Igor Schneider

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4453558334183860
  • Última atualização do currículo em 18/06/2018


Professor Adjunto IV na Universidade Federal do Pará. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003), doutor em Genética pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos (2009), pós-doutoramento na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos (2009-2011). É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2016-2020) e foi premiado com a bolsa CAPES/Alexander von Humboldt para pesquisador experiente (2016). Atua como editor associado da revista Genetics and Molecular Biology (ISSN 0100-8455) e segundo secretário da diretoria da Sociedade Brasileira de Genética (gestão 2017-2018). Atualmente coordena projetos de pesquisa na área de evolução de tetrápodes e regeneração de membros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Igor Schneider
Nome em citações bibliográficas
SCHNEIDER, I.;Schneider, Igor

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas.
Rua Bernardo Sayão s/n
Guamá
66000000 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 32017009
URL da Homepage: http://www.evodevo.com.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2008
Doutorado em Genética.
University of Iowa, UIOWA, Estados Unidos.
Título: Impact of Calcium Modulation Upon Left-Right Asymmetry, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Diane Slusarski.
Bolsista do(a): American Heart Association, AHA, Estados Unidos.
Palavras-chave: Embriologia; zebrafish; Sinalizacao de Calcio; Lateralidade.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Animal.
1998 - 2003
Graduação em Ciências Biológicas mod Licenciatura.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Sequenciamento do gene da proteina prion em primatas Neotropicais.
Orientador: Artur Luiz da Costa da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2009 - 2011
Pós-Doutorado.
University of Chicago, UChicago, Estados Unidos.
Bolsista do(a): National Science Foundation, NSF, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Evolução.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética.


Formação Complementar


1999 - 1999
Fertilização in vitro em Bovinos. (Carga horária: 127h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



The University of Iowa, UIOWA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2003 - 2009
Vínculo: Graduate Reseach Assistant, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


University of Chicago, UChicago, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Postdoctoral Scholar, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
A origem evolutiva da regeneração de membros e cauda
Descrição: Neste projeto, propomos o estudo abrangente de aspectos morfológicos, celulares e de expressão gênica diferencial nos diversos táxons capazes de regenerar apêndices e cauda. O principal objetivo desta proposta é comparar os diversos programa de regeneração de cauda e apêndices existentes para determinar se a evolução desta capacidade regenerativa em anfíbios caudados ocorreu de maneira independente ou representa a retenção de um programa ancestral. Em última análise, estabelecer se a regeneração de membros e cauda em salamandra é uma característica primitiva ou derivada será de grande importância para definir estratégias no campo da medicina regenerativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Igor Schneider - Coordenador / COSTA, CARINNE M. - Integrante / LORENA, JAMILY - Integrante / DARNET, SYLVAIN - Integrante / Kellen Rayanne Matos Verissimo - Integrante / Danielson Baia Amaral - Integrante / Wainna Renata Barroso Mendes - Integrante / Lucas Alves Barros - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
O peixe pulmonado sul-americano Lepidosiren paradoxa como modelo para estudos em evolução, desenvolvimento e regeneração
Descrição: A colonização do ambiente terrestre por vertebrados e a posterior radiação adaptativa dos tetrápodes foi um evento evolutivo transformador. Os celacantos e peixes pulmonados são os únicos táxons sarcopterígios não-tetrápodes vivos atualmente e têm o potencial de oferecer profundos insights sobre as mudanças moleculares que acompanharam esta transição. Neste projeto, propomos investigar o ganho e perda de genes durante a transição da vida aquática para a terrestre, a origem da regeneração de membros em vertebrados e a biologia evolutiva do desenvolvimento em pulmonados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Igor Schneider - Coordenador / AMEMIYA, CHRIS T. - Integrante / Acacio Freitas Nogueira - Integrante / Gabriela Neiva Frota-Lima - Integrante / Sérgio Queiros Lima - Integrante / Rodrigo Moreira Nobre - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
ESPÉCIES DE PRIMATAS FILOGEOGRAFICAMENTE NEGLIGENCIADAS

