Daniele Marques Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5548274661198509
  • Última atualização do currículo em 19/11/2018


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1994), Mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2016), tendo realizado doutorado sanduíche na Universidad de Barcelona, Espanha, sob a supervisão do Prof. Dr. José Contreras Domingo. Tem experiência na área de Educação Infantil, tendo sido professora e coordenadora pedagógica nesta etapa da Educação Básica e docente do Ensino Superior em cursos de Pedagogia, atuando como professora supervisora de Estágio Supervisionado - em docência da Educação Infantil e Gestão Educacional -, bem como docente de disciplinas de Fundamentos da Educação Infantil e Alfabetização e Letramento, na Universidade Tuiuti do Paraná - UTP. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR) e do Grupo de Trabalho de Educação Infantil (GTEI) da UFPR, que integra o Fórum de Educação Infantil do Paraná - FEIPAR, o qual compõe o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - MIEIB. Exerceu também a docência no Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da UTP, nas disciplinas de História da Imagem e da Fotografia e Fotografia Ambiental, sendo a fotografia a linguagem que vem utilizando para compor propostas metodológicas de estudo na área educacional, bem como sua forma de representação artística. Estuda a experiência pela investigação das narrativas visuais e da memória narrativa, com foco nas relações educativas que envolvem estudos com bebês (0 a 3 anos de idade). Atualmente, atua como consultora de educação infantil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniele Marques Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, D. M.;VIEIRA, DANIELE MARQUES


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
com período sanduíche em Universitat de Barcelona (Orientador: José Domingo Contreras).
Título: Imagens da experiência educativa de professores no espaço-ambiente do Proinfância, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Marynelma Camargo Garanhani.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Experiência educativa; espaço-ambiente; educação infantil; Proinfância.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1998
Mestrado em História.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: João Baptista Groff, um olhar fotográfico no Paraná das primeiras décadas do século XX,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Ana Maria de Oliveira Burmester.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: História Fotografia.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1990 - 1994
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1987 interrompida
Graduação interrompida em 1989 em Agronomia.
Escola Superior de Agricultura de Lavras, ESAL, Brasil.
Ano de interrupção: 1989




Formação Complementar


2018 - 2018
Programa di Studio a Reggio Emilia. (Carga horária: 25h).
Reggio Lingua, RL, Itália.
2016 - 2016
Capacitação docente. (Carga horária: 18h).
Jardín Fabulinus, FABULINUS, Argentina.
2013 - 2013
Extensão universitária em Fórum de Debates sobre Educação Infantil. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2013 - 2013
Escola d'Estiu. (Carga horária: 30h).
Associació de Mestre Rosa Sensat, ROSA SENSAT, Espanha.
2009 - 2009
Desenvolvimento humano em Vigotski. (Carga horária: 4h).
Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Projeto "Alfabetização em creche alternativa". (Carga horária: 260h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1992 - 1992
Pedagogia Freinet na Prática de Hoje. (Carga horária: 12h).
Serviço Social do Comércio do Paraná, SESC, Brasil.
1989 - 1989
Estágio em Agricultura Orgânica. (Carga horária: 240h).
Hospital Colonia Itapuã - SSMA/RS, HCI - SSMA/RS, Brasil.
1988 - 1988
Curso Ecológico de Solos e Pastagens/Ana Primavesi. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Agricultura de Lavras, ESAL, Brasil.
1987 - 1987
Estágio técnico da Agrovale. (Carga horária: 88h).
Coopertativa Mista dos Produtores Rurais do Vale do Paranaíba Ltda, AGROVALE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2005 - 2017
Vínculo: professor adjunto, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Dedicação Integral, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2012 - 08/2012
Ensino, Tecnologia em Fotografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da imagem e da fotografia
02/2012 - 06/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento II
02/2012 - 06/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática Pedagógica: Estágio Supervisionado em Educação Infantil II
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento II
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Infantil: Fundamentos, Conteúdos e Metodologias II
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática Pedagógica: Estágio Supervisionado em Educação Infantil II
08/2011 - 12/2011
Ensino, Tecnologia em Fotografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fotografia Ambiental
08/2011 - 12/2011
Ensino, Tecnologia em Fotografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da imagem e da fotografia
02/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Interdisciplinares: espaço-ambiente e retratos da infância na escola
02/2011 - 06/2011
Ensino, Tecnologia em Fotografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fotografia Ambiental
História da Imagem e da Fotografia
02/2011 - 06/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento II
Educação Infantil: Fundamentos, Conteúdos e Metodologias II
Pesquisa e Prática Pedagógica: Estágio Supervisionado em Educação Infantil II
07/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Interdisciplinares: a diversidade no processo de alfabetização
Alfabetização e Letramento II
Educação Infantil: Fundamentos, Conteúdos e Metologias II
Pesquisa e Prática Pedagógica: Estágio Supervisionado em Educação Infantil II
07/2010 - 12/2010
Ensino, Tecnologia em Fotografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fotografia Ambiental
História da Imagem e da Fotografia
02/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática Pedagógica: Estágio Supervisionado em Educação Infantil I
Pesquisa e Prática Pedagógica: Estágio Supervisonado em Gestão Escolar
02/2010 - 07/2010
Ensino, Tecnologia em Fotografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fotografia Ambiental
História da Imagem e da Fotografia
11/2009 - 12/2009
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão Pedagógica na Educação Infantil
07/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Interdisciplinares: a diversidade no procsso de alfabetização
Alfabetização e Letramento II
Educação Infantil: Fundamentos, Conteúdos e Metodologias II
Pesquisa e Prática Pedagógica: Estágio Supervisionado em Educação Infantil II
07/2009 - 12/2009
Ensino, Tecnologia em Fotografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Imagem e da Fotografia
02/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Interdisciplinares: A diversidade no porcesso de alfabetização
Alfabetização e Letramento II
Educação Infantil: Fundamentos, Conteúdos e Metodologias I
Pesquisa e Prática Pedagógica em Gestão Educacional: Estágio Supervisionado
Pesquisa e Prática Pedagógica: Estágio Supervisionado em Educação Infantil I
11/2008 - 12/2008
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação Básica
07/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Infantil: Fundamentos, Conteúdos e Metodologias II
Pesquisa e Prática Pedagógica: Estágio Supervisionado em Educação Infantil II
Fundamentos de Educação Infantil III
Alfabetização e Letramento I
02/2007 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa e Prática Pedagógica Estágio Supervisionado em Educação Infantil II
Alfabetização e Letramento
Fundamentos da Educação Infantil I
Fundamentos da Educação Infantil III
Pesquisa e Prática Pedagógica em Educação Infantil: Estágio Supervisionado II
Pesquisa e Prática Pedagógica em Gestão Educacional: Estágio Supervisionado
10/2005 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Literatura Infantil II
Ensino de História: Conteúdos e Metodologia.
Fundamentos da Educação Infantil I
Fundamentos da Educação Infantil III
PPP em Educação Infantil: Estágio Supervisionado I
PPP em Educação Infantil: Estágio Supervisionado II
Tópicos Especiais: Alfabetização e Letramento
02/2000 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino
Prática de Ensino Sob a Forma de Estágio Supervisionado I
Prática de Ensino Sob a Forma de Estágio Supervisionado II
Prática de Ensino Sob a Forma de Estágio Supervisionado III
4/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Geografia
Fundamentos da Educação Infantil
4/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino Sob a Forma de Estágio Supervisionado
História e Imagem

