Marcos Dias da Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8196947228879785
  • Última atualização do currículo em 29/01/2018


Possui graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003), especialização e mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (2010). Atualmente é professor do Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto. Coordenador do curso de Especialização em Educação Matemática do IFMG-OP. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias da informação e comunicação, professores de matemática, Geogebra, Cálculo Diferencial e Integral e concepções. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Dias da Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, M. D.;ROCHA, Marcos D.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Minas Gerais, Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto.
Rua Pandiá Calógeras, 898
Bauxita
35400000 - Ouro Preto, MG - Brasil
Telefone: (31) 35592100
Ramal: 2204
URL da Homepage: http://www.ouropreto.ifmg.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2010
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: DESENVOLVENDO ATIVIDADES COMPUTACIONAIS NA DISCIPLINA CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I: ESTUDO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO PAUTADA NA ARTICULAÇÃO ENTRE A VISUALIZAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: Elizabeth Fialho Wanner.
Coorientador: Ana Cristina Ferreira.
Palavras-chave: Cálculo Diferencial e Integral; Geogebra; Tecnologias da Informação e Comunicação; Ensino de Cálculo.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2003 - 2005
Especialização em Especialização em Educação Matemática. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: O USO DE COMPUTADORES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES.
Orientador: Ana Cristina Ferreira.
1999 - 2003
Graduação em Matemática (Licenciatura).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: O Uso de Computadores no Ensino-Aprendizagem da Matemática: Concepções dos Professores.
Orientador: Maria do Carmo Vila.




Formação Complementar


2017 - 2017
Uso do smartphone no Ensino de Matemática. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2014 - 2014
Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do Inep. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2013 - 2013
Treinamento de Capacitação da Lousa Interativa. (Carga horária: 8h).
ADJETIVO CETEP, AACT_PPROV, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Repensando a Mat. no Ensino Médio: Prob. e Estat.. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2003 - 2003
Programa de Educação e Treinamento. (Carga horária: 8h).
Rede Pitágoras, RP, Brasil.
2002 - 2002
Programa de Educação e Treinamento. (Carga horária: 4h).
Rede Pitágoras, RP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em A Matemática no Ensino Médio I. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Repensando a Matemática no Ensino Médio I. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação no Campus Ouro Preto.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação no Campus Congonhas.

Atividades

05/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática 3 para os cursos técnicos em Mineração e Administração.
05/2017 - Atual
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática
03/2017 - Atual
Direção e administração, Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de Especialização em Educação Matemática..
11/2016 - 05/2017
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
06/2016 - 05/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática I para o curso técnico integrado em Mineração.
06/2016 - 05/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática 3 para o curso técnico integrado em Metalurgia.
06/2016 - 10/2016
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática
10/2015 - 05/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática I para o curso técnico em Metalurgia.
10/2015 - 05/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática I para o curso técnico integrado em Mineração.
10/2015 - 03/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática 2 para o curso técnico em Joalheria.
03/2015 - 9/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática 1 para curso técnico integrado de Mineração.
03/2015 - 9/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática 1 para curso técnico integrado em Mecânica.
05/2015 - 07/2015
Extensão universitária , Campus Congonhas, .

Atividade de extensão realizada
Oficinas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio..
03/2015 - 07/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada (curso técnico subsequente de Mineração).
03/2015 - 07/2015
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo B.
03/2015 - 07/2015
Outras atividades técnico-científicas , Campus Congonhas, Campus Congonhas.

Atividade realizada
Orientação da aluna Joana Paula Mendes de Moura na monitoria da disciplina Matemática 1..
09/2014 - 01/2015
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica
09/2014 - 01/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada (Curso Técnico Subsequente de Mineração)
07/2014 - 01/2015
Outras atividades técnico-científicas , Campus Congonhas, Campus Congonhas.

Atividade realizada
Participação no Programa Institucional de Monitoria e Tutoria do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus congonhas como docente orientador do Monitor Marlon Ygor Damião Lopes na disciplina de Matemática 1 no curso Técnico Integrado em Mineração.
07/2014 - 01/2015
Outras atividades técnico-científicas , Campus Congonhas, Campus Congonhas.

