Aline Frollini Lunardelli Lara

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1176256236523601
  • Última atualização do currículo em 16/01/2019


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2013) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá, lotada no Departamento de Fundamentos da Educação, na área de Metodologia e Técnicas de Pesquisa. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia, Educação, Formação de Professores, Ciência e Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Frollini Lunardelli Lara
Nome em citações bibliográficas
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.
Avenida Colombo, No. 5790
Jardim Universitário
87020900 - Maringá, PR - Brasil
Telefone: (44) 30114839
URL da Homepage: http://www.dfe.uem.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2013
Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: No meio do caminho tinha uma pedra: reducionismos psicológicos na produção de conhecimento cientifico sobre formação de professores, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: José Leon Crochík.
2004 - 2006
Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Formação docente e racionalidade instrumental: reflexões sobre a Psicologia a partir do depoimento de professores,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Maria Helena Souza Patto.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Psicologia; Relação teoria-prática; Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2003
Graduação em Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1999 - 2002
Graduação em Licenciatura Plena em Psicologia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2018 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Coordenadora do Conselho Acadêmico do Curso de Pedagogia.
07/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro do Comitê Assessor de Monitoria - CAM.
6/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia.
06/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Coordenadora Geral de Monitoria do Departamento de Fundamentos da Educação.
11/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

02/2014 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da pesquisa em educação
07/2013 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação à ciência e à pesquisa
07/2012 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Planejamento de Projeto de Pesquisa em Educação
02/2011 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação à Ciência e à Pesquisa
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação
09/2018 - 11/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Elaboração da Proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional do Departamento de Fundamentos da Educação.
02/2010 - 12/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Coordenação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Pedagogia.
08/2013 - 12/2015
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Revisitando histórias de escolarização: o trabalho pedagógico com os chamados "problemas de aprendizagem" para além dos reducionismos psicológicos.
06/2014 - 09/2014
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Curso de Extensão: Aspectos redacionais do relatório de pesquisa em educação.
08/2012 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da comissão para avaliação e reestruturação do projeto político pedagógico do curso de Pedagogia da UEM.
7/2012 - 07/2014
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Coordenadora Adjunta do Conselho Acadêmico do Curso de Pedagogia.
05/2014 - 05/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da banca de comissão para progressão docente de Sandra Regina Cassol Carbello e Eliana Cláudia N. Koepsel.
03/2014 - 04/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da comissão de seleção de monitoria para a área de Metodologia e Técnicas de Pesquisa.
04/2013 - 03/2014
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes.

Atividade realizada
Participante do Projeto de Ensino: Avaliação do Curso de Pedagogia da UEM e o processo de reestruturação do projeto político pedagógico.
9/2012 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Reestruturação do Regimento do Estágio do Curso de Pedagogia.
07/2013 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Fundamentos da Educação, .

Cargo ou função
Membro da banca de comissão para progressão docente de Darlene N. Bogastchov e de Renata Marcelle Lara.
07/2011 - 12/2012
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação ao conhecimento científico
04/2010 - 09/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

02/2010 - 12/2011
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inciação à Ciência e à Pesquisa
09/2011 - 11/2011
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do curso de extensão "A relação Teoria-Prática no Trabalho Docente: Análise das Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica".
07/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos Científicos e Educação
07/2010 - 09/2010
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Módulo: Metodologia do trabalho científico - Disciplina: Orientação Profissional I
02/2010 - 07/2010
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História e Epistemologia das Ciências: bases teóricas e metodológicas da pesquisa
02/2010 - 07/2010
Ensino, Secretariado Executivo Trilíngue, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia e Técnicas de Pesquisa II
06/2010 - 06/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da comissão eleitoral nas eleições de Chefe e Chefe Adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e Coordenador e Coordenador Adjunto do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade Estadual de Maringá..

Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 30
Outras informações
Professora do Curso de Pedagogia

Atividades

8/2006 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividades complementares
Educação, Conhecimento Científico e Prática Pedagógica I, II e III
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Psicologia da Educação I, II, III
Psicologia e Realidade Escolar
Tópicos especiais II - Educação Inclusiva
Tópicos Especiais III - Brincar e Realidade Escolar

Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4

Atividades

2/2007 - 7/2007
Ensino, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Disciplina ministrada: Psicopedagogia Comunitária, Violência e Sociedade

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Conferencista, Carga horária: 4

Atividades

9/2004 - 2/2005
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia Escolar II


Linhas de pesquisa


1.
Ciência e educação
2.
Psicologia e Educação
3.
Psicologia e Formação de Professores
4.
Psicologia e Formação de Professores
5.
Psicologia e Educação