Centro Universitário Autônomo do Brasil, UNIBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 10


Faculdade Integrada Espírita, FIES, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titularrofessor contratado, Carga horária: 8

Atividades

3/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de Geografia
3/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Metodologia do Ensino de História

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÃ?, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Substituto, Enquadramento Funcional: Adjunto, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2009 - 2010
A constituição do eu a partir do outro - compreensão das interações e das práticas educativas na educação infantil.
Descrição: O presente estudo busca sob uma perspectiva sociointeracionista do desenvolvimento infantil discutir a constituição do eu a partir do outro, tendo como autores referenciais Wallon e Vygostsky, em que se pese as interações que a criança pequena estebelece com o meio - material e humano - presentes no contexto educativo em que está inserida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Daniele Marques Vieira - Coordenador / Neyre Correia da Silva - Integrante / Arleandra Cristina Talin do Amaral - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2006 - 2009
Alfabetização, letramento e suas metodologias
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Premiação da Professora Daniele Marques Vieira pela orientação do Melhor trabalho de Iniciação Científica entitulado, Universidade Tuiuti do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIEIRA, DANIELE MARQUES2018VIEIRA, DANIELE MARQUES. O espaço-ambiente em uma perspectiva estético-didática para pensar a prática educativa e o currículo na educação infantil. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 19, p. 161-137, 2018.

2.
VIEIRA, D. M.;VIEIRA, DANIELE MARQUES2016VIEIRA, D. M.. Enunciação e atitude responsiva em processos interativos: construindo dialogias na Educação Infantil. ZERO-A-SEIS (FLORIANÓPOLIS), v. 18, p. 32-49, 2016.

3.
VIEIRA, D. M.;VIEIRA, DANIELE MARQUES2009VIEIRA, D. M.. Confronto e conflito no processo de formação continuada e as práticas alfabetizadoras. Tuiuti: Ciência e Cultura (Online), v. N. 41, p. 161-175, 2009.

4.
VIEIRA, D. M.;VIEIRA, DANIELE MARQUES2000VIEIRA, D. M.. A fotografia sob um olhar histórico: da descoberta às primeiras décadas do século XX (1839-1940). Tuiutí (Curitiba), v. I, p. 25-38, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
MORO, C. S. ; VIEIRA, D. M. ; TAVARES, I. M. ; AMPLATZ, M. ; GARANHANI, M. C. . Jogos de linguagem ? estratégia para atividades diversificadas no processo de alfabetização e letramento. In: Arleandra Cristina Talin do Amaral; Roseli Correia de Barros Casagrande; Viviane Chulek.. (Org.). EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SABERES E PRÁTICAS. 1.ed.Curitiba: SEED-PR., 2012, v. I, p. 43-63.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, D. M.. O processo de alfabetização e a estratégia das atividades diversificadas: jogos de linguagem. In: VIII Seminário Pedagogai em Debate e III Colóquio de Formação de Professores, 2008, Curitiba. Livro de resumos e progamção. Curitiba: UTP, 2008.

