Tânia Cristina da Silva Cruz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3940059129469564
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


Professora Adjunto da Universidade de Brasília, Campus Planaltina-DF e Coordenadora do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental (GAM/FUP). Coordenadora do Curso de Sociobiodiversidade e Sustentabilidade do Cerrado do Centro UNB Cerrado. Coordenadora da Especialização em Sociologia para o Ensino Médio (Sistema SISUAB/CEA/UNB). Membro do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT/CDT/UNB) atuando nas linhas de pesquisa em Tecnologia Social, Empreendedorismo e Inovação. É membro da Incubadora de Tecnologia Social e Inovação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UnB (CDT). É membro dos grupos de pesquisa em Sóciobiodiversidade e sua interface com a Economia Solidária e Modos de Produção e Antagonismos Sociais. Desde de outubro de 2009 é professora associada do Centro de Estudos da Chapada dos Veadeiros (CENTRO UNB CERRADO) e atualmente é coordenadora da extensão deste núcleo. Em março de 2012 iniciou as atividades do LaPCIS (Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais, Métodos Qualitativos e Mobilização Social) em parceria de pesquisa e extensão com o CENTRO UNB CERRADO. É licenciada em Ciências Sociais e bacharela em Sociologia pela Universidade de Brasília - UnB (1998). Entre 1995 e 1998, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/CAPES). Também pela UnB, desenvolveu seu mestrado em Sociologia Política e do Trabalho (2001) e concluiu sua pesquisa de doutorado na área de Sociologia do Trabalho (2006), com a tese: Qual o teu trabalho, mulher? Mulheres empreendedoras no contexto da Economia Popular Solidária. Entre junho de 2002 a junho de 2009 foi professora dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e coordenou a Unidade de Apoio à Monografia. Tem experiência nas áreas de: 1) Sociologia do Trabalho, Gênero e Economia Solidária Ambiental; 2) Pesquisa Social e Desenvolvimento de Metodologias de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa; 3) Planejamento e Gestão Estratégicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tânia Cristina da Silva Cruz
Nome em citações bibliográficas
CRUZ, T. C. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Campus Planaltina.
PLANALTINA ÁREA ESPECIAL N. SENHORA DE FÁTIMA
PLANALTINA
72000000 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (061) 31078002
URL da Homepage: www.unb.br/fup/


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Sociologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: QUAL O SEU TRABALHO MULHER? MULHERES EMPREENDEDORAS NO CONTEXTO DA ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA: SOBRE GERAR VÍNCULOS E RECONHECIMENTO, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: BERLINDES ASTRID KUCHEMANN.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: TRABALHO DA MULHER; ECONOMIA SOLIDÁRIA; MULHER EMPREENDEDORA; TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO DO TRABALHO; DESENVOLVIMENTO LOCAL; REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO DA MULHER.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Trabalho.
Setores de atividade: Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra; Administração Pública, Defesa e Seguridade Social; Desenvolvimento Urbano.
1999 - 2002
Mestrado em Sociologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: INICIATIVAS POPULARES DE GERAÇÃO DE RENDA: PARTICIPAÇÃO POPULAR E MPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS EN SANTA MARIA.,Ano de Obtenção: 2002.
Orientador: CHRISTIANE GIRARD FERREIRA NUNES.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ECONOMIA SOLIDÁRIA; COOPERATIVISMO; TRANSFORMAÇÕES.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra; Administração Pública, Defesa e Seguridade Social; Desenvolvimento Urbano.
1994 - 1998
Graduação em Sociologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: CULTURA POLÍTICA E DEMOCRACIA NO DF: ENTRE O INDIVIDUALISMO E O COMUNITARISMO.
Orientador: SADI DAL ROSSO.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Capacitação das Equipes dos NEDETS. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2008 - 2008
Moodle para Professores. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
2008 - 2008
Autoria de Materiais Didáticos e Tutoria em EaD. (Carga horária: 74h).
Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
2007 - 2007
Gstão Institucional - 2º Módulo.
Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
2007 - 2007
Gestão Institucional - 1º Módulo. (Carga horária: 16h).
Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
1995 - 1998
BOLSISTA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET/CAPES.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, FUB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora do Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável . Atua nas linhas de pesquisa sobre Desenvolvimento Rural Sustentável e Sciobiodiversidade e Educação e Políticas Públicas para o Meio Ambiente e Campo.

Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 4
Outras informações
Membro do grupo de pesquisa MPAS - Modos de Produção e Antagonismos Sociais, com atuação na área de "Conexões entre questão agrária, raça, gênero e classe". A crescente parceria entre movimentos sociais e universidades em processos formativos voltados para a classe trabalhadora do campo e da cidade estabelece indagações para a dimensão da pesquisa: considerando os dois pólos da relação, quem deve pautar as demandas de pesquisa? A universidade deve estender para os movimentos as linhas de pesquisa forjadas internamente, numa espécie de ação inclusiva no campo da produção intelectual? Os movimentos devem pautar os temas que a universidade deve pesquisar, mediante o crivo das demandas objetivas provenientes das lutas em andamento? Cientes dos riscos da reivindicação da autonomia intelectual, ao mesmo tempo que reconhecendo o poder da formulação teórica decorrente da sistematização das contradições da prática (nem sempre explícitas,em função do caráter inconsciente da manifestação da ideologia), o grupo de doutores(as), mestres, pós-graduandos(as), graduados(as) e graduandos(as) tem em comum a experiência militante, cuja implicação é o caráter combativo da produção intelectual, norteado pela dimensão da práxis.

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 12
Outras informações
Membro do grupo Saberes e fazeres tradicionais associados à biodiversidade do Cerrado e sua interface com a economia solidária. Nas últimas décadas, cresce o interesse por saberes e fazeres tradicionais, sobretudo porque representam formas culturalmente particulares de gestão dos recursos naturais, que não raramente resultam em padrões mais equilibrados na relação homem-natureza, se comparados aos padrões de exploração correntes nas sociedades ocidentais e industrializadas. Não obstante a importância e visibilidade crescente do tema, há ainda uma grande lacuna de informações sobre saberes e fazeres tradicionais no âmbito do Cerrado. Sendo esse o segundo maior bioma do país, com um complexo processo de ocupação humana, que segundo dados arqueológicos, remonta há 11 mil anos, é de se esperar que o Cerrado guarde expressiva sociodiversidade. Além disso, no Cerrado, ainda existe uma população de cerca de 3 milhões de pessoas, cujos meios de vida dependem em larga medida do Cerrado em pé, numa área de aproximadamente 20 milhões de hectares. Muitos desses são habitantes históricos do Cerrado, que hoje participam de iniciativas pioneiras de uso sustentável dos recursos naturais do bioma e que aliam os saberes e fazeres tradicionais associados à biodiversidade aos conhecimentos técnico-científicos necessários ao processamento e comercialização da produção. O presente grupo de pesquisa visa investigar: a) os conhecimentos e práticas coletivas que se traduzem em experiências socioculturais associadas ao Cerrado; b) como esses saberes e fazeres se reinventam frente a processos históricos e socioculturais vivenciados por suas comunidades de origem, no tocante aos novos desafios produtivos e socioambientais; c) quais são os principais impasses e oportunidades que se colocam às iniciativas vinculadas à sociobiodiversidade do Cerrado. Espera-se que os resultados de pesquisa contribuam para o preenchimento das lacunas persistentes de conhecimentos científicos sobre a sociodiversida

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

06/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA CHAPADA DOS VEADEIROS, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Permanente de Gestão e Captação de Recursos.
06/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA CHAPADA DOS VEADEIROS, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Provisória de Linhas de Pesquisa do Centro UnB Cerrado.
03/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FACULDADE UNB PLANALTINA, .

03/2013 - Atual
Ensino, RESIDÊNCIA AGRÁRIA: matrizes produtivas no Campo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Mulheres e Meio Rural; Metodologia de Pesquisa, TCC
08/2012 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Campus Planaltina, Campus Planaltina.

Atividade realizada
Organização do LaPCIS (Laboratório de pesquisa em Ciências Sociais, Métodos Qualitativos e Mobilização Social.
05/2012 - Atual
Ensino, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Economia Solidária, Mercados e Agricultura Familiar
Fundamentos da Tecnologia Social
Metodologia de Pesquisa Ambiental e Agrária
03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Planaltina, .

08/2010 - Atual
Extensão universitária , Campus Planaltina, .

Atividade de extensão realizada
O Centro UnB Cerrado busca oferecer ações para a educação ambiental efetiva e continuada, formação para os moradores da região; na perspectiva de valorizar a diversidade, a cultura local e o conhecimento empírico para a proteção, a conservação local..
05/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Planaltina, .

04/2010 - Atual
Direção e administração, Campus Planaltina, .

Cargo ou função
Coordenadora da área de Ciênciais Sociais dos Cursos de Graduação da Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB).
08/2009 - Atual
Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTADO, POLÍTICAS PÚBLICAS, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE (EPAS)
GESTÃO EMPRESARIAL AMBIENTAL
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS (ICS)
METODOLOGIA DE PESQUISA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS
MÉTODOS QUALITATIVOS
TCC 1 - ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (TDS)
03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA CHAPADA DOS VEADEIROS, .


Centro UnB Cerrado, CUC - UNB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PESQUISADORA, Carga horária: 10
Outras informações
É PROFESSORA DO NÚCLEO SOCIOCULTURAL E DESENVOLVE ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA EM ALTO PARAÍSO DE GÓIAS PELO CENTRO UNB CERRADO. ATUALMENTE COORDENA O NÚCLEO DE EXTENSÃO DESTE CENTRO E POSSUI DEZ BOLSITAS-PERMANÊNCIA DA FACULDADE UNB-PLANALTINA (FUP) E 10 BOLSISTAS JÚNIRORES QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES NA COMUNIDADE DE ALTO PARAÍSO DE GOIÁS E POVOADO DE MOINHO.

Atividades

10/2010 - Atual
Extensão universitária , FACULDADE UNB PLANALTINA, .

Atividade de extensão realizada
CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES COMUNITÁRIOS EM ECONOMIA SOLIDÁRIA AMBIENTAL.

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Celetista
Outras informações
* COORDENADORA DA UNIDADE DE APOIO À MONOGRAFIA DA PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO CEUB DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO - ICPD/UniCEUB - de junho de 2005 até junho de 2009. * PROFESSORA de METODOLOGIA CIENTÍFICA, MÉTODOS DE PESQUISA e TEORIA SOCIAL dos Cursos de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU do ICPD/UniCEUB, desde agosto de 2002 até os dias de hoje. * Entre 2o/2002 a 2o/2008 ministrou aulas na Pós-graduação Lato Sensu nos cursos de Gestão Ambiental, Análise Ambiental, Direitos Humanos, Direito do Trabalho, Direito Ambiental, Direito Penal e Segurança Pública, Direito Administrativo e Gestão Pública, Gestão da Comunicação, Língua Portuguesa - Texto e Discurso, Teoria Psicanalítica, Gestão Ambiental, Gestão Empresarial e Gestão Turística. * No período de 1/2005 a 2/2006 foi PROFESSORA DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA para os cursos de GRADUAÇÃO em Direito, Administração e Psicologia do UniCEUB.

Atividades

05/2006 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento.

Atividade realizada
SIUPERVISÃO E ACOMPANHAMENTO DOS PRÉ- PROJETOS DE PESQUISA DO MESTRADO EM POLÍTICAS PÚBLICAS.
05/2006 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento.

Atividade realizada
SIUPERVISÃO E ACOMPANHAMENTO DOS PRÉ- PROJETOS DE PESQUISA DO MESTRADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
05/2005 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento.

Atividade realizada
ORIENTADORA DE MONOGRAFIA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ICPD/UniCEUB..
03/2003 - Atual
Ensino, GESTÃO E ANÁLISE AMBIENTAL, DIREITO AMBIENTAL, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA
METODOLOGIA CIENTÍFICA E MÉTODOS DE PESQUISA
TEORIA SOCIAL
06/2008 - 09/2008
Serviços técnicos especializados , Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, .

Serviço realizado
ELABORAÇÃO DO CURSO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA, NA MODALIDADE EAD, PARA O ICPD/UniCEUB.
05/2004 - 05/2005
Outras atividades técnico-científicas , UNIDADE DE APOIO À MONOGRAFIA, UNIDADE DE APOIO À MONOGRAFIA.

Atividade realizada
ELABORAÇÃO DO MANUAL DE MONOGRAFIA DOS CURSOS LATO SENSU ICPD/UniCEUB..

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA, ISEB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: PROFESSORA HORISTA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 12

Atividades

06/2002 - 06/2005
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA
02/2002 - 06/2005
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ANTROPOLOGIA CULTURAL E EDUCAÇÃO
02/2003 - 12/2004
Ensino, PEDAGOGIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
02/2004 - 06/2004
Ensino, FILOSOFIA, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA

FACULDADE PROJEÇÃO, PROJEÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA -ORIENTADORA, Carga horária: 12
Outras informações
MINISTROU A DISCIPLINA "TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DA QUALIDADE" E FOI ORIENTADORA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, NA ÁREA DE TEORIA GERAL DA ADMINSTRAÇÃO E DO TRABALHO.

