Edson Massayuki Huziwara

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4671775690334406
  • Última atualização do currículo em 12/10/2018


Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento (CogCom) na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é coordenador do Curso de Graduação em Psicologia da mesma instituição (2016-2018). Possui doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2010) com período de estágio na Universidade do Minho (2008), em Portugal. Foi editor associado das revistas Perspectivas em Análise do Comportamento (2015-2016) e da Revista Brasileira de Análise do Comportamento (2014-2015) e editor associado convidado da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa (edição especial - 2016). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: equivalência de estímulos, controle de estímulos e discriminações condicionais com participantes humanos e sujeitos não-humanos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edson Massayuki Huziwara
Nome em citações bibliográficas
Huziwara, Edson M.;HUZIWARA, EDSON M.;Huziwara, E. M.;HUZIWARA, EDSON MASSAYUKI

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34096284
URL da Homepage: http://www.cnpq.br/programas/inct/_apresentacao/inct_comportamento_cognicao.html


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universidade do Minho (Orientador: Armando Machado).
Título: Controles por Seleção e Rejeição em Discriminações Condicionais em Humanos e Pombos, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Gerson Yukio Tomanari.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Equivalencia de Estímulos; Controle de Estímulos; Comportamento de Olhar; Discriminações Condicionais; Controles por Seleção e Rejeição.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: controle de estímulos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2006
Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Função Simbólica de Estímulos Auditivos em Usuários de Implante Coclear com Surdez Pré-Lingual,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Deisy das Graças de Souza.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Função Simbólica; Estímulos Auditivos; Indivíduos Pré-Linguais; Implante Coclear.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem / Especialidade: Controle de Estímulos.
Setores de atividade: Educação.
1999 - 2003
Graduação em Formação de Psicólogo.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1999 - 2002
Graduação em Bacharelado em Psicologia.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Intervenção no comportamento ameaçador de adolescentes em conflito com a lei.
Orientador: Profa. Dra. Lucia Cavalcanti de Albuquerque Williams.


Pós-doutorado


2010 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Formação Complementar


2009 - 2009
Cognição animal e humana nos domínios do número e. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2009 - 2009
A cultura sob a perspectiva do behaviorismo radica. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Cognição animal: O tempo e o número. (Carga horária: 3h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2005 - 2005
Comportamentalismo radical: Ontologia, epistemolog. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2004 - 2004
Análise funcional e análise clinica do comportamen. (Carga horária: 3h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2004 - 2004
Controle de estímulos: Contribuições para o desenv. (Carga horária: 3h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2000 - 2000
Introdução ao Comportamento Verbal de Skinner. (Carga horária: 3h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2000 - 2000
Terapia por contingências: Proposta behaviorista. (Carga horária: 3h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
1999 - 1999
Uma tentativa de (re)contrução do mundo: a ciência. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto - Nível 02, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2012 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento I
07/2012 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.

Cargo ou função
Membro Titular do Colegiado de Coordenação do Curso.
01/2013 - 07/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Psicológicos Básicos
10/2012 - 07/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise Experimental do Comportamento II
01/2013 - 06/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento Cognitivo

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de pesquisa "Efeitos de um treino de múltiplos exemplares para a demonstração de comportamentos simbólicos em cães (Canis familiaris) " sob supervisão da Profa. Dra. Deisy das Graças de Souza com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto desenvolvido no Laboratório de Estudos do Comportamento Humano (LECH) da Universidade Federal de São Carlos e no Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA) da Universidade de São Paulo - campus Bauru com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de apoio técnico, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto desenvolvido na Unidade de Iniciação a Leitura (UniLei) sob supervisão da Profa. Dra. Deisy das Graças de Souza com bolsa de apoio técnico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de extensão, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto desenvolvido na Unidade de Iniciação a Leitura (UniLei) sob supervisão da Profa. Dra. Deisy das Graças de Souza com bolsa de extensão da Universidade Federal de São Carlos.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de iniciação científica intitulado "Efeitos de diferentes programas de ensino de discriminações para indivíduos com autismo" sob orientação da Profa. Dra. Ana Lúcia Rossito Aiello com bolsa do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Científica (PIBIC).

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto de iniciação científica intitulado "Aplicação de um programa de equivalência de estímulos em leitura e escrita para jovem com autismo" sob orientação da Profa. Dra. Ana Lúcia Rossito Aiello com bolsa do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Científica (PIBIC).

