Beatriz Sancovschi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5180467522753577
  • Última atualização do currículo em 09/02/2016


Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Geral e Experimental do Instituto de Psicologia da UFRJ. Psicóloga pela UFRJ com mestrado e doutorado em Psicologia pela Pós Graduação em Psicologia da UFRJ. Tem experiência nas áreas de Psicologia Cognitiva, Psicologia e Educação e História da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, produção de subjetividade, aprendizagem e educação. Integrante do núcleo de pesquisa Cognição e coletivos (NUCC) e colaboradora do Núcleo ABRAPSO-Rio de Janeiro (psicologia e educação). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Beatriz Sancovschi
Nome em citações bibliográficas
SANCOVSCHI, B.;SANCOVSCHI, BEATRIZ

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia.
Av.Pasteur,250 Pavilhão Nilton Campos
Botafogo
22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 38735340


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Pós graduação em psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Sobre as práticas de estudo dos estudantes de psicologia: uma cartografia da cognição contemporânea, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Virgínia Kastrup.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Estudo; Cognição contemporânea; Atenção; Experiência.
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2005
Mestrado em Pós Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Sobre a aprendizagem: ressonâncias entre a abordagem enativa de F.Varela e a psicologia histórico-cultural de L.S.Vygotski,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Virgínia Kastrup.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Varela; Vygotski; aprendizagem; circularidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
1997 - 2003
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Sobre o Caminho dos Riscos: repensando o conceito de adaptação.
Orientador: Virgínia Kastrup.
Bolsista do(a): Universidade Federal do Rio de Janeiro, PIBIC-CNPQ, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Estágios e Supervisão em Psicologia Escolar. (Carga horária: 4h).
Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2007 - 2007
Médodo Qualitativo - Estudo das Narrativas - MINI. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2007 - 2007
Orientação Vocacional: abordagem clínica. (Carga horária: 24h).
Clinica Arte-ser, ARTE-SER, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em O esquecimento da política. (Carga horária: 38h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1997 - 1997
Liderança jovem Latinoamericana.
Universidade Bar- Ilan, UBI, Israel.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10
Outras informações
Monitora da disciplina HISTÓRIA DA PSICOLOGIA ministrada pela professora Virgínia Kastrup durante o segundo semestre de 2002.

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio supervisionado em psicologia esclar

Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica Pibic/CNPq, Carga horária: 20
Outras informações
Participou dos probjetos de pesquisa "Dispositivos técnicos e devires da cognição contemporânea" que compõe o projeto integrado de pesquisa (UFF/UFRJ) "Cognição contemporânea: produção de subjetividade, linguagem e tecnologia" (apoiado pelo CNPq 1999/2000) e, "Cognição e Tecnologia: da autopoiese à ethopoiese", que compõe o projeto integrado de pesquisa (UFF/UFRJ) "Cognição e Subjetividade: a dimensão ética da invenção de si e do mundo" (apoiado pelo CNPq 2000/2001).

Atividades

09/2015 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
Oficina de artes e práticas de cuidado em uma instituição de educação infantil em comunidade de baixa renda no Rio de Janeiro.
03/2015 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Aprendizagem IPB
Práticas Psicossociais
TCC I
TCC II
08/2014 - Atual
Direção e administração, Instituto de Psicologia, .

Cargo ou função
Participação na Comissão de dispensa de disciplinas.
08/2014 - Atual
Estágios , Instituto de Psicologia, .

Estágio realizado
Coordenação do estágio em Psicologia Escolar - Segmento Educação Infantil.
03/2014 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
Supervisora do projeto de extensão com oficinas de aprendizagem no IBC.
03/2014 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
A Psicologia aplicada na escola: favorecendo o aprendizado do aluno.
01/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .

03/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, .

Linhas de pesquisa
Cognição Arte e Invenção
01/2014 - 02/2016
Direção e administração, Instituto de Psicologia, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Psicologia Geral e Experimental.
04/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Instituto de Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
Psicologia, educação e processos formativos.
03/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Instituto de Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
Psicologia, Escola e Processos de aprendizagem.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestaltismo IPB
Práticas Psicossociais
Psicologia ICB/INA
Psicologia ICB/ODA
TCC1
08/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Instituto de Psicologia, .

Atividade de extensão realizada
Psicologia, Escola e Direitos Humanos.
02/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestaltismo IPB
Psicologia ICB/INA
Psicologia ICB/ODA
12/2012 - 12/2014
Direção e administração, Instituto de Psicologia, .