Atividades

06/2005 - 12/2005
Ensino, ADMINISTRAÇÃO, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
GESTÃO DA QUALIDADE E TEORIA DO TRABALHO
06/2005 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , FACULDADE PROJEÇÃO, FACULDADE PROJEÇÃO.

Atividade realizada
ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA DE FINAL DE CURSO.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF, IPEA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
DIAGNÓSTICO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA


AGÊNCIA DE EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO, AED, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora
Outras informações
CONSULTORA DA PESQUISA "INDICADORES PARA ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES DE EMPREENDEDORES EM 5 MIL MUNICÍPIOS BRASILEIROS".


FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, UNICEF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 8
Outras informações
Diagnóstico para o Observatório Nacional das Crianças e Adolescentes. Elaboração de instrumentos de coleta de dados e aplicação de questionário.



Linhas de pesquisa


1.
Membro do Grupo multidisciplinar PLURIVERSIDADE
2.
MODOS DE PRODUÇÃO E ANTAGONISMOS SOCIAIS
3.
SABERES E FAZERES TRADICIONAIS ASSOCIADOS À BIODIVERSIDADE DO CERRADO E SUA INTERFACE COM A ECONOMIA SOLIDÁRIA
4.
ECONOMIA SOLIDÁRIA AMBIENTAL
5.
MODOS DE PRODUÇÃO E ANTAGONISMOS SOCIAIS


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Mulheres do Cerrado: bases para uma economia solidária ambiental
Descrição: Nas duas últimas décadas ? período em que ocorreram a ECO 92, a elaboração inicial da Agenda 21 e a 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher/Beijing (1995) ? conferências e colóquios nacionais e internacionais, bem como mobilizações de diversos setores da sociedade civil mundial, solicitavam mais participação efetiva das mulheres na geração de conhecimentos e educação ambiental, na adoção de decisões e na gestão de recursos e conhecimentos em todos os níveis. Nesse sentido a realização deste projeto justifica-se pela necessidade de contribuir na elaboração de um diálogo teórico-prático (que alimente tanto as discussões teóricas quanto as mobilizações de base comunitária) que busca dar visibilidade às experiências e contribuições das mulheres a um meio ambiente ecologicamente racional, sustentável e equilibrado. Partimos do pressuposto de que enquanto as contribuições das mulheres à sustentabilidade do nosso meio natural e cultural não receberem reconhecimento e apoio, o desenvolvimento sustentável seguirá sendo um objeto de difícil alcance..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tânia Cristina da Silva Cruz - Coordenador / REGINA COELLY - Integrante / MONICA NOGUEIRA CELEIDA - Integrante.Número de orientações: 2


Projetos de extensão


2018 - Atual
Laboratório de pesquisa em construções e fazeres sustentáveis
Descrição: É uma prática aberta à comunidade interna e externa do campus,com ênfase na pesquisa de estruturas arquitetônicas e soluções do cotidiano voltadas para a economia e gestão de recursos naturais, bem como a redução de resíduos. Orientado pelo Takwara Rapuy pesquisador com larga experiência na fabricação de estruturas de bambus, utilizando materiais de origem 100% biodegradáveis como a resina de mamona e o poliuretano vegetal expansivo (espuma de mamona), resultando em uma construção 95% vegetal..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Tânia Cristina da Silva Cruz - Coordenador.
2015 - Atual
PROJETO DE APOIO A IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE EXTENSÃO MULTITERRITORIAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CHAMADA CNPq/MDA/SPM-PR Nº 11/2014
Descrição: O Núcleo de Extensão Multiterritorial da Universidade de Brasília ? NEDET ? UnB (Águas Emendadas (TAE), Vale do Paranã (TVP), Chapada dos Veadeiros (TCV), objetiva constituir-se como articulador institucional das instâncias colegiadas dos territórios e situar-se como dinamizador produtivo e da governança social desses espaços por meio da gestão da informação, pesquisa, extensão e apoio técnico na consecução de atividades territoriais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) .
Integrantes: Tânia Cristina da Silva Cruz - Coordenador / REINALDO MIRANDA FILHO - Integrante / MÁRIO AVILA - Integrante / ANTÔNIO NOBRE - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.
2015 - Atual
Casas de Memória na Chapada dos Veadeiros - GO
Descrição: O projeto de extensão Casas de Memória na Chapada dos Veadeiros - Goiás pretende sensibilizar e fomentar ações voltadas para a gestão participativa da memória nas comunidades do Moinho e Vila São Jorge (situadas em Alto Paraíso de Goiás). A intenção é promover a memória como mecanismo estratégico para promover a sustentabilidade cultural e ambiental das comunidades envolvidas e de outras comunidades existentes na Chapada dos Veadeiros, com vistas a criação de Casas de Memória. O Projeto pretende por meio de suas atividades estimular a valorização dos saberes e fazeres tradicionais associados ao cerrado e a memória garimpeira, fortemente presente na realidade dessas comunidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Tânia Cristina da Silva Cruz - Coordenador / REGINA COELLY - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Economia da Cultura e o desenvolvimento de territórios criativos e tecnologias de inclusão socioeconômica de base comunitária na região administrativa de Ceilândia.
Descrição: o presente projeto tem por objetivo estimular territórios criativos na região de Ceilândia para permitir a inclusão socioeconômica de grupos culturais nos princípios da economia da cultura e da economia solidária. A proposta é a constituição de um banco comunitário com diferentes linhas de crédito para assegurar a possibilidade de renda e trabalho para a comunidade cultural. Propõem fortalecer os arranjos produtivos locais no campo da cultura, as redes de colaboração solidária e o desenvolvimento local..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tânia Cristina da Silva Cruz - Coordenador / REGINA COELLY - Integrante / SONIA MARISE SALLES CARVALHO - Integrante.Financiador(es): MINC - SECRETARIA DE ECONOMIA CRIATIVA - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
ESTRUTURAÇÃO DO CENTRO UNB CERRADO
Descrição: Espaço de ensino, pesquisa e extensão que agrega estudos sobre uma das regiões mais preservadas da savana brasileira; onde se localizam o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros; a APA Pouso Alto; a Reserva da Biosfera; além de cerca de 10 RPPNs federais que perfazem mais de 10 mil ha, segundo dados do IBAMA. Esse projeto visa, também, oferecer diferentes oportunidades para a educação ambiental efetiva e continuada, formação para os moradores da região; na perspectiva de valorizar a diversidade, a cultura local e o conhecimento empírico para a proteção, a conservação e a preservação dos recursos naturais. Esta proposta visa construir um espaço físico e oferecer suporte técnico, científico e logístico às atividades a serem desenvolvidas em um programa continuado de ensino, pesquisa e extensão, que será monitorado e avaliado por um Conselho Gestor, que também fará propostas tendo em vista a sustentabilidade do Centro a longo prazo..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2009 - Atual
ECONOMIA SOLIDÁRIA AMBIENTAL, GÊNERO E GESTÃO COMUNITÁRIA NA CHAPADA DOS VEADEIROS (CENTRO UNB CERRADO)
Descrição: O cenário socioambiental contemporâneo exige medidas estratégicas necessárias para uma nova ordem local e mundial do meio ambiente. Um desdobramento natural deste quadro é a aplicação de um método global, multidisciplinar e intersetorial em todos os níveis das sociedades humanas. A participação e a liderança das mulheres são fundamentais em todos os aspectos de tal método. Sabemos hoje que a discussão acerca dos pilares de uma teoria e de uma práxis do chamado Desenvolvimento Sustentável, que não reconheça em suas políticas estruturais a participação tanto dos homens quanto das mulheres, está fadado ao insucesso. Nas duas últimas décadas ? período em que ocorreram a ECO 92, a elaboração inicial da Agenda 21 e a 4ª Conferência Mundial sobre a Mulher/Beijing (1995) ? conferências e colóquios nacionais e internacionais, bem como mobilizações de diversos setores da sociedade civil mundial, solicitavam mais participação efetiva das mulheres na geração de conhecimentos e educação ambiental, na adoção de decisões e na gestão de recursos e conhecimentos em todos os níveis. Nesse sentido a realização deste projeto justifica-se pela necessidade de contribuir na elaboração de um diálogo teórico-prático (que alimente tanto as discussões teóricas quanto as mobilizações de base comunitária) que busca dar visibilidade às experiências e contribuições das mulheres a um meio ambiente ecologicamente racional, sustentável e equilibrado. A estratégia metodológica desta pesquisa será desenvolvida a partir de um trabalho orgânico com outras pesquisadoras do Centro UnB-Cerrado. Partimos de um diálogo integrado com a Comunidade e outros atores/atrizes relevantes na temática meio ambiente e sustentabilidade. Contamos também com um processo já inicializado de catalogação de atores e atrizes locais e bibliografia já registrada sobre o bioma Cerrado. Faremos uso da pesquisa documental, dos registros orais, iconográficos e plásticos. Também aplicaremos algumas metodologias de mobilização popular como o Diagnóstico Rápido Participativo ? o DRP, de modo a permitir que a Comunidade possa também ser agente do conhecimento gerado sobre sua própria realidade local..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tânia Cristina da Silva Cruz - Integrante / REGINA COELLY - Integrante / MONICA NOGUEIRA CELEIDA - Integrante / NINA PAULA FERREIRA LARANJEIRA - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1


Outros Projetos


2012 - Atual
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAS, METODOLOGIAS QUALITAIVAS E MOBILIZAÇÃO SOCIAL
Descrição: O LaPCIS (Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais, Metodologias Qualitativas e Mobilização Comunitária) é um espaço cujo objetivos são: A) Desenvolver pesquisas acadêmicas na área de Ciências Sociais com aporte nas graduações oferecidas pela Faculdade UnB Planaltina : socioambientalismo, educação ambiental, economia solidária, desenvolvimento rural, saberes e fazeres tradicionais, cultura e arte popular, desenvolvimento local, gestão comunitária, tecnologias sociais entre outros temas afins ao campo das Ciências Sociais e as questões ambientais e agrárias; B) Apontar e desenvolver estratégias de comunicação entre a Universidade e a Comunidade local; C) Elaborar e aplicar metodologias qualitativas na diagnose de questões sociais relevantes; D) Integrar todos os professor@s da área de C. Sociais da FUP, transversalizando projetos, ações e diálogos. Laboratório com sede na FUP e que tem por objetivos agregar as atividades de pesquisa, extensão e ensino da área de Ciências Sociais e Humanas. O laboratório conta hoje com 15 bolsistas Reuni que atuam conjuntamente com a Incubadora de Tecnologia Social da FUP..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Tânia Cristina da Silva Cruz - Coordenador / REGINA COELLY - Integrante / MONICA NOGUEIRA CELEIDA - Integrante / RAFAEL VILAS BOAS - Integrante / RICARDO NEDER - Integrante.Número de orientações: 5


Membro de corpo editorial


2007 - Atual
Periódico: Série Diversidade e Cidadania


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Revista:Universitas. Comunicação (UNICEUB)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Trabalho.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Economia Solidária Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende PoucoLê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Tânia Cristina da Silva Cruz  Data: 26/07/2007

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRUZ, T. C. S.2007CRUZ, T. C. S.. Ontologia do trabalho e a participação das mulheres no mundo produtivo: algumas notas sobre a reinvenção da cidadania e da inserção social. Série Diversidade e Cidadania, v. 1, p. 23-32, 2007.

2.
CRUZ, T. C. S.2006 CRUZ, T. C. S.. Ocupação no mundo do trabalho e o enfoque de gênero: qual o perfil do sujeito trabalhador que constrói a Economia Solidária no Brasil?. Sociedade e Cultura, v. 9, p. 311-325, 2006.

3.
CRUZ, T. C. S.1998CRUZ, T. C. S.. ENTRE A MODERNIDADE E A TRADIÇÃO: UM LUGAR PARA SE PENSAR A NATUREZA DO INDIVÍDUO, DA SOCIEDADE E DA DEMOCRACIA NO BRASIL.. Textos Graduados (UnB), BRASÍLIA - DF, v. 03, p. 44-51, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CRUZ, T. C. S.. QUAL O TEU TRABALHO MULHER? Renda, Reconhecimento e Geração de Vínculos na Economia Solidária. 1. ed. Saarbruken: Verlag Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 413p .

