Análise das proteínas do citoesqueleto de Taenia crassiceps após a exposição dos fármacos nitazoxanida e flubendazol
Descrição: A cisticercose suína é considerada endêmica em muitos países, nos quais a persistência dessas zoonoses está relacionada a fatores culturais e socioeconômicos (Sarti et al., 2002). Para conseguir uma erradicação ou controle mais bem sucedido das doenças produzidas pelo parasita depor T. solium, é necessário remover completamente o parasita intestinal de portadores assintomáticos através de um diagnóstico efetivo e o uso de quimioterapia antiparasitária. No entanto, embora os fármacos antiparasitários utilizados, praziquantel (PZQ) e albendazol (ABZ), sejam bastante efetivos, podem ter efeitos adversos ou apresentar baixa eficácia, como vem sendo demonstrado por diversos autores. Portanto, opções alternativas, incluindo combinações de drogasfármacos, foram investigadas para otimizar o tratamento e reduzir o preço.
Em estudos in vitro realizados por Isac et al (2016) e Ambrosio et al. (2017) foi demonstrado já demonstraram que a Nitazoxanida (NTZ) possui efeito satisfatório contra a Taenia crassiceps e Taenia solium. Portanto, , por isso nesse trabalho iremos utilizar os fármacos NTZ e o FBLZ isolados e em associação, para analisar o mecanismo de ação desses fármacos no parasito, através da análise de enzimas do citoesqueleto da T. crassiceps. Buscando obter um tratamento satisfatório para a cisticercose, e com menor quantidade ou nenhum efeito colateral para os suínos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / nayana ferreira de lima - Integrante / JAVIER AMBROSIO - Integrante / GUARACIARA DE ANDRADE PICANÇO - Integrante.
Análise da expressão de proteínas do citoesqueleto e das proteínas transportadoras de glicose, TGTP1 e TGTP2, em cisticercos de Taenia crassiceps expostos ao derivado benzimidazólico RCB15
Descrição: O albendazol é um dos principais fármacos utilizados no tratamento de helmintíases, porém, seu uso indiscriminado acarretou o surgimento de casos de resistência parasitaria. Já foram registrados casos de T. saginata resistente ao tratamento com albendazol. Além disso, a alta prevalência de parasitoses intestinais e teciduais, tanto no homem quanto em animais, tem incentivado a busca por novos fármacos.
A cisticercose é uma importante enfermidade, que afeta tanto humanos quanto animais, acarretando em grandes perdas econômicas. A OMS estima que 50 milhões de pessoas estejam infectadas com T. solium. No Brasil, o SIF tem apontado que um alto índice de carcaças de suínos e bovinos tem sido encontradas contaminadas com cisticercos. Esses dados, mostram a importância de se estudar esses parasitos, a fim de encontrar medidas minimizem os riscos trazidos pela cisticercose.
Diante do exposto, fez-se necessário a busca por novas alternativas para o tratamento da cisticercose. Assim, novos compostos foram sintetizados através da modificação do anel benzimidazólico (BZM). A fim de identificar o potencial do sistema 2 (trifluorometil) -1 H-benzimidazol, para o desenvolvimento de novos agentes anti-parasitários, sintetizou-se quatro derivados, os quais já foram testados, in vitro, para o tratamento de Giardia intestinalis, Entamoeba histolytica, Trichomonas vaginalis, Plasmodium falciparum, Leishmania mexicana e Trichinella spiralis.
Dentre estes derivados, o 6-Cloro-5-(2,3-diclorofenoxi) -2 (trifluorometil)-1H-benzimidazol (RCB15) apresentou um perfil antiparasitário semelhante ao descrito para o albendazol, também foi observado que o RCB15 causa alterações metabólicas no parasito. T. crassiceps tem sido usado como um modelo experimental utilizado para melhor compreensão da relação parasito-hospedeiro entre Taeniideos e seus hospedeiros, e também para estudos relacionados a mecanismo de ação de fármacos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / nayana ferreira de lima - Integrante / JAVIER AMBROSIO - Integrante / GUARACIARA DE ANDRADE PICANÇO - Integrante.
Avaliação histopatológica do efeito da combinação dos fármacos nitazoxanida e albendazol na neurocisticercose experimental
Descrição: A neurocisticercose (NCC) é a infecção helmíntica mais comum do SNC. Aproximadamente 25% a 50% dos casos de epilepsia encontrados no mundo são devido a NCC. o cisticerco provoca reações prejudiciais no SNC, que levam à dano tecidual e consequentemente alterações ou perdas de função de acordo com as áreas de tecido nervoso afetadas. O tratamento da cisticercose é feito de acordo com a manifestação clínica de cada paciente, e é recomendada a utilização de albendazol e praziquantel, sozinhos ou em associação, por serem bem tolerados pelo organismo. O objetivo deste projeto é Descrever as lesões teciduais existentes no encéfalo de camundongos Balb/c tratados com a combinação de nitazoxanida e albendazol após a inoculação de cisticercos de Taenia crassiceps na cavidade intracraniana. Para isso será realizada a manutenção do parasito no biotério do IPTSP/UFG; inoculação de cisticercos no encéfalo de camundongos BALB/c; 30 dias após a infecção ocorrerá o tratamento com nitazoxanida, albendazol ou ambos; 24h após o tratamento ocorrerá a eutanásia dos animais. A análise histopatológica será realizada com fragmentos de tecido encefálico retirado dos animais infectados e tratados. Espera-se observar a presença do cisticerco de Taenia crassiceps no encéfalo de camundongos BALBc fêmeas e dessa forma encontrar lesões encefálicas granulomatosas e nos grupos tratados com a combinação de ABZ e NTZ esperamos que esse tratamento seja mais eficaz do que o tratamento isolado destes fármacos, deixando todos os cisticercos inviáveis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / Ruy de S LIno Junior - Integrante / nayana ferreira de lima - Integrante / GUARACIARA DE ANDRADE PICANÇO - Integrante / larissa veiga zago - Integrante.
O diagnóstico da coinfecção pela cisticercose/toxoplasmose é determinante para o controle e prevenção de alterações psiquiátricas.
