José Guilherme de Oliveira Brockington

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9688530845451866
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Graduado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo (2005) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Professor Adjunto no Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, tem vasta atuação em pesquisas com inserção de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Lecionou em inúmeros cursos de formação continuada para professores da rede pública e é autor de diversos materiais didáticos. Foi um dos autores da nova proposta curricular do Estado de São Paulo bem como escreveu material para professores e alunos referentes aos conteúdos de Física do 2º ano do Ensino Médio. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Física Moderna e Contemporânea, ensino de Física Quântica e Teoria da Relatividade, Filosofia da Ciência, Realismo, Educação, Transposição Didática, recursos instrucionais para o Ensino de Física, simulações e modelagem. Atualmente tem se dedicado à compreensão dos mecanismos subjacentes aos processos emocionais envolvidos na aprendizagem. Sua pesquisa busca estabelecer links entre Neurociências e Educação. Durante quase dois anos ficou sob orientação do neurocientista Antonio Damasio, no Brain and Creativity Institute, durante o doutoramento. Agora utiliza o arcabouço teórico e metodológico das Neurociências para investigar o papel da emoção na construção de conhecimentos científicos e a influencia de elementos afetivos nas tomadas de decisão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Guilherme de Oliveira Brockington
Nome em citações bibliográficas
BROCKINGTON, G.;BROCKINGTON, GUILHERME

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas.
Avenida dos Estados
Santa Terezinha
09210580 - Santo André, SP - Brasil
Telefone: (11) 49968375


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em University of Southern California (Orientador: Mary Helen Immordino-yang; Antonio Damasio).
Título: Neurociência e Educação: investigando o papel das emoções na aquisição e uso do conhecimento científico, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Maurício Pietrocola.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Aprendizagem; Cognição; Ensino de Física; Neurociências e Educação; Neurociências.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Neurociências e Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
2002 - 2005
Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A realidade escondida: a dualidade onda-partícula para estudantes do Ensino Médio,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Maurício Pietrocola de Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: física moderna, transposição didática, realismo, e.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
2000 - 2001
Especialização em Especialização Em Ensino de Física. (Carga Horária: 380h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
1996 - 2000
Graduação em Física.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2012
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2016 - 2016
Latin American School for Education, Cognitive and Neural Sciences.
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2013 - 2013
Latin American School for Education, Cognitive and Neural Sciences.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Latin American School for Education, Cognitive and Neural Sciences. (Carga horária: 92h).
Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina.
2011 - 2011
Latin American School for Education, Cognitive and Neural Sciences. (Carga horária: 150h).
Universidad de Chile, UC, Chile.
2008 - 2008
I Escola de altos estudos em Neurociências. (Carga horária: 255h).
Instituto Internacional de Neurociências de Natal/UFRN, IINNELS/UFRN, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em GREF - Grupo de Reelaboração do Ensino de Física. (Carga horária: 180h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Introdução à Astronomia e Àstrofísica. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
2001 - 2001
Oficina de Meios Educativos Mudanças Em Perspectiv. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Adjunto AI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Virgo Realidade Virtual, VIRGO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Coordenador, Enquadramento Funcional: Coordenador Educacional, Carga horária: 20
Outras informações
Trata-se de um software simulador concebido com linguagem inspirada nos videogames. O Quasar acompanha um curso completo e apostilado, criado especialmente para esta finalidade, composto por diversas aulas estruturadas coerentemente com o conteúdo programático da Física para o ensino médio proposto pelo MEC e pela Secretaria Estadual.


Núcleo de Pesquisa em Inovação Curricular, NUPIC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20


Laboratório de Pesquisas em Ensino de Física, LAPEF, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações
Desenvolvimento de projetos de pesquisa, atualização curricular e formação de profesores


Facldade de Educação - Universidade de São Paulo, FEUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante - Pesquisador, Carga horária: 18

Atividades

03/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , NuPIC, .


Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor de Física do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: PIBIC CNPq UFJF, Carga horária: 20

Atividades

2/2000 - 4/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Ciências

Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP, FAFE/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, autor, tutor e coordenador
Outras informações
Professor de Ciências Naturais/ Física para cursos de formação inicial e continuada de professores dos Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo. Professor assistente de cursos de formação continuada à distância. Autor e tutor de cursos EAD voltado para o uso de novas tecnologias no Ensino de Ciências.

Atividades

05/2010 - 12/2011
Ensino, Especialização em Ensino de Ciências - FAFE - SBC, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Modelos e Modelização
Concepções espontâneas
Transposição Didática
10/2007 - 12/2007
Ensino, Teia do Saber - metodologias para o Ensino de Mate, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologias de Ensino de Ciências e Matemática
08/2006 - 12/2006
Ensino, Teia do Saber - Ler para Aprender, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Metodologias de Ensino
03/2006 - 09/2006
Serviços técnicos especializados , MEC/SEED/RIVED, .

Serviço realizado
Administrador e wbdesigner de curso de ensino à distânci.
06/2005 - 12/2005
Ensino, Teia do Saber - metodologias para o Ensino de Mate, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Metodologias de Ensino
04/2004 - 08/2004
Ensino, Alfabetização e Letramento: um compromisso de toda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Programa de Formação Continuada para Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo
09/2003 - 12/2003
Ensino, Teia do Saber - metodologias para o Ensino de Mate, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologias de Ensino de Ciências e Matemática
05/2003 - 12/2003
Ensino, PEC Construindo Sempre, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Curso de Extensão Universitária

Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, FUSP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Tutor de Ensino a Distância (Projeto REDEFOR), Carga horária: 20


Faculdades Oswaldo Cruz, FOC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 20
Outras informações
Ensino, Engenharias, Nível: Graduação. Disciplinas ministradas Física Geral e Experimental I Física Geral e Experimental II Mecânica Geral Laboratório de Física I Laboratório de Física II


Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Neurociência e Educação
2.
Caracterização de Objetivos-Obstáculos no Ensino de Física Moderna e Contemporânea
3.
Modelos e Explicações: A Construção da Realidade e suas Bases Emocionais
4.
Inovação Curricular em Física: Transposição didática de teorias modernas e a sobrevivência dos saberes
5.
Física Moderna no Ensino Médio


