Francisco Romero Cabral

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2523581749971153
  • Última atualização do currículo em 13/10/2014


Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1994), Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2001) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2007). Atualmente é Pesquisador do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (Nível Mestrado e Doutorado) da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: Epilepsia, Acidente Vascular Encefálico, Doença de Parkinson e Neurofarmacologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Romero Cabral
Nome em citações bibliográficas
CABRAL, F. R.;Cabral, Francisco R.;Cabral, Francisco Romero;Cabral, FR

Endereço


Endereço Profissional
SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA HOSPITAL ALBERT EINSTEIN, INSTITUTO DO CÉREBRO.
Av: Albert Einstein, 627/701
Morumbi
05651-901 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 37471266
URL da Homepage: http://www.einstein.br/Pesquisa/InstitutoCerebro/Paginas/Principal.aspx


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2007
Doutorado em Neurologia / Neurociências.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Efeito da desnutrição pós-natal de ratos, sobre a susceptibilidade à epilepsia na vida adulta: Estudo no modelo induzido por pilocarpina., Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Maria da Graça Naffah Mazzacoratti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
1999 - 2001
Mestrado em Farmacologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Avaliação eletrofisiológica da ação da (+)-catequina em um modelo animal de isquemia cerebral,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Helena Serra Azul Monteiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Isquemia cerebral; catequina; eletrofisiologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Farmacologia.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Farmacologia / Especialidade: Neurociências.
Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Cuidado À Saúde das Pessoas.
1989 - 1994
Graduação em Farmácia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Microdiálise Cerebral e Dosagem de Neurotrans HPLC. (Carga horária: 24h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2008 - 2008
FARMACOCINÉTICA PET.
INSTITUTO DO CÉREBRO - SOC. BENEF. ISRAELITA BRAS. HOSPITAL ALBERT EINSTEIN.
1994 - 1995
Extensão universitária em Monitoria de Farmacodinâmica.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1993 - 1994
Extensão universitária em Monitoria de Econ e Adm de Empresas Farmacêuticas.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1992 - 1993
Extensão universitária em Monitoria de Econ e Adm de Empresas Farmacêuticas.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
1991 - 1992
Extensão universitária em Monitoria em Microbiologia Geral.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Atividades

07/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Hospital Israelita Albert Einstein, Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia.


Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Visitor Professor, Enquadramento Funcional: Professor Convidado


Instituto Evandro Chagas, IEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Linhas de pesquisa


1.
Estratégias terapêuticas (Farmacológicas e não farmacológicas) para doenças neurodegenerativas, cerebrovasculares e envelhecimento cerebral.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
AVALIAÇÃO DO EFEITO NEUROPROTETOR DOS EXTRATOS PENTÂNICOS DE LEPIDIUM MEYENII (MACA AMARELA E PRETA) EM MODELO ANIMAL EXPERIMENTAL DE ISQUEMIA CEREBRAL FOCAL

Descrição: As doenças cerebrovasculares são importantes causas de incapacidade física e morte em humanos no mundo, sendo o acidente vascular cerebral (AVC) a causa de 172.298 internações no ano 2011. No Brasil o AVC é a principal causa de morte, onde os números oficiais no ano de 2010 relatam 99.159 mortes, sendo aproximadamente 85 a 90% dos casos, são do tipo isquêmico, acarretando variados graus de lesões no sistema nervoso central com sequelas clínicas para os pacientes. O acidente vascular cerebral isquêmico é definido como a redução do suprimento sanguíneo para os tecidos, com consequente redução do aporte de oxigênio e glicose, seguido de morte celular. No AVC isquêmico diversos mecanismos fisiopatológicos estão envolvidos. A liberação desordenada de neurotransmissores excitatórios (glutamato) é um dos principais mecanismos que contribuem para a morte neuronal. Desta forma, o propósito deste estudo é determinar a atividade neuroprotetora dos extratos pentânicos de Lepidium meyenii (Maca Amarela e Preta) na dose única de 5 mg.kg-1 por injeção endovenosa, 30 minutos antes e 1 hora depois da indução, seguido de doses diárias de 1 mg.kg-1 durante cinco dias, com início 24 horas após a reperfusão. Para avaliar o efeito neuroprotetor, será utilizado o programa ImageJ para o analises da volumetria; também será feito uma análises histopatológica na região de penumbra isquêmica através de imunohistoquímica (Parvalbumina, NeuN e Fluoro-Jade B). Além disso, será feita uma análise comportamental, através da aplicação de uma escala neurológica e da aplicação de testes de campo aberto e memória (Water Maze e Esquiva Passiva)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Francisco Romero Cabral - Coordenador / Karin Jannet Vera Lopez - Integrante / Laila Brito Torres Silva Araujo - Integrante / KATERIN TABOADA ROSELL - Integrante / ANDRESSA DEL CARMEM TEJEDA SEBASTIANI - Integrante.
Número de orientações: 1
2014 - Atual
Reserva neural induzida pela prática de atividade física na adolescência: um estudo do fator neurotrófico derivado do encéfalo (BDNF), de seus receptores (TrkB e P75ntr) e vias de sinalização intracelular

Descrição: Evidências indicam que a prática de atividade física na infância e adolescência pode reduzir o risco de doenças neurodegenerativas e melhorar as funções cerebrais ao longo da vida. Entretanto, os mecanismos pelos quais o exercício físico exerce tal função não estão bem esclarecidos. Uma possível explicação para tais efeitos é que o exercício físico na juventude pode aumentar a expressão de fatores neurotróficos e estimular o crescimento neuronal, resultando em uma reserva neural que poderia ser extraída na vida adulta. Baseado nestas observações, o presente estudo tem como proposta investigar a hipótese de reserva neural induzida pela prática de atividade física no início da vida. Para isso, será explorada a expressão cortical e hipocampal do fator neurotrófico derivado do encéfalo (BDNF), seus receptores (tropomiosina quinase B, TrkB, e neurotrófico p75, p75ntr) e suas vias de sinalização intracelular..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Francisco Romero Cabral - Integrante / BOLIVAR SALDANHA SOUSA - Integrante / RICARDO MARIO ARIDA - Integrante / Gomes da Silva, Sergio - Coordenador / Laila Brito Torres Silva Araujo - Integrante / FERNANDO GOMEZ-PINILLA - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Resposta neurotrófica, neurogênica, anti-inflamatória, angiogênica e cognitiva de ratos idosos tratados com maca (Lepidium meyenii)

