Maria do Rosario Figueiredo Tripodi

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  • Última atualização do currículo em 14/01/2019


Nome científico: Zara Figueiredo Tripodi (ORCID ID https://orcid.org/0000-0002-7917-4112) Possui doutorado em Educação - Políticas Públicas de Educação, pela USP (2014), com Bolsa de Doutorado, no Brasil, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e Bolsa de estágio de Doutoramento no Reino Unido (2013) na Graduate School of Education, Faculty of Social Sciences and Law, University of Bristol, fornecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/Processo 7529-13-9). É mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, (2009), onde também se graduou em letras (2002). Possui pedagogia pela UNIUBE (2012) com formação anterior em Magistério (1989). Realizou estudo pós-doutoral na Universidade Cidade de São Paulo, com financiamento da CAPES/PNPD e no Centro de Estudos da Metrópole da USP/CEBRAP, financiado pela FAPESP. Atualmente, é professora da Universidade Federal do Ouro Preto, no Departamento de Educação, onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Pública de Educação - NEPPPE/UFOP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Nova Gestão Pública, governança em rede na educação, reforma gerencial de educação; permeabilidade estatal e avaliação de políticas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria do Rosario Figueiredo Tripodi
Nome em citações bibliográficas
TRIPODI, M. R.F.;FIGUEIREDO, Zara;TRIPODI, Zara Figueiredo.;TRIPODI, Maria do Rosário Zara Figueiredo;TRIPODI, ZARA FIGUEIREDO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.
Rua do Seminário s/n
Centro
35420000 - Mariana, MG - Brasil
Telefone: (31) 35579406
URL da Homepage: http://ichs.ufop.br/departamento-de-educacao


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em University of Bristol (Orientador: Roger Dale).
Título: A instituição da agenda contratual na educação mineira: arquitetura de uma reforma, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Sandra Maria Zákia Lian Sousa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Política pública, educação, contratualismo; Políticas Públicas Educacionais; Reforma gerencia; contratualismo.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Mestrado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Da tragédia ao mito - um caminho de volta na leitura de,Ano de Obtenção: 2009.
Orientador: Márcia Marques de Morais.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Rosa; narrativa; mito; tragédia..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2013
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
1998 - 2002
Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Bolsista do(a): fundação mineira de cultura, FMC, Brasil.
1987 - 1989
Curso técnico/profissionalizante.
E.E. Dr. Agostinho da Silva Silveira - Ensino Médio Magistério, EEDASS, Brasil.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
CENTRO DE ESTUDOS DA METROPOLE/USP/CEBRAP, CEM/USP/CEBRAP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2015 - 2015
Pós-Doutorado.
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Formação Complementar


2018 - 2018
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA PESQUISAS QUANTITATIVAS. (Carga horária: 24h).
Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
2018 - 2018
Análise de dados qualitativos Atlas.Ti. (Carga horária: 15h).
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - UFMG, FAFICH/UFMG, Brasil.
2018 - 2018
Introdução à Análise de Redes Sociais - ARS. (Carga horária: 15h).
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - UFMG, FAFICH/UFMG, Brasil.
2016 - 2016
METODOLOGIA QUANTITATIVA - MQ. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - UFMG, FAFICH/UFMG, Brasil.
2016 - 2016
IPSA - Summer School -Concepts and methods in political science and interna. (Carga horária: 80h).
Centro de Estudos da Metrópole/Cebrap, CEM/CEBRAP, Brasil.
2015 - 2015
Etnografia Urbana: epistemologia, experiência, exercício. (Carga horária: 16h).
Centro de Estudos da Metrópole/Cebrap, CEM/CEBRAP, Brasil.
2015 - 2015
Qualitative Comparative Analysis (QCA). (Carga horária: 4h).
Centro de Estudos da Metrópole/Cebrap, CEM/CEBRAP, Brasil.
2015 - 2015
Política distributiva: regressão descontinuada. (Carga horária: 12h).
Centro de Estudos da Metrópole/Cebrap, CEM/CEBRAP, Brasil.
2015 - 2015
Pós-Doutoramento CAPES/PNPD.
Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
2013 - 2013
Burocracia, Gerencialismo, Hiperburocratização. (Carga horária: 16h).
Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
2013 - 2013
States, Markets, Societies: what space for social. (Carga horária: 20h).
Faculty of Law and Social Science - University of Bristol, UOB, Inglaterra.
2009 - 2009
Leitura para Sempre: ampliando redes de leitores. (Carga horária: 25h).
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
1987 - 1989
Magistério. (Carga horária: 2610h).
E.E. Dr. Agostinho da Silva Silveira, EE. A.S.S, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

12/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.

Atividade realizada
Membro Titular da Comissão de Avaliação Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação.
08/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Educação no Colegiado do Curso de História.
02/2018 - Atual
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Política Educacional
02/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Política Educacional
02/2018 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Política Educacional
02/2018 - Atual
Ensino, Abi - Artes Cênicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão e Políticas Educacionais
08/2017 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
08/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Colegiado do Curso de Pedagogia.
07/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

07/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado de Pedagogia.
05/2017 - Atual
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Gestão Educacional
05/2017 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Gestão Educacional
05/2017 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização do Trabalho Escolar
08/2018 - 12/2018
Ensino, História - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Gestão Educacional
08/2018 - 12/2018
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais III: Políticas Públicas e Educação
08/2018 - 12/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Política e Gestão Educacional

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Organização e Gestão da Educação Básica
02/2016 - Atual
Ensino, Abi - Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais
08/2016 - 10/2016
Ensino, Abi - Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Políticas Educacionais

Universidade Cidade de São Paulo, UNICID, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 8
Outras informações
Professor de leitura e escrita

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Dedicação Exclusiva, Carga horária: 20
Outras informações
Durante o trabalho de inciação científica, realizei atividades de formação teórica e de investigação, ligadas ao projeto de pesquisa: "Rosa: um autor para qualquer leitor? Assim, iniciei uma pesquisa da produção roseana e sua recepção no ensino fundamental o que mais tarde se tornou meu projeto de mestrado, tendo, para isso, utilizado o livro "Primeiras estórias", de João Guimarães Rosa, como objeto de estudo, por haver, ali, um universo infantil que, em certa medida, poderia contribuir para a recepção dos alunos.


Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Pesquisa, Enquadramento Funcional: Participante em grupo de pesquisa
Outras informações
Participação nas discussões realizadas no âmbito da pesquisa "Avaliação da Gestão Educacional em municípios brasileiros: mapeamento e caracterização de iniciativas em curso", financiada pela FAPESP e desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas e INEP.


Escola Municipal Maria Elena da Cunha Braz, EMMECB, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Estadual Luiz de Bessa, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de literatura, Carga horária: 24


Cramer - Rede Pitagoras, CRAMER, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de literatura, Carga horária: 8


Escola Estadual Dr. Agostinho da Silva Silveira, EEASS, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental I, Carga horária: 24


Escola Estadual Presidente Dutra, EEPD, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Lingua Portuguesa, Carga horária: 24


Escola Estadual Prof. Guilherme Lage, EEPGL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Lingua Portuguesa, Carga horária: 24


Escola Municipal Ivan Diniz, EMID, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Lingua Portuguesa, Carga horária: 24


Escola Municipal Rita Carmelinda, EMRC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Lingua Portuguesa, Carga horária: 24



Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores, Instituições e História da Educação (FPIHE)

Objetivo: Tem como objetivo investigar o campo da formação de professores, suas instituições e a história da educação no Brasil. Tem como objetivo analisar o campo da Formação considerando os aspectos históricos, políticos, os processos formativos e suas modalidades. Investigar as Instituições Escolares e formadoras por meio de diferentes perspectivas históricas, sociológicas e políticas. Investigar os diferentes aspectos da historiografia de educação brasileira..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Política Educacional, Instituições; Nova Gestão Pú.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Governança educacional: mapeamento e caracterização de iniciativas em curso na oferta da educação infantil, no Estado de Minas Gerais
Descrição: O projeto tem por objetivo de mapear e caracterizar as formas de governança (Rhodes, 1996; Kooiman, 2003; Baldwin, Cave, Lodge, 2011) da educação infantil, no Estado de Minas Gerais. Busca-se examinar, a partir da categoria analítica ?permeabilidade? do Estado (Marques, 2000) os padrões relacionais entre atores diversos e Estado, na oferta da primeira etapa da educação, de modo a responder ?quem governa quando o governo não governa? (Le Gale,) e, em seguida, ?como se governa??.(Baldwin, Cave, Lodge, 2011). Os objetivos específicos que norteiam a pesquisa podem ser definidos nos seguintes pontos principais: i) mapear o número de municípios do Estado que explicitaram em seus PME?s o modo de expansão de oferta da educação infantil; ii) Examinar quais são os padrões de relação que tendencialmente se afirmarão na oferta e regulação da educação infantil e formarão o tecido estatal; iii) Examinar as razões explicitadas pelos gestores municipais que supostamente permitem que o ente municipal seja permeável (ou não) a outros modos de regulação; iv) Caracterizar a lógica regulatória desenvolvida pela governança da educação infantil; v) Examinar os efeitos dos padrões relacionais para o exercício da accountability democrática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi - Coordenador / Breynner Ricardo de Oliveira - Integrante / Marcelo Donizete da Silva - Integrante / Verônica Mendes Pereira - Integrante / Maria Tereza Pena - Integrante / Mariellen de Freitas Tioca - Integrante / Tais do Rosário Aguilar - Integrante / Ariane Dianes dos Santos Silva - Integrante / Eliane das Graças Pereira Ferreira - Integrante / Adriana de Medeiros Oliveira - Integrante / Gustavo Henrique Trajano de Lima - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3
2017 - Atual
Fronteiras do Estado na educação: características, condicionantes e tendências de privatização.
Descrição: O propósito do trabalho é investigar, utilizando abordagem multimétodo, mudanças em curso no Estado brasileiro, no campo educacional, que tendem a alterar as relações Estado e mercado; Estado e Sociedade, podendo levar à alteração dos modos como o Estado se concretiza e opera na oferta de educação básica pública. Mais especificamente, pretende-se investigar quais são as características dos processos de privatização que têm se delineado na esfera da educação, as possíveis condicionantes do processo e os formatos que parcerias público-privado têm assumido no caso brasileiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi - Coordenador / Breynner Ricardo de Oliveira - Integrante / Marcelo Donizete da Silva - Integrante / Thiago Andreuci - Integrante / Mateus Versieux - Integrante / Ariane Dianes dos Santos Silva - Integrante / Gustavo Henrique Trajano de Lima - Integrante / Alexander Jose de Freitas - Integrante / Roberto Fernandes Ferreira - Integrante / Flávia Christina Joanini - Integrante.Financiador(es): Pró-Reitoria de Pesquisa UFOP - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 10
2015 - 2017
Relações entre Avaliação e gestão educacional em municípios brasileiros: estudo em 10 municípios da federação
Descrição: Este projeto de pesquisa busca ampliar o conhecimento acerca das avaliações educacionais municipais existentes no Brasil. Por meio do levantamento de iniciativas próprias de avaliação nos municípios brasileiros, e também da caracterização dos usos dos resultados das avaliações federais e estaduais nessa esfera administrativa, busca-se investigar os desenhos avaliativos que estão sendo propostos pelas gestões municipais e suas eventuais implicações na gestão educacional, no trabalho dos profissionais de ensino, no currículo proposto, nas práticas pedagógicas e em interações que alunos e famílias estabelecem com a escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Análise das Desigualdades Intraescolares no Brasil
Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar a desigualdade de resultados nas provas em larga escala observadas no interior das escolas no Brasil, buscando responder o que a explica. O estudo pretende abordar o tema por meio da ampliação da revisão da literatura que se debruça sobre a desigualdade no interior das escolas, a partir da análise dos bancos de dados disponíveis, tendo em vista, principalmente, a PROVA BRASIL, de modo a compreender as desigualdades observadas nos resultados escolares entre alunos com características sociais e culturais similares, além do estudo de escolas, salas de aula e práticas pedagógicas utilizadas, utilizando, para isso, como fonte declarações dos envolvidos, professores, diretores e alunos e observações diretas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
O fantasma da obra
Descrição: O Projeto de pesquisa "O fantasma da Obra: a decifração de enigmas como leitura do texto literário" objetiva trabalhar a leitura analítica do texto literário,poemas e narrativas,com vistas a: (i)perscrutar mediações entre a produção de sentido(s) em textos de literatura e sua recepção, considerando as estratégias de que se vale a autoria para potencializar a polissemia da(s) obra(s) examinada(s); ii) enfatizar o estranhamento, considerando-se os diversos estratos da escritura,fonético, morfossintático, lexical e semântico,como tensão insinuadora de sentidos relevantes na/para a recepção do texto; (III) examinar o texto/a obra, buscando as articulações significante/significado, forma/fundo, enunciação/enunciado, contexto/texto, com vistas a perceber nelas a reiteração e a insistência de direções interpretativas; (iv) buscar, no texto, sua(s) gênese(s) mítica(s) , considerando-se esse substrato narrativo , pulsante e enigmático, não apenas (entre)lugar de processamento de efeitos de sentido, mas, também, inserção de cada texto/obra numa semiose literária infinita. A operacionalização da pesquisa se dará pela: (i) leitura conjunta da obra poética ou ficcional, para um inventário das primeiras direções intuitivas de sentido; (II) levantamento da fortuna crítica e do estado da arte dos estudos relativos a cada texto/obra/autor escolhidos pelos pesquisadores; (III) avaliação, à luz da pesquisa bibliográfica feita, das primeiras intuições interpretativas, visando a seu aproveitamento ou descarte; (IV) análise cerrada de cada texto/obra,instrumentalizada pelas teorias estético-estilísticas e por saberes transdisciplinares (psicanalíticos, sociológicos, históricos, dependendo do corpus de cada pesquisador) que sustentem as leituras e lhes prevejam direções interpretativas;.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
UFOP com a Escola - Curso de Especialização de Políticas Educacionais para Profissionais da Educação
Descrição: O Grupo de Trabalho (GT) Políticas Públicas e Formação Docente constitui-se como uma instância privilegiada de estudos, análises teóricas e metodológicas, debate e experimentos no campo das políticas públicas e formação docente. O GT, cuja coordenação é formada pelo Prof. Dr. Marcelo Donizete Silva, pelo graduando Thiago Andreucci e pela Profª. Dra. Zara Figueiredo Tripodi, insere-se no âmbito do Programa ?UFOP com a Escola?, de natureza extensionista, buscando, junto com outras atividades, construir estratégias de interação entre Universidade, educação básica e sistemas de ensino, de modo a contribuir para os processos de profissionalização docente e possíveis efeitos sobre os processos escolares..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi - Coordenador / Marcelo Donizete da Silva - Integrante / Thiago Andreuci - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Política Pública de Educação - NEPPPE
Descrição: O NEPPPE, criado e certificado pelo CNPq em 2017, conta com 04 docentes pesquisadores e 12 discentes oriundos da Graduação, Pós-Graduação e Iniciação Científica. Congrega, ainda, 04 gestores municipais. O Núcleo tem por finalidade colaborar com a formação de pesquisadores de modo a contribuir para a sustentação do PPGE da UFOP, fomentar o interesse pelo estudo e pesquisa no âmbito das políticas públicas de educação, divulgar a produção do Núcleo, por meio de Debates, Seminários e Publicações..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi - Coordenador / Breynner Ricardo de Oliveira - Integrante / Marcelo Donizete da Silva - Integrante / Verônica Mendes Pereira - Integrante / Thiago Andreuci - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: POLÍTICAS EDUCACIONAIS.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.


Idiomas


Português
Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Maria do Rosário Figueiredo Tripodi  Data: 09/02/2007

Artigos completos publicados em periódicos

1.
5TRIPODI, Zara Figueiredo.2018TRIPODI, Zara Figueiredo.; SOUSA, Sandra Zákia . FROM GOVERNMENT TO GOVERNANCE: PERMEABILITY OF THE STATE TO PRIVATIZING LOGICS IN EDUCATION. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO), v. 48, p. 228-251, 2018.

2.
2TRIPODI, Zara Figueiredo.2018TRIPODI, Zara Figueiredo.. · O Executivo como Legislador: A Dinâmica Política em torno da Reforma Educacional Mineira (2003-2014). DADOS-REVISTA DE CIENCIAS SOCIAIS, v. 61, p. 77, 2018.

3.
1TRIPODI, Zara Figueiredo.2018TRIPODI, Zara Figueiredo.; SENA, V. D. ; RODRIGUES, E. C. . Permeabilidade estatal e atores privados na oferta da educação infantil: o que dizem os Planos Municipais de Educação (2014-2024)?. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, v. 23, p. e230064, 2018.

4.
OLIVEIRA, BREYNNER RICARDO DE2018OLIVEIRA, BREYNNER RICARDO DE ; MATOS, DANIEL ABUD SEABRA ; TRIPODI, ZARA FIGUEIREDO . IDEB, AVALIAÇÕES EXTERNAS E GESTÃO EDUCACIONAL: PERCEPÇÕES DE GESTORES ESCOLARES SOBRE USOS E IMPLICAÇÕES. Devir Educação, v. 2, p. 56-77, 2018.

