Simone Yasue Simote Silva

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  • Última atualização do currículo em 10/01/2019


Possui graduação em Bacharelado com Atribuições Tecnológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2004), graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2002), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2004), doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e pós-doutorado pela UNESP/ARARAQUARA em parceria com a indústria farmacêutica Eurofarma. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas da região Norte, biorremediação de espécies vegetais e fungos endofíticos atua também na área de ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Simone Yasue Simote Silva
Nome em citações bibliográficas
SIMOTE, S. Y.;SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE;SILVA, S.Y.S;SIMOTE-SILVA, SIMONE Y.;Silva, Simone Yasue Simote

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Ciencias Exatas.
Folha 17, QD 04, Lotes Especiais, s/n
Nova Marabá
68505080 - Marabá, PA - Brasil
Telefone: (94) 21015911
Fax: (94) 21015901
URL da Homepage: http://www.unifesspa.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Química.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Estudo fitoquímico de Helietta puberula (Rutaceae), Simarouba versicolor (Simaroubaceae) e busca de um processo de microencapsulação de compostos ativos visando o controle de formigas cortadeiras., Ano de obtenção: 2006.
Orientador: João Batista Fernandes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
1998 - 2004
Graduação em Licenciatura em Química.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1998 - 2004
Graduação em Bacharelado com Atribuições Tecnológicas.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1998 - 2002
Graduação em Química.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1989 - 1991
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Municipal de 1 e 2 graus "Dr Getúlio Vargas", GV, Brasil.


Pós-doutorado


2006 - 2008
Pós-Doutorado.
Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Araraquara, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Apoio a Ciencia e a Tecnologia, FACTE, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Formação Complementar


2015 - 2015
Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas. (Carga horária: 30h).
Scientific Instruments Co - Sinc do Brasil, SINC, Brasil.
2008 - 2008
A importância ténicas acopladas LC/UV, LC/MS. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Araraquara, UNESP, Brasil.
2007 - 2007
Operação e manutenção básica no Sistema de HPLC. (Carga horária: 9h).
SINC do Brasil - Instrumentação Científica LTDA, SINC, Brasil.
2006 - 2006
Cromatografia contracorrente: teoria e aplicações. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2005 - 2005
Planejamento, Síntese e Avaliação Farmacológica. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2005 - 2005
Análise Orgânica de Ambientes e Amostras Forense. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2005 - 2005
RMN aplicada à Alimentos. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Planejamento racional de fármacos. (Carga horária: 6h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
2004 - 2004
High Efficiency Enantiomeric Separation/Chiral. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
New NMR Methods in Natural Products. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2003 - 2003
Introdução à Química Combinatória. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2003 - 2003
Tópicos em Química Medicinal. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2001 - 2001
Produtos Naturais no Controle de Insetos. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2001 - 2001
Reações Biocatalíticas em Química Orgânica. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2001 - 2001
Combinatorial Chemistry, High-Throughput Parallel. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2001 - 2001
Materiais Luminescentes dos Precursores. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Vice Coordenadora do curso de Licenciatura em Química da Unifesspa no período de setembro/2013 a junho/2014 - Integrante do Nucleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Química da Unifesspa - Integrante do Nucleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Unifesspa

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Pro-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará no período de nov/2014 a fev/2016

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio supervisionado 3
Química orgânica 1
03/2018 - Atual
Ensino, Pós Graduação em Química, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários 1
07/2017 - 12/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Laboratório de quimica organica 2
Estágio supervisionado 2
07/2017 - 12/2017
Estágios , Instituto de Ciencias Exatas, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado 2.
03/2017 - 07/2017
Ensino, Pós Graduação em Química, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Química dos Produtos Naturais Secundários
Estágio a docência
03/2017 - 07/2017
Ensino, Engenharia de Materiais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química orgânica experimental
03/2017 - 07/2017
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química orgânica 1
Prática pedagógica em química VII
03/2017 - 07/2017
Estágios , Instituto de Ciencias Exatas, .

Estágio realizado
Estágio a docência - PPGQ.
07/2016 - 12/2016
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas pedagógica em ciências exatas
07/2016 - 12/2016
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química geral teórica2
Laboratório de quimica orgânica 1
03/2016 - 07/2016
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Pedagógicas em Química VII
Química orgânica 1
03/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química e atmosfera
07/2015 - 12/2015
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química orgânica 1
Química geral teorica 2
07/2015 - 12/2015
Ensino, Biologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química orgânica
07/2015 - 12/2015
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Orgânica
03/2014 - 07/2014
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para o ensino de química
Estágio supervisionado 1
03/2014 - 07/2014
Estágios , Instituto de Ciencias Exatas, .

Estágio realizado
Estágio Supervisionado 1.
07/2013 - 12/2013
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução aos métodos físicos de análise orgânica
Química Geral Teórica 2

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
- Vice Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química da UFPA/Campus de Marabá no período de agosto/2011 a setembro/2013

Atividades

02/2009 - Atual
Ensino, Licenciatura em Quimica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Quimica Geral Experimental 1
Quimica Geral 1
Quimica Geral 2
Quimica Inorganica 1
Quimica Inorganica 2

Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Araraquara, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Aluna de pós doutorado, Enquadramento Funcional: aluna de pós doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: aluno de doutorado, Enquadramento Funcional: aluna de doutorado, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Pará - Campus de Marabá, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor Adjunto, Enquadramento Funcional: Professor do 3 grau, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - 2018
Prospecção de bactérias degradadoras e indicadoras de herbicidas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Roteiros experimentais como forma de aperfeiçoamento no processo de ensino/aprendizagem de química
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Desenvolvimento de kits experimentais com materiais alternativos como meio De aprimorar o processo de ensino aprendizagem de química no Ensino médio
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Simone Yasue Simote Silva - Integrante / Adriane Damasceno Vieira de Souza - Coordenador.
2017 - Atual
Estudo químico e farmacológico de Plantas da Amazônia
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Estudo químico e farmacológico de plantas da Amazônia
Descrição: O estudo da composição química de plantas da região amazônica é de grande importância, visto que a floresta amazônica possui um grande potencial medicinal e várias espécies já são utilizadas como condimento e na medicina popular como fontes terapêuticas. Muita dessas plantas não foram submetidas a investigações químicas e/ou farmacológicas. O desenvolvimento de produtos amazônicos com potencial tecnológico possiblititará a agregação de valor aos produtos produzidos pelo setor primario promovendo uma fonte de renda alternativa e de desenvolvimento para as comunidades locais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Simone Yasue Simote Silva - Coordenador / Marilene Nunes Oliveira - Integrante / Sebastião da Cruz Silva - Integrante / Alcicley da Silva Abreu - Integrante.Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE GERAÇÃO DE ÁGUAS ÁCIDAS DE SUBSTRATOS SULFETADOS DA MINA DO SUSSEGO E ESTUDO QUÍMICO DE ESPÉCIES NATIVAS DA REGIÂO DE CANAÃ DOS CARAJÁS ? PA COM INDICATIVO BIORREMEDIADOR
Descrição: Inúmeras atividades exercidas pelo homem comprometem a qualidade ambiental, entre elas, está a atividade mineradora que contribui para a chamada drenagem ácida, um problema ambiental que merece atenção. A drenagem ácida é iniciada pela oxidação de alguns compostos sulfetados, quando expostos as ações antrópicas ou condições atmosféricas e é favorecida em maiores proporções quando há presença de metais pesados. Por este motivo, as áreas de mineração são consideradas regiões em potencial na contribuição para gerar águas ácidas que possuem a capacidade de solubilizar metais quando lixiviadas e assim causar contaminação em largas proporções. As técnicas de mitigação e controle da drenagem ácida incluem tratamentos químicos como o uso de calcário, compostos orgânicos e outros materiais, bem como a construção de lagos e áreas alagadas, uso de barreiras geoquímicas e camadas selantes. Estas técnicas podem ser utilizadas isoladamente ou em associação, porém oferecem limitações, tanto no que se refere às particularidades locais quanto aos custos. Mundialmente, todas as atividades que priorizem qualidade ambiental são consideradas de suma importância. Nesse contexto, destaca-se a biorremediação, que apesar de ser bastante conhecida em países europeus, em processos de descontaminação de áreas afetadas, no Brasil essa técnica ainda é pouco difundida. Apesar dos registros a respeito do potencial de algumas plantas e microorganismos em acumular metais, muito se falta a fazer em se tratando do estudo químico e da avaliação do potencial biorremediador dessas espécies, principalmente as localizadas em áreas de mineração. Sendo assim, este projeto se propõe a avaliar o potencial de biorremediação por plantas e fungos endofíticos associados a estas, bem como a caracterização química dessas espécies presentes na região de Canaã dos Carajás/PA (Mina do Sossego)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Simone Yasue Simote Silva - Integrante / João B. Fernandes - Integrante / M. Fátima das Graças Fernandes da Silva - Integrante / Sebastião da Cruz Silva - Coordenador / Thiago Andre Moura Veiga - Integrante / Alessandra de Rezende Ramos - Integrante / Luis Eduardo Dias - Integrante / Andrea Hentz de Melo - Integrante.Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro / VALE - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Potencial Bioativo de Espécies Vegetais do Gênero Aspidosperma presentes na regiao amazônica
Descrição: A busca racional por produtos naturais biologicamente ativos tem como base a triagem, onde se utiliza uma grande variedade de extratos para testes biológicos específicos, empregando informações de quimiossistemática e/ou da etnofarmacologia. A procura de substâncias biologicamente ativas em plantas destaca-se dos outros meios, principalmente pelo fato dos vegetais apresentarem uma grande diversidade molecular e funcionalidade biológica. As plantas possuem alta capacidade de produzir estruturas moleculares extremamente funcionalizadas, complexas e incomuns, fazendo da flora um atraente foco químico e biológico (BAKER et al., 2007; HARVEY, 2007; LAM, 2007). Muitas vezes, os produtos naturais isolados de uma espécie não apresentam atividade biológica, mas modificando quimicamente essas substâncias, esse quadro pode ser revertido. A biotransformação de substâncias orgânicas naturais utilizando-se microorganismos é uma técnica utilizada para obtenção de vários derivados, aumentando dessa forma as chances de se obter um composto com atividade biológica. Assim, este projeto visa caracterizar quimicamente espécies vegetais pertencentes ao gênero Aspidosperma e avaliar o potencial bioativo das substâncias isoladas. O estudo de melhoramento das potencialidades observadas para as substâncias bioativas será feito usando técnicas de biotransformação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Simone Yasue Simote Silva - Coordenador / João B. Fernandes - Integrante / Sebastião da Cruz Silva - Integrante / Marilene Nunes Oliveira - Integrante / Thiago Andre Moura Veiga - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2009 - Atual
Estudo Fitoquimico de Especies Medicinais do Estado do Para
Descrição: As plantas medicinais ocupam um espaco cada vez maior com alternativa terapeutica viavel, especialmente entre as comunidades carentes, que mantem a tradicao do uso de plantas medicamentosas e nao tem acesso aos dispendiosos remedios da medicina alopatica. Para uma geracao mais atenta as contra-indicacoes e aos efeitos colaterais resultantes do uso de medicamentos sinteticos, as plantas e seus derivados naturais representam uma fonte de saude eficaz que a cada dia adquire maior importancia na medicina moderna. A regiao Norte e rica em plantas que sao utilizadas na medicina caseira, com isso, o desenvolvimento do presente projeto pretende-se explorar estas especies com a finalidade de isolar os principios ativos e ainda aplicar estes a outros tipos de ensaios biologicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Simone Yasue Simote Silva - Coordenador / João B. Fernandes - Integrante / Sebastião da Cruz Silva - Integrante / Giselle Maria Skelding Pinheiro Guilhon - Integrante / Andreia Pereira Matos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2002 - 2006
Estudo Fitoquímico de Helietta puberula (Rutaceae), Simarouba versicolor (Simaroubaceae) e Busca de de um Processo de Microencapsulaçao de Compostos Ativos, visando o controle de Formigas Cortadeiras
Descrição: Os prejuízos causados pelas formigas cortadeiras são consideráveis e, embora tenham preferência por determinadas espécies de plantas, quase todas as culturas são atacadas e danificadas pelas formigas. Elas cortam as folhas e ramos tenros, podendo destruir completamente as plantas e em sistemas tropicais, chegam a consumir até 17% da produção florestal. Os principais objetivos deste trabalho foram o estudo fitoquímico de Helietta puberula (Rutaceae); estudo fitoquímico de Simarouba versicolor (Simaroubaceae); a realização de ensaios biológicos com extratos brutos, frações e substâncias puras, frente às formigas cortadeiras Atta sexdens rubropilosa, ao seu fungo simbionte e às enzimas pectinases e o desenvolvimento de microcápsulas a partir de quitosana, para microencapsulação de substâncias ativas visando sua aplicação no controle de formigas cortadeiras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Simone Yasue Simote Silva - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Oficinas de Sabão e Sabonete para comunidades carentes de Marabá/PA
Descrição: A química verde pode ser definida como o desenho, desenvolvimento e implementação de produtos químicos e processos para reduzir ou eliminar o uso ou geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao meio ambiente. A emergência da química verde na educação e na pesquisa está sendo suportada por sociedades científicas, governos e indústrias. Os princípios da prática química guiada pela preocupação com a qualidade de vida e com o meio ambiente formam os doze princípios da química verde. Baseando-se no 7° principio da Química Verde, surgiu o interesse de levar para a comunidade, idéias de como se reutilizar alguns tipos de resíduos que antes eram descartados. Sabe-se que um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água - o suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos. Isso acontece porque o óleo impede a troca de oxigênio e mata todos os seres vivos como plantas, peixes e microorganismos, ele também impermeabiliza o solo contribuindo para as enchentes. A fabricação de sabão utiliza como matéria prima o óleo usado, que ao invés de ser descartado de forma errada e consequentemente contaminar o meio ambiente pode ser reaproveitado. E assim, surgiu inicialmente a idéia de fabricar sabão e sabonetes de forma artesanal, utilizando conceitos químicos, dessa forma buscando compartilhar o conhecimento acadêmico com algumas comunidades de Marabá/PA, através de Oficinas de Sabão e Sabonetes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Simone Yasue Simote Silva - Coordenador / Marilene Nunes Oliveira - Integrante.
2016 - 2016
Introdução de metodologias pedagógicas na intervenção do ensino de Química Verde em uma Escola Publica de Marabá/PA
Descrição: Projeto aprovado no PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS DE INTERVENÇÃO METODOLÓGICA - PAPIM 2016 - Unifesspa. Os princípios da prática química guiada pela preocupação com a qualidade de vida e com o meio ambiente formam os doze princípios da química verde: 1) Prevenção: é melhor previnir a formação de subprodutos do que tratá-los posteriormente; 2) Economia de átomos: os métodos sintéticos devem ser desenvolvidos para maximizar a incorporação dos átomos dos reagentes nos produtos finais desejados; 3) Sínteses com compostos de menor toxicidade: sempre que possível deve-se substituir compostos de alta toxicidade por compostos de baixa toxicidade nas reações químicas; 4) desenvolvimento de compostos seguros: os produtos químicos deverão ser desenvolvidos parsa possuírem a função desejada, apresentando a menor toxicidade possível; 5)diminuição de solventes e auxiliares: a utilização de substâncias auxiliares (solventes, agentes de separação, etc) deverá ser evitado quando possível, ou usadas inócuas no processo; 6) eficiência energética: os métodos sintéticos deverão ser conduzidos sempre que possível à pressão e temperatura ambientes, para diminuir a energia gasta durante um processo químico que representa um impacto econômico e ambiental; 7) uso de substâncias recicladas: os produtos e subprodutos de processos químicos deverão ser reutilizados sempre que possível; 8) redução de derivativos: a derivatização (uso de reagentes bloqueadores, de proteção ou desproteção, modificadore temporários) deverá ser minimizada ou evitada quando possível, pois estes passos reacionais requerem reagentes adicionais e, consequentemente, podem produzir subprodutos indesejáveis; 9) catálise: a aplicação de catalisadores para aumentar a velocidade e o rendimento dos processos químicos; 10) desenvolvimento de compostos para degradação, produtos químicos deverão ser desenvolvidos para a degradação inócua de produtos tóxicos, para não persistirem no meio ambiente; 11) análises em tempo real para prevenção da poluição: as metodologias analíticas precisam ser desenvolvidas para permitirem o monitoramento do processo em tempo real, para controlar a formação de compostos tóxicos; 12) química segura para prevenção de acidentes: as substâncias usadas nos processos químicos deverão ser escolhidas para minimizar acidentes em potencial, tais como explosões e incêncios. A introdução da química verde nas escolas justifica-se principalmente para a conscientização do desenvolvimento de tecnologias limpas no lugar das atuais. As iniciativas da química verde englobam todas as áreas da ciência, sempre considerando os princípios fundamentais da sustentabilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Simone Yasue Simote Silva - Coordenador.
