Wallace Santos Lages

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  • Última atualização do currículo em 26/11/2017


Wallace Lages é mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e bacharel em Ciência da Computação também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Suas áreas de interesse abrangem computação gráfica, arte computacional, jogos digitais, instalações interativas, multimídia e inteligência artificial. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wallace Santos Lages
Nome em citações bibliográficas
LAGES, W. S.;LAGES, WALLACE;LAGES, WALLACE S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes.
Avenida Antonio Carlos, 6627, Escola de Belas Artes, FTC
Pampulha
31270010 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 702
Telefone: (31) 34995297
Fax: (31) 34995296
URL da Homepage: http://www.wallacelages.com


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Ciência da Computação.
Virginia Polytechnic Institute and State University, VIRGINIA TECH, Estados Unidos.
Orientador: Doug A. Bowman.
2006 - 2008
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Uma arquitetura paralela para a renderização de múltiplos pontos de vista,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Dorgival Olavo Guedes Neto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Computação Gráfica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2003 - 2005
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Utilização de Câmeras IP em Aplicações de Visão Computacional.
Orientador: Mario Fernando Montenegro Campos.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1994 - 1996
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrônica.
Colégio Técnico do Centro Pedagógicoda Universidade Federal de Minas Gerais, COLTEC-UFMG, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente
Outras informações
Professor concursado da área de Cinema do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG - Curso: Graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador mestre

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Estudo e implementação de algoritmos de rastreamento utilizando visão computacional. Desenvolvimento de hardware e firmware para avaliar a utilização de robôs móveis na implantação de redes de sensores sem fio.

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tecnologista, Carga horária: 20
Outras informações
Descrição: Desenvolvimento de soluções low-end para radio telescópio.Situação: Em Andamento Integrantes: Wagner José Corradi Barbosa (Responsável) ; Wallace Santos Lages; Igor Machado Malaquias

Atividades

01/2013 - Atual
Direção e administração, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório de Produção Digital.
3/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Presidente da comissão de infraestrutura do curso de cinema de animção e artes digitais.
10/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, Departamento de Fotografia, Cinema e Teatro.

Cargo ou função
Membro da Comissão Local de Avaliação da Semana de Iniciação Científica da UFMG (IX e XX)..
03/2010 - Atual
Direção e administração, Escola de Belas Artes, Departamento de Fotografia, Cinema e Teatro.

Cargo ou função
Sub Coordenador do Centro de Experimentação e Pesquisa da Fundação Rodrigo de Melo Franco de Andrade.
03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, .

03/2010 - Atual
Ensino, Cinema de Animação e Artes Digitais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ateliê de Animação III
Instalações Interativas
Introdução ao Processing
Jogos I
Jogos II
4/2012 - 12/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Presidente da comissão eleitoral para o processo de consulta da EBA.
12/2010 - 12/2012
Direção e administração, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Sub Chefe do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema.
12/2011 - 03/2012
Direção e administração, Escola de Belas Artes, .

Cargo ou função
Chefe Pro Tempore do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema.
01/2003 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Exatas, .

Linhas de pesquisa
Robótica
02/2003 - 12/2003
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Exatas, Instituto de Ciências Exatas.

Atividade realizada
Desenvolvimento de Hardware/Software para automatização de um rádio telescópio. Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa-FUNDEP, Serviço Brasileiro de Apoio a Micros e Pequenas Empresas-SEBRAE.

Atan Sistemas de Automação e Otimização, ATAN, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Funcionario, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software, Carga horária: 80
Outras informações
Pesquisa e desenvolvimento de software de Tempo Real e interfaces Humano-Maquina.

Atividades

02/1997 - 11/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Divisão de Alumínio, .


Disturbio Software Interativo, DSI, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Fundador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software, Carga horária: 40

Atividades

01/2000 - 06/2001
Direção e administração, P&D, .

Cargo ou função
Fundador.
01/2000 - 06/2001
Pesquisa e desenvolvimento , P&D, .