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Formação docente e psicologia: análise dos currículos dos cursos de pedagogia
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo investigar como se configuram os conhecimentos psicológicos que compõem os currículos dos cursos de Pedagogia, a fim de averiguar suas repercussões para a formação docente. Para tanto, serão consultados os programas e as referências bibliográficas daquelas disciplinas que estabelecem relação direta entre a Educação e a Psicologia dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas do Estado do Paraná. Este estudo se fundamenta na Teoria Crítica da Sociedade, especialmente nas obras de Adorno. Pretende-se proporcionar uma investigação sistemática do impacto dessa configuração curricular para os processos de preparação para o magistério e para a atuação profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Aline Frollini Lunardelli Lara - Coordenador / Gabriella Vicente - Integrante / Heloísa Corrêa Higino Silva - Integrante / Jaqueline Evans dos Santos - Integrante.
2010 - 2012
A função política da Psicologia nos processos de formação docente: análise das dissertações e teses produzidas nos programas de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Descrição: Formar professores com vistas à melhoria da qualidade da educação pública brasileira tem sido foco de diversos programas de capacitação docente que, tradicionalmente, incluem discussões sobre a Psicologia em seus fundamentos. Poucos estudos, todavia, questionam a função social e política que essa área assume nesse processo. Nesse contexto, essa pesquisa tem o objetivo de investigar a função política da Psicologia na formação docente, expressa nas dissertações e tese produzida no programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no período de 1967 a 2010, delimitando princípios para uma educação emancipatória a partir das contribuições da Teoria Crítica. Trata-se de uma investigação qualitativa, de análise documental das dissertações e teses elaboradas na FEUSP, no período de 1967 a 2010, que abordem a relação entre a Psicologia e a formação de professores. A categorização e análise dos dados será feita com base nos princípios da Teoria Crítica, tendo Adorno e Horkheimer como seus principais representantes. Espera-se que esse estudo possa contribuir para a discussão curricular do ensino de Psicologia na preparação para o magistério..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2015
Revisitando histórias de escolarização: o trabalho pedagógico com os chamados problemas de aprendizagem para além dos reducionismos psicológicos
Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver ações pedagógicas com os alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental que apresentam dificuldades em seu processo de escolarização. O trabalho foi realizado com grupos de crianças encaminhadas por seus respectivos professores e/ou coordenação pedagógica com o intuito de avaliar quais situações escolares produzem, mantêm ou favorecem a superação dos problemas encontrados. Acadêmicos do curso de Pedagogia e de Psicologia da UEM, sob supervisão de docente dessa universidade, atuaram na escola desenvolvendo atividades que permitiram compreender o processo de constituição da história escolar da criança e das dificuldades destacadas, como subsídio para o planejamento e a intervenção necessários. O trabalho foi realizado a partir de uma perspectiva crítica de relação entre Psicologia e Educação que não limita o entendimento sobre os problemas escolares a aspectos psicológicos. O projeto contribuiu para a formação de professores no que concerne à delimitação dos aspectos propriamente pedagógicos de sua atuação profissional. Além disso, favoreceu as relações de ensino e aprendizagem entre professores e alunos da instituição escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Aline Frollini Lunardelli Lara - Coordenador / Janaína da Cruz Martins - Integrante / Mariana Santana Facina - Integrante / Carolina dos Santos Garbelotti - Integrante / Ana Carolina de Souza Colli - Integrante / Bárbara Salvadori - Integrante / Ellen Ferrari Silveira - Integrante / Emily Joice Izá - Integrante / Isabela Gomes Madeiras - Integrante / Sérgio Bezerra Pinto Júnior - Integrante / Tamires Lombardi Mezzon - Integrante / Aline Sasaki - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2014
Avaliação do curso de Pedagogia da UEM e o processo de reestruturação do projeto político pedagógico
Descrição: Este trabalho tem por objetivo desenvolver ações de avaliação do projeto político pedagógico (PPP) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá contemplando as considerações dos acadêmicos e docentes com vistas à reestruturação curricular que garanta uma melhor formação aos pedagogos. Justifica-se pela necessidade percebida pelo Conselho Acadêmico do curso, gestão 2012-2014, de rever o PPP por meio de solicitações tanto dos docentes quanto dos discentes. Organizaremos nossas ações em diferentes etapas: reuniões com a comissão de avaliação, aplicação dos instrumentos de avaliação docente e discente, análise das avaliações, elaboração do relatório a partir dos dados obtidos, discussão dos resultados obtidos, reestruturação do PPP e elaboração final do PPP. Vale ressaltar que no momento de elaboração dos instrumentos de avaliação contaremos com o auxílio de um docente e de três acadêmicos do curso de Estatística. Espera-se com este projeto que tenhamos possibilidade de redimensionar o currículo do curso de Pedagogia..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Aline Frollini Lunardelli Lara - Coordenador / Heloisa Toshie Irie Saito - Integrante / Clédina Regina Lonardan Acorsi - Integrante / Bruno Albuquerque - Integrante / Laura Carolina S. Medeiros - Integrante / Edilenia Queiroz Pereira - Integrante.


Membro de corpo editorial


2018 - 2018
Periódico: Revista Teoria e Prática da Educação (RTPE)
2016 - 2016
Periódico: Revista Trabalho Educação e Saúde
2014 - 2014
Periódico: Revista Nuances: estudos sobre educação
2013 - 2013
Periódico: Teoria e Prática da Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia e Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Formação de Professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciência e Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Melhor trabalho Sessão G - Ciências Humanas no Congresso de Iniciação Científica., UMC - Universidade de Mogi das Cruzes.
2009
Melhor trabalho Sessão I - Ciências Humanas no XII Congresso de Iniciação Científica, UMC - Universidade de Mogi das Cruzes.
2001
Menção Honrosa pelo trabalho de Iniciação Científica - B. F. Skinner e o Mentalismo: uma análise histórica (1980-1990), XIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP e Congregação da Faculdade de Ciências da UNESP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini2011LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; QUINELATO, P. T. ; GOES, R. S. . O conceito que professores de uma escola municipal de educação fundamental têm sobre o que é estar preparado para atuar na educação especial. PLURES. HUMANIDADES (RIBEIRÃO PRETO), v. 12, p. 327-345, 2011.

2.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini2006LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; TANAMACHI, Elenita de Ricio ; LOPES JUNIOR, Jair . Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor. Psicologia em Estudo, Maringá, Paraná, v. 11, p. 473-482, 2006.

