Luis Antonio Rivera Escriba

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  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Possui graduação em Ciencia de la Computacion e Informatica pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos(1986), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1996) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(2000). Atualmente é Pesquisador Associado IV da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Colisões, Caixas orientadas envolventes, Corpos complexos, Manipulação direta, Multiresolução e Rugosidade. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Luis Antonio Rivera Escriba
Nome em citações bibliográficas
RIVERA L. A.;Rivera, Luis A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Laboratorio de Ciências Matemáticas.
Avenida Alberto Lamego 2000
Horto
28013-600 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (24) 27261531
Ramal: 227
Fax: (24) 27261531
URL da Homepage: http://www.uenf.br


Formação acadêmica/titulação


1996 - 2000
Doutorado em Informática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Animação Baseada em Física com Modelos Geométricos em Multi-Resolução, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Paulo Cezar Pinto Carvalho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Colisões; Caixas orientadas envolventes; Corpos complexos; Manipulação direta; Multiresolução; Rugosidade.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação / Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.
Setores de atividade: Educação; Informática; Desenvolvimento de Programas (Software).
1993 - 1996
Mestrado em Informática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Simulacao Dinamica de Corpos Rigidos com Restricoes de nao Interpenetracao,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Paulo Cezar Pinto Carvalho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Animacao; Colisões; Contatos; Simulacao; Corpos Rígidos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação / Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação.
Setores de atividade: Informática; Desenvolvimento de Programas (Software); Fabricação de Máquinas Com Componentes de Mecânica de Precisão.
1981 - 1986
Graduação em Ciencia de la Computacion e Informatica.
Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Argentina.
Título: Estudo de algoritmos de controle de concorrência de processos em um ambiente mono-processo.
Orientador: Juan Carlos Gonzales.




Atuação Profissional



Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Laboratorio de Ciências Matemáticas.

03/2001 - Atual
Ensino, Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Programação científica
Cálculo Numérico
SIstemas de Computação
Fundamentos de Ciência da Computação
Informática I, II
Introdução a Informática
Computação
04/2000 - 2/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Laboratorio de Ciências Matemáticas.


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (pesquisador), Carga horária: 0

Atividades

3/1996 - 8/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Técnico-Científico, Departamento de Informática.


Universidad Nacional Mayor de San Marcos, UNMSM, Peru.
Vínculo institucional

1988 - 1993
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro (Professor Auxiliar), Carga horária: 20
Outras informações
Analista-programador no centro de computo universitario Professor auxiliar a tempo parcial

Atividades

3/1988 - 7/1993
Ensino, Coputacion e Informatica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemáticas Discretas
Circuitos Lógicos Combinacionales
Teoria de Lenguajes y Compiladores
Programación de Computadores
Programacion de computadores para Ingenierias
1/1988 - 12/1990
Direção e administração, Vice Reitoria Administrativa, Centro de Computo e Processamento de Dados.

Cargo ou função
Analista programador.

Banco de La Vivienda Del Peru, BVP, Peru.
Vínculo institucional

1987 - 1990
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Programador-Analista, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento de programas informaticos para Bancos de Fomento

Atividades

3/1987 - 3/1990
Direção e administração, Informática, Desenvolvimento Informático.

Cargo ou função
Cargo administrativo.


Linhas de pesquisa


1.
Animações baseada em modelos físicos
2.
Reconhecimento de padrões usando redes neuronais
3.
Processamento de imagens com wavelets
4.
Morfologia Geométrica em Biologia
5.
Animações de corpos rígidos
6.
Animação de corpos Rígidos com Rugosidades
7.
Modelagem de curvas e superficies
8.
Morfometria geometrica
9.
Optimização em problemas de cortes