2015 - 2015
?APRENDENDO CROMATOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DOS VEGETAIS/LEGUMES COLORIDOS?
Descrição: A Química é uma ciência que permite ao seu conhecedor, uma visão crítica a respeito de certos materiais e um posicionamento em relação ao meio ambiente, portanto o ensino de Química é de suma importância para a formação de um cidadão consciente. O ensino de Química tem encontrado inúmeras barreiras que tornam o processo ensino aprendizagem mais difícil, o estudo dessa ciência deve estar estruturado de tal forma que permita ao professor trabalhar melhor e ao aluno aprender melhor. Algumas variáveis que podem permitir esse processo são: melhores condições de trabalho (e de vida) para professores e alunos, laboratórios razoavelmente equipados e alguns recursos audio-visuais. Além disso, é indispensável um programa bem organizado, onde há um planejamento cuidadoso do material que será trabalhado. Segundo Jorge Machado, em seu artigo: ?Considerações sobre o ensino de Química? relata que: ?A partir da opção pela Educação Química, segue-se a realização de atividades experimentais em laboratórios, a prática de pesquisas orientadas sobre tópicos em Química, excursões e visitas a indústrias, produção de textos e debates em sala de aula, tudo partindo desta nossa opção ideológica que visa educar cientificamente o cidadão.? No mesmo artigo ainda há um parecer, que com certeza é um dos mais importantes: ?Deve-se ensinar sempre do CONCRETO para o ABSTRATO, partindo daquilo que o aluno já sabe e oportunizando-lhe a construção de conceitos (...)?. Ao se trabalhar na formação de professores se questiona quais estratégias de ensino utilizar que permitam a instrumentalização teórica e técnica de forma a possilibitar a esses futuros professores de química desenvolver sua profissão com dinamismo, competência e consciência de se estar fazendo o melhor e com capacidade de criar didáticas específicas conforme a realidade na qual esteja atuando. Os alunos do ensino médio tem muita dificuldade em associar a química em sua teoria com a química existente no seu cotidiano. A inserção da cromatografia na escola de ensino médio possibilitaria a abordagem de diversos conceitos fundamentais à disciplina de química, tais como polaridade, solubilidade, separação de misturas, interações intermoleculares, estrutura dos compostos químicos, entre outros. Para tanto, faz-se necessário uma pesquisa inicial pelos materiais convenientes para se confeccionar sistemas cromatográficos em coluna (parte fixa e parte móvel) que se adaptem ao processo de ensino-aprendizagem no ensino médio, bem como materiais para se cromatografar. A cromatografia é um processo físico-químico de separação de misturas, baseado na distribuição diferencial dos componentes, gerada pelas interações intermoleculares existentes entre os componentes da mistura e as fases cromatográficas: fase fixa (ou fase estacionária) e fase móvel É consenso geral que aulas de Química experimentais são mais eficientes que aulas teóricas, porém muitas escolas ainda não abordam este método de ensino, devido à falta de recursos ou ambiente inadequado na Instituição. Sendo assim, a realização de aulas experimentais envolvendo uma metodologia de Cromatografia Alternativa possibilitaria a inserção dos processos e técnicas de cromatografia no Ensino Médio. Justificando-se assim a execução deste projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Simone Yasue Simote Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Auxílio financeiro.
2014 - 2018
"Reativação de laboratórios em escolas públicas: o uso da experimentação nas aulas de Química"
Descrição: Os estudos voltados às melhorias no processo de ensino aprendizagem na área de química apontam um ensino frequentemente conduzido de forma desinteressante e pouco compreensível. Dentre os inúmeros fatores associados, destaca-se as teorias científicas, por sua complexidade e alto nível de abstração, não são passíveis de comunicação direta aos alunos de ensino médio. Diante deste contexto, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) torna-se de extrema importância como facilitador do conhecimento. Atualmente com 23 bolsistas, o PIBID, Licenciatura em Química/Campus Marabá atende três escolas da região, a saber: EEEM Rio Tocantins, EEEM Dr Gaspar Vianna e EMEF Pequeno Príncipe, desenvolvendo atividades como Jogos Lúdicos (Dominó Químico, Trilha da Termoquímica, Trilha da Eletroquímica, entre outros), Experimentos com Materiais de baixo custo (Soluções, Galo Isomérico, Cinética Química), Introdução de softwares Educacionais (Ligação química: Ligados na Força; Termoquímica: Termotrilha; Funções Orgânicas: Cada um na sua função), incluindo materiais adaptados para deficientes visuais, envolvendo turmas do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio nos períodos matutino, vespertino e noturno. Em paralelo, estes trabalhos serviram para compor a Mostra Metodológica do Ensino de Química nas três escolas participantes do programa, que foram apresentadas em dezembro de 2016. Além das atividades metodológicas desenvolvidas, um grupo de estudantes trabalharam o tema química verde e permeado por este, produziram sabão e sabonete a partir de óleos de cozinha residuais, que por sua vez, também foram expostos na mostra metodológica. As Mostras Metodológicas do Ensino de Química compõem as atividades culturais previamente programada por cada escola participante. A introdução de diferentes métodos ativos, com a utilização de observações, experimentação, jogos, diferentes fontes textuais para obter e comparar informações, por exemplo, vem despertando o interesse dos estudantes pelos conteúdos que passam a ter sentidos à natureza e à ciência que não são possíveis ao se estudar Química apenas na teoria..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Simone Yasue Simote Silva - Coordenador / Sebastião da Cruz Silva - Integrante / Marilene Nunes Oliveira - Integrante / Joana Luiza Pires Siqueira - Integrante.
2014 - 2014
Contribuições e abordagens das atividades experimentais para melhorias no ensino de quimica
Descrição: Projeto Papim.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Simone Yasue Simote Silva - Coordenador.
2013 - 2013
Reativação de laboratórios de química em escolas públicas em Marabá/PA
Descrição: No Ensino Médio, a química é citada pelos alunos como uma das disciplinas mais difíceis e complicadas de estudar, e que a dificuldade aumenta por conta de ser abstrata e complexa. Eles alegam a necessidade de memorizar fórmulas, propriedades e equações químicas uma das principais dificuldades (SILVA, 2011). Um dos desafios atuais do ensino de química é fazer uma ligação entre o conhecimento ensinado e o cotidiano dos alunos, visto que esta ausência gera apatia. As aulas práticas de Química foram praticamente banidas do Ensino Médio no Brasil, e vários são os motivos para essa eliminação, como por exemplo, estrutura física, excesso de aulas, a falta de capacitação, a maioria das escolas às vezes não possue laboratório, nem equipamentos e que para grande parte dos professores de Química no Brasil, além da falta de tempo, o laboratório representa um desafio técnico e psicológico, e todos esses problemas dificulta muito um projeto sistemático de aulas experimentais. Em um levantamento feito recentemente por alunos do curso de licenciatura em Química que estavam estagiando em escolas públicas na cidade de Marabá/PA, foi verificado que em algumas escolas apesar de terem laboratório de química os mesmos não estavam sendo utilizados adequadamente. Muitos deles estavam sendo usados como depósitos de objetos não mais utilizados, armazenamento de documentos e provas, como bibliotecas e outros estavam simplesmente fechados. Apesar de muitos professores da disciplina se interessarem pelas aulas práticas, eles alegam ter muita dificuldade de dar aulas experimentais devido ao grande numero de alunos por turma, que geralmente é de 30 a 40 alunos. A falta de algumas vidrarias e reagentes e principalmente a falta de prática em aulas experimentais também foram evidenciados pelos professores da rede pública de ensino. Desta forma, a reativação dos laboratórios e consequentemente a introdução de práticas experimentais da disciplina química, nas escolas públicas, justifica o desenvolvime.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Simone Yasue Simote Silva - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Campus de Marabá - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUIMICA EM UMA ESCOLA PUBLICA DE MARABÁ/PA
Descrição: Os alunos do ensino médio tem muita dificuldade em associar a química em sua teoria com a química existente no seu cotidiano. Segundo um estudo publicado na revista Química Nova (CARDOSO, 2000), havia um questionário em que uma das perguntas era se o aluno teria sugestões para melhorar o ensino de Química. O resultado desta foi que alegaram ser importante o manuseio de substâncias e a realização de práticas. Deste modo, teriam como comprovar os conhecimentos passados em sala de aula. Como é sabido pelas experiências de sala, as aulas de química às vezes, são vista como disciplinas que desperta medo muitos alunos pela ?complexidade? que os conteúdos aparentam ter e pela relação com o cotidiano que muitos não conseguem perceber. É interessante ressaltar também que, relacionar essas experiências com o dia-a-dia dos estudantes permitirá que eles possam vir a adquirir um conhecimento mais aprofundado, menos superficial, consistindo no foco principal para qualquer educador. VITORINO, 2008. É consenso geral que aulas de Química experimentais são mais eficientes que aulas teóricas, porém muitas escolas ainda não abordam este método de ensino, devido à falta de recursos ou ambiente inadequado na instituição. Sendo assim, a realização de aulas experimentais envolvendo uma metodologia diferenciada utilizando-se materiais alternativos, ajudariam a suprir essa necessidade existente na maioria das escolas públicas, assim como mostraria aos professores atuantes nas escolas, que se é possível ?fabricar? seu próprio material para realização de experimentos em contrapartida, os alunos de graduação do curso de licenciatura em química além de estarem vivenciando a realidade de uma instituição pública de ensino médio, aprenderiam que com muita criatividade e sabendo-se os conceitos químicos, pode-se ministrar uma boa aula experimental..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Simone Yasue Simote Silva - Coordenador / Sebastião da Cruz Silva - Integrante / Joana Luiza Pires Siqueira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.
2009 - 2010
Despertar da "Quimica" em escolas publicas
Descrição: A quimica propicia um ensino contextualizado em situacoes praticas do dia-a-dia, promovendo e incentivando a interacao, a discussao e o debate entre professor e alunos. Por isso, e' uma disciplina privilegiada na aplicacao de estrategias de ensino e aprendizagem diversificadas. Atualmente, nas redes publicas de ensino medio, ha uma constante desmotivacao dos alunos ao aprendizado de quimica, pois a maioria dos professores utiliza metodologias ultrapassadas, como por exemplo, a lousa/giz e aulas convencionais, tornando esta disciplina pouco atrativa para os alunos. Em vista disso, a proposta para a motivacao dos alunos de ensino medio, seria realizada com aulas praticas de quimica, modelos atomicos e apresentacoes visuais, fazendo com que os mesmos, pudessem assimilar as teorias aprendidas em livros com a pratica, e identificassem a quimica existente no seu cotidiano, estimulando a curiosidade/interesse para esta disciplina. Em contrapartida, os alunos de graduacao em licenciatura em quimica, realizando as metodologias expostas acima, tambem estariam em constante aprendizado, podendo demonstrar e ensinar um pouco do que aprendem na universidade e teriam contato com a realidade do ensino publico brasileiro, podendo futuramente modificar esse quadro. O projeto tem como objetivos especificos: realizacao de aulas praticas e expositivas em escolas publicas de ensino medio; aperfeicoamento de alunos de graduacao em licenciatura em quimica e principalmente a motivacao tanto dos alunos de graduacao quanto dos alunos de ensino medio a se interessarem mais pelo aprendizado em quimica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Simone Yasue Simote Silva - Coordenador / Marilene Nunes Oliveira - Integrante / Renata Lilian R. Portugal Fagury - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio financeiro.


