Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5469597929585526
  • Última atualização do currículo em 23/02/2018


Diretor e pesquisador teatral. Mestre em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987). Doutor em Artes Cenicas pela Universidade de São Paulo (2000), com estudos sobre Direção Teatral e Sonoplastia. Pesquisa de Pós-doutorado sobre a articulação da Teoria do Alvo de Donnellan e a Ação Física de Stanislavski realizada na Universidade de São Paulo (2014). Professor no curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG. Pesquisador na área de formação de ator com base nos estudos de ação física de Stanislavski e de Grotowski. Tradutor acadêmico e estudioso da Obra Teatral de Harold Pinter para fins de trabalhos artísticos e acadêmicos no Curso de Teatro da UFMG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, L. O. C. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes.
Avenida Antônio Carlos, 6627 Campus Universitario
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34095277


Formação acadêmica/titulação


1994 - 2000
Doutorado em Artes Cenicas.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A Música e os Efeitos Sonoros na Cena Teatral: Reflexões sobre uma Estética., Ano de obtenção: 2000.
Orientador: José Eduardo Vendramini.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Direção Teatral; Semiologia do Teatro; Sonoplastia; Comunicação Teatral; Ensino e Arte; Interpretação Atoral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
1981 - 1987
Mestrado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Alternative Guidelines for the Teaching of English as a Foreign Language in Secondary Schools in Belo Horizonte.,Ano de Obtenção: 1987.
Orientador: Else Ribeiro Pires Vieira.
Palavras-chave: Lingüística; Ensino de Inglês; Metodologia e Didática.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral.


Pós-doutorado


2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Direção Teatral.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - Atual
Vínculo: Professor Efetivo, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2011 - Atual
Ensino, DINTER UFMG/IFCE Doutorado Interestadual UFMG/Fort, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Artes IV: teorias e Práticas do Teatro Contemporâneo EBA 814 I
03/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, Departamento de Fotografia, Cinema e Teatro.

09/2004 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Belas Artes, Escola de Belas Artes.

Atividade realizada
Projeto de Encenação de Espetáculo Teatral e Apresentação Pública: Crimes Delicados de José Antonio de Souza.
05/2003 - Atual
Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ação Verbal na Cena Tearal
Sonoplastia e a Cena Teatral
02/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .

Cargo ou função
Representante da EBA Artes Cênicas no Programa de Intercâmbio Internacional 2003.
01/2003 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estudo para a Licenciatura do Curso de Artes Cênicas.
08/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Consultivo Revista OuvirOuVer DEMAC Universidade Fed. Uberlândia, .

Cargo ou função
Membro Consultivo de Artes Cênicas.
06/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Fiscal da Diretoria Geral.
05/2002 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Revalidação de Diplomas.
2002 - Atual
Treinamentos ministrados , Escola de Belas Artes, .

Treinamentos ministrados
Treinamento de alunos em pesquisa e monitorias através de acompanhamento de disciplinas
11/1999 - Atual
Ensino, Curso de Graduação em Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Sonoplastia e a Cena Teatral
Ação Física e Tempo-Ritmo na Cena Teatral
Dramaturgia e Encenação
Interpretação I
Prática de Montagem
Teorias da Interpretação
03/2002 - 12/2002
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Belas Artes, Escola de Belas Artes.

Atividade realizada
PAE - O Teatro Científico no Ensino Fundamental e Médio - Co-orientador de Monitores.
12/2000 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, COPEVE UFMG, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração e Correção.
07/2000 - 07/2002
Direção e administração, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
07/2000 - 07/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Sesu MEC, .

Cargo ou função
Consultor Especialista da Comissão de Artes Cênicas.
08/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Escola de Belas Artes, .

Atividade de extensão realizada
A Encenação e a Ópera - As Bodas de Fígaro - Mozart - Professor e Diretor de Cena.


Linhas de pesquisa


1.
Formação de atores e professores de teatro em ação física

Objetivo: Prática e estudo dos princípios estruturantes da ação física.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Formação de Ator.
Palavras-chave: Cena Teatral; Direção Teatral; Comunicação Teatral; Interpretação Atoral.
2.
Formação de atores e professores de teatro na Metodologia do 'Alvo' de Declan Donnellan