Cargo ou função
Substituta Eventual da Chefia do Departamento de Psicologia Geral e Experimental.
01/2013 - 01/2014
Estágios , Instituto de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio em Pesquisa.
08/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestaltismo
Prática de Pesquisa em Percepção
Práticas Psicossociais AIII
Psicologia ICB/INA
Psicologia ICB/ODA
03/2013 - 07/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestaltismo
Prática de Pesquisa em Percepção
Psicologia IBC/INA
Psicologia ICB/ODA
Práticas Psicossociais AIII
09/2012 - 02/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestaltismo
Prática de Pesquisa em Percepção
Psicologia ICB/INA
Psicologia ICB/ODA
TCCII
09/2011 - 12/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestaltismo
Prática de Pesquisa em Percepção
Psicologia ICB/INA
Psicologia ICB/ODA
03/2012 - 08/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestaltismo
Prática de Pesquisa em Percepção
Psicologia ICB/INA
Psicologia ICB/ODA
07/2008 - 12/2008
Ensino, graduação em psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de pesquisa em motivação e emoção
Prática de pesquisa em pensamento
Prática de pesquisa em aprendizagem
Gestaltismo
03/2008 - 06/2008
Ensino, graduação em psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática em pesquisa em motivação e emoção
Prática de pesquisa em pensamento
Prática de pesquisa em aprendizagem
Gestaltismo
09/2007 - 12/2007
Ensino, graduação em psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da psicologia
Prática de pesquisa em pensamento
Prática de Pesquisa em Aprendizagem
Gestaltismo
06/2002 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Instituto de Psicologia, .

Serviço realizado
Monitoria na graduação. Disciplina HISTÒRIA DA PSICOLOGIA sob responsabilidade de Virgínia Kastrup..
08/2001 - 12/2002
Estágios , Instituto de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio como psicóloga escolar na creche-escola Acalanto em Botafogo, RJ. Supervisão de Lilian Ulup. Atividades realizadas: acompanhamento das turmas, atendimento a pais e professores, palestras..
03/2001 - 08/2001
Estágios , Instituto de Psicologia, .

Estágio realizado
Estágio em psicologia na Oficina de leitura e criação de histórias - Livração em Niterói, RJ. Supervisão de Virgínia Kastrup..

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2010 - Atual
Ensino, psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Temas atuais em teorias e sistemas
Psicologia para curso de ciências contábeis
Metodologia de pesquisa II
Estágio Básico

Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: outro
Outras informações
Ministrar aulas desde 2006 nos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação (Psicopedagogia e Educação Especial; Administração Escolar e Coordenação Pedagógica; Supervisão Escolar e Coordenação pedagógica).

Atividades

09/2011 - 10/2011
Ensino, Psicopedagogia e Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sujeito da Aprendizagem
07/2010 - 07/2010
Ensino, Psicopedagogia e Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
sujeito da aprendizagem
02/2010 - 03/2010
Ensino, Psicopedagogia e Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sujeito da aprendizagem
08/2009 - 09/2009
Ensino, Psicopedagogia e Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicanálise e Educação
08/2009 - 08/2009
Ensino, Psicopedagogia e Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicanálise e Educação
07/2009 - 08/2009
Ensino, Psicopedagogia e Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicanálise e Educação
06/2009 - 07/2009
Ensino, Administração Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sujeito da Aprendizagem
02/2009 - 03/2009
Ensino, Psicopedagogia e Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicanálise e Educação
11/2008 - 11/2008
Ensino, Administração Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sujeito da Aprendizagem
08/2008 - 08/2008
Ensino, Psicopedagogia e Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Sujeito da Aprendizagem
07/2006 - 08/2006
Ensino, Administração Escolar e Coordenação Pedagógica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Bases psicopedagógicas do trabalho educativo
04/2006 - 05/2006
Ensino, Psicopedagogia e Educação Especial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática psicopedagógica I e II

Associação Religiosa Israelita, ARI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Professora de cultura judaica. Ensino não formal.



Linhas de pesquisa


1.
"Diferenças entre comportamento automático e conhecimento corporificado: a repetição em questão"
2.
Cognição Arte e Invenção


