Mauricio Covolan Rosito

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  • Última atualização do currículo em 09/11/2016


Doutor em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), possui mestrado em Ciência da Computação pela PUCRS (2008) e graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pela PUCRS (2002). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: gerência de projetos e processos de desenvolvimento de software. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mauricio Covolan Rosito
Nome em citações bibliográficas
ROSITO, Maurício C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
Avenida Osvaldo Aranha, 540
Juventude
95700-000 - Bento Goncalves, RS - Brasil
Telefone: (054) 34553246


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Doutorado em Ciência da Computação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Reconfiguração Dinâmica de Projetos de Software: um modelo para integrar a gerência de projetos de software com os fluxos organizacionais, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Ricardo Melo Bastos.
Bolsista do(a): Dell Brasil, DELL BRASIL, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2006 - 2008
Mestrado em Ciência da Computação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Um modelo de integração entre a gerência de projetos e o processo de desenvolvimento de software,Ano de Obtenção: 2008.
Orientador: Ricardo Melo Bastos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Gerência de Projetos; Processo de Desenvolvimento de Software; Modelo Integrado; Planejamento de Projetos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2003 - 2004
Especialização em MBA em Gestão Empresarial. (Carga Horária: 372h).
Fundação Getulio Vargas - RS, FGV/RS, Brasil.
Título: Paradigma da realidade virtual: Estudo de cado com ênfase em marketing.
Orientador: David Menezes Lobato.
2009 - 2010
Graduação em Formação de Professores para Educação Profissional.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Título: A Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pelo alunos do curso técnico de Informática IFRS-BG: um estudo exploratório.
Orientador: Andrea Poletto Sonza.
1997 - 2002
Graduação em Bacharelado em Ciências da Computação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: DOC.NET: Um estudo de caso aplicado à área médica.
Orientador: Dilnei Venturini.




Formação Complementar


2011 - 2011
Material didático digital acessível. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Português. (Carga horária: 52h).
Instituto de Desenvolvimento Cultural, IDC, Brasil.
2003 - 2003
Pequeno Grande Negócio pela Internet. (Carga horária: 30h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre, SEBRAE/RS, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Programming with Microsoft Visual Basic .NET. (Carga horária: 40h).
Microsoft Corporation, MICROSOFT, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Suporte ao Microsoft Windows NT 4.0 Enterprise. (Carga horária: 40h).
Microsoft Corporation, MICROSOFT, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Suporte ao MS Windows NT 4.0 Core Technologies. (Carga horária: 40h).
Microsoft Corporation, MICROSOFT, Brasil.
1999 - 1999
Administração do Sistema Operacional Linux. (Carga horária: 30h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Administração do Windows NT 4.0. (Carga horária: 40h).
Microsoft Corporation, MICROSOFT, Brasil.
1994 - 1994
Windows. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1994 - 1994
Sistema Operacional MS-DOS. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IF-RS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2013 - Atual
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
09/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Gerenciamento das Ações de Extensão.
05/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, .

Cargo ou função
Membro da Comissão responsável pela Elaboração e Estruturaçao do Boletim Técnico.
04/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRS - Campus Bento Gonçalves.
04/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFRS - Campus Bento Gonçalves.
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, .

10/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação.
04/2010 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de Bento Gonçalves do Projeto de Acessibilidade Virtual, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do IFRS.
01/2010 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Projeto de Software
Gerência de Projetos de Software
Tópicos Avançados I
05/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Bento Gonçalves do Projeto de Acessibilidade Virtual, .

01/2009 - Atual
Ensino, Técnico Integrado em Informática para Internet, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Análise e Modelagem de Sistemas
Web Design I
07/2010 - 06/2013
Direção e administração, RENAPI, .

Cargo ou função
Gerente do Núcleo de Bento Gonçalves do Projeto de Acessibilidade Virtual da RENAPI - SETEC/MEC.
03/2010 - 08/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, .

Cargo ou função
Comissão Eleitoral do IFRS - Campus Bento Gonçalves.

Rosito & Rosito Sistemas de Informação LTDA, R2I, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação em centros de treinamento Microsoft (Processor Alfamídia, Sisnema Informática e Target Trust)

Atividades

04/2006 - Atual
Direção e administração, Informática, .

Cargo ou função
Diretor de Unidade.
04/2006 - Atual
Treinamentos ministrados , Informática, .

Treinamentos ministrados
Designing Microsoft SQL Server 2005 Databases
Developing Microsoft ASP.NET Web Applications Using Visual Studio .Net
Developing Mobile Applications Using the Microsoft® .NET Compact Framework
Developing .NET Applications for Windows
.NET Framework 2.0 Foundation
Programming with ADO.NET
Programming with C#
Programming with Microsoft Visual Basic .NET

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Aluno de Doutorado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 6

Atividades

03/2007 - 06/2007
Estágios , Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Faculdade de Informática.