Atividades

02/2011 - 06/2011
Ensino, Bacharelado em Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Auxilio no planejamento e execução da disciplina "Tópicos Especiais em Fenômenos e Processos 1" sob responsabilidade da Profa. Dra. Deisy das Graças de Souza
04/2010 - 04/2010
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Ciências Humanas, Centro de Educação e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Aula ministrada na disciplina intitulada "Comportamento e Cognição" sob responsabilidade das docentes Profa. Dra. Deisy das Graças de Souza e Profa. Dra. Débora de Hollanda Souza.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto desenvolvido no Laboratório de Pesquisas em Processos Básicos do Comportamento na Universidade de São Paulo - campus Butantã com bolsa de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto desenvolvido no Laboratório de Pesquisas em Processos Básicos do Comportamento na Universidade de São Paulo - campus Butantã com bolsa de doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista de estágio de doutorado no exterior, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto desenvolvido no Laboratório de Aprendizagem Animal e Comportamento sob orientação do Prof. Dr. Armando Domingos Baptista Machado com bolsa do Programa de Doutorado no país com Estágio no Exterior (PDEE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Estudo de atitudes implícitas por meio do IRAP
Descrição: Atitudes implícitas são traços de experiências passadas que modulam redes de relações condicionais acerca de diferentes aspectos do ambiente. O IRAP (sigla em inglês para Implicity Relational Assessment Procedure) tem se mostrado um procedimento efetivo para avaliação de atitudes implícitas relacionadas a temáticas socialmente sensíveis, tais como preconceitos raciais, étnicos e de questões relacionadas a orientação sexuais dos indivíduos. O presente projeto tem por objetivo avaliar a utilização do IRAP para investigar atitudes implícitas em temática atualmente estudadas (e.g., questões de gênero e orientação sexual) e, também, em contextos ainda pouco explorados (e.g., prevalência de uso de substancias ilegais e comportamento empreendedor)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Edson Massayuki Huziwara - Coordenador / Marina Mendonça de Sousa - Integrante / Cesar Silva Rodrigues Oliveira - Integrante / Luciana Leão Moreira - Integrante / Maisa Kirchmaier Teixeira - Integrante.Número de orientações: 4
2015 - Atual
Ensino de relações condicionais e teste de relações emergentes em tarefas com notas musicais
Descrição: O presente estudo tem como objetivo verificar se participantes submetidos a um treino de discriminação condicional com exemplares múltiplos serão capazes de adquirir uma habilidade generalizada em discriminar entre dois tipos de acordes fundamentais baseados em tríades (i.e., acorde maiores e menores). Em linhas gerais, todos os participantes serão inicialmente expostos a um pré-teste para avaliar as habilidades discriminativas entre acordes maiores e menores. Em seguida, eles serão expostos a um conjunto de treinos de discriminação condicional utilizando acordes musicais como estímulos modelo e testes de generalização com acordes não treinados. A análise dos resultados permitirá avaliar se o ensino direto da habilidade de discriminar acordes maiores e menores para um grupo restrito de notas (p. ex., C, G e D) pode originar um desempenho discriminado diante de acordes maiores e menores de notas musicais ainda não treinadas (p. ex., A e E). Em caso afirmativo, tal fato exemplificaria a utilidade dos conceitos de Análise Experimental do Comportamento no ensino de repertórios que seriam relevantes para pessoas interessadas no aprendizado de conhecimentos musicais rudimentares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Edson Massayuki Huziwara - Coordenador / Raone Mateus Rodrigues - Integrante / Átila Moreira Cedro - Integrante / Julia Borges - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 5
2013 - Atual
O registro do N400 como medida para formação de classes a partir do controle por rejeição
Descrição: Resultados obtidos em experimentos recentes sugerem que o registro do padrão de onda cerebral denominado N400 fornece uma medida direta da relação condicional existente entre estímulos de uma mesma classe de equivalência. O presente projeto apresenta uma série de quatro experimentos que possui como objetivo principal avaliar se o registro do N400 também forneceria medida direta de relação condicional entre estímulos quando classes de equivalência são formadas a partir do controle por rejeição. No entanto, ao considerar o emprego recente do registro de ondas cerebrais em pesquisas sobre equivalência de estímulos, faz-se necessário avaliar primeiramente se (e de que maneira) a ocorrência do N400 é afetada por cada uma das características de procedimentos usualmente utilizados em experimentos sobre a ocorrência do controle por rejeição. Especificamente, o Experimento I avaliará o N400 em procedimentos de ensino de relações visual-visuais (ao invés de relações auditivo-visuais); o Experimento II avaliará o N400 em procedimentos de ensino com estrutura de treino linear; no Experimento III, o N400 será avaliado em um procedimento de ensino que favoreça o controle por seleção a partir do uso de quantidades desiguais de estímulos de comparação corretos e incorretos. Finalmente, no Experimento IV, um procedimento de ensino de relações visual-visuais (Experimento I), utilizando uma estrutura de treino linear (Experimento II) e com quantidades desiguais de estímulos de comparação corretos e incorretos (Experimento III) será utilizado para estabelecer o controle por rejeição e verificar se o registro do N400 fornece medida direta de relação entre estímulos nessa condição..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Edson Massayuki Huziwara - Coordenador / Deisy das Graças de Souza - Integrante / Júlio César Coelho de Rose - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / Thais Porlan de Oliveira - Integrante / Viviane Verdu Rico - Integrante / Renato Bortoloti - Integrante / André Cravo - Integrante / Raone Mateus Rodrigues - Integrante / Gustavo Coelho Belleza Dias - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 7
2013 - Atual
Ensino de relações auditivo-visuais a partir dos procedimentos de exclusão e modelagem do controle de estímulos
Descrição: Este projeto objetiva investigar processos envolvidos no desenvolvimento da linguagem oral a partir da aprendizagem de relações condicionais auditivo-visuais, ou seja, relações estabelecidas entre som da palavra (auditivo) e figuras (visuais). Esse é o processo básico para a aquisição da linguagem. Para isso, dois procedimentos de ensino serão testados e comparados. São eles: procedimento de exclusão e procedimento de modelagem do controle de estímulos associado à exclusão. Devido à privação de som anterior ao uso do Implante Coclear, indivíduos em (re)habilitação auditiva apresentam dificuldades em desenvolver essas relações, ou seja, a linguagem. Por isso, estudar os procedimentos que sejam mais efetivos e com menor custo auxiliam não só aos usuários desse tipo de serviço, mas também ao conhecimento em geral sobre o desenvolvimento da linguagem. Seis crianças de idade variando entre seis e nove anos, usuárias do dispositivo Implante Coclear e em nível de desenvolvimento da linguagem semelhantes serão submetidas ao procedimento de ensino. Crianças nessas condições estão desenvolvendo as habilidades auditivas e por isso nos permitem investigar a aquisição da linguagem no momento em que esta ocorre. O repertório verbal será caracterizado a partir da aplicação do Peabody Picture Vocabulary Test ? Revised, que consiste em apresentar figuras em um caderno e pedir que a criança aponte para a palavra que será pronunciada pelo avaliador correspondente à uma das quatro figuras do caderno. Isso permite verificar a compreensão auditiva da criança, ou seja, se ela já faz algumas relações auditivo-visuais. Serão apresentadas para as crianças tarefas em um computador que consiste em apresentar um estímulo modelo auditivo para que a criança realize a escolha de alguma das figuras de comparação apresentadas na tela. Duas configurações (exclusão e modelagem do controle de estímulos) serão apresentadas, sendo que metade do grupo realizará uma ordem e a outra metade, a ordem inversa. O procedimento como um todo possui o objetivo de ensinar seis relações auditivo-visuais (pseudo palavras e figuras arbitrárias) representadas por letras do alfabeto e números - A1B1, A2B2, A3B3, C1D1, C2D2, C3D3 ? em que A e C são estímulos auditivos; B e D são visuais; e cada número indica a relação a ser estabelecida. No procedimento de exclusão, ensina-se a relação A1B1, em que na apresentação do estímulo auditivo A1, a criança deverá escolher o estímulo comparação B1 em detrimento dos estímulos B2 ou B3, por exemplo. Depois -de estabelecido, apresenta-se um estímulo auditivo novo A2 e os estímulos B1 e B2 de comparação. A criança deverá excluir o estímulo conhecido A1 e escolher o novo. Se, ao final do procedimento, diante do estímulo modelo novo A2 ou A3 e com estímulos de comparação também novos B2 e B3, a criança fizer a escolha correta, ela terá aprendido as relações A2B2 e A3B3 a partir do procedimento de exclusão. Já no procedimento de modelagem do controle de estímulos, a princípio, o estímulo modelo terá um componente auditivo, mas também visual. A configuração será semelhante ao procedimento de exclusão, exceto que nesse caso, a criança poderá fazer a escolha a partir da audição ou pela identidade, já que o componente visual será fisicamente idêntico ao estímulo visual de comparação. Gradualmente, o componente visual será apagado, até restar somente o componente auditivo. Os desempenhos dos participante serão comparados a partir da ocorrência de erros. O objetivo é verificar se o procedimento de modelagem do controle de estímulos, devido ao seu caráter transicional (da escolha por identidade à escolha pelo estímulo auditivo) oferece vantagens no aprendizado de relações auditivo-visuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edson Massayuki Huziwara - Coordenador / Izabela Oliveira Bandeira de Melo - Integrante / Eduardo Cunha Vilela - Integrante / Kamila Regina Machado - Integrante / Matheus de Araújo Torres - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 4
2013 - Atual
O papel do ensino de comportamentos pré-requisito e do treino de múltiplos exemplares sobre o repertório de leitura em um programa computadorizado de ensino
Descrição: Investigar a influência de dois fatores sobre a aprendizagem inicial da habilidade de leitura em crianças submetidas a um programa computadorizado de ensino: 1) Um possível déficit de comportamentos pré-requisito; e 2) Uma possível diferença entre o processo de aprendizagem envolvido nas aprendizagens iniciais, em comparação com aprendizagens posteriores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Comportamento empreendedor numa perspectiva comportamental: pesquisa e desenvolvimento de metodologias inovadoras de educação
Descrição: Contribuir para o desenvolvimento de um ecossistema de empreendedorismo e inovação com potencial de gerar alto impacto, a partir de pesquisas e desenvolvimento de metodologias e tecnologias comportamentais capazes de promover uma educação mais eficiente para o empreendedor..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edson Massayuki Huziwara - Coordenador / Marina Mendonça de Sousa - Integrante / Renata Horta - Integrante.Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2016 - 2016
Periódico: PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (UNB. IMPRESSO)
2015 - 2016
Periódico: Perspectivas em Análise do Comportamento
2014 - 2015
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento


