Gisele Diniz Cavalcante

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7860454884724898
  • Última atualização do currículo em 03/07/2018


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (2003). Pós graduação lato sensu em TI para Educadores pela Universidade Federal de Alagoas e em Metodologia do Ensino de língua Inglesa pela Universidade Barão de Mauá - São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas. Apresentou trabalhos em Encontros Nacionais de Iniciação Científica realizados pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi bolsista do CNPq durante os anos de 2000-2003 com o projeto Utopia, Utopias: Origem e Evolução do Conceito. Fez parte do Grupo de Pesquisa Literatura & Utopia Coordenado pela Profa. Dra. Ildney de Fátima Souza Cavalcanti. Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Alagoas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gisele Diniz Cavalcante
Nome em citações bibliográficas
CAVALCANTE, G. D.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2016
Especialização em Metodologia do ensino de língua Inglesa. (Carga Horária: 429h).
Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista, CBM, Brasil.
Título: Inglês como segunda língua: uma abordagem alternativa para o ensino de língua inglesa no Brasil.
Orientador: Gisele Massafera.
2014 - 2016
Especialização em TI para Educadores. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: Tecnologia na Educação infantil: ferramenta que auxilia no processo de letramento..
Orientador: Cleide Jane de sá Araújo Costa.
1998 - 2003
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
Título: Looking at Utopia and Metalanguage in Thomas More's Utopia and Octavia Butler's Parable of the Sower.
Orientador: Ildney de Fátima Souza Cavalcante.
Bolsista do(a): Conselho Nacioinal de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, CNPQ*, Brasil.




Atuação Profissional



System Tours, SYSTEM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Experiência na docência de crianças e adolescentes, aulas ministradas em Inglês e metodologia audiolingual.


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

8/2001 - 6/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Ufal, Chla.

Linhas de pesquisa
Literatura e Utopia
7/2000 - 6/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, .

Linhas de pesquisa
Literatura

Universidade Estadual de Alagoas, UNEAL, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Literatura e Utopia
2.
Literatura


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTE, G. D.. Utopia,Utopias:origem e evolução do conceito. In: XI Encontro de Iniciação Científica, 2002, Maceió. Ciencia:Superando adversidades. Maceió: EDUFAL, 2002. v. XI.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVALCANTE, G. D.. Utopia, Utopias: Origem e evolução do conceito.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAVALCANTE, G. D.. Participação em banca de Maria Sônia Moura dos santos.A visão dos professores de Geografia que ensinam alunos com deficiência mental nas escolas da rede pública minicipal de União dos Palmares.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas.

2.
CAVALCANTE, G. D.. Participação em banca de Renata Mariane Pereira da Silva.As redes sociais como ferramenta didática no Ensino de Geografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas.

3.
CAVALCANTE, G. D.. Participação em banca de Lucineide Augusto da silva.Pacto e sua influência do professor/aluno da disciplina de Geografia no primeiro ciclo na formação continuada: o caso das escolas de União dps Palmares-AL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas.

4.
CAVALCANTE, G. D.. Participação em banca de Ivonete Clemente da silva.A internet como ferramenta beneficiadora do ensino/aprendizagem da língua inglesa no universo da educação básica Brasileira.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

5.
CAVALCANTE, G. D.. Participação em banca de Gilvânia Barros da Rocha.A importância do letramento digital nas aulas de língua inglesa na cidade de União dos Palmares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

6.
CAVALCANTE, G. D.. Participação em banca de Joseane Nunes Batista das Neves.O ensino e aprendizagem da língua inglesa: desafios e perspectivas para os estudantes no ensino fundamental.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

7.
CAVALCANTE, G. D.. Participação em banca de Mary Lourdes Neves Santos Feitosa.O ensino de língua Portuguesa através da literatura Inglesa.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

8.
CAVALCANTE, G. D.. Participação em banca de Kariny Morgane Morais Barboza.Reflexões sobre avaliação da aprendizagem e sua aplicabilidade ao ensino de língua inglesa nas séries iniciais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

9.
CAVALCANTE, G. D.. Participação em banca de Erilúcia Gomes da Silva Santos.Reflexões sobre a presença dos anglicismos na linguagem cotidiana do Brasileiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

10.
CAVALCANTE, G. D.. Participação em banca de Edson da Silva Oliveira.Reflexões sobre o uso da literatura inglesa no ensino e aprendizagem de inglês: experiências de uma prática pedagógica em turmas da 3 série do ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

11.
CAVALCANTE, G. D.. Participação em banca de Adella Cardozo de Souza.O uso da música como estratégia de aprendizagem no ensino de língua inglesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas.

12.
CAVALCANTE, G. D.. Participação em banca de Quitéria Simão da Silva.Geografias das mobilidades: uma análise da problemática do transporte escolar e seus (des)percursos no município de Santana do Mundaú/AL.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Alagoas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CAVALCANTE, G. D.. Seleção de prova didática (português) do PRÉ-ENEM. 2018. Universidade Estadual de Alagoas.

2.
CAVALCANTE, G. D.. Seleção de prova didática (inglês) do PRÉ-ENEM. 2018. Universidade Estadual de Alagoas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
English Camp MCB. 2017. (Outra).

2.
IV EAC ( Encontro Acadêmico).Fprmação e Atuação de professores de língua Inglesa.. 2016. (Encontro).

3.
IV SEAMALI (Semana de estudos literários). Nas fronteiras entre a Literatura e a vida.. 2016. (Congresso).

4.
XI Encontro de Iniciação Científica.Utopia, Utopias: Origem e Evolução do Conceito. 2002. (Encontro).

5.
XII Encontro de Iniciação Científica.Utopia, Utopias: Origem e Evolução do Conceito. 2002. (Encontro).

6.
IX Encontro de Iniciação Científica. 1999. (Encontro).

7.
IX Encontro de iniciação científica promovido pelo CNPq.. 1999. (Encontro).

8.
Minicurso A produção escrita: coerência e coesão textuais.. 1999. (Outra).

9.
Minicurso Introdução á língua e Cultura Alemã.. 1999. (Outra).

10.
Minicurso Noções de tradutologia de língua espanhola.. 1999. (Outra).

11.
Minicurso Princípios de avaliação e elaboração de testes em língua estrangeira.. 1999. (Outra).

12.
Minicurso Princípios de avaliação e elaboração de testes em língua estrangeira.. 1999. (Outra).

13.
Novas teses em linguística promovido pelo PPGLL da UFAL.. 1999. (Seminário).

14.
Novas teses em Literatura, promovido pelo PPGLL da UFAL.. 1999. (Seminário).

15.
V Semana de Cultura Estrangeira. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAVALCANTE, G. D.. Semana anglo Cultural. 2018. (Outro).

2.
CAVALCANTE, G. D.. IV Encontro Acadêmico. 2016. (Outro).

3.
CAVALCANTE, G. D.. IV SEMALI - Semana de Estudis Literários.. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Samuel Valentim Barreto. O uso das redes sociais como ferramnetas de ensino-aprendizagem da língua inglesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Gisele Diniz Cavalcante.

2.
Rosana de Brito Ferreira. A formação de professores de língua inglesa através das Tecnologias da informação e comunicação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual de Alagoas. Orientador: Gisele Diniz Cavalcante.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CAVALCANTE, G. D.. Utopia, Utopias: Origem e evolução do conceito.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 21:57:33