Estágio realizado
Estágio de Docência - Disciplina Modelagem de Sistemas.
09/1999 - 12/1999
Estágios , Reitoria, Faculdade de Informática.

Estágio realizado
Monitor da Disciplina de Teoria da Computabilidade.
03/1999 - 06/1999
Estágios , Reitoria, Faculdade de Informática.

Estágio realizado
Monitor da Disciplina de Sistemas de Informação.

Tlantic Sistemas de Informação, TLANTIC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas Pleno, Carga horária: 40

Atividades

05/2005 - 04/2006
Serviços técnicos especializados , Informática / Web, .

Serviço realizado
Sistemas de Integração (DTS, Biztalk).

WiseUp Consulting, WISEUP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Especialista de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40

Atividades

06/2001 - 11/2004
Serviços técnicos especializados , Informática, .

Serviço realizado
Desenvolvimento web.

Networkers Consultoria e Desenvolvimento, NETWORKERS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Atividades

02/2000 - 07/2000
Estágios , Informática, .

Estágio realizado
Redes Microsoft.


Linhas de pesquisa


1.
Reconfiguração Dinâmica de Projetos de Desenvolvimento de Software

Objetivo: Este projeto propõe a definição de um modelo computacional para o suporte a reconfiguração dinâmica de projetos de software. Para avaliação do modelo e materialização da proposta, propõe-se o desenvolvimento do protótipo de uma ferramenta de software..
Palavras-chave: Gerência de Projetos; Reconfiguração Dinâmica de Projetos.
2.
Acessibilidade Virtual e Tecnologia Assistiva