Projetos de pesquisa


2009 - 2014
Jogos físicamente interativos por computador
Descrição: Os efeitos negativos dos jogos por computador, como sedentarismo, podem ser resolvidos incorporando nos jogos interações como movimentos físicos como mecanismo de controle, envolvendo, possivelmente, outros participantes no ambiente de jogo. Um caso mais promissor é o principio de imersão no jogo, de forma que o usuário possa interagir, como se ele mesmo estivesse dentro, com os outros elementos no ambiente. Para isso será necessário módulo de captura de movimento da imagem dos usuários, detecção e seqüenciamento de parte do corpo que transmite a informação de controle, análise de informação, transformação em controle, e ativação de algum elemento do jogo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Luis Antonio Rivera Escriba - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação/Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Análise Numérica.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Doutor Honoris Causa, Universidad Inca Garcilaso de la Vega, Peru.
2014
Certificado do Melhor Artigo Completo do V Computer on the Beach 2014, UNIVALI - SC.
2002
Certificado de Reconhecimento pela contribuição aos trabalhos de formação de Grupos de Pesquisa do CNPq, censo 2002., Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
STHEL, MARCELO. S.2018STHEL, MARCELO. S. ; TOSTES, JOSE. G. R. ; Rivera, Luis A. ; TAVARES, JULIANA. R. ; MENDES, LUIZ F. R. . Oscillating Economic Sphere: Sustainable Limits of the Biosphere in the Face of Climate Change. Sustainability in Environment, v. 3, p. 104-123, 2018.

2.
AVILA-PESANTEZ, D.2017AVILA-PESANTEZ, D. ; RIVERA L. A. ; ALBAN, M. S. . Approaches for Serious Game Design: A Systematic Literature Review. Computers in Education Journal, v. 8, p. 1-11, 2017.

3.
ALBAN, M. S.2017ALBAN, M. S. ; AVILA-PESANTEZ, D. ; RIVERA L. A. ; OLMEDO, D. . Juegos Serios en el Proceso de Aprendizaje. UTCiencia - REDIB, v. 4, p. 111-121, 2017.

4.
PESSNHA, L. S.2013PESSNHA, L. S. ; RIVERA L. A. . Representação de Conhecimentos Usando Modelo Oculto de Markov para Reconhecimento de Gestos. Config, v. 1, p. 1-1, 2013.

5.
MORELLI, C. G.2013MORELLI, C. G. ; RIVERA L. A. ; CASTRO-VERA, A. . Segurança e Engenharia de Requisitos em Sistemas Computacionais: A Propriedade de Confidencialidade. Confict, v. 1, p. 1-1, 2013.

6.
ALMEIDA, H.2013ALMEIDA, H. ; RIVERA L. A. . Desenvolvimento de uma Ferramenta de Gerenciamento de Requisitos com Suporte a Biblioteca. Confict, v. 1, p. 1-1, 2013.

7.
Araújo, E.2012Araújo, E. ; RIVERA L. A. . Interatividade virtual através de reconhecimento de gestos. Confict, v. 1, p. 6-6, 2012.

8.
Ramos, R.2012Ramos, R. ; RIVERA L. A. . Reconhecimento de fala no comando de jogo em dispositivos móveis. Confict, v. 1, p. 8-8, 2012.

9.
MUNOZ, E.2012MUNOZ, E. ; ESPINOZA, J. ; RIVERA L. A. . Un Sistema Basado en Redes Neuronales Artificiales para Doagnóstico de Anemia Ferropénica. RISI Revista de Invesitiación de Sistemas e Informática, v. 9, p. 35-43, 2012.

10.
Silva, P.H.2012Silva, P.H. ; RIVERA L. A. . Reconhecimento de gestos da mão para aplicação em um ambiente virtual. Confict, v. 1, p. 9-9, 2012.

11.
Araújo, E.2011Araújo, E. ; RIVERA L. A. . Jogos Fisicamente Interativos por Computador. Confict, v. 1, p. 4-4, 2011.

12.
Silva, P.H.2011Silva, P.H. ; RIVERA L. A. . Princípios de Imersão em Jogos Fisicamente Interativos. Confict, v. 1, p. 60-60, 2011.

