Wilson dos Santos Fernandes

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2532451941529446
  • Última atualização do currículo em 22/08/2018


É formado em engenharia civil pela UFMG (2002), mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG (2005) e doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG (2009). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da UFMG. É revisor dos periódicos Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Journal of Hydrologic Engineering e Journal of Hydrology. Seus principais temas de interesse são: modelos hidrológicos de transformação chuva-vazão, previsão hidrológica, análise de freqüência de variáveis hidrológicas e análise estatística de eventos hidrológicos extremos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wilson dos Santos Fernandes
Nome em citações bibliográficas
FERNANDES, W. S.;Fernandes, W.;Fernandes, Wilson

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos.
Av. Antônio Carlos 6627 - Bloco 1 - Sala 4609
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34093685
URL da Homepage: http://www.ehr.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2009
Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Método para a estimação de quantis de enchentes extremas com o emprego conjunto de análise bayesiana, de informações não sistemáticas e de distribuições limitadas superiormente, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Mauro da Cunha Naghettini.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Análise de frequência; PMP/PMF; Estatística Bayesiana; Distribuições limitadas.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica / Especialidade: Hidráulica.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Estatística / Especialidade: Inferência em Processos Estocásticos.
2003 - 2005
Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Metodologia unificada para análise de freqüêcia de vazões máximas anuais a partir da agregação da informação hidrometeorológica regionalizada,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Mauro da Cunha Naghettini.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Método Pico-Volume; GRADEX; Séries de duração parcial; TCEV; Análise de freqüência.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica / Especialidade: Hidrologia.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.
Setores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas; Irrigação e Drenagem.
1998 - 2002
Graduação em Engenharia Civil.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Cornell University, CORNELL, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.


Formação Complementar


2012 - 2013
Introduction to Computer Science and Programming. (Carga horária: 60h).
Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsa de iniciação científica no projeto de pesquisa "Avaliação técnica, econômica e ambiental de tecnologias alternativas em drenagem urbana", financiado pelo CNPq.

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Programa de incentivo à docência na disciplina Cálculo Deferecial e Integral I.