Objetivo: Fomentar estudos e pesquisas sobre Acessibilidade Virtual, associado à Educação Inclusiva e Desenvolvimento de Software, na perspectiva de obter resultados que contribuam no processo de difusão do conhecimento, permitindo que um indivíduo, utilizando variados tipos de tecnologia de navegação (navegadores gráficos, textuais, especiais para cegos ou para sistemas de computação móvel), possa visitar qualquer site e compreender plenamente a informação disponibilizada..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Palavras-chave: Diretrizes de acessibilidade.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Desenvolvimento de uma Base de Conhecimentos no IFRS-Bento Gonçalves
Descrição: A construção de um novo conhecimento nas empresas acontece pela combinação das habilidades das pessoas envolvidas e dos processos organizacionais, melhorando a eficiência na constante resolução dos problemas em grupos de trabalho. Esta ideia de integração do novo conhecimento, utilizando uma Base de Conhecimento por exemplo, torna menos provável que o problema a ser tratado seja desconhecido pela equipe, e ao mesmo tempo, faz com que a experiência e as melhores práticas se disseminem dentro da empresa. Utilizamos este conhecimento aplicado ao Departamento de Tecnologia e Informação do IFRS Campus Bento Gonçalves.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Mauricio Covolan Rosito - Coordenador.
2015 - 2016
Assistentes Inteligentes: promovendo suporte a atividades docentes em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem
Descrição: Os assistentes inteligentes consistem em soluções computacionais que visam auxiliar o professor em suas diversas tarefas dentro de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Eles podem automatizar tarefas repetitivas ou orientar o professor, utilizando dados do próprio sistema. Como consequência, o professor pode se dedicar mais às atividades onde seu papel é imprescindível, como na elaboração do curso e assistência aos alunos. O conceito de assistentes inteligentes não é recente, entretanto, sua aplicação na prática ainda não vem sendo muito explorada; uma vez que as pesquisas enfocam mais nas necessidades do aluno, e por ora esquecem que o professor também é sujeito importante no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, a proposta visa o desenvolvimento de assistentes inteligentes que contribuam na automatização e orientação do professor em suas atividades cotidianas. Para isso, serão estudados os assistentes já propostos e implementados por pesquisadores e desenvolvedores. Com base nesta revisão, serão modelados e implementados assistentes, a fim de avaliar sua aplicabilidade junto a professores. O projeto visa a parceria de três instituições, as quais colaborarão nas diversas etapas do projeto. Ainda, o desenvolvimento dos assistentes será realizado por alunos do ensino médio técnico, visando a aplicação de seus conhecimentos e inserção na iniciação científica e tecnológica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2014
Pesquisa sobre a usabilidade no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2014
Melhorando o Desenvolvimento de Software através da Formação de Equipes Ágeis
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Assistentes Inteligentes: promovendo suporte a atividades docentes em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem
Descrição: Desenvolver assistentes inteligentes que auxiliem o docente em melhorar suas práticas no ambiente virtual de ensino-aprendizagem. Identificar assistentes que possam automatizar tarefas do professor com base na literatura, e em análise dados de cursos ofertados anteriormente. Propor um conjunto de soluções computacionais inteligentes ao professor com base nos dados do próprio ambiente virtual. Avaliar empiricamente como os assistentes desenvolvidos auxiliam o professor dentro do ambiente virtual. Promover a inserção de alunos do ensino técnico na iniciação tecnológica e científica. Manter a cooperação existente entre instituições brasileiras e canadenses. Divulgar os resultados obtidos na pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2013
Desenvolvimento de Jogos Acessíveis para pessoas com deficiência visual
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Plugin de validação para Produção de Materiais Didáticos Acessíveis
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Acessibilidade Virtual e Tecnologia Assistiva
Descrição: Trabalhos relacionados à Acessibilidade Virtual e Produção de Tecnologia Social Assistiva Convênios com Ministérios.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Projeto e Desenvolvimento de Sistemas
Descrição: Pesquisas relacionadas ao projeto e desenvolvimento de sistemas computacionais no âmbito do IFRS.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2014
Reconfiguração Dinâmica em Projetos de Desenvolvimento de Software
Descrição: Desenvolver um produto de software requer um esforço singular e envolve lidar com atividades e artefatos para se obter os resultados desejados. Este projeto de pesquisa tem seu foco na integração das áreas de Engenharia de Software e Gerência de Projetos de Software. Sabe-se que o desenvolvimento de sistemas de software está sujeito a muitos tipos de incertezas que costumam ser mais relacionadas com questões gerenciais do que técnicas, tais como escopo, tempo, custo e restrições de recursos. Por outro lado, há uma variedade de processos de desenvolvimento de software disponíveis na literatura, os quais buscam sistematizar as ações necessárias para se produzir um produto e controlar o seu processo. Sabe-se, também, que, para se desenvolver um produto com qualidade, é necessário combinar adequadamente essas duas dimensões. Esta integração, contudo, não tem sido adequadamente coberta pelos processos de desenvolvimento de software atualmente disponíveis. Neste contexto de integração, pode-se trazer o conjunto de conhecimentos em gerência de projetos disponível no Guia do PMBOK (Project Management Body of Knowledge) como a perspectiva gerencial (escopo e ciclo de vida do projeto), enquanto modelos tais como o RUP (Rational Unified Process) e o OPEN, entre outros, podem ser usados para proporcionar a perspectiva técnica (escopo e ciclo de vida do produto)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Mauricio Covolan Rosito - Integrante / Daniel Antonio Callegari - Integrante / Ricardo Melo Bastos - Coordenador / Felipe Lima Foliatti da Silva - Integrante / Rejane Schlösser - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Dell Computadores do Brasil - Bolsa.
2006 - 2008
SPIM - Um Modelo de Intregração entre a Gerência de Projetos e o Processo de Desenvolvimento de Software
Descrição: As organizações de software constantemente buscam por processos de software bem definidos para o desenvolvimento de seus produtos e serviços. Entretanto, muitos processos de desenvolvimento de software existentes apresentam carências no quesito de gerência de projetos. Esta pesquisa propõe a definição de um modelo chamado SPIM (Software Planning Integrated Model) que integra os conceitos de gerência de projetos e de processos de desenvolvimento de software, contribuindo não somente para a integração destes processos, mas também auxiliando os gestores na tomada de decisões durante o planejamento de projetos. De forma complementar, desenvolveu-se um protótipo chamado SPIT (Software Planning Integrated Tool) para demonstrar os conceitos propostos e realizou-se uma avaliação qualitativa deste protótipo com gerentes de projetos de nove empresas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Mauricio Covolan Rosito - Integrante / Daniel Antonio Callegari - Integrante / Ricardo Melo Bastos - Coordenador.Financiador(es): Dell Computadores do Brasil - Bolsa.
1998 - 1998
MetroPOA (Redes Metropolitana de Alta Velocidade da Grande Porto Alegre)
Descrição: O projeto METROPOA visa a implantação de uma rede metropolitana de alta velocidade usando tecnologia ATM , interligando seis instituições da Grande Porto Alegre. Esta rede está sendo construída com recursos distribuídos pelo CNPq através do edital de Redes Metropolitanas do PROTEM/RNP e com a parceria da CRT, no provimento dos enlaces de fibra ótica interligando as instituições participantes e desenvolvendo cooperativamente as mesmas atividades de pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Mauricio Covolan Rosito - Integrante / Jorge Guedes Silveira - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Minha Escola Virtual
