Patrícia Neiva Coelho Schneider

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9584217233879031
  • Última atualização do currículo em 17/09/2018


Professora adjunto IV na Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas e membro do programa de Pós Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PPGNBC). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2003). Doutorado em Genética pela Universidade de Iowa, Estados Unidos (2010). Durante o doutorado trabalhou com a via de sinalização Wnt e a formação do eixo dorso-ventral em embriões de vertebrados, sob a orientação de Dr. Douglas Houston e da Dra. Diane Slusarski. Fez pós-doutorado na Universidade de Chicago, Estados Unidos, no laboratório da Dra. Elizabeth Grove, Departamento de Neurobiologia pesquisando o papel da via Wnt na padronização cerebral em mamíferos (2010- 2011). Atualmente realiza pesquisa no campo da Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento, utiliza organismos não-modelos para elucidar as bases embriológicas e genéticas por trás inovações evolutivas em estruturas oculares. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patrícia Neiva Coelho Schneider
Nome em citações bibliográficas
SCHNEIDER, Patrícia Neiva;Schneider, Patricia N.;SCHNEIDER, PATRICIA NEIVA;SCHNEIDER, PATRICIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, ICB.
Campus Universitário do Guamá Rua Augusto Corrêa, N º 1
Guamá
66075110 - Belém, PA - Brasil
URL da Homepage: www.ufpa.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2010
Doutorado em Genética.
University of Iowa, UIOWA, Estados Unidos.
Título: Role of Axin during embryonic development. Maternal vs. zygotic functions, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Douglas Houston.
Bolsista do(a): University of Iowa, UIOWA, Estados Unidos.
Palavras-chave: Embriologia; Formação do eixo corporal; Xenopus; Zebrafish.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Animal.
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Embriologia.
1998 - 2003
Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado Mod Biologia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Estudos citogenéticos na espécie Hoplosternum littorale.
Orientador: Júlio Cesar Pieczarka.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2011
Pós-Doutorado.
University of Chicago, U OF C, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Brain Research Foundation, BRF, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 1, Regime: Dedicação exclusiva.


University of Chicago, U OF C, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Post doctoral Scholar, Enquadramento Funcional: Post doctoral Scholar


The University of Iowa, UIOWA, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Graduate Research Assistant, Enquadramento Funcional: Graduate Student