5.
3TRIPODI, ZARA FIGUEIREDO2018 TRIPODI, ZARA FIGUEIREDO; SOUSA, Sandra Zákia . Do governo à governança: permeabilidade do estado a lógicas privatizantes na educação. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE), v. 48, p. 228-253, 2018.

6.
6TRIPODI, ZARA FIGUEIREDO2016TRIPODI, ZARA FIGUEIREDO. Educação infantil: da diversidade de oferta aos novos locais de governança. Educação (PUCRS. Impresso), v. 39, p. 383-392, 2016.

7.
4TRIPODI, ZARA FIGUEIREDO2016 TRIPODI, ZARA FIGUEIREDO; SOUSA, Sandra Zákia . A GOVERNANÇA EM REDE NA REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINEIRA: QUEM GOVERNA O QUÊ?. Educação em Revista (UFMG), v. 32, p. 297-321, 2016.

8.
7TRIPODI, M. R.F.2012TRIPODI, M. R.F.. O estado contratual e a nova agenda da educação: o caso de Minas Gerais. Revista @mbienteeducação, v. 5, p. 32-50, 2012.

9.
9TRIPODI, M. R.F.2008TRIPODI, M. R.F.. Entre a hybris e a apolis: proximidades entre Rosa e Chico Buarque/ USP. Revista Crioula (USP), v. v. 3, p. maio/2008, 2008.

10.
8TRIPODI, M. R.F.2008TRIPODI, M. R.F.; Sousa, V.A. . A inevitabilidade da escrita no "Terceiro livro de crónicas", de António Lobo Antunes. CADERNOS CESPUC DE PESQUISA - SÉRIE ENSAIOS, v. 17, p. 174-194, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
TRIPODI, M. R.F.. Entre a legalidade e a legitimidade: algumas considerações em torno da construção de. In: ALMEIDA, Luana Costa; PINO, Ivany Rodrigues; PINTO, Jose Marcelino de Rezende; GOUVEIA, Andreia Barbosa. (Org.). IV Seminario de Educacao Brasileira: PNE em foco: politicas de responsabilizacao, regime de colaboracao e sistema nacional de educacao. 01ed.Campinas/Sao Paulo: CEDES, 2013, v. 01, p. 53-68.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TRIPODI, M. R.F.. Quando a Escola vai até a família. Pátio: Ensino Fundamental, Porto Alegre, p. 30 - 32, 15 ago. 2011.

2.
TRIPODI, M. R.F.. Na contramão das políticas educacionais. O Tempo, Belo Horizonte, 25 mar. 2011.

3.
TRIPODI, M. R.F.. O tempo da urgência na Educação. ESTADO DE MINAS, Belo Horizonte, 10 jun. 2010.

4.
TRIPODI, M. R.F.. Corte de financiamento na Educação. Folha de São Paulo - Painel do Leitor, Folha de São Paulo, 03 jun. 2010.

5.
TRIPODI, M. R.F.. Salário de Professor. Folha de São Paulo, São Paulo, p. A3 - A3, 05 out. 2009.

6.
TRIPODI, M. R.F.. Educação e(m) Crise. Jornal ESTADO DE MINAS, BELO HORIZONTE, p. 09 - 09, 09 set. 2009.

7.
TRIPODI, M. R.F.. Educação e SAEB. Folha de São Paulo - Caderno "Opinião", Folha de São Paulo, 11 fev. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TRIPODI, M. R.F.. Contratualização de Resultados na Gestão Educacional; o caso de Minas Gerais. In: XII Encontro Estadual da ANAPE - SP e VIII Encontro Regional da ANPAE Sudeste, 2012, Campinas. Gestão de Sistemas, Redes de Ensino e de Escolas: Desafios para o campo de pesquisa e para os Profissionais da Educacão. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Política e Administração da Educação, 2012.

2.
TRIPODI, M. R.F.. O Sistema Mineiro de Avaliação: aproximando o debate em torno do percurso feito por Minas Gerais (1992-2010).. In: VI Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2011, Uberlândia. VI Simpósio Internacional: O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente, 2011.

3.
TRIPODI, M. R.F.. O Sistema Mineiro de Avaliação no contexto do ?Choque de Gestão?: uma análise do percurso trilhado pelo Estado de Minas Gerais.. In: Avaliação e o Direito a qualidade da Educação, 2011, Fortaleza. Avaliação e o Direito à qualidade da Educação, 2011.

4.
TRIPODI, M. R.F.. As máscaras do trágico:um diálogo entre ?A Benfazeja?, de Rosa e ?Geni e o Zepelim?, de Chico Buarque.. In: Congresso Internacional Dois Imortais:Guimarães Rosa e Machado de Assis, 2008, Belo Horizonte. Congresso Internacional Dois Imortais. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

5.
TRIPODI, M. R.F.. Poder e reflexão no sertão. In: II Seminário Internacional Guimarães Rosa, 2001. Caderno de pesquisas de alunos da graduação puc-mg, 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TRIPODI, Zara Figueiredo.. PERMEABILIDADE DO ESTADO NA OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO -2014/2024?. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2017, João Pessoa. Anais do XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação Estado, Políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção. Goiânia: Série Cadernos Vol. ANPAE, 2017. v. 45.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TRIPODI, Zara Figueiredo.. Oferta de educação infantil em planos municipais de educação (2014- 2024): perfis e tendências. In: 38ª Reunião Nacional ANPED, 2017, São Luiz - MA. Anais da 38ª Reunião Nacional da ANPED. Rio de Janeiro: ANPED, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
TRIPODI, Zara Figueiredo.; MATOS, D. A. S. ; OLIVEIRA, B. R. . ' Ideb, avaliações externas e gestão educacional: percepções de gestores escolares sobre usos e implicações'.. Devir Educação, 2019.