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Otimização da operação de reservatórios utilizando programação dinâmica estocástica amostral com assimilação sequencial de dados para previsão de vazões
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Caracterização das vazões máximas diárias no Brasil e o uso da análise Bayesiana na determinação de limites probabilísticos associados ao deslizamento de encostas
Descrição: SUBPROJETO 1: Avaliação do tipo de distribuição de probabilidades das vazões máximas diárias anuais do Brasil e estimação da curva envoltória de recordes brasileiros de vazão A análise de frequência de dados climatológicos, sobretudo os hidrológicos, tem sido a principal ferramenta utilizada por engenheiros na estimativa do risco ambiental de obras civis de toda a sorte. No entanto, as etapas necessárias para a análise de frequência pressupõem a escolha de um modelo probabilístico a priori e uma avaliação do limite crível de extrapolação do modelo adotado. Nesse sentido essa parte da pesquisa busca, a partir de dados fluviométricos de todo o Brasil, avaliar os modelos probabilísticos disponíveis e recomendar a adoção daquele que melhor se adapta aos dados brasileiros. Os resultados obtidos aqui têm o potencial de fomentar a discussão acerca da padronização dos métodos utilizados na análise de frequência, tal como o Bulletin 17B sugere para os Estados Unidos. Além desses resultados, buscar-se também a estimação da curva envoltória de vazões recordes para o Brasil. Tal curva é uma ferramenta complementar à análise de frequência, constituindo os limites físicos máximos para a extrapolação da curva de frequência de vazões. SUBPROJETO 2: Quantificação das incertezas associada à determinação de limites probabilísticos de precipitação, na definição da ocorrência de deslizamento de solo de encosta, por meio de uma abordagem Bayesiana Nos últimos anos, a avaliação do risco de deslizamento de encostas tornou-se um tema de grande interesse para os geocientistas e profissionais de engenharia. Tais deslizamentos provocam consequências graves como, por exemplo, soterramentos de domicílios e, consequentemente, a ocorrência de vítimas fatais. Os deslizamentos de solo e o carreamento de detritos das encostas são provocados, muita das vezes, por precipitações de diversas magnitudes. Então, torna-se evidente a necessidade de quantificar um limite provável de precipitação que acarretaria um possível deslizamento de terra. O termo ?limite? é definido como o nível ou o valor que deve ser excedido para produzir um dado efeito ou resultado. Quando um limite é ultrapassado, uma mudança radical de estado dentro de um sistema irá ocorrer e essa mudança pode se manifestar de forma repentina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Wilson dos Santos Fernandes - Coordenador / Sarah Figueiredo Luiz - Integrante / Karoline Tenório da Costa - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2011 - 2014
Gestão dos meios aquáticos urbanos em função da pressão antrópica em suas bacias
Descrição: O projeto visa a cooperação interinstitucional entre o Institut National des Sciences Appliquées de Lyon, a École des Ponts Paris Tech e a Universidade Federal de Minas Gerais e tem como objetivo científico principal da colaboração entre o Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da UFMG (EHR), o Laboratoire de Génie Civil et Ingénierie Environnementale do INSA de Lyon (LGCIE) e o Laboratoire Eau Environnement et Systèmes Urbains da ENPC (LEESU), promovendo uma série de atividades relativas à pesquisa e desenvolvimento tecnológico conjunto na área de gestão de águas urbanas. O projeto se insere dentro de uma problemática de desenvolvimento científico e de meios de análise visando uma melhor gestão das bacias de drenagem urbanas e seu impacto sobre os meios receptores, permitindo o desenvolvimento urbano em condições de maior sustentabilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (6) .
Integrantes: Wilson dos Santos Fernandes - Integrante / Márcio Benedito Baptista - Coordenador / Nilo Nascimento - Integrante / Priscila Moura - Integrante / Eduardo von Sperling - Integrante / Márcia Maria Lara Pinto Coelho - Integrante / Marcos von Sperling - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
2011 - 2013
Manejo de águas pluviais em meio urbano
Descrição: O projeto manejo de águas pluviais em meio urbano (MAPLU2) é um projeto em rede, composto de 6 subprojetos. Tem como objetivo geral o desenvolvimento de soluções urbanísticas e ambientalmente adequadas de manejo de águas pluviais para a redução do impacto sobre o hidrograma de enchentes, com especial atenção para a qualidade da água, o controle de vetores e a gestão de resíduos sólidos, em bacias experimentais urbanas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Regionalização hidrológica de vazões mínimas de 7 dias de duração e 10 anos de período de retorno das sub-bacias 40 e 41 através do método dos mínimos quadrados generalizados
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Wilson dos Santos Fernandes - Coordenador / Sarah Figueiredo Luiz - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Journal of Hydrologic Engineering
2009 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Recursos Hídricos
2009 - Atual
Periódico: Journal of Hydrology (Amsterdam)
2009 - Atual
Periódico: Hydrological Sciences Journal
2009 - Atual
Periódico: Stochastic Environmental Research and Risk Assessment


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidrologia.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidráulica.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Controle de Enchentes e de Barragens.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Professor homenageado - Engenharia Ambiental, UFMG - Escola de Engenharia.
2014
Professor homenageado - Engenharia Ambiental, UFMG - Escola de Engenharia.
2010
Grande Prêmio UFMG de Teses 2010 em Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, UFMG.
2010
Prêmio Brasil de Engenharia 2010 - Menção Honrosa, SENGE-DF.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:3
Total de citações:30
Fator H:3
Fernandes, Wilson Santos  Data: 18/04/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:7
Total de citações:45
Fernandes, W.  Data: 18/04/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
Mota, T.2018Mota, T. ; NAGHETTINI, M. C. ; Fernandes, W. ; SILVA, F. E. O. E. . Combination of the SCS-CN and the GRADEX models to maximum flow estimation. REVISTA BRASILEIRA DE RECURSOS HÍDIRCOS, v. 23, p. 1, 2018.

2.
COSTA, VEBER2017COSTA, VEBER ; Fernandes, Wilson . Bayesian estimation of extreme flood quantiles using a rainfall-runoff model and a stochastic daily rainfall generator. JOURNAL OF HYDROLOGY, v. 1, p. 1, 2017.

3.
COSTA, K. T.2015COSTA, K. T. ; Fernandes, Wilson . Avaliação do tipo de distribuição de probabilidades das vazões máximas diárias anuais no Brasil. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 20, p. 442-451, 2015.

