Cristiane Agnes Stolet Correia

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7412628507443573
  • Última atualização do currículo em 06/08/2018


Possui graduação em Letras Português - Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Letras (Ciência da Literatura/Poética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Doutorado em Letras (Ciência da Literatura/Poética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professora adjunta de Literaturas Hispânicas da Universidade Estadual da Paraíba e diretora do Grupo de Teatro ExperIeus. Tem experiência principalmente nas áreas de Artes Cênicas, Letras e Educação. Como fomentadora das Letras e das Artes como aportes educativos, já promoveu diversos espetáculos teatrais, dentre os quais cabe citar Anarquia Mística e Nonada, tendo recebido alguns prêmios como melhor atriz, melhor direção e melhor texto (Nonada). Tem ampla atuação na extensão universitária, que se atrela a seu Projeto de Pesquisa O Teatro Ritualístico como resgate da memória individual e coletiva. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cristiane Agnes Stolet Correia
Nome em citações bibliográficas
CORREIA, C. A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual da Paraíba, CCHE.
Rua Abelardo Pereira dos Santos
Centro
58500000 - Monteiro, PB - Brasil
Telefone: (83) 33512970


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Letras (Ciência da Literatura).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O universo autobiográfico do bufão trágico Don Miguel de Unamuno, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Alberto Pucheu.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2003 - 2006
Mestrado em Letras (Ciência da Literatura).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O trágico em questão: a reunião do fogo a despontar no sangue,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Alberto Pucheu.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2000 interrompida
Graduação interrompida em 2003 em Artes Cênicas.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Ano de interrupção: 2003
1999 - 2002
Graduação em Letras Português - Espanhol.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1997 interrompida
Curso técnico/profissionalizante interrompido em 1998.
Casa das Artes de Laranjeiras, CAL, Brasil.
Ano de interrupção: 1998




Formação Complementar


2011 - 2011
O Gótico e o Barroco. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2010 - 2010
Seminario del nivel A2 para examinadores DELE. (Carga horária: 5h).
Instituto Cervantes, IC, Brasil.
2009 - 2009
Seminario del nivel A1 para examinadores DELE. (Carga horária: 5h).
Instituto Cervantes, IC, Brasil.
2007 - 2007
Seminario para Examinadores DELE. (Carga horária: 5h).
Instituto Cervantes, IC, Brasil.
1992 - 1997
Dança - jazz, contemporâneo, afro.
Grupo de Dança Evidance, EVIDANCE, Brasil.
1996 - 1996
Iniciação teatral. (Carga horária: 100h).
Teatro Procópio Ferreira, TPF, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40

Atividades

10/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CCHE, .

08/2014 - Atual
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Espanhola 2
Literatura Espanhola 3
08/2014 - Atual
Extensão universitária , CCHE, .

Atividade de extensão realizada
As artes cênicas e suas múltiplas linguagens: aportes à educação.
06/2013 - Atual
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Ensino de Espanhol para a comunidade.
09/2017 - 03/2018
Ensino, LETRAS, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Introdução aos estudos literários
02/2015 - 02/2018
Direção e administração, CCHE, .

Cargo ou função
Coordenadora do PIBID - Espanhol.
09/2014 - 12/2016
Direção e administração, CCHE, .

Cargo ou função
Coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca.
10/2014 - 10/2016
Direção e administração, CCHE, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Letras.
03/2014 - 08/2014
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Espanhola 1
Literatura Espanhola 2
Literatura Espanhola 3
05/2014 - 06/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Infantil
11/2013 - 02/2014
Ensino, Fundamentos da Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Teoria e Práticas de Pesquisa em Educação
08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Crítica Literária 1
Literatura Espanhola 1
Literatura Espanhola 2
07/2013 - 09/2013
Ensino, LETRAS, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Literatura Comparada
02/2013 - 07/2013
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Espanhola 1
Literatura Espanhola 3
Literatura Hispânica 2
11/2012 - 12/2012
Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Espanhola 3
Literatura Espanhola 2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professora de Cultura e Literatura Hispânicas, Carga horária: 8

Atividades

03/2011 - 07/2012
Ensino, Letras - Português e Espanhol, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Hispânica 1
Literatura Hispânica 1
Literatura Hispânica 2
Literatura Hispânica 3
Literatura Hispânica 4
Cultura Hispânica 2

Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, FEFJPII, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 8


Colégio Internacional Everest, CIE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol, Carga horária: 16


Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 40


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 16


Colégio Rainha dos Corações, CRC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa e Espanhol, Carga horária: 12