Descrição: Grande parte das afecções psiquiátricas estão relacionadas a neurocisticercose (NCC), pela Taenia solium, ou toxoplasmose (NT), por Toxoplasma gondii, ou ambas. Poucos são os relatos sobre a presença simultânea desses dois agentes em pacientes psiquiátricos. A detecção desta prevalência na comunidade psiquiátrica pode levar a um melhor prognóstico do paciente. O diagnóstico precoce destas infecções pode gerar menores gastos no atendimento ao paciente internado e nos CAPS. O objetivo deste projeto é determinar a soroprevalência da NCC, NT e do complexo cisticercose/toxoplasmose em uma população psiquiátrica da cidade de Goiânia, no período de 18 meses. Serão realizados questionários sócio-epidemiológicos e testes sorológicos (Western-Blot e ELISA). Os resultados desse projeto irão contribuir para o conhecimento da incidência das parasitoses, determinar sua correlação no desenvolvimento de transtornos psiquiátricos e auxiliar o SUS no seu diagnóstico adequado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / ana Maria de CAstro - Integrante / juliana b avelar - Integrante / DANIELLA DE SOUSA MENDES MOREIRA ALVES - Integrante / taynara cristina gomes - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio
financeiro.
Efeitos bioquímicos, in vivo, do uso de combinado de praziquantel e albendazol em neurocisticercose experimental.
Descrição: A neurocisticercose (NCC) é uma doença de importante epidemiologia devido a sua alta incidência e suas repercussões sintomatológicas, principalmente em países com condições sanitárias precárias. O estudo de neurocisticercose experimental utiliza diferentes modelos para simular a doença e analisar mecanismos fisiopatológicos e reacionais a diversos tratamentos medicamentosos, como o adotado nesse estudo: com cisticercos de T.crassiceps, por serem antigenicamente similares aos cisticercos de T.solium. Portanto, esse estudo tem o objetivo de analisar a interferência no metabolismo energético do uso combinado de praziquantel e albendazol para o tratamento da NCC, in vivo, usando um modelo experimental com cisticercos de T.crassiceps. Os cisticercos de T.crassiceps são inoculados no encéfalo de camundongos BALB/c fêmeas e 30 dias depois são tratados com 50mg/kg de albendazol e 50mg/kg de praziquantel (suficiente para extinguir o parasito). Depois de 24 horas de tratamento os camundongos sofrem eutanásia e os cisticercos são removidos para que haja a análise, por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) do metabolismo energético de ácidos orgânicos da via glicolítica, do ciclo do ácido cítrico e do metabolismo de ácidos graxos. Espera-se que com a ação dos dois medicamentos anti-helmínticos a absorção de glicose seja bloqueada mais intensamente devido as diversas vias ativados pelos diferentes mecanismos de ação de cada medicamento, promovendo alterações metabólicas mais significantes que sejam mais eficazes na eliminação do parasito..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / Carolina Miguel Fraga - Integrante / nayana ferreira de lima - Integrante / GUARACIARA DE ANDRADE PICANÇO - Integrante / Taynara Mercadante - Integrante.
Neurocisticercose experimental: avaliação da eficácia de derivados benzimidazólicos RCB20 e RCB15
Descrição: A neurocisticercose (NCC) é um problema de saúde pública no Brasil, apresentando uma incidência estimada de 29% em pacientes com epilepsia (WHO, 2009). Os fármacos utilizados para o seu tratamento são o albendazol e o praziquantel, com extensos estudos sobre as alterações bioquimicas e estruturais causadas nos parasitos, entretanto não são explorados os mecanismos de ação de outros fármacos cestocidas sobre estes parasitos. O albendazol é um dos fármacos utilizados no tratamento dessas infecções e seu uso em tratamentos em massa pode acelerar o desenvolvimento de resistência, tanto em animais quanto em humanos. Dois derivados benzimidazólicos, o 6-cloro-5-(1-naftiloxi) -2 (trifluorometil) -1 H-benzimidazol (RCB20) e o 5(6)-Chloro-6(5)-(2,3-dichlorophenoxy)-2-(trifluoromethyl)- 1H-benzimidazole (RCB15) apresentaram perfil antiparasitário semelhante ao albendazol. O modelo experimental mais utilizado para se estudar a NCC é realizado com cisticercos de Taenia crassiceps (cepa ORF) inoculados no encéfalo de camundongos. Portanto, este projeto de pesquisa se propõe a caracterizar a eficácia de dois derivados benzimidazólicos no tratamento da NCC experimental através da contagem e morfologia dos cisticercos e de alterações bioquímicas no parasito detectadas após o tratamento com doses letais.
Após 24h do tratamento com doses letais (50 mg/kg de peso do camundongo) os animais infectados serão eutanasiados e o encéfalo será avaliado quanto a presença de cisticercos, contagem e alterações morfológicas apresentadas no parasito. As alterações bioquímicas serão avaliadas por meio de cromatografia líquida de alta eficiência dos cisticercos retirados do encéfalo dos camundongos visando a quantificação de ácidos orgânicos referentes ao metabolismo energético e respiratório.
O presente projeto contribuirá com novos conhecimentos a cerca do mecanismo de ação de fármacos cestocidas que podem ser utilizados no tratamento de parasitos teciduais, enfocando-se suas atividades na morfologia e metabolismo do parasito. O estudo se desenvolverá por meio de formação de recursos humanos, possibilitando a realização de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado, auxiliando na consolidação das linhas de pesquisa de estudos da relação parasito-hospedeiro desenvolvidas no Laboratório de Estudos da Relação Parasito-Hospedeiro (LAERPH) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / Ruy de S LIno Junior - Integrante / ana Maria de CAstro - Integrante / Rafael Castillo - Integrante / Javier R Ambrosio - Integrante.