Descrição: O Minha Escola Virtual tem como objetivo oferecer o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) Moodle de forma gratuita aos professores da rede pública. O Moodle é o AVEA mais utilizado mundialmente, com mais de 82 milhões de usuários. Embora o software Moodle seja gratuito, para sua utilização é necessário um servidor de hospedagem e pessoal técnico que o instale e resolva eventuais dúvidas ou customizações. Nesse sentido, sabemos que nem todas as escolas brasileiras têm a disposição recursos tecnológicos e técnicos em informática para oferecer um AVEA aos alunos e professores. Neste sentido, o projeto Minha Escola Virtual visa auxiliar, oferecendo o AVEA Moodle, sem custos de instalação e manutenção à escola, além de realizar suporte a eventuais dúvidas e treinamento aos professores que o desejarem utilizar e ainda não o dominam. O projeto foi lançado em maio de 2015, e foi divulgado em redes sociais. Até o final de 2015, houveram 145 usuários registrados e 29 cursos criados. A maioria é do interior dos estados brasileiros, localizados nas regiões sudeste e nordeste. Entretanto, sabe-se que apenas fornecer aparatos tecnológicos, não garante a sua exploração pelos docentes. É necessário promover seu uso, incentivando os docentes no uso de novas tecnologias na educação. A presente proposta visa conhecer a realidade do ensino público no uso de tecnologias..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Desenvolvimento de um sistema web para submissão de artigos para a Mostra Técnica
Descrição: A Mostra Técnica é um evento promovido pelo Câmpus Bento Gonçalves do IFRS, definido no calendário escolar. Conta com a participação de todos os servidores docentes e técnicos administrativos, sob coordenação de comissões, abrangendo toda a comunidade escolar, bem como a comunidade local e regional. O objetivo geral da Mostra é oportunizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados por estudantes de todos os Câmpus do IFRS e de instituições de ensino convidadas, que tenham empreendido uma investigação sobre um fenômeno ou tema, aplicando métodos e processos técnico-científicos. Atualmente, a submissão e avaliação dos artigos deste evento ocorre de forma manual. Com base neste cenário, a presente proposta pretende desenvolver um sistema de gestão de submissão e avaliação de artigos para a Mostra Técnica do IFRS-Câmpus Bento Gonçalves. O levantamento de requisitos, análise, desenvolvimento e testes do referido sistema será realizado pelos alunos do curso técnico em informática do PRONATEC, com o apoio dos professores envolvidos neste curso..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Curso de Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva
Descrição: A proposta deste curso está em conformidade com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, publicada pela ONU 2006 e promulgada pelo Brasil em 2009. No seu artigo 9º, sobre Acessibilidade, afirma que para possibilitar às pessoas com deficiência a viver de forma independente, com autonomia, participando dos espaços comuns da sociedade, o poder público deverá adotar as medidas apropriadas para assegurar ?o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, [...] aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, [...]?. Este curso está em consonância com o disposto na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e com o que define a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13/2010, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, no parágrafo 5º, Art. 9º, sobre a capacitação dos profissionais da educação, gestores, professores, especialistas, técnicos, monitores e outros, como requisito para a escola, orientando os sistemas de ensino para garantir:  Acesso com participação e aprendizagem no ensino comum;  Oferta do atendimento educacional especializado;  Continuidade de estudos e acesso aos níveis mais elevados de ensino;  Promoção da acessibilidade universal;  Formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado; Assim, pretendemos oferecer subsídios para que os educadores que atuam no AEE possam atender à diversidade humana, conhecendo e respeitando suas diferenças e aplicando métodos e técnicas de inclusão sociodigital..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Curso de Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva
Descrição: A proposta deste curso está em conformidade com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, publicada pela ONU 2006 e promulgada pelo Brasil em 2009. No seu artigo 9º, sobre Acessibilidade, afirma que para possibilitar às pessoas com deficiência a viver de forma independente, com autonomia, participando dos espaços comuns da sociedade, o poder público deverá adotar as medidas apropriadas para assegurar ?o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, [...] aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, [...]?. Este curso está em consonância com o disposto na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e com o que define a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13/2010, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, no parágrafo 5º, Art. 9º, sobre a capacitação dos profissionais da educação, gestores, professores, especialistas, técnicos, monitores e outros, como requisito para a escola, orientando os sistemas de ensino para garantir:  Acesso com participação e aprendizagem no ensino comum;  Oferta do atendimento educacional especializado;  Continuidade de estudos e acesso aos níveis mais elevados de ensino;  Promoção da acessibilidade universal;  Formação continuada de professores para o atendimento educacional especializado; Assim, pretendemos oferecer subsídios para que os educadores que atuam no AEE possam atender à diversidade humana, conhecendo e respeitando suas diferenças e aplicando métodos e técnicas de inclusão sociodigital..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Curso de Formação Continuada em Educação Inclusiva e Recursos de Tecnologia Assistiva
Descrição: O Curso de Aperfeiçoamento: ?Educação Inclusiva e Recursos de Tecnologia Assistiva?, proposto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul consiste na oferta de um curso de extensão/ aperfeiçoamento em educação especial por meio da modalidade da educação a semipresencial, 30% com aulas presenciais e 70% com aulas à distância via web, com carga horária total de 180 horas, tendo como objetivo a capacitação professores da rede pública de ensino da região da Serra Gaúcha, para atuarem direta ou indiretamente junto a alunos com necessidades educacionais especiais em decorrência de quadros de deficiência, altas habilidades/superdotação ou transtornos globais do desenvolvimento inseridos em instituições educacionais públicas brasileiras..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Curso de Formação Continuada em Educação Inclusiva e Recursos de Tecnologia Assistiva
Descrição: O curso de Educação Inclusiva e Recursos de Tecnologia Assistiva está sendo oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Bento Gonçalves (SMED). Este é um curso gratuito e que tem como objetivos desenvolver e aprofundar conceitos para a utilização da tecnologia assistiva, visando a autonomia, participação social, educação inclusiva e vida cotidiana das pessoas com deficiência, idosas e mobilidade reduzida. Desta forma, o público alvo deste curso são os professores que atuam na sala de recursos multifuncionais, supervisores e orientadores da escola, além de profissionais interessados no assunto. O curso terá uma duração total de 140 horas sendo: - atividades presenciais (70% da CH) - atividades à distância (30% da CH) Este curso será realizado com aulas presenciais nas segundas e quartas (noturno) e com atividades realizadas a distância (EAD) nas sextas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Mauricio Covolan Rosito - Coordenador / Sirlei Bortolini - Integrante / Maria Isabel Accorsi - Integrante.


