aldeia Tenharim, pertencente ao Município de Humaitá. Período: 14 a 23/10/2005 para os professores das etnias: Tenharim e Parintintin

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Asessoria/ Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 60
Outras informações
Curso de Fomarção continuada /SEDUC a Equipe Técnica de Formadores da Gerência de Educação Escolar Indígena- GEEI /SEDUC-AM, na cidade de Manaus, período de 25 a 30/10/2005

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Assessoria/ Temporario, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 120
Outras informações
Curso Formação Continuada/ MEC- FUNDESCOLA /SEDUC, aos professores das etnias Marubo, Mayoruna, Matis, Kanamary, Kulina, ministrado no município de Atalaia do Norte- AM, período: 30 /11 a 21/ 12/ 2005

Atividades

11/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso: Metodologia de ensino em Língua Portuguesa e Língua Indígena aos professores das etnias: Mayoruna, Matis, Kanamary e Katukina
10/2005 - 10/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Curso: Metodologia de Alfabetização em Língua Portuguesa e Língua Indígena para os professores das etnias: Tenharim e Parintintin
10/2005 - 10/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
curso: Linguística e Educação Escolar Indígena : para formadores da Gerência Indígena-GEEI- SEDUC-AM

Escola de Educação Básica, EEB, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Professor não concursado (ACT), Enquadramento Funcional: Professor de língua portuguesa
Outras informações
Professor de língua portuguesa para ensino fundamental (5 a 8 série) e professor de língua portuguesa para ensino Médio

Atividades

1994 - 1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Língua e Literatura portuguesa e brasileira
1993 - 1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Educação e Diversidade Linguística
2.
História e Documentação das Línguas e Culturas do Estado do Amazonas
3.
Revitalização e Manuntenção de Línguas Indígenas
4.
Educação Indígena Etnodesenvolvimento e sustentabilidade


Projetos de extensão


2005 - 2005
Estudos do Português do Brasil como segunda língua: Pressupostos Teóricos para formação de professores.
Descrição: O projeto teve como objetivo instrumentalizar, tanto os professores de língua estrangeira como os professores de português como língua materna, que se deparam com alunos de diferentes línguas nativas, atendendo assim uma demanda de ensino de Português do Brasil como segunda Língua..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Cristina de Cássia Borella - Coordenador / Santos, Eneida Alice Gonzaga - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2013 - 2013
Agência de fomento: Secretaria Municipal de Desportos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Sintaxe Funcional.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Morfologia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Fonologia.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Indígenas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina; SANTOS, E. A. G. . Quando a Elaboração de Dicionário Pode Auxiliar na Reafirmação de Uma Identidade Ëtnica: O caso dos professores Mura de Autazes. In: Carlos Antônio Magalhães Guedelha ; Iná Isabel de Almeida Rafael Silva. (Org.). Linguística - Múltiplas Abordagens. 1ed.Curitiba: CVR, 2015, v. , p. 79-92.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina; Santos, Eneida Alice . Língua mundurukú na terra indígena Kwatá-laranjal: a espera do outro. In: III CIELA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literarios na Amazônia, 2011, Belém. Estudos Linguísticos e Literários: Histórias e Perspectivas. Belém: CRV, 2011. v. 1. p. 217-221.

2.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina. O Sistema de Classificação Nominal em Sararé (katitaulhu). In: II Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro- Oeste- GELCO, 2004, Goiânia. Atas do II Encontro Nacional do Grupo De Estudos de Linguagem do Centro- Oeste - GELCO. Brasília: Oficina Editorial do Instituto de Letras da UNB, 2003. v. I. p. 437-443.

3.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina. Aspectos da Morfologia Verbal da Língua Sararé. In: I Encontro Internacional do Grupo de Trabalho sobre Línguas Indígenas da Anpoll, 2002, Belém. Atas do I Encontro Internacional do Grupo de Trabalhos sobre Línguas Indígenas da ANPOLL. Belém: Editora Universitária, 2001. v. II. p. 142-156.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, E. A. G. ; BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina . New Colonialismo X Construção da Autonomia: Análise das Políticas Linguísticas no Ensino Superior Indígena da UFAM. In: XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2014, Rio de Janeiro. Cadernos do CNFL - Resumos. Rio de Janeiro: CiFEFil, 2014. v. XVIII. p. 131-131.

2.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina. Elaboração de um Glossário do Português Mura. In: I ENCONTRO DE ESTUDOS DO PORTUGUÊS DO NORTE, 2011, MANAUS. Livro de Resumos & Programação do I Encontro de estudos do Português do Norte. Manaus: BK Editora, 2011. v. I. p. 57-58.

3.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina; Santos, Eneida Alice . Língua Mundurukú na Terra Indígena Kwatá-Laranjal: A Espera do Outro. In: III CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2011, Belém. Livro de Resumos & Programação do III CIELLA. Belém: Gráfia & Editora Boos, 2011. v. 1. p. 93-93.

