Joseane de Mello Rucker

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5904799328531830
  • Última atualização do currículo em 17/04/2018


Joseane Rücker é professora de Leitura e Produção Textual, Literatura e Semiótica. Ela atuou como docente dos cursos de Design, Moda, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da ESPM e foi coordenadora da pós-graduação em Teorias e Práticas da ESPM - Sul. Nessa instituição, a docente coordenou o grupo de pesquisa "Leitura, semiótica e intertextualidade", desenvolvendo investigação sobre os princípios da Semiótica Discursiva aplicados à interface de textos. Joseane é graduada em Letras (UFRGS), com mestrado (UFRGS) e doutorado em Literatura de Língua Portuguesa (UFRGS) e doutorado-sanduíche na Sorbonne Nouvelle III, financiado pela Capes e pelo CNPq. Em 2014, a professora fez pós-doutorado em Ensino de Artes Visuais na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), financiado pela CAPES, desenvolvendo pesquisa sobre as relações entre as linguagens verbal e visual. Joseane também fez especialização em Arte, ensino e novas tecnologias (UNB) e Teorias e Práticas de Ensino (ESPM). A professora atua na rede particular, desde 2003, como docente de EM de Língua Portuguesa e Literatura. Em diversas instituições, foi coordenadora de área onde exerceu suas funções. Entre os seus interesses de pesquisa estão leitura e relações entre linguagens, produção textual, semiótica e metodologias de aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Joseane de Mello Rucker
Nome em citações bibliográficas
RUCKER, J. M.


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2011
Doutorado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A MEMÓRIA COMO REPRESENTAÇÃO DO DISCURSO FRAGMENTADO EM ADELINO MAGALHÃES: A INSTAURAÇÃO DO INFINITO, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: ANA MARIA LISBOA DE MELLO.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2008 - 2008
Doutorado em Letras.
Université Sorbonne Nouvelle III, SORBONNE, França.
com período sanduíche em Université Sorbonne Nouvelle III (Orientador: Jacqueline Penjon).
Título: Adelino Magalhães e uma estesia caleidoscópica: um estudo sobre as técnicas narrativas do início do século XX, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Jacqueline Penjon.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2003 - 2005
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A revista Festa e a modernidade universalista na arte. Um estudo de caso: Adelino Magalhães,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Ana Maria Lisboa de Mello.
2015 - 2016
Especialização em Teorias e Práticas de Ensino. (Carga Horária: 360h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: De olhos bem abertos: uma proposta de sequência didática para promoção da autoria na produção textual.
Orientador: Leandra Saldanha.
2013 - 2014
Especialização em Arte, ensino e tecnologias contemporâneas. (Carga Horária: 660h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Leitura de imagem no contexto de ensino-aprendizagem em cursos de design.
Orientador: Antônio Biancho Filho.
1998 - 2003
Graduação em Letras - Português e Literaturas.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: A religiosidade em Cecília Meireles: a poesia de 20.
Orientador: Ana Maria Lisboa de Mello.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Semiótica.


Formação Complementar


2008 - 2008
Jornada de estudos do CREPAL: paisagem brasileira. (Carga horária: 40h).
Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
2007 - 2007
V Seminário de Redação de Vestibular da UFRGS. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em V Fórum de Literatura Brasileira. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Colóquio de Filosofia e Literatura. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em V Seminário Internacional de História da Literatur. (Carga horária: 20h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2003 - 2003
Aperfeiçoamento Em Língua Portuguesa. (Carga horária: 90h).
Curso Permanente de Português, CPP, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em V Congresso Internacional de Estudos Canadenses. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em VI Semana de Letras. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Seminário Formação do Brasil. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em BRASIL 500 ANOS DE DESCOBERTAS LITERÁRIAS. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2000 - 2000
Seminário Internacional Sete Semanas com Borges. (Carga horária: 35h).
Secretaria Municipal de Cultura, SMC, Brasil.
1999 - 1999
Introdução à análise quantitativa em linguística. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1999 - 1999
História da Arte e da Literatura. (Carga horária: 20h).
Casa de Cultura Mário Quintana, QUINTANA, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Estudos de Literatura e Psicanálise. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
1998 - 1998
Extensão universitária em V Semana de Letras. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Israelita Brasileiro, CIB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa e Redação, Carga horária: 11