Linhas de pesquisa


1.
Tecnologias, Culturas e Linguagens


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
A maestria das Artes na educação: a propulsão de um processo integrador a partir da literatura e do teatro na sala de aula
Descrição: IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA A maestria das artes na educação: a propulsão de um processo integrador a partir da literatura e do teatro na sala de aula propõe a investigação teórica e prática da vivência artística reflexiva com o objetivo principal de se resgatar a dimensão integral do ser humano. Como o próprio título já sinaliza, as artes selecionadas para a presente pesquisa são a literatura e o teatro. Dada a imensidão de tais modalidades artísticas, buscarei a releitura de alguns arquétipos para guiar o trabalho a ser desenvolvido, dentre os quais destaco dois ícones da literatura espanhola (Don Quijote e Don Juan), que se instauraram como mitos, e algumas imagens-símbolos para dialogar com os ícones em questão, tais como imagens relacionadas aos quatro elementos (água, terra, ar e fogo) e alguns objetos/ vestimentas representativos do espírito quixotesco e do juanismo. Tais questões serão desenvolvidas principalmente a partir de leituras pertinentes (que apontarei no parágrafo abaixo) e discussões promovidas a partir de então, seguidas de experimentações no âmbito da linguagem teatral, que tem o ?privilégio? de comungar diversas linguagens, aproximando-se mais assim do integral do ser humano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Cristiane Agnes Stolet Correia - Coordenador / João Paulo Amorim de Oliveira - Integrante / Luzia Mirian Ferreira de Sousa - Integrante.
2015 - 2016
O imprescindível da transversalidade da ética em todas as relações pedagógicas: a Pedagogia/Estética do Oprimido como suportes fundamentais neste caminho
Descrição: Por mais que muito se tenha falado e publicado a respeito da ética como tema transversal, é notável que ainda estamos distantes de uma sociedade realmente ética, composta por cidadãos autônomos, justos, respeitosos, solidários, isentos de qualquer preconceito. Daí a grande pertinência de insistir em um projeto de pesquisa (que se desdobra no ensino e na extensão, conforme já explicitado) que aborde a transversalidade da ética, possibilitando também que educadores em formação, muitas vezes oriundos de uma escola normatizadora, se repensem enquanto cidadãos e educadores. Afinal, acredito que só a partir de uma posição verdadeiramente ética pessoal, se poderá plantar sementes éticas a se perpetuarem na sociedade. É necessário repensar a transversalidade da ética como procedimento didático para que seja possível o direcionamento rumo a uma sociedade livre, justa e solidária, conforme embasa a Constituição da República Federativa do Brasil. Assim, a experiência do ético deve atravessar todas as atividades humanas, estando a ética vertendo-se (versus) através (trans) de tudo. Isto implica dizer que pensar a ética como tema transversal não pressupõe apenas conceituar o termo, mas apreendê-lo em sua realidade prática, cotidiana. Faz-se mister perguntar: O que é ética? Quais são as características de uma ação que permitem qualificá-la como ética? Como adotar práticas pedagógicas condizentes com a opção ética (conforme Freire e Boal), desde planejamentos, pesquisas, debates, vivências artísticas, avaliações etc? Como potencializar a vivência dos desdobramentos éticos a partir da mediação artística?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cristiane Agnes Stolet Correia - Coordenador / Lígia da Conceição Araújo - Integrante.
2014 - 2015
Arte Educativa: Um diálogo entre Paulo Freire, Augusto Boal e Miguel de Unamuno
Descrição: Arte Educativa: um diálogo entre Paulo Freire, Augusto Boal e Miguel de Unamuno constitui um projeto que se pauta na problemática educacional brasileira e visa à conscientização dos pesquisadores no que se refere à situação atual da educação, à dimensão educativa que se quer construir e a procedimentos pedagógicos que devem ou podem embasar a atuação dos envolvidos no processo educacional. Propõe-se formar um grupo de estudantes-pesquisadores aptos a estudar as relações interdisciplinares entre educação, sociedade e artes, contribuindo, assim, para a atuação dos docentes de maneira geral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cristiane Agnes Stolet Correia - Coordenador / Lígia da Conceição Araújo - Integrante.
2013 - Atual
Filosofia da Educação a partir do pensador espanhol Miguel de Unamuno: das raízes ibéricas ao nosso dia-a-dia
Descrição: O objetivo do presente projeto é investigar os pressupostos apontados por Miguel de Unamuno de uma filosofia da educação, repensá-los e verificar sua aplicabilidade em nosso contexto atual através de diversas práticas. Considerando que a obra do pensador espanhol se apresenta em diversas formas, mas conserva um elo substancial que as une em uma grande teia temática, os questionamentos acerca da educação se ligarão necessariamente a outra questão central: o papel da literatura na formação do cidadão e na construção ética do homem. Indagações sobre o que é educação e o que é literatura serão desenvolvidas e aprofundadas a partir da leitura de diversos textos e da observação atenta da realidade na qual estamos inseridos. O foco do projeto recai no diálogo entre a filosofia educacional unamuniana e a realidade brasileira. Entretanto, isto não impede que outros filósofos se somem à discussão, contribuindo para uma investigação múltipla e, assim, enriquecendo o âmbito de nossas considerações teóricas e experiências práticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2006
A Literatura e Seus Entornos Interventivos
Descrição: O objetivo principal da pesquisa é mostrar que, dentro do jogo dos entornos interventivos da literatura, o pensamento filosófico acerca dela (que se inicia com a Poética), distanciando-se da crítica literária habitual, se configura como um modo privilegiado de abordagem do fenômeno literário. No mesmo lance de sua aventura, a filosofia conjuga o sobre o que falar com o como falar como necessários à realização e à compreensão de todo e qualquer fenômeno literário ou filosófico. Tanto na Poética quanto na literatura, não se pode separar assunto da maneira de abordá-lo. A inteira completude de tudo que se refere à linguagem poética ou literária se perfaz através da encruzilhada entre o que e o como dizer. Este é o motor da Poética, da filosofia, da teoria, enquanto invenção de uma escrita implícita e explicitamente literário-poético-teórico-filosófica, conduzida ao extremo por intermédio de alguns pensadores ocidentais. Neste sentido, sendo teórica, a filosofia se sabe desde sempre como literatura, como poética, não precisando ficar sombreada pela literatura, como a crítica literária parece ficar. Neste projeto, visivelmente de cunho interdisciplinar, além de comparar, diferenciando-os, o modo filosófico e o crítico habitual de abordar o literário, busca-se mostrar as confluências da maneira filosófica e da literária, a zona em que ambas se misturam a tal ponto que já não podemos saber se se trata de uma experiência filosófica ou literária. O objetivo é mostrar em que momento suas fronteiras se desguarnecem, como elas conquistam uma indiscernibilidade entre si..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Literatura e Filosofia: uma Escrita da Vida
Descrição: O objetivo da pesquisa é investigar o conceito de "vida" em suas propulsões que instigam possibilidades do pensamento literário e filosófico, testando, com intensidade cada vez maior, os desguarnecimentos das fronteiras entre filosofia e literatura através da mesma fundamentação comum. "Vida" não é um conceito (ou uma imagem conceitual) trabalhado tanto pela literatura quanto pela filosofia como mais uma das inúmeras possíveis de se ter, mas enquanto uma daquelas que provocam a admiração maior do pensamento. Assim, seja em Machado de Assis seja em Guimarães Rosa, seja em Friedrich Nietzsche seja em Gilles Deleuze, o projeto procura estabelecer um pensamento de cunho interdisplicinar capaz de contribuir com as áreas vinculadas tanto à literatura quanto à teoria literária e à filosofia, encaixando-se perfeitamente na proposta do Programa, cujas áreas são Poética, Teoria Literária e Literatura Comparada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2002
Postura epistêmica, ponto de vista e mesclagem em construções condicionais
Descrição: ANÁLISE DE CONSTRUÇÕES CONDICIONAIS EM PORTUGUÊS, A PARTIR DA ABORDAGEM SOCIOCOGNITIVA (FAUCONNIER, 1985, 1994, SALOMÃO 1997)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Diálogos interculturais mediados pelo audiovisual
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Diálogos interculturais mediados pelo audiovisual
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - Atual
As artes cênicas e suas múltiplas linguagens: aportes à educação
Descrição: Propomos consolidar um grupo de teatro composto por cidadãos-artistas aptos a estudar as relações interdisciplinares entre educação, sociedade e artes, contribuindo, assim, para o pensamento de questões pertinentes à realidade brasileira. Busca-se enfocar o diálogo entre educação, vida humana, sociedade, liberdade-autoridade e artes (estas como possíveis ferramentas pedagógicas)..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .
Integrantes: Cristiane Agnes Stolet Correia - Coordenador / Lucélia Alves Pereira - Integrante / Guilherme Mendes Sinésio - Integrante / Adalto Carlos da Conceição - Integrante / Nivaneide Lins - Integrante / Marisa Alves - Integrante / Adriano Santos - Integrante.
2013 - 2016
Ensino de Espanhol para a comunidade
Descrição: Aulas de Espanhol oferecidas à comunidade, ministradas por alunos do curso de Licenciatura em Letras Espanhol..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Cristiane Agnes Stolet Correia - Coordenador / Cristina Bongestab - Integrante / Rochelle Sales Braga - Integrante / Aliana das Neves Barbosa - Integrante / Karyna Brito Saraiva - Integrante / Luana Aguiar - Integrante / Lucélia Alves Pereira - Integrante / Luzia Mirian Ferreira de Sousa - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORREIA, C. A. S.2014CORREIA, C. A. S.. As diversas fusões na perspectiva literária vital de Miguel de Unamuno. Cadernos Neolatinos (UFRJ), v. 8, p. 1-13, 2014.