Objetivo: Utilizar os princípios na condução de partituras de ação física..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral.
Palavras-chave: ação física; Comunicação Teatral; Direção Teatral; Processo de Criação.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Treinamento de Ator: AÇão Física e Teoria do Alvo Turma 2017.1 - Caráter Extensional
Descrição: Exercícios de improvisação e atuação em ação física em diálogo com a teoria do alvo. Montagem de cenas para apresentação pública. Laboratório aberto para pesquisadores da cidade e outras modalidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza - Coordenador / Albricker, Vinícius A. - Integrante / Samuel Macedo - Integrante / Camila Vaz - Integrante.
2015 - Atual
Treinamento de Ator: Ação Física e Alvo - Turma 2
Descrição: Oficinas anuais com 2 encontros semanais de treinamento de atores em ação física através da metodologia do alvo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza - Coordenador / Vinicius Albricker - Integrante / Samuel Macedo - Integrante / Décio Nogueira - Integrante / Camila Vaz - Integrante / Camila Flávio - Integrante / Cora Rufino - Integrante / Nicoli Fabrini - Integrante.
2014 - Atual
Treinamento de Ator: Ação Física e Alvo - Turma 1
Descrição: Oficinas anuais com 2 encontros semanais para treinamento de atores em ação física através da metodologia do alvo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza - Coordenador / Vinicius Albricker - Integrante / Samuel Macedo - Integrante / Décio Nogueira - Integrante / Camila Vaz - Integrante / Camila Flávio - Integrante / Cora Rufino - Integrante / Nicoli Fabrini - Integrante.
2012 - Atual
Formação de Ator e do Professor de Teatro: ação física e falada através da metodologia do 'alvo' de Declan Donnellan
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza - Coordenador / Vinicius Albricker - Integrante / Samuel Macedo - Integrante / Camila Vaz - Integrante / Camila Flávio - Integrante / Cora Rufino - Integrante / Nicoli Fabrini - Integrante.
2011 - Atual
Estúdio Fisções: treinamento de ator em atuação cênica.
Descrição: Novas Metodologias de Ensino e Produção de Material Didático..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza - Coordenador / Vinicius Albricker - Integrante / Samuel Macedo - Integrante / Camila Vaz - Integrante / Nogueira, Décio - Integrante / Camila Flávio - Integrante / Cora Rufino - Integrante / Nicoli Fabrini - Integrante.
2004 - 2011
Ação Física e a Cena Teatral Contemporânea - Características da ação no teatro atual.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza - Coordenador / Vinicius Albricker - Integrante / Fábio Dias - Integrante / Samuel Macedo - Integrante.
2004 - 2009
O Tempo-Ritmo na construção cênica - Ritmo, Verdade e Fala Cênica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza - Coordenador / Vinicius Albricker - Integrante / Frederico Ramos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 2


Outros Projetos


2014 - Atual
Tradução do Livro de Declan Donnellan - The actor and the target.
Descrição: Tradução do livro de Declan Donnellan - The actor and the target..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2004 - Atual
Periódico: OuvirOUver (Uberlândia)


Revisor de periódico


2015 - 2015
Periódico: Lamparina: Revista de Ensino do Teatro


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Formação de Ator e de Professor de Teatro.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Direção Teatral e Sonoplastia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pesquisador em Teatro.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Tradução de teoria teatral e peças de teatro..


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:8
SOUZA, Luiz Otavio Carvalho Gonçalves de  Data: 12/12/2010

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, L. O. C. G.2009SOUZA, L. O. C. G.. A Recepção na Encenação de 'Maratona de Nova York'. Cadernos de Encenação v.2 n.9 UFMG.. Caderno de Encenação, v. 2, p. 91-100, 2009.

2.
SOUZA, L. O. C. G.2008SOUZA, L. O. C. G.. Aspectos da articulação da sonoplastia e a cena teatral em Stanislavski e Meyerhold - Cadernos de Encenação v.1 n.7 UFMG. Caderno de Encenação, v. 1, p. 85-94, 2008.

3.
SOUZA, L. O. C. G.2008SOUZA, L. O. C. G.. Falar, no teatro dramático, é (re)agir. Cadernos de Encenação v.1 n.8 UFMG. Caderno de Encenação, v. 1, p. 138-146, 2008.

4.
SOUZA, L. O. C. G.2005SOUZA, L. O. C. G.. Aspectos da Sonoplastia no Teatro - A articulação do som em cena. Revista OuvirOuVer n. 1.. Revista OuvirOuVer n. 1, Uberlândia, v. 1, p. 147, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, L. O. C. G.. O Guesa Errante: um desfile rítmico-cultural.. In: Antônio Hildebrando. (Org.). O Guesa Errante. Belo Horizonte: Emcomum Estúdio Livre Ltda, 2008, v. V523, p. 60-63.

2.
SOUZA, L. O. C. G.. 'A Sonoridade Amarela' e o Tempo-Ritmo na Encenação. Cadernos de Encenação n.6 UFMG. In: Antonio Hildebrando - Maria Beatriz Mendonça - Rita Gusmão. (Org.). Caderno de Encenação 6. Belo Horizonte: Emcomum Estúdio Livre Ltda, 2007, v. 6, p. 68-72.

3.
SOUZA, L. O. C. G.. Aspectos da Sonoplastia no Teatro. In: Irley Machado; Narciso Telles; Paulo Merisio; Renata Bitencourt Meira. (Org.). Teatro: Ensino, teoria e prática. Uberlândia: EDUFU, 2004, v. , p. -.

4.
SOUZA, L. O. C. G.. O Ritmo na Cena Teatral de Brad Fraser - Brasil/Canadá Confrontos literários e culturais.. In: Dilma Castelo Branco Diniz. (Org.). Brasil-Canadá: confrontos literários e culturais.. Belo Horizonte: UFMG, 2003, v. , p. -.

5.
SOUZA, L. O. C. G.. Cenas para uma dramaturgia - Mediações Performáticas Latino Americanas.. In: André Luiz Antunes Carreira; Fernando Villar-Queiroz; Guiomar de Grammont; Graciela Ravetti; Sara Rojo. (Org.). Mediações Performáticas Latino Americanas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2003, v. , p. 133-140.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, L. O. C. G.. O Objetivo como operador teórico e prático no trabalho e na formação do profissional de teatro.. In: VI Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais, 2013, Blumenau - Santa Catarina. VI Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais, 2013.