Linhas de pesquisa
Computação Gráfica


Linhas de pesquisa


1.
Interação humano-computador
2.
Computação Gráfica
3.
Arte Computacional

Objetivo: Pesquisa transdisciplinar que envolve os sistemas computacionais como mídia, ferramenta de autoria e suporte ao mesmo tempo. Utiliza conhecimentos de outras áreas como ciência da computação, robótica, literatura, lingüística, etc. Seu objetivo é desenvolver uma arte digital suportada por sistemas adaptativos, evolutivos, imersivos e multisensoriais..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: arte e tecnologia; arte computacional; Jogos Eletrônicos; arte interativa; interatividade.
4.
Tecnologias Digitais Aplicadas a Área de Imagem e som

Objetivo: Pesquisa novas possibilidades de expressão das imagens em movimento. Seu foco está centrado nas tecnologias digitais como um método de explorar a narrativa linear e não-linear, destacando conteúdos interativos e ambientes virtuais de imersão, da animação clássica à experimental.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: animação; som; narrativas interativas.
5.
Robótica


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Livros Jogos Educacionais para Dispositivos Móveis
Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de linguagens para livros-jogos digitais para dispositivos móveis e implementação de jogo digital para educação ambiental e sustentabilidade. Esse projeto está dentro do projeto maior do INCT ACQUA (Recursos Minerais,água e biodiversidade)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Wallace Santos Lages - Integrante / MARINHO, F. C. C. - Coordenador / Pablo Gobira - Integrante / Letícia Lana CHERCHIGLIA - Integrante.
2013 - Atual
Utilizacao de cameras 3D para a animacao de personagens de recorte
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a possibilidade da utilização câmeras 3D de baixo custo na produção de animações em tempo real para séries animadas. Em uma face experimental da pesquisa pretendemos desenvolver modelos de interface que possam traduzir movimentos de corpo em animações de personagens, bem como desenvolveremos um sistema que possa ser utilizado na produção de séries animadas em 2D avançando o conhecimento da área. As animações são utilizadas atualmente para diversos fins: entretenimento, educação, divulgação, treinamento. Entretanto a maior parte das animações é realizada quadro-a-quadro, em um processo lento e caro. Recentemente, a produção de dispositivos de captura de baixo custo para videogames abre a possibilidade da criação de novas formas de animação, que tornariam o custo de produção mais acessível especialmente para produtoras nacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Criação de Metodologias de Avaliação de Aprendizagem para o Espaço Interativo de Ciência da Vida
Descrição: Desenvolvimento de metodologias de avaliação de aprendizado para o espaço interativo de Ciência da Vida, estabelecendo um paralelo entre a museografia expositiva tradicional e a museografia expositiva interativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Wallace Santos Lages - Integrante / MARINHO, F. C. C. - Integrante / Fabrício José Fernandino - Coordenador / Jalver Machado Bethônico - Integrante.
2008 - 2011
EVA - Estúdio Virtual de Arquitetura.
Descrição: O Objetivo principal do EVA: é desenvolver competência na informatização do processo de criação em arquitetura e urbanismo, visando: (1) renovar métodos de ensino; (2) produzir conhecimento sobre o processo informatizado de projeto; (3) produzir métodos e técnicas de computação gráfica para projetos habitacionais populares. O EVA adota o racionalismo crítico, isto é, a partir de um dado problema levantam-se as hipóteses de solução, fazem-se as tentativas e, pela crítica, eliminam-se os erros. Os procedimentos metodológicos variam conformes as atividades e tarefas. Resultados esperados são: produção de material didático e bancos de dados digitais para ambientes informatizados de ensino de arquitetura; métodos de treinamento de mão de obra com jogos e tutoriais eletrônicos; mecanismos informatizados para a participação de moradores no processo decisório de projetos habitacionais populares; técnicas de fotogrametria convergente de proximidade...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Wallace Santos Lages - Integrante / Maria Lúcia Malard - Coordenador / Wagner Meira Jr - Integrante / Jose dos Santos Cabral Filho - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2010 - 2015
Desenvolvimento de interfaces e protocolos para jogos e instalações de arte e tecnologia e jogos digitais para Centros de Divulgação/exposição científico-culturais.
Descrição: Desenvolver interfaces multimodais ? hápticas, visuais, sonoras, motoras, etc. Sistematizar protocolos de comunicação entre essas interfaces. Criar um centro de informação para disponibilização dos procedimentos e processos desenvolvidos. Desenvolver dispositivos de input/output para jogos digitais em várias mídias e suportes. Desenvolver aplicativos como sistemas mediadores entre esses dispositivos e jogos digitais. Direcionar os dispositivos desenvolvidos para a aplicação em conteúdos ligados à educação , principalmente conteúdos ligados ao conceito de sustentabilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Wallace Santos Lages - Integrante / MARINHO, F. C. C. - Coordenador / Marilia Lyra Bergamo - Integrante / Rodrigo Minelli Figueira - Integrante.
2008 - 2014
Museu de Ciências da Vida de Minas Gerais
Descrição: Criação do Museu Interativo de Ciências da Vida que envolve o projeto arquitetônico estruturais, importação de equipamentos, instalação, organização funcional e didática e projetos de ensino. Objetivo: Implantação do museu interativo de ciências da vida com experimentos interativos relacionados com o homem e sua estrutura física e orgância e a saúde humana a ser implantado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais e Fundação Lampádia. início: 19/09/08 local: MHNJB..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2012 - 2012
Mesa Interativa da Casa Padre Toledo
Descrição: A Mesa Interativa oferece para fornecer aos visitantes do Museu um passeio pelos aspectos arquitetônicos, históricos e culturais da casa. Parte da Exposição de Reinauguração do Museu Casa Padre Toledo. A Casa Padre Toledo é um dos prédios da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade que compõe o Campus Cultural da UFMG em Tiradentes/MG..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interação humano-computador.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Astronomia / Subárea: Instrumentação Astronômica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
Concurso de Jogos Completos de Baixo Orçamento, Ministério da Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Silva, Alessandro Ribeiro Da2009Silva, Alessandro Ribeiro Da ; LAGES, W. S. ; CHAIMOWICZ, L. . Boids that see: Using self-occlusion for simulating large groups on GPUs. Computers in Entertainment, v. 7, p. 51, 2009.