Descrição: Em todo o mundo, a proporção de pessoas com mais de 60 anos está aumentando em ritmo maior do que qualquer outra faixa etária. Estima-se que em 2025 a população de idosos será de 1,2 bilhão de pessoas. No Brasil, será de aproximadamente 30 milhões. Contudo, a longevidade tem sido acompanhada por aumento nos casos de doenças neurológicas associadas ao envelhecimento, como a doença de Alzheimer, doença de Parkinson e outras. A significante redução da formação de novos neurônios, dos níveis de fatores neurotróficos, angiogênicos e anti-inflamatórios, e o aumento dos níveis cerebrais de citocinas pró-inflamatórias têm sido apontados como as principais causas de distúrbios neurológicos observados na idade avançada. Baseado nestas observações e em recentes evidências mostrando os efeitos neuroprotetores da maca (Lepidium meyenii), uma planta peruana com propriedades medicinais pouco esclarecidas, nós pretendemos testar o potencial terapêutico do extrato da maca em ratos idosos (18 meses) tratados durante 21 dias. Para avaliar o desempenho cognitivo dos animais, serão utilizados os testes de esquiva inibitória e de labirinto aquático, e as bases neurobiológicas da maca serão determinadas por meio de análise da formação de novos neurônios e dos níveis centrais de BDNF, VEGF, TNFa, IL1, IL6, IL10 na região cerebral da formação hipocampal uma região neurogênica do cérebro com importantes funções cognitivas e emocionais. Para avaliar as possíveis alterações hepáticas e renais induzidas pelo tratamento contínuo de maca em ratos idosos, será realizada dosagem sérica de transaminases (TGO, TGP, GGT) e fosfatase alcalina para investigação de toxicidade hepática, e dosagem sérica de uréia e creatinina para investigação de toxicidade renal.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Francisco Romero Cabral - Coordenador / BOLIVAR SALDANHA SOUSA - Integrante / RICARDO MARIO ARIDA - Integrante / Gomes da Silva, S. - Integrante.
Número de orientações: 1
2013 - Atual
Estudo in vitro do mecanismo de ação do Amblyomin-X em células de cultura primária e neuroesferas de glioblastoma

Descrição: Glioma é a neoplasia mais comum do sistema nervoso central humano (SNCh), sendo o glioblastoma o tumor mais freqüente e maligno dos astrocitomas, onde os pacientes portadores deste tumor apresentam uma sobrevida de apenas 14,6 meses. A hipótese da célula-tronco cerebral tumoral descreve que os tumores são mantidos por uma fração de células raras que possuem propriedades de células-tronco, sendo sua natureza definida pela formação de neuroesferas tumorais, as quais contêm uma subpopulaçao de células CD133+ que iniciam os tumores. Esta hipótese, portanto, poderia justificar a alta agressividade, bem como a grande resistência dos glioblastomas aos processos terapêuticos. Achados da literatura descrevem que as neuroesferas de glioblastoma, especialmente o conjunto clonogênico de células CD133+, são quimioresistentes a gentes alquilantes, especialmente o Temozolomida, droga utilizada atualmente como tratamento padrão. Com isso, é de extrema relevância, portanto, a procura de novos agentes terapêuticos atuantes na gênese e progressão do glioblastoma. Recentemente, foi demonstrado que a proteína Amblyomin-X, identificada no transcriptoma de Amblyomma cajennense, quando testado em diferentes linhagens celulares, apresentou atividade apoptótica in vitro e atividade anti-tumoral in vivo, bem como atividade antimetastática e anti-angiogênica, não possuindo atividade em células normais como fibroblastos e células endoteliais de cordão humbilical humano (HUVECs). Experimentos in vitro demonstraram que o Amblyomin-X é capaz de inibir o proteassoma de células tumorais, bem como ocasionar alterações no ciclo celular dessas células. Dessa forma, a presente proposta visa estudar o mecanismo de ação do Amblyomin-X versus o quimioterápico Temozolomida sobre culturas de células de linhagem de glioblastoma (U87MG), cultura primária e neuroesferas de glioblastoma humano, bem como sobre linhagens celulares normais como fibroblasto humano. Para tanto, será realizado o ensaio de morte celular por citometria de fluxo (Anexina V / Iodeto de Propídio) sobre as células em cultura, a fim de avaliar as vias de indução de morte e assim propor um possível mecanismo de ação, neste modelo, para esta nova molécula com potencial anti-tumoral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Francisco Romero Cabral - Integrante / LORENA FAVARO PAVON - Coordenador / SÉRGIO CAVALHEIRO - Integrante / TATIANA TAIS SIBOV - Integrante / Ana Marisa Chudzinski-Tavassi - Integrante.
2012 - Atual
Estudo das neuroesferas de glioblastoma humano e a relação quimiotática com células-tronco mesenquimais.

