Mariana Maia Simoni

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1177861453978241
  • Última atualização do currículo em 09/07/2018


Professora na áera Literaturas e Culturas da América Latina, com ênfase em Brasilianística, no Lateinamerika-Institut e no Institut für Romanische Philologie da Freie Universität Berlin. Foi Pesquisadora do Programa de Apoio ao Pós-Doutorado (FAPERJ), na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com o projeto "Imaginação teórica nos estudos literários e na prática teatral contemporânea", inserido na Linha de Pesquisa "Desafios do contemporâneo: teorias e crítica" do Programa de Pós-Graduação Literatura, Cultura e Contemporaneidade do Departamento de Letras da PUC-Rio. Possui Doutorado em Estudos de Literatura pela PUC-Rio, com a tese "Acentos performativos na experiência teatral contemporânea. Um diálogo construtivista com René Pollesch" (2011). Fez Estágio de Doutorado Bolsa (PDEE-CAPES) na Universitat Autónoma de Barcelona/Institut del Teatre e em Berlim. Atua como colaboradora no Grupo de Pesquisa CNPq "Teorias Atuais da Literatura". Possui mestrado em Estudos de Literatura pela PUC-Rio, com a dissertação "O gosto da luta. Os sertões como estratégia de construção teatral" (2006), Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atriz formada pelo Curso de Formação Profissional de Atores da CAL. Tem experiência na área de Letras, especialmente nos campos de Teoria Literária e Estudos de Teatro. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mariana Maia Simoni
Nome em citações bibliográficas
SIMONI, M.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Letras.
Rua Marquês de São Vicente, 225
Gávea
22463-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35271444
Fax: (21) 35271446
URL da Homepage: http://www.puc-rio.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Acentos performativos na experiência teatral contemporânea. Um diálogo construtivista com René Pollesch, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Teoria da literatura; Teatro Contemporâneo; escrita dramática; Teorias contemporâneas de literatura; teoria do teatro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Artes Cênicas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2008 - 2009
Doutorado em Estudos de Literatura.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.
com período sanduíche em Universitat Autònoma de Barcelona/Institut del Teatre (Orientador: Carles Batlle i Jordà).
Título: Acentos Performativos na Experiência Teatral Contemporânea. Um diálogo construtivista com René Pollesch, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Heidrun Friedel Krieger Olinto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Teoria da literatura; escrita dramática; Performance; Teatro Contemporâneo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Artes Cênicas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2004 - 2006
Mestrado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: O gosto da luta: 'Os sertões' como estratégia de construção teatral,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Teoria da literatura; Teatro Contemporâneo; teoria do teatro; Teorias contemporâneas de literatura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Artes Cênicas.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2016
Graduação em andamento em Teatro.
Faculdade Cal de Artes Cênicas, CAL, Brasil.
2002 - 2003
Graduação em Filologia Española.
Universidad Autónoma de Madrid, UAM, Espanha.
Bolsista do(a): Convênio Banco Santander/PUC-Rio, SANTANDER, Espanha.
1999 - 2003
Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2005 - 2007
Curso técnico/profissionalizante em Formação Profissional de Ator.
Casa das Artes de Laranjeiras, CAL, Brasil.


Pós-doutorado


2011
Pós-Doutorado.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Artes Cênicas.


Formação Complementar


2007 - 2007
Diploma de Espanol como Lengua Extranjera (DELE 2).
Instituto Cervantes, IC, Brasil.
2006 - 2006
Théâtre du Soleil. (Carga horária: 90h).
Casa das Artes de Laranjeiras, CAL, Brasil.
2006 - 2006
Visual Culture.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2002 - 2005
Lettres.
Universite de Nancy Ii, U.N. II, França.
2004 - 2004
À margem de Tennessee. (Carga horária: 42h).
Casa das Artes de Laranjeiras, CAL, Brasil.
2004 - 2004
Molière de Verão. (Carga horária: 20h).
Casa das Artes de Laranjeiras, CAL, Brasil.
2002 - 2003
Filologia Española. (Carga horária: 45h).
Universidad Autónoma de Madrid, UAM, Espanha.
2002 - 2003
Antropología. (Carga horária: 45h).
Universidad Autónoma de Madrid, UAM, Espanha.
2002 - 2003
Curso de Espanol Lengua Extranjera (Basico 2).
Universidad Autónoma de Madrid, UAM, Espanha.
2002 - 2002
Cours Avancé de langue et civilisation françaises.
Alliance Française, AF, França.
1999 - 2002
Diplôme Approfondi de Langue Française (DALF).
Ministere de L'Education Nationale, França.
1999 - 2000
Curso Superior de Língua Francesa. (Carga horária: 144h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
1994 - 1999
Diplôme d'Études en Langue Française (DELF).
Ministere de L'Education Nationale, França.
1996 - 1996
Preliminary English Test.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
1993 - 1996
Curso Elementar de Língua Inglesa. (Carga horária: 300h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa do Rio de Janeiro, SBCI/RJ, Brasil.


Atuação Profissional



Freie Universität Berlin, FUB, Alemanha.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Juniorprofessorin, Regime: Dedicação exclusiva.


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Pesquisadora Associada, Enquadramento Funcional: Bolsista Programa Apoio Pós-Doutorado FAPERJ, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado CNPq

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado (FAPERJ Aluno Nota 10)
Outras informações
Colaboradora do Projeto de Pesquisa Tendências Atuais nos Estudos de Literatura (Projeto não Patrocinado) liderado por Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira. Demais Coordenadores: Karl Erik Schollhammer Objetivos: Definição de novas matrizes para o estudo da literatura; Avaliação dos pressupostos epistemológicos e metateóricos de teorias da literatura recentes; Diálogo interdisciplinar com teorias de história, sociologia e da mídia; Desenvolvimento de novos métodos para investigar o sistema de literatura; Novos projeots teóricos e experimentais na historiografia literária. Análise de novos projetos teóricos e experimentais na historiografia literária.

Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado CAPES
Outras informações
Colaboradora do Projeto de Pesquisa Tendências Atuais nos Estudos de Literatura (Projeto não Patrocinado), liderado por Heidrun Friedel Krieger Olinto de Oliveira. Demais Coordenadores: Karl Erik Schollhammer Objetivos: Definição de novas matrizes para o estudo da literatura; Avaliação dos pressupostos epistemológicos e metateóricos de teorias da literatura recentes; Diálogo interdisciplinar com teorias de história, sociologia e da mídia; Desenvolvimento de novos métodos para investigar o sistema de literatura; Novos projeots teóricos e experimentais na historiografia literária. Análise de novos projetos teóricos e experimentais na historiografia literária.