2.
LAGES, W. S.;LAGES, WALLACE;LAGES, WALLACE S.2009 LAGES, W. S.; Cordeiro, Carlúcio ; Guedes, Dorgival . Performance analysis of a parallel multi-view rendering architecture using light fields. The Visual Computer, v. 25, p. 947-958, 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LAGES, W. S.; CORDEIRO, C ; GUEDES, D . A Parallel Multi-View Rendering Architecture. In: XXI Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens - Sibgrapi 2008, 2008, Campo Grande. XXI Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens - Sibgrapi 2008. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Computação, 2008. p. 1-8.

2.
SILVA, A ; LAGES, W. S. ; CHAIMOWICZ, L. . Improving Boids Algorithm in GPU using Estimated Self Occlusion. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2008, Belo Horizonte. Proceedings of the VII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment - Computing Track - Full Papers, 2008. p. 41-46.

3.
Arantes, L. ; Dubiela,A. ; Magalhães, P. ; LAGES, W. S. . O Projeto Visual do Jogo Peixis. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), 2007, São Leopoldo. Proceedings of the VII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2007.

4.
LAGES, W. S.. Introdução a Radioastronomia. In: Quarto Encontro Nacional de Astronomia, 2001, Salvador. Anais do Quarto Encontro Nacional de Astronomia, 2001. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
YU, RUN ; LAGES, WALLACE S. ; NABIYOUNI, MAHDI ; RAY, BRANDON ; KONDUR, NAVYARAM ; CHANDRASHEKAR, VIKRAM ; BOWMAN, DOUG A. . Bookshelf and Bird: Enabling real walking in large VR spaces. In: 2017 IEEE Symposium on 3D User Interfaces (3DUI), 2017, Los Angeles. 2017 IEEE Symposium on 3D User Interfaces (3DUI), 2017. p. 116.