Capítulos de livros publicados
1.
CRUZ, T. C. S.; FIGUEIREDO ; BERNARDOINA-COSTA, J.B . Trilha Metodológica da Pesquisa: uma abordagem a partir das falas e vivências das trabalhadoras domésticas das regiões metropolitanas de Salvador e Brasília. In: Natalia Mori; Soraya Fleischer; Joaze Bernardino-Costa; Angela Figueiredo;Tânia Cruz. (Org.). Tensões e experiências: Um retrato das trabalhadoras domésticas de Brasília e Salvador. 1ed.Brasília: CFEMEA, 2011, v. 1, p. 001-180.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CIARALLO, G. ; CRUZ, T. C. S. ; FONSECA . Epistemologia do campo jurídico: reflexões acerca do papel da pesquisa jurídica. In: XVII Encontro Preparatório para o Congresso Nacional do CONPEDI, 2008, Salvador. Anais do XVII Congresso Nacional do CONPEDI 2008. Florianópolis: Fundação Boiteus, 2008, p. 3969-3983., 2008, Salvador. XVII Encontro Preparatório para o Congresso Nacional do CONPEDI, 2008.

2.
CRUZ, T. C. S.. OCUPAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO E O ENFOQUE DE GÊNERO: QUAL O PERFIL DO SUJEITO-TRABALHADOR QUE CONSTRÓI A ECONOMIA SOLIDÁRIA NO BRASIL?. In: SEMINÁRIO NACIONAL - TRABALHO E GÊNERO, 2006, GOIÂNIA. SEMINÁRIO NACIONAL - TRABALHO E GÊNERO, 2006.

3.
CRUZ, T. C. S.. CULTURA POLÍTICA E LEGITIMAÇÃO DEMOCRÁTICA NO DISTRITO FEDERAL. In: SBPC, 1998, RIO GRANDE DO NORTE. 5O REUNIÃO DA SBPC. NATAL - RN: SPBC, 1998. v. 2. p. 426.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CRUZ, T. C. S.; Kuchemann, A. B. . Mulheres que trabalham ou mulheres que ajudam? Ressignificações do trabalho das Mulheres para a Agenda das Políticas Públicas. In: II SEMINÁRIO NACIONAL "O FEMINISMO NO BRASIL: REFLEXÕES TEÓRICAS E PERSPECTIVAS"., 2008, Salvador. II SEMINÁRIO NACIONAL "O FEMINISMO NO BRASIL: REFLEXÕES TEÓRICAS E PERSPECTIVAS"., 2008.

Artigos aceitos para publicação
1.
Gilson de Brito Silva ; Gabriel Henrique Lui ; Elaine Nolasco Ribeiro ; CRUZ, T. C. S. ; SALEMI, L.F. . Conhecimento de resíduos orgânicos e compostagem por uma comunidade de 2 baixa renda de Planaltina (Distrito Federal): implicações para a compostagem em 3 escala residencial. REVISTA CIÊNCIA, TECNOLOGIA & AMBIENTE (ONLINE), 2018.

2.
CRUZ, T. C. S.; Kuchemann, A. B. . Resignificações do trabalho das mulheres para a agenda das Políticas Públicas. Ser Social (UnB), 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ, T. C. S.. Sóciobiodiversidade, Sustentabilidade e Povos Tradicionais da Chadapa dos Veadieros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CRUZ, T. C. S.. A Produção do Conhecimento Científico na Economia Solidária e na Educação do Campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CRUZ, T. C. S.. Um novo modo de produção pela via da solidariedade e do saber feminino. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CRUZ, T. C. S.. Conexões entre Campo e Cidade: universidade, reforma agrária e projeto popular para o País. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CRUZ, T. C. S.; Kuchemann, A. B. . Mulheres que trabalham ou mulheres que ajudam? Ressignificações do trabalho das mulheres para a Agenda das Políticas Públicas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CRUZ, T. C. S.. Epistemologia e Tópicos Metodológicos.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
CRUZ, T. C. S.. Ocupação no mundo do Trabalho e o enfoque de gênero: qual o perfil do sujeito trabalhador que constrói a Economia Solidária no Brasil?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CRUZ, T. C. S.. EMPREENDEDORISMO MERCANTIL versus EMPREENDEDORISMO SOCIAL: PARADIGMAS DA GESTÃO SOCIAL CONTEMPORÂNEA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CRUZ, T. C. S.. CINEMA E EDUCAÇÃO, CINEMA E IDENTIDADE NACIONAL: O DEBATE CONTEMPORÂNEO NA SOCIOLOGIA POLÍTICA BRASILEIRA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CRUZ, T. C. S.. CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA DE UM OLHAR: IDEOLOGIAS E PERFORMANCES SOCIAIS DO SUJEITO MARGINAL. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CRUZ, T. C. S.. Participação Popular e Geração De Renda: Em Defesa Da Uma Economia Solidária.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CRUZ, T. C. S.. O MUNDO, O BRASIL E NÓS, CIDADÃOS: O QUE VEMOS E QUAL FUTURO TEREMOS?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CRUZ, T. C. S.; COELLY . ECONOMIA SOLIDÁRIA AMBIENTAL NA CHAPADA DOS VEADEIROS. BRASÍLIA: CENTRO UNB CERRADO, 2013 (CARTILHA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL).

2.
CRUZ, T. C. S.; COELLY ; CELEIDA ; RAFAEL DE RIVERA . SABÃO DE TINGUI: SABERES E FAZERES TRADICIONAIS DO CERRADO. BRASÍLIA: CENTRO UNB CERRADO, 2012 (CARTILHA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL).

3.
CRUZ, T. C. S.. Sociedade e Estado. Brasília: Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, 2007 (Revista Acadêmcia).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CRUZ, T. C. S.; PEREIRA ; SANTOS ; PINELLI . PROJETO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO SETOR HABITACIONAL PONTE DE TERRA NORTE _ GAMA/DF. 2011.

2.
CRUZ, T. C. S.; BERNARDOINA-COSTA, J.B ; FLEICHER, S. ; NATALIA MORI ; FIGUEIREDO . REALIDADE DO TRABALHO DOMÉSTICO EM BRASÍLIA E SALVADOR: CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS. 2011.

3.
CRUZ, T. C. S.. CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE PARA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA DE BRASÍLIA E ENTORNO. 2008.

4.
CRUZ, T. C. S.. CONSULTORA EXTERNA JUNTO A COMISSÃO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE MESTRADO EM EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO DO CENTRO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DA UnB.. 2007.

5.
CRUZ, T. C. S.. PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA DA COOPERATIVA 100 DIMENSÃO. 2005.

6.
CRUZ, T. C. S.. DLIS - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
CRUZ, T. C. S.. PLANO DE MOBILIZAÇÃO, ESTUDO DE SOCIOECONOMIA o EIA/RIMA do Parcelamento do solo do Residencial Sobradinho. 2017.

2.
CRUZ, T. C. S.; JUSTINA, C. D. . PLANO DE MOBILIZAÇÃO PARA O PLANO DE MANEJO E ESTUDO SÓCIOECONOMICO E MOBILIZAÇÃO DA ARIE TORTO. 2012.

3.
CRUZ, T. C. S.; PINELLI ; GOMES, C. . PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL, ESTUDO SOCIOECONOMICO e RESPECTIVO PLANO DE MANEJO (USO, OCUPAÇÃO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL) DO SETOR HABITACIONAL PONTE ALTA/GAMA E ARIS GAMA. 2011.

4.
CRUZ, T. C. S.; PINELLI ; GOMES, C. . RELATÓRIO SOCIOECONÔMICO PARA O ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL E RESPECTIVO RELATÓRIO EIA/RIMA do SETOR HABITACIONAL PONTE ALTA GAM E ARIS GAMA. 2011.

5.
CRUZ, T. C. S.; PINELLI ; GOMES, C. . ESTUDO SOCIOECONÔMICO, PLANO DE MOBILIZAÇÃO E ESTUDO PRÉVIO DE VIABILIDADE TÉCNICA - EPVT DA QUADRA QI 01 A QI 07, SETOR LESTE INDUSTRIAL DO GAMA/DF. 2009.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CRUZ, T. C. S.. NOVAS DIRETRIZES PARA AS EMPREGADAS DOMÉSTICAS NO BRASIL. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CRUZ, T. C. S.; MÁRIO AVELINO ; CREUZA MARIA OLIVEIRA . SALA DE NOTÍCIAS EM DEBATE: A REALIDADE DO EMPREGO DOMÉSTICO NO BRASIL. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
CRUZ, T. C. S.; COELLY . ECONOMIA SOLIDÁRIA AMBIENTAL E GESTÃO COMUNITÁRIA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CRUZ, T. C. S.; EMANUELLA ALVES ; JONATHAN FELIPE AIRES . PERFIL DO EGRESSO DO ENSINO MÉDIO DE PLANALTINA/DF: PERSPECTIVAS DE INSERÇÃO NA UNB. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
CRUZ, T. C. S.; COELLY . ECONOMIA SOLIDÁRIA AMBIENTAL NA CHAPADA DOS VEADEIROS. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CRUZ, T. C. S.; COELLY ; LARANJEIRA, N. P. F. . INTRODUÇÃO À ECONOMIA SOLIDÁRIA AMBIENTAL E SUA INTERFACE COM O BIOMA CERRADO. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
CRUZ, T. C. S.; CELEIDA ; COELLY . ECONOMIA SOLIDARIA AMBIENTAL EM ALTO PARAISO DE GOIAS. 2010. (EXTENSÃO RURAL).

6.
CRUZ, T. C. S.; LINS, T. B. A. . NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - TÉCNICA).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CRUZ, T. C. S.; MARIA . SALA DE NOTÍCIAS DEBATE - QUAL A REALIDADE DOTRABALHO DOMÉSTICO NO BRASIL HOJE?. 2011.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CRUZ, T. C. S.; COELLY; SILVA, A. T. R.; PORTELA, C. A.. Participação em banca de Maria das Dores do Rosário Almeida. Reconstruindo Caminhos e Histórias de Mulheres Negras da Vila do Carmo de Macacoari - Amapá. 2018. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

2.
CRUZ, T. C. S.; LUIS FERNANDO SOBRINHO; MARÍLIA PELUZO. Participação em banca de LUANA SOUSA DAMASCENO. Uso do Espaço Público da Feira de Artesanato na Torre de Televisão de Brasília. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGA) - Universidade de Brasília.

3.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Elaine Lôpes de Souza. Narradoras do batuque: protagonismo e identidade no quilombo do Serrote. 2017 - Centro de Desenvolvimento Sustentável.

4.
COELLY; CRUZ, T. C. S.; CARVALHO, I. S. H.. Participação em banca de Thaís Hall Oliveira. Modernização Conservadora no Cerrado Gerais da Chapada Gaúcha - MG: Um Estudo de Caso em Buraquinhos. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

5.
RIBEIRO. Rômulo José da Costa; ROMERO, M. A. B.; MEDEIROS, V. A. S.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Daniela Mendonça Mota. Compensação Ambiental no Distrito Federal: a aplicação local da compensação, sob o título: "Compensação estabelecida pela Lei Federal nº 9.9985/2000 como instrumento de planejamento urbano ambiental". 2015. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

6.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Janio Nascimento Aquino. Participação Social nas Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural Sustentável: Um Estudo de Caso do Conselho Territorial do Alto Acre e Capixaba. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

7.
CRUZ, T. C. S.; SAUER, S.; HORA, K. E. R.. Participação em banca de ÉRICA RAMOS ANDRADE. MULHER ROCEIRA": A SEGURANÇA ALIMENTAR A PARTIR DO TRABALHO DAS MULHERES CAMPONESAS.. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

8.
CRUZ, T. C. S.; SAUER, S.; ANTUNES, H.. Participação em banca de Saulo Pastor. A Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS). 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

9.
CRUZ, T. C. S.; SAUER, S.. Participação em banca de RALPH DE MEDEIROS ALBUQUERQUE. AS PEQUENAS CENTRAIS HIDROELÉTRICAS (PCHS) NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS IVAÍ E PIQUIRI E SEUS CONFLITOS SOCIAMBIENTAIS. 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

10.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de MAYSA SENA DE CARVALHO. O IMPACTO SOCIAL DO TURISMO RURAL NO PAPEL DAS MULHERES. 2013. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM TURISMO) - Universidade de Brasília.

11.
CRUZ, T. C. S.; BARROS, S.; Junior, D.. Participação em banca de Iris Soares Lourenço Andrade Serafim. Reconhecimento de cidadania: Análise dos participantes atendidos pela política pública Brasil Alfabetizado no CEPACS - 2003 a 2006.. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

12.
CRUZ, T. C. S.; BARROS, S.; Junior, D.. Participação em banca de Edmundo Starling Loureiro França. Um estudo comparado com a implementação do programa de erradicação do trabalho infantil no Distrito Federal, Mato Grasso e Sergipe.. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

13.
Kuchemann, A. B.; CRUZ, T. C. S.; SIRQUEIRA, T. C. A.. Participação em banca de Aluisio Ferreira da Silva Júnior. Trabalho e Coesão Social: As influências de Emile Durkheim nas formulações de Robert Castel.. 2008. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

14.
BARROS, S.; CRUZ, T. C. S.; JUNIOR, D.. Participação em banca de Grazielle Seabra Duraes. Projeto trilha jovem: Um estudo de caso sobre a capacitação de jovens para inserção no mercado de trabalho.. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

15.
BARROS, S.; CRUZ, T. C. S.; SIRQUEIRA, T. C. A.. Participação em banca de Sandra Xavier. Educação e adolescência: Silenciamento e subalternidade na escola média.. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Instituto Euro-Americano de Educação, Ciência e Tecnologia.