Membro de comitê de assessoramento


2018 - 2018
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Análise do Comportamento
2011 - Atual
Periódico: Acta Comportamentalia
2011 - Atual
Periódico: Estudos de Psicologia (Natal. Online)
2011 - 2011
Periódico: 63a Reunião Anual da SBPC
2012 - Atual
Periódico: Temas em Psicologia (Ribeirão Preto)
2012 - Atual
Periódico: Interação em Psicologia (Online)
2016 - Atual
Periódico: Journal of the Experimental Analysis of Behavior
2016 - Atual
Periódico: Journal of the Experimental Analysis of Behavior
2016 - Atual
Periódico: Psicologia USP (Impresso)
2016 - Atual
Periódico: LEARNING & BEHAVIOR
2014 - Atual
Periódico: Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Perspectivas em Análise do Comportamento


Revisor de projeto de fomento


2018 - 2018
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2014 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: controle de estímulos.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos Cognitivos e Atencionais.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental/Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Melo, I. O. B.2018Melo, I. O. B. ; Vilela, E. C. ; Machado, K. R. ; Torres, M. A. ; Tizo, F. G. ; Cedro, A. M. ; Huziwara, E. M. . Efeitos de Tarefas de Exclusão e Fading no Ensino de Relações Auditivo-Visuais. ACTA COMPORTAMENTALIA, v. 26, p. 311-329, 2018.

2.
RODRIGUES, RAONE MATEUS2017RODRIGUES, RAONE MATEUS ; CEDRO, ÁTILA MOREIRA ; FONSECA, REBECA MENDES ; FRIEDLAENDER, CLARISSE VASCONCELOS ; TORRES, PEDRO HENRIQUE RIBEIRO ; DE OLIVEIRA, VINICIUS FIGUEIREDO ; COUTO, PEDRO HENRIQUE GUIMARÃES ; LEME JUNIOR, ANTONIO CARLOS ; HUZIWARA, EDSON MASSAYUKI . A Influência do Timbre na Aquisição de Habilidades Musicais Rudimentares. REVISTA PSICOLOGIA E SAÚDE, v. 9, p. 77-93, 2017.

3.
Huziwara, E. M.2016 Huziwara, E. M.; de SOUZA, D. G. ; TOMANARI, GERSON Y. . Patterns of eye movement in matching-to-sample tasks. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 29, p. 2, 2016.

4.
HUZIWARA, EDSON MASSAYUKI2015HUZIWARA, EDSON MASSAYUKI; SILVA, MARCELO JOSÉ MACHADO ; PEREZ, WILLIAM FERREIRA ; TOMANARI, GERSON YUKIO . Analyzing the Stimulus Control Acquisition in Simple Discrimination Tasks through Eye Movement. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 28, p. 603-612, 2015.

5.
Huziwara, Edson M.2014Huziwara, Edson M.; Montagnoli, T. A. S. ; de Souza, D. G. . Treinos discriminativos em cães utilizando estímulos visuais e procedimento automatizado. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 10, p. 54-64, 2014.

6.
Cedro, A. M.2014Cedro, A. M. ; Passarelli, A. C. P. M. ; Huziwara, E. M. . Um panorama de estudos nacionais sobre a aquisição de nomeação em procedimentos com equivalência de estímulos e usuários de implante coclear. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 10, p. 84-96, 2014.

7.
Huziwara, E. M.2014Huziwara, E. M.; Cedro, A. M. ; Vilela, E. C. ; Pompermaier, H. M. ; Silva, M. C. R. F. ; Sousa, M. M. ; Pimentel, N. S. . Considerações experimentais sobre os efeitos do controle por rejeição na formação de classes de equivalência. REVISTA PERSPECTIVAS EM ANÁLISE DO COMPORTAMENTO, v. 5, p. 49-69, 2014.

8.
Huziwara, Edson M.2013 Huziwara, Edson M.; Velasco, S. M. ; Tomanari, G. Y. ; de Souza, D. G. ; Machado, A. . Emergent relations in pigeons following training with temporal samples. Learning & Behavior, v. 41, p. 192-204, 2013.

9.
Ribeiro, Thais2012Ribeiro, Thais ; Huziwara, Edson M. ; Montagnoli, Tathianna ; Souza, Deisy . Discriminated conditioned suppression in rats. Psychology & Neuroscience (Online), v. 5, p. 97-104, 2012.

10.
Velasco, S. M.2010 Huziwara, Edson M.; Velasco, S. M. ; Machado, A. ; Tomanari, G. Y. . Associative Symmetry by Pigeons after Few-Exemplar Training. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, v. 94, p. 283-295, 2010.

11.
Pessoa, C. V. B. B.2009Pessoa, C. V. B. B. ; Huziwara, Edson M. ; Perez, W. ; Endemann, P. ; Tomanari, G. Y. . Eye fixation to figures in a four-choice situation with luminance balanced areas: Evaluating practice effects. Journal of Eye Movement Research, v. 2, p. 1-6, 2009.