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), Carga horária: 20
Outras informações
Projetos: Coletânea de textos-chave em teoria da literatura (2001-2002) e Pesquisa em teoria da literatura (2002-2003)

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Monitora Teoria da Literatura, Carga horária: 20

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino, Literatura, Cultura e Contemporaneidade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
LET 2531 Estudos de Dramaturgia:Teoria, escrita e performance no campo da literatura em expansão
LET 2511 Dimensões contemporâneas do estético: Experiências estéticas na contemporaneidade: expansão do literário
LET 2508 Teorias Contemporâneas de Literatura: Estéticas do Performativo
LET 2522 Tópicos Avançados em Teoria e Crítica Contemporâneas I: Questões pós-modernas. Experiências estéticas em espaços limiares
LET 2531 Estudos de Dramaturgia
LET 2513 ? Modernidades e Modernismos: Derivas do pós-moderno ? desafios teóricos contemporâneos
11/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .

02/2011 - Atual
Ensino, Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Artes Cênicas (PIUES)
LET 1855 Literatura e Outras Artes
LET1840 Estudos de Literatura
LET 1429 Literatura e Interfaces
08/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .

02/1999 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Letras, Departamento de Letras.

Atividade realizada
Organização de Eventos Acadêmico-Científicos: Novas Epistemologias. Desafios para a Universidade do Futuro (1999); Literatura como evento (2000); Como falar de Literatura Hoje? (2000); Literatura e Mídia (2001); Literatura e Cultura (2002); Literatur.
08/2004 - 12/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Literatura I (Estágio Docência)
8/1999 - 8/2000
Estágios , Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Letras.

Estágio realizado
Monitoria em Literatura Brasileira.

Universitat Autònoma de Barcelona/Institut del Teatre, UAB, Espanha.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado Sanduíche


Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora da Câmara Setorial de Teatro
Outras informações
O trabalho na Câmara Setorial de Teatro visa à consolidação de um canal organizado para o diálogo, a elaboração e a pactuação permanentes entre os segmentos teatrais e o Ministério da Cultura. Objetivos gerais do Projeto: dialogar, formular, pactuar diretrizes políticas para o desenvolvimento cultural do país; estudar, diagnosticar, propor alternativas para a superação dos entraves existentes ao processo do desenvolvimento cultural brasileiro.

Atividades

07/2006 - 01/2007
Serviços técnicos especializados , Coordenação de Teatro, .

Serviço realizado
Assessoria da Câmara Setorial de Teatro.


Linhas de pesquisa


1.
Novos Cenários da Escrita
2.
Desafios do contemporâneo: teorias e crítica
3.
Teorias Contemporâneas de Literatura. Projeto: Tendências Atuais nos Estudos de Literatura. Descrição: Investigação de novas matrizes para o estudo da literatura; avaliação dos pressupostos epistemológicos e metateóricos de teorias da literatura rece

Objetivo: Investigação dos fundamentos epistemológicos, metateóricos e metodológicos de teorias da literatura contemporâneas. Definição de novas matrizes para o estudo da literatura ; Diálogo interdisciplinar com teorias de história, sociologia e da mídia ; Desenvolvimento de novos métodos para investigar o sistema de literatura..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
Palavras-chave: Teoria da literatura.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Dramaturgias de lo real: prácticas artísticas documentales en la escena actual
Descrição: En crisis con la producción teatral y cinematográfica más tradicional, donde prevalecen categorías cerradas en sí misma, y ante la insatisfacción de nociones de teatro y cine como construcción de ficción y ?en contra? del sostenimiento de esa ficción, este proyecto de investigación se dispone a explorar sus fronteras, los bordes de la ficción en su sentido más literal, en busca de situaciones de producción que se desarrollan casi a la deriva y que develan las intermitencias de lo real en la escena teatral y cinematográfica actual. El proyecto se propone a reconocer y registrar el conjunto de prácticas artísticas que configuran lo que aquí definimos como Dramaturgias de lo real. Indagar y reconocer las estrategias documentales contemporáneas aplicadas en el teatro y el cine actual a partir de estas prácticas artísticas. Reflexionar sobre las intermitencia de lo real en la escena actual. Proponemos ahora un abordaje en red, asumiendo los riesgos de ampliar la mirada hacia otros ámbitos artísticos, abriendo espacios de reflexión, contraste, comparación, creación y mutuo intercambio entre artistas, investigadores, críticos y curadores de diferentes países y disciplinas, (hoy cada vez más vinculantes) como lo son el teatro y el cine. Por medio de este dialogo, y dado las condiciones y particularidades formales de nuestro lugar de trabajo (Facultad de Arte, carrera de Licenciado en Teatro y Realizador Integral en Artes Audiovisuales) creemos se vuelve posible comprender la complejidad que suponen las prácticas artísticas documentales del siglo XXI..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Projeto de Pesquisa: Núcleo Imagem
Descrição: O projeto situa-se no âmbito do Grupo de Pesquisa em Estética e Política, coordenado por Alessandra Vannucci, e tem como objetivos investigar o campo das imagens como condição de possibilidade para a construção de molduras teóricas que explorem de maneira performativa as relações complexas entre teoria e prática em diversos sistemas artísticos (literatura, teatro, artes visuais, música); enfocar as artes cênicas como espaço de interseção de discursos e manifestações estéticas plurais: e ampliar perspectivas orientadas para os estudos de literatura, incorporando dimensões de materialidade e performatividade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Imaginação teórica nos estudos literários e na prática teatral contemporânea: acentos performativos
Descrição: O projeto pretende vincular a investigação científica de um repertório teórico e estético inovador, no campo dos estudos literários e teatrais, com atividades de ensino na Graduação e na Pós-Graduação do Departamento de Letras da PUC-Rio. Teorias literárias atuais pautam-se pelo diálogo com campos disciplinares como psicologia, sociologia, história e antropologia problematizando, entre outras, noções de texto, expressão e interpretação a partir de uma reflexão inovadora acerca dos processos interativos baseados na articulação recíproca entre teoria e prática. Além disso, estimulam novos questionamentos a partir da ampliação de abordagens semióticas em direção a perspectivas pragmáticas relacionadas ao texto e com acento sobre uma nova vinculação entre teoria e prática. No âmbito da pesquisa, o projeto busca, assim, avaliar o potencial explicativo e crítico de certos repertórios teóricos contemporâneos desenvolvidos no espaço dos estudos literários, em vista de uma articulação proveitosa com a esfera do teatro contemporâneo, aliando formas de sua teorização com determinadas práticas de encenação realizadas no Rio de Janeiro e suas relações com a produção teatral internacional. No âmbito do ensino ? a partir da elaboração de módulos a serem ministrados ? essas investigações serão aproveitadas para elaborar novos métodos, formas e conteúdos na construção de conhecimento em nível de Graduação e estimular reflexões criativas contribuindo para a consolidação do novo Programa de Pós-Graduação Literatura, Cultura e Contemporaneidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Mariana Maia Simoni - Integrante / Heidrun Krieger Olinto - Coordenador.