Colégio Farroupilha, FARROUPILHA, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2002
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Revisora de textos, Carga horária: 20


Colégio Israelista, ISRAELITA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Revisora de textos, Carga horária: 20


Colégio Leonardo da Vinci, CLV - ALFA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora e corretora de textos, Carga horária: 10


Colégio Leonardo da Vinci Beta, CLVB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura de Língua Portuguesa, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações
Em 2010, iniciou-se nessa escola o projeto "Ensaiando para entrar na universidade" a fim de desenvolver a autonomia na produção textual dos alunos de 3ª série do EM através da linguagem artística. É importante destacar que as estratégias de leitura dessa proposta englobam linguagem verbal e não-verbal e a aplicação de atividades que promovam o refinamento da percepção estética, associando o ensino de leitura literária à de filmes, canções e, especialmente, fotografias, pinturas e, por que não, propagandas. Ao longo de seis meses, os estudantes são orientados pela professora a tecerem um ensaio a partir de sete núcleos temáticos que abordam as relações da literatura com as demais manifestações artísticas na passagem do século XIX ao XX. Os textos foram publicados e lançados na Feira do Livro de Porto Alegre, em duas edições, para que essas reflexões fossem oferecidas à comunidade escolar.


Colégio Unificado, UNIFICADO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura Brasileira, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Literatura, Carga horária: 2
Outras informações
O coordenador de literatura cria projetos interdisciplinares que associem a leitura de textos verbais e não verbais, desenvolvida em sala de aula, às demais áreas do conhecimento. Em outubro, esses projetos são apresentados em um Salão de Linguagens.Sabemos que a leitura se constrói a partir do entendimento do texto pelo aluno como resultado das informações da obra associado à leitura de mundo ou à experiência do educando. Para que possamos dotar o texto de sentido em sala de aula, é necessário reconstruí-lo a partir da associação de temas que propiciem os professores criar redes de significado.

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Corretora de textos de pré-vestibular


Editora Artmed, ARTMED, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Revisora de textos


Editora Leitura XXI, LEITURA XXI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: revisora, Carga horária: 20


Editora LPM, LPM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: revisora, Carga horária: 20


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Linguagem e Semiótica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora da banca de corretores

Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de grupo de pesquisa
Outras informações
A professora liderou o grupo de pesquisa Ensino, Semiótica e Interface de Linguagens na ESPM-SUl.

Vínculo institucional

2011 - 2017
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Corretora do processo seletivo da ESPM

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora da pós-graduação, Carga horária: 10
Outras informações
Em 2014, a professora dedicou-se à elaboração e revisão do projeto pedagógico e à contratação de professores. Em 205 e 2016, Joseane coordenou a especialização em educação de 360h.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de grupo de Estudos, Carga horária: 5
Outras informações
A professora coordenou o grupo de estudos "A autoria e a formação do sujeito".


Instituto Santa Luzia, ISL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 36


Kinderland Escola de Ensino Fundamental, KINDER, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 15


Padré José Ensino Fundamental, PADRE JOSÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-graduação, Carga horária: 5
Outras informações
Professora de pós-graduação da disciplina "Seminário temático: os princípios da Semiótica Discursiva aplicados à produção de sentidos na interface de imagens".


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Corretor de Redações do Vestibular da UFRGS, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador em projeto de extensão, Carga horária: 39