2.
VIEIRA, D. M.. Alfabetização, letramento e suas metodologias: considerações para uma prática que promova o avanço na aprendizagem da linguagem escrita. In: VII Seminário de Pedagogia em Debate, 2007, Curitiba. Anais - Caderno de Resumos. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, D. M.. Revendo as práticas de alfabetização na formação continuada: confronto e conflito. In: 17 Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Unicamp-FE; ALB, 2009.

2.
VIEIRA, D. M.; SILVA, N. C. . A constituição do eu a partir do outro - compreensão das interações e das práticas educativas na educação infantil. In: IX Seminário de Pedagogia em Debate e IV Colóquio Nacional de Formação de Professores - Cidadania, Justiça e (Des)igualdade: que escola queremos?, 2009, Curitiba. Livro de Resumos e Progamação. Curitiba: UTP, 2009.

3.
VIEIRA, D. M.. Metodologia e conhecimento acerca da escrita: por uma prática da reflexão. In: IV Seminário de Teoria e Prática de Ensino, 2007. UNIVERSIDADE E ESCOLA: SABERES, CULTURA E FORMAÇÃO DOCENTE. Curitiba: UFPR, 2007.

4.
VIEIRA, D. M.. Alfabetização, letramento e suas metodologias:considerações para uma prática que promova o avanço na aprendizagem da liguagem escrita. In: IV Simpósio de Educação Superior: desenvolvimento profissional docente; I Fórum de Pesquisadores em educação Superior, 2007, Santa Maria - RS. Trajetórias de formação na educação superior: perspectivas teórico-metodológicas, 2007.

5.
VIEIRA, D. M.; FILIZOLA, R. . Rio Barigui - População e Arredores. In: I Encontro de Extensão da UTP, 2000, Curitiba. Caderno de Resumos. Curitiba: UTP, 2000. v. I. p. 25-26.

6.
VIEIRA, D. M.. A formação do olhar no sujeito histórico, representada pela imagem fotográfica. In: III Seminário de Pesquisa da UTP, 1999, Curitiba. Cadernos de Resumos. Curitiba: UTP, 1999. v. 3. p. 77-77.

Artigos aceitos para publicação
1.
VIEIRA, D. M.. A fotografia e a experiência educativa: diálogos possíveis. CONTRAPONTOS (ONLINE), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, D. M.. INFÂNCIAS, BRINCADEIRAS, CORPO E MOVIMENTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VIEIRA, D. M.; GODALL, T. C. . INDOOR ENVIRONMENTS: EXPERIMENTATION AND RELATIONSHIPS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
VIEIRA, D. M.. OPEN SCHOOL: AN OPPORTUNITY TO THINK ABOUT THE EDUCACTIONAL RELATIONS IN SPACE/ENVIRONMENT THE CHILDHOOD SCHOOL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
VIEIRA, D. M.. UM OLHAR SOBRE ESPAÇOS-AMBIENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA ESPANHA: POSSIBILIDADES DE DIÁLOGO COM O PROINFÂNCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VIEIRA, D. M.. Educación Infantil, espacio pedagógico, las interacciones y el juego: lugar institucionalizado del niño de 0 a 6 años de edad. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VIEIRA, D. M.. Educação Infantil, espaço pedagógico e os eixo interações e brincadeira na perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VIEIRA, D. M.. Mesa - 'A formação do professor de educação infantil e o estágio supervisionado nos cursos de Pedagogia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
VIEIRA, D. M.; LEAL, F. P. . A constituição do sujeito e o espaço-ambiente na prática pedagógica da educação infantil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VIEIRA, D. M.. A CONSTITUIÇÃO DO EU E O ESPAÇO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VIEIRA, D. M.; NOVAK, Marcia Cristina Oliveira . A INTERAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E PROCESSOS FORMATIVOS: UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VIEIRA, D. M.. O uso da fotografia na investigação das práticas da educação infantil: as interações no espaço-ambiente'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VIEIRA, D. M.; FONTANA, M. I. ; MACHADO, I. M. C. . A relação teórico-prática e a pesquisa na formação do pedagogo: por uma metodologia reflexiva da alfabetização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VIEIRA, D. M.; SILVA, N. C. . A constituição do eu a partir do outro ? compreensão das interações e das práticas educativas na educação infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
VIEIRA, D. M.. Práticas de alfabetização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FONTANA, M. I. ; MACHADO, I. M. C. ; VIEIRA, D. M. . Relação teoria e prática na formação e exercício profissional de pedagogos.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
VIEIRA, D. M.; SILVA, N. C. . A constituição do eu partir do outro - compreensão das interações e das páticas educativas na educação infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
VIEIRA, D. M.; SILVA, N. C. . A constituição do eu a partir do outro - compreensão das interações e das práticas educativas na educação infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
VIEIRA, D. M.. Revendo as práticas de alfabetização na formação continuada: confronto e conflito.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
VIEIRA, D. M.. Revendo as práticas de alfabetização na formação continuada: confronto e conflito.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
VIEIRA, D. M.. O processo de alfabetização e a estratégia das atividades diversificadas: jogos de linguagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
VIEIRA, D. M.. Alfabetização, letramento e suas metodologias: considerações para uma prática que promova o avanço na aprendizagem da linguagem escrita. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
VIEIRA, D. M.. Alfabetização, Letramento e suas metodologias: Considerações para uma prática que promova o avanço na aprendizagem da linguagem escrita. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
VIEIRA, D. M.. Metodologia e conhecimento acerca da escrita: por uma prática da reflexão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
VIEIRA, D. M.. Relações entre espaço e currículo: interações que constroem uma experiência na educação infantil. CURITIBA: Revirei - Revista Virtual de Educação Infantil - ISSUU, 2017 (artigo).