2.
SOUZA, L. O. C. G.; Albricker, Vinícius . CONEXÕES: uma prática para a formação do ator. Anais do V Congresso ABRACE. Portal Abrace.. In: V Congresso ABRACE, 2008, Belo Horizonte. Anais do V Congresso ABRACE 2008, 2008. p. 1-4.

3.
SOUZA, L. O. C. G.; Albricker, Vinícius . CONEXÕES: uma prática para a formação do ator. Anais do V Congresso ABRACE. Portal Abrace.. In: 40º Festival de Inverno - Professor - Oficina:, 2008, Diamantina MG. Anais do V Congresso ABRACE 2008, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, L. O. C. G.. Estudo Semiótico da Articulação Som e Cena e as Teorias da Interpretação Atoral - CEART/PPGT/UDESC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, L. O. C. G.. Amor e Restos Humanos. Não Publicado, usado em espetáculo teatral apresentado, 2001. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SOUZA, L. O. C. G.. Comissão de Apoio à Publicação de Livros Didáticos para o Ensino de Graduação da Universidade de Brasília. Decanato de Ensino de Graduação. Parecerista Avaliador.. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, L. O. C. G.. Workshop Estudo Semiótico da Articulação Som e Cena e as Teorias da Interpretação Atoral - CEART / UDESC. 2011. .

2.
SOUZA, L. O. C. G.. Doutorado em Artes DINTER/ARTES - UFMG/IFCE: Teorias e Práticas do Teatro Contemporâneo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOUZA, L. O. C. G.; Albricker, Vinícius A. . O Tempo-Ritmo como recurso no processo criativo do trabalho de ator.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SOUZA, L. O. C. G.; MOTTA, Juliana . Microelementos estruturantes da ação física.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SOUZA, L. O. C. G.. Alguém Acaba de Morrer Lá Fora - Diretor - Estúdio Fisções - Agosto 2013. 2013. Teatral.

2.
SOUZA, L. O. C. G.. Assim é se lhe parece, de Pirandello - Direção, Sonoplastia e Dramaturgista. 2012. Teatral.

3.
SOUZA, L. O. C. G.; Albricker, Vinícius . Eu sei que vou te amar. 2012. Teatral.

4.
NOGUEIRA, Décio ; SOUZA, L. O. C. G. ; Albricker, Vinícius . A Noite de Picasso, de Edoarado Erba - Direção e Sonoplastia. 2011. Teatral.

5.
Ramos, Frederico ; SOUZA, L. O. C. G. ; Albricker, Vinícius . Maratona de Nova York, de Edoardo Erba - Direção e Sonoplastia. 2009. Teatral.

Música
1.
SOUZA, L. O. C. G.. Nunca 13 à Mesa - Silvana Menezes. 2005. Audiovisual.

2.
SOUZA, L. O. C. G.. Ifigênia - Eurípides. 1997. Audiovisual.

3.
SOUZA, L. O. C. G.. Como é Mesmo? - Criação Coletiva. 1996. Audiovisual.

4.
SOUZA, L. O. C. G.. Fando e Lis - Fernando Arrabal. 1994. Audiovisual.

5.
SOUZA, L. O. C. G.. O Grande Inquisidor - Dostoievsky / Domingos de Oliveira. 1994. Audiovisual.

6.
SOUZA, L. O. C. G.. Casa de Orates - Doidos Pra...Casar - Aluísio e Artur Azevedo. 1992. Audiovisual.

7.
SOUZA, L. O. C. G.. Poema do Concreto Armado - Rodrigo Robleño. 1991. Audiovisual.

8.
SOUZA, L. O. C. G.. O Médico à Força - Molière. 1990. Audiovisual.

9.
SOUZA, L. O. C. G.. O Gatinho que Bebeu a Lua - Silvino Fernandes. 1990. Audiovisual.

10.
SOUZA, L. O. C. G.. No Natal A Gente Vem Te Buscar - Naum Alves de Souza. 1990. Audiovisual.

11.
SOUZA, L. O. C. G.. Medéia - Eurípides. 1989. Audiovisual.

12.
SOUZA, L. O. C. G.. Cine-Clube - Waldir de Luna Carneiro. 1989. Audiovisual.

13.
SOUZA, L. O. C. G.. Qüem-Qüem - Evaldo Ribas. 1989. Audiovisual.

14.
SOUZA, L. O. C. G.. Tarde da Noite - Luiz Vilela. 1987. Audiovisual.

15.
SOUZA, L. O. C. G.. O Avarento - Molière. 1985. Audiovisual.

Outras produções artísticas/culturais
1.
SOUZA, L. O. C. G.. A Dança da Morte - Direção e Sonoplastia - Apresentação de obra artística/teatral. Belo Horizonte. 2007 (Direção Teatral e Sonoplastia).

2.
SOUZA, L. O. C. G.. Crimes Delicados, de José Antonio de Souza, Direção e Sonoplastia.. 2006 (Direção Teatral e Sonoplastia Adaptada).