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
ECOLOGIA, EVOLUÇÃO E DESENVOLVIMENTO (ECO-EVO-DEVO) NA HERPETOFAUNA BRASILEIRA
Descrição: Processos e mecanismos de evolução de diversidade fenotípica constituem tema central na Biologia Evolutiva. Dois grandes conjuntos agrupam investigações acerca da evolução da forma, ecomorfologia e evolução do desenvolvimento (Evo-Devo), mas a integração efetiva dessas dimensões consolida-se efetivamente a partir do estabelecimento da área denominada Eco-Evo-Devo, quando o ambiente passa a ser reconhecido como agente indutor e seletor de diversidade fenotípica. A presente proposta utiliza essa abordagem integradora para concatenar dimensões funcionais e temporais dos processos de diversificação morfológica em representantes da herpetofauna brasileira. A proposta organiza-se em três eixos complementares. O primeiro combina sub-projetos de pesquisa acerca da diversificação morfológica em linhagens de Lissamphibia e Lepidosauria, organizados segundo três abordagens principais: Ecomorfologia, Evo-Devo, e Eco-Evo-Devo. Estudos ecomorfológicos serão implementados em escala taxonômica ampla, combinando dados morfométricos e merísticos com informações ecológicas. A pesquisa em Evo-Devo, por sua vez, investigará mecanismos e processos de desenvolvimento embrionário ou larval associados à diversificação morfológica em grupos específicos, por meio do sequenciamento de regiões codificantes e regulatórias de genes Hox e da avaliação de séries ontogenéticas. Finalmente, estudos em Eco-Evo-Devo serão desenvolvidos por meio da manipulação de condições ambientais durante o desenvolvimento e avaliação morfológica e funcional dos fenótipos estabelecidos. Essa proposta possui também um segundo eixo, focado na formação de Recursos Humanos em Evo-Devo e Eco- Evo-Devo mediante dois cursos de curta duração ministrados por referências internacionais na área. Finalmente, o acesso aos conceitos inerentes à Evo-Devo será viabilizado pela elaboração de um livro de divulgação científica destinado a estudantes de graduação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Patrícia Neiva Coelho Schneider - Integrante / Igor Schneider - Integrante / DA FONSECA, RODRIGO NUNES - Integrante / tiana kohlsdorf - Coordenador.
2014 - Atual
Caracterização Molecular do Desenvolvimento Ocular em Embriões do Peixe de Quatro Olhos Anableps anableps
Descrição: O A. anableps é abundante nos afluentes do Rio Amazonas e através de fecundação interna, reproduz-se ao longo de todo o ano. Neste projeto, propomos identificar os estágios embrionários em que ocorrem duplicações em estruturas oculares. Propomos também utilização a realização de transcriptoma e clonagem de marcadores moleculares para caracterizar o padrão de expressão gênica nos olhos durante o período embrionário de A. anableps. Por fim, identificaremos o período do desenvolvimento embrionário no qual ocorre distribuição diferencial de opsinas nas retinas dorsal e ventral. Esperamos que os resultados aqui obtidos ajudem a explicar a origem dos peculiares olhos de A. anableps e possam servir de exemplo para compreensão de mecanismos de inovação morfológica de um modo geral..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Patrícia Neiva Coelho Schneider - Coordenador / John Taylor - Integrante / Louise Perez - Integrante / Iracilda Sampaio - Integrante / Tiberio Burlamarqui - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
Mecanismo de determinação da formação das regiões cerebrais
Descrição: O cortex primordial é inicialmente padronizado como as outras áreas do embrião, por centros de sinalização que secretam familas de proteinas que incluem BMPs, Wnts e FGFs (Organizador). Essas moleculas sao indispensaveis para o estabelecimento dos eixos embrionarios, para a especificacao de tipos celulares e na regulacao de proliferacao cellular. Durante o desenvolvimento do cortex cerebral, outra onda de sinalizacao cellular e responsavel pelo mapeamento do cerebro e divisao dos hemisferios cerebrais. Durante esse periodo existem duas regioes identificadas que sao fontes secretoras de FGF8 e Wnts: porcao dorsal do telencefalo e o HEM respectivamente. Nos analizamos o cérebro de camundongos mutante para entender o mecanismo de especificação dos eixos cerebrais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Análise de expressão gênica por hibridização in situ em núcleos de aprendizado de canto em cérebros de aves Oscines Amazônicas.
Descrição: Dentro do subprojeto pretende-se realizar a identificação e caracterização molecular de circuitos cerebrais que controlam o canto e o aprendizado vocal em Sub-oscines da Amazônia. A presença dos núcleos do canto vai ser examinada através da análise de expressão gênica por hibridização in situ utilizando marcadores relacionados com o aprendizado e execução do canto. A abordagem a ser utilizada consistirá na hibridização in situ de cortes cerebrais de aves amazônicas. Os resultados obtidos deverão ajudar a elucidar os mecanismos envolvidos no canto, além de determinar a presença ou não de núcleos de aprendizado vocal em Sub-oscines..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Patrícia Neiva Coelho Schneider - Integrante / Schneider, Igor - Integrante / Maria Paula Cruz Schneider - Coordenador / Claudio Mello - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - Atual
Espécies de Primatas Filogeograficamente Negligenciadas
Descrição: Os macacos prego (gênero Cebus) estão amplamente distribuídos pela América do Sul e Central. Elliot (1913) os separou em dois grupos com base na presença ou não de tufos de pelos na cabeça dos machos. Herskovitz (1949) alocou todos os ?com tufos? na espécie Cebus apella e os ?sem tufos? em três espécies: Cebus albifrons, Cebus capucinus e Cebus nigrivittatus. Posteriormente verificou-se que a presença ou não de tufos não era um bom marcador taxonômico, e estudos mais recentes tem mostrado que de fato o que melhor separa os dois grupos é a anatomia do crânio. O grupo dos sem tufos tem o formato da morfologia craniana e pós-craniana mais delicado (gracilis) do que o grupo dos com tufos (robustus), e com base nesta característica, Silva (2001) imputou aos macacos com tufos (robustus) um subgenero próprio, Sapajus Kerr, 1792, com as seguintes espécies aceitas atualmente: (i) na Amazônia: Cebus (Sapajus) macrocephalus e C. (Sapajus) apella; (ii) Na Caatinga, Cerrado e Chaco: C. (Sapajus) libidinosus e C. (Sapajus) cay; (iii) Na mata Atlântica: C. (Sapajus) xanthosternos, C. (Sapajus) robustus e C. (Sapajus) nigritus; (iv) Cebus (Sapajus flavius) (Schreber, 1774) O grupo dos sem tufos, por sua vez, foi alocado no subgênero Cebus, com as seguintes espécies: Cebus (Cebus) capucinus, C. (C.) albifrons, C. (C.) olivaceus, C. (C.) nigrivitatus e C. (C.) kaapori. Recentemente em um extensivo trabalho sobre a filogeografia dos macacos-prego usando como marcadores moleculares dois genes mitocondriais (CYTB e 12S) foi mostrado que: (i) há dois grupos reciprocamente monofiléticos bem apoiados correspondendo aos macacos prego sem tufos (gracilis) e com tufos (robustus); os autores denominaram o grupo gracilis de Cebus e o robustus de Sapajus, formalizando finalmente a divisão do antigo gênero Cebus em dois; (ii) estimaram a divergência entre Cebus e Sapajus como sendo de 6.2 milhões de anos. Para explicar a simpatria observada atualmente entre Cebus e Sapajus na maior parte da bacia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Patrícia Neiva Coelho Schneider - Integrante / Schneider, Igor - Integrante / Horacio Schneider - Coordenador / Iracilda Sampaio - Integrante / Izeni pires farias - Integrante / Maria Claudene Barros - Integrante.
2005 - 2009
O papel da sinalização Wnt no desenvolvimento embrionário
Descrição: Ativação da via de sinalizacao Wnt é fundamental durante a formação inicial do eixo dorso-ventral, essa via de sinalização precisa ser posteriormente interrompida para que a regionalização cerebral ocorra com sucesso. A proteina Axina é um regulador negativo da via de sinalização Wnt. Axina contém domínios de ligação para outras proteínas, um deles é chamado Regulador de Proteínas G (RGS). Para entender o papel desta proteina durante o desenvolvimento embrionário, nos utilizamos dois sistemas modelo, zebrafish e Xenopus. A perda desta proteína durante a fase embrionária materna causa ventralização dos embriões de zebrafish e xenopus, e a perda desta proteína durante a fase zigótica causa ventralização do cérebro, com os eixos dorso-ventral permanecendo intactos. Para esclarecer o papel deste regulador negativo durante o desenvolvimento, utilizamos técnicas de gene knockdown e embriões mutantes para esse gene (Axina)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: JOURNAL OF EXPERIMENTAL ZOOLOGY PART B-MOLECULAR AND DEVELOPMENTAL EVOLUTIO
2015 - Atual
Periódico: GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY (ONLINE VERSION)
2018 - Atual
Periódico: JOURNAL OF FISH BIOLOGY