Revisor de periódico


2009 - 2009
Periódico: Revista Norte Científico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Tecnologias Assistivas.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Gerência de Projetos.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Acessibilidade Virtual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
Microsoft Certified Technology Specialist for BizTalk Server, Microsoft Corporation.
2005
Microsoft Certified Technology Specialist for CRM, Microsoft Corporation.
2004
Microsoft Certified Trainer, Microsoft Corporation.
2004
Microsoft Certified Application Developer, Microsoft Corporation.
2004
Microsoft Certified Solution Developer, Microsoft Corporation.
2000
Microsoft Certified Professional, Microsoft Corporation.
2000
Microsoft Certified Professional + Internet, Microsoft Corporation.
2000
Microsoft Certified Systems Engineer, Microsoft Corporation.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROSITO, Maurício C.2014 ROSITO, Maurício C.; BASTOS, R. M. . SPIM: An Integrated Model of Software Project Management and Organizational Workflows. International Journal of Computer Information Systems and Industrial Management Applications, v. 6, p. 160, 2014.

2.
ROSITO, Maurício C.2014ROSITO, Maurício C.; BASTOS, R. M. . SPIM: An Integrated Model of Software Project Management and Organizational Workflows. International Journal of Computer Information Systems and Industrial Management Applications, v. 6, p. 160-170, 2014.

3.
ROSITO, Maurício C.2012 ROSITO, Maurício C.; CALLEGARI, D. A. ; BASTOS, R. M. . Project Management and Software Development Processes: Integrating PMBOK and OPEN. International Journal of Computer and Communication Engineering, v. 6, p. 139-147, 2012.

4.
ROSITO, Maurício C.2008 ROSITO, Maurício C.; CALLEGARI, D. A. ; BASTOS, R. M. . Gerência de Projetos e Processos de Desenvolvimento de Software: uma proposta de integração. iSys: Revista Brasileira de Sistemas de Informação, v. 1, p. 88-115, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
Sirlei Bortolini ; ROSITO, Maurício C. ; PILOTI, J. S. ; SCHWOCHOW, L. ; GOETZE, M. ; Nádia Maia . Acessibilidade Física. In: Andréa Poletto Sonza; Adrovane Kade; Agebson Façanha; André Luiz Andrade Rezende; Gleison Samuel do Nascimento; Maurício Covolan Rosito; Sirlei Bortolini; Woquiton Lima Fernandez. (Org.). Acessibilidade e Tecnologia Assistiva: Pensando na Inclusão Sociodigital de Pessoas com Necessidades Especiais. 1ed.Bento Gonçalves: , 2013, v. 1, p. 165-195.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. M. C. ; ANDRADE, F. G. ; ROSITO, Maurício C. . Minha Escola Virtual: Quem e como os professores utilizam um ambiente virtual de aprendizagem gratuito?. In: Computer on the Beach, 2016, Florianópolis. Computer on the Beach, 2016.

2.
INVERNIZZI, M ; PETROLI, F ; SILVA, J. M. C. ; ROSITO, Maurício C. . O desenvolvimento de um plug-in Moodle de lembrete ao docente. In: VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos, 2015, Novo Hamburgo. VII Congresso Internacional de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Adaptativos e Acessivos, 2015.

3.
INVERNIZZI, M ; ANDRADE, F. G. ; ROSITO, Maurício C. ; SILVA, J. M. C. . O que tem para fazer? Um aplicativo de lembrete de tarefas integrado ao Moodle. In: XIII Simpósio de Informática da Região Central, 2015, Santa Maria. XIII Simpósio de Informática da Região Central, 2015.

4.
INVERNIZZI, M ; ANDRADE, F. G. ; ROSITO, Maurício C. ; SILVA, J. M. C. . Um aplicativo de lembrete de tarefas para alunos, pais e professores integrado ao Moodle. In: VI EATI ? Encontro Anual de Tecnologia da Informação, 2015, Frederico Westphalen. VI EATI ? Encontro Anual de Tecnologia da Informação, 2015.

