Danielle Maia Francisco

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  • Última atualização do currículo em 16/08/2018


Doutoranda pela Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2018); Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2014); Graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2001) Foi Coordenadora Pedagógica e Professora Articuladora de Projetos Educacionais da SEEDUC. Estatutária do Governo do Estado do Rio de Janeiro; Foi Conselheira Estadual do Comitê Étnico -Racial - Secretaria Estadual de Educação, Professora Estatutária da Prefeitura Municipal de Cabo Frio e Museóloga. Tem experiência na área de História, Artes, Museologia e Educação, com ênfase em História, Artes, Educação e Museologia, atuando principalmente com os seguintes temas: Museu, Memória, Cultura, História, Educação, Artes, Antropologia Visual e bens culturais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danielle Maia Francisco
Nome em citações bibliográficas
Francisco, D. M.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Museologia e Patrimönio.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Um Mosaico de Memórias em movimento: Museu, História, Cidade e Representações através da Exposição Do Valongo à Favela - Imaginário e Periferia,
Orientador: Diana Farjalla C. Lima.
Palavras-chave: Museologia; Patrimônio; História; Memória; Museus.
2012 - 2014
Mestrado em Museologia e Patrimönio.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Casa da Flor: Experimento, Poesia e Memória (Um olhar museológico).,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Mario de Souza Chagas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cultura; Brasilidade; História Afrodescendente; Escravidão; Educação e Afrodescendência; Artes.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Educação.
1999 - 1999
Especialização em Educação: Professores Entre Saberes e Práticas. (Carga Horária: 160h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A História africana nos livros didáticos do Ensino Fundamental.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1993 - 1994
Aperfeiçoamento em Atualização de Professores de Escolas( CIEPs). (Carga Horária: 1280h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Avaliação em Escolas de Horario Integral (CIEPs). Ano de finalização: 1994.
Orientador: Ana Maria Monteiro.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
1997 - 2001
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: "Visões da Ausência": A fuga de escravos nos anúncios do Jornal do Commércio dos anos de 1830, 1840, 1850..
Orientador: Manolo Garcia Florentino.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


1994 - 1994
Curso de Aperf em Escolas de Horário Integral.
Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Governo do Distrito Federal, GDF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto Mais Educação, Carga horária: 12


Conselho Regional de Museologia 2ª Região ( RJ, MG, ES), COREM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Muséologa com Registro 1029-I
Outras informações
Museóologa com Registro Profissional 1029_I do Conselho Regional de Museologia da 2ª Região abrangendo os Estados do rio de Janeiro, Minas Gerais e Espiriro Santo. [


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

03/2012 - 02/2014
Pesquisa e desenvolvimento , CAPES, .

03/2012 - 02/2014
Pesquisa e desenvolvimento , CAPES, .


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Bolsista
Outras informações
Pesquisar e atuar na área de museologia e patrimônio cultural; Propor e elaborar políticas de ação e gestão museal; Coordenar atividades de elaboração e execução da extroversão museal; Desenvolver, coordenar, executar e avaliar projetos e ações na área de educação patrimonial

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Bolsista - CAPES, Carga horária: 8
Outras informações
Pesquisar e atuar na área de museologia e patrimônio cultural; Propor e elaborar políticas de ação e gestão museal; Coordenar atividades de elaboração e execução da extroversão museal; Desenvolver, coordenar, executar e avaliar projetos e ações na área de educação patrimonial


Secretaria Estadual de Educação, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2017
Vínculo: Conselheira Estadual, Enquadramento Funcional: Conselheira Estadual do Comitê Étnico-racial
Outras informações
Fez parte como Conselheira e Cooordenadora da Região dos Lagos do Comitê Étnico-racial criado pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. D.O. de 23 de julho de 2010 sob a Resolução nº 4510 encarregado do cumprimento das leis 11.639/2003 e 11645/208 nas Escolas Estaduais do Rio de Janeiro através de projetos e ações culturais e artísticas.

Atividades

07/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, SEEDUC ( Gerência de Ensino - Baixadas Litorâneas)., .

Cargo ou função
Professora Membro do Comitê Etnicorracial do Governo do Estado do Rio de Educação..

Secretaria Estadual de Educação do Rio de Jnaeiro, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Estatutária, Carga horária: 40
Outras informações
Foi professora de História da Rede Estadual do Rio de Janeiro de 1994 á 2017.