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Diferenças entre comportamento automático e conhecimento corporificado: a repetição em questão
Descrição: A presente pesquisa surge como um desdobramento da tese de doutorado, defendida em março de 2010, no programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ (Sancovschi, 2010). O objetivo neste momento é aprofundar o entendimento das diferenças entre o comportamento automático (Camus, 1996; Miallet, 1999) e o conhecimento corporificado (Varela, 2003; Varela, Thompson e Rosch, 2003). Faremos da repetição nosso analisador. Tal forma de colocar o problema nos parece poder ajudar a, por um lado, repensar o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e, por outro complexificar a discussão que articula atenção, memória e aprendizagem. Como se trata de uma pesquisa teórica será utilizada como metodologia a revisão bibliográfica.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - Atual
Cognição Inventiva: experiências artísticas, processos coletivos e produção de subjetividade
Descrição: O projeto se insere no Núcleo de Pesquisas Cognição & Coletivos e na linha de pesquisa Cognição e Subjetividade do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Reúne pesquisas que se articulam em torno do tema da cognição inventiva, integrando pesquisadores, doutorandos, mestrandos e alunos de graduação. O objetivo é a investigação da experiência com a arte e dos processos coletivos de produção da subjetividade, incluindo a dimensão estética, ética e política da cognição. Partindo do entendimento da cognição como processo de invenção de si e do mundo (Kastrup, 1999), a experiência estética é examinada em sua potência de produção de subjetividades e de transformação social. Na composição do projeto, pesquisas teóricas tratam de temas como a experiência com a literatura, tecnologias de aprendizagem, aprendizagem inventiva, atenção, emoções e consciência. Pesquisas de campo abordam questões como aprendizado da capoeira, teatro como intervenção social, formação do professor e deficiência visual, utilizando o método da cartografia e outros métodos qualitativos. A fundamentação teórica das pesquisas é buscada nas ciências cognitivas contemporâneas, psicologia cognitiva, filosofia e educação. São autores de referência F. Varela, H. Maturana, W. James, J. Dewey, H. Bergson, L. Vygotski, G. Deleuze, F. Guattari, G. Simondon, N. Depraz, P. Vermersch, P. Freire e O. Sacks. O projeto possui três eixos: 1) Arte e produção de subjetividade; 2) Aprendizagem inventiva e atenção; 3) Cognição e subjetividade em portadores de deficiência visual.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2001
Cognição e tecnologia: da autopoiese à ethopoiese
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2000
Dispositivos técnicos e devires da cognição contemporânea
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Psicologia, Escola e Processos de aprendizagem
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Psicologia, educação e processos formativos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Oficina de artes e práticas de cuidado em uma instituição de educação infantil em comunidade de baixa renda no Rio de Janeiro
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Beatriz Sancovschi - Coordenador / KASTRUP, VIRGÍNIA - Integrante / Barbara Spinola Saddy - Integrante.
2014 - 2014
Psicologia, Escola e Direitos Humanos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
A Psicologia aplicada na escola: favorecendo o aprendizado do aluno
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Beatriz Sancovschi - Coordenador / Jerusa Rocha - Integrante.


Revisor de periódico


2012 - 2012
Periódico: Interamerican Journal of Psychology
2012 - 2012
Periódico: Estudos de Psicologia (Natal. Online)
2014 - 2014
Periódico: Ayvu
2014 - Atual
Periódico: Estudos e Pesquisas em Psicologia (Online)
2014 - 2014
Periódico: Psicologia: Ciência e Profissão (Online)
2016 - Atual
Periódico: Mnemosine (Rio de Janeiro)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Produção de subjetividade.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Escolar.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Hebraico
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Doutor em psicologia, Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2010
Aprovação em primeiro lugar no concurso para professor adjunto do departamento de psicologia social da UERJ, UERJ.
2010
Aprovação em primeiro lugar no concurso para professor adjunto no departamento de fundamentos de psicologia da UFF, UFF.
2010
Aprovação em primeiro lugar no concurso para professor adjunto da UFRJ, Instituto de Psicologia-UFRJ.
2007
Aprovação e classificação no Processo Seletivo para Professor Substituto, UFRJ.
2005
Mestre em psicologia, Pós Graduação em psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2004
Aprovação na quarta colocação no Processo Seletivo para Professor Substituto no Departamento de Psicologia Geral e Experimental, UFRJ.
2003
Formação em psicologia, Instituto de Psicologia da UFRJ.
2003
Aprovação no concurso público da prefeitura de Niterói, Secretaria municipal de educação; Fundação Municipal de Educação.
2002
Bacharel em Psicologia, Instituto de Psicologia da UFRJ.
2000
Menção Honrosa na XXII Jornada de Iniciação Científica do CFCH, UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANCOVSCHI, B.2015SANCOVSCHI, B.; KASTRUP, VIRGÍNIA . Computador-Internet nas práticas de estudo contemporâneas: uma pesquisa com estudantes de psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão (Online), v. 35, p. 83-95, 2015.

2.
SANCOVSCHI, B.2014SANCOVSCHI, B.; PRADO, N. S. ; ALMEIDA, G. S. . Habilidades Musicais: automatismo ou corporificação do conhecimento. Revista do CFCH, v. 1, p. 1, 2014.