Atividade realizada
Participação no Programa Institucional de Monitoria e Tutoria do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus congonhas como docente orientador do Monitor Felipe Vieira de Souza na disciplina de Matemática 1 no curso Técnico Integrado de Mecânica.
06/2014 - 01/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática 1 (Curso técnico integrado em Mineração).
06/2014 - 01/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática 1 (Curso técnico integrado em Mecânica).
10/2014 - 12/2014
Outras atividades técnico-científicas , Campus Congonhas, Campus Congonhas.

Atividade realizada
Participação no Programa Institucional de Monitoria e Tutoria do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus congonhas como docente orientador do Tutor Ramon Schroeder Lopes na disciplina de Geometria Analítica no curso Superior Engenharia Mecânica.
07/2014 - 08/2014
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo B

ADJETIVO CETEP, AACT_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Atividades

02/2014 - 06/2014
Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estatística e Probabilidade
02/2014 - 06/2014
Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias
02/2014 - 06/2014
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias
02/2014 - 06/2014
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral III
02/2014 - 06/2014
Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral III
08/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Cálculo Diferencial e Integral III
Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias
08/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Cálculo Diferencial e Integral III
Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias
02/2013 - 07/2013
Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Cálculo Diferencial e Integral III
Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias
02/2013 - 07/2013
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear
Cálculo Diferencial e Integral III
Introdução às Equações Diferenciais Ordinárias
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral III
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral III
02/2012 - 07/2012
Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Álgebra Linear
02/2012 - 07/2012
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Álgebra Linear
08/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia de Minas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
08/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I

Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

02/2006 - 07/2006
Ensino, Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Regência I
Informática na Educação Matemática
Prática de Ensino Fundamental I
4/2005 - 4/2006
Extensão universitária , Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Departamento de Matematica.

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão para Professores do Ensino Médio.
08/2005 - 12/2005
Ensino, Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Regência II
Matemática e Escola II
Monografia
Prática de Ensino Médio
02/2005 - 07/2005
Ensino, Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Matemática Elementar
Informática na Educação Matemática
Matemática e Escola III
Prática de Ensino Fundamental II
08/2004 - 12/2004
Ensino, Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática e Escola II
Monografia
08/2004 - 12/2004
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada às Ciências Biológicas
08/2004 - 12/2004
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Aplicada às Ciências Biológicas

Cooperativa de pré-vestibular, COOPVEST, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2014
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

04/2004 - 04/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Instituto Bloquinhos Mágicos Prisma S/C LTDA, IBMP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Atividades

