Luciana Elizabeth da Mota Távora

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2487238880227616
  • Última atualização do currículo em 02/07/2018


Pesquisadora Associada da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) lotada na Coordenação de Estudos em Ciência e Tecnologia, onde foi coordenadora substituta (2012-2015). Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Fundaj - PIBIC/CNPq/Fundaj (2013-2015). Está cedida para o Governo do Estado de Pernambuco, onde ocupou o cargo de Superintendente de Recursos Humanos para C,T&I, na Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação - SECTI (2015-2016). Em maio de 2016, assumiu a Diretoria de Política e Articulação da SECTI. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Economia no PIMES - Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco, tendo realizado parte do curso (doutorado sanduíche) na University of Illinois, EUA (2010). Tem experiência nas áreas de Economia e Engenharia de Produção, com ênfase em Avaliação de Projetos e Programas de Pesquisa & Desenvolvimento, Gestão e Avaliação de Projetos de Inovação, Engenharia Econômica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Elizabeth da Mota Távora
Nome em citações bibliográficas
TÁVORA, L. E.M.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Joaquim Nabuco, Instituto de Pesquisas Sociais.
Avenida Dois Irmãos, 92
Apipucos
52071-440 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 30736522
URL da Homepage: www.fundaj.gov.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2010
Doutorado em Economia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
com período sanduíche em University of Illinois Urbana-Champaing (Orientador: Werner Baer).
Título: Inovação, Ciência e Tecnologia no Brasil: Proposta de Avaliação de Projetos de P&D no Setor Elétrico, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Francisco de Sousa Ramos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Economia Industrial; Economia Brasileira; Crescimento e Desenvolvimento Econômico; Métodos Quantitativos; Pesquisa & Desenvolvimento.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia / Especialidade: Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial / Especialidade: Mudança Tecnológica.
Setores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social; Educação; Pesquisa e Desenvolvimento.
2003 - 2005
Mestrado em Engenharia de Producao.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Estudo do Comportamento dos Preços da Gasolina na Região Metropolitana do Recife: Uma Aplicação de Modelos Auto-Regressivos,Ano de Obtenção: 2005.
Orientador: Francisco de Sousa Ramos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Indústria do Petróleo; Preços do Petróleo; Preços da Gasolina; Assimetria de Preços.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia / Especialidade: Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Setores de atividade: Extração de Petróleo e Serviços Correlatos; Fabricação de Coque, Refino de Petróleo, Elaboração de Combustíveis Nucleares e Produção de Álcool.
1998 - 2003
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Possibilidades do Uso de Mercados Derivativos na Comercialização de Energia Elétrica no Brasil.
Orientador: José Lamartine Távora Junior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco, SECTI/PE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Diretora de Política e Articulação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Superintendente de RH para C,T& I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Associada, Carga horária: 40

Atividades

03/2013 - 03/2015
Outras atividades técnico-científicas , Fundaj, Fundaj.

Atividade realizada
Coordenadora do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
03/2012 - 3/2015
Direção e administração, Instituto de Pesquisas Sociais, Coordenação de Estudos em Ciência e Tecnologia.

Cargo ou função
Coordenadora substituta.

Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Representante, Enquadramento Funcional: Membro do Câmara de Inovação