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Embriologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Animal.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia e Biologia Celular.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2006
Segundo lugar - prêmio de melhor poster, Universidade de Iowa, Genetics Retreat.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:7
Total de citações:47
Fator H:4
Schneider, Patricia N  Data: 05/04/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, NICHOLAS COSTA BARROSO2018LIMA, NICHOLAS COSTA BARROSO ; SOARES, ANDRÉ ELIAS RODRIGUES ; ALMEIDA, LUIZ GONZAGA DE PAULA ; COSTA, IGOR RODRIGUES DA ; SATO, FERNANDA MIDORI ; SCHNEIDER, PATRICIA ; ALEIXO, ALEXANDRE ; SCHNEIDER, MARIA PAULA ; SANTOS, FABRÍCIO R. ; MELLO, CLAUDIO V. ; MIYAKI, CRISTINA ; VASCONCELOS, ANA TEREZA R. ; PROSDOCIMI, FRANCISCO . Comparative mitogenomic analyses of Amazona parrots and Psittaciformes. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY (ONLINE VERSION), v. 41, p. 593-604, 2018.

2.
PEREZ, LOUISE N.2017PEREZ, LOUISE N. ; LORENA, JAMILY ; COSTA, CARINNE M. ; ARAUJO, MAYSA S. ; FROTA-LIMA, GABRIELA N. ; MATOS-RODRIGUES, GABRIEL E. ; MARTINS, RODRIGO A. P. ; MATTOX, GEORGE M. T. ; Schneider, Patricia N. . Eye development in the four-eyed fish : cranial and retinal adaptations to simultaneous aerial and aquatic vision. Proceedings - Royal Society. Biological Sciences (Print), v. 284, p. 20170157, 2017.