3.
SANCOVSCHI, BEATRIZ2013 SANCOVSCHI, BEATRIZ; KASTRUP, VIRGÍNIA . Práticas de estudo contemporâneas e a aprendizagem da atenção. Psicologia & Sociedade (Online), v. 25, p. 193-202, 2013.

4.
SANCOVSCHI, B.;SANCOVSCHI, BEATRIZ2009 SANCOVSCHI, B.. Contribuição da abordagem autopoiética-enativa ao conceito de adaptação psicológica. Informática na Educação (Online), v. 12, p. 59-69, 2009.

5.
SANCOVSCHI, B.;SANCOVSCHI, BEATRIZ2008 SANCOVSCHI, B.; KASTRUP, V. . Algumas Ressonâncias entre a abordagem enativa e a psicologia histórico-cultural. Fractal: Revista de Psicologia, v. 20, p. 165-181, 2008.

6.
SANCOVSCHI, B.;SANCOVSCHI, BEATRIZ2007SANCOVSCHI, B.. Sobre a noção de representação em S.Moscovici e F.Varela. Psicologia e Sociedade (Impresso), v. 19, p. 7-14, 2007.

7.
KASTRUP, V.2001KASTRUP, V. ; SANCOVSCHI, B. ; BAIA, T. S. ; CASTRO, O. M. ; NEVES, K. M. M. . Dispositivos técnicos e devires da cognição contemporânea. Revista do Departamento de Psicologia (UFF), Rio de Janeiro / Niterói, v. 13, n.1, p. 89-90, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
CARRIJO, A. ; SANCOVSCHI, B. . Déficit ou Diferença: (re)tratando a medicalização da vida a partir de uma releitura das patologias da cognição. In: Walter Melo; Michelle de Almeida Cézar; Thiago Moreira; Filippe de Mello Lopes; Mayara Pacheco Coelho. (Org.). Que país é este?. 1ed.Rio de Janeiro: Espaço Artaud, 2012, v. 1, p. 225-237.

2.
SANCOVSCHI, B.. Sobre a psicologia de Lev S.Vigotski. In: Arthur A.L. Ferreira. (Org.). A pluralidade do campo psicológico. 1ed.Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2010, v. 1, p. 133-147.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANCOVSCHI, B.. Cognição, política e resistência na cultura do capitalismo contemporâneo. In: XIV Encontro Nacional da ABRAPSO, 2007, Rio de Janeiro. Anais de resumos e de trabalhos completos do XIV Encontro Nacional da Abrapso, 2007.

2.
SANCOVSCHI, B.. Devir-Mestre: ocasião de um encontro entre Deleuze/Vigotsky. In: II Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, 2004, Rio de Janeiro. O Devir-mestre - entre Deleuze e a Educação, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANCOVSCHI, B.. Cognição, política e resistência na cultura do capitalismo contemporâneo. In: XIV encontro nacional da abrapso, 2007, Rio de Janeiro. Anais de resumos e de trabalhos completos do XIV encontro nacional da abrapso, 2007.

2.
SANCOVSCHI, B.. Pensando Vygotski com Varela: contribuições à psicologia. In: VII Encontro Clio-Psyché: psicologia, história, alteridade, 2006, Rio de Janeiro. Anais do VII Encontro Clio-Psyché: psicologia, história, alteridade, 2006. p. 78-79.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANCOVSCHI, B.. Escola para Todos onde Todos são Diferentes: Desafios para a Psicologia. In: XII CONPE, 2015, São Paulo. Anais do XIICONPE, 2015. v. 1.

2.
SANCOVSCHI, B.. Repetição na Aprendizagem para além da Mecanização: Estratégias de Combate ao Fracasso. In: XII CONPE, 2015, São Paulo. Anais do XII CONPE, 2015. v. 1.

3.
SANCOVSCHI, B.. Mudanças nos territórios de estudo: uma investigação acerca da cognição contemporânea. In: XXX Encontro Anual Helena Antipoff e X Encontro Internacional de pesquisadores em história da psicologia, 2012, Belo Horizonte. Boletim do CDPHA, 2012. v. 24. p. 122-122.

4.
SANCOVSCHI, B.. Estudo, Experiência e Contemporaneidade. In: IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2009, São Paulo. Anais do IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional: Construindo a Prática Profissional na Educação para Todos, 2009. p. 121-121.

5.
SANCOVSCHI, B.. Ressonâncias entre a abordagem enativa de F.Varela e a Psicologia Histórico-cultural de L.S.Vygotski: algumas considerações. In: VII Jornada de Pesquisadores do CFCH, 2006, Rio de Janeiro. Semana de Integração Acadêmica do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - Desafio às Ciências Humanas e Sociais, 2006. v. 1. p. 79-80.

