Rodrigo Cesar da Silva Magalhães

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  • Última atualização do currículo em 07/02/2018


Historiador e Professor de História do Colégio Pedro II. Possui gradução em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado (2006) e doutorado (2013) em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, tendo realizado doutorado sanduíche na University of Maryland (2011-2012) com bolsa do convênio Capes/Comissão Fulbright. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, História da Saúde Internacional e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil República, ciência e saúde pública no Brasil, organizações internacionais e políticas de saúde, campanhas internacionais de saúde, história das políticas públicas de saúde no Brasil, relações internacionais, Amazônia, pós-Segunda Guerra Mundial, desenvolvimento, cooperação internacional Brasil-Estados Unidos, febre amarela, Aedes aegypti, Fred Soper. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Cesar da Silva Magalhães
Nome em citações bibliográficas
MAGALHAES, R. C. S.;MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Pedro II, Campus Realengo II.
Rua Bernardo de Vasconcelos, 941
Realengo
21710261 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 24066855
Fax: (21) 24066800
URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br/


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: A Campanha Continental para a Erradicação do Aedes aegypti da OPAS e a Cooperação Internacional em Saúde nas Américas (1918-1968), Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Marcos Chor Maio.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Febre amarela; Fred Soper; cooperação internacional; Fundação Rockefeller; Organização Pan-Americana da Saúde; relações Brasil-Estados Unidos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Saúde Internacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.
2011 - 2012
Doutorado em Doutorado Sanduíche.
University of Maryland at College Park, UMD, Estados Unidos.
com período sanduíche em University of Maryland at College Park (Orientador: Daryle Williams).
Título: A Campanha Continental para a Erradicação do Aedes aegypti da OPAS e a Cooperação Internacional em Saúde nas Américas (1918-1968), Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Daryle Williams.
Bolsista do(a): Capes / Comissão Fulbright, CAPES/FULBRIGHT, Estados Unidos.
Palavras-chave: cooperação internacional; Febre amarela; Fred Soper; Organização Pan-Americana da Saúde; Fundação Rockefeller; relações Brasil-Estados Unidos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Saúde Internacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional / Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.
2004 - 2006
Mestrado em História das Ciências.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Desenvolvimento, Ciência e Política: o caso do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica (1946-1951),Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Marcos Chor Maio.
Bolsista do(a): Fiocruz, FIOCRUZ, Brasil.
Palavras-chave: Ciência; Congresso Nacional; Elites locais; Hiléia; Nacionalismo; Agências Multilaterais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional / Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.
1997 - 2002
Graduação em Bacharelado em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Convergência Socialista na Transição Política Brasileira da Ditadura para a Democracia: A Luta por um Partido Operário, Socialista e de Massas no Brasil (1977-1980).
Orientador: Renato Luís do Couto Lemos.
1997 - 2002
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
2012 Fulbright Enrichment Seminar Philadelphia.
Institute Of International Education, Estados Unidos.
2011 - 2011
English for Graduate Studies for Fulbright Grantee.
University of Kansas, KU, Estados Unidos.
2000 - 2000
Extensão universitária em "O Campesinato na História".
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Curso de Especialização em Ensino de História da África, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ensino de História da África no Brasil
05/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Realengo II, .

04/2013 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
08/2016 - 03/2017
Ensino, Curso de Especialização em Ensino de História da África, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ensino de História da África no Brasil
03/2016 - 06/2016
Ensino, Curso de Especialização em Ensino de História, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Ensino de História e as Ciências: da formulação do conceito de Ciências à transdisciplinaridade

Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 40

Atividades

04/2011 - 06/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bosista TEC-TEC convênio Fiocruz/FAPERJ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assistente de Pesquisa do Prof. Dr. Marcos Chor Maio no projeto "Política social com recorte racial: o caso da saúde da população negra no Brasil".CNPq (309984/2007-6), no qual desenvolvi o plano de trabalho "Políticas internacionais e projetos nacionais: o papel das agências multilaterais na construção do campo da saúde da população negra no Brasil".

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista TEC-TEC convênio Fiocruz/FAPERJ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assistente de Pesquisa do Prof. Dr. Marcos Chor Maio no projeto "A Construção do Campo da Saúde da População Negra: idéias, atores e instituições" CNPq (485870/2006-1), no qual desenvolvi o plano de trabalho "Políticas internacionais e projetos nacionais: o papel das agências multilaterais na construção do campo da saúde da população negra no Brasil".

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assistente de Pesquisa do Prof. Dr. Marcos Chor Maio, no projeto "Proposta global, Resposta local: a agenda científica da Unesco no pós-2ª Guerra e a criação de um centro de pesquisas na Amazônia" - CNPq (304755/2004-4), ao qual minha dissertação de mestrado intitulada "Desenvolvimento, Ciência e Política: o caso do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica" vinculou-se.

Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista TEC-TEC Fiocruz, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assistente de Pesquisa do Prof. Dr. Marcos Chor Maio no projeto "A Unesco e o Desenvolvimento da Ciência no Brasil: o projeto de criação de um centro de pesquisas na Amazônia no pós-2ª Guerra Mundial" - CNPq (520629/00-2), ao qual minha dissertação de mestrado intitulada "Desenvolvimento, Ciência e Política: o caso do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica (1946-1951) vinculou-se a partir de março de 2004, quando terminou minha bolsa TEC-TEC Fiocruz e eu ingressei no mestrado.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista PAP Fiocruz, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assistente de Pesquisa do Prof. Dr. Marcos Chor Maio no projeto "Instituições intergovernamentais e política científica no Brasil: a contribuição de Carlos Chagas Filho e Paulo Carneiro (1940-1970)" - FIOCRUZ/PAPES (0250.250.199).