2.
LAGES, WALLACE S.; GOBIRA, PABLO ; MARINHO, FRANCISCO . Structural Coupling on Creative Interfaces. In: the 2017 ACM SIGCHI Conference, 2017, Singapore. Proceedings of the 2017 ACM SIGCHI Conference on Creativity and Cognition - C&C '17, 2017. p. 252.

3.
HINES, KRISTEN ; LAGES, WALLACE ; SOMASUNDARAM, NAMITHA ; MARTIN, THOMAS . Protecting workers with smart e-vest. In: the 2015 ACM International Joint Conference, 2015, Osaka. Proceedings of the 2015 ACM International Joint Conference on Pervasive and Ubiquitous Computing and Proceedings of the 2015 ACM International Symposium on Wearable Computers - UbiComp '15. New York: ACM Press. p. 101-104.

4.
SALGADO, A. I. ; VILAS-BOAS, A. ; LEITE, C. M. ; HAIBARA, A. ; MOTA, T. ; SILVA, J. H. ; TAVARES, J. C. ; AVELAR, G. ; GINO, M. ; LAGES, W. S. ; MARINHO, F. ; FERNANDINO, F. ; GOBIRA, P. . Construction of an interactive space of life sciences:finding a way through the difficult dialogue between scientists and artists. In: 13th International Public Communication of Science and Technology Conference, 2014, Salvador, Brasil. Proceedings of 13th International Public Communication of Science and Technology Conference, 2014.

5.
MOREIRA, L. G. R. ; LAGES, W. S. . Organic Tile Textures using Fragment Shaders. In: Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, 2014, Porto Alegre. Proceedings of the SBGames 2014, 2014. p. 1013-1016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LAGES, WALLACE S.; ARANGO, GUSTAVO A. ; LAIDLAW, DAVID H. ; SOCHA, JOHN J. ; BOWMAN, DOUG A. . Designing capsule, an input device to support the manipulation of biological datasets. In: 2016 IEEE Symposium on 3D User Interfaces (3DUI), 2016, Greenville. 2016 IEEE Symposium on 3D User Interfaces (3DUI), 2016. p. 255.

2.
LAGES, WALLACE S.; LAHA, BIRESWAR ; MILLER, WESLEY ; NOVOTNY, JOHANNES ; LAIDLAW, DAVID H. ; SOCHA, JOHN J. ; BOWMAN, DOUG A. . Effects of field of regard and stereoscopy and the validity of MR simulation for visual analysis of scientific data. In: 2016 IEEE Virtual Reality (VR), 2016, Greenville. 2016 IEEE Virtual Reality (VR), 2016. p. 215.

3.
LAGES, WALLACE. Ray, camera, action! A technique for collaborative 3D manipulation. In: 2016 IEEE Symposium on 3D User Interfaces (3DUI), 2016, Greenville. 2016 IEEE Symposium on 3D User Interfaces (3DUI), 2016. p. 281.

4.
LAGES, WALLACE S.; NABIYOUNI, MAHDI ; ARANTES, LEONARDO . Krinkle Cube. In: the 2016 Annual Symposium, 2016, Austin. Proceedings of the 2016 Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play Companion Extended Abstracts - CHI PLAY Companion '16. New York: ACM Press, 2016. p. 189.

5.
LAGES, WALLACE; NABIYOUNI, MAHDI ; TIBAU, JAVIER ; BOWMAN, DOUG A. . Interval Player: Designing a virtual musical instrument using in-air gestures. In: 2015 IEEE Symposium on 3D User Interfaces (3DUI), 2015, Arles. 2015 IEEE Symposium on 3D User Interfaces (3DUI), 2015. p. 203-204.

