Cristina de Oliveira Maia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1558240227940867
  • Última atualização do currículo em 24/12/2018


Atualmente Professora Adjunta do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio ambiente da Universidade Federal de Ouro Preto-MG, pertence ao quadro de docentes permanentes e orientadores dos Programas de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências do ICEB/ UFOP e em Educação, Gestão e Difusão em Biociências do IBqM/ UFRJ. Articuladora do texto do Currículo Mínimo implantado nas escolas pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro em 2012. Atuou como coordenadora do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia para professores da Educação Básica entre fevereiro de 2013 e fevereiro de 2016. Tem experiência na área de Educação, com destaque para formação continuada de professores desde 2000. Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Química Biológica (2002), doutorado em Ciências (2013) - ambos na área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAPES 7). Pesquisadora e membro do grupo Em Formação de pesquisas na área educacional (IBqM/ UFRJ) e do Grupo de Pesquisas Núcleo de Ações e Reflexões em Neuropsicologia do Desenvolvimento (NARN/ UFRRJ). Expertise em cursos, Workshop e palestras em EaD. Doutora em Ciências, voltada para a área de Educação. Email: crismaia@iceb.ufop.br - maiacristina1@gmail.com https://www.facebook.com/cristina.maia.1481 https://br.linkedin.com/in/cristina-oliveira-maia-2818438a (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristina de Oliveira Maia
Nome em citações bibliográficas
MAIA, C. O.;MAIA, CRISTINA DE OLIVEIRA;MAIA, C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente.
Campus Universitário
Morro do Cruzeiro
35400000 - Ouro Preto, MG - Brasil
Telefone: (021) 35511606


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Doutorado em Ciência - Educação em Biociências.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: ESTUDO DE CASO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: análise dos pressupostos da Teoria da Distância Transacional a partir das relações observadas em cursos livres, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Denise Rocha Corrêa Lannes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Interação dialógica, cognição, barreira cognitiva.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2002
Mestrado em Química Biológica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: COLABORAÇÃO INTERNACIONAL NO ÂMBITO DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PESSOAL ENTRE BRASIL E FRANÇA,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: Vivaldo Moura Neto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: colaboração internacional; formação de pessoal.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Educação Superior.
1995 - 1997
Especialização em Ensino de Ciências e Biologia. (Carga Horária: 540h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: CONCEITOS CIENTÍFICOS CONTRADITÓRIOS ENCONTRADOS EM LIVROS DIDÁTICOS E ENTRE PROFESSORES E ESPECIALISTAS DA ÁREA.
Orientador: DENISE ROCHA CORRÊA LANNES.
1995 - 1995
Aperfeiçoamento em Técnico na área de Educação, Gestão e Difusão em Ciências. (Carga Horária: 180h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Educação em Ciências. Ano de finalização: 1995.
Orientador: Leopoldo de Meis.
1984 - 1987
Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado.
Faculdade de Humanidades Pedro II, FAHUPE, Brasil.
Bolsista do(a): Crédito Educativo da Caixa Federal, CF, Brasil.


Pós-doutorado


2014 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Divulgação Científica.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta I, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente Permanente Mestrado Profissional EC, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Elaboração e aplicação de disciplinas e orientação no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Docente Permanente, Enquadramento Funcional: Corpo Docente do Mestrado Profissional EGeD
Outras informações
Elaboração e aplicação de disciplinas oferecidas e orientação de alunos do Mestrado Profissional do IBqM/UFRJ.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Pós-doutoral, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento de projeto - ESTUDOS EM CIÊNCIA, ARTE E EDUCAÇÃO ? INCLUSÃO E MOBILIDADE SOCIAL

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação Executiva, Carga horária: 40
Outras informações
Organização e supervisão da produção de disciplinas da grade do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia - semipresencial. Coordenação de ações de tutoria a distância.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente colaborador, Carga horária: 10
Outras informações
Atuou como docente na Disciplina Interdisciplinaridade em Ação, parte do Curso de Atualização para professores do Ensino Médio das Áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (PROMED) em parceria com Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e UFRJ. Foi também orientadora da produção de material didático da mesma disciplina.

Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente colaborador, Carga horária: 10
Outras informações
Atuou como docente na Disciplina Interdisciplinaridade em Ação, parte do Curso de Atualização para professores do Ensino Médio das Áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (PROMED) em parceria com Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e UFRJ. Foi também orientadora da produção de material didático da mesma disciplina.

Atividades

06/2013 - Atual
Ensino, Programa de Mestrado Profissional IBqM, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Projetos; Seminários Integrados do Mestrado Profissional; Orientação de alunos.
02/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde/Instituto de Bioquímica Médica, .

06/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde/Instituto de Bioquímica Médica, .

02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Saúde/Instituto de Bioquímica Médica, .

05/2016 - 05/2016
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde/Instituto de Bioquímica Médica, .

Atividade de extensão realizada
Encontro Internacional "Um Brinde à Ciência". Organização e apoio. 20h.
07/2013 - 12/2015
Ensino, Ensino de Ciências e Biologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Organização e supervisão da produção de todas as disciplinas do curso.
Coordenação Executiva das atividades relacionadas a conteúdo e tutoria.
05/2008 - 06/2008
Ensino, Ensino de Ciências e Biologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Módulo: "Psicologia da Educação" - sob supervisão da profa. Denise Lannes - adjunto do IBqM/UFRJ
03/2008 - 03/2008
Ensino, Ensino de Ciências e Biologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Módulo "Grandes Temas" - sob supervisão da profa. Denise Lannes - adjunto IBqM/UFRJ
05/2006 - 09/2006
Extensão universitária , Reitoria, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza.

Atividade de extensão realizada
Inst Bioq Méd Programa de Educação Gestão e Difusão Em Biociências - Curso de Extensão para professores da rede pública estadual - PROMED SEE/MEC com a disciplina: "Interdisciplinaridade em Ação"..
07/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Reitoria, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza.

Atividade de extensão realizada
Inst Bioq Méd Programa de Educação Gestão e Difusão Em Biociências - Curso de Extensão para professores da rede pública estadual - PROMED SEE/MEC com a disciplina: "Interdisciplinaridade em Ação"..
07/2005 - 12/2005
Extensão universitária , Reitoria, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza.

Atividade de extensão realizada
Inst Bioq Méd Programa de Educação Gestão e Difusão Em Biociências - Curso de Extensão para professores da rede pública estadual - PROMED SEE/MEC orientadora de produção de material didático para a disciplina: "Interdisciplinaridade em Ação"..
10/2002 - 10/2002
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Saúde/Instituto de Bioquímica Médica, Centro de Ciências da Saúde/Instituto de Bioquímica Médica.

Atividade realizada
Palestra com o tema ?A COLABORAÇÃO INTERNACIONAL NA PESQUISA CIENTÍFICA? realizada durante o simpósio ?Novos Rumos da Educação, Gestão e Difusão em Biociências? organizado pelo então Departamento de Bioquímica Médica/ICB/UFRJ..
07/1999 - 07/1999
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde/Instituto de Bioquímica Médica, .

