Paula Arantes Botelho Briglia Habib

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4715013949595967
  • Última atualização do currículo em 28/09/2018


Possui doutorado em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/FIOCRUZ) sobre a institucionalização das ciências no Brasil e a história dos estudos em genética animal e vegetal na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz , em Piracicaba. Possui Mestrado em História Social pela Unicamp (2003) no qual discutiu as relações entre História e Literatura abordando os conceitos de nação, raça, eugenia e nacionalismo na obra de Monteiro Lobato. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Foi Professora Substituta (2003-2005) no Curso de História da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Para o curso de História, ministrou disciplinas como Monografia, Projetos de Pesquisa em História, Prática de Pesquisa em História e História do Brasil República, tendo participado também da elaboração da nova grade curricular do curso e do processo de reconhecimento do curso de História em 2004. Entre 2012 e 2014 foi Bolsista do Programa de Inovação Tecnológica (INOVATEC) da Fiocruz, com o projeto de pesquisa "Imagens e Discursos da História do Câncer no Brasil" que tem por objetivo a constituição de um Acervo de Depoimentos Audiovisuais sobre a história do controle do câncer no Brasil. Entre 2014 e 2015 foi Professora Formadora da TV Escola (MEC) e participou da avaliação do conteúdo pedagógico de programas a serem exibidos pela TV. Entre 2015 e 2016, trabalhou no Portal da Base Nacional Comum Curricular para produção de conteúdo e registro histórico do processo de construção e mobilização do documento da BNCC. Desde 2014 é Professora de História da Espaço e Vida - Viagens Culturais e, a partir de 2017, tem feito trabalhos de campo didático-pedagógicos, tanto na cidade do Rio de Janeiro quanto em outras cidades, associando ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, é pós-graduanda no Curso de Especialização em Ensino de História no Colégio Pedro II. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social e na área de História das Ciências e da Saúde. Atua principalmente nos seguintes temas: História do Brasil República, Pensamento Social Brasileiro, História das Ciências no Brasil, História da Saúde Pública, História do Câncer no Brasil, História da Genética, História da Biologia, Eugenia, Institucionalização das Ciências no Brasil, Agricultura, História e Literatura, Intelectuais e Nacionalismo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paula Arantes Botelho Briglia Habib
Nome em citações bibliográficas
HABIB, P. A. B. B.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em História das Ciências e da Saúde.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Agricultura e Biologia na Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (Esalq): os estudos em genética nas trajetórias de Carlos Teixeira Mendes, Octavio Domingues e Salvador de Toledo Piza Jr. (1917-1937), Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Robert Wegner.
Bolsista do(a): Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Palavras-chave: História do Brasil República; Histórias Ciências no Brasil; História da Biologia; História da Genética; ESALQ; Salvador de Toledo Piza Jr..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
2009 - 2009
Doutorado em História das Ciências e da Saúde.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
com período sanduíche em The University of Manchester (Orientador: Jonathan Harwood).
Título: Agricultura e Biologia na Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (Esalq): os estudos em genética nas trajetórias de Carlos Teixeira Mendes, Octavio Domingues e Salvador de Toledo Piza Jr. (1917-1937), Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Robert Wegner.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História da Ciência; História da Genética; ESALQ; Eugenia; História das Ciências no Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Atividades profissionais, científicas e técnicas.
2001 - 2003
Mestrado em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: 'Eis o Mundo Encantado que Monteiro Lobato criou': Raça, Eugenia e Nação,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Maria Clementina Pereira Cunha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História do Brasil República; Literatura Brasileira-História e Crítica; História; Monteiro Lobato 1882-1948; Eugenia; Racismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social / Especialidade: História Social da Cultura.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social.
2018
Especialização em andamento em Especialização em Ensino de História. (Carga Horária: 360h).
Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
1997 - 2001
Graduação em História.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Bacharelado e Licenciatura em História.
Orientador: Maria Clementina Pereira da Cunha.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso de Formação em Revisores de Texto. (Carga horária: 24h).
Consultoria em Língua Portuguesa - Professor Ozanir Roberti, CLP, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Introdução Aos Projetos Urbanos. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.


Atuação Profissional



Espaço e Vida - Viagens Culturais, E&V, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador sem vínculo, Enquadramento Funcional: Professora de História
Outras informações
Professora de História na Espaço e Vida - Viagens Culturais (www.espacoevida.com.br), agência que realiza trabalhos interdisciplinares extraclasse com estudantes de instituições de ensino do Ensino Fundamental e Médio, das redes pública e privada do Rio de Janeiro. A E&V oferece trabalhos de campo em roteiros históricos, sócio-culturais, ambientais e espaços de educação, cultura e ciência. A Espaço e Vida também realiza viagens de caráter pedagógico para outras cidades do Rio de Janeiro e também para cidades de outros estados brasileiros como, por exemplo, Ouro Preto, Tiradentes, São Paulo, Recife e Olinda.


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação do projeto de pesquisa de registro histórico e análise dos processos de construção e mobilização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC). Atividade ligada ao Decanato de Extensão da UnB.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações
Equipe do Portal da Base Nacional Comum Curricular - www.basenacionalcomum.mec.gov.br Principais atividades: produção de conteúdo para o Portal da BNCC e registro histórico do processo de construção e mobilização do documento da Base. Trabalho vinculado ao Centro de alfabetização, leitura e escrita (Ceale) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e à Diretoria de Currículos e Educação Integral, Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC).


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador, Carga horária: 4
Outras informações
Professor Formador da TV Escola Rede Pedagógica de Professores (TV Escola) - Secretaria de Educação Básica (SEB) - Programa Nacional de Educação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) - Ministério da Educação (MEC).


Casa de Oswaldo Cruz, COC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Pesquisadora Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisadora-Visitante do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes/COC/Fiocruz), com bolsa do Programa de Inovação Tecnológica (Inovatec/ Fiocruz). Coordenadora do Projeto "Imagens e Discursos da História do Câncer no Brasil". Pesquisadora do Projeto "A trajetória do controle do câncer de colo de útero no Brasil", projeto aprovado pelo Programa Estratégico de Apoio à Pesquisa em Saúde (PAPES VI), número 407835/2012-1, desenvolvido no Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswado Cruz, financiado pela Fundação Oswaldo Cruz, Vice Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência (VPPLR), entre março de 2012 e dezembro de 2014.


Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Especialista Visitante V, Carga horária: 20
Outras informações
Assistente de Pesquisa - Especialista Vistante V Coordenadora do Projeto "Memória do Controle do Câncer no Brasil: criação de acervos de depoimentos"


Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Assistente de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa - Historiadora, Carga horária: 20
Outras informações
Assistente de Pesquisa do Projeto Parceria INCA-Fiocruz "História do Câncer - Atores, Cenários e Políticas Públicas", sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Antonio Teixeira e do Prof. Dr. Marco Porto, com bolsa do INCA. Atuou no sub-Projeto "Memória do Controle do Câncer no Brasil: criação de acervo de depoimentos".


Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto Assistente, Carga horária: 40

Atividades

2/2005 - 07/2005
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil III
Monografia
Projeto de Pesquisa em História
02/2005 - 07/2005
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Artes e Humanidades, Departamento de Artes e Humanidades.

Atividade realizada
Coordenação das disciplinas Projetos de Pesquisa em História, Monografia e História do Brasil III.
01/2005 - 02/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Vestibular e Exames - COPEVE, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Correção das Provas Discursivas de História do Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior PASES - 1ª Etapa - Triênio 2004-2006.
8/2004 - 12/2004
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil IV
Monografia
Prática de Pesquisa em História
08/2004 - 12/2004
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Artes e Humanidades, Departamento de Artes e Humanidades.

Atividade realizada
Coordenação das discplinas Monografia e História do Brasil IV.
07/2004 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes e Humanidades, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para o Reconhecimento do Curso de História da UFV.
03/2004 - 10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Artes e Humanidades, .

Cargo ou função
Membro da Comissão Elaboradora da Nova Grade do Curso de História da UFV.
2/2004 - 7/2004
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História do Brasil III
Projeto de Pesquisa em História
02/2004 - 07/2004
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Artes e Humanidades, Departamento de Artes e Humanidades.

Atividade realizada
Coordenação das disciplinas História do Brasil III e Projetos de Pesquisa em História.
01/2004 - 02/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Vestibular e Exames - COPEVE, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Correção das Provas Discursivas de História do Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior PASES - 2ª Etapa - Triênio 2002-2004.
2004 - 2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Vestibular e Exames - COPEVE, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração das Provas Objetivas e Discursivas de História do Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior PASES - 1ª Etapa - Triênio 2004-2006.
8/2003 - 12/2003
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História Moderna II
Instrumentalização para o Ensino de História
8/2003 - 12/2003
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Temas Contemporâneos da História
08/2003 - 12/2003
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Artes e Humanidades, Departamento de Artes e Humanidades.

Atividade realizada
Coordernação das disciplinas História Moderna II e Temas Contemporâneaos da História.
08/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Vestibular e Exames - COPEVE, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração das Provas de História do Vestibular 2003 da Escola de Estudos Superiores de Viçosa (ESUV) em convênio com a UFV.
08/2003 - 08/2003
Outras atividades técnico-científicas , Comissão Permanente de Vestibular e Exames - COPEVE, Comissão Permanente de Vestibular e Exames - COPEVE.

Atividade realizada
Monitor no Stand do Curso de História no evento "A Graduação na UFV: Decisão de Futuro".

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsita de Mestrado - Capes, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Mestrado - Capes


Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, IFCH/UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica - CNPq e Fapesp, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica do Projeto Integrado "Cultura e diversidade no Brasil: para além de uma história da identidade nacional", financiado pelo CNPq, vinculado ao Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult/Unicamp) e coordenado pela Profª Drª Maria Clementina Pereira Cunha. Bolsista de Iniciação Científica com o projeto de pesquisa "O Brasil em crônicas: Monteiro Lobato e a questão nacional (1914-1928), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), orientado pela Profª Drª Maria Clementina Pereira Cunha, no período entre julho a dezembro de 2000.



