Maria Isabel Fernandes Bezerra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4277856503964213
  • Última atualização do currículo em 28/07/2017


Bacharel e licenciada em Letras - Linguística pela Universidade de São Paulo (2003), mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013), doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (previsão de término em 2019). Atualmente é professora de língua portuguesa e literatura em escolas particulares. Tem experiência na área de Análise do Discurso, com ênfase na teoria bakhtiniana, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros do discurso, livro didático, artigo de opinião, opinião pública, coesão, ensino médio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Isabel Fernandes Bezerra
Nome em citações bibliográficas
FERNANDES, I.

Endereço


Endereço Profissional
Colégio Notre Dame, Colégio Notre Dame.
R. Alegrete 168
Sumaré
01254-010 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 38730366
URL da Homepage: www.colegionotredame.com.br


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras Filologia e Língua Portuguesa.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estilo do gênero artigo de opinião,
Orientador: Sheila Vieira de Camargo Grillo.
Palavras-chave: análise dialógica do discurso; artigo de opinião; jornalismo; estilo; opinião pública.
2011 - 2013
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Análise dialógica do gênero artigo de opinião em livros didáticos para o Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Elisabeth Brait.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: artigo de opinião; gêneros discursivos; livro didático; ensino médio.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise dialógica do discurso.
2009 - 2010
Especialização em Docência da Língua Portuguesa. (Carga Horária: 100h).
Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ISE, Brasil.
Título: Artigos de opinião de alunos do Ensino Médio - onde estão os conectores?.
Orientador: Maria José Nóbrega.
2000 - 2002
Graduação em Licenciatura em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1991 - 2001
Graduação em Letras - Linguística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A paráfrase no discurso de adolescentes.
Orientador: Diana Luz Pessoa de Barros.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 8h).
Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ISE, Brasil.
1999 - 1999
Correção de redação.
Colegio Bandeirantes, COLÉGIO BAND, Brasil.
1986 - 1986
A televisão brasileira. (Carga horária: 26h).
Centro Cultural Candido Mendes, CCCM, Brasil.
1985 - 1985
Básico de Fotografia. (Carga horária: 42h).
Associação Brasileira de Artes Fotográficas, ABAF, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Notre Dame, CND, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 8


Colégio Coração de Jesus, CCJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora de língua portuguesa, Carga horária: 12


Escola Viva, EV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

Atividades

2/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Pesquisa

Instituto Acaia, IA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador e educador social, Carga horária: 18
Outras informações
Oficina de Linguagem [Língua Portuguesa]


Escola Vera Cruz, EVC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 3
Outras informações
Projeto educacional de Educação de Jovens e Adultos


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: integrante


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Colégio Brasil Canadá, CBC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora de língua portuguesa, Carga horária: 12


