Daniel Tojeira Cara

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  • Última atualização do currículo em 04/06/2017


Doutorando em Educação (Universidade de São Paulo - USP), mestre em Ciência Política (USP) e bacharel em Ciências Sociais (USP). Atualmente é coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (desde 2006). É membro titular do Fórum Nacional de Educação (desde 2010) e do Conselho Universitário da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi membro da direção da Campanha Global pela Educação (2007-2011) e do Comitê Diretivo da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (2009-2012). Tem experiência de pesquisa nas áreas de Educação, Ciência Política e Sociologia, atuando desde a graduação nos seguintes temas: políticas públicas de educação, participação na educação, financiamento da educação, avaliação da educação, federalismo, teoria geral do Estado, sociedade civil, movimentos sociais, associativismo, desigualdade socioeconômica, vulnerabilidade socioeconômica e civil, políticas públicas de juventude, violência urbana e cultura juvenil. É colunista do UOL Educação (Grupo Folha) e possuiu blog na Revista Educação (Editora Segmento). Foi laureado com o Prêmio Darcy Ribeiro 2015, entregue pela Câmara dos Deputados em nome do Congresso Nacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Tojeira Cara
Nome em citações bibliográficas
CARA, Daniel

Endereço


Endereço Profissional
Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Coordenação Geral.
Rua Mourato Coelho, 393. Cjto. 04.
Pinheiros
05417-010 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (011) 31591243
URL da Homepage: www.campanha.org.br


Formação acadêmica/titulação


2014
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Orientador: Vitor Henrique Paro.
2003 - 2005
Mestrado em Ciência Política.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: ESTRUTURA TEÓRICA E IMPORTÂNCIA ANALÍTICA DO CONCEITO DE SOCIEDADE CIVIL E SUA APLICAÇÃO NO BRASIL,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: LUCIO FELIX FREDERICO KOWARICK.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Associativismo; Movimentos Sociais; Sociedade Civil; Estado.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político / Especialidade: Classes Sociais e Grupos de Interesse.
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.
1996 - 2000
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1993 - 1995
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Técnica Estadual de São Paulo, ETESP, Brasil.
1993 - 1995
Ensino Médio (2º grau).
Escola Técnica Estadual de São Paulo, ETESP, Brasil.




Atuação Profissional



Campanha Nacional pelo Direito à Educação, CNDE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Executivo, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral, Carga horária: 40

Atividades

06/2006 - Atual
Direção e administração, Coordenação Geral, .

Cargo ou função
Coordenador Geral.
06/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação Geral, .


Campaña Latinoamericana por el Derecho a la Educación, CLADE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Miembro del Comité Directivo, Carga horária: 2


Global Campaign for Education, GCE, África do Sul.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Board Member, Carga horária: 10


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Conselheiro, Enquadramento Funcional: Voluntário



Linhas de pesquisa


1.
Políticas Públicas de Educação: Gestão, Financiamento e Controle Social.
2.
Participação Social e Políticas Públicas de Educação.

Objetivo: Analisar a participação da sociedade civil na formulação, proposição e implementação de políticas públicas educacionais no Brasil..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional / Especialidade: Política Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Palavras-chave: Brasil; Educação; Sociedade Civil; Estado; Associativismo.