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Coordenação, pesquisa produção de conteúdo, acompanhamento e registro oral da consulta pública efetuada ao documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular
Descrição: Projeto de pesquisa aplicada, de natureza multi-institucional, que articula diversos grupos (universidades, profissionais das secretarias estaduais de educação, equipes da Secretaria de Educação Básica do MEC etc) no desenvolvimento das múltiplas estratégias de comunicação e compreensão do documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular assim o registro oral de todo esse processo por meio entrevistas com os profissionais da educação envolvidos no debate e consulta pública da BNCC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Imagens e Discursos da História do Câncer no Brasil.
Descrição: O objetivo principal deste projeto é a constituição de um acervo de depoimentos audiovisuais com os personagens principais para a história do controle do câncer de colo de útero no Brasil. Tal acervo de depoimentos fará parte do acervo histórico da Casa de Oswaldo Cruz (COC) e do Centro de Memória do Câncer, do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e a divulgação científica desse acervo tem como meta a divulgação e difusão desse conhecimento produzido ao longo da pesquisa. O projeto seguirá a história das transformações da detecção do câncer cervical no Brasil, e sua relação com o desenvolvimento da medicina e da saúde pública, num contexto social, cultural, econômico e político amplo, através da História Oral, a partir da realização de entrevistas com personagens importantes para essa história. Apesar dos avanços importantes na difusão de medidas preventivas, o câncer cervical continua a ser problema de saúde importante em grandes regiões do Brasil. A afirmação, largamente utilizada, de que a presença desta doença reflete a persistência da pobreza e dos problemas do sistema da saúde não se mostra suficiente para compreender as especificidades locais e as diferenças entre os índices da doença nas diversas regiões. Tais diferenças são muitas vezes relacionados com padrões de especialização dos médicos, a divisão do trabalho em saúde, as tensões entre as especialidades médicas e sub-especialidades, a ascensão de culturas médicas locais, as variações nas práticas administrativas, ou seja, elementos que são muitas vezes enraizadas numa história particular. Essa pesquisa objetiva jogar alguma luz nas razões para as dificuldades de execução da detecção do câncer cervical no Brasil e na introdução de medidas preventivas eficientes, a partir dos relatos de seus principais personagens, a saber, gestores e técnicos responsáveis pelo desenvolvimento da política de controle do câncer no Brasil, nas últimas décadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2011
Memória do Controle do Câncer no Brasil: criação de acervos de depoimentos.
Descrição: Este projeto faz parte de um projeto mais amplo que estuda a história da prevenção do câncer cervical no Brasil, das origens até as práticas contemporâneas. O objetivo é analisar como se deu o processo de implantação de uma política brasileira para o controle do câncer através de depoimentos orais dos atores chaves envolvidos em ações de detecção do câncer cervical: ginecologistas, especialmente membros da Sociedade Brasileira de Genitoscopia; os médicos e os peritos da saúde pública envolvidos na transição da doença para o campo da saúde pública, na difusão do teste Papanicolaou e na implantação do programa Viva Mulher; virologistas que desenvolveram a tipificação do HPV, epidemiologistas que estudam tendências de morbidade e mortalidade e fatores de risco. As ações dirigidas à detecção precoce do câncer do colo do útero no Brasil caracterizaram-se, na maioria das vezes, por estratégias isoladas e pontuais. Nosso estudo seguirá, através dos depoimentos orais, a história das transformações da detecção do câncer cervical no Brasil, e sua relação com o desenvolvimento da medicina e da saúde pública, num contexto social, cultural, econômico e político amplo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
Agricultura e Biologia na Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (Esalq): os estudos em genética nas trajetórias de Carlos Teixeira Mendes, Octavio Domingues e Salvador de Toledo Piza Jr. (1917-1937)
Descrição: A discussão central deste projeto de doutorado é a história da genética animal e vegetal e a institucionalização das ciências no Brasil, a partir de uma escola de ensino e pesquisa, a Escola Superior Agrícola ?Luiz de Queiroz?. Para tanto, o estudo da trajetória acadêmica e institucional de seus pesquisadores/professores, concomitantemente ao debate sobre as teorias biológicas em voga no período após a redescoberta das leis de Gregor Mendel em 1900 e de pesquisas sobre hereditariedade dos caracteres é de crucial relevância para o tema central. O arco geral é a discussão entre ciência pura e ciência aplicada nas primeiras décadas do século XX, mais especificamente na Escola de Agricultura de Piracicaba. O caminho será feito através da genética animal e vegetal, da evolução e da hereditariedade, temas importantes para três pesquisadores da Escola de Agricultura no período: Carlos Teixeira Mendes, Octavio Domingues e Salvador de Toledo Piza Jr.. A centralidade desses personagens para a proposta em questão pode ser explicada pela diferente atuação que tiveram em setores da sociedade e da comunidade científica. Assim, imersos no arco central e interligados entre si, são perceptíveis quatro eixos distintos de abordagem teórico-metodológico, explicitados a seguir e desenvolvidos nos capítulos. Os quatros eixos de pesquisa e discussão ? história institucional; trajetórias intelectuais; história de um periódico científico e de divulgação científica; e intervenção científica na sociedade e na política ? ajudam a pensar e traçar um quadro mais amplo de debate sobre o desenvolvimento da ciência no Brasil. Ou seja, o escopo é compreender a influência que o debate teórico e prático sobre genética e hereditariedade teve em outras esferas e, principalmente de que forma essa discussão foi realizada pelos esalqueanos. Este último ponto é um dos principais objetivos dessa tese. Refazer o percurso traçado pelos personagens, suas estratégias políticas e acadêmicas, seus sucessos e insucessos ajudará a perceber uma determinada história da genética no Brasil e da institucionalização da ciência. Nesse sentido, a discussão sobre ciência, sociedade e instituições de pesquisa permeará todo o trabalho, pois para além do universo específico da Escola de Piracicaba, serão tratadas discussões, controvérsias e teorias que extrapolam os limites dos laboratórios, dos campos de experiências e das salas de aula, abrangendo a esfera social, cultural e política de diferentes formas e intensidades. Assim, o presente projeto tem por objetivo discutir a agricultura e a biologia através dos estudos em genética na Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz? (ESALQ), em Piracicaba, entre 1917 e 1937. A partir das trajetórias acadêmicas de Carlos Teixeira Mendes (1888-1950), Octavio Domingues (1897-1972) e Salvador de Toledo Piza Jr. (1898-1988), analisa de que forma os três agrônomos se inseriram no debate sobre ciência pura e ciência aplicada, mobilizando teorias biológicas, seleção empírica e a genética mendeliana em suas pesquisas, visando o melhoramento da agricultura. Seguindo os passos dos professores de Piracicaba, esta tese analisa os conceitos de ciência, as teorias biológicas e como essas questões foram debatidas dentro da agricultura. Nesse sentido, torna-se importante analisar também o exercício da divulgação científica empreendido por eles, seja por meio da Revista de Agricultura, periódico científico por eles fundado e no qual publicavam suas produções científicas na área de agricultura, seja por intermédio da participação de Octavio Domingues e Salvador de Toledo Piza Jr. no Boletim de Eugenia (1929-1933), em que publicavam discussões sobre genética e a possibilidade de aplicação em seres humanos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
'Eis o Mundo Encantado que Monteiro Lobato criou': raça, eugenia e nação.
Descrição: O objetivo deste estudo é abordar uma parte da vida e da obra de José Bento Monteiro Lobato (1882-1948) investigando como dialogou com teorias raciais e com a Eugenia. No contexto histórico das primeiras décadas do século XX discutir a nação significou discutir a constituição racial do povo brasileiro e suas possíveis conseqüências para o futuro do Brasil. Assim, pretendi analisar, a partir de algumas obras específicas do autor, como ele participou e divulgou o projeto de intervenção social, que em um sentido mais amplo, vinculava-se ao tema da regeneração nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2000
O Brasil em crônicas: Monteiro Lobato e a questão nacional (1914-1928)
Descrição: O projeto tem como tema central entender como Monteiro Lobato participou do debate sobre a questão da identidade nacional e do saneamento do Brasil, a partir das crônicas publicadas no jornal O Estado de São Paulo, periódico no qual o autor iniciou sua carreira literária. O foco principal está centrado nas crônicas nas quais Lobato descreveu o Jeca Tatu, em 1914, e nas conhecidas crônicas do saneamento, publicadas em 1918. O objetivo desta pesquisa é compreender a maneira particular do autor de participar desta discussão sobre nação, higiene pública e saneamento rural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Social/Especialidade: História Social da Cultura.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Melhor Trabalho de Doutorado da I Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde; Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz.
2005
Professora Homenageada pelos Formandos do Curso de História, Universidade Federal de Viçosa (UFV).
2004
Professora Homenageada pelos Formandos do Curso de História, Universidade Federal de Viçosa (UFV).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PORTO, M. A. T.2014PORTO, M. A. T. ; HABIB, P. A. B. B. . Viva Mulher: constructing a cervical cancer control program in Brazil. Dynamis (Granada), v. 34, p. 101-123, 2014.