Escola Alef Peretz, EAP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: horista, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Estilo do gênero artigo de opinião
Descrição: Tese de doutorado que investiga o estilo do gênero jornalístico artigo de opinião sob a perspectiva da Análise Dialógica do Discurso.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
A justaposição em artigos de opinião: uma análise dialógica
Descrição: Esta pesquisa investigará a justaposição como recurso coesivo em artigos produzidos por alunos do Ensino Médio e artigos publicados no jornal Folha de S.Paulo em cada um dos seguintes anos 2010, 2000, 1990, 1980. Serão considerados artigos de opinião os textos constituídos predominantemente por sequências textuais argumentativas representativas de ponto de vista e de justificativas do ponto de vista. Os textos serão analisados de acordo com os mecanismos de coesão sequencial, especificamente o uso de marcadores e da justaposição, de acordo com os estudos de Maria Antonia Coutinho e Ingedore Koch. Considerar-se-á os artigos em seus situações de produção, publicação e circulação, buscando-se entender as relações entre interlocutores e fatos de língua e contextos, segundo a perspectiva de Bakhtin/Volochinov..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2013
Verbo-visual e produção de sentidos: perspectiva dialógica
Descrição: Para dar continuidade à pesquisa centrada nas contribuições teórico-metodológicas da perspectiva dialógica de discurso é necessáriol buscar, no conjunto do pensamento bahktiniano, as categorias, noções e sugestões que, apresentadas para o discurso verbal, mas tendo alcance nos estudos da linguagem como um todo, possam ser recuperadas e mobilizadas em função de uma melhor compreensão das formas de produção do sentido em manifestações discursivas verbo-visuais. Em vários textos do Círculo encontram-se sugestões para o reconhecimento do visual como texto ou mesmo sugestão de articulações verbal, extraverbal, visual. Esse é o caso, por exemplo, do ensaio O autor e o herói (texto inacabado, pertencente aos arquivos, 1920/1930, publicado em Estética da criação verbal). Nele Bakhtin afirma: o objeto estético não é, naturalmente, constituído somente de palavras, ainda que a parte verbal seja importante nele, e esse objeto da visão estética possui uma forma espacial interna artisticamente significante que é representada pelas palavras da obra (essa forma, na pintura, é representada pelas cores, pelo desenho, pelas linhas, e daí não decorre que o objeto estético seja constituído apenas de linhas e de cores; trata-se precisamente de construir um objeto concreto a partir das linhas e das cores. Considerando que a Análise do Discurso de diferentes vertentes coloca a leitura e a produção textual-discursiva como objeto de pesquisa, a dimensão verbo-visual deve aí ser englobada como característica da vida em sociedade e, também, da constituição dos sujeitos e das identidades. As produções de caráter verbo-visual, tais como charge, publicidade, capas de revistas, primeiras páginas de jornal, poemas visuais, dentre outras, serão objeto desta pesquisa, assim como o levantamento e sistematização das sugestões teórico-metodológicas das obras do Círculo. O projeto, apoiado pelo CNPq, terá a duração de 3 anos e está articulado ao Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Identidade e Memória..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2001
A paráfrase no discurso de adolescentes
Descrição: Pesquisa de iniciação científica vinculada à Análise da Conversação, cujo objetivo foi analisar as estratégias de parafraseamento no discurso de adolescentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria Isabel Fernandes Bezerra - Coordenador / Diana Luz Pessoa de Barros - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise dialógica do discurso.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERNANDES, I.2016FERNANDES, I.. Flutuações de sentido da palavra ocupação. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 3, p. 1-269, 2016.

2.
FERNANDES, I.2012FERNANDES, I.. O artigo de opinião no ensino médio: onde estão os conectivos?. Revista Veras, v. 2, p. 1, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, G. R. ; MOREIRA, M. ; FERNANDES, I. . Nossa língua. 1. ed. São Paulo: Nova geração, 2005. v. 2. 614p .

Capítulos de livros publicados
1.
BRAIT, E. ; CAMPOS, M. T. R. A. ; COSTA, E. ; SILVA, A. ; CAVALCANTE, C. G. ; FERNANDES, I. . Análise do artigo de opinião em livros didáticos. In: Anderson Silva; Elizangela Costa. (Org.). Livro didático: olhares dialógicos. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2017, v. 1, p. 7-167.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, I.. A justaposição no artigo de opinião. In: I Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação, 2012, Blumenau. I Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação. Blumenau, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, I.. Análise dialógica do gênero artigo de opinião em um livro didático. In: 1º Seminário de Pesquisa Livros Didáticos de Língua Portuguesa, 2012, São Paulo. 1º Seminário de Pesquisa Livros Didáticos de Língua Portuguesa, 2012.

2.
FERNANDES, I.. O gênero artigo de opinião no ensino médio. In: I Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação, 2012, Ilhéus. I Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação, 2012. v. 1. p. 52.

3.
FERNANDES, I.; NOGUEIRA, M.A. . Uma experiência com gêneros discursivos na educação de adultos. In: VI Fórum Paulo Freire, 2008, São Paulo. Uma experiência com gêneros discursivos na educação de adultos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008. v. 1.