Apresentações de Trabalho
1.
LAGES, W. S.. Processing.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
LAGES, W. S.. Oficina de Iniciação ao Design de Games. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LAGES, W. S.. Desafios no desenvolvimento de Jogos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
LAGES, W. S.. Novas Técnicas para Renderização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LAGES, W. S.. Oficina de Iniciação ao Design de Games.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
LAGES, W. S.; SAKTHEESWARAN, A. ; BOWMAN, D. . Myo Text. 2014.

2.
LAGES, W. S.. Framework para desenvolvimento de jogos 3D. 2003.

Produtos tecnológicos
1.
LAGES, W. S.; MALAQUIAS, I. M. ; CORRADI, W. J. B. . Projeto NAWI, 2002. 2002.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARINHO, F. C. C. ; LAGES, W. S. . Na fronteira com outras artes. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LAGES, W. S.. Para Todos - Jogos Digitais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
LAGES, W. S.. inovação e Competitividade.Jogos e Patentes. 2009.. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Música
1.
LAGES, W. S.; NABIYOUNI, M. ; TIBAU, J. ; BOWMAN, D. . Interval Player. 2014. Outra.

Artes Visuais
1.
YU, R. ; LAGES, WALLACE ; NABIYOUNI, M. ; Ray, B. ; Kondur, N. ; Chandrashekar, V. ; BOWMAN, DOUG A. . Bookshelf and Bird. 2017. Outra.

2.
LAGES, WALLACE; NABIYOUNI, MAHDI ; Arantes, L. . Krinkle Cube. 2016. Outra.

3.
LAGES, WALLACE; NABIYOUNI, M. ; TIBAU, JAVIER ; BOWMAN, DOUG A. . Interval Player. 2015. Outra.

4.
LAGES, W. S.. Flexibilidade. 2013. Instalação.

5.
LAGES, W. S.. Sistema Nervoso. 2013. Instalação.

6.
LAGES, W. S.; MARINHO, F. C. C. . Mesa Interativa da Casa Padre Toledo. 2012. Instalação.

7.
LAGES, W. S.. Pulo. 2012. Instalação.

8.
LAGES, W. S.. Equilíbrio. 2012. Instalação.

9.
LAGES, W. S.. Digestão. 2012. Instalação.

10.
LAGES, W. S.. Reprodução. 2012. Instalação.

11.
MENDES, T. ; LAGES, W. S. . Sinfonia Doméstica. 2012. Instalação.

12.
LAGES, W. S.. Trem de Cataguases. 2011. Instalação.

13.
LAGES, W. S.; CLEAR, S. . Poemas Visuais. 2011. Instalação.

14.
LAGES, W. S.; MARINHO, F. C. C. ; MOTA, R. R. . Fogo. 2010. Instalação.

15.
MARINHO, F. C. C. ; LAGES, W. S. . Palavrador OpenBook 2.0. 2007. Instalação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LAGES, W. S.; Daniel Werneck. Participação em banca de Lucas Figueiredo Gonçalves.A evolução da computação gráfica e seu impacto no cinema de animação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais - Cinema de Animação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
LAGES, W. S.; Daniel Werneck. Participação em banca de Luciana Cristina Ruiz Vilhena.O artista inserido no cenário da sociedade digital. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LAGES, W. S.. Comissão de Avaliação da XX Semana de Iniciação Científica/PRPq UFMG Conhecimento e Cultura. 2011. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.

2.
LAGES, W. S.. Membro do Comitê de Programa do XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). 2011. Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre.

3.
LAGES, W. S.. Comissão de Avaliação da XIV Semana de Iniciação Científica/PRPq UFMG Conhecimento e Cultura. 2010. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS.

4.
LAGES, W. S.. Membro do Comitê de Programa do IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). 2010. Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre.

5.
LAGES, W. S.. Membro do Comitê de Programa do VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). 2009. Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre.