3.
SOUZA, L. O. C. G.. Landru, Assassino de Mulheres, de Roberto Perinelli, Direção e Sonoplastia.. 2005 (Direção Teatral, Tradução de Texto e Sonoplastia Adaptada).

4.
SOUZA, L. O. C. G.. A Cozinha, de Arnold Wesker, Tradução, Direção e Sonoplastia.. 2004 (Tradução de Texto, Direção Teatral e Sonoplastia Adaptada).

5.
SOUZA, L. O. C. G.. Madame de Sade - Yukio Mishima. 2003 (Tradução de Texto, Direção Teatral e Sonoplastia Adaptada).

6.
SOUZA, L. O. C. G.. As Bodas de Fígaro - Mozart. 2000 (Direção de Cena Teatral de Ópera).

7.
SOUZA, L. O. C. G.. Così Fan Tutte - Mozart. 1999 (Direção de Cena Teatral de Ópera).

8.
SOUZA, L. O. C. G.. Pobre Super-Homem, de Brad Fraser, Tradução, Direção e Sonoplastia.. 1998 (Direção Teatral e Sonoplastia e Tradução de Texto).

9.
SOUZA, L. O. C. G.. Tiro ao Alvo - Flávio Márcio. 1998 (Direção de Leitura Dramática).

10.
SOUZA, L. O. C. G.. Vestido de Noiva - Nelson Rodrigues. 1995 (Direção Teatral e Sonoplastia).

11.
SOUZA, L. O. C. G.. Aquele Instante (Remontagem) - Dino Buzzati. 1993 (Direção Teatral e Sonoplastia).

12.
SOUZA, L. O. C. G.. Medéia - Eurípides. 1993 (Direção Teatral e Sonoplastia).

13.
SOUZA, L. O. C. G.. Aquele Instante - Dino Buzzati. 1992 (Direção teatral e Sonoplastia).

14.
SOUZA, L. O. C. G.. Linguagens das Américas - Leda Martins e Marcus Bacamarte. 1992 (Direção Teatral e Sonoplastia).

15.
SOUZA, L. O. C. G.. Como Diria Montaigne... - Wilson Sayão. 1991 (Direção Teatral e Sonoplastia).

16.
SOUZA, L. O. C. G.. Os Sobreviventes - Ricardo Meirelles. 1990 (Direção Teatral e Sonoplastia).

17.
SOUZA, L. O. C. G.. Anjo Negro - Nelson Rodrigues. 1988 (Direção Teatral e Sonoplastia).

18.
SOUZA, L. O. C. G.. O Terror e a Miséria do III Reich - Brecht. 1987 (Direção Teatral e Sonoplastia).

19.
SOUZA, L. O. C. G.. A História do Teatro em Cena - Italo Mudado e Leda Martins. 1987 (Direção Teatral e Sonoplastia).

20.
SOUZA, L. O. C. G.. A Tragicomédia da Educação Brasileira - Rubem Alves. 1986 (Direção Teatral e Sonoplastia).

21.
SOUZA, L. O. C. G.. Teatro a Vapor - Artur Azevedo. 1985 (Direção Teatral e Sonoplastia).

Demais trabalhos
1.
SOUZA, L. O. C. G.. Amor e Restos Humanos - Brad Fraser - Tradução. 2001 (Tradução de Peça Teatral) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Vinícius Assunção Albricker. A Fala Cênica sob o entrelaçamento dos princípios e procedimentos de K. Stanislavski e Declan Donnellan. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Igor de Oliveira Silva. Estratégias queers para a encenação: Um olhar sobre Luís Antônio-Gabriela - Suplente. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Elise Tuma Vieira dos Santos. História Oral e Autobiografia no Teatro Documentário - Dissertação de Mestrado - Suplente. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Daniel Furtado Simões da Silva. O Personagem e o Teatro Contemporâneo - Exame de Qualificação - Examinador. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Eberth Guimarães da Silva. Canção Popular e Criação Cênica na Intervenção Urbana - Examinador. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Ana Faria Hadad. A Arqueologia da Voz de Francesca Della Monica - Co-orientador. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Morgana Fernandes Martins. O Som ouvido, visto e sentido: o repertório sonoro da cena teatral e a dramaturgia sonora dos espetáculos do Circo Teatro Udi Grudi - Dissertação Mestrado - Examinador. 2011. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

8.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Frederico Ramos de Oliveira. Estudo da Aplicação dos conceitos Análise Ativa e Tempo-Ritmo no Treinamento do Grupo FISÇÕES - EBA/UFMG (2002-2009) - Defesa de Mestrado - Examinador. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Inajá Neckel. Atitude Extrema e Salto: A Prática Laboratorial de Stanislavski - Orientador. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Morgana Fernandes Martins. O Visível Som da Cena: o repertório sonoro da cena teatral. Exame de Qualificação de Mestrado. UDESC - Santa Catarina. Examinador.. 2010. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