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil
Descrição: O Ministério da Integração (MI) em cooperação com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI/PE), em parceria com a Direção Geral de Política Regional da Comissão Europeia (DGREGIO) e o JRC-IPTS ? Institute for Prospective Technological Services (Centro de Investigação da Comissão Europeia), desenvolveram inicialmente o estudo denominado ?Bases para Implantação de um Sistema Regional de Inovação em Territórios selecionado da Política Regional Brasileira? com o objetivo de testar a metodologia Europeia RIS3 em determinados territórios selecionados no Brasil e comparar os resultados com territórios na União Europeia. A segunda fase do Projeto, chamada "RIS3-PE Estratégia de especialização inteligente em territórios inovadores selecionados do Estado de Pernambuco", significou uma aplicação da metodologia proposta na primeira fase..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Avaliação do Papel do Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) como Instrumentos de Inovação
Descrição: A proposta do projeto de pesquisa é fazer uma avaliação dos Instituto Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no que se refere à construção de suas capacidades de apoiar a inovação, indicando caminhos para o fortalecimento do papel social que essas instituições venham a desempenhar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Metodologia de Avaliação de Projetos de P&D do Setor Elétrico
Descrição: Projeto para desenvolver metodologia de avaliação impactos e resultados dos Projetos desenvolvidos no âmbito do Programa de P&D da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco -CHESF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Estudo de Metodologias para Avaliação dos Resultados dos Programas de P&D do Setor de Energia Elétrica:Uma Adaptação à Realidade das Empresas do Nordeste.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2015 - 2017
Programa de Produção e Difusão de Inovações para a Competitividade de Arranjos Produtivos Locais do Estado de Pernambuco
Descrição: Executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e o ITEP, por meio de um contrato de gestão, consiste numa articulação público-privada financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o SEBRAE-PE e o Sistema FIEPE. Iniciado em 2011 e aditado em 2015 para vigência até 2017. O programa consistiu num conjunto de estudos e ações em 4 Arranjos Produtivos Locais; de Confecção, no Agreste Central e Setentrional; Gesso, na região do Araripe; Laticínios no Agreste Central e Meridional e Vitivinicultura, no Sertão do São Francisco..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Avaliação de Projetos.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia/Especialidade: Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial/Especialidade: Mudança Tecnológica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2010
Doutorado em Economia, Universidade Federal de Pernambuco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
INACIO JR., E.2014INACIO JR., E. ; RIBEIRO, C. G. ; FURTADO, A. T. ; Sicsú, A. B. ; TÁVORA, L. E.M. ; SILVA, G. ; PEREIRA, V. G. . Avaliação dos Projetos de P&D da Chesf. Espacios (Caracas), v. 35, p. 14, 2014.

2.
INACIO JR., E.2013INACIO JR., E. ; RIBEIRO, C. G. ; FURTADO, A. T. ; SILVA, G. ; Sicsú, A. B. ; TÁVORA, L. E.M. ; PEREIRA, V. G. . Quão efetivas são políticas tecnológicas de cunho impositivas? Evidências do programa de P&D capitaneadas por uma empresa do setor elétrico brasileiro. Revista Ciencias Estrategicas, v. 21, p. 87-94, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DIAS, A. B. ; MELO, L. C. P. ; TÁVORA, L. E.M. ; KELNER, S. . Impulsionando a Inovação à consolidação da rede que conhece o nosso chão, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 1. ed. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2016. v. 1. 124p .

Capítulos de livros publicados
1.
TAVORA JUNIOR, J. L. ; TÁVORA, L. E.M. . Decisões de Investimentos em Projetos de Inovação. In: Adriano Proença; Daniel Pacheco Lacerda; José Antônio Valle Antunes Júnior; Mário Sérgio Salerno. (Org.). Gestão da Inovação e Competitividade no Brasil. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2015, v. 1, p. 159-175.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TÁVORA, L. E.M.; DIAS, A. B. ; MELO, L. C. P. ; KELNER, S. . Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e o Apoio à Inovação Tecnológica: análises e recomendações. In: XVI Congresso Latino-Iberoamericano de Gestão da Tecnologia, 2015, Porto Alegre. XVI Congresso Latino-Iberoamericano de Gestão da Tecnologia: inovação para além da tecnologia.

2.
TÁVORA, L. E.M.; Sicsú, A. B. ; FURTADO, A. T. ; RIBEIRO, C. G. ; INACIO JR., E. ; PEREIRA, V. G. ; SILVA, G. . Da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) à Inovação: um estudo de caso numa empresa do Setor Elétrico Brasileiro. In: XIII Seminário Modernização Tecnológica Periférica, 2013, Recife. XIII Seminário Modernização Tecnológica Periférica.

3.
RIBEIRO, C. G. ; INACIO JR., E. ; FURTADO, A. T. ; Sicsú, A. B. ; TÁVORA, L. E.M. ; SILVA, G. ; PEREIRA, V. G. . Metodologia de avaliação de projetos de P&D do setor elétrico. In: XV Congresso Latino - Iberoamericano de Gestão de Tecnologia - Políticas e Gestão de Ciência e Tecnologia, 2013, Porto. XV Congresso Latino - Iberoamericano de Gestão de Tecnologia, 2013.

4.
TÁVORA, L. E.M.; Sicsú, A. B. ; FURTADO, A. T. ; RIBEIRO, C. G. ; INACIO JR., E. ; PEREIRA, V. G. ; SILVA, G. . Da Pesquisa e Desenvolvimento à inovação: um estudo de caso numa empresa do setor elétrico do nordeste brasileiro. In: XV Congresso Latino - Iberoamericano de Gestão de Tecnologia - Políticas e Gestão de Ciência e Tecnologia, 2013, Porto. XV Congresso Latino - Iberoamericano de Gestão de Tecnologia, 2013.

