Ulises Bobadilla Guadalupe

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2038700217518851
  • Última atualização do currículo em 02/06/2018


Possui Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1996) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2008), Campinas, SP/Brasil. Atuou como Coordenador do curso de Engenharia Civil de Infraestrutura da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (ECI/UNILA) entre 03/2016 e 08/2017. Professor do Magistério Superior na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, curso de Engenharia Civil de Infraestrutura (ECI/UNILA/Foz do Iguaçu-PR) a partir de 2014. Disciplinas: Resistência dos Materiais I e II, Teoria das Estruturas I e II, Análise Sísmica, Túneis, Mecânica dos Solos I e II. Atuou como Coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil do Centro Universitário Padre Anchieta (UNIANCHIETA/Jundiaí-SP, 2012-2013). Na Unianchieta lecionou-se as disciplinas de Mecânica Geral, Resistência dos Materiais I e II e Estática das Estruturas I e II. Atuou como professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas (FT/UNICAMP/Limeira-SP, 2010); também na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP-SP, 2011). Tem experiência na área de ensino em Engenharia, com ênfase em Métodos Matemáticos para as Engenharias, Mecânica Geral, Resistência dos Materiais, Estática das Estruturas, Dinâmica das Estruturas, Análise Sísmica, Mecânica do Contínuo, Mecânica Computacional, Pavimentação e Segurança de Estradas, Introdução à Engenharia Geotécnica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ulises Bobadilla Guadalupe
Nome em citações bibliográficas
bobadilla;guadalupe

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA.
AC Parque Tecnológico Itaipu
Conjunto B
85867970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil
Telefone: (45) 35292140
URL da Homepage: www.unila.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2008
Doutorado em Engenharia Civil.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Análise Dinâmica da Interação Solo-Estrutura para Estruturas Superficiais utilizando a Transformada Implícita de Fourier (ImFT), Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Aloisio Ernesto Assan.
Palavras-chave: análise; dinãmica; Interação Solo-Estrutura; Transformada Implícita de Fourier (ImFT).
1993 - 1996
Mestrado em Engenharia Civil.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Análise Dinâmica Modal Espectral de Pórticos Planos,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Aloisio Ernesto Assan.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: análise; dinãmica; portico.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Educação.
1976 - 1982
Graduação em Ingeniería Civil.
Universidad Nacional Federico Villarreal (Lima), UNFV, Peru.
Título: Diseño en Concreto Armado de un Edificio Multifuncional en La Oroya (Huancayo-Perú).
Orientador: Roque Sánchez Cristobal.




Formação Complementar


2008 - 2008
Astronomia no Verão XI-2008. (Carga horária: 20h).
Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
No 1S2014 (Março 2014 - Julho 2014) colaborou-se lecionando conteúdo nas disciplinas: Resistência dos Materiais I e Teoria das Estruturas I no curso de Engenharia Civil de Infraestrutura (ECI/UNILA). No 2S2014 (Agosto 2014 - Dezembro 2014) leciona-se as disciplinas de Resistência dos Materiais II, Mecânica dos Solos II e Túneis no curso de Engenharia Civil de Infraestrutura (ECI/UNILA). Membro da Comissão da Semana Acadêmica de Engenharia Civil de Infraestrutura/UNILA. Participa-se ativamente de todas as atividades inerentes ao bom desempenho do curso de ECI/UNILA..

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNILA, .


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 24
Outras informações
Professor Doutor; No 2° Semestre 2010 lecionaram-se as matérias ST637 Pavimentação e Segurança de Estradas, ST632 Movimento de Terra I, na Faculdade Tecnológica da UNICAMP, Área Tecnológica de Construção Civil, Limeira, SP, Atualmente lecionam-se aulas das disciplinas de ST733 Mecânica de Solos III, ST528 Mecânica de Solos e Obras de Terra e ST306 Hidrologia e Drenagem, Capacitado para participar em projetos de pesquisa e/ou atenção de alunos de Iniciação Científica e/ou alunos de Mestrado na FT/UNICAMP,