3.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini2006LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. A produção do conhecimento psicológico-psiquiátrico em saúde mental: considerações a partir de um texto exemplar. Psicologia USP, São Paulo, v. 17, p. 35-52, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; SASAKI, A. H. ; LIZZE, J. C. M. ; FACINA, M. S. . Intervenção pedagógica: uma experiência de movimentação das relações ensino-aprendizagem cristalizadas. In: Sandra Regina Gardacho Pietrobon; Damaris Beraldi Godoy Leite. (Org.). Coletânea Nacional sobre Formação Docente. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. , p. 106-117.

2.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; PATTO, Maria Helena Souza . Um pedido de socorro. In: Maria Helena Souza Patto. (Org.). A cidadania negada: políticas públicas e formas de viver. São Paulo: Casa do psicólogo, 2009, v. , p. 189-192.

3.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. Entrevista com uma professora da rede pública de ensino fundamental. In: Maria Helena Souza Patto. (Org.). A cidadania negada: políticas públicas e formas de viver. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009, v. , p. 193-201.

4.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; SCHUT, Tannie ; GARBULHO, Norma de Fátima . Orientação Profissional: A Construção de Caminhos e de Autonomia com Adolescentes de Classes Populares. In: Maria Célia Pacheco Lassance; Ângela Carina Paradiso; Marúcia Patta Bardagi; Mônica Sparta; Sandra Laura Frischenbruder. (Org.). Intervenção e compromisso social: orientação profissional - teoria e técnica. São Paulo: Vetor, 2005, v. 2, p. 203-230.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; FACINA, M. S. ; SASAKI, A. H. ; LIZZE, J. C. M. . Intervenção pedagógica: uma experiência de movimentação das relações ensino-aprendizagem cristalizadas. In: XII Congresso Nacional de Educação, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação, 2015, Curitiba. Anais, 2015. p. 41346-41357.

2.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; SANTOS, J. C. . Recursos teórico-metodológicos para o ensino de alunos que enfrentam situações de não aprendizagem: análise da produção científica em educação. In: XXI Semana de Pedagogia da UEM, IX Encontro de Pesquisa em Educação, 2014, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2014. v. 3.

3.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; SOUZA, I. S. ; COSTA, L. A. ; FACINA, M. S. ; FACINA, T. S. ; LIZZE, J. C. M. . A produção de defeitos de aprendizagem: questionando diagnósticos que paralisam os processos educativos. In: XXI Semana de Pedagogia da UEM, IX Encontro de Pesquisa em Educação, 2014, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2014. v. 3.

4.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; SANTOS, J. C. . Análise sobre o conhecimento científico atual acerca do tema fracasso escolar. In: XX Semana de Pedagogia da UEM, VIII Encontro de Pesquisa em Educação, I Jornada Parfor, 2013, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2013. v. 2. p. 1-12.

5.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. Psicologia e (pseudo) formação de professores: análise da produção científica do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. In: V Congresso Internacional de Psicologia, 2012, Maringá. Anais V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia, 2012.

6.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. Psicologia e Pedagogia: pode a psicologia contribuir com uma formação docente com vistas à emancipação?. In: VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica: desafios na era digital, 2012, Araraquara. Anais do Congresso, 2012. p. 28-38.

7.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; NASCIMENTO, Mariana Costa do . A articulação teórico-metodológica nos trabalhos de conclusão de curso. In: XIX Semana de Pedagogia da UEM & VII Encontro de Pesquisa em Educação, 2012, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2012. v. 1. p. 1-11.

8.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. A psicologia na formação de professores: a desconstrução do modelo tecnicista. In: IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: a articulação dos saberes na sociedade atual - o papel do educador e sua formação, 2007, Águas de Lindóia. Livro Eletrônico do IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2007.

9.
DIOGO, Camila Duarte ; PINTO, Carolina Martinez ; RATINI, Maria Izabel Pereira ; LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini . A formação dos professores e os contos de fadas na educação infantil: análise do conto Peter Pan a partir da Teoria Crítica. In: IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: a articulação dos saberes na sociedade atual - o papel do educador e sua formação, 2007, Águas de Lindóia. Livro Eletrônico do IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2007. p. 24-33.

10.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; TANAMACHI, Elenita de Ricio ; LOPES JUNIOR, Jair . Problematizando a prática educativa: concepções de desenvolvimento e de aprendizagem presentes no trabalho realizado em uma escola pública do município de Bauru. In: VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: Teoria e Práticas - Imagens e Projetos, 2003, Águas de Lindóia, SP. Anais, 2003. p. 3313-3329.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; LIZZE, J. C. M. ; FACINA, M. S. ; SASAKI, A. H. . Oficinas pedagógicas: um resgate das competências de crianças rotuladas por visões estereotipadas de ensino e aprendizagem. In: 13o. Fórum de Extensão e Cultura da UEM: a extensão no cenário brasileiro atual, 2015, Maringá. Anais, 2015. p. 142-142.

2.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; GARBELOTTI, C. S. ; SALVADORI, B. ; SOUZA, I. S. ; MADEIRAS, I. G. ; LIZZE, J. C. M. ; FACINA, M. S. . Revisitando histórias de escolarização: o trabalho pedagógico com os chamados problemas de aprendizagem para além dos reducionismos psicológicos. In: 12o. Fórum de Extensão e Cultura da UEM: a arte, o esporte e a saúde na qualidade de vida, 2014, Maringá. Anais do 12o. Fórum de Extensão e Cultura da UEM: a arte, o esporte e a saúde na qualidade de vida, 2014.

3.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; MARQUES, Iranete Amorin Ribeiro . As revistas educacionais e os mecanismos ideológicos utilizados para a produção e manutenção do fracasso escolar: análise da revista Nova Escola. In: XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes, 2009, Mogi das Cruzes. Anais, 2009. p. 98.