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Metodologias ativas, semiótica e processo de ensino: aprendizagem em design
Descrição: A pesquisa discute uma proposta de aplicação de metodologias ativas, especialmente a aprendizagem baseada em projetos, atreladas a princípios da semiótica greimasiana e da linguística do texto, em uma disciplina de linguagem no curso de design. Para isso, são criadas sequências didáticas, sistematizadas em lições, sobre temas que compõem as diretrizes da prova de Formação Geral do ENADE..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Joseane de Mello Rucker - Coordenador.
2013 - 2015
Leitura e apropriação: os princípios da semiótica discursiva aplicados à produção de sentidos na interface de textos
Descrição: O grupo visa discutir as mudanças e os desafios no contexto do Ensino Superior, criar e problematizar práticas pedagógicas que façam uso de novas tecnologias e promover a intertextualidade e a interdisciplinaridade amparadas na Semiótica Discursiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Joseane de Mello Rucker - Coordenador / Andréia Scheeren - Integrante.
2007 - 2010
Espaços circunscritos
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2002 - 2007
A poesia metafísica no Brasil: percursos e modulações
Descrição: Esta pesquisa dá prosseguimento a projeto anterior (Metafísica e religiosidade na moderna lírica brasileira), partindo dos poetas estudados - Cecilia Meireles, Murilo Mendes e Jorge de Lima -, para examinar a obra dos poetas Augusto dos Anjos, Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimarães, Eduardo Guimaraens, Alceu Wamosy, Raul de Leoni, e os poetas dos anos 30 - Augusto Frederico Schmidt, Henriqueta Lisboa e Vinicius de Moraes. Pretende, no exame da produção poética dos escritores, delinear os caminhos que a poesia de teor metafísico percorreu no Brasil, consignada em atitudes indagativas sobre a temporalidade, a morte e a transcendência e em respostas de natureza ontológica e/ ou religiosa, poesia que causa certo desconforto à crítica e a historiografia literária brasileiras, já que a dicção dos poetas dificulta enquadramentos estanques. Esta pesquisa desenvolveu-se em duas etapas, desenvolvidas no período de março 2002 a fevereiro de 2007..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
1999 - 2002
Metafísica e religiosidade na lírica moderna brasileira: Jorge de Lima, Murilo Mendes e Cecilia Meireles
Descrição: A pesquisa propõs-se a verificar os pontos de contatos entre a poesia de Murilo Mendes, Jorge de Lima e Cecília Meireles, poetas que alcançam a maturidade literária a partir 35 e cuja poesia apresenta, toda ou parcialmente, uma forte tonalidade intimista, que se desdobra em indagações existenciais de teor filosófico e religioso. Entre Murilo Mendes e Jorge de Lima houve um diálogo significativo sobre suas concepções estéticas, de tal forma que escreveram juntos o livro Tempo e Eternidade (1935). Entre esses dois poetas e Cecília Meireles, há em comum o fato de que parecem ter causado um certo desconforto à crítica, atestado por uma ensaística ainda reduzida, considerando-se a relevância dos poetas no cenário das letras brasileiras e estrangeiras. Essa constatação requer uma investigação sobre a produção crítica que se dedicou a esses três poetas, a fim de verificar, comparativamente, os critérios de avaliação, a forma como são vistos dentro da Literatura Brasileira, verificando se os parâmetros de abordagem se afinam ou não com os critérios rígidos da periodologia, das concepções de estilo de época e geração, problematizando-os..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
1996 - 1999
O imaginário na obra de Cecília Meireles: poesia e prosa
Descrição: Financiamento PROPESQ- PIBIC-CNPq.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
A redação no contexto do vestibular da UFRGS
Descrição: O projeto visa oferecer à comunidade discente do IFRS e de escolas públicas aulas de orientação acerca do gênero textual: redação para o vestibular. Com esse objetivo, pretende-se, a partir de uma metodologia que entende a aprendizagem de forma ativa, estimular a atitude autoral dos estudantes ao inserir situações reais de escrita e análise de textos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Joseane de Mello Rucker - Integrante / Andréia Scheeren - Coordenador.
2009 - 2010
Ensaiando para entrar na universidade
Descrição: Projeto que visa à aproximação de alunos de Ensino Médio à escrita acadêmica a fim de desenvolver autonomia e criticidade. Este trabalho tem a finalidade de produzir um artefato: um livro de ensaios acadêmicos escrito pelos participantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista Palíndromo
2005 - 2007
Periódico: Revista de Pós-Graduação Nau Literária


Revisor de periódico


2005 - 2007
Periódico: Revista Nau literária
2013 - Atual
Periódico: PALÍNDROMO (ONLINE)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1RUCKER, J. M.2015 RUCKER, J. M.. Metodologias Ativa, semiótica e aprendizagem em design. Educere et Educare (versão eletrônica), v. V 10, p. 771, 2015.