Descrição: Apesar dos recentes avanços no tratamento do câncer cerebral, pacientes portadores de tumores malignos ainda apresentam um prognóstico ruim. Glioma é a neoplasia mais comum do sistema nervoso central humano (SNCh), sendo considerado de difícil abordagem terapêutica em decorrência do seu caráter infiltrativo, bem como da alta resistência a processos radio e quimioterápicos. Essas características poderiam se justificar pela competência das células tumorais aos moldes de células-tronco. A hipótese da célula-tronco tumoral descreve que os tumores são mantidos por uma fração de células raras que possuem propriedades de células-tronco, sendo sua natureza definida pela formação de neuroesferas tumorais, as quais contêm uma subpopulaçao de células CD133+ que iniciam os gliomas. Com isso, seria de extrema relevância a procura de novas estratégias pertinentes aos gliomas, especialmente o glioblastoma, por ser considerado o tumor mais freqüente e maligno dos astrocitomas, onde os pacientes portadores deste tumor apresentam uma sobrevida de apenas 14,6 meses. Estudos recentes evidenciaram com sucesso a utilização das células-tronco mesenquimais (CTMs) como alvo para novos estudos no tratamento de gliomas. Tais achados sugerem que as CTMs apresentam um forte tropismo para os gliomas, podendo atuar como veículo para entrega de drogas, ou mesmo exercendo atividade imunorregulatória, representando uma estratégia terapêutica atrativa para focos neoplásticos residuais à terapêutica tradicional. Outros estudos, porém, descrevem que as CTMs poderiam contribuir para o crescimento tumoral, ou seja, as propriedades multipotentes e imunomoduladoras dessas células poderiam criar condições para a progressão do desenvolvimento tumoral e disseminação metastática. Dessa forma, é necessário estabelecer um melhor entendimento dos eventos moleculares que governam o tropismo das CTMs para o glioblastoma. Neste sentido, o presente projeto visa estudar as neuroesferas de glioblastoma humano, objet..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Francisco Romero Cabral - Integrante / Suzana Maria Fleury Malheiros - Integrante / Edson Amaro Junior - Integrante / LUCIANA CAVALHEIRO MARTI - Integrante / LORENA FAVARO PAVON - Coordenador / SÉRGIO CAVALHEIRO - Integrante / TATIANA TAIS SIBOV - Integrante / SILVIA REGINA CAMINADA DE TOLEDO - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Desenvolvimento de Biomarcadores para Placas Amiloidais. Relevância para o Estudo da Doença de Alzheimer

Descrição: Este projeto visa o desenvolvimento de Biomarcadores para Placas Amiloidais. Relevância para o Estudo da Doença de Alzheimer.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Francisco Romero Cabral - Integrante / LUCIANA MALAVOLTA - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
Avaliação do efeito neuroprotetor dos fitofármacos Lepidium meyenii (Maca) e Resveratrol em modelo animal de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico em ratos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Francisco Romero Cabral - Coordenador / Karin Jannet Vera Lopez - Integrante / Timothy J. Maher - Integrante / Alejandro Pino Figueroa - Integrante.
Financiador(es): Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
Caracterização de modelo experimental e Estudo dos efeitos terapêuticos do transplante de células tronco humanas em primatas não humanos das espécies Chlorocebus aethiops e Cebus apella induzidos ao Mal de Parkinson

Descrição: Projeto de Pesquisa integrante do Instituto de Ciência e Tecnologia em Células Tronco (INCTC) em parceria com o Instituto Evandro Chagas IEC/SVS/MS e Escola Experimental de Primatas da Universidade Federal do Pará..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Francisco Romero Cabral - Coordenador / Miguel Ângelo Monteiro Bessa - Integrante / Osvaldo Keith Okamoto - Integrante / Paulo Elias Gotardelo Audebert Delage - Integrante / LaIla Brito Torres - Integrante / Klena Sarges Marruaz da Silva - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Instituto Evandro Chagas - Auxílio financeiro.
2006 - 2012
Núcleo de pesquisa em neuroimagem pré-clínica

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Francisco Romero Cabral - Integrante / Alexandre Valotta da Silva - Integrante / RODRIGO AFFONSECA BRESSAN - Integrante / Edson Amaro Junior - Integrante / CARLOS ALBERTO MOREIRA-FILHO - Integrante / LUIZ AUGUSTO FRANCO DE ANDRADE - Coordenador.


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Einstein (São Paulo)
2014 - Atual
Periódico: Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso)
2014 - Atual
Periódico: Arquivos de Neuro-Psiquiatria (Impresso)


Revisor de projeto de fomento


2011 - Atual
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Neurociências.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: NANOBIOTECNOLOGIA.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Farmacologia/Especialidade: NEUROFARMACOLOGIA.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
PREMIO JOVEM PESQUISADOR - EXPERIMENTAL, XXXI Congresso Brasileiro de Epilepsia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARAUJO, BRUNO2014ARAUJO, BRUNO ; TORRES, LAILA ; STEIN, MARIANA ; Cabral, Francisco Romero ; HERAI, ROBERTO ; OKAMOTO, OSWALDO ; CAVALHEIRO, ESPER . Decreased expression of proteins involved in energy metabolism in the hippocampal granular layer of rats submitted to the pilocarpine epilepsy model. Neuroscience Letters (Print), v. 561, p. 46-51, 2014.

2.
SILVA, A.C.2012SILVA, A.C. ; CABRAL, F. R. ; MAMANI, J. B. ; MALHEIROS, J.M. ; POLLI, R.S. ; TANNUS, A. ; VIDOTO, E. ; MARTINS, M.J. ; SIBOV, T.T. ; PAVON, L.F. ; MIYAKI, L.A.M. ; CÁRDENAS, W.H.Z. ; MALHEIROS, S.M.F. ; BRANDT, R.A. ; AMARO JUNIOR, E. ; CONTERRAS, L. F. G. . Tumor growth analysis by magnetic resonance imaging. Einstein (São Paulo), v. 10, p. 11-15, 2012.

3.
VANCINI, R. L.2012VANCINI, R. L. ; Benedito-Silva, A. A. ; Sousa, B. S. ; Gomes da Silva, S. ; Souza-Vancini, M. I. ; Vancini-Campanharo, C. R. ; CABRAL, F. R. ; de Lima, C. ; Barbosa de Lira, C. A. . Knowledge about epilepsy among health professionals: a cross-sectional survey in Sao Paulo, Brazil. BMJ Open, v. 2, p. e000919-e000919, 2012.