4.
FERNANDES, I.; NOGUEIRA, M.A. . Revista literária na educação de jovens e adultos. In: I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2008, São Paulo. Revista literária na educação de jovens e adultos. São Paulo, 2008.

5.
FERNANDES, I.. A paráfrase no discurso de adolescentes. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2001, São Paulo. A paráfrase no discurso de adolescentes. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2001. v. 1.

6.
FERNANDES, I.. A paráfrase no discurso de adolescentes. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo, 2000, São Paulo. A paráfrase no discurso de adolescentes. São Paulo: Zero Onze Produções, 2000. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, I.. Análise dialógica do gênero artigo de opinião em livros didáticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FERNANDES, I.. Análise dialógica do gênero artigo de opinião em um livro didático. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
FERNANDES, I.. A justaposição no artigo de opinião. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FERNANDES, I.. O gênero artigo de opinião no ensino médio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
FERNANDES, I.. A paráfrase no discurso de adolescentes. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
FERNANDES, I.. A paráfrase no discurso de adolescentes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
FERNANDES, I.. A metalinguagem no discurso de adolescentes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
FERNANDES, I.. Carpe Diem. 2012; Tema: Blog da disciplina Literatura do Colégio Notre Dame. (Blog).

2.
FERNANDES, I.; MELO, T. . Achei aquelas letras. 2009; Tema: Blog da Oficina de Linguagem. (Blog).

3.
FERNANDES, I.; FALEIROS, F. . Dicionário de Gírias Dinossauro. 2009; Tema: Blog da Oficina de Linguagem. (Blog).

4.
FERNANDES, I.. Lingua[via]gem. 2009; Tema: Blog pessoal sobre pesquisa e docência de Língua Portuguesa. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERNANDES, I.. Oficina de produção de texto. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
FERNANDES, I.; BOTIN, L. M. ; GAILLOTE, M. ; PARIZZI, L. ; PICCHI, B. . Notre Ciência e Cultura. 2012. (Revista).

3.
FORTUNATO, M. ; NOBREGA, M. J. ; NOGUEIRA, M.A. ; GALLO, C. ; D'ALBERTAS, M.L. ; FERNANDES, I. . Sequência didática para artigos de opinião. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FERNANDES, I.; NOGUEIRA, M.A. . Revista Vozes do Ilha. 2008. (revista).

5.
FERNANDES, I.; NOGUEIRA, M.A. . Revista Vozes do Ilha. 2007. (revista).

6.
BRACHER, B. ; FERNANDES, I. ; NOGUEIRA, M.A. . Revista Vozes do Ilha. 2006. (revista).

7.
OLIVEIRA, G. R. ; MOREIRA, M. ; FERNANDES, I. . A sua língua. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro didático de língua portuguesa).

8.
BRACHER, B. ; FERNANDES, I. ; NOGUEIRA, M.A. . Revista Vozes do Ilha. 2005. (revista).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FERNANDES, I.; José Carlos de Sousa. Participação em banca de Ana Paula Batista Pereira de Moraes. Das asperezas e outras passagens. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Escritores) - Instituto Superior de Educação Vera Cruz.

2.
FERNANDES, I.; SILVA, L.. Participação em banca de Ana Célia de Mendonça Goda Cunha. Histórias da Chácara. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Escritores) - Instituto Superior Vera Cruz.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Jornada do Grupo de Pesquisa Diálogo.Análise dialógica do gênero artigo de opinião em livros didáticos. 2016. (Outra).

2.
XIX Simpósio de educação Rede Azul. 2016. (Simpósio).

3.
XVIII Simpósio de Educação Rede Azul. 2015. (Simpósio).

4.
A literatura e a arte para nos harmonizar com o que nos rodeia. 2014. (Outra).

5.
Inventando futuros. 2014. (Encontro).

6.
Seminário de Leitura Conversas ao pé da página. 2014. (Seminário).

7.
XVII Simpósio de Educação Rede Azul. 2014. (Simpósio).

8.
1º Seminário de Pesquisa sobre Livros Didáticos de Língua Portuguesa.Análise dialógica do gênero artigo de opinião em um livro didático. 2012. (Seminário).