4.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; SILVA, Cristiane Monteiro . Os mecanismos de atualização das explicações biológicas para justificar as dificuldades no processo de escolarização:análise do programa de alfabetização Letra e Vida. In: XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes, 2009, Mogi das Cruzes. Anais, 2009. p. 120.

5.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; DEBRE, Richard . Sistemas de avaliação como instrumentos de reprodução do fracasso escolar: análise do SARESP a partir da teoria Sócio Histórica. In: XII Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes, 2009, Mogi das Cruzes. Anais, 2009. p. 125.

6.
DIOGO, Camila Duarte ; PINTO, Carolina Martinez ; RATINI, Maria Izabel Pereira ; LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini . A formação dos professores e os contos de fadas no desenvolvimento infantil. In: Fórum Mundial de Educação Alto Tietê - Educação: Protagonismo na Diversidade, 2007, Mogi das Cruzes. Anais, 2007.

7.
SIMÃO, Carla Aline ; OLIVEIRA, Silvia Alice de ; FIGUEIREDO, Elaine Aparecida ; CARVALHO, Jéssica ; LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini . O papel do professor na produção de relação de preconceito na educação infantil. In: Fórum Mundial de Educação Alto Tietê - Educação: Protagonismo na Diversidade, 2007, Mogi das Cruzes. Anais, 2007.

8.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. A presença da Psicologia na formação docente:reflexões a partir do depoimento de professores. In: II Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. Anais, 2006. p. 2756-2756.

9.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. A Psicologia na formação docente: depoimentos de professores. In: I Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2005, Bauru - São Paulo. Anais, 2005. p. 62-63.

10.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; TANAMACHI, Elenita de Ricio ; LOPES JUNIOR, Jair . Problematizando a Prática Educativa: Concepções de Desenvolvimento e de Aprendizagem presentes no Trabalho realizado em uma Escola Pública do Município de Bauru. In: II Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Vygotsky e a escola atual: implicações no fazer pedagógico, 2003, Marília, SP. Resumos, 2003. p. 88-89.

11.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; SCHUT, Tannie ; GARBULHO, Norma de Fátima . Orientação Profissional: a construção de caminhos e de autonomia com adolescentes de classes populares. In: VI Simpósio Brasileiro de Orientação Profissional & Ocupacional - Orientação Profissional e Compromisso Social, 2003, Florianópolis-SC. Programação e Livro de Resumos, 2003. p. 9-9.

12.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; ET, Al . Classes Populares e Universidade Pública: Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão na perspectiva da transformação social. In: V Encontro de Psicologia Social e Comunitária - ABRAPSO Núcleo Bauru, 2001, Bauru, SP. Anais, 2001. p. 86-87.

13.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; ET, Al . Classes Populares e Universidade Pública: Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão na perspectiva da transformação social. In: IX Encontro Estadual de Clínicas-Escolas, 2001, Bauru, SP. Programa-Resumos, 2001. p. 73-73.

14.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; CARVALHO NETO, Marcus Bentes de . B. F. Skinner e o Mentalismo: uma análise histórica (1980-1990). In: XIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2001, Bauru, SP. Resumo Ciências Humanas, 2001. p. 217-217.

15.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; CARVALHO NETO, Marcus Bentes de . B. F. Skinner e o Mentalismo: uma análise histórica (1980-1990). In: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2001, Campinas, SP. Resumos, 2001. p. 106-106.

Apresentações de Trabalho
1.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. Do normal ao patológico: desencontros entre a psicologia e a educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; TAKARA, S. ; OLIVEIRA, F. M. C. . Coleta e análise de dados em pesquisas educacionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; MARTINS, J. C. ; FACINA, M. S. ; FACINA, T. S. ; SOUZA, I. S. ; COSTA, L. A. . A produção de defeitos de aprendizagem: questionando diagnósticos que paralisam os processos educativos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. Relatos acerca das experiências vividas por egressos do curso em suas defesas de TCC. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. Dificuldades de aprendizagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; DALSAN, Josena ; SZANTO, Janyssa Oliveira . O Fracasso Escolar - Mitos e Preconceitos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. Orientação Profissional com Adolescentes de Classes Populares. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. Deficiências, Preconceito e Inclusão. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. Uso de ritalina por crianças: problema ou solução?. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; FACINA, M. S. ; MARTINS, J. C. ; FACINA, T. S. ; SOUZA, I. S. ; COSTA, L. A. . A produção de defeitos de aprendizagem: questionando diagnósticos que paralisam os processos educativos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. A sexualidade infantil. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; PASQUALINI, Juliana Campregher . O comportamento agressivo da criança. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; PASQUALINI, Juliana Campregher . O desenvolvimento da linguagem na primeira infância: o papel do profissional de educação infantil. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. Olhe quem está falando: promovendo o desenvolvimento da linguagem de bebês. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; TANAMACHI, Elenita de Ricio ; LOPES JUNIOR, Jair . Problematizando a Prática Educativa: Concepções de Desenvolvimento e de Aprendizagem presentes no Trabalho realizado em uma Escola Pública do Município de Bauru. 2003. (Relatório de pesquisa).