6.
SANCOVSCHI, B.. Cognição e subjetividade: por uma política da invenção na abordagem enativa de Varela e na teoria sócio-histórica de Vigotski. In: IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005, Salvador. Anais do IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2005.

7.
SANCOVSCHI, B.. Cognição, política e invenção: por uma releitura da aprendizagem em Vigotski. In: I Congresso Latino-Americano de psicologia (ULAPSI), 2005, São Paulo. Anais do I Congresso Latino-Americano de Psicologia, 2005.

8.
SANCOVSCHI, B.; LORENZUTTI, P. ; UEKANE, P. H. ; Paiva,R. . Tempos de Chegada. In: IV Congresso de Educação Infantil, 2004, Rio de Janeiro. Onde Tudo Começa: A criança de 0 a 6 anos Saberes e Fazeres na Educação Infantil, 2004. p. 103-103.

9.
SANCOVSCHI, B.. Devir mestre: ocasião de um encontro Deleuze/Vigotsky. In: II Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação, 2004, Rio de Janeiro. Anais do II Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação - O Devir-mestre - Entre Deleuze e a Educação, 2004. p. 18-18.

10.
SANCOVSCHI, B.; LORENZUTTI, P. ; UEKANE, P. H. ; Paiva,R. . Novos olhares, novas escutas: a educação infantil contemporânea. In: VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2003, Salvador. Anais do VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2003.

11.
SANCOVSCHI, B.; UEKANE, P. H. ; Paiva,R. ; LORENZUTTI, P. ; SA, P. M. . Novos Olhares, Novas Escutas: a educação infantil contemporânea. In: XXIV Jornada de Iniciação científica da UFRJ, 2002, Rio de Janeiro. Livro de resumos da XXIV Jornada de Iniciação Científica e XIV Jornada Artística eCultural. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2002. p. 118.

12.
SANCOVSCHI, B.; KASTRUP, V. . Cognição e Subjetividade: o conceito de competência ética. In: XXIII Jornada de Iniciação científica do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ, 2001, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXIII Jornada de Iniciação Científica do CFCH. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2001. p. 50.

13.
SANCOVSCHI, B.. O acoplamento da cognição com as tecnologias e o problema da adaptação. In: VIII Jornada Nacional de Iniciação Científica realizada durante a 53 SBPC, 2001. Anais da 53 Reunião anual da SBPC, 2001.

14.
FERRAZ, G. C. ; KASTRUP, V. ; SANCOVSCHI, B. ; BAIA, T. S. ; NEVES, K. M. M. ; POZZANA, L. ; CASTRO, O. M. . Cognição e Tecnologia: da autopoiese à ethopoiese. In: 53 Reunião Anual da SBPC, 2001, Salvador. Anais da 53 reunião anual da SBPC, 2001.

15.
CASTRO, O. M. ; SANCOVSCHI, B. ; KASTRUP, V. ; BAIA, T. S. ; NEVES, K. M. M. . Dispositivos técnicos e devires da cognição contemporânea. In: II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001, Salvador. Anais do II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001.

16.
FERRAZ, G. C. ; POZZANA, L. ; NEVES, K. M. M. ; KASTRUP, V. ; SANCOVSCHI, B. ; BAIA, T. S. ; CASTRO, O. M. . Cognição e tecnologia. In: II Congresso Norte Nordeste de psicologia, 2001, Salvador. Anais do II Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2001.

17.
SANCOVSCHI, B.; KASTRUP, V. . O acoplamento da Cognição com as Tecnologias e o Problema da Adaptação. In: XXII Jornada de Iniciação Científica do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ, 2000, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXII Jornada de Iniciação Científica do CFCH. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000. p. 118.