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Horacio Schneider em 29/10/2013.
Descrição: No presente estudo pretendemos usar marcadores moleculares para examinar a variação nas populações de modo a testar hipóteses especificas sobre as relações filogenéticas e filogeográficas nos gêneros Cebus, Sapajus, Saimiri e Saguinus, assim como tentar desvendar, através da análise de genes-candidatos os padrões de pigmentação nas espécies alvo. Especificamente objetivamos investigar: (i) a filogenia de Sapajus e Cebus; [UFPA/UEMA] (ii) a filogenia de Saimiri [UFPA/UFAM] (iii) a filogeografia da espécies: Sapajus apella [UFPA], Saguinus midas [UFAM/UFPA], Saimiri collinsi [UFPA/UFAM]; (iv) os padrões de pigmentação entre pares de espécies dos gêneros Saguinus (S. midas e S. niger), Sapajus (S. apella, S. flavius, S. xantosthernos, S. kay), [UFPA].
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Igor Schneider - Integrante / Horacio Schneider - Coordenador / Schneider, Patricia N. - Integrante / Iracilda Sampaio - Integrante / Izeni Farias - Integrante / Maria Claudene Barros - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
ANÁLISE FUNCIONAL DE ELEMENTOS CIS-REGULATÓRIOS DO CELACANTO (LATIMERIA CHALUMNAE) PARA O ESTUDO DA REGULAÇÃO DE GENES HOXD E EVOLUÇÃO DO AUTOPÓDIO EM TETRÁPODES
Descrição: Neste projeto, propomos realizar análise funcional dos elementos cis-regulatórios de genes HoxD do celacanto e identificar variações em suas seqüencias de nucleotídeos que possam estar associadas à evolução da morfologia do autopódio. Esperamos que os resultados aqui obtidos possam ajudar na construção de novas hipóteses acerca do surgimento de dígitos em tetrápodes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Igor Schneider - Coordenador / Schneider, Patricia N. - Integrante / Neil Shubin - Integrante / Tiana Kohlsdorf - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Caracterização in silico de sítios de ligação de fatores de transcrição em elementos cis-regulatórios de genes HoxD
Descrição: Neste projeto, pretendemos realizar uma análise in silico a fim de identificar os potenciais sítios de ligação de fatores de transcrição (TFs) presentes em elementos cis-regulatórios de genes HoxD de peixes e tetrápodes. O objetivo principal é identificar potenciais sítios de TFs comuns a tetrápodes e peixes, além de sítios presentes exclusivamente em tetrápodes. Para este fim, faremos a caracterização de sítios de TFs nos seis elementos cis-regulatórios previamente identificados (ref), além de outros potencias elementos identificados através de conservação nucleotídica. Os resultados aqui obtidos possibilitarão a criação de um ?vocabulário? trans-regulatório que poderá identificar sítios de TFs associados com a evolução de dígitos em tetrápodes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Igor Schneider - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Regulação dos genes HOX de tubarão (C. milli) em camundongos transgênicos
Descrição: Em tetrápodes, a família de fatores de transcrição Hox desempenham papel crucial para a formação de membros. O objetivo deste projeto é determinar se os genes HoxD de tubarão e suas sequências regulatórias são funcionais quando inseridas no genoma do camundongo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Igor Schneider - Integrante / Neil Shubin - Coordenador.Financiador(es): University of Chicago - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Regulação dos genes HOX e a evolução de dígitos em tetrápodos
Descrição: Neste projeto, comparamos a capacidade de sequencias regulatórias de camundongo, peixe-zebra e arraia, em promoverem expressão gênica em nadadeiras de peixe e em membros de camundongos, através de transgenia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Igor Schneider - Integrante / Neil Shubin - Coordenador / Aneas, I. - Integrante / Gehrke, A. R. - Integrante / Dahn, R. D. - Integrante / Nobrega, M. A. - Integrante.Financiador(es): University of Chicago - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2008 - 2009
O papel da proteina Nkd1 na lateralidade dos órgãos internos
Descrição: A proteína Nkd1 está envolvida com o controle da via Wnt/beta-catenina durante o deseolvolvimento embrionário. Neste projeto, analizamos o envolvimento desta proteina na regulação d beta-catenina, no contexto do desenvolvimento do eixo esquerdo-direito..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Igor Schneider - Integrante / Diane C Slusarski - Coordenador / Schneider, Patricia N. - Integrante / Derry, Sarah W. - Integrante.Financiador(es): American Heart Association - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 4
2003 - 2009
Lateralidade em embriões de vertebrados: o papel da sinalização de cálcio e beta-catenina no posicionamento dos órgãos internos
Descrição: A definição do eixo esquerdo-direito em vertebrados é uma etapa fundamental para a formação e funcionamento adequado do organismo. Apesar da aparente simetria bilateral externa, órgãos como o coração, pulmões, fígado, pâncreas e intestino possuem assimetrias características relacionadas com suas funções. Este projeto teve como objetivo a identificação do papel da sinalização de ions Ca2+ na determinação da lateralidade em vertebrados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Genetics and Molecular Biology (Impresso)


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Journal of Morphology (1931. Print)
2013 - Atual
Periódico: Philosophical Transactions - Royal Society. Biological Sciences (Print)
2013 - Atual
Periódico: Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of Ame
2013 - Atual
Periódico: Development, Genes and Evolution (Print)
2015 - Atual
Periódico: American Journal of Medical Genetics. Part A
2015 - Atual
Periódico: genesis
2016 - 2016
Periódico: Journal of Experimental Zoology. Part B, Molecular and Developmental Evolut
2017 - Atual
Periódico: PLoS Genetics
2017 - 2017
Periódico: TRENDS IN ECOLOGY & EVOLUTION
2018 - Atual
Periódico: JOURNAL OF BIOMEDICAL SCIENCE
2018 - Atual
Periódico: Scientific Reports


Revisor de projeto de fomento


2018 - 2018
Agência de fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas
2018 - 2018
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Evolução.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Embriologia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2016-2020), Academia Brasileira de Ciências.
2016
Experienced Researcher Fellowship, CAPES/Alexander von Humboldt Foundation.
2008
Prêmio de melhor poster - Genetics Retreat, The University of Iowa.
2006
Predoctoral fellowship Award, American Heart Association.
2006
Prêmio de melhor apresentação oral - Genetics Retreat, The University of Iowa.
2005
Prêmio de melhor apresentação oral - SDB Midwest Meeting, Society for Developmental Biology, Midwest regional meeting, EUA.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:21
Total de citações:702
Fator H:10
Schneider, Igor  Data: 18/06/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
BICKELMANN, CONSTANZE2018BICKELMANN, CONSTANZE ; FROTA-LIMA, GABRIELA NEIVA ; TRIEPEL, SANDRA KARLA ; KAWAGUCHI, AKANE ; Schneider, Igor ; FRÖBISCH, NADIA BELINDA . Noncanonical , , and gene activities give insight into unique limb patterning in salamanders. JOURNAL OF EXPERIMENTAL ZOOLOGY PART B-MOLECULAR AND DEVELOPMENTAL EVOLUTION, v. 000, p. 0000, 2018.