2.
HABIB, P. A. B. B.2014HABIB, P. A. B. B.; WEGNER, R. . De plantas y hombres: cómo los genetistas se vincularon a la eugenesia en Brasil ? un estudio de caso (1929-1933). Asclepio (Madrid), v. 66, p. p053, 2014.

3.
Luiz Antonio Teixeira2012Luiz Antonio Teixeira ; Marco Porto ; HABIB, P. A. B. B. . ?Políticas Públicas de Controle de Câncer no Brasil: elementos de uma trajetória?. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ), v. XX, p. p. 375-p. 380, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HABIB, P. A. B. B.. Agricultura e Biologia nos estudos em genética na Esalq. 1ª. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 01. 350p .

2.
HABIB, P. A. B. B.. O controle do câncer do colo do útero: um desafio para a saúde pública.. 01. ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), 2014. v. Única. 203p .

3.
HABIB, P. A. B. B.; ANDRADE, M. M. (Org.) ; Luiz Antonio Teixeira (Org.) ; Danielle Nogueira (Org.) ; Mônica de Assis (Org.) . A mulher e o câncer de mama no Brasil. 01. ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), 2014. v. Único. 46p .

4.
HABIB, P. A. B. B.. O Câncer como Problema de Saúde Pública - Volume 1 da Série Temática. 1ª. ed. Rio de Janeiro: INCA, 2012. v. 01. 144p .

Capítulos de livros publicados
1.
HABIB, P. A. B. B.. "Saneamiento, Eugenesia y Literatura: Los Caminos entrecruzados de Renato Kehl y Monteiro Lobato (1914-1926). In: Gustavo Vallejo; Marisa Miranda. (Org.). Políticas del cuerpo: estrategias modernas de normalización del individuo y la sociedad. 1ed.Buenos Aires: Siglo XXI, 2007, v. , p. 321-343.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HABIB, P. A. B. B.; POLIDORO, H. ; MENDES, D. O. . Repercussões na Mídia da Base Nacional Comum Curricular durante a Discussão Pública. In: VI Encontro Nacional da União Latina de Economia, Política da Informação, Comunicação e da Cultura - ULEPICC, 2017, Brasília, DF. Ulepicc Brasil 2016 v. 1: políticas de comunicação. Brasília: ULEPICC, 2016. v. 01.

2.
HABIB, P. A. B. B.. 'A História dos Estudos em Genética Animal e Vegetal na Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (Esalq): contribuição para a história das ciências agrícolas e biológicas no Brasil'. In: I Jornada de Pós Graduação em História das Ciências e da Saúde, 2011, Rio de Janeiro/RJ. Anais da 1ª Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, 2011.

3.
HABIB, P. A. B. B.. "Agronomia e Biologia: seleção empírica e genética mendeliana na Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (1917-1937)". In: XXVI Simpósio Nacional de História - Anpuh: 50 anos, 2011, São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH-SP, 2011. v. 1.

4.
HABIB, P. A. B. B.. Saneamento, Eugenia e Literatura: os caminhos cruzados de Renato Kehl e Monteiro Lobato (1914-1926). In: XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo. Anais Eletrônicos do XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007.

5.
HABIB, P. A. B. B.. Uma forma de intolerância: a Eugenia no Brasil. In: XV Encontro Regional de História da ANPUH - MG -, 2006, São João del Rei. Anais Eletrônicos do XV Encontro Regional de História da ANPUH - MG, 2006.

6.
SILVA, André Luiz ; MORENO, A. ; HABIB, P. A. B. B. . "Saúde, Belleza, Robustez e Educação Physica". A construção de uma sensibilidade eugênica. In: X Congresso de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança; II Congresso Latinoamericano de Historia de La Educacion Fisica, 2006, Curitiba. Anais do X Congresso de História do Esporte, Lazer, Educação Física e Dança; II Congresso Latinoamericano de Historia de La Educacion Fisica, 2006.

7.
HABIB, P. A. B. B.. A cura do feio: Renato Kehl e "A Cura da Fealdade". In: ?Usos do Passado? - XII Encontro Regional de História da ANPUH-RJ, 2006, Rio de Janeiro. Anais do XII Encontro Regional de História da ANPUH-RJ, "Usos do Passado", 2006.

8.
HABIB, P. A. B. B.; SILVA, André Luiz ; MORENO, A. . Da Educação Física na Eugenia Brasileira: Proximidades e Distâncias num percurso norteado pelo. In: II Seminário do CEMEF:, 2005, Belo Horizonte. Anais do II Seminário do CEMEF (Centro de Memória da Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HABIB, P. A. B. B.; ANDRADE, M. M. . História e Câncer: entre o medo e a curiosidade. In: II Simpósio Internacional de História Pública: perspectivas da história pública no Brasil, 2014, Niterói, Rio de Janeiro. II Simpósio Internacional de História Pública: perspectivas da história pública no Brasil, 2014. v. Único. p. 122-122.

2.
PORTO, M. A. T. ; HABIB, P. A. B. B. . ?Políticas de Saúde Pública no Brasil: o ?Viva Mulher?, um programa para o Controle do Câncer de Colo de Útero (1997-2002)?. In: 54 International Congress of Americanists, 2012, Vienna. Abstracts 54 International Congress of Americanists. Vienna, 2012. v. Único. p. 1273-1273.

3.
HABIB, P. A. B. B.. 'Lições de Eugenia e Lições de Genética: um estudo sobre as contribuições de Octavio Domingues e Salvador de Toledo Piza Jr. ao movimento eugênico no Brasil, através do 'Boletim de Eugenia' (1929-1937)'. In: 54 International Congress of Americanists, 2012, Vienna. Abstracts 54 International Congress of Americanists. Vienna, 2012. v. Único.