Atividades

03/1994 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Prefeitura Municipal de Cabo Frio, RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Estatutária, Carga horária: 12

Atividades

03/2001 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - CNPQ, Carga horária: 20
Outras informações
Foi aluna de Graduação em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ) de 1997 à 2000.

Atividades

03/1999 - 02/2000
Estágios , Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, .

Estágio realizado
Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Governo do Estado do Rio de Janeiro, GOVERNO/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 8
Outras informações
Foi Coordenadora Pedagógica no Instituto de Educação Professora Ismar Gomes de Azevedo, noscursos de Formação Geral e Formação de Professores para Ensino Fundamental, Matrícula nº 5022480-7 ID Funcional 3748225-4.

Vínculo institucional

1994 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Estatutária, Carga horária: 24
Outras informações
Foi Professora do Ensino Fundamental e Médio da Secretária de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de Cabo Frio/RJ

Atividades

03/1994 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, .

Cargo ou função
Professora.

Escola Estadual José Monteiro de Carvalho, EEJMC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 12
Outras informações
Implementadora de Metodologia de Projetos - CECIERJ/SEEDUC


Governo Federal, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto Mais Educação, Carga horária: 12
Outras informações
Coordenadora de Projeto Mais Educação MEC/SEEDUC



Linhas de pesquisa


1.
História, Museologia e Patrimônio
2.
História, Museologia e Patrimônio

Objetivo: Pesquisar e atuar na área de História, Museologia e patrimônio cultural; Propor e elaborar políticas de ação e gestão museal com perspectivas e conceitos historiógraficos; Coordenar atividades de elaboração e execução da extroversão museal; Desenvolver, coordenar, executar e avaliar projetos de ensino de história e ações na área de educação patrimonial..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Palavras-chave: Museologia; História; Educação; Artes; Memória; Patrimônio.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Doutorado em andamento em Museologia e Patrimönio (Conceito CAPES 4). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil. Título: Um Mosaico de Memórias em movimento: Museu, História, Cidade e Representações através da Exposição Do Valongo
Descrição: Doutorado em andamento em Museologia e Patrimönio (Conceito CAPES 4). Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil. Título: Um Mosaico de Memórias em movimento: Museu, História, Cidade e Representações através da Exposição Do Valongo à Favela - Imaginário e Periferia,.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Danielle Maia Francisco - Coordenador / Diana Farjalla C. Lima - Integrante.
2012 - 2014
Casa da Flor: Experimento, Poesia e Memória ( Um olhar Museal)
Descrição: Projeto desenvovida na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro sobre a Memória da Região dos Lagos ( Municípios de São Pedro da Aldeia e Cabo Frio).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Danielle Maia Francisco - Coordenador / Mario de Souza Chagas - Integrante.
2008 - 2012
Projetos de Educação na Região dos Lagos ( SEEDUC - Gerência de Ensino)
Descrição: Cursos de aperfeiçoamento para a implantação da História da África nos curriculuns das Escolas Estaduais da Região dos Lagos - R.J..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Danielle Maia Francisco - Coordenador.
2000 - 2003
Contribuição ao estudo de padrões de interação étnica entre escravos do Rio de Janeiro
Descrição: O projeto tem por eixo a heterogeneidade étnica da população escrava de origem africana que tanto chamou a atenção dos viajantes que aportaram no Rio de Janeiro. O Projeto utilizará fontes cartorárias e eclesiásticas, além dos registros de fuga constantes de diversos periódicos surgidos após a chegada da família real..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Danielle Maia Francisco - Integrante / Florentino. Manolo G. - Coordenador.
2000 - 2000
Tráfico de Escravos e Relações Comerciais no Sudeste do Brasil
Descrição: Projeto que tinha por objetivo mapear as relações comerciais e de tráfico de escravos africanos no Brasil nos séculos XVIII e XIX..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Danielle Maia Francisco - Integrante / João Fragoso - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
1999 - 2000
Tráfico de Escravos e relações comerciais no Sudeste do Brasil: Primeira metade do século XIX.
Descrição: Grupo de pesquisa coordenado e formado por três projetos integrados: Prof. Manolo Garcia Florentino (UFRJ) "Sobre a família escrava em plantéis afastados do mercado de cativos); Dr. José Luís Petruccelli (Departamento de Pesquisa do IBGE) "Mobilidade Social e Miscigenação pós-abolição: Vassouras na virada do século XIX (1870-1920); Prof. Flávio Gomes dos Santos (UFRJ) "Produzindo a Liberdade: a fuga e os escravos fugitivos (Rio de Janeiro, séculos XVIII e XIX)"; Prof. José Roberto Góes (UERJ) " Estudo sobre a obediência escrava no Rio de Janeiro entre 1790 e 1870. Integrantes: Joao Luis Ribeiro Fragoso - Coordenador / Manolo Garcia Florentino - Integrante / José Roberto Góes - Integrante / Flávio dos Santos Gomes - Integrante / José Luís Petrucelli..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Danielle Maia Francisco - Integrante / Florentino. Manolo G. - Coordenador.
1998 - 2000
Ampliando a família escrava: Compadrio e mobilidade sócio-espacial entre os cativos do agro fluminense entre os séculos XVIII e XIX.
Descrição: O Projeto tem por eixo a agregação dos compadres e comadres à família escrava através do batismo de crianças cativas. A escolha do Rio de Janeiro se deu em função da abundancia de registros cartorários e eclesiásticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Danielle Maia Francisco - Integrante / Florentino. Manolo G. - Coordenador.
1997 - 2001
Escravidão e Abolição: Economia e Sociedade no Rio de Janeiro (c.1790 - c. 1920)
Descrição: Projeto de Pesquisa que tem como tema investigar e reunir informaçoes que se entrelaçam entre Escravidão e Abolição através das Alforrias e pós Lei Áurea de 1888 na Cidade do Rio de Janeiro..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Danielle Maia Francisco - Integrante / Florentino. Manolo G. - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Outros Projetos