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Projeto Zero - Letramentos Científicos Múltiplos
Descrição: Grupo pesquisa e extensão, na área de ensino de ciências - CTSA, formado a partir de docentes e alunos, interessados na pesquisa sobre a implantação e consolidação do curso de Licenciatura Plena em Ciências da UNIFESP. Seus membros atuam a partir de enfoques diferentes, porém complementares em relação à construção de conhecimento na área de Ensino de Ciências, Letramento Científico e Formação de Professores de Ciências. Objetivos gerais do grupo: 1.Investigar possibilidades,viabilidades e caminhos curriculares para sugerir alternativas ao desafio de transformar um público oriundo de condições de analfabetismo científico em educadores em ciências que promovam amplamente a cultura científica. 2.Colocar os alunos da LPC em atividade colaborativa, na área de ensino de ciências e formação de professores de ciências, com centros de pesquisa nacionais e internacionais. 3.Investigar e propor formas de integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao ensino de ciências na educação básica, na formação de professores e na formação de uma cultura científica no conjunto da sociedade. 4.Desenvolver estudos que viabilizem a reflexão do processo da educação sócio ambiental, e consequentemente da cultura científica, de forma articulada ao ensino de Física/Ciências, por meio de elementos que favoreçam uma percepção sobre meio ambiente, incluindo aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos, éticos, entre outros; 5.Construir uma equipe de professores-pesquisadores que investigue as próprias condições de trabalho e aprofunde as discussões dos conteúdos históricos, filosóficos e científicos sobre o ensino de Física/Ciências, possibilitando um ambiente propício ao desenvolvimento de novas metodologias de ensino e à elaboração e publicação de trabalhos acadêmicos...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: José Guilherme de Oliveira Brockington - Coordenador / Leonardo André Testoni - Integrante / Flaminio de Oliveira Rangel - Integrante / José Alves da Silva - Integrante / Sérgio Stocco - Integrante / Itale Cericato - Integrante.
2014 - Atual
Cognição Incorporada e Ensino de Ciências: o desenvolvimento de habilidades espaciais
Descrição: Com o desenvolvimento das investigações acerca da natureza da cognição, surgiram teorias como a da Cognição Incorporada. De acordo com essa teoria, os processos cognitivos estão fortemente ligados a comportamentos motores e sensoriais. Atualmente, há diferentes evidências empíricas de que as experiências sensoriais podem ser base do conhecimento humano. Com o objetivo de apresentar uma nova perspectiva de pesquisa no Ensino de Ciências, fazendo uso da Cognição Incorporada e visando uma melhoria na aprendizagem em ciências e matemática, desenvolvemos uma proposta de atividade para o desenvolvimento do pensamento espacial - uma habilidade que vem sendo apontada em pesquisas como sendo essencial para a construção do pensamento científico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Guilherme de Oliveira Brockington - Coordenador / Eloisa Neri de Oliveira - Integrante / Camila Contrucci - Integrante.
2014 - Atual
Ensino Baseado na Evidência: Um Estudo Comparativo da Eficácia do Ensino por Investigação e do Ensino por Transmissão
Descrição: O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de experimentos capazes de avaliar os efeitos da utilização do ensino por investigação na aprendizagem de Ciências. Seguindo o caminho metodológico da busca por evidências, o intuito é o de comparar a aprendizagem de um conceito de Física (Energia) por meio do ensino por investigação e pelo ensino por transmissão direta, entretanto considerando estas abordagens de maneira correta, em total acordo com décadas de pesquisas construtivistas. Com isso, busca-se evidências de possíveis efeitos na aprendizagem dos alunos e verificar se tais efeitos podem ser atribuídos especificamente ao uso de uma determinada metodologia didático-pedagógica...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Design, implementation and evaluation of scientific learning objects to built didactic and pedagogical parameter