11.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Fernando Joaquin Javier Linares. A Máscara como segunda natureza do ator: o treinamento do ator como uma técnica em ação. Defesa Mestrado. Examinador.. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de André Ferraz Sitônio de Assis.. Construção Atoral para o Teatro Infantil: uma proposta de criação cênica. Defesa Mestrado. Orientador.. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
Ramos, Frederico; SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Iara Fátima Fernandez Falcão. Ação Verbal e o trabalho do ator: proposições stanislavskianas, conceitos outros e considerações atorais. Defesa Mestrado. Orientador.. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
João Marcos Machado Gontijo.; SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de João Marcos Machado Gontijo.. Grupo Galpão: A Arquitetura Teatral e o Lugar na Construção do Espaço Cênico. Defesa Dissertação Mestrado. Examinador.. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
Juliana Carvalho Franco da Silveira; SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Juliana Carvalho Franco da Silveira. A dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch. Defesa Dissertação Mestrado. Examinador.. 2009. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
Tarcisio Dos Santos Ramos; SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Tarcisio Dos Santos Ramos. A tecelagem das margens: por que tão solo? Dança e dramaturgia - Defesa Dissertação Mestrado - Presidente e Orientador. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

17.
Marco Flavio Alvarenga; SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Marco Flavio Alvarenga. Expressão verbal e técnica vocal na oralidade teatral - Defesa Dissertação Mestrado - Presidente e Orientador. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

18.
Gabriela Cordova Christofaro; SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Gabriela Cordova Christofaro. Movimento Expandido: confluência entre a dança e o teatro na criação do bailarino - Defesa Dissertação Mestrado - Presidente e Orientador. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

19.
Jaider Fernandes Reis; SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Jaider Fernandes Reis. A descoberta do Homoerotismo em curtas-metragems brasileiros - Exame Qualificação - Examinador. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

20.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Wilson Pereira de Oliveira. Brecht visita nossa cidade, de Thornton Wilder. Aproximações e Distanciamentos. Defesa de Mestrado. Examinador. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

21.
Ana Luiza Cavalcanti Carneiro; SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Ana Luiza Cavalcanti Carneiro. Luchino Visconti: o cinematografico em Noites Brancas. Exame Qualificação - Examinador.. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

22.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Juliana Alves Mota. Para aprender a observar: em busca de uma atuação polifônica. Defesa Mestrado. Examinador. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

23.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Alexander Evaristo de Moraes. Entre a Precisão e a Espontaneidade: Grotowski e os princípios pragmáticos do trabalho do ator. Defesa Mestrado. Examinador. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

24.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Érica de Lima Melo Garcia. Humor beyond mere belly laughter: Wole Soyinka's The Trials of Brother Jero, Jero's Metamorphosis and Requiem for a Futurologist.. 2002. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

25.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Alessandra Maria Dutra dos Santos. Percorrendo os silêncios: uma incursão na sonoridade de Jonas Bloch, Jota D'Ângelo, Carlos Alberto Ratton e Plínio Marcos.. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

26.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Cláudia de Lourdes Abreu. O Lugar-Teatro de Nelson Rodrigues: o teatro das sensações anônimas.. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

27.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Jane D'Arc da Silva. Griselda Gambaro: Imaginário Feminino e Práxis Cênica.. 2000. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
SOUZA, L. O. C. G.; BORGHOFF, M.; MONTEIRO, L.. Participação em banca de Aline Soares Araújo. O Cantor e o Desenvolvimento Expressivo - Examinador Titular.. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Letícia Mendes de Oliveira. Estamos Trabalhando para vocês: práticas e teorias da framaturgia do espectador no teatro contemporâneo brasileiro. 2014. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Edmundo de Novaes Gomes. Teatro Político em Belo Horizonte: Entre a resistência e a persistência - Tese Doutorado - Suplente. 2013. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Marcelo Farias Costa. Era uma vez um Grêmio: O Teatro Musical de Carlos Câmara e a construção do Teatro Cearense - Tese Doutorado - Suplente. 2013. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Eugênio Tadeu Pereira. Práticas Lúdicas na Formação em Teatro - Suplente. 2012. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo.

6.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Davi de Oliveira Pinto. A cena interrogada: O Guesa Errante a partir do Gestus - Suplente. 2012. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Aline Mendes de Oliveira. A Imagem Cênica com Função Narrativa - Suplente. 2012. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Mônica Medeiros Ribeiro. Corpo, Afeto e Cognição na Rítmica Corporal de Ione de Medeiros - Suplente. 2012. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Juliana Alves Mota Drummond. Marcas deles em mim: memória, música e formação de ator - Examinador. 2012. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
Fábio Cardozo de Mello Cintra; SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Fábio Cardozo de Mello Cintra. A Musicalidade como Arcabouço da Cena: Caminhos para uma Educação Musical no Teatro. Defesa Tese Doutorado. Examinador.. 2006. Tese (Doutorado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