7.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; CARVALHO NETO, Marcus Bentes de . B. F. Skinner e o Mentalismo: uma análise histórica (1980-1990). 2001. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
OLIVEIRA, T.; LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; NUNES, M. A. L.; KONO, D. L. R.. Participação em banca de Silvana Pereira São Cyrilo. A questão do respeito e da obediência em Tomás de Aquino: uma leitura possível para a compreensão da constituição da autoridade docente no processo educativo. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Doutorado
1.
CALSA, G. C.; LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; OLIVEIRA, F. N.; CACHIONI, M.; LIMA, Raymundo de; PEREIRA-PERES, L. A.. Participação em banca de Mariana Costa do Nascimento. A construção de possíveis e do necessário por meio dos jogos de regras: um estudo intergeracional com jovens e idosos. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

Qualificações de Mestrado
1.
SAITO, H. T. I.; LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; PASQUALINI, Juliana Campregher; LUCAS, M. A. O. F.. Participação em banca de Luara Alexandre dos Santos. Uma análise das disciplinas voltadas ao estudo da linguagem oral na primeira infância nas universidades públicas do Estado do Paraná. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós- Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
GALUCH, M. T. B.; LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; MOURA, S. M.; SILVA, T. S. A.. Participação em banca de Vinícius Adriano de Freitas. Letramento, alfabetização e formação em livro didático do 1o. ano do ensino fundamental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
OLIVEIRA, T.; LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; NUNES, M. A. L.; KONO, D. L. R.. Participação em banca de Silvana Pereira São Cyrilo. Um estudo acerca da constituição da autoridade docente sob a ótica das questões do respeito e da obediência em Tomás de Aquino. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; ASSIS, V. S.; SILVA, Ana Cristina Teodoro da. Participação em banca de Aparecida Oneide de Almeida Silva. Celular, criança e família-rede. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; MAIO, E. R.; OLIVEIRA, M.. Participação em banca de Michelle Ferreira Batilani.Cozinhas pedagógicas: relações de ensino-aprendizagem na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; SFORNI, M. S. F.; TULESKI, S. C.. Participação em banca de Bruna Lorena Bacaro.Enlaces entre educação e neurociência na literatura científica contemporânea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; ROSIN, S. M.. Participação em banca de Camila de Oliveira Fonseca.Relação entre baixo rendimento escolar e conflitos familiares: estabelecendo relações. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; LARA, R. M.. Participação em banca de Débora Cristina Capelini.Merchandising voltado ao consumo infantil nas cenas escolares da telenovela Carrossel. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
CALSA, G. C.; LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; ROSIN, S. M.. Participação em banca de Mariana Costa do Nascimento.Ansiedade em tempos líquidos: descentração como estratégia de professores da primeira etapa do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
CALSA, G. C.; LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; MAIO, E. R.. Participação em banca de Zélia Lino de Morais.Contribuições de Enrique Pichon-Rivière para a compreensão dos vínculos na escola contemporânea. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; MORAIS, S. P. G.. Participação em banca de Karina Bianca Beienke.Formação de professores no curso de pedagogia: uma análise sobre a matriz curricular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; ANDRÉ, Richard Gonçalves; SILVA, Ana Cristina Teodoro da. Participação em banca de Priscila Munhos da Mata.O trabalho com recursos midiáticos na educação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

9.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; SETOGUTI, Ruth Izumi; FERREIRA, Gesilaine Mucio. Participação em banca de Lucimara José Fernandes.Habilidades em leitura: um estudo sobre desempenho de estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Aluno (PISA) de 2006. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

10.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; SETOGUTI, Ruth Izumi; FERREIRA, Gesilaine Mucio. Participação em banca de Erica Priscila Azeredo da Rocha.O perfil do aluno de pedagogia: uma leitura do Relatório Síntese do ENADE 2005 da área de Pedagogia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

11.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. Participação em banca de Lais Botura Mendes.Gestão da informação no campo do Secretariado Executivo: analisando a organização de documentos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Universidade Estadual de Maringá.

12.
CORES, Luciano Sanches Nunes; LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; MARINHO, Andréa. Participação em banca de Carla Maria dos Santos Moretti.Professoras-pesquisadoras: a prática reflexiva e a reconstrução da ação docente no ensino e aprendizagem da leitura e da escrita em diferentes níveis de ensino. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes.

13.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. Participação em banca de Camila D.Diogo, Carolina M. Pinto, Maria I.P.Ratini.Os contos de Fadas no Desenvolvimento Infantil: análise do conto Peter Pan a partir do conceito de indústria cultural.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes.

14.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. Participação em banca de Cláudia F. de Almeida, Vilma M.Fé, Anna P.N. do Nascimento.Contos de Fadas e Educação Infantil: análise da prática pedagógica a partir das contribuições de Bruno Bettelheim. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes.

15.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. Participação em banca de Maria V.S.Estevão, Daniela P. de Moraes, Kátia M.dos Santos.Problematizando a Formação Docente: como o curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes contribui para o entendimento da indisciplina escolar?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes.

16.
CORES, Luciano Sanches Nunes; LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; PEREIRA, Tânia Regina. Participação em banca de Juliana Domingues do Nascimento.A arte como conhecimento essencialmente humano: o desenvolvimento das linguagens visual e escrita. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes.

17.
SALOMÃO, Maria Do Carmo Rennó da Costa; LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; CARVALHO, Darly Aparecida de. Participação em banca de Vânia Bento dos Santos.O contador de histórias e a prática docente com os contos de fadas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes.

18.
CORES, Luciano Sanches Nunes; LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; PEREIRA, Tânia Regina. Participação em banca de Jacqueline Sales Aragão.Professoras pesquisadoras e a atuação no ensino da Arte: construindo a prática docente. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, Ana Cristina Teodoro da; LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; ASSIS, V. S.. Teste seletivo para Professor Temporário do Departamento de Fundamentos da Educação. 2018. Universidade Estadual de Maringá.

Outras participações
1.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; OLIVEIRA, F. M. C.; COLACIOS, R. D.. Comissão de Seleção de Monitoria para a disciplina Metodologia e Técnicas de Pesquisa. 2018. Universidade Estadual de Maringá.