2.
LETELIER, JOAQUÍN2018LETELIER, JOAQUÍN ; DE LA CALLE-MUSTIENES, ELISA ; PIERETTI, JOYCE ; NARANJO, SILVIA ; MAESO, IGNACIO ; NAKAMURA, TETSUYA ; PASCUAL-ANAYA, JUAN ; SHUBIN, NEIL H. ; Schneider, Igor ; MARTINEZ-MORALES, JUAN RAMÓN ; GÓMEZ-SKARMETA, JOSÉ LUIS . A conserved Shh cis-regulatory module highlights a common developmental origin of unpaired and paired fins. NATURE GENETICS, v. 00, p. 00, 2018.

3.
AMARAL, DANIELSON B.2017AMARAL, DANIELSON B. ; Schneider, Igor . Fins into limbs: Recent insights from sarcopterygian fish. GENESIS, v. 55, p. 1526-968X, 2017.

4.
MARSDEN, AUTUMN N.2017MARSDEN, AUTUMN N. ; Derry, Sarah W. ; Schneider, Igor ; SCOTT, C. ANTHONY ; Westfall, Trudi A. ; BRASTROM, LINDY K. ; SHEA, MADELINE ; DAWSON, DEBORAH V. ; Slusarski, Diane C. . The Nkd EF-Hand Domain Modulates Divergent Wnt Signaling Outputs in Zebrafish. DEVELOPMENTAL BIOLOGY, v. S0012, p. 30461-X, 2017.

5.
NOGUEIRA, ACACIO F.2016 NOGUEIRA, ACACIO F. ; COSTA, CARINNE M. ; LORENA, JAMILY ; MOREIRA, RODRIGO N. ; FROTA-LIMA, GABRIELA N. ; FURTADO, CAROLINA ; ROBINSON, MARK ; AMEMIYA, CHRIS T. ; DARNET, SYLVAIN ; Schneider, Igor . Tetrapod limb and sarcopterygian fin regeneration share a core genetic programme. Nature Communications, v. 7, p. 13364, 2016.

6.
LIMA, SERGIO Q.2016LIMA, SERGIO Q. ; COSTA, CARINNE M. ; AMEMIYA, CHRIS T. ; Schneider, Igor . Morphological And Molecular Analyses of an Anatomical Novelty: The Pelvic Fin Filaments of the South American Lungfish. JOURNAL OF EXPERIMENTAL ZOOLOGY PART B-MOLECULAR AND DEVELOPMENTAL EVOLUTION, v. 00, p. 1, 2016.

7.
BRAASCH, INGO2016BRAASCH, INGO GEHRKE, ANDREW R SMITH, JERAMIAH J KAWASAKI, KAZUHIKO MANOUSAKI, TEREZA PASQUIER, JEREMY AMORES, ANGEL DESVIGNES, THOMAS BATZEL, PETER CATCHEN, JULIAN BERLIN, AARON M CAMPBELL, MICHAEL S BARRELL, DANIEL MARTIN, KYLE J MULLEY, JOHN F RAVI, VYDIANATHAN LEE, ALISON P NAKAMURA, TETSUYA CHALOPIN, DOMITILLE FAN, SHAOHUA WCISEL, DUSTIN CAÑESTRO, CRISTIAN SYDES, JASON BEAUDRY, FELIX E G SUN, YI , et al.HERTEL, JANA BEAM, MICHAEL J FASOLD, MARIO ISHIYAMA, MIKIO JOHNSON, JEREMY KEHR, STEFFI LARA, MARCIA LETAW, JOHN H LITMAN, GARY W LITMAN, RONDA T MIKAMI, MASATO OTA, TATSUYA SAHA, NIL RATAN WILLIAMS, LOUISE STADLER, PETER F WANG, HAN TAYLOR, JOHN S FONTENOT, QUENTON FERRARA, ALLYSE SEARLE, STEPHEN M J AKEN, BRONWEN YANDELL, MARK Schneider, Igor YODER, JEFFREY A VOLFF, JEAN-NICOLAS MEYER, AXEL AMEMIYA, CHRIS T VENKATESH, BYRAPPA HOLLAND, PETER W H GUIGUEN, YANN BOBE, JULIEN SHUBIN, NEIL H DI PALMA, FEDERICA ALFÖLDI, JESSICA LINDBLAD-TOH, KERSTIN POSTLETHWAIT, JOHN H ; The spotted gar genome illuminates vertebrate evolution and facilitates human-teleost comparisons. NATURE GENETICS, v. 4, p. 427-437, 2016.

8.
FONSECA, RODRIGO NUNES DA2015FONSECA, RODRIGO NUNES DA ; KOHLSDORF, TIANA ; Schneider, Igor . A joint effort of the Brazilian Evo-Devo community. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY (ONLINE VERSION), v. 38, p. 231-232, 2015.

9.
GEHRKE, ANDREW R.2014 GEHRKE, ANDREW R. ; Schneider, Igor ; DE LA CALLE-MUSTIENES, ELISA ; TENA, JUAN J. ; GOMEZ-MARIN, CARLOS ; CHANDRAN, MAYURI ; NAKAMURA, TETSUYA ; BRAASCH, INGO ; POSTLETHWAIT, JOHN H. ; GÓMEZ-SKARMETA, JOSÉ LUIS ; SHUBIN, NEIL H. . Deep conservation of wrist and digit enhancers in fish. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 112, p. 201420208, 2014.