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira em 02/01/2013.
Descrição: The project Design, implementation and evaluation of scientific learning objects to built didactic and pedagogical parameter strives to develop research that contributes to the promotion of curricular innovations in science. It is organized in three main lines of research Scientific Literacy, Curriculum Content Innovations and New Digital Technologies and Innovation in Science Teaching and seeks to generate parameters to build, implement and evaluate innovative learning objects that can be used in formal and informal education situations and make them available to be used by schools, teachers and centers for scientific culture such as science museums, among others. Data has already been accumulated from investigations that enable a more substantiated understanding of educational actions developed as a basis for innovations, whether to assess what has been done or to propose new initiatives within the scope of content and methods in order to teach the science education area. Taking into account the expertise accumulated by the researchers associated with this center, the objective is to conduct a far-reaching and thorough diagnosis of proposals that focus on content and methodology in science teaching, to develop and implement innovative approaches for the teaching and dissemination of science and to develop large-scale protocols to assess and implement these proposals. From the theoretical and methodological point of view, the research lines will be developed by qualitative and quantitative methodological perspectives that will generate data to then be transformed into indicators for developing the learning objects. The importance of NAP lies in the fact that actions arising from these results directly impact science learning as regards the educating/training educators, students, museum visitors, and the general public..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Caracterização de Objetivos-Obstáculos no Ensino de Física Moderna e Contemporânea
Descrição: Esta pesquisa parte da noção de obstáculos epistemológicos, elaborada por Gaston Bachelard, para estudar as formas de pensamento que dificultam a elaboração de ideias científicas, em especial em relação aos conteúdos de Física Moderna e Contemporânea. Com o objetivo de aprofundar o trabalho filosófico iniciado por Bachelard, desenvolvemos pesquisas em dois eixos principais: Obstáculos epistemológicos/cognitivos, originários da incompatibilidade entre as racionalidades científicas e comuns; obstáculos socioculturais, originários da incompatibilidade, atribuída pelos estudantes ,entre os mais diversos grupos culturais e o grupo de pessoas que representam a ciência. Partindo da reflexão teórica, estabelece-se a superação dos obstáculos como objetivo central da prática docente. Como parte do projeto, ainda são elaboradas sequências de ensino-aprendizagem (TLS da sigla em inglês) em que as condições de superação dos obstáculos são estudadas sistematicamente em situações de sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Guilherme de Oliveira Brockington - Integrante / Maurício Pietrocola - Coordenador / Ivã Gurgel - Integrante / Ricardo Karam - Integrante / Graciella Watanabe - Integrante.
2010 - Atual
Neurociência e Educação: o papel das emoções no entendimento e uso do conhecimento científico
Descrição: Este projeto visa investigar a existência de vínculos emocionais com o conhecimento científico e fortalecer o dialogo entre Neurociência e Educação, estabelecendo uma nova abordagem de pesquisas em Educação Científica abrindo novas possibilidades de entendimento do processo de ensino e aprendizagem. Especificamente, o objetivo é fazer uso do arcabouço teórico e metodológico da Neurociência para investigar o papel da emoção na aceitação de entidades/conceitos advindos da Física Moderna, bem como conceitos em Biologia, Química e Matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Educação e Cognição : O exemplo de uma população Indígena
Descrição: Esta investigação decorre de duas linhas anteriores da pesquisa, uma refere-se à aquisição da numeração sua modalidades, e seus efeitos sobre a cognição, em nossa cultura ocidental, e a segunda refere-se à especificidade da cultura indígena Mundurucu no domínio dos números. O papel dos símbolos e da linguagem na aquisição de numeração Desde a infância, os seres humanos são capazes de perceber os números em seu ambiente : mesmo sem contar, temos uma idéia de que se é um conjunto onde se tem poucos ou muitos objetos. Essa idéia de número é apenas aproximada, embora seja possível perceber a diferença entre, por exemplo, 30 o 15 objetos sem esforço; no entanto, a diferença entre dois conjuntos de 29 e 30 objetos não seria detectável. O acesso a uma forma de símbolos numéricos, portanto, parece ser necessário, a fim de realizar operações aritméticas exata. Em todas as culturas conhecidas, onde os conceitos de números exatos são expressas em formatos simbólicos e mentalmente manipuladas para realizar operações aritméticas, a linguagem é o principal suporte simbólico. No entanto, em algumas culturas, especialmente em partes da Ásia, adicionais suportes visuo-espaciais (o Abacus) também são amplamente usados para representar quantidades exatas e realizar cálculo aritmético de forma muito eficiente. É uma questão de debate saber se os conceitos de número exato necessitam ser transmitidos por uma uma língua, ou se eles poderiam ser inteiramente transmitidos com treinamento perceptual adequado, ignorando completamente a linguagem (debate entre Dehaene vs Spelke). Nosso trabalho anterior sugeriu que a aquisição da numeração é acompanhado com importantes alterações na cognição, especialmente na representação de grandeza numérica. Primeiro, a precisão da apreensão de grandes quantidades numéricas e apreendida, e a estimação dessas quantidades aumenta em função da formação escolar com números e aritmética (Halberda et al, 2008;. Piazza, Izard, Pica, e Dehaene, (2010.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - Atual
Inovação Curricular em Física: Transposição didática de teorias modernas e a sobrevivência dos saberes
Descrição: O projeto visa pesquisar os processos de produção de saberes escolares relacionados às teorias modernas e contemporâneas da Física. Partindo de referências da didática das ciências na tradição francesa, em particular da Transposição Didática, pretendemos desenvolver conhecimentos teóricos e metodológicos capazes de caracterizar o processo de didatização dos saberes escolares na perspectiva de inovação curricular. As linhas gerais de pesquisa do projeto são o desenvolvimento teórico dos processos de didatização dos saberes escolares e dos saberes e das práticas docentes; o design, desenvolvimento, análise e validação de seqüências didáticas (TLS) envolvendo tópicos de Física Moderna e Contemporânea; o aprofundamento e análise teórico-metodológica das noções de obstáculos pedagógicos e epistemológicos utilizadas para caracterizar as dificuldades no processo de transposição de conteúdos das teorias modernas e contemporâneas. utilizaremos como fonte de dados da pesquisa a análise de situações de ensino em condições reais de sala de aula.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: José Guilherme de Oliveira Brockington - Integrante / Wellington Batista de Sousa - Integrante / Nobuko Ueta - Integrante / Maurício Pietrocola - Coordenador / Ivã Gurgel - Integrante / Talita raquel - Integrante / Fábio Beig - Integrante / Elio Carlos Ricardo - Integrante / Lúcia Helena Sasseron - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2005 - 2008
Física Moderna no Ensino Médio
Descrição: projeto visa pesquisas os condicionantes didático-pedagógicos, epistemológicos e psicológicos na produção de atualização curricular de cursos de ciências. Para tanto, serão analisados os meios de promover a introdução de conteúdos das modernas teorias científicas nos currículo de Física do Ensino Médio. O foco central da pesquisa será a elaboração, aplicação e avaliação de resultados da aplicação de um curso para estudantes da rede pública estadual. O curso será preparado tendo como referência o usos de diversificadas metodologias fundadas em elementos e estratégias das teorias construtivistas, com ênfase para a epistemologia e História da ciência, o uso de analogias e metáforas, os recursos de realidade virtual, entre outros. A avaliação da proposta de curso em estudo será feita a partir do desenvolvimento dos alunos e a análise se fundamentará basicamente em momentos reflexivos periódicos, tanto para os próprios como para os professores. Para tanto serão utilizadas: questões abertas de verificação de aprendizagem, análise de gravações de aula em fitas de áudio e vídeo e entrevista com os estudantes em 2 momentos do curso. A equipe de pesquisadores contará com a colaboração de 6 professores da Rede Pública Estadual, que mantém colaboração com a equipe (LAPEF) desde 1997. A pesquisa envolverá 6 escolas de 4 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2012
Olimpíada Mineira de Neurociência
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: José Guilherme de Oliveira Brockington - Coordenador / Sérgio Gomes da Silva - Integrante.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
2012 - Atual
Periódico: Cultural Studies of Science Education (Print)
2012 - Atual
Periódico: Mind, Brain and Education (Online)
2013 - Atual
Periódico: Trends in Neuroscience and Education
2015 - Atual
Periódico: Investigações em Ensino de Ciências (Online)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: ENSINO DE CIÊNCIAS.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Neurociências e Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Aprovação em concurso público para docente do Ensino Superior (1º lugar), Universidade Federal do ABC.
2014
Aprovação em concurso público para docente do Ensino Superior (1º lugar), Universidade Federal de São Paulo.
2013
Aprovação em concurso público para docente do Ensino Superior (1º lugar), Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.
2012
Aprovação em concurso público para docente do Ensino Superior (2º lugar), Faculdade de Educação UNESP - Bauru.
2012
Aprovação em concurso público para docente do Ensino Superior (1º lugar), Instituto de Física - Universidade Federal Fluminense.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BROCKINGTON, GUILHERME2018BROCKINGTON, GUILHERME; SCHIVANI, MILTON ; BARSCEVICIUS, CESAR ; RAQUEL, TALITA ; PIETROCOLA, Maurício . Using robotics in kinematics classes: exploring braking and stopping distances. Physics Education, v. 53, p. 025012, 2018.

2.
MESQUITA, LUCAS2018MESQUITA, LUCAS ; BROCKINGTON, GUILHERME ; DE ALMEIDA, PAMELLA ALINE ; TRUYOL, MARIA ELENA ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; SOUSA, PAULA F F . Using a fidget spinner to teach physics. PHYSICS EDUCATION (BRISTOL. PRINT), v. 53, p. 045024, 2018.

