Giseli Fuchter Fuchs

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2523397470659228
  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e mestrado em Linguística por essa Universidade (2004). Em 2009, realizou e ministrou o curso de Gestão Escolar para professores de Língua Portuguesa da rede pública estadual de Santa Catarina (Gestar II). Desde 2002 trabalha como professora de Língua Portuguesa na Escola de Educação Básica São Ludgero. Em 2016, concluiu o curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Giseli Fuchter Fuchs
Nome em citações bibliográficas
FUCHS, G.F

Endereço


Endereço Profissional
Escola de Educação Básica São Ludgero, Escola.
Praça da Matriz
Centro
88730-000 - Sao Ludgero, SC - Brasil
Telefone: (48) 36571186


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: O funcionamento da autoria na escrita coletiva de estudantes de Ensino Médio Inovador: espaço de negociação, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Andreia da Silva Daltoé.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2002 - 2004
Mestrado em Lingüística.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O item lexical 'além': um estudo com base em corpus,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Marco Antônio Esteves da Rocha.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1996 - 2000
Graduação em Letras Português.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Formação Continuada para professores do Programa de Ensino Médio Inovador. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
2017 - 2017
Organização da Gestão Pedagógica. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
2016 - 2016
Implementação da Proposta Curricular de Santa Catarina. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
2012 - 2012
Qualificação dos Saberes e Práticas Pedag. da EB. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Gestão de Aprendizagem Escolar. (Carga horária: 300h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2007 - 2007
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem. (Carga horária: 120h).
Faculdade Capivari, FUCAP, Brasil.
2007 - 2007
Desafios ao Professor: da Pedagogia da Autonomia à. (Carga horária: 60h).
Sociedade Educacional Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.
2007 - 2007
Saberes Docentes e Práticas Pedagógicas. (Carga horária: 4h).
Sistema de Ensino Energia, ENERGIA, Brasil.
2001 - 2001
Técnica de Trabalho em Pequenos Grupos. (Carga horária: 125h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
1999 - 1999
Introdução à Política Linguística. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1997 - 1997
Cidade de Deus em Debate. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1997 - 1997
Windows - Word e Internet. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1996 - 1996
Teoria da Argumentação - A versão dos Topoi. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
1996 - 1996
O processamento cognitivo do texto. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor-Formador, Carga horária: 20
Outras informações
Em 2009, fiz o Curso Gestão da Aprendizagem Escolar -I Gestar II pela Universidade de Brasília e atuei como professora formadora pela 36 Regional - Braço do Norte - para os professores da rede pública na disciplina de Língua Portuguesa, em um total de 300 horas


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 20

Atividades

2008 - 2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Ministério da Educação, .

Cargo ou função
Comissão Julgadora Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa.
3/2000 - 07/2000
Estágios , Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Língua e Literatura Vernáculas.

Estágio realizado
Monitoria em Filologia Portuguesa.
08/1999 - 12/1999
Estágios , Colégio de Aplicação - CED - UFSC, .

Estágio realizado
Estágio não-obrigatório - Projeto 'Redação nota 10'.
08/1997 - 12/1997
Extensão universitária , Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária, .

Atividade de extensão realizada
Bolsa de Estudos.

Escola de Educação Básica São Ludgero, EEB SÃO LUDGERO, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: estatutário, Carga horária: 40



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1999
Certificado de Desempenho Acadêmico, UFSC-CCE.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FUCHS, G.F. A divulgação do conhecimento como gesto para signficar a autoria na produção textual de alunos do Ensino Médio: um estudo introdutório. In: VI Simpósio De Formação de Professores, 2014, Tubarão. Educação, currículo e escola. Tubarão: Editora Unisul, 2014. p. 1-9.

2.
FUCHS, G.F; DALTOÉ, A. S. . A INTERPRETAÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESPAÇO PARA PENSAR A QUESTÃO DA AUTORIA?. In: V Simfop - Simpósio sobre Formação de Professores, 2013, Tubarão. Educação Básica: Desafios frente às desigualdades educacionais. Tubarão: Editora da Unisul, 2013. p. 1-8.