Projetos de pesquisa


2011 - 2011
Custo Aluno-Qualidade Inicial da Educação Integral: avançando rumo ao direito à educação pública de qualidade no Brasil Custo Aluno-Qualidade Inicial da Educação Integral: avançando rumo ao direito à educação pública de qualidade no Brasil Custo Aluno-
Descrição: O projeto buscou formular uma primeira proposta para o cálculo do CAQiTI (Custo Aluno-Qualidade Inicial da Educação de Tempo Integral). Com base na metodologia do CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial), desenvolvida pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O objetivo era produzir um estudo específico sobre os custos reais dos insumos necessários para a implementação da educação integral em todas as etapas da educação básica. Foram visitadas 35 unidades escolares em 18 municípios de 12 Estados e no DF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Daniel Tojeira Cara - Integrante / Iracema Nascimento - Coordenador / José Marcelino de Rezende Pinto - Integrante / Andréa Barbosa Gouveia - Integrante / Nalu Farenzena - Integrante / Nelson Cardoso Amaral - Integrante / Rosana Gemaque - Integrante / Wagner Santana - Integrante / Janine Schultz Enge - Integrante / Carolina Farias Morais - Integrante.Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Cooperação.
2011 - Atual
Financiamento da educação no novo PNE
Descrição: A partir de análises de comportamento demográfico e capacidade orçamentária do Estado Brasileiro, este esforço investigativo busca dimensionar qual é o patamar de investimento público em educação necessário para se universalizar o acesso à educação pública de qualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniel Tojeira Cara - Coordenador / Luiz Araújo - Integrante / Iracema Nascimento - Integrante.Financiador(es): Fondo Regional de la Sociedad Civil para la Educación de América L - Cooperação / Instituto C&A - Cooperação / ActionAid - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 1
2011 - Atual
Participação social no novo PNE
Descrição: Analisar a participação da sociedade civil na tramitação do novo PNE.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Daniel Tojeira Cara - Coordenador / Julio Leandro Andrade de Almeida - Integrante.
2001 - 2003
Metáforas Concretizadas dos Encontros da Grande São Paulo na Segunda Metade do Século XX
Descrição: Continuidade do projeto de pesquisa "São Paulo 2000: Problemas Estruturais da Metrópole - A Exclusão Social na Região Metropolitana de São Paulo", a investigação consistiu em cinco etapas: 1) aprofundamento da pesquisa e análise bibliográfica pertinente aos temas: pobreza, idosos, trabalho e desemprego, moradia, favelização, segregação, exclusão social, marginalidade, vulnerabilidade socioeconômica e civil, desalento e (sub)cidadania; 2) pesquisa e análise bibliográfica pertinente aos temas: associativismo, sociedade civil, movimentos sociais, Estado, relações de raça, relações de gênero, sociabilidade e juventude; 3) detalhada análise de dados quantitativos (cruzamentos especiais) provenientes da Pesquisa de Condições de Vida (PVC-SEADE-DIEESE), Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-IBGE) e outras fontes de dados; 4) coleta de dados quantitativos, mediante trabalho de campo, baseada em entrevistas em profundidade e construção de histórias de vida de moradores de favela, cortiços e loteamentos de periferia. 5) Produção de relatório de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Daniel Tojeira Cara - Integrante / Lucio Felix Frederico Kowarick - Coordenador / Maria Encarnación Moya Reccio - Integrante / Daniela Corrêa Sequeira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
1998 - 2000
São Paulo 2000: Problemas Estruturais da Metrópole - A Exclusão Social na Região Metropolitana de São Paulo
Descrição: Com o escopo delimitado na região metropolitana de São Paulo (RMSP), em especial na capital paulista, a investigação consistiu em quatro etapas: 1) pesquisa e análise bibliográfica pertinente aos temas: idosos, pobreza, trabalho e desemprego, moradia, favelização, segregação, exclusão social, marginalidade, vulnerabilidade socioeconômica e civil, desalento e (sub)cidadania; 2) detalhada análise de dados quantitativos (cruzamentos especiais) provenientes da Pesquisa de Condições de Vida (PVC-SEADE-DIEESE); 3) coleta de dados quantitativos, mediante trabalho de campo, baseada em entrevistas em profundidade e construção de histórias de vida de moradores de favela, cortiços e loteamentos de periferia. 4) Produção de relatório de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Daniel Tojeira Cara - Integrante / Lucio Felix Frederico Kowarick - Coordenador / Maria Encarnación Moya Reccio - Integrante / Márcia Gattai - Integrante / Paulo Neves - Integrante / Adrian Gurza Lavalle - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2011 - Atual
Programa de Cooperação Sul-Sul com Países Lusófonos Programa de Cooperação Sul-Sul com Países Lusófonos
Descrição: É uma iniciativa da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com a Open Society Foundations. O objetivo do Programa é fortalecer a atuação da sociedade civil organizada na incidência política pela garantia do direito à educação nos países envolvidos. Participam Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Daniel Tojeira Cara - Integrante / Iracema Nascimento - Coordenador / Maitê Fernandez Gauto - Integrante.Financiador(es): Open Society Foundations - Cooperação.
2006 - Atual
Aperfeiçoamento e divulgação do mecanismo do Custo Aluno-Qualidade Inicial
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Daniel Tojeira Cara - Coordenador.Financiador(es): ActionAid - Cooperação / Instituto C&A - Cooperação / Save the Children - UK - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 4
2006 - Atual
Insumos técnicos e estatísticos para as ações de incidência política da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Daniel Tojeira Cara - Coordenador / Iracema Nascimento - Integrante.Financiador(es): ActionAid - Cooperação / Fundo das Nações Unidas para a Infância - Cooperação / Instituto C&A - Cooperação / Save the Children - UK - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 10
2004 - 2007
Fundeb pra Valer! Financiamento da educação, valorização dos profissionais da educação e controle social
Descrição: Com base na análise de dados quantitativos e qualitativos, investigação bibliográfica e outras informações trabalhadas, o projeto busca subsidiar as ações de incidência política da rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação na criação e regulamentação do Fundeb, utilizando como referência primordial o mecanismo do CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial)..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Daniel Tojeira Cara - Coordenador / Iracema Nascimento - Integrante.Financiador(es): Fondo Regional de la Sociedad Civil para la Educación de América L - Cooperação / Instituto C&A - Cooperação / ActionAid - Cooperação.
2002 - 2007
Custo Aluno-Qualidade Inicial: Rumo à Educação Pública de Qualidade
Descrição: Por meio de oficinas, seminários, além da análise de dados quantitativos oriundos de pesquisas sobre o gasto público em educação, custo-aluno/ano, condições de infra-estrutura das escolas, número de alunos por turma, salário inicial e política de carreira para os profissionais da educação, esta iniciativa buscou calcular o Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi) como um instrumento para determinar o investimento necessário para o Brasil universalizar um padrão mínimo de qualidade..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) .
Integrantes: Daniel Tojeira Cara - Integrante / Iracema Nascimento - Integrante / José Marcelino de Rezende Pinto - Integrante / Andréa Barbosa Gouveia - Integrante / Denise Carreira - Coordenador.Financiador(es): ActionAid - Cooperação / Fundo das Nações Unidas para a Infância - Cooperação / Save the Children - UK - Cooperação.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Insumos para o debate