2.
CORREIA, C. A. S.2012CORREIA, C. A. S.. Miguel de Unamuno por Guimarães Rosa: comentários acerca do literário-filosófico. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ), v. 1, p. 1, 2012.

3.
CORREIA, C. A. S.2011CORREIA, C. A. S.. A biografia na perspectiva unamuniana. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ), v. 23, p. Número 23: Jane, 2011.

4.
CORREIA, C. A. S.2011CORREIA, C. A. S.. A leitura Unamuniana do homem Ibérico para pensar o Universal. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ), v. 1, p. Número 24: maio, 2011.

5.
CORREIA, C. A. S.2011CORREIA, C. A. S.. A leitura unamuniana de Don Quijote de la Mancha. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ), v. 25, p. 1, 2011.

6.
CORREIA, C. A. S.2010CORREIA, C. A. S.. O trágico em Miguel de Unamuno. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ), v. 1, p. Número 22: Set, 2010.

7.
CORREIA, C. A. S.2010CORREIA, C. A. S.. O explícito e o implícito da cegueira social em "Ensaio sobre a cegueira". Revista Garrafa (PPGL/UFRJ), v. 1, p. Número 20: Jan, 2010.

8.
CORREIA, C. A. S.2005CORREIA, C. A. S.. Repensando o trágico pelo pulsar da veia nietzscheana. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ), v. 1, p. Número 7: Set, 2005.

9.
CORREIA, C. A. S.2004CORREIA, C. A. S.. Ambiguidades do fogo no pensamento trágico. Revista Garrafa (PPGL/UFRJ), v. 1, p. Número 4: Set, 2004.

Capítulos de livros publicados
1.
CORREIA, C. A. S.; CONCEICAO, A. C. ; PEREIRA, L. A. ; SINESIO, G. M. . Grupo de teatro ExperIeus: a busca da conjugação de novas linguagens artístico-educativas. In: Jorge Carrega; Ingrid Fechine. (Org.). Perspectivas luso-brasileiras em Artes e Comunicação. 1ed.Algarve (Portugal): , 2016, v. 1, p. 212-228.

2.
CORREIA, C. A. S.. O nadismo trágico e originário de Caim a configurar a tragédia bufa de Miguel de Unamuno. In: Jorge Luis Gutiérrez; Marcel Mendes. (Org.). Miguel de Unamuno e o existencialismo. 1ed.São Paulo: GIOSTRI, 2014, v. 1, p. 142-163.

3.
Manuel Antônio de Castro ; CORREIA, C. A. S. ; Leandro Junqueira ; Eduardo Gatto ; Leonardo Lusitano Mósso ; Angela Guida ; Ana Maria Albernaz ; Diego Braga ; Elenice Groetaers de Moraes ; Jun Shimada ; Janaína Laport Bêta ; Antônio Máximo Ferraz ; Fábio Santana Pessanha ; Carolina de Almeida Zava ; Andrea Copeliovitch ; Bianka Barbosa ; Maria Ignez de Souza Calfa ; André Borges ; André Lira ; Bia Albernaz ; Renata Tavares ; Veronica Filíppovna ; Sônia de Almeida do Nascimento ; Felipe Forain ; Idalina Azevedo da Silva . A autobiografia como o lugar de encontro do próprio na obra de arte. In: Fábio Santana Pessanha; Bianka Barbosa; Antônio Máximo Ferraz; Maria Ignez de Souza Calfa. (Org.). Poética e Diálogo: Caminhos de Pensamento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CORREIA, C. A. S.. A cegueira social na obra de José Saramago e a necessidade de ensaiar uma outra via. Cultura Crítica.

2.
GUTIERREZ, J. L. ; CORREIA, C. A. S. . A tragédia bufa/bufonada trágica de Miguel de Unamuno. Revista Pandora Brasil, Mackenzie- São Paulo.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORREIA, C. A. S.; SILVA, S. M. ; SILVA, K. F. F. ; SILVA, M. C. S. . Relato de experiência: a utilização das músicas no ensino de Espanhol. In: VI ENID, 2017, Campina Grande. Anais VI ENID/UEPB, 2017. v. 1.

2.
CORREIA, C. A. S.; SANTOS, J. A. B. ; REINALDO, T. B. . O uso das fábulas no cotidiano da escola como estratégia do ensino-aprendizagem do espanhol. In: VI ENID, 2017, Campina Grande. Anais VI ENID/UEPB, 2017. v. 1.

3.
CORREIA, C. A. S.; BARBOSA, C. M. S. . Ensino-aprendizagem de espanhol usando músicas com alunos do 1.o ano da Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz de Sumé - Relato de experiência. In: VI ENID, 2017, Campina Grande. Anais VI ENID/UEPB, 2017. v. 1.

4.
CORREIA, C. A. S.. O legado vanguardista e a nova tradição de Miguel de Unamuno. In: IV Semana Acadêmica do CCHE, 2014, Monteiro. IV Semana Acadêmica do CCHE, 2014.

5.
CORREIA, C. A. S.. A perspectiva literária de Miguel de Unamuno. In: XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2013, Rio de Janeiro. XVII CNLF, 2013. v. 17. p. 1.

6.
CORREIA, C. A. S.. A contemporaneidade da metafísica pessoal unamuniana. In: XIII Congresso Internacional da ABRALIC, 2013, Campina Grande. Internacionalização do Regional, 2013. v. 13. p. 1.