12.
Debert, P.2009 Huziwara, Edson M.; Debert, P. ; Faggiani, R. B. ; Simoes de Mathis, M. E. ; McIlvane, W. J. . Emergent Conditional Relations in a Go/No-Go Procedure: Figureâ ground and Stimulus-Position Compound Relations. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, v. 92, p. 233-243, 2009.

13.
Almeida-Verdu, A. C.2008 Huziwara, Edson M.; Almeida-Verdu, A. C. ; de Souza, D. G. ; de Rose, J.C. ; Bevilacqua, M. C. ; Lopes Jr., J. ; Alves, C. O. ; McIlvane, W. J. . Relational Learning in Children with Deafness and Cochlear Implants. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, v. 89, p. 407-424, 2008.

14.
Domeniconi, C.2007Domeniconi, C. ; de Rose, J.C. ; Huziwara, Edson M. . Equivalência de estímulos em participantes com Sindrome de Down: Efeitos da utilização de palavras com diferenças múltiplas ou críticas e análise de controle restrito de estímulos. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 3, p. 47-63, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Vichi, C. ; Huziwara, E. M. ; Sadi, H. ; Postalli, L. M. M. . Comportamento em Foco - Volume 3. 1. ed. São Paulo: Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, 2014. 456p .

Capítulos de livros publicados
1.
Huziwara, E. M.; Pessoa, C. V. B. B. . Controle dos processos atencionais. In: Paulo Guerra Soares; João Henrique de Almeida; Carlos Renato Xavier Cançado. (Org.). Experimentos Clássicos em Análise do Comportamento. 1ed.Brasília: Instituto Walden4, 2016, v. 1, p. 123-138.

2.
Huziwara, Edson M.; Postalli, L. M. M. ; de Souza, D. G. ; Bevilacqua, M. C. ; da Silva, W. R. . Utilização de um procedimento de discriminação sem erro (fading out) para ensino de discriminações auditivo-visuais a usuários de implante coclear. In: Maria Amelia Almeida; Enicéia Gonçalves Mendes; Maria Cristina P. I. Hayashi. (Org.). Temas em Educação Especial: Deficiências Sensoriais e Deficiência Mental. 1ed.Araraquara - SP: Junqueira&Marin Editores, 2008, v. 1, p. 196-205.

3.
Carvalho, D. ; Huziwara, Edson M. ; Postalli, L. M. M. ; de Souza, D. G. . Programa de ensino informatizado e individualizado do alfabeto digital por equivalência de estímulos. In: Maria Amelia Almeida; Enicéia Gonçalves Mendes; Maria Cristina P. I. Hayashi. (Org.). Temas em Educação Especial: Deficiências Sensoriais e Deficiência Mental. 1ed.Araraquara - SP: Junqueira&Marin Editores, 2008, v. , p. 145-154.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Fenner, M. C. ; Huziwara, E. M. ; de Souza, D. G. . Auditory-visual realtions in dogs: Pre-training anda familiarization. In: 7th Conference of the European Association for Behaviour Analysis, 2014, Estocolmo. 7th Conference of the European Association for Behaviour Analysis, 2014.

2.
Fenner, M. C. ; Huziwara, E. M. . Cães domésticos como sujeitos de pesquisa: Uma revisão de estudos experimentais. In: XV Jornada MIneira de Análise do Comportamento, 2014, Belo Horizonte. XV Jornada MIneira de Análise do Comportamento, 2014.

3.
Fenner, M. C. ; Huziwara, E. M. ; de Souza, D. G. . Relações auditivo-visuais em cães domésticos: Pré-treino e familiarização. In: 44a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2014, Ribeirão Preto. Anais da 44a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2014.

4.
Vilela, E. C. ; Huziwara, E. M. ; Melo, I. O. B. ; Tizo, F. G. ; Torres, M. A. ; Machado, K. R. . Avaliação da eficácia no ensino de relações auditivo-visuais por procedimento de fading e exclusão. In: Semana do Conhecimento - UFMG 2014, 2014, Belo Horizonte. Semana do Conhecimento - UFMG 2014, 2014.

5.
Machado, K. R. ; Torres, M. A. ; Huziwara, E. M. ; Melo, I. O. B. ; Vilela, E. C. ; Tizo, F. G. . Ensino de relações auditivo-visuais a partir dos procedimentos de exclusão e mdoelagem do controle de estímulos. In: Semana do Conhecimento - UFMG 2014, 2014, Belo Horizonte. Semana do Conhecimento - UFMG 2014, 2014.

6.
Montagnoli, T. A. S. ; Huziwara, Edson M. ; de Souza, D. G. . Successive reversals of simple discrimination in dogs. In: ABAI - 6th International Conference, 2011, Granada. ABAI - 6th International Conference, 2011.

7.
Huziwara, Edson M.; Montagnoli, T. A. S. ; de Souza, D. G. . In search for the sameness concept in dogs through a delayed matching-to-sample procedure. In: ABAI - 6th International Conference, 2011, Granada. ABAI - 6th International Conference, 2011.

8.
Velasco, S. M. ; Huziwara, Edson M. ; Machado, A. ; de Souza, D. G. ; Tomanari, G. Y. . Emergent comparison-stimulus relations in pigeons following one-to-many training with temporal samples. In: ABAI - 6th International Conference, 2011, Granada. ABAI - 6th International Conference, 2011.

9.
Huziwara, Edson M.; Montagnoli, T. A. S. ; de Souza, D. G. . Aquisição de discriiminações condicionais baseadas na similaridade física entre estímulos visuais em um cão dachshund. In: XXXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2011, Belém. Anais da XXXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (CD Room), 2011.

10.
Velasco, S. M. ; Huziwara, Edson M. ; Tomanari, G. Y. . Simetria associativa em pombos. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009, Goiania. Anais da XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (CD Room), 2009.

11.
Huziwara, Edson M.; Velasco, S. M. ; Tomanari, G. Y. ; Machado, A. ; de Souza, D. G. . Avaliando relações de transitividade em procedimento de bisecção temporal com pombos. In: XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2009, Goiania. Anais da XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (CD Room), 2009.

12.
Pessoa, C. V. B. B. ; Endemann, P. ; Perez, W. ; Huziwara, Edson M. ; Tomanari, G. Y. . Eye movements in a four-choice simultaneous discrimination with two- and three-dimensional figure. In: 34th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis - ABA, 2008, Chicago. Anais da 34th Annual Convention of the Association for Behavior Analysis (CD Room).

13.
Pessoa, C. V. B. B. ; Perez, W. ; Endemann, P. ; Huziwara, Edson M. ; Tomanari, G. Y. . Movimentos dos olhos como medida auxiliar de controle de estímulos em uma tarefa de discriminação simples. In: XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2008, Campinas. Anais do XVII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental, 2008.