11.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Ronaldo Boschi. Processos criativos - A transgressão como processo criativo na narrativa e no teatro brasileiro pós-moderno.. 2004. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
SOUZA, L. O. C. G.; BORGHOFF, M.; MONTEIRO, L.. Participação em banca de Aline Soares Araújo. Em Busca de uma atuação cênico-performática - Examinador Titular. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Ronaldo Boschi.. Processos Criativos: do desvairismo ao teatro virtual.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
BORGHOFF, M. M.; MONTEIRO, L.; SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Adriano Lopes Sobrinho. As Historietas de Villa-Lobos: o pianista como contador de histórias. Examinador Titular.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SOUZA, L. O. C. G.; HILDEBRANDO, A.; MENDONCA, M. B.. Participação em banca de João Dantas Filho. Traços Pós-Modernos em As Velhas - Examinador Titular.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Vinícius Assunção Albricker. O Trabalho com a Fala Cênica sob os Princípios da Análise Ativa e da metodologia do Alvo - Examinador Titular. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Eberth Guimarães da Silva. O sentido das canções na cena - Exame de Qualificação - Examinador. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Inajá Neckel. O Estúdio de Ópera Bolshoi - Orientador. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, L. O. C. G.; ROJO, S.; GOMES, F. A.. Participação em banca de Cora Coralina Oliveira Rufino.TCC Bacharelado Teatro - EAT o Carlos Gomes - Examinador Titular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SOUZA, L. O. C. G.; PEREIRA, E. T.; MALETTA, E.. Participação em banca de Wendy Carla Dantas Rocha.TCC Bacharelado Teatro - Senhora dos Afogados - Orientador de Artigo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
SOUZA, L. O. C. G.; PAULINO, R. L. S.; LINARES, F. J. J.. Participação em banca de Ítalo Araújo Almeida.TCC Bacharelado Teatro - Vão - Examinador Titular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Rafael Zanon Domingos.TCC Bacharelado em Interpretação Teatral: Reino de Zenon - Orientador de Artigo.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Carlos Caetano.TCC Licenciatura em Teatro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Jésus Lataliza Cezar Campos.TCC Bacharelado em Interpretação Teatral: Óleo sobre tela.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
SOUZA, L. O. C. G.; HILDEBRANDO, A.; ANDRADE, E.. Participação em banca de Camila Morais Alves Silva.TCC Bacharelado Teatro - Conto de Batom - Examinador Titular.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Renato Fabrício Marinho Reis.TCC Bacharelado em Teatro - Eu sei que vou te amar - Orientador de Artigo.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Frederico Picoli Barbosa Dias.O Ator e o Riso: o ensino da comicidade através da Improvisação - TCC de Licenciatura (Monografia) - Examinador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
Dias, Fábio; SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Fábio Dias da Silva.O Olhar da Máscara Neutra sobre a Reação em Ação Física - TCC de Licenciatura (Monografia) - Orientador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
SOUZA, L. O. C. G.; Albricker, Vinícius. Participação em banca de Vinícius Assunção Albricker.A Noite de Picasso - Alvo e Reação no Trabalho de Ator - Espetáculo Teatral e Artigo Escrito -TCC Bacharelado - Orientador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
SOUZA, L. O. C. G.; NOGUEIRA, Décio. Participação em banca de Décio Cristiano Miranda de Sousa Nogueira.A Noite de Picasso - Os Elementos de trabalho de ator para a sustentação do jogo de reações no espetáculo A Noite de Picasso - Espetáculo Teatral e Artigo Escrito - TCC Bacharelado - Orientador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Francisco Cereno Pereira Andrade.A Oficina Ritmo e Texto na Preparação Vocal da Montagem de Loucos de Amor. Defesa TCC Licenciatura. Examinador. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Marina Florentino.Loucos de Amor - Espetáculo Teatral. Defesa TCC Bacharelado. Examinador.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Fabiana de Moura Bergamini..Av. Pindorama 171 Espetáculo Teatral Defesa TCC Bacharelado. Examinador.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

16.
SOUZA, L. O. C. G.. Participação em banca de Priscilla R Cler dos Reis Motta.A Cantora Careca. Espetáculo Teatral. Defesa TCC Bacharelado. Avaliador.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOUZA, L. O. C. G.. Teatro - Formação de Professores de Teatro. Concurso de Assistente. Examinador. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SOUZA, L. O. C. G.. Professor Assistente: Artes: Direção Teatral. Examinador.. 2008. Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
SOUZA, L. O. C. G.. Professor Substituto: Interpretação Teatral para Licenciatura. Examinador.. 2007. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SOUZA, L. O. C. G.. Professor Assistente: Interpretação Teatral para Licenciatura. Examinador.. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SOUZA, L. O. C. G.. Professor de Expressão Corporal. 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
SOUZA, L. O. C. G.. Professor de Interpretação Teatral. 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
SOUZA, L. O. C. G.. Professor de Artes. 2002. Universidade Estadual de Montes Claros.

8.
SOUZA, L. O. C. G.. Professor de Interpretação Teatral. 2001. Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
SOUZA, L. O. C. G.. Professor de Interpretação Teatral. 2000. Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
SOUZA, L. O. C. G.. Professor de Teatro em Língua Portuguesa. 2000. Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
SOUZA, L. O. C. G.. Professor de Interpretação. 2000. Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
SOUZA, L. O. C. G.. Professor de Interpretação, Improvisação e Direção Teatral. 1999. Universidade Federal de Ouro Preto.

13.
SOUZA, L. O. C. G.. Profesor de Caracterização Cênica. 1999. Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
SOUZA, L. O. C. G.. Professor de Iluminação, Sonoplastia e Ética. 1998. Universidade Federal de Minas Gerais.