4.
Reis, M.A2012Reis, M.A ; Mejia, J ; Batista, I.R ; Barboza, M.R.F.F ; Nogueira, S.A ; Wagner, J ; CABRAL, F. R. ; Davoglio, P.M.V.M ; Abílio, V.C ; Fu, G ; Li, N ; Meng, L.J ; Shih, M.C ; Chen, C.T ; AMARO JUNIOR, E. ; BRESSAN, R.A. . SPEM: A state-of-the-art instrument for high resolution molecular imaging. Einstein (São Paulo), v. 10, p. 209-215, 2012.

5.
Lima, Eliângela2011Lima, Eliângela ; Cabral, Francisco R. ; Cavalheiro, Esper A. ; Naffah-Mazzacoratti, Maria da Graça ; Amado, Débora . Melatonin administration after pilocarpine-induced status epilepticus: A new way to prevent or attenuate postlesion epilepsy?. Epilepsy & Behavior (Print), v. 20, p. 607-612, 2011.

6.
Malavolta, Luciana2011Malavolta, Luciana ; Cabral, Francisco Romero . Peptides: Important tools for the treatment of central nervous system disorders. Neuropeptides (Edinburgh), v. 45, p. 309-316, 2011.

7.
Cabral, Francisco Romero2011 Cabral, Francisco Romero ; Priel, Margareth Rose ; Silva Araujo, Bruno Henrique ; Brito Torres, Laila ; de Lima, Eliangela ; Gurgel do Vale, Tiago ; Pereira, Felipe ; Alves de Amorim, Henrique ; Abrà o Cavalheiro, Esper ; Amado Scerni, Dà bora ; Naffah-Mazzacoratti, Maria da Graà a . Malnutrition in Infancy as a Susceptibility Factor for Temporal Lobe Epilepsy in Adulthood Induced by the Pilocarpine Experimental Model. Developmental Neuroscience, v. 33, p. 469-478, 2011.

8.
do Vale, Tiago Gurgel2010 do Vale, Tiago Gurgel ; da Silva, Alexandre Valotta ; Lima, Daiana Correia ; de Lima, Eliângela ; Torres, Laila Brito ; Cossa, Ana Carolina ; de Oliveira, Elaine Menezes ; Cabral, Francisco Romero ; Cavalheiro, Esper Abrão ; da Graça Naffah-Mazzacoratti, Maria ; Amado, Débora . Seizures during pregnancy modify the development of hippocampal interneurons of the offspring. Epilepsy & Behavior (Print), v. 19, p. 20-25, 2010.

9.
TORRES, L. B.2010TORRES, L. B. ; Torres, Laila Brito ; Silva Araujo, Bruno Henrique ; Gomes de Castro, Paulo Henrique ; CABRAL, F. R. ; Sarges Marruaz, Klena ; Silva Araujo, Michelle ; Gomes da Silva, Sergio ; Muniz, José Augusto Pereira Carneiro ; Cavalheiro, Esper Abrão . The use of new world primates for biomedical research: an overview of the last four decades. American Journal of Primatology (Print), v. 72, p. 1055-1061, 2010.

10.
LIRA, CLAUDIO ANDRE BARBOSA DE2009LIRA, CLAUDIO ANDRE BARBOSA DE ; VANCINI, R. L. ; CABRAL, F. R. ; SOUSA, BS ; MINOZZO, FC ; QUADROS, AAJ ; D'ALMEIDA, V ; OLIVEIRA, ASB ; SILVA, AC . Post-polio syndrome: renaissance of poliomyelitis?. Einstein (São Paulo), v. 7, p. 225-228, 2009.

11.
MALAVOLTA, L.2009MALAVOLTA, L. ; CABRAL, F. R. ; CONTERRAS, L. F. G. ; RINGHEIM, A.M. ; BRESSAN, R.A. . Use od peptides combine with nanotechnology and molecular imaging - new tools for diagnosis and treatment of neuropsychiatric disorders. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo), v. 31, p. 300-302, 2009.

12.
Tanuri, Fabiano C.2009Tanuri, Fabiano C. ; Lima, Eliângela ; Peres, Mario F. P. ; CABRAL, F. R. ; Graça Naffah-Mazzacoratti, Maria ; CAVALHEIRO, E. A. ; Cavalheiro, Esper Abrão ; Cipolla-Neto, José ; Zukerman, Eliova ; Amado, Débora . Melatonin treatment decreases c-fos expression in a headache model induced by capsaicin. The Journal of Headache and Pain, v. 10, p. 105-110, 2009.

13.
Silva AV2008Silva AV ; CABRAL, F. R. . Ictogênese, Epileptogênese e Mecanismo de Ação das Drogas na Profilaxia e Tratamento da Epilepsia. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology, v. 14, p. 39-45, 2008.

14.
LIMA, E.2006LIMA, E. ; CABRAL, F. R. ; CAVALHEIRO, E.A. ; NAFFAH-MAZZACORATTI, M.G. ; AMADO, D. . EFEITO NEUROPROTETOR DA MELATONINA E N-ACETILSEROTONINA NA EPILEPTOGÊNESE E NO CONTROLE DE CRISES EM ANIMAIS SUBMETIDOS AO MODELO DA PILOCARPINA.. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology (Impresso), v. 12, p. 75-78, 2006.

15.
VALE, O.C.2003 VALE, O.C. ; D.S.R. ; CABRAL, F. R. ; FONTELES, M.C. . A dual action of alpha-lipoic acid in the brain: an electrophysiological evaluation.. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 61, p. 738-745, 2003.

16.
VALE, O.C.2001VALE, O.C. ; D.S.R. ; CABRAL, F. R. ; TEIXEIRA, M. D. A.TEIXEIRA, M.D.A. ; FONTELES, M.C. . Electrophysiological effects of glutathione in an animal model of cerebral ischemia.. Research Communications in Biological Psychology and Psychiatry, v. 26, p. 57-70, 2001.