14.
Huziwara, Edson M.; Tomanari, G. Y. ; de Souza, D. G. ; de Rose, J.C. . Interação entre movimentos oculares e topografias de resposta em tarefas de matching-to-sample: Resultados preliminares. In: XXXVII Reunião Anual de Psicologia (Sociedade Brasileira de Psicologia), 2007, Florianópolis - SC. Anais da XXXVII Reunião Anual de Psicologia (CD ROOM), 2007.

15.
Faggiani, R. B. ; Huziwara, Edson M. ; Debert, P. . Relações condicionais com procedimento go/no-go com estímulos compostos dispostos em figura-fundo. In: XXXVII Reunião Anual de Psicologia (Sociedade Brasileira de Psicologia), 2007, Florianópolis - SC. Anais da XXXVII Reunião Anual de Psicologia (CD ROOM), 2007.

16.
Debert, P. ; Huziwara, Edson M. ; Faggiani, R. B. ; Moreno, A. M. ; Silva, M. J. M. . Emergent conditional relations in a go/no-go procedure with stimuli displayed as figure-ground. In: IV International Association for Behavior Analysis - ABA - Conference, 2007, Sydney. Anais do IV International Association for Behavior Analysis (CD Room), 2007.

17.
Pergher, N. K. ; Tomanari, G. Y. ; Huziwara, Edson M. . A sensibilidade das respostas de observação a perturbações no controle de estímulos. In: XXXVI Reunião Anual de Psicologia (Sociedade Brasileira de Psicologia), 2006, Salvador - BA. Anais da XXXVI Reunião Anual de Psicologia (CD ROOM), 2006.

18.
Pergher, N. K. ; Tomanari, G. Y. ; Huziwara, Edson M. . A sensibilidade das respostas de observação a perturbações no controle de estímulos. In: I Sarau Científico do ECCE, 2006, São Carlos. Anais do I Sarau Científico do ECCE, 2006.

19.
Huziwara, Edson M.; Grisante, P. C. ; Labadessa, J. R. . Ensino de repertório de leitura e escrita para criança com histórico de fracasso escolar. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação no Brasil - Região Sudeste, 2005, Belo Horizonte - MG. Anais do VII Encontro de Pesquisa em Educação no Brasil (CD ROOM), 2005.

20.
Huziwara, Edson M.; de Souza, D. G. ; Bevilacqua, M. C. . Função simbólica de estímulos auditivos em indivíduos pré-linguais submetidos a implante coclear. In: XXXV Reunião Anual de Psicologia (Sociedade Brasileira de Psicologia), 2005, Curitiba - PR. Anais da XXXV Reunião Anual de Psicologia (CD ROOM), 2005.

21.
Huziwara, Edson M.; Postalli, L. M. M. ; de Souza, D. G. ; Bevilacqua, M. C. ; da Silva, W. R. . Utilização do fading-out em um procedimento de ensino de discriminações auditivo-visuais para usuários de implante coclear. In: II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2005, São Carlos - SP. Anais do II Congresso Brasileiro de Educação Especial e II Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2005.

22.
Huziwara, Edson M.; Medeiros, L. ; Ramos, K. . Controle aversivo e comportamentos de fuga esquiva: Relações difusas da vida do indivíduo. In: XIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental e II Encontro Internacional da ABA - Association for Behavior Analysis, 2004, Campinas - SP. Anais do XIII Encontro Brasileiro de Psicoterapia e II Encontro Internacional da ABA - Association for Behavior Analysis, 2004.

23.
de Souza, D. G. ; de Rose, J.C. ; Cazati, T. ; Huziwara, Edson M. ; Toledo, D. . Recombinative generalization in reading and spelling: Effects of matching dictated syllables to printed syllables. In: 30th Annual Association for Behavior Analysis Convention, 2004, Boston - Massachusetts. Anais do 30th Annual Association for Behavior Analysis Convention, 2004.

24.
de Souza, D. G. ; de Rose, J.C. ; Cazati, T. ; Huziwara, Edson M. ; Labadessa, J. R. ; Periotto, V. ; Toledo, D. . Generalização recombinativa na aprendizagem de leitura. In: I Congresso Brasileiro de Educação Especial e I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2003, São Carlos - SP. Anais do I Congresso Brasileiro de Educação Especial e I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2003.

25.
Huziwara, Edson M.; Gallo, A. E. ; Williams, L. C. A. . Intervenção no comportamento ameaçador de adolescentes em conflito com a lei. In: XI Congresso de Iniciação Científica, 2003, São Carlos - SP. Anais do XI Congresso de Iniciação Científica, 2003.

26.
Cortegoso, A. L. ; Shimbo, I. ; Machado, M. L. ; Zanin, M. ; Dakuzaku, R. Y. ; Scopinho, R. ; Mascio, C. C. ; Huziwara, Edson M. ; Lacerda, D. F. . Procedimentos para construir cooperação no âmbito de empreendimentos: A organização interna da INCOOP/UFSCar. In: IV Encontro de Extensão da UFSCar: Compromisso Social e Conhecimento, 2003, São Carlos - SP. Anais do IV Encontro de Extensão da UFSCar: Compromisso Social e Conhecimento, 2003.

27.
Huziwara, Edson M.; Martins, E. C. ; Aiello, A. L. . Efeitos de diferentes programas de ensino de discriminações para indivíduos com autismo. In: X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC), 2001, Campinas - SP. Anais do X Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Campinas, 2001. p. 129-129.

28.
Huziwara, Edson M.; Martins, E. C. ; Aiello, A. L. . Ensino de discriminações a um jovem com autismo. In: XXXI Reunião Anual de Psicologia (Sociedade Brasileira de Psicologia), 2001, Rio de Janeiro - RJ. Anais da XXXI Reunião Anual de Psicologia, 2001. p. 119-120.

29.
Huziwara, Edson M.; Martins, E. C. ; Aiello, A. L. . Ensino de matching identidade generalizado a um jovem com autismo. In: IX Congresso de Iniciação Científica, 2001, São Carlos - SP. Anais do IX Congresso de Iniciação Científica, 2001. p. 115.

30.
Martins, E. C. ; Huziwara, Edson M. ; Aiello, A. L. . Ensino de matching identidade tridimensional a uma criança com autismo. In: IX Congresso de Iniciação Científica, 2001, São Carlos - SP. Anais do IX Congresso de Iniciação Científica, 2001. p. 134.

31.
Martins, E. C. ; Huziwara, Edson M. ; Aiello, A. L. . Aplicação de um programa de equivalência de estímulos em leitura e escrita para jovem com autismo. In: 5º Congresso de Iniciação Científica - ASSER, 2000, São Carlos - SP. Anais do 5º Congresso de Iniciação Científica - ASSER, 2000. p. 195.