Número de orientações: 1
Neurocisticercose experimental: avaliação da eficácia de derivados benzimidazólicos RCB20 e RCB15
Descrição: A neurocisticercose (NCC) é um problema de saúde pública no Brasil, apresentando uma incidência estimada de 29% em pacientes com epilepsia (WHO, 2009). Os fármacos utilizados para o seu tratamento são o albendazol e o praziquantel, com extensos estudos sobre as alterações bioquimicas e estruturais causadas nos parasitos, entretanto não são explorados os mecanismos de ação de outros fármacos cestocidas sobre estes parasitos. O albendazol é um dos fármacos utilizados no tratamento dessas infecções e seu uso em tratamentos em massa pode acelerar o desenvolvimento de resistência, tanto em animais quanto em humanos. Dois derivados benzimidazólicos, o 6-cloro-5-(1-naftiloxi) -2 (trifluorometil) -1 H-benzimidazol (RCB20) e o 5(6)-Chloro-6(5)-(2,3-dichlorophenoxy)-2-(trifluoromethyl)- 1H-benzimidazole (RCB15) apresentaram perfil antiparasitário semelhante ao albendazol. O modelo experimental mais utilizado para se estudar a NCC é realizado com cisticercos de Taenia crassiceps (cepa ORF) inoculados no encéfalo de camundongos. Portanto, este projeto de pesquisa se propõe a caracterizar a eficácia de dois derivados benzimidazólicos no tratamento da NCC experimental através da contagem e morfologia dos cisticercos e de alterações bioquímicas no parasito detectadas após o tratamento com doses letais.
Após 24h do tratamento com doses letais (50 mg/kg de peso do camundongo) os animais infectados serão eutanasiados e o encéfalo será avaliado quanto a presença de cisticercos, contagem e alterações morfológicas apresentadas no parasito. As alterações bioquímicas serão avaliadas por meio de cromatografia líquida de alta eficiência dos cisticercos retirados do encéfalo dos camundongos visando a quantificação de ácidos orgânicos referentes ao metabolismo energético e respiratório.
O presente projeto contribuirá com novos conhecimentos a cerca do mecanismo de ação de fármacos cestocidas que podem ser utilizados no tratamento de parasitos teciduais, enfocando-se suas atividades na morfologia e metabolismo do parasito. O estudo se desenvolverá por meio de formação de recursos humanos, possibilitando a realização de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado, auxiliando na consolidação das linhas de pesquisa de estudos da relação parasito-hospedeiro desenvolvidas no Laboratório de Estudos da Relação Parasito-Hospedeiro (LAERPH) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / JAVIER AMBROSIO - Integrante / GUARACIARA DE ANDRADE PICANÇO - Integrante.
Avaliação do efeito in vitro e in vivo dos fármacos Flubendazol e Nitazoxanida no metabolismo energético dos cisticercos de Taenia crassiceps
Descrição: A cisticercose é uma infecção caracterizada pela presença do cisticerco de Taenia solium na pele, tecidos subcutâneos, músculos e outros órgãos. É transmitida ao homem pela ingestão do ovo do parasito. O parasito mais utilizado para tais estudos é o cisticerco de Taenia crassiceps pelo fato deste parasito resultar de um rápido ciclo de desenvolvimento, fácil manutenção, e principalmente a similaridade antigênica com T. solium. A Nitazoxanida (NTZ) é um fármaco antiparasitário do grupo dos nitrotiazóis, e possui como mecanismo de ação o bloqueio da enzima piruvato ferrodoxina oxidoredutase (PFOR), esse mecanismo é bastante estudado em protozoários, mas em helmintos ainda é pouco relatado. O Flubendazol (FLBZ) é um benzimidazólico de metilcarbamato, que atua na formação da tubulina celular do parasito, dessa forma atrapalhando a metabolização da glicose e as funções digestivas do parasito, levando a um processo autolitico. E esse fármaco não causa reações adversas no hospedeiro. O objetivo desse trabalho será determinar o efeito in vitro e in vivo do FBLZ e da NTZ, sendo administrados separadamente ou em associação, no metabolismo energético de cisticercos de T. crassiceps, obtidos a partir de inoculação intraperitoneal em camundongos BALB/c fêmea. Inicialmente os animais serão inoculados com cisticercos de T. crassiceps na cavidade intraperitoneal, no tratamento in vitro após a eutanásia dos animais e retirada dos cisticercos, estes serão semeados em uma placa de microcultivo no qual terão 3 grupos controles (Grupo 1: meio RPMI; Grupo 2: meio RPMI + cisticercos; Grupo 3: meio RPMI + cisticercos + DMSO) e três grupos tratados (Grupo 1: NTZ; Grupo 2: FBLZ; Grupo 3: NTZ + FBLZ) em seguida esta placa de microcultivo será encubada a 37°C em 5% de CO2 e a umidade relativa de 95%, por 24 horas. Após as 24 horas, os cisticercos serão separados do meio de cultura e, ambos serão congelados em nitrogênio líquido para estase das reações metabólica. No tratamento in vivo os camundongos inoculados na cavidade intraperitoneal com cisticercos de T. crassiceps serão tratados por via oral, possuindo um grupo controle, e três grupos tratados (Grupo 1: NTZ; Grupo 2: FBLZ e grupo 3: FBLZ + NTZ) em seguida será realizada a extração dos ácidos orgânicos tanto in vitro quanto in vivo, e dessa forma as amostras estarão prontas para análise por cromatografia liquida de alta eficiência e espectrofotometria, para analisar as vias metabólicas utilizadas pelo cisticerco após a exposição aos fármaco..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador.