Apresentações de Trabalho
1.
SANCOVSCHI, B.. Práticas de estudo contemporâneas e a aprendizagem da atenção. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANCOVSCHI, B.. Pensando com Vigotski: sobre a potência da Psicologia Histórico-Cultural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SANCOVSCHI, B.. Mudanças nos territórios de estudo: uma investigação acerca da cognição contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANCOVSCHI, B.. Questões da aprendizagem na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SANCOVSCHI, B.. Contemporaneidade, subjetividade e cultura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANCOVSCHI, B.. Estudo, Experiência e contemporaneidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANCOVSCHI, B.. Sobre as práticas de estudos dos estudantes de psicologia na contemporaneidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANCOVSCHI, B.. Sobre a psicologia da cognição contemporânea. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANCOVSCHI, B.. Cognição, Política e Resistência na cultura do capitalismo contemporâneo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANCOVSCHI, B.. Ressonâncias entre a abordagem enativa de F.Varela e a Psicologia Histórico-cultural de L.S.Vygotski: algumas considerações. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SANCOVSCHI, B.. Pensando Vygotski com Varela: contribuições à Psicologia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
Gomes, tatiana ; KASTRUP, V. ; SANCOVSCHI, B. ; Alvarez, J. ; Cabral, Maria ; Dias Rosimeri ; Vasconcelos, Christian . Cognição Inventiva: experiências artísticas, processos coletivos e produção de subjetividade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SANCOVSCHI, B.. Cognição, política e invenção: por uma releitura da aprendizagem em Vigotski. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SANCOVSCHI, B.. Cognição e subjetividade: por uma política da invenção na abordagem enativa de Varela e na teoria sócio-histórica de Vigotski. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SANCOVSCHI, B.. Vigotski e o desenvolvimento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SANCOVSCHI, B.; LORENZUTTI, P. ; UEKANE, P. H. ; Paiva,R. . Tempos de Chegada. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SANCOVSCHI, B.. Devir-mestre: ocasião de um encontro Deleuze/Vigotsky. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SANCOVSCHI, B.. Vygotsky. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SANCOVSCHI, B.. Sobre o caminho dos riscos: repensando o conceito de adaptação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SANCOVSCHI, B.; LORENZUTTI, P. ; UEKANE, P. H. ; Paiva,R. . Novos olhares, novas escutas: a educação infantil contemporânea. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
SANCOVSCHI, B.; SA, P. M. ; Paiva,R. ; LORENZUTTI, P. ; UEKANE, P. H. . Novos olhares, novas escutas: a educação infantil contemporânea. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SANCOVSCHI, B.. O acoplamento da cognição com as tecnologias e o problema da adaptação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
FERRAZ, G. C. ; KASTRUP, V. ; SANCOVSCHI, B. ; BAIA, T. S. ; NEVES, K. M. M. ; POZZANA, L. ; CASTRO, O. M. . Cognição e Tecnologia: da autopoiese à ethopoiese. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
CASTRO, O. M. ; SANCOVSCHI, B. ; KASTRUP, V. ; BAIA, T. S. ; NEVES, K. M. M. . Dispositivos técnicos e devires da cognição contemporânea. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
FERRAZ, G. C. ; POZZANA, L. ; NEVES, K. M. M. ; KASTRUP, V. ; SANCOVSCHI, B. ; BAIA, T. S. ; CASTRO, O. M. . Cognição e tecnologia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
SANCOVSCHI, B.. Cognição e Subjetividade: o conceito de competência ética. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
SANCOVSCHI, B.. O acoplamento da cognição com as tecnologias e o problema da adaptação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANCOVSCHI, B.. Descobrindo eficiências nas deficiências: potencialidades, sonhos e perspectivas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
OLIVA, A. ; SANCOVSCHI, B. ; KUBRUSLY, R. ; TEIXEIRA, P. P. . Teoria do Conhecimento. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
SANCOVSCHI, B.. Educar e cuidar: o que seria fundamental para as crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANCOVSCHI, B.; CARRIJO, A. . Déficit ou Diferença: (re)tratando a medicalização da vida a partir de uma releitura das patologias da cognição. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CLARETO, S. M.; SANCOVSCHI, B.; ROTONDO, M. A. S.; LEITE, C. D. P.. Participação em banca de Giovani Cammarota Gomes. Fabulações e modelos: políticas cognitivas em Educação Matemática. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Teses de doutorado
1.
KASTRUP, VIRGÍNIA; PESSOA, C.; TADDEI, P. M.; SANCOVSCHI, B.; FERRAZ, G. C.. Participação em banca de Filipi Herkenhoff Carijó. Ilusão Perceptiva e Sistemas de Referência. 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
KASTRUP, V.; Dias Rosimeri; TEDESCO, S.; SANCOVSCHI, B.; VASCONCELLOS, M. H.. Participação em banca de Maria Izabel Campos Pantaleão. Da paisagem literária à escrita inventiva. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Portugal, F.; Aguiar, K.; SANCOVSCHI, B.. Participação em banca de Mariana de Araujo Fiore. Fabricação de Subjetividades Individualizadas: História das práticas de intervenção de psicólogos que atuam em educação. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
SANCOVSCHI, B.; DIAS, R.; AMADO, L. A. S.. Participação em banca de Cristina Maria Toledo Massadar Morel. Perspectivas para o estudo da aprendizagem de adultos pouco escolarizados que retornam à escola. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação e Formação Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SANCOVSCHI, B.; KASTRUP, VIRGÍNIA; BASTOS, M. C.. Participação em banca de Maria Clara de Almeida Carijó. A dimensão intuitiva do pensamento. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós graduação em psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
OSORIO, C.; PRESTES, Z.; SANCOVSCHI, B.; AGUIAR, K.. Participação em banca de Alice Paiva Souto. Escrita em foco - A atividade de criação literária revelada na oficina de fotos. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em PSICOLOGIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANCOVSCHI, B.. Concurso Publico para Professor Adjunto. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SANCOVSCHI, B.. Concurso publico para professor Adjunto do Departamento de Psicologia Social e Institucional. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
SANCOVSCHI, B.; SANCHEZ, C.; AMADO, L. A. S.. Banca Examinadora do concurso para professor assistente. 2015. Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