Avaliação de cursos
1.
SOUZA, L. O. C. G.. Comissão do Programa de Licenciaturas Internacionais CAPES / PORTUGAL - Membro Consultor. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SOUZA, L. O. C. G.. Presidente da Comissão de Elaboração da Prova ENADE 2009 - INEP - Avaliação Institucional Brasileira.. 2009. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

3.
SOUZA, L. O. C. G.. Supervisor e Corretor das Provas de Teatro ENADE 2009. Avaliação Institucional Brasileira.. 2009. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Outras participações
1.
SOUZA, L. O. C. G.; HILDEBRANDO, A.. Examinador na Banca de Monitoria Teatro - Iluminação. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SOUZA, L. O. C. G.. Parecerista na Comissão INA 2015 DFTC. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
SOUZA, L. O. C. G.; GUSMAO, R.. Examinador Titular na Banca Exame de Comprovação de Conhecimentos do aluno Cleuves Emanuel Freire Dias - Colegiado de Teatro.. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
SOUZA, L. O. C. G.. Examinador na Comissão Programa de Mobilidade Discente Minas Mundi DRI. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
SOUZA, L. O. C. G.. Estágio Probatório de Profa. Dra. Marina Marcondes Machado - Presidente. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
SOUZA, L. O. C. G.. Comissão de Avaliação da XXIII Semana de Iniciação Científica - Avaliador. 2014. Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
SOUZA, L. O. C. G.. Comissão de Avaliação Parcial de Estágio Probatório da Professora Tânia Mara Silva Meireles. Presidente da Comissão. 2007. Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
SOUZA, L. O. C. G.. Comissão de Avaliação Parcial de Estágio Probatório dos Professores Eugênio Tadeu Pereira e Mônica Medeiros Ribeiro. Avaliador.. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
SOUZA, L. O. C. G.. Comissão de Avaliação de Oferta de Disciplinas do Colegiado do Curso de Teatro. Avaliador. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Acting Workshop with Maria Psomas - Outubro 2013. 2013. (Oficina).

2.
Colóquio: Movimentos Interdisciplinares: corpo, gesto e cognição - Abril 2013. 2013. (Encontro).

3.
III Seminário Internacional de Pesquisa em Teatro - Palestrante - setembro 2013 - Uberlândia - UFU.Ação Física e a Metodologia do Alvo. 2013. (Seminário).

4.
Rumos - Seminário Cursos de Teatro e Dança da UFMG - Comunicação - Agosto 2013.Estúdio Fisções e a Pesquisa em Ação Física. 2013. (Seminário).

5.
VI Jornada Latino-Americana de Estudos Teatrais - Comunicação - Universidade Regional de Blumenau - SC Julho 2013.O Objetivo como operador teórico e prático no trabalho e na formação do profissional de teatro. 2013. (Encontro).

6.
Reunião de Trabalho de Acompanhamento Acadêmico do Programa de Licenciaturas Internacionais CAPES/Coimbra - Universidade de Coimbra- Fevereiro de 2012.Acompanhamento e Avaliação Acadêmica de Estudantes em regime de Intercâmbio Escolar. 2012. (Encontro).

7.
Reunião de Trabalho de Acompanhamento Acadêmico do Programa de Licenciaturas Internacionais CAPES/Portugal - Universidade do Porto e Universidade de Coimbra - Setembro de 2012.Acompanhamento e Avaliação Acadêmica de Estudantes em regime de Intercâmbio Escolar. 2012. (Encontro).

8.
II Encontro Memorial: Nossas Letras na História da Educação ICHS/UFOP - Mesa Redonda: Formação e Pesquisa no Campo Educacional - Palestrante.Mesa Redonda: Formação e Pesquisa no Campo Educacional - Palestrante. 2009. (Encontro).

9.
40º Festival de Inverno - Professor - Oficina:" O Tempo-ritmo como recurso no processo criativo do trabalho de ator"." O Tempo-ritmo como recurso no processo criativo do trabalho de ator". 2008. (Oficina).

10.
ECUM 6ª Edição 2008 - Encontro Mundial das Artes Cênicas. 2008. (Congresso).

11.
IV Congresso ABRACE - Comunicador - CONEXÕES: uma prática para a formação do ator.. CONEXÕES: uma prática para a formação do ator.. 2008. (Congresso).

12.
Seminário O Som no Cinema de Animação - Palestrante: Elementos sonoros na construção da narrativa..Elementos sonoros na construção da narrativa. 2008. (Seminário).

13.
II Colóquio Literatura Artes e Mídias: Diálogos - Mesa Redonda - Palestrante: Intermidialidade no Teatro Música e Dança..Intermidialidade no Teatro Música e Dança.. 2007. (Encontro).

14.
I Encontro Memorial ICHS - UFOP - Mesa Redonda - Palestrante: Itinerário Acadêmico: do ensino de língua ao do teatro..Itinerário Acadêmico: do ensino de língua ao do teatro.. 2004. (Encontro).

15.
Encontro no Centro de Estudos Cênicos do Teatro Casanova..Semiótica: A Sonoplastia e a Cena Teatral.. 2002. (Encontro).

16.
I Encontro NEC/UFMG: Interfaces Culturais..Brad Fraser e uma dramaturgia canadense.. 2002. (Encontro).

17.
VIII Congresso Internacional ABRALIC 2002. Cenas de uma Dramaturgia. 2002. (Congresso).

18.
Seminário sobre Os Caminhos do Teatro - Palestrante: Os Caminhos do Som no Teatro.Os Caminhos do Som no Teatro. 2001. (Seminário).