VIAS DO METABOLISMO ENERGÉTICO E RESPIRATÓRIO EM CISTOS E TROFOZOÍTOS DE ACANTHAMOEBA SP ISOLADOS DE AMOSTRAS CLÍNICAS E AMBIENTAIS
Descrição: As Amebas de vida livre são protozoários unicelulares anfizóicos amplamente distribuídos em diversos habitats como solo, água doce, água do mar e ar atmosférico. Os gêneros das amebas que causam doenças em humanos são Acanthamoeba, Naegleria, Balamuthia e Sappinia. O gênero Acanthamoeba acomete indivíduos imunocomprometidos causando Encefalite Amebiana Granulomatosa (EAG) e lesões de pele, além de ceratite em imunocompetentes que apresentam microtrauma na córnea. As amebas do gênero Acanthamoeba são solúveis na bile e, por essa razão, não causam infecção caso sejam ingeridas. No entanto, possuem a capacidade de penetrar a mucosa e determinar danos repetidos a vários órgãos, quebrando barreiras naturais, o que torna a via nasal uma das mais infectantes. E, de fato, estas amebas podem se multiplicar na cavidade nasal, potencializando a virulência de um pequeno inóculo antes da invasão do sistema nervoso central, onde causa a encefalite amebiana granulomatosa, geralmente fatal. O tratamento para a ceratite por Acanthamoeba consiste no uso tópico de antisse?pticos catio?nicos como o digluconato de clorexidina (CHX) e o polihexametileno de biguanida (PHMB) isolados ou em associação. Vários trabalhos tem demonstrado que a resistência da Acanthamoeba a agentes terapêuticos está aumentando, apesar dos mecanismos responsáveis por essa resistência não serem completamente conhecidos. O objetivo deste projeto é analisar os aspectos bioquímicos de cistos e trofozoítos de Acanthamoeba isolados de amostras clínicas e ambientais in vitro e expostos ao polihexametileno de biguanida (PHMB) e ao digluconato de clorexidina (CHX). Desta forma, serão realizados a cultura de Acanthamoeba, isolados de solo, água de piscina e de ceratite; ruptura do parasito; análise bioquímica em CLAE e espectrofotometria; seguido de análise estatística dos resultados obtidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Integrante / ana Maria de CAstro - Integrante / DANIELLA DE SOUSA MENDES MOREIRA ALVES - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
INFECÇÃO EXPERIMENTAL POR ISOLADOS CLÍNICOS E AMBIENTAIS DE ACANTHAMOEBA E ANÁLISE IN VIVO DO METABOLISMO ENERGÉTICO DOS PROTOZOÁRIOS
Descrição: A Encefalite Amebiana Granulomatosa (EAG) é uma das manifestações clínicas da infecção por Acanthamoeba. Apesar de ser rara, pode ser fatal, sobretudo em indivíduos imunocomprometidos. A evolução do quadro clínico pode ser lenta e os sintomas incluem cefaleia, confusão mental, febre, letargia e / ou déficits neurológicos focais. A infecção experimental é amplamente utilizada para a demonstração da patogenicidade dos isolados ambientais de Acanthamoeba e os modelos mais utilizados são camundongos, ratos, hamsters, porcos e até gafanhotos. A inoculação pela via intraperitoneal (IP) também avalia a capacidade de disseminação hematogênica do parasito, uma vez que o inóculo será drenado pelas veias mesentéricas inferiores até o sistema porta, sendo distribuído aos outros órgãos pela circulação. O objetivo deste projeto é determinar o potencial patogênico de isolados do gênero Acanthamoeba provenientes de amostras ambientais e amostras clínicas com a inoculação intraperitoneal e intracerebral em camundongos imunossuprimidos. Portanto serão realizados testes de patogenicidade in vivo, inoculação intra-peritoneal de protozoários em camundongos BALB/c, análises histopatológicas, cultura dos parasitos reisolados dos animais infectados e análise bioquímica dos isolados após a infecção experimental. Espera-se demonstrar a EAG nos animais infectados com a observação dos sinais clínicos, com a recuperação dos cistos e trofozoítos na histopatologia, cultura e PCR e avaliar o metabolismo energético dos mesmos após a infecção. Os resultados poderão fornecer dados sobre a patogenicidade dos isolados ambientais e definição do grau de exposição aos mesmos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / ana Maria de CAstro - Integrante / DANIELLA DE SOUSA MENDES MOREIRA ALVES - Integrante.
NEUROCISTICERCOSE EXPERIMENTAL: ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS E BIOQUÍMICAS CAUSADAS PELA AÇÃO DE NITAZOXANIDA E NICLOSAMIDA
Descrição: A neurocisticercose (NCC) é um problema de saúde pública no Brasil, apresentando uma incidência estimada de 29% em pacientes com epilepsia (WHO, 2009). Os fármacos utilizados para o seu tratamento são o albendazol e o praziquantel, com extensos estudos sobre as alterações bioquimicas e estruturais causadas nos parasitos, entretanto não são explorados os mecanismos de ação de outros fármacos cestocidas sobre estes parasitos. O modelo experimental mais utilizado para se estudar a NCC é realizado com cisticercos de Taenia crassiceps inoculados no encéfalo de camundongos. Portanto, este projeto de pesquisa se propõe a caracterizar morfológica e bioquimicamente a atividade de fármacos anti-helminticos em cisticercos de T. crassiceps (cepas ORF e WFU) inoculados no encéfalo de camundongos BALB/c fêmeas. Os camundongos infectados serão tratados com uma baixa dosagem dos fármacos cestocidas niclosamida e nitazoxanida.
A caracterização morfológica ocorrerá por microscopia óptica com colorações especiais para visualização de órgãos internos e vesículas de armazenamento, e por microscopia eletrônica de transmissão para visualização dos efeitos dos fármacos sobre o tegumento e organelas produtoras de energia. A caracterização bioquímica será realizada por meio de cromatografia líquida de alta eficiência dos cisticercos retirados do encéfalo dos camundongos visando a quantificação de ácidos orgânicos referentes ao metabolismo energético. Além disso, esta caracterização também abrangerá duas enzimas chaves do metabolismo energético de glicólise sendo elas: glicose-6-fosfato desidrogenase e piruvato quinase, visto que estas enzimas estão relacionados à primeira e à última reações do processo de glicólise, sendo portanto pontos chave de bloqueio da produção de energia por estes parasitos. A caracterização enzimática ocorrerá por determinação da sua atividade e velocidade de reação.
