Luciana Calabro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5173421842126640
  • Última atualização do currículo em 26/12/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2001), mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é bolsista PNPD do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cientometria, Divulgação Científica e Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Calabro
Nome em citações bibliográficas
BERTI, L.C.;Berti, Calabró, L.;CALABRÓ, LUCIANA;LUCIANA CALABRÓ

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde.
Rua Ramiro Barcelos, 2600 - Prédio Anexo
Santana
90035-003 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33085568
Ramal: 5568


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2011
Doutorado em Educação em Ciência.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: PRODUÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM BIOQUÍMICA NO RIO GRANDE DO SUL, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Susana Tchernin Wofchuk.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cientometria; Produção Científica; Bioquímica.
2006 - 2008
Mestrado em Educação em Ciências.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Produção Científica e Formação de Recursos Humanos na Área de Bioquímica em Instituições Federais do RS: Fomento Estadual,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Susana Tchernin Wofchuk.
Palavras-chave: Cienciometria; Fomento Estadual.
Grande área: Ciências Humanas
1996 - 2001
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.


Pós-doutorado


2011
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2014 - 2014
Redes pessoais. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de PNPD do PPG Educação em Ciências, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Bolsista de Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado da CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de P´s Graduação do PPG Educação em Ciências Química da Vida e Saúde.
01/2012 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métricas da Ciência
01/2012 - Atual
Ensino, Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Métricas da Ciência; Redes Socias e Cientometria; Bases de dados

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Direção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Colégio Madre Imilda, CMI, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

07/1997 - 07/2000
Estágios , Instituto de Biotecnologia, .

Estágio realizado
Estagio realizado com Bolsa CNPq.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Zika vírus: Uma abordagem translacional - infecções congênitas em humanos e modelos experimentais in vitro e in vivo.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Diogo Onofre Gomes de Souza em 04/09/2018.
Descrição: Em 2015 um fato surpreende o Brasil e o mundo: uma epidemia de nascimentos de bebês com microcefalia grave, inicialmente detectada em Pernambuco, e logo depois confirmada em outros estados do Brasil. Em pouco tempo se estabelece a relação entre os danos cerebrais observados nestes bebês e a infecção materna por vírus Zika (ZIKV). Mais ainda, a habilidade do ZIKV em interferir no desenvolvimento do cérebro humano em diferentes etapas do desenvolvimento pré-natal pode também produzir danos cerebrais sem a presença de microcefalia. A partir daí, diversos grupos de cientistas no Brasil e exterior se organizam para dar respostas rápidas e eficientes na compreensão da patogênese, quadro clinico e possibilidades terapêuticas. Nesta linha, o grupo que apresenta esta proposta de projeto, procura integrar conhecimentos gerados na parte clínica/epidemiológica (a), imunovirológica (b) e neuroquímica (c). (a) Estas abordagens experimentais serão realizadas por um grupo multidisciplinar de pesquisadoras(es) e profissionais da saúde. A efetiva interação do grupo permitirá um estudo integrado que se propõe a investigar um problema multifacetado, cujas propostas de solução tem de ser multidisciplinares. A equipe é composta por clínicos, epidemiologistas, virologistas, geneticistas e neuroquímicos, de alta qualificação científica, com inserção e reconhecimento nacional e internacional pela sua produção científica e capacidade de formação de recursos humanos. Cada pesquisador(a) vai colocar sua experiência profissional de forma interativa, o que contribuirá muito para atingir os grandes objetivos desta proposta, que visam contribuir para a compreensão da infecção pelo ZIKV e para a proposição de soluções que venham a minimizar o impacto deste grave problema de saúde pública que afeta o Brasil e o mundo. A equipe é liderada por 8 Professores Pesquisadores de diferentes áreas, e conta com a participação integrada de 100 participantes distribuídos em 20 Instituições nacionais e 14 Instituições internacionais. São 31 pesquisadores no País, 16 pesquisadores no exterior e 5 colaboradores nacionais, além de estudantes em todos os níveis de formação e em diferentes áreas das ciências biomédicas e da saúde: 15 pós-doutores, 11 doutorandos, 7 mestrandos, 20 alunos de graduação e 3 técnicos. Apoio Financeiro: MCTIC/FNDCT-CNPq/ MEC-CAPES/ MS-Decit / Nº 14/2016 - Prevenção e Combate ao vírus Zika...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (15) / Doutorado: (30) .
Integrantes: Luciana Calabro - Integrante / Diogo Onofre Gomes de Souza - Coordenador / Adriano Martinbianco de Assis - Integrante / Lavinia Schuller Faccini - Integrante / Eduardo Rigon Zimmer - Integrante / Jorge Almeida Guimarães - Integrante.
2014 - Atual
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Doenças Cerebrais, Excitoxicidade e Neuroproteção- INCT - EN
Descrição: Este INCT dá continuidade à proposta do INCT anterior, mais qualificada, nacionalmente mais abrangente e com mais inserção internacional. Ampliada porque foi incrementada a interação dos grupos de pesquisa básica com os de pesquisa clínica, envolvendo hospitais, ambulatórios e instituições de saúde que fazem pesquisa/medicina em doenças cerebrais associadas à excitotoxicidade (HCPA-UFRGS, InsCer-PUCRS e HSL-PUCRS, em Porto Alegre, o Núcleo de Medicina Tropical, em Belém e o HSF- Cupê, em Pelotas). Por esta razão ?Doenças cerebrais? foi acrescentado ao título atual do projeto. Mais qualificada pela forte inclusão de pesquisadores líderes (em sua maioria pesquisadores do CNPq) e coordenadores clínicos com consolidada experiência no tema. Com maior abrangência nacional, por envolver pesquisadores e instituições das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Distrito Federal. Com mais inserção internacional, pela disseminada cooperativada com grupos altamente qualificados no exterior. Esse crescimento nos assegura não somente uma maior qualidade da produção científica, da formação de recursos humanos e a internacionalização das nossas atividades, mas, também, uma maior capacidade de difusão do conhecimento para a sociedade, particularmente para o setor público nas áreas de saúde e da escola publica brasileira.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Difusão, Educação em Ciência e Cientometria: interface entre universidade e escola. Uma experiência entre UFRGS e escolas públicas de Porto Alegre, RS
Descrição: Analisar a produção científica e formação de recursos humanos no PPG em Educação em Ciências, no PPG em Bioquímica, UFRGS e outras Instituições, difundindo o conhecimento, através de programas e estratégias que levem à melhoria nas condições de ensino e à formação de jovens de escolas públicas, favorecendo oportunidades para o desenvolvimento de suas potencialidades e estímulo às atividades científicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciana Calabro - Coordenador / SOUZA, DIOGO ONOFRE - Integrante / João Batista Teixeira da Rocha - Integrante / Ediane Maria Gheno - Integrante.
2010 - 2014
Observatório da Educação
Descrição: Investigar os efeitos de atividades experimentais científicas, dentro da escola, no rendimento escolar de alunos do 2º ano do ensino básico, visando os seguintes tópicos: A compreensão do método científico pelos alunos desde os primeiros anos da escola; O desempenho escolar no que se refere à alfabetização e às habilidades lógico-matemáticas dos alunos; A evasão escolar e motivação em freqüentar a escola; A correlação entre alfabetização e evasão escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luciana Calabro - Coordenador / Diogo Onofre Gomes de Souza - Integrante / Suelen Baggio - Integrante / Caren Luciane Bernardi - Integrante / Ediane Maria Gheno - Integrante / Gabriela Elisa Thiel Kolben - Integrante.
2010 - 2012
Edital de Cientometria - FAPERGS
Descrição: Financiamento de estudos visando a elaborar um perfil da pesquisa científica realizada no Rio Grande do Sul, criando subsídios para promover avanços na política de fomento estadual..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2014
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Excitoxicidade e Neuroproteção - INCT - EN
Descrição: Um estudo em rede nacional sobre doenças cerebrais e estratégias terapêuticas e preventivas. Um estudo básico e clínico, envolvendo estudantes do ensino médio, de graduação e de pós-graduação na difusão do conhecimento do tema, Promovendo ambientes estimulantes e atrativos para estudantes e professores do ensino médio, preferentemente oriundo da rede escolar pública; estimular alunos do ensino médio, da graduação e da pós-graduação, para difusão do tema do Instituto, de forma a valorizar o ensino de Ciências nas escolas; envolver pesquisadores e alunos (do ensino médio à pós-graduação) na difusão do conhecimento biomédico referente aos riscos, fatores agravantes e atenuantes das doenças neurológicas para o cidadão comum, como fator de crescimento social e melhora da qualidade de vida..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação
2018 - Atual
Periódico: EPIDEMIOLOGIA E SERVICOS DE SAUDE
2017 - Atual
Periódico: REVISTA SCIENTIATEC
2018 - Atual
Periódico: EM QUESTÃO (UFRGS. IMPRESSO)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
3.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cienciometria.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
KAMDEM, JEAN PAUL2018KAMDEM, JEAN PAUL ; ROOS, DANIEL HENRIQUE ; SANMI, ADEKUNLE ADENIRAN ; CALABRÓ, LUCIANA ; ABOLAJI, AMOS OLALEKAN ; DE OLIVEIRA, CLÁUDIA SIRLENE ; BARROS, LUIZ MARIVANDO ; DUARTE, ANTONIA ELIENE ; BARBOSA, NILDA VARGAS ; SOUZA, DIOGO ONOFRE ; Rocha, João Batista Teixeira . Productivity of CNPq Researchers from Different Fields in Biomedical Sciences: The Need for Objective Bibliometric Parameters-A Report from Brazil. SCIENCE AND ENGINEERING ETHICS, v. 24, p. 1-20, 2018.