5.
RIBEIRO, C. G. ; INACIO JR., E. ; FURTADO, A. T. ; SILVA, G. ; Sicsú, A. B. ; TÁVORA, L. E.M. ; PEREIRA, V. G. . Avaliação dos projetos de P&D da Chesf: passos metodológicos. In: V Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, 2013, Campinas. V Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação.

6.
TÁVORA, L. E.M.; Sicsú, A. B. ; FURTADO, A. T. ; RIBEIRO, C. G. ; INACIO JR., E. ; SILVA, G. . Avaliação dos Impactos de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no Setor Elétrico do Nordeste Brasileiro: Uma Visão Estratégica. In: III Congresso Internacional de Gestión Tecnológica e Innovación, 2012, Medellín. III Congresso Internacional de Gestión Tecnológica e Innovación - Competitividad en los Mercados Abiertos. Medellín: Editorial Universidad Pontifícia Bolivariana, 2012. v. I. p. 524-537.

7.
INACIO JR., E. ; RIBEIRO, C. G. ; FURTADO, A. T. ; Sicsú, A. B. ; SILVA, G. ; TÁVORA, L. E.M. . Quão efetivas são as políticas tescnológicas de cunho impositivas? Evidências do programa de P&D capitaneadas por uma empresa do setor elétrico brasileiro. In: III Congresso Internacional de Gestión Tecnológica e Innovación 2012 - Competitividad en los Mercados Abiertos, 2012, Medellín. III Congresso Internacional de Gestión Tecnológica e Innovación 2012 - Competitividad en los Mercados Abiertos. Medellín: Editorial Universidad Pontificia Bolivariana. v. I. p. 851-864.

8.
TÁVORA, L. E.M.; FREITAS, S. S. . A relação entre universidades e empresas para o favoracimento da inovação tecnológica: O caso do setor elétrico. In: Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e Inovação, 2011, Recife. SIGCI- Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e Inovação. Recife: Editora Universitária, 2011. v. I. p. 492-503.

9.
Sicsú, A. B. ; TÁVORA, L. E.M. . Avaliação de Impactos dos Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento no Setor Elétrico do Nordeste Brasileiro: Proposta Metodológica. In: 17º Congresso da APDR - Gestão de Bens Comuns e Desenvolvimento Regional Sustentável- Sistemas de Apoio à Decisão para o Desenvolvimento Regional, 2011, Bragança - Portugal. Gestão de Bens Comuns e Desenvolvimento Regional Sustentável- Sistemas de Apoio à Decisão para o Desenvolvimento Regional, 2011. v. 1. p. 536-544.

10.
Ramos, F. S. ; CARMO, C. M. ; FERREIRA, M. ; TÁVORA, L. E.M. ; BRASILEIRO, A. K. ; SANTOS, W. B. . Simulação dos Modelos de Risco do Investimento em Projetos de P&D: O caso da Celpe.. In: Congresso Internacional de Distribuição Elétrica, 2010, Buenos Aires. CIDEL Argentina 2010, 2010.

11.
CARMO, C. M. ; TÁVORA, L. E.M. ; FERREIRA, M. ; Ramos, F. S. ; BRASILEIRO, A. K. ; SANTOS, W. B. . Avaliação de Projetos do Plano de Investimento da Celpe: Estudo de Caso no Programa de P&D - Uma Aplicação do Balanced Scorecard. In: XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica - SENDI, 2010, São Paulo. SENDI- XIX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, 2010.

12.
FERREIRA, M. ; CARMO, C. M. ; TÁVORA, L. E.M. ; Ramos, F. S. ; BRASILEIRO, A. . FERRAMENTAS DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE P&D NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO COM BASE EM MODELOS DE DECISÃO MULTICRITÉRIOS.. In: XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2010, São Carlos. XXX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO- Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente., 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TÁVORA, L. E.M.. Estudos de Localização Industrial para o Desenolvimento Regional. In: II CONGRAD - Congresso de Graduação, 2002, Recife. Anais do II CONGRAD. Recife: UFPE, 2002.