6.
LAGES, W. S.. Membro do Comitê de Programa do VII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames). 2008. Sociedade Brasileira de Computação - Porto Alegre.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2015 IEEE Symposium on 3D User Interfaces (3DUI).Interval Player: Designing a Virtual Musical Instrument Using In-Air Gestures. 2015. (Simpósio).

2.
Zonas de interferência · 43º Festival de Inverno da UFMG.Processing. 2011. (Oficina).

3.
4 Festival de Verão da UFMG.Oficina de Iniciação ao Design de Games. 2010. (Oficina).

4.
2 Semana de Entretenimento, Jogos e Animação.Novas Técnicas para Renderização. 2009. (Encontro).

5.
Belo Horizonte | 1° Intercit ? Encontro de tecnologia, inovação e Competitividade.Jogos e Patentes. 2009. (Encontro).

6.
Semana de Entretenimento, Jogos e Animação.Desafios no desenvolvimento de Jogos. 2009. (Encontro).

7.
Terceiro Festival de Verão da UFMG.Oficina de Iniciação ao Design de Games. 2009. (Oficina).

8.
10 Semana da Computação.Jogos Eletrônicos e Ciência da Computação. 2008. (Encontro).

9.
3 Ciclo de Palestras do CGGT.The Importance of Being Linear (GPU Gems 3). 2008. (Encontro).

10.
I Semana Tecnológica de Análise de Sistemas.Desenvolvimento de Jogos. 2008. (Encontro).

11.
Simpósio Brasileiro de Jogos 2008 ? Trilha de Indústria.Explorando fronteiras: Inovando para crescer. 2008. (Simpósio).

12.
O Radiotelescópio Nawi.Minastec 2004. 2004. (Outra).

13.
IV Worshop de Processamento de Imagens. 2003. (Oficina).

14.
Introdução a Radioastronomia.Quarto Encontro Nacional de Astronomia. 2001. (Encontro).

15.
International School on Disarmament and Research on Conflicts. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHAIMOWICZ, L. ; MOTA, R. R. ; LAGES, W. S. ; COSCARELLI, C. V. ; MARINHO, F. C. C. . VII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luciana Cristina Ruiz Vilhena. O Artista Inserido no Cenário da Sociedade Digital. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wallace Santos Lages.

2.
Lucas Figueiredo Gonçalves. A Evolução da Computação Gráfica e seu Impacto no Cinema de Animação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Artes Visuais - Cinema de Animação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wallace Santos Lages.

Iniciação científica
1.
Clara Andrade Pimentel. Extração de Características e Análise de Animações 3D. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Cinema de Animação e Artes Digitais) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wallace Santos Lages.

Orientações de outra natureza
1.
Luis Gustavo Resende Moreira. Texturas procedurais para jogos. 2014. Orientação de outra natureza. (Cinema de Animação e Artes Digitais) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wallace Santos Lages.

2.
Eduardo Bruekers Resende. Tesselação em GPU para Jogos. 2014. Orientação de outra natureza. (Cinema de Animação e Artes Digitais) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wallace Santos Lages.

3.
Ráfagan Soares de Carvalho Sampaio Mariz. Projeto de uma mesa interativa. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wallace Santos Lages.

4.
Inácio Epaminondas da Gama Cerqueira. Projeto de uma mesa interativa. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wallace Santos Lages.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
LAGES, W. S.; SAKTHEESWARAN, A. ; BOWMAN, D. . Myo Text. 2014.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LAGES, W. S.. Desafios no desenvolvimento de Jogos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LAGES, W. S.. Novas Técnicas para Renderização. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
LAGES, W. S.. Oficina de Iniciação ao Design de Games.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LAGES, W. S.. Oficina de Iniciação ao Design de Games. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
LAGES, W. S.. Processing.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MARINHO, F. C. C. ; LAGES, W. S. . Na fronteira com outras artes. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LAGES, W. S.. Para Todos - Jogos Digitais. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Artes Visuais
1.
LAGES, W. S.. Pulo. 2012. Instalação.




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