3.
BROCKINGTON, GUILHERME2018 BROCKINGTON, GUILHERME; BALARDIN, JOANA BISOL ; ZIMEO MORAIS, GUILHERME AUGUSTO ; MALHEIROS, AMANDA ; LENT, ROBERTO ; MOURA, LUCIANA MONTEIRO ; SATO, JOAO R. . From the Laboratory to the Classroom: The Potential of Functional Near-Infrared Spectroscopy in Educational Neuroscience. Frontiers in Psychology, v. 9, p. 1840, 2018.

4.
RIBEIRO, SIDARTA2017RIBEIRO, SIDARTA ; MOTA, NATÁLIA BEZERRA ; FERNANDES, VALTER DA ROCHA ; DESLANDES, ANDREA CAMAZ ; BROCKINGTON, GUILHERME ; COPELLI, MAURO . Physiology and assessment as low-hanging fruit for education overhaul. Prospects (Paris), v. 1, p. 1, 2017.

5.
BROCKINGTON, G.2017BROCKINGTON, G.; TESTONI, L. A. ; GOUW, A. ; MESQUITA, L. ; OLIVEIRA, E. N. ; CONTRUCCI, C. B. M. ; ALINE, P. ; MALHEIROS, A. ; BRUNERI, G. A. . The influence of gestures in the learning of Physics. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 4101, 2017.

6.
WATANABE, G.2017WATANABE, G. ; BROCKINGTON, G. ; MOTA, NATÁLIA BEZERRA ; RIBEIRO, S. . Complexidade e Ensino de Física: o uso da Teoria de Graphos para análise dos processos de aprendizagem. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 4467, 2017.

7.
BROCKINGTON, G.2017BROCKINGTON, G.; TESTONI, L. A. ; GOUW, A. ; MESQUITA, L. ; OLIVEIRA, E. N. . The Role of Gestures in the Learning of Physics: a proposal of analysis for the concept of linear momentum. Ensenanza de Las Ciencias, v. V, p. 4101-4106, 2017.

8.
TESTONI, L. A.2017TESTONI, L. A. ; AZEVEDO, M. N. ; LINARDI, P. ; MARTORANO, S. ; SOUZA, P. H. ; FERNANDES, R. ; BROCKINGTON, G. . Histórias em Quadrinhos e Argumentações em Aulas de Física. Ensenanza de Las Ciencias, v. Extra, p. 1465, 2017.

9.
TESTONI, LEONARDO ANDRÉ2016TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; BROCKINGTON, GUILHERME . The use of smartphones to teach kinematics: an inexpensive activity. Physics Education (Bristol. Print), v. 51, p. 063008, 2016.

10.
CUNHA, A. M.2016CUNHA, A. M. ; TESTONI, L. A. ; PAULA, S. M. ; BROCKINGTON, G. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO E INVESTIGATIVO EM FÍSICA: AMBIENTE DE VALIDAÇÃO DO DIÁLOGO COMO SABER DOCENTE. Interdisciplinaridade, v. 9, p. 54-67, 2016.

11.
TESTONI, L. A.2016TESTONI, L. A. ; AZEVEDO, M. N. ; BROCKINGTON, G. ; VIANA, H. . Ensino de Ciências nas Séries Iniciais: repensando a formação docente no Brasil. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia, v. ext, p. 84-94, 2016.

12.
BROCKINGTON, GUILHERME2016BROCKINGTON, GUILHERME; MESQUITA, LUCAS . As consequências da má divulgação científica. Revista da Biologia, v. 15, p. 29-34, 2016.

13.
SOUZA, P. H.2016SOUZA, P. H. ; TESTONI, L. A. ; BROCKINGTON, G. . O conceito de tempo no ensino de física: perfis epistemológicos e culturais. Alexandria (UFSC), v. 9, p. 3-33, 2016.

14.
MESQUITA, L.2016MESQUITA, L. ; BROCKINGTON, G. . Reflexões acerca da Divulgação Científica. Reflexões acerca da Divulgação Científica. SIMESP, v. 2, p. 1, 2016.

15.
BROCKINGTON, G.;BROCKINGTON, GUILHERME2015BROCKINGTON, G.; TESTONI, L. A. ; PIETROCOLA, Maurício . The young astrophysicist: a very inexpensive activity to discuss spectroscopy. Physics Education (Bristol. Print), v. 50, p. 612-616, 2015.

16.
TESTONI, L. A.2014TESTONI, L. A. ; BROCKINGTON, G. ; RANGEL, F. O. . Criatividade, Ensino de Ciências e Formação Docente: uma breve análise. SIMESP, v. 1, p. 1, 2014.

17.
BROCKINGTON, G.;BROCKINGTON, GUILHERME2014BROCKINGTON, G.; TESTONI, L. A. ; RANGEL, F. O. . Neurociência e Educação: caminhos possíveis. SIMESP, v. 1, p. 1, 2014.

18.
CRUZ, E. S.2014CRUZ, E. S. ; TESTONI, L. A. ; BROCKINGTON, G. ; PAZ, F. ; SANTOS, E. . Articulação da Pesquisa e Prática Docente nos Eventos Científicos: um primeiro olhar sobre a área de ensino de física. SIMESP, v. 1, p. 1, 2014.

19.
Alves, M.T.S2013Alves, M.T.S ; BROCKINGTON, G. ; PIETROCOLA, Maurício . Applications of Robotics in the Teaching of Physics: Activities analyses in a praxiological perspective. Revista de Educacion de las Ciencias, v. 14, p. 32-36, 2013.

20.
NICOLAU JUNIOR, J. L.2011NICOLAU JUNIOR, J. L. ; BROCKINGTON, G. ; SASSERON, L. H. . Formação contínua de professores para abordagem de tópicos de Relatividade no Ensino Médio: saberes docentes dos implementadores. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 6, p. 96-106, 2011.

21.
BROCKINGTON, G.;BROCKINGTON, GUILHERME2005 BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício . Serão as regras da Transposição Didática aplicáveis aos conceitos de Física Moderna?. Investigações em Ensino de Ciências (Online), http://www.if.ufrgs.br/public/, v. 10, n.3, p. 387-404, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício ; SIQUEIRA, M. . A realidade escondida: a inserção de conceitos de Física Quântica e Física de Partículas no Ensino Médio. São Paulo: FTD, 2012.

2.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T.R.L ; ROUXINOL, E. ; Alves, M.T.S . Educação para a Vida Zoom: DINÂMICA - Ensino Médio. Curitiba: Zoom Editora Educacional, 2010.