4.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina. Sufixos Flexionais Referenciais em Sararé (katitaulhu): Uma comparação com as demais Línguas pertencentes ao Subgrupo Nambikwára do Sul. In: 52 Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo, 2004, Campinas. Programaçao e Resumos do 52 Seminários do GEL, 2004. p. 45-46.

5.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina. O papel da Linguïstica no Ensino de Língua Portuguesa para o terceiro grau- o caso dos compostos. In: III Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa- Literatura e Escola- Formação de Professores, 2004, São Paulo. Caderno de Resumos do III Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa-, 2004.

6.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina. O comportamento dos segmentos labiais em Sararé (katitaulhu). In: II ECLAE- Gelne, 2003, João Pessoa. Caderno de Resumos do II ECLAE- Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. João Pessoa: Idéia, 2003. p. 84-85.

7.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina. Composição e Derivação em Nominais na Língua Sararé (katutaulhu). In: III Congresso Internacional da Abralin, 2003, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da Abralin, 2003.

8.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina; COSTA, Januacelli F da . O sistema de classificação Nominal em Sararé (katitaulhu): análise sincrônica e reconstrução interna. In: II Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro- Oeste- GELCO, 2003, Goiânia. Caderno de Resumos do II GELCO, 2003.

9.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina; FILLETI, Marci . Considerações sobre classes de palavras em Línguas Tupi. In: III Círculo de Estudos Lingüísticos, IV Seminário Internacional de Língüística, 1999, Porto Alegre, 1999.

10.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina. A nasalização em Tenharím. In: XLVII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, 1999, Bauru, 1999.

11.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina. Análise fonêmica dos sons [n]. [g], [ng] e [k] na língua Tenharím. In: XLVI Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, 1998, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos e Programação do XLVI GEL, 1998.

12.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina. Análise dos sons [n] [d], [nd] e [t] na língua Tenharím. In: XLV Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, 1997, Campinas. Caderno de Resumos do XLV Seminários do GEL, 1997.

13.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina. Análise Fonêmica dos sons [b], [m], [mb] e [p] na língua Tenharím. In: XLIV Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, 1996, Taubaté. Caderno de Resumos do XLIV Seminários do GEL, 1996.

14.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina. Comparação das vogais do Parintintín, Uru-eu-wau-wau, Júma e Tenharím. In: XLII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL, 1995, Ribeirão Preto. Caderno de Resumos do XLII Seminários do GEL, 1995.

Apresentações de Trabalho
1.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina; SANTOS, E. A. G. . New Colonialismo X Construção da Autonomia das Políticas Linguísticas no Ensino Superior Indígena da UFAM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina; SANTOS, E. A. G. . Quando a elaboração de dicionários pode auxiliar na reafirmação de uma identidade étnica: o caso dos professores Mura de Autazes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina; Santos, Eneida Alice . Relatório do Levantamento Sociolinguístico do Povo Sateré-Mawé. 2011.

2.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina; Santos, Eneida Alice . Relatório do Levantamento Sociolinguístico do Povo Mundurukú. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina; SANTOS, E. A. G. . Oficina de Pesquisa Educação Indígena: Ensino de Língua. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina; PACHECO, F. . Introdução à Morfologia das Línguas Indígenas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina. Línguas Indígenas do Brasil: uma cultura a ser descoberta.. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina. Povos Indígenas do Brasil, uma cultura a ser (re) descoberta. 2007 (Palestra e exposição de acervo particular).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BORELLA, Cristina de Cássia, BORELLA Cristina. Participação em banca de Claudia Maria Barbosa Alencar.Alfabetização- Onde está o nó? Indícios de Letramento e de uso de gêneros do discurso no percurso da escolaridade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Lincenciatura Em Letras) - Instituto de Ensino Superior Japi.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CINELI - Congresso Internacional Estudos do Léxico e suas Interfaces. Quando a elaboração de dicionários pode auxiliar na reafirmação de uma identidade étnica: o caso dos professores Mura de Autazes. 2014. (Congresso).

2.
XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. New Colonialismo X Construção da Autonomia das Políticas Linguísticas no Ensino Superior Indígena da UFAM. 2014. (Congresso).

3.
24 FALE - Fórum Acadêmico de Letras.Oficina de Pesquisa Educação Indígena: Ensino de Língua. 2013. (Oficina).

4.
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE LINGUAGEM E CULTURA REGIONAL.Licenciatura Indígena e Política Linguística: Uma Experiência com os Professores Baniwa e Curripako.. 2012. (Simpósio).

5.
I Yumuatirisa e III Workshop Trilhas e Redes dos Saberes Indígenas.Coordenadora da mesa: Apresentação dos Resultados das Pesquisas das Turmas Tukano, Baniwa e Yêgatu. 2012. (Encontro).

6.
XXII Semana de Pedagogia - A prática pedagógica na diversidade:.Povos Indígenas Brasileiros: Diversidade Cultural e Linguística. 2012. (Oficina).