2.
VIEIRA, D. M.. Cultura oral e escrita na educação infantil. Curitiba: Atualização em educação infantil: agregando pessoas e sentidos (título), 2016 (Capítulo submetido de livro no prelo).

3.
VIEIRA, D. M.. Educación infantil, espacio pedagógico, las interacciones y el juego: lugar institucionalizado del niño de 0 a 6 años de edad. Porto Alegre: Traficantes de Sueños, 2014 (artigo).

4.
VIEIRA, D. M.. Sobre a Lei 12796/2013 e as implicações à Educação Infantil. CURITIBA: Revirei - Revista Virtual de Educação Infantil - ISSUU, 2014 (artigo).

5.
VIEIRA, D. M.. Jogos de linguagem - estratégias para atividades diversificadas no processo de alfabetização e letramento. Curitiba: SEED-PR, 2012 (artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VIEIRA, D. M.. Uma proposta para o uso do Blog como ferramenta online no Assessoramento Técnico-Pedagógico do Proinfância. 2014.

2.
VIEIRA, D. M.. Análise da experiência do Projeto Piloto Ambientação do Espaço Pedagógico do Proinfância no Paraná (PPAEPP). 2014.

3.
VIEIRA, D. M.. O Blog Mais Infância como Estratégia do Assessoramento Técnico-Pedagógico ao Proinfância no Estado do Paraná e suas Decorrências. 2013.

4.
VIEIRA, D. M.. Proposta de Trabalho de Assessoramento Técnico-Pedagógico às Instituições Públicas de Educação Infantil Participantes do Proinfância no Paraná. 2012.

5.
VIEIRA, D. M.. O Atendimento da Educação Infantil em Municípios do Paraná e a Proposição de Orientações na Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2012.

6.
VIEIRA, D. M.. Subsídios para a Melhoria da Qualidade nas Instituições de Educação Infantil Referentes à Educação Infantil e Especialmente ao Programa Proinfância no Paraná. 2012.

7.
VIEIRA, D. M.; ROCHA, I. C. da S. . Elaboração da proposta pedagógica para a educaçao infantil do município de Contenda - PR. 2008.

8.
VIEIRA, D. M.. Reelaboração da proposta curricular para a educação infantil (0 a 3 anos) do município de Fazenda Rio Grande - PR. 2007.

Trabalhos técnicos
1.
VIEIRA, D. M.. XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Proifissionalização Docente - SIPD/Cátedra UNESCO e IX Encontro Nacional sobre Atendimento Escolar Hospitalar - ENAEH. 2015.

2.
VIEIRA, D. M.; SOUZA, G. ; AMARAL, A.C.T. ; KNOBLAUCH, A. ; FERREIRA, V. M. R. ; ZIMMERMANN, A. L. . Indicadores da qualidade na educação infantil. 2009.

Redes sociais, websites e blogs
1.
VIEIRA, D. M.; FELDMAN, M. . Mais Infância. 2012; Tema: A infância em contextos de Educação Infantil, políticas e ações compartilhadas em prol da qualidade no atendimento às crianças brasilleiras.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIEIRA, D. M.. El lenguaje fotográfico en la experiencia educativa: diálogos posibles. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VIEIRA, D. M.. Educação Infantil, Infâncias e Arte.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
VIEIRA, D. M.. Currículo na Educação Infantil: Eixos Interações e Brincadeira. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
VIEIRA, D. M.. Currículo na Educação Infantil: Eixos Interações e Brincadeira. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
VIEIRA, D. M.. Projeto de trabalho na Educação Infantil. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
VIEIRA, D. M.. Educação Infantil, Infâncias e Arte.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
VIEIRA, D. M.. Fundamentos Históricos, Sociológicos, Filosóficos e a Prática de Formação na Educação Infantil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
VIEIRA, D. M.. Fundamentos Históricos/Sociológicos/Filosóficos e a Prática de Formação na Educação Infantil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
VIEIRA, D. M.. O planejamento na educação infantil e a contação de histórias com materiais didático-pedagógicos. 2011. .

10.
VIEIRA, D. M.. O planejamento na educação infantil e a contação de histórias com materiais didático-pedagógicos. 2011. .

11.
VIEIRA, D. M.. Preparação para a implantação da Educação Infantil do Campo em Rio Branco do Sul. 2011. .

12.
VIEIRA, D. M.. Atualização em Educação Infantil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
VIEIRA, D. M.. Planejamento de trabalho na educaçãom infantil e 1º ano do ensino. 2010. .