5.
ANDRADE, F. G. ; ROSITO, Maurício C. ; SILVA, J. M. C. . O que o professor pensa sobre os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem: dificuldades, melhorias e novas funcionalidades. In: XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2015, Salvador. XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2015.

6.
ROMAN, G. C. ; ROSITO, Maurício C. ; DIEL, E. ; SANTOS, W. O. ; MARCZAK, S. . Como os Métodos Ágeis Podem Ajudar Pequenas e Médias Empresas na Resolução dos Problemas de Desenvolvimento de Software: Uma Proposta de Pesquisa. In: Workshop Brasileiro em Métodos Ágeis, 2014, Florianópolis. Anais da Conferência Agile Brazil. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014.

7.
SILVA, J. M. C. ; ROSITO, Maurício C. ; FERNANDES, A. M. R. . Estudo e Proposta para utilização dos metadados OBAA na descrição de jogos sérios. In: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014, Dourados. Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2014.

8.
CARLI, V. ; REIDEL, M. ; ANDRADE, F. G. ; ROSITO, Maurício C. ; FERNANDES, A. M. R. ; SILVA, J. M. C. . OBAA for Serious Games: uma proposta de extensão de metadados para jogos sérios. In: 9th Latin American Conference on Learning Objects and Technologies, 2014, Manizales. 9th Latin American Conference on Learning Objects and Technologies, 2014.

9.
ROSITO, Maurício C.; BLOIS, M. ; BASTOS, R. M. . An Experimental Study on the Dynamic Reconfiguration of Software Projects. In: International Conference on Enterprise Information Systems, 2013, Angers. International Conference on Enterprise Information Systems, 2013.

10.
ROSITO, Maurício C.; BASTOS, R. M. . A Systematic Review on the Integration of Project Management with Organizational Flows. In: ICIS 2012 - International Conference on Information Systems, 2012, Penang, Malaysia. World Academy of Science, Engineering and Technology. Penang, Malaysia, 2012.

11.
ROSITO, Maurício C.; CALLEGARI, D. A. ; BASTOS, R. M. . Project Management and Software Development Processes: Integrating PMBOK and OPEN. In: ICIS 2012 - International Conference on Information Systems, 2012, Penang, Malaysia. World Academy of Science, Engineering and Technology. Penang, Malaysia, 2012.

12.
ROSITO, Maurício C.; BASTOS, R. M. . An Integrated Environment for Software Project Planning. In: IADIS International Conference on Applied Computing, 2012, Madrid. IADIS Applied Computing 2012 Proceedings, 2012.

13.
ROSITO, Maurício C.; SCARIOT, A. P. . Desenvolvendo Checklists para a Produção de Material Didático Digital Acessível para Alunos com Deficiência Visual. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012.

14.
ROSITO, Maurício C.; ROMAN, G. C. . Modelo Computacional para a Acessibilização de Materiais Didáticos Digitais para Alunos com Deficiência Visual. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2012.

15.
ROSITO, Maurício C.; BASTOS, R. M. . A Model to Integrate Software Project Management with Organizational Workflows. In: International Conference on Intelligent Systems Design and Applications, 2012, Kochi. International Conference on Intelligent Systems Design and Applications, 2012.

16.
ROSITO, Maurício C.; CALLEGARI, D. A. ; BASTOS, R. M. . Gerência de Projetos e Processos de Desenvolvimento de Software: uma proposta de integração. In: IV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2008, Rio de Janeiro. Anais do IV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Rio de Janeito: Unirio, 2008.

17.
CALLEGARI, D. A. ; ROSITO, Maurício C. ; BLOIS, M. ; BASTOS, R. M. . An Integrated Model for Managerial and Productive Activities in Software Development. In: International Conference on Enterprise Information Systems, 2008, Barcelona. International Conference on Enterprise Information Systems. Barcelona, 2008.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
INVERNIZZI, M ; PETROLI, F ; ANDRADE, F. G. ; ROSITO, Maurício C. ; SILVA, J. M. C. . Os Plugins Moodle para Automatização das Tarefas dos Docentes: uma revisão sistemática. In: XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2015, Salvador. XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2015.

2.
CIVA, C. ; BENVENUTTI, H. ; GONCALVES, M. ; ROSITO, Maurício C. ; SILVA, J. M. C. . Introdução ao Desenvolvimento Web. In: 8ª Conferência Latino Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2013, Valdívia. 8ª Conferência Latino Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2013.

3.
CIVA, C. ; BENVENUTTI, H. ; GONCALVES, M. ; BIANCHI, L. ; ROSITO, Maurício C. ; SILVA, J. M. C. . LIBRAS. In: 8ª Conferência Latino Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2013, Valdívia. 8ª Conferência Latino Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem, 2013.