Projetos de ensino


2018 - Atual
Roteiros experimentais como forma de aperfeiçoamento no ensino/aprendizagem de Química
Descrição: Aulas em laboratórios são fundamentais para uma aprendizagem significativa, onde os conceitos científicos poderão ser aplicados no cotidiano de cada aluno. As atividades experimentais permitem ao estudante uma compreensão de como a Química se constrói e se desenvolve, presencia a reação ao ?vivo e a cores?. A experimentação pode ter um caráter indutivo ou dedutivo. No primeiro (indutivo), o aluno pode controlar variáveis e descobrir ou redescobrir relações funcionais entre elas. Porém é no caráter dedutivo que eles têm a oportunidade de testar o que é dito na teoria (ZIMMERMANN, 1993). Assim, o ensino de química, deve se adequar a esse novo perfil de ensino, articulando novas estratégias de aprendizagem que proporcionem motivação e interesse no aprendizado. O aprendizado de Química pelos alunos de Ensino Médio implica que eles compreendam as transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada e assim possam julgar com fundamentos as informações advindas da tradição cultural, da mídia e da própria escola. Neste sentido, a prática experimental faz-se fundamental para seu aprendizado, os registros através de materiais tipo cartilhas, tornam-se essenciais para que futuros alunos e ou/professores possam reproduzir os experimentos já realizados anteriormente..
Situação: Em andamento;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Projeto de Intervenção, Ensino e aprendizagem.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: O objetivo geral deste projeto é a elaboração de roteiros experimentais de química realizada com materiais alternativos para o uso em escolas públicas. Pretende-se ainda: realizar o reconhecimento do ambiente escolar, as ementas da disciplina em cada série do ensino médio e as metodologias utilizadas pelo professor em sala de aula; - fazer uma análise crítica das diferentes situação de ensino; - realizar um levantamento bibliográfico sobre experimentos que podem ser feitos com materiais alternativos; - elaborar cartilhas contendo roteiros experimentais; - aplicação dos experimentos nas séries do ensino médio correspondentes a cada cartilha; - promover cursos de capacitação para professores da rede pública; - divulgar os resultados obtidos através da internet, eventos científicos e mostras metodológicas..
Alunos envolvidos: Ensino médio: (45) Graduação: (2) .
Integrantes: Simone Yasue Simote Silva - Coordenador / Adriane Damasceno Vieira de Souza - Integrante.


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Ponto de Partida


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Química dos Produtos Naturais.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2006
Doutor em Química, Universidade Fedxeral de São Carlos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARVALHO, ANA C.2017 CARVALHO, ANA C. ; LIRA, JOÃO C. S. ; PEREIRA, THAÍS M. ; SILVA, SEBASTIÃO C. ; SIMOTE-SILVA, SIMONE Y. ; OLIVEIRA, FERNANDO K. D. ; KING-DIAZ, BEATRIZ ; LOTINA-HENNSEN, BLAS ; VEIGA, THIAGO A. M. . Natural products from Pluchea sagittalis act as inhibitors of photosynthesis in vitro. NATURAL PRODUCT RESEARCH, v. 00, p. 1-6, 2017.

2.
RAMOS, C. R.2016 RAMOS, C. R. ; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE ; Sebastião da Cruz Silva ; Marilene Nunes Oliveira ; Joyce Kelly do Rosario da Silva . SCREENING FITOQUÍMICO DE Turnera L. E ENSAIOS ANTIOXIDANTES E FENÓLICOS TOTAIS DE SEUS EXTRATOS. Revista SODEBRAS, v. 11, p. 111, 2016.

3.
Elaine Monteiro Cardoso-Lopes2010 Elaine Monteiro Cardoso-Lopes ; James Andreas Maier ; Marcelo Rogerio da Silva ; Luis Octavio Regasini ; Norberto Peporini Lopes ; José Rubens Pirani ; Vanderlan da Silva Bolzani ; Maria Claudia Marx Young ; SIMONE Y. SIMOTE . Alkaloids from steams of Esembeckia leiocarpa Engl. (Rutaceaea) as Potencial Tratament of Alzheimer disease. Molecules Online, v. 15, p. 9205-9213, 2010.

4.
Maria F. G. V. Penãflor2009Maria F. G. V. Penãflor ; Roberta N. A. Almeida ; SIMONE Y. SIMOTE ; E. Yamane ; Odair C. Bueno ; M. José A. Hebling. ; Paulo C. Vieira ; Maria F. das G. F. Da Silva ; João B. Fernandes ; Fernando C .Pagnocca . Toxicidade de Substâncias Isoladas de Simarouba versicolor St. Hil. (Simaroubaceae) para Formigas Cortadeiras Atta sexdens L. (Hymenoptera: Formicidae) e para o seu Fungo Simbionte Leucoagaricus gongylophorus (Singer) Möller. BioAssay (Piracicaba), v. 04, p. 01-07, 2009.

5.
Roberta N. A. Almeida2007Roberta N. A. Almeida ; Maria F. G. V. Penãflor ; SIMOTE, S. Y. ; Odair C. Bueno ; M. José A. Hebling. ; Fernando C .Pagnocca ; João B. Fernandes ; Paulo C. Vieira ; M. Fátima das G. F. da Silva . Toxicity of Substances Isolated from Helietta puberula RE Fr. (Rutaceae) to the Leaf-cutting Ant Atta sexdesn L. (Hymenoptera: Fromicidae) and the Symbiotic Fungus Leucoagaricus gongylophrorus (Singer) Möller. BioAssay (Piracicaba), v. 2, p. 1-8, 2007.