4.
Silva, A. T.2015 Silva, A. T. ; Portela, M. M. ; Naghettini, Mauro ; Fernandes, W. . A Bayesian peaks-over-threshold analysis of floods in the Itajaí-açu River under stationarity and nonstationarity. Stochastic Environmental Research and Risk Assessment (Print), v. 1, p. 1-20, 2015.

5.
COSTA, VEBER2014COSTA, VEBER ; Fernandes, Wilson ; Naghettini, Mauro . Regional models of flow-duration curves of perennial and intermittent streams and their use for calibrating the parameters of a rainfall-runoff model. Hydrological Sciences Journal, v. 59, p. 262-277, 2014.

6.
SILVA, F. E. O. E.2014SILVA, F. E. O. E. ; Naghettini, Mauro ; Fernandes, Wilson . Avaliação bayesiana das incertezas nas estimativas dos parâmetros de um modelo chuva-vazão conceitual. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 19, p. 148-159, 2014.

7.
COSTA, VEBER2014COSTA, VEBER ; Fernandes, Wilson ; Naghettini, Mauro . A Bayesian model for stochastic generation of daily precipitation using an upper-bounded distribution function. Stochastic Environmental Research and Risk Assessment (Print), v. 29, p. 563-576, 2014.

8.
FERNANDES, W. S.2013FERNANDES, W. S.; NAGHETTINI, M. C. ; LOSCHI, R. H. . Método para a estimação de quantis de enchentes extremas com o emprego conjunto de análise Bayesiana, de informações não sistemáticas e de distribuições limitadas superiormente ? Parte 1: Desenvolvimento Teórico. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 18, p. 175-188, 2013.

9.
FERNANDES, W. S.2013FERNANDES, W. S.; NAGHETTINI, M. C. ; LOSCHI, R. H. . Método para a estimação de quantis de enchentes extremas com o emprego conjunto de análise Bayesiana, de informações não sistemáticas e de distribuições limitadas superiormente ? Parte 2: Aplicação. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 18, p. 189-199, 2013.

10.
LUIZ, S. F.2013LUIZ, S. F. ; FERNANDES, W. S. ; REIS JUNIOR, D. S. . Regionalização hidrológica de vazões mínimas por meio dos métodos OLS e WLS aplicada à bacia do Alto São Francisco. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 18, p. 231-241, 2013.

11.
Costa, V. A. F.2012Costa, V. A. F. ; Fernandes, Wilson ; Naghettini, Mauro . Modelos regionais para curvas de permanência de vazões de rios perenes, intermitentes e efêmeros, com emprego da distribuição Burr XII estendida. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 17, p. 171-180, 2012.

12.
Saraiva, I.2011Saraiva, I. ; FERNANDES, W. S. ; NAGHETTINI, M. C. . Simulação hidrológica mensal em bacias hidrográficas sem monitoramento fluviométrico. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 16, p. 115-125, 2011.

13.
Fernandes, Wilson2010 Fernandes, Wilson; Naghettini, Mauro ; Loschi, Rosângela . A Bayesian approach for estimating extreme flood probabilities with upper-bounded distribution functions. Stochastic Environmental Research and Risk Assessment (Print), v. 24, p. 1127-1143, 2010.

14.
Fernandes, Wilson2008 Fernandes, Wilson; Naghettini, Mauro . Integrated Frequency Analysis of Extreme Flood Peaks and Flood Volumes Using the Regionalized Quantiles of Rainfall Depths as Auxiliary Variables. Journal of Hydrologic Engineering, v. 13, p. 171, 2008.

15.
FERNANDES, W. S.2007FERNANDES, W. S.; NAGHETTINI, M. C. . Metodologia integrada para análise de freqüência de picos e volumes de cheia com a incorporação da informação hidrometeorológica regionalizada. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 12, p. 135-145, 2007.

16.
BAPTISTA, M. B.2005BAPTISTA, M. B. ; BARRAUD, S. ; ALFAKIH, E. ; NASCIMENTO, Nilo ; FERNANDES, W. S. ; MOURA, P. ; MITRE, L. A. . Performance-costs evaluation for urban storm drainage. WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 51, p. 99-107, 2005.