4.
ROMAN, G. C. ; ROSITO, Maurício C. . Plugin de Validação para Produção de Materiais Didáticos Acessíveis. In: I Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS, 2012, Bento Gonçalves. Anais do I Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRS, 2012.

5.
MATTEI, C. ; MELLA, M. V. C. ; SILVA, J. M. C. ; ROSITO, Maurício C. . Acesso a Todos: uma avaliação qualitativa de portais governamentais. In: IV Mostra Técnica do IFRS-BG, 2010, Bento Gonçalves. Anais da IV Mostra Técnica do IFRS-BG, 2010.

6.
Andréa Poletto Sonza ; ROSITO, Maurício C. ; KADE, A. ; Woquiton Lima Fernandes ; TRISTACCI, C. ; POTAPCZUK, D. ; Felipe Zap ; NERVIS, L. ; JAQUES, R. . SAGA - Sistema de Gestão de Conteúdo Acessível. In: XXIII SEURS ? Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2010, Florianópolis. Anais do XXIII SEURS ? Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2010.

7.
SCARIOT, A. P. ; ROSITO, Maurício C. . Desenvolvimento de uma Metodologia para Construção de Sítios Acessíveis. In: I Salão de Iniciação Científica do Rio Grande do Sul, 2010, Bento Gonçalves. I Salão de Iniciação Científica do Rio Grande do Sul, 2010.

8.
Andréa Poletto Sonza ; ROSITO, Maurício C. ; PILOTI, J. S. ; BISSOLOTTI, K. ; NERVIS, L. ; SCHWOCHOW, L. ; JAQUES, R. . Banco de Recursos Humanos TECNEP. In: XXIII SEURS ? Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2010, Florianópolis. Anais do XXIII SEURS ? Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2010.

9.
Felipe Zap ; Ricardo Moro ; Gleison Samuel do Nascimento ; ROSITO, Maurício C. . Desenvolvimento de um Guia para Construção de Sítios Acessíveis. In: Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2009, Brasília. Anais do I Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2009.

10.
ROSITO, Maurício C.; CALLEGARI, D. A. ; BASTOS, R. M. . Metamodelos de processos de desenvolvimento de software: Um estudo comparativo. In: III Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 2006, Curitiba. Anais do III Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Curitiba: UnicenP, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, F. G. ; ROSITO, Maurício C. ; SILVA, J. M. C. . Tools for Improving Teachers? Daily Tasks: does it really help?. In: Intelligent Tutoring Systems, 2016, Zagreb. Intelligent Tutoring Systems, 2016.

2.
Andréa Poletto Sonza ; SCHWOCHOW, L. ; ROSITO, Maurício C. . Desenvolvimento de um Banco de Recursos Humanos para Pessoas com Necessidades Especiais. In: 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2011, Porto Alegre. 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2011.

3.
Bruna P. Salton ; Nádia Maia ; ROSITO, Maurício C. . Inclusão Social e Digital de Alunos com Deficiência Visual: um Estudo Comparativo entre Leitores de Tela. In: SBIE 2011 - Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2011, Aracaju. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Aracaju, 2011. p. 588-591.

4.
SCARIOT, A. P. ; ROSITO, Maurício C. . Checklist para Desenvolvimento de Material Didático Acessível para Deficientes Visuais. In: II Salão de Iniciação Científica do IFRS-BG, 2010, Bento Gonçalves. Anais do II Salão de Iniciação Científica do IFRS-BG, 2010.

5.
SCHWOCHOW, L. ; BISSOLOTTI, K. ; Andréa Poletto Sonza ; ROSITO, Maurício C. . Banco de Recursos Humanos para Pessoas com Necessidades Especiais. In: II Salão de Iniciação Científica do IFRS-BG, 2010, Bento Gonçalves. Anais do II Salão de Iniciação Científica do IFRS-BG, 2010.

6.
SOARES, F. ; JAQUES, R. ; KADE, A. ; ROSITO, Maurício C. . Acessibilidade em Editores de Texto para a web: Um Estudo Comparativo. In: II Salão de Iniciação Científica do IFRS-BG, 2010, Bento Gonçalves. Anais do II Salão de Iniciação Científica do IFRS-BG, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSITO, Maurício C.; BASTOS, R. M. ; CALLEGARI, D. A. . Project Management and Software Development Processes: Integrating PMBOK and Open. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROSITO, Maurício C.; BASTOS, R. M. . A Systematic Review on the Integration of Project Management with Organizational Flows. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ROSITO, Maurício C.. Metamodelos de processos de desenvolvimento de software: Um estudo comparativo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
ROSITO, Maurício C.; BASTOS, R. M. ; CALLEGARI, D. A. . SPIT: Software Planning Integrated Tool. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSITO, Maurício C.. Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2015. .