2.
BALBINOTI JUNIOR, A.2018BALBINOTI JUNIOR, A. ; VIEIRA, A. C. ; CALABRÓ, LUCIANA ; SOUZA, DO . Impact of the policies of Scientific Initiation and Program Science without Borders in the access of students into Brazilian Postgraduate Programs. EDUCATION (ROSEMEAD), v. 8, p. 63-73, 2018.

3.
PESSINI, M. I.2018PESSINI, M. I. ; LUCIANA CALABRÓ . Caracterização da produção científica dos gestores de Extensão e de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRS. REVISTA DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ENSINO TECNOLÓGICO, v. 4, p. 1-14, 2018.

4.
SOUZA, G. F.2017SOUZA, G. F. ; CALABRÓ, LUCIANA . Avaliação do grau de implantação do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada. Saúde em Debate, v. 41, p. 180-192, 2017.

5.
VIGGIANI, E.2017VIGGIANI, E. ; CALABRÓ, LUCIANA ; SOUZA, DO . Produção de orientadores de um programa de pós-graduação da Área de Ensino: impacto da atuação simultânea em vários programas. Revista Meta: Avaliação, v. 9, p. 388-405, 2017.

6.
NICOLETTI, T.2017NICOLETTI, T. ; CALABRÓ, LUCIANA . Produção Técnico-Científica da Fundação de Economia e Estatística (FEE): identificação e análise das características dos Textos Para Discussão FEE de 2007 a 2015. Biblios, v. 3, p. 31-44, 2017.

7.
SEIXAS, R. H. M.2017SEIXAS, R. H. M. ; CALABRÓ, LUCIANA ; SOUZA, DO . A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema, v. 14, p. 289-303, 2017.

8.
STREHL, L.2016STREHL, L. ; CALABRÓ, LUCIANA ; Souza, D.O.G ; AMARAL, L. . Brazilian Science between National and Foreign Journals: Methodology for Analyzing the Production and Impact in Emerging Scientific Communities. PLoS One, v. 11, p. e0155148, 2016.

9.
LIMA, D. C. C.2016LIMA, D. C. C. ; CALABRÓ, LUCIANA ; Souza, D.O.G . Análise dos resultados de indeferimento nas bolsas de graduação sanduíche no programa Ciência sem Fronteiras (CNPq): 2012-2014. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, p. 165-190, 2016.

10.
KAMDEM, JEAN P.2016KAMDEM, JEAN P. ; ABOLAJI, AMOS O. ; ROOS, DANIEL H. ; BERTI, L.C. ; Barbosa, NBV. ; SOUZA, DIOGO O. ; ROCHA, JOÃO BATISTA T. . Scientific Performance of Brazilian Researchers in Pharmacology with grants from CNPq: A comparative study within the Brazilian categories. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Online), v. 1, p. 1-8, 2016.

11.
GHENO, EDIANE MARIA2016GHENO, EDIANE MARIA ; Rosemberg, Denis Broock ; SOUZA, DO ; BERTI, L.C. . Zebrafish in Brazilian Science: Scientific Production, Impact, and Collaboration. Zebrafish (Larchmont, NY), v. 13, p. 217-225, 2016.

12.
GHENO, E. M.2015GHENO, E. M. ; Souza, D.O.G ; CALABRÓ, LUCIANA . Produção e impacto científico da utilização do Zebrafish como organismo modelo alternativo no Brasil. Atas do ... ENPEC, v. 713-1, p. 1-8, 2015.

13.
GUIDINI, M. B.2015GUIDINI, M. B. ; CALABRÓ, LUCIANA ; MELLO, R. L. ; PEREIRA, E. ; Souza, D.O.G . Avaliação de Resultado do Programa de Pesquisa para o SUS no RS. Atas do ... ENPEC, v. 1008-1, p. 1-9, 2015.

14.
Pimenta, TS2014Pimenta, TS ; Souza, Diogo O. ; CALABRÓ, LUCIANA . ?O PAEP ? Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica?. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, p. 1029-1040, 2014.

15.
PEREIRA, J. C.2014PEREIRA, J. C. ; CALABRÓ, LUCIANA ; TEIXEIRA, M. R. F. ; SOUZA, DO . Redes de coautoria identificadas na produção científica em programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, p. 731-753, 2014.

16.
Berti, Calabró, L.2013 Berti, Calabró, L.; BAGGIO, S. ; Souza, Diogo O. ; Wofchuk, S.T. . Produção Científica e Formação de Recursos Humanos em Bioquímica no Rio Grande do Sul, Brasil. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, p. 1039-1059, 2013.

17.
BERTI, F. R.2013BERTI, F. R. ; ROSEMBERG, D. B. ; CALABRÓ, LUCIANA ; MIELNICZUK, L. ; Souza, D.O.G . Percepção sobre comunicação científica em blogs sobre cafeína e saúde/vinho e saúde: comparação das visões de especialistas e estudantes universitários. Atas do ... ENPEC, v. 9, p. 1-8, 2013.

18.
CALABRÓ, LUCIANA2013CALABRÓ, LUCIANA; Souza, Diogo O. . Perfil, produção científica, formação de recursos humanos e colaborações científicas dos Doutores formados nos PPGs em Bioquímica ? UFRGS e Bioquímica Toxicológica ? UFSM no RS.. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, v. 9, p. 1-8, 2013.

19.
ROOS, DANIEL HENRIQUE2013ROOS, DANIEL HENRIQUE ; BERTI, L.C. ; JESUS, SANDRA LOPES ; SOUZA, DO ; BARBOSA, NILDA VARGAS ; Rocha, João Batista Teixeira . Brazilian scientific production in areas of biological sciences: a comparative study on the modalities of full doctorate in Brazil or abroad. Scientometrics (Print), v. 93, p. 415-427, 2013.

20.
BERTI, L.C.;Berti, Calabró, L.;CALABRÓ, LUCIANA;LUCIANA CALABRÓ2013BERTI, L.C.; SOUZA, DO . Perfil, formação científica e formação de recursos humanos dos Doutores formados nos PPGs em Bioquímica UFRGS e Bioquímica Toxicológica - UFSM no RS. Atas do ... ENPEC, v. 9, p. 1-8, 2013.