32.
Martins, E. C. ; Huziwara, Edson M. ; Aiello, A. L. . Ensino de discriminações a jovens com autismo. In: 5º Congresso de Iniciação Científica - ASSER, 2000, São Carlos - SP. Anais do 5º Congresso de Iniciação Científica - ASSER, 2000. p. 194.

33.
Martins, E. C. ; Huziwara, Edson M. ; Aiello, A. L. . Ensino de discriminações a jovens com autismo. In: VIII Congresso de Iniciação Científica, 2000, São Carlos - SP. Anais do VIII Congresso de Iniciação Científica, 2000.

34.
Martins, E. C. ; Huziwara, Edson M. ; Aiello, A. L. . Aplicação de um programa de equivalência de estímulos em leitura e escrita para jovem com autismo. In: 39.o Encontro das APAEs do Paraná, 2000, Bela Vista do Paraíso. Anais do 39.o Encontro das APAEs do Paraná - Educação especial para ser e compreender, 2000. p. 187-187.

Artigos aceitos para publicação
1.
Espírito-Santo, R. R. B. ; Rico, V. V. ; Huziwara, E. M. . Efeitos do overtraining na formação de classes de estímulos equivalentes em estudantes universitários. ACTA COMPORTAMENTALIA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Huziwara, Edson M.; Velasco, S. M. ; Tomanari, G. Y. ; de Souza, D. G. ; Machado, A. . Emergent conditional relations in pigeons following training with temporal stimuli. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
Tomanari, G. Y. ; Huziwara, Edson M. . Contribuições dos modelos animais para a Análise do Comportamento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Jaegger, A.; Huziwara, E. M.; Bortoloti, R.. Participação em banca de Ana Paula Rubert Alves de Azevedo. Modulação do efeito IRAP por expressões de alegria e raiva e interferência da ansiedade e depressão neste processo. 2018. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Jaegger, A.; Vieira, M. N.; Sampaio, R. T.; Huziwara, E. M.. Participação em banca de Raquel Aline Ramos Motta. Priming emocional: Efeitos de acordes consonantes e dissonantes sobre o julgamento de palavras emocionais. 2017. Dissertação (Mestrado em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Huziwara, E. M.; Bortoloti, R.; Goulart, P. R. K.. Participação em banca de Ryan Ríguel Barbosa do Espírito Santo. O N400 como medida de avaliação do grau de relacionamento entre estímulos equivalentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
Rico, V. V.; de Rose, J.C.; Huziwara, E. M.. Participação em banca de Ariany Magalhães Leandro. Avaliação de um treino de habilidades pré-requisito para a aprendizagem de leitura em um programa computadorizado de ensino. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
Rico, V. V.; Postalli, L. M. M.; Huziwara, E. M.. Participação em banca de Olga Maria Busse de Alvarenga. O efeito do treino de consciência fonológica sobre o aprendizado de leitura em um programa individualizado de ensino. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
Pinheiro, A. M. V. A.; Huziwara, E. M.; Alves, L. M.. Participação em banca de Aline D'Avila Barbosa. A efetividade da avaliação e intervenção dos processos de compreensão de leitura segundo o DislexiaBrasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
Huziwara, E. M.; Almeida-Verdu, A. C.; Oliveira, T. P.. Participação em banca de Izabela Bandeira de Melo. Avaliação de procedimentos baseados no responder por exclusão e na modelagem de controle de estímulos para o ensino de relações auditivo-visuais a crianças usuárias de implante coclear. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
Oliveira, T. P.; Gil, M. S. C. A.; Cruvinel, A. C.; Huziwara, E. M.. Participação em banca de Junio Vieira de Rezende. Sondas imediatas e atrasadas na aprendizagem por exclusão por bebês: Aspectos teóricos e experimentais. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
Oliveira, T. P.; Souza, C. B. A.; Huziwara, Edson M.. Participação em banca de Juliana Campos de Jesus. Aquisição de mandos aprendidos através do PECS (Sistema de comunicação por troca de figuras) em crianças autistas. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
Oliveira, T. P.; Schmidt, A.; Huziwara, Edson M.. Participação em banca de Marcela Almeida Sousa de Morais. Caracterização das vocalizações de crianças usuárias de implante coclear. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
de Souza, D. G.; Schmidt, A.; Souza, D. H.; Huziwara, Edson M.. Participação em banca de Thais Arantes Ribeiro. Responder por exclusão na aprendizagem de relações simbólicas envolvendo adjetivos. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Teses de doutorado
1.
Tonneau, F. J.; Menezes, A. B. C.; Meiguins, B. S.; Galvão, O. F.; Huziwara, E. M.. Participação em banca de Carlos Rafael Fernandes Picanço. Movimentos oculares correlacionados com o efeito de aspecto positivo. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento)) - Universidade Federal do Pará.

2.
Tomanari, G. Y.; Pessoa, C. V. B. B.; Abreu-Rodrigues, J. O.; Debert, P.; Huziwara, E. M.. Participação em banca de Diana Catalina Serrano Ramos. Respostas de observação oculares de estímulos correlacionados com ganhos, perdas e manutenção de pontos dependentes e independentes da resposta efetiva. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

3.
Schmidt, A.; Domeniconi, C.; Tomanari, G. Y.; Huziwara, Edson M.; Mijares, M. G.. Participação em banca de Edson Mello da Silva. Análise da topografia da resposta de observação e da discriminabilidade de estímulos em discriminações condicionais com estímulos visuais em Rattus norvegicus. 2014. Tese (Doutorado em Psicobiologia) - Universidade de São Paulo.

4.
Gil, M. S. C. A.; Almeida-Verdu, A. C.; Huziwara, Edson M.; Sousa, N. M.; de Rose, J.C.. Participação em banca de Christiana Gonçalves Meira de Almeida. Novos repertórios verbais em crianças pequenas: Ouvinte, falante e classes de estímulos equivalentes. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
de Souza, D. G.; HANNA, E. S.; Isotani, S.; Huziwara, Edson M.; Teixeira, C. A. C.; de Rose, J.C.. Participação em banca de Leonardo Brandão Marques. Variáveis motivacionais no ensino de leitura: O jogo como recurso complementar. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
de Rose, J.C.; Schmidt, A.; de Souza, D. G.; Huziwara, E. M.; Caetano, M. S.. Participação em banca de Natalia Maria Aggio. Investigações sobre o estabelecimento de 'falsas memórias' por meio do paradigma de equivalência de estímulos. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

7.
de Rose, J.C.; Banaco, R. A.; Huziwara, Edson M.; Postalli, L. M. M.; Gil, M. S. C. A.. Participação em banca de João Henrique de Almeida. Mensuração e estudo da transferência de significado: Diferentes perspectivas teóricas atuais. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

8.
de Rose, J.C.; HANNA, E. S.; Huziwara, Edson M.; Benvenuti, M. F.; Goyos, C.. Participação em banca de Ana Karina Leme Arantes. Topografias de controle de estímulos e equivalência de estímulos: Variações paramétricas do procedimento de máscaras. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

9.
Tomanari, G. Y.; de Rose, J.C.; Huziwara, Edson; Benvenuti, M. F.; Velasco, S. M.. Participação em banca de William Ferreira Perez. Equivalência de estímulos e transferência de função: avaliando os efeitos dos controles por seleção e rejeição. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental)) - Universidade de São Paulo.