10.
AMEMIYA, CHRIS T.2013AMEMIYA, CHRIS T. ALFÖLDI, JESSICA LEE, ALISON P. FAN, SHAOHUA PHILIPPE, HERVÉ MACCALLUM, IAIN BRAASCH, INGO MANOUSAKI, TEREZA Schneider, Igor ROHNER, NICOLAS ORGAN, CHRIS CHALOPIN, DOMITILLE SMITH, JERAMIAH J. ROBINSON, MARK DORRINGTON, ROSEMARY A. GERDOL, MARCO AKEN, BRONWEN BISCOTTI, MARIA ASSUNTA BARUCCA, MARCO BAURAIN, DENIS BERLIN, AARON M. BLATCH, GREGORY L. BUONOCORE, FRANCESCO BURMESTER, THORSTEN CAMPBELL, MICHAEL S. , et al.CANAPA, ADRIANA CANNON, JOHN P. CHRISTOFFELS, ALAN DE MORO, GIANLUCA EDKINS, ADRIENNE L. FAN, LIN FAUSTO, ANNA MARIA FEINER, NATHALIE FORCONI, MARIKO GAMIELDIEN, JUNAID GNERRE, SANTE GNIRKE, ANDREAS GOLDSTONE, JARED V. HAERTY, WILFRIED HAHN, MARK E. HESSE, ULJANA HOFFMANN, STEVE JOHNSON, JEREMY KARCHNER, SIBEL I. KURAKU, SHIGEHIRO LARA, MARCIA LEVIN, JOSHUA Z. LITMAN, GARY W. MAUCELI, EVAN MIYAKE, TSUTOMU MUELLER, M. GAIL NELSON, DAVID R. NITSCHE, ANNE OLMO, ETTORE OTA, TATSUYA PALLAVICINI, ALBERTO PANJI, SUMIR PICONE, BARBARA PONTING, CHRIS P. PROHASKA, SONJA J. PRZYBYLSKI, DARIUSZ SAHA, NIL RATAN RAVI, VYDIANATHAN RIBEIRO, FILIPE J. SAUKA-SPENGLER, TATJANA SCAPIGLIATI, GIUSEPPE SEARLE, STEPHEN M. J. SHARPE, TED SIMAKOV, OLEG STADLER, PETER F. STEGEMAN, JOHN J. SUMIYAMA, KENTA TABBAA, DIANA TAFER, HAKIM TURNER-MAIER, JASON VAN HEUSDEN, PETER WHITE, SIMON WILLIAMS, LOUISE YANDELL, MARK BRINKMANN, HENNER VOLFF, JEAN-NICOLAS TABIN, CLIFFORD J. SHUBIN, NEIL SCHARTL, MANFRED JAFFE, DAVID B. POSTLETHWAIT, JOHN H. VENKATESH, BYRAPPA DI PALMA, FEDERICA LANDER, ERIC S. MEYER, AXEL LINDBLAD-TOH, KERSTIN ; The African coelacanth genome provides insights into tetrapod evolution. Nature (London), v. 496, p. 311-316, 2013.

11.
Schneider, Igor2013 Schneider, Igor; SHUBIN, NEIL H. . The origin of the tetrapod limb: from expeditions to enhancers. Trends in Genetics (Regular ed.), v. 29, p. 419, 2013.

12.
Schneider, Igor2012Schneider, Igor; SHUBIN, NEIL H. . Making Limbs from Fins. Developmental Cell, v. 23, p. 1121-1122, 2012.

13.
SCHNEIDER, I.2011SCHNEIDER, I.; Aneas, I. ; Gehrke, A. R. ; Dahn, R. D. ; Nobrega, M. A. ; Shubin, N. H. . Appendage expression driven by the Hoxd Global Control Region is an ancient gnathostome feature. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 108, p. 12782-12786, 2011.

14.
Schneider, Igor2010Schneider, Igor; Schneider, Patricia N. ; Derry, Sarah W. ; Lin, Shengda ; Barton, Lacy J. ; Westfall, Trudi ; Slusarski, Diane C. . Zebrafish Nkd1 promotes Dvl degradation and is required for left right patterning?. Developmental Biology (Print), v. 348, p. 22-33, 2010.

15.
Freisinger, Christina M.2008Freisinger, Christina M. ; SCHNEIDER, I. ; Westfall, Trudi A. ; Slusarski, Diane C. . Calcium dynamics integrated into signalling pathways that influence vertebrate axial patterning. Philosophical Transactions of the Royal Society of London. Biological Sciences, v. 363, p. 1377-1385, 2008.

16.
SCHNEIDER, I.2007SCHNEIDER, I.; Houston, D. W. ; Rebagliati, M. R. ; Slusarski, D. C. . Calcium fluxes in dorsal forerunner cells antagonize -catenin and alter left-right patterning. Development (Cambridge), v. 135, p. 75-84, 2007.

17.
ZHANG, Y2006ZHANG, Y ; YEH, JR ; MARA, A ; Ju, R ; HINES, J ; CIRONE, P ; GRIESBACH, HL ; SCHNEIDER, I. ; SLUSARSKI, DC ; HOLLEY, SA ; CREWS, C . A Chemical and Genetic Approach to the Mode of Action of Fumagillin. Chemistry & Biology (London), v. 13, p. 1001-1009, 2006.

18.
Schneider, Igor2004Schneider, Igor; SCHNEIDER, Horacio ; Schneider, Maria Paula ; SILVA, Artur . The prion protein and New World primate phylogeny. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 27, n.4, p. 505, 2004.

19.
NAKAMURA, TETSUYAonicNAKAMURA, TETSUYA ; KLOMP, JEFF ; PIERETTI, JOYCE ; Schneider, Igor ; GEHRKE, ANDREW R. ; SHUBIN, NEIL H. . Molecular mechanisms underlying the exceptional adaptations of batoid fins. PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES OF THE UNITED STATES OF AMERICA (ONLINE), v. 112, p. 201521818, onic.