21.
Gomes, Urubatã E.2011Gomes, Urubatã E. ; Oliveira, Diogo L. de ; Berti, Luciana C. ; Amaral, Olavo ; Souza, Diogo O. ; Wofchuk, Susana T. . 37 years of scientific activity in a Biochemistry Department in Brazil: patterns of growth and factors leading to increased productivity. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso), v. 83, p. 1-10, 2011.

22.
BERTI, L.C.2011 BERTI, L.C. ; BAGGIO, S. ; Souza, D.O.G ; Wofchuk, S.T. . Produção Científica e Formação de Recursos Humanos em Bioquímica no Rio Grande do Sul, Brasil.. Atas do ... ENPEC, v. 8, p. 1-9, 2011.

23.
BERTI, L.C.;Berti, Calabró, L.;CALABRÓ, LUCIANA;LUCIANA CALABRÓ2010 BERTI, L.C.; Oliveira, Diogo L. ; Souza, Diogo O. ; Wofchuk, Susana T. . Produção científica e formação de recursos humanos na área de bioquímica em instituições federais do Rio Grande do Sul: fomento estadual. Química Nova (Impresso), v. 33, p. 765-771, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
LENUZZA, C. C. M. ; LIRA, L. A. R. ; CALABRÓ, LUCIANA . Inovação, gestão estratégica e controladoria nas organizações. 01. ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2018. v. 1. 336p .

Capítulos de livros publicados
1.
CRAVALHO, R. B. ; LIMA, L. G. A. ; CALABRÓ, LUCIANA . Reflexões em Ensino de Ciências. ESTUDO DAS PREMIAÇÕES CIENTÍFICAS: UMA ANÁLISE DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II E ENSINO NO PRÊMIO CAPES DE TESE. 2ed.Ponta Grossa: Atena, 2018, v. 3, p. 132-144.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, L. A. M. ; GHENO, E. M. ; GUERISOLI, M. ; SOUZA, DO ; CALABRÓ, LUCIANA . Efeito de uma atividade experimental sobre conceitos espontâneos que alunos de uma turma do ensino fundamental tem sobre o cérebro. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC, 2017.

2.
SEIXAS, R. H. M. ; CALABRÓ, LUCIANA ; SOUZA, DO . O uso de tecnologias educacionais na concepção dos alunos da 8ª série/9º ano. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC, 2017.

3.
GRANVILLE, M. ; SOUZA, DO ; MARTINS, L. A. M. ; CALABRÓ, LUCIANA . Uma análise sobre os alunos de especialização em saúde da família da UNA-SUS. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC, 2017.

4.
KOEPPE, C. H. B. ; CALABRÓ, LUCIANA ; LAHM, R. A. ; BORGES, R. M. R. . Identificação e superação de obstáculos epistemológicos na construção da alteridade indígena. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas do XI ENPEC, 2017.

5.
BATTAGLIN, M. F. ; GHENO, E. M. ; SOUZA, DO ; CALABRÓ, LUCIANA . Projetos de cooperação universitária entre Brasil e Alemanha (PROBRAL) como instrumento de cooperação internacional e de formação de pesquisadores. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas do XI ENPEC, 2017.

6.
VIANNA, S. W. ; SCWANKE, C. ; CALABRÓ, LUCIANA . A educação em ciências e saúde no programa mulheres mil no campus Porto Alegre do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas do XI ENPEC, 2017.

7.
CRAVALHO, R. B. ; LIMA, L. G. A. ; CALABRÓ, LUCIANA . Estudo das premiações científicas: uma análise das áreas de ciências biológicas II e ensino no prêmio capes de tese. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Atas do XI ENPEC, 2017.

8.
CRAVALHO, R. B. ; Souza, D.O.G ; CALABRÓ, LUCIANA . UM ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS CANDIDATOS DO PRÊMIO CAPES DE TESE, NO PERÍODO DE 2011 A 2014. In: 5º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2016, São Paulo. Anais do 5º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2016.

9.
GHENO, E. M. ; FACCINI, L. S. ; Souza, D.O.G ; CALABRÓ, LUCIANA . PANORAMA E CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA E INTERNACIONAL SOBRE ZIKA VÍRUS. In: 5º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2016, São Paulo. Anais do 5º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2016.

10.
SANGOI, P. R. ; CALABRÓ, LUCIANA . A TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA TÉCNICA DA UFRGS EM CAMPUS PORTO ALEGRE DO IFRS: UMA NOVA INSTITUCIONALIDADE E UM NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. In: 5º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2016, São Paulo. Anais do 5º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2016.

11.
GUIDINI, M. B. ; CALABRÓ, LUCIANA ; Souza, D.O.G . Um estudo sobre o perfil da demanda dos pesquisadores solicitantes do Programa de Pesquisa para o SUS ? PPSUS no RS. In: 5º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2016, São Paulo. Anais do 5º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2016.

12.
ROOS, D. ; CALABRÓ, LUCIANA ; Souza, D.O.G ; ROCHA, J. B. T. . Scientific production of top Brazilian researchers in biochemistry, physiology, pharmacology and biophysics. In: 14 th International Society of Scientometrics and Infometrics Conferend, 2013, Austria. Proceedings of ISSI 2013 - 14th International Society of Scientometrics and Informetrics Conference, 2013. v. 2. p. 2129-2131.

13.
ROOS, D. ; CALABRÓ, LUCIANA ; BARBOSA, N. ; ROCHA, JOÃO BATISTA TEIXEIRA ; SOUZA, DIOGO ONOFRE . Biological sciences production: A comparative study on the modalities of full phd in brazil or abroad. In: 14 th International Society of Scientometrics and Infometrics Conferend, 2013, Austria. Proceedings of ISSI 2013 - 14th International Society of Scientometrics and Informetrics Conference, 2013. v. 2. p. 1884-1886.

14.
BAGGIO, S. ; MUSSULINI, B. H. M. ; Oliveira, Diogo L. de ; SOUZA, DIOGO ONOFRE ; CALABRÓ, LUCIANA . What means, in numbers, a gold standard biochemistry department to national agencies of research fomentation in Brazil?. In: 14 th International Society of Scientometrics and Infometrics Conferend, 2013, Austria. Proceedings of ISSI 2013 - 14th International Society of Scientometrics and Informetrics Conference, 2013. v. 2. p. 2193-2195.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GUIDINI, M. B. ; LUCIANA CALABRÓ ; SOUZA, DO . AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO PROGRAMA DE PESQUISA PARA O SUS - PPSUS/RS NO PERFIL ACADÊMICO DOS PESQUISADORES. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2018, Rio de Janeiro. A Ciência em Rede - EBBC 2018, 2018. p. 743-751.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PESSINI, M. I. ; LUCIANA CALABRÓ . Caracterização da produção científica dos gestores de Extensão e de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFRS. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2018, Rio de Janeiro. A Ciência em Rede - EBBC 2018, 2018. p. 752-756.

2.
BOAVENTURA, H. P. ; NASCIMENTO, I. C. ; LUCIANA CALABRÓ . UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS MÉDICOS DOUTORES TITULADOS COM O APOIO DO PBE-DPM. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2018. A Ciência em Rede - EBBC 2018, 2018. p. 743-751.

3.
FREIRE, P. K. ; LUCIANA CALABRÓ ; SOUZA, DO . INFLUÊNCIA DO APOIO DO PROEX NA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE EXCELÊNCIA NA ÁREA DE ASTRONOMIA/FÍSICA. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2018, Rio de Janeiro. A Ciência em Rede - EBBC 2018, 2018. p. 762-767.