2.
TÁVORA, L. E.M.. Estudos de Técnicas de Análise de Investimentos para Incremento das Dimensões Competitivas na Indústria. In: IX CONIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2001, Recife. Anais do IX CONIC. RECIFE: UFPE, 2001.

3.
TÁVORA, L. E.M.. Desenvolvimento de Metodologia de Análise de Mercado para Novas Tecnologias para Incremento da Competitividade. In: VIII CONIC - Congresso de Iniciação Científica da UFPE, 2000, Recife. Anais do VIII CONIC. Recife: UFPE, 2000.

Apresentações de Trabalho
1.
TÁVORA, L. E.M.; Sicsú, A. B. ; FURTADO, A. T. ; RIBEIRO, C. G. ; INACIO JR., E. ; PEREIRA, V. G. ; SILVA, G. . Da Pesquisa e Desenvolvimento à inovação: um estudo de caso numa empresa do setor elétrico do nordeste brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
TÁVORA, L. E.M.; Sicsú, A. B. ; FURTADO, A. T. ; RIBEIRO, C. G. ; INACIO JR., E. ; SILVA, G. . Avaliação dos Impactos de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no Setor Elétrico do Nordeste Brasileiro: Uma Visão Estratégica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
INACIO JR., E. ; FURTADO, A. T. ; RIBEIRO, C. G. ; SILVA, G. ; Sicsú, A. B. ; TÁVORA, L. E.M. . Quão efetivas são as políticas tecnológicas de cunho impositivas? Evidências do programa do programa de P&D capitaneadas por uma empresa do setor elétrico brasileiro.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Ramos, F. S. ; CARMO, C. M. ; FERREIRA, M. ; TÁVORA, L. E.M. ; BRASILEIRO, A. K. ; SANTOS, W. B. . Simulação dos Modelos de Risco do Investimento em Projetos de P&D: O caso da CELPE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CARMO, C. M. ; TÁVORA, L. E.M. ; FERREIRA, M. ; Ramos, F. S. ; BRASILEIRO, A. K. ; SANTOS, W. B. . Avaliação de Projetos do Plano de Investimento da Celpe: Estudo de Caso no Programa de P&D - Uma Aplicação do Balanced Scorecard. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
Ramos, F. S. ; CARMO, C. M. ; FERREIRA, M. ; TÁVORA, L. E.M. ; BRASILEIRO, A. K. . FERRAMENTAS DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE P&D NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO COM BASE EM MODELOS DE DECISÃO MULTICRITÉRIOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
TÁVORA, L. E.M.; CAVALCANTI, A. V. ; SILVA, T. J. F. ; MAIA, M. C. S. . Arranjo Produtivo de Laticínios em Pernambuco: plano de melhoria da competitividade. Recife 2017 (Documento Técnico Científico).

2.
TÁVORA, L. E.M.; CAVALCANTI, A. V. ; SILVA, T. J. F. ; MAIA, M. C. S. . Arranjo Produtivo de Viticultura, Vinhos e Derivados em Pernambuco: plano de melhoria da competitividade. Recife 2017 (Documento Técnico-Científico).

3.
TÁVORA, L. E.M.; Ramos, F. S. . Inovação, Ciência e Tecnologia no Brasil: Proposta de Avaliação de Projetos de P&D no Setor Elétrico. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2014 (Resenha).

4.
TÁVORA, L. E.M.; Ramos, F. S. . Assimetria no Preço da Gasolina: Uma Resenha. Recife: PIMES/UFPE, 2004 (Texto para Discussão).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERNANDES, A. C. ; MELO, L. C. P. ; TÁVORA, L. E.M. ; REGUEIRA, J. ; BRASILEIRO, N. ; VIANA, D. C. F. ; CARVALHO, F. F. . Estratégia de Ciência, Tecnologia e Inovação para Pernambuco 2017-2022. 2017. (Documento Técnico Institucional).