3.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T.R.L ; ROUXINOL, E. ; Alves, M.T.S . Educação para a Vida Zoom: ENERGIA E POTÊNCIA - Ensino Médio. Curitiba: Zoom Editora Educacional, 2010.

4.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T.R.L ; ROUXINOL, E. ; Alves, M.T.S . Educação para a Vida Zoom: MÁQUINAS E EQUILÍBRIO - Ensino Médio. Curitiba: Zoom Editora Educacional, 2010.

5.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T.R.L ; ROUXINOL, E. ; Alves, M.T.S . Educação para a Vida Zoom: Ensino Médio, 1º ano - MANUAL DO PROFESSOR. Curitiba: Zoom Editora Educacional, 2010.

6.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T.R.L ; ROUXINOL, E. ; Alves, M.T.S . Educação para a Vida Zoom: TERMODINÂMICA - Ensino Médio. Curitiba: Zoom Editora Educacional, 2010.

7.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T.R.L ; ROUXINOL, E. ; Alves, M.T.S . Educação para a Vida Zoom: MEIO AMBIENTE E ONDAS - Ensino Médio. Curitiba: Zoom Editora Educacional, 2010.

8.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T.R.L ; ROUXINOL, E. ; Alves, M.T.S . Educação para a Vida Zoom: MODOS DE PERCEPÇÃO - Ensino Médio. , 2010.

9.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T.R.L ; ROUXINOL, E. ; Alves, M.T.S . Educação para a Vida Zoom: ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO - Ensino Médio. Curitiba: Zoom Editora Educacional, 2010.

10.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T.R.L ; ROUXINOL, E. ; Alves, M.T.S . Educação para a Vida Zoom: Ensino Médio, 2º ano - MANUAL DO PROFESSOR. Curitiba: Zoom Editora Educacional, 2010.

11.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T.R.L ; ROUXINOL, E. ; Alves, M.T.S . Educação para a Vida Zoom: MOVIMENTOS - Ensino Médio. Curitiba: Zoom Editora Educacional, 2010.

12.
BROCKINGTON, G.. Caderno do Porfessor de Física 2ª Série do Ensino Médio 1º Bimestre. São Paulo: Secretaria de Educação do Estado, 2009.

13.
BROCKINGTON, G.. Caderno do Porfessor de Física 2ª Série do Ensino Médio 2º Bimestre. São Paulo: Secretaria de Educação do Estado, 2009.

14.
BROCKINGTON, G.. Caderno do Porfessor de Física 2ª Série do Ensino Médio 3º Bimestre. São Paulo: Secretaria de Educação do Estado, 2009.

15.
BROCKINGTON, G.. Caderno do Porfessor de Física 2ª Série do Ensino Médio 4º Bimestre. São Paulo: Secretaria de Educação do Estado, 2009.

16.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício ; SIQUEIRA, M. ; BONETTI, M. C. ; HOSOUME, Y. . Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Física. São Paulo: Secretaria de Educação do Estado, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
TESTONI, L. A. ; BROCKINGTON, G. ; LAVORATO, I. T. . Argumentação em aulas práticas de Física. In: Pedro Membiela Iglesia. (Org.). La enseñanza de las ciencias en el actual contexto educativo / O ensino das ciencias no actual contexto educativo. 1ed.Santiago de Compostela: Educación Editora, 2016, v. , p. 100-.

2.
TESTONI, L. A. ; AZEVEDO, M. N. ; VIANA, H. ; BROCKINGTON, G. . Práticas Reflexivas na Formação Docente em Física: o estágio investigativo-supervisionado. In: Pedro Membiela Iglesia. (Org.). La enseñanza de las ciencias en el actual contexto educativo / O ensino das ciencias no actual contexto educativo.. 1ed.Santiago de Compostela: Edución Editora, 2016, v. , p. 1-.

3.
BROCKINGTON, G.. O bom, o mau e o feio: a afetividade afeta mesmo a aprendizagem?. In: Roberta Ekuni; Larissa Zeggio; Orlando Francisco Amodeo Bueno. (Org.). Os Caçadores de Neuromitos. 1ed.São Paulo: Memnon, 2015, v. 1, p. 167-178.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BROCKINGTON, G.. Neurociência e Educação: a busca pelo diálogo. Neuroeducação, , v. 6.

2.
RIBEIRO, S. ; BROCKINGTON, G. . Salário neles!. Neuroeducação.

3.
OLIVEIRA, E. N. ; BROCKINGTON, G. . O pensamento espacial. Neuroeducação.

4.
MOREIRA, A. P. ; EIRAS, W. C. S. ; BROCKINGTON, G. . Brincar é uma encenação para a vida. Neuroeducação, , v. 8.

5.
BROCKINGTON, G.. Aprender é emocionar-se. Neuroeducação.

6.
BROCKINGTON, G.; GOMES DA SILVA, S. . Corpo ativo, mente desperta: por que a Educação Física NÃO pode sair da BNCC. Neuroeducação.

7.
MOREIRA, A. P. ; BROCKINGTON, G. . A Neurociência encontra Vigotski. Neuroeducação.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, A.M ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; ABIB, MLVS. ; BROCKINGTON, G. . ESTÁGIO INVESTIGATIVO-SUPERVISIONADO E ELABORAÇÃO DE CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM FÍSICA. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017, São Carlos. anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2017.

2.
BROCKINGTON, G.; TESTONI, L. A. ; MESQUITA, L. ; CONTRUCCI, C. ; ALINE, P. . Fases da Lua: concepções e evoluções no pensamento de licenciandos em ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017.

3.
BROCKINGTON, G.; IMMORDINO-YANG, M. H. ; WONG, S. ; PIETROCOLA, Maurício . Neuroscience and Education: the role of emotion in the acceptance or rejection of a scientific model. In: ESERA 2011, 2011, Lyon. Esera 2011, 2011.

4.
BROCKINGTON, G.. Neuroscience et Éducation : la recherche d'un dialogue nécessaire. In: Les 29es Journées Internationales sur la Communication, l'Éducation et la Culture Scientifiques et Industrielles, 2008, Chamonix. Les 29es Journées Internationales sur la Communication, l'Éducation et la Culture Scientifiques et Industrielles, 2008.

5.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício . Physique Quantique au Lycée : la structuration et l'évaluation d'un cours à travers la Théorie de la Transposition Didactique. In: Les 29es Journées Internationales sur la Communication, l'Éducation et la Culture Scientifiques et Industrielles, 2008, Chamonix. Les 29es Journées Internationales sur la Communication, l'Éducation et la Culture Scientifiques et Industrielles, 2008.