2.
TRIPODI, Zara Figueiredo.; RODRIGUES, E. C. ; SENA, V. D. . Permeabilidade estatal e atores privados na oferta da educação infantil: o que dizem os Planos Municipais de Educação (2014-2024)?. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, 2018.

3.
TRIPODI, Zara Figueiredo.; SENA, V. D. ; RODRIGUES, E. C. . Permeabilidade estatal e atores privados na oferta da educação infantil: o que dizem os Planos Municipais de Educação (2014-2024)?. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, 2018.

4.
TRIPODI, Zara Figueiredo.; SOUSA, S. M. Z. L. . Do Governo à Governança: permeabilidade do Estado a lógicas privatizantes na Educação. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. ONLINE), 2018.

5.
TRIPODI, ZARA FIGUEIREDO. O Executivo como Legislador: Notas sobre a Dinâmica Política em Torno de uma Reforma Educacional. DADOS - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 2017.

6.
TRIPODI, Zara Figueiredo.. Educação Infantil: da diversidade de oferta aos novos locais de governança. Educação (PUCRS. Impresso), 2016.

7.
TRIPODI, Zara Figueiredo.; SOUSA, Sandra Zákia . A governança em rede na regulação da educação básica mineira: quem governa o quê?. Educação em Revista (UFMG. Impresso), 2015.

8.
TRIPODI, M. R.F.. O estado contratual e a nova agenda da educação: o caso de Minas Gerais. Revista @mbienteeducação, 2012.

9.
TRIPODI, M. R.F.. Fronteiras em falso: um esboço da escrita da tensão ?memória- história? em Mia Couto e Ondjaki.. Ipotesi (Juiz de Fora. Online), 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
TRIPODI, ZARA FIGUEIREDO. PERMEABILIDADE DO ESTADO NA OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO -2014/2024?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TRIPODI, ZARA FIGUEIREDO. As diferentes estratégias de privatização da educação e a ameaça ao direito à educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
TRIPODI, ZARA FIGUEIREDO. Oferta de Educação Infantil em Planos Municipais de Educação (2014-2024): Perfis e Tendências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TRIPODI, Zara Figueiredo.. A Instituição do modelo contratual na agenda da educação em Minas Gerais: Arquitetura de uma reforma.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
TRIPODI, M. R.F.. Entre a legalidade e a legitimidade: algumas considerações em torno da construção de uma agenda contratualista na educação mineira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
TRIPODI, M. R.F.. Contratualização de Resultados na Gestão Educacional; o caso de Minas Gerais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TRIPODI, M. R.F.. Um ?Estado para Resultados?: uma análise do ?lugar? da avaliação, monitoramento e incentivos na reforma educacional de Minas Gerais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
TRIPODI, M. R.F.. O Sistema Mineiro de Avaliação no contexto do ?Choque de Gestão?: uma análise do percurso trilhado pelo Estado de Minas Gerais.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
TRIPODI, M. R.F.. O Sistema Mineiro de Avaliação: aproximando o debate em torno do percurso feito por Minas Gerais (1992-2010).. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TRIPODI, M. R.F.. Da tragédia ao mito - um caminho de volta, na leitura de "Primeiras estórias".. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
TRIPODI, M. R.F.. Entre a hybris e a ápolis: Proximidades entre Rosa e Chico Buarque. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
TRIPODI, M. R.F.. As máscaras do trágico: um diálogo entre ?A Benfazeja?, de Rosa e ?Geni e o Zepelim?, de Chico Buarque.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
TRIPODI, M. R.F.. Sob o signo do expiar: Ambiguidades e aproximações entre Sófocles e Rosa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
TRIPODI, M. R.F.. As máscaras do trágico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
TRIPODI, M. R.F.. A inevitabilidade da escrita em "Terceiro Livro de Crônicas", de Antònio Lobo Antunes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
TRIPODI, M. R.F.. Fronteiras em Falso: um esboço da tensão da escrita memória-história em escritores africanos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
TRIPODI, M. R.F.. A contemplação líquida do mundo: uma leitura da ?Aquarela?, de Murilo Mendes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
TRIPODI, M. R.F.. Poder e reflexão no sertão. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
TRIPODI, Maria do Rosário Zara Figueiredo. Mapeamento dos locais de governança na oferta de educação infantil nos Planos Municipais de Educação 2016 (Relatório Científico).

2.
TRIPODI, M. R.F.. "A vantagem acadêmica de Cuba:por que seus alunos vão melhor na escola" 2010 (Bibliografia Comentada).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
TRIPODI, Zara Figueiredo.. Parecer ad hoc para Revista Estudos em Avaliação Educacional.. 2017.

2.
TRIPODI, Zara Figueiredo.. Parecer ad hoc para Revista Brasileira de Educação. 2017.

3.
TRIPODI, Zara Figueiredo.. Parecerista do IX Encontro Brasileiro da Rede Latino americana de Estudos sobre Trabalho Docente?REDESTRADO. 2017.

4.
TRIPODI, Zara Figueiredo.. Parecerista da Revista @mbienteeducação. 2017.

5.
TRIPODI, Zara Figueiredo.. Comitê Científico do XI Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional - SIMPLAGE. 2017.

6.
PESSANHA, E. C. ; TRIPODI, ZARA FIGUEIREDO . Comissão Prêmio Capes de Tese. 2017.

7.
TRIPODI, Zara Figueiredo.. Comitê Científico do VII Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores ? Políticas Educacionais, Formação e Prática Docente: Cenários e Experiências (2017).. 2017.