4.
VIGGIANI, E. ; SOUZA, DO ; LUCIANA CALABRÓ . Multi e Interdisciplinaridade na Área Ensino: Formação do corpo docente e suas produções bibliográficas.. In: Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2018, Rio de Janeiro. A Ciência em Rede - EBBC 2018, 2018. p. 426-434.

Apresentações de Trabalho
1.
BOAVENTURA, H. P. ; CALABRÓ, LUCIANA . Una visión general de la evaluación del postgrado en medicina en Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PIMENTA. TS ; SOUZA, DIOGO ONOFRE ; CALABRÓ, LUCIANA . O PAEP - Programa de apoio a eventos no país como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
BERTI, L.C.; SALVADOR, M. . Capacidade Antioxidante de Extratos Vegetais e Vitaminas em Células eucarióticas da Levedura Saccharomyces cerevisiae. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BERTI, L.C.; SALVADOR, M. . Avaliação de Produtos com Atividade Antioxidante em Células da Levedura SACCHAROMYCES CEREVISIAE.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BERTI, L.C.; SALVADOR, M. ; SANTA, P. D. ; ANDREAZZA, A. C. . Avaliação de Produtos com Atividade Antioxidante em Células Eucarióticas da Levedura SACCHAROMYCES CEREVISIAE. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
BERTI, L.C.; SALVADOR, M. . Efeito Protetor dos Vinhos na Citotoxicidade Induzida por Processos Óxido-Redutivos e pela Geração de Radicais Livres em Células Eucarióticas da Levedura SACCHAROMYCES CEREVISIAE. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
CALABRÓ, LUCIANA; Souza, D.O.G ; ROOS, D. ; ROCHA, J. B. T. . Acesso à ciência Ilha dos Marinheiros. 2013. (Acesso à ciência).

2.
CALABRÓ, LUCIANA; Souza, D.O.G ; ROOS, D. ; ROCHA, J. B. T. . Acesso à ciência Rosário do Sul. 2011. (Acesso à ciência).

3.
Souza, D.O.G ; CALABRÓ, LUCIANA ; ROOS, D. ; ROCHA, J. B. T. . Acesso à ciência. 2010. (Acesso à ciência).

4.
CALABRÓ, LUCIANA; ROCHA, J. B. T. ; ROOS, D. ; Souza, D.O.G . Acesso à ciência Rio Grande. 2010. (Acesso à ciência).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
Souza, D.O.G ; ROCHA, J. B. T. ; MARTINS, L. A. M. ; GHENO, EDIANE MARIA ; CALABRÓ, LUCIANA . Acesso à Ciência Ilha dos Marinheiros. 2015. Vídeo.

2.
ROOS, D. ; Souza, D.O.G ; CALABRÓ, LUCIANA ; ROCHA, J. B. T. . Acesso à Ciência Rosário do Sul. 2011. Vídeo.

3.
Souza, D.O.G ; CALABRÓ, LUCIANA . Acesso à Ciência. 2010. Vídeo.

4.
BARBOSA, NILDA VARGAS ; ROCHA, J. B. T. ; ROOS, D. ; CALABRÓ, LUCIANA . Acesso à Ciência Rio Grande. 2010. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Luciana da Silva Catardo. A implantação de clubes de ciências nas escolas do campo: uma ferramenta complementar na melhoria da qualidade do ensino de ciências. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Patricia Pedron. Perfil psicomotor e acadêmico de escolares do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental da rede pública de Guaíba (RS). 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

3.
CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Antonio Marcos Soares Borges. Primeiro Imóvel - Por escolha ou imposição, qual a consequência na forma de utilização e conservação?. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
DORNELES, M.; SILVA, V. L.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de José Francisco Bernardes Milanez. Noção complexa de saúde: contribuição para a construção à luz da teoria da complexidade.. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Fabio Andre Silveira. ESTUDO DA ARQUITETURA DO CARGO DE ANALISTA EM C&T COM ÊNFASE NA EFETIVIDADE DO IMPACTO DA GRATIFICAÇÃO POR TITULAÇÃO E DA FORMAÇÃO ACADÊMICA NO DESEMPENHO DOS SERVIDORES EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL - CNPq. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
FRANCO, L. F.; SOARES, A. C.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Rildo Goulart Peres. Em busca do lugar na Educação Ambiental na CORSAN: A constituição do sujeito multiplicador ambiental. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
CALABRÓ, LUCIANA; NETTO, C. A.; ACKER, A.. Participação em banca de Francisco Ramos Milanez. UM​ ​CAMINHO​ ​AUDIOVISUAL​ ​À​ ​APRENDIZAGEM: ESTUDO​ ​DE​ ​CASO​ ​EM​ ​UMA​ ​AMOSTRA​ ​DE​ ​CRIANÇAS. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
DALMAZ, C.; SOUZA, S. B. C.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Carolina Souza da Silva. O estresse ocupacional e o enfermeiro de urgência/emergência. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
FELONIUK, V. S.; CALLEGARI, A. L.; CALABRÓ, LUCIANA; FRANCA, M. C. C. C.. Participação em banca de Antonio Marcos Soares Borges. Minha casa, Minha vida, meu lar. Será mesmo? Uma visão sobre as recentes políticas habitacionais de interesse social e suas ações além de telhas e tijolos. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
BARBOSA, N.; SCHETINGER, M. R. C.; SANTOS, D. L.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Carolina Braz Carlan. Influência de projetos pedagógicos interdisciplinares na atividade física habitual e no estado nutricional. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
OLIVEIRA, A. R.; FUNCHAL, C.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Bruno Pires de Fraga. Estudo de caso acerca da influência da atividade física adaptada a área de ciências nas dificuldades de aprendizagem em crianças de uma escola municipal de Porto Alegre. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

12.
ASSIS, A. M.; CALABRÓ, LUCIANA; SOARES, F. A.; TRINDADE, V. M. T.. Participação em banca de Raquel Brusco Machado. Ensino de química: a inclusão de discentes surdos e os aspectos do processo de ensino-aprendizagem.. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13.
SCHETINGER, M. R. C.; CALABRÓ, LUCIANA; DOROW, T. S. C.; SCHEID, N. M. J.; LAER, A. E. V.. Participação em banca de Terezinha Cleoni Tronco Dalmolin. Das concepções à construção de uma história em quadrinhos estilo mangá sobre o sistema respiratório. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

14.
CALABRÓ, LUCIANA; ASSIS, A. M.; GONCALVES, C. A. S.. Participação em banca de Marcel Garcia de Souza. O processo de internacionalização promovido pela CAPES na formação de professores da educação básica. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

15.
CALABRÓ, LUCIANA; ROCHA NETO, I.; MOURA, A. M. M.. Participação em banca de Charles Henrique de Araújo. Estudo sobre o impacto da adição de vocabulários estruturados da área de ciências da saúde no Currículo Lattes. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

16.
CALABRÓ, LUCIANA; ASSIS, A. M.; LEMOS, A. T.. Participação em banca de Patricia Pedron. Perfil Psicomotor de crianças em situação de risco social e com dificuldades na alfabetização. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

17.
CALABRÓ, LUCIANA; DUTRA FILHO, C. S.; HECH, J. X.. Participação em banca de Jonas Cordeiro de Oliveira. Os diferentes caminhos metodológicos de descobertas: Pilares, dialogando no show de Ciências para a construção do EU no protagonismo juvenil. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

18.
HECH, J. X.; CAETANO, M. R. V.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Deisi Noro. Discussões relacionadas a gênero nos Planos de Educação: o respeito à diversidade nas políticas públicas educacionais. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

19.
LIMA, J. F.; CUNHA, C.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Hayslla Boaventura Piotto. O doutorado interinstitucional - ações novas fronteiras (DINTER/NF) como política pública para a formação de pessoal de nível superior. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

20.
CALABRÓ, LUCIANA; PINO, J. C.; TAUCEDA, K. C.; SILVA, J. R. S.. Participação em banca de Weyffson Henrique Luso dos Santos. Aprender ciência e biologia com atividades lúdicas é bem mais fácil! Será?. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