2.
TÁVORA, L. E.M.; Sicsú, A. B. . Estudo de Metodologias para Avaliação dos Resultados dos Programas de P&D do Setor de Energia Elétrica: Uma Adaptação à Realidade das Empresas do Nordeste. 2014. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Sicsú, A. B.; MOTA, C. M. M.; TÁVORA, L. E.M.. Participação em banca de Márcio Cardoso Soares. A Qualidade dos Serviços Prestados por uma IES na Cidade de Marabá. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
MOUTINHO, L. M. G.; CAMPOS, L. H. R.; CABRAL, R. M.; TÁVORA, L. E.M.. Participação em banca de Andresa Lydia da Silva Firmino. A Interiorização das Universidades Federais e os Arranjos Produtivos Locais: o caso da unidade acadêmica de Garanhuns (UAG/UFRPE). 2014. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

3.
FERREIRA, M.; Ramos, F. S.; TÁVORA, L. E.M.. Participação em banca de José Cícero de Castro. Aplicação do Método de Análise Multicritério para Selecionar Políticas Públicas de Incentivo à Redução da Informalidade no polo de Confecções do Agreste Pernambucano. 2013. Dissertação (Mestrado em Economia - Campus Agreste) - Universidade Federal de Pernambuco.

4.
Sicsú, A. B.; MEDEIROS, D. D.; TÁVORA, L. E.M.. Participação em banca de Maria Cecília Andrade de Aquino. Impacto de Políticas Públicas de C, T & I no Desenvolvimento: O Pappe subvenção em Pernambuco. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco.

5.
GATTO, M. F.; LIMA, J. P. R.; TÁVORA, L. E.M.. Participação em banca de Fernando José de Holanda Nunes. Do Long-Play ao MP3: Indústria Fonográfica Brasileira na Era Digital. 2013. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
Sicsú, A. B.; CAVALCANTI FILHO, P. F. M. B.; VERGOLINO, J. R. O.; TÁVORA, L. E.M.. Participação em banca de Dêlma do Socorro Pessoa Barbosa Aquino. Políticas Públicas como Condicionante de Desenvolvimento Socioeconômico para o Arranjo Produtivo Local da Citricultura - Segmento da Tangerina. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco.

7.
Sicsú, A. B.; TÁVORA, L. E.M.; AGUIAR, S. M. B.. Participação em banca de Éber Wesley Lemos de Queiroz. Pacto de Austeridade Fiscal: um diagnóstico da dívida consolidada líquida dos municípios do Estado de Pernambuco entre os anos de 2006 a 2010. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco.

8.
Sicsú, A. B.; AGUIAR, S. M. B.; TÁVORA, L. E.M.. Participação em banca de Luiz Antônio Calazans de Moura. A Inserção do Rio Capibaribe no ProjetoTurístico da Cidade do Recife. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco.

9.
TAVORA JUNIOR, J. L.; Sicsú, A. B.; TÁVORA, L. E.M.. Participação em banca de Marineide Gomes Barbosa de Lima. Utilização de Valuation na Análise de Projetos de Inovação Tecnológica: Uma Abordagem sobre alternativas de Financiamento. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Producao) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
Sicsú, A. B.; MEDEIROS, D. D.; DROGUETT, E. A. L.; LIMA, J. P. R.; TÁVORA, L. E.M.. Participação em banca de Vaneide Ferreira Lopes. A Inserção da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Processo de Inovação e Desenvolvimento Local: Intenção e Prática. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4ª Reunião de Trabalho dos Programas Institucionais de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica. 2013. (Outra).

2.
XIII Seminário de Modernização Tecnológica Periférica.Da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) à Inovação: um estudo de caso numa empresa do setor elétrico brasileiro. 2013. (Seminário).

3.
XV Congresso Latino-Íberoamericano de Gestão deTecnologia - ALTEC. Da Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) à Inovação: um estudo de caso numa empresa do setor elétrico brasileiro. 2013. (Congresso).

4.
III Congresso Internacional de Gestión Tecnológica e Innovación 2012 - Competitividad en los Mercados Abiertos. Quão efetivas são as políticas tescnológicas de cunho impositivas? Evidências do programa de P&Dcapitaneadas por uma empresa do setor elétrico brasileiro. 2012. (Congresso).

5.
III Congresso Internacional de Gestión Tecnológica e Innovación 2012 - Competitividad en los Mercados Abiertos. Avaliação dos Impactos de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no Setor Elétrico do Nordeste Brasileiro: Uma Visão Estratégica. 2012. (Congresso).

6.
Simpósio Internacional de Geografia do Conhecimento e Inovação.A relação entre universidades e empresas para o favorecimento da inovação tecnológica: O caso do setor elétrico. 2011. (Simpósio).

7.
1ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2010. (Outra).

8.
Congresso Internacional de Distribuição Elétrica. Simulação dos Modelos de Risco do Investimento em Projetos de P&D: O caso da Celpe.. 2010. (Congresso).