8.
TRIPODI, Zara Figueiredo.. Parecer ad hoc para Revista Educação e Pesquisa. 2016.

9.
TRIPODI, M. R.F.. Avaliação de Resumos para o 20˚ SIICUSP. 2012.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo ; TRIPODI, Zara Figueiredo. . Políticas Públicas para a Educação. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
TRIPODI, Maria do Rosário Zara Figueiredo. Mapeamento dos Locais de Governança da educação infantil explicitados nos Planos Municipais de Educação 2014-2024. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
TRIPODI, Zara Figueiredo.; MATA, M. A. . Texto Base para Conferência Municipal da Educação de Betim. 2014. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

3.
TRIPODI, M. R.F.. Relato de uma Prática Docente: "Um Olhar sob Suspeita". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo ; TRIPODI, Zara Figueiredo. . A leitura de 'Dom Casmurro': uma experiência na escola. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
TRIPODI, M. R.F.. Texteando.blogspot.com. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Blog).

6.
TRIPODI, M. R.F.. As práticas sociais de leitura e escrita na educação básica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
TRIPODI, M. R.F.. O letramento na educação básicas: as práticas sociais de leitura e escrita. 2009. .

8.
TRIPODI, M. R.F.. Estação Icaivera - Jornal Estudantil. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Tablóide Estudantil).

9.
TRIPODI, M. R.F.. O texto literário em sala de aula. 2008. .

10.
RAMALHO, E. ; TRIPODI, M. R.F. . Poemata - Poemas em latim e em grego. 2008. (Editoração/Livro).

11.
RAMALHO, E. ; TRIPODI, M. R.F. . BEOWULF - revisão. 2006. (Editoração/Livro).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
TRIPODI, M. R.F.; Murta, Renato ; MELLO, Rubens Henrique . Um Olhar sob suspeita - Filme. 2009.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DIAS, L. R.; TRIPODI, ZARA FIGUEIREDO; MOREIRA, C. R. K. S.; BORBA, C. A.. Participação em banca de Liliana Cotinho de Assis. Referentes político-normativos de cumprimento dos arts. 26 A e 79 B da Lei de Diretrizes e Bases: uma pauta para a igualdade racial nas escolas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

2.
MATOS, D. A. S.; ALAVARSE, O. M.; TRIPODI, Zara Figueiredo.; OLIVEIRA, B. R.. Participação em banca de Daiane Ansaloni Mendes. A Gestão Educacional na interface do IDEB e das avaliações externas: uma análise a partir das percepções de egressos do Programa Nacional Escola de Gestores. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
TRIPODI, Zara Figueiredo.; MATOS, D. A. S.; FRANCO, M. A. M.; MONTEIRO, S. M.. Participação em banca de Igor Ariacy Freitas de Andrade. Interface das ações do Subprojeto PIBID/Alfabetização no desempenho de leitura de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
TRIPODI, Maria do Rosário Zara Figueiredo; ALVES, T.; ALVES, M. F.. Participação em banca de Patrícia Pereira da Silva Nicacio. Análise da Desigualdade das Condições de Oferta do Ensino Médio em Goiânia. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Goiás.

5.
TRIPODI, Maria do Rosário Zara Figueiredo; DRAGONE, A. A. S.. Participação em banca de Daniele Graciane de Souza. Acesso e Permanência na UFPR: uma análise da política de assistência estudantil (2010-2014). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
SOUZA, A. N.; SOUSA, Sandra Zákia; TRIPODI, Maria do Rosário Zara Figueiredo. Participação em banca de Lucimara Domingues de Oliveira. Administração de docentes no contexto da Nova Gestão Pública: estudo da rede de ensino do Estado de São Paulo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
TRIPODI, Maria do Rosário Zara Figueiredo; DIAS, L. R.; SILVA, P. V. B.. Participação em banca de Gioconda Ghiggi. Formação continuada de Professores e Professora no NEAB/UFPR: análise de resultados. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

2.
JARDILINO, J. R. L.; SOUZA, A. R.; TRIPODI, Zara Figueiredo.. Participação em banca de Ana Maria Mendes Sampaio. Demanda de Desenvolvimento Profissional Docente, PNE, PME: o desafio da relação no município de Mariana - MG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
MATOS, D. A. S.; OLIVEIRA, B. R.; ALAVARSE, O. M.; TRIPODI, ZARA FIGUEIREDO. Participação em banca de Daiane Ansaloni Mendes. Usos e Implicações das avaliações externas e do IDEB no cotidiano do trabalho escolar. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto.

4.
BORBA, C. A.; TRIPODI, Zara Figueiredo.; DIAS, L. R.; MOREIRA, C. R. K. S.. Participação em banca de Liliana Coutinho de Assis. "INDICADORES DE CUMPRIMENTO DA LDB - ICLDB (arts. 26-A e 79-B): Contribuições para a efetivação da educação antirracista. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MATOS, D. A. S.; TRIPODI, Zara Figueiredo.. Participação em banca de Thalita Teixeira de Souza.Repetência escolar: práticas pedagógicas e programas de correção de fluxo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

2.
OLIVEIRA, B. R.; SENA, V. D.; TRIPODI, Zara Figueiredo.. Participação em banca de LÁZARO CÉZAR DIAS.Um Estudo Acerca de Eficácia e Equidade Intraescolar no âmbito do Ensino Público Básico Brasileiro com o Uso de Indicadores de Qualidade da Educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

3.
SOUZA, C. E. P.; TRIPODI, Zara Figueiredo.. Participação em banca de Claudio Lages Guerra.O novo sistema de cotas da Universidade Federal do Paraná: avaliação do desempenho dos alunos aprovados no curso de medicina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, F. A. O. R.; SILVA, M. D.; TRIPODI, ZARA FIGUEIREDO. Processo Seletivo Simplificado de Professor Substituto. 2018. Universidade Federal de Ouro Preto.