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Programa de estágio docente A, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 8
Outras informações
PED A 2007-CESET/UNICAMP, Docência Plena da matéria ST462A, ?Cálculo Numérico? no Ceset / Unicamp, campus de Limeira, para os cursos tecnológicos de Informática e Telecomunicações; lecionaram-se aulas plenas para 16 alunos regulares.. 2007, Ceset - Unicamp, Limeira, SP, Brasil. -BIG2006-CESET/UNICAMP, Docência Plena da matéria ST361C, ?Métodos Matemáticos? no Ceset / Unicamp, campus de Limeira, para os cursos tecnológicos de Informática e Telecomunicações; lecionaram-se aulas plenas para 20 alunos regulares. Também se lecionou a matéria ST420A ?Matérias de Construção II?, para uma turma de 10 alunos regulares das áreas tecnológicas de Construção Civil e Saneamento. 2006, Ceset - Unicamp, Limeira, SP, Brasil. -PED2005?FEC/UNICAMP, Docente Assistente Monitor da matéria ?Métodos Matemáticos para Engenharia Civil-EC306? na Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp; lecionaram-se aulas e deram-se plantões de dúvidas e exercícios desta matéria obrigatória para 67 alunos de diferentes níveis da FEC/Unicamp. 2005, Unicamp, Campinas,SP, Brasil. -PED2004?FEC/UNICAMP, Selecionado no programa de estágio docente para as tarefas de assistência à docência e monitoria da matéria ?Métodos Matemáticos para Engenharia Civil-EC306? na Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp para 79 alunos. 2004, Unicamp, Campinas,SP, Brasil -PED2003?FEC/UNICAMP, Docente Assistente Monitor da matéria ?Métodos Matemáticos para Engenharia Civil-EC306? na Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp; lecionou-se aulas e deram-se plantões de dúvidas e exercícios desta matéria obrigatória para 42 alunos de diferentes níveis da FEC/Unicamp. 2003, Unicamp, Campinas,SP, Brasil.


Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 8
Outras informações
Lecionou-se as disciplinas de Mecânica dos Solos e Introdução a Engenharia Geotécnica para turmas de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil.


Centro Universitário Padre Anchieta, UniAnchieta, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenador do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Lecionou-se Resistência dos Materiais para o curso de Tecnologia em Automação Industrial, no primeiro semestre de 2013. Lecionou-se Resistência dos Materiais para o curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária, no segundo semestre de 2013. Publicou-se, em outubro 2013, artigo intitulado: "Uma Experiência sobre o Ensino de Resistência dos Materiais", na editora Inhouse, Jundiaí, SP.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professor da disciplina de Resistência dos Materiais II para três turmas de Engenharia Civil, no segundo semestre 2011. Professor da disciplina de Mecânica Geral para uma turma de Engenharia Civil, no primeiro semestre 2011. Professor das disciplinas de Resistência dos Materiais I, Mecânica Geral Aplicada, Estática das Estruturas I e Estática das Estruturas II, para diversas turmas de diferentes cursos de Engenharia, no primeiro e segundo semestres 2011, em regime de dependência e/ou adaptação.



Linhas de pesquisa


1.
Análise Dinâmica de Estruturas

Objetivo: Desenvolver pesquisa em análise dinâmica e análise sísmica..
Palavras-chave: Análise Dinâmica; Análise Sísmico-Dinâmica; Interação Solo-Estrutura; Método das Forças Horizontais Equivalentes.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Análise Dinãmica Modal e Espectral de Estruturas
Descrição: Um dos métodos para avaliar a resposta dinâmica de estruturas é a Análise Modal. Com a utilização de um gráfico chamado Espectro de Respostas, tem-se a chamada Análise modal Espectral. Outro método é a chamada análise sísmico-estática equivalente. Se a força dinâmica atuante na estrutura é o abalo sísmico, então a análise é chamada de Análise Sísmico-Modal Espectral. O presente trabalho pretende aplicar a Análise Modal Espectral na avaliação da resposta de uma estrutura ao abalo sísmico e compará-la com a resposta estática equivalente definida em normas sísmicas. A Análise Sísmica vem-se convertendo em um dois mais importantes estudos referidos à Análise Dinâmica. O Brasil e todos os países circundantes estão sujeitos ao abalo sísmico. Inclusive, o Brasil já possui uma Norma Sísmica (ABNT NBR 15421:2006). Faz-se, então, importante, introduzir conhecimento relativo a esta área nos estudantes de universidades brasileiras. Justifica-se o trabalho pois motiva o discente a conhecer as formas de avaliação do abalo sísmico em estruturas civis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ulises Bobadilla Guadalupe - Coordenador / Sara del Rocio Ochoa Averos - Integrante.
2014 - Atual
Análise Dinâmica de Estruturas
Descrição: O projeto consiste na aplicação da análise dinâmica na engenharia sísmica de estruturas civis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ulises Bobadilla Guadalupe - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Projeto de Educação Tutorial-Estruturas
Descrição: Aprimorar o conhecimento de discentes ECI-UNILA na área de estruturas e incentivar alunos das redes de ensino de Foz de Iguaçu-PR a estudar no curso de ECI-UNILA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Edunila


Membro de comitê de assessoramento


2016 - Atual
Agência de fomento: UNILA
2012 - Atual
Agência de fomento: (FINEP) Financiadora de Estudos e Projetos


Revisor de projeto de fomento


2018 - Atual
Agência de fomento: Fundação Parque Tecnológico de Itaipu


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Mecânica das Estruturas.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Naval e Oceânica / Subárea: Estruturas Navais e Oceânicas/Especialidade: Dinâmica Estrutural Naval e Oceânica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
INTRIAGO, G. N. Z. ; GUADALUPE . ANÁLISIS DINÁMICO MODAL ESPECTRAL DE UNA ESTRUCTURA UTILIZANDO SAP2000. In: SISCCA 2018, 2018, Durango. siscca 2018, 2018.