2.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; OLIVEIRA, F. M. C.; MATOS, R. L. O.. Comissão de Seleção de Monitoria para a disciplina Metodologia e Técnicas de Pesquisa. 2017. Universidade Estadual de Maringá.

3.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; OLIVEIRA, F. M. C.; CANTOS, Jorge; LARA, R. M.. Comissão de Seleção de Monitoria para Disciplina de Metodologia e Técnicas de Pesquisa. 2016. Universidade Estadual de Maringá.

4.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; CANTOS, Jorge; PIMENTEL, Renata Marcelle Lara. Comissão de Seleção de Monitoria para Discipilna de Metodologia e Técnicas de Pesquisa. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

5.
CANTOS, Jorge; LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; LARA, Renata Marcelle. Comissão de Seleção de Monitoria para Discipilna de Metodologia e Técnicas de Pesquisa. 2012. Universidade Estadual de Maringá.

6.
CANTOS, Jorge; LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; LIMA, Raymundo de. Comissão de Seleção de Monitoria para Disciplina de Metodologia e Técnicas de Pesquisa. 2011. Universidade Estadual de Maringá.

7.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; CAMARGO, Janira Siqueira; SHIMAZAKI, Elza Midori. Promoção de Professor Assistente TIDE nível A, para Assistente TIDE nível B.. 2010. Universidade Estadual de Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13o. Fórum de Extensão e Cultura da UEM: extensão no cenário brasileiro atual.Oficinas pedagógicas: um resgate das competências de crianças rotuladas por visões estereotipadas de ensino e aprendizagem. 2015. (Encontro).

2.
XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, V. Intervenção pedagógica: uma experiência de movimentação das relações ensino-aprendizagem cristalizadas. 2015. (Congresso).

3.
12o. Fórum de extensão e cultura da UEM: a arte, o esporte e a saúde na qualidade de vida.Revisitando histórias de escolarização: o trabalho pedagógico com os chamados problemas de aprendizagem para além dos reducionismos psicológicos. 2014. (Encontro).

4.
XXI Semana de Pedagogia da UEM - Educação Escolar: Aprendizagem e Desenvolvimento & IX Encontro de Pesquisa em Educação.Recursos teórico-metodológicos para o ensino de alunos que enfrentam situações de não aprendizagem: análise da produção científica em educação. 2014. (Encontro).

5.
XX Semana de Pedagogia da UEM, VIII Encontro de Pesquisa em Educação, I Jornada Parfor.Análise sobre o conhecimento científico atual acerca do tema fracasso escolar. 2013. (Encontro).

6.
V CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia. Psicologia e (pseudo) formação de professores: análise da produção científica do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. 2012. (Congresso).

7.
VIII Congresso Internacional de Teoria Crítica: desafios na era digital. Psicologia e Pedagogia: pode a psicologia contribuir com uma formação docente com vistas à emancipação?. 2012. (Congresso).

8.
XIX Semana de Pedagogia da UEM & VII Encontro de Pesquisa em Educação em.A articulação teórico-metodológica nos trabalhos de conclusão de curso. 2012. (Encontro).

9.
I Seminário sobre Metodologia em Pesquisa na abordagem da Psicologia Histórico-Cultural. 2011. (Seminário).

10.
VI Seminário de Pesquisa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisa em Psicologia Escolar: "Vygotsky e a defectologia soviética - implicações para a formação de psicólogos e professores. 2008. (Seminário).

11.
Fórum Mundial de Educação Alto Tietê - Educação: Protagonismo na Diversidade.A formação dos professores e os contos de fadas no desenvolvimento infantil. 2007. (Outra).

12.
IX Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: a articulação dos saberes na sociedade atual - o papel do educador e sua formação. A formação dos professores e os contos de fadas na educação infantil: análise do conto Peter Pan a partir da Teoria Crítica. 2007. (Congresso).

13.
I Conferência Internacional: O enfoque Histórico-Cultural em questão. 2006. (Seminário).

14.
II Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão. A presença da Psicologia na formação docente: reflexões a partir do depoimento de professores. 2006. (Congresso).

15.
I Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo.A Psicologia na formação docente: depoimentos de professores. 2005. (Encontro).

16.
III Encontro Nacional de Educadores. 2005. (Encontro).

17.
Fórum Mundial de Educação - Educação Cidadã para uma Cidade Educadora. 2004. (Outra).

18.
I Encontro Interinstitucional de Atendimento à Queixa Escolar. 2004. (Encontro).

19.
II Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Vygotsky e a escola atual: implicações no fazer pedagógico.Problematizando a prática educativa: concepções de desenvolvimento e de aprendizagem presentes no trabalho realizado em uma escola pública do município de Bauru. 2003. (Encontro).

20.
I Seminário do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - Sobre o Conceito de Crítica. 2003. (Seminário).

21.
VII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores: Teoria e Práticas - Imagens e Projetos. Problematizando a prática educativa: concepções de desenvolvimento e de aprendizagem presentes no trabalho realizado em uma escola pública do município de Bauru. 2003. (Congresso).

22.
VI Simpósio Brasileiro de Orientação Profissional & Ocupacional - Orientação Profissional e Compromisso Social.Orientação Profissional: a construção de caminhos e de autonomia com adolescentes de classes populares. 2003. (Simpósio).

23.
I Conferência Internacional de Educação: Multiculturalismo, Diferenças e Convivência - Por uma Cultura do Outro. 2002. (Simpósio).

24.
I Congresso Brasileiro: Psicologia, Ciência e Profissão. 2002. (Congresso).

25.
IV Congresso Nacional de Educação: Educação, Democracia e Qualidade Social. 2002. (Congresso).

26.
VI Encontro de Psicologia Social Comunitária - Transformação: Para quê? Para quem?. 2002. (Encontro).

27.
IX Encontro Estadual de Clínicas-Escolas: Formação em Psicologia - integração teoria e prática, avanços e possibilidades. 2001. (Encontro).