17.
MACHADO, Maria Léa2005MACHADO, Maria Léa ; NASCIMENTO, Nilo ; BAPTISTA, Márcio ; GONÇALVES, Március ; FERNANDES, W. S. ; SILVA, Adriano ; LIMA, Joelma Costa de ; DIAS, Rodrigo ; SILVA, Anderson ; MACHADO, Ébio . Curvas de danos de inundação versus profundidade de submersão: desenvolvimento de metodologia. REGA. Revista de Gestão de Águas da América Latina, Chile, v. 2, n.1, p. 35-52, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
Fernandes, Wilson; Silva, Artur Tiago . Introduction to Bayesian Analysis of Hydrologic Variables. Fundamentals of Statistical Hydrology. 1ed.: Springer International Publishing, 2017, v. , p. 497-536.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Costa, V. A. F. ; Fernandes, W. . Modelo misto para geração estocástica de precipitação diária com emprego de uma distribuição limitada superiormente na descrição de eventos extremos. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2017. v. 1. p. 1-1.

2.
Ventura, L. A. ; MOURA, P. ; Fernandes, W. . Análise comparativa preliminar de curvas-chaves geradas pelo modelo HEC-RAS e SWMM. In: XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2017, Florianópolis. XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2017. v. 1. p. 1-1.

3.
LUIZ, S. F. ; Costa, V. A. F. ; Rocha, F. F. ; Pinto, E. J. A. ; Tomé, F. L. F. O. ; FERNANDES, W. S. . Geração de séries sintéticas de precipitações diárias. In: XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2012, João Pessoa. Anais da XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Porto Alegre: ABRH - Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2012.

4.
Costa, V. A. F. ; Fernandes, W. ; Naghettini, Mauro . Modelos regionais de curvas de permanência de vazões e sua utilização na calibração de modelos de simulação hidrológica. In: XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011, Maceió. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2011. v. CDROM.

5.
Costa, V. A. F. ; Fernandes, W. ; NAGHETTINI, M. C. . Regional modeling of annual flow duration curve with the extended Burr XII distribution function. In: AGU Meeting of the Americas, 2010, Foz do Iguaçu. Meeting of the Americas Supplement, 2010. v. 91. p. p. H23A03.

6.
FERNANDES, W. S.; NAGHETTINI, M. C. . O Uso da teoria estatística dos recordes e de uma distribuição de probabilidades limitada superiormente na análise de freqüência de vazões máximas. In: XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e 8o Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa, 2007, São Paulo. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e 8o Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CDROM). Porto Alegre: ABRH, 2007.

7.
BAPTISTA, M. B. ; NASCIMENTO, Nilo ; MITRE, L. A. ; FERNANDES, W. S. ; BARRAUD, S. ; MOURA, P. . Multicriteria evaluation for urban storm drainage. In: First Switch Scientific Meeting, 2007, Birmingham. Switch Scientific Meeting. Birmingam: University of Birmingam, 2007.

8.
FERNANDES, W. S.; NAGHETTINI, M. C. . Relação adimensional entre vazões médias diárias máximas e volumes de cheia em bacias do estado de Minas Gerais. In: XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2005, João Pessoa. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos: Integrando a Gestão de Águas às Políticas Sociais e de Desenvolvimento Econômico. Porto Alegre: ABRH, 2005.

9.
BAPTISTA, M. B. ; BARRAUD, S. ; ALFAKIH, E. ; NASCIMENTO, Nilo ; FERNANDES, W. S. ; MOURA, P. ; MITRE, L. A. . Proposal of an evaluation system for urban storm drainage. In: NOVATECH 2004: Fifth International Conference on Innovative Technologies in Urban Storm Drainage, 2004, Lyon. 5th international conference on sustainable techniques and strategies in urban water management, 2004. v. 1. p. 441-448.

10.
FERNANDES, W. S.; NAGHETTINI, M. C. ; STOCHIERO, F. C. ; MAGALHÃES, G. . MSD-30: Um modelo de simulação de descargas médias mensais. In: XV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2003, Curitiba. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2003.

11.
FERNANDES, W. S.; DINIZ, M. G. ; SCHVARTZMAN, A. ; MITRE, L. A. . Aplicação do instrumento da outorga no gerenciamento dos recursos hídricos em Minas Gerais: Caso dos rios Piratinga e Ponte Grande. In: XV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2003, Curitiba. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2003.

12.
FERNANDES, W. S.; BAPTISTA, M. B. . Proposição de um sistema de auxílio à decisão para a escolha de técnicas alternativas de drenagem urbana. In: VI Simpósio de recursos hídricos do nordeste, 2002, Maceió. VI Simpósio de recursos hídricos do nordeste. Curitiba: ABRH, 2002.