14.
VIEIRA, D. M.. Metodologias de alfabetização. 2010. .

15.
VIEIRA, D. M.. Planejamento e organização do trabalho pedagógico de gestores. 2010. .

16.
VIEIRA, D. M.. Educação Infantil. 2010. .

17.
VIEIRA, D. M.; SILVA, N. C. . A constituição do eu a partir do outro na educação infantil. 2010. (Relatório de pesquisa).

18.
VIEIRA, D. M.. Jogos de Linguagem. 2009. .

19.
VIEIRA, D. M.. Jogos de Linguagem. 2009. .

20.
VIEIRA, D. M.. Jogos de Linguagem. 2009. .

21.
VIEIRA, D. M.. Jogos de Linguagem. 2009. .

22.
VIEIRA, D. M.. Alfabetização, letramento e suas metodologias. 2009. (Relatório de pesquisa).

23.
VIEIRA, D. M.. Educação para a Infância: Desenvolvimento e Aprendizagem da criança e as Ações Educativas.. 2008. .

24.
VIEIRA, D. M.. O Ensino Fundamental de 9 anos e o processo de alfabetização. 2008. .

25.
VIEIRA, D. M.. A prática educativa no 1º ano do Ensino Fundamental (9 anos). 2008. (Formação continuada de professores do Ensino Fundamental).

26.
VIEIRA, D. M.. Formação Continuada de Profissionais da Educação Infantil. 2008. (Assessoramento Pedagógico).

27.
VIEIRA, D. M.. O ambiente e as estratégias para a aprendizagem na educação infantil. 2007. .

28.
VIEIRA, D. M.; FONTANA, M. I. . Teoria e práticas de alfabetização.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
VIEIRA, D. M.. Avaliação no contexto da educação infantil. 2005. .


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
VIEIRA, D. M.. Exposição de trabalhos dos alunos de Artes Visuais da UTP. 1999. Fotografia.

Outras produções artísticas/culturais
1.
PICCOLI, B. ; VIEIRA, D. M. . Curadoria da Exposição fotográfica "A pesca artesanal em Matinhos". 2010 (Exposição).

2.
VIEIRA, D. M.; OLIVEIRA JUNIOR, W. ; CASTRO, I. A. . Brasil: Visões de Viajantes. 2000 (Exposição).

Demais trabalhos
1.
VIEIRA, D. M.. Poéticas autorais em fotografia. 2011 (Exposição) .

2.
VIEIRA, D. M.. Um olhar brasileiro sobre a cultura Chavin. 2005 (Exposição) .

3.
VIEIRA, D. M.. Luzes e Sombras: um olhar sobre a dança. 1997 (Exposição) .

4.
VIEIRA, D. M.; CARVALHO, A. I. . Erwin Groeger: um montanhista. 1996 (Exposição) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VIEIRA, D. M.; ALVES, T.; SILVEIRA, A. A. D.. Participação em banca de Josiane Betoni Fonseca Furman. O Direito à Educação Infantil das Crianças do Campo na Região Metropolitana de Curitiba.. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação-Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIEIRA, D. M.; COUTINHO, A. S.. Participação em banca de Graciele Lehnen Bijega.O Desenho da Criança como Produção da Cultura da Infância. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Paraná.

2.
AMARAL, A.C.T.; KNAUT, M. S. J.; VIEIRA, D. M.. Participação em banca de Rosana Ataíde da Rosa.A interação de bebês na educação infatnil - a concepção das educadoras de um CMEI em Curitiba. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

3.
AMARAL, A.C.T.; SILVA, N. C.; VIEIRA, D. M.. Participação em banca de Reggiane Amato Schibeloski.A construção de concepções de alunos de pedagogia sobre a interação criança/adulto na educação infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

4.
VIEIRA, D. M.; KNAUT, M. S. J.. Participação em banca de Denise de Fátima Cordeiro.A interação família e instituição na educação infantil: estratégias de parcerias em um CMEI do município de Curitiba. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

5.
SILVA, N. C.; KNAUT, M. S. J.; VIEIRA, D. M.. Participação em banca de Katiane de Paula Paffrath.A concepção de linguagem corporal presente nas diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

6.
SILVA, M. R. M. P.; PASQUALOTTO, M.M.; VIEIRA, D. M.. Participação em banca de Eliane Cristina Depetris.Formação continuada: um estudo sobre as contribuições para as práticas docentes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

7.
AMARAL, A.C.T.; SILVA, M. C. B.; VIEIRA, D. M.. Participação em banca de Rosãngela Maria Correa Xavier.Educação ambiental e a formação do professor da educação infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

8.
VIEIRA, D. M.; WINKELMANN, M. E. S.. Participação em banca de Cleonice Aparecida Schultz.Práticas Pedagógicas frente às descobertas e às perguntas sobre o corpo em crianças de 4 anos.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

9.
VIEIRA, D. M.; PALMA, M. S. D; FONTANA, M. I.. Participação em banca de Mariângela Hoog Cunha.A atuação do Pedagogo na Organização do Trabalho Pedagógico diante o Processo de Alfabetização de Estudantes do Ciclo I do Ensino Fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

10.
VIEIRA, D. M.; PALMA, M. S. D; BUENO, J. M.. Participação em banca de Ana Paula Michelin Crivador.O Olhar Psicomotor versus o Olhar Pedagógico no Desenvolvimento de 0 a 3 anos: análise interpretativa.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