28.
V Encontro de Psicologia Social Comunitária - O Método Materialista Histórico Dialético. 2001. (Encontro).

29.
VI LABEX - Encontro de Pesquisadores do Laboratório de Psicologia Experimental da PUC-SP.B. F. Skinner e o Mentalismo:uma análise histórica (1980-1990). 2001. (Encontro).

30.
X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental.B. F. Skinner eo Mentalismo: uma análise histórica (1980-1990). 2001. (Encontro).

31.
XI Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. 2001. (Encontro).

32.
XIII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. B. F. Skinner e o Mentalismo: uma análise histórica (1980-1990). 2001. (Congresso).

33.
IV Encontro da Associação Brasileira de Psicologia Social - Epistemologia. 2000. (Encontro).

34.
III Encontro de Psicologia Escolar: A Psicologia Escolar em Busca de Novos Caminhos. 1999. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; OLIVEIRA, F. M. C. ; ROSIN, S. M. . V Semana de TCC do Curso de Pedagogia e I Conferência de Pesquisa em Educação da UEM. 2017. (Outro).

2.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; OLIVEIRA, F. M. C. ; ROSIN, S. M. . IV Semana de TCC do Curso de Pedagogia. 2017. (Outro).

3.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; ROSIN, S. M. ; OLIVEIRA, F. M. C. . III Semana de TCC do Curso de Pedagogia. 2016. (Outro).

4.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. XXII Semana de Pedagogia da UEM e X Encontro de Pesquisa em Educação - Alfabetização: para além das letras. 2016. (Outro).

5.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini. XXI Semana de Pedagogia da UEM - Educação Escolar: Aprendizagem e Desenvolvimento & IX Encontro de Pesquisa em Educação. 2014. (Outro).

6.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; ROSIN, S. M. ; TAKARA, S. ; OLIVEIRA, F. M. C. . II Semana de TCC do Curso de Pedagogia. 2014. (Outro).

7.
LUNARDELLI-LARA, Aline Frollini; ROSIN, S. M. . I Semana de TCC do Curso de Pedagogia. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Daniele Barbim. Análise crítica sobre o conceito de afetividade e suas implicações no processo educativo. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

2.
Natália Ribeiro Vieira. Educação inclusiva e homogeneização das relações ensino-aprendizagem. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).

3.
Bianca Tomazoti de Souza. Patologização das relações familiares nos discursos educacionais. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Suzete Boain. Tecnologia: leitura e formação de professores. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PDE - Plano de Desenvolvimento da Escola) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

2.
Anita Batista de Oliveira. A relação teoria-prática no trabalho docente: análises das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PDE - Plano de Desenvolvimento da Escola) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Giovanna Nascimento Bornelli. Contra fatos há argumentos: uma crítica aos critérios diagnósticos de TDAH do DSMV. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

2.
Giovanna Nascimento Bornelli. Contra fatos há argumentos: uma crítica aos critérios diagnósticos de TDAH do DSM V. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

3.
Jordana Marques Rocha. Patologização da educação: relações entre medicalização e problemas escolares na Revista Nova Escola entre os anos de 2007 a 2017. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

4.
Gabriela Porto Sbordoni de Souza. Formação de Professores e o debate sobre as dificuldades afetivas encontradas nas situações de Estágio Supervisionado: análise das opiniões de acadêmicos do Curso de Pedagogia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

5.
Gabriella Vicente. Avaliação na educação infantil: análise crítica da tendência à psicologização e à patologização de fenômenos educacionais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

6.
Bianca Tomazoti de Souza. Patologização das relações familiares nos discursos educacionais: análise da produção científica (2007-2017). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

7.
Daniele Barbim. Afetividade e pseudoformação: análise da produção científica (2007-2017) em educação e psicologia com base nos estudos de Theodor W. Adorno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

8.
Natália Ribeiro Vieira. Educação inclusiva e homogeneização das relações ensino-aprendizagem: análise das publicações da Revista Brasileira de Educação Especial (2007-2017). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

9.
Bruna Thawani da Silva. Avaliação como prática pedagógica na educação infantil na perspectiva histórico-cultural. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

10.
Silvana Olinda Laurindo. Bullying e educação: análise da Lei No. 13185/2015 que institui o programa de combate à intimidação sistemática. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

11.
Aline Aparecida Bento Pereira. Vídeo-propagandas Valorização do Professor I e II MEC/2009: análise sobre seus conteúdos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

12.
Fernanda Colis Guarniere. A relação escola-família nas atuais produções científicas: análises de periódicos de Educação e Psicologia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

13.
Thaynara de Deus Palota. Desmestificando o vínculo entre dificuldades escolares e conflitos familiares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

14.
Carolina dos Santos Andrade. As relações entre a psicologia e a educação nos trabalhos de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

15.
Iasmim da Silva Souza. Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental: um estudo exploratório. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

16.
Jéssica Carvalho Santos. Análise das práticas pedagógicas debatidas na literatura acadêmica para o ensino de crianças em situações de não aprendizagem. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

17.
Elaine Gesibel Teixeira Goes. Transição da educação infantil para o ensino fundamental de nove anos: que mudanças são necessárias?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

18.
Mayara Caroline Ferreira Mesquita. Formação de professores e educação sexual: análise das diretrizes curriculares nacionais e do currículo do curso de Pedagogia da UEM. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