13.
FERNANDES, W. S.; BAPTISTA, M. B. . Desenvolvimento de um software de análise multicritério de sistemas de drenagem urbana. In: XI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2002, Belo Horizonte. XI Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, F. E. O. E. ; NAGHETTINI, M. C. ; FERNANDES, W. S. . Bayesian Assessment of the Uncertainties of Estimates of a Conceptual Rainfall-Runoff Model Parameters. In: AGU Fall Meeting, 2014, San Francisco. American Geophysical Union Fall Meeting 2014. Washington, DC: American Geophysical Union, 2014.

2.
FERNANDES, W. S.; BAPTISTA, M. B. . Desenvolvimento de um sistema para auxílio à decisão em drenagem urbana. In: XI Semana de Iniciação Científica da UFMG, 2002, Belo Horizonte. XI Semana de Iniciação Científica. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

3.
FERNANDES, W. S.. Geometria em dimensão dois. In: XIII Semana de Iniciação Científica, 1999, Belo Horizonte. VIII Semana de iniciação científica e I Semana de pós-graduação: Pesquisa e sociedade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. v. 1. p. 205-205.

Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, W. S.; NAGHETTINI, M. C. . Metodologia Integrada para Análise de Freqüência de Pico e Volumes de Cheia com a Incorporação da Informação Hidrometeorológica Regionalizada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERNANDES, W. S.; NAGHETTINI, M. C. ; LOSCHI, R. H. . Análise Bayesiana das vazões máximas anuais: o uso da PMF na estimação do limite superior da EV4. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FERNANDES, W. S.; NAGHETTINI, M. C. ; LOSCHI, R. H. . An attempt to reconcile the PMF concept and flood frequency analysis through the joint use of non-systematic flood information and an upper-bounded probability distribution, within a Bayesian framework. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
FERNANDES, W. S.. SH30 - Simulação Hidrológica Chuva-Vazão em Intervalo Mensal. 2009.

2.
FERNANDES, W. S.. Curva Chave 1.0. 2007.

3.
FERNANDES, W. S.; NAGHETTINI, M. C. ; NASCIMENTO, Nilo . Sistema RIO GRANDE. 2006.

4.
FERNANDES, W. S.; STOCHIERO, F. C. ; MAGALHÃES, G. ; NAGHETTINI, M. C. . MSD30. 2003.

5.
FERNANDES, W. S.; BAPTISTA, M. B. . TecAlt - Sistema de auxílio à decisão em drenagem urbana. 2002.

6.
FERNANDES, W. S.; BAPTISTA, M. B. . AvDren - Software de análise multicritério de sistemas de drenagem urbana. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
NAGHETTINI, M. C. ; NASCIMENTO, Nilo ; FERNANDES, W. S. . A Estrutura Funcional do SISTEMA RIO GRANDE - um sistema integrado para simulação hidrológica e previsão de vazões afluentes a reservatórios de Aproveitamentos Hidrelétricos. 2006.

2.
NAGHETTINI, M. C. ; NASCIMENTO, Nilo ; FERNANDES, W. S. . Manual do Usuário do SISTEMA RIO GRANDE - um sistema integrado para simulação hidrológica e previsão de vazões afluentes a reservatórios de aproveitamentos hidrelétricos. 2006.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
REIS JUNIOR, D. S.; Lima, C. H. R.; Fernandes, W.. Participação em banca de Renato Souza Amorim. Detecção de tendências em séries de extremos hidrológicos considerando efeitos de autocorrelação temporal e multiplicidade de testes. 2018. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos) - Universidade de Brasília.

2.
MOURA, P.; Fernandes, W.; Nunes, A. A.; Menezes Filho, F. C. M.. Participação em banca de Luísa Almeida Ventura. Ferramenta de auxílio à emissão de alerta de inundações urbanas: metodologia associando as características das precipitações com a probabilidade de ocorrência de alerta. 2018. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
REIS JUNIOR, D. S.; KOIDE, S.; FERNANDES, W. S.. Participação em banca de Cássio Guilherme Rampinelli. Modelagem Hidrológica sob uma Abordagem Bayesiana: Comparação de Algoritmos MCMC e Análise da Influência da Função Verossimilhança na Estimativa dos Parâmetros e Descrição das Incertezas. 2016. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos) - Universidade de Brasília.