O presente projeto contribuirá com novos conhecimentos a cerca do mecanismo de ação de fármacos cestocidas que podem ser utilizados no tratamento de parasitos teciduais, enfocando-se suas atividades na morfologia e metabolismo do parasito. O estudo se desenvolverá por meio de formação de recursos humanos, possibilitando a realização de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado, auxiliando na consolidação das linhas de pesquisa de estudos da relação parasito-hospedeiro desenvolvidas no Laboratório de Estudos da Relação Parasito-Hospedeiro (LAERPH) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / José Clecildo Barreto Bezerra - Integrante / Milton A P Oliveira - Integrante / Ruy de S LIno Junior - Integrante / ana Maria de CAstro - Integrante / Carolina Miguel Fraga - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio
financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
NANOFORMULAÇÕES DE PRAZIQUANTEL - AVALIAÇÃO IN VIVO DO EFEITO NO METABOLISMO DE CISTICERCOS DE TAENIA CRASSICEPS
Descrição: A cisticercose é considerada uma doença endêmica em várias partes do mundo e é classificada como doença negligenciada pela Organização Mundial de Saúde. O modelo experimental mais utilizado para estudos a respeito da cisticercose e neurocisticercose é a inoculação em camundongos de cisticercos de Taenia crassiceps. As atividades anticestoda e antitrematoda do praziquantel foram publicadas em por Thomas e G?nnert (1977). E os primeiros estudos em voluntários humanos foram realizados Leopold et al. (1978). A indicação do uso de praziquantel como fármaco de escolha para tratamento da cisticercose tem sido relatada por vários autores, indicando melhora significativa no quadro clínico dos pacientes e, em alguns casos, desaparecimento dos cisticercos.A ação anti-helmíntica do praziquantel deve-se provavelmente à inibição da bomba Na+, K+ do parasito, aumentando a permeabilidade da membrana das células do helminto a certos cátions monovalentes e divalentes, principalmente o cálcio. Isso provoca contração da musculatura e, por fim, resulta em paralisia espástica e morte do helminto que se desprende do tecido do hospedeiro.Desta forma, diversas estratégias vêm sendo estudadas e empregadas para melhorar a solubilidade do praziquantel. Alguns trabalhos vêm demonstrando que a incorporação de dispersões sólidas de fármacos pouco solúveis em micropartículas poliméricas pode ser utilizada como alternativa para melhorar a solubilidade desses fármacos. Dentre estas, o desenvolvimento de sistemas carreadores de fármacos, oferecendo um ganho de tempo na fase de desenvolvimento do produto porque utilizam um fármaco já caracterizado do ponto de vista farmacológico. As microemulsões, cristal líquido, as dispersões sólidas, as nanopartículas e os lipossomas estão entre os sistemas carreadores de fármacos atualmente disponíveis.Desta forma, este projeto visa a avaliação dos efeitos metabólicos de nanoformulaçes de praziquantel visando detectar incrementos na sua atividade biológica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / Luciana Damacena Silva - Integrante / nayana ferreira de lima - Integrante / SALOMON, CLAUDIO JAVIER - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
PREVALÊNCIA DE CISTICERCOSE BOVINA E SUÍNA EM FRIGORÍFICO SOB INSPEÇÃO FEDERAL NO MUNICÍPIO DE GURUPI - TO
Descrição: O complexo teníase/cisticercose representa um problema de saúde pública, pois interliga os seres humanos e bovinos ou suínos. Este complexo é constituído por duas doenças distintas com sintomatologia e epidemiologia totalmente diferentes: a teníase que é causada pela forma adulta da Taenia solium (transmitida por suínos) ou da T. saginata (transmitida por bovinos), que tem o homem como hospedeiro definitivo; e a cisticercose, que é causada pelas formas larvares de T. solium (Cyisticercus cellulosae) e da T. saginata (Cyisticercus bovis), e se desenvolve no hospedeiro intermediário, suíno e bovino, respectivamente. Este projeto tem por objetivo determinar a prevalência de cisticercose em bovinos e suínos abatidos em frigorífico sob inspeção federal no município de Gurupi ? TO e com confirmação histopatológica de infecção por Cysticercus bovis e Cysticercus cellulosae. Será realizada um levantamento retrospectivo entre janeiro de 2012 a dezembro de 2013, serão utilizados como fonte de informações, dados estatísticos dos arquivos do Serviço de Inspeção Federal do matadouro frigorífico de bovinos e suínos, Gurupi ? TO. Nestes arquivos será analisados a forma de ocorrência encontrada do Cysticercus bovis e C. cellulosae, nos quatro estágios de desenvolvimento, assim como os locais de apresentação do cisticerco e o local de origem desses animais. O local de origem dos animais será registrado por meio de georreferenciamento de suas coordenadas que serão posteriormente plotadas em um mapa para determinar a proximidade dos locais de transmissão desta parasitose. Posteriormente, o material coletado será encaminhado ao Laboratorio de Patologia Experimental do IPTSP/UFG para confirmação histopatológica da infecção..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / José Clecildo Barreto Bezerra - Integrante / Ruy de S LIno Junior - Integrante.
Número de orientações: 1
CARACTERIZAÇÃO DO EFEITO INIBITÓRIO DE FÁRMACOS ANTI-HELMINTICOS EM ENZIMAS DA VIA GLICOLÍTICA DA NEUROCISTICERCOSE EXPERIMENTAL
Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a caracterizar a atividade in vivo e in vitro de enzimas da via glicolítica como glicose 6-fosfato desidrogenase, fosfoenolpiruvato carboxiquinase, piruvato quinase de cisticercos de T crassiceps provenientes de encéfalos de camundongos Balb/c infectados experimentalmente e tratados com fármacos anti-helmínticos. A caracterização enzimática será realizada em termos de identificação da temperatura e pH ótimos de atividade destas enzimas além de determinação de suas velocidade máxima e Km a fim de identificar o efeito de fármacos como o albendazol e o praziquantel nestes parâmetros. A determinação da resposta bioquímica do parasito diante dos fármacos pode indicar as vias metabólicas utilizadas pelo parasito no desenvolvimento de resistência aos fármacos. A neurocisticercose será mantida experimentalmente em camundongos Balb/c no biotério do IPTSP/UFG. Os cisticercos retirados do encéfalo dos camundongos BALB/c serão processados e sofrerão caracterização da atividade enzimática das principais enzimas da via glicolítica antes e depois do tratamento. A análise estatística considerará diferença significativa quando p<0,05. As principais contribuições do projeto são: determinação do mecanismo de ação dos fármacos mais utilizados no tratamento de infecção por helmintos; determinar a ocorrência de resistência dos parasitos à ação dos fármacos; determinar os mecanismos bioquímicos de sobrevivência dos parasitos expostos aos fármacos e determinar diferenças bioquímicas no parasito em relação ao hospedeiro mamífero..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / José Clecildo Barreto Bezerra - Integrante / ana Maria de CAstro - Integrante / Carolina Miguel Fraga - Integrante / Rafael Castillo - Integrante / JAVIER AMBROSIO - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1
AVALIAÇÃO BIOQUÍMICA DA NEUROCISTICERCOSE EXPERIMENTAL
Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a analisar os aspectos bioquímicos de cisticercos de T crassiceps in vivo, provenientes de encéfalos de camundongos Balb/c infectados experimentalmente e tratados com fármacos anti-helmínticos. A determinação da resposta bioquímica do parasito diante dos fármacos pode indicar as vias metabólicas utilizadas pelo parasito no desenvolvimento de resistência aos fármacos. A neurocisticercose será mantida experimentalmente em camundongos Balb/c no biotério do IPTSP/UFG. Os cisticercos retirados do encéfalo dos camundongos BALB/c serão processados e sofrerão quantificação dos ácidos orgânicos relacionados ao metabolismo energético, respiratório, oxidação de ácidos graxos e catabolismo protéico por meio de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência e espectrofotometria. A análise estatística considerará diferença significativa quando p<0,05. As principais contribuições do projeto são: determinação do mecanismo de ação dos fármacos mais utilizados no tratamento de infecção por helmintos; determinar a ocorrência de resistência dos parasitos à ação dos fármacos; determinar os mecanismos bioquímicos de sobrevivência dos parasitos expostos aos fármacos e determinar diferenças bioquímicas no parasito em relação ao hospedeiro mamífero..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / José Clecildo Barreto Bezerra - Integrante / Ruy de S LIno Junior - Integrante / ana Maria de CAstro - Integrante / Carolina Miguel Fraga - Integrante / leticia leandro de almeida - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio
financeiro.