20.
PIERETTI, JOYCEonicPIERETTI, JOYCE ; GEHRKE, ANDREW R. ; Schneider, Igor ; ADACHI, NORITAKA ; NAKAMURA, TETSUYA ; SHUBIN, NEIL H. . Organogenesis in deep time: A problem in genomics, development, and paleontology. PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES OF THE UNITED STATES OF AMERICA (ONLINE), v. 21, p. 201403665, onic.

Capítulos de livros publicados
1.
SCHNEIDER, I.; Amemiya, C. . Developmental-Genetic Toolkit for Evolutionary Developmental Biology. Encyclopedia of Evolutionary Biology. 1ed.: Elsevier, 2016, v. , p. 404-408.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARQUES-SOUZA, H. ; Schneider, Igor ; FONSECA, R. N. ; KOHLSDORF, T. . Evodevo Verde-Amarela: Biologia Evolutiva do Desenvolvimento Ganha Espaço no Brasil. Ciência Hoje, , v. 50, p. 38 - 43, 15 nov. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Artur ; SCHNEIDER, I. ; SCHNEIDER, Maria Paula Cruz . Genome Research on brazilian buffaloes. In: Primeiro Simposio de Bufalo das Americas, 2002, Belem. 1st Buffalo Symposium of America, 2002.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Schneider, Igor; FROTA-LIMA, G. N. ; Schneider, Patricia N. ; Shubin, N. H. . HoxD gene regulation and the evolution of tetrapod limbs. In: Congresso Brasileiro de Genética, 2013, Aguas de Lindoia. Congresso Brasileiro de Genética, 2013.

2.
Schneider, Igor; Aneas, I. ; Gehrke, A. R. ; NOGUEIRA, A. F. ; FROTA-LIMA, G. N. ; Nobrega, M. A. ; Shubin, N. H. . Conserved and derived regulatory mechanisms of Hoxd gene expression during fin to limb transition. In: Society for Molecular Biology and Evolution annual meeting, 2013, Chicago. Society for Molecular Biology and Evolution annual meeting, 2013.

3.
AMEMIYA, CHRIS T. ; ALFÖLDI, JESSICA ; SMITH, JERAMIAH J. ; BRAASCH, INGO ; MANOUSAKI, TEREZA ; Schneider, Igor ; ROHNER, NICOLAS ; GERDOL, MARCO ; PHILIPPE, HERVÉ ; LEE, ALISON P. ; CANAPA, ADRIANA ; CHALOPIN, DOMITILLE ; ROBINSON, MARK ; SAHA, NIL RATAN ; ORGAN, CHRIS ; SCHARTL, MANFRED ; VENKATESH, BYRAPPA . Sequence and Analysis of Genome of the African Coelacanth: Insights into Evolutionary Novelties of the Tetrapods. In: Society for Molecular Biology and Evolution annual meeting, 2013, Chicago. Society for Molecular Biology and Evolution annual meeting, 2013.

4.
SCHNEIDER, I.; Aneas, I. ; Nobrega, M. A. ; SHUBIN, N. . Autopodial expression in mouse limbs driven by a Hoxd enhancer of finned vertebrates. In: Society of Vertebrate Paleontology 71st meeting, 2011, Las Vegas. Journal of Vertebrate Paleontology, 2011. p. 188-188.

5.
SHUBIN, N. ; SCHNEIDER, I. . Fossils, genes and the search for antecedents of the tetrapod limb. In: Society of Vertebrate Paleontology 71st meeting, 2011, Las Vegas. Journal of Vertebrate Paleontology, 2011. p. 194-194.

6.
FROBISCH, N. ; SHUBIN, N. ; SCHNEIDER, I. . Development and evolution of the urodele limb - integrating morphology, genes and the fossil record. In: Society of Vertebrate Paleontology 71st meeting, 2011, Las Vegas. Journal of Vertebrate Paleontology, 2011. p. 112-112.

7.
SCHNEIDER, I.; Houston, D. W. ; Rebagliati, M. R. ; SLUSARSKI, DC . Nkd1 é necessária para o posicionamento dos órgãos internos em relação ao eixo esquerdo-direito. In: Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. 54o Congresso Brasileiro de Genética, 2008.

8.
Schneider, Igor; Griesbach, Hilary ; Slusarski, Diane C. . Requirement of calcium modulation in organ laterality. In: Society for Developmental Biology 66th anual meeting, 2006, Ann Arbor. Abstracts/Developmental Biology, 2006.

9.
SCHNEIDER, I.; SILVA, Artur ; SCHNEIDER, Maria Paula Cruz . Sequenciamento do gene da proteina prion em primatas Neotropicais. In: Congresso Nacional de Genetica, 2002, Aguas de Lindoia, 2002.

10.
SCHNEIDER, I.; SCHNEIDER, Maria Paula Cruz ; SILVA, Artur . Variabilidade genética no gene do receptor do hormônio de crescimento em Nelore e Murrah. In: Congresso Nacional de Genética, 2001, Águas de Lindóia, 2001.