2.
2RUCKER, J. M.2014 RUCKER, J. M.. Narrativas ilustradas. Línguas & Letras (Online), v. 15, p. 1-17, 2014.

3.
3RUCKER, J. M.2012 RUCKER, J. M.. Em busca do tempo redescoberto: uma leitura dos contos de Adelino Magalhães. ITINERARIOS (UNESP. ARARAQUARA), v. 1, p. 23-40, 2012.

4.
5RUCKER, J. M.2011RUCKER, J. M.. A caminho do silêncio. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 5, p. 1-39, 2011.

5.
6RUCKER, J. M.2008RUCKER, J. M.. ENTRE A AFLUÊNCIA E O CREPÚSCULO: O SILÊNCIO NA POESIA DE TASSO DA SILVEIRA. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 02, p. 01-14, 2008.

6.
4RUCKER, J. M.2006 RUCKER, J. M.. Adelino Magalhães: herdeiro de Festa. Nau Literária (UFRGS), v. 02, p. 1-21, 2006.

7.
7RUCKER, J. M.2005RUCKER, J. M.. Ajustando o tom: confluências e divergências entre Nacional por subtração,de Roberto Schwarz, e Vanguarda e subdesenvolvimento, de Ferreira Gullar. Nau Literária (UFRGS), v. 01, p. 1-7, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
RUCKER, J. M.. Estratégias discursivas: Adelino Magalhães e o princípio de interiorização. 1. ed. Curitiba: Appris, 2017. v. 1. 256p .

Capítulos de livros publicados
1.
RUCKER, J. M.. Porque Alice não parou mais de perguntar: sobre a importância do repertório para a formação do jornalista. In: Pereira, Carlos Alberto; Assis, Francisco; Antonioli, Maria;. (Org.). Desafios do jornalismo: novas demandas e formação profissional. 1ed.Curitiba: Appris, 2014, v. 1, p. 5-240.

2.
RUCKER, J. M.. Os tempos áureos do Modernismo em tempos de Festa. In: Ana Maria Lisboa de Mello. (Org.). A poesia metafísica no Brasil. 1ed.Porto Alegre: Libretos, 2009, v. 1, p. 11-310.

3.
RUCKER, J. M.. O universo imaginário em Viagem. Cecília Meireles e Murilo Mendes. 1ed.Porto Alegre: Uniprom, 2002, v. , p. 3-379.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
RUCKER, J. M.. Dez passos para se sair bem no vestibular. O Pioneiro, Caxias do Sul, 25 ago. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
RUCKER, J. M.; CASTILHO, G. . Análise cenográfica do empoderamento feminino: uma abordagem semiótica aplicada à série Mad Men. In: SEMIC, 2017, São Paulo. SEMIC, 2017.

2.
RUCKER, J. M.; SCHEEREN, A. . De olhos bem abertos: uma proposta de sequência didática, aplicada ao design, para o desenvolvimento da autoria na produção textual. In: III Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura, 2016, Lajeado. III Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura, 2016.

3.
RUCKER, J. M.; KUHN, L. . Narrativa, letramento visual e semiótica aplicada: uma proposta de análise do livro 'Onde vivem os monstros', de Maurice Sendak. In: SEMIC, 2016, São Paulo. SEMIC, 2016.

4.
RUCKER, J. M.; SCHEEREN, A. . Relato de experiência: uma proposta de aplicação de metodologias ativas em disciplinas de produção textual. In: Desafios Contemporâneos no Ensino das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 2016, Passo Fundo. Desafios Contemporâneos no Ensino das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Passo Fundo, 2016.

5.
RUCKER, J. M.; KRENZINGER, L. . Análise intertextual de narrativas verbais e visuais: uma abordagem da semiótica discursiva aplicada aos livros de Harry Potter. In: SEMIC, 2015, São Paulo. SEMIC, 2015.