9.
Encontro Nacional de Engenharia de Produção.Ferramentas de Seleção de Projetos de P&D no Setor Elétrico Brasileiro com Base em Modelos de Decisão Multicritérios. 2010. (Encontro).

10.
VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.A Iniciação Científica como Ferramenta para Formação de Novos Pesquisadores. 2010. (Outra).

11.
Workshop do projeto Pró-Engenharia Modelo de Gestão de Operações em Organizações Inovadoras.Inovação, Ciência e Tecnologia no Brasil: Uma Proposta de Avaliação de Projetos de P&D no Setor Elétrico. 2010. (Outra).

12.
XIX Seminário Nacional de Distribuição Elétrica.Avaliação de Projetos do Plano de Investimento da Celpe: Estudo de Caso no Programa de P&D ? Uma Aplicação do Balanced Scorecard. 2010. (Seminário).

13.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.A Importância da Iniciação Científica na Formação de Novos Pesquisadores. 2009. (Outra).

14.
XI Seminário de Modernização Tecnológica Periférica. 2009. (Seminário).

15.
XXIX Encontro Brasileiro de Econometria. 2007. (Encontro).

16.
Encontro Nacional de Eonomia. 2004. (Encontro).

17.
II Congrad- Congresso de Graduação. Estudos de Localização Industrial para o Desenvolvimento Regional. 2002. (Congresso).

18.
X CONIC- Congresso de Iniciação Científica. Estudos de Localização Industrial para o desenvolvimento Regional. 2002. (Congresso).

19.
IX CONIC- Congresso de Iniciação Científica. Estudos de Técnicas de Análise de Investimentos para Incremento das Dimensões Competitivas na Indústria. 2001. (Congresso).

20.
XIV Congresso Brasileiro de Economistas. 2001. (Congresso).

21.
VIII CONIC- Congresso de Iniciação Científica. Desenvolvimento de Metodologia de Análise de Mercado para Novas Tecnologias para Incremento da Competitividade. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LUCENA, M. ; DIAS, A. B. ; TÁVORA, L. E.M. ; MEDEIROS, C. B. ; ODISIO, A. ; COUTINHO, S. . VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Sandro Soares Ramos de Freitas. Avaliação de Carteira de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento: uma aplicação. 2012. Iniciação Científica - Fundação Joaquim Nabuco. Orientador: Luciana Elizabeth da Mota Távora.

2.
Sandro Soares Ramos de Freitas. Estudo de Metodologias para Avaliação de Carteira de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento. 2011. Iniciação Científica - Fundação Joaquim Nabuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciana Elizabeth da Mota Távora.



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
INACIO JR., E.2013INACIO JR., E. ; RIBEIRO, C. G. ; FURTADO, A. T. ; SILVA, G. ; Sicsú, A. B. ; TÁVORA, L. E.M. ; PEREIRA, V. G. . Quão efetivas são políticas tecnológicas de cunho impositivas? Evidências do programa de P&D capitaneadas por uma empresa do setor elétrico brasileiro. Revista Ciencias Estrategicas, v. 21, p. 87-94, 2013.

2.
INACIO JR., E.2014INACIO JR., E. ; RIBEIRO, C. G. ; FURTADO, A. T. ; Sicsú, A. B. ; TÁVORA, L. E.M. ; SILVA, G. ; PEREIRA, V. G. . Avaliação dos Projetos de P&D da Chesf. Espacios (Caracas), v. 35, p. 14, 2014.


Livros e capítulos
1.
TAVORA JUNIOR, J. L. ; TÁVORA, L. E.M. . Decisões de Investimentos em Projetos de Inovação. In: Adriano Proença; Daniel Pacheco Lacerda; José Antônio Valle Antunes Júnior; Mário Sérgio Salerno. (Org.). Gestão da Inovação e Competitividade no Brasil. 1ed.Porto Alegre: Bookman, 2015, v. 1, p. 159-175.


Apresentações de Trabalho
1.
TÁVORA, L. E.M.; Sicsú, A. B. ; FURTADO, A. T. ; RIBEIRO, C. G. ; INACIO JR., E. ; PEREIRA, V. G. ; SILVA, G. . Da Pesquisa e Desenvolvimento à inovação: um estudo de caso numa empresa do setor elétrico do nordeste brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Membro do Comitê Interno do Programa de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco, de março de 2011 à junho de 2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 19:03:34