13.
MAURICIO, David Andre2010MAURICIO, David Andre ; RIVERA L. A. ; Maculan . An Efficient FFD Method to Solve the One-Dimensional Stock Cutting Problem. GESTS International Transactions on Computer Science and Engineering, v. 61, p. 25-36, 2010.

14.
HERMOZA, A.2007HERMOZA, A. ; RIVERA L. A. ; MAURICIO, David Andre ; Piedra . Sistema de Multi-agentes para medir la Confiabilidad, Disponibilidad y Fiabilidad de un Sistema ERP. RISI Revista de Invesitiación de Sistemas e Informática, v. 4, p. 14-22, 2007.

15.
ZAMUDIO, J.2007ZAMUDIO, J. ; RIVERA L. A. ; MAURICIO, David Andre . Algoritmo Grasp para la Distribución Eficiente de Objetos en una Interfaz Gráfico de Usuarios. RISI Revista de Invesitiación de Sistemas e Informática, v. 4, p. 5-13, 2007.

16.
VICENTE, E.2007VICENTE, E. ; RIVERA L. A. ; Tupia, M. . Um Clustering na Recuperação de Componentes de Software. RISI Revista de Invesitiación de Sistemas e Informática, v. 4, p. 23-31, 2007.

17.
Torres2007Torres ; MAURICIO, David Andre ; RIVERA L. A. . Un Modelo de Compactação de Objetos Irregulares Bidimensionales como Patrón de Corte. RISI Revista de Invesitiación de Sistemas e Informática, v. 4, p. 43-51, 2007.

18.
MONTEIRO, Leandro Rabelo2005MONTEIRO, Leandro Rabelo ; RIVERA L. A. ; GUILLERMO, Luis Humberto ; DI BENEDITTO, A. P. M. . Allometric changes and shape differentiation of sagitta otoliths in sciaenid fishes. Fisheries Research, v. 74, n.1-3, p. 288-299, 2005.

19.
VICENTE, E.2005VICENTE, E. ; RIVERA L. A. ; MAURICIO, David Andre . Grasp en la resolución del Problema de Clustering. RISI, v. 2, p. 16-25, 2005.

20.
ESTRELA, V.2003ESTRELA, V. ; RIVERA L. A. ; BEGGIO, P. C. ; LOPES, R. T. . Regularized Pel-Recursive Motion Estimation Using Generalized Cross-Validation and Spatial Adaptation. Proceedings of SIBGRAPI2003, IEEE Computer Society, SP, Brasil, v. 1, n.1, p. 331-338, 2003.

21.
RIVERA L. A.2001 RIVERA L. A.; CARVALHO, P. C. P. ; VELHO, L. . Animation Based in Dynamic Simulation Involving Irregular Objects with Non-Homogeneous Rogosities. Proceedings of the IEEE, Seoul, v. 01, n.01, p. 128-135, 2001.

22.
RIVERA L. A.2000 RIVERA L. A.; VELHO, L. ; CARVALHO, P. C. P. . Free Deformation of Multiresolution B-Splines Curves. PESQUIMAT, Lima - Peru, v. III, p. 55-66, 2000.

23.
RIVERA L. A.1999 RIVERA L. A.; CARVALHO, P. C. P. ; VELHO, L. . Interactive Manipulation of Multiresolution Curves. Computer Graphics And Imaging, California, USA, v. 01, n.03, p. 94-99, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RIVERA L. A.; MONTENEGRO, A. A. ; PEIXOTO, A. ; SA, A. ; SOARES, E. ; CARVALHO, P. C. P. ; VELHO, L. . Fotografia 3D. 1. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2005. v. 1. 174p .