6.
RUCKER, J. M.; RUZZARIN, J. A. . De Jack Kerouac a Jackson Pollock: a espontaneidade na prosódia Beat e na Action Painting. In: SEMIC, 2014, São Paulo. SEMIC, 2014.

7.
RUCKER, J. M.; ANDRADE, T. . A vestimenta como expansão da personalidade e posicionamento social: uma análise de 'O diabo veste Prada'. In: SEMIC, 2013. SEMIC.

8.
RUCKER, J. M.; LEONEL, C. . A construção formal da representação da mulher em produções cinematográficas de Frederico Fellini: uma análise do filme 'A doce vida'.. In: SEMI, 2013, São Paulo. SEMIC, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RUCKER, J. M.; SCHEEREN, A. . De olhos bem abertos: uma proposta de sequência didática, aplicada ao design, para o desenvolvimento da autoria na produção textual. In: III Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura, 2016, Lajeado. III Seminário Nacional de Ensino de Línguas e de Literatura, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RUCKER, J. M.; Isabel Castro ; Flavia Seligman . A figurativização e a focalização na interface texto verbal e audiovisual. In: Socine, 2013, Florianópolis. A sobrevivência das imagens.

Artigos aceitos para publicação
1.
RUCKER, J. M.. De olhos bem abertos: uma proposta de sequência didática, aplicada ao design, para o desenvolvimento da autoria na produção textual. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
RUCKER, J. M.. Sequências Didáticas: o que é e como fazer?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
RUCKER, J. M.. Percursos de leitura: a aplicação da semiótica em contextos de aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
RUCKER, J. M.. Percursos de leitura: a aplicação da semiótica em contextos de aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
RUCKER, J. M.. Semiótica, metodologias ativas e intertextualidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
RUCKER, J. M.. Luxúria - almanaque da Cultura Brasileira. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RUCKER, J. M.. A religiosidade em Cecília Meireles: a poesia de 20.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
RUCKER, J. M.. As Imagens Aéreas em O Aeronauta de Cecília Meireles. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
RUCKER, J. M.. Cecília Meireles e o grupo da Revista Festa. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RUCKER, J. M.. Quem é Cecília Meireles para a Crítica Brasileira. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RUCKER, J. M.. A Representação do eu-lírico e da criança em Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
RUCKER, J. M.. De 1922 até hoje: Uma Revisão Historiográfica sobre Cecília Meireles. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RUCKER, J. M.. Tradução de La femme du boulanger, de Marcel Pagnol. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Contos Gauchescos', de Simões Lopes Neto, ed. Leitura XXI. 2011. (Revisão Textual).

2.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'A África Moderna - um continente mudança, de Paulo F. Visentini, ed. Leitura XXI. 2010. (Revisão Textual).

3.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Leituras obrigatórias', Vários Autores, ed. Leitura XXI. 2010. (Revisão Textual).

4.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Punição pela inocência ', ed. LPM editores.. 2009. (Revisão Textual).

5.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'O revólver de Maigret', ed. LPM editores.. 2009. (Revisão Textual).

6.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'A fuga do Sr. Monde', ed. LPM editores.. 2009. (Revisão Textual).

7.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'A extravagância do morto', ed. LPM editores.. 2009. (Revisão Textual).

8.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Existencialismo', ed. LPM. 2009. (Revisão Textual).

9.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Revolução Francesa - volumes 1 e 2', ed. LPM editores.. 2009. (Revisão Textual).

10.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'A mão misteriosa, ed. LPM editores.. 2009. (Revisão Textual).

11.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Teoria da viagem', ed. LPM editores.. 2009. (Revisão Textual).

12.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'On the road', ed. LPM editores.. 2009. (Revisão Textual).

13.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Turma da Mônica: Cebolinha em apuros', ed. LPM editores.. 2009. (Revisão Textual).

14.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'O Uraguai', de edição comentada por Paulo Seben, ed. Leitura XXI. 2009. (Revisão Textual).

15.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Contos do mundo sobrenatural', Vários Autores, ed. Leitura XXI. 2008. (Revisão Textual).