9.
Ainda precisamos de Mikhail Bakhtin?. 2012. (Encontro).

10.
Grupo de Pesquisa Linguagem, Memória e Identidade.A justaposição em artigos de opinião: uma análise dialógica. 2012. (Encontro).

11.
I Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação.A justaposição em artigos de opinião: análise dialógica do gênero. 2012. (Outra).

12.
I ICLOC Práticas na sala de aula. 2012. (Congresso).

13.
I Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação.O gênero artigo de opinião no ensino médio. 2012. (Seminário).

14.
Semana da Francofonia La recherche en didactique des langues. 2012. (Encontro).

15.
Ainda precisamos de Mikhail Bakhtin? Prof. Clive Thomson. 2011. (Outra).

16.
Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica. 2011. (Encontro).

17.
II Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Língua em Ambientes Virtuais. 2011. (Outra).

18.
VI Jornada do Grupo de Pesquisa Linguagem, Identidade e Memória. 2011. (Outra).

19.
V CELE - Colóquio de Estudos sobre Leitura, Escrita e Ensino em Língua Portuguesa. 2010. (Outra).

20.
I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Revista literária na educação de jovens e adultos. 2008. (Simpósio).

21.
VI Fórum Paulo Freire.Uma experiência com gêneros discursivos na educação de adultos. 2008. (Outra).

22.
Seminário do GEL Grupo de Estudos Linguísticos.A paráfrase no discurso de adolescentes. 2002. (Seminário).

23.
9o Simpósio Internacional de Iniciação Científica.A paráfrase no discurso de adolescentes. 2001. (Simpósio).

24.
8o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica.A paráfrase no discurso de adolescentes. 2000. (Simpósio).

25.
Seminário do GEL Grupo de Estudos Linguísticos.A metalinguagem no discurso de adolescentes. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GRILLO, S. ; MACHADO, F. ; QUEIROZ, I. ; CAVALCANTE, U. ; HIGASHI, A. ; GLUSHKOVA, M. ; MODOLO, A. ; ROSALVO, L. ; FERNANDES, I. . I Jornada do grupo de pesquisa Diálogo. 2016. (Outro).

2.
FERNANDES, I.. Concurso literário Notre Dame. 2016. (Concurso).

3.
FERNANDES, I.. Concurso literário Notre Dame. 2015. (Concurso).

4.
FERNANDES, I.. Concurso literário Notre Dame. 2014. (Concurso).

5.
FERNANDES, I.. Concurso literário Notre Dame. 2013. (Concurso).

6.
FERNANDES, I.; NOGUEIRA, M.A. . Concurso literário Ilha de Vera Cruz. 2008. (Concurso).

7.
FERNANDES, I.; NOGUEIRA, M.A. . Concurso literário Ilha de Vera Cruz. 2007. (Concurso).

8.
BRACHER, B. ; FERNANDES, I. ; NOGUEIRA, M.A. . Concurso literário Ilha de Vera Cruz. 2006. (Concurso).

9.
BRACHER, B. ; FERNANDES, I. ; NOGUEIRA, M.A. . Concurso literário Ilha de Vera Cruz. 2005. (Concurso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FERNANDES, I.2012FERNANDES, I.. O artigo de opinião no ensino médio: onde estão os conectivos?. Revista Veras, v. 2, p. 1, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, I.. A paráfrase no discurso de adolescentes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
FERNANDES, I.. A metalinguagem no discurso de adolescentes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
FERNANDES, I.. A paráfrase no discurso de adolescentes. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
FERNANDES, I.. Análise dialógica do gênero artigo de opinião em um livro didático. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
FERNANDES, I.. A justaposição no artigo de opinião. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 21:52:51