11.
VIEIRA, D. M.; KNAUT, M. S. J.; MACHADO, M. M.. Participação em banca de Milena Zonato.A importância de Atividades Lúdicas e Artísticas no Processo de Alfaetização. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

12.
VIEIRA, D. M.; WINKELMANN, M. E. S.; SILVA, N. C.. Participação em banca de Melisse Perseke.A postura do professor frente às manifestações da sexualidade em crianças de 2 a 3 anos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

13.
VIEIRA, D. M.; MACHADO, M. M.; KNAUT, M. S. J.. Participação em banca de Janaína Maria Mendes.Os objetos, os Brinquedos e os Materiais Educativos: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

14.
VIEIRA, D. M.; BUENO, J. M.; SILVA, N. C.. Participação em banca de Adriana Franco Marangoni.A importância da Relação Afetivo-Corporal entre Adultos e a Criança de Zero a Um ano de Idade: conhecimento e formação dos educadores de um CMEI. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

15.
VIEIRA, D. M.; SILVA, N. C.; GARCIA, J. A.. Participação em banca de Sandra Pessoa Chevonica.A importância da Afetividade em Relação ao Desenvolvimento Cognitivo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

16.
VIEIRA, D. M.; KNAUT, M. S. J.; SILVA, N. C.. Participação em banca de Andréia Cristina Dreveniak.A Construção da Auto-Estima na Relação Professor e Aluno na Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

17.
VIEIRA, D. M.; AMPLATZ, M. B.; KNAUT, M. S. J.. Participação em banca de Danielle Yara Aliberte.A Conquista de um novo Paradigma para Trabalhar o Raciocínio Lógico Matemático na Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

18.
VIEIRA, D. M.; SILVA, M. R. M. P.; BUENO, J. M.. Participação em banca de Francielle Teodorovicz.A importância do espaço escolar da sala de aula na aprendizagem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.

19.
VIEIRA, D. M.; CAMARGO, D.. Participação em banca de Marize Terezinha Suominski.As emoções na educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
VIEIRA, D. M.; CORREIA, E. G.; COLLERE, M. A. O.; MILLEO, M.A. R.; KARASAWA, E. M.; CHULEK, V.; MIILCZEWSKI , S. I.; SILVA, A. A.; SANTOS, D.F.M.; HOÇA, L.; SAHEB, D.; GABARDO, C. L.; SILVA, M. A.. Prêmio Professores do Brasil - 2ª Edição. 2007. Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
A arte de encontroar o encanto pela vida. 2018. (Encontro).

2.
IV SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ESTUDOS DA CRIANÇA.AS NARRATIVAS VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE PESQUISA, FORMAÇÃO DOCENTE E EXPERIÊNCIA EDUCATIVA. 2018. (Simpósio).

3.
IV SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ESTUDOS DA CRIANÇA.A PRÁTICA DOCENTE NA CRECHE: RELAÇÕES ENTRE CUIDADO ÉTICO, EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA.. 2018. (Simpósio).

4.
Experiencia y Saber en las Escuelas: Relatos de Experiencia para la Formación del Profesorado. 2015. (Seminário).

5.
I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA (SC): A CIÊNCIA DOS DETALHES NA ORGANIZAÇÃO DA VIDA COTIDIANA DO BEBÊ. 2015. (Simpósio).

6.
I Encontro Estadual MEC e MPPE de Educação - Acesso e qualidade na educação básica em Pernambuco.Educação Infantil na contemporaneidade: concepção e desafios. 2013. (Encontro).

7.
I Seminário sobre Infância, Educação Infantil e Profissionalização Docente.A Infância e a Cultura Infantil. 2013. (Seminário).

8.
Reunião Técnica do Proinfância no Pernambuco.Currículo da Educação Infantil ? desafios do cotidiano. 2013. (Encontro).

9.
Reunião Técnica do Proinfância no Rio de Janeiro.Organização dos conteúdos, conhecimentos e atividades no trabalho pedagógico da educação infantil. 2013. (Encontro).

10.
Seminário sobre Formação de Docentes da Educação Infanril. 2013. (Seminário).

11.
Encontro Temático: Formação dos Pesquisadores para Pesquisa Qualitativa. 2012. (Encontro).

12.
II Encontro Temático de Educação Infantil do Campo. 2012. (Encontro).

13.
Seminário de Educação 2012 - Das crianças nas instituições das crianças (in)visíveis: entre a sujeição e as possibilidades criativas.EDUCAÇÃO INFANTIL, ESPAÇO PEDAGÓGICO E OS EIXOS INTERAÇÕES E BRINCADEIRA NA PERSPECTIVA DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. 2012. (Seminário).

14.
Seminário de Pesquisa "Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil. 2012. (Seminário).

15.
Congresso Marista para as Infâncias de Curitiba "Infânicas e crianças: pelo direito à quilidade na Educação Infantil". Interações e Mediação. 2011. (Congresso).

16.
Congresso Marista para as Infâncias de Curitiba "Infânicas e crianças: pelo direito à quilidade na Educação Infantil". 2011. (Congresso).

17.
II Seminário Nacional de Educação Infantil do Campo. 2011. (Seminário).

18.
Semana Pedagógica de São José dos Pinhais.Educação infantil: direito de todas as crianças brasileiras. 2011. (Outra).