Revisor de periódico


2001 - 2003
Periódico: Palavra (PUCRJ)
2006 - 2008
Periódico: Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Apoio Financeiro Institucional, Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG).
2012
Menção Honrosa Prêmio ANPOLL de Teses, ANPOLL.
2012
Menção Honrosa Prêmio CAPES de Teses, CAPES.
2011
Bolsa Programa de Apoio ao Pós-Doutorado, FAPERJ.
2008
Bolsa de Doutorado Sanduiche (PDEE), CAPES.
2008
Bolsa de Doutorado CNPq, CNPq.
2005
Bolsa FAPERJ Nota 10 (Mestrado), FAPERJ.
2004
Bolsa de Mestrado, CAPES.
2004
Primeiro Lugar no Processo Seletivo para o Mestrado em Estudos de Literatura, PUC-Rio.
2002
Bolsa de Intercâmbio Acadêmico, PUC-Rio/ Banco Santander.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SIMONI, M.2013SIMONI, M.. Um teatro pós-autônomo hoje? Observações sobre estratégias performativas de René Pollesch. LANDA, v. 1, p. 116-131, 2013.

2.
SIMONI, M.2013SIMONI, M.. Gritos teóricos: a produção de afetos no teatro de René Pollesch. O Percevejo Online, v. 5, p. 1-14, 2013.

3.
SIMONI, M.2013SIMONI, M.. De teoria e sangue: pequenas feridas abertas. Escrita (PUCRJ), v. 16, p. 1-12, 2013.

4.
SIMONI, M.2012SIMONI, M.; URRACO, J. . Dramaturgías del cuerpo hoy: Cruzes latinoamericanos on-line. Cuerpo del Drama. Revista Electrónica de Teoría y Crítica Teatral, v. 1, p. 1-16, 2012.

5.
SIMONI, M.2010SIMONI, M.. I això què té a veure amb mi? Entrevista amb René Pollesch. Pausa (Barcelona), v. 32, p. 39-44, 2010.

6.
SIMONI, M.2010SIMONI, M.. What does it have to do with me?. Pausa (Barcelona), v. 32, p. 1-5, 2010.

7.
SIMONI, M.2007SIMONI, M.. Sobre testemunhos e laranjas. Gândara (PUCRJ), v. 2, p. 193-202, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K. ; SCHOLLHAMMER, K. E. . Literatura e artes na crítica contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016. 335p .

Capítulos de livros publicados
1.
SIMONI, M.. Perspectivas pós-dramáticas:Revisões críticas. In: Heidrun Krieger Olinto; Karl Erik Schollhammer; Mariana Simoni. (Org.). Perspectivas pós-dramáticas:Revisões críticas. 1ed.Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016, v. , p. 205-214.

2.
SIMONI, M.. Realidades inflamadas: performance e sonho na autobiografia de Hanna Schygulla. In: Daniela Versiani. (Org.). O eu se escreve. O outro me escreve. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2015, v. , p. 90-98.

3.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K. ; SCHOLLHAMMER, K. E. . De teoria e corpos. In: Heidrun Krieger Olinto; Karl Erik Schollhammer. (Org.). Cenários contemporâneos da escrita. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2014, v. , p. 139-149.

4.
SIMONI, M.. Performatividad y seducción en el teatro contemporáneo. In: Patricia Cifre Wibrow; Manuel González de Ávila. (Org.). Culturas de la seducción. 1ed.Salamanca: Aquafuente/Ediciones Universidad de Salamanca, 2014, v. , p. 39-44.

5.
SIMONI, M.. Entre exposição e performance: novas espacialidades emergentes. In: Heidrun Krieger Olinto; Karl Erik Schollhammer. (Org.). Literatura e espaços afetivos. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2014, v. , p. 84-93.

6.
SIMONI, M.. Nerviosidades teóricas en escena: nuevas relaciones entre literatura y teatro. In: Rafael Alemany Ferrer; Francismo Chico Rico. (Org.). Literatura i espectacle. 1ed.Alicante: SELGYC/Universidad de Alicante, 2012, v. , p. 551-558.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SIMONI, M.. Uma leitura de (her)story. In: Congreso Internacional de Lectura: para leer siglo XXI, 2015, La Habana. Memorias - Congreso Internacional de Lectura 2015: para leer el siglo XXI. La Habana: Cátedra Latinoamericana e caribeña de Lectura y Escritura, 2015.

2.
SIMONI, M.. Uma escrita de (her)story. In: X Seminário Internacional de História da Literatura, 2014, Porto Alegre. Anais do X Seminário Internacional de História da Literatura: Histórias ou histórias - desdobramentos da história da literatura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013.

3.
SIMONI, M.. Emoções pulverizadas: performatividade no teatro de René Pollesch. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia. Anais do SILEL. Uberlândia: EDUFU, 2013. v. 3.

4.
SIMONI, M.. Atos e desatos teóricos: sobre performatividade no teatro contemporâneo. In: I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2012, Campinas. Anais eletrônicos I Simpósio Internacional Discurso, Identidade, Sociedade. Campinas, 2012.

5.
SIMONI, M.. Histórias do Presente: Ficção e realidade em experimentos teatrais de hoje. In: IX Seminário Internacional de História da Literatura, 2012, Porto Alegre. Anais do Seminário Internacional de História da Literatura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 578-588.

6.
SIMONI, M.. ?Women Who Do Not Have a Wife to Bring Up Their Children Have a Hard Time? ? Performativity in René Pollesch?s Theatre. In: 7th International Gender and Language Association Conference (IGALA), 2012, São Leopoldo. Proceedings of the Seventh International Gender and Language Association Conference. São Leopoldo: Casa Leiria, 2012.

7.
SIMONI, M.. Performatividade e oscilação: teoria da literatura e experiência teatral contemporânea. In: VIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, 2012, Fortaleza. Anais do VIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2011. v. 2. p. 258-265.