17.
SILVA, C.D.C.1997SILVA, C.D.C. ; COELHO, H.L.L. ; ARRAIS, P.S.D. ; CABRAL, F. R. . Centro de Informação sobre Medicamentos: Contribuição para o Uso Racional de Fármacos. Cadernos de Saúde Pública. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso), v. 13, p. 115-119, 1997.

18.
SILVA, C.D.C.1996SILVA, C.D.C. ; CABRAL, F. R. ; ARRAIS, P.S.D. ; COELHO, H.L.L. . IL CENTRO D'INFORMAZIONE SUL FARMACO DELLA UNIVERSITÀ FEDERAL DEL CEARÁ: RESOCONTO DI UN'ANNO DI ATTIVITÀ. GIORNALE ITALIANO DI FARMACIA CLINICA, v. 10, p. 54-57, 1996.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, E. ; PEROSA, S.R ; CABRAL, F. R. ; CAVALHEIRO, E.A. ; NAFFAH-MAZZACORATTI, M.G. ; AMADO, D. . Efeito protetor da melatonina na epíleptogênese e no controle de crises em animais submetidos ao modelo de epilepsia induzido por pilocarpina.. In: 5º Congresso Latinoamericano de Epilepsia, 2008, Montevidéo. 5º Congresso Latinoamericano de Epilepsia. Montevidéo, 2008. p. 84-85.

2.
LIMA, E. ; CABRAL, F. R. ; CAVALHEIRO, E.A. ; NAFFAH-MAZZACORATTI, M.G. ; AMADO, D. . Neuroprotector effect of melatonin on temporal lobe epilepsy in animals submitted to the pilocarpine model.. In: II Simpósio Internacional de Neurociências de Natal, 2007. 2nd Neuroscience Symposium International Institute for Neuroscience of Natal, 2007, Natal. 2nd Neuroscience Symposium International Institute for Neuroscience of Natal,, 2007. p. 21-21.

3.
LIMA, E. ; CABRAL, F. R. ; CAVALHEIRO, E.A. ; NAFFAH-MAZZACORATTI, M.G. ; AMADO, D. . Efeito Neuroprotetor da Melatonina e N-acetilserotonina na epileptogênese e no controle de crises em animais submetidos ao modelo da pilocarpina. In: XXXI Congresso Brasileiro de Epilepsia, 2006, Bento Gonçalves. Journal of epilepsy and Clinical Neurophysiology, 2006. v. 12. p. 40-41.

4.
CABRAL, F. R. ; LIMA, E. ; VALE, T. G. ; PEREIRA, F. ; PRIEL, M.R. ; AMADO, D. ; CAVALHEIRO, E.A. ; NAFFAH-MAZZACORATTI, M.G. . Estudo da susceptibilidade a crises epilépticas induzidas pelo modelo da pilocarpina em animais na fase adulta submetidos à desnutrição durante o período de desenvolvimento pós-natal.. In: XXXI Congresso Brasileiro de Epilepsia, 2006, Bento Gonçalves. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology, 2006. v. 12. p. 61-61.

5.
LIMA, E. ; CABRAL, F. R. ; NAFFAH-MAZZACORATTI, M.G. ; CAVALHEIRO, E.A. ; AMADO, D. . Tratamento com melatonina e N-acetilserotonina: Efeitos no desenvolvimento do modelo de epilepsia induzido por pilocarpina.. In: XXI Reunião Anual de Sociedades de Biologia Experimental, 2006, Águas de Lindóia. Revista da XXi Reunião Anual de Sociedades de Biologia Experimental, 2006. p. 132-132.

6.
LIMA, E. ; CABRAL, F. R. ; CAVALHEIRO, E.A. ; NAFFAH-MAZZACORATTI, M.G. ; AMADO, D. . Efeitos do tratamento com melatonina no desenvolvimento do modelo de epilepsia induzido por pilocarpina.. In: XX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental, 2005, Águas de Lindóia. Revista da XX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FESBE, 2005. p. 99-99.

7.
LIMA, E. ; CABRAL, F. R. ; CAVALHEIRO, E.A. ; NAFFAH-MAZZACORATTI, M.G. ; AMADO, D. . Efeitos do tratamento com melatonina e N-acetilserotonina no modelo de epilepsia induzido por pilocarpina.. In: XX Congresso Brasileiro de Neurofisiologia Clínica, 2005. XX Congresso Brasileiro de Neurofisiologia Clínica,, 2005. p. 20-20.

8.
TANURI, F. ; PERES, M.F.P. ; CABRAL, F. R. ; CIPOLLA-NETO, J. ; CAVALHEIRO, E.A. ; ZUKERMAN, E. ; AMADO, D. . O efeito da melatonina em um modelo esperimental de dor cefálica.. In: O efeito da melatonina em um modelo esperimental de dor cefálica., 2005, Fortaleza. Migrâneas Cefaléias, 2005. v. 8. p. 96-96.

9.
TEIXEIRA, M. D. A.TEIXEIRA, M.D.A. ; CABRAL, F. R. ; VALE, O.C. ; FONTELES, M.C. . Avaliação Eletrofisiológica da Infusão Intracisternal de Guanilina em cérebro de ratos.. In: FESBE, 2002, Salvador. FESBE, 2002.

10.
VALE, O.C. ; CABRAL, F. R. ; VASCONCELOS, S.R. ; TEIXEIRA, M. D. A.TEIXEIRA, M.D.A. ; FONTELES, M.C. . Dosagens de glutation reduzido em fragmentos de córtex cerebral de ratos Wistar-kioto submetidos a um modelo animal de isquemia cerebral.. In: VII Interamerican Congress of Clinical Pharmacology and Therapeutics. From new molecules to new methods fot halth and knowledge in the beginning of a new millennium, 2000, Águas de Lindóia. VII Interamerican Congress of Clinical Pharmacology and Therapeutics, 2000, 2000. v. 1. p. 76-76.