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, D. R. M. ; SILVA, S. C. ; OLIVEIRA, J. M. D. ; VIEIRA, I. V. ; Silva, Simone Yasue Simote ; NERES, M. E. S. . AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO ÓLEO DE COPAÍBA (COPAIFERA SP.) COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PARÁ POR GC-MS. AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO ÓLEO DE COPAÍBA (COPAIFERA SP.) COMERCIALIZADO NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PARÁ POR GC-MS. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2018, v. 1, p. 29-41.

2.
Brito, Dayane Rodrigues de ; Oliveira, Marilene Nunes ; Silva, Simone Yasue Simote ; Silva, Sebastião da Cruz . Estudo químico e aleloquímico da linhagem fungica I1SYS1A1. Tecnologias em pesquisa: ciências exatas e biológicas. 201ed.: Editora Blucher, 2017, v. 00, p. 203-216.

3.
SILVA, S.Y.S; SILVA, S. C. ; OLIVEIRA, M. N. ; SIQUEIRA, J. L. P. ; SANTOS, V. C. . A Utilização de softwares educacionais no ensino de química, como aliada na aprendizagem de alunos de escolas públicas da cidade de Marabá/PA. In: Marilena Loureiro da Silva; Luiza Nakayama; Marcia Aparecida da Silva Pimentel; Maria de Fatima Vilhena da Silva. (Org.). Novos saberes e fazeres nas Politicas e praticas de formação docente. 1ed.Belém: Editora da UFPA, 2016, v. 01, p. 361-371.

4.
SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE; Sebastião da Cruz Silva ; OLIVEIRA, M. N. ; Joana Luiza Pires Siqueira . Propostas de intervensão no ensino de química utilizando jogos ludicos e experimentos. In: Marilena Loureiro da Silva; luiza Nakayama; Marcia Aparecida da Silva Pimentel; Maria de Fatima Vilhena da Silva. (Org.). Novos saberes e fazeres nas políticas e práticas de formação docente. 1ed.Belém: Editora UFPA, 2016, v. 01, p. 321-328.

5.
João B. Fernandes ; Cinthia Zavan ; Ana C. Leite ; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE ; Patricia H. Facchini ; Ana P. Terezan ; Gisleine Guerreiro ; Alessandra R. P. Ambrozin ; Sheylla S. M. da S. de Almeida ; Paulo C. Vieira ; M. Fátima das G. F. da Silva ; Odair C. Bueno . Produtos Naturais no controle de formigas cortadeiras de folhas. In: João B. Fernandes; Cinthia Zavan; Ana C. Leite; Simone Yasue Simote; Patricia H. Facchini; Ana P. Terezan; Gisleine Guerreiro; Alessandra R. P. Ambrozin; Sheylla S. M. da S. de Almeida; Paulo C. Vieira; M. Fátima das G. F. da Silva; Odair C. Bueno. (Org.). Insetos Sociais: Da Biologia à Aplicação. 1ed.Viçosa: Editora UFV, 2008, v. 1, p. 381-396.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, T. C. ; SANTOS, R. S. ; SANTOS, L. S. ; SILVA, M. F. G. F. ; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE ; Sebastião da Cruz Silva . Isolamento e Estudo Químico de Fungos Endofíticos de Espécies do Gênero Aspidosperma. In: 35a Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Quimica, 2012, Águas de Lindoia. Responsabilidade, Ética e Progresso Social, 2012.

2.
SOUZA, P. P. ; SA, D. S. ; Sebastião da Cruz Silva ; Thiago Andre Moura Veiga ; Marilene Nunes Oliveira ; João B. Fernandes ; MATOS, A. P. ; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE . Estudo Fitoquímico de Aspidosperma macgravianum e Aspidosperma ssp e avaliação de suas atividades biológicas. In: 35a Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012, Águas de Lindoia. Responsabilidade, Ética e Progresso Social, 2012.

3.
SOUSA, N. P. ; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE ; SILVA, M. N. ; Andrea Hentz de Melo ; C. JUNIOR, R. N. ; S. FILHO, A. P. S. ; VIEIRA, J. M. S. ; Marilene Nunes Oliveira . Estudo do potencial bioativo de fungos endofíticos.. In: 35a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2012, Águas deLindoia. Responsabilidade, Ética e Progresso Social, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, S. Y. S.; SIMOTE, S. Y. . Reativação de laboratorios em escolas públicas: o uso da experimentação nas aulas de química. In: IV Encontro Instituicional do PIBID, 2016, Belém. IV Encontro Institucional do PIBID-UFPA. Belém: Editora da UPFA, 2016. v. 01.

2.
ALCHAAR, M. M. F. ; NUNES, P. O. ; Marilene Nunes Oliveira ; Sebastião da Cruz Silva ; João B. Fernandes ; FERNANDES, K. G. ; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE . 'Estudo do potencial biorremediador de fungos endofíticos isolados de duas espécies do gênero Aspidosperma',. In: 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014, Natal. 37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2014. v. 1.

3.
SA, D. S. ; SOUZA, P. P. ; Sebastião da Cruz Silva ; MARINHO, A. M. R. ; PINHEIRO, E. A. A. ; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE . Estudo Fitoquímico de Aspidosperma sp e avaliação antimicrobiana. In: 2a Semana de Química de Marabá, 2012, Marabá-PA. Novas Perspectivas Para o Ensino e Desenvolvimento da Química na região Sul do Pará, 2012.

4.
SOUSA, N. P. ; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE ; Andrea Hentz de Melo ; C. JUNIOR, R. N. ; SILVA, M. N. ; S. FILHO, A. P. S. ; Marilene Nunes Oliveira . Estudo químico da biomassa produzida por I8FDN um endofítico associado à espécie amazônica Derris nicou. In: 2a Semana de Química de Marabá, 2012, Marabá - PA. Novas Perspectivas Para o Ensino e Desenvolvimento da Química na região Sul do Pará, 2012.

5.
SOUZA, P. P. ; SA, D. S. ; MARINHO, A. M. R. ; PINHEIRO, E. A. A. ; Sebastião da Cruz Silva ; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE . ATIVIDADES ANTIMICROBIANAS DOS EXTRATOS ETANÓLICOS DE Aspidosperma macgravianum (CARAPANAÚBA). In: 2a Semana de Química de Marabá, 2012, Marabá - Pa. Novas Perspectivas Para o Ensino e Desenvolvimento da Química na região Sul do Pará, 2012.

6.
TIGRE, E. C. ; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE ; FAVACHO, A. R. ; GLORIA, E. M. ; LANTE, L. R. ; Sebastião da Cruz Silva . Análise antifúngica do óleo essencial de Eugenia egensis DC (MYRTACEAE). In: 2a Semana de Química de Marabá, 2012, Marabá - PA. Novas Perspectivas Para o Ensino e Desenvolvimento da Química na região Sul do Pará, 2012.

7.
Maria da Paz do Nascimento Moreno ; Adriana Andrade Carvalho ; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE ; Péricles Barreto ; Angelo Roberto Antoniolli ; Valéria Rego Alves Pereira ; Luiza de Campos Reis ; Marina de Assis Souza ; Maria F. das G. F. Da Silva ; Marcio Roberto Viana dos Santos . Vasorelaxant effect in mesenteric artey isolated from rat and toxicity of 16-ent-kauranol and extracts of hyptis fruticosa leaves. In: Brazilian Conference on Natural Products, 2007, São Pedro. 1st BCNP Brazilian Conference on Natural Products, 2007. v. 1.

8.
SIMOTE, S. Y. ; João B. Fernandes ; Paulo C. Vieira ; SILVA, M. F. G. F. ; Rodrigues Filho, E. . Metabólitos secundários de Simarouba versicolor. In: 28ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2005, Poços de Caldas. Painel - PN 092, 2005.

9.
SIMOTE, S. Y. ; Maria F. G. V. Penãflor ; Roberta N. A. Almeida ; João B. Fernandes ; Maria F. das G. F. Da Silva ; Paulo C. Vieira ; Odair C. Bueno ; Pagnocca, F. . Estudo de Helietta puberula associado ao controle de formigas cortadeiras. In:  XXVI Congresso Latinoamericano de Química e 27ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2004, Salvador. Painel - PN 102, 2003.