21.
CALABRÓ, LUCIANA; TEIXEIRA, M. R.; ASSIS, A. M.. Participação em banca de Cleber Fernando Homem. A reforma da educação e a dimensão da politecnia aplicada no ensino médio: estudo de caso sobre a prática docente na escola CAIC Madezzati - São Leopoldo -RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

22.
ASSIS, A. M.; CALABRÓ, LUCIANA; GONCALVES, C. A. S.. Participação em banca de Vagner Peruzzo. Título: AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS Um olhar nos aspectos psicomotores. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

23.
Souza, D.O.G; OLIVEIRA FILHO, E. C.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Wellandro Damasceno Ramalho. Portal de Periódicos da CAPES: Uma análise do conteúdo mediante a aplicação da ferramenta SWOT. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

24.
VANZ, S.; STUMPF, I. R. C.; CAREGNATO, S. E.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Zizil Arledi Nunez. A produção científica brasileira em Medicina Tropical indexada nas bases de dados Web of Science e Scopus entre os anos de 2005 e 2012. 2014. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

25.
ROOS, D.; SCHETINGER, M. R. C.; MORSCH, V. M. M.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Renato Barros de Carvalho. O Programa Prêmio Capes de Tese. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

26.
CALABRÓ, LUCIANA; TEIXEIRA, M. R.; ASSIS, A. M.; BERNARDI, C. L.. Participação em banca de Juliana Carvalho Pereira. O conhecimento em rede e as fontes de informações no Ensino de Ciências. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

27.
ROOS, D.; CALABRO, L.; PUNTEL, R.; Berti, Calabró, L.. Participação em banca de Eliziane da Silva Dávila. Análise da Produção Científica Baseada em Dissertações e Teses dos Programas de Pós Graduação da área do Ensino de Ciências e matemática do Estado do Rio Grande do Sul, no período de 2011 a 2011. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.

Teses de doutorado
1.
BARROS, L. M.; DUARTE, A. E.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Elizangela Beneval Bento. Avaliação da aplicação de uma ferramenta pedagógica para o estudo do fumo passivo com licenciandos em Biologia da Universidade Regional do Cariri, CE. 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
SILVA, D. R. Q.; CAMPO, L. F.; LUCIANA CALABRÓ. Participação em banca de Paloma Nascimento dos Santos. GÊNERO E CIÊNCIAS EM TRÊS CORPOS DE MARIA. 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Sued Sheila Sarmento. Práticas docentes sobre IST´s, no ensino fundamental em escolas de Petrolina-PE. 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
CALABRÓ, LUCIANA; MORSCH, V. M. M.; FERNANDES, G. P.; MENEZES, I. R. A.. Participação em banca de Marlene Menezes de Souza Teixeira. Prática de educação em saúde no contexto do carcere feminino na região do Cariri. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
CARPILOVSKY, C. K.; SANTOS, B. L.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Monica Cecília Pimentel de Mello. SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: entrelaçando atitudes, posturas e estratégias em sala de aula com o apoio da Estratégia Saúde da Família. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
SCHWINGEL, P. A.; SOUZA, G. C.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de THEREZA CHRISTINA DA CUNHA LIMA GAMA. Avaliação do conhecimento do direito e da saúde do idoso na perspectiva da educação popular. 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
ASSIS, A. M.; GUIMARAES, A. O.; KIPNIS, B.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Eloisa Fernandez. Política Educacional: percepções dos estudantes da área de engenharia elétrica e coordenadores do programa Ciência sem Fronteiras. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
OLIVEIRA, E. C.; ADAIME, M. B.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Carlos Alberto Machado do Nascimento. Fatores emocionais e de saúde mental: avaliação de alunos de uma escola pública federal visando ações de promoção e prevenção no ambiente escolar. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
NUNES SOBRINHO, G.; KIPNIS, B.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Dileine Amaral da Cunha. Ciências sem Fronteiras: Perspectivas da Internacionalização e Experiência Australiana. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
OLIVEIRA, E. C.; CALABRÓ, LUCIANA; SILVA, A. L. S.. Participação em banca de Priscila Albertasse Dutra da Silva. Um panorama da evolução da modalidade mestrado profissional no sistema nacional de pós graduação. 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
LOGUERCIO, R.; HARRES, J. B. S.; VERDAUX, M. F. S.; CARNEIRO, T. C. J.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Marcello Ferreira. Na tessitura de conteúdos e discursos: o que e como significam projetos pedagógicos de Física à distância. 2015. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

12.
SANTOS, L. H. S.; FRAGA, A. B.; MANSKE, G. S.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de ALANA MARTINS GONÇALVES. A inserção de profissionais de educação física em ambientes de saúde. 2015. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13.
SANTOS, L. H. S.; LOPONTE, L. G.; CALABRÓ, LUCIANA; MONTEIRO, R. H.. Participação em banca de Zenilda Cardozo Sartori. Reverberações do Corpo:criação de um espaço de problematização sobre a temática do cérebro na intersecção entre os campos da ciência e da arte. 2015. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

14.
REHFELDT, M. J.; FENNER, R. S.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Ruhena Kelber Abrão Ferreira. Os processos de autonomia e construção da linguagem escrita por crianças por meio de tecnologias tangíveis. 2015. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

15.
FRISSON, M. D.; ROSA, R. T. D.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Karen Cavalcanti Tauceda. O contexto escolar e as situações de ensino em ciências: Interações que se estabelecem na aprendizagem entre alunos e professores na perspectiva da teoria dos campos conceituais. 2014. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

16.
CALABRÓ, LUCIANA; Araujo, MCP; SCHETINGER, M. R. C.; ROYES, L. F. F.. Participação em banca de Cati Reckelberg Azambuja. O papel da Educação Física: tema transversal em saúde. 2014. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

17.
ROOS, D.; CALABRÓ, LUCIANA; BARBOSA, NILDA VARGAS; SOARES, F. A.; SCHETINGER, M. R. C.. Participação em banca de Angelica Balconi de Freitas. Clima organizacional de discentes e servidores de pós-graduação de uma instituição pública de ensino superior.. 2013. Tese (Doutorado em PPG em Educação em Ciências Química da Vida e Saúd) - Universidade Federal de Santa Maria.

18.
Berti, Calabró, L.; Antunes, F.S; Filho, A. G; GONCALVES, C. A. S.. Participação em banca de Marta Elias Ribeiro de Oliveira. Avaliação do Programa de Apoio a Eventos no País - PAEP, Como uma Política Pública de Fomento à Disseminação do Conhecimento Científico. 2012. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Doutorado
1.
SCRANK, A.; BEDIN, E.; LUCIANA CALABRÓ. Participação em banca de Flavia Melissa de Souza Moraes. Projetos DINTER: Contribuição para a expansão do Sistema Nacional de Pós Graduação. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
CARVALHO, O. F.; SILVA, T. F. A.; LUCIANA CALABRÓ. Participação em banca de Maria Emilia Ferraz de Almeida Melo. O uso de computadores em escolas públicas em um município do sertão de Pernambuco: uma análise do rendimento escolar e da saúde dos alunos.. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
CALABRÓ, LUCIANA; MELO, M.; LIRA, M. O. S. C. E.. Participação em banca de SUED SHEILA SARMENTO. Práticas docentes sobre IST´s, no ensino fundamental em escolas de Petrolina-PE. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
MAZZARINO, J. M.; GUERRA, T.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Juliana Schwingel Gasparotto. Alfabetização ecológica: uma questão básica à biofilia no currículo de uma escola sustentável. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
HECH, J. X.; CALABRÓ, LUCIANA; ASSIS, A. M.. Participação em banca de Vagner Peruzzo. PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (PME) X PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO (PNME): O CONTEXTO DA PRODUÇÃO DE TEXTOS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
DUARTE, A. E.; BARROS, L. M.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Elizangela Beneval Bento. Avaliação da aplicação de uma ferramenta pedagógica para o estudo do fumo passivo dos licenciados em Biologia da Universidade Federal do Cariri. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
SCHETINGER, M. R. C.; CALABRÓ, LUCIANA; GONCALVES, C. A. S.; KIPNIS, B.. Participação em banca de Elci Vieira de Moura. Avaliação do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - PROCAD. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
Souza, D.O.G; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Marcilio Martins de Oliveira. O LIVRO DIDÁTICO, OS ELEMENTOS DE EUCLIDES E A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DAS IDEIAS DE PONTO, RETA E PLANO. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
SOUZA, G. M. C.; SCHWINGEL, P. A.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Thereza Christina Lima da Cunha Gama. Avaliação do conhecimento do direito e da saúde do idoso na perpectiva da educação popular. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
CALABRÓ, LUCIANA; KIPNIS, B.; NUNES SOBRINHO, G.. Participação em banca de Dileine Amaral da Cunha. Ciência sem Fronteiras: Estamos avançando? O caso Autraliano. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
CALABRÓ, LUCIANA; ASSIS, A. M.; FIGUEIRA, T. G.. Participação em banca de Eloisa Fernandez. Política educacional: avaliação dos possíveis efeitos do programa Ciências sem Fronteiras - CAPES nas Instituições de Ensino Superior.?. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