4.
FERNANDES, W. S.; NAGHETTINI, M. C.; Pinheiro, M. C.; FILL, H. D. O. A.. Participação em banca de Karoline Tenório da Costa. Avaliação de Distribuições de Probabilidades de Vazões Médias Diárias Máximas Anuais no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
BAPTISTA, M. B.; FERNANDES, W. S.; HELLER, L.; LASCHEFSKI, K. A.. Participação em banca de Wesley Ruas Silva. Contribuição ao debate sobre políticas de proteção a margens de cursos d'água em áreas rurais no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
NAGHETTINI, M. C.; Barbosa, T. J. E.; Palmier, L. R.; Fernandes, W.; Mine, M. R. M.. Participação em banca de Fernando Neves Lima. Avaliação das probabilidades de falhas em barragens, associadas a eventos de naturezas hidráulicas e hidrológicas: Estudo de caso da PCH Cajuru. 2014. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
FERNANDES, W. S.; REIS JUNIOR, D. S.; NAGHETTINI, M. C.; Pinto, E. J. A.. Participação em banca de Sarah Figueiredo Luiz. Regionalização hidrológica de vazões mínimas por meio do Método dos Mínimos Quadrados Generalizados aplicada à bacia do Alto São Francisco. 2013. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
WENDLAND, E. C.; MARTINS, E. S. P. R.; FERNANDES, W. S.. Participação em banca de Antônio Alves Meira Neto. Ponderação bayesiana de modelos utilizando diferentes séries de precipitação aplicada à simulação chuva-vazão na Bacia do Ribeirão da Onça. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento) - Universidade de São Paulo.

9.
Pinto, E. J. A.; Fernandes, Wilson; Assis, W. L.; Lucas, T. P. B.. Participação em banca de Marise Aparecida Queiroz. Avaliação de Tendências em Séries de Precipitação Diária Máxima Anual na Faixa Central do Estado de Minas Gerais. 2013. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
NAGHETTINI, M. C.; Fernandes, W.; Palmier, L. R.; REIS JUNIOR, D. S.. Participação em banca de Veber Afonso Figueiredo Costa. Modelos regionais de curvas de permanência de vazões de rios perenes, intermitentes e efêmeros, e seu emprego na calibração indireta de modelos de simulação hidrológica. 2011. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
FERNANDES, W. S.; NAGHETTINI, M. C.; Pruski, F. F.; MOURA, P.; Pinto, E. J. A.. Participação em banca de Isabel Santos Saraiva. Regionalização de modelos de simulação hidrológica para emprego em bacias hidrográficas sem monitoramento fluviométrico. 2010. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
NAGHETTINI, M. C.; MELLO, C. R.; Pinto, E. J. A.; Fernandes, W.; SCHVARTZMAN, A. S.. Participação em banca de Matheus Fonseca Durães. Caracterização e Avaliação do Estresse Hidrológico da Bacia do Rio Paraopeba, por Meio de Simulação Chuva-Vazão de Cenários Atuais e Prospectivos de Ocupação e Uso do Solo Utilizando um Modelo Hidrológico Distribuído. 2010. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
Palmier, L. R.; Fernandes, W.; Marques, M. G.; Porto, R. M.. Participação em banca de Denis Furstenau Plec. Otimização de Leis de Manobras de Eclusas de Navegação com Uso de Algoritmos Genéticos. 2010. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
Lima, C. H. R.; NAGHETTINI, M. C.; Pinheiro, M. C.; Pinto, E. J. A.; Fernandes, W.. Participação em banca de Marcus Suassuna Santos. Caracterização espaço-temporal de secas utilizando ondaletas: uma aplicação para as bacias mineiras do rio São Francisco. 2010. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