8.
SIMONI, M.. Insólitas desesperações teóricas. In: VII Simpósio sobre o Insólito na Narrativa Ficcional, 2011, Rio de Janeiro. Anais do VII Simpósio sobre o Insólito na Narrativa Ficcional. Rio de Janeiro: dialogarts, 2011. p. 94-101.

9.
SIMONI, M.. Gritos e sussurros presentes. In: VIII Seminário Internacional de História da Literatura, 2010, Porto Alegre. Anais do VIII Seminário Internacional de História da Literatura. Porto Alegre: Ed. PUC-RS, 2010.

10.
SIMONI, M.. Escritas do presente. Experimentos Teatrais. In: XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), 2008.

11.
SIMONI, M.. Teorias Atuais da Literatura. In: XI Seminário de Iniciação Científica PIBIC, 2003, Rio de Janeiro. Anais do XI Seminário de Iniciação Científica PIBIC, 2003.

12.
SIMONI, M.. Coletânea de textos-chave em teoria da literatura. In: IX Semana de Iniciação Científica PUC-Rio, 2001, Rio de Janeiro. Anais da IX Semana de Iniciação Científica/PIBIC, 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SIMONI, M.. Eu-outro: relações performativas. In: II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos online do II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional. Rio de Janeiro: dialogarts, 2014. p. 173-173.

2.
SIMONI, M.. Memoria material entre literatura y teatro. In: XX Simposio de la Sociedad Española de Literatura General y Comparada (SELGYC)IX Simposio de la Sociedad Española de Literatura General y Comparada (SELGYC), 2014, Santiago de Compostela. XX Simposio de la Sociedad Española de Literatura General y Comparada. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, 2014. p. 91-91.

3.
SIMONI, M.. La dynamique des strates dans le processus de création de René Pollesch. In: World Congress of International Federation for Theatre Reserch, 2014, Warwick. Abstracts. World Congress of International Federation for Theatre Reserch. Warwick: University of Warwick, 2014.

4.
SIMONI, M.. Gritos, lágrimas y gemidos: imaginación teórica entre teatro y literatura. In: I Encuentro Internacional de Literatura Comparada, 2013, Bogotá. Abstracts. I Encuentro Internacional de Literatura Comparada. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2013. p. 62-62.

5.
SIMONI, M.. Distanciamento e aproximação: performances furiosas de Angelica Liddell. In: XIV Simpósio International Brecht Society, 2013, Porto Alegre. XIV Simpósio International Brecht Society. Porto Alegre: UFRS, 2013.

6.
SIMONI, M.. Nerviosidades teóricas en escena: Nuevas relaciones entre literatura y teatro. In: XVIII Simposio de la Sociedad Española de Literatura General y Comparada (SELGYC), 2010, Alicante. Caderno de Resúmes de las Comunicaciones del XVIII Simposio de la Sociedad Española de Literatura General y Comparada. Alicante: Universidade de Alicante, 2010. p. 134-134.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SIMONI, M.. Nuevas espacialidades en emergencia. In: VII Congreso Argentino e Internacional de Teatro Comparado ? ATEACOMP: Tránsitos, pasajes y cruces en las teatralidades del mundo, 2015, Rosario. Libro de Resúmenes VII Congreso Argentino e Internacional de Teatro Comparado ? ATEACOMP: Tránsitos, pasajes y cruces en las teatralidades del mundo. Rosario: Universidad Nacional de Rosario, 2015. p. 29-29.

2.
SIMONI, M.. Observations on performance: new perspectives for theatre in the frame of empirical studies of literature. In: Conference of International Society for the Empirical Study of Literature and Media, 2014, Turim. Abstracts Conference of International Society for the Empirical Study of Literature and Media. Turim: Università di Torino, 2014. p. 39-39.

3.
SIMONI, M.. Atos e desatos teóricos: sobre performatividade no teatro contemporâneo. In: I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade, 2012, Campinas. Dilemas e Desafios na Contemporaneidade. Programa e Resumos. Campinas: UNICAMP, 2012. p. 120-120.

4.
SIMONI, M.. Performatividade insólita em experimentos teatrais contemporâneos. In: Vertentes teóricas e ficcionais do insólito, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos Vertentes teóricas e ficcionais do insólito. Rio de Janeiro: UERJ/dialogarts, 2012.

5.
SIMONI, M.. Performatividad y seducción en el teatro contemporáneo. In: XIX Simposio de la Sociedad Española de Literatura General y Comparada (SELGYC), 2012, Salamanca. Libro de Résumenes de las Comunicaciones. Salamanca: Universidad de Salamanca, 2012.

6.
SIMONI, M.. ?Women Who Do Not Have a Wife to Bring Up Their Children Have a Hard Time? ? Performativity in René Pollesch?s Theatre. In: 7th International Gender and Language Association Conference (IGALA), 2012, São Leopoldo. Seventh International Gender and Language Association Conference - Program and Abstracts. São Leopoldo: UNISINOS, 2012.

7.
SIMONI, M.. Performatividade e oscilação: teoria da literatura e experiência teatral contemporânea. In: VIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, 2011, Fortaleza. Caderno de Resumos do VIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2011.

8.
SIMONI, M.. Gritos e sussurros presentes. In: VIII Seminário Internacional de História da Literatura, 2009, Porto Alegre. Resumos do VIII Seminário de História da Literatura, 2009.

9.
SIMONI, M.. Insólitas desesperações teóricas. In: VII Simpósio sobre o Insólito na Narrativa Ficcional, 2009, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do VII Simpósio sobre o Insólito na Narrativa Ficcional. Rio de Janeiro: dialogarts, 2009.

10.
SIMONI, M.. Escritas do presente: experimentos teatrais. In: XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2008, São Paulo. Caderno de Resumos do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. São Paulo: Edusp, 2008.

11.
SIMONI, M.. Afetos e desafetos teóricos em cena. In: VIII Encontro de Ciência Empírica da Literatura (ECEL), 2007, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do VIII Encontro de Ciência Empírica da Literatura (ECEL). Rio de Janeiro: Edufrj, 2007. p. 63-63.