Atividades

12/2002 - 02/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Casa de Oswaldo Cruz, .


Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica - CNPq/PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de iniciação científica CNPq/PIBIC no projeto "Cultura e Política no Brasil no final do século XX: a Mídia", coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Lattman-Weltmann.

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica - CNPq/PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica CNPq/PIBIC, no projeto "Dicionário Histórico-Brasileiro pós-30 (2a edição)", coordenado pela Profa. Dra. Alzira Alves de Abreu Pena, pelo Prof. Dr. Sérgio Lamarão, e pelo Prof. Dr. Fernando Lattman-Weltman.

Atividades

06/1999 - 07/2002
Pesquisa e desenvolvimento , CPDOC, .


Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo, SEE/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 40

Atividades

02/2005 - 03/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Colégio Curso Atividade, ATIV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de História

Atividades

03/2006 - 06/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Colégio Nacional, CN, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de Sociologia e Filosofia

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de História

Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor de História

Atividades

07/2008 - 03/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Filosofia
07/2008 - 03/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Sociologia
05/2007 - 03/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
História
10/2002 - 03/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Universidade de Maryland, UMD, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Visiting Researcher Student, Enquadramento Funcional: Bolsista Sanduíche

Atividades

08/2011 - 06/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Latin American Studies Center (LASC), .

Linhas de pesquisa
Latin American Studies


Linhas de pesquisa


1.
História Contemporânea do Brasil
2.
Políticas sociais em perspectiva histórica e comparada

Objetivo: Abriga investigações que tomam a saúde pública - suas políticas, instituições e profissões, como um fenômeno histórico que combina as ações governamentais, voluntárias e privadas com o conhecimento científico, práticas profissionais e movimentos políticos e sociais. Buscam compreender em perspectiva histórica e comparada a organização da saúde no Brasil, as instituições responsáveis pelos serviços de saúde, seus atores individuais e coletivos e a relação da saúde com a política e a sociedade. Outras características são a reflexão teórica e conceitual sobre as relações entre história e política governamental e o acento na dimensão internacional da saúde..
Grande área: Ciências Humanas
3.
Patrimônio, Memória e História

Objetivo: A linha de pesquisa proposta tem como objeto as interlocuções entre patrimônio, memória e identidade no Ensino de História. Sob uma abordagem teórico-metodológica que sublinha o patrimônio cultural como conhecimento histórico e novas compreensões sobre as relações entre memória e identidade, destacam-se as contribuições da educação patrimonial, com suas diferentes matrizes de referências identitárias e novas sensibilidades, enfatizando a conjunção entre pesquisa e ensino ao nível da Educação Básica. Essa linha privilegia as questões relativas à memória e à identidade, en-laçadas ao patrimônio, como fundamentais à construção do sujeito histórico, e reafirma o reconhecimento da memória como base teórica e metodológica da prática docente relativa ao Ensino de História. Propomos, de um lado, o desenvolvimento de pesquisas no campo da educação patrimonial inseridas no Ensino de História, a fim de perceber as permanências e rupturas, diversidades e semelhanças, sucessão e simultaneidade na elaboração e apropriação do conhecimento histórico pelo professor. E, de outro, percebre o patrimônio como local privilegiado das disputas e das resistências, bem como de leituras do passado que agregue outras abordagens e enunciações ao ensino. Dessa forma, ao considerarmos a memória partilhada coletivamente, entrelaçada à memória individual, como ponto de partida para o ato educativo, estamos propondo um viés que privilegie as experiências e vivências na formação de matrizes identitárias, no entrecruzamento de temporalidades e espaços diferenciados..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Patrimônio; Memória; Identidade; Ensino de História.
4.
Latin American Studies