Outras participações
1.
TRIPODI, Maria do Rosário Zara Figueiredo; PAIVA, L.; PINHEIRO, M.. Avaliação de Estágio Probatório Docente de Sandra Regina Costa. 2016. Universidade Federal do Paraná.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
38ª Reunião Nacional da ANPED. Oferta de Educação de Educação Infantil em Planos Municipais de Educação (2014-2024): Perfis e Tendências. 2017. (Congresso).

2.
III Seminário de Pesquisas do Pós-Letras (SEMPO).Perspectivas Preocupantes: Escola Sem Partido e os Rumos da Educação no Brasil. 2017. (Seminário).

3.
III Seminário de Pesquisas do Programa em Pós-Letras.Estado de bem-estar social sem Estado? Agendas e lógicas privatizantes no cenário educacional brasileiro. 2017. (Seminário).

4.
Seminário internacional trabalho e formação docente na América Latina: desafios atuais para a construção de uma agenda regional".As diferentes estratégias de privatização da educação e a ameaça ao direito à educação. 2017. (Seminário).

5.
XI Seminário de Educação.Políticas Públicas para Educação: Foco, Metas e Prioridades. 2017. (Seminário).

6.
XI SIMPOED.Gestão da Educação e Processos Educacionais Sustentáveis. 2017. (Simpósio).

7.
XXVIII Simpósio de Política e Administração da Educação.Permeabilidade do Estado na oferta da educação infantil: o que dizem os Planos Municipais de Educação 2014/2024?. 2017. (Simpósio).

8.
Educação e Democracia: perspectivas das políticas educacionais em tempos incertos.A forma de organização das instituições políticas brasileiras importa para a educação?. 2016. (Seminário).

9.
I Semana de Consciência Negra.Novo Regime Fiscal e possíveis efeitos sobre a Engenharia Institucional Federativa, no caso da educação.. 2016. (Seminário).

10.
37ª Reunião Nacional da ANPEd. 2015. (Seminário).

11.
Modelagem de Sistemas Complexos para Políticas Púbicas. 2015. (Seminário).

12.
Education quality and social justice - A capabilities account. 2013. (Seminário).

13.
IV Seminário de Educação Brasileira.Entre a legalidade e a legitimidade: algumas considerações em torno da construção de uma agenda contratualista na educação mineira. 2013. (Seminário).

14.
Poverty, Education and Social Justice: Exploring Conditions of Educability in the Favela. 2013. (Seminário).

15.
The social justice implications of privatisation in education governance frameworks: a relational account. 2013. (Seminário).

16.
VIII Encontro Regional da ANPAE e XII Encontro Estadual da ANPAE SP.Contratualização de Resultados na Gestão Educacional; o caso de Minas Gerais. 2012. (Encontro).

17.
Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP em Publicação Cientí!ca. 2012. (Outra).

18.
Avaliação e Políticas Públicas Educacionais: Ensaios contrarregulatórios em debate. 2011. (Seminário).

19.
Avaliação para as aprendizagens e avaliação das aprendizagens. 2011. (Encontro).

20.
IX Simpósio de Mostra Integrada de Pesquisa - Universidade e Comunidade: mútuas implicações.Políticas Públicas para a Educação. 2011. (Seminário).

21.
VI Reunião da ABAVE.O Sistema Mineiro de Avaliação no contexto do ?Choque de Gestão?: uma análise do percurso trilhado pelo Estado de Minas Gerais.. 2011. (Seminário).

22.
VI Reunião da ABAVE.Sistemas de Bonificação. 2011. (Outra).

23.
VI Simpósio Internacional O Estado e As Políticas Educacionais no Tempo Presente.O Sistema Mineiro de Avaliação: aproximando o debate em torno do percurso feito por Minas Gerais (1992-2010).. 2011. (Simpósio).

24.
XXV Simpósio Brasileiro - II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. 2011. (Congresso).

25.
Conferência Municipal de Educação. Ensino Fundamental: perspectivas. 2010. (Congresso).

26.
Pensar a Educação Pensar o Brasil. 2010. (Seminário).

27.
XIII Enfoque Letras.A recepção de Dom Casmurro: Uma prática Docente. 2010. (Simpósio).

28.
1º Ciclo de Conferências sobre Leitura.Avaliações externas e o currículo de língua portuguesa na Escola Pública. 2009. (Oficina).

29.
1º Ciclo de Conferências sobre Leitura. 2009. (Oficina).

30.
Conversa de Educadores."Prova Brasil: Instrumento para subsidiar Políticas Educacionais e a Qualidade de Ensino. 2009. (Seminário).

31.
IV SEMINÁRIO DA PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS.Da tragédia ao mito- um caminho de volta, na leitura de "Primeiras estórias". 2009. (Seminário).

32.
Congresso Internacional Dois Imortais:Guimarães Rosa e Machado de Assis. As máscaras do trágico: um diálogo entre Rosa e Chico Buarque. 2008. (Congresso).

33.
II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LETRAMENTO. 2008. (Simpósio).

34.
III Seminário de Pós Graduação em Letras.Entre a hybris e a ápolis: Proximidades entre Rosa e Chico Buarque. 2008. (Seminário).

35.
Colóquio Internacional de Letramento. 2007. (Congresso).

36.
simpósio "As máscaras de Perséfone". 2005. (Simpósio).

37.
III Seminário Internacional Guimarães Rosa. 2004. (Seminário).

38.
Minicurso "Literatura e Psicanálise". 2004. (Oficina).

39.
II Seminário Internacional Guimarães Rosa.As máscaras de Perséfone. 2001. (Simpósio).

40.
Minicurso "O amor no universo rosiano". 2001. (Oficina).

41.
I seminario Internacional Guimaraes Rosa.MInicurso. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TRIPODI, Zara Figueiredo.. Diálogos. 2018. (Congresso).