16.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro Ninguém Ensina Sozinho, Françoise Platone e Marianne Hardy, ISBN 9788536303227. Editora Artmed.. 2004. (Revisão Textual).

17.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Profissão: educador social', de Mercè Romans, Antoni Petrus e Jaume Trilla, ISBN 8536301058, ed. Artmed.. 2003. (Revisão Textual).

18.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Manifesto a favor dos pedagogos', de Jean Houssaye, Michel Soetard, DAniel Hameline, Michel Fabre, ISBN 9788536302102, ed. Artmed.. 2003. (Revisão Textual).

19.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Qualidade do ensino em tempos de mudança', de Alvaro Marchesi e Elena Martín, ISBN 9788536302171, ed. Artmed.. 2003. (Revisão Textual).

20.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar', de Philippe Perrenoud, ISBN 9788536301976, ed. Artmed.. 2003. (Revisão Textual).

21.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Ciclos na escola, tempos na vida: criando possibilidades', organizado por Jaqueline Moll, ISBN 9788536303222, ed. Artmed.. 2003. (Revisão Textual).

22.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'A mente incorporada: ciências cognitivas e experiência humana', de Francisco J. VArela, Evan Thompson e Eleanor Rosch, ISBN 8573074957, ed. Artmed.. 2003. (Revisão Textual).

23.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'O trabalho em pequenos grupos na sala de aula', de Joan Bonals, ISBN 8536300469, ed. Artmed.. 2003. (Revisão Textual).

24.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'O protagonismo da educação', de Juan Escamez e Ramon Gil, ISBN 9788536300849, ed. Artmed.. 2003. (Revisão Textual).

25.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Tutoria: com a palavra, o aluno', de Ricardo Arguis e colaboradores, ISBN 9788536300665, ed. Artmed.. 2003. (Revisão Textual).

26.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'A cidade como projeto educativo', de CArmen Gomez-Granell, Ignacio Vila e colaboradores, ISBN 8536301082, ed. Artmed.. 2003. (Revisão Textual).

27.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Atos impuros: a prática política dos estudos culturais', de Henry A. Giroux, ISBN 9788536300160, ed. Artmed.. 2003. (Revisão Textual).

28.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'A educação em tempos de neoliberalismo', de Jurjo Torres Santomé, ISBN 9788536301389, ed. Artmed.. 2003. (Revisão Textual).

29.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Matemática emocional:os afetos na aprendizagem matemática', de Ines M. gomez Chancón ISBN 8573079541, ed. Artmed.. 2003. (Revisão Textual).

30.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Escola em ação V.3 - o cotidiano educacional', de Artmed-Pitagorás, ISBN 9788536302201, ed. Artmed.. 2003. (Revisão Textual).

31.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Descobrindo a ciência pela arte: propostas de experiências', de NaryAnn Kohl e Jean Potter, ISBN 9788536301099, ed. Artmed.. 2003. (Revisão Textual).

32.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Fundamentos da técnica psicanalítica 2. ed.', de R. Horacio Etchegoyen, ISBN 9788536302065, ed. Artmed.. 2003. (Revisão Textual).

33.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano', de Maria Clotilde Rossetti-Ferreira, Katia de Souza Amorim, Ana Paula Soares da Silva e Ana Maria Almeida Carvalho , ISBN8536303131, ed. Artmed.. 2003. (Revisão Textual).

34.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'O ensino da linguagem escrita', de Myriam Nemirovsky, ISBN 8536300485, ed. Artmed.. 2002. (Revisão Textual).

35.
RUCKER, J. M.. Revisão textual do livro 'Como ser um professor universitário inovador: reflexão na ação', de John Cowan, ISBN 8573079940, ed. Artmed.. 2002. (Revisão Textual).