7.
CORREIA, C. A. S.. A importância da Literatura Hispânica na formação do professor de Espanhol. In: Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeira, 2012, Rio de Janeiro. Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeir, 2012.

8.
CORREIA, C. A. S.. A religiosidade unamuniana. In: XII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões, 2011, Juiz de Fora. Experiências e interpretações do sagrado: interfaces entre saberes acadêmicos e religiosos, 2011. v. 12.

9.
CORREIA, C. A. S.. A compreensão unamuniana de autobiografia. In: XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011, Rio de Janeiro. XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia - Textos completos, 2011. v. 15. p. 1.

10.
CORREIA, C. A. S.. A hispanidade sob a perspectiva de Miguel de Unamuno. In: XII Congresso Internacional ABRALIC, 2011, Curitiba. XII Congresso Internacional ABRALIC, 2011. v. 12. p. 1.

11.
CORREIA, C. A. S.. O explícito e o implícito da cegueira social em "Ensaio sobre a cegueira". In: II Colóquio da Pós-Graduação em Letras, da UNESP/Assis, 2010, Assis (SP). II Colóquio da Pós-Graduação em Letras, 2010.

12.
CORREIA, C. A. S.. A interseção entre Literatura e Filosofia na obra de Miguel de Unamuno. In: XII Congresso de Estudos Literários- Leitor, leitora: literatura, recepção, gênero, 2010. XII Congresso de Estudos Literários- Leitor, leitora: literatura, recepção, gênero. Vitória: Edufes, 2010.

13.
CORREIA, C. A. S.. O emergir do ver humano com base em Névoa (de Miguel de Unamuno). In: II Encontro Regional O insólito como questão na narrativa ficcional, 2010, Rio de Janeiro. O Insólito em Língua Inglesa - Anais do VIII Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional / II Encontro Regional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional / V FELLI - Fórum de Estudos em Língua e literatura Inglesa - Comunicações Livres, 2010. v. 1. p. 74-88.

14.
CORREIA, C. A. S.. Uma releitura da tradição a partir de Caim (de José Saramago). In: II Encontro Regional O insólito como questão na narrativa ficcional, 2010, Rio de Janeiro. O Insólito em Língua Inglesa - Anais do VIII Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional / II Encontro Regional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional / V FELLI - Fórum de Estudos em Língua e literatura Inglesa - Comunicações Livres, 2010. p. 89-103.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORREIA, C. A. S.. A perspectiva literária de Miguel de Unamuno. In: XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2013, Rio de Janeiro. XVII CNLF, 2013. v. 17. p. 1.

2.
CORREIA, C. A. S.. O nadismo trágico e originário de Caim a configurar a tragédia bufa de Miguel de Unamuno. In: XIV Semana de Filosofia - Mackenzie, 2013, São Paulo. Unamuno e o Existencialismo, 2013. v. 14. p. 1.

3.
CORREIA, C. A. S.. A importância da Literatura Hispânica na formação do professor de Espanhol. In: Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeira, 2012, Rio de Janeiro. Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeira, 2012.

4.
CORREIA, C. A. S.. O estrambótico na obra de Miguel de Unamuno. In: O Insólito e a Literatura Infanto-Juvenil, 2011. O Insólito e a Literatura Infanto-Juvenil, 2011.

5.
CORREIA, C. A. S.. A religiosidade unamuniana. In: XII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões, 2011. XII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões, 2011.

6.
CORREIA, C. A. S.. A hispanidade sob a perspectiva de Miguel de Unamuno. In: XII Congresso Internacional ABRALIC, 2011. XII Congresso Internacional ABRALIC, 2011. v. 12. p. 1.

7.
CORREIA, C. A. S.. A compreensão unamuniana de autobiografia. In: XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011. XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011. v. 15. p. 1.

8.
CORREIA, C. A. S.. A autobiografia na perspectiva unamuniana. In: 4.o Simpósio Internacional de Letras Neolatinas, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do 4ª Simpósio Internacional de Letras Neolatinas, 2011.

9.
CORREIA, C. A. S.. A autobiografia na perspectiva unamuniana. In: IV Simpósio Internacional de Letras Neolatinas, 2011, Rio de Janeiro. Livro, leitor, leitura: Desafio para as Letras, 2011. v. IV. p. 90.

10.
CORREIA, C. A. S.. Uma releitura da tradição a partir de Caim (de José Saramago). In: II Encontro Regional O insólito como questão na narrativa ficcional, 2010. Uma releitura da tradição a partir de Caim (de José Saramago), 2010.

11.
CORREIA, C. A. S.. O explícito e o implícito da cegueira social em José Saramago. In: II Colóquio de Pós-Graduação em Letras: Literatura e Vida Social, 2010. II Colóquio de Pós-Graduação em Letras: Literatura e Vida Social, 2010.

12.
CORREIA, C. A. S.. O emergir do ver humano com base em Névoa (de Miguel de Unamuno). In: II Encontro Regional O insólito como questão na narrativa ficcional, 2010. II Encontro Regional O insólito como questão na narrativa ficcional, 2010.

13.
CORREIA, C. A. S.. Miguel de Unamuno: a recusa aos rótulos em busca do novo. In: III Congresso Nacional de Pesquisa em Literatura e XI Seminário de Estudos Literários, 2010. III Congresso Nacional de Pesquisa em Literatura e XI Seminário de Estudos Literários, 2010.

14.
CORREIA, C. A. S.. A interseção entre Literatura e Filosofia na obra de Miguel de Unamuno. In: VII Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura: Literatura, História e Filosofia, 2010. VII Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura: Literatura, História e Filosofia, 2010.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CORREIA, C. A. S.; BONGESTAB, C. ; ALVES, W. S. . Membro da Comissão Científica da IV SEMAC - CCHE - UEPB. 2014.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
CORREIA, C. A. S.. A perspectiva literária, autobiográfica e educacional de Miguel de Unamuno em diálogo com Guimarães Rosa, Calderón de la Barca e Don Quijote de la Mancha. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CORREIA, C. A. S.. Don Quijote de la Mancha na perspectiva de Miguel de Unamuno. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CORREIA, C. A. S.. Literatura Espanhola: Miguel de Unamuno em questão. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
CORREIA, C. A. S.; PEREIRA, L. A. . Nonada. 2017. Teatral.