15.
KOIDE, S.; NASCIMENTO, Nilo; BAPTISTA, M. B.; FERNANDES, W. S.; NAGHETTINI, M. C.. Participação em banca de Viviane Borda Pinheiro. Calibração de um modelo chuva-vazão em bacias sem monitoramento fluviométrico a partir de curvas de permanência sintéticas. 2009. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
BAPTISTA, M. B.; Pinto, E. J. A.; Fernandes, W.; MOURA, P.; SILVEIRA, A. L. L.; Silva, D. D.. Participação em banca de Aline de Araújo Nunes. Tendências em eventos extremos de precipitação na Região Metropolitana de Belo Horizonte: detecção, impactos e adaptabilidade. 2018. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
NASCIMENTO, Nilo; ELEUTERIO, J. C.; FERNANDES, W. S.; POMPEO, C. A.; MEDIONDO, E. M.. Participação em banca de Nelson Roberto Amanthea. Drenagem urbana sustentável: Análise de três modelos urbanos com base em variáveis do ciclo hidrológico. 2016. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Palmier, L. R.; Fernandes, Wilson; Guetter, A. K.; GALVAO, C. O.; MELLO, C. E. F.. Participação em banca de Fernandes Mauricio Castro Barrios. Simulação hidrológica em uma bacia hidrográfica andina sob cenário de mudanças climáticas. 2013. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
Fernandes, W.; NASCIMENTO, Nilo; SILVA, F. E. O. E.; REIS JUNIOR, D. S.; Souza Filho, F. A.. Participação em banca de Fernando Neves Lima. Análise de eventos críticos (flash floods) para áreas urbanas em modelagem hidrológica. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
BAPTISTA, M. B.; Pinto, E. J. A.; FERNANDES, W. S.; GEMIACKI, L.; SILVEIRA, A. L. L.. Participação em banca de Aline de Araújo Nunes. Tendência em eventos extremos de precipitação na região metropolitana de Belo Horizonte: detecção, impactos e adaptabilidade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
NAGHETTINI, M. C.; Fernandes, W.; Pinto, E. J. A.; Guetter, A. K.. Participação em banca de Francisco Eustáquio Oliveira e Silva. Assimilação do padrão de variabilidade das variáveis de estado de um modelo chuva-vazão, em esquemas de simulação/previsão hidrológica. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
Fernandes, W.; NAGHETTINI, M. C.; Palmier, L. R.; Lima, C. H. R.. Participação em banca de Veber Afonso Figueiredo Costa. Estimação indireta de quantis de enchentes extremas a partir de modelos chuva-vazão, com emprego conjunto de geradores estocásticos de precipitação diária, análise bayesiana e distribuições limitadas superiormente. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
NASCIMENTO, Nilo; Fernandes, Wilson; ELEUTERIO, J. C.; POMPEO, C. A.; MEDIONDO, E. M.. Participação em banca de Nelson Roberto Amanthea. Drenagem urbana sustentável: avaliação do ciclo hidrológico local em bacia natural monitorada e simulada com cenários de desenvolvimento urbano. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
Palmier, L. R.; Melo, G. C. B.; Fernandes, W.; Guetter, A. K.. Participação em banca de Fernando Maurício Castro Barrios. Simulação Hidrológica em uma Bacia Hidrográfica Andina sob Cenários de Mudanças Climáticas. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
Palmier, L. R.; Pinto, E. J. A.; Fernandes, W.; KOIDE, S.; Srinivazan, V. S.. Participação em banca de Roberto Cézar de Almeida Monte-Mor. Análise de processos hidrológicos em bacias intermitentes e não monitoradas no semi-árido mineiro. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Palmier, L. R.; FERNANDES, W. S.; NAGHETTINI, M. C.. Concurso público para professor substituto do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da UFMG - área de concentração: hidrogeologia. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Netto, O. M. C.; Guetter, A. K.; Schartzman, A. S.; BAPTISTA, M. B.; FERNANDES, W. S.. Concurso público para professor adjunto A do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Palmier, L. R.; Libânio, M.; Fernandes, Wilson. Concurso público para professor substituto do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da UFMG - área de concentração: hidrogeologia. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encontro de Preservação de Manaciais da Zona da Mata Mineira: Uso de Águas e Biossólidos na Agricultura.Procedimento para outorga de direito de uso da água: outorga de direito de uso de recursos hídricos. 2003. (Encontro).

2.
I SEMUNE - Semana Unificada de Engenharia da UFMG. 2001. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Luísa Almeida Ventura. Avaliação do uso de previsão meteorológica no alerta de inundações: estudo de caso da bacia do Ribeirão Arrudas - BH. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Coorientador).