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Cinema e Ensino de História
Descrição: O objetivo do projeto é explorar a potencialidade do ensino de história através do cinema. Para isso, são feitas discussões bibliográficas sobre o tema, catalogação de filmes pertinentes ao programa de história do Colégio Pedro II e exibição e debate de obras. ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
História e Audiovisual
Descrição: O Grupo de Pesquisa História e Audiovisual foi formado a partir de projetos de pesquisa e atividades pedagógicas desenvolvidas por um grupo de professores do Departamento de História do Colégio Pedro II. Sua proposta é constituir-se em um espaço de reflexão, troca de experiências, debate e produção acadêmica de pesquisadores dedicados à interface entre História e Audiovisual. Os recursos audiovisuais vêm se consolidando como um objeto da História a partir de um cenário no qual a própria disciplina e a profissão de historiador passam por mudanças de paradigmas. Tais mudanças ampliam os limites tradicionais da pesquisa histórica e incorporam novos métodos, fontes, objetos e problemas na sua escrita. Neste sentido, o grupo abriga diferentes abordagens e perspectivas históricas presentes nas investigações que tomam os recursos audiovisuais como objeto de estudo da História, com o objetivo de estimular reflexões, pesquisas e novas propostas pedagógicas relacionadas ao campo, difundí-las e promover a sua introdução no cotidiano escolar. Repercussões: a) participação dos membros do grupo em Encontros, Congressos e Seminários relacionados ao tema. b) publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais, de livros e de capítulos de livros. c) organização de eventos científicos nacionais e internacionais. d) oferta de disciplinas no Mestrado Profissional em Ensino de História do Colégio Pedro II. e) orientação de dissertações relacionadas à interface História e audiovisual no referido mestrado profissional. f) obtenção de financiamento de pesquisa das principais agências de fomento nacionais, bem como de organizações internacionais. g) formação de uma rede de pesquisadores interessados na relação entre História e audiovisual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
Política social com recorte racial: o caso da saúde da população negra no Brasil.CNPq (309984/2007-6)
Descrição: O projeto objetiva investigar as iniciativas concernentes à criação de um domínio de reflexão e de intervenção denominado 'saúde da população negra', que tem como meta a formulação e a implementação de uma política social de recorte racial no âmbito da saúde pública. Trata-se de um campo âmbito da saúde pública. Trata-se de um campo constituído a partir da interação entre movimentos sociais, organizações não-governamentais, setores da academia, fundações filantrópicas, agências estatais e instituições multilaterais. Serão abordados quatro eixos: 1) análise das repercussões das discussões em torno do multiculturalismo, dos direitos culturais e das políticas de ação afirmativa na construção do campo da saúde da população negra; 2) análise da nova dinâmica das organizações negras, especialmente do 'feminismo negro' em função do papel das ativistas na configuração do campo da saúde da população negra, focalizando seu perfil sociológico e político e suas relações transnacionais 3) investigação do papel das organizações multilaterais no processo de formulação e decisão dessas políticas e sua recepão em nível nacional; 4) exame da trajetória das políticas de recorte racial nos seus diversos órgãos, tais como: Secretarias Executiva de Atenção à Saúde; Vigilância em Saúde; Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos; Gestão Participativa; Denasus e Funasa ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães - Integrante / Marcos Chor Maio - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2006 - 2008
A Construção do Campo da Saúde da População Negra: idéias, atores e instituições. CNPq (485870/2006-1)
Descrição: O projeto objetiva investigar as iniciativas concernentes à criação de um domínio de reflexão e de intervenção denominado 'saúde da população negra', que tem como meta a formulação e a implementação de uma política social de recorte racial no âmbito da saúde pública. Trata-se de um campo constituído a partir da interação entre movimentos sociais, organizações não-governamentais, setores da academia, fundações filantrópicas, agências estatais e instituições multilaterais. Serão abordados quatro eixos: 1) análise das repercussões das discussões em torno do multiculturalismo, dos direitos culturais e das políticas de ação afirmativa na construção do campo da saúde da população negra; 2) análise da nova dinâmica das organizações negras, especialmente do 'feminismo negro' em função do papel das ativistas na configuração do campo da saúde da população negra, focalizando seu perfil sociológico e político e suas relações transnacionais 3) investigação do papel das organizações multilaterais no processo de formulação e decisão dessas políticas e sua recepção em nível nacional; 4) exame da trajetória das políticas de recorte racial nos seus diversos órgãos, tais como: Secretarias Executiva de Atenção à Saúde; Vigilância em Saúde; Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos; Gestão Participativa; Denasus e Funasa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães - Integrante / Marcos Chor Maio - Coordenador / Simone Monteiro - Integrante / Fernando Pires-Alves - Integrante / Carlos Henrique Assunção Paiva - Integrante / Paulo Henrique Almeida Rodrigues - Integrante / Mariana Santos Damasco - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2005 - 2008
Proposta global, Resposta local: a agenda científica da Unesco no pós-2ª Guerra e a criação de um centro de pesquisas na Amazônia. CNPq (304755/2004-4)
Descrição: Este projeto tem como meta conduzir uma investigação sobre as diferentes visões acerca do papel social da ciência na periferia no pós-2ª Guerra Mundial e suas implicações para a proposta de criação de um centro de pesquisas na Amazônia e o desenvolvimento da ciência no Brasil. Toma-se como estudo de caso o plano de fundação do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica (IIHA), patrocinado pela Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), e a criação, pelo então denominado Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães - Integrante / Marcos Chor Maio - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2004 - 2006
A Amazônia na Agenda Política Nacional: Controvérsias em torno da proposta de criação do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica, 1948-1951

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcos Chor Maio em 07/08/2013.
Descrição: Analisa o processo de discussão no Brasil do pós-II Guerra Mundial da proposta de criação de uma instituiçao internacional de pesquisa na Amazônia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães - Integrante / Marcos Chor Maio - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2003 - 2005
A Unesco e o Desenvolvimento da Ciência no Brasil: o projeto de criação de um centro de pesquisas na Amazônia no pós-2ª Guerra Mundial - CNPq (520629/00-2)
Descrição: O foco do projeto é o processo de recepção do projeto IIHA no Brasil e seus efeitos sobre o desenvolvimento da ciência no país. Com isso, pretende-se privilegiar a análise das tensões entre desígnio global e tradução local que estiveram presentes no decurso das discussões sobre o IIHA na comunidade científica, no parlamento, no aparato estatal, na imprensa e em outras instituições da sociedade civil. A análise da criação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia é o corolário desse estudo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães - Integrante / Marcos Chor Maio - Coordenador / Magali Romero Sá - Integrante / José Augusto Drummond - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2002 - 2004
Instituições intergovernamentais e política científica no Brasil: a contribuição de Carlos Chagas Filho e Paulo Carneiro (1940-1970) - FIOCRUZ/PAPES (0250.250.199)
Descrição: Objetiva-se analisar a institucionalização da ciência no Brasil no interval compreendido entre o pós-2ª Guerra mundial e a década de 1970, mediante dois eixos de investigação: I- O papel de instituições intergovernamentais na definição da política científica brasileira; II- As trajetórias sociais e científicas de Carlos Chagas Filho (1910/2000) e Paulo Estevão de Berrêdo Carneiro (1901- 1981). O estudo tem como fonte privilegiada de pesquisa os arquivos pessoais dos dois cientistas, sob a guarda do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz / FIOCRUZ (DAD/COC/ FIOCRUZ)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães - Integrante / Marcos Chor Maio - Coordenador / Nara Azevedo - Integrante / Priscila Fraiz - Integrante / Ana Luce Girão Soares de Lima - Integrante.Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.
2001 - 2002
Cultura e Política no Brasil no final do século XX: a mídia
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães - Integrante / Alzira Alves de Abreu - Coordenador / Fernando Lattman-Weltman - Integrante.
1999 - 2000
Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro pós-30 (2a edição)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães - Integrante / Alzira Alves de Abreu - Coordenador / Fernando Lattman-Weltman - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Saúde Internacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Saúde Pública.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Prêmio Melhor Tese de Doutorado em História das Ciências, Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC).
2013
2o lugar no Concurso de Provas e Títulos para Professor Efetivo do Colégio Pedro II, Colégio Pedro II.
2013
Doutor em História das Ciências e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz).
2012
Grant-in-Aid, Rockefeller Archive Center (RAC).
2012
1o lugar no processo seletivo destinado à contratação de professores substitutos e temporários, Colégio Pedro II.
2010
Selecionado para uma bolsa de doutorado sanduíche no exterior, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
2010
Selecionado para uma bolsa de doutorado sanduíche nos Estados Unidos, CAPES / Comissão Fulbright.
2008
1o lugar no processo seletivo para o curso de Doutorado em História das Ciências e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz).
2006
Mestre em História das Ciências e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MAGALHAES, R. C. S.2016MAGALHAES, R. C. S.. Nova história da Fundação Rockefeller: a odisseia da saúde global revisitada. HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO), v. 23, p. 1245-1248, 2016.