Neurocisticercose experimental: Efeito do tratamento anti-helmintico no metabolismo energético e respiratório de cisticercos.
Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a analisar os aspectos bioquímicos de cisticercos de T crassiceps in vivo, provenientes de encéfalos de camundongos Balb/c infectados experimentalmente e tratados com fármacos anti-helmínticos.
A determinação da resposta bioquímica do parasito diante dos fármacos pode indicar as vias metabólicas utilizadas pelo parasito no desenvolvimento de resistência aos fármacos. A neurocisticercose será mantida experimentalmente em camundongos Balb/c no biotério do IPTSP/UFG. Os cisticercos retirados do encéfalo dos camundongos BALB/c serão processados e sofrerão quantificação dos ácidos orgânicos relacionados ao metabolismo energético, respiratório, oxidação de ácidos graxos e catabolismo protéico por meio de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência e espectrofotometria. A análise estatística considerará diferença significativa quando p<0,05. As principais contribuições do projeto são: determinação do mecanismo de ação dos fármacos mais utilizados no tratamento de infecção por helmintos; determinar a ocorrência de resistência dos parasitos à ação dos fármacos; determinar os mecanismos bioquímicos de sobrevivência dos parasitos expostos aos fármacos e determinar diferenças bioquímicas no parasito em relação ao hospedeiro mamífero..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / José Clecildo Barreto Bezerra - Integrante / Milton A P Oliveira - Integrante / Ruy de S LIno Junior - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio
financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
ESTUDO BIOQUÍMICO DE LEISHMANIA (VIANNIA) BRAZILIENSES.
Descrição: Os protozoários dependem da ingestão de alimentos orgânicos como fontes energéticas para a manutenção de sua organização, crescimento e reprodução. Possuindo como fonte de reserva o glicogênio e a principal fonte de energia a glicose. Esta molécula é degradada aos poucos e a partir dela são sintetizados outros compostos orgânicos (Rey 2008). Os bioensaios que proporcionam estudos bioquímicos podem estabelecer análise com ácidos orgânicos, indicadores do perfil metabólico. Os ácidos orgânicos são essenciais como indicadores de distúrbios biológicos e importantes componentes no metabolismo intermediário e energético de todos os seres vivos (Scriver et al. 1989). A análise bioquímica do metabolismo de parasitos através das metodologias empregadas (CLAE, Espectrofotometria e Ressonância Magnética Nuclear) vem atualizar os estudos parasitológicos com técnicas adequadas à avaliação do perfil bioquímico na relação parasito-hospedeiro levando ao melhor entendimento da maneira como esses organismos conseguem sobreviver em ambientes diversos como o trato digestório e os tecidos do hospedeiro invertebrado ou os tecidos do hospedeiro vertebrado. Além de possibilitar maiores estudos da relação parasito-hospedeiro. O estudo do metabolismo pode, ainda, indicar importantes diferenças entre a bioquímica do hospedeiro e do parasito apontando possíveis locais de atuação de fármacos antiparasitárias. Sendo assim, os conhecimentos aprimorados dos mecanismos metabólicos específicos do parasito e do hospedeiro ampliam a possibilidade de um combate mais acentuado e eficaz ás muitas doenças que atingem o homem. Estabelecer diferenças metabólicas nesta relação possibilita a determinação de medidas terapêuticas de controle e combate dos parasitos através de alvos específicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / José Clecildo Barreto Bezerra - Integrante / Milton A P Oliveira - Integrante.
Neurocisticercose experimental: análise da resposta inflamatória
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / M A P Oliveira - Integrante / LINO JUNIOR, R. S. - Integrante / Vânia Beatriz Lopes Moura - Integrante.
