Eduardo Fava Rubio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6099451132345785
  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


É graduado em Letras (Espanhol/Português) pela Universidade de São Paulo (1997), mestre (2002) e doutor (2014), também em Letras (Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana), pela mesma universidades. Atualmente é professor adjunto de língua espanhola e literaturas latino-americanas na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: língua espanhola, literaturas espanhola e literatura hispano-americana e teoria literária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo Fava Rubio
Nome em citações bibliográficas
RUBIO, Eduardo Fava

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000
Jardim Universitário
85870901 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35292194
URL da Homepage: https://www.unila.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O crime e as transgressões da letra: o gênero policial em Juan José Saer e Ricardo Piglia, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Ana Cecilia Arias Olmos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ricardo Piglia; Juan José Saer; Literatura Argentina; Literatura Hispano-americana; Gênero Policial.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1998 - 2002
Mestrado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Por onde anda Góngora? Tradição e originalidade,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Mario Miguel González.
Palavras-chave: Góngora; Literatura Espanhola; Siglo de Oro; Maneirismo; Poesia Espanhola.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1993 - 1997
Graduação em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1990 - 1992
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Técnica Estadual de São Paulo, ETESP, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2013
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE. (Carga horária: 12h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1995 - 1995
Extensão universitária em Aspectos Pragmáticos Del Español Coloquial Aproxim. (Carga horária: 18h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2018 - Atual
Ensino, Geografia - Território e Sociedade Na América Latina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Língua Adicional
05/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

Cargo ou função
Membro da Comissão Eleitoral Local (CEL-ILAACH).
12/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

Linhas de pesquisa
Literatura Latinoa-americana
01/2016 - Atual
Ensino, História - América Latina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Língua Adicional
Invenção da América
06/2016 - 06/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), .

Cargo ou função
Membro do conselho do instituto (CONSUNI-ILAACH).
08/2017 - 12/2017
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Língua Adicional
01/2017 - 12/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Língua Adicional
01/2017 - 07/2017
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Língua Adicional
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras ? Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Língua Adicional
08/2016 - 12/2016
Ensino, Saúde Coletiva, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Língua Adicional
01/2016 - 12/2016
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Espanhol Língua Adicional

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) - FFLCH / USP

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Participante de Grupo de Estudos, Carga horária: 4

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Monitor Bolsista, Carga horária: 9
Outras informações
Docente do curso de extensão universitária "Español en el Campus"

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 8

Atividades

02/2012 - 07/2013
Estágios , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .

Estágio realizado
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE: estágio nas disciplinas "Literatura Hispano-americana - Discursos da Conquista" e "Literatura Hispano-americana - Narrativa breve".
10/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.

Atividade de extensão realizada
Docente do Curso de Extensão Universitária: Literatura e Cinema em Espanhol.
3/2002 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.

Linhas de pesquisa
O Ensino da Literatura
3/1999 - 8/2000
Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.

Atividade de extensão realizada
Doência de Língua Espanhola no curso "Español en el Campus".
2/1999 - 8/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.

Linhas de pesquisa
Ensino da Língua Espanhola
3/1996 - 11/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.


Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor PRR, Carga horária: 16

Atividades

08/2006 - 12/2012
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
Língua Portuguesa
08/2006 - 12/2012
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
08/2006 - 12/2012
Ensino, Administração - Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Faculdade Sumaré, SUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Cooperado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Atividades

07/2008 - 07/2009
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

02/2007 - Atual
Ensino, Língua Espanhola e Literatura, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Literatura Espanhola

Instituto Cervantes (SP), IC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Atividades

03/2006 - 06/2007
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Atividades

02/2006 - 08/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Hispano-americana
Literatura Espanhola
Leitura em Língua Espanhola
Produção do Texto em Língua Espanhola
Fundamentos do Texto em Língua Espanhola
Cultura e Memória em Língua Espanhola
02/2006 - 08/2006
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Argumentação, Interpretação e Redação Jurídicas

Universidade Ibirapuera, UNIB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

2/2003 - 12/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Hispano-americana
Literatura Espanhola
Língua Espanhola

Centro Universitário da Fundação Instituto Para o Ensino de Osasco, UNIFIEO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 14

Atividades

2/2001 - 12/2005
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
8/1999 - 12/2005
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
2/2001 - 12/2004
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
4/1999 - 12/2004
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
4/1999 - 7/2001
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Centro Latino de Línguas, CLL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

4/1999 - 6/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
Língua Portuguesa
4/1999 - 6/2000
Serviços técnicos especializados , Centro Latino de Línguas, .