11.
CABRAL, F. R. ; VASCONCELOS, S.R. ; TEIXEIRA, M. D. A.TEIXEIRA, M.D.A. ; FONTELES, M.C. ; MONTEIRO, H.S.A. ; VALE, O.C. . Avaliação Eletrofisiológica da Catequina em modelo animal de isquemia cerebral. In: XVI Latinamerican Congress of Pharmacology. From new molecules to new methods for health and knowledge in the beginning of a new millennium, 2000, Águas de Lindóia. XVI Latinamerican Congress of Pharmacology, 2000. v. 1. p. 76-77.

Apresentações de Trabalho
1.
CABRAL, F. R. ; PRIEL, M.R. ; Silva Araujo, Bruno Henrique ; Torres, Laila Brito ; LIMA, E. ; VALE, T. G. ; PEREIRA, F. ; AMORIM, H.A. ; CAVALHEIRO, E.A. ; AMADO, D. ; NAFFAH-MAZZACORATTI, M.G. . MALNUTRITION IN INFANCY AS A SUSCEPTIBILITY FACTOR FOR TEMPORAL LOBE EPILEPSY IN ADULTHOOD INDUCED BY PILOCARPINE EXPERIMENTAL MODEL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CABRAL, F. R. ; LIMA, E. ; VALE, T. G. ; PEREIRA, F. ; PRIEL, M.R. ; AMADO, D. ; CAVALHEIRO, E.A. ; NAFFAH-MAZZACORATTI, M.G. . ESTUDO DA SUSCEPTIBILIDADE A CRISES EPILEPTICAS INDUZIDAS PELO MODELO DA PILOCARPINA, EM ANIMAIS NA FASE ADULTA, SUBMETIDOS A DESNUTRIÇÃO DURANTE O PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO PÓS-NATAL. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CABRAL, F. R. ; VASCONCELOS, S.R. ; TEIXEIRA, M. D. A.TEIXEIRA, M.D.A. ; FONTELES, M.C. ; MONTEIRO, H.S.A. ; VALE, O.C. . Avaliação eletrofisiológica da catequina em modelo animal de isquemia cerebral. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
CABRAL, F. R. . Indução de tumores em roedores. Aula ministrada no MINICURSO I: Modelos Animais de Tumores Cerebrais, AVCI e Epilepsia e Possíveis Aplicações de Nanopartículas para Estudos Terapêuticos, durante a I Escola Avançada em Nanobiotecnologia com Perspectivas na Medicina, realizado em São Paulo - SP. 2011. (Aula).

2.
CABRAL, F. R. . Modelo de AVCI. Aula ministrada no MINICURSO I: Modelos Animais de Tumores Cerebrais, AVCI e Epilepsia e Possíveis Aplicações de Nanopartículas para Estudos Terapêuticos, durante a I Escola Avançada em Nanobiotecnologia com Perspectivas na Medicina, realizado em São Paulo - SP. 2011. (Aula).

3.
CABRAL, F. R. . Modelo de epilepsia com pilocarpina. Aula ministrada no MINICURSO I: Modelos Animais de Tumores Cerebrais, AVCI e Epilepsia e Possíveis Aplicações de Nanopartículas para Estudos Terapêuticos, durante a I Escola Avançada em Nanobiotecnologia com Perspectivas na Medicina, realizado em São Paulo - SP. 2011. (Aula).

4.
CABRAL, F. R. . Indução de AVCI em roedores. Aula ministrada no MINICURSO I: Modelos Animais de Tumores Cerebrais, AVCI e Epilepsia e Possíveis Aplicações de Nanopartículas para Estudos Terapêuticos, durante a I Escola Avançada em Nanobiotecnologia com Perspectivas na Medicina, realizado em São Paulo - SP. 2011. (Aula).

5.
CABRAL, F. R. . Farmacologia Clínica - Sistema Endócrino. 2008. .

6.
CABRAL, F. R. . CURSO INTRODUTÓRIO À LIGA DE NEUROLOGIA DA UMC. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CABRAL, F. R.; KERNTOPF, M. R.; FELIPE, C. F. B.; MENEZES, I. R. A.. Participação em banca de LARISSA ROLIM DE OLIVEIRA. ESTUDO DOS EFEITOS COMPORTAMENTAIS DA ADMINITRAÇÃO AGUDA DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DAS FOLHAS DE PASSIFLORA CINCINNATA MAST EM CAMUNDONGOS.. 2014. Dissertação (Mestrado em Bioprospecção Molecular) - Universidade Regional do Cariri.

2.
Silva AV; MALUF, L. L. S.; COVOLAN, L.; AMARO JUNIOR, E.; CABRAL, F. R.. Participação em banca de NARA CARPINELLI CAETANO. AVALIAÇÃO DO PADRÃO QUANTITATIVO DE CÉLULAS GLIAIS, CORRELAÇÕES CLÍNICAS E IMAENOLÓGICAS NA ESCLEROSE HIPOCAMPAL ASSOCIADA À EPILEPSIA DO LOBO TEMPORAL REFRATÁRIA. 2014. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

3.
ARIDA, R.M.; CABRAL, F. R.; VANCINI, R. L.; Chagas, J.R.. Participação em banca de Livia Blazechi Ferreira. Expressão hipocampal do receptor CB1 e proteínas pré-sinápticas em ratos submetidos a diferentes tipos e intensidades de exercício físico. 2013. Dissertação (Mestrado em Neurologia / Neurociências) - Universidade Federal de São Paulo.

4.
CUNHA, G. M. A.; CABRAL, F. R.; LIMA JUNIOR, R. C. P.; ALMEIDA, R. N.. Participação em banca de Analu Aragão Fonteles. Efeito neuroprotetor do ácido rosmarínico no dano neuronal, déficit de memória e resposta inflamatória de camundongos submetidos à isquemia cerebral focal permanente.. 2013. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) - Universidade Federal do Ceará.

5.
ALBUQUERQUE, M; CABRAL, F. R.; ARIDA, R.M.; LOPES, G.S.. Participação em banca de Sabrina Nunes Machado. Efeitos do tratamento com 17β-estradiol nas alterações da sinalização de cálcio e produção de espécies reativas de oxigênio em fatias de hipocampo de ratas senescentes. 2010. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo.