Atividade de extensão realizada
Monitora do Curso de Extensão/Curso de Férias para professores e alunos do Ensino Médio e Fundamental intitulado ?A Célula? realizado no, então, Departamento de Bioquímica Médica/ICB/UFRJ. Apoio CAPES/FAPERJ. 80h..
01/1999 - 01/1999
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde/Instituto de Bioquímica Médica, .

Atividade de extensão realizada
Monitora do Curso de Extensão/Férias para professores e alunos do Ensino Médio e Fundamental intitulado ?Músculos e Energia: uma dupla perfeita?? realizado no, então, Departamento de Bioquímica Médica/ICB/UFRJ. Apoio CAPES/FAPERJ e FINEP. 80h.
07/1996 - 07/1996
Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde/Instituto de Bioquímica Médica, .

Atividade de extensão realizada
Monitora do Curso de Iniciação Científica para alunos da, então, 6a série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Equador intitulado ?Fotossíntese? com carga horária de 20h.

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 0
Outras informações
Professora Formadora nos cursos de licenciatura oferecidos pela UENF.


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Produtividade acadêmica, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação da subárea de Inovações Educacionais, área de Tecnologia Educacional da Diretoria de Extensão. Disciplinas ministradas em cursos de extensão a distância, curso de Atualização de formação continuada para professores da Educação Básica, produção de material didático. Consultor ad hoc na Revista EaD em FOCO (http://eademfoco.cecierj.edu.br/) Conselheira Editorial na Revista da Educação Pública (http://www.educacaopublica.rj.gov.br/) Participação e elaboração em projetos diversos. Atuação como articuladora e autora do Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro nos níveis Regular (EF), EJA e Normal e na produção das Orientações Pedagógicas nos mesmos níveis.

Atividades

02/2011 - 12/2011
Ensino, Prática Docente, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Mudando o Foco da Avaliação
Neurocognição: o caminho do aprendizado
09/2007 - 12/2010
Ensino, Educação em Ciências, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Genética e Biologia Molecular para a Educação Básica
Concepções prévias: um ponto de partida para a aprendizagem
Interdisciplinaridade em Ação
Neurocognição: o caminho do aprendizado
08/2008 - 08/2008
Outras atividades técnico-científicas , Consórcio Cederj, Consórcio Cederj.

Atividade realizada
Capacitação para professores - Secretaria Educação de Rio Bonito.
08/2008 - 08/2008
Outras atividades técnico-científicas , Consórcio Cederj, Consórcio Cederj.

Atividade realizada
Capacitação para professores Educação Básica com minicurso Processos de Aprendizagem - Pólo Cederj Paracambi.
03/2002 - 07/2007
Ensino, Ensino de Ciências e Biologia, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Genética e Biologia Molecular para o Ensino Médio e Fundamental
Diversidade dos Seres Vivos I - Origem da Vida e Biodiversidade
Diversidade dos Seres Vivos II - História da Vida e Evolução dos Pluricelulares
Ensinar é impossível, mas aprender é inevitável
Os peixes não existem e os dinossauros ainda estão por aí
03/2005 - 04/2005
Direção e administração, Consórcio Cederj, .

Cargo ou função
Coordenação do Projeto Piloto Piraí na área de Biologia desenvolvido com o objetivo de capacitar os professores de Ensino Médio e Fundamental das escolas da rede pública da região para uso do laboratório da escola..
09/2004 - 09/2004
Extensão universitária , Consórcio Cederj, .

Atividade de extensão realizada
Curso presencial de instrumentação para as aulas de Ciências ? Tema; FOTOSSÍNTESE. Ministrado na Fundação Cecierj ? RJ no segundo semestre de 2004 (4h presenciais).
08/2004 - 08/2004
Extensão universitária , Consórcio Cederj, .

Atividade de extensão realizada
Curso presencial de instrumentação para as aulas de Ciências ? Tema; FOTOSSÍNTESE. Ministrado no pólo regional do CEDERJ em Paracambi no segundo semestre de 2004 (4h presenciais).
10/2000 - 10/2003
Extensão universitária , Consórcio Cederj, .

Atividade de extensão realizada
Mini cursos on line (1) CARBOIDRATOS, (2) OVOS E SEMENTES, (3) RELAÇÕES AMBIENTAIS, (4) AUDIÇÃO, (5) FOTOSSÍNTESE, (6) REPRODUÇÃO. Lannes, D., Velloso, A., Maia, C., Azevedo, D. www.educacaopublica.rj.gov.br..
07/2001 - 06/2002
Extensão universitária , Consórcio Cederj, .

Atividade de extensão realizada
Curso semi-presencial de instrumentação para as aulas de Ciências ? Tema; DIGESTÃO. Ministrado no pólo regional do CEDERJ em Paracambi no segundo semestre de 2001 (40h presenciais e 40h a distância).
11/2001 - 11/2001
Outras atividades técnico-científicas , Consórcio Cederj, Consórcio Cederj.

Atividade realizada
palestra proferida no Seminário de Formação em Educação a Distância intitulada ?Oficinas de Extensão na Plataforma CEDERJ?.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Contrato no Colégio de Aplicação como Professor Substituto da Educação Básica.


Escola Municipal Equador, SME ESC EQ, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino de 1o e 2o Graus, Carga horária: 20
Outras informações
Professor/ Técnico de laboratório - Educação Básica.


Colégio Andrews, CA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor EM, Carga horária: 0
Outras informações
Professor Educação Básica - Ensino Médio


Colégio Brasileiro de São Christóvão, CBSC, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - EF/ EM, Carga horária: 0
Outras informações
Professora da Educação Básica.


Escola Santa Madalena Sofia, ESMS, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor EJA EF/ EM, Carga horária: 0
Outras informações
Professora Educação Básica para Jovens e Adultos.



Linhas de pesquisa


1.
Ciência e Arte - Práxis pedagógica e mobilidade social

Objetivo: Em sua essência, esta linha de pesquisa tem como proposta entender os diferentes modos de conhecer e interpretar ciência e suas relações com a arte e desta com o processo educacional na escola básica..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Arte; Ciclo da Vida; Ciência; Dança; Música.
2.
Estudos Curriculares e Práxis Pedagógica

Objetivo: A partir de pressupostos teóricos da pesquisa social, busca-se compreender algumas questões que envolvem o espaço escolar e universitário, tais como: as implicações da pesquisa no ensino e nos saberes dos professores de ciências; as relações entre pesquisa e ensino; o discurso e a prática docente; concepções epistemológicas sobre ciência e ensino; os espaços de formação e investigação - Universidade e Escola; os processos e implicações da construção, divulgação e decodificação do conhecimento científico..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação Básica; Ensino Superior; Epistemologia; Pedagogias.
3.
Formação Continuada de Professores e Tecnologias Educacionais