2.
MAGALHAES, R. C. S.;MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva2016MAGALHAES, R. C. S.; MAIO, M. C. . Seja bem-vindo vizinho: a viagem de Heitor Praguer Fróes pelos Estados Unidos e a reconstrução da campanha contra a febre amarela nas Américas (1943-1947). HISTÓRIA (SÃO PAULO), v. 35, p. 1-17, 2016.

3.
MAIO, M.C.2010 MAIO, M.C. ; PIRES-ALVES, F. ; PAIVA, C. H. A. ; MAGALHAES, R. C. S. . "Cooperação Internacional e Políticas de Ação Afirmativas: O papel da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)".. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso), v. 26, p. 1273-1291, 2010.

4.
MAIO, M.C.2010MAIO, M.C. ; PIRES-ALVES, F. ; PAIVA, C. H. A. ; MAGALHAES, R. C. S. . 'Os autores respondem'. Cadernos de Saude Publica, v. 26, p. 1289-1291, 2010.

5.
MAGALHAES, R. C. S.;MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva2007 MAGALHAES, R. C. S.; MAIO, M.C. . 'Desenvolvimento, ciência e política: o debate sobre a criação do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica'. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 14, p. 169-189, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MAGALHAES, R. C. S.. A Erradicação do Aedes aegypti: febre amarela, Fred Soper e saúde pública nas Américas (1918-1968). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2016. v. 1. 420p .

Capítulos de livros publicados
1.
MAGALHAES, R. C. S.; MAIO, M.C. . O Debate sobre a criação do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica no Congresso Nacional (1948-1951). In: José Jerônimo de Alencar Alves. (Org.). Múltiplas Faces da História das Ciências na Amazônia. 1aed.Belém: Editora Universitária da UFPA, 2005, v. , p. 287-307.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Febre amarela, Microbiologia e as origens da medicina tropical no Brasil'. In: XIV Encontro Regional da ANPUH - Rio: Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro, 2010.

2.
MAGALHAES, R. C. S.. 'A Fundação Rockefeller e as campanhas contra a febre amarela no Brasil (1923-1939)''. In: 12º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia e 7º Congresso Latino-Americano de História da Ciência e da Tecnologia, 2010, Salvador. Anais do 12o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia e 7º Congresso Latino-Americano de História da Ciência e da Tecnologia, 2010.

3.
MAGALHAES, R. C. S.; MAIO, M.C. . "Proposta Global, resposta local: a Unesco e o projeto de criação de uma laboratório científico internacional na Amazônia". In: II Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), 2004, Indaiatuba. CD-Rom do II Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS), 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MAGALHAES, R. C. S.. 'A Fundação Rockefeller e as campanhas contra a febre amarela no Brasil (1923-1939)'. In: 12o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia e 7º Congresso Latino-Americano de História da Ciência e da Tecnologia, 2010, Salvador. Caderno de Resumos do 12o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia e 7º Congresso Latino-Americano de História da Ciência e da Tecnologia, 2010.

2.
MAIO, M.C. ; MONTEIRO, S. ; MAGALHAES, R. C. S. . 'Ações Afirmativas no campo da saúde pública no Brasil: contexto, atores e instituições'. In: 33º Encontro Anual da ANPOCS, 2009, Caxambu. 33º Encontro Anual da ANPOCS, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MAGALHAES, R. C. S.. "Febre amarela, microbiologia e as origens da medicina tropical no Brasil. In: XIV Encontro Regional da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio, 2010, Rio de Janeiro. CD-ROM do XIV Encontro Regional da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio. Rio de Janeiro, 2010.

2.
MAIO, M.C. ; MAGALHAES, R. C. S. . "A Construção do Campo da Saúde da População Negra: idéias, atores e instituições". In: VI Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2008, Rio de Janeiro. http://www.bienal.fiocruz.br/consulta2.php, 2008.

3.
MAGALHAES, R. C. S.; MAIO, M.C. . "Desenvolvimento e Políticas Públicas: os efeitos da proposta de criação do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica". In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo. Caderno de Resumos do XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo: Oikos, 2007. p. 156.

4.
MAGALHAES, R. C. S.; MAIO, M.C. . "Militares, desenvolvimento e política: o caso do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica (1948-1951)". In: XII Encontro Regional de História - Usos do Passado, 2006, Niterói. Resumos e Programas do XII Encontro Regional de História, 2006. v. 1. p. 129-129.