6.
BROCKINGTON, G.; LAPIN, Mario Abbud Franco ; SIQUEIRA, M. ; Alves, M.T.S . Informatique dans l?Enseignement des Sciences : la proposition d?un cours de Physique en utilisant des environnement interactives en réalité virtuelle. In: Les 29es Journées Internationales sur la Communication, l'Éducation et la Culture Scientifiques et Industrielles, 2008, Chamonix. Les 29es Journées Internationales sur la Communication, l'Éducation et la Culture Scientifiques et Industrielles, 2008.

7.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício . O ensino de Física Moderna na Escola Média: os modelos e o realismo científico na sala de aula.. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005.

8.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício . Atualização dos currículos de Física no Ensino Médio de escolas estaduais: A transposição de teorias modernas e contemporâneas para a sala de aula.. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Atas do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005.

9.
PIETROCOLA, Maurício ; GURGEL, Ivã ; BROCKINGTON, G. . Quem matou o calórico: Uma investigação epistemológica sobre o término de um modelo.. In: Luso-Brasileiro de História da Ciência, 2003. Ata do II Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BROCKINGTON, G.; OLIVEIRA, E. ; TESTONI, L. A. . Graph Theory: a new instrument for the analysis of scientific argumentation.. In: European Science Education Research Association (ESERA) 2015, 2015, Helsinki. European Science Education Research Association (ESERA) 2015, 2015.

2.
BROCKINGTON, G.; SCOTT, G. ; OLIVEIRA, E. . Math-E-Motion: an embodied activity for acquiring mathematical and spatial skills. In: European Science Education Research Association (ESERA) 2015, 2015, Helsinki. European Science Education Research Association (ESERA) 2015, 2015.

3.
ROMERO, T.R.L ; BROCKINGTON, G. ; PIETROCOLA, Maurício . O PAPEL DA EMOÇÃO NA INCORPORAÇÃO DE MODELOS E NAS PRODUÇÃO DE EXPLICAÇÕES. In: XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011, Foz do Iguaçu. XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011.

4.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício . NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: INVESTIGANDO O PAPEL DA EMOÇÃO NA PERSISTÊNCIA DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS. In: XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011, Foz do Iguaçu. XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011.

5.
BROCKINGTON, G.; GURGEL, Ivã ; PIETROCOLA, Maurício ; Beig . TEACHING OF MODERN PHYSICS IN SECONDARY EDUCATION: A COURSE IN SPECIAL RELATIVITY. In: International Conference on Physics Education, 2007, Marrakech. International Conference on Physics Education, 2007, Marrakech, 2007.

6.
BROCKINGTON, G.; SIQUEIRA, M. ; PIETROCOLA, Maurício . THE USE OF ACTIVITIES FOR THE TEACHING OF MODERN PHYSICS IN THE SECONDARY SCHOOL. In: International Conference on Physics Education, 2007, Marrakech. International Conference on Physics Education, 2007, Marrakech, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORTEZ, M. V. ; SAITO, V. I. ; PAVANI, M. H. ; MYAMOTO, E. ; BROCKINGTON, G. ; LELLIS-SANTOS, C. . Construção de protótipo de comunicação neuronal baseado em conceitos de eletroeletrônica para divulgação científica em espaços não formais de ensino. In: XXXI Reunião Anual da FeSBE, 2016, Foz do Iguaçu. In: XXXI Reunião Anual da FeSBE, 2016. p. 361.

2.
BROCKINGTON, G.; TESTONI, L. A. ; MESQUITA, L. ; OLIVEIRA, E. N. . Scientific Making of: The use of viral videos for teaching physics. In: 2nd World Conference on Physics Education, 2016. 2nd World Conference on Physics Education, 2016.

3.
MESQUITA, L. ; BROCKINGTON, G. ; TESTONI, L. A. ; OLIVEIRA, E. N. . Scientific Reporting and its Influence in Physics Education. In: 2nd World Conference on Physics Education, 2016. 2nd World Conference on Physics Education, 2016.

4.
OLIVEIRA, E. N. ; BROCKINGTON, G. ; MESQUITA, L. ; TESTONI, L. A. . The Influence of Gestures in Learning Scientific Concepts. In: 2nd World Conference on Physics Education, 2016. 2nd World Conference on Physics Education, 2016.

5.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício . O Ensino de Física Moderna necessita ser real? Trabalho apresentado em comunicação oral. In: XVI SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. ATAS - XVI SNEF, 2005.

6.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício . Serão as regras da Transposição Didática aplicáveis aos conceitos de Física Moderna?. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru, 2003.

7.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício . Recursos computacionais disponíveis na Internet para o ensino de Física Moderna e Contemporânea. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru. ATAS IV ENPEC, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
RANGEL, F. O. ; STOCCO, S. ; SILVA, J. A. ; TESTONI, L. A. ; BROCKINGTON, G. ; CERICATO, I. . Evasão ou mobilidade: conceito e realidade em uma licenciatura. Ciência e Educação. Ciência e Educação (UNESP), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
BROCKINGTON, G.. Neurociência e Educação: o cérebro adolescente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BROCKINGTON, G.. Neurociência e Educação: Investigando o papel da emoção na persistência das concepções alternativas em Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BROCKINGTON, G.. Neurociencia y Educación: Coincidencias y Desafíos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BROCKINGTON, G.. Neurociência e Educação: possibilidades e limites. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BROCKINGTON, G.. É fashion ser neuro: perigos e potenciais da Neurociência na Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
BROCKINGTON, G.. Neurociência e Educação: o papel da emoção na aprendizagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
BROCKINGTON, G.. Neurociências: amor, ilusões e aprendizagem - o que seu cérebro faz com você. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
BROCKINGTON, G.; IMMORDINO-YANG, M. H. ; WONG, S. . Neuroscience and education: the effect of emotion on relabeling naïve conceptions of physical phenomena as undesirable or risky during the acquisition of domain-specific knowledge in physics. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
BROCKINGTON, G.. Neurociência e Educação: o cérebro adolescente e o desejo por novidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
BROCKINGTON, G.. Neurociência cognitiva cognitiva: o que sabemos sobre altruísmo e julgamento moral. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício . Neuroscience and Education: the role of emotions in the acceptance of a scientific model. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BROCKINGTON, G.; LAPIN, Mario Abbud Franco ; PIETROCOLA, Maurício . Computadores no Ensino de Ciências: uma pesquisa sobre o uso da Realidade Virtual no trabalho de sala de aula de professores de Física. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
LAPIN, Mario Abbud Franco ; BROCKINGTON, G. . ICT in Science Teaching: Assessing students? relationship with a learning physics game-based simulator designed for developing countries. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T.R.L ; ANDRADE, R. ; BROCKINGTON, G. ; NASCIMENTO JUNIOR, F. A. . Entrevista com um Elétron. 2007.