Objetivo: Nesta linha de pesquisa incluem-se as atividades relacionadas à formação continuada de professores, incluindo atividades de Educação a Distância (EaD) de maneira interativa e interdisciplinar sempre que possível. O desenvolvimento de pesquisas envolvendo aprendizagem significativa e Teoria da Equilibração de Ausubel e Piaget, respectivamente, predominam..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: FORMAÇÃO CONTINUADA.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação a Distância; Formação continuada de professores; Professores Educação Básica; Repositório Virtual.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
REDE DE PESQUISA SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR COMO LOCAL DE INCLUSÃO E MOBILIDADE SOCIAL PELO APODERAMENTO DOS CÓDIGOS SOCIAIS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Denise Rocha Correa Lannes em 27/05/2016.
Descrição: E_08/2015 - Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa na Área de Humanidades - 2015 A proposta de união entre educação, ciência, arte, esportes, tecnologias e inclusão não é inédita, mas há um vasto espaço para projetos que tratam da integração real dessas áreas. Para isso há que se conhecer o contexto das escolas públicas e agir no presente, saindo do senso comum ao discutir e apresentar novas propostas de integração das diversas áreas do conhecimento reconhecidas como códigos do poder, no caminho da sua apropriação. Baseado na perspectiva de rede de pesquisa, o presente projeto objetiva desenvolver diferentes coletas de dados a partir da voz de alunos, professores e gestores de escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, sobre as possibilidades de criatividade e interdisciplinaridade para, como consequência, trabalharmos com ações inovadoras que gerem inclusão e mobilidade social de fato. Entre as temáticas a serem trabalhadas estão as questões curriculares, as diferentes didáticas de aprendizagem significativa relacionadas ao desenvolvimento de habilidades e competências, entre elas as relacionadas à criatividade e à inovação; o uso e desenvolvimento de tecnologias e sua imersão no ambiente escolar; a questão da escolha de carreira entre alunos do ensino médio; a identidade profissional e sua relação com a saúde do professor; aspectos identitários e discursivos de alunos e gestores da escola pública; informações e práticas acerca do tema ?inclusão? para professores e toda a comunidade escolar, entre outras. Faremos uso de uma rede de metodologias que atendam as diferentes pesquisas e análises pretendidas, como Representações Sociais, Análise de Conteúdo, Histórias de Vida ou Método Biográfico, Discurso do Sujeito Coletivo, Índice de representatividade, baseado na densidade léxica e na hipótese do Escopo e Mapas Conceituais. Trata-se, na verdade, de um amplo programa de pesquisa que envolve pesquisadores e pós-graduandos de duas instituições universitárias no estado, vinculados a diferentes programas de pós-graduação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
FAPERJ N. 19/2013 - Centro de referência virtual: compartilhando experiências de sucesso na formação continuada de professores
Descrição: O objetivo geral deste projeto é criar um espaço de compartilhamento de objetos de aprendizagem, conectados com o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro. São objetivos específicos: 1) Editoração de uma nova publicação periódica eletrônica para divulgação de atividades realizadas por professores da Educação Básica, tais como planos de trabalhos e relatos de experiências de sucesso, assim como de artigos científicos na área de Educação; 2) Consolidação de um espaço repositório virtual o Centro de Referência Virtual no âmbito do Ensino Fundamental e Médio integrado a um repositório de objetos educacionais implementado pela Fundação CECIERJ, o TECA; 3) Formação do professor da rede estadual do Rio de Janeiro para uso educacional das tecnologias; 4) Desenvolvimento de uma nova postura dentro da prática do magistério valorizando as experiências do professor, deslocando-o da condição única de leitor para a condição de autor; 5) Implantação de um espaço para questionamentos e levantamento de temas para discussão com tutores preparados nas diversas áreas do conhecimento, que poderão alimentar a discussão ou orientar o professor em buscas e pesquisas; 6) Promoção de 20 encontros, em diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro, para difusão de experiências de sucessos dos professores da rede estadual e divulgação do Centro de Referência Virtual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
FAPERJ - E_30/2012 - Ciência envolvida em arte

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Denise Rocha Correa Lannes em 08/05/2013.
Descrição: Em sua essência, o projeto tem como proposta entender as diferentes formas com que os jovens estudantes, das diferentes modalidades do ensino médio, interpretam os modos de conhecer ciência e suas relações com a arte e destas com o processo educacional. O contexto da pesquisa envolve a criação e produção do espetáculo de dança - A Vida em Seis por Oito..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Cristina de Oliveira Maia - Integrante / DENISE ROCHA CORRÊA LANNES - Coordenador / Diucênio Rangel - Integrante / João Ricardo de Aguiar Silveira - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
E_05/2010 - EXTPESQ - Apoio a Projetos de Extensão e Pesquisa - Projeto Pólo Cine - CIRCUITO INTERATIVO DE CINEMA E EDUCAÇÃO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Denise Rocha Correa Lannes em 14/05/2013.
Descrição: As atividades propostas no projeto foram elaboradas no sentido primeiro de estimular a percepção da docência como ação refletida, aberta a subjetividades e a práticas interdisciplinares e diversificadas. Como instrumento principal de ação, utilizaremos a exposição dos professores da Educação Básica, em exercício, no interior do Estado do Rio de Janeiro à linguagem cinematográfica e às muitas possibilidades de usufruir o cinema na escola. Através da exibição de filmes com temáticas variadas, acrescida da criação de grupos de discussão, do estabelecimento de comunidades de prática autoral e da orientação para replicação no ambiente escolar, pretendemos colocar em prática, procedimentos educativos alternativos, viáveis nas diferentes realidades escolares. Almejamos, simultaneamente, conectar em rede pessoas que pensam a respeito de uma nova educação na sociedade e promover a circulação dos docentes da Educação Básica nos pólos regionais da Fundação CECIERJ/CEDERJ, proporcionando o estabelecimento de novas e consistentes conexões com a comunidade acadêmica; uma efetiva integração Ciência, Arte e Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Cristina de Oliveira Maia - Integrante / DENISE ROCHA CORRÊA LANNES - Coordenador / ANDRÉA VELLOSO - Integrante / Danillo Azevedo - Integrante / BÁRBARA EMANUEL - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Pint of Science ? Rio de Janeiro

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Denise Rocha Correa Lannes em 06/06/2016.
Descrição: O festival ?Pint of Science - Um brinde à ciência? tem como objetivo proporcionar debates interessantes, divertidos e relevantes sobre as pesquisas científicas mais recentes em um formato acessível para o público. Tudo isso em ambientes descontraídos como cafés, restaurantes e bares. O evento foi criado para proporcionar às pessoas comuns discutirem tópicos científicos com quem faz ciência. É realizado por voluntários e foi criado por uma comunidade de estudantes de pós-graduação e de pós-doutorado, na Inglaterra. O festival acontece durante três dias anualmente e de forma simultânea em diversos países do mundo. Pint of Science é uma organização sem fins lucrativos que estabelece parcerias pelo mundo a fim de possibilitar a realização desse festival. O objetivo do evento é tirar os cientistas das universidades, levando-os para conversar sobre ciência diretamente com o público em ambientes descontraídos como cafés, restaurantes e bares..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Cristina de Oliveira Maia - Integrante / DENISE ROCHA CORRÊA LANNES - Coordenador / João Ricardo de Aguiar Silveira - Integrante / Flávia Dutra - Integrante / Roseday Nascimento - Integrante / GONZAGA, LUCIANO LUZ - Integrante / Edite Fagundes Tebaldi - Integrante / Diego Mota - Integrante / Rosany Teresa de Andrade Fernandes - Integrante / Elisa Oswaldo Cruz Marinho - Integrante / Éricka Telles - Integrante / Julia Jasmin Cavazza - Integrante.
2010 - 2012
E_05/2010 - EXTPESQ - Apoio a Projetos de Extensão e Pesquisa - Projeto Pólo Cine - CIRCUITO INTERATIVO DE CINEMA E EDUCAÇÃO