4.
HABIB, P. A. B. B.. "Agronomia e Biologia: seleção empírica e genética mendeliana na Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (1917-1937)". In: XXVI Simpósio Nacional de História - Anpuh: 50 anos, 2011, São Paulo. Anais Eletrônicos, 2011.

5.
HABIB, P. A. B. B.. "A História dos estudos em genética animal e vegetal na Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (ESALQ): contribuição para a história das ciências agrícolas e biológicas no Brasil, 1917-1937". In: I Jornada de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, 2011, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos, 2011.

6.
HABIB, P. A. B. B.. Saneamento, Eugenia e Literatura: os caminhos cruzados de Renato Kehl e Monteiro Lobato (1914-1926). In: XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 2007, São Leopoldo. Caderno de Resumos do XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo: Oikos, 2007. v. Único. p. 80-80.

7.
HABIB, P. A. B. B.. O feio como doença: Renato Kehl e "A Cura da Fealdade". In: XII Encontro Regional de História - ANPUH - RJ -, 2006, Rio de Janeiro. Resumos e Programação do XII Encontro Regional de História - ANPUH - RJ -, 2006. p. 113.

8.
HABIB, P. A. B. B.. ?Saneamento, Eugenia e Literatura no Brasil: Os Caminhos Cruzados de Renato Kehl e Monteiro Lobato. (1914-1926)?. In: II Workshop Internacional sobre Darwinismo Social y Eugenesia ? ?Ciencia e control social: biopolíticas y tecnologías del cuerpo en la modernidad?. Unidad de Ciencias Humanas ? IIB- INTECH, 2006, Chascomús. ?Ciencia e control social: biopolíticas y tecnologías del cuerpo en la modernidad?, 2006. v. Único. p. 12-12.

9.
SILVA, André Luiz ; MORENO, A. ; HABIB, P. A. B. B. ; GENEGN, T. M. F. . Imperativo da beleza no discurso dos intelectuais: proximidades e distâncias entre o eugenismo e o novo eugenismo. In: XV Simpósio de Iniciação Científica, 2006, Viçosa. Anais do XV Simpósio de Iniciação Científica. Viçosa: Editora da UFV, 2006.

10.
SILVA, André Luiz ; MORENO, A. ; HABIB, P. A. B. B. ; GENEGN, T. M. F. . Olhares eugênicos sobre a Educação Física: alguns apontamentos a partir das obras de Fernando Azevedo e Renato Kehl. In: XV Simpósio de Iniciação Científica, 2006, Viçosa. Anais do XV Simpósio de Iniciação Científica. Viçosa: Editora da UFV, 2006.

11.
HABIB, P. A. B. B.. Uma forma de intolerância: a Eugenia no Brasil. In: XV Encontro Regional de História da ANPUH - MG, 2006, São João del Rei. Caderno de Resumos e Programação do XV Encontro Regional de História da ANPUH - MG, 2006. p. 146.

12.
HABIB, P. A. B. B.. A Literatura de Monteiro Lobato a serviço do projeto de regeneração nacional. In: Sentidos dos Lugares - X Encontro Regional da Abralic (Associação Brasileira de Literatura Comparada), 2005, Rio de Janeiro. Sentidos dos Lugares - X Encontro Regional da Abralic (Associação Brasileira de Literatura Comparada), 2005. v. Único. p. 214.

13.
HABIB, P. A. B. B.. A Sociedade ideal de Monteiro Lobato: A Literatura a serviço da Eugenia.. In: II Semana Acadêmica do Curso de História - Repensando a República: História, Pesquisa e Ensino, 2004, Viçosa. Caderno de Resumos e Programação. Viçosa - MG: Gráfica da Universidade Federal de Viçosa, 2004. v. Único.

Artigos aceitos para publicação
1.
HABIB, P. A. B. B.. A Eugenia de Ontem e de Hoje. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, 2018.

2.
HABIB, P. A. B. B.. Porque prevenir é melhor do que remediar. Revista de História da Biblioteca Nacional, 2015.

3.
HABIB, P. A. B. B.; ANDRADE, M. M. . 'Conhecimento itinerante: a produção e circulação de exposições sobre as políticas de controle do câncer no Brasil'. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
HABIB, P. A. B. B.; ANDRADE, M. M. . História e Câncer: entre o medo e a curiosidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
HABIB, P. A. B. B.. Monteiro Lobato: raça, eugenia e nação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
HABIB, P. A. B. B.. 'Em torno da Antropologia': ciência, evolução, genética e eugenia nos estudos de Salvador de Toledo Piza Jr. na década de 1930.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
HABIB, P. A. B. B.. Transformações nas concepções sobre as causas de câncer - implicações para a prevenção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
HABIB, P. A. B. B.. 'O Choque das Raças': Monteiro Lobato e a visão do negro.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
HABIB, P. A. B. B.. Eugenia no Sítio de Dna. Benta. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
HABIB, P. A. B. B.. 'Lições de Eugenia e Lições de Genética: um estudo sobre as contribuições de Octavio Domingues e Salvador de Toledo Piza Jr. ao movimento eugênico no Brasil, através do 'Boletim de Eugenia' (1929-1937)'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
HABIB, P. A. B. B.. 'Eis o mundo encantado que Monteiro Lobato criou: Raça, Eugenia e Nação'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
HABIB, P. A. B. B.. 'Eugenia e Racismo na obra de Monteiro Lobato e as discussões atuais no Superior Tribunal Federal'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
HABIB, P. A. B. B.; ANDRADE, M. M. ; MACIEL, L. R. . Acervo de Depoimentos Orais: contribuição para a história do controle do câncer de colo de útero. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
HABIB, P. A. B. B.. Contirbuição para a história das ciências no Brasil: os estudos em genética animal e vegetal nas Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (ESALQ), 1917-1937. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
PORTO, M. A. T. ; HABIB, P. A. B. B. . ?Políticas de Saúde Pública no Brasil: o ?Viva Mulher?, um programa para o Controle do Câncer de Colo de Útero (1997-2002)?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
HABIB, P. A. B. B.. "Agronomia e Biologia: seleção empírica e genética mendeliana na Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (1917-1937)". 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
HABIB, P. A. B. B.. "A História dos Estudos em Genética Animal e Vegetal na Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (ESALQ): contribuição para a história das ciências agrícolas e biológicas no Brasil". 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
HABIB, P. A. B. B.. Saneamento, Eugenia e Literatura: os caminhos cruzados de Renato Kehl e Monteiro Lobato (1914-1926). 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
HABIB, P. A. B. B.. Uma forma de intolerância: a Eugenia no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
HABIB, P. A. B. B.. O Feio como Doença: Renato Kehl e a "Cura da Fealdade". 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
HABIB, P. A. B. B.. ?Saneamento, Eugenia e Literatura no Brasil: Os Caminhos Cruzados de Renato Kehl e Monteiro Lobato. (1914-1926)?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
HABIB, P. A. B. B.. A literatura de Monteiro Lobato a serviço do projeto de regeneração nacional. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SILVA, André Luiz ; MORENO, A. ; HABIB, P. A. B. B. . Da Educação Física na eugenia brasileira: proximidades e distâncias num percurso norteado pelo 'discurso científico'.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
HABIB, P. A. B. B.. A sociedade ideal de Monteiro Lobato: a literatura a serviço da eugenia. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
HABIB, P. A. B. B.. A destruição dos sonhos: a eugenia e o racismo em "O Presidente Negro" de Monteiro Lobato. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
HABIB, P. A. B. B.. Agricultura e Biologia na Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (Esalq): os estudos em genética nas trajetórias de Carlos Teixeira Mendes, Octavio Domingues e Salvador de Toledo Piza Jr. (1917-1937) 2010 (Tese de Doutorado).