16.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de ALUISIO FERREIRA DA SILVA JÚNIOR. TRABALHO E COESÃO SOCIAL: AS INFLUÊNCIAS DE EMILLE DURKHEIM NAS FORMULAÇÕES DE ROBERT CASTE. 2008. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
CRUZ, T. C. S.; BATISTA, E. L.; SANTOS, S. P.; LIMA, J. R. O.; SILVA, R. A.; CAETANO, E.; SA, E. F.; FERREIRA, M. S.. Participação em banca de Camila Emanuella Pereira Neves. A Amélia que era Mulher de Verdade? Produção Associada e Relações de Gênero em Comunidades Tradicionais em Comunidades Tradicionais de Cárceres/MT: Para além de Estereótipos e Preconceitos. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
CRUZ, T. C. S.; RIBEIRO. Rômulo José da Costa; ANA, D. R. S.; BAPTISTA, G. M. M.; TENORIO, G. S.. Participação em banca de Valéria Andrade Bertolini. Para Onde Vai o Rural no DF. 2015. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília.

3.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de JOANA DARC BICALHO FÉLIX. SUSTENTABILIDADE E CADEIA DE VALOR: A VISÃO DO CONSUMIDOR SOBRE OS VALORES SOCIOAMBIENTAIS DA ORGANIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA EM GANHOS ECONOMICOS EMPRESARIAIS. 2011. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Católica de Brasília.

4.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de JONAS DE OLIVEIRA BERTUCCI. A PRODUÇÃO DE SENTIDO E O ENGAJAMENTO MILITANTE NA ECONOMIA SOLIDÁRIA. 2010. Tese (Doutorado em DOUTORADO SOCIOLOGIA) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
CRUZ, T. C. S.; LAYRARGUES, P.; Irineu TAMAIO. Participação em banca de Janaina dos Santos Melo. Difus;ao das Informação em Ciência e Tecnologia Como Fonte de Promoção e Comercialização dos Produtos e Serviços Tecnológicos: Uso das Vitrines Tecnologica nas Universidades Federais Brasileiras. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFNIT) - Universidade de Brasília.

2.
SONIA MARISE SALLES CARVALHO; CRUZ, T. C. S.; FARRANHA, A. C.. Participação em banca de Levi dos Santos. Institucionalização de Procedimentos da Incubadora de Tecnologia Social no Ecossistema de Inovação na Universidade de Brasília - UNB. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFNIT) - Universidade de Brasília.

3.
CRUZ, T. C. S.; SONIA MARISE SALLES CARVALHO. Participação em banca de Leila Fernandes dos Santos. A Contribuição da Biblioteca Central na Gestão da Informação Para Inovação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFNIT) - Universidade de Brasília.

4.
CRUZ, T. C. S.; COELLY; GUENEAU, S. G. E.. Participação em banca de Dayse de Souza Leite. Políticas Públicas de Conservação da Biodiversidade e de Desenvolvimento Territorial Rural : Análise da Ação Pública e da Articulação Entre Políticas Na Região do Parque Nacional das Sempre-Vivas/MG. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

5.
CRUZ, T. C. S.; COELLY. Participação em banca de Thaís Hall Oliveira. Ocupação Moderna No Cerrado e seus Desdobramentos: Um Estudo de Caso na Comunidade Buraquinhos - MG. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

6.
CRUZ, T. C. S.; COELLY; Kuchemann, A. B.. Participação em banca de Jonathas Felipe Aires Ferreira. As Mulheres na Agricultura Familiar do Assentamento Márcia Cordeiro Leite -. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

7.
CRUZ, T. C. S.; COELLY; Kuchemann, A. B.. Participação em banca de Lindalva Santos Santana. Mulheres Camponesas e do Agronegócio: Estratégias de Superação das Relações Patriarcais no Estado de Goiás. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CRUZ, T. C. S.; BRASIL, I. C. P.. Participação em banca de Chaiane Rodrigues Juvenal. Uma Análise do ADS - Articulador do Desenvolvimento Sustentável - Como Política Pública Eficiente Para uma Instituição Financeira de Brasília. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Centro Universitário de Brasília.

2.
CRUZ, T. C. S.; SIMONASSI, B.. Participação em banca de Neyla Maria do Nascimento Silva. Demissão Responsável - Reflexos Sobre o Empregado e Sobre a Imagem Corporativa. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Pessoas e Coaching) - Centro Universitário de Brasília.

3.
CRUZ, T. C. S.; BRASIL, I. C. P.. Participação em banca de José Carlos Amaral de Bragança. Avaliação de Políticas Públicas - Estudo de Caso do Impacto da Capacitação em Segurança Protetiva no Sistema Socioeducativo do Distrito Federal. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Centro Universitário de Brasília.

4.
CRUZ, T. C. S.; SILVA, R. R.. Participação em banca de Líscia Carina. A Relação Entre Capital Social e Desenvolvimento Sustentável em Empresas do Distrito Federal. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Pessoas e Coaching) - Centro Universitário de Brasília.

5.
CRUZ, T. C. S.; BRASIL, I. C. P.. Participação em banca de Drielly da Cunha Lopes. Agenda Ambiental Na Administração Pública Brasileira: Uma Análise Sobre a Implementação de A3P em Uma Instituição Financeira. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública) - Centro Universitário de Brasília.

6.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Rosana de Jesus Diniz Santos. Awa Papejapoha: Um Estudo Sobre Educação Escolar entre o Awá Guaja/MA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenv e Relações Soci no Campo) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

7.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Martinha Jorge Moreira. História da Comunidade do Córrego dos Desidérios - MG e sua relação com o território: Resistência e Memória em Prol da Identidade Coletiva. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenv e Relações Soci no Campo) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

8.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Maria Aparecida de Jesus Silva. Territorialidades , Conflitos e Resistências à Mineração na Comunidade de Itapicuru, Jacobina - Bahia. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenv e Relações Soci no Campo) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

9.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Gilmar Ferreira dos Santos. Conflitos Territoriais e Injustiça Ambiental: O Caso da Mineração de Ferro e Parques Eólicos na Comunidade de João Barroca (Muni. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenv e Relações Soci no Campo) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

10.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Leila Cristina Lemes dos Santos Morais. Organização das Mulheres Camponesas na Produção e Comercialização: Estudo de Caso, Comunidade Barriguda, município Cidade de Goiás, GO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenv e Relações Soci no Campo) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

11.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Adriana Fernandes Souza. Mulheres de Reforma Agrária do Assentamento Pequeno William: Vida com Qualidade e Dignidade, utilizando Práticas Agroecológicas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Agrária: Matrizes da Vida no Campo) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

12.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Ivaldete de Sousa Correa. O Papel da Mulher das Lutas Sociais do Campo e na Constituição Política das Mulheres da Comunidade Wesley Manoel dos Santos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Agrária: Matrizes da Vida no Campo) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

13.
RAFAEL VILAS BOAS; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Ivandice de Souza Correa. Questão de Gênero e Patriarcalismo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Agrária: Matrizes da Vida no Campo) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

14.
CRUZ, T. C. S.; COELLY; RODRIGUES, Joelma. Participação em banca de Ivaldete de Sousa Correa. O Papel da Mulher das Lutas Sociais do Campo e na Constituição Política das Mulheres da Comunidade Wesley Manoel dos Santos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Agrária: Matrizes da Vida no Campo) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

15.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Luzilene Barbosa de Jesus. Cultura e Memória no cultivo de plantas medicinais na comunidade Itaúna: Uma perspectiva e colinguistica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Agrária: Matrizes da Vida no Campo) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

16.
SANTOS, K. A.; NASSER, L. C. B.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Cristina Márcia Prates. Viabilização da implantação de um projeto de coleta seletiva de lixo doméstico no condomínio Jardim Botânico VI.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável) - Centro Universitário de Brasília.

17.
BRITO, L. L. A.; NASSER, L. C. B.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Rafaela Sol Rebouças. Licenciamento ambiental federal. Uma análise da eficiência do licenciamento ambiental no Brasil no âmbito do sistema ferroviário brasileiro. Estudo de caso - Ferrovia Norte Sul.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável) - Centro Universitário de Brasília.

18.
ODON, T. I.; CRUZ, T. C. S.; CIARALLO, G.. Participação em banca de Pâmela Rodrigues da Silveira. Tráfico de mulheres no Brasil - Relação entre gênero e pobreza.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Sociais, Ambiental e do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília.

19.
CIARALLO, G.; BARROS, S.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Emiliane Guedes Saraiva Neves. Missão, visão, objetivos e comunicação - Análise sobre planejamento estratégico na Igreja Batista Central de Brasília.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA COMUNICAÇÃO) - Centro Universitário de Brasília.

20.
BRAGA, F. A. P.; CRUZ, T. C. S.; CIARALLO, G.. Participação em banca de Juliana Tresinari Bernardes Leal. Inteligência competitiva: Natal sem neve em Brasília.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA COMUNICAÇÃO) - Centro Universitário de Brasília.

21.
MONTEIRO, G.; CRUZ, T. C. S.; CIARALLO, G.. Participação em banca de Marina Guimarães Barros de Lima. A Ouvidoria da Caixa Econômica Federal como ferramenta de busca e satisfação do cliente: Estudo de ativos intangíveis.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA COMUNICAÇÃO) - Centro Universitário de Brasília.

22.
CIARALLO, G.; OLIVIERI, A. G.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Raul Horie Arakaki. Cinema, administração e gestão da comunicação: Uma visão da cultura organizacional através da análise dos filmes "Jerry Maguire" e "O sucesso a qualquer preço".. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA COMUNICAÇÃO) - Centro Universitário de Brasília.

23.
CIARALLO, G.; BRAGA, F. A. P.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Renta Pietsch França Barbosa. O secretariado executivo e a interação com a gestão da comunicação.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA COMUNICAÇÃO) - Centro Universitário de Brasília.

24.
CIARALLO, G.; SOUZA, M. C. A. E.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Weska Luíza Gomes Guerreiro. O papel da comunicação interna no gerenciamento de crises de empresas modernas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA COMUNICAÇÃO) - Centro Universitário de Brasília.

25.
SANTOS, F. R. F.; BAZEGGIO, E. J.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Águida Santos Dantas. Planejamento estratégico e gerenciamento de projetos - Uma forte ligação.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Brasília.

26.
GAGLIARDI, M.; GUEDES, G. G.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Claudia Augusta Cunha Ferreira. Processo de inovação organizacional em desing de interiores.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Brasília.

27.
COSTA FILHO, B. A.; GAGLIARDI, M.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Eduardo Motta Antonio e Fúlvio Antonio Bizzi de Ávila. Construção e incorporação de casas populares sustentáveis no entorno do Distrito Federal.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Brasília.

28.
FELIX, J. D. B.; GAGLIARDI, E. C. V.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Emanuela Cunha Durães. Responsabilidade socioambiental no sistema financeiro - Estudo de caso no Banco Santander Brasil.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Brasília.

29.
FELIX, J. D. B.; CRUZ, T. C. S.; CIARALLO, G.. Participação em banca de Fernanda Ribeiro da Costa. O impacto da lei 11.705/08 no consumo de cerveja no Distrito Federal.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Brasília.

30.
COSTA FILHO, B. A.; SANTOS, F. R. F.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Leila Cristina de Lucena da Costa de Assis Republicano. Qualidade de vida no trabalho - Uma ação de responsabilidade sócio-empresarial - Caso: Em banco público do DF.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Brasília.

31.
SANTOS, F. R. F.; BAZEGGIO, E. J.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Maria de Fátima Ximenes de Lima. Burocratização no setor público brasileiro: Modelos de gestão gerencial para a desburocratização do atendimento ao interesse público.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Brasília.

32.
GUEDES, G. G.; JUNQUEIRA, L. D. M.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Sílvia Maria Marques. A real consciência do turismo rural.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Brasília.

33.
RIBEIRO, M. M. C.; ODON, T. I.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de José Oliveira Neto. Fiscalização de e-mail corporativo - Inviolabilidade da intimidade e ao sigilo da correpondência. Garantia ou violação constitucional?. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Material e Processual do Trabalho) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

34.
FELIX, J. D. B.; RAMOS, A. L. C.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Ana Paula D. C. M. Crespo. A influência da propaganda médica na indústria farmacêutica.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA COMUNICAÇÃO) - Centro Universitário de Brasília.

35.
MONTEIRO, G.; FERREIRA, L. C.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Juliana Matos Péres. Gestão ambiental: Uma análise da apropriação dos conceitos pelos colaboradores do Laboratório Sabin.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA COMUNICAÇÃO) - Centro Universitário de Brasília.

36.
BRAGA, F. A. P.; NOGUEIRA, F. A. C. D.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Matilde Isabela Nepomuceno Souza Lucas. Máquina da saúde - A progressão do marketing na indústria farmacêutica.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA COMUNICAÇÃO) - Centro Universitário de Brasília.