Teses de doutorado
1.
SCORZA, F. A.; CABRAL, F. R.; SILVA, S. G.; CYSNEIROS, R. M.; SCORZA, C. A.. Participação em banca de Mariana Bocca Nejm. EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO COM ÓLEO DE PEIXE NO ESTRESSE OXIDATIVO E NO DESEMPENHO EM TAREFA VISO-ESPACIAL NO MODELO EXPERIMENTAL DE EPILEPSIA INDUZIDA POR PILOCARPINA. 2014. Tese (Doutorado em Neurologia / Neurociências) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
MORELLI, C. V. M.; MELLO, L. E. A. M.; ARAUJO, J. F.; ARISI, G. M.; CABRAL, F. R.. Participação em banca de Josy Carolina Covan Pontes. Possível modelo de farmacorresistência a drogas antiepilépticas em primatas (CALLITHRIX SP.). 2013. Tese (Doutorado em Neurologia / Neurociências) - Universidade Federal de São Paulo.

3.
MELLO, L.E.A.M.; MORELLI, C. V. M.; ARAUJO, J. F.; CABRAL, F. R.; ARISI, G. M.. Participação em banca de Josy Carolina Covan Pontes. Modelo de Farmacorresistência a Drogas Antiepilépticas em Primatas (Callithrix sp.). 2013. Tese (Doutorado em Neurologia / Neurociências) - Universidade Federal de São Paulo.

4.
CABRAL, F. R.; Silva AV; OKAMOTO, O.K.; LIMA, E.; FERNANDES, M.J.. Participação em banca de Luciana Janjoppi. Alterações de expressão gênica no hipocampo e envolvimento da via TGFB1 na epileptogênse. 2011. Tese (Doutorado em Neurologia / Neurociências) - Universidade Federal de São Paulo.

5.
ALBUQUERQUE, M; CABRAL, F. R.; OLIVEIRA, ASB; PAPA, M.A; SILVA, AC. Participação em banca de Rodrigo Luiz Vancini. Respostas fisiológicas e eletrencefalográficas ao esforço máximo em indivíduos com epilepsia. 2010. Tese (Doutorado em Farmacologia) - Universidade Federal de São Paulo.

6.
ALMEIDA, R.N.; CABRAL, F. R.; AGUIAR, L.M.V.; SOUSA, F.C.F.; FONTELES, M.M.F. Participação em banca de Aline de Albuquerque Oliveira. Novos aspectos da ação de drogas antiepilepticas: efeitos antioxidantes e modulação dos sistemas colinérgico e dopaminérgico. 2010. Tese (Doutorado em Farmacologia) - Universidade Federal do Ceará.

7.
CABRAL, F. R.. Participação em banca de Sergio Gomes da Silva. Estudo da plasticidade hipocampal induzida pelo exercício físico durante o desenvolvimento cerebral pós-natal de ratos. 2010. Tese (Doutorado em Neurologia / Neurociências) - Universidade Federal de São Paulo.

8.
FONTELES, M.M.F; CABRAL, F. R.; SOUSA, F.C.F.; ALMEIDA, R.N.; AGUIAR, L.M.V.. Participação em banca de Aline de Albuquerque Oliveira. Novos aspectos da ação de drogas antiepiléticas: efeitos antioxidantes e modulação dos sistemas colinérgico e dopaminérgico. 2010. Tese (Doutorado em Farmacologia) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Mestrado
1.
CABRAL, F. R.; Silva AV; OLIVEIRA, F.. Participação em banca de NARA CARPINELLI CAETANO. AVALIAÇÃO DO PADRÃO QUANTITATIVO DE CÉLULAS GLIAIS, CORRELAÇÕES CLÍNICAS E IMAGENOLÓGICAS NA ESCLEROSE HIPOCAMPAL ASSOCIADA A EPILEPSIA DO LOBO TEMPORAL REFRATÁRIA.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Universidade Federal de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CABRAL, F. R.. Participação em banca de Felipe Pereira.Graduação em fisioterapia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em FISIOTERAPIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CABRAL, F. R.; GOLIN, V.; DOLCI, J.E.L.. Membro da Banca Avaliadora do Concurso ao título acadêmico de Instrutor de Ensino pela postulante Luciana Malavolta Quaglio. 2011. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9TH FENS - FORUM OF NEUROSCIENCE. Memory enhancement in aged rats treated with lepidium meyenii (maca).. 2014. (Congresso).

2.
CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEUROCIÊNCIAS. PRINCÍPIOS ATIVOS DE PLANTAS COM AÇÃO NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. 2014. (Congresso).

3.
I Simpósio de Bioterismo Einstein: Manejo, Legislação, Ética e Segurança.Uso de primatas não humanos na experimentação biomédica. 2012. (Simpósio).

4.
IV Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada (CBNI). 2011. (Congresso).

5.
IV Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada (CBNI). Palestrante. 2011. (Congresso).

6.
Quarta Escola Latino-Americana de Verão de Epilepsia. 2010. (Outra).

7.
Oficina de Proteção Intelectual de Inovações do Hospital Israelita Albert Einstein. 2010. (Outra).

8.
Primeiro Colóquio Brasileiro sobre Pesquisa e Publicação de Alto Impacto - Hospital Israelita Albert Einstein. 2010. (Outra).

9.
I Encontro do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein.Microestrutural. 2009. (Encontro).

10.
I Encontro do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein. 2009. (Encontro).

11.
I Encontro do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einsteibn.Microestrutural. 2009. (Encontro).

12.
I Workshop em Nanobiotecnologia Aplicada na Medicina do Hospital Israelita Albert Einstein. 2009. (Outra).

13.
Jornada de Saúde Mental do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Anhembi Morumbi.Farmacologia aplicada ao sistema nervoso central. 2009. (Outra).

14.
Jornada de Saúde Mental do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Anhembi Morumbi.Farmacologia aplicada ao sistema nervoso central. 2009. (Outra).