10.
SIMONE Y. SIMOTE ; João B. Fernandes ; Paulo C. Vieira ; M. Fátima das G. F. da Silva . Phytochemical study of Helietta puberula. In:  Second International Joint Symposium Chemistry, Biological and Pharmacological Properties of Medicinal Plants from the America, 2004, São Pedro. Painel, 2004.

11.
Roberta N. A. Almeida ; Pagnocca, F. ; Ana P. Terezan ; SIMOTE, S. Y. ; João B. Fernandes . Inibição do Crescimento do Fungo Simbionte da Formiga Cortadeira Acromyrmex balzanii em Presença de Extratos Orgânicos de Plantas da Família Rutaceae. In: IV Congresso Brasileiro de Micologia, 2004, Ouro Preto. Painel, 2004.

12.
Cinthia Zavan ; SIMONE Y. SIMOTE ; Maurício Bacci Jr ; Pagnocca, F. ; Maria J. A. Hebling ; João B. Fernandes . Simarouba versicolor (Simaroubaceae) como inibidora de Pectinase fúngica no Controle de Formigas Cortadeiras. In: IV Congresso Brasileiro de Micologia, 2004, Ouro Preto. Painel, 2004.

13.
SIMOTE, S. Y. ; Fernanda Gomes ; João B. Fernandes ; Paulo C. Vieira ; M. Fátima das G. F. da Silva ; Odair C. Bueno . Estudo fitoquímico de Simarouba versicolor associado ao controle de formigas cortadeiras. In:  XXVI Reunião Annual Sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 2004, Niterói. Painel, 2004.

14.
SIMONE Y. SIMOTE ; Alessandra Vieira ; Cinthia Zavan ; Cintia G. Oliveira ; Maurício Bacci Jr ; João B. Fernandes ; Paulo C. Vieira ; Maria F. das G. F. Da Silva ; Maria J. A. Hebling ; Fernando C .Pagnocca ; Odair C. Bueno . Estudo Químico dos Extratos das Folhas e Caules de Guarea guidonia e Guarea kunthiana e dos Frutos de Guarea guidonia frente às Formigas Atta sexdens e às Enzimas do Fungo Simbionte. In: XVI Simpósio de Mirmecologia, 2003, Florianópolis. apresentação oral, 2003.

15.
SIMONE Y. SIMOTE ; João B. Fernandes ; Paulo C. Vieira ; Maria F. das G. F. Da Silva ; Otávio H. Thiemann ; Glaucius Oliva . Atividade Inibitória de extratos de Simarouba versicolor e Zanthoxylum acuminatum sobre as enzimas GAPDH de Trypanosoma cruzi e APRT de Leishmania tarentolae. In:  XXV Reunião Anual Sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares, 2003, Campos do Jordão. Painel, 2003.

16.
SIMONE Y. SIMOTE ; João B. Fernandes ; SILVA, M. F. G. F. ; RODRIGUEZ-GAMBOA, T. ; Paulo C. Vieira . Estudo Químico de Ipomoea batatas e sua atividade fungicida e inseticida. In: 25a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2002, Poços de Caldas. Painel - PN-131, 2002.

17.
SIMOTE, S. Y. ; João B. Fernandes ; SILVA, M. F. G. F. ; Maria J. A. Hebling ; RODRIGUEZ-GAMBOA, T. ; Paulo C. Vieira ; Pagnocca, F. ; Odair C. Bueno . Estudo químico de Ipomoea batatas e sua atividade fungicida e inseticida. In: 24a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2001, Poços de Caldas. Painel - PN 004, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, S.Y.S. Estratégias de Biorremediação em áreas impactadas com metais pesados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE; SILVA, S. C. ; DIAS, J. T. . A utilização de softwares educacionais no ensino de química, como aliada na aprendizagem de aunos de escolas públicas da cidade de Marabá/PA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, S. C. ; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE ; MOURA, A. V. . Propostas de intervenção no ensino de química utilizando jogos lúdicos e experimentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ALVES, M. A. P. M. S. ; DIAS, J. T. ; SANTOS, S. C. ; SILVA, S.Y.S ; SILVA, S. C. . Avaliação da tolerância ao cobre do gênero aspergillus isolado do rejeito contaminado por metais pesados da mina do sossego em Canaã dos carajás como possível agente borre mediador.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PINHEIRO, M. S. S. ; SILVA, S. C. ; SILVA, S.Y.S . A utilização de softwares educacionais no ensino de química como aliada para o aumento na aprendizagem de alunos de escolas públicas na cidade de Marabá/PA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Maria da Paz do Nascimento Moreno ; Adriana Andrade Carvalho ; SIMONE Y. SIMOTE ; Péricles Barreto ; Angelo Roberto Antoniolli ; Valéria Rego Alves Pereira ; Luiza de Campos Reis ; Marina de Assis Souza ; M. Fátima das Graças Fernandes da Silva ; Marcio Roberto Viana dos Santos ; João B. Fernandes . Vasorelaxant Effect in Mesenteric Artery Isolated from Rat and Toxicity of 16-ent-kauranol and Extracts of Hyptis fruticosa Leaves. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SIMOTE, S. Y.; João B. Fernandes ; Paulo C. Vieira ; SILVA, M. F. G. F. ; Rodrigues Filho, E. . Metabólitos secundários de Simarouba versicolor. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
SIMOTE, S. Y.; Maria F. G. V. Penãflor ; Roberta N. A. Almeida ; E. Yamane ; João B. Fernandes ; Maria F. das G. F. Da Silva ; Paulo C. Vieira ; Odair C. Bueno ; Fernando C .Pagnocca . Atividade Inseticida e Fungicida de Substâncias Isoladas de Helietta puberula E Simarouba versicolor No Controle de Formigas Cortadeiras (Atta sexdens rubropilosa). 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SIMOTE, S. Y.; Fernanda Gomes ; Roberta N. A. Almeida ; João B. Fernandes ; SILVA, M. F. G. F. ; Paulo C. Vieira ; Odair C. Bueno ; Pagnocca, F. . Estudo de Helietta puberula associado ao controle de formigas cortadeiras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SIMOTE, S. Y.; João B. Fernandes ; Paulo C. Vieira ; M. Fátima das G. F. da Silva . Phytochemical study of Helietta puberula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Cinthia Zavan ; SIMOTE, S. Y. ; Maurício Bacci Jr ; Fernando C .Pagnocca ; Odair C. Bueno ; M. José A. Hebling. ; João B. Fernandes . Simarouba versicolor (Simaroubaceae) como Inibidora de Pectinase Fúngica no Controle de Formigas Cortadeiras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SIMOTE, S. Y.; Fernanda Gomes ; João B. Fernandes ; Paulo C. Vieira ; M. Fátima das G. F. da Silva ; Odair C. Bueno . Estudo fitoquímico de Simarouba versicolor associado ao controle de formigas cortadeiras. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
Roberta N. A. Almeida ; Pagnocca, F. ; Ana P. Terezan ; SIMOTE, S. Y. ; João B. Fernandes . Inibição do Crescimento do Fungo Simbionte da Formiga Cortadeira Acromyrmex blazanii em Presença de Extratos Orgânicos de Plantas da Família Rutaceae. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SIMOTE, S. Y.; Alessandra Vieira ; Cinthia Zavan ; Cintia G. Oliveira ; Maurício Bacci Jr ; João B. Fernandes ; Paulo C. Vieira ; Maria F. das G. F. Da Silva ; Maria J. A. Hebling ; Fernando C .Pagnocca . Estudo Químico dos Extratos das Folhas e Caules de Guarea guidonia e Guarea kunthiana e dos Frutos de Guarea guidonia Frente às Formigas Atta sexdens e às Enzimas do Fungo Simbionte Leucoagaricus gongylophorus. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SIMOTE, S. Y.; João B. Fernandes ; Paulo C. Vieira ; Maria F. das G. F. Da Silva ; Otávio H. Thiemann ; Glaucius Oliva . Atividade Inibitória de extratos de Simarouba versicolor e Zanthoxylum acuminatum sobre as enzimas GAPDH de Trypanosoma Cruzi e APRT de Leishmania tarentolae. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SIMOTE, S. Y.; João B. Fernandes ; M. Fátima das G. F. da Silva ; RODRIGUEZ-GAMBOA, T. . Estudo Fitoquímico de Picramnia latifolia Tul.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SIMOTE, S. Y. ; João B. Fernandes ; SILVA, M. F. G. F. ; Giannini, K. M. ; RODRIGUEZ-GAMBOA, T. ; Maria J. A. Hebling ; Paulo C. Vieira ; Pagnocca, F. ; Odair C. Bueno . Estudo Químico de Ipomoea batatas e Sua Atividade Fungícida e Inseticida. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
SIMOTE, S. Y. ; João B. Fernandes . Estudo Fitoquímico de Picramnia latifolia Tul.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE. CLAE - Fundamentos e Aplicações. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE. CLAE - Fundamentos e Aplicações. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Vanessa Gisele Pasqualotto Severino ; Liliane Nebo ; Sebastião da Cruz Silva ; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE . Técnicas Cromatográficas e Espectroscopia Aplicadas à Produtos Naturais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SIMOTE, S. Y. . Atividade Inseticida e Fungicida de Substâncias Isoladas de Helietta puberula e Simarouba versicolor No Controle de Formigas Cortadeiras (Atta sexdens rubropilosa). 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
Silva, Simone Yasue Simote; MARINHO, P. S. B.; MACHADO, J. R. C.; BRABO, J. N. C.; NASCIMENTO, L. A. S.; PARENTE, A. G. L.. Participação em banca de Everaldo Almeida do Carmo. Formação de professores de química: revoluções na formação inicial e na experiência docente. 2018. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Pará.