11.
SCHNEIDER, I.. Polymorphism within the exon 10 of the bovine growth hormone receptor gene detected by DNA sequencing. In: XII Seminário de Iniciação Científica da UFPA, 2001, Belém, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHNEIDER, I.. Fin regeneration in the South American lungfish: Insights into the evolution of vertebrate limb regeneration. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SCHNEIDER, I.. Evo-Devo : Evolução Molecular do Desenvolvimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SCHNEIDER, I.. O peixe pulmonado Lepidosiren paradoxa como organismo modelo para estudos em biologia evolutiva do desenvolvimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
Schneider, Igor. Evolução cis-regulatória e a origem dos membros de tetrápodes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Schneider, Igor; Aneas, I. ; Gehrke, A. R. ; NOGUEIRA, A. F. ; FROTA-LIMA, G. N. ; Nobrega, M. A. ; Shubin, N. H. . Conserved and derived regulatory mechanisms of Hoxd gene expression during fin to limb transition. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SCHNEIDER, I.. A regulação de genes HoxD em peixes e a evolução de membros em tetrápodes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Schneider, Igor. Regulação dos genes HOX e a evolução de dígitos em tetrápodos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Schneider, Igor. Chip Sequencing como ferramenta para o estudo de regiões do genoma não codificado. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SCHNEIDER, I.; Aneas, I. ; Nobrega, M. A. ; SHUBIN, N. . Autopodial expression in mouse limbs driven by a Hoxd enhancer of finned vertebrates. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Schneider, Igor. Fin Patterning in Lampreys and the origins of vertebrate paired appendages. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Schneider, Igor. Genes, embriões e evolução. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
Schneider, Igor. Métodos e ferramentas da biologia molecular e celular aplicados ao estudo do desenvolvimento embrionário em vertebrados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
Schneider, Igor. Lateralidade em embriões de vertebrados: o papel da sinalização de cálcio e beta-catenina no posicionamento dos órgãos internos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Schneider, Igor. Lateralidade em embriões de vertebrados: o papel da sinalização de cálcio e beta-catenina no posicionamento dos órgãos internos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SCHNEIDER, I.. Requirement of Calcium Modulation in Organ Laterality. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
Schneider, Igor. Nkd1 translates Left-Right signaling cues via beta-catenin atagonism. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Schneider, Igor. Cientistas desvendam o genoma do celacanto. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
Schneider, Igor. Evolução em marcha lenta. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Schneider, Igor. Pesquisadores identificam ancestral dos vertebrados de quatro patas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
Schneider, Igor. Terapia gênica lançada na Europa marca 60 anos da decifração da estrutura do DNA. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
Schneider, Igor. Seis décadas de DNA e evolução. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
SCHNEIDER, I.. DNA que 'monta' barbatana também produz pata. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
SCHNEIDER, I.. Fazer a cauda de galinha jurássica é o maior obstáculo, afirma biólogo. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
SCHNEIDER, I.. Grupo busca em fósseis e DNA origem de mãos e pés. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SCHNEIDER, I.. Curso Prático de Biologia do Desenvolvimento e Evolução. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
SCHNEIDER, I.; FONSECA, R. N. . EvoDevoBr. 2009 (Blog de divulgação científica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SCHNEIDER, I.; SAMPAIO, M. I.; OLIVEIRA, E. H. C.; SOUZA, G. S.. Participação em banca de JAMILY LORENA RAMOS DE LIMA. Expressão gênica durante o desenvolvimento ocular e assimetria de opsinas visuais em larvas do peixe Anableps anableps. 2018. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

2.
Schneider, Igor; Souza, SJ; Darnet, SH; Ramos, RTJ. Participação em banca de André Maurício Ribeiro dos Santos. Diversidade de indels em sítios de ligaçã de fatores de transcrição (TFBS) humanos. 2014. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

3.
KOHLSDORF, T.; HARTFELDER, K. H.; Schneider, Igor. Participação em banca de Aline Cutrim Dragalzew. Evolução molecular do elemento regulatório do ácido retinóico (enhancer Raldh2.2) em Lissamphibia. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade de São Paulo.

4.
Schneider, Igor. Participação em banca de Bruno Barauna da Silva. UTILIZAÇÃO DE L-ARGININA DURANTE A FECUNDAÇÃO IN VITRO EM BOVINOS: EFEITO NO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO.. 2013. Dissertação (Mestrado em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

5.
Franco, ECS; Ohashi, OM; SCHNEIDER, I.. Participação em banca de Rafael Vilar Sampaio. Isolamento, caracterização e análise da multipotência de células-tronco adultas derivadas do tecido adiposo de bovinos e bubalinos. 2011. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.

Teses de doutorado
1.
PHILIPPE, HERVÉ; DARNET, SYLVAIN; MARQUES, J. M.; SOUZA, J. N. S.; SCHNEIDER, I.. Participação em banca de GISELE TEIXEIRA DA SILVA. DESCOBERTA DE SNPs EM AÇAÍ (Euterpe spp.) VIA NGS: USO NO CONHECIMENTO DA DIVERSIDADE GENÉTICA E POTENCIAL PARA DETECÇÃO DE ORIGEM DA POLPA. 2018. Tese (Doutorado em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

2.
Schneider, Igor; MOREIRA, F. C.; DALMOLIN, R. J. S.; ASSUMPCAO, P.. Participação em banca de Amanda Ferreira Vidal. RNA CIRCULAR NO CÂNCER GÁSTRICO: UMA CLASSE EMERGENTE DE BIOMARCADOR. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

3.
SCHNEIDER, I.; VIEIRA, E. P. P.. Participação em banca de Rider Moura da Silva. Argumentação no estudo de ciências e temas controversos: possibilidades para pensar a embriologia nas aulas de educação básica. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pará.