Capítulos de livros publicados
1.
RIVERA L. A.; HERMOZA, A. ; MAURICIO, David Andre . Sistema multi-agente para medir la confiabilidad en las dimensiones de disponibilidad y fiabilidad de un sistema crítico envolviendo al sistema ERP, base de datos y sistema operativo. In: IDEAS2008, Recife-Pernanbuco. (Org.). XI Workshop Iberoamericano de Enegnharia de Requisitos e Ambientes de Software. 1ed.Recife: IDEAS08, 2008, v. 1, p. 339-344.

2.
VICENTE, E. ; Tupia, M. ; RIVERA L. A. . GraspKM en la Recuperación de la Estructura de Software. In: JIISIC07-PUC-Peru. (Org.). VI Jornadas Iberoamericanas de Ingeniería de Software e Ingeniería del Conocimiento. 1ed.Lima-Peru: PUC-Peru, 2007, v. 1, p. 35-42.

3.
BARUQUE, C. ; RIVERA L. A. . Using the clustering technique in the development of learning objects digital libraries. In: IASTED. (Org.). Proceedings of the Ninth IASTED International Conference: Computers and Advanced Technology in Education. 1ed.Lima: IASTED, 2006, v. 1, p. 236-241.

4.
GONI, J. ; RIVERA L. A. . Um LMS-Paradigmatico para a Customização de Sistemas de Gerencimento de Aprendizagem usando Objetos de Aprendizado. In: La Plata, Argentina. (Org.). Tecnologia en Educación y Educación en tenologia - TE & ET 06. 1ed.La Plata: TE & ET06, 2006, v. 1, p. 323-332.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AVILA-PESANTEZ, DIEGO ; Rivera, Luis A. ; VACA-CARDENAS, LETICIA ; AGUAYO, STTEFFANO ; ZUNIGA, LOURDES . Towards the improvement of ADHD children through augmented reality serious games: Preliminary results. In: 2018 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 2018, Tenerife. 2018 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). Santa Cruz de Tenerife: IEEE, 2018. v. 1. p. 843-847.

2.
RIVERA L. A.; SILVA, P. H. L. ; del REAL, A. ; TANG, F. . Interação de objetos virtuais através de posturas da mão. In: Computer on the Beach, 2014, Florianápolis-SC. Computer on the Beach 2014. Florianápolis: Universidade do Vale do Itajaí, 2014. v. 1. p. 134-142.

3.
Silva, P.H. ; RIVERA L. A. ; del REAL, A. ; TANG, F. . Reconhecimento de posturas da mão na interação no ambiente virtual. In: IV Congreso Internacional de Computación y Telecomunicaciones - COMTEL, 2012, Lima. Memoria COMTEL 2012. Lima: Fondo Editorial de la UIGV, 2012. v. 1. p. 53-59.

4.
CRUZ, L. M. ; VELHO, L. ; RIVERA L. A. . Multitouch Sketch Based Modeling. In: Workshop of Undergraduate Works, 2009, 2010, Rio de Janeiro. Proceedings of Workshop of Undergraduate Works, 2009. Rio de Janeiro, 2009.

5.
RIVERA L. A.; VICENTE, E. ; MAURICIO, David Andre . Grasp en la Resolución del Problema del Clustering. In: XXXI Conferencia Latinoamericana de Informática, 2005, Sanntiago de Cali. CLEI 2005. Santiago de Cali, Colombia: CLEI, 2005. v. 1. p. 57-57.

6.
MONTEIRO, Leandro Rabelo ; GUILLERMO, Luis Humberto ; RIVERA L. A. . Shape Spaces, Metrics and Linear Models for Evolutionary Rates. In: II Brazilian Symposium of Mathematical and Computational Biology, 2002, Rio de Janeiro, Brasil. Proceedings of the Second Brazilian Symposium on Mathematical and Computational Biology. Rio de Janeiro: E-Papers, 2002. v. 01.

7.
RIVERA L. A.. Hierarquia de Caixas Orientadas Envolventes na Verificação de Interferências entre Objetos de Geometria Complexa. In: I Congreso Internacional de Matemática Aplica y Computacional, 2001, Trujillo - Peru. CIMAC-I. Trujillo - Peru, 2001. v. I. p. 30-39.