2.
ROSITO, Maurício C.. Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2014. .

3.
ROSITO, Maurício C.; Sirlei Bortolini . Educação Inclusiva e Recursos de Tecnologia Assistiva. 2013. .

4.
ROSITO, Maurício C.. Inclusão e Acessibilidade Digital. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ROSITO, Maurício C.. Educação Inclusiva e Recursos de Tecnologia Assistiva. 2012. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Oliveira, A.L.; ROSITO, Maurício C.; Neiva Maria Bervian. Participação em banca de Carla Maria Tavares Braga. Educação Inclusiva: Guia Básico para reconhecimento de sintomas de distúrbios e transtornos que causam dificuldade de aprendizagem na idade adulta. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Tecnológica Inclusiva) - Instituto Federal de Mato Grosso.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROSITO, Maurício C.; Daniel Ayub; Rudinei Muller. Participação em banca de Erica Primaz.A cultura do software livre: desconstruindo e reconstruindo o conhecimento no IFRS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Formação de Professores para Educação Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROSITO, Maurício C.; Eduardo Wenzel Brião; Andre Marcelo Schneider. Prova de Desempenho Didático do IFRS (EDITAL Nº 5/2010). 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
Juraciara Paganella Peixoto; ROSITO, Maurício C.. Processo Seletivo Simplificado de Tutores do Programa e-Tec Brasil. 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Outras participações
1.
ROSITO, Maurício C.. II Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFRS-Câmpus Bento Gonçalves. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Anual dos Servidores do IFRS. 2012. (Seminário).

2.
Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Desenvolvimento de um Banco de Recursos Humanos para Pessoas com Necessidades Especiais. 2011. (Congresso).

3.
III Encontro de NAPNEs da Região Sul.O projeto de Acessibilidade Virtual da RENAPI. 2011. (Encontro).

4.
Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Inclusão Social e Digital de Alunos com Deficiência Visual: um Estudo Comparativo entre Leitores de Tela. 2011. (Simpósio).

5.
II Reunião sobre Tecnologias Sociais Assistivas e Acessibilidade Virtual da RENAPI. 2010. (Encontro).

6.
Reunião da Equipe de Testes do Projeto de Acessibilidade Virtual da RENAPI. 2010. (Encontro).

7.
Seminário de Informática: Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação.Educação Inclusiva. 2010. (Seminário).

8.
I Encontro Regional de Alunos da Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva e Encontro de NAPNEs da Região Sul. 2009. (Encontro).

9.
I Reunião de Trabalho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. 2009. (Encontro).

10.
V Mostra Técnica do IFRS - Campus Bento Gonçalves.Núcleo de Inclusão e Acessibilidade. 2009. (Oficina).

11.
III Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação.Metamodelos de processos de desenvolvimento de software: Um estudo comparativo. 2006. (Simpósio).

12.
Semana Acadêmica da Faculdade de Informática. 2002. (Encontro).

13.
I Workshop METROPOA ? Internet 2 e Redes de Alta Velocidade. 2000. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROSITO, Maurício C.. II Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFRS-Câmpus Bento Gonçalves. 2013. (Exposição).

2.
ROSITO, Maurício C.. VIII Mostra Técnica do IFRS-Câmpus Bento Gonçalves. 2013. (Exposição).

3.
ROSITO, Maurício C.. I Salão de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do Campus Bento Gonçalves do IFRS. 2011. (Exposição).

4.
ROSITO, Maurício C.. V Mostra Técnica, I Salão de Iniciação Científica e Feira de Profissões do Campus Bento Gonçalves do IFRS. 2009. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Jason Piloti. Desenvolvimento de um Site Modelo de Acessibilidade Virtual. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).

2.
Lucas Schwochow. Desenvolvimento de um Banco de Recursos Humanos para Pessoas com Necessidades Especiais. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Rede de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais. (Orientador).

3.
Marcio Bortolini dos Santos. Desenvolvimento do CMS Suindara. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Rede de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais. (Orientador).

4.
Meline Valentina Cecco Mella. Acessibilidade Virtual de Sites Governamentais - MPOG. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).

5.
Cristiane Mattei. Acessibilidade Virtual de Sites Governamentais - MPOG. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).

6.
Lael Nervis. Desenvolvimento de um Sistema de Gestão de Checklists de Acessibilidade. Início: 2011. Orientação de outra natureza. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Rede de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Ana Paula Scariot. Guia para a Produção de Material Didático Adaptado. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Mauricio Covolan Rosito.

Orientações de outra natureza
1.
Felipe Zap. Desenvolvimento de um Guia para Construção de Sítios Acessíveis. 2009. Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Rede de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais. Orientador: Mauricio Covolan Rosito.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
ROSITO, Maurício C.. Inclusão e Acessibilidade Digital. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ROSITO, Maurício C.. Educação Inclusiva e Recursos de Tecnologia Assistiva. 2012. .

3.
ROSITO, Maurício C.. Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2014. .

4.
ROSITO, Maurício C.. Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2015. .

5.
ROSITO, Maurício C.; Sirlei Bortolini . Educação Inclusiva e Recursos de Tecnologia Assistiva. 2013. .




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