Serviço realizado
Tradução de textos do espanhol para o português.
4/1999 - 6/2000
Serviços técnicos especializados , Centro Latino de Línguas, .

Serviço realizado
Versão de textos do português para o espanhol.

Springtime Cursos de Idiomas S C Ltda, SPRINGTIME, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol, Carga horária: 6

Atividades

8/1998 - 8/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola
8/1998 - 8/1999
Serviços técnicos especializados , Springtime Cursos de Idiomas S C Ltda, .

Serviço realizado
Versão de textos do português para o espanhol.

Centro de Cultura Anglo Americano, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de línguas, Carga horária: 18

Atividades

7/1998 - 7/1999
Treinamentos ministrados , Departamento de Ensino, Vila Mariana.

Treinamentos ministrados
Treinamento para professores de língua espanhola
8/1995 - 7/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Espanhola

Assessoria Pedagógica, APED, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

3/1995 - 2/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Lingüística
3/1995 - 2/1997
Serviços técnicos especializados , Assessoria Pedagógica, .

Serviço realizado
Revisão de textos em português.


Linhas de pesquisa


1.
Estilística da Língua Portuguesa
2.
O Ensino da Literatura
3.
Ensino da Língua Espanhola
4.
Literatura Latinoa-americana


Projetos de pesquisa


2017 - 2018
A narrativa policial no século XXI nos países da Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai)
Descrição: Pensar um gênero a partir de uma tradição literária supõe pensá-lo enquanto manifestação histórica não só de um tempo específico, mas também de um contexto social que envolve a cultura, a política, a economia, a língua, etc., como expõe Bakhtin em ?Tipologia histórica do romance? (2010, p. 205). É neste sentido, então, que Aimar Sánchez (2000), Gandolfo (2007) e Berg (2008) apontam a importância de que o gênero policial encontre uma forma de realização local ? no caso, no contexto latino-americano ? e pessoal para chegar a suas melhores realizações. Na era que poderíamos chamar de ?pós-ditatorial? na Argentina, por exemplo, ainda ecoam no policial o terror dos anos recentes, a dificuldade de narrar e a ?irredutibilidade da derrota? (como aponta Avelar (2008)), características presentes na literatura como um todo do período. Como se configuraria, então, se é que ela, de fato, existe, a etapa posterior, a da hegemonia neoliberal e suas consequências, na narrativa policial latino-americana? Mais do que isto: é possível pensar em um contexto latino-americano (ou ao menos do Cone Sul) a partir do estudo de obras literárias do gênero policial escritas nos países da Tríplice Fronteira: Argentina, Brasil e Paraguai? Estas são as questões sobre as quais esta pesquisa buscará refletir..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2003
Grupo de Estudos sobre o Ensino da Literatura
Descrição: O grupo de estudos sobre o Ensino da Literatura desenvolve pesquisa sobre o tema com literaturas em língua espanhola e é responsável pela organização e desenvolvimento do curso Lliteratura e Cinema em Espanhol, ministrado como curso de extensão universitária na FFLCH/USP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eduardo Fava Rubio - Integrante / Sandra Regina Moreira - Integrante / Célia Navarro Flores - Integrante / Tatiana Francini Girão Barroso - Integrante / Mariana Barone Beauchamps - Integrante / Romilda Mochiuti - Integrante / Mario Miguel González - Coordenador.
1999 - 2000
Equipocampus
Descrição: O grupo de estudos Equipocampus desenvolve pesquisa sobre o ensino da língua espanhola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eduardo Fava Rubio - Integrante / Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues - Integrante / Neide Maia González - Coordenador / Heloísa Pezza Cintrão - Integrante / Andréa Silva Ponte - Integrante / Benivaldo José de Araújo Jr - Integrante / Carlos Donato Petrolini Jr - Integrante / Hélade Scutti Santos - Integrante / Marcio Otávio Colussi Funcia - Integrante / Maria Tereza Mendes - Integrante / Sandra Regina Moreira - Integrante / Célia Navarro Flores - Integrante / Tatiana Francini Girão Barroso - Integrante / Antón Castro Míguez - Integrante / María Alicia Gancedo Álvarez - Integrante / Sílvia Etel Gutiérrez Bottaro - Integrante / Ivan Rodríguez Martín - Integrante / Luíza Martins da Silva - Integrante / Ligia Karina Martins de Andrade - Integrante / Samantha da Rocha Conceição - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
1998 - 2002
Parâmetros para uma leitura da História da Literatura Espanhola
Descrição: Pesquisa voltada para o período da formação da Literatura Espanhola, visando estabelecer coordenadas para a leitura de sua história, de maneira a quebrar a tradicional leitura cronológica e definir parâmetros ideológicos e estéticos que comprovem a construção da Modernidade literária por determinados autores desse período..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Eduardo Fava Rubio - Integrante / Célia Navarro Flores - Integrante / Mario Miguel González - Coordenador / Lilian dos Santos Silva - Integrante / Ana Paula Silva - Integrante.
1996 - 1997
Grupo de Estudos Estilísticos
Descrição: Desenvolvi o projeto de pesquisa sobre o poeta brasileiro Dante Milano na área de Estilística da Língua Portuguesa dentro do Grupo de Estudos Estilísticos da FFLCH-USP, sob a coordenação da Profa. Dra. Guaraciaba Micheletti..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eduardo Fava Rubio - Integrante / Cátia L Pereira - Integrante / Isabel A Moliterno - Integrante / Patrícia A Vechiatto - Integrante / Letícia P F Peres - Integrante / Guaraciaba Micheletti - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2