2.
HABIB, P. A. B. B.. 'Eis o Mundo Encantado que Monteiro Lobato criou': Raça, Eugenia e Nação 2003 (Dissetação de Mestrado).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
HABIB, P. A. B. B.; BARBOSA, Daniel Henrique Diniz ; CHAVES, Cláudia Maria das Graças ; MACIEL, Guilherme de Souza ; QUEIROZ, Jonas Marçal de ; MARTINS, Karla Denise ; PIRES, M. C. . Participação no Processo de Reconhecimento do Curso de História da Universidade Federal de Viçosa pelo MEC. 2004.

2.
HABIB, P. A. B. B.; BARBOSA, Daniel Henrique Diniz ; CHAVES, Cláudia Maria das Graças ; MARTINS, Karla Denise ; PIRES, M. C. ; QUEIROZ, Jonas Marçal de . Elaboração da nova Grade Curricular do Curso de História da Universidade Federal de Viçosa. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
HABIB, P. A. B. B.. Parecer Editorial para a Revista 'Acervo', do Arquivo Nacional. 2017.

2.
HABIB, P. A. B. B.. Parecer 'ad hoc' para 'Civitas' - Revista de Ciências Sociais/PUCRS. 2017.

3.
HABIB, P. A. B. B.. Parecer Editorial para 'Cadernos de História da Ciência'. 2017.

4.
HABIB, P. A. B. B.. Parecer Científico para a revista eletrônica 'Intellectus'. 2017.

5.
HABIB, P. A. B. B.. Parecer 'ad hoc' para a 'Revista Anos 90'. 2015.

6.
HABIB, P. A. B. B.. Parecer Editorial para a Revista 'Maracanan' - Revista do Programa em Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2015.

7.
HABIB, P. A. B. B.. Parecer Editorial para a Revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos. 2015.

8.
HABIB, P. A. B. B.. Avaliação de Pôster de Iniciação Científica. 2014.

9.
HABIB, P. A. B. B.. Parecer 'ad hoc' para a 'Revista Anos 90'. 2013.

10.
HABIB, P. A. B. B.. Revista "Teoria e Cultura" - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFJF. 2012.

11.
HABIB, P. A. B. B.. Parecerista da 'AEDOS' - Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS. 2009.

12.
HABIB, P. A. B. B.. Parecerista do Projeto: Produção Intelectual: relatos orais do contexto Ufeviano na Ditadura Militar (1964-1985) - Processo de Seleção de Bolsistas do Programa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq. 2005.

13.
HABIB, P. A. B. B.. Elaboração de Parecer Acadêmicos para a Revista de História Social (Unicamp). 2005.

14.
HABIB, P. A. B. B.. Membro da Comissão de Avaliação dos Trabalhos apresentados no SIC (Simpósio de Iniciação Científica da UFV). 2004.

15.
HABIB, P. A. B. B.. Membro da Comissão de Avaliação dos Trabalhos Apresentados no SIC (Simpósio de Iniciação Científica da UFV). 2003.

16.
HABIB, P. A. B. B.. Monitoria no stand do curso de História durante o evento 'A Graduação na UFV: decisão de futuro'. 2003.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
HABIB, P. A. B. B.. Raízes da genética no Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
HABIB, P. A. B. B.. Raízes da genética no Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
HABIB, P. A. B. B.; ANDRADE, M. M. . A Plenos Pulmões. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
HABIB, P. A. B. B.; FUHRMANN, L. . O Julgamento de Lobato. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
HABIB, P. A. B. B.. História e Literatura: interseções. 2004. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
HABIB, P. A. B. B.; Luiz Antonio Teixeira ; Marco Porto ; TEMPERINI, R. . História do Câncer - atores, cenários e políticas públicas. 2011; Tema: Site de divulgação do projeto "História do Câncer - atores, cenários e políticas públicas". (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
HABIB, P. A. B. B.; ANDRADE, M. M. . História do Controle do Câncer de Colo de Útero no Brasil. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Roteiro de Vídeo Educativo).

2.
HABIB, P. A. B. B.; ANDRADE, M. M. . História do Controle do Câncer de Colo de Útero no Brasil. 2013. (Elaboração de Roteiro para Vídeo Educativo).

3.
HABIB, P. A. B. B.; BARBOSA, Daniel Henrique Diniz . Comissão de Correção das Provas Discursivas de História do Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior PASES - 1ª Etapa - Triênio 2004-2006. 2005. (Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior - PASES).

4.
HABIB, P. A. B. B.. História da Imprensa no Brasil. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
HABIB, P. A. B. B.; BARBOSA, Daniel Henrique Diniz ; MARTINS, Karla Denise . Comissão de Elaboração das Provas Objetivas e Discursivas de História do Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior PASES - 1ª Etapa - Triênio 2004-2006. 2004. (Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior - PASES).