37.
FERREIRA, L. C.; MONTEIRO, G.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Miriam Beatriz Degrazia Dellamora. A comunicação social na Força Aérea Brasileira e a diminuição de inscritos em concursos.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA COMUNICAÇÃO) - Centro Universitário de Brasília.

38.
FELIX, J. D. B.; RAMOS, A. L. C.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Renata Amoras de Castro Menezes. Consciência ambiental: Informação e ação quando o conhecimento provoca a mudança de comportamento.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA COMUNICAÇÃO) - Centro Universitário de Brasília.

39.
FELIX, J. D. B.; RAMOS, A. L. C.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Renato Ferraz Lima. A responsabilidade social na indústria automobilística brasileira: Pressão da mídia X Discurso empresarial.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA COMUNICAÇÃO) - Centro Universitário de Brasília.

40.
FELIX, J. D. B.; RAMOS, A. L. C.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Vanessa David Meloni. Comunicação interna como ferramenta estratégica na organização - Estudo de caso: Secretaria de Transportes do Distrito Federal.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO DA COMUNICAÇÃO) - Centro Universitário de Brasília.

41.
CORREA, J. R.; VIEIRA, A. G.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Luísa de Pinho Valle. Poder público e exposição dos direitos fundamentais sociais a risco: Segurança jurídica e vedação do retrocesso.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública) - Centro Universitário de Brasília.

42.
ARAGAO, J. C.; VIEIRA, A. G.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Raul Adriano Vilela Armando. Reforma previdenciária: Aposentadoria dos servidores públicos de cargo efetivo.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública) - Centro Universitário de Brasília.

43.
VIEIRA, A. G.; ARAGAO, J. C.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Taisse Silva Lopes. A repactuação de preços como forma de recomposição do equilíbrio econômico-financeiro.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública) - Centro Universitário de Brasília.

44.
VIDIGAL, E. J. T.; MELLO, R. P.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Ana Cláudia de Souza Valente. A eficiência na prestação de serviços públicos judiciários: Obrigação do Estado para garantir a eficácia da norma fundamental do acesso à justiça.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Civil) - Centro Universitário de Brasília.

45.
MONTENEGRO, M. E.; CIARALLO, G.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Fernando Fernandes Duarte. Lei nº 11.788/2008 - Contribuições e limites da nova lei do estágio.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília.

46.
CAMPOS, R. P.; CIARALLO, G.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Vidya Alves Moreira. Participação e autonomia na cooperação internacional para o desenvolvimento: A metodologia e os recurosos do fundo para equidade/igualdade de Gênero da agência canadense de desenvolvimento internacional implementado no Brasil de 1995 a 2005.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações internacionais Cooperação Internacional) - Centro Universitário de Brasília.

47.
SILVA, E. F.; CRUZ, T. C. S.; ATAIDE, M. E. M.. Participação em banca de Thereza Cristina Rocha Lima. Inclusão de alunos com transtornos invasivos do desenvolvimento: avanços e recuos.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília.

48.
SILVA, E. F.; CRUZ, T. C. S.; ATAIDE, M. E. M.. Participação em banca de Karla honório Moura Santos. Práticas avaliativas de uma docente da educação superior. Um estudo de caso.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília.

49.
SILVA, E. F.; CRUZ, T. C. S.; ATAIDE, M. E. M.. Participação em banca de Maria Thereza de Oliveira Martins. Avaliação de erro no processo ensino-aprendizagem.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília.

50.
PLATIAU, A. F. B.; CRUZ, T. C. S.; CIARALLO, G.. Participação em banca de Carolina Antony Gomes de Matos da Fonseca. Gestão Participativa e descentralização: Experiências do programa piloto de proteção das florestas tropicais do Brasil.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações internacionais Cooperação Internacional) - Centro Universitário de Brasília.

51.
PLATIAU, A. F. B.; CRUZ, T. C. S.; DIAS, C. F. L.. Participação em banca de Eron Carlos da Costa. Importância da cooperação internacional na construção da resposta brasileira à epidemia da AIDS (projeto controle da AIDS e DST-AIDS I, de 1994-1998).. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações internacionais Cooperação Internacional) - Centro Universitário de Brasília.

52.
PLATIAU, A. F. B.; CRUZ, T. C. S.; DIAS, C. F. L.. Participação em banca de Nelci Peres Caixeta. Cooperação técnica prestada à África no governo LULA (2003-2006): Sua prática é condizente à prioridade dada ao continente pela política externa?. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações internacionais Cooperação Internacional) - Centro Universitário de Brasília.

53.
ODON, T. I.; LYRA, J. A. P. C.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Marcelo Oliveira de Almeida. A constitucionalidade da obrigatoriedade da tentativa prévia de conciliação no âmbito das comissões de conciliação prévia.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Material e Processual do Trabalho) - Centro Universitário de Brasília.

54.
PEREIRA, R. J. M. B.; CRUZ, T. C. S.; LEITE, G. L.. Participação em banca de Carlos Henrique Maia Barboza. Trabalho escravo: Tipificação penal e competência para julgamento na legislação brasileira.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Material e Processual do Trabalho) - Centro Universitário de Brasília.

55.
CRUZ, T. C. S.; ARAUJO, T. C. D. A.; CIARALLO, G.. Participação em banca de Daniela Mendes Lopes. A responsabilidade social das empresas e o trabalho decente.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Material e Processual do Trabalho) - Centro Universitário de Brasília.

56.
Câmara, J. B. D.; Acioly, R.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Ana Carolina Cançado Teixeira. Planejamento e perspectivas para desenvolvimento do ecoturismo no município de São João d'Aliança (GO).. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ANÁLISE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

57.
FELIX, J. D. B.; CRUZ, T. C. S.; Acioly, R.. Participação em banca de Gabriela Xavier de Abreu. O meio ambiente na mídia - Um estudo do caso do Jornal Correio Braziliense.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ANÁLISE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

58.
CONCEICAO, M. H.; CRUZ, T. C. S.; CIARALLO, G.. Participação em banca de Heloisa Silva Frazão. Ações para implantação de um plano de festão para os resíduos produzidos nos laboratórios da Embrapa recurso genéticos e biotecnologia.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ANÁLISE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

59.
FELIX, J. D. B.; CRUZ, T. C. S.; Costa, E. M. M.. Participação em banca de Caroline Francato. Responsabilidade ambiental empresarial e a sensibilização dos funcionários: Estudo de caso na Caixa Econômica Federal.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ANÁLISE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

60.
Costa, E. M. M.; CRUZ, T. C. S.; CIARALLO, G.. Participação em banca de Ana Lúcia de Almeida. Desenvolvimento sustentável: Uma descrição da cooperação internacional entre Brasil e União Européia - 2002 a 2006.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ANÁLISE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

61.
CRUZ, T. C. S.; TAQUARI, E. O. B.. Participação em banca de Tito Caetano Corrêa. Uso de guardas municiáis como opção estratégica de segurança pública. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Penal e Segurança Pública) - Centro Universitário de Brasília.

62.
CORREA, J. R.; PINTO, C. O.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Nirciene Rosa Laboissiêre. Família, Igreja e Direitos Humanos: Como a igreja memorial Batista tem desenvolvido políticas para a família?. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITOS HUMANOS) - Centro Universitário de Brasília.

63.
CRUZ, T. C. S.; PEREIRA, R. J. M. B.; BARROS, S.. Participação em banca de Eliane Araque dos Santos. As autorizações judiciais para o trabalho em face do principio da proteção integral do adolescente.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITOS HUMANOS) - Centro Universitário de Brasília.

64.
CRUZ, T. C. S.; CANUT, A.; LIRIO, L. G.. Participação em banca de Heluane Peters. Angústia de separação e perda de objeto na dependência afetiva da mulher.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica) - Centro Universitário de Brasília.

65.
CRUZ, T. C. S.; ABEL, M.; RESENDE, T. I.. Participação em banca de Fernanda Schieber S. V. B. de Oliveira. A sexualidade feminina na sociedade contemporânea.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica) - Centro Universitário de Brasília.

66.
CANUT, A.; CRUZ, T. C. S.; BACCARA, S.. Participação em banca de Adriana Henning Paranaguá. A constituição subjetiva e corporal da mulher na contemporaneidade.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica) - Centro Universitário de Brasília.

67.
CRUZ, T. C. S.; BACCARA, S.; NASCIMENTO, Y.. Participação em banca de Rodrigo Maciel Ramos. A equoterapia e o brincar: relações transferenciais na equoterapia e o cavalo como objeto transicional.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica) - Centro Universitário de Brasília.

68.
CRUZ, T. C. S.; CIARALLO, G.; ASSUNCAO, A. A.. Participação em banca de Marcela Alcantara Noman. A atuação da corte interamericana de direitos humanos: A questão da violÊncia doméstica contra a mulher brasileira.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITOS HUMANOS) - Centro Universitário de Brasília.

69.
CIARALLO, G.; CRUZ, T. C. S.; OLIVIERI, A. G.. Participação em banca de Dilson Honório de Oliveira. A dialética da realidade virtual e da simbiose tecnobiológica imerso em matrix.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Comunicação Social) - Centro Universitário de Brasília.

70.
CIARALLO, G.; OLIVIERI, A. G.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Patrícia da Rocha Canuto. Cooperação para o desenvolvimento: Um estudo de caso da cooperação técnica brasileira em parcerias triangulares com países desenvolvidos em benefício de países em desenvolvimento.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Relações internacionais Cooperação Internacional) - Centro Universitário de Brasília.

71.
COSTA FILHO, B. A.; AMADOR, R. P.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Jussara Daudt Prieto. Gestão Sustentável em mercado competitivo Estudo de caso da Fazenda Malunga/DF. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Brasília.

72.
COSTA FILHO, B. A.; AMADOR, R. P.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Osvaldo Toller Júnior. O automobilismo como negócio fatores críticos de sucesso.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Brasília.

73.
IZETTI, A.; CRUZ, T. C. S.; AMADOR, R. P.. Participação em banca de Alexandre de Paula Mathias. Aderência e manutenção da prática de exercícios físicos em academias - Um estudo de caso.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Centro Universitário de Brasília.

74.
ASSUNCAO, A. A.; CRUZ, T. C. S.; CIARALLO, G.. Participação em banca de Hiza Maria Silva Carpina. Aspectos sociológicos e penais sobre a Lei Maria da Penha. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Penal e Segurança Pública) - Centro Universitário de Brasília.

75.
SOBRAL, F.; FONSECA, M.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Ana Cristina Regadas de Moraes Carvalho. O ensino de empreendedorismo na educação superior no Brasil.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília.

76.
SOBRAL, F.; FONSECA, M.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Marco Aurélio Lobo. As políticas de desing para a competitividade e a educação superior de desing no Brasil.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília.

77.
GONCALVES, L. M.; SILVA, E. F.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Adilson de Oliveira Carvalho. Educação à distância através de plataforma de e-learning: Desafios da tutoria na medição pedagógica.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília.

78.
GONCALVES, L. M.; SILVA, E. F.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Anésia de Oliveira Gonçalves. A violência também vai à escola: O caso de uma escola pública do Distrito Federal.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília.

79.
GONCALVES, L. M.; SILVA, E. F.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Lívia Macedo Nunes. Curso de Letras-inglês: Histórias e relatos do ensino aprendizagem da língua inglesa: Em uma instituição de educação superior.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília.

80.
GONCALVES, L. M.; SILVA, E. F.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Ana Cláudia Gomes Brandão de Souza. Diretrizes curriculares do curso de pedagocia: Repercussões em uma instituição superior privada do Distrito Federal. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília.

81.
CRUZ, T. C. S.; AMADOR, R. P.; COSTA FILHO, B. A.. Participação em banca de Bruna Fortuna Loureiro. Estudo de caso sobre as pizzas Dom Bosco.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Turística) - Centro Universitário de Brasília.

82.
COSTA FILHO, B. A.; AMADOR, R. P.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Philippe Fauguet Figueiredo. Análise da exploração do Lago Paranoá com foco no transporte turístico. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Turística) - Centro Universitário de Brasília.

83.
COSTA FILHO, B. A.; CRUZ, T. C. S.; AMADOR, R. P.. Participação em banca de Kátia Aline Saifert. Qualidade em serviços hoteleiros como fator de vantagem competitiva sustentável.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Turística) - Centro Universitário de Brasília.

84.
COSTA FILHO, B. A.; AMADOR, R. P.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Anna Karla Lima Cruz. Turismo e lazer em propriedades rurais: A experiência da chapada imperial.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Turística) - Centro Universitário de Brasília.

85.
COSTA FILHO, B. A.; AMADOR, R. P.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Rosângela Harue Sakurai Uenoyama. Estratégias de marketing do albergue da juventude como fator de incremento para o destino turístico de Brasília.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Turística) - Centro Universitário de Brasília.