12.
OLIVEIRA, E. C.; STRACK, R.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Priscila Albertasse Dutra da Silva. Um estudo da evolução da modalidade mestrado profissional no sistema nacional de pós-graduação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

13.
Antunes, F.S; OLIVEIRA, E. C.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Carlos Alberto Machado do Nascimento. Fatores emocionais e de saúde mental: Avaliação de alunos de uma escola pública federal usando ações preventivas nos conteúdos de educação em ciências. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

14.
ASSIS, A. M.; LINDNER, E. L.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Debora Schimitt Kavalek. Química, Filosofia e Ensino: Uma relação em Equilíbrio. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

15.
REHFELDT, M. J.; FENNER, R. S.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Ruhena Kelber Abrão Ferreira. Os processos de autonomia e construção da linguagem escrita por crianças através do uso de tecnologias tangíveis. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

16.
SOARES, F. A.; ROCHA, J. B. T.; PUNTEL, R.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Monica Cecília Pimentel de Melo. Sexualidade na Adolescência: entrelaçcando atitudes, posturas e estratégias em sala de aula com o apoio da Estratégia Saúde da Família. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em Educação em Ciências Química da Vida e Saúd) - Universidade Federal de Santa Maria.

17.
CALABRÓ, LUCIANA; ROCHA, J. B. T.; ASSIS, A. M.. Participação em banca de Cezar Santos Alvarez. Um computador por aluno: Uma história de experiência. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

18.
TEIXEIRA, M. R.; GONCALVES, C. A. S.; PORCIUNCULA, L. O.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Enoelino Magalhães Lyra Filho. Análise do desempenho cognitivo de alunos que utilizam filmes (ficção e documentário) na aprendizagem de ciências. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

19.
Rosa, TDR; Araujo, MCP; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Karen Cavalcanti Tauceda. A aprendizagem em ciências e biologia na escola através de propostas para o ensino relacionadas à teoria dos campos conceituais. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

20.
CALABRÓ, LUCIANA; VERDAUX, M. F. S.; CARNEIRO, T. C. J.; HARRES, J. B. S.. Participação em banca de Marcello Ferreira. Na tessitura de conteúdos e discursos: o que e como significam currículos de Física a distância. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

21.
CALABRÓ, LUCIANA; SCHETINGER, M. R. C.; ROCHA, J. B. T.; LORETO, E. L. S.; MELLO, C. F.. Participação em banca de Alexandre Rodrigues de Oliveira. Impressão de Pesquisadores sobre a vulnerabilidade e confiabilidade de indicadores de produção científica. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em Educação em Ciências Química da Vida e Saúd) - Universidade Federal de Santa Maria.

22.
PORTELA, L. V. C.; Souza, D.O.G; CALABRÓ, LUCIANA; DIAS, R. D.. Participação em banca de Gilvan Luiz Borba Filho. Desenvolvimento e utilização de equipamentos para estudos em neurociências por alunos de escolas públicas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

23.
GARCIA, I. K.; BARTHOLOMEI, M. L.; SCHEID, N. M. J.; SCHETINGER, M. R. C.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Miriam dos Santos Meira. O Uso de modelos didáticos no ensino superior de embriologia humana: uma construção para a formação de licenciados em ciências biológicas. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em Educação em Ciências Química da Vida e Saúd) - Universidade Federal de Santa Maria.

24.
PINO, J. C.; STRACK, R.; OLIVEIRA, E. C.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Carina Gomes Messias Alves. A atuação dos IFETS frente ao Sistema Nacional de Pós Graduação: uma reflexão a partir da lei nº 11.892/2008. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

25.
Corazza, S.T; STOBAUS, C. D.; CALABRÓ, LUCIANA. Participação em banca de Cati Reckelberg Azambuja. O tema transversal saúde e seu contexto no ensino público federal: ações dos alunos e percepções dos professores e acadêmicos de educação física. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em Educação em Ciências Química da Vida e Saúd) - Universidade Federal de Santa Maria.

26.
CALABRO, L.; Antunes, F.S; Berti, Calabró, L.. Participação em banca de Marta Elias Ribeiro de Oliveira. Avaliação do Programa de Apoio a Eventos no País - PAEP, Como uma Política Pública de Fomento à Disseminação do Conhecimento Científico. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DUARTE, A. E.; LIMA, K.; CALABRÓ, LUCIANA. Concurso Público para Provimento do Cargo de Professor Efetivo. 2016. Universidade Regional do Cariri.

Outras participações
1.
CALABRÓ, LUCIANA. XI Salão de Iniciação Científica e Extensão. 2016. Centro Universitário Metodista.

2.
CALABRÓ, LUCIANA. V Mostra de Pós Graduação. 2016. Centro Universitário Metodista.

3.
CALABRÓ, LUCIANA; LOGUERCIO, R.; PINO, J. C.. Banca de seleção de Mestrado e Doutorado. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
CALABRÓ, LUCIANA; PINO, J. C.; LOGUERCIO, R.. Banca de Seleção de Mestrado e Doutorado. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
Souza, D.O.G; ROCHA, JOÃO BATISTA TEIXEIRA; CALABRÓ, LUCIANA. Banca de Seleção de Mestrado e Doutorado. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
CALABRÓ, LUCIANA; ROCHA, JOÃO BATISTA TEIXEIRA; Souza, D.O.G; SCHETINGER, M. R. C.. Banca de Seleção de Mestrado e Doutorado. 2013. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria.INFLUÊNCIA DO APOIO DO PROEX NA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE EXCELÊNCIA NA ÁREA DE ASTRONOMIA/FÍSICA. 2018. (Encontro).

2.
6º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria.UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS MÉDICOS DOUTORES TITULADOS COM O APOIO DO PBE-DPM. 2018. (Encontro).

3.
6º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria.Multi e Interdisciplinaridade na Área Ensino: Formação do corpo docente e suas produções bibliográficas.. 2018. (Encontro).

4.
6º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria.AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DO PROGRAMA DE PESQUISA PARA O SUS - PPSUS/RS NO PERFIL ACADÊMICO DOS PESQUISADORES. 2018. (Encontro).

5.
6º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria.Caracterização da produção científica dos gestores de Extensão e de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFRS. 2018. (Encontro).

6.
6º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. 2018. (Encontro).

7.
70ª Reunião Anual da SBPC. Sistema de Avaliação da CAPES:Diretrizes e Recomendações da Área Ciências Biológicas II. 2018. (Congresso).