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político/Especialidade: Classes Sociais e Grupos de Interesse.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio Darcy Ribeiro, Câmara dos Deputados - Congresso Nacional.
2013
Personalidade da Educação - 2012, Revista Nova Escola - Editora Abril.
2011
Plan Global Awards - Celebrating Excellence, Most successful advocay campaign, Plan.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARA, Daniel2013CARA, Daniel. Desafios para o financiamento adequado da educação. Salto para o Futuro, v. 19, p. 30-37, 2013.

2.
CARA, Daniel2012 CARA, Daniel. Por que o Brasil precisa de um investimento público direto equivalente a 10% do PIB para a educação pública?. Universidade e Sociedade (Brasília), v. 50, p. 122-135, 2012.

3.
CARA, Daniel2012 CARA, Daniel. Municípios no pacto federativo: fragilidades sobrepostas. Retratos da Escola, v. 6, p. 255-273, 2012.

4.
DOURADO, L. F.2009DOURADO, L. F. ; CARA, Daniel ; FILHO, H. F. R. ; PORTELA, R. L. . Entrevista - Financiamento e gestão: impasses e perspectivas. Retratos da Escola, v. 3, p. 11-21, 2009.

5.
CARA, Daniel2007CARA, Daniel. Plano de Desenvolvimento da Educação: ausências e limitações. Retratos da Escola, v. 1, p. 35-36, 2007.

6.
CARA, Daniel1999CARA, Daniel. Os desafios da juventude brasileira no mercado de trabalho. Revista Universitas, São Paulo, v. 1, p. 29-36, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NOVAES, R. C. R. (Org.) ; CARA, Daniel (Org.) ; PAPA, F. (Org.) ; MOREIRA, D. (Org.) . Política Nacional de Juventude: diretrizes e perspectivas. 2a.. ed. São Paulo: Conselho Nacional de Juventude; FES, 2006. v. 1. 140p .

Capítulos de livros publicados
1.
CARA, Daniel. Participação social e novo projeto de educação. In: GENTILI, Pablo. (Org.). Política educacional, cidadania e conquistas democráticas. 1ed.São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2013, v. 1, p. 111-114.

2.
CARA, Daniel; Araújo, Luiz . O financiamento da educação no Pne II. In: MANHAS, Cleomar. (Org.). Quanto Custa Universalizar o Direito à Educação?. 1ed.Brasília: Instituto de Estudos Socioeconômicos, 2011, v. 1, p. 67-84.