10.
de Rose, J.C.; Tomanari, G. Y.; Gil, M. S. C. A.; Micheletto, N.; Huziwara, Edson M.. Participação em banca de Priscila Crespilho Grisante. Controle de estímulos e formação de classes de estímulos equivalentes em crianças e em indivíduos com síndrome de down. 2011. Tese (Doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial)) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Doutorado
1.
Huziwara, E. M.; Cruz, J. S.; Silva, C. N.. Participação em banca de Rogério Freitas Lacerda. Correlações entre os níveis de Tiamina, Fosfotiaminas, parâmetros apoptóticos e aspectos cognitivos em modelo experimental de Werneck. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Bioquímica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Pinheiro, A. M. V. A.; Maluf, M. R.; Huziwara, E. M.. Participação em banca de Rita de Cássia Duarte Leite. Avaliação da efetividade do Sistema Scliar de alfabetização. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Bortoloti, R.; Cardoso, R. C.; Huziwara, E. M.. Participação em banca de Rodrigo Faucz Pereira e Silva. A prova testemunhal a partir de pesquisas sobre a conformidade de memória no âmbito criminal. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Neurociências) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
de Souza, D. G.; HANNA, E. S.; Huziwara, Edson M.. Participação em banca de Leonardo Brandão Marques. Variáveis motivacionais no ensino de leitura: O jogo como recurso complementar. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

5.
de Rose, J.C.; Tomanari, G. Y.; Huziwara, Edson M.. Participação em banca de Ana Karina Leme Arantes. Topografias de controle de estímulos: Variações paramétricas do procedimento de máscaras. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

Qualificações de Mestrado
1.
Tomanari, G. Y.; Debert, P.; Huziwara, E. M.. Participação em banca de Eduardo Cunha Vilela. Os efeitos do emprego de atraso em tarefas de MTS sobre o tempo de fixação do olhar em estímulos modelo e na formação de classes de equivalência. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Experimental) - Universidade de São Paulo.

2.
Sato, J. R.; Balardin, J. B.; Huziwara, E. M.. Participação em banca de Carlos Fernando de Araújo Ramos. Modulação do N400 - Alterações de aspectos temporais e características semânticas em uma tarefa de masked-priming. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Neurociência e Cognição) - Universidade Federal do ABC.

3.
Huziwara, E. M.; de Rose, J.C.; Oliveira, T. P.. Participação em banca de Marina Mendonça de Sousa. Um estudo do comportamento empreendedor a partir de atitudes implicitas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
Huziwara, E. M.; de Rose, J.C.; Bortoloti, R.. Participação em banca de César Silva Rodrigues Oliveira. O Implicit Relational Assessment Procedure (IRAP) como medida do responder relacional de comparação entre a prevalência de substâncias psicoativas e seus respectivos graus de aceitação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
Huziwara, E. M.; de Rose, J.C.; Bortoloti, R.. Participação em banca de Gustavo Coelho Belleza Dias. Relações nome-objeto como condição para a modulação do componente N400 em experimentos sobre equivalência de estímulos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
Huziwara, E. M.; de Rose, J.C.; Bortoloti, R.. Participação em banca de Maisa Kirchmaier Teixeira. O uso do IRAP na investigação de atitudes implícitas de homens heterossesuais e homossexuais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
Huziwara, E. M.; de Rose, J.C.; Rico, V. V.. Participação em banca de Luciana Leão Moreira. O uso do Implicit Relational Assessment Procedure (IRAP) como medida de viés de gênero referente às carreiras profissionais 'femininas' e 'masculinas'. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
Huziwara, E. M.; de Rose, J.C.; Rico, V. V.. Participação em banca de Raone Mateus Rodrigues. Estabelecimento de relações condicionais com estímulos musicais em crianças com implante coclear. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

9.
Huziwara, E. M.; Schmidt, A.; Domeniconi, C.. Participação em banca de Marina Castaña Fenner. Aprendizagem condicional e responder por exclusão em cães domésticos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos.

10.
Oliveira, T. P.; de Souza, D. G.; Coelho, J. A. P. M.; Huziwara, E. M.. Participação em banca de Junio Vieira de Rezende. Variáveis do ensino de discriminações condicionais na aprendizagem por exclusão em bebês entre 12 e 18 meses. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
Huziwara, E. M.; Coelho, J. A. P. M.; de Souza, D. G.; Rico, V. V.. Participação em banca de Izabela Oliveira Bandeira de Melo. Ensino de relações auditivo-visuais a partir dos procedimentos de exclusão e modelagem do controle de estímulos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jaegger, A.; Bortoloti, R.; Huziwara, E. M.. Participação em banca de Janete Jane Graciano. Prejuízos na memória do dependente químico decorrentes do uso de drogas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências e Suas Fronteiras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
de Souza, B. R.; Medeiros, D. C.; Huziwara, E. M.. Participação em banca de Gustavo Henrique Pereira e Silva. Análise da aversividade do processo de extinção em diferentes momentos de uma cadeia comportamental. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências e Suas Fronteiras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
Neves, P. T.; Guerra, L. B.; Huziwara, E. M.. Participação em banca de Guilherme Alves Farnezi. Avaliação dos diferentes esquemas de reforçamento e suas relações com parâmetros colinérgicos no processo de extinção de um aprendizado espacial. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências e Suas Fronteiras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Schmidt, A.; de Souza, D. G.; Huziwara, Edson M.. Participação em banca de Matheus Felipe de Souza.Responder por exclusão em ratos wistar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
45a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. O estudo de processos de aprendizagem diversos a partir de experimentos com sujeitos não humanos. 2015. (Congresso).

2.
XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP.Análise Comportamental de Processos Simbólicos. 2014. (Simpósio).

3.
ABAI?s Seventh International Conference. In Search for Establishing Conditional Discriminations in Dogs. 2013. (Congresso).

4.
XXXVII Reunião Anual da SBNeC. Emergent relations in pigeons following training with temporal stimuli. 2013. (Congresso).