2010 - 2012
Projetos Educacionais com Professores do Estado do Rio de Janeiro ( Região dos Lagos)
Descrição: O Programa Mais Educação instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e pelo Decreto n° 7.083, de 27 de janeiro de 2010, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular , na perspectiva da Educação Integral. Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira. Fazem parte o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Ministério do Esporte, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Cultura, o Ministério da Defesa e a Controladoria Geral da União. Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada a vida e ao universo de interesses e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Danielle Maia Francisco - Coordenador.


Membro de comitê de assessoramento


2010 - Atual
Agência de fomento: Secretaria Estadual de Educação do Rio de Jnaeiro
2008 - 2008
Agência de fomento: Secretaria Estadual de Educação do Rio de Jnaeiro
2007 - Atual
Agência de fomento: Secretaria Estadual de Educação do Rio de Jnaeiro
2007 - 2011
Agência de fomento: Ministério da Educação
2007 - 2011
Agência de fomento: Ministério da Educação
2007 - 2011
Agência de fomento: Ministério da Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Museologia e Patrimônio.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2005
Tesouros do Brasil, LaFabbrica Comunicação e Markenting.
2000
XXII Jornada de Iniciação Científica e XII Joranda de Iniciação Artística e Cultural, Univesidade Federal do Rio de Janeiro.
1999
XXIJornada de Iniciação Científica e XI Jornada de Iniciação Artística e Cultural, Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Francisco, D. M.. Tesouros do Brasil - MINC - Ministério da Cultura. Tesouros do Brasil - MINC - Ministério da Cultura, Brasília, p. 01 - 143.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Francisco, D. M.; CHAGAS, M. S. . Casa da Flor - Um Museu casa de sonhos caquinho e beleza. In: Actas del XXII Encuentro del ICOFOM LAM : nuevas tendencias para la museología en Latinoamérica / Anónimo. - 1a edición especial - Ciudad Autónoma de Buenos Aires : ICOM Argentina, 2015., 2015, Buenos Aires. Actas del XXII Encuentro del ICOFOM LAM : nuevas tendencias para la museología en Latinoamérica / Anónimo. - 1a edición especial - Ciudad Autónoma de Buenos Aires : ICOM Argentina, 2015.. Buenos Aires: Archivo Digital: descarga y online, 2015. v. I. p. 357-375.

2.
Francisco, D. M.. Casa da Flor: Experimento Poesia e Memória - Um olhar Museal. In: 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile; Entre o idealismo e a contemporaneidade., 2014, Brasília. V Fórum Nacional de Museus. Brasília: IBRAM, 2014. v. 1. p. 177-178.