03/2002 - 06/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

Colégio Providência, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

Atividades

02/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS, OBMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
O gênero item de avaliação nos livros didáticos de Física: confluências normativas
Descrição: Com a consolidação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e de outras avaliações de larga escala, o gênero textual item de avaliação objetivo (questão de múltipla escolha) tornou-se frequente objeto de estudos, críticas e teorizações. Formado pela dicotomia função e forma , o item de avaliação visa a verificar que habilidades ou conhecimentos o avaliando detêm, além de apresentar uma estrutura fixa que o distingue dos demais gêneros. No caso do Enem, o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) órgão responsável pela elaboração, aplicação e correção da prova torna público o Manual de Elaboração de Itens, documento que orienta a elaboração de questões. No Brasil, após 2009, com o advento do chamado novo Enem (orientações por Competências, Habilidades e Áreas do Conhecimento), tanto as escolas quanto o mercado editorial passaram por adaptações, visando preparar o alunado para o êxito no certame. Nesse contexto, o presente projeto pretende investigar o rigor técnico dos itens elaborados nas disciplinas de Física e Matemática em livros didáticos das décadas de 1990, 2000 e 2010. Espera-se que as obras publicadas após 2009 estejam mais alinhadas às recomendações sobre o gênero item de avaliação , embora não se descarte a existência de sistematicidade composicional nos itens elaborados antes desse período, como se pretende investigar. Assim, a pesquisa almeja verificar se há a observância dos elementos que compõem o gênero item de avaliação, consoante orientações técnicas do Inep. Desejamos, assim, notar se as obras didáticas lançadas após o advento do novo Enem estão em consonância formal com o que é exigido no certame no que diz respeito ao gênero item de avaliação . Por fim, este é um projeto multidisciplinar que abordará a avaliação (área de Educação); a constituição do gênero textual (área de Linguística) em itens selecionados nos livros didáticos de física e matemática (área de Ciências da Natureza e Matemática)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Marcos Dias da Rocha - Integrante / Bruno de Assis Freire de Lima - Coordenador / McGlennon da Rocha Regis - Integrante / Ana Cristina Godoy - Integrante.
2001 - 2002
A utilização de computadores no ensino de cálculo diferencial e integral: de uma análise histórica a uma proposta metodológica
Descrição: Voluntário no programa PIVIC/UFOP (Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica) Período: 01/08/2001 a 31/07/2002 Carga horária semanal: 20 horas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Dias da Rocha - Integrante / Frederico da Silva Reis - Coordenador.
2000 - 2001
Uso de novas tecnologias para abordagem histórica do ensino de geometria
Descrição: Bolsista de iniciação científica da categoria PIBIC/CNPq. Carga horária semanal: 20 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Dias da Rocha - Integrante / Brolezz - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Oficinas preparatórias para o ENEM
Descrição: O projeto foi criado pensando na preparação dos alunos do IFMG - Campus Ouro Preto, que estudam em tempo integral e, portanto, tem dificuldade de se preparar melhor para o tipo de prova que o ENEM apresenta..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
IFMG - Campus Congonhas na OBMEP: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Descrição: Desenvolvimento de oficinas de resoluções de questões para preparar os alunos para melhor desempenho nas provas da OBMEP..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcos Dias da Rocha - Integrante / Lucélia Aparecida Radin - Coordenador.
2014 - 2014
Aulas de matemática preparatórias para o ENEM
Descrição: Projeto com o objetivo de oferecer oportunidade por meio de oficinas para o alunos compreenderem o tipo de questão e a forma de resolução no contexto do novo ENEM. As competências e habilidades dos estudantes foram desenvolvidas por meio da dinâmica das oficinas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2005 - 2006
Repensando a Matemática no Ensino Médio: Análise Combinatória
Descrição: Carga horária total: 90 hs.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2001 - 2001
Preparatório para o Vestibular
Descrição: Bolsista do curso promovido pela pró-reitoria de extensão e pelo departamento de Matemática, ministrando a disciplina Matemática II, com carga horária total de 288 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2000 - 2000
Curso de Capacitação para Alfabetizadores de Jovens e Adultos do Programa Alfabetização Solidária
Descrição: Monitor na área de Matemática. Carga horária: 16 horas/aula..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - 2016
Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ? PIC/OBMEP
Descrição: Professor orientador do décimo primeiro PIC/OBMEP tendo sido responsável por uma turma de 5 alunos do nível 2, atuando no polo de Ouro Preto, da Região MG10 do PIC/OBMEP..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Program de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - PIC/OBMEP.
Descrição: Fui professor orientador de treze alunos dos grupos G1.1 e G1.2 atuando no pólo de Manhuaçu, da Região MG10 do PIC/OBMEP..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, M. D.; WANNER, E. F. ; FERREIRA, A. C. . O Uso do Software GeoGebra na Aprendizagem de Conceitos do Cálculo Diferencial e Integral. In: XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação matemática (EBRAPEM), 2009, Goiânia. Caderno de Resumos, 2009.

2.
ROCHA, M. D.; FERREIRA, A. C. . O USO DE COMPUTADORES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE MARIANA (MG). In: IV EEMOP - IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2009, Ouro Preto. Anais, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, M. D.; BARSANTE, L. S. ; WANNER, E. F. . Um estudo do uso do software Geogebra na disciplina Cálculo Diferencial e Integral I na UFOP. In: V Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2009, Lavras. Anais do V EMEM., 2009.

2.
ROCHA, M. D.; REIS, F. S. . A utilização de computadores no ensino de cálculo diferencial e integral: de uma análise histórica a uma proposta metodológic. In: X Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2002, Ouro Preto. Anais do X SIC/UFOP., 2002.

3.
ROCHA, M. D.; BROLEZZI, Antonio Carlos . Uso de Novas Tecnologias para Abordagem Histórica do Ensino de Geometria.. In: Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2001, Ouro Preto. Anais do IX SIC, 2001.

4.
ROCHA, M. D.. Uso de Novas Tecnologias para Abordagem Histórica do Ensino de Geometria.. In: II Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2001, Ouro Preto. Anais do II Encontro de Educ. Mat. de Ouro Preto, 2001. p. 76-76.