2.
CORREIA, C. A. S.; PEREIRA, L. A. . Nonada. 2017. Teatral.

3.
CORREIA, C. A. S.; PEREIRA, L. A. . Anarquia Mística.3. 2016. Teatral.

4.
CORREIA, C. A. S.; PEREIRA, L. A. . Anarquia Mística.3. 2016. Teatral.

5.
CORREIA, C. A. S.; CONCEICAO, A. C. ; SINESIO, G. M. ; PEREIRA, L. A. . Anarquia Mística. 2015. Teatral.

6.
CORREIA, C. A. S.; CONCEICAO, A. C. ; SINESIO, G. M. ; PEREIRA, L. A. . Anarquia Mística. 2015. Teatral.

7.
CORREIA, C. A. S.. A mãe. 1998. Teatral.

8.
CORREIA, C. A. S.. República. 1998. Teatral.

9.
CORREIA, C. A. S.. O galo preto e outras estórias. 1997. Teatral.

10.
CORREIA, C. A. S.. Vinicianas. 1997. Teatral.

11.
CORREIA, C. A. S.. Grupo de Dança Evidance. 1996. Coreográfica.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
AZEVEDO, S. A. L. C.; ESCALANTE, M. P. R.; CORREIA, C. A. S.. Participação em banca de Grygena dos Santos Targino Rodrigues. A representação do trágico em "La vida es sueño". 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FARIAS, M. N. P.; CORREIA, C. A. S.; TAVARES, A. S.. Participação em banca de Ana Rita de Sousa Oliveira. As transformações da escrita formal com o surgimento das tecnologias. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
PEREIRA, F. V. M.; CORREIA, C. A. S.; SILVA NETO, O. G.. Participação em banca de Maria das Graças Queiroz. Formação de leitores, um relato de experiência na E.E.E.F.II Santa Filomena, Monteiro/PB. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
MONTEIRO, J. M.; CORREIA, C. A. S.; TAVARES, A. S.. Participação em banca de José Ronaldo Maciel Pinto. Desafios da educação no/do campo no contexto do Cariri paraibano. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba.

4.
SOUZA, F. M.; CORREIA, C. A. S.; ALMEIDA, J. P.. Participação em banca de Cleonice Amélia Ferreira. Pensando a educação de surdos: reflexões iniciais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba.

5.
RODRIGUES, G. S. T.; ALMEIDA, J. J. P.; CORREIA, C. A. S.. Participação em banca de Renata Cristine Santos Ribeiro. Formação Continuada de Professores e Novas Tecnologias: por uma aprendizagem mais significativa. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba.

6.
CORREIA, C. A. S.; ALMEIDA, J. J. P.; MONTEIRO, J. M.. Participação em banca de Maria da Conceição Araújo de Sousa. Leitura e escrita no processo de ensino-aprendizagem. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba.

7.
CORREIA, C. A. S.; BONGESTAB, C.; SILVA NETO, O. G.. Participação em banca de Paulo Roberto Bezerra. Formação do povo brasileiro - diversidade cultural e suas implicações pedagógicas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba.

8.
CORREIA, C. A. S.; RODRIGUES, G. S. T.; CAVALCANTE, J. L.. Participação em banca de Maria Gorete Dario de Oliveira. Formando leitores nos dias atuais. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba.

9.
CORREIA, C. A. S.; PEREIRA, F. V. M.; SILVA NETO, O. G.. Participação em banca de Joana D'Arc de Freitas Ferreira. Contribuições de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba.

10.
CAVALCANTE, J. L.; CORREIA, C. A. S.; COSTA, S. Q.. Participação em banca de Maria de Fátima Fernandes de Lima. Práticas para a formação de leitores nas séries iniciais: a palavra dos professores. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba.

11.
CAVALCANTE, J. L.; CORREIA, C. A. S.; FARIAS, M. N. P.. Participação em banca de Laura do Socorro Rodrigues de Sousa. A poesia popular como recurso pedagógico de ensino e conscientização do meio ambiente. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba.

12.
VILAR, M. J. L.; CORREIA, C. A. S.; ALMEIDA, J. J. P.. Participação em banca de Maria José da Silva Lyra. Os desafios do incentivo à leitura na era das novas tecnologias. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba.

13.
SILVA NETO, O. G.; CORREIA, C. A. S.; VILAR, M. J. L.. Participação em banca de Maria Gorete de Freitas Simões. Teoria e história da educação do campo: construindo novos saberes. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba.

14.
MONTEIRO, J. M.; CORREIA, C. A. S.; VILAR, M. J. L.. Participação em banca de Maria da Penha Leôncio de Oliveira. O bioma caatinga na concepção dos professores de Ciências do Ensino Fundamental da Escola Professor José Gonçalves de Queiroz em Sumé -PB. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba.

15.
ALMEIDA, J. J. P.; CORREIA, C. A. S.; RODRIGUES, G. S. T.. Participação em banca de Cícero Clemente de Matos. Reflexões sobre leitura no segundo ano do Ensino Fundamental. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba.

16.
RODRIGUES, G. S. T.; ALMEIDA, J. J. P.; CORREIA, C. A. S.. Participação em banca de Teresinha Travassos Sousa. A construção de um ambiente escolar democrático através da inclusão. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba.

17.
GOMES, M. S.; CORREIA, C. A. S.; TAVARES, A. S.. Participação em banca de Wellington Carlos de Sousa Silva. Uma crítica comparada ao projeto da modernidade. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

18.
SOUZA, F. M.; CORREIA, C. A. S.; SOUZA, A. L.. Participação em banca de Damião dos Santos Lopes. Competências e habilidades leitoras em avaliações de larga escala: um estudo de caso. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba.

19.
PEREIRA, F. V. M.; CORREIA, C. A. S.; CAVALCANTE, J. L.. Participação em banca de Maria do Carmo Almeida de Oliveira. Homossexualidade na escola: discursos que emergem em uma escola pública de Sumé-PB. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORREIA, C. A. S.; TEIXEIRA, M. C. A.; NEVES, J. S.. Participação em banca de Valdirene Sabino de Andrade.Um estudo comparado das noções de loucura nas obras "El ingenioso hidalgo Don Quijote de La Mancha" e "Elogio da loucura". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
CORREIA, C. A. S.; SILVA, M. M.; NOGUEIRA, C. G. M.. Participação em banca de Luzia Mirian Ferreira de Sousa.Paulo Freire e Miguel de Unamuno: reflexões sobre o papel da educação e a literatura no processo de emancipação do sujeito. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.

3.
CORREIA, C. A. S.; NEVES, J. S.; SOUZA, J. A. G.. Participação em banca de Maria José Soares dos Santos.As relações de poder que permeiam a condição de ser mulher: um diálogo entre Foucault, Beauvoir, Sotomayor e Unamuno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.