19.
Seminário Regional "Educação Infantil e Igualdade Racial". 2011. (Seminário).

20.
X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE e I Semiário Internacional de Represetnações Sociais, Subjtividade de Educação - SIRSSE "Formação para mudanças no contexto da educação: políticas, represetnações sociais e práticas". A constituição do sujeito e o espaço-ambiente na prática pedagógica daeducaçaõ infantil". 2011. (Congresso).

21.
XXVII Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. 2011. (Encontro).

22.
I Seminário de Pesquisas e Debates Educacionais Contemporâneos: Gestão e Docência em foco.A prática pedagígica e a formação continuada. 2010. (Seminário).

23.
I Seminário de Pesquisas e Debates Educacionais Contemporâneos: Gestão e Docência em foco. 2010. (Seminário).

24.
I Seminário de Pesquisas e Debates Educacionais Contemporâneos: Gestão e Docência em foco.Práticas de alfabetização. 2010. (Seminário).

25.
I Seminário Nacional de Educação Infantil do Campo.Representação do Fórum de Educação Infantil do Paraná. 2010. (Seminário).

26.
V Encontro Regional Sul de Educação Infantil do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - MIEIB.Acompanhamento da aplicação dos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil - Fórum de Educação Infantil do Paraná. 2010. (Encontro).

27.
XIV Seminário de Pesquisa e IX Seminário de Iniciação Científica.A constituição do eu a partir do outro ? compreensão das interações e das práticas educativas na educação infantil.. 2010. (Seminário).

28.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Relação teoria e prática na formação e exercício profissional de pedagogos.. 2010. (Encontro).

29.
17 Congresso Nacional de Leitura do Brasil. Revendo as práticas de alfabetização na formação continuada: confronto e conflito.. 2009. (Congresso).

30.
IX Seminário Pedagogia em Debate e IV Colóquio Nacional de Formação de Professores.Coordenadora de Sessão de Comunicação Oral. 2009. (Seminário).

31.
IX Seminário Pedagogia em Debate e IV Colóquio Nacional de Formação de Professores. 2009. (Seminário).

32.
IX Seminário Pedagogia em Debate e IV Colóquio Nacional de Formação de Professores.A constituição do eu a partir do outro ? compreensão das interações e das práticas educativas na educação infantil. 2009. (Seminário).

33.
XXV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil.Ações do Fórum de Educação Infantil do Paraná. 2009. (Encontro).

34.
Seminário Nacional de Educação Infantil e XXIII Encontro Nacional do MIEIB. 2008. (Seminário).

35.
VIII Seminário Pedagogia em debate e III Colóquio de formação de professores.O processo de alfabetização e a estratégia das atividades diversificadas: jogos de linguagem.. 2008. (Seminário).

36.
IV Seminário de Teoria e Prática de Ensino "Universidade e escola: saberes, cultura e formação docente".Metodologia e conhecimento acerca da escrita: por uma prática da reflexão. 2007. (Seminário).

37.
VII Seminário de Pedagogia em Debate e II Colóquio de Formação de Professores.Alfabetização, letramento e suas metodologias: considerações para uma prática que promova o avanço na aprendizagem da linguagem escrita. 2007. (Seminário).

38.
Seminários regionais de educação infantil do Paraná.Para a construção de uma proposta pedagógica que represente as intenções educativas da IEI. 2006. (Seminário).

39.
Seminário Regional de Educação Infantil do Paraná.Desafios da proposta pedagógica na educação infantil. 2005. (Seminário).

40.
Simpósio Estadual de Educação Infantil.Avaliação da Educação Infantil. 2005. (Simpósio).

41.
IX Jornada Curitibana de Educação. 2003. (Outra).

42.
VIII Jornada Curitibana de Educação. 2002. (Outra).

43.
IV Seminário Metropolitano de Educação Pré-escolar. 1993. (Seminário).

44.
X Congresso Brasileiro de Educação Infantil - A valorização do profissional de Educação Infantil - OMEP-BR-PR. 1993. (Congresso).

45.
I Seminário de Estudos Interdisciplinares - As Aventuras do Pensamento. 1992. (Seminário).

46.
VIII Sessão do Fórum Paranaense em Defesa da Escola Pública, Gratuita e Universal. 1992. (Outra).

47.
IX Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ciências Agrárias. 1989. (Congresso).

48.
III Congresso de Iniciação Científica da ESAL. 1988. (Congresso).

49.
Semana de Extensão de Lavras. 1988. (Outra).

50.
XXXI Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia - Agronomia e transformação social. 1988. (Congresso).

51.
III Encontro Brasileiro de Agricultura Alternativa. 1987. (Encontro).

52.
VII Semana de Ciências Agrárias de Lavras. 1987. (Outra).

53.
XV Congresso Brasileiro de Agronomia. 1987. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIEIRA, D. M.; COUTINHO, A. S. ; MORO, C. S. ; PEREIRA, S. T. ; GHIGGI, G. ; SOUZA, G. . 32 Encontro Nacional do Movimento Interfóruns e Educação Infantil do Brasil ?O MOVIMENTO SOCIAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA?. 2016. (Outro).