Apresentações de Trabalho
1.
SIMONI, M.. Vanguardias e impulsos postdramáticos en campos artísticos expandidos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SIMONI, M.. Moves in Transdifferenz: On critical potential of concepts and bodies. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SIMONI, M.; WAGNER-LIPPOK, F. . Performatividade e transdiferença. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SIMONI, M.. Nuevas espacialidades en emergencia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SIMONI, M.. Presença crítica em espaços teatrais expandidos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SIMONI, M.. Aberturas do performativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SIMONI, M.. Espaços inespecíficos nos estudos de literatura em expansão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SIMONI, M.. Una lectura de (her)story. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SIMONI, M.. Eu-outro: relações performativas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SIMONI, M.. Entre performatividade e afeto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SIMONI, M.. The Order of Bodies. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SIMONI, M.. Observations on performance: new perspectives for theatre in the frame of empirical studies of literature. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
SIMONI, M.. La dynamique des strates dans le processus de création de René Pollesch. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SIMONI, M.. Memoria material entre literatura y teatro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
SIMONI, M.. Oscillant Observations on Performative Spaces of Knowledge. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SIMONI, M.; CARDOSO, M. R. . Teoria e performance: Uma conversa com Marília Rothier Cardoso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
SIMONI, M.. Distanciamento e aproximação: performances furiosas de Angelica Liddell. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
SIMONI, M.. Afetividade e limiaridade no espaço teatral contemporâneo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
SIMONI, M.. Uma escrita de (her)story. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
SIMONI, M.. Emoções pulverizadas: Performatividade no teatro de René Pollesch. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

21.
SIMONI, M.. Gritos, lágrimas y gemidos: imaginación teórica entre teatro y literatura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SIMONI, M.. Atos e desatos teóricos: sobre performatividade no teatro contemporâneo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

23.
SIMONI, M.. Performatividade insólita em experimentos teatrais contemporâneos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SIMONI, M.. ?Women Who Do Not Have a Wife to Bring Up Their Children Have a Hard Time? ? Performativity in René Pollesch?s Theatre. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SIMONI, M.. Imaginação teórica em cena. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
SIMONI, M.. Performatividad y seducción en el teatro contemporáneo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

27.
SIMONI, M.. Dramaturgías del cuerpo hoy: Cruzes latinoamericanos on-line. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
SIMONI, M.. De teoria e sangue: pequenas feridas abertas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
SIMONI, M.. Performatividade e oscilação: teoria da literatura e experiência teatral contemporânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SIMONI, M.. Histórias do presente: Ficção e realidade em experimentos teatrais de hoje. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
SIMONI, M.. Nerviosidades teóricas en escena: Nuevas relaciones entre literatura y teatro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32.
SIMONI, M.. Gritos e sussurros presentes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
SIMONI, M.. Insólitas desesperações teóricas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
SIMONI, M.. Escritas do presente: experimentos teatrais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
SIMONI, M.. Afetos e desafetos nos estudos de literatura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
SIMONI, M.. Saborosas encenações de saber. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
SIMONI, M.. Performances e Laranjas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
SIMONI, M.. Laranjas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
SIMONI, M.. Sobre testemunhos e laranjas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
SIMONI, M.. Encenações do efêmero. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
SIMONI, M.. A emergência do romance policial no século XX. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
SIMONI, M.. O detetive em Edgar Allan Poe. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

43.
SIMONI, M.. O gênero policial pós-moderno. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
SIMONI, M.. Leituras comparadas: Zadig, de Voltaire e O Nome da Rosa, de Umberto Eco. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
SIMONI, M.. Pesquisa em Teoria da Literatura. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

46.
SIMONI, M.. Pesquisa em Teoria da Literatura. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

47.
SIMONI, M.. Pesquisa em Teoria da Literatura. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K. . Autoconhecimento e documentação na era de sua produção mecânica. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014. (Tradução/Artigo).

2.
SIMONI, M.. A fotografia, monumento da experiência privada. Rio de Janeiro: Walprint, 2012. (Tradução/Artigo).

3.
OLINTO, H. K. ; SIMONI, M. . Realidades oscilantes: Observações sobre o performativo no teatro contemporâneo. Rio de Janeiro, 2010. (Tradução/Artigo).

4.
SIMONI, M.. Literatura e Cultura. Rio de Janeiro: Ed.PUC-Rio, 2008 (Revisão de livro).

5.
OLINTO, H. K. ; SCHOLLHAMMER, K. E. ; SIMONI, M. . Literatura e Memória. Rio de Janeiro: Edições Galo Branco, 2006 (Revisão de livro).

6.
SIMONI, M.. Eu e o tapir. Rio de Janeiro: Edições Galo Branco, 2006. (Tradução/Artigo).

7.
OLINTO, H. K. ; SIMONI, M. . A técnica de codificação histórica do romance O Delfim (1968), de José Cardoso Pires. Rio de Janeiro: Instituto Camões/PUC-Rio, 2005. (Tradução/Artigo).

8.
OLINTO, H. K. ; SIMONI, M. . José Cardoso Pires: A balada da praia dos cães (1982). Rio de Janeiro: Instituto Camões/PUC-Rio, 2005. (Tradução/Artigo).

9.
SIMONI, M.. Literatura e Cultura. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2003 (Revisão de livro).

10.
SIMONI, M.. Revista Palavra 10. Rio de Janeiro: Nau, 2003 (Revisão de periódico).

11.
SIMONI, M.. Em torno dos Estudos de Literatura. Rio de Janeiro: Nau, 2002 (Revisão de periódico).

12.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K. . O presente em (crescente) expansão. Rio de Janeiro: Nau, 2002. (Tradução/Artigo).

13.
SIMONI, M.. Literatura e Mídia. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio/Ed. NAU, 2001 (Revisão de livro).

14.
SIMONI, M.. Como falar de literatura hoje?. Rio de Janeiro: Ed.PUC-Rio, 2001 (Revisão de revista).

15.
SIMONI, M.. Produção de presença perpassada de ausência. Sobre música, libreto e encenação. Rio de Janeiro: Ed.PUC-Rio, 2001 (Revisão de artigo em revista).

16.
SIMONI, M.. Breve romance epistemológico. Rio de Janeiro: PUC-Rio/Ed.NAU, 1999 (Revisão de capítulo de livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SIMONI, M.. Parecerista FAPERJ. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
SIMONI, M.. Entre teatro e performance. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SIMONI, M.; WAGNER-LIPPOK, F. ; LLORDÉN, Massê . Hannas Traum. 2015. Performática.

2.
SIMONI, M.; WAGNER-LIPPOK, F. ; SCHMUTZ, Cristina . How to be political when the battery is flat?. 2013. Performática.