7.
I Encontro de Estudos do Português do Norte.Elaboração de um Glossário do Português Mura. 2011. (Encontro).

8.
III CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. Língua Mundurukú na Terra Indígena Kwatá-Laranjal: A Espera do Outro. 2011. (Congresso).

9.
XV Semana de Letras - As Letras e seus múltiplos olhares: artes, linguagem, liiteratura e educação".A linguistica e a educação escolar Indígena. 2011. (Encontro).

10.
52 Seminário do GEL.Apresentação da comunicação: Sufixos Flexionais referênciais em Sararé(katitaulhu): Uma comparação com as demais línguas pertencentes ao subgrupo Nambikwára do Sul. 2004. (Seminário).

11.
Endangered Languages Research in the Netherlands. 2004. (Simpósio).

12.
III Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa- Literatura e Escola: Formação de Professores.Apresentação de comunicação: O Papel da Lingüística no ensino de Língua Portuguesa para terceiro grau- o caso dos compostos. 2004. (Seminário).

13.
Amazonian Linguistics Workshop.Apresentação da comunicação: Sararé: the people and Some Characteristics of language. 2003. (Encontro).

14.
II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem (ECLAE).Apresentação de comunicação: O comportamento dos segmentos labiais em Sararé (katitaulhu). 2003. (Seminário).

15.
II Encontro Nacional do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste- GELCO.Apresentação da comunicação: O sistema de classificação nominal em Sararé (katitaulhu): análise sincrônica e reconstrução interna. 2003. (Encontro).

16.
III Congresso Internacional da ABRALIN. Apresentação da comunicação:: Composição e Derivação em Nominais na Língua Sararé (katitaulhu). 2003. (Congresso).

17.
I Encontro Internacional do Grupo de Trabalho de Línguas Indígenas (GTLI) da ANPOLL.apresentação da comunicação: Aspectos da Morfologia Verbal da Língua Sararé. 2001. (Encontro).

18.
III Círculo de Estudos Lingüísticos. IV Seminário Internacional de Lingüística do SUL.Apresentação da comunicação: Considerações sobre classes de palavras de Línguas Tupi.. 1999. (Seminário).

19.
Lingüística para Indígenas - Módulo I. 1999. (Oficina).

20.
XLVII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL.Apresentação da comunicação: A nasalização em Tenharím. 1999. (Seminário).

21.
XLVI Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL.Apresentação da comunicação: Análise fonêmica dos sons [n], [g], [ng] e [k] em Tenharím. 1998. (Seminário).

22.
III Jornadas de Linguistica Aborigen. 1997. (Congresso).

23.
V Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Apresentação da comunicação: Análise da Sílaba em Tenharím. 1997. (Seminário).

24.
XLIV Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo -GEL.Apresentação da comunicação: Análise fonêmica dos sons [b]. [m], [mb]e [p] na língua Tenharím. 1996. (Seminário).

25.
XLII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL.Apresentação da comunicação: Comparação fonêmica das vogais do Parintintín, Uru-eu-wau-wau, Júma e Tenharím. 1995. (Seminário).

26.
Seminário de Lingüística Descritiva. 1994. (Seminário).

27.
XLII Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL. 1994. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Camila Rodrigues Bandeira. As marcas da Oralidade Presentes no Jornal Popular de Manaus. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Cristina de Cássia Borella.

2.
Diego Siqueira Aragão. O uso das gírias por jovens evangélicos: Um estudo Introdutório. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Cristina de Cássia Borella.

3.
Arlindo Russo Braga Filho & Waldenia Mota Braga. Dicionário Ilustrado das Plantas Medicinaus da Aldeia Murutinga. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural para Professores Mura) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Cristina de Cássia Borella.

4.
Kleber A.Prado;Rosa C.Martins;Valdijane P.Batista. Dicionário Ilustrado dos Saberes Mura: Variedades de Peixes do Lago Josefa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural para Professores Mura) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Cristina de Cássia Borella.

5.
Aldimar Pereira Rodriguês; Gilsivaldo Santos Hiamuth. Minidicionário das Plantas existentes na aldeia Igapenu. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural para Professores Mura) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Cristina de Cássia Borella.

6.
Luiza Pacheco dos Santos. Dicionário de Receitas das Plantas Medicionais da Aldeia São Felix. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural para Professores Mura) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Cristina de Cássia Borella.

7.
Alderico Vieira Neto; Liene N. Pereira; Maria José M.Silva. Dicionário dos Saberes Mura: Variedades de Ärvores da Aldeia Trincheira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Intercultural para Professores Mura) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Cristina de Cássia Borella.

8.
Ariane Abreu Benedicto. " A fonte da juventude" - Análise da linguagem das propagandas dos cosméticos antiidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Português) - Faculdades Pitágoras. Orientador: Cristina de Cássia Borella.

9.
Fabiane de Jesus Santos; Silvia Regina Ferracini. ?A pausa que refresca?. Análise do discurso das propagandas da Coca-Cola.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Lincenciatura Em Letras) - Instituto de Ensino Superior Japi. Orientador: Cristina de Cássia Borella.




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