5.
MAGALHAES, R. C. S.. "A Amazônia na Agenda Política Nacional: controvérsias em torno da proposta de criação de uma instituição científica internacional na Câmara dos Deputados". In: IX Jornada Científica de Pós-Graduação da Fiocruz, 2005, Rio de Janeiro. Anais da IX Jornada Científica de Pós-Graduação da Fiocruz, 2005. p. 401-401.

6.
MAGALHAES, R. C. S.; MAIO, M.C. . 'Utopia Científica ou Internacionalização da Amazônia? O papel de uma agência multilateral (UNESCO) nos primórdios da Guerra Fria'. In: XXIII Simpósio Nacional da Associação Nacional de História (ANPUH), 2005, Londrina. Caderno de Programas e Resumos do XXIII Simpósio Nacional da Associação Nacional de História (ANPUH), 2005. p. 320-320.

7.
MAGALHAES, R. C. S.; MAIO, M.C. . "Ciência e Política: o debate em torno da proposta de criação do instituto Internacional da Hiléia Amazônica (IIHA) no Congresso Nacional (1948-1952)". In: 9o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2003, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do 9o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 2003.

8.
MAGALHAES, R. C. S.. "O papel da Imprensa na luta política de acordo com os protagonistas da Imprensa Alternativa: o caso do jornal Versus". In: 6o Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 2002, Rio de Janeiro. Livro Resumo do 6o Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 2002.

9.
MAGALHAES, R. C. S.. "O papel da Imprensa na luta política de acordo com os protagonistas da Imprensa Alternativa". In: 5o Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 2001, Rio de Janeiro. Livro Resumo do 6o Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
MAGALHAES, R. C. S.. 'A erradicação do Aedes em tempos de Zika'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MAGALHAES, R. C. S.. 'A guerra ao Aedes aegypti no Brasil'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MAGALHAES, R. C. S.. ?A Erradicação do Aedes aegypti das Américas: Fred Soper, febre amarela e a formação de uma rede científica transnacional (1918-1958)?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MAGALHAES, R. C. S.. 'A Campanha Continental para a Erradicação do Aedes aegypti da OPAS e a Cooperação Internacional em Saúde nas Américas (1918-1968)'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MAGALHAES, R. C. S.. 'A Campanha Mundial de Erradicação da Febre Amarela da Fundação Rockefeller e a produção de conhecimentos médico-científicos sobre a doença nos anos 1920'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MAGALHAES, R. C. S.. ?A Campanha Mundial de Erradicação da Febre Amarela da Fundação Rockefeller e as origens da cooperação internacional em saúde nas Américas (1918-1942)?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MAGALHAES, R. C. S.. 'A Campanha Continental para a Erradicação do Aedes aegypti da OPAS e a Cooperação Internacional em Saúde no pós-Segunda Guerra Mundial (1947-1968)'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Fred Soper e a formação de uma rede transnacional de médicos e sanitaristas no combate à febre amarela nas Américas (1928-1958)',. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MAGALHAES, R. C. S.. 'For a Hemisphere united and free of disease: international cooperation in health in the pages of the Bulletin of Pan American Sanitary Bureau'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MAGALHAES, R. C. S.. "Febre amarela, microbiologia e as origens da medicina tropical no Brasil". 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MAGALHAES, R. C. S.. 'A Fundação Rockefeller e as campanhas contra a febre amarela no Brasil (1923-1939)'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Desenvolvimento e Cooperação Internacional em Saúde: a Campanha Continental para a Erradicação do Aedes aegypti e seus impactos no Brasil (1947-1965)'. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MAIO, M.C. ; MAGALHAES, R. C. S. . 'A Construção do Campo da Saúde da População Negra: idéias, atores e instituições'. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MAGALHAES, R. C. S.; MAIO, M.C. . "Desenvolvimento e Políticas Públicas: os efeitos da proposta de criação do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MAGALHAES, R. C. S.; MAIO, M.C. . 'Militares, desenvolvimento e política: o caso do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica (1948-1951)'. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MAGALHAES, R. C. S.; MAIO, M.C. . 'Utopia Científica ou Internacionalização da Amazônia?'. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MAGALHAES, R. C. S.. "A Amazônia na agenda política nacional: controvérsias em torno da proposta de criação de uma instituição científica internacional na Câmara dos Deputados (1948-1951). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MAIO, M.C. ; MAGALHAES, R. C. S. . "Proposta Global, resposta local: a UNESCO e o projeto de criação de um laboratório científico internacional na Amazônia". 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
MAGALHAES, R. C. S.; MAIO, M.C. . "Ciência e Política: o debate em torno da proposta de criação do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica (IIHA) no Congresso Nacional (1948-1952)".. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Cultura e Política no Brasil do final do século XX: a Mídia - o papel da imprensa na luta política de acordo com os protagonistas da imprensa alternativa: o caso do jornal versus'. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MAGALHAES, R. C. S.. 'O papel da imprensa na luta política de acordo com os protagonistas da imprensa alternativa'. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
F. Demier ; D. B. Melo ; MAGALHAES, R. C. S. ; P. Mafra ; M. Barreira . As Transformações do PT e os Rumos da Esquerda no Brasil. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2003 (Colaboração na elaboração das perguntas aos entrevistados).

2.
MAGALHAES, R. C. S.. "O papel da imprensa na luta política de acordo com protagonistas da imprensa alternativa: o caso do jornal Versus" 2002 (Monografia de iniciação científica do projeto "Cultura e Política no Brasil no final do século XX).

3.
MAGALHAES, R. C. S.. 'A Convergência Socialista na transição política brasileira da ditadura para a democracia: A luta por um partido operário, socialista e de massas no Brasil (1977-1980)' 2002 (Monografia para a conclusão do bacharelado no curso de História pela UFRJ).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MAGALHAES, R. C. S.. Pareceres ad-hoc para a Revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos. 2018.