2.
GUADALUPE. LECIONANDO RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS. In: 9° Simposio de Investigación en Sistemas Constructivos Computacionales y Arquitectónicos SISCCA,, 2016, Durango, México. 9° Simposio de Investigación en Sistemas Constructivos Computacionales y Arquitectónicos SISCCA, 2016.

3.
BOBADILLA; Assan . The Fourier transform and the aliasing fenomrnom. In: Congresso de métodos computacionais em engenharia-CMCE2004, 2004, Lisboa-Portugal. Congresso de métodos computacionais em engenharia-CMCE2004, 2004.

4.
BOBADILLA; Assan . A Transformada de Fourier e o fenômeno de Aliasing. In: XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004, Mendoza-Argentina. XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural, 2004.

5.
GUADALUPE; Assan . Aplicação da análise modal espectral para excitações sísmicas. In: XXVIII Jornadas Sul-americanas de Engenharia Estrutural, 1998, São Carlos-Brasil. XXVIII Jornadas Sul-americanas de Engenharia Estrutural, 1998.

6.
BOBADILLA; Assan . Análise sísmico-dinâmica modal espectral com o SAP90. In: Congresso Ibero Latino-Americano sobre Métodos Computacionais para Engenharia, 1997, Brasilia. XVIII CILAMCE, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
BOBADILLA. The Fourier transform and the aliasing phenomenom. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
BOBADILLA. Uma Experiência sobre o Ensino de Resistência dos Materiais.. Jundiaí: In House, 2013 (Artigo Acadêmico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUADALUPE; LAMEIRAS, R. M.; KZAM, A. K. L.. Participação em banca de Délia Beatriz Fariña Benitez.DIMENSIONAMENTO DE LAJES MISTAS DE CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS DE AÇO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil de Infraestrutura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
GUADALUPE; LAMEIRAS, R. M.; KZAM, A. K. L.. Participação em banca de Elida Azucena Ortiz González.ANÁLISE DE ESTRUTURAS METÁLICAS REFORÇADAS COM MATERIAIS COMPÓSITOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil de Infraestrutura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
FRANCOZO, H.; RIGONI, G.; BOBADILLA. Participação em banca de Leide M. Alcântara Souza; Mônica Alves Dias; Rodrigo Pereira.Reforço para Estrutura de Concreto Armado utilizando Estrutura Metálica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Padre Anchieta.

4.
RIGONI, G.; BOBADILLA; RAPHAEL, O.. Participação em banca de Antonio de Oliveira Pinheiro; Natalício Inácio dos Santos.Cadastro Multifinalitário: Estudo de Caso - Cadastro Técnico Municipal de Itupeva, SP. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Padre Anchieta.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DALFRE, G. M.; GUADALUPE; SIQUEIRA, G.. Engenharia Civil/Estruturas. 2016. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

2.
GUADALUPE; PATIAS, J.; LIMA, H. M. F.. engenharia Civil/Geotecnia. 2015. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

3.
DALFRE, G. M.; GUADALUPE; UTFPR, P. R. M. M. ?.. Engenharia/Estruturas/Túneis. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

4.
UNILA, E. P. ?.; UNILA, R. O. S. ?.; GUADALUPE. Engenharia/Infraestrutura/Aeroportos, Portos e Vias Navegáveis. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Las TIC: Aplicaciones de las nuevas tecnologías al aula. 2009. (Outra).

2.
VI Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social. 2009. (Encontro).

3.
Congresso de métodos computacionais em engenharia-CMCE2004. The Fourier transform and the aliasing phenomenom. 2004. (Congresso).

4.
XXXI Jornadas Sudamericanas de Ingeniería Estructural. A Transformada de Fourier e o fenômeno de Aliasing. 2004. (Congresso).

5.
Congresso Ibero Latino-Americano sobre Métodos Computacionais para Engenharia. Análise sísmico-dinâmica modal espectral com o SAP90. 1997. (Congresso).