6.
HABIB, P. A. B. B.; BARBOSA, Daniel Henrique Diniz ; MARTINS, Karla Denise . Comissão de Correção das Provas Discursivas de História do Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior PASES - 2ª Etapa - Triênio 2002-2004. 2004. (Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior - PASES).

7.
HABIB, P. A. B. B.. Nova Grade Curricular do Curso de História. 2004. (Nova Grade Curricular do Curso de História (UFV)).

8.
HABIB, P. A. B. B.. Reconhecimento do Curso de História (UFV). 2004. (Reconhecimento do Curso de História (UFV)).

9.
HABIB, P. A. B. B.. História e Literatura: interseções. 2004. (Coordenação de Mesa-Redonda na II Semana Acadêmica do Curso de História -do).

10.
HABIB, P. A. B. B.. História e Literatura. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
HABIB, P. A. B. B.; MARTINS, Karla Denise . Comissão de Elaboração das Provas de História do Vestibular 2003 da Escola de Estudos Superiores de Viçosa (ESUV) em convênio com a UFV. 2003. (Vestibular 2003 da Escola de Estudos Superiores de Viçosa (ESUV) em convênio com a UFV).

12.
HABIB, P. A. B. B.. História e Literatura: A Questão Nacional na Obra de Monteiro Lobato. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
HABIB, P. A. B. B.. Comissão de Correção das Provas Discursivas de História do Vestibular Nacional da Unicamp - 2ª Fase. 2001. (Vestibular Nacional Unicamp).

14.
HABIB, P. A. B. B.. Comissão de Correção das Provas Discursivas de Geografia do Vestibular Nacional da Unicamp - 2ª Fase. 2001. (Vestibular Nacional Unicamp).

Demais trabalhos
1.
HABIB, P. A. B. B.; BARBOSA, Daniel Henrique Diniz ; CRYSOSTOMO, M. I. J. . Arquitetura da Destruição: Video e Discussão. 2005 (Evento: Cinema UFV) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
HABIB, P. A. B. B.; Balaban, M; Faria, Daniel A B. Participação em banca de Bruna Santana Fernandes. O Choque das Raças: literatura, eugenia e imprensa em Monteiro Lobato. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
HABIB, P. A. B. B.; SOUZA, M. C. C. C.; MULLER, M. L. R.; CARDOSO, L. C.; PAOLIELLO, R. M.. Participação em banca de Priscila Elisabete da Silva. Um projeto civilizatório e regenerador: branquitude e eugenia na concepção da Universidade de São Paulo (1910-1940). 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
Luiz Antonio Teixeira; PORTO, M. A. T.; KROPF, S.; LOWY, I.; NASCIMENTO, D. R.; HABIB, P. A. B. B.. Participação em banca de Vanessa Lana. "Ferramentas, Práticas e Saberes: a formação de uma rede institucional para a prevenção do câncer de colo de útero no Brasil, 1936-1970". 2012. Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Qualificações de Doutorado
1.
SOUZA, M. C. C. C.; SOUZA, M. G.; HABIB, P. A. B. B.. Participação em banca de Priscila Elisabete da Silva. Um projeto civilizatório e regenerador: reflexões sobre a influência do debate racial na concepção da Universidade de São Paulo. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HABIB, P. A. B. B.; Assis, Angelo Adriano Faria de; MENDES, Fábio Faria. Participação em banca de José Enir Jango Junior.A identidade nacional banhada em "potassa cáustica": um estudo acerca da recepção de Nietzsche por Monteiro Lobato. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa.

2.
HABIB, P. A. B. B.; BRETAS, Mariana Lopes; BARBOSA, Daniel Henrique Diniz. Participação em banca de Bruno Henrique Nunes Winckler.A Linguagem do Cinema na Construção da História: o Anti-Semitismo no Cinema. Análise da Lista de Schindler e Tolerância Zero. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Viçosa.

3.
HABIB, P. A. B. B.. Participação em banca de Rodrigo Ferreira Coelho.Viçosa através do jornal "O Imparcial" e o imaginário bernardista: história, memória, ideologia e hegemonia de 1928 a 1932. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

4.
HABIB, P. A. B. B.. Participação em banca de Juliano Nogueira de Almeida.Metamorfose Alternativa: as diversas noções de liberdade na obra de Raul Seixas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal de Viçosa.

5.
SOUZA, E. A.; HABIB, P. A. B. B.; COELHO, F. M. G.; MENDES, Fábio Faria. Participação em banca de Eliana Aparecida de Souza.Artes da Obrigação: Pedidos, Mercês e Redes Clientelares na Capitania de Minas Gerais nos anos de 1760-1808. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa.

6.
AMORIM, G. J.; HABIB, P. A. B. B.; MENDES, Fábio Faria; QUEIROZ, Jonas Marçal de. Participação em banca de Gilberto José de Amorim.Da Escravidão ao Trabalho Livre: a Política de Emancipação e de Reorganização do Mercado de Trabalho na Zona da Mata Mineira (1871-1889). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa.

7.
RODRIGUES, Í. M.; HABIB, P. A. B. B.; COELHO, F. M. G.; BOTELHO, M. I. V.. Participação em banca de Ísis Menezes de Rodrigues.Universo Feminino em Minas Gerais no Século XVIII. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
HABIB, P. A. B. B.; MARTINS, Karla Denise; QUEIROZ, Jonas Marçal de. Comissão Examinadora do Concurso para Seleção de Monitores. 2004. Universidade Federal de Viçosa.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3ª Jornada De Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde.Debatedora da Mesa "Trajetórias Intelectuais: percursos profissionais e histórias de vida". 2015. (Outra).

2.
Seminário Nacional sobre a Base Nacional Comum Curricular. 2015. (Seminário).

3.
14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia."Em torno da Antropologia": ciência, evolução, genética e eugenia nos estudos de Salvador de Toledo Piza Jr. na década de 1930.. 2014. (Seminário).

4.
O Negro no Pensamento Social Brasileiro."O Choque das Raças": Monteiro Lobato e a visão do negro.. 2013. (Seminário).

5.
13º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Contribuição para a história das ciências no Brasil: os estudos em genética animal e vegetal na Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (ESALQ), 1917-1937. 2012. (Seminário).