2.
MAGALHAES, R. C. S.. Pareceres ad-hoc para a Revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos. 2017.

3.
MAGALHAES, R. C. S.. Pareceres ad-hoc para a Revista Ciência e Saúde Coletiva. 2016.

4.
MAGALHAES, R. C. S.. Pareceres ad-hoc para o American Journal of Public Health. 2016.

5.
MAGALHAES, R. C. S.. Pareceres ad-hoc para a Revista Ciência e Saúde Coletiva. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MAGALHAES, R. C. S.. 'A Erradicação do Aedes aegypti'. 2017.

2.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Ciência e Letras discute a erradicação do Aedes aegypti'. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
MAGALHAES, R. C. S.. Sintoma de 'atraso tropical' no século 20, febre amarela volta por desatenção com lições da História'. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Medo de febre amarela chega ao Sul de Minas Gerais'. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Um inimigo antigo'. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Saneamento: em busca de solução desde o século XIX'. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Velhas conhecidas'. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

8.
MAGALHAES, R. C. S.. ?A Guerra dos Cem anos: Por que o Brasil não consegue vencer o Aedes aegypti??. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

9.
MAGALHAES, R. C. S.. ?Ainda vamos sofrer bastante pelas décadas de abandono do combate ao Aedes Aegypti?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

10.
MAGALHAES, R. C. S.. ?Que mosquito é esse??. 2016.

11.
MAGALHAES, R. C. S.. ?Guerra ao mosquito há três décadas?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

12.
MAGALHAES, R. C. S.. ?Esforço de erradicação do Aedes consumiu 40 anos de campanhas, diz historiador?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
MAGALHAES, R. C. S.. ?Why Can?t We Get Rid Of This Mosquito??. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

14.
MAGALHAES, R. C. S.. ?Brazil Pushes Public to Do Its Part in Fighting Zika Spread?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

15.
MAGALHAES, R. C. S.. ?Aedes, a praga que veio do Egito e que um dia foi erradicado no Brasil?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

16.
MAGALHAES, R. C. S.. ?Primeiros surtos de febre amarela e dengue, no século 19, foram em Curitiba?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

17.
MAGALHAES, R. C. S.. ?Zika virus counterattack: Brazil's big plan to combat threat not easing fears'. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

18.
MAGALHAES, R. C. S.. ?EUA também têm responsabilidade na volta do Aedes aegypti, diz pesquisador?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

19.
MAGALHAES, R. C. S.. Erradicação do Aedes aegypti em 1958 pode servir de lição para epidemia atual: A história do combate à febre amarela e ao vetor começa com Oswaldo Cruz?.. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

20.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Pesquisador da Fiocruz lança livro sobre história do Aedes'. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

21.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Editora Fiocruz lança livro que traz a história do combate ao Aedes'. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

22.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Livro sobre erradicação do Aedes aegypti nas Américas está disponível no SciELO Books'. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

23.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Fighting the Most Dangerous Animal in the World'. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

24.
MAGALHAES, R. C. S.. ?Conheça a guerra que acabou com o Aedes no Brasil em 1955?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

25.
MAGALHAES, R. C. S.. ?O mosquito está vencendo a batalha?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

26.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Faltam vontade política e investimento'. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

27.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Doença bate recorde de casos fatais'. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

28.
MAGALHAES, R. C. S.; HOCHMAN, G. . 'Um país se faz com homens, saúde e doenças'. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

29.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Pesquisa de aluno do doutorado ganha apoio do Rockefeller Archive Center'. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

30.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Internacionalização da Amazônia gera polêmica há décadas'. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
MAGALHAES, R. C. S.. 'Relatório de Atividades: Doutorado Sanduíche - Universidade de Maryland (2011-2012)'. 2012. (Relatório de pesquisa).

2.
MAGALHAES, R. C. S.. 'International cooperation in health in the interwar period: the Rockefeller Foundation s Worldwide Campaign Anti-Yellow Fever and its implementation in Brazil (1918-1939)'. 2012. (Relatório de pesquisa).

3.
MAGALHAES, R. C. S.. Apostila de História para curso preparatório para o Colégio Naval. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila do Colégio Curso Atividade).

4.
MAGALHAES, R. C. S.. Apostila de História para curso pré-vestibular. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila do Colégio Curso Atividade).

5.
MAGALHAES, R. C. S.. Apostila de História para curso pré-Técnico. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila do Colégio Curso Atividade).

6.
MAGALHAES, R. C. S.. Apostila de História para curso preparatório para a EsSA. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila do Colégio Curso Atividade).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MAGALHAES, R. C. S.; ONOFRE, G. F.; PIMENTEL, P. G.. Participação em banca de Elisa Defelippe Durso Martins Silveira. O uso de imagens no Ensino de História: pinturas históricas e fotografias em sala de aula. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II.

2.
MAGALHAES, R. C. S.; PARGA, E. A. L.; REIS, M. R. C.. Participação em banca de Felipe Kox de Lima Fernandes. África animada: o cinema como ferramenta para o Ensino de História. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
VARGAS, S. B; MAGALHAES, R. C. S.; MEDEIROS, C.; ALMEIDA, A.; RIBAS, Ana Maria. Processo seletivo para ingresso no Curso de Especialização em Ensino de História da África. 2017. Colégio Pedro II.

2.
MAGALHAES, R. C. S.. 24a Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz. 2016. Fundação Oswaldo Cruz.

3.
VARGAS, S. B; MAGALHAES, R. C. S.; MEDEIROS, C.; MARQUES, B.; LEITE, J.; LIMIA, L. F.; TRICHES, R.; FERREIRA, H.; NEVES, M. C.. Banca Examinadora do Processo seletivo destinado à contratação de professores substitutos e temporários Edital 50/2016.. 2016. Colégio Pedro II.