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Denise Rocha Correa Lannes em 06/06/2016.
Descrição: As atividades propostas no projeto foram elaboradas no sentido primeiro de estimular a percepção da docência como ação refletida, aberta a subjetividades e a práticas interdisciplinares e diversificadas. Como instrumento principal de ação, utilizaremos a exposição dos professores da Educação Básica, em exercício, no interior do Estado do Rio de Janeiro à linguagem cinematográfica e às muitas possibilidades de usufruir o cinema na escola. Através da exibição de filmes com temáticas variadas, acrescida da criação de grupos de discussão, do estabelecimento de comunidades de prática autoral e da orientação para replicação no ambiente escolar, pretendemos colocar em prática, procedimentos educativos alternativos, viáveis nas diferentes realidades escolares. Almejamos, simultaneamente, conectar em rede pessoas que pensam a respeito de uma nova educação na sociedade e promover a circulação dos docentes da Educação Básica nos pólos regionais da Fundação CECIERJ/CEDERJ, proporcionando o estabelecimento de novas e consistentes conexões com a comunidade acadêmica; uma efetiva integração Ciência, Arte e Educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Cristina de Oliveira Maia - Integrante / DENISE ROCHA CORRÊA LANNES - Coordenador / Danillo Azevedo - Integrante / BÁRBARA EMANUEL - Integrante.Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
E_14/2009 - Apoio à Melhoria do Ensino em Escolas Públicas Sediadas - Noticiário Local:seus códigos polivalenmtes e mensagens como ponte efetiva entre os valores e modos de vida dos estudantes e os conteúdos programáticos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Denise Rocha Correa Lannes em 05/12/2012.
Descrição: Apresentar aos professores da Educação Básica as características, objetivos e contexto de aplicação da abordagem da aprendizagem vivencial, através de atividades de simulação e vivências grupais, como alternativa de aprendizagem e mudança conceitual, de atitude e de comportamento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2009
Popularização Ciência e Tecnologia - Edição 2007

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Denise Rocha Correa Lannes em 14/05/2013.
Descrição: O projeto tem como objetivo a implantação de canais de comunicação entre a Universidade e as escolas do interior do estado do Rio de Janeiro através: (1) da consolidação de um espaço para divulgação científica no âmbito do ensino de ciências e áreas afins, mantendo os professores e estudantes em constante atualização teórica aliada ao desenvolvimento de novas e diversificadas habilidades que os torne mais aptos a lidar com as constantes mudanças e com a rápida evolução da sociedade moderna, através de publicação impressa e eletrônica; (2) do desenvolvimento uma nova postura dentro da prática do magistério valorizando as experiências do professor, deslocando-o da condição única de leitor para a condição de autor..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Cristina de Oliveira Maia - Integrante / DENISE ROCHA CORRÊA LANNES - Coordenador / ANDRÉA VELLOSO - Integrante / BÁRBARA EMANUEL - Integrante / HÉLIO MELLO - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2005 - 2007
CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP CIÊNCIA DE TODOS 01/2004 Desenvolvimento de Processos e Produtos de Aprimoramento das Ações Educativas na Área de Ciências do Ensino Médio e Profissional - SUBPROJETO: Fazendo Ciência: o professor como produtor das ações

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Denise Rocha Correa Lannes em 06/01/2014.
Descrição: Desenvolvimento e avaliação do impacto/alcance no sistema público de ensino de publicação de comunicação e divulgação científica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Cristina de Oliveira Maia - Integrante / DENISE ROCHA CORRÊA LANNES - Coordenador / BÁRBARA EMANUEL - Integrante.
2005 - 2006
PROMED SEE/MEC Interdisciplinaridade em Ação Projetos em sala de aula.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Denise Rocha Correa Lannes em 05/12/2012.
Descrição: O Curso Interdisciplinaridade em Ação tem como referencial o fato de vivermos uma nova era tecnológica e portanto o ensino não poder mais se basear no conhecimento adquirido, mas no processo de adquiri-lo e acessar o novo conhecimento. Para isso o curso desenvolverá uma série de atividades para atualiza-los tanto quanto ao conteúdo como nas áreas pedagógica e didática, criando um ambiente que permita aos professores entender e acompanhar o processo de geração de conhecimento novo. Os professores do ensino médio também estarão em contato direto com a produção de conhecimento, através da interação com pesquisadores de alto nível do nosso país. Professores vivenciarão a metodologia de projetos desenvolvendo atividades na Universidade. Estas atividades serão adaptadas para que sejam executadas nas escolas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2012 - 2013
Currículo Mínimo do Ensino Fundamental Regular do Estado do Rio de Janeiro

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Denise Rocha Correa Lannes em 08/05/2013.
Descrição: Elaboração do currículo mínimo de Ciências e Biologia para as turmas de Educação de Jovens e Adultos em parceria com a Fundação CECIERJ e a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2012 - 2013
Currículo Mínimo do Ensino Fundamental Regular do Estado do Rio de Janeiro

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Denise Rocha Correa Lannes em 31/01/2014.
Descrição: Elaboração do currículo mínimo de Ciências e Biologia para as turmas de Educação de Jovens e Adultos em parceria com a Fundação CECIERJ e a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Cristina de Oliveira Maia - Integrante / DENISE ROCHA CORRÊA LANNES - Coordenador / Fernanda Mitidieri - Integrante / Jorge Mendes Soares - Integrante / Luciano Gonzaga - Integrante / Roseday Nascimento - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Estado de Educacao do Rio deJaneiro - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1


Membro de corpo editorial


2010 - Atual
Periódico: EAD em Foco
2006 - Atual
Periódico: Revista Em formação
2005 - Atual
Periódico: Revista Educação Pública (Rio de Janeiro)


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: EAD em Foco
2018 - Atual
Periódico: ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: FORMAÇÃO CONTINUADA.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Educação a Distância.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Arte e Ciência.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:0
Total de citações:0
MAIA, C. MAIA, C.O.  Data: 24/12/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAIA, C. O.;MAIA, CRISTINA DE OLIVEIRA;MAIA, C.2015MAIA, C. O.; DUTRA, F. ; TEBALDI, E. F. . ONLINE EXTENDED GRADUATION AND PHYSICAL EDUCATION (PE): TECHNOLOGICAL TOOLS ASSISTING THE DISCUSSION OF STRATEGIES FOR SCHOOL?S PHYSICAL EDUCATION CLASSES. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, v. 21, p. 1-10, 2015.

2.
GONZAGA, LUCIANO LUZ2015GONZAGA, LUCIANO LUZ ; MAIA, CRISTINA DE OLIVEIRA ; LANNES, DENISE ROCHA CORRÊA . POR UMA EFETIVA -AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA-: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES. EAD em Foco, v. 5, p. 125-138, 2015.

3.
MAIA, C. O.;MAIA, CRISTINA DE OLIVEIRA;MAIA, C.2014 MAIA, C. O.; LANNES, D. . A INFLUÊNCIA DA TUTORIA NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. EAD em Foco, v. 4, p. 1-20, 2014.