4.
CORREIA, C. A. S.; TEIXEIRA, M. C. A.; NEVES, J. S.. Participação em banca de Carla Taciana Leite de Sousa Anastacio.Don Quijote de La Mancha e Sancho Panza na releitura unamuniana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.

5.
CORREIA, C. A. S.; SOUZA, J. A. G.; SILVA, W. C. S.. Participação em banca de Karyna Brito Saraiva.A interpretação de "La Celestina", em diálogo com a carnavalização de Bakhtin. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.

6.
CORREIA, C. A. S.; TAVARES, A. S.; COSTA, J. D.. Participação em banca de Irian Karla Bezerra de Lima."El ingenioso hidalgo Don Quijote de La Mancha" e sua relação com os ideais de Paulo Freire. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.

7.
CORREIA, C. A. S.; GOMES, M. S.; TEIXEIRA, M. C. A.. Participação em banca de Damiana de Sousa Barroso Santiago.Análise da obra Lazarillo de Tormes no âmbito das críticas e denúncias sociais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.

8.
TEIXEIRA, M. C. A.; CORREIA, C. A. S.; PRATA, A. S.. Participação em banca de Josefa Wanderleia Costa Carias.A implantação do espanhol na grade curricular das escolas brasileiras: um estudo do caso de uma escola paraibana do Cariri Ocidental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.

9.
CORREIA, C. A. S.; GOMES, M. S.; COSTA, J. D.. Participação em banca de Lígia da Conceição Araújo.Um diálogo entre Miguel de Unamuno, Paulo Freire e Augusto Boal: a educação em uma perspectiva artística. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.

10.
SOUZA, F. M.; CORREIA, C. A. S.; SOUZA, A. L.. Participação em banca de Luana Aline Amélia de Aguiar.Entre métodos e abordagens de ensino de línguas adicionais: narrativas de uma professora em formação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.

11.
COSTA, J. D.; CORREIA, C. A. S.; SOUZA, E. F.. Participação em banca de Guilherme Mendes Sinésio.Adolescência, identidade e amizade: uma análise do personagem Charlie no filme "As vantagens de ser invisível". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba.

12.
RODRIGUES, G. S. T.; CORREIA, C. A. S.; SOUZA, E. F.. Participação em banca de Allyson Raonne Soares do Nascimento.O enredo em "La virgen de los sicarios", de Fernando Vallejo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.

13.
CORREIA, C. A. S.; BONGESTAB, C.; RODRIGUES, G. S. T.. Participação em banca de Lucélia Alves Pereira.Valle-Inclán, Augusto Boal e Raniel Quintans: três gerações em diferentes regiões e o mesmo afã artístico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.

14.
ALVES, W. S.; CORREIA, C. A. S.; CARVALHO, M. V.. Participação em banca de Fabrícia Chagas Andrade Lino.Figurações da casa espanhola do pós-guerra em "Nada", de Carmen Laforet. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.

15.
CORREIA, C. A. S.; BONGESTAB, C.; SOUZA, F. M.. Participação em banca de José de Sousa Paiva.O trágico em "Bodas de sangre", a partir da ótica de Unamuno e Nietzsche. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.

16.
SILVA NETO, O. G.; CORREIA, C. A. S.. Participação em banca de Vanuza Marques dos Santos.O projeto político pedagógico no atual contexto da escola pública. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Parfor - Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba.

17.
CORREIA, C. A. S.; SOUZA, F. M.; GOMES, M. S.. Participação em banca de Felipe Mateus Félix de Oliveira.Diálogos entre símbolos e mitos de temática amorosa nos poemas "Leda" e Primaveral" de Rubén Darío. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.

18.
GOMES, M. S.; CORREIA, C. A. S.; COSTA, J. D.. Participação em banca de Geraldo Cândido do Nascimento Filho.Traços da perversão sexual no conto "A insólita flor do sexo" de Célia Prada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba.

19.
SILVA NETO, O. G.; CORREIA, C. A. S.; COSTA, J. D.. Participação em banca de Danielle Ribeiro Soares.Rousseau e a concepção de virtude como crítica às aparências da sociedade no romance "Júlia ou A Nova Heloísa". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba.

20.
SILVA, M. M.; CORREIA, C. A. S.; ALEIXO, R. A.. Participação em banca de Priscila Marcela Marques de Lima.As imagens da América nos relatos de Pêro Vaz de Caminha e Cristóvão Colombo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba.

21.
SOUZA, F. M.; CORREIA, C. A. S.; SOUZA, A. L.. Participação em banca de Joelma da Silva Neves.As artes como mediadoras socioculturais no processo de ensino-aprendizagem de espanhol-língua estrangeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
POZA, J. A. M.; CORREIA, C. A. S.; ALVES, W. S.. Banca de avaliação para seleção para professor substituto na área de Literatura Hispânica. 2018. Universidade Estadual da Paraíba.

2.
CORREIA, C. A. S.; ALVES, W. S.; ALBUQUERQUE, T. K.. Banca de avaliação para seleção de professor substituto na área de Língua e Literatura Espanhola. 2016. Universidade Estadual da Paraíba.

3.
CORREIA, C. A. S.; BONGESTAB, C.; SOUZA, A. L.. Seleção de Professor Substituto de Língua Espanhola. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

4.
SOUZA, F. M.; CORREIA, C. A. S.; ALVES, W. S.. Banca de avaliação para seleção de professor substituto na área de Língua Espanhola. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

5.
BONGESTAB, C.; CORREIA, C. A. S.; SOUZA, A. L.. Banca de avaliação para seleção de professor substituto na área de Língua Espanhola. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

6.
CORREIA, C. A. S.. Processo de seleção para ingresso em Mestrado e Doutorado (prova instrumental). 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
HUANCA, R. R. H.; CORREIA, C. A. S.; SILVA NETO, O. G.. Banca de Progressão Funcional do Professor Robson Batista de Sousa. 2017. Universidade Estadual da Paraíba.

2.
CORREIA, C. A. S.; SOUZA, F. M.; GOMES, M. S.. Banca de Progressão Funcional da Professora Joana Dar'k Costa. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

3.
CORREIA, C. A. S.; SOUZA, F. M.; GOMES, M. S.. Banca de Progressão Funcional da Professora Tatiana Fernandes Santana. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

4.
GOMES, M. S.; CORREIA, C. A. S.; SOUZA, F. M.. Banca de Progressão Funcional da Professora Marcelle Ventura Carvalho. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

5.
CORREIA, C. A. S.; BONGESTAB, C.; SILVA NETO, O. G.. Banca de Progressão Funcional do Professor Jordão Joanes Dantas da Silva. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

6.
CORREIA, C. A. S.; BONGESTAB, C.; SILVA NETO, O. G.. Banca de Progressão Funcional do Professor Paulo Vinicius Ávila Nóbrega. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

7.
CORREIA, C. A. S.; BONGESTAB, C.; SILVA NETO, O. G.. Banca de Progressão Funcional da Professora Ludmila Mota de Figueiredo Porto. 2014. Universidade Estadual da Paraíba.