4.
VARGAS, S. B; MAGALHAES, R. C. S.; MEDEIROS, C.; ALMEIDA, A.; RIBAS, Ana Maria; BRITTO, L.. Processo seletivo para ingresso no Curso de Especialização em Ensino de História. 2016. Colégio Pedro II.

5.
VARGAS, S. B; MAGALHAES, R. C. S.; MEDEIROS, C.; ALMEIDA, A.; RIBAS, Ana Maria. Processo seletivo para ingresso no Curso de Especialização em Ensino de História da África. 2016. Colégio Pedro II.

6.
MAGALHAES, R. C. S.. Comissão Especial de Avaliação de Reconhecimento de Saberes e Competências do docente José Genivaldo Martires. 2016. Universidade Federal de Sergipe.

7.
MAGALHAES, R. C. S.. Comissão Especial de Avaliação de Reconhecimento de Saberes e Competências do docente Luciane Szatkoski. 2016. Instituto Federal Catarinense.

8.
MAGALHAES, R. C. S.. Comissão Especial de Avaliação de Reconhecimento de Saberes e Competências do docente Paulo Alves Moreira. 2016. Instituto Federal de Roraima.

9.
MAGALHAES, R. C. S.. Comissão Especial de Avaliação de Reconhecimento de Saberes e Competências do docente Viviane Cavalcante Andrade. 2016. Instituto Federal de Mato Grosso.

10.
MAGALHAES, R. C. S.. Comissão Especial de Avaliação de Reconhecimento de Saberes e Competências do docente Marciano Max Rodrigues Vieira. 2016. Instituto Federal de Mato Grosso.

11.
MAGALHAES, R. C. S.. Comissão Especial de Avaliação de Reconhecimento de Saberes e Competências do docente Jeferson Rodrigues Ornelas. 2016. Instituto Federal de Mato Grosso.

12.
MAGALHAES, R. C. S.. Comissão Especial de Avaliação de Reconhecimento de Saberes e Competências do docente Sintya de Santis Ascencio. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul.

13.
MAGALHAES, R. C. S.. Comissão Especial de Avaliação de Reconhecimento de Saberes e Competências do docente Francisco Alberto Gonçalves Filho. 2016. Instituto Federal do Maranhão.

14.
MAGALHAES, R. C. S.. Comissão Especial de Avaliação de Reconhecimento de Saberes e Competências do docente Isa Prazeres Pestana. 2016. Instituto Federal do Maranhão.

15.
MAGALHAES, R. C. S.. 3a Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. 2015. Fundação Oswaldo Cruz.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
25a Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz."Erradicação do Aedes em tempos de Zika". 2017. (Outra).

2.
15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.?A Erradicação do Aedes aegypti das Américas: Fred Soper, febre amarela e a formação de uma rede científica transnacional (1918-1958)?. 2016. (Seminário).

3.
24a Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz.Avaliador da mesa "Ciência, Saúde e Periódicos no Brasil: ideias em trânsito". 2016. (Outra).

4.
Semana da Saúde do Adolescente / 2016."A guerra ao Aedes aegypti no Brasil". 2016. (Outra).

5.
3a Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde.Debatedor na mesa temática: "Saúde e Estado no Brasil: ideias, políticas e profissões II". 2015. (Outra).

6.
Anpuh - Ideias: Perspectivas para o Ensino de História no Ensino Médio. 2015. (Encontro).

7.
Encontro às Quintas.A Campanha Continental para a Erradicação do Aedes aegypti da OPAS e a Cooperação Internacional em Saúde nas Américas (1918-1968). 2015. (Encontro).

8.
Workshop Doenças Tropicais na América Latina e no Caribe: uma perspectiva histórica. "A Campanha Mundial de Erradicação da Febre Amarela da Fundação Rockefeller e a produção de conhecimentos médico-científicos sobre a doença nos anos 1920". 2015. (Congresso).

9.
XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos Historiadores: velhos e novos desafios."A Campanha Mundial de Erradicação da Febre Amarela da Fundação Rockefeller e as origens da cooperação internacional em saúde nas Américas (1918-1942)". 2015. (Simpósio).

10.
14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia - 14º SNHCT."Fred Soper e a formação de uma rede científica transnacional de médicos e sanitaristas no combate à febre amarela nas Américas (1928-1958)". 2014. (Seminário).

11.
I Seminário do Colégio Pedro II sobre Ensino de História: Ensinar para a Tolerância e a Cidadania. 2014. (Seminário).

12.
Seminário.Debate sobre o documentário. 2014. (Seminário).

13.
XVI Encontro Regional de História.?A Campanha Continental para a Erradicação do Aedes aegypti da Opas e a Cooperação Internacional em saúde no pós-Segunda Guerra Mundial (1947-1968). 2014. (Encontro).

14.
Seminário "Saúde Internacional / Saúde Global: Perspectivas Históricas da América Latina e Caribe". 2012. (Seminário).

15.
VI Graduate Student Conference on Latin America and the Caribbean.For a Hemisphere united and free of disease: international cooperation in health in the pages of the Bulletin of Pan American Sanitary Bureau. 2011. (Simpósio).

16.
12º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia e 7º Congresso Latino-Americano de História da Ciência e da Tecnologia.A Fundação Rockefeller e as campanhas contra a febre amarela no Brasil (1923-1939). 2010. (Seminário).