2.
PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T.R.L ; ANDRADE, R. ; BROCKINGTON, G. ; NASCIMENTO JUNIOR, F. A. . Astrônomo Mirim. 2007.

3.
PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T.R.L ; ANDRADE, R. ; BROCKINGTON, G. . Efeito Fotoelétrico. 2007.

4.
PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T.R.L ; ANDRADE, R. ; BROCKINGTON, G. . Entrevista com a Luz. 2007.

5.
PIETROCOLA, Maurício ; ROMERO, T.R.L ; ANDRADE, R. ; BROCKINGTON, G. . Dardos Quânticos. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
BROCKINGTON, G.. Neurociência e Educação - 5º Encontro USP - Escola. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BROCKINGTON, G.. Caderno do Aluno de Física 2ª Série do Ensino Médio 1º Bimestre. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

3.
BROCKINGTON, G.. Caderno do Aluno de Física 2ª Série do Ensino Médio 3º Bimestre. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

4.
BROCKINGTON, G.. Caderno do Aluno de Física 2ª Série do Ensino Médio 4º Bimestre. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

5.
BROCKINGTON, G.; GURGEL, Ivã ; Beig . Relatividade no Ensino Médio. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

6.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício . Curso de dualidade Onda-Partícula para o Ensino Médio. 2007. (Curso).

7.
BROCKINGTON, G.; GURGEL, Ivã ; Beig ; PIETROCOLA, Maurício . Curso de Relatividade para o Ensino Médio.. 2007. (Curso).

8.
BROCKINGTON, G.. Será a Física Clássica pré-requesito para o Ensino de Física Moderna? Uma experiêcia de inserção de elementos de Mecânica Quântica no Ensino Médio. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
BROCKINGTON, G.. A transposição das Teorias Modernas e Contemporâneas para a sala de aula: dualidade onda-partícula. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
BROCKINGTON, G.. A transposição das Teorias Modernas e Contemporâneas para a sala de aula: dualidade onda-partícula. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
BROCKINGTON, G.. A transposição das Teorias Modernas e Contemporâneas para a sala de aula: Física de Partículas. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
BROCKINGTON, G.. A natureza escondida: a dualidade onda-partícula para estudantes do Ensino Médio. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Instrucional).

13.
BROCKINGTON, G.; UETA, Nobuko ; SOUSA, Wellington Batista de . Física Moderna e Contemporânea - Radioatividade e Medicina Nuclear. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

14.
BROCKINGTON, G.; UETA, Nobuko ; BECHARA, M. J. . PEC - Construindo Sempre. Eletromagnetismo: Campos e energia eletromagnética. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BROCKINGTON, G.; RIBEIRO, S.; SOARES, B. L.. Participação em banca de Nathalia Maria Lemos da Silva. Investigação da influência do cochilo na aprendizagem escolar. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Teses de doutorado
1.
BROCKINGTON, G.; POMPEIA, S.; BUENO, O. F. A.; GOULART, M. T. C.; SEABRA, A.. Participação em banca de ROBERTA EKUNI. COLOCANDO A PRÁTICA DE LEMBRAR EM PRÁTICA: POR APRENDIZAGEM MÓVEL E EM SALA DE AULA. 2017. Tese (Doutorado em Escola Paulista de Medicina) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
BROCKINGTON, G.; MORAES, A. G.; NEY, W. G.; KRAPAS, S.; ANDRADE, E. M. P.; COLIVAUX, D.. Participação em banca de Pierre Schwartz Augé. Restrições Cognitivas e o desenvolvimento na história da Ciência e no indivíduo das concepções sobre queda dos corpos e ação física. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

3.
BROCKINGTON, G.; MULHOLLAND, T. M.; GASQUE, K. C. G. D.; MIRANDA, R. C. R.; ALVARES, L. M. A. R.. Participação em banca de Shirley Guimarães Pimenta. A relação entre informação e estrutura de conhecimento na resolução de problemas - estudo experimental. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
BROCKINGTON, G.. Participação em banca de Fernanda Regebe Castro. Investigando o raciocínio lógico a partir do mapeamento e habilidade sobre os conteúdos de Matemática e Programação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
BROCKINGTON, G.. Participação em banca de Carlos Alexandre dos Santos Batista. Física Moderna e Contemporânea: Investigando a sobrevivência do tópico radioatividade em ambientes reais de sala de aula.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

2.
BROCKINGTON, G.; VERDEAUX, M. F. S.; NUNES, E. R.. Participação em banca de Thiago Machado Costa. Uma proposta de material instrucional sobre Energia baseado em contribuições da Neurociência e Metacognição. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Física) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TESTONI, L. A.; BROCKINGTON, G.; BIANCO, A.. Participação em banca de Lucas Galhego.A Trágica Conservação do Momento: as histórias em quadrinhos no ensino de Física-Matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
BROCKINGTON, G.; TESTONI, L. A.; MESQUITA, L.. Participação em banca de Lucas Mesquita.Uso de Divulgação Científica no Ensino de Ciências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2nd World Conference on Physics Education. The Influence of Gestures in Learning Scientific Concepts. 2016. (Congresso).

2.
XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Neurociência e Educação: a busca por conexões com a aprendizagem de Física. 2016. (Encontro).

3.
11th European Science Education Research Association (ESERA). Math-E-Motion: an embodied activity for acquiring mathematical and spatial skills. 2015. (Congresso).

4.
International Symposium on Science for Education. 2015. (Simpósio).

5.
5th ISCAR Summer University - Moving with and beyond Vygotsky: Interdisciplinary research perspectives.?Connecting Davydov?s works and Cognitive Neuroscience: a deep investigation in numerical skills acquisition?. 2014. (Simpósio).

6.
XXXVIII Reunião anual da SBNeC.Divulgação científica: os desafios para quem se aventura. 2014. (Simpósio).

7.
XXXVIII Reunião anual da SBNeC.Neurociência na educação ou educação na neurociência? Como estabelecer um diálogo?. 2014. (Simpósio).

8.
10th European Science Education Research Association (ESERA). New technology to teach physics: Activity development using robotics. 2013. (Congresso).