Apresentações de Trabalho
1.
FUCHS, G.F; HOBOLD, E. S. F. . Um olhar interdisciplinar da e na escola: desafios e possibilidades de ressignificar a prática pedagógica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
FUCHS, G.F; HOBOLD, E. S. F. ; VERONEZ, A. W. S. . Proposta Curricular de Santa Catarina: teoria e prática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FUCHS, G.F. A autoria na escrita coletiva de estudantes de ensino médio inovador: espaço de negociação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FUCHS, G. F.; FUCHS, G.F . O saber do idoso na comunidade escolar: autoria e memória. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FUCHS, G.F. Divulgação do conhecimento: autoria e memória. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FUCHS, G.F. O saber dos idosos na comunidade escolar: autoria e divulgação do conhecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FUCHS, G.F. A divvulgação do conhecimento como gesto para signficar a autoria na produção textual de alunos do Ensino Médio: um estudo introdutório. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FUCHS, G. F.; FUCHS, G.F . Avaliação Escolar: Contexto, discussões e problematizações In: ABRALIN, 1999, Florianópolis. II Congresso Nacional da ABRALIN. , 1999.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CO-AUTORA, G. F. ; VIEIRA, H. G. ; FUCHS, G.F . Variantes das vogais médias anteriores na Língua Portuguesa falada na zona rural de Santa Catarina. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FUCHS, G.F; CO-AUTORA, G. F. . Variantes do Sujeito Pronominal em Documentos Formais dos Séculos XVIII e XX 1999 (Acadêmica).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Simpósio Nacional Sobre Formação de Professores: a educação brasileira na atual conjuntura nacional. 2018. (Simpósio).

2.
IX Simpósio Nacional Sobre Formação de Professores: a educação brasileira na atual conjuntura nacional.Um olhar interdisciplinar da e na escola: desafios e possibilidades de ressignificar a prática pedagógica. 2018. (Simpósio).

3.
VIII Simpósio sobre Formação de Professores. 2016. (Simpósio).

4.
VIII Simpósio sobre Formação de Professores.A AUTORIA NA ESCRITA COLETIVA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO INOVADOR: ESPAÇO DE NEGOCIAÇÃO. 2016. (Simpósio).

5.
VII SEAD - A Análise do Discurso e sua história: avanços e perspectivas. 2016. (Seminário).

6.
VII Seminário De Ensino e Pesquisa SENPEX.Proposta Curricular de Santa Catarina:estudo e prática. 2016. (Seminário).

7.
VII Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão.Proposta Curricular de Santa Catarina: teoria e prática. 2016. (Simpósio).

8.
2o Seminário Discurso, Cultura e Mídia. 2015. (Seminário).

9.
2o Seminário Discurso, Cultura e Mídia.O saber do idoso na comunidade escolar: autoria e memória. 2015. (Seminário).

10.
VII Simfop - Simpósio de Formação de Professores: educação, currículo e escola.Saberes dentro/fora da escola: divulgação de conhecimentos e novos espaços de sentido. 2015. (Simpósio).

11.
VII Simfop - Simpósio de Formação de Professores: educação, currículo e escola.Divulgação do conhecimento: autoria e memória. 2015. (Simpósio).

12.
VII Simfop - Simpósio de Formação de Professores: Plano Nacional de Educação - proposições e desfios. 2015. (Simpósio).

13.
Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas contemporâneas. 2014. (Congresso).

14.
Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas contemporâneas. O saber dos idosos na comunidade escolar: autoria e divulgação do conhecimento. 2014. (Congresso).

15.
VI Simfop - Simpósio sobre Formação de Professores. A divulgação do conhecimento como gesto para significar a autoria na produção textual de alunos do Ensino Médio: um estudo introdutório. 2014. (Congresso).

16.
VI Simfop - Simpósio sobre Formação de Professores. 2014. (Congresso).

17.
O gesto e a palavra: implicações entre linguagem e cultura material. 2012. (Seminário).

18.
4 Encontro de Escolas Públicas Conveniadas do Ensino Médio. 2005. (Encontro).

19.
II Congresso Nacional de Educação. 2004. (Congresso).

20.
II Congresso Nacional da Associação Brasileira de Lingüística (ABRALIN). 1999. (Congresso).

21.
II Encontro Catarinense dos Cursos de Letras. 1999. (Encontro).

22.
II Encontro Catarinense dos Cursos de Letras. 1999. (Encontro).

23.
II Encontro Catarinense dos Cursos de Letras e IX Semana de Letras. 1999. (Congresso).

24.
IX Semana de Letras. 1999. (Congresso).

25.
VI Congresso da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC. 1998. (Congresso).

26.
Colóquio Internacional de Literatura - O Romance. 1997. (Seminário).

27.
I Encontro Catarinense de Letras. 1997. (Oficina).

28.
I Encontro Catarinense dos Cursos de Letras. 1997. (Congresso).

29.
VIII Semana de Letras. 1997. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FUCHS, G.F; HOBOLD, E. S. F. . Um olhar interdisciplinar da e na escola: desafios e possibilidades de ressignificar a prática pedagógica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 9:27:06