3.
SIMONI, M.; MAIA, L. ; FEIX, T. A. . Por que você é pobre?. 2012. Teatral.

4.
SIMONI, M.. Performance de encerramento - PIUES. 2012. Performática.

5.
SIMONI, M.; MAIA, L. . O avarento. 2011. Teatral.

6.
SIMONI, M.; WAGNER-LIPPOK, F. . Lectures in Love. 2011. Teatral.

7.
SIMONI, M.. But (we) share one love ? fragmentos de um diário en tinta roja. 2009. Teatral.

8.
SIMONI, M.. A Vida na Praça Roosevelt. 2007. Teatral.

9.
SIMONI, M.. Germânia 3. 2007. Teatral.

10.
SIMONI, M.. Sangue no Pescoço do Gato. 2006. Teatral.

11.
SIMONI, M.. A alma boa. 2006. Teatral.

12.
SIMONI, M.. Dias Felizes. 2006. Teatral.

Artes Visuais
1.
SIMONI, M.; URRACO, J. ; BLANCO, R. . No lugar. 2012. Filme.

2.
SIMONI, M.. Do Abismo. 2010. Filme.

3.
SIMONI, M.. Work-in-progress Breves y crueles but (we) share one love TEATRO Y VIDEO-PERFORMANCE. 2010. Vídeo.

4.
SIMONI, M.. Post-data. 2009. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SIMONI, M.; MARTINS, H.. Participação em banca de Edson Santiago. Ensaio sobre hamlets menores. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K.; KIFFER, A.; MENCARELLI, F.. Participação em banca de Ana Luiza Firmeza Rocha. Experiências indomáveis: Jerzy Grotowski, Workcenter e ações físicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K.; FIGUEIREDO, V. L. F.. Participação em banca de Paula Cristina Scarpin Gonçalves. Robert Wilson sem imagens: uma experiência radiofônica. 2016. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
OLINTO, H. K.; SIMONI, M.. Participação em banca de Larissa Andrioli Guedes. Delightfully tactile: produção de presença e afetos no design de livros. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K.. Participação em banca de Maria Beatriz Castanheira Ribeiro. Perspectiva e devir em escritas contemporâneas do quase. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K.. Participação em banca de Alexandre Ferreira Velho. Autobiografia cultural e performance de identidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
SIMONI, M.; KIFFER, A.. Participação em banca de Haroldo André Garcia de Oliveira. Te contei, não? A Glitter Revolution Dzi escrita a plumas e sangue. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K.; VERSIANI, Daniela. Participação em banca de Adriana Bolite Frant. Geografias Xamânicas: a construção de espaços em textos literários. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
SIMONI, M.; MARTINS, H.. Participação em banca de Fabio Alves Ferreira. Samuel Beckett: Ecos e Ressonâncias Contemporâneas. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
SIMONI, M.; TROTTA, R.; KIFFER, A.; MARTINS, H.. Participação em banca de Clarisse Fraga Zarvos. Dramaturgia de gestos. 2014. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

11.
SIMONI, M.; BASTOS, Teresa; VERSIANI, Daniela. Participação em banca de Diana Sandes Gomes. Hibridismos: a construção de uma linguagem e a escrita coautoral em "O Fotógrafo: uma história no Afeganistão". 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

12.
OLINTO, H. K.; SIMONI, M.. Participação em banca de Bruno Santos Augusto. A emergência do real na experiência teatral. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K.. Participação em banca de Amaury Garcia dos Santos Neto. Burgess por dentro: Espaços (auto)biográficos. 2015. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K.; VERSIANI, Daniela; MEDEIROS, V.; PINTO, M. O.. Participação em banca de Bernardo Elizeu de Queiroz Monteiro. Fabulação histórica em textos literários contemporâneos. 2014. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K.; VERSIANI, Daniela; CARDOSO, M. R.; BASTOS, Teresa; SINDER, V.. Participação em banca de Thiago de Abreu e Lima Florencio. Constelações autoetnográficas. 2014. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K.; CARDOSO, M. R.; SCHOLLHAMMER, K. E.. Participação em banca de Danusa Depes Portas. Imagens mi(g)rantes. 2014. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
SIMONI, M.; CARDOSO, M. R.; KIFFER, A.. Participação em banca de Cecília Gusmão Wellisch. Rumor de arquivo: romance e contágio. Rosário Fusco, c?est la vie!. 2013. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K.; DINIZ, J.. Participação em banca de Flávia Pinto Leiroz. Ego-histórias: repertórios teóricos alternativos. 2011. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
OLINTO, H. K.; SIMONI, M.; KIFFER, A.. Participação em banca de Luciana Barroso Gattass. Literatura digital: desafios teóricos e estéticos. 2011. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K.. Participação em banca de Tiago Monteiro Velasco. Uma escrita de si literária como performance. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos de Literatura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
SIMONI, M.; ALKIMIN, M.; CARDOSO, M. R.; PATROCINIO, P. R. T.. Participação em banca de Flavia Iriarte Tortima. Adriana Calcanhotto: as fronteiras entre o erudito e o popular. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
SIMONI, M.; ALKIMIN, M.; CARDOSO, M. R.; PATROCINIO, P. R. T.. Participação em banca de Julio Cordeiro de Souza. Dez e mais vezes favela: representação, arte e realidade. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
SIMONI, M.; ALKIMIN, M.; CARDOSO, M. R.; PATROCINIO, P. R. T.. Participação em banca de Lucas de Freitas. Quem disse que a boca é tua? Autoria, autoridade e propriedade autoral no Manguebeat e no Rock Alternativo argentino dos anos 90. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
SIMONI, M.; ALKIMIN, M.; CARDOSO, M. R.; PATROCINIO, P. R. T.. Participação em banca de Maria Antonieta Sampaio Rodrigues. A leitura na formação cultural: a literatura como mediadora. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13. Kongress der Gesellschaft der Theaterwissenschaft. Moves in Transdifferenz: On critical potential of concepts and bodies. 2016. (Congresso).

2.
III Colóquio Performatividade e Afeto.Performatividade e transdiferença. 2016. (Encontro).

3.
XXI Simposio de la Sociedad Española de Literatura General y Comparada (SELGYC) Simposio de la Sociedad Española de Literatura General y Comparada (SELGYC).Vanguardias e impulsos postdramáticos en campos artísticos expandidos. 2016. (Simpósio).

4.
2015 International Interdisciplinary Conference: Consilience and Inclusion - Scientific and Cultural Encounters. Espaços inespecíficos nos estudos de literatura em expansão. 2015. (Congresso).

5.
Congreso Internacional Lectura 2015: Para leer el siglo XXI. Una lectura de (her)story. 2015. (Congresso).

6.
II Colóquio Performatividade e Afeto.Aberturas do performativo. 2015. (Outra).

7.
VII Congreso Argentino e Internacional de Teatro Comparado ? ATEACOMP: Tránsitos, pasajes y cruces en las teatralidades del mundo. Nuevas espacialidades en emergencia. 2015. (Congresso).