4.
Alvarez, J.; SANCOVSCHI, B.; Preu, R.; Caliman, L.; Rocinholi, L. Banca Examinadora do concurso público para professor Adjunto/40h. 2013. Universidade Federal Fluminense.

5.
Melo, D; SANCOVSCHI, B.; Caliman, L.; Rocinholi, L; Preu, R.. Banca examinadora de concurso para professor adjunto 40h. 2013. Universidade Federal Fluminense.

Outras participações
1.
SANCOVSCHI, B.. Processo Seletivo para Professor substituto. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII CONPE. Escola para todos onde todos são diferentes:desafios para a psicologia. 2015. (Congresso).

2.
III Psicologia Social e Educação: cartografando Práticas.Questões da aprendizagem na contemporaneidade. 2012. (Encontro).

3.
XVI Biosemana.Teoria do conhecimento. 2012. (Outra).

4.
XXXEncontro Anual Helena Antipoff e X Encontro Internacional de Pesquisadores em História da Psicologia.Mudanças nos territórios de estudo: uma investigação acerca da cognição contemporânea. 2012. (Encontro).

5.
II Psicologia Social e Educação: cartografando práticas.Educar e cuidar: o que seria fundamental para as crianças na educação infantil e no ensino fundamental I. 2011. (Encontro).

6.
IV Jornada de Pesquisa e Extensão do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ.Sobre as práticas de estudo dos estudantes de psicologia na contemporaneidade. 2009. (Outra).

7.
IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (CONPE). Estudo, Experiência e Contemporaneidade. 2009. (Congresso).

8.
Psicologia Social e Educação: cartografando práticas. 2009. (Encontro).

9.
Educação empreendedora do processo de orientação vocacional/profissional. 2008. (Outra).

10.
XII Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia.Sobre a psicologia da cognição contemporânea: algumas considerações. 2008. (Simpósio).

11.
XIV Encontro Nacional da ABRAPSO.Cognição, Política e Resistência na cultura do capitalismo contemporâneo. 2007. (Encontro).

12.
II Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. Cognição Inventiva: experiências artísticas, processos cognitivos e produção de subjetividade. 2006. (Congresso).

13.
VII Encontro Clio-Psyché: psicologia, história, alteridade.Pensando Vygotski com Varela: Contribuições à Psicologia. 2006. (Encontro).

14.
VII Jornada de Pesquisadores do CFCH.Ressonâncias entre a abordagem enativa de F.Varela e a psicologia histórico-cultural de L.S. Vygotski: algumas considerações. 2006. (Outra).

15.
I Congresso Latino-Americano de psicologia (ULAPSI). Cognição, política e invenção: por uma releitura da aprendizagem em Vigotski. 2005. (Congresso).

16.
IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Cognição e subjetividade: por uma política da invenção na abordagem enativa de Varela e na teoria sócio-histórica de Vigotski. 2005. (Congresso).

17.
II Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação. Devir-Mestre: ocasião de um encontro entre Deleuze/Vigotsky. 2004. (Congresso).

18.
IV Congresso Internacional de Educação Infantil. Tempos de Chegada. 2004. (Congresso).

19.
O devir-consciente e a pragmática da experiência: em torno de 'On becoming aware" de Natalie Depraz, Francisco Varela e Pierre Vermersch. 2004. (Outra).

20.
A clínica em questão: conversações sobre clínica, política e criação. 2003. (Seminário).

21.
A educação atravessada pela psicanálise. 2003. (Outra).

22.
II Congresso de Psicologia da UFRJ. Sobre o Caminho dos Riscos: repensando o conceito de adaptação. 2003. (Congresso).

23.
VI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Novos Olhares, Novas Escutas: a educação infantil contemporânea. 2003. (Congresso).