2.
TRIPODI, Maria do Rosário Zara Figueiredo; FERRAZ, M. ; CODATO, A. . PEC 241: Estado, Direitos Sociais e Nova Direita no Brasil. 2016. (Outro).

3.
TRIPODI, Zara Figueiredo.; MATA, M. A. . Conferência Municipal da Educação de Betim. 2015. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ariane Dianes dos Santos Silva. Título Provisório:A Educação à Distância na formação continuada de professores: desafios e perspectivas dos docentes das escolas de Mariana. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Eliane das Graças Pereira Ferreira. Título provisório: Condições de Trabalho Docente na Educação Infantil em Mariana, MG. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

3.
Adriana de Medeiros Oliveira. Título Provisório: Relatos e práticas docentes: implicações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa ? PNAIC no âmbito da pré-escola. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Taís Aguilar. Federalismo e os Consórcios Educacionais. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Mariellen de Freitas Tioca. Mapeamento e caracterização da oferta de Educação Infantil em Minas Gerais. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Roberto Fernandes. O "lugar" do IDEB nas reformas gerenciais da Educação. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).

2.
Gustavo Henrique Trajano. Fronteiras do Estado: as comunidades de política em reformas gerenciais. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Mariellen de Freitas Tioca. Oferta Educacional e Terceiro Setor: uma revisão da literatura. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, UNiversidade Federal de Ouro Preto. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Letícia Trzaskos Abbeg. OPERACIONALIZAÇÃO DO CURRÍCULO EM SALA DE AULA E DESIGUALDADES EDUCACIONAIS: o que sugerem os planos de trabalho docente de matemática no Paraná?  . 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

2.
Luzia de Fátima Miranda. Programa Bolsa Família: análise da condicionalidade do Programa na área educacional em um município do Paraná. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

3.
Tatiana de Fátima Padilha Oliveira. Bolsa Família e Desigualdades Educacionais: uma análise dos limites e possibilidades do Programa a partir do seu marco legal.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

4.
Nelci Terezinha Osowski. Direitos Humanos e Desigualdades Escolares: uma proposta de referentes de ação docente. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

Orientações de outra natureza
1.
André Batista. A leitura no cinema. 2014. Orientação de outra natureza - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

2.
Artur Campos. Leitura no Cinema. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

3.
Bruna Fernandes. Leitura no Cinema. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

4.
Clever Vasconcelos. Leitura no Cinema. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

5.
Débora Oliveira. Leitura no Cinema. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

6.
Jimene Ribeiro. ?A leitura na Literatura: representações de leitura no conto ?Felicidade Clandestina?, de Clarice Lispector. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

7.
Júnio Fonseca. ?A leitura na Literatura: representações de leitura no conto ?Felicidade Clandestina?, de Clarice Lispector. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

8.
Marcus Souza. ?A leitura na Literatura: representações de leitura no conto ?Felicidade Clandestina?, de Clarice Lispector. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

9.
Matheus Federici. ?A leitura na Literatura: representações de leitura no conto ?Felicidade Clandestina?, de Clarice Lispector. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

10.
Pollyana de Souza. ?A leitura na Literatura: representações de leitura no conto ?Felicidade Clandestina?, de Clarice Lispector. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

11.
Juceli Gomes da Silva Oliveira. Retratos do feminismo: representações da erotização da leitura em Picasso. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

12.
Lorena Ester de Souza Israel. Retratos do feminismo: representações da erotização da leitura em Picasso. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

13.
Luana Barbosa da Silva. Retratos do feminismo: representações da erotização da leitura em Picasso. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

14.
Luana Marques Pereira. Retratos do feminismo: representações da erotização da leitura em Picasso. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

15.
Luciana Gomes Maria Honório. Retratos do feminismo: representações da erotização da leitura em Picasso. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

16.
Luciene Gabriela Barbosa Silva. Retratos do feminismo: representações da erotização da leitura em Picasso. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

17.
Luzia Coutinho Santos. Retratos do feminismo: representações da erotização da leitura em Picasso. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

18.
Natália Cristina Dias Martir. Retratos do feminismo: representações da erotização da leitura em Picasso. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

19.
André Stofel. A escrita na literatura. 2014. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

20.
André Bauer. A escrita na literatura. 2014. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

21.
Andrezza Ferraz. A escrita na literatura. 2014. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

22.
Bárbara Cristina Gonçalves. A escrita na literatura. 2014. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

23.
Bárbara Silva Pimenta. A escrita na literatura. 2014. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

24.
Amanda Mapa. O Lugar da Escola na Constituição do Sujeito Leitor em Memoriais de alunos da PUCMinas. 2014. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

25.
Amanda Mourão. O Lugar da Escola na Constituição do Sujeito Leitor em Memoriais de alunos da PUCMinas. 2014. Orientação de outra natureza. (Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

26.
Alan Marx. O Lugar da Escola na Constituição do Sujeito Leitor em Memoriais de alunos da PUCMinas. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

27.
Luana Resende. O Lugar da Escola na Constituição do Sujeito Leitor em Memoriais de alunos da PUCMinas. 2014. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

28.
Sandra Xavier Fialho. O Lugar da Escola na Constituição do Sujeito Leitor em Memoriais de alunos da PUCMinas. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.

29.
Mariana Santiago. ?A leitura na Literatura: representações de leitura no conto ?Felicidade Clandestina?, de Clarice Lispector. 2014. Orientação de outra natureza. (Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientador: Maria do Rosario Figueiredo Tripodi.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo ; TRIPODI, Zara Figueiredo. . Políticas Públicas para a Educação. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TRIPODI, Zara Figueiredo.; MATA, M. A. . Conferência Municipal da Educação de Betim. 2015. (Exposição).




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