9.
Jornada sobre Neurociencias, Ciencias cognitivas y Educacion.Neuroscience and Education: chalenges and possibilities. 2013. (Encontro).

10.
XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Neurociência e Educação: o cérebro adolescente. 2013. (Simpósio).

11.
XXXVII Reunião anual da SBNeC.É fashion ser neuro: perigos e potenciais da Neurociência na Educação. 2013. (Simpósio).

12.
Encontro de Física.O papel da emoção e afetividade na aprendizagem de Ciências. 2011. (Encontro).

13.
Encontro de Física 2011.O papel da emoção e afetividade na aprendizagem de Ciências. 2011. (Encontro).

14.
IBRO 2011. Neuroscience and education: the effect of emotion on relabeling naïve conceptions of physical phenomena as undesirable or risky during the acquisition of domain-specific knowledge in physics. 2011. (Congresso).

15.
IX European Science Education Research Association (ESERA). Neuroscience and Education: the role of emotion in the acceptance or rejection of a scientific model. 2011. (Congresso).

16.
Society for Neuroscience. Neuroscience and Education: the role of emotion in the accepetance/rejection of a Scientific Model. 2010. (Congresso).

17.
IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2005. (Encontro).

18.
Simpósio Nacional de Ensino de Física.A realidade escondida: o ensino de física quântica no Ensino Médio. 2005. (Simpósio).

19.
V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.O Ensino de Física Moderna na Escola Média: os modelos e o realismo científico na sala de aula. 2005. (Encontro).

20.
II Congresso Luso-Brasileiro de História da Ciência. Quem matou o calórico?. 2003. (Congresso).

21.
IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Recursos Computacionais disponíveis na Internet para o ensino de FMC. 2003. (Encontro).

22.
Simpósio Nacional de Ensino de Física.Recursos digitais no Ensino de Física Moderna. 2003. (Simpósio).

23.
SNEF - Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2001. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BROCKINGTON, G.; PIETROCOLA, Maurício ; WATANABE, G. . 1st Pint of Physics Education. 2016. (Festival).

2.
GOMES DA SILVA, S. ; BROCKINGTON, G. . Curso de Capacitação em Neurociências para professores e alunos da rede básica de ensino visando à participação na II Olimpíada de Neurociências de São Paulo. 2016. (Outro).

3.
GOMES DA SILVA, S. ; BROCKINGTON, G. . II Olimpíada de Neurociências de São Paulo. 2016. (Outro).

4.
PIETROCOLA, Maurício ; WATANABE, G. ; BROCKINGTON, G. . 2nd World Conference on Physics Education. 2016. (Congresso).

5.
BROCKINGTON, G.; LELLIS-SANTOS, C. . I Semana do Cérebro de Diadema. 2015. (Outro).

6.
BROCKINGTON, G.; LELLIS-SANTOS, C. . I Semana de Pesquisa da UNIFESP-Diadema. 2015. (Outro).

7.
GOMES DA SILVA, S. ; BROCKINGTON, G. . I Olimpíada de Neurociências de São Paulo. 2015. (Outro).

8.
GOMES DA SILVA, S. ; BROCKINGTON, G. . Curso de Introdução às Neurociências para alunos e professores do ensino básico: Brain Bee SP. 2014. (Outro).

9.
BROCKINGTON, G.. The third Latin American School for Education, Cognitive and Neural Sciences. 2013. (Outro).

10.
BROCKINGTON, G.. Neurociência e Educação: 5º Encontro USP-Escola. 2013. (Outro).

11.
BROCKINGTON, G.. Neurociência e Educação: 6º Encontro USP-Escola. 2013. (Outro).

12.
BROCKINGTON, G.. I Olimpíada Brasileira de Neurociências - Fase local: Minas Gerais. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Lucas Mesquita. Investigando os elementos estruturantes. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em PECMA - Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Camila Beatriz Moraes Contrucci de Souza. Investigando as associações implícitas na Ciência. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).

2.
Pamella Aline. Uma análise sociológica acerca dos mecanismos de exclusão da vida acadêmica. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).

3.
Guilherme Bruneri. Jogos de vídeo game e o impacto no julgamento moral dos jogadores. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Eloisa Neri de Oliveira Oliva. O desenvolvimento do pensamento espacial e a cognição incorporada: novas perspectivas para o ensino de ciências e matemática. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rosimá de Almeida Ignácio. A transposição didática de alguns conceitos da Astronomia nos livros didáticos no Ensino Fundamental I.. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - FAFE - SBC) - Facldade de Educação - Universidade de São Paulo. Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.

2.
Denise Aparecida Camillo. Análise de seqüências didáticas no Ensino da astronomia das séries iniciais sob a ótica da transposição didática. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - FAFE - SBC) - Facldade de Educação - Universidade de São Paulo. Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.

3.
Francinete Damiana da Conceição Augusto. Investigando elementos da transposição didática e do contrato didático na fala dos professores. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - FAFE - SBC) - Facldade de Educação - Universidade de São Paulo. Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.

4.
Regiane de Carvalho Fernandes. A resolução de problemas através da Robótica Educacional. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - FAFE - SBC) - Facldade de Educação - Universidade de São Paulo. Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.

5.
Marlene da Silva. Do saber a ensinar ao saber ensinar: análise da transposição didática no dia a dia do professor. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências - FAFE - SBC) - Facldade de Educação - Universidade de São Paulo. Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.

Iniciação científica
1.
Amanda Malheiros. Neurociência e Educação: a busca por conexões. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.

2.
Eloisa Neri de Oliveira. Investigando a cognição incorporada na aprendizagem de conceitos matemáticos. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.

3.
Luara Belchior. Investigando o impacto da contação de histórias em crianças hospitalizadas. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo. Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.

4.
Lucas Azevedo Mesquita Pereira. NVESTIGANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: LIMITES E POSSIBILIDADES DO USO DA INTERNET E DA TELEFONIA MÓVEL. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Plena em Ciências) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.

5.
Bianca Paiola Laurenti. Educação em Ciências: desenvolvimento de conteúdo digital para a divulgação de neurociências em tablets, celulares e internet. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Física) - Universidade de São Paulo. Orientador: José Guilherme de Oliveira Brockington.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
BROCKINGTON, G.. O bom, o mau e o feio: a afetividade afeta mesmo a aprendizagem?. In: Roberta Ekuni; Larissa Zeggio; Orlando Francisco Amodeo Bueno. (Org.). Os Caçadores de Neuromitos. 1ed.São Paulo: Memnon, 2015, v. 1, p. 167-178.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 3:45:21