Projetos de extensão


2018 - 2018
Introdução à leitura de Narrativa Policial
Descrição: O projeto se configura como uma forma de, a partir da leitura de textos do gênero policial, incrementar a capacidade crítica dos participantes, tanto da leitura como do pensamento. Citando o crítico argentino Daniel Link, ?o policial é um relato sobre o Crime e a Verdade? (2002, p. 73), sendo possível a partir dele não só desenvolver uma leitura mais atenta de todos os discursos que nos cercam, mas também refletir sobre a sociedade em que vivemos, com suas verdades absolutas e relativas, impostas ou descobertas. Espera-se que o projeto ajude a formar melhores leitores e cidadãos mais críticos, que reflitam sobre o meio em que vivem com a mesma curiosidade e espírito indagador que os detetives das histórias que serão lidas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista Entrecaminos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literatura Hispano Americana.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Literatura Espanhola.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Espanhola.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
TOEFL ITP, ETS.
2013
CELU - Certificado de Español: Lengua y Uso - Nivel Avanzado, Consorcio Interuniversitario ELSE - Argentina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RUBIO, Eduardo Fava2017RUBIO, Eduardo Fava. Uma reflexão literária nas entrelinhas da literatura. REVISTA LITERATURA EM DEBATE, v. 12, p. 91-106, 2017.

2.
RUBIO, Eduardo Fava2012 RUBIO, Eduardo Fava. La Pesquisa de Juan José Saer: escrita, crítica e gênero na Literatura Argentina. Fronteiraz (São Paulo), v. 8, p. 1-11, 2012.

3.
RUBIO, Eduardo Fava2012 RUBIO, Eduardo Fava. Plata quemada: leituras, transgressões e transfigurações. Estação Literária, v. 9, p. 155-167, 2012.

4.
FLORES, C. N.1999FLORES, C. N. ; RUBIO, Eduardo Fava ; SILVA, L. M. ; ECA, M. P. P. ; CARVALHO, R. S. ; MOREIRA, S. R. ; FIRMINO, S. A. ; BARROSO, T. F. G. . Hacia una nueva práctica de lectura.. Anuario Brasileno de Estudios Hispanicos, v. 1, p. 53-58, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GONZÁLEZ, Neide Maia ; MORENO, Francisco ; RUBIO, Eduardo Fava ; ARAÚJO JR, Benivaldo José de ; CINTRÃO, Heloísa Pezza ; FUNCIA, Marcio Otávio Colussi ; GALINDO, Fernando Legón ; MENDES, Maria Tereza ; NICOLÁS, María Del Mar Martín de ; PETROLINI JR, Carlos Donato ; PONTE, Andréa Silva ; RODRIGUES, Fernanda dos Santos Castelano ; SANTOS, Hélade Scutti . Diccionario Esencial Español/Portugués - Portugués/Español. 1. ed. Madrid: Arco Libros, 2006. v. 1. 856p .