8.
RIVERA L. A.; CARVALHO, P. C. P. ; VELHO, L. . Animation Based in Dynamic Simulation Involving Irregular Objects with Non-Homogeneous Rugosities. In: The Fourteenth Conference on Computer Animation 2001, 2001, Seoul. Proceedings Computer Animation 2001. Seoul: IEEE Computer Society, 2001. v. 01. p. 128-135.

9.
RIVERA L. A.; VELHO, L. ; CARVALHO, P. C. P. . Interactive Manipulation of Multiresolution Curves. In: IASTED International Conference in Computer Graphics and Imaging (CGIM'99), 1999, Palm Springs, CA, USA. CGIM'99. Palm Springs, 1999. v. I. p. 87-93.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Araújo, E. ; RIVERA L. A. ; CASTRO-VERA, A. ; TANG, F. . Controle Interativo de Avatares pelo Movimeno Humano. In: V Congreso Internacional de Computação y Telecomunicaciones, 2013, Lima. COMTEL 2013. Lima: Fondo Editorial de la UIGV, 2013. v. 1. p. 208-214.

2.
RIVERA L. A.. Reconhecimento de Gestos da Mão para Movimentação de Objetos Virtuais. In: Computer on the Beach 2011, 2012, Florianópolis - SC. Computer on the Beach 2011: Anais do evento. São José: Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, 2012. v. 1. p. 407-408.

3.
RIVERA L. A.. Sistema Inteligente de Diagnóstico de Anemia Ferropénica Basado en Redes Neuronales Artificiales. In: III Congreso Internacional de Computación y Telecomunicaciones, 2011, Lima. Memoria Comtel 2011. Lima: Fondo Editorial de la UIGV, 2011. v. 1. p. 69-71.

4.
RIVERA L. A.; MAURICIO, David Andre . Una Versión Eficientes del Algoritmo FFD para resolver el Problema de Cortes. In: I Congreso Internacional de Científicos Peruanos, 2003, Lima. I Congreso Internacional de Científicos Peruanos, 2003.

5.
RIVERA L. A.; MONTEIRO, Leandro Rabelo ; GUILLERMO, Luis Humberto . Shape Spaces, Metrics and Linear Models for Evolutionary Rates. In: Second Brazilian Symposium on Mathematical and Computational Biology, 2003, Rio de Janeiro. Proceedings of the Second Brazilian Symposium on Mathematical and Computational Biology. Rio de Janeiro, 2003. v. 1. p. 176-207.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HERMOZA, A. ; MAURICIO, David Andre ; RIVERA L. A. . Sistema de Agentes para Medir Confiabilidad, Disponibilidad y Fiabilidad de un Sistema ERP. In: XXXIII Conferencia Latinoamericana de Informática, 2007, San José. CLEI 2007. San José de Costa Rica: Clei2007, 2007. v. 1. p. 134-134.

2.
VICENTE, E. ; Tupia, M. ; RIVERA L. A. . Um Clustering na Recuperação de Componentes de Software. In: XXXIII Conferencia Latinoamericana de Informática, 2007, San José. CLEI 2007. San José de Costa Rica: Clei2007, 2007. v. 1. p. 48-48.

3.
Torres ; MAURICIO, David Andre ; RIVERA L. A. . Un Modelo de Compactação de Objetos Irregulares Bidimensionales como Patrón de Corte. In: XXXIII Conferencia Latinoamericana de Informática, 2007, San José. CLEI 2007. San José de Costa Rica: Clei2007, 2007. v. 1. p. 58-58.

4.
ZAMUDIO, J. ; RIVERA L. A. ; MAURICIO, David Andre . Algoritmo Grasp para la Distribución Eficiente de Objetos en una Interfaz Gráfico de Usuarios. In: XXXII Conferencia Latinoamericana de Informática, 2006, Santiago de Chile. CLEI 2006. Santiago de Chile: Universidad de Sntiago de Chile, 2006. v. 1. p. 118-118.