4.
MAIA, C. O.;MAIA, CRISTINA DE OLIVEIRA;MAIA, C.2014MAIA, C. O.; LANNES, D. ; GONZAGA, L. . As relações interpessoais no âmbito escolar: apontamentos sobre uma experiência de formação continuada de professores. Revista Aprendizagem em EaD, v. 3, p. 1-18, 2014.

5.
SILVEIRA, J. R. A.2014 SILVEIRA, J. R. A. ; MAIA, C. O. ; LANNES, D. . Cultural and scientific inclusion through dance and sicence: lessons from a project in Brazil. International Journal of Arts & Sciences, v. 7, p. 395-402, 2014.

6.
MAIA, C. O.;MAIA, CRISTINA DE OLIVEIRA;MAIA, C.2012 MAIA, C. O.; LANNES, D. . LEVANTAMENTO HISTÓRICO E UMA BREVE ANÁLISE DAS PRINCIPAIS TEORIAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Paidéi@ (Santos), v. 3, p. 1-33, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MAIA, C. O.; LANNES, D. . O Diálogo em Educação a Distância. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 180p .

2.
MAIA, C. O.; LANNES, D. ; SILVEIRA, J. R. A. . Da ideia ao aplauso - passo a passo da criação de um espetáculo de dança e música inspirado em um tema de ciências. 1. ed. Rio de Janeiro: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 215p .

3.
MAIA, C. O.; LANNES, D. . Currículo Mínimo de Ciências e Biologia do Ensino Regular / Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). 1. ed. Rio de Janeiro: SEEDUC/RJ, 2012. v. 2. 15p .

4.
MAIA, C. O.; LANNES, D. R. C. . Currículo Mínimo de Ciências e Biologia do Ensino Normal / Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). 1. ed. Rio de Janeiro: SEEDUC-RJ, 2012. v. 1. 8p .

5.
MAIA, C. O.; LANNES, D. . Currículo Mínimo de Ciências e Biologia para EJA / Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). 1. ed. Rio de Janeiro: SEEDUC-RJ, 2012. v. 1. 12p .

Capítulos de livros publicados
1.
MOURA NETO, V. ; DIAS, M. F. ; MAIA, C. O. ; BELEM, M. P. O. ; CHNEIWEISS, H. . Les Sciences Biologiques au Brésil: la contribution française. In: Carlos Benedito Martins. (Org.). Dialogues entre le Brésil et la France-Formation et Coopération Académique. 1aed.Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana., 2005, v. 1 de 2, p. 231-249.

2.
MOURA NETO, V. ; DIAS, M. F. ; MAIA, C. O. ; BELEM, M. P. O. ; CHNEIWEISS, H. . As Ciências Biológicas no Brasil: a contribuição francesa. In: MARTINS, C. B.. (Org.). Diálogos entre o Brasil e a França: formação e cooperação acadêmica. 1ed.Recife: Fundação Joaquim Nabuco/ Ed. Massangana, 2005, v. 2, p. 229-247.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
LANNES, D. ; MAIA, C. O. ; NASCIMENTO, R. ; ESPINDOLA, C. ; GONZAGA, L. . Congresso Ibero-Americano: um canal de troca de experiências.. Jornal da Manhã, Criciúma - Santa Catarina, p. 3 - 3, 13 set. 2014.

2.
MAIA, C. O.. A importância dos recursos didáticos educacionais. Revista da Educação Pública, site, p. 1 - 2, 23 set. 2008.

3.
VELLOSO, A. ; MAIA, C. O. . Dengue: compreender para combater. Revista da Educação Pública, site, p. 1 - 8, 01 mar. 2002.

4.
LANNES, D. ; MAIA, C. O. . Clonar ou não clonar? Eis a questão.... Revista da Educação Pública, site, p. 1 - 3, 01 out. 2001.

5.
MEIS, L. ; MAIA, C. O. ; LANNES, D. ; MACHADO, R. P. . CIENCIAMETRIA: A AVALIAÇÃO POR PARES. Jornal Folha de São Paulo/caderno especial, São Paulo, p. 7 - 7, 12 set. 1995.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SALVADOR, D. F. ; MAIA, C. O. ; VELLOSO, A. ; ALMEIDA, D.F. ; EL-BACHA, T. ; LANNES, D. . A Performance Evaluation of Sciences and Biology Teaching Improvement Courses using on-line Distance-education, in the State of Rio de Janeiro.. In: 22nd ICDE World Conference on Distance Education, 2006, Rio de Janeiro. Proceedings of the 22nd ICDE World Conference. Rio de Janeiro: ABED, 2006. v. 2. p. 1500-1530.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, J. R. A. ; MAIA, C. O. ; VASCONCELOS, S. ; LANNES, D. R. C. . Promoting Scientific and Cultural Literacy through Dance and Science. In: The International Journal of Arts & Sciences, 2014, Boston. The International Journal of Arts & Sciences (IJAS). Boston: UniversityPublications.net, 2014. v. 1. p. 1-1.

2.
LANNES, D. ; MAIA, C. O. ; MEIS, L. . CONTRADITORY SCIENTIFIC CONCEPTS AMONG DIDATIC BOOKS, SCHOOL TEACHERS, STUDENTS AND SCIENTISTS.. In: XXIX Reunião anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Celular - SBBq, 2000, CAXAMBU. Anais da XXIX Reunião anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Celular, 2000, 2000.

3.
MAIA, C. O.; ARAUJO, A. C. ; BEZERRA, R. J. A. C. ; MOURA NETO, V. . Avaliação de sucesso da colaboração internacional no âmbito da investigação científica e formação de pessoal entre Brasil e França.. In: XV Reunião anual da Fesbe, 2000, Caxambu. Anais da XV Reunião anual da Fesbe, 2000.

4.
MAIA, C. O.; GARCIA-ABREU, J. ; MENEZES, J. R. L. ; MOURA NETO, V. ; LENT, R. . Um mergulho no corpo: Curso de extensão na universidade para professores do ensino médio.. In: XIV Reunião anual da FeSBE, 1999, CAXAMBU. Livro de Resumos da XIV reunião anual da FeSBE99, 1999. v. 1. p. 349-349.