8.
XIII Seminário Internacional de Estudos de Literatura: O papel da crítica na literatura e nas outras artes.Presença crítica em espaços teatrais expandidos. 2015. (Seminário).

9.
8th Annual International Conference on Literature. The Order of Bodies. 2014. (Congresso).

10.
Conference of International Society for the Empirical Study of Literature and Media. Observations on performance: new perspectives for theatre in the frame of empirical studies of literature. 2014. (Congresso).

11.
I Colóquio Performatividade e Afeto.Entre performatividade e afeto. 2014. (Encontro).

12.
II Congresso Internacional: Vertentes do Insólito Ficcional. Eu-Outro: relações performativas. 2014. (Congresso).

13.
Kongress der Gesellschaft der Theaterwissenschaft. Oscillant observations on performative spaces of knowledge. 2014. (Congresso).

14.
Letras Expandidas: III Seminário da Pós-Graduação Literatura, Cultura e Contemporaneidade.Teoria e performance: Uma conversa com Marília Rothier Cardoso. 2014. (Seminário).

15.
World Congress of International Federation for Theatre Research. La dynamique des strates dans le processus de création de René Pollesch. 2014. (Congresso).

16.
XX Simposio de la Sociedad Española de Literatura General y Comparada (SELGYC).Memoria material entre literatura y teatro. 2014. (Simpósio).

17.
I Encuentro Internacional de Literatura Comparada: Después de Babel - La literatura como discurso políglota.Gritos, lágrimas y gemidos: imaginación teórica entre teatro y literatura. 2013. (Encontro).

18.
International Federation for Theatre Research (IFTR) Conference. How to be political when the battery is flat?. 2013. (Congresso).

19.
Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL).Emoções pulverizadas: Performatividade no teatro de René Pollesch. 2013. (Simpósio).

20.
XII Seminário Internacional de Estudos de Literatura: Espaços afetivos.Afetividade e limiaridade no espaço teatral contemporâneo. 2013. (Seminário).

21.
XIV Simpósio International Brecht Society.Distanciamento e aproximação: performances furiosas de Angelica Liddell. 2013. (Simpósio).

22.
X Seminário Internacional de História da Literatura.Uma escrita de (her)story. 2013. (Seminário).

23.
7th International Gender and Language Association Conference. ?Women Who do Not Have a Wife to Bring Up their Children Have a Hard Time? ? Performativity in René Pollesch?s Theatre. 2012. (Congresso).

24.
II Congresso Latinoamericano: La corporeidad en la escena contemporánea. Dramaturgías del cuerpo hoy: Cruzes latinoamericanos on-line. 2012. (Congresso).

25.
I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade.Atos e desatos teóricos: sobre performatividade no teatro contemporâneo. 2012. (Simpósio).

26.
Letras Expandidas: I Seminário da Pós-Graduação Literatura, Cultura e Contemporaneidade.De teoria e sangue: pequenas feridas abertas. 2012. (Seminário).

27.
Vertentes teóricas e ficcionais do insólito.Performatividade insólita em experimentos teatrais contemporâneos. 2012. (Seminário).

28.
XI Seminário Internacional de Estudos de Literatura: Cenários Contemporâneos da Escrita.Imaginação teórica em cena. 2012. (Seminário).

29.
XIX Simposio de la Sociedad Española de Literatura General y Comparada (SELGYC).Performatividad y seducción en el teatro contemporáneo. 2012. (Simpósio).

30.
IX Seminário Internacional de História da Literatura.HISTÓRIAS DO PRESENTE: FICÇÃO E REALIDADE EM EXPERIMENTOS TEATRAIS DE HOJE. 2011. (Seminário).

31.
VIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários.Performatividade e oscilação: teoria da literatura e experiência teatral contemporânea. 2011. (Outra).

32.
II Encontro Nacional: O Insólito como Questão da Narrativa Ficcional.Insólitas desesperações teóricas. 2010. (Seminário).

33.
XVIII Simposio de la Sociedad Española de Literatura General y Comparada (SELGYC).Nerviosidades teóricas en escena: Nuevas relaciones entre literatura y teatro. 2010. (Simpósio).

34.
O conceito de Latência - Prof. Hans Ulrich Gumbrecht. 2009. (Encontro).

35.
Seminario intensiu amb Jean-Pierre Sarrazac. 2009. (Seminário).

36.
VIII Seminário Internacional de História da Literatura.Gritos e sussurros presentes. 2009. (Seminário).

37.
Vortrag von Mike Matze. 2009. (Encontro).

38.
Workshop con el grupo teatral She she pop. 2009. (Oficina).

39.
Laboratorio Moveo - El cuerpo Pensante. 2008. (Oficina).

40.
Scanner - Recerca i creació en les arts escèniques. 2008. (Seminário).

41.
Seminario Intensiu amb Josette Féral. 2008. (Seminário).

42.
XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). Escritas do presente: experimentos teatrais. 2008. (Congresso).

43.
A escrita disparada em Hilda Hilst e Adelia Prado.Performance e Laranjas. 2007. (Outra).

44.
II Forum da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses.Sobre testemunhos e laranjas. 2007. (Seminário).

45.
Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo.Laranjas. 2007. (Outra).

46.
VIII Encontro de Ciência Empírica da Literatura (ECEL).Afetos e desafetos teóricos em cena. 2007. (Encontro).

47.
V Jornada dos alunos da Pós-Graduação em Estudos de Literatura.Saborosas encenações de saber. Novos enfoques sobre teatro contemporâneo. 2007. (Seminário).

48.
I Forum da Cátedra Padre Antonio Vieira de Estudos Portugueses.Encenações do efêmero. 2006. (Seminário).

49.
Seminário de História da Literatura: parte I.A emergência do romance policial no século XIX. 2006. (Seminário).

50.
Seminário de História da Literatura: parte II.O detetive em Edgard Allan Poe. 2006. (Seminário).

51.
Seminário de História da Literatura: parte III.O gênero policial pós-moderno. 2006. (Seminário).

52.
Seminário de História da Literatura: parte IV.Leituras comparadas: Zadig, de Voltaire e O nome da rosa, de Eco. 2006. (Seminário).