19.
Flávia Mayumi Tabusadani. Atribuições do estagiário de Secretariado Executivo e sua atuação profissional na organização de documentos empresariais: o caso do Observatório Social de Maringá.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

20.
Cíntia Nakayama, Lisiane Cunha,Marlene Shimizu,Mariana Silva. A articulação entre a teoria e a prática nos Estágios Curriculares Supervisionados do curso de Pedagogia da Universidade de Mogi das Cruzes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

21.
Fabiana Akemi Takamoto. Preconceito no cotidiano escolar: análise das cartas de encaminhamento redigidas por professores quando encaminham seus alunos para avaliação psicológica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

22.
Bruna Líbera, Rafaele Amador, Tamires Silva. A abordagem construtivista e a produção do fracasso escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

23.
Claudia Galvão,Zildênia Matos,Natalia Nunes,Priscila,Janaina. Avaliação pedagógica dos alunos de inclusão a partir do conceito de zona de desenvolvimento proximal proposto por Vigotski. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

24.
Fabíola Alves,Denise Bispo, Juliana, Lilian, Patricia, Sueli. O percurso entre dificuldades de escolarização e inclusão: uma trajetória a ser refletida. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

25.
Andreia,Daniela Sousa,Djane Lima,Cristiane Silva,Ana Garcia. As revistas educacionais e a divulgação do preconceito em relação à educação inclusiva: análise da Revista Nova Escola. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

26.
Camila Diogo, Carolina Pinto, Maria Izabel Ratini. Os contos de fadas no desenvolvimento infantil: análise do conto Peter Pan a partir do conceito de Indústria Cultural. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

27.
Fabiana Araújo,Shirley Freitas,Raquel Queiroz,Gabriele Sueit. A inserção da criança autista no processo de inclusão na educação formal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

28.
Cláudia Almeida, Vilma de Moura, Anna Paula Nascimento. Contos de fadas e educação infantil: análise da prática pedagógica a partir das constribuições de Bruno Bettelheim. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

29.
Ariane Cristina Cabrera, Sra Figueiredo de Oliveira. A produção do fracasso escolar e as explicações do Jornal Folha de São Paulo: uma análise a partir das contribuições das pesquisas de Maria Helena Souza Patto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

30.
Fernando Sena,Eliana Lima,Renata Oliveira,Rosangela, Andreia. A importância da relação professor aluno segundo a perspectiva Sócio-Histórica de Vigotsky. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

31.
Jéssica Silva,Elaine Figueiredo,Silvia Rodrigues,Carla Simão. O papel do professor na produção de relações de preconceito na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

32.
Fabiana Arrebola, Jaqueline Farias, Tatiane Silva. Relação entre o Fracasso Escolar e a Teoria Construtivista: Uma análise sobre a epistemologia genética, um olhar para suas implicações na Educação. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

Iniciação científica
1.
Gabriella Vicente. A transformação do espaço pedagógico em espaço clínico: análise de entrevista de Anamnese utilizada para avaliação das dificuldades de aprendizagem. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

2.
Jaqueline Evans dos Santos. A precarização das relações ensino-aprendizagem a partir da aproximação entre psicologia e educação: análise do Teste ABC, de Lourenço Filho. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

3.
Jéssica Carvalho Santos. Por que as crianças não aprendem? Análise do conhecimento publicado em revistas científicas de educação e saúde e de suas repercussões para a formação de professores. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

4.
Richard Debre. Sistemas de avaliação como instrumentos de reprodução do fracasso escolar: análise do SARESP a partir da teoria Sócio Histórica. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

5.
Iranete Amorim Ribeiro Marques. As revistas educacionais e os mecanismos ideológicos utilizados para a produção e manutenção do fracasso escolar: análise da revista Nova Escola. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

6.
Cristiane Monteiro da Silva. Os mecanismos de atualização das explicações biológicas para justificar as dificulades no processo de escolarização:análise do programa de alfabetização Letra e Vida. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de Mogi das Cruzes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

Orientações de outra natureza
1.
Jaqueline Evans dos Santos. Monitoria de Metodologia de Pesquisa em Educação. 2017. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

2.
Edilson de Araújo dos Santos. Orientação na Monitoria da disciplina Metodologia e Técnicas de Pesquisa. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

3.
Laura Mariane Cecílio. Orientação na Monitoria da Disciplina Metodologia e Técnicas de Pesquisa. 2016. Orientação de outra natureza. (Comunicação e Multimeios) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

4.
Christian Silva dos Reis. Monitoria de Metodologia da Pesquisa em Educação. 2014. Orientação de outra natureza. (Psicologia) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

5.
Mariana Costa do Nascimento. Monitoria de Metodologia da Pesquisa em Educação. 2013. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

6.
Mariana Costa do Nascimento. Monitoria de Metodologia da Pesquisa em Educação. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.

7.
Mariana Costa do Nascimento. Monitoria de Metodologia de Pesquisa em Educação. 2011. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Maringá. Orientador: Aline Frollini Lunardelli Lara.



Outras informações relevantes


*Pesquisa de Iniciação Científica, intitulada "B. F. Skinner e o Mentalismo: uma análise histórica (1980-1990)", sob a orientação do professor Dr. Marcus Bentes de Carvalho Neto, financiada pelo PIBIC-CNPq, no período de agosto de 2000 a julho de 2001.

*Pesquisa de Iniciação Científica, intitulada "Problematizando a prática educativa: concepções de desenvolvimento e de aprendizagem presentes no trabalho realizado em uma escola pública do município de Bauru", sob a orientação dos professores Dra. Elenita de Ricio Tanamachi e Dr. Jair Lopes Junior, financiada pelo PIBIC-CNPq, no período de agosto de 2002 a julho de 2003.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 23:54:47