5.
LANNES, D. ; MAIA, C. O. ; MEIS, L. . THE CONTRADICTORY SCIENTIFIC CONCEPTS FOUND IN BOOKS AND AMONG SCHOOL TEACHERS AND SCIENTISTS. In: XXVII Reunião anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Celular - SBBq, 1998, CAXAMBU. Anais da XXVII Reunião anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Celular, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
MAIA, C. O.. Novos Métodos e Políticas Educacionais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MAIA, C. O.; PAGLIARINI, C. R. ; ASSIS, G. T. . Mesa redonda: Novos horizontes de pesquisa para o MPEC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MAIA, C. O.. A Educação na Pós-modernidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MAIA, C. O.; TEBALDI, E. F. . FORMAÇÃO CONTINUADA EaD: USO DE TECNOLOGIA NA ESCOLA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MAIA, C. O.; TEBALDI, E. F. ; DUTRA, F. . FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE E A EDUCAÇÃO FÍSICA (EF): FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS AUXILIANDO NA DISCUSSÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVEIRA, J. R. A. ; MAIA, C. O. ; LANNES, D. R. C. . Promoting Scientific and Cultural Literacy through Dance and Science: Lessons from a Project in Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVEIRA, J. R. A. ; MAIA, C. O. ; LANNES, D. . Promoting Scientific and Cultural Literacy through Dance and Science. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVEIRA, J. R. A. ; MAIA, C. O. ; LANNES, D. R. C. . Talking about Scientific and Cultural Literacy in Brazil: A Pilot Project Bridging Gaps between Science Education & Art. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SILVEIRA, J. R. A. ; MAIA, C. O. ; LANNES, D. . Arte, Ciência E Educação Como Veículos De Inclusão E Mobilidade Social.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MAIA, C. O.. Práticas Mediadoras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MAIA, C. O.. Mitos e Desafios em Tutoria a Distância - EaD. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MAIA, C. O.. O percurso da dialogicidade e da autonomia na mudança conceitual ? uma característica da Educação a Distância. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MAIA, C. O.. Atividades da área de Educação em Ciências para professores da educação básica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MAIA, C. O.. Ações possíveis da Educação a Distância na superação da Barreira Cognitiva de acesso ao conhecimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
MAIA, C. O.. Por que Interdisciplinaridade?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MAIA, C. O.. A colaboração internacional na pesquisa científica. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MAIA, C. O.. Oficinas da Extensão na Plataforma CEDERJ. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
LANNES, D. ; MAIA, C. O. . O que é digestão?. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2005 (Material Didático).

2.
MAIA, C. O.; LANNES, D. . Genética e Biologia Molecular para estudantes da Educação Básica. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2005 (Material Didático).

3.
LUZ, M. ; VELLOSO, A. ; MAIA, C. O. ; ALMEIDA, D.F. . Diversidade dos Seres Vivos I - Origem da Vida e Biodiversidade (adaptado para a extensão). Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2004 (Material Didático).

4.
LUZ, M. ; MAIA, C. O. ; VELLOSO, A. ; ALMEIDA, D.F. . Diversidade dos Seres Vivos II - História da Vida e Evolução dos Pluricelulares (adaptado para a extensão). Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2004 (Material Didático).

5.
MAIA, C. O.; VELLOSO, A. ; LANNES, D. . RELAÇÕES AMBIENTAIS: MINICURSO TERRÁRIO À VISTA.. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2002 (Material Didático).

6.
VELLOSO, A. ; MAIA, C. O. ; AZEVEDO, D. ; LANNES, D. . AUDIÇÃO: OFICINA LABIRINTOS DA ORELHA.. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2001 (Material Didático).

7.
MAIA, C. O.; VELLOSO, A. ; AZEVEDO, D. ; LANNES, D. . FOTOSSÍNTESE: OFICINA VERDE QUE TE QUERO...VERDE?. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2001 (Material Didático).

8.
VELLOSO, A. ; MAIA, C. O. ; AZEVEDO, D. ; LANNES, D. . OVOS E SEMENTES: OFICINA QUEM NASCEU PRIMEIRO, O OVO OU A GALINHA?. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2001 (Material Didático).

9.
AZEVEDO, D. ; MAIA, C. O. ; VELLOSO, A. ; LANNES, D. . REPRODUÇÃO: OFICINA CLONAGEM COMO ESTRATÉGIA REPRODUTIVA.. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2001 (Material Didático).

10.
LANNES, D. ; MAIA, C. O. ; VELLOSO, A. ; AZEVEDO, D. . CARBOIDRATOS: OBESIDADE É MASSA?. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2001 (Material Didático).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MAIA, C. O.; LANNES, D. ; MOTA, D. ; TEBALDI, E. F. ; MARINHO, E. O. C. ; TELLES, E. ; DUTRA, F. ; GONZAGA, LUCIANO LUZ ; SILVEIRA, J. R. A. ; CAVAZZA, J. J. ; FERNANDES, R. T. A. ; NASCIMENTO, R. ; AGUIAR, J. . Pint of Science no Rio de Janeiro. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
MAIA, C. O.; MARINHO, E. O. C. ; SILVEIRA, J. R. A. . Bate Papo ponto com. 2016.

Redes sociais, websites e blogs
1.
MAIA, C. O.; LANNES, D. ; MOTA, D. ; TEBALDI, E. F. ; MARINHO, E. O. C. ; TELLES, E. ; DUTRA, F. ; GONZAGA, LUCIANO LUZ ; SILVEIRA, J. R. A. ; AGUIAR, J. ; FERNANDES, R. T. A. ; NASCIMENTO, R. ; BRAGA, D. ; BARBOSA, J. M. . Em Formação - Laboratório transdisciplinar de pesquisas em Educação.. 2017. (Site).

2.
MAIA, C. O.; UGALDE, P. ; FERRET, N. ; SBROGIO, R. ; CAROLEI, P. . Educações & Aprendizagens XXI. 2016; Tema: Grupo de Discussão em Educação. (Rede social).

3.
MAIA, C. O.; UGALDE, P. ; FERRET, N. ; SBROGIO, R. ; CAROLEI, P. . E & A XXI. 2016; Tema: Fan page direcionada a temas relacionados à Educação. (Rede social).

4.
MAIA, C. O.. Sabendo usar TIC e REA. 2015; Tema: tem como objetivo divulgar materiais e produções de professores da Educação básica relativos ao uso de Tecnologia na escola e publicações de Recursos Educacionais Abertos. (Blog).

5.
MAIA, C. O.. Políticas em Educação, Ciência e Tecnologias. 2015; Tema: Questões relativas à políticas educacionais, ciência e tecnologias. (Blog).

6.
MAIA, C. O.. Focando no Projeto. 2014; Tema: objetivar o desenvolvimento de projetos acadêmicos. (Blog).

7.
MAIA, C. O.. Interdisciplinaridade em Ação. 2008; Tema: Interdisciplinaridade. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
LANNES, D. ; MAIA, C. O. . Interdisciplinaridade em Ação. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LANNES, D. ; MAIA, C. O. . Genética e Biologia Molecular para o Ensino Fundamental e Médio. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LANNES, D. ; MAIA, C. O. . Genética e Biologia Molecular para o Ensino Fundamental e Médio. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
VELLOSO, A. ; MAIA, C. O. ; AZEVEDO, D. ; LANNES, D. . Genética e Biologia Molecular. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina Didática).

5.
VELLOSO, A. ; MAIA, C. O. ; AZEVEDO, D. ; LANNES, D. . Avaliação Formativa. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina Didática).

6.
MAIA, C. O.; LANNES, D. . Interdisciplinaridade em Ação. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

7.
LANNES, D. ; VELLOSO, A. ; MAIA, C. O. ; EMANUEL, B. ; SOARES, A. M. . Revista Em Formação. 2006. (Editoração/Periódico).

8.
VELLOSO, A. ; MAIA, C. O. ; AZEVEDO, D. ; LANNES, D. . Audição. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina Didática).

9.
VELLOSO, A. ; MAIA, C. O. ; AZEVEDO, D. ; LANNES, D. R. C. . Relações Ambientais. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina Didática).