5.
MASSON, Amanda B. ; REIS, Frederico S. ; ROCHA, M. D. . A utilização de computadores no ensino de Cálculo: Alternativa didática ou Imposição tecnológica?. In: II Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto, 2001, Ouro Preto. Anais do II Encontro de Educ. Mat. de Ouro Preto, 2001. p. 81-82.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, M. D.; FERREIRA, A. C. . O USO DE COMPUTADORES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE MARIANA (MG). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ROCHA, M. D.; BARSANTE, L. S. ; WANNER, E. F. ; FERREIRA, A. C. . Um estudo do uso do software GeoGebra na disciplina Cálculo Diferencial e Integral I na UFOP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ROCHA, M. D.; BARSANTE, L. S. ; WANNER, E. F. . Um estudo do uso do software Geogebra na disciplina Cálculo Diferencial e Integral I na UFOP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ROCHA, M. D.; WANNER, E. F. ; FERREIRA, A. C. . O Uso do Software GeoGebra na Aprendizagem de Conceitos do Cálculo Diferencial e Integral. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ROCHA, M. D.. Somando, Multiplicando e Dividindo Conhecimentos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ROCHA, M. D.. Dificuldades na implantação de um projeto de Ensino de Cálculo com Computadores: Uma experiência no Curso de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ROCHA, M. D.. O Uso de Novas Tecnologias. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ROCHA, M. D.. Problemas e Desafios. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
ROCHA, M. D.. DESENVOLVENDO ATIVIDADES COMPUTACIONAIS NA DISCIPLINA CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I: ESTUDO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO PAUTADA NA ARTICULAÇÃO ENTRE A VISUALIZAÇÃO E A EXPERIMENTAÇÃO 2010 (Dissertação de Mestrado).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, Marcos D.. Atividades computacionais para o curso de Cálculo Diferencial e Integral usando o software Geogebra. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Ferreira, N. S.; Braga, N. H.; ROCHA, M. D.. Participação em banca de Amanda Paixão Botelho Magalhães. Jogo Matemático sob as perspectivas da etnomatemática e da teoria das situações didáticas: uma ferramenta auxiliar na compreensão das regras de adição de números inteiros para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais.

2.
ROCHA, M. D.. Participação em banca de Wagner Francisco Melo. Identificando as Compreensões dos Professores da Rede Municipal de Ouro Preto sobre Modelagem Matemática. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais.

3.
ROCHA, M. D.. Participação em banca de Bruno de Almeida Dias. Ensino de Cálculo a Distância: Uma investigação sobre os motivos que levam à reprovação e à evasão na disciplina de Cálculo I no curso de Licenciatura em Matemática oferecido pelo Centro de Educação à Distância em uma Universidade Pública. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais.

4.
ROCHA, M. D.. Participação em banca de Geisiane Antunes da Silva. O uso de jogos no ensino e aprendizagem do conteúdo de números inteiros. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro Presencial do PIC-OBMEP-2016. 2016. (Encontro).

2.
I Semana da Matemática.Contribuições do Software Geogebra na articulação entre a visualização e a experimentação no desenvolvimento de atividades matemática.. 2016. (Oficina).

3.
VII Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.Contribuições do Software Geogebra na articulação entre a visualização e a experimentação no desenvolvimento de atividades matemática.. 2016. (Encontro).

4.
A elaboração de tarefas que promovem discursos matemáticos produtivos em ambientes virtuais.. 2015. (Seminário).

5.
II Curso de Verão do CBIOL - A Neurociência e a Educação: Como Nosso Cérebro Aprende?. 2015. (Encontro).

6.
Pesquisando a colaboração de aprendizagem da geometria dinâmica em tarefas que subordinam o ensino à aprendizagem. 2014. (Oficina).

7.
Seminário - Motivação para aprender Matemática: discutindo o conceito e estratégias para estimular seu desenvolvimento.. 2014. (Seminário).

8.
II Semana Integrada de Engenharia e Tecnologia.O uso do software GeoGebra e de conceitos de Cálculo Diferencial e Integral para criar e analisar simulações de modelos - Oficina. 2013. (Seminário).

9.
II Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática.Atividades computacionais para o curso de Cálculo Diferencial e Integral usando o software Geogebra. 2011. (Oficina).