8.
CORREIA, C. A. S.; GOMES, M. S.; ALMEIDA, J. J. P.. Banca de Progressão Funcional da Professora Cristina Bongestab. 2013. Universidade Estadual da Paraíba.

9.
CORREIA, C. A. S.. DELE - Diploma de Español como Lengua Extranjera. 2010.

10.
CORREIA, C. A. S.. DELE - Diploma de Español como Lengua Extranjera. 2009.

11.
CORREIA, C. A. S.. DELE - Diploma de Español como Lengua Extranjera. 2008.

12.
CORREIA, C. A. S.. DELE - Diploma de Español como Lengua Extranjera. 2007.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI ENID.Minicurso As Artes e o lúdico como mediadores no processo de ensino-aprendizagem de Espanhol como língua estrangeira. 2017. (Encontro).

2.
V Semana Acadêmica do CCHE.Leitura/Loucura: a insanidade da sociedade e a lucidez de Don Quijote segundo Miguel de Unamuno. 2016. (Outra).

3.
10.o Festival Mundo.Diálogo entre Teatro do Oprimido e Teatro Pobre. 2015. (Outra).

4.
I Semana de Integração da UEPB.Minicurso: Introdução à Prática Teatral. 2015. (Outra).

5.
IV Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários da UEPB.Minicurso: Introdução à Prática Teatral. 2015. (Outra).

6.
V ENID - V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB.Arte educativa: um diálogo entre Paulo Freire, Augusto Boal e Miguel de Unamuno. 2015. (Encontro).

7.
II Jornada de Literaturas Hispánicas.O contemporâneo a partir do pensador espanhol Miguel de Unamuno. 2014. (Outra).

8.
I SEMON - Seminário de Educação em Monteiro - PB.Arte educativa: um diálogo entre Paulo Freire e Augusto Boal. 2014. (Seminário).

9.
IV Semana Acadêmica do CCHE - UEPB.O legado vanguardista e a nova tradição de Miguel de Unamuno. 2014. (Outra).

10.
IV Semana Acadêmica do CCHE - UEPB.Diálogos entre literaturas espanholas e hispano-americanas. 2014. (Outra).

11.
VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Um estudo comparativo entre os textos unamunianos "Niebla" e "San Manuel Bueno, mártir". 2014. (Congresso).

12.
V Simpósio Internacional de Letras Neolatinas.As diversas fusões na perspectiva literária vital de Miguel de Unamuno. 2014. (Simpósio).

13.
V Simpósio Internacional de Letras Neolatinas.Pensar o contemporâneo. 2014. (Simpósio).

14.
V Semana de Letras - UFJF.O legado vanguardista e a nova tradição de Miguel de Unamuno. 2013. (Outra).

15.
XIII Congresso Internacional da ABRALIC. A contemporaneidade da metafísica pessoal unamuniana. 2013. (Congresso).

16.
XIV Semana de Filosofia - Mackenzie.O nadismo trágico e originário de Caim a configurar a tragédia bufa de Miguel de Unamuno. 2013. (Outra).

17.
XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. A perspectiva literária de Miguel de Unamuno. 2013. (Congresso).

18.
Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeira: desafios da aprendizagem e do ensino.A importância da Literatura Hispânica na formação do professor de Espanhol. 2012. (Outra).

19.
II Congreso Internacional de Literatura y Cultura Españolas Contemporáneas. Diálogos transatlánticos. La lectura unamuniana de Don Quijote de La Mancha. 2011. (Congresso).

20.
IV Simpósio Internacional de Letras Neolatinas.A autobiografia na perspectiva unamuniana. 2011. (Simpósio).

21.
Lançamento da Revista Cultura Crítica n.o 11.A cegueira social na obra de José Saramago e a necessidade de ensaiar uma outra via. 2011. (Outra).

22.
O Insólito e a Literatura Infanto-Juvenil.O estrambótico na obra de Miguel de Unamuno. 2011. (Encontro).

23.
Seminário de Educação Saraiva. 2011. (Seminário).

24.
VI Congresso Internacional Roa Bastos: Arquivos de Fronteira. A nação ibérica para Miguel de Unamuno. 2011. (Congresso).

25.
VIII Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura.A relação intrínseca entre história e poesia na obra de Miguel de Unamuno. 2011. (Simpósio).

26.
XII Congresso Internacional ABRALIC. A hispanidade sob a perspectiva de Miguel de Unamuno. 2011. (Congresso).

27.
XII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões.A religiosidade unamuniana. 2011. (Simpósio).

28.
XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia. A compreensão unamuniana de autobiografia. 2011. (Congresso).

29.
II Colóquio de Pós-Graduação em Letras: Literatura e Vida Social.O explícito e o implícito da cegueira social em José Saramago. 2010. (Outra).

30.
II Encontro Regional O insólito como questão na narrativa ficcional.Uma releitura da tradição a partir de Caim (de José Saramago). 2010. (Encontro).

31.
II Encontro Regional O insólito como questão na narrativa ficcional.O emergir do ver humano com base em Névoa (de Miguel de Unamuno). 2010. (Encontro).

32.
III Congresso Nacional de Pesquisa em Literatura e XI Seminário de Estudos Literários. Miguel de Unamuno: a recusa aos rótulos em busca do novo. 2010. (Congresso).

33.
VII Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura: Literatura, História e Filosofia.A interseção entre Literatura e Filosofia na obra de Miguel de Unamuno. 2010. (Simpósio).

34.
XII Congresso de Estudos Literários - Leitor, leitora: literatura, recepção, gênero. Leitura: abordagens interdisciplinares. 2010. (Congresso).

35.
XII Congresso de Estudos Literários- Leitor, leitora: literatura, recepção, gênero. A interseção entre Literatura e Filosofia na obra de Miguel de Unamuno. 2010. (Congresso).

36.
II Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura.Repensando o trágico pelo pulsar da veia nietzscheana. 2005. (Simpósio).

37.
I Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura.Ambiguidades do fogo no pensamento trágico. 2004. (Simpósio).

38.
XXV Jornada de Iniciação Científica.Pontos convergentes em "Ninguém escreve ao coronel" e "Lavoura Arcaica?. 2003. (Outra).