10.
VELLOSO, A. ; MAIA, C. O. ; AZEVEDO, D. ; LANNES, D. . Carboidratos. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina Didática).

11.
VELLOSO, A. ; MAIA, C. O. ; AZEVEDO, D. ; LANNES, D. . Reprodução. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina Didática).

12.
VELLOSO, A. ; MAIA, C. O. ; AZEVEDO, D. ; LANNES, D. . Ovos e Sementes. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina Didática).

13.
VELLOSO, A. ; MAIA, C. O. ; AZEVEDO, D. ; LANNES, D. . Fotossíntese. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina Didatica).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVEIRA, J. R. A. ; LANNES, D. ; SCHAEFER, P. ; TEIXEIRA, H. ; MAIA, C. O. . A Vida em seis por oito. 2013 (Espetáculo de dança).

2.
LANNES, D. ; MEIS, L. ; AZEVEDO, D. ; MAIA, C. O. ; RANGEL, D. ; LIRA, P. R. . O Método Científico. 1999 (Peça Teatral).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, F. A. R. E.; TAVARES, M. L.; COSTA, F. J.; FERREIRA, A. V. B.; MAIA, C. O.. Participação em banca de Ingrid Miranda de Abreu Coelho. O Uso do Role Playing Game (RPG) como ferramenta didática no Ensino de Ciências. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência/MP) - Faculdade de Educação UFMG.

2.
MAIA, C. O.; SILVA, F. A. R. E.; FERREIRA, A. V. B.; TAVARES, J. C.; FONSECA, M. A.. Participação em banca de Renata Vieira Saraiva. O zoológico como espaço de ciência para a sensibilização de estudantes sobre a temática biodiversidade brasileira.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência/MP) - Faculdade de Educação UFMG.

3.
MASUDA, H.; SCHERER, P. O.; MAIA, C. O.. Participação em banca de Luiz Fernando de Queiroz. Avaliação do crescimento de fungos no Laboratório de Anatomia Humana no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB): Avaliação do formol como agente fungicida. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional EGeD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
MAIA, C. O.; FERREIRA, M. C.; PORTO, M. B. D. S. M.. Participação em banca de Carla Valente de Almeida. Inovações e Experimentos no Ensino de Ciências da Natureza para estudantes do 5o ano do Ensino Fundamerntal: a aprendizagem significativa em questão que proporciona a alfabetização científica. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional do PPGEB) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
MAIA, C. O.; ARAGON, G.; COELHO, C. L. M.; BARRETO, C. M. B.. Participação em banca de NELSON REIS OLIVEIRA. AVALIAÇÃO DE PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DO IDOSO. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Universidade Federal Fluminense.

6.
PEIXOTO, A. C. A.; SOUZA, W. F.; MAIA, C. O.. Participação em banca de Priscila Bayerl Boechat Zanelli. Síndrome de Burnout em professores da Rede Pública de Seropédica e Itaguaí: prevalência e fatores associados. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

7.
MAIA, C. O.; COSTA, E. S.; CORREA, E. M.; CARUSO NETO, F.; ALMEIDA, C. S.. Participação em banca de LUCIANE MATOS DE MORAES. Desenvolvimento e avaliação de podcasts de divulgação científica para o ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional EGeD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MAIA, C. O.. Participação em banca de Christiane Coelho Santos. O plágio no Ensino Médio: uma abordagem baseada nas concepções e práticas de professores de duas escolas do Rio de Janeiro. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
MAIA, C. O.; VELLOSO, A.. Participação em banca de Isilda de Lourdes Passos Sene. Inter-Multi-Transdisciplinaridade na Ciência. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
GIANNELA, T. R.; MAIA, C. O.. Participação em banca de Helen Cristina Belinot Souza. Os Caminhos da Masculinidade na profissão docente. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
MAIA, C. O.. Participação em banca de Janice Machado Rosa. A visão do aluno de Ensino Fundamental sobre a escola e as aulas. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
SOUSA, G. G.; MAIA, C. O.. Participação em banca de Ezequiel Clemente. Monografia e Formação Docente: o caso do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia da UFRJ. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MAIA, C. O.; DUTRA, F.. Participação em banca de Rodrigo Vanzan da Silva.O hiperfoco em indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
MAIA, C. O.; PIRES, N. A. R.; SILVA, L. C.; FREIXO, A. L.; SALES, B. T.. Comissão responsável pela revisão do texto do Projeto Pedagógico das Licenciaturas (PPL). 2018. Universidade Federal de Ouro Preto.

Outras participações
1.
MAIA, C. O.; PAGLIARINI, C. R.; MENDONCA, P. C. C.. Comissão de avaliação do EDITAL CAPES nº 06/2018 de Residência Pedagógica. 2018. Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
SOUZA, G. P.; CRUZ, L. H. C.; MAIA, C. O.. V Encontro de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. 2017. Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
FERREIRA, M. C.; PORTO, M. B. D. S. M.; MAIA, C. O.. Qualificação Mestrado - Inovações e Experimentos nas Aulas de Ciências para Estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública: a Aprendizagem Significativa proporcionando a Alfabetização Científica.. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
SOUZA, W. F.; PEIXOTO, A. C. A.; MAIA, C. O.. Qualificação de Mestrado - Síndrome de Burnout em professores da rede pública de Seropédica e Itaguaí: prevalência e fatores associados. 2014. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
VELLOSO, A.; MAIA, C. O.; LANNES, D.. Membro permanente da Comissão de Seleção do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia (de 2008 até os dias atuais). 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
MAIA, C. O.. Membro da Comissão de Pós-Graduação do Programa em Química Biológica do Instituto de Bioquímica Médica - IBqM/ICB/UFRJ Função: Aluna representante da área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências - EGeD. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
MAIA, C. O.. Membro da Comissão de Pós-Graduação do Programa em Química Biológica do Instituto de Bioquímica Médica - IBqM/ICB/UFRJ Função: Aluna representante da área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências - EGeD. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
MAIA, C. O.. Membro da Comissão de Pós-Graduação do Programa em Química Biológica do Instituto de Bioquímica Médica - IBqM/ICB/UFRJ Função: Aluna representante da área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências - EGeD. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
MAIA, C. O.. VI Jornada de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
MAIA, C. O.. III Jornada de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia. 2003. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ciclo de Palestras PIBID.Oficina Interdisciplinar Ouro Preto "Realizando experimentos Vivenciando experiências". 2017. (Oficina).

2.
VIII Semana da Biologia.A Educação e a atual Reforma do Ensino. 2017. (Encontro).

3.
3o Encontro Internacional Educação 360. 2016. (Encontro).

4.
I Congresso Internacional de Educação. Formação Continuada EaD: Uso de Tecnologia na Escola. 2016. (Congresso).

5.
I Semana de Educação do Instituto de Educação Rangel Pestana - RJ.A Educação na Pós-Modernidade. 2016. (Simpósio).

6.
21o CIAED - Congresso Internacional da Associação de Educação a Distância (ABED). FORMAÇÃO CONTINUADA ON LINE E A EDUCAÇÃO FÍSICA (EF): FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS AUXILIANDO NA DISCUSSÃO DE ESTRATÉGIAS PARA A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2015. (Congresso).