10.
Abertura da Campanha da Fraternidade. 2009. (Seminário).

11.
IV Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto - EEMOP.O USO DE COMPUTADORES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE MARIANA (MG). 2009. (Encontro).

12.
V Encontro Mineiro de Educação Matemática. 2009. (Encontro).

13.
V Encontro Mineiro de Educação Matemática.Um estudo do uso do software GeoGebra na disciplina Cálculo Diferencial e Integral I na UFOP. 2009. (Encontro).

14.
VII SIMPOED - Simpósio de Formação e Profissão Docente. 2009. (Simpósio).

15.
XIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação matemática (EBRAPEM).O Uso do Software GeoGebra na Aprendizagem de Conceitos do Cálculo Diferencial e Integral. 2009. (Encontro).

16.
XI Semana de Matemática e I Semana de Estatística.Um estudo do uso do software GeoGebra na disciplina Cálculo Diferencial e Integral I na UFOP. 2009. (Simpósio).

17.
As Dificuldades na Aprendizagem de Álgebra. 2008. (Outra).

18.
III Encontro do Programa Docência no Ensino Superior: Inovações Tecnológicas e Docência Universitária - CH: 3hs. 2008. (Encontro).

19.
XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação matemática (EBRAPEM). 2008. (Encontro).

20.
IV Encontro Mineiro de Educação Matemática.Matemática Itinerante. 2006. (Encontro).

21.
VI Semana da Matemática. 2006. (Simpósio).

22.
III Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. 2005. (Encontro).

23.
I Encontro Regional de Educação Matemática - I EREM.Dificuldades na Implantação de um Projeto de Ensino de Cálculo com Computadores: Uma experiência no Curso de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. 2002. (Encontro).

24.
II CIEM - Congresso Internacional de Etnomatemática. 2002. (Congresso).

25.
III Semana da Licenciatura em Matemática.Dificuldades na Implantação de um Projeto de Ensino de Cálculo com Computadores: Uma experiência no Curso de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. 2002. (Simpósio).

26.
I Jornada Acadêmica de Matemática.Dificuldades na Implantação de um Projeto de Ensino de Cálculo com Computadores: Uma experiência no Curso de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. 2002. (Simpósio).

27.
X Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto.A utilização de computadores no ensino de cálculo diferencial e integral: de uma análise histórica a uma proposta metodológica. 2002. (Seminário).

28.
II Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto.Uso de novas tecnologias para abordagem histórica do ensino de geometria. 2001. (Encontro).

29.
II Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto.A Utilização de Computadores no Ensino de Cálculo: Alternativa Didática ou Imposição Tecnológica?. 2001. (Encontro).

30.
II Semana da Licenciatura em Matemática.O uso de novas tecnologias.. 2001. (Simpósio).

31.
IX Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto.Uso de novas tecnologias para abordagem histórica do ensino de geometria. 2001. (Seminário).

32.
Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Matemática. A Utilização de Computadores no Ensino de Cálculo: Alternativa Didática ou Imposição Tecnológica?. 2001. (Congresso).

33.
Seminários de Iniciação Científica.A Utilização de Computadores no Ensino de Cálculo: Alternativa Didática ou Imposição Tecnológica?. 2001. (Seminário).

34.
II Encontro Mineiro de Educação Matemática. 2000. (Encontro).

35.
Semana da Licenciatura em Matemática.Problemas e Desafios. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, M. D.. VI Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto e VIII Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2017. (Congresso).

2.
ROCHA, M. D.. VII Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2016. (Congresso).

3.
ROCHA, M. D.. VI Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2015. (Congresso).

4.
ROCHA, M. D.. III Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Georghea Esteves de Souza. Uma Proposta de Atividades com Materiais Concretos para a Alfabetização Numérica de Alunos Cegos em uma Escola Regular. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Marcos Dias da Rocha.

2.
Pablo Ricardo Cardoso. Educação de Surdos: Recursos didáticos utilizados no ensino e aprendizagem de Matemática. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Matemática) - Instituto Federal Minas Gerais. Orientador: Marcos Dias da Rocha.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ROCHA, Marcos D.. Atividades computacionais para o curso de Cálculo Diferencial e Integral usando o software Geogebra. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).



Outras informações relevantes


Atuei na Banca dos Professores de Matemática do Processo Seletivo de 2016-1 promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. 30hs.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 5:16:13