4.
Schneider, Igor; Abreu, JC. Participação em banca de Ana Valêsca Pinto de Lima. Estudo do desenvolvimento direto do anuro adelophyrne maranguapensis: implicações na ecologia e evolução da espécie. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CHAVES, S. N.; AMORIM, A. C. R.; SCHNEIDER, I.; LEMOS, F. C. S.; ALVES, J. J. A.. Participação em banca de Eduardo Paiva de Pontes Vieira. Ser Vivo, Ser Espécie, Ser Classificado: Epistemes, Dispositivos e Subjetivações no Ensino de Ciências e Biologia. 2013. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Doutorado
1.
CHAVES, S. N.; ALVES, J. J. A.; AMORIM, A. C. R.; LEMOS, F. C. S.; SCHNEIDER, I.. Participação em banca de Eduardo Paiva de Pontes Vieira. Ser vivo, ser espécie, ser classificado: epistemes, dispositivos e subjetivações no ensino de Ciências e Biologia. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Mestrado
1.
SCHNEIDER, I.; HERCULANO, E.; SOUZA, G. S.. Participação em banca de Jamily Lorena Ramos de Lima. A base genética do desenvolvimento ocular do peixe Anableps anableps. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

2.
Schneider, Igor; Bahia, VR; MIRANDA, M. S.. Participação em banca de Sérgio Queiros Lima. Análise morfológica e molecular dos filamentos das nadadeiras pélvicas do peixe pulmonado Lepidosiren paradoxa (dipnoi: lepidosirenidae). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

3.
Schneider, Igor; Bahia, VR; KHAYAT, A. S.. Participação em banca de Acácio Freitas Nogueira. Caracterização morfológica e molecular da regeneração da nadadeira em pirambóias (Lepidosiren paradoxa). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

4.
Schneider, Igor; KHAYAT, A. S.; Pieczarka, JC. Participação em banca de Gabriela Neiva Frota Lima. Análise da expressão de genes Hoxd e cis-regulação de Shh durante o desenvolvimento de membros de Ambystoma mexicanus. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará.

5.
SCHNEIDER, I.; Darnet, SH; LAUTIE, E.. Participação em banca de Lorena Silva de Oliveira. Caracterização e bioprospecção de genes órfãos em plantas nação modelo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

6.
MIRANDA, M. S.; DOMINGUES, S. F. S.; KHAYAT, A. S.; SCHNEIDER, I.. Participação em banca de Bruno Barauna da Silva. UTILIZAÇÃO DE L-ARGININA DURANTE A FECUNDAÇÃO IN VITRO EM BOVINOS: EFEITO NO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SCHNEIDER, I.; XAVIER-NETO, J.; HARTFELDER, K. H.; BISCH, P.; FERREIRA, M. A.. Concurso para o Programa de Ensino de Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento: Biologia de Sistemas Complexos. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2nd Biennial Meeting Pan-American Society for Evolutionary Developmental Biology. The evolution of vertebrate appendage regeneration. 2017. (Congresso).

2.
Anual meeting of the Society fo Vertebrate Paleontology. The Tetrapod Limb: A Model System for the Anatomy of Evolutionary Radiation. 2017. (Congresso).

3.
Evolution and Development Seminar Series.Evolution of limb and fin regeneration. 2017. (Seminário).

4.
IX Meeting of the Latin American Society for Developmental Biology. Deep evolutionary origin of tetrapod limb regeneration. 2017. (Congresso).

5.
Darwin Day.A Biologia Evolutiva do Desenvolvimento e as Grandes Transições. 2016. (Encontro).

6.
17th TWAS ROLAC Young Scientist Conference.Fin regeneration in the South American lungfish: insights into the evolution of vertebrate limb regeneration. 2015. (Encontro).

7.
Inaugural 2015 Meeting Pan-American Society for Evolutionary Developmental Biology. Fin regeneration in the South American lungfish: Insights into the evolution of vertebrate limb regeneration. 2015. (Congresso).

8.
16th Young Scientists Conference TWAS ROLAC.STEM CELLS AND EMBRYOGENESIS II. 2014. (Simpósio).

9.
Congresso Brasileiro de Genética.Evolução molecular de desenvolvimento em vertebrados. 2014. (Simpósio).

10.
Evolutionary Biology Seminar Series.The South American lungfish as a model for Evo-Devo studies on the evolution of terrestriality. 2014. (Seminário).

11.
XXX Congresso Brasileiro de Zoologia. Evo-Devo Verde-Amarela: o Uso de Espécies Brasileiras para Responder Questões em Biologia do Desenvolvimento. 2014. (Congresso).

12.
Congresso Brasileiro de Genética.Genes de desenvolvimento e a diversidade na forma corpórea de animais vertebrados. 2013. (Simpósio).

13.
Quarta do Biólogo.Regulação da expressão de genes Hoxd e a origem dos membros em tetrápodes. 2013. (Seminário).

14.
Society for Molecular Biology and Evolution.Molecular Paleobiology: how merging molecules and rocks allows a better understanding of early evolution. 2013. (Simpósio).

15.
VI International Symposium of Developmental Biology.Conserved cis-regulatory mechanisms of Hoxd gene expression in fins and limbs. 2013. (Simpósio).

16.
Curso Prático de Biologia do Desenvolvimento.A regulação de genes HoxD em peixes e a evolução de membros em tetrápodes. 2012. (Encontro).

17.
Primeiro Ciclo de Educação Continuada em Ciências Biológicas de Sergipe.A regulação de genes HoxD em peixes e a evolução de membros em tetrápodes. 2012. (Seminário).

18.
Workshop: A Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento (Evo-Devo) - Universidade Federal do Pará.Regulação dos genes HOX e a evolução de dígitos em tetrápodos. 2011. (Seminário).

19.
Perspectivas para a Biologia do Desenvolvimento no Brasil: jovens doutores no exterior - Universidade Federal do Rio de Janeiro.Fin Patterning in Lampreys and the origins of vertebrate paired appendages. 2009. (Simpósio).

20.
Seminário do programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Pará.Genes, embriões e evolução. 2009. (Seminário).

21.
Congresso Brasileiro de Genética. Nkd1 é necessária para o posicionamento dos órgãos internos em relação ao eixo esquerdo-direito. 2008. (Congresso).