15.
II Simpósio de Acidente Vascular Cerebral - Hospital Israelita Albert Einstein. 2008. (Simpósio).

16.
Workshop NANOBIO. 2008. (Outra).

17.
XXXI Congresso Brasileiro de Epilepsia. Estudo da susceptibilidade a crises epilépticas induzidas pelo modelo da pilocarpina em animais na fase adulta submetidos à desnutrição durante o período de desenvolvimento pós-natal.. 2006. (Congresso).

18.
Avanços na Fisiopatologia Circulatória. 2006. (Simpósio).

19.
Workshop: Molecular Imaging The New And Very New Technology - Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa e UNIFESP. 2006. (Outra).

20.
Simpósio Sobre Fronteiras em Neurociências do Hospital Israelita Albert Einstein. 2005. (Simpósio).

21.
I Simpósio Brasileiro de Síndrome Pós-Polio. 2004. (Simpósio).

22.
Simpósio Internacional de Imuno-Neuroendocrinologia. 2003. (Simpósio).

23.
XVI Latinamerican Congress of Pharmacology. Avaliação eletrofisiológica da catequina em modelo animal de isquemia cerebral. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CABRAL, F. R. . PRINCÍPIOS ATIVOS DE PLANTAS COM AÇÃO NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. 2014. (Congresso).

2.
CABRAL, F. R. . I Escola Avançada em Nanobiotecnologia com Perspectivas na Medicina. 2011. (Outro).

3.
CABRAL, F. R. . Curso Teórico e Prático de Microdiálise Cerebral e Dosagem de Neurotransmissores por HPLC. 2011. (Outro).

4.
CABRAL, F. R. . Coordenador da atividade: Acesso a base de dados e discussão dos projetos de pesquisa, no. 2011. (Outro).

5.
CABRAL, F. R. . Coordenador da atividade: Prática de dosagem de neurotransmissores por HPLC, no Curso Teórico e Prático de Microdiálise Cerebral e Dosagem de Neurotransmissores por HPLC. 2011. (Outro).

6.
CABRAL, F. R. . Coordenador da atividade: Prática de microdiálise cerebral, no Curso Teórico e Prático de Microdiálise Cerebral e Dosagem de Neurotransmissores por HPLC. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ANDRESSA DEL CARMEM TEJEDA SEBASTIANI. Avaliação do efeito antiepiléptico do extrato pentânico de Lepidium meyenii (Maca) em ratos submetidos ao modelo experimental de epilepsia induzida por Pilocarpina. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. (Orientador).

2.
KATERIN TABOADA ROSELL. AVALIAÇÃO DO EFEITO NEUROPROTETOR DOS EXTRATOS PENTÂNICOS DE LEPIDIUM MEYENII (MACA AMARELA E PRETA) EM MODELO ANIMAL EXPERIMENTAL DE ISQUEMIA CEREBRAL FOCAL. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS DA SAÚDE) - Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. (Orientador).

3.
DANIELLE VIEIRA SOBRAL. Síntese e Avaliação da Interação de Peptídeos Radiomarcados com células tumorigênicas. Relevância para o Estudo de Glioblastomas.. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. (Co-orientador).

4.
IVONE FARIAS CUNHA. Avaliação do pré-tratamento com Lepidium Meyenii (Maca) em modelo animal experimental de acidente vascular cerebral isquêmico. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
LARISSA ROLIM DE OLIVEIRA. AVALIAÇÃO DO EFEITO NEUROPROTETOR DO EXTRATO PENTANÓLICO DE LEPIDIUM MEYENII (MACA) E COENZIMA Q EM MODELO IN VITRO DE HIPÓXIA CELULAR E EM MODELO ANIMAL DE AVCI FOCAL TRANSITÓRIO. Início: 2014. Tese (Doutorado em CIENCIAS DA SAÚDE) - Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. (Orientador).

2.
BOLIVAR SALDANHA SOUSA. Resposta neurotrófica, neurogênica, anti-inflamatória, angiogênica e cognitiva de ratos idosos tratados com maca (Lepidium meyenii). Início: 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. (Orientador).

3.
Klena Sarges Marruaz da Silva. Efeito terapêutico do transplante autólogo de células tronco mesenquimais sobre parkinsonismo induzido por MPTP em primatas Cebus apella. Início: 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
LAILA BRITO TORRES SILVA ARAUJO. Início: 2014. Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

2.
SÉRGIO GOMES DA SILVA. Início: 2014. Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.


Orientações e supervisões concluídas
Supervisão de pós-doutorado
1.
KARIN JANNET VERA LOPEZ. 2013. Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, . Francisco Romero Cabral.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAMILA NUNES DE OLIVEIRA GONÇALVES. A IMPORTÂNCIA DO USO DE SURFACTANTE PULMONAR EXÓGENO NA PREMATURIDADE EXTREMA: AVALIAÇÃO DURANTE A TERAPÊUTICA ATÉ A MATURIDADE PULMONAR. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM NEONATOLOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO. Orientador: Francisco Romero Cabral.

2.
THAIS ROSE BAUDRACCO. AS POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS DA INFLAMAÇÃO, GLUTAMATO E JUNÇÕES COMUNICANTES NOS GLIOMAS ASSOCIADOS À EPILEPSIA. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA) - CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO. Orientador: Francisco Romero Cabral.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ARAUJO, BRUNO2014ARAUJO, BRUNO ; TORRES, LAILA ; STEIN, MARIANA ; Cabral, Francisco Romero ; HERAI, ROBERTO ; OKAMOTO, OSWALDO ; CAVALHEIRO, ESPER . Decreased expression of proteins involved in energy metabolism in the hippocampal granular layer of rats submitted to the pilocarpine epilepsy model. Neuroscience Letters (Print), v. 561, p. 46-51, 2014.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CABRAL, F. R. . PRINCÍPIOS ATIVOS DE PLANTAS COM AÇÃO NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL. 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2014 às 1:14:43