Demais trabalhos
1.
RUCKER, J. M.. De Baudelaire à Geração Beat: olhares atentos sobre a arte moderna. 2010 (Projeto Ensaindo para entrar na universidade) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
RUCKER, J. M.; Marion Pozzi; Suely Fragoso; Tânia Koltermann. Participação em banca de Cilene Estol Cardoso. Semântica do design: proposta de intervenção para componentes curriculares de Semiótica ou Equivalentes em cursos de graduação em design no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
RUCKER, J. M.; SCOZ, M.. Participação em banca de Milka Lorena Plaza Carjaval. Relações entre o visual e o verbal: uma experiência intersemiótica no Ensino não formal. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
RUCKER, J. M.; Elizabete Peiruque. Participação em banca de Nei Fernando Medina. A RELIGIOSIDADE POPULAR NO CONTEXTO BRASILEIRO: TOLERÂNCIA E INTRANSIGÊNCIA. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
Elizabete Peiruque; RUCKER, J. M.. Participação em banca de Elaine Bonetti. A questão da imigração e da emigração e o reflexo cultural nas obras Videiras de CristalDE LUIZ ANTONIO DE ASSIS BRASIL E A FLORESTA EM BREMERHAVEM, DE OLGA GONÇALVES. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
Elizabete Peiruque; RUCKER, J. M.. Participação em banca de Maria Cristina Fabrício Pereira de Freitas. Dois Irmãos: Um narrador em busca de sua identidade. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

4.
RUCKER, J. M.; Antônio Sanseverino; Marcelo Frizon Guadagnin. Participação em banca de Carla Soares Correa. Manuel Bandeira: do cotidiano ao sublime. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
Antônio Sanseverino; Marcelo Frizon Guadagnin; RUCKER, J. M.. Participação em banca de Daniela de Freitas Ledur. Nelson Rodrigues e a reivenção da tragédia grega. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
Cristina Marquadt; Paulo Seben; RUCKER, J. M.. Participação em banca de Aldrei Juliana da Silva Cardoso. A imagem do brasileiro sob a ótica das canções de Chico Buarque de Holanda. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
RUCKER, J. M.; MELLO, Ana Maria Lisboa de. Participação em banca de Ivete Maria Zen. VIDAS NAS SOMBRAS EM CONTOS LOBATIANOS. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
MELLO, Ana Maria Lisboa de; RUCKER, J. M.. Participação em banca de Ivone Marifran dos Santos Wilbert. Melancolia e transitoriedade ou atmosfera existencial nos cantares de Cecília e Drummond. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
MELLO, Ana Maria Lisboa de; RUCKER, J. M.. Participação em banca de Lisnéia Beatriz Schrammel. CADÊ A POESIA QUE ESTAVA AQUI?. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RUCKER, J. M.; PACHECO, Janie. Participação em banca de Bianca Santos Monteiro.Os leitores da geração Z: estudo do comportamento do consumo de livros impressos e digitais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

2.
RUCKER, J. M.. Participação em banca de Christian Bettio.Coraline e o cinema expressionista alemão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

3.
RUCKER, J. M.. Participação em banca de Natasha Berger Murachovsky.Dever de memória: testemunho de cinco sobreviventes do Holocausto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
RUCKER, J. M.; Gonzaga, Pedro; Tutikian, Jane. Participação em banca de Arthur Beltrão Telló.Corpo Nu. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
RUCKER, J. M.; VIANNA, Carla; SANSEVERINO, Antônio. Participação em banca de Cléia Regina Medeiros dos Santos.A bela morte de Getúlio: uma análise da obra de Sargento Getúlio de João Ubaldo Ribeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

6.
Ana Lúcia Tettamanzy; RUCKER, J. M.. Participação em banca de Daniel Muletar pinto.Dois irmãos: a procura do pai. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
RUCKER, J. M.; Antônio Sanseverino. Participação em banca de Priscila Ligoski.O Espelho: imagens especulares de Machado, Rosa e J. J. Veiga. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

8.
RUCKER, J. M.; Elizabete Peiruque. Participação em banca de Helena Lima de Avila.Sonho e fantasia: o imaginário medieval no "Scivias" e no "A demanda de Santo Graal". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

9.
Antônio Sanseverino; RUCKER, J. M.. Participação em banca de Sílvio Pereira de Aguiar.Cotidiano Social na poesia de Carlos Drummond de Andrade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

10.
RUCKER, J. M.; Elizabete Peiruque. Participação em banca de Simone Gottfried Scherer.Intertextualidade e paródia: uma leitura de Baudolin. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

11.
RUCKER, J. M.; Antônio Sanseverino. Participação em banca de Estela Kenne Braga.Sabedoria e infância em "Primeiras estórias". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Integrado de Pesquisa. 2014. (Seminário).