2.
MORENO, Francisco ; GONZÁLEZ, Neide Maia ; PONTE, Andréa Silva ; ARAÚJO JR, Benivaldo José de ; PETROLINI JR, Carlos Donato ; RUBIO, Eduardo Fava ; RODRIGUES, Fernanda dos Santos Castelano ; GALINDO, Fernando Legón ; SANTOS, Hélade Scutti ; CINTRÃO, Heloísa Pezza ; FUNCIA, Marcio Otávio Colussi ; NICOLÁS, María Del Mar Martín de ; MENDES, Maria Tereza . Diccionario Bilingüe de Uso: español-portugués / portugués-español. 1. ed. Madrid: Arco / Libros, 2003. v. 2. 2181p .

Capítulos de livros publicados
1.
RUBIO, Eduardo Fava. La figura del gaucho en Plata quemada de Ricardo Piglia. In: Nicolás Abadie et.al.; colab. María Pía Pasetti ; compilado por Aymará de Llano. (Org.). Actas del Cuarto Congreso Internacional CELEHIS de Literatura 2011 : áreas de literatura española, argentina e hispanoamericana. 1ed.Mar del Plata, Argentina: Universidad Nacional de Mar del Plata, 2013, v. , p. 1-.

2.
RUBIO, Eduardo Fava; RODRIGUES, Fernanda dos Santos Castelano . El español en la enseñanza superior en Brasil. In: María Ignacia Dorronzoro; María Susana González; Estela Klett; Marta Lucas; Rosana Pascuale; Mónica Vidal. (Org.). Enseñanza de lenguas extranjeras en el nivel superior. 1ed.Buenos Aires: Araucaria, 2003, v. , p. 128-131.

3.
RUBIO, Eduardo Fava. Las Soledades de Luis de Góngora: Barrocas o manieristas?. In: André Luiz G. Trouche; Lívia de Freitas Reis. (Org.). Hispanismo 2000. 1ed.Niterói: Ministerio de Eucación, Cultura y Deporte / Associação Brasileira de Hispanistas, 2001, v. 1, p. 335-338.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RUBIO, Eduardo Fava. Juan José Saer: realidade, representação e ficção na perspectiva de gênero. In: VII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2013, Salvador, Bahia. Atas do VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. São Paulo: ABH, 2013. p. 348-352.

Apresentações de Trabalho
1.
RUBIO, Eduardo Fava. Em busca das pistas de uma narrativa policial da tríplice fronteira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BOULOSA, Carmen ; RUBIO, Eduardo Fava . Prefácio à edição brasileira. São Paulo, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
BUENAVENTURA, Enrique ; VIDAL, Jacqueline ; RUBIO, Eduardo Fava . Notas sobre o método da criação coletiva. São Paulo: Cooperativa Paulista de Teatro, 2006. (Tradução/Artigo).

3.
CERVANTES, Miguel ; RUBIO, Eduardo Fava ; NUNES, Sandra ; GALHARDO, Caco . Rinconete e Cortadillo. São Paulo: Peirópolis, 2005. (Tradução/Livro).

4.
GRAZIANO, Walter ; RUBIO, Eduardo Fava . Hitler ganhou a guerra. São Paulo: Palíndromo, 2005. (Tradução/Livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
RUBIO, Eduardo Fava. Cultura e Literatura Espanholas: Apostila (65 p.). 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

2.
RUBIO, Eduardo Fava. Cultura e Literatura Hispano-americanas: Vídeo-aula (3h.). 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aula).

3.
RUBIO, Eduardo Fava. Cultura e Literatura Espanholas: Vídeo-aula (3h.). 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aula).

4.
RUBIO, Eduardo Fava. Análise do conto "La muerte y la brújula", de J. L. Borges (1h.). 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo-aula).