17.
Simpósio Internacional Erradicação da Varíola após 30 anos: Lições, legados e inovações.. 2010. (Simpósio).

18.
XIV Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Memória e Patrimônio."Febre amarela, microbiologia e as origens da medicina tropical no Brasil". 2010. (Encontro).

19.
33º Encontro Anual da ANPOCS.Ações Afirmativas no campo da saúde pública no Brasil: contexto, atores e instituições. 2009. (Encontro).

20.
Civilizar o Brasil: Ciência, povo e nação em perspectiva histórica."Desenvolvimento e Cooperação Internacional em Saúde: a Campanha Continental para a Erradicação do Aedes aegypti e seus impactos no Brasil (1947-1965)". 2009. (Seminário).

21.
VI Bienal de Pesquisa.A Construção do Campo da Saúde da População Negra: idéias, atores e instituições. 2008. (Outra).

22.
XXIV Simpósio Nacional de História."Desenvolvimento e Políticas Públicas: os efeitos da proposta de criação do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica". 2007. (Simpósio).

23.
XII Encontro Regional de História: usos do passado.Militares, desenvolvimento e política: o caso do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica (1948-1951). 2006. (Encontro).

24.
IX Jornada Científica de Pós-Graduação da Fiocruz."A Amazônia na agenda política nacional: controvérsias em torno da proposta de criação de uma instituição científica internacional na Câmara dos Deputados (1948-1951). 2005. (Outra).

25.
XXIII Simpósio Nacional da Associação Nacional de História (ANPUH).Utopia Científica ou Internacionalização da Amazônia? O papel de uma agência multilateral (UNESCO) nos primórdios da Guerra Fria.. 2005. (Simpósio).

26.
II Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS)."Proposta Global, resposta local: a UNESCO e o projeto de criação de um laboratório científico internacional na Amazônia". 2004. (Encontro).

27.
9o Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia."Ciência e Política: o debate em torno da proposta de criação do instituto Internacional da Hiléia Amazônica (IIHA) no Congresso Nacional (1948-1952).. 2003. (Seminário).

28.
XXII Simpósio Nacional de História: História, acontecimento e narrativa. 2003. (Simpósio).

29.
6o Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq da Fundação Getúlio Vargas (FGV).Cultura e Política no Brasil do final do século XX: a Mídia - O papel da imprensa na luta política de acordo com os protagonistas da imprensa alternativa: o caso do jornal versus. 2002. (Encontro).

30.
5o Encontro de Iniciação Científica PIBIC/CNPq da Fundação Getúlio Vargas (FGV)."O papel da imprensa na luta política de acordo com os protagonistas da imprensa alternativa". 2001. (Encontro).

31.
XXI Encontro Nacional dos Estudantes de História: "América Latina - exploração, pobreza e resistência". 2001. (Encontro).

32.
VII Encontro Regional dos Estudantes de História da Região Sudeste - EREH Sudeste. 2000. (Encontro).

33.
"A Idade Média no discurso fílmico". 1999. (Seminário).

34.
"Deixa de ser Rei só na folia: Samba, Cultura e Memória.". 1999. (Seminário).

35.
III Encontro Regional de História da UFF: "Descobrimentos e Redescobrimentos do Brasil". 1999. (Encontro).

36.
Totalitarismo, Ditadura e Revolução no Século XX. 1999. (Seminário).

37.
"O que é História? - perspectivas e concepções historiográficas". 1997. (Seminário).

38.
Estado Novo: 60 anos. 1997. (Seminário).

39.
VII Ciclo de Debates - História Antiga: Novas Matrizes Teórico-Metodológicas e Novas Abordagens Historiográficas (Antropologia, Arqueologia, Filologia e Semiótica). 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MAGALHAES, R. C. S.. Kizomba - Feira de Africanidades do Colégio Pedro II. 2015. .



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Marcela Moraes Gomes. A Frente Negra Brasileira e o Ensino de História: novos enfoques para a Era Vargas. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de História da África) - Colégio Pedro II. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Felipe Kox de Lima Fernandes. África animada: O cinema como ferramenta para o Ensino de História. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II. Orientador: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães.

2.
Elisa Defelippe Durso Martins Silveira. O uso de imagens no Ensino de História: pinturas históricas e fotografias em sala de aula. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Ensino de História) - Colégio Pedro II. Orientador: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães.

Iniciação científica
1.
Raphaelly Fernandes de Souza. O século XX no Cinema: novas perspectivas para o Ensino de História. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II. Orientador: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães.

2.
Natália Gomes Almeida. O século XX no Cinema: novas perspectivas para o Ensino de História. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II. Orientador: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães.

3.
Bianca de Oliveira Pires. O século XX no Cinema: novas perspectivas para o Ensino de História. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II. Orientador: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães.

4.
Leila Eugenio Lemos. O século XX no Cinema: novas perspectivas para o Ensino de História. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II. Orientador: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães.

5.
Alice Cristina de Freitas Rocha. Cinema e Ensino de História: Cineclube CPII. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II, Colégio Pedro II. Orientador: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães.

6.
Sérgio Guilherme de Mello Silva. Cinema e Ensino de História: Cineclube CPII. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II, Colégio Pedro II. Orientador: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães.

7.
Raphaelly Fernandes de Souza. Cinema e Ensino de História: Cineclube CPII. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II, Colégio Pedro II. Orientador: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães.

8.
Isabela Gama Barbosa. Cinema e Ensino de História. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II, Colégio Pedro II. Orientador: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães.

9.
Priscila Rocha de Faria. Cinema e Ensino de História. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ensino Médio) - Colégio Pedro II, Colégio Pedro II. Orientador: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
MAGALHAES, R. C. S.. A Erradicação do Aedes aegypti: febre amarela, Fred Soper e saúde pública nas Américas (1918-1968). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2016. v. 1. 420p .




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