86.
SANTOS, K. A.; CONCEICAO, M. H.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Ruy Cerqueira de Souza. Agrotóxicos a situação das embalagens no Brasil.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Análise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável) - Centro Universitário de Brasília.

87.
MONTEIRO, G.; CRUZ, T. C. S.; FELIX, J. D. B.. Participação em banca de Arnaldo de Carvalho Junior. A comunicação na Embrapa informação tecnológica: Um estudo acerca da comunicação interna e endomarketing.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação) - Centro Universitário de Brasília.

88.
ASSUNCAO, A. A.; CRUZ, T. C. S.; DUSI, F. A.. Participação em banca de Sandra Oliveira de Almeida. A efetividade dos termos de ajustamento de conduta para a proteção do meio ambiente nos crimes ambientais praticados por pessoas jurídicas.. 2007.

89.
Alves, M. S.; CRUZ, T. C. S.; Pereira, J. Participação em banca de Thiago Abreu Moreira. Gestão ambiental em unidade de conservação: uma visão da percepção ambiental.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

90.
SANTOS, K. A.; CRUZ, T. C. S.; FELIX, J. D. B.. Participação em banca de Ruy Cerqueira deSouza. Uma visão sobre a situação das embalagens de agrotóxicos no Brasil.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ANÁLISE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

91.
CAVALCANTE, A. S.; ASSUNCAO, A. A.; LUCIO, M. L.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Maria Margarete Ferreira Pontes. A tributação do download de software. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Público e Finanças Públicas) - Centro Universitário de Brasília.

92.
ASSUNCAO, A. A.; CRUZ, T. C. S.; LUCIO, M. L.. Participação em banca de Maria Margarete Ferreira Pontes. A tributação do download de software. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Público e Finanças Públicas) - Centro Universitário de Brasília.

93.
CRUZ, T. C. S.; DUSI, F. A.; ARAGAO, J. C.. Participação em banca de Jadson Vieira Campos. A tributação progressiva do IPTU. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Público e Finanças Públicas) - Centro Universitário de Brasília.

94.
CRUZ, T. C. S.; OLIVEIRA, J. R. A.; PEREIRA, R. J. M. B.. Participação em banca de Marcos Batista do Nascimento Filho. Flexibilidade da legislação trabalhista e a geração de emprego. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DO TRABALHO) - Centro Universitário de Brasília.

95.
CRUZ, T. C. S.; OLIVEIRA, J. R. A.; PEREIRA, R. J. M. B.. Participação em banca de Bethânia Vianna Cordeiro. Exploração do trabalho infantil-urbano e os mecanismos legais e gerais pós-reabertura democrática: Combate e erradicação. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DO TRABALHO) - Centro Universitário de Brasília.

96.
ASSUNCAO, A. A.; DUSI, F. A.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Geny Helena Fernandes Barroso. A responsabilidade civil por dano ao meio ambiente e a aplicação da teoria do risco integral.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Ambiental) - Centro Universitário de Brasília.

97.
TAQUARY, E. O. B.; CRUZ, T. C. S.; CORREA, J. R.. Participação em banca de Alessandra Campos Morato. A violência no casal diante do sistema de justiça criminal: estudos junto ao juizado especial criminal de Brazlândia/DF. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Penal e Segurança Pública) - Centro Universitário de Brasília.

98.
CRUZ, T. C. S.; CORREA, J. R.; GONCALVES, J. B.. Participação em banca de Sônia Rodrigues Ramos. A questão da atuação das forças armadas brasileiras na segurança pública.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Penal e Segurança Pública) - Centro Universitário de Brasília.

99.
CRUZ, T. C. S.; CORREA, J. R.; GONCALVES, J. B.. Participação em banca de Fremy Souza Silva. Grau de responsabilidade do estado nas questões envolvendo o meio ambiente.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Ambiental) - Centro Universitário de Brasília.

100.
ARAUJO, F. U. C.; CRUZ, T. C. S.; PLATIAU, A. F. B.. Participação em banca de Etelvino Veríssimo da Silva. Lagos Artificiais urbanos consolidados: Efetivação de suas áreas de preservação permanente e o direito de propriedade. Ocaso Lago Paranoá de Brasília - Brasil. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Ambiental) - Centro Universitário de Brasília.

101.
GONCALVES, J. B.; CRUZ, T. C. S.; LEITE, G. L.. Participação em banca de Andreia do Vale de Souza Soares. Adolescentes em conflito com a lei no Distrito Federal: o Caje e a polêmicas propostas sobre a redução da maioridade penal.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Penal e Segurança Pública) - Centro Universitário de Brasília.

102.
CRUZ, T. C. S.; THURLER, A. L.; CIARALLO, G.. Participação em banca de Bruna de Carvalho Jatobá e Sousa. Mulheres Mulçumanas no Brasil: Diversidade Cultural x Direitos Humanos das mulheres. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITOS HUMANOS) - Centro Universitário de Brasília.

103.
PEREIRA, R. J. M. B.; CRUZ, T. C. S.; CORREA, L. B.. Participação em banca de Erlan José Peixoto do Prado. O princípio da dignidade da pessoa humana e o trabalho em condições análogas à de escravo no Brasil-Rural: A atuação do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITOS HUMANOS) - Centro Universitário de Brasília.

104.
CRUZ, T. C. S.; ASSUNCAO, A. A.; ARAUJO, F. U. C.. Participação em banca de Etelvino Veríssimo da Silva. Lagos artificiais urbanos consolidados: Efetivação de suas áreas de preservação permanentes e o direito de propriedade. O caso do Lago Paranoá de Brasília. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

105.
CRUZ, T. C. S.; ASSUNCAO, A. A.; Santilli, J. Participação em banca de Silvia Carolina Costa. Proteção jurídica aos conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

106.
CRUZ, T. C. S.; Santilli, J; DUSI, F. A.. Participação em banca de Fremy de Souza e Silva. O papel do Estado nas questões envolvenfo o meio ambiente.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

107.
Steinke, V. A; CRUZ, T. C. S.; Pereira, J. Participação em banca de Virgínia de Oliveira Rabelo. Avaliação das proposiçoes de lei relacionadasao meio ambiente - O caso do Brasil.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

108.
Steinke, V. A; CRUZ, T. C. S.; Pereira, J. Participação em banca de Marco Aurélio Guimarães. A importância do campo de instrução e formosa na prservação da bacia Rio Preto.. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

109.
CRUZ, T. C. S.; RIBEIRO, M. M. C.; FADUL, Z. M. C.. Participação em banca de Flávia Ferreira Pinto. Embriaguez: Justa causa para extinção do contrato de trabalho?. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DO TRABALHO) - Centro Universitário de Brasília.

110.
RIBEIRO, M. M. C.; FADUL, Z. M. C.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Fabiane Freitas. Trabalho escravo rural no Brasil contemporâneo: Desafios para previnir o aliciamento de trabalhadores.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DO TRABALHO) - Centro Universitário de Brasília.

111.
CRUZ, T. C. S.; GONCALVES, J. B.; PEREIRA, R. J. M. B.. Participação em banca de Paulo Martins Vieira. Flexibilidade em face do princípio da proteção do Direito do Trabalho. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DO TRABALHO) - Centro Universitário de Brasília.

112.
ROCCO, R.; CRUZ, T. C. S.; ARAUJO, F. U. C.; SILVA, M. A. R.. Participação em banca de Liziane Paixão Silva Oliveira. O usucapião coletivo e as normas ambientais.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Ambiental) - Centro Universitário de Brasília.

113.
LUCIO, M. L.; CRUZ, T. C. S.; PLATIAU, A. F. B.. Participação em banca de Ann Clélia de Barros Pontes. Biopirataria na Amazônia e as ações constitucionais de defesa da biodiversidade.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Ambiental) - Centro Universitário de Brasília.

114.
CRUZ, T. C. S.; LEUZINGER, M.; FERNANDES, M. H. C.. Participação em banca de Krislaine Aparecida Frinhani Côgo. Estudo sobre os acidentes no transporte rodoviário de agrotóxicos e seus impactos ambientais: uma questão legislativa ou educacional.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Ambiental) - Centro Universitário de Brasília.

115.
CRUZ, T. C. S.; LEUZINGER, M.; LUCIO, M. L.. Participação em banca de Gabriela Amaral de Oliveira Teixeira. A prevenção e repressão ao tráfico internacional de animais silvestres.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

116.
CRUZ, T. C. S.; ROCCO, R.; SOBRAL, F.. Participação em banca de Paulo Renan Pereira Lopes. O direito ambiental e a política ambiental.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

117.
CRUZ, T. C. S.; ASSUNCAO, A. A.; DUSI, F. A.. Participação em banca de Geny Helena Fernandes Barroso. A responsabilidade civil por dano ao meio ambiente e a aplicação da teoria do risco integral.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

118.
CRUZ, T. C. S.; ASSUNCAO, A. A.; DUSI, F. A.. Participação em banca de Fábio Pereira Margarido. Os reflexos da inexistência de vara especializada em processar e julgar delitos ambientais no Distrito Federal.. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

119.
CRUZ, T. C. S.; ROCCO, R.; SOBRAL, F.. Participação em banca de Fabiana Carolo. A abrangência do estudo de impacto ambiental realizado para a implantação de usinas hidrelétricas.. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CRUZ, T. C. S.; BRASILEIRO, I. L. G.; TASSO, J. P. F.. Participação em banca de Taylane Oliveira Campos.Tecendo Oportunidades: Incubação e Economia Solidária Como alternativa para a Estruturação de Novos Caminhos No Turismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Centro de Excelência em Turismo) - Universidade de Brasília.

2.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Raquel Gomes de Lemos Vidal.A Eficiência do Planejamento Urbano a Cerca da Fercal-DF. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de Brasília.

3.
LAYRARGUES, P.; CRUZ, T. C. S.; PASSOS, C. J. S.. Participação em banca de Amanda Ribeiro Pereira.O olhar da juventude do bairro Nossa Senhora de Fátima sobre o Parque Sucupira, Planaltina/DF. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

4.
CELEIDA; LAYRARGUES, P.; CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Gustavo Mendes dos Santos Cardia.Compreensões de Justiça Climática dos usuários de dois Parques do Distrito Federal: Parque Sucupira e Parque Olhos d´Água. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

5.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Aryanne Pinheiro Martins.Controle Biólogico no Brasil: Revisão Bibliográfica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

6.
CRUZ, T. C. S.; Irineu TAMAIO; LAYRARGUES, P.. Participação em banca de Amanda Ribeiro Pereira.O Olhar da Juventude do Bairro Nossa Senhora de Fátima Sobre o Parque Recreativo Sucupira, Planaltina DF. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

7.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Kamila Marques da Silva Marques.Como os conhecimentos Cientificos Dialogam com os Saberes Tradicionais na Universidade: Um Estudo sob a Percepção dos Estudantes da Licenciatura em Educação do Campo na Faculdade UNB Planaltina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

8.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Rhuan Filipe Montenegro dos Reis.Cenários da Despatrimonização do Direito Privado na Tutela dos Bens Ambientais: Contrapontos entre Justiça Social e a Livre Iniciativa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

9.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Isadora Teixeira de Moraes.Alimentação Saudável e Sustentável no Contexto Escolar Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

10.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de MENELLE AMORIM TORRES PIRES.ECOLOGIA POLÍTICA LATINO-AMERICANA A visão dos Estudantes ada Gestão Ambiental ? UNB/FUP sobre a Ecologia Política Latino-americana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

11.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Dielda Adriana Carvalho Souza Steinmuller.A Posição da Igreja Católica Diante Da Crise Ecológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

12.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Mayane Alves.Descarte de Medicamentos e Suas Implicações Ambientais no Núcleo Rural Buriti Vermelho (NRBV), Paranoá, Distrito Federal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

13.
CRUZ, T. C. S.; LAYRARGUES, P.; Irineu TAMAIO. Participação em banca de Gustavo Mendes dos Santos Cardia.Compreensão da Justiça Ambiental por parte dos Membros de dois Parques do Distrito Federal: Parque Recreativo Sucupira e Parque Ecológico Olhos D'água. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

14.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Luis Guilherme Dias Duarte.A Relação Unidade de Conservação - Comunidade: Um estudo de Caso a partir do Grupo de Mulheres Maria Faceira na Estação Ecológica de Águas Emendadas Planaltina-DF. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

15.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Teófilo José Gonçalves Neto.Lixo Computacional, Obsolescência Planejada e Logística Reversa: Relações a Desvendar e a Aprender. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

16.
CRUZ, T. C. S.. Participação em banca de Tatiane Alves da Silva.Estudo da Voçoroca da Área Urbana de Planaltina de Goiás, Visando Planejamento e Recuperação da Área Degradada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

17.
CRUZ, T. C. S.; COELLY; Irineu TAMAIO. Participação em banca de Caio Murilo Siqueira de Lima.Oficinas Ambientais e Métodos Recreativos como Instrumentos de Educação e Melhoria do Bem-Estar Social no Ambiente Escolar CAIC JKO - Sobradinho II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