2.
VIEIRA, D. M.. I Seminário do Proinfância no Paraná. 2012. (Outro).

3.
VIEIRA, D. M.; RODRIGUES, N. T. S. . VI ENCONTRO REGIONAL SUL DO MIEIB. 2011. (Outro).

4.
VIEIRA, D. M.; RONCATO, M. M. ; PASQUALOTTO, M.M. . Curso de Práticas Educativas na escola: como ensinar. 2010. (Outro).

5.
VIEIRA, D. M.; WAWRZYNIAK, S. I. ; FONTANA, M. I. ; SILVA, M. C. B. ; ROCHA, C. . Comemoração dos 35 anos do curso de Pedagogia e dos 50 anos da Universidade Tuiuti do Paraná. 2008. (Outro).

6.
VIEIRA, D. M.; SILVA, N. C. . VII Semana de Pedagogia da UTP: Educação e Humanização. 2007. (Outro).

7.
VIEIRA, D. M.; SOUZA, G. ; SOUZA, A. L. M. . SEMINÁRIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2007. (Outro).

8.
VIEIRA, D. M.; SILVA, N. C. . VI Semana de Pedagogia da UTP. 2006. (Outro).

9.
VIEIRA, D. M.. IV Semana de Agricultua Alternativa. 1989. (Outro).

10.
VIEIRA, D. M.. VIII Semana de Ciênas Agrárias de Lavras. 1988. (Outro).

11.
VIEIRA, D. M.. III Semana de Agricultura Alternativa e I Encontro de Vida Alternativa. 1988. (Outro).

12.
VIEIRA, D. M.. II Semana de Agricultura Alternativa. 1987. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Francielle de Fátima Oliveira. A implantação do ensino fundamental de nove anos em Campo Magro: algumas considerações na perspectiva da gestão e dos docentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

2.
Franciele Pamellyn Leal. Educação Infantil: os eixos interações e brincadeira nas práticas pedagógicas com ciranças de 2 a 5 anos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

3.
Lucimara Fabricio. A estratégia das atividades difersificadas com jogos de linguagem na alfabertização. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

4.
Lucivane Pastorio Mazutti. As implicações da prática pedagógica na construção da linguagem escrita na educação infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

5.
Izabel Cristina Lobato. A gestão democrática e a sua efetivação em uma escola pública do estado do Paraná. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

6.
Dione Terezinnha Conrado. A prática educativa do professor alfabetizador e a formação continuada pela perspectiva da mediação pedagógica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

7.
Paula Cristina Costa. O uso da historia infantil no processo de alfabetização. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

8.
Andrea Wantroba. Um estudo sobre a sala de apoio para língua portuguesa na última etapa dos anos iniciais do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

9.
Valéria Helena Barros Caselli. Formação e conhecimentos necessários ao professor que atua com a criança de seis anos no ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

10.
Luzinete Cardoso Ferreira. A importância da literatura infantil no processod e alfabetização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

11.
Merielle Gonçalves. Alfabetização e a linguagem musical: uma aproximação possível. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

12.
Daiane Carina Perez. A formação continuada dos profissionais de Educaçao Infantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

13.
Caroline Dominique Cassola Estevam. A inserção da criança no Ensino Fundamental e a cultura do letramento. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

14.
Hellen Morgan. A prática educativa com crianças de berçário e a perspectiva walloniana do desenvolvimento: estudo de caso em um CMEI. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

15.
Franciele Trevisan Azzolin. O projeto de trabalho como prática pedagógica na educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

16.
Mariana Gogola Damaceno Siqueira. A Influência dos Jogos de Linguagem para a construção da Escrita. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

17.
Thayná Fernanda Batista de Paula. A Importância da Música para o Processo Educativo da Criança na Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

18.
Derlice de Fátima Schultz. As Cantigas de Roda e a Prática Pedagógica na Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

19.
Priscila Cristine Machado. O jogo sociodramático como estratégia educativa para promover o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças de 4 a 5 anos.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

20.
Lucimara do Rocio Boaron. Dificuldades do docente na alfabetização da criança de 6 anos.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

21.
Luciane Hundzinski. O processo de adaptação da criança em um centro municipal de educação infantil: o caso Nice Braga. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

22.
Camila Guernieri. Lanche e nutrição na educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

Iniciação científica
1.
Franciele Pamellyn Leal. A constituição do Eu e o espaço pedagógico na educação infantil. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.

2.
Franciele Pamellyn Leal. A constituição do Eu e o espaço pedagógico na educação infantil. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Tuiuti do Paraná. Orientador: Daniele Marques Vieira.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, D. M.. INFÂNCIAS, BRINCADEIRAS, CORPO E MOVIMENTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
VIEIRA, D. M.; FELDMAN, M. . Mais Infância. 2012; Tema: A infância em contextos de Educação Infantil, políticas e ações compartilhadas em prol da qualidade no atendimento às crianças brasilleiras.. (Blog).



Outras informações relevantes


Aprovada em Concurso Público na Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 2º lugar, no Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Pedagogia, Área de Conhecimento: Estágio Curricular Supervisionado em Gestão Educacional, em 06 de Setembro de 2016.

Aprovada em Concurso Público na Universidade Federal do Paraná, em 2º lugar, no Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Área de Conhecimento: Prática Pedagógica, em 23 de Junho de 2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 24:51:40