2.
PINHEIRO, E. A. A.; MARINHO, P. S. B.; MARINHO, A. M. R.; SILVA, S. C.; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE. Participação em banca de Eduardo Antonio Abreu Pinheiro. Perfil quimico e biologico de fungos de solo e fungos endofiticos isolados de Bauhinia guianenesis e Mimosa acutistipula var. ferrea. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Química) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, S.Y.S; SILVA, SEBASTIÃO C.; Santos, D.A.. Participação em banca de Maurício Augusto Pinto Moreno da Silva Alves. Avaliação do perfil químico do fungo Aspergillus sp em diferentes concentrações de chumbo e cobre. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Quimica) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

2.
SILVA, S.Y.S; MARINHO, A. M. R.; MARINHO, P. S. B.. Participação em banca de Mark Carvalho da Silva. Estudo químico e atividades biológicas dos extratos do fungo endófito Lasiodiplodia pseudotheobromae. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Quimica) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Marilene Nunes Oliveira; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE; Sebastião da Cruz Silva; COSTA, D. R. M.. Participação em banca de Elivelton Fonseca Barbosa.Bioprospecção de fungos endofiticos: caracterização química de extratos e analise quimiometrica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

2.
Sebastião da Cruz Silva; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE; COSTA, D. R. M.. Participação em banca de Helyton Charles dos Santos Correa.Perfil cromatografico da linhagem fúngica I3MC. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

3.
Sebastião da Cruz Silva; PEREIRA JUNIOR, J. B.; SILVA, S.Y.S. Participação em banca de Camylle de Oliveira Carvalho da Silva.Ensaio enzimático e avaliação da toxicidade de metais pesados frente ao fungo Aspergilus sp. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

4.
PEREIRA JUNIOR, J. B.; SILVA, S.Y.S; PINTO, G. P.. Participação em banca de Orlando Gomes Soares Junior.O uso do talo do cacho do buritizeiro (Mauritia flexuosa) para remoção de íons Cu(II) de solução aquosa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

5.
SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE; SOUZA, A. D. V.; Santos, D.A.. Participação em banca de Juliana de Assis Fontoura.A metodologia clássica de educação, baseada no trivium aplicado e cristão como Alternativa para melhorar a qualidade do ensino de química no nível médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

6.
SILVA, S.Y.S; Sebastião da Cruz Silva; COSTA, D. R. M.. Participação em banca de Jheniffer de Azevedo Florêncio.Análise química do óleo essencial e dos extratos da espécie Aniba canelilla. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

7.
OLIVEIRA, M. N.; SILVA, S. C.; SILVA, S.Y.S. Participação em banca de Ericka Aparecida Lima da Silva.Caracterização química dos extratos de Dipteryx odorata. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

8.
SILVA, S. C.; SILVA, S.Y.S; SANTOS, S. C.. Participação em banca de Jéssica Teixeira Dias.Avaliação do desenvolvimento micelial da linhagem fúngica 11SYS1A1 isolada do solo de área de mineração. em diferentes concentrações de metais pesados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

9.
SILVA, S. C.; SILVA, S.Y.S; COSTA, D. R. M.. Participação em banca de Mayra Suellen da Silva Pinheiro.Analise do teor de espilantol presente na espécie Acmella oleraceae (L.) R. K. Jansen (Jambu). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

10.
MOTA, S. A. P.; SOUSA, F. F.; SILVA, S.Y.S; ANDRADE FILHO, T. S.. Participação em banca de Wirland Matheus de Melo Costa.Síntese e avaliação do adsorvente CLV 98/900 voltado para a desacidificação de querosene verde obtido na rota tecnológica de craqueamento de biomassa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

11.
SILVA, S. C.; SILVA, S.Y.S; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de José Marcio Oliveira Silva.Aplicação de software como intervenção metodologica no ensino de química em um cursinho popular no municipio de Marabá/PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

12.
SILVA, S. C.; SILVA, S.Y.S; COSTA, D. R. M.. Participação em banca de Kenia Viana de Araújo.Identificação dos voláteis da espécie Lantana camara (L.) L.H. (Var. Alba) por CG/EM via headspace. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

13.
GORDO, S. M. C.; SILVA, S.Y.S; SILVA, A. K. L.. Participação em banca de Mariete Marques dos Satnos.Aplicação de materiais didáticos para o ensino do teste de paternidade em turmas do ensino fundamental regular. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

14.
OLIVEIRA, M. N.; SILVA, S.Y.S; SILVA, S. C.. Participação em banca de Daniela Nunes dos Santos.Caracterização química e sazonalidade da espécie Senna alata. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

15.
Jairo Cavalcante da Costa; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE. Participação em banca de Jairo Cavalcante da Costa.A importância da reciclagem do papel no processo de ensino aprendizagem de química no 1º ano do ensino medio da EEEM Irmã Theodora - Marabá/Pará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

16.
Ester Silva Chaves; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE. Participação em banca de Ester Silva Chaves.Produção de Material didático adaptado "As camadas da Terra" para o ensino de Ciências Naturais para alunos cegos: explorando possibilidades para a aprendizagem.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

17.
José Alves Reis; Ires Santos Carvalho; SILVA, S.Y.S. Participação em banca de José Alves Reis e Ires Santos Carvalho.Análises química do óleo essencial das folhas Murraya paniculata L. (Rutaceae). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

18.
MUNIZ, A. M.; PIMENTA, F. M. R.; SILVA, S.Y.S. Participação em banca de Aline Mesquita Muniz e Fabricia Meyriellen Rodrigues.Análise dos voláteis de Spilanthus acmella. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

19.
SOUZA, J. M. F.; SILVA, S.Y.S; OLIVEIRA, M. N.; SILVA, S. C.. Participação em banca de José Mailson Ferreira Souza.Estudo quimico e isolamento de substâncias da linhagem P1Z1M4, isolada do solo de area de mineração (Mina do Sossego). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

20.
BARBOSA, P. P.; SILVA, S.Y.S; OLIVEIRA, M. N.; FAVACHO, A. R.. Participação em banca de Patricia Pereira Barbosa.Oleos essenciais: uma abordagem contextualizada como estratégia de ensino de quimica para alunos da rede publica da cidade de Marabá/PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

21.
MORAIS, P. R. S.; SILVA, S.Y.S; OLIVEIRA, M. N.; SIQUEIRA, J. L. P.. Participação em banca de Paula Rebecca Simões Morais.Utilização de jogos ludicos no processo de avaliação de uma turma do 3º ano da EEEM Dr Geraldo Mendes de Castro Veloso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

22.
SANTOS, R. S.; SILVA, S.Y.S; SILVA, S. C.; OLIVEIRA, M. N.. Participação em banca de Raulem Santana Santos.Estudo fitoquimico da linhagem fungica AMF6 associado à especie Aspidosperma marcgravianum (Apocynaceae). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

23.
SILVA, A. P.; Alessandra de Rezende Ramos; SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE. Participação em banca de Carla Soares de Souza.A percepção dos professores de marabá quanto ao ensino de crianças com deficiência visual. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SILVA, S.Y.S; OLIVEIRA, F. V. E.; GOMES, A. A.. Química Geral e Inorgânica. 2017. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

2.
SIMONE Y. SIMOTE; Marilene Nunes Oliveira; FAGURY, R.L.R.P.. Química Analítica. 2010. Universidade Federal do Pará - Campus de Marabá.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Encontro Institucional do PIBID UFPA.Reativação de laboratorios em escolas públicas: o uso da experimentação nas aulas de química. 2016. (Encontro).