24.
XXIV Jornada de Iniciação Científica.Novos Olhares, Novas Escutas: a educação infantil contemporânea. 2002. (Outra).

25.
53 Reunião Anual da SBPC.Cognição e Tecnologia: da autopoiese à ethopoiese. 2001. (Outra).

26.
II Congresso Norte Nordeste de psicologia. Cognição e Tecnologia: da autopoiese à ethopoiese. 2001. (Congresso).

27.
II Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Dispositivos Técnicos e Devires da Cognição contemporânea. 2001. (Congresso).

28.
VIII Jornada Nacional de Iniciação Científica realizada durante a 53 SBPC. O acoplamento da cognição com as tecnologias e o problema da adaptação. 2001. (Congresso).

29.
XXIII Jornada de Iniciação Científica.Cognição e Subjetividade: o conceito de competência ética. 2001. (Outra).

30.
XXII Jornada de Iniciação Científica.O acoplamento da cognição com as tecnologias e o problema da adaptação. 2000. (Outra).

31.
Seminário sobre o estudo da consciência nas ciências cognitivas contemporâneas. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANCOVSCHI, B.; LAGE, A. L. S. ; ABREU, M. H. R. M. ; SANTOS, M. S. ; KAUFMAN, N. ; HARAYAMA, R. M. . I Seminário Psicologia nas Escolas: o que o professor demanda e o que a psicologia produz?. 2015. (Outro).

2.
SANCOVSCHI, B.. V Encontro Psicologia Social e Educação: Cartografando Práticas & IV Encontro de Psicologia Educacional/Escolar do Instituto de Psicologia da UFRJ. 2014. (Outro).

3.
SANCOVSCHI, B.; KASTRUP, VIRGÍNIA ; Caliman, L. . Seminário Atenção na era das novas tecnologias. 2014. (Outro).

4.
SANCOVSCHI, B.. IV Psicologia Social e Educação Cartografando Práticas e III Encontro de Psicologia Educacional/Escolar do Instituto de Psicologia da UFRJ. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Barbara Spinola Saddy. Oficina de artes e práticas de cuidado em uma instituição de educação infantil em comunidade de baixa renda no Rio de Janeiro. Início: 2015. Dissertação (Mestrado profissional em Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriela Barbosa Santos. O corpo na escola: o papel da dança na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Beatriz Sancovschi.

2.
Imira Fonseca de Azevedo. Atuação de psicólogos escolares com crianças-que-não-aprendem-na-escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Beatriz Sancovschi.

Iniciação científica
1.
Pedro Henrique Munis de Araujo. O Hábito na Psicologia: um estudo comparativo entre as concepções behaviorista e Gestaltista. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Beatriz Sancovschi.

2.
Thais Andrade Magdinier. O Hábito na Psicologia: um estudo comparativo entre as concepções behaviorista e gestaltista. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Beatriz Sancovschi.

3.
Gabriel Souza de Almeida; Nathalia Silva Prado. Desenvolvimento de Habilidades Musicais: automatismo ou corporificação do conhecimento. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Beatriz Sancovschi.

4.
Nathalia Silva Prado. Habilidades Musicais: automatismo ou corporificação do conhecimento?. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Beatriz Sancovschi.

5.
Gabriel Souza de Almeida. Habilidades Musicais: automatismo ou corporificação do conhecimento?. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Beatriz Sancovschi.

6.
Imira Fonseca de Azevedo. Crianças-que-não-aprendem: uma revisão teórica sobre as dificuldades, os transtornos e os distúrbios de aprendizagem. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Beatriz Sancovschi.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SANCOVSCHI, B.. Práticas de estudo contemporâneas e a aprendizagem da atenção. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANCOVSCHI, B.. Pensando com Vigotski: sobre a potência da Psicologia Histórico-Cultural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANCOVSCHI, B.. V Encontro Psicologia Social e Educação: Cartografando Práticas & IV Encontro de Psicologia Educacional/Escolar do Instituto de Psicologia da UFRJ. 2014. (Outro).

2.
SANCOVSCHI, B.. IV Psicologia Social e Educação Cartografando Práticas e III Encontro de Psicologia Educacional/Escolar do Instituto de Psicologia da UFRJ. 2013. (Outro).

3.
SANCOVSCHI, B.; KASTRUP, VIRGÍNIA ; Caliman, L. . Seminário Atenção na era das novas tecnologias. 2014. (Outro).



Outras informações relevantes


Bolsista Capes no curso de mestrado (de março de 2004 a outubro de 2005).
Bolsista CNPq no curso de doutorado (de março de 2006 a março de 2010).
Assessoramento em pscologia escolar na creche Unape-Anchieta - de dezembro de 2003 a abril de 2004.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 9:34:28