AVALIAÇÃO DO PERFIL BIOQUÍMICO LEISHMANIA AMAZONENSIS DIANTE DE SUBSTANCIAS COM POTENCIAL LEISHMANICIDA
Descrição: A leishmaniose é uma parasitose causada por protozoários do gênero Leishmania, transmitida pela picada de mosquitos infectados do gênero Lutzomya e/ou Phlebotomus. A leishmaniose é uma doença de distribuição mundial, atingindo 88 países, dos quais 72 são países em desenvolvimento e 13 são países desenvolvidos. A incidência anual está estimada em 1 a 1,5 milhão de casos de leishmaniose cutânea. O objetivo deste projeto é avaliar a sobrevivência, morfologia e comportamento bioquímico in vitro de formas promastigotas de Leishmania amazonensis expostas a diferentes concentrações de substancias leishmanicidas, como por exemplo o própolis. Serão utilizadas formas promastigotas e amastigotas em cultura e expostas a diferentes concentrações das substancias. A avaliação do metabolismo aeróbio e energético será realizada pela técnica de CLAE, quantificando-se a presença de ácidos orgânicos como: oxalato, citrato, a-cetoglutarato, piruvato, malato, succinato, lactato, b-hidroxibutirato, acetato, fumarato e prpionato. A avaliação de sobrevivência será realizada por observação da motilidade e morfologia ao microscópio óptico. A análise morfológica será realizada por morfometria das estruturas parasitária utilizando-se o programa Image J. Será realizada análise estatística para correlação das alterações com as dosagens das substancias utilizadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / José Clecildo Barreto Bezerra - Integrante / ana Maria de CAstro - Integrante / Carolina Aguiar Araújo - Integrante / Camilla Luiza Batista - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio
financeiro.
Análise morfológica e bioquímica de cisticercos de Taenia crassiceps.
Descrição: Trabalhos vêm sendo realizados utilizando T. crassiceps como modelo experimental para estudo de cisticercose provocada por T. solium. Os antígenos de superfície de T. crassiceps são utilizados com sucesso em testes diagnósticos como ELISA e WesternBloting para detecção de anticorpos na cisticercose por T. solium no soro, líquido pericárdico e líquido céfalo-raquidiano.
Existem relatos de casos indicando que o homem pode atuar como hospedeiro paratênico de T. crassiceps, desenvolvendo cisticercose que, se não diagnosticada, pode levar a quadros graves, principalmente quando associada a fatores de imunodepressão como HIV/AIDS. A abrangência epidemiológica de cisticercose por T. crassiceps tende a aumentar de acordo com o crescimento da pandemia de AIDS, podendo se tornar um problema de saúde pública. Exigindo, portanto, maiores estudos da relação parasito-hospedeiro enfatizando sua bioquímica e resposta a medicamentos, gerando subsídios para maiores utilizações do modelo experimental de T. crassiceps visando diagnóstico e prevenção de cisticercose por T. solium.
O objetivo geral deste trabalho é analisar cisticercos de T crassiceps frente aspectos morfológicos e bioquímicos in vivo, in vitro e diante de medicamentos anti-helmínticos amplamente utilizados.
A análise bioquímica do metabolismo de parasitos leva ao melhor entendimento da maneira como esses organismos conseguem sobreviver em ambientes diversos como o trato intestinal do hospedeiro, anaeróbio com abundância de nutrientes, ou os tecidos do hospedeiro, aeróbio com menor aporte nutricional. Além de possibilitar maiores estudos da relação parasito-hospedeiro.
O estudo do metabolismo pode, ainda, indicar importantes diferenças entre a bioquímica do hospedeiro e do parasito apontando possíveis locais de atuação de drogas anti-helmínticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / José Clecildo Barreto Bezerra - Integrante / Ruy de Souza Lino Junior - Integrante / Carolina Miguel Fraga - Integrante.
Avaliação do perfil bioquímico Leishmania amazonensis diante de substancias com potencial leishmanicida.
Descrição: A leishmaniose é uma parasitose causada por protozoários do gênero Leishmania, transmitida pela picada de mosquitos infectados do gênero Lutzomya e/ou Phlebotomus. A leishmaniose é uma doença de distribuição mundial, atingindo 88 países, dos quais 72 são países em desenvolvimento e 13 são países desenvolvidos. A incidência anual está estimada em 1 a 1,5 milhão de casos de leishmaniose cutânea. O objetivo deste projeto é avaliar a sobrevivência, morfologia e comportamento bioquímico in vitro de formas promastigotas de Leishmania amazonensis expostas a diferentes concentrações de substancias leishmanicidas, como por exemplo o própolis. Serão utilizadas formas promastigotas e amastigotas em cultura e expostas a diferentes concentrações das substancias. A avaliação do metabolismo aeróbio e energético será realizada pela técnica de CLAE, quantificando-se a presença de ácidos orgânicos como: oxalato, citrato, a-cetoglutarato, piruvato, malato, succinato, lactato, b-hidroxibutirato, acetato, fumarato e prpionato. A avaliação de sobrevivência será realizada por observação da motilidade e morfologia ao microscópio óptico. A análise morfológica será realizada por morfometria das estruturas parasitária utilizando-se o programa Image J. Será realizada análise estatística para correlação das alterações com as dosagens das substancias utilizadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / Jose C B Bezerra - Integrante / Milton A P Oliveira - Integrante / LINO JUNIOR, R. S. - Integrante / Carolina Aguiar Araújo - Integrante / Tatiane Luiza Costa - Integrante / Veraluce Paolini Cavalcanti - Integrante / Camilla Luiza Batista - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás - Auxílio
financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2
Caracterização da resposta inflamatória sistêmica e subcutânea em camundongos infectados com cisticercos de Taenia crassiceps.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Integrante / Ruy de Souza Lino Junior - Coordenador.
Aspectos anatomopatológicos de Taenia crassiceps/cisticercose em camundongos.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Integrante / Ruy de Souza Lino Junior - Coordenador.
Efeito do extrato de Stryphnodendron, Mimosaceae, planta do Cerrado, sobre formas infectantes de Schistosoma mansoni Sambon, 1907 e células da hemolinfa de Biomphalaria glabrata (Say, 1818).