2.
Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Relacionadas. participante. 2008. (Congresso).

3.
III Workshop do NuBBE - Conservação e Uso Sustentável da Diversidade de Plantas do Cerrado e Mata Atlantica: Diversidade Química e Prospecção de Bioprodutos. 2008. (Outra).

4.
VI Simpósio e VI Reunião de Avaliação do Programa Biota/FAPESP. 2008. (Simpósio).

5.
I Workshop "Pós Graduação em Química: Formação de Recursos Humanos e Transferência de Tecnologia". 2006. (Outra).

6.
28 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Metabólismos Secundários de Simarouba versicolor. 2005. (Congresso).

7.
IV Encontro Brasileiro de Ecologia Química.Atividade Inseticida e Fungicida de Substâncias Isoladas de Helietta puberula E Simarouba versicolor No Controle de Formigas Cortadeiras (Atta sexdens rubropilosa). 2005. (Encontro).

8.
I Workshop de Pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos. 2005. (Outra).

9.
Second International Joint Symposium.Phytochemical Study of Heletta puberula. 2004. (Simpósio).

10.
XXVI Congresso Latinoamericano de Química/27 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Estudo de helietta puberula Associado ao Controle de Formigas Cortadeiras. 2004. (Congresso).

11.
XXVI Reunião Anual Sobere Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares. Estudoi Fitoquímico de Simarouba versicolor Associado ao Controle de Formigas Cortadeiras. 2004. (Congresso).

12.
XVI Simpósio de Mirmecologia.Estudo Químico dos Extratos das Folhas e Caules de Guarea guidonia e Guarea kunthiana e dos Frutos de Guarea guidonia Frente às Formigas Cortadeiras Atta sexdens e às Enzimas do Fungo Simbionte Leucoagaricus gongylophorus. 2003. (Simpósio).

13.
XXV Reunião Anual Sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares. Atividade Inibitória de Extratos de Simarouba versicolor e Zanthoxylum acuminatum Sobre Enzimas GAPDH de Trypanosoma cruzi e APRT de Leishmania taentolae. 2003. (Congresso).

14.
25 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Estudo Fitoquímico de Picramnia latifolia tul. 2002. (Congresso).

15.
XXIII Reunião Anual Sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE. I Seminario de Iniciação Científica e I Encontro de Pós-Graduação da Unifesspa. 2015. (Outro).

2.
SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE. I Workshop de Computação Científica. 2015. (Outro).

3.
SILVA, S. Y. S.; SIMONE Y. SIMOTE . 14º Simpósio de Geologia da Amazônia. 2015. (Outro).

4.
Joana Luiza Pires Siqueira ; SIMONE Y. SIMOTE ; Sebastião da Cruz Silva ; Joyce Kelly do Rosario da Silva ; Clesianu de Lima . I Semana da Química. 2011. (Outro).

5.
SIMOTE, S. Y. . VI Simposio e VI Reunião de Avaliação do Programa Biota/FAPESP. 2008. (Outro).

6.
SIMOTE, S. Y. . III Workshop do NuBBE - Conservação e Uso Sustentável da Diversidade de Plantas do Cerrado e Mata Atlantica: Diversidade Química e Prospecção de Bioprodutos. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Nayara Haruko Seixas Sugawara. Importância da aplicação de metodologias para o ensino de Química através do subprojeto PIBID - Licenciatura em Química - Marabá/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

2.
Gislene de Oliveira Silva. Obtenção e caracterização de biodiesel a partir do óleo residual de frituras por catálise alcalina via transterificação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

3.
Alexandre Varão Moura. A inserção de alunos do ensino médio de escolas públicas de Marabá/PA no âmbito científico acadêmico, através do sub-projeto PIBID. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

4.
Odiane Cunha Balieiro. Avaliação da concentração de espilantol no jambu (Acmella oleraceae) por cromatografia líquida de alta eficiência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

5.
Benedito Pereira de Oliveira. O uso de jogos lúdicos como estratégia no ensino-aprendizagem de química do primeiro ano do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

6.
Waldiléia Silva Rodrigues. Oficinas de sabão e sabonete para escolas e comunidade carente de Marabá/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

7.
Mileidy Baeta Leão. A utilização do jogo lúdico adaptado aos alunos com necessidades especiais (cegos e baixa visão) no ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

8.
Sara Lopes da Silva Moura. Estudo do potencial alelopático e análise química de Canavalia ensiformis em diferentes concentrações de escórias siderúrgicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

9.
Janaína da Silva Dias. Aula experimentais de quimica utilizando materiais alternativos em uma escola que adota o sistema organizacional modular de ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

10.
Nilma da Silva Bezerra. Jogos ludicos como ferramenta auxiliar no ensino de quimica para alunos do 1º ano do ensino médio da escola estadual de ensino médio Dr Gaspar Vianna. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

11.
Francisco Carlos Lima Silva. CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO DE ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO FUNGO I1BPBF, ISOLADO NA ÁREA DE MINERAÇÃO EM CANAÃ DOS CARAJÁS.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

12.
Viviane da Silva Ferreira. Estudo químico da linhagem P1Z1B4 isolada do solo da área de mineração. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

13.
Jaciele de Amorim Silva. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE FITOEXTRAÇÃODE ESPÉCIES COLETADAS NA MINA DO SOSSEGO ? CANAÃ DOS CARAJÁS E ESTUDO FITOQUÍMICO DA Jatropha curcas L.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

14.
Maria Mayrenne de Freitas Alchaar. ESTUDO QUÍMICO DO FUNGO R11B1 PROVENIENTE DA BACIA DE REJEITO DA MINA DO SOSSEGO (CANAÃ DOS CARAJÁS/PA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

15.
Chiscaulen Ribeiro Ramos. Screening fitoquimico de Turnera L.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

16.
Druval Santos de Sá. Estudo fitoquímico e avaliação da atividade biológica de uma espécie de Aspidosperma. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Quimica) - Universidade Federal do Pará - Campus de Marabá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

17.
Poliana Pereira de Souza. ESTUDO FITOQUÍMICO DA Aspidosperma macgravianum E AVALIAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES BIOLÓGICAS.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Quimica) - Universidade Federal do Pará - Campus de Marabá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

18.
Druval Santos de Sá. Avaliação Biológica e Fitoquímica dos Extratos de Aspidosperma sp (Apocynaceae). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Quimica) - Universidade Federal do Pará - Campus de Marabá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

19.
Jose Pinto Machado. UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS QUÍMICOS EM SALA DE AULA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Quimica) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

20.
Eucimara Lima Ribeiro. Avaliaçao do Ensino Aprendizagem de Quimica em duas escolas de Maraba/PA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Quimica) - Universidade Federal do Pará - Campus de Marabá. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

Iniciação científica
1.
Poliana Pereira de Souza. Estudo fitoquímico da Aspidosperma macgravianum e avaliação das suas atividades biológicas. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

2.
Maria Mayrenne de Freitas Alchaar. Utilização de fungos endofíticos associados ao gênero Aspidosperma para avaliação do potencial biorremediador.. 2013. Iniciação Científica - Universidade Federal do Pará - Campus de Marabá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.

3.
Natânia Pereira de Souza. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE BIORREMEDIAÇÃO POR FUNGOS ASSOCIADOS COMO ENDOFÍTICOS DA ESPÉCIE AMAZÔNICA Derris urucu.. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Quimica) - Universidade Federal do Pará - Campus de Marabá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Simone Yasue Simote Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, M. A. P. M. S. ; DIAS, J. T. ; SANTOS, S. C. ; SILVA, S.Y.S ; SILVA, S. C. . Avaliação da tolerância ao cobre do gênero aspergillus isolado do rejeito contaminado por metais pesados da mina do sossego em Canaã dos carajás como possível agente borre mediador.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PINHEIRO, M. S. S. ; SILVA, S. C. ; SILVA, S.Y.S . A utilização de softwares educacionais no ensino de química como aliada para o aumento na aprendizagem de alunos de escolas públicas na cidade de Marabá/PA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, S.Y.S. Estratégias de Biorremediação em áreas impactadas com metais pesados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SIMONE Y. SIMOTE, SIMONE SIMOTE. CLAE - Fundamentos e Aplicações. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




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