19.
Festival Paraopebano de Teatro.A Sonoplastia e a Cena Teatral Contemporânea. 2000. (Outra).

20.
IV Semana de Eventos da FALE - UFMG.O diálogo entre a música e a cena teatral.. 2000. (Simpósio).

21.
Programa Sabadão Cultural.A Formação do Ator. 2000. (Encontro).

22.
Ciclo de Debates sobre Estudos em Tradução..A Tradução Interlingual e a Tradução Cênica de Pobre Super-Homem de Brad Fraser. 1998. (Simpósio).

23.
Atividade Cultural do Curso de Graduação Cultura Portuguesa e Brasileira - Université Lumière Lyon II.Panorama do Teatro Brasileiro do Século XX. 1997. (Outra).

24.
KAOS - Cultura Urbana nas Décadas de 80 / 90..O Teatro nas Décadas de 80 e 90.. 1995. (Encontro).

25.
Conferência do Curso de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná..O Teatro de Tennessee Williams: Leitura Intersemiótica. 1994. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Letícia Mendes de Oliveira. O Papel do Espectador nos Processos de Criação de Dramaturgias Contemporâneas Brasileiras - Tese de Doutorado. Início: 2010. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Thiago Rodrigo e Michele. Estudos Artísticos de Graduação - Dupla Licenciatura - Lisboa - Portugal. Início: 2012. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Adriana, Carlos e Francisco. Estudos Artísticos de Graduação - Dupla Licenciatura - Coimbra - Portugal. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Universidade de Coimbra. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Leandro Geraldo da Silva Acácio. O Teatro Performativo: a construção de um operador conceitual. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

2.
João Paulo Valadares Coimbra. O Ator antes da Cena: procedimentos de criação através da linha de ações físicas em Stanislavski e Grotowski. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

3.
Inajá Neckel. Os Estúdios de K. Stanislavski: um estudo entre criação e ética do ator. Orientação: Luiz Otavio Carvalho. 2011. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

4.
André Ferraz Sitônio de Assis. Construção Atoral para o Teatro Infantil: uma proposta de criação cênica - Dissertação de Mestrado 2010. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

5.
Iara Fátima Fernandez Falcão. Ação Verbal e o Trabalho do Ator: proposições stanislavskianas, conceitos outros e considerações atorais - Dissertação de Mestrado. 2010. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

6.
Tarcísio dos Santos Ramos. A Tecelagem das Margens. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

7.
Marco Flávio de Alvarenga. Expressão Verbal e Técnica Vocal na Oralidade Teatral. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

8.
Gabriela Córdova Christófaro. Movimento Expandido. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Wendy Carla Rocha. Artigo - O Processo Criativo do Espetáculo Senhora dos Afogados.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

2.
Rafael Zanon Domingos. TCC Bacharelado em Interpretação Teatral: Reino de Zenon.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

3.
Lúcio Eduardo Honorato de Oliveira. Reflexões acerca das diferenças ideológicas entre o Teatro e a Escola: relatos de uma experiência - Orientador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

Iniciação científica
1.
Camila Vaz Rodrigues. Metodologia de Ensino e Aperfeiçoamento em Atuação Cênica - Orientador. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

2.
Enedson Gomes da Silva. A palavra é ação. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

3.
Amanda de Souza Mlo. Intenção: um elemento essencial da ação física. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

4.
Fernando Rosa Motta Filho. Tempo-Ritmo: uma ferramenta fundamental no processo de criação. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

5.
Frederico Ramos de Oliveira. O Ritmo na Ceana Teatral. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

6.
Kelly Cristina Ferreira. Processo de Criação Cênica. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

7.
Daniel Eugênio Neves. Repensando o Gesto: As Forças Motrizes Interiores. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

8.
Fabrícia Barbosa Duarte. Comunicação Teatral: O espectador e o processo de trabalho do ator.. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

9.
Pauline Desirrê Braga. A Correlação Texto e Interpretação na Comunicação Teatral. 1999. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.

Orientações de outra natureza
1.
Daniela Lima. Orientador da Pesquisa Publicada - Jogando com o Objetivo e Fazendo Apostas para vencer na Atuação Cênica. 2016. Orientação de outra natureza. (Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Luiz Otávio Carvalho Gonçalves de Souza.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Outras informações relevantes


Pesquisador da área de Artes Cênicas nas seguintes linhas de pesquisa:
Interpretação teatral:
1º) O Método das Ações Físicas (Stanislavski) e a Cena Teatral Contemporânea.
2º) A Articulação Sonora Teatral (Sonoplastia) e a Cena Teatral Contemporânea.
3º) Semiologia do Teatro - Signos Sonoros Não-Verbais, O Texto Falado, O Movimento Cênico - Aplicada na Articulação da Cena Teatral Contemporânea.
4°) Metodologia e pesquisa de criação atoral cênica a partir de partituras de ações físicas, afinação de tempo-ritmo e construção de subtextos
5º) Formação de Ator e do Professor de Teatro em Ação Física por meio da Metodologia do "Alvo" de Declan Donnellan



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 4:07:30