5.
XXI Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental e II Encontro Internacional da ABA - Association for Behavior Analysis. 2012. (Encontro).

6.
ABAI - 6th International Conference. Emergent comparison-stimulus relations in pigeons following one-to-many training with temporal samples. 2011. (Congresso).

7.
II Simpósio INCT-ECCE. 2011. (Simpósio).

8.
8a. Jornada da Análise do Comportamento de São Carlos.Contribuições dos modelos animais para a Análise do Comportamento. 2009. (Encontro).

9.
XXXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Avaliando relações de transitividade em um procedimento de bisecção temporal com pombos. 2009. (Congresso).

10.
XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Interação entre movimentos oculares e topografias de resposta em tarefas de matching-to-sample: Resultados preliminares. 2007. (Congresso).

11.
XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A sensibilidade das respostas de observação a perturbações no controle de estímulos. 2006. (Congresso).

12.
II Congresso Brasileiro de Educação Especial. Utilização do fading-out em um procedimento de ensino de discriminações auditivo-visuais para usuários de implante coclear. 2005. (Congresso).

13.
VII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.Ensino de repertório de leitura e escrita para crianças com histórico de fracasso escolar. 2005. (Encontro).

14.
XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Função simbólica de estímulos auditivos em indivíduos com surdez pré-lingual submetidos a implante coclear. 2005. (Congresso).

15.
3a. Jornada da Análise do Comportamento de São Carlos. 2004. (Encontro).

16.
II Congresso Internacional da Association for Behavior Analysis. Controle aversivo e comportamentos de fuga e esquiva: Relações difusas na vida do indivíduo. 2004. (Congresso).

17.
XIII Encontro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental. Controle aversivo e comportamentos de fuga-esquiva: Relações difusas na vida do indivíduo. 2004. (Congresso).

18.
XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ensino de discriminações a um jovem com autismo. 2001. (Congresso).

19.
IX Encontro Brasileiro de Psicoterapia e Medicina Comportamental. 2000. (Encontro).

20.
VIII Encontro Regional da Associação Brasileira de Psicologia Social. 2000. (Encontro).

21.
I Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. 1999. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Huziwara, Edson M.; Domeniconi, C. ; Costa, A. A. ; Capobianco, D. ; Caetano, M. S. ; Costa, T. D. ; Arantes, A. K. L. ; Perez, W. ; Salgado, R. C. . II Jornada da Análise do Comportamento - São Carlos - UFSCar. 2003. (Outro).

2.
Costa, A. A. ; Domeniconi, C. ; Gabarra, D. ; Huziwara, Edson M. ; Ferreira, P. R. S. ; Costa, E. O. ; Rocca, J. ; Caetano, M. S. ; Costa, T. D. ; Capobianco, D. . I Jornada da Análise do Comportamento - São Carlos - UFSCar. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Thiago Martins. Ensino de relações condicionais e teste de relações emergentes em tarefas com notas musicais.. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Raone Mateus Rodrigues. Estabelecimento de relações condicionais com estímulos musicais em crianças com implante coclear. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
César Silva Rodrigues Oliveira. O procedimento de avaliação de relações implícitas (IRAP) como uma medida da percepção de risco entre substâncias psicoativas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
Maísa Kirchmaier Teixeira. Avaliando a adequação do procedimento de avaliação de relações implícitas (IRAP) na investigação de atitudes relacionadas à homossexualidade. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

5.
Gustavo Coelho Belleza Dias. Investigação da modulação do ERP N400 por estímulos abstratos e pseudopalavras em classes de equivalência. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

6.
Luciana Leão Moreira. Relações simbólicas de homens e mulheres a respeito de profissões. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

7.
Marina Mendonça de Sousa. O estudo do comportamento empreendedor a partir de classes de equivalência e atitudes implícitas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Pedro Ivo de Oliveira Cardoso. O N400 como medida para a formação de classes de equivalência. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Atila Moreira Cedro. Avaliando formação de conceito em Treinos de Múltiplos Exemplares com acordes musicais. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edson Massayuki Huziwara.

2.
Ryan Miguel Barbosa do Espírito Santo. O Registro do N400 como medida de avaliação de grau de relacionamento entre estímulos equivalentes. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Edson Massayuki Huziwara.

3.
Marina Castana Fenner. Aprendizagem condicional e responder por exclusão em cães domésticos. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Coorientador: Edson Massayuki Huziwara.

4.
Izabela Bandeira de Melo. Ensino de relações auditivo-visuais a partir dos procedimentos de exclusão e modelagem do controle de estímulos. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Edson Massayuki Huziwara.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Julia Fonseca. O registro do N400 como medida para formação de relações condicionais a partir do controle contextual. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Neurociências e Suas Fronteiras) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Edson Massayuki Huziwara.

Iniciação científica
1.
Julia Borges. Ensino de relações condicionais e teste de relações emergentes em tarefas com notas musicais. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Edson Massayuki Huziwara.

2.
Marina Luiza Nunes Diniz. Ensino de relações condicionais e teste de relações emergentes em tarefas com notas musicais.. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Edson Massayuki Huziwara.

3.
Raone Mateus Rodrigues. O Registro do N400 como medida para formação de classes a partir do controle por rejeição. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edson Massayuki Huziwara.

4.
Marina Mendonça de Sousa. O Registro do N400 como medida para formação de classes a partir do controle por rejeição. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edson Massayuki Huziwara.

5.
Maria Clara Rabelo Ferreira Silva. O Registro do N400 como medida para formação de classes a partir do controle por rejeição. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edson Massayuki Huziwara.

6.
Bernardo Augusto Wilke Silva. Equivalência de Estímulos e o Ensino de Habilidades Musicais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edson Massayuki Huziwara.

7.
Kamila Regina Machado. Ensino de relações auditivo-visuais a indivíduos com implante coclear. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edson Massayuki Huziwara.

8.
Matheus de Araújo Torres. Ensino de relações auditivo-visuais a indivíduos com implante coclear. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edson Massayuki Huziwara.

9.
Eduardo Cunha Vilela. Ensino de relações auditivo-visuais a indivíduos com implante coclear. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edson Massayuki Huziwara.

10.
Livia Valente. Discriminação de estímulos temporais e responder por exclusão em cães. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Edson Massayuki Huziwara.

11.
Carolina Meirelles Gonçalves Ito. Treino discriminativo e teste de generalização de resposta: Proposta de análise do controle exercido pelo tempo no comportamento canino. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Carlos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Edson Massayuki Huziwara.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Huziwara, Edson M.2013 Huziwara, Edson M.; Velasco, S. M. ; Tomanari, G. Y. ; de Souza, D. G. ; Machado, A. . Emergent relations in pigeons following training with temporal samples. Learning & Behavior, v. 41, p. 192-204, 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 14:30:51