6.
XXVIII Jornadas Sul-americanas de Engenharia Estrutural. Aplicação da análise modal espectral para excitações sísmicas. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FLORES, N. V. ; BRAGA, W. ; BOBADILLA . Primeira Semana De Engenharias UNILA 2014 (I SAE). 2014. (Outro).

2.
GOMIDE, K. A. ; BOBADILLA ; CIOFFETTI, F. ; SOTERO, A. . Concurso das Pontes de Macarrão. 2012. (Concurso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ulises Bobadilla Guadalupe. ANÁLISIS DINÁMICO MODAL ESPECTRAL DE UNA ESTRUCTURA UTILIZANDO SAP2000. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil de Infraestrutura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Gallardy Nery Zambrano Intriago. Análise dinâmica modal espectral de pórticos planos. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Civil de Infraestrutura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Ulises Bobadilla Guadalupe. Monitoria Resistência dos materiais I. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. UNILA. (Orientador).

2.
Fernando Davies. Monitoris. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Integração Latino-Americana. UNILA. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Otniel Charles Cordeiro de Azevedo. Estudo Comparativo do uso da Alvenaria Estrutural em relação ao Sistema Estrutural em Concreto Armado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Padre Anchieta. Orientador: Ulises Bobadilla Guadalupe.

2.
Felipe Soares Nascimento; Danilo Soares Nascimento. Parede de Concreto com Formas de Alumínio: Avaliação de Novo Sistema Construtivo e Comparativos com Alvenaria Estrutural e Pré-Fabricados. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Padre Anchieta. Orientador: Ulises Bobadilla Guadalupe.

3.
Isaías Antônio dos Santos. Fundações em Solos Colapsíveis. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Tecnologia em Construção Civil) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Ulises Bobadilla Guadalupe.

Iniciação científica
1.
Ulises Bobadilla Guadalupe. ANÁLISIS DINÁMICO MODAL ESPECTRAL DE UNA ESTRUCTURA UTILIZANDO SAP2000. 2017. Iniciação Científica - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Orientador: Ulises Bobadilla Guadalupe.

2.
Jeniffer Andrea Sánchez Ancí. Análise dinâmica modal espectral de pórticos planos. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Engenharia Civil de Infraestrutura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Orientador: Ulises Bobadilla Guadalupe.

Orientações de outra natureza
1.
Meire Claudia Barbosa. Monitoria. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Civil de Infraestrutura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Orientador: Ulises Bobadilla Guadalupe.

2.
Eduardo Viali. Monitoria. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Civil de Infraestrutura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Orientador: Ulises Bobadilla Guadalupe.

3.
Luis Antonio Sucapuca Aracayo. Monitoria. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia Civil de Infraestrutura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Orientador: Ulises Bobadilla Guadalupe.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FLORES, N. V. ; BRAGA, W. ; BOBADILLA . Primeira Semana De Engenharias UNILA 2014 (I SAE). 2014. (Outro).

2.
GOMIDE, K. A. ; BOBADILLA ; CIOFFETTI, F. ; SOTERO, A. . Concurso das Pontes de Macarrão. 2012. (Concurso).



Outras informações relevantes


Selecionado por concurso público para o Programa de Estágio Docente (PED A) da UNICAMP nos anos 2006 e 2007, inicialmente no apoio docente na Faculdade de Engenharia Civil na disciplina Métodos Matemáticos para Engenharia Civil. Depois como Docente Pleno no CESET/UNICAMP- Limeira, SP, lecionando-se as disciplinas Cálculo Numérico, Métodos Matemáticos e Materiais de Construção.
Houve constante apoio na orientação de alunos de mestrado e graduação nas áreas de Matemática e Dinâmica Básica de Estruturas.
Entre 03/2011 e 12/2013 pertenceu ao corpo docente da Faculdade de Engenharia Civil do Centro Universitário Padre Anchieta (UNIANCHIETA, Jundiai, SP), lecionando-se aulas nas disciplinas de Estática das Estruturas, Mecânica Geral e Resistência dos Materiais.
Membro do Núcleo de Pesquisa e Inovação Tecnológica (NIT) do UNIANCHIETA/Jundiaí.
Coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do Unianchieta/Jundiaí, SP (2012-2013).
Na UNILA e no 2S2014 ( Agosto 2014 - Dezembro 2014) leciona-se as disciplinas de Resistência dos materiais II, Mecânica dos Solos II e Túneis.
Na UNILA tem-se uma aluna bolsista de Iniciação Científica, árae de Dinâmica de Estruturas e Sísmica, a bolsa tem validade de um ano (agosto 2014-agosto 2015).
No 2S2014 a UNILA selecionou a disciplina de Resistência dos materiais II para possuir monitor-bolsista



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 17:02:12