3.
CARA, Daniel; GAUTO, M. F. . Juventude: percepções e exposição à violência. In: Miriam Abramovay; Eliane Ribeiro Andrade; Luiz Carlos Esteves. (Org.). Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. 1ed.Brasília: Unesco, 2009, v. 1, p. 173-198.

4.
NOVAES, R. C. R. ; CARA, Daniel . Jovens como sujeitos de direitos: novas interrogações. In: Theophilos Rifiotis; Tiago Hyra Rodrigues. (Org.). Educação em Direitos Humanos: discursos críticos e temas contemporâneos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008, v. 1, p. 115-120.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CARA, Daniel. Esforço que vale a pena. Carta na Escola, São Paulo, p. 66 - 66, 02 set. 2013.

2.
CARA, Daniel. Mais dinheiro federal na educação básica. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. A3, 03 fev. 2012.

3.
CARA, Daniel. Ideb na porta não melhora a educação. Carta Fundamental, São Paulo, p. 54 - 55, 05 nov. 2011.

4.
CARA, Daniel. Contribuição a ser superada: o legado de Paulo Renato Souza. Educação (São Paulo), São Paulo, p. 57, 05 jul. 2011.

5.
CARA, Daniel. O custo da qualidade. Carta Fundamental, São Paulo, p. 56 - 57, 05 abr. 2011.

6.
CARA, Daniel. Avanços tímidos perante as necessidades na educação. UOL, São Paulo, 03 jan. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARA, Daniel. Los límites del financiamiento y el derecho a la calidad. In: Educación Secundaria: derecho, inclusión y desarrollo, 2010, Buenos Aires. Seminario Internacional de Educación Secundaria. Buenos Aires: Unicef, 2008. p. 303-311.

2.
CARA, Daniel. O papel dos grêmios estudantis na redução da violência: um breve relato da experiência do Projeto Grêmio em Forma. In: I Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas, 2004, Brasília. Anais - I Congresso Ibero-Americano sobre Violências nas Escolas, 2004.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARA, Daniel. O Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e o financiamento da educação no Brasil. In: Conferência Nacional de Educação, 2011, Brasílias. Coletânea de Textos da Conae. Brasília: MEC, 2010. v. 1. p. 258-260.

Apresentações de Trabalho
1.
CARA, Daniel; SADER, E. . Mesa de abertura: análise de conjuntura internacional, nacional e educacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CARA, Daniel. O Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e o financiamento da educação no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CARA, Daniel. Gestão e financiamento de políticas educacionais em um regime de colaboração: a proposta do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CARA, Daniel. A Reforma Tributária do Governo Lula (PEC 233/2008) e a Educação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CARA, Daniel. O papel dos grêmios estudantis na redução da violência: um breve relato da experiência do Projeto Grêmio em Forma. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CARA, Daniel. Apresentação. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
CARA, Daniel. The CAQi proposal. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

3.
CARA, Daniel. Apresentação. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Demais tipos de produção técnica
1.
CARA, Daniel; Araújo, Luiz . Por que 7% do PIB para a educação é pouco? Cálculo dos investimentos adicionais necessários para o novo PNE garantir um padrão mínimo de qualidade. 2011. (Relatório de pesquisa).

2.
CARA, Daniel; LAFRAIA, B. ; ALVES, T. B. ; NEVES, P. . Guia Grêmio em Forma. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

3.
CARA, Daniel; LAFRAIA, B. ; ALVES, T. B. ; NEVES, P. . Caderno Grêmio em Forma, 2a. Edição. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
NASCIMENTO, Iracema ; CARA, Daniel ; WAINER, J. . Fundeb pra Valer! O processo de negociação do Fundeb no Governo e no Congresso Nacional. 2008. Vídeo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Nacional de Administração Educacional da UFPI.Financiamento, Gestão, Transparência e Controle Social da Educação: Desafios para a Qualidade do Ensino. 2013. (Seminário).

2.
IV Seminário da Educação Brasileira (Cedes).Gestão do Sistema e da Escola, Regime de Colaboração e Sistema Nacional de Educação. 2013. (Seminário).

3.
Semana de Abertura da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.Mesa redonda: Royalties e fundo social do pré-sal para a educação e as perspectivas do PNE. 2013. (Encontro).