Descrição: O Cerrado, bioma característico da região Centro-Oeste do Brasil, apresenta várias plantas de uso medicinal com potencial no combate às doenças parasitárias. A planta tanífera do errado, Stryphnodendron, conhecida como "barbatimão" apresenta atividade moluscicida contra o caramujo Biomphalaria glabrata, hospedeiro intermediário de Schistosoma mansoni. Neste trabalho, avaliou-se a atividade de extratos brutos EAA (extração acetona:água) das cascas de S. polyphyllum e S. adstringens sobre cercárias e miracídios, formas infectantes de S. mansoni. Os extratos de S. polyphyllum e S. adstringens apresentaram eficácia larvicida nos bioensaios com cercárias nas concentrações de 200, 100, 50 e 20ppm em apenas 1 hora de exposição, enquanto o grupo controle sobreviveu por 36 horas nas mesmas condições. Porém, extratos nas concentrações de 200 e 100ppm somente apresentaram atividade larvicida contra miracídios após 5,5 horas do contato inicial e o grupo controle sobreviveu por 8 horas nas mesmas condições. A reação de células hemolinfáticas de B. glabrata à presença do extrato bruto EAA das cascas e folhas de S. polyphyllum e do ácido tânico em concentrações de 25 e 50ppm foi analisada. Quatro populações hemocitárias diferentes foram identificadas, divididas de acordo com seu diâmetro em: células pequenas, células de tamanho médio, células grandes e células gigantes. Na hemolinfa de caramujos expostos aos extratos e ao ácido tânico foram observados vacúolos nos hemócitos. A reação hemocitária, quantificada através da concentração total e relativa (células mortas e vivas), tornou-se mais evidente quanto maior a concentração dos extratos e do ácido tânico. Estes resultados indicam que a planta do Cerrado, do gênero Stryphnodendron, pode ser considerada como uma fonte alternativa de produtos naturais com bioação larvicida efetiva sobre cercárias de S. mansoni e sobre seu hospedeiro intermediário, B. glabrata.
..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Coordenador / José Clecildo Barreto Bezerra - Integrante / Ruy de Souza Lino Jr - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
Efetividade do Raio X simples no diagnóstico pós-morte da cisticercose humana
Descrição: A Cisticercose humana (Cysticercus cellulosae) é uma entidade provocada pela forma larvária da T. solium nos tecidos dos seus hospedeiros intermediários. Com objetivo de verificar as localizações mais freqüentes da cisticercose encefálica e cardíaca, e avaliar a efetividade do Raio X simples para o diagnóstico pós-morte, realizou-se um estudo em necropsias a fim de buscar casos positivos para cisticercose e submeter as peças anatômicas selecionadas aos exames macroscópico e radiológico. Observou-se que no encéfalo a região meningo-cortical foi amais atingida com 62,5%, e no coração, o endocárdico foi o mais acometido com 41,4%. As lesões císticas apresentaram tamanho aproximado de 5mm e o estudo radiológico através do Raio X simples revelou cistos observados ou não ao exame macroscópico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Integrante / Juliana Regina Dias - Integrante / Carla Cristina de Sordi - Integrante / Ruy de Souza Lino Junior - Integrante / Gesner Pereira Lopes - Integrante / Luís Gonzaga Silveira Filho - Integrante / Marlene Antônia dos Reis - Integrante / Vicente de Paula Antunes Teixeira - Coordenador.
"PATHOLOGIC FINDINGS IN CARDIAC CYSTICERCOSIS: A POSTMORTEM STUDY"
Descrição: The present study had aimed at the evaluation of the morphology of cardiac cysticercosis; and the description of the general pathological processes (GPP). For this, we reviewed autopsy protocols. The analysis was performed by evaluating the number of cysts, the layer where the cysticercus was implanted, and the GPP. We verified the occurrence of cysticercosis in 71(3.2%) cases. Despite encephalic attack being the most frequent (74.6%), cardiac location (25.4%) was the second most encountered in our material, attacking non-white individuals (72.3%) significantly more than others. Among the GPP encountered, we highlighted the deposit of glycidic radicals, amyloidosis, fibrosis and endocardiac fibroelastosis. We verified that the occurrence of cardiac cysticercosis was second most frequent, attacking the individuals mainly non-white. Among the several general pathological processes found in the cardiac cysticercosis, we highlighted, inflammation, and endocardic fibroelastosis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Integrante / Ruy de Souza Lino Junior - Integrante / Marlene Antônia dos Reis - Integrante / Vicente de Paula Antunes Teixeira - Coordenador.
Características morfológicas, morfométricas, imunológicas e radiologicas da cisticercose encefálica e cardíaca em pacientes necropsiados.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Integrante / Ruy de Souza Lino Junior - Coordenador.
Ação de produtos naturais e sintéticos na bioatividade e metabolismo de parasitos e hospedeiros
Descrição: Estudo da ação de tais produtos através de técnicas como cromatografia líquida de alta pressão e espectrofotometria, sobre diversos modelos biológicos, como por exemplo, Schistossoma mansoni, Entamoeba moskhovski e Plasmodium berghuei..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Integrante / Josyreni Mariano Mendes - Integrante / José Clecildo Barreto Bezerra - Coordenador / Aline Aguiar de Araújo - Integrante / Ionizete Garcia da Silva - Integrante / Heloísa Helena Garcia da Silva - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa - Auxílio
financeiro.
Situação atual da esquistossomose no Estado de Goiás
Descrição: Estudo epidemiológico da incidencia da esquistossomose no estado de Goiás, com enfase no município de Padre Bernardo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Integrante / José Clecildo Barreto Bezerra - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa - Auxílio
financeiro.
AÇÃO DE PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS NA BIOATIVIDADE E METABOLISMO DE PARASITOS E HOSPEDEIROS
Descrição: Avaliação da bioação de produtos naturais provenientes do Cerrado, bioma brasileiro, e produtos sintéticos na atividade bioquímica e evolutiva de protozoários, helmintos e seus hospedeiros invertebrados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Integrante / Josyreni Mariano Mendes - Integrante / José Clecildo Barreto Bezerra - Coordenador / Aline Aguiar de Araújo - Integrante / ana Maria de CAstro - Integrante / Joanna D'arc Herzog Soares - Integrante.
Número de produções C, T & A: 19
ANATOMIA PATOLÓGICA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS
Descrição: Conhecer e analisar a história natural das alterações elementares que formam as doenças ou que surgem em decorrência delas e que são denominadas de "Processos Patológicos Gerais".
Pretende-se analisar as causas, os mecanismos, as bases estruturais dos Processos Patológicos Gerais, bem como, as repercussões funcionais, evolução e conseqüência desses "Processos" sobre os tecidos, órgãos, sistemas e ao organismo como um todo.
Para isso serão analisados tecidos à macroscopia e microscopia de luz e eletrônica e moleculares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Marina Clare Vinaud - Integrante / Ruy de Souza Lino Junior - Coordenador.