22.
Seminário do programa de Pós-graduação em Biologia Celular & Tecidual da Universidade de São Paulo.Lateralidade em embriões de vertebrados: o papel da sinalização de cálcio e beta-catenina no posicionamento dos órgãos internos. 2008. (Seminário).

23.
The University of Iowa Genetics Retreat.Nkd1 is required in the DFCs for LR patterning. 2008. (Seminário).

24.
Workshop em Biologia do Desenvolvimento - Universidade Estadual de Campinas.Métodos e ferramentas da biologia molecular e celular aplicados ao estudo do desenvolvimento embrionário em vertebrados. 2008. (Seminário).

25.
James F. Jakobsen Graduate Conference - The University of Iowa.Requirement of Calcium Modulation in Organ Laterality. 2007. (Encontro).

26.
Society for Developmental Biology 66th anual meeting. Requirement of Calcium Modulation in Organ Laterality. 2006. (Congresso).

27.
The University of Iowa Genetics Retreat.Nkd1 translates Left-Right signaling cues via beta-catenin atagonism. 2006. (Seminário).

28.
XII Seminário de Iniciação Científica da UFPA.Polymorphism within the exon 10 of the bovine growth hormone receptor gene detected by DNA sequencing. 2001. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SCHNEIDER, I.; SCHNEIDER, P. N. C. . II Evolution & Development Workshop. 2017. (Outro).

2.
SCHNEIDER, I.; SCHNEIDER, P. N. C. . Evolution & Development Workshop. 2015. (Outro).

3.
Schneider, Igor; PISANI, D. . Molecular Paleobiology: how merging molecules and rocks allows a better understanding of early evolution. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Danielson Baia Amaral. Análise de expressão e regulação da via de Sinalização de Shh durante a regeneração de nadadeiras peitorais de Lepidosiren paradoxa, peixe pulmonado Sul Americano. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Kellen Matos. Identificação de genes órfãos no transcriptoma do peixe pulmonado Lepidosiren paradoxal. Início: 2015. Tese (Doutorado em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Aline Dragalzew. Início: 2018. Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Iniciação científica
1.
Wainna Renata Barros Mendes. Análise da expressão dos genes Shh e Mlp durante a regeneração da medula em L. paradoxa. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Jamily Lorena Ramos de Lima. Expressão e regulação gênica diferencial na retina do peixe Anableps anableps. 2018. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Igor Schneider.

2.
Gabriela Neiva Frota Lima. ANÁLISE MOLECULAR DO DESENVOLVIMENTO DE MEMBROS DE Ambystoma mexicanum. 2015. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Igor Schneider.

3.
Acacio Freitas Nogueira. CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E MOLECULAR DA REGENERAÇÃO DE NADADEIRAS EM PIRAMBÓIAS (Lepidosiren paradoxa).. 2015. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Igor Schneider.

4.
Sérgio Queirós Lima. O desenvolvimento e função dos filamentos apendiculares na nadadeira do peixe dipnoico Lepidosiren paradoxa. 2015. Dissertação (Mestrado em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Igor Schneider.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Marcos Paulo Alves de Sousa. 2017. Universidade Federal do Pará, . Igor Schneider.

2.
CARINNE DE NAZARE MONTEIRO COSTA. 2016. Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Igor Schneider.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Danielson Baia Amaral. ANÁLISE DA EXPRESSÃO E REGULAÇÃO DO GENE Sonic Hedgehog DURANTE A REGENERAÇÃO DE NADADEIRAS EM Lepidosiren paradoxa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Igor Schneider.

2.
Rodrigo Nobre Moreira. Efeitos da inibição da sinalização de FGF e tratamento com ácido retinóico na regeneração da nadadeira do peixe pulmonado Lepidosiren paradoxa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Igor Schneider.

3.
Gabriela Neiva Frota Lima. ANÁLISE MORFOLÓGICA DA FORMAÇÃO OCULAR NA ESPÉCIE Anableps anableps PROVENIENTE DE BRAGANÇA-PARÁ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas mod Licenciatura) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Igor Schneider.

4.
Acácio Freitas Nogueira. Clonagem do elemento cis-regulatório CsC de Callorhinchus milii e homo sapiens. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Igor Schneider.

Iniciação científica
1.
Lucas Alves Barros. ANÁLISE DA EXPRESSÃO DO MORFÓGENO SONIC HEDGEHOG NA REGENERAÇÃO DE NADADEIRAS DE Lepidosiren paradoxa, PEIXE PULMONADO SUL AMERICANO.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Igor Schneider.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MARQUES-SOUZA, H. ; Schneider, Igor ; FONSECA, R. N. ; KOHLSDORF, T. . Evodevo Verde-Amarela: Biologia Evolutiva do Desenvolvimento Ganha Espaço no Brasil. Ciência Hoje, , v. 50, p. 38 - 43, 15 nov. 2012.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SCHNEIDER, I.. DNA que 'monta' barbatana também produz pata. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SCHNEIDER, I.. Fazer a cauda de galinha jurássica é o maior obstáculo, afirma biólogo. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
SCHNEIDER, I.. Grupo busca em fósseis e DNA origem de mãos e pés. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
Schneider, Igor. Cientistas desvendam o genoma do celacanto. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
Schneider, Igor. Evolução em marcha lenta. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
Schneider, Igor. Pesquisadores identificam ancestral dos vertebrados de quatro patas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
Schneider, Igor. Terapia gênica lançada na Europa marca 60 anos da decifração da estrutura do DNA. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
Schneider, Igor. Seis décadas de DNA e evolução. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 3:16:05