5.
MAURICIO, David Andre ; RIVERA L. A. ; ZAMUDIO, J. . FFD and BFD Algorithms to Solve the Guillotinable Cutting Stock Problem. In: I Congreso Internacional de Científicos Peruanos, 2003, Lima. I Congreso Internacional de Científicos Peruanos (I-CICP 2003), 2003.

6.
RIVERA L. A.. Manipulação Direta com Restrições de Interpenetração. In: CIMAC-II Congreso Internacional de Matematica Aplicada y Computacional, 2003, Lima. Anal de CIMAC II. Lima: San Marcos, 2003. v. 1. p. 30-31.

7.
RIVERA L. A.; CARVALHO, P. C. P. ; VELHO, L. . Oriented Bounding Boxes Based on Multi-resolution Contours. In: I Congreso Internacional de Científicos Peruanos, 2002, Lima, 2002.

8.
RIVERA L. A.. Caixas Orientadas Envolventes na Verificação de Contatos. In: IV Congreso Chileno de Investigación Operativa - Optima 2001, 2001, Utalca-Chile. Optima 2001, 2001.

9.
RIVERA L. A.. Computação Gráfica: Animações Baseadas em Modelos Físicos. In: III Fórum de Tecnologia: A tecnologia na evolução da sociedade, 2001, Santo Ângelo, Rio Grande do Su. III Fórum de Tecnologia, 2001.

Artigos aceitos para publicação
1.
LOZADA, R. ; RIVERA L. A. . The use of MS-Kinect in the development of educational games for pre-schoolers. International Journal of Learning Technology, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
RIVERA L. A.. Interaction of virtual objects through hand postures. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RIVERA L. A.. Base matemática em computação visual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RIVERA L. A.. Perfil de las carreras profesionales de computación científica y ciencia de la computación. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RIVERA L. A.. Dinámica de partículas en la generación de animación. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RIVERA L. A.. Modelos de gestos en la Interacción humano computador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
RIVERA L. A.. Técnicas de Animación Basada en Dinámica de Partículas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
RIVERA L. A.. Computação Gráfica: paradigmas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RIVERA L. A.. Visión Computacional y Bases Matemáticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
RIVERA L. A.. Manipulación directa en métodos de diseño por computador de objetos geométricos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RIVERA L. A.; CARVALHO, P. C. P. ; MENEZES, I. M. . Modelagem e Dinâmica de Estruturas Articuladas para Propósitos de Animação em Computação Gráfica. 1999.

2.
RIVERA L. A.; CARVALHO, P. C. P. ; VELHO, L. . Modelagem e Manipulação de Objetos de Geometria Complexa. 1999.

Demais trabalhos
1.
RIVERA L. A.; MAURICIO, David Andre ; PAJARES, Margarita Isabel ; RIVERA, Pablo Héctor . Plataforma informático para educação virtual en post-graus. 2003 (Aula virtual) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Antonio Mol; Ana P. Siquiera; Paulo V. Carvalho; Marcio H. Silva; RIVERA L. A.. Participação em banca de Ángelo Cunha Cnop. Simulação Virtual de Visita Técnica no Reator Argonauta para Fins de Divulgação Científica. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Nucleares) - Instituto de Engenharia Nuclear.