Tese de doutorado
1.
Alberto Assis dos Reis. Previsão Sazonal por Conjunto de Vazão Afluente às Usinas Hidrelétricas do SIN ? Sistema Interligado Nacional. Início: 2017. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Fernando Neves Lima. Análise de previsão hidrológica e alerta de inundação baseado em medições por radar ? estudo de caso da região metropolitana de belo horizonte (RMBH). Início: 2015. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Sarah Figueiredo Luiz. Quantificação de limites probabilísticos de precipitação associados à ocorrência de movimentação de massa de encosta, por meio de inferência Bayesiana. Início: 2013. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Breno Guerreiro da Motta. Determinação do limite de aplicação entre os métodos dinâmico e estacionário em medições de vazão utilizando ADCP. 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

2.
Lucas Filipe Lucena Jesus. Comparação de técnicas de extensão de séries hidrológicas. 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

3.
Tainá Ulhoa Mota. Associação entre os métodos GRADEX e SCS-CN para cálculo de vazões máximas. 2016. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

4.
Manoela Gomes de Braga Ferreira. . Relações regionais de desagregação de chuva diária em uma região de Minas Gerais. 2015. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

5.
Karoline Tenório da Costa. Avaliação de Distribuições de Probabilidades de Vazões Médias Diárias Máximas Anuais no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

6.
Sarah Figueiredo Luiz. Regionalização hidrológica de vazões mínimas de 7 dias de duração e 10 anos de período de retorno das sub-bacias 40 e 41 através do método dos mínimos quadrados generalizados. 2013. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

7.
Marcus Suassuna Santos. Caracterização Espaço-Temporal de Secas Utilizando Ondaletas e o Standardized Precipitation Index: Uma Aplicação para as Bacias Mineiras do Rio São Francisco. 2011. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

8.
Veber Afonso Figueiredo Costa. Modelos regionais de curvas de permanência de vazões para rios perenes, intermitentes e efêmeros, e seu emprego na calibração indireta de modelos de simulação hidrológica. 2011. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Coorientador: Wilson dos Santos Fernandes.

9.
Isabel Santos Saraiva. Regionalização de parâmetros de modelos de simulação hidrológica para emprego em bacias hidrográficas sem monitoramento fluviométrico. 2010. Dissertação (Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

Tese de doutorado
1.
Veber Afonso Figueiredo Costa. Estimação indireta de quantis de enchentes extremas a partir de modelos chuva-vazão, com emprego conjunto de geradores estocásticos de precipitação diária, análise bayesiana e distribuições limitadas superiormente. 2012. Tese (Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Guilherme Soares Almeida Rodrigues. Distibuição temporal de eventos extremos de precipitação no Estado de Minas Gerais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

2.
Milena Guerra de Aguilar. Análise de incertezas do modelo do SCS por meio da distribuição probabilística do curve number e tempo de concentração. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

3.
Bruna Mendes Fratini. Determinação de Equações IDF Utilizando Modelo de Invariância Simples de Escala Temporal de Intensidades de Chuva: aplicação para a Região Metropolitana de Belo Horizonte. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

4.
Flávia Danielle de Souza Mendes. Análise do aproveitamento energético das vazões direcionadas ao vertedouro e ao trecho de vazão reduzida de pequenas centrais hidrelétricas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

5.
Gustavo Henrique de Oliveira. Análise da disponibilidade hídrica da bacia hidrográfica a montante da represa de Três Marias utilizando dados de outorga municipais do IGAM e dados de vazões consuntivas do ONS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

6.
Carolina de Mendonça Ferreira Lacerda. Análise de vazões por comparação de métodos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

7.
Victor Schettino Motta. Proposta alternativa para extrapolação de equações de regionalização de vazões mínimas para subsídio à análise de pedidos de outorga de direito de uso dos recursos hídricos em Minas Gerais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

8.
Paula Caetano Lima. Proposição e avaliação de métodos de dimensionamento hidrológico para pequenas centrais hidrelétricas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

9.
Walfrido Pereira Vidigal Junior. Avaliação hidráulica do sistema extravasor composto por três estruturas de descarga independentes: caso da barragem - Santa Lúcia BH/MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

10.
Angelita Suelen dos Santos. Relação entre vazões de pico e vazões médias diárias para dimensionamento de reservatórios e obras hidráulicas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.

Iniciação científica
1.
Adriana Mendes Ferreira. Regionalização hidrológica de vazões mínimas de 7 dias de duração e 10 anos de período de retorno das sub-bacias 40 e 41 através do método dos mínimos quadrados generalizados. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Wilson dos Santos Fernandes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 20:14:46