6.
54º International Congress of Americanists ?Building Dialogues in the Américas?. "Lições de Eugenia e Lições de Genética: um estudo sobre as contribuições de Octavio Domingues e Salvador de Toledo Piza Jr. ao movimento eugênico no Brasil, através do 'Boletim de Eugenia' (1929-1937)". 2012. (Congresso).

7.
54º International Congress of Americanists ?Building Dialogues in the Américas?. ?Políticas de Saúde Pública no Brasil: o ?Viva Mulher?, um programa para o Controle do Câncer de Colo de Útero (1997-2002)?. 2012. (Congresso).

8.
I Jornada de Pós Graduação em História das Ciências e da Saúde."A História dos Estudos em Genética Animal e Vegetal na Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz': contribuição para a história das ciências agrícolas e biológicas". 2011. (Outra).

9.
XXVI Simpósio Nacional de História."Agronomia e Biologia: seleção empírica e genética mendeliana na Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (1917-1937)". 2011. (Simpósio).

10.
8° Encontro de História e Saúde: ?História e Memória da Ciência e da Saúde: Balanço e Perspectivas?. 2007. (Encontro).

11.
X Jornada de Científica de Pós Graduação e XV Reunião Anual de Iniciação Científica: Novas Fronteiras da Educação e Saúde.Genética e Eugenia: As relações institucionais entre Renato Kehl, Octavio Domingues e Salvador de Toledo Piza Jr.: uma análise do Boletim de Eugenia e das correspondências trocadas. (1929-1933). 2007. (Encontro).

12.
XXIV Simpósio Nacional de História: História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos.Saneamento, Eugenia e Literatura: os caminhos cruzados de Renato Kehl e Monteiro Lobato (1914-1926). 2007. (Simpósio).

13.
II Workshop Internacional sobre Darwinismo Social y Eugenesia ? ?Ciencia e control social: biopolíticas y tecnologías del cuerpo en la modernidad?. ?Saneamento, Eugenia e Literatura no Brasil: Os Caminhos Cruzados de Renato Kehl e Monteiro Lobato. (1914-1926)?. 2006. (Congresso).

14.
XII Encontro Regional de História - ANPUH - RJ -.A Cura do Feio: Renato Kehl e a "Cura da Fealdade". 2006. (Encontro).

15.
XV Encontro Regional de História - ANPUH - MG.Uma forma de intolerância: a Eugenia no Brasil. 2006. (Encontro).

16.
A Geografia e o contexto dos problemas de Saúde. II Simpósio Nacional de Geografia da Saúde/ I Encontro Luso-Brasileiro de Geografia da Saúde. 2005. (Simpósio).

17.
Educação Física, Esporte, Lazer e Cultura Urbana: Uma Abordagem Histórica.Da Educação Física na Eugenia Brasileira: Proximidades e Distâncias num percurso norteado pelo discurso científico. 2005. (Seminário).

18.
Sentidos dos Lugares.A Literatura de Monteiro Lobato a Serviço do Projeto de Regeneração Nacional. 2005. (Encontro).

19.
II Semana Acadêmica do Curso de História da UFV -.Coordenação e Apresentação da Mesa-Redonda. 2004. (Encontro).

20.
II Simpósio Nacional de História Cultural. 2004. (Simpósio).

21.
O Lugar da História.XVII Encontro Regional de História - O Lugar da História. 2004. (Encontro).

22.
IV Encontro de Estudantes de História da Unicamp.IV Encontro de Estudantes de História da UNICAMP - A destruição dos sonhos: a eugenia e o racismo em O Presidente Negro de Monteiro Lobato. 2001. (Encontro).

23.
Escrita e Oralidade no Mundo Antigo. Simpósio Nacional de Estudo Clássicos/ X Reunião da SBEC. 1997. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HABIB, P. A. B. B.; Luiz Antonio Teixeira ; ANDRADE, M. M. . A mulher e o câncer de mama no Brasil. 2013. (Exposição).

2.
HABIB, P. A. B. B.; BARBOSA, Daniel Henrique Diniz . 'Arquitetura da Destruição": vídeo e discussão. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliano Nogueira de Almeida. Metamorfose Alternativa: As Diversas Noções de Liberdade na Obra de Raul Seixas. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Paula Arantes Botelho Briglia Habib.

2.
Rodrigo Ferreira Coelho. Viçosa através do Jornal O Imparcial e o Imaginário Bernadista: História, Memória, Ideologia e Hegemonia de 1928 a 1932. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Paula Arantes Botelho Briglia Habib.

3.
Daniela Soares dos Santos. Em busca da identidade nacional: Um estudo de projeto de nação implícito na obra de Aluízio de Azevedo a partir do significado de higiene e habitação popular no Rio de Janeiro do século XIX. 2004. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Paula Arantes Botelho Briglia Habib.

Iniciação científica
1.
André Luiz Silva. Imperativo da Beleza no Discurso dos Intelectuais. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Paula Arantes Botelho Briglia Habib.

Orientações de outra natureza
1.
Maro Laro Martins. A Política de Silvio Romero. 2004. 80 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Paula Arantes Botelho Briglia Habib.

2.
Geovano Moreira Chaves. Nietzsche e a história pós-moderna. 2004. 80 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Paula Arantes Botelho Briglia Habib.

3.
Ísis Menezes de Rodrigues. A visão da mulher pela Igreja em Mariana - MG (1720-1750). 2004. 80 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Paula Arantes Botelho Briglia Habib.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
HABIB, P. A. B. B.; ANDRADE, M. M. (Org.) ; Luiz Antonio Teixeira (Org.) ; Danielle Nogueira (Org.) ; Mônica de Assis (Org.) . A mulher e o câncer de mama no Brasil. 01. ed. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), 2014. v. Único. 46p .


Redes sociais, websites e blogs
1.
HABIB, P. A. B. B.; Luiz Antonio Teixeira ; Marco Porto ; TEMPERINI, R. . História do Câncer - atores, cenários e políticas públicas. 2011; Tema: Site de divulgação do projeto "História do Câncer - atores, cenários e políticas públicas". (Site).



Outras informações relevantes


Aprovada no Concurso Público da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para Pesquisadora em Saúde Pública, perfil História das Ciências e História da Saúde, em 2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 23:19:36