8.
I Seminário de Avaliação de Políticas de CT&I.PPSUS/RS: um estudo sobre avaliação de impacto usando abordagem quase-experimental. 2018. (Seminário).

9.
69º Reunião Anual da SBPC. O PROGRAMA PPSUS E SUA EXECUÇÃO BASEADA NO SISTEMA DE GESTÃO DE CONVÊNIOS E CONTRATOS DE REPASSE.. 2017. (Congresso).

10.
69º Reunião Anual da SBPC.VÍRUS ZIKA: PRODUÇÃO E COLABORAÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.. 2017. (Outra).

11.
5º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria. 2016. (Encontro).

12.
IV Simpósio do PPG Bioquímica.Como avaliar os nossos cientistas?. 2016. (Simpósio).

13.
VII Oficina Docente.Cientometria: Como Avaliar. 2016. (Oficina).

14.
III Seminário Internacional de Educação em Ciências, III SINTEC.O PAEP - Programa de apoio a eventos no país como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica. 2014. (Seminário).

15.
14 th International Society of Scientometrics and Infometrics Conferende. What means, in numbers a gold standard Biochemistry Department to national agencies of research fomentation in Brazil?. 2013. (Congresso).

16.
14 th International Society of Scientometrics and Infometrics Conferende. Biological Sciences Production: A Comparative Study on the Modalities of Full PhD in Brazil or Abroad. 2013. (Congresso).

17.
14 th International Society of Scientometrics and Infometrics Conferende. Scientific Production of Top Brazilian Researchers in Biochemistry, Physiology, Pharmacology and Biophysics. 2013. (Congresso).

18.
III Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica.Interação entre as bioquímicas da UFRGS e UFSM: Uma análise cientométrica. 2013. (Oficina).

19.
IX ENPEC - 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2013. (Encontro).

20.
IX ENPEC - 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Apresentação oral. 2013. (Encontro).

21.
Latinfarma - 5 Congresso LatinoAmericano de Farmacologiaa. Interactions between Cuba and Brazil: Production Science, Human Resources Training in neuroscience.. 2013. (Congresso).

22.
Rede Nacional de Educação em Ciências. 2013. (Simpósio).

23.
Treinamento do Portal de Periódicos da CAPES. 2013. (Encontro).

24.
3º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria.Colaboração I. 2012. (Encontro).

25.
3º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria.Comparação da produção científica brasileira nas modalidades de doutorado pleno (Brasil e exterior) nas áreas das Ciências Biológicas II. 2012. (Encontro).

26.
3º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria.Formação de Doutores e nucleação pelos professores mais produtivos do departamento de Bioquímica da UFRGS. 2012. (Encontro).

27.
Simpósio de Criatividade, Interatividade e Difusão em Ciências.Rede de Educação em Ciências - UFRGS. 2011. (Simpósio).

28.
2º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria.Produção Científica e Formação de Recursos Humanos na Bioquímica em IES do RS.. 2010. (Encontro).

29.
2º Salão Nacional de divulgação científica: Integração científica e tecnológica na América Latina.Vídeo de divulgação científica "acesso à ciência". 2010. (Outra).

30.
62ª Reunião da SBPC. 2010. (Congresso).

31.
Simpósio de Criatividade, Interatividade e Difusão em Ciências. 2010. (Simpósio).

32.
12th International Conference on Scientometrics and Infometrics. 37 years of scientific activity in a Biochemistry Department in Brazil ? patterns of growth and factors leading to increased productivity. 2009. (Congresso).

33.
Comemoração dos 10 anos do PPG em Bioquímica Toxicológica.Histórico da Bioquímica no Rio Grande do Sul. 2009. (Simpósio).

34.
Foro Iberoamericano de Comunicação e Divulgação Científica. 2009. (Outra).

35.
VI Encontro Internacional de Editores e Autores de Periódicos Científicos. 2009. (Encontro).

36.
1º ENCONTRO BRASILEIRO DE BIBLIOMETRIA E CIENCIOMETRIA.. 2008. (Encontro).

37.
8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CALABRÓ, LUCIANA. I Mostra da Bioquímica UFRGS. 2012. (Outro).

2.
CALABRO, L. ; Berti, Calabró, L. . 3º Encontro de Bibliometria e Cientometria. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Patrisia Rodrigues de Souza. UMA ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA DOS SERVIDORES DA CAPES CAPACITADOS EM NÍVEL DE STRICTO SENSU. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Carlos Cezar Modernel Lenuzza. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

3.
Renata Pinheiro Barbosa. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROGRAMA CIÊNCIAS FORENSES. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Luciana da Silva Catardo. VIVENCIANDO A EDUCAÇÃO ESCOLAR DO CAMPO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Eloisa Viggiani. Interdisciplinaridade no Ensino. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

3.
Hayslla Boaventura Piotto. O PROGRAMA DE TREINAMENTO EM PESQUISA MEDICA (MD-PHD), SUA ESTRUTURAÇÃO E DIFUSÃO NO BRASIL. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

4.
Sandra Maria Morgado Ferreira. AVALIAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO TÉCNICO CIENTÍFICA DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA ? RENORBIO NO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO NORDESTE.. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

5.
Cleise Helen B. Koeppe. Identificação e Superação de obstáculos epistemológicos docentes no ensino de biologia. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

6.
Magali Ines Pessini. Os sentidos das experiências na iniciação científica da pesquisa científica para estudantes do ensino médio integrado do IFRS. Início: 2016. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

7.
Ediane Maria Ghenro. CIÊNCIA BRASILEIRA: PRODUÇÃO CIENTÍFICA, IMPACTO E COLABORAÇÃO. Início: 2015. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

8.
Sergio Wesner Viana. PROGRAMA MULHERES MIL: A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTRIBUINDO PARA A REDUÇÃO DE DESIGUALDADE SOCIAL E ECONÔMICA DAS MULHERES E SEU RESGATE SOCIAL.. Início: 2015. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).

9.
Paulo Roberto Sangoi. DA ESCOLA DE COMÉRCIO DE PORTO ALEGRE AO CÂMPUS PORTO ALEGRE DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A GESTÃO PÚBLICA NUMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. Início: 2015. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Lucas Nunes Mandicaju. Efeito do Treinamento funcional: no condicionamento físico em escolares e motivação a pratica de atividade física. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Luciana Calabro.

2.
Angela Rosana Ferreira de Mello. Ginastica laboral como ferramenta na melhoria da qualidade de vda no trabalho e do servidor. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Luciana Calabro.

3.
Ediane Maria Gheno. O ZEBRAFISH NA CIÊNCIA BRASILEIRA: PRODUÇÃO CIENTÍFICA, IMPACTO E COLABORAÇÃO. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Calabro.

4.
Tamini Nicoletti. Perfil da pesquisa técnico-científica desenvolvida na Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (2004-2014): criando subsídios para promover avanços na pesquisa e na política de fomento. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Luciana Calabro.

5.
Fernando Côrrea Senna. O uso de drogas por estudantes do ensino fundamental de uma escola pública do município de Porto Alegre - RS. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luciana Calabro.

6.
Ana Dalva Magrani Carneiro Fortuna. Avaliação do Impacto da Pós Graduação no trabalho em uma instituição pública federal - CNPq. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Luciana Calabro.

7.
Guilherme Reis. CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DOS PESQUISADORES BOLSISTAS DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA DO CNPq. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Luciana Calabro.

Tese de doutorado
1.
Gilberto Ferreira de Souza. Contibuições do Programa de Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde como instrumento de fomento descentralizado em Ciência, Tecnologia e Inovação no setor saúde. 2015. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Luciana Calabro.

2.
Renato Barros de Carvalho. CIENCIOMETRIA NO PRÊMIO CAPES DE TESE: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II E ENSINO. 2015. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Luciana Calabro.

3.
Thaís Sautchuk Pimenta. O PAEP ? Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de fomento à divulgação do conhecimento científico para a Educação Básica.. 2013. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Luciana Calabro.