7.
Conference for Academic Disciplines - Harvard Medical School. Promoting Scientific and Cultural Literacy through Dance and Science. 2014. (Congresso).

8.
Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciência e Educação: Perspectivas Contemporâneas. CULTURAL AND SCIENTIFIC INCLUSION THROUGH DANCE AND SCIENCE. 2014. (Congresso).

9.
Sixth International Conference on Science in Society. Talking About Scientific And Cultural Literacy in Brazil. 2014. (Congresso).

10.
II Encontro de Tutores.Práticas Mediadoras. 2012. (Encontro).

11.
Encontro da Diretoria de Extensão.O percurso da dialogicidade e da autonomia na mudança conceitual: uma característica da Educação a Distância. 2011. (Seminário).

12.
I Encontro de Tutores.Mitos e Desafios em Tutoria a Distância - EaD. 2011. (Encontro).

13.
Encontro de Diretores de Pólo.Atividades da área de Educação em Ciências para professores da educação básica. 2010. (Seminário).

14.
II Semana Acadêmica do Pólo Paracambi - CEDERJ.Processos de Aprendizagem. 2008. (Seminário).

15.
VI Jornada de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia.VI Jornada de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia. 2006. (Encontro).

16.
III Jornada de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia.III Jornada de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia. 2003. (Encontro).

17.
II Jornada de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia.II Jornada de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia. 2002. (Encontro).

18.
I Jornada de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia.I Jornada de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia. 2001. (Encontro).

19.
Seminário de Formação em EaD.Oficinas da Extensão na Plataforma CEDERJ. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LIMA, G. ; MAIA, C. O. . OS CAMINHOS DA REFORMA EDUCACIONAL. 2017. (Outro).

2.
SILVEIRA, J. R. A. ; LANNES, D. ; MAIA, C. O. ; MOTA, D. ; TEBALDI, E. F. ; MARINHO, E. O. C. ; TELLES, E. ; DUTRA, F. ; GONZAGA, LUCIANO LUZ ; CAVAZZA, J. J. ; AGUIAR, J. ; FERNANDES, R. T. A. ; NASCIMENTO, R. . PInt of Science Rio de Janeiro. 2016. (Festival).

3.
LANNES, D. ; MAIA, C. O. . Sistema nacional de formação de professores e a educação básica - A Nova Capes. 2009. (Outro).

4.
VELLOSO, A. ; MAIA, C. O. ; LANNES, D. . Ciclo de Conferências - Biologia na Pós-Modernidade. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Cínthia Luiz da Silva. INDEFINIDO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Ana Tereza Vital Silva. INDEFINIDO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

3.
Rita de Cássia Moura. INDEFINIDO. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

4.
Danielle Rodrigues Barretto Cabral. AVALIAÇÃO E SEUS PRESSUPOSTOS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional EGeD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

5.
Roberto Abrantes Firme. ENSINANDO CIÊNCIA BLOCO A BLOCO: UMA ESTRATÉGIA DE GAMIFICAÇÃO UTILIZANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE MINECRAFT. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional EGeD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

6.
Danila Braga de Carvalho. Formação continuada dos professores e práxis pedagógica: sob a ótica das representações sociais. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional EGeD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
ROSANY TERESA DE ANDRADE FERNANDES. OBSERVAÇÃO DE CONCEPÇÕES PRÉVIAS, UTILIZANDO DESENHOS COMO IDENTIFICADORES: UMA PESQUISA DE BASE QUALITATIVA. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional EGeD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Cristina de Oliveira Maia.

2.
EDITE MARIA FAGUNDES DA ROCHA TEBALDI DA SILVA. DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de PG MP em Educação, Gestão e Difusão em Biociências) - Instituto de Bioquímica Médica UFRJ, . Orientador: Cristina de Oliveira Maia.

3.
Marcelo Barboza Duarte. O impacto da violência urbana na percepção de estudantes da Educação Básica do município de Niterói-RJ. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional EGeD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Cristina de Oliveira Maia.

4.
João Ricardo Aguiar da Silveira. Da idéia ao aplauso: o passo-a-passo da criação de um espetáculo de dança e música inspirado em um tema de ciências. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional EGeD) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Cristina de Oliveira Maia.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Roberto Abrantes Firme. O Padrão Mínimo de Dimensão Ambiental e os 5S como instrumento de avaliação institucional no contexto da GIDE no estado do Rio de Janeiro. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina de Oliveira Maia.

2.
Paulo César de Oliveira. Sistemas de Avaliação Educacional, segundo professores da Educação Básica de escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina de Oliveira Maia.

3.
Rosângela Fernandes. A importância do Projeto Político Pedagógico para a escola pública. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Cristina de Oliveira Maia.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
MAIA, C. O.; UGALDE, P. ; FERRET, N. ; SBROGIO, R. ; CAROLEI, P. . Educações & Aprendizagens XXI. 2016; Tema: Grupo de Discussão em Educação. (Rede social).

2.
MAIA, C. O.; UGALDE, P. ; FERRET, N. ; SBROGIO, R. ; CAROLEI, P. . E & A XXI. 2016; Tema: Fan page direcionada a temas relacionados à Educação. (Rede social).

3.
MAIA, C. O.; LANNES, D. ; MOTA, D. ; TEBALDI, E. F. ; MARINHO, E. O. C. ; TELLES, E. ; DUTRA, F. ; GONZAGA, LUCIANO LUZ ; SILVEIRA, J. R. A. ; AGUIAR, J. ; FERNANDES, R. T. A. ; NASCIMENTO, R. ; BRAGA, D. ; BARBOSA, J. M. . Em Formação - Laboratório transdisciplinar de pesquisas em Educação.. 2017. (Site).



Outras informações relevantes


Participou da elaboração de projeto de pesquisa aprovado pelo Edital Faperj E_08/2015 - Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa na Área de Humanidades - 2015, com o título REDE DE PESQUISA SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR COMO LOCAL DE INCLUSÃO E MOBILIDADE SOCIAL PELO APODERAMENTO DOS CÓDIGOS SOCIAIS. (Meu cadastro SisFaperj: Matrícula:201302317).

Participou da elaboração de projeto para apoio emergencial à cursos Stricto sensu aprovado pelo Edital Faperj E_12/2015 - Apoio Emergencial para os Progr. e Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu do RJ - 2015, através do PROGRAMA DE EDUCAÇÃO, GESTÃO E DIFUSÃO EM BIOCIÊNCIAS.

Aprovada em concurso público para professora da Educação Básica do município do Rio de Janeiro em 1994, no Diário Oficial n. 64, de 4a feira, 6 de abril de 1994. pp. 5998.
Aprovada em concurso público para Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, não classificada.

Revisora e Suplente da banca de avaliação do Trabalho de Conclusão de curso em Ensino de Ciências e Biologia/ IBqM/ UFRJ, da estudante Monige Oliveira Mendonça, com o título "Discurso dos Futuros Professores sobre a sua Formação", no dia 14/09/2006.

Banca de Qualificação no Mestrado das estudantes Carla Vater de Almeida e Priscila Bayerl Zanelli, nos anos de 2016 e 2015, respectivamente.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 3:18:24