2.
I Seminário integrado de pesquisa ESPM.LEITURA E APROPRIAÇÃO: OS PRINCÍPIOS DA SEMIÓTICA DISCURSIVA APLICADOS À PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA INTERFACE DE TEXTOS. 2013. (Seminário).

3.
XVII Encontro Socine: A sobrevivência das imagens.A figurativização e a focalização na interface texto verbal e audiovisual. 2013. (Encontro).

4.
57 Feira do Livro de Porto Alegre. Do regionalismo pré-modernista à sociedade de consumo da Pop Art. 2011. (Feira).

5.
Feira do Livro de Porto Alegre. De Baudelaire à geração Beat - ensaios sobre literatura e arte. 2010. (Feira).

6.
XXII SEMINÁRIO DE CRÍTICA DO RIO GRANDE DO SUL.Luxúria - almanaque da Cultura Brasileira. 2004. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Milka Lorena Platz. Relações entre o verbal e o visual: uma experiência intersemiótica o Ensino não-formal. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, . Coorientador: Joseane de Mello Rucker.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Thiago Bulhões. Realidade aumentada: metodologia ativa no ensino de computação gráfica. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas de Ensino) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiza Lambert. A composição da identidade fashion por mulheres da terceira idade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

2.
Verônica Vaz. SuperCinema: reflexões sobre a publicidade enquanto arte na obra de Rommulo Vieira Conceição. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

3.
Anna Cecília Pedroso de Oliveira. O discurso da composição Die Marquise Von O, de Éric Rohmer. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

4.
Katherine Krause. Ba-Ba-Ba-Banana: Uma análise da transformação dos Minions em Lovemarks. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

5.
Juli Anna Ruzzarin. Empreendedorismo sustentável: o caso da Insecta Shoes rumo ao consumo consciente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

6.
Marília Recamonde Lucena. Poder e dominância na política: a linguagem corporal de líderes políticos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

7.
Raíza Vieira Jasper. Semiótica e cinema: um estudo dos filmes Great Gatsby e Moulin Rouge. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

8.
Rubens Cerski. Leitura e análise semiótica de mascotes como estratégias de marketing. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

9.
Vicente Almeida Corbellini. Os anúncios impressos da Volkswagen e o posicionamento de marca: estudo de slogans de 2000 a 2012. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

10.
Rogério Laydner Chaves. Palavras que valem por mil: um trabalho sobre as contribuições de Eugênio Mohallem para a construção de anúncios all type. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

Iniciação científica
1.
Giovanna Castilho. Análise cenográfica do empoderamento feminino: uma abordagem semiótica aplicada à série Mad Men. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Design - linha de formação em Moda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

2.
Gabriela Veiga. Literatura, Cultura e Novo Jornalismo. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

3.
Luísa Kuhn. Narrativa, letramento visual e semiótica aplicada. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Design - linha de formação em Moda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

4.
Bruna Rohleder. As crônicas de Clarice Lispector. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

5.
Lara Krenzinger. Análise de narrativas verbais e visuais: uma abordagem semiótica aplicado aos livros de Harry Potter. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Design - linha de formação em Moda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

6.
Juli Anna Ruzarin. Expressionismo abstrato e geração beat: análise dos aspectos comunicativos na literatura e na pintura. 2014. Iniciação Científica - Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

7.
Thales de Andrade. A vestimenta como expansão da personalidade e do posicionamento social: uma análise do filme. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Design - linha de formação em Moda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Joseane de Mello Rucker.

8.
Carolina Leonel. A construção formal da representação da mulher em produções cinematográficas de Federico Fellini: uma análise do filme "A Doce Vida". 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM. Orientador: Joseane de Mello Rucker.



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Aprovada no Concurso para docente 048-2015 do IFC.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 6:27:38