18.
COELLY; CRUZ, T. C. S.; RODRIGUES, L. P. F.. Participação em banca de Cássia Pereira Marinho.Saberes e Fazeres das Parteiras Kalunga das Comunidades Diadema Ribeirão dos Bois, Teresina - GO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LEDOC) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

19.
ALVES, R.; CRUZ, T. C. S.; Irineu TAMAIO. Participação em banca de Marcos Antonio Teles Guedes.Análise das Potencialidades e Gestão do Uso das Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Planaltina-DF. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

20.
CRUZ, T. C. S.; LAYRARGUES, P.; Irineu TAMAIO. Participação em banca de Amanda Nunes de Araújo.Educação Ambiental e Interdisciplinaridade: um olhar sobre as escolas de Planaltina-DF. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

21.
CRUZ, T. C. S.; LAYRARGUES, P.; Irineu TAMAIO. Participação em banca de Edmo Porto.Perspectiva atual de encerramento das atividades do Lixão da Estrutural em função da PNRS, b. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

22.
CRUZ, T. C. S.; Irineu TAMAIO; LAYRARGUES, P.. Participação em banca de LAYANE GERMANO DE MATOS LIMA.EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTUDO DE CASO A PARTIR DO PROJETO AVES DO CERRADO - PLANALTINA/DF.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

23.
CRUZ, T. C. S.; COELLY; Irineu TAMAIO. Participação em banca de WINIE VASCONCELOS SIQUEIRA.TECENDO FIOS DE SOLIDARIEDADE: UMA EXPERIÊNCIA COM MULHERES NO ASSENTAMENTO RIO BONITO, CAVALCANTE/GO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

24.
CRUZ, T. C. S.; Marcelo Duarte porto; PAULA, M. M.. Participação em banca de JEREMIAS MAIA SÁ.A interação entre o cognitivo, o psicomotor e o afetivo da criança que está inserida no ensino fundamental I: como colocar em prática uma educação que vise o pleno desenvolvimento da criança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.

25.
CRUZ, T. C. S.; PINELLI. Participação em banca de WEBER ALVES SANTOS.IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA EXPANSÃO URBANA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DO ATOLEIRO, PLANALTINA/DF.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

26.
CRUZ, T. C. S.; NOLASCO, E.; LAYRARGUES, P.. Participação em banca de LAYRA EMILY RODRIGUES DIAS.PERSPETIVAS E DESAFIOS DO PROJETO BIGUÁ: USOS E REUSOS DO ÓLEO DE COZINHA EM SOBRADINHO/DF.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.

27.
CRUZ, T. C. S.; COELLY; DIAS, C.. Participação em banca de JONATHAS FELIPE AIRES FERREIRA.A QUESTÃO AMBIENTAL E A ECONOMIA SOLIDÁRIA EM UMA COMUNIDADE TRADICIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS/GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
DANTAS, P. G. B.; PASSANEZI, P. M. S.; CRUZ, T. C. S.. Seminário de Projeto de Mestrado - Código 319678. 2017. Centro de Desenvolvimento Tecnológico - UNB.

Concurso público
1.
CRUZ, T. C. S.; Irineu TAMAIO; ALMEIDA, W. L.. Professor Substituto de Ciências Humanas e Sociais. 2014. FACULDADE UNB PLANALTINA.

2.
CRUZ, T. C. S.; LUDGERO GALLY; EDUARDO CIRINO. SELEÇÃO PARA MESTRADO MADER. 2012. FACULDADE UNB PLANALTINA.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Encontro Regional Centro-Oeste de História Oral.História Oral: Metodologias e Diálogos com Mulheres. 2017. (Simpósio).

2.
Oficina de Diálogos do Plano Nacional de Juventude e Sucessão ruralural.Trabalho e Renda Para a Juventude Rural Brasileira. 2016. (Oficina).

3.
V Encontro Cacerense de Economia Solidária e II Workshop de Constituição e Consolidação de Grupos de Pesquisa do Núcleo UNEMAT - UNITRABALHO e VI Feira Pantanaeira Saberes e Sabores. A Produção do Conhecimento Científico na Economia Solidária e na Educação do Campo. 2015. (Congresso).

4.
X Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial - Políticas Públicas para o Rural do Século XXI XXI. 2015. (Seminário).

5.
1o ENCONTRO DE PESQUISA DO TERRITORIO KALUNGAE COMUNIDADES RURAIS.POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2014. (Oficina).

6.
I ENCONTRO DE PESQUISADORES DO PNCV E UNB CERRADO.MULHERES DO CERRADO: BASES PARA UMA ECONOMIA SOLIDÁRIA AMBIENTAL. 2014. (Encontro).

7.
IV ENCAESES - ENCONTRO CACERENSE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E I.PARADGMA DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS, REDES E GÊNERO PARA A PRODUÇÃO ASSOCIADA E AUTOGESTIONÁRIA. 2014. (Seminário).

8.
III SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DO DF. ECONOMIA SOLIDÁRIA E SUSTENTABILIDADE RURAL. 2012. (Congresso).

9.
SEMINÁRIO CONEXÕES ENTRE CAMPO E CIDADE 2. UNIVERSIDADE, REFORMA AGRÁRIA E PROJETO POPULAR PARA O PAÍS. 2012. (Congresso).

10.
SEMINÁRIO CONEXÕES ENTRE QUESTÕES AGRÁRIA, ETNICO/RACIAL, GÊNERO, CLASSE E AMBIENTAL.SABERES FEMININO E DESENVOLVIMENTO RURAL. 2012. (Seminário).

11.
SEMINÁRIO DO GRUPO SÓCIOCULTURAL: AÇÕES DE EXTENSÃO E PESQUISA.QUESTÕES ESTRATÉGICAS DA ECONOMIA LOCAL DE ALTO PARAISO E GESTÃO COMUNITARIA. 2012. (Seminário).

12.
Realidade do Trabalho Doméstico no Brasil.Condições de Trabalho e Vida das Trabalhadoras Domésticas em Brasília e Salvador. 2011. (Seminário).

13.
I ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇAO DO CAMPO.FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE NA AMÉRICA LATINA. 2010. (Seminário).

14.
III ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO; III SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS POLÍTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CAMPO BRASILEIRO; I ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE NA AMÉRICA LATINA. 2010. (Simpósio).

15.
II Seminário Nacional "O Feminismo no Brasil, Reflexões Teóricas e Perspectivas" e XIV Simpósio Baiano de pesquisadoras (es) sobre Mulher e Relações de Gênero.. Mulheres que trabalham ou mulheres que ajudam? Resignificações do trabalho das mulheres para a agenda das Poíticas Públicas.. 2008. (Congresso).

16.
VI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão e VI Encontro de Iniciação Científica do UniCEUB. Oficina sobre Pesquisa Qualitativa na Pós-Graduação: Métodos e Técnicas.. 2008. (Congresso).

17.
VI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão e VI Encontro de Iniciação Científica do UniCEUB. Epistemologia e Tópicos Metodológicos: Paradigmas de Pesquisa do Direito Social Contemporâneo.. 2008. (Congresso).

18.
VI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão e VI Encontro de Iniciação Científica do UniCEUB. Comunicação de Monografias Latu Sensu. 2008. (Congresso).

19.
V congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão e V encontro de iniciação científica do UniCEUB. Epistemologia e Tópicos Metodológicos.. 2007. (Congresso).

20.
VIII Seminário Nacional dos Centros Universitários. 2007. (Seminário).

21.
VIII Semana do Empreendedor: Empreendedorismo Social e Cidadania.Auto-organização e geração de renda: Produtividade com justiça social e ética.. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRUZ, T. C. S.; RAFAEL VILAS BOAS . SEMINÁRIO CONEXÕES ENTRE CAMPO E CIDADE. 2012. (Outro).

2.
CRUZ, T. C. S.. CINEMA E EDUCAÇÃO, CINEMA E IDENTIDADE NACIONAL. 2004. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Bruno Cesar Goulart. Diagnóstico do Parque tecnológico da UnB ou de outro Parque Tecnológico do Brasil. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOL) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Marco Antonio da Cruz Borba. Prospecção de demandas agropecuárias por intermédio de dados primários, um estudo teórico baseado no diagnóstico comportamental da atividade produtiva - DCAP. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOL) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Ana Claudia Gonçalves Souza Oliveira. Design e Gestão da Inovação para aumento da competitividade do artesanato brasileiro. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOL) - Universidade de Brasília. (Coorientador).

4.
LEILA FERNANDES DOS SANTOS. A Contribuição da Biblioteca Central na gestão da informação para inovação. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em PROFNIT) - Universidade de Brasília. (Orientador).

5.
JONATHAS FELIPE AIRES FERREIRA. As Mulheres na agricultura familiar do Assentamento Márcia Cordeiro Leite ? Planaltina - DF: Condições de Vida, Trabalho e Meio Ambiente. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

6.
LINDALVA SANTOS SANTANA. Mulheres camponesas e do agronegócio: estratégias de superação das relações patriarcais no Estado de Goiás. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

7.
ÉRICA RAMOS ANDRADE. Segurança alimentar e consumo doméstico de alimento: o que as mulheres tem a dizer?. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL) - Universidade de Brasília. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
MARIA JOSÉ FERREIRA DA SILVA. Educação para a sustentabilidade por meio do ensino de linguas nas Escolas primárias de Alto Paraíso de Goiás. Início: 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SOCIOBIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE PARA OS POVOS) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
LUCIANO RODRIGUES CAMPOS. PEQUENOS AGRICULTORES E A TRANSIÇÃO AGROECOLÓGICA EM ALTO PARAÍSO DE GOIÁS. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SOCIOBIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE PARA OS POVOS) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Martinha Jorge Moreira. HISTÓRIA DA COMUNIDADE DO CÓRREGO DOS DESIDÉRIOS/MG E SUA RELAÇÃO COM O TERRITÓRIO: RESISTÊNCIA E MEMÓRIA EM PROL DA IDENTIDADE COLETIVA.. Início: 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenv e Relações Soci no Campo) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
JANAINA DA SILVA BARROS. BIOPIRATARIA: Estudo bibliográfico sobre o desenvolvimento da biopirataria na região Amazônica brasileira. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

2.
Isabella Nogueira Borges. HORTAS COMUNITÁRIAS MEDICINAIS: Contribuições para a Educação ambiental e para a qualidade de vida em Brasília - DF. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

3.
GILNÁRIA DE OLIVEIRA NASCIMENTO. A REPRESENTAÇÃO DA PAZ NO DOCUMENTO DA AGENDA 2030. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

4.
HELENA CRISTINA CAMILLO SILVA. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA CIDADE DE PLANALTINA/GOÍAS: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS COM A POPULAÇÃO E INTERAÇÃO NAS ESCOLAS SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL NESSA CIDADE. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

5.
Fernanda Keller Campos Oliveira. Feira Solidária e Ecológica (SolEco) Como Propulsor da Sustentabilidade na Faculdade UnB Planaltina. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

6.
Caio Murilo Siqueira de Lima. Oficinas Ambientais e métodos recreativos como instrumentos de educação e melhoria do bem-estar social no ambiente escolar CAIC JKO ? Sobradinho II. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

7.
IVALDETE DE SOUZA CORREA. O papel da mulher nas lutas sociais do campo e na constituição das famílias na comunidade Itauna. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LEDOC) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

8.
BRUNO DA SILVA SOUZA. BIOCONSTRUÇÃO: ANÁLISES DE TECNICAS PARA O BIOMA CERRADO DESENVOLVIDAS NA ECOCHACARA REBENDOLENG. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

9.
BÁRBARA AMADO. Importância da Formação Profissional Ambiental para Aprendizes da APE-DF Sobradinho. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

10.
BEATRIZ BATISTA CORRÊA. Educação Ambiental na Escola Classe 01 de Sobradinho-DF: Percepção, Sensibilização e Conscientização Ambiental. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

11.
JULIANA DE CASTRO MELO. INSTRUMENTOS DA GESTÃO E COMPENSAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DO SETOR HABITACIONAL NOROESTE/DF.. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

12.
NAYARA FERREIRA DE MATOS LIMA. FORMAÇÃO DO GESTOR AMBIENTAL: desafios e perspectivas na identidade de um novo profissional. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

13.
SABRINA LIMA BRITTO. LOGÍSTICA REVERSA: ANÁLISE DO PROCESSO DE DESTINAÇÃO DE PNEUMÁTICOS INSERVÍVEIS. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

14.
ELIETE SILVA. IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DECORRENTES DO USO E OCUPAÇÃO DESORDENADA DO SOLO: OS DESAFIOS DE IMPLANTAR UMA URBANIZAÇÃO SUSTENTÁVEL NO BAIRRO ARAPOANGAS, PLANALTINA-DF.. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

15.
NEIDE DE SOUZA VIEIRA. SAÚDE AMBIENTAL EM PLANALTINA DF ESTUDO DE CASO: CENTRO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE - CERPIS. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

16.
SABRINA DIAS. O papel do Gestor Ambiental para a conservação do Cerrado em contraposição ao avanço da agropecuária no bioma.. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

Iniciação científica
1.
RAFAEL CARLOS DA SILVA MENEZES. Economia Solidária e Educação Ambiental: Caminhos Para o Desenvolvimento Sustentável na Região de Alto Paraíso de Goiás - GO. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

2.
BRUNO DA SILVA SOUSA. Produção Artesanal e Economia Solidária nas comunidades da Chapada dos Veadeiros. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

3.
Lauriane Monteiro da Fonseca. Produção Artesanal e Economia Solidária nas comunidades da Chapada dos Veadeiros. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. (Orientador).