39.
Congresso Internacional O mundo, vasto mundo de Drummond. 2002. (Congresso).

40.
Primeiro Seminário de Atualização para Professores de Espanhol. 2002. (Seminário).

41.
XXIV Jornada de Iniciação Científica.Aspectos sócio-cognitivos dos modais "poder" e "dever" no português do Brasil. 2002. (Outra).

42.
XXIV Jornada de Iniciação Científica.Convergências entre abordagens interpretativas de "Lavoura Arcaica" e "Ninguém escreve ao coronel". 2002. (Outra).

43.
XXIII Jornada de Iniciação Científica.Os verbos modais poder e dever em português: uma análise sócio-cognitiva. 2001. (Outra).

44.
XX Semana de Estudos Clássicos. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORREIA, C. A. S.; SOUZA, F. M. . I Encuentro Artístico - PIBID Español. 2015. (Outro).

2.
CORREIA, C. A. S.. Literatura Comparada: perspectivas atuais. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Sebastião Silva de Andrade. A Pedagogia implícita na obra de Unamuno. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

2.
Raquel Espínola. A religiosidade na literatura de Miguel de Unamuno. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

3.
Amanda Carolline Barnabé. A educação, a literatura e o teatro em uníssono. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

4.
Ygo Magalhães. Um estudo comparativo entre os personagens Don Quijote e Jesus Cristo. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).

5.
Ana Maria Araújo. A simbologia de Pã na poesia de Rubén Darío. Início: 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Joana D'Arc de Freitas Ferreira. A contribuição de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos - EJA. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

2.
Maria da Conceição Araújo de Sousa. Leitura e escrita no processo de ensino-aprendizagem. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

3.
Maria Gorete Dario de Oliveira. Formando leitores nos dias atuais. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

4.
Paulo Roberto Bezerra. Formação do povo brasileiro - diversidade cultural e suas implicações pedagógicas. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carla Taciana Leite de Sousa Anastacio. Don Quijote de La Mancha e Sancho Panza na releitura unamuniana. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

2.
Maria José Soares dos Santos. As relações de poder que permeiam a condição de ser mulher: um diálogo entre Foucault, Beauvoir, Sotomayor e Unamuno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

3.
Valdirene Sabino de Andrade. Um estudo comparado das noções de loucura nas obras "El ingenioso hidalgo Don Quijote de La Mancha" e "Elogio da Loucura". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

4.
Luzia Mirian Ferreira de Sousa. Paulo Freire e Miguel de Unamuno: reflexões sobre o papel da educação e a literatura no processo de emancipação do sujeito. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

5.
Karyna Brito Saraiva. A interpretação de "La Celestina", em diálogo com a carnavalização de Bakhtin. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

6.
Irian Karla Bezerra de Lima. "El ingenioso hidalgo Don Quijote de La Mancha" e sua relação com os ideais de Paulo Freire. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

7.
Damiana de Sousa Barroso Santiago. Análise da obra Lazarillo de Tormes no âmbito das críticas e denúncias sociais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

8.
Lígia da Conceição Araújo. Um diálogo entre Miguel de Unamuno, Paulo Freire e Augusto Boal: a educação em uma perspectiva artística. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

9.
José de Sousa Paiva. O trágico em "Bodas de sangre", a partir da ótica de Unamuno e Nietzsche. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

10.
Glória Mercia de Azevedo Barros. As personagens femininas de Mafalda e Mulheres Alteradas: uma análise comparativa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

11.
Felipe Mateus Oliveira. Diálogos entre símbolos e mitos de temática amorosa nos poemas "Leda" e Primaveral" de Rubén Darío. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

12.
Lucélia Alves. Valle-Inclán, Augusto Boal e Raniel Quintans: três gerações e o mesmo afã artístico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

Iniciação científica
1.
João Paulo Amorim de Oliveira. Don Quijote de La Mancha: uma breve análise da influência de sua obra para a educação na atualidade. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

2.
Luzia Mirian Ferreira de Sousa e Sirleide Marinheiro. O papel da literatura e das artes cênicas no desenvolvimento social do indivíduo. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

3.
Lígia da Conceição Araújo. O papel da ética no âmbito educacional sob a visão de Paulo Freire e Augusto Boal: contribuições pedagógicas da modalidade musical neste processo. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

4.
Lígia da Conceição Araújo. Arte educativa: um diálogo entre Paulo Freire, Augusto Boal e Miguel de Unamuno. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

Orientações de outra natureza
1.
Cláudia Maria da Silva Barbosa. Ensino-aprendizagem de espanhol usando músicas com alunos do 1.o ano da Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz de Sumé - Relato de experiência. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

2.
José Augusto Bento dos Santos e Tatiana Batista Reinaldo. O uso das fábulas no cotidiano da escola como estratégia do ensino-aprendizagem do espanhol. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

3.
Karla Fernanda; Márcia Cosma e Sirleide Marinheiro. Relato de experiência: a utilização das músicas no ensino de Espanhol. 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

4.
Luzia Mirian Ferreira de Sousa. Monitoria em Literatura Espanhola II. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

5.
Elis Regina Guedes de Souza. Orientação de monitoria em Literatura Espanhola II. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

6.
Luzia Mirian Ferreira de Sousa e Amanda Carolline Barnabé. O cinema como mediador na aquisição do Espanhol - Língua Estrangeira. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

7.
Thais Fernandes da Silva, Amanda Carolline Barnabé. O ensino de língua espanhola e literatura hispânica a partir do teatro. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

8.
Kaio César Pinheiro e Raquel Espínola. Teoração: a fusão pela nova forma de ensinar. 2015. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

9.
Maria José Soares dos Santos. Monitoria em Literatura Espanhola 3. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

10.
Joelma Santos Neves. Monitoria em Literatura Espanhola 1. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

11.
Sabrina Neves da Silva. Monitoria em Literatura Espanhola 2. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

12.
Lígia da Conceição Araújo. Monitoria em Literatura Espanhola 2. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

13.
Felipe Mateus Oliveira. Monitoria em Teoria e Crítica Literária 1. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

14.
Maria José Soares dos Santos. Monitoria em Literatura Espanhola 1. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.

15.
Joelma Santos Neves. Monitoria em Literatura Espanhola 2. 2013. Orientação de outra natureza. (Letras - Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba. Orientador: Cristiane Agnes Stolet Correia.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CORREIA, C. A. S.. A perspectiva literária, autobiográfica e educacional de Miguel de Unamuno em diálogo com Guimarães Rosa, Calderón de la Barca e Don Quijote de la Mancha. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 8:17:43