4.
Maria de Fatima Battaglin. Projetos de Cooperação Universitária entre o Brasil e a Alemanha (PROBRAL) como instrumento de cooperação internacional e de formação de pesquisadores. 2013. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, . Orientador: Luciana Calabro.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BERTI, L.C.;Berti, Calabró, L.;CALABRÓ, LUCIANA;LUCIANA CALABRÓ2010 BERTI, L.C.; Oliveira, Diogo L. ; Souza, Diogo O. ; Wofchuk, Susana T. . Produção científica e formação de recursos humanos na área de bioquímica em instituições federais do Rio Grande do Sul: fomento estadual. Química Nova (Impresso), v. 33, p. 765-771, 2010.

2.
Gomes, Urubatã E.2011Gomes, Urubatã E. ; Oliveira, Diogo L. de ; Berti, Luciana C. ; Amaral, Olavo ; Souza, Diogo O. ; Wofchuk, Susana T. . 37 years of scientific activity in a Biochemistry Department in Brazil: patterns of growth and factors leading to increased productivity. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso), v. 83, p. 1-10, 2011.

3.
BERTI, L.C.2011 BERTI, L.C. ; BAGGIO, S. ; Souza, D.O.G ; Wofchuk, S.T. . Produção Científica e Formação de Recursos Humanos em Bioquímica no Rio Grande do Sul, Brasil.. Atas do ... ENPEC, v. 8, p. 1-9, 2011.

4.
Berti, Calabró, L.2013 Berti, Calabró, L.; BAGGIO, S. ; Souza, Diogo O. ; Wofchuk, S.T. . Produção Científica e Formação de Recursos Humanos em Bioquímica no Rio Grande do Sul, Brasil. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, p. 1039-1059, 2013.

5.
BERTI, F. R.2013BERTI, F. R. ; ROSEMBERG, D. B. ; CALABRÓ, LUCIANA ; MIELNICZUK, L. ; Souza, D.O.G . Percepção sobre comunicação científica em blogs sobre cafeína e saúde/vinho e saúde: comparação das visões de especialistas e estudantes universitários. Atas do ... ENPEC, v. 9, p. 1-8, 2013.

6.
CALABRÓ, LUCIANA2013CALABRÓ, LUCIANA; Souza, Diogo O. . Perfil, produção científica, formação de recursos humanos e colaborações científicas dos Doutores formados nos PPGs em Bioquímica ? UFRGS e Bioquímica Toxicológica ? UFSM no RS.. Anais do ... Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, v. 9, p. 1-8, 2013.

7.
Pimenta, TS2014Pimenta, TS ; Souza, Diogo O. ; CALABRÓ, LUCIANA . ?O PAEP ? Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica?. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, p. 1029-1040, 2014.

8.
GHENO, E. M.2015GHENO, E. M. ; Souza, D.O.G ; CALABRÓ, LUCIANA . Produção e impacto científico da utilização do Zebrafish como organismo modelo alternativo no Brasil. Atas do ... ENPEC, v. 713-1, p. 1-8, 2015.

9.
GUIDINI, M. B.2015GUIDINI, M. B. ; CALABRÓ, LUCIANA ; MELLO, R. L. ; PEREIRA, E. ; Souza, D.O.G . Avaliação de Resultado do Programa de Pesquisa para o SUS no RS. Atas do ... ENPEC, v. 1008-1, p. 1-9, 2015.

10.
STREHL, L.2016STREHL, L. ; CALABRÓ, LUCIANA ; Souza, D.O.G ; AMARAL, L. . Brazilian Science between National and Foreign Journals: Methodology for Analyzing the Production and Impact in Emerging Scientific Communities. PLoS One, v. 11, p. e0155148, 2016.

11.
LIMA, D. C. C.2016LIMA, D. C. C. ; CALABRÓ, LUCIANA ; Souza, D.O.G . Análise dos resultados de indeferimento nas bolsas de graduação sanduíche no programa Ciência sem Fronteiras (CNPq): 2012-2014. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, p. 165-190, 2016.

12.
KAMDEM, JEAN P.2016KAMDEM, JEAN P. ; ABOLAJI, AMOS O. ; ROOS, DANIEL H. ; BERTI, L.C. ; Barbosa, NBV. ; SOUZA, DIOGO O. ; ROCHA, JOÃO BATISTA T. . Scientific Performance of Brazilian Researchers in Pharmacology with grants from CNPq: A comparative study within the Brazilian categories. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Online), v. 1, p. 1-8, 2016.

13.
GHENO, EDIANE MARIA2016GHENO, EDIANE MARIA ; Rosemberg, Denis Broock ; SOUZA, DO ; BERTI, L.C. . Zebrafish in Brazilian Science: Scientific Production, Impact, and Collaboration. Zebrafish (Larchmont, NY), v. 13, p. 217-225, 2016.

14.
PEREIRA, J. C.2014PEREIRA, J. C. ; CALABRÓ, LUCIANA ; TEIXEIRA, M. R. F. ; SOUZA, DO . Redes de coautoria identificadas na produção científica em programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, p. 731-753, 2014.

15.
ROOS, DANIEL HENRIQUE2013ROOS, DANIEL HENRIQUE ; BERTI, L.C. ; JESUS, SANDRA LOPES ; SOUZA, DO ; BARBOSA, NILDA VARGAS ; Rocha, João Batista Teixeira . Brazilian scientific production in areas of biological sciences: a comparative study on the modalities of full doctorate in Brazil or abroad. Scientometrics (Print), v. 93, p. 415-427, 2013.

16.
BERTI, L.C.;Berti, Calabró, L.;CALABRÓ, LUCIANA;LUCIANA CALABRÓ2013BERTI, L.C.; SOUZA, DO . Perfil, formação científica e formação de recursos humanos dos Doutores formados nos PPGs em Bioquímica UFRGS e Bioquímica Toxicológica - UFSM no RS. Atas do ... ENPEC, v. 9, p. 1-8, 2013.

17.
SOUZA, G. F.2017SOUZA, G. F. ; CALABRÓ, LUCIANA . Avaliação do grau de implantação do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada. Saúde em Debate, v. 41, p. 180-192, 2017.

18.
BALBINOTI JUNIOR, A.2018BALBINOTI JUNIOR, A. ; VIEIRA, A. C. ; CALABRÓ, LUCIANA ; SOUZA, DO . Impact of the policies of Scientific Initiation and Program Science without Borders in the access of students into Brazilian Postgraduate Programs. EDUCATION (ROSEMEAD), v. 8, p. 63-73, 2018.

19.
SEIXAS, R. H. M.2017SEIXAS, R. H. M. ; CALABRÓ, LUCIANA ; SOUZA, DO . A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema, v. 14, p. 289-303, 2017.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CALABRÓ, LUCIANA. I Mostra da Bioquímica UFRGS. 2012. (Outro).

2.
CALABRO, L. ; Berti, Calabró, L. . 3º Encontro de Bibliometria e Cientometria. 2012. (Outro).


Artes Visuais
1.
Souza, D.O.G ; CALABRÓ, LUCIANA . Acesso à Ciência. 2010. Vídeo.

1.
BARBOSA, NILDA VARGAS ; ROCHA, J. B. T. ; ROOS, D. ; CALABRÓ, LUCIANA . Acesso à Ciência Rio Grande. 2010. Vídeo.

1.
Souza, D.O.G ; ROCHA, J. B. T. ; MARTINS, L. A. M. ; GHENO, EDIANE MARIA ; CALABRÓ, LUCIANA . Acesso à Ciência Ilha dos Marinheiros. 2015. Vídeo.

1.
ROOS, D. ; Souza, D.O.G ; CALABRÓ, LUCIANA ; ROCHA, J. B. T. . Acesso à Ciência Rosário do Sul. 2011. Vídeo.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 16:59:51