53.
IV Jornada da Pós-Graduação em Estudos de Literatura. 2004. (Outra).

54.
XI Seminário de Iniciação Científica PIBIC.Pesquisa em Teoria da Literatura. 2003. (Seminário).

55.
X Seminário de Iniciação Científica PIBIC.Pesquisa em Teoria da Literatura. 2002. (Seminário).

56.
Ciclo de Conferências Cultura e Prática Teatral em Bertolt Brecht. 2001. (Outra).

57.
IX Seminário de Iniciação Científica PIBIC.Coletânea de textos-chave em Teoria da Literatura. 2001. (Seminário).

58.
Seminário Internacional A historiografia e as técnicas de escrita. 2000. (Seminário).

59.
Seminário Internacional: Novas Epistemologias. Desafios para a universidade do futuro. 1999. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIMONI, M.; WAGNER-LIPPOK, F. . III Colóquio Performatividade e Afeto. 2016. (Outro).

2.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K. ; SCHOLLHAMMER, K. E. . XIII Seminário Internacional de Estudos de Literatura: O papel da crítica na literatura e nas outras artes. 2015. (Congresso).

3.
SIMONI, M.; WAGNER-LIPPOK, F. . II Colóquio Performatividade e Afeto. 2015. (Congresso).

4.
SIMONI, M.; WAGNER-LIPPOK, F. . I Colóquio Performatividade e Afeto. 2014. (Congresso).

5.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K. ; SCHOLLHAMMER, K. E. . XII Seminário Internacional de Estudos de Literatura: Espaços Afetivos. 2013. (Congresso).

6.
SIMONI, M.; WAGNER-LIPPOK, F. . Workshop com Frithwin Wagner-Lippok: Atores como bladerunners de afetos. 2013. (Outro).

7.
VANNUCCI, Alessandra ; SIMONI, M. . Seminário Internacional sobre Estética e Política. 2013. (Congresso).

8.
SIMONI, M.; RADDATZ, Frank . Workshop com Frank Raddatz: Autenticidade e prática do ator. Abismo e êxtase como realidades poéticas nos textos de Heiner Müller. 2012. (Outro).

9.
SIMONI, M.; WAGNER-LIPPOK, F. . Workshop com Frithwin Wagner-Lippok: A luz obscura no interior dos sentimentos. Coração e marcas de estrangulamento. 2012. (Outro).

10.
SIMONI, M.; WAGNER-LIPPOK, F. . Workshop com Frithwin Wagner-Lippok: Rebelião dos sentimentos - onde florescem os cérebros nos jardins dos prazeres?. 2012. (Outro).

11.
SIMONI, M.; OLINTO, H. K. ; SCHOLLHAMMER, K. E. . XI Seminário Internacional de Estudos de Literatura: Cenários Contemporâneos da Escrita. 2012. (Congresso).

12.
OLINTO, H. K. ; SCHOLLHAMMER, K. E. ; SIMONI, M. . X Seminário Internacional de Estudos de Literatura: Criatividade sem limite?. 2011. (Congresso).

13.
OLINTO, H. K. ; SIMONI, M. . VIII Seminário Internacional de Estudos de Literatura: Literatura e Crítica. 2007. (Congresso).

14.
SIMONI, M.. Fórum Cultural Mundial: Condutos Internacionais de Arte. 2006. (Outro).

15.
SIMONI, M.; VINADE, H. . VI Reunião da Câmara Setorial de Teatro. 2006. (Outro).

16.
SIMONI, M.; VINADE, H. . I Reunião do Grupo de Trabalho Específico Articulação e Gestão. 2006. (Outro).

17.
SIMONI, M.; VINADE, H. . II Reunião do Grupo de Trabalho Específico Articulação e Gestão. 2006. (Outro).

18.
SIMONI, M.; VINADE, H. . I Reunião do Grupo de Trabalho Específico Produção e Difusão. 2006. (Outro).

19.
SIMONI, M.; VINADE, H. . II Reunião do Grupo de Trabalho Específico Produção e Difusão. 2006. (Outro).

20.
SIMONI, M.; VINADE, H. . VII Reunião da Câmara Setorial de Teatro. 2006. (Outro).

21.
OLINTO, H. K. ; SIMONI, M. . VII Seminário Internacional de Estudos de Literatura: Literatura e Política. 2005. (Congresso).

22.
OLINTO, H. K. ; SIMONI, M. . VI Seminário Internacional de Estudos de Literatura: Literatura e Memória. 2004. (Congresso).

23.
OLINTO, H. K. ; SIMONI, M. . V Seminário Internacional de Estudos de Literatura: Literatura e Imagem. 2003. (Congresso).

24.
OLINTO, H. K. ; SIMONI, M. . IV Seminário Internacional de Estudos de Literatura: Literatura e Cultura. 2002. (Congresso).

25.
OLINTO, H. K. ; SIMONI, M. . III Seminário Internacional de Estudos de Literatura: Literatura e Mídia. 2001. (Congresso).

26.
OLINTO, H. K. ; SIMONI, M. . Colóquio Internacional Literatura como evento. 2000. (Congresso).

27.
OLINTO, H. K. ; SIMONI, M. . Novas Epistemologias Desafios para a Universidade do Futuro. 1999. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Ana Luiza Firmeza. Uma viagem pela Antropologia Teatral. Início: 2018. Tese (Doutorado em Estudos de Literatura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Paula Cristina Scarpin Gonçalves. Robert Wilson sem imagens: uma experiência radiofônica. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Coorientador: Mariana Maia Simoni.

2.
Ana Luiza Firmeza. Experiências indomáveis: Jerzy Grotowski, Workcenter e ações físicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Mariana Maia Simoni.

Iniciação científica
1.
Roberta Monteiro Jenkins de Lemos. Acentos performativos nos estudos de literatura. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Mariana Maia Simoni.



Outras informações relevantes


Capítulos de livro no prelo em 2016:

1.	SIMONI, Mariana. Memoria material entre literatura e teatro. In: Alba Cid, Carla Figueiras e Facundo Reyna (eds.). Los géneros de la memoria. Santiago de Compostela: Universidad de Santiago de Compostela/SELGYC, 2016 (no prelo).
2.	SIMONI, Mariana. Perspectivas teóricas y algunos experimentos autorreflexivos en la escena teatral brasileña. In: Jorge Dubatti e Carlos Dimeo (orgs.). Otras geografías, otros mapas teatrales. La escena latinoamericana (2001-2014). Universidad de Valladolid, 2016 (no prelo).
3.	SIMONI, Mariana. Gritos, lágrimas y gemidos: Imaginación teórica entre teatro y literatura. In: Patricia Simonson (org.). Después de Babel: La literatura como discurso políglota. Universidad Nacional de Colombia (no prelo).

Artigo no prelo em 2016:
1.	SIMONI, Mariana. Realidades inflamadas: Performance e sonhos na autobiografia de Hanna Schygulla. Revista RED. Rio de Janeiro (no prelo).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 6:22:57