5.
RUBIO, Eduardo Fava. Cultura e Literatura Hispano-americanas: Apostila (66 p.). 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. O romance policial latino-americano no século XXI: três romances de Leonardo Padura, Eduardo Mariani e Claudia Piñeiro. 2106. (Congresso).

2.
XIV SEL - Seminário de Estudos Literários - Literatura para quê?.Narrativa policial latino-americana: quando a memória é a grande pista. 2018. (Seminário).

3.
I Congresso Humanidades nas Fronteiras: imaginários e culturas latino-americanas. Em busca das pistas de uma narrativa policial da tríplice fronteira. 2017. (Congresso).

4.
I Simpósio de Língua e Literatura.A literatura policial latino-americana contemporânea. 2016. (Simpósio).

5.
IV Simpósio Gêneros Híbridos da Modernidade: a narrativa policial.O sangue falso que escorre da primeira página: a presença do jornal na narrativa policial. 2012. (Simpósio).

6.
VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Juan José Saer: realidade, representação e ficção na perspectiva de gênero. 2012. (Congresso).

7.
Conferências de Língua e Literatura.Literatura Espanhola. 2011. (Encontro).

8.
II Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispanoamericana.Plata quemada: o gênero policial e sua transgressão em Ricardo Piglia. 2011. (Simpósio).

9.
IV Congreso Internacional CELEHIS de Literatura. La figura del gaucho en Plata quemada de Ricardo Piglia. 2011. (Congresso).

10.
I Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispanoamericana.Saer, Piglia y los narradores amnésicos. 2010. (Simpósio).

11.
III Ciclo de Cinema de Cultura Geral da Faculdade Cásper Líbero - Cinema Latino-americano.Plata Quemada. 2005. (Simpósio).

12.
Semana do Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté.Um Góngora Moderno. 2005. (Seminário).

13.
VII Semana de Estudos Lingüísticos e Literários da Universidade Ibirapuera.O Século de Ouro Espanhol: Frei Juan de la Cruz, Góngora e Miguel de Cervantes. 2005. (Seminário).

14.
III Congresso Brasileiro de Hispanistas. Plata quemada: uma leitura do romance de Ricardo Piglia em contraponto ao filme homônimo de Marcelo Piñeyro. 2004. (Congresso).

15.
IX Jornadas de Enseñanza de Lenguas Extranjeras en el Nivel Superior. El Español en la Enseñanza Superior en Brasil. 2003. (Congresso).

16.
II Congresso Brasileiro de Hispanistas. A polêmica em torno a Góngora: letras em pé de guerra. 2002. (Congresso).

17.
I Congresso Brasileiro de Hispanistas. Las Soledades de Góngora: barrocas o manieristas?. 2000. (Congresso).

18.
Conferências de Atualização para Professores de Espanhol. 1999. (Outra).

19.
Encontro sobre Literatura Espanhola - Universidade Metodista de São Paulo.A poesia de Luis de Góngora. 1999. (Encontro).

20.
VII Congreso Brasileño de Profesores de Español - A las puertas del tercer milenio. Góngora y San Juan de la Cruz: diferentes (in)adecuaciones a un sistema. 1999. (Congresso).

21.
Conferências de Atualização para Professores de Espanhol. 1997. (Outra).

22.
Mesa Redonda - Brasil, Argentina e Colômbia: questões de historiografia em educação. 1997. (Encontro).

23.
V Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo.Estilística para quê?. 1997. (Simpósio).

24.
XLV Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL.Traços estilísticos da poesia em língua portuguesa no século XX: ?Cantiga de sereia?. 1997. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RUBIO, Eduardo Fava. IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2016. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ausenir Angelica de Souza Lima. A literatura Infanto-juvenil na sala de aula. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Ibirapuera. Orientador: Eduardo Fava Rubio.

2.
Roberta Lucena Vilela. A dificuldade do aprendizado do espanhol como L2: o infinitivo flexionado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Ibirapuera. Orientador: Eduardo Fava Rubio.

3.
Ayunes Silva de Lima. A importância da língua inglesa nas séries iniciais do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Ibirapuera. Orientador: Eduardo Fava Rubio.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 5:02:29