2.
RIVERA L. A.; FREITAS, A. A. P.; PAULA, G. G.; CORTES, J. M. R.. Participação em banca de Cibelle Degel Barbosa. Uma Aplicação de redes neurais artificiais a classificação dos municipios do Estadodo Rio de Janeiro segundo indicadores sociais. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
SILVA, A. G. P.; MATIAS, I. O.; SANTOS, A. C.; del REAL, A.; RIVERA L. A.. Participação em banca de Elisson Michael Fernandes Meirelles Araújo. Simulador de Soldagem MIG/MAG de Baixo Custo: estudo de viabilidade e implementação de um protótipo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia e Ciência dos Materiais) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CASTRO-VERA, A.; TANG, F.; RIVERA L. A.. Participação em banca de Ausgusto Zangrandi.Detecção de eventos com dados do twitter. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

2.
RIVERA L. A.; del REAL, A.; TANG, F.. Participação em banca de Mayra Santana Siqueira.Classificação binária de padrões: estudo comparativo entre modelos de programação linear. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

3.
RIVERA L. A.; TANG, F.. Participação em banca de Tiago Carvalho da Costa.Heurística simulated annealing aplicado a um problema de job shop scheduling em um ambiente industrial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
TANG, F.; CASTRO-VERA, A.; RIVERA L. A.. Participação em banca de Raphael Ferreira Ramos.Reconhecimento de fala isolada por móveis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
TANG, F.; RIVERA L. A.. Participação em banca de Ricardo Couto da Silva.Heurística para o problema de programação de horarios. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

6.
del REAL, A.; RIVERA L. A.. Participação em banca de Douglas Oliveira Camata.Modelagem de cloud computing para o gerenciamento de recursos computacionais na uenf. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Congreso Internacional de Computación y Telecomunicaciones. Perfis de Usuários de Web Sites por Mineração de Uso para Avaliação de Usabilidade. 2016. (Congresso).

2.
I Mostra de Matemática Básica.Matemáticas em computação visual. 2013. (Oficina).

3.
Computer on the beach 2012. Reconhecimento de Gestos da Mão para Movimentação de Objetos Virtuais. 2012. (Congresso).

4.
Conferencia Internacional FISI-UNMSM.Perspectivas de la Carrera Profesional de Ciencia de la Computación en el Marco ACM. 2012. (Seminário).

5.
III Congreso Internacional de Computación y Telecomunicaciones. Congreso de Computação. 2011. (Congresso).

6.
III Congreso Internacional de Computación y Telecomunicaciones. Gestos na Interação no Ambiente Virtual. 2011. (Congresso).

7.
III Congreso Internacional de Computación y Telecomunicaciones. Sistema Inteligente de Diagnóstico de Anemia Ferropénica Basado en Redes Neuronales Artificiales. 2011. (Congresso).

8.
Congreso Internacional de Computacion y Telecomunicaciones - COMTEL. Gestos y Visión Computacional en la Interacción Hombre-Computadora. 2009. (Congresso).

9.
I Congreso Internacional de Computación y Telecomunicaciones. Interacción Física Humano Computador. 2009. (Congresso).

10.
VII Jornadas Peruanas de Computación. Visión Computacional y Base Matemática. 2008. (Congresso).

11.
III Seminario Internacional de Aplicaciones de la Matemática.Manipulación directa en métodos de diseño por computador de objetos geométricos. 2006. (Seminário).

12.
Congreso Brasilero de Computação Gráfica e Processamento de Imagens. SIBGRAPI 2003. 2003. (Congresso).

13.
Simposio Brasilero de Computação Grafica e Procesamento de Imagens.Simposio Brasilero de Computação Grafica e Procesamento de Imagens (SIBGRAPI). 1999. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RIVERA L. A.. COMTEL. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Elisson Meirelles Araujo. Primitivas de avatares para a geração de jogos interativos. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense. (Orientador).

2.
Pedro Linhares. Princípios de imersão em jogo fisicamente interativo. Início: 2010. Iniciação científica (Graduando em Bacharelado) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
? Erick Vicente. GraspKM en la Recuperación Eficiente de la Estructura de Software. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado de Ingenieria de Sistemas e Informática) - Universidad Nacional Mayor de San Marcos, . Orientador: Luis Antonio Rivera Escriba.