4.
Jonathas Felipe Aires Ferreira. Gênero e meio ambiente: os papéis sociais das mulheres de Alto Paraíso de Goiás. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

5.
AMANDA NUNES. PROIC. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Martinha Jorge Moreira. HISTÓRIA DA COMUNIDADE DO CÓRREGO DOS DESIDÉRIOS/MG E SUA RELAÇÃO COM O TERRITÓRIO: RESISTÊNCIA E MEMÓRIA EM PROL DA IDENTIDADE COLETIVA.. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Desenv e Relações Soci no Campo) - FACULDADE UNB PLANALTINA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

2.
IVALDETE DE SOUZA CORREA. O papel da mulher nas lutas sociais do campo e na constituição das famílias na comunidade Itauna. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Agrária: Matrizes da Vida no Campo) - FACULDADE UNB PLANALTINA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

3.
Juliana Gomes Pontes. Pró-equidade de gênero e o Sistema Eletrobrás: Desafios para a promoção da equidade de gênero no mercado de trabalho.. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direitos Sociais, Ambiental e do Consumidor) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

4.
ORIANA PISKE DE AZEVEDO M. PINTO. Eficácia dos direitos fundamentais nas relações privadas. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO CIVIL E NOVO CÓDIGO) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

5.
RENATHA KARINE M.CARNEIRO. A importância da garantia dos Direitos Humanos para a promoção do desenvolvimento social. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITOS HUMANOS) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

6.
JOAB DAVID SANTOS. Estudo de caso sobre a sustentabilidade empresarial da Petrobras. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

7.
PHILLIPE FAUGUET FIGUEIREDO. ANÁLISE DA EXPLORAÇÃO DO LAGO PARANOÁ COM FOCO NO TRANSPORTE TURÍSTICO. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO TURÍSTICA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

8.
KÁTIA ALINE CRUZ. TURISMO E LAZER EM PROPRIEDADES RURAIS: A EXPERIENCIA DA CHAPADA IMPERIAL. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO TURÍSTICA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

9.
ELIANE ARAQUE DOS SANTOS. As autoridades judiciais para o trabalho em face do princípio da proteção integral do adolescente.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITOS HUMANOS) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

10.
ALESSANDRA UZUELLI. Análise da representação social dos jurados do tribunal do júri de Brasília nos casos em que o réu apresenta antecedentes criminais. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Penal e Segurança Pública) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

11.
Heluane Peters. Angústia de separação e perda de objeto na dependência afetiva da mulher.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

12.
Vydia Alves Moreira. Participação e autonomia na Cooperação Internacional para o desenvolvimento: a metodologia e os recursos do fundo para a equidade/igualdade de gênero da agência canadense de desenvolvimento internacional. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em COOPERAÇÃO INTERNACIONAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

13.
DANIELA LOPES MENDES. A responsabilidade social das empresas: o trabalho descente como princípio da dignidade humana. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO ADMINSTRATIVO E GESTÃO PÚBLICA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

14.
ANA CAROLINA CANÇADO TEIXEIRA. PLANEJAMENTO E PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA ALIANÇA (GO). 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ANÁLISE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

15.
JUSSARA DAUDT PRIETO. GESTÃO SUSTENTÁVEL EM MERCADO COMPETITIVO: ESTUDO DE CASO DA FAZENDA MALUNGA(DF).. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO EMPRESARIAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

16.
MARCELA ALCÂNTARA NOMAN. O enfoque de gênero e a condição as mulheres na Corte Internacional: uma análise da Lei Maria da Penha. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITOS HUMANOS) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

17.
Eliza Barbosa Leite. A construção da sexualidade feminina na psicanálise.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

18.
Maria das Graças Campos. Diferenças sexuais teoria psicanalítica freudiana e a sociedade patriarcal.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

19.
Marcus Jessé Moreira. Winnicott e sua teoria da criatividade - Um jogo de Rabiscos.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

20.
Adriana Barbosa Sócrates. Contribuições da psicanálise a um novo modelo de justiça: Justiça restaurativa.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

21.
Renata Arouca de Oliveira Morais. Psicose: A linguagem como forma de exclusão.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teoria Psicanalítica) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

22.
ANDRÉIA DO VALE SOARES. Adolescentes em conflito com a lei no Distrito Federal: o Caje e as polêmicas propostas sobre a redução da maioridade penal.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Direito Processual Penal e Segurança Pública) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

23.
Joaquim Rodrigues Nascimento. Meio Ambiente do Trabalho e o uso do Amianto: Banimento ou uso controlado? Uma visão humanística em face da saúde do trabalhador.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITOS HUMANOS) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

24.
Vânia Dolores. Dano Moral e os limites do poder hierárquico do empregador em face da dignidade do empregado.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DO TRABALHO) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

25.
Marcos Batista do Nascimento Filho. Flexibilidade da legislação trabalhista e a geração de emprego.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DO TRABALHO) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

26.
Bruna de Carvalho Jatobá e Sousa. Mulheres Mulçumanas no Brasil: Diversidade Cultural x Direitos Humanos das Mulheres.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITOS HUMANOS) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

27.
Erlan José Peixoto do Prado. O princípio da dignidade da pessoa humana e o trabalho em condições análogas à de escravo no Brasil-Rural: A atuação do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho.. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITOS HUMANOS) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

28.
FREMY DE SOUZA E SILVA. O PAPEL DO ESTADO COMO REGULADOR DA CRISE DE PROTEÇãO AO MEIO AMBIENTE. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

29.
THIAGO ABREU MOREIRA. GESTÃO AMBIENTAL EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: UMA VISÃO DA PERCEPÇÃO ECOLÓGICA. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GESTÃO AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

30.
PAULO MARTINS. Flexibilização em face do princípio da proteção do Direito do Trabalho. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DO TRABALHO) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

31.
BETHÂNIA VIANNA CORDEIRO. EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL-URBANO E OS MECANISMOS LEGAIS E GERAIS PÓS-REABERTURA DEMOCRÁTICA: COMBATE E ERRADICAÇÃO. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DO TRABALHO) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

32.
FABIANE CAROLO. A Abrangência do estudo de impacto ambiental realizado para a implantação de usinas hidrelétricas. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

33.
JOÃO VÍTOR MESQUITA AGRESTA. FLEXIBILIZAÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO - UMA VISÃO SOCIOLÓGICO-JURÍDICA. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DO TRABALHO) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

34.
FABIANE FREITAS. TRABALHO ESCRAVO RURAL NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: DESAFIOS PARA PERVINIR O ALICIAMENTO DE TRABALHADORES. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL DO TRABALHO) - Centro Universitário de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

35.
PAULO RENAN. O direito ambiental e a política de educação ambiental. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO AMBIENTAL) - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MENELLE AMORIM TORRES PIRES. ECOLOGIA POLÍTICA LATINO-AMERICANA A visão dos Estudantes ada Gestão Ambiental ? UNB/FUP sobre a Ecologia Política Latino-americana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

2.
ISADORA TEIXEIRA DE MORAIS. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL NO CONTEXTO ESCOLAR INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

3.
Kamila Marques da Silva Marques. Como os conhecimentos Cientificos Dialogam com os Saberes Tradicionais na Universidade: Um Estudo sob a Percepção dos Estudantes da Licenciatura em Educação do Campo na Faculdade UNB Planaltina. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CIÊNCIAS NATURIAS) - Universidade de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

4.
Dielda Adriana Carvalho Souza Steinmuller. A Posição da Igreja Católica Diante Da Crise Ecológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

5.
Caio Murilo Siqueira de Lima. Oficinas Ambientais e métodos recreativos como instrumentos de educação e melhoria do bem-estar social no ambiente escolar CAIC JKO ? Sobradinho II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em GESTAO AMBIENTAL) - FACULDADE UNB PLANALTINA. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

6.
JONATHAS FELIPE AIRES FERREIRA. A QUESTÃO AMBIENTAL E A ECONOMIA SOLIDÁRIA EM UMA COMUNIDADE TRADICIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS/GO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

7.
LAYRA EMILY RODRIGUES DIAS. PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO PROJETO BIGUÁ: USOS E REUSOS DO ÓLEO DE COZINHA EM SOBRADINHO/DF.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

8.
WEBER ALVES SANTOS. IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA EXPANSÃO URBANA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO DO ATOLEIRO, PLANALTINA/DF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de Brasília. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

9.
RAIMUNDO SOARES CORREIA. ANÁLISE DA GESTÃO ORGANIZACIONAL E DA OPERACIONALZIAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO D DADOS - SIS DO MINISTÉIO DO PLANEJAMENTO E GESTÃO (MPOG). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE PROJEÇÃO. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

10.
CARLOS ANTÔNIO SALGADO FERRAZ. A IMPORTÂNCIA DAS REVENDAS DE PRODUTOS DE AVIAÇÃO AO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO ÀS POLÍTICAS, COMPROMISSOS E DIRETRIZES DE SEGURANÇA, MEIO-AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL DA FILIAL PETROBRÁS BRASÍLIA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE PROJEÇÃO. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

11.
SUELENE MARIA DE PAULO MARTINS. MELHORIA DAS ATIVIDADES E DO DESEMPENHO DO DEPARTAMENTO DE COMPRAS DA LOJA DE CONSTRUÇÃO CIMFEL: COMO REESTRUTURAR A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE PROJEÇÃO. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

12.
CLEUDETE MARTINS ALVES DA COSTA. ANVISA - ESTUDO DO CONTROLE E QUALIDADE DOS PRODUTOS PARA A SAÚDE NA PÓS-COMERCIALIZAÇÃO: REENGENHARIA NO ÂMBITO DO CONTROLE DA SAÚDE COLETIVA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE PROJEÇÃO. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

13.
WBERTHYER COSTA DE ARAÚJO. ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA: COMO CONTROLAR OS RISCOS E OPORTUNIDADES DE UM NOVO EMPREENDIEMTNO?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE PROJEÇÃO. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

14.
HUMBERTO GARCIA VIEIRA. ESTUDO DA LOGÍSTICA DE TRANSPORTES INTEGRADOS DA SAMA FROTA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE PROJEÇÃO. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

15.
LUCIMAR DA SILVA. PROPOSTA DE OTIMIZAÇÃO NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS DA REAL ENCOMENDAS - OPERAÇÃO XÉROX. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE PROJEÇÃO. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

16.
HÉLEN L. SILVA. LIDERANÇA COMO UM FENÔMENO SOCIAL: ANÁLISE DA DIRETORIA TÉCNICA DA COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO DF - CAESB. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE PROJEÇÃO. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

17.
CRISTIANO B. CUNHA. QUALIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO: ESTUDO DO PROGRAMA DE COMBATE À INCIDÊNCIA DA LER - LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO - NAS AGÊNCIAS BRADESCO DE BRASÍLIA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE PROJEÇÃO. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

18.
EDVÂNIA DE FÁTIMA LEITOSA. ANÁLISE DO CONTROLE DE ESTOQUE DAS INDÚSTRIAS ROSSI ELETROMECÂNICA LTDA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE PROJEÇÃO. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

19.
KARINE NASCENTE PALLES. VIABILIDADE ECOLÓGICA E ECONÔMICA DO EMPREGO DO BIODISEL AOS NEGÓCIOS DA POIT ENERGIA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE PROJEÇÃO. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.

20.
WEBSON DA SILVA SOARES. ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO TRABALHO NA EMPRESA CORAL TINTAS LTDA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - FACULDADE PROJEÇÃO. Orientador: Tânia Cristina da Silva Cruz.



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
Gilson de Brito Silva ; Gabriel Henrique Lui ; Elaine Nolasco Ribeiro ; CRUZ, T. C. S. ; SALEMI, L.F. . Conhecimento de resíduos orgânicos e compostagem por uma comunidade de 2 baixa renda de Planaltina (Distrito Federal): implicações para a compostagem em 3 escala residencial. REVISTA CIÊNCIA, TECNOLOGIA & AMBIENTE (ONLINE), 2018.


Livros e capítulos
1.
CRUZ, T. C. S.. QUAL O TEU TRABALHO MULHER? Renda, Reconhecimento e Geração de Vínculos na Economia Solidária. 1. ed. Saarbruken: Verlag Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 413p .


Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ, T. C. S.. A Produção do Conhecimento Científico na Economia Solidária e na Educação do Campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 4:01:05