3.
Francisco, D. M.; CHAGAS, M. S. . Casa da Flor: Experimento Poesia e Memória - Um olhar Museal. In: IV SIAM Seminário de Pesquisa em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola e o XXI Encontro anual do Subcomitê Regional de Museologia para a América Latina e o Caribe, 2012, Petrópolis. IV SIAM Seminário de Pesquisa em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola e o XXI Encontro anual do Subcomitê Regional de Museologia para a América Latina e o Caribe ISBN 978-85-60069-52-4 (Obra Co. Rio de Janeiro: MAST, 2012. v. 1. p. 152-163.

4.
Francisco, D. M.. Casa da Flor: Experimento Poesia e Memória - Um olhar Museal. In: V Fórum Nacional de Museus, 2012, Brasília. 40 anos da Mesa de Santiago do Chile: Entre o idealismo e a contemporameidade.. Brasília: Ibram, 2012. v. 1. p. 01-316.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Francisco, D. M.; CHAGAS, M. S. . Urca: O Urbano e o território simbólico - um percurso museal. In: V Forum Nacional de Museus, 2012, Petrópolis. 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile: Entre o idealismo e a Contemporaneidade. Brasília: IBRAM, 2012. v. 1. p. 176-177.

Apresentações de Trabalho
1.
Francisco, D. M.. Programa Memória do Mundo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Francisco, D. M.. Casa da Flor: Experimento, Poesia e Memória (Um olhar museológico).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Francisco, D. M.. Casa da Flor: Experimento, Poesia e Memória - Um olhar museológico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Francisco, D. M.. Casa da Flor: experimento, poesia e memória - um olhar museológico.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Francisco, D. M.; CHAGAS, M. S. . Casa da Flor - Experimento, Poesia e Memória ( Um olhar Museal). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Francisco, D. M.; CHAGAS, M. S. . Seminário de Pesquisa dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola (IV SIAM 2013). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Francisco, D. M.; CHAGAS, M. S. . XV Conferência Internacional do MINOM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Francisco, D. M.; CHAGAS, M. S. . Elaboração de Projetos e Fomento para Área Museológica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
Francisco, D. M.. Encontro Internacional Museus de Cidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Francisco, D. M.. Casa da Flor: Experimento Poesia e Memória. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Francisco, D. M.. Identidades em Construção. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Francisco, D. M.. Encontro com Educadores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Francisco, D. M.. 2º Congresso Estadual de Educação do Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
Francisco, D. M.. Cinco séculos de Formação Brasileira. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
Francisco, D. M.. Paisagem Passagem. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2010.

2.
Francisco, D. M.. Projeto Mais Educação do Governo Federal. 2009.

3.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2008.

4.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
Francisco, D. M.. Implementadora de Projetos Educacionais. 2011.

2.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2010.

3.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2009.

4.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2008.

5.
Francisco, D. M.. Projeto do Governo Federal Mais Educação. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2013. (Relatório de pesquisa).

2.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2011. (Relatório de pesquisa).

4.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2010. (Relatório de pesquisa).

5.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2007. .

6.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
Francisco, D. M.. Casa da Flor - Um Museu casa de sonhos caquinho e beleza.. 2014. Vídeo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Oficina de Estudos de Preservação.Casa da Flor: Experiemnto, Poesia e Memória - Um olhar Museológico.. 2014. (Oficina).

2.
XV Conferencia Internacional do MINOM. Casa da Flor: Experimento, poesia e memória - Um olhar museológico. 2013. (Congresso).

3.
Seminário de Pesquisa em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola ( IV SIAM) e o XXI Encontro anual do Subcomitê Regional de Museologia para a América Latina e Caribe.Casa da Flor: Experimento, Poesia e Memória ( um Olhar museal). 2012. (Seminário).

4.
V Fórum Nacional de Museus. Urca; Um itinerário carioca simbólico e museológico.. 2012. (Congresso).

5.
V Fórum Nacional de Museus. Casa da Flor: Experimento Poesia e Memória ( um olhar Museal). 2012. (Congresso).

6.
Projeto Mais Educação. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2010. (Exposição).

7.
Projeto Mais Educação. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2010. (Exposição).

8.
Identidades em Construção: Aprendendo a Aprender.Identidades em Construção: Aprendendo a Aprender. 2009. (Seminário).

9.
Darwin: Descubra o homem e a teoria revolucionária que mudou o mundo.Encontro com Educadores. 2008. (Encontro).

10.
2º Congresso Estadual de Educação do Rio de Janeiro. 2º Congresso Estadual de Educação do Rio de Jnaiero. 2007. (Congresso).