2.
Angel Hermoza Salas. Sistema Multi-Agente para medir la Confiabilidad, Disponibilidad y Fiabilidad de un Sistema ERP. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado de Ingenieria de Sistemas e Informática) - Universidad Nacional Mayor de San Marcos, . Orientador: Luis Antonio Rivera Escriba.

3.
Juan Zamudio. Un algoritmo GRASP para el diseño óptimo de la interfaz gráfica de usuario. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado de Ingenieria de Sistemas e Informática) - Universidad Nacional Mayor de San Marcos, . Orientador: Luis Antonio Rivera Escriba.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raphael Ferreira Ramos. Reconhecimento de fala isolada em dispositivos móveis. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Luis Antonio Rivera Escriba.

2.
Augusto Zangrandi. Detecção de eventos com dados do twitter. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Luis Antonio Rivera Escriba.

3.
Jorge Luis Espinoza Cabrera. Sistema Inteligente de Diagnóstico de Anemia Ferropénica Basado en Redes Neuronales Artificiales. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ingeniería de Sistemas) - Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Orientador: Luis Antonio Rivera Escriba.

4.
Edinson Moisés Muñoz Guia. Sistema Inteligente de Diagnóstico de Anemia Ferropénica Basado en Redes Neuronales Artificiales. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ingeniería de Sistemas) - Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Orientador: Luis Antonio Rivera Escriba.

5.
Pedro Henrique Linhares Mota da Silva. Reconhecimento de posturas da mão usando redes neurais para interação com objetos virtuais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense. Orientador: Luis Antonio Rivera Escriba.

6.
Élisson Mchael Fernandes Meirelles Araújo. Interatividade virtual através de reconhecimento de gestos utilizando cadeias de Markov ocultas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense. Orientador: Luis Antonio Rivera Escriba.

7.
Regimara dos Santos Brandão. Simulação de Trajetórias de Partículas através de Equações Diferenciais Ordinárias. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemáticas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Luis Antonio Rivera Escriba.

8.
Fernando César Coelho França. Matrizes em Transformações Geométricas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemáticas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Luis Antonio Rivera Escriba.

9.
Revair Mendes Lourenço. Tópicos da Matemática Básica do Ensino Médio na Criptografia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemáticas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Orientador: Luis Antonio Rivera Escriba.

Iniciação científica
1.
Silvio Texiera Pinto da Silva. Detecção de contornos de objetos em imagens. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense. Orientador: Luis Antonio Rivera Escriba.

2.
Emildo Mothe Ribeiro Filho. Modelagem de Curvas e Superficies B-splines Através da Manipulação Direta. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense. Orientador: Luis Antonio Rivera Escriba.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MUNOZ, E.2012MUNOZ, E. ; ESPINOZA, J. ; RIVERA L. A. . Un Sistema Basado en Redes Neuronales Artificiales para Doagnóstico de Anemia Ferropénica. RISI Revista de Invesitiación de Sistemas e Informática, v. 9, p. 35-43, 2012.

2.
AVILA-PESANTEZ, D.2017AVILA-PESANTEZ, D. ; RIVERA L. A. ; ALBAN, M. S. . Approaches for Serious Game Design: A Systematic Literature Review. Computers in Education Journal, v. 8, p. 1-11, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
RIVERA L. A.. Manipulación directa en métodos de diseño por computador de objetos geométricos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
RIVERA L. A.. Visión Computacional y Bases Matemáticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
RIVERA L. A.. Modelos de gestos en la Interacción humano computador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
RIVERA L. A.. Técnicas de Animación Basada en Dinámica de Partículas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
RIVERA L. A.. Computação Gráfica: paradigmas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
RIVERA L. A.. Dinámica de partículas en la generación de animación. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
RIVERA L. A.. Perfil de las carreras profesionales de computación científica y ciencia de la computación. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
RIVERA L. A.. Interaction of virtual objects through hand postures. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
RIVERA L. A.. Base matemática em computação visual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




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