4.
XI Semana Acadêmica e VIII Jornada de Estudos Pedagógicos - Unioeste.O financiamento da educação e o Plano Nacional de Educação. 2013. (Simpósio).

5.
35a. Reunião da Anped: Educação, cultura, pesquisa e projeto de desenvolvimento: o Brasil do séc. XXI. Movimentos sociais e o direito à educação. 2012. (Congresso).

6.
IX Seminário Internacional "Práxis docente y transformacióm social.Las políticas educativas en el contexto latinoamericano: el lugar de los docentes. 2012. (Seminário).

7.
Seminario Internacional Clacso: "Políticas, sujetos y movimentos socialies en el nuevo escenario latinoamericano.El caso brasileño. 2012. (Simpósio).

8.
34a. Reunião da Anped: Educação e Justiça Social.Por um PNE como política de Estado: as vozes da sociedade organizada. 2011. (Encontro).

9.
Anped e Ipea: Seminário Financiamento da Educação Pública no PNE 2011-2020.O financiamento da educação no novo PNE. 2011. (Seminário).

10.
II Seminário de Políticas e Gestão da Educação Básica da Anpae/DF.O novo PNE e a Gestão do Financiamento da Educação. 2011. (Seminário).

11.
IX Congresso Latino-americano de Terapia Ocupacional. A área da educação: mobilização nacional e papel profissional. 2011. (Congresso).

12.
Seminário de Políticas e Gestão da Educação Básica - UnB.Gestão e financiamento da Educação Básica. 2011. (Seminário).

13.
Seminário Estadual - Docentes na Educação Básica Brasileira (FaE/UFMG).A valorização docente na educação básica no Brasil: o PNE em questão. 2011. (Seminário).

14.
XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. A área da educação: mobilização nacional e papel profissional. 2011. (Congresso).

15.
XX Simpósio da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.Perspectivas e desafios do PNE. 2011. (Simpósio).

16.
33a Reunião Anual da Anped - Educação no Brasil: o balanço de uma década. PNE: balanços e perspectivas de/para uma década. 2010. (Congresso).

17.
Encontro Estadual da Anpae/PI.Os movimentos sociais e a luta pelo direito à educação. 2010. (Encontro).

18.
Cumbre de Jóvenes BID/CII.Los desafíos de la juventud brasileña: participación y políticas públicas. 2000. (Encontro).

19.
International Youth Parliament (IYP). Brazilian youth: participation and the challenge of public policy. 2000. (Congresso).

20.
I Encontro Nacional da Juventude.Os desafios da juventude brasileira no mercado de trabalho. 1998. (Encontro).



Outras informações relevantes


Membro titular do Fórum Nacional de Educação (FNE), desde 2010.   

Coordenador do Eixo "Financiamento da educação e controle social" na Conae, 2010.   

Membro da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Educação (Conae), 2008-2010.   

Coordenador do Eixo "Construção do regime de colaboração entre os sistemas de ensino, tendo como um 
dos instrumentos o financiamento da educação" na Coneb, 2008.    

Membro da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Educação Básica (Coneb), 2007-2008.   

Membro do Conselho do Mercosul Social e Participativo da Presidência da República, 2007-2010.   

Delegado Brasileiro na Cúpula de Juventude da ONU, Belo Horizonte/Brasil, 2005.

Presidente da Assembléia de Eleição do Conselho Nacional de Juventude, 2007.

Vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude da Presidência da República, 2005-2007.   

Coordenador Lationoamericano da Cúpula de Juventude do Parlamento Internacional da Juventude, 2001 - 
2002.

Delegado Brasileiro no Parlamento Internacional da Juventude, Sydney/Austrália, 2000.

Delegado Brasileiro na Cúpula de Juventude do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Nova Orleans/EUA, 2000.

Presidente do CEUPES (Centro Acadêmico do Curso de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP), gestão 1998-1999.   

Fundador do Fórum Nacional de Juventude, 1998.

Fundador do Fórum de Organizações Juvenis Atuantes da Cidade de São Paulo, 1998.

Fundador do Núcleo de Ação e Pesquisa em Economia de Solidariedade (NAPES), 1997.

Presidente do Grêmio Estudantil XXVIII de Março (Agremiação Estudantil da Escola Técnica Estadual de São Paulo), gestão 1994-1995.



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