11.
Seminário Municipal de Educação de Cabo Frio. 2003. (Seminário).

12.
Exposição Espanha Século XVII. 2002. (Oficina).

13.
Sexualaidade: Prazer em Conhecer. 2002. (Oficina).

14.
IV Forum de Arqueologia em Cabo Frio. 2001. (Simpósio).

15.
Brasil 500 anos - Experiência e Destino - A invenção do Estado - Nação. 2000. (Encontro).

16.
O Campesinato na História. 2000. (Outra).

17.
Paisagem e Passagem.Paisagem Passagem. 2000. (Outra).

18.
XX Encontro Nacional de Estudantes de História. 2000. (Encontro).

19.
III Encontro de História: Descobrimentos e Redescobrimentos do Brasil. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHAGAS, M. S. ; Francisco, D. M. . XV Conferencia Internacional do MINOM. 2013. (Congresso).

2.
Francisco, D. M.. Projetos Mais Educação. 2011. (Exposição).

3.
Francisco, D. M.. O Programa Mais Educação instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007. 2010. (Congresso).

4.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2010. (Exposição).

5.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2010. (Exposição).

6.
Francisco, D. M.. O Programa Mais Educação instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007. 2010. (Congresso).

7.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2009. (Exposição).

8.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2009. (Exposição).

9.
Francisco, D. M.. Os caminhos de Darwin. 2008. (Exposição).

10.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2008. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Francisco, D.M.. O Programa Mais Educação instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e pelo Ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular , na perspectiva da Educação Integral.. 2011. Orientação de outra natureza. (Educação Integral no Projeto Mais Educação.) - Secretaria Estadual de Educação. Orientador: Danielle Maia Francisco.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Francisco, D. M.. Tesouros do Brasil - MINC - Ministério da Cultura. Tesouros do Brasil - MINC - Ministério da Cultura, Brasília, p. 01 - 143.


Apresentações de Trabalho
1.
Francisco, D. M.; CHAGAS, M. S. . Casa da Flor - Experimento, Poesia e Memória ( Um olhar Museal). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2010. (Exposição).

2.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2010. (Exposição).

3.
Francisco, D. M.. Programa Mais Educação do Governo Federal. 2009. (Exposição).


Artes Visuais
1.
Francisco, D. M.. Casa da Flor - Um Museu casa de sonhos caquinho e beleza.. 2014. Vídeo.



Outras informações relevantes


Coordenação, elaboração e assessoria em projetos de Educação no Governo Federal com ênfase em História, Museologia, Patrimônio e Memória. Coordenação do Projeto Mais Educação na Região dos Lagos/R.J. Parte integrante do Comitê Étnico-Racial Estadual responsável pela conscientização junto as escolas públicas estaduais da Região do Lagos para a Implantação da lei nº 10.639. Integrante da 4ª edição do Seminário de Pesquisa em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola (IV SIAM) e o 21º Encontro Anual do Subcomitê Regional de Museologia para a América Latina e o Caribe - ICOFOM LAM. Apresentações Orais com os seguintes Projetos: Casa da Flor ? experimento, poesia e memória: um olhar museal Autores: Mario de Souza Chagas e Danielle Maia Francisco.
Comunicação Oral :URCA Um percurso museal carioca: Autores: Mario de Souza Chagas e Danielle Maia Francisco
5º Fórum Nacional de Museus (FNM) Tema 40 anos da Mesa-Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade.
Apresentações Orais com os seguintes Projetos: Casa da Flor experimento, poesia e memória: um olhar museal Autores: Mario de Souza Chagas e Danielle Maia Francisco. Publicação de todos os temas ligados a pesquisa da Casa da Flor em revistas eletrônicas nacionais e Internacionais. Apresentação de Pôster: :URCA Um percurso museal carioca: Autores: Mario de Souza Chagas e Danielle Maia Francisco.
Publicação de Artigo em Revista Eletrônica IV SIAM Seminário de Pesquisa em Museologia dos Países de Língua Portuguesa e Espanhola e o XXI Encontro anual do Subcomitê Regional de Museologia para a América Latina e o Caribe ISBN 978-85-60069-52-4 (Obra Completa.) Professora Articuladora em Projetos Educacionais pela SEEDUC/R.J. Professora de História das redes públicas do Estado do Rio de Janeiro e Município de Cabo Frio.



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