3.
Beaudry, F2017Beaudry, F ; IWANICKI, T. W. ; Mariluz B ; DARNET, S. ; BRINKMANN, H. ; Schneider, Patricia N. ; Taylor, J . The non-visual opsins: eighteen in the ancestor of vertebrates, astonishing increase in ray-finned fish, and loss in amniotes. JOURNAL OF EXPERIMENTAL ZOOLOGY PART B-MOLECULAR AND DEVELOPMENTAL EVOLUTION, v. 328, p. 685-696, 2017.

4.
MARCELLINI, SYLVAIN2016MARCELLINI, SYLVAIN ; GONZÁLEZ, FAVIO ; SARRAZIN, ANDRES F. ; PABÓN-MORA, NATALIA ; BENÍTEZ, MARIANA ; PIÑEYRO-NELSON, ALMA ; REZENDE, GUSTAVO L. ; MALDONADO, ERNESTO ; SCHNEIDER, PATRICIA NEIVA ; GRIZANTE, MARIANA B. ; DA FONSECA, RODRIGO NUNES ; VERGARA-SILVA, FRANCISCO ; SUAZA-GAVIRIA, VANESSA ; ZUMAJO-CARDONA, CECILIA ; ZATTARA, EDUARDO E. ; CASASA, SOFIA ; SUÁREZ-BARON, HAROLD ; BROWN, FEDERICO D. . Evolutionary Developmental Biology (Evo-Devo) Research in Latin America. Journal of Experimental Zoology. Part B, Molecular and Developmental Evolution, v. xx, p. xx, 2016.

5.
LIMA, JAMILY L.R. DE2015LIMA, JAMILY L.R. DE ; SOARES, FABRICIO A. ; REMEDIOS, ANA C.S. ; THOM, GREGORY ; WIRTHLIN, MORGAN ; ALEIXO, ALEXANDRE ; SCHNEIDER, MARIA PAULA C. ; MELLO, CLAUDIO V. ; Schneider, Patricia N. . A putative RA-like region in the brain of the scale-backed antbird, Willisornis poecilinotus (Furnariides, Suboscines, Passeriformes, Thamnophilidae). GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY (ONLINE VERSION), v. 38, p. 249-254, 2015.

6.
Schneider, Patricia N.2012 Schneider, Patricia N.; Slusarski, Diane C. ; Houston, Douglas W. ; Klymkowsky, Michael . Differential Role of Axin RGS Domain Function in Wnt Signaling during Anteroposterior Patterning and Maternal Axis Formation. Plos One, v. 7, p. e44096, 2012.

7.
Schneider, Patricia N.2011Schneider, Patricia N.; Olthoff, John T. ; Matthews, Abby J. ; Houston, Douglas W. . Use of fully modified 2?-O-methyl antisense oligos for loss-of-function studies in vertebrate embryos. Genesis (New York, N.Y. 2000. Print), v. 49, p. 117-123, 2011.

8.
Schneider, Igor2010Schneider, Igor ; SCHNEIDER, Patrícia Neiva ; Derry, Sarah W. ; Lin, Shengda ; Barton, Lacy J. ; Westfall, Trudi ; Slusarski, Diane C. . Zebrafish Nkd1 promotes Dvl degradation and is required for left right patterning?. Developmental Biology (Print), v. 348, p. 22-33, 2010.

9.
Schneider, Patricia N.2010Schneider, Patricia N.; Hulstrand, Alissa M. ; Houston, Douglas W. . Fertilization of <em>Xenopus oocytes</em> using the Host Transfer Method. Journal of Visualized Experiments, p. 1, 2010.

10.
Hulstrand, Alissa M.2010Hulstrand, Alissa M. ; Schneider, Patricia N. ; Houston, Douglas W. . The use of antisense oligonucleotides in Xenopus oocytes. Methods (San Diego, Calif., Print), v. 51, p. 75-81, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LORENA, JAMILY ; Perez, LN ; Mariluz B ; SCHNEIDER, Patrícia Neiva . Transcriptome analysis and asymmetric gene expression of visual opsins during eye development in the four-eyed fish (Anableps anableps).. In: IX Latin American Society for Developmental Biology Meeting 2017, 2017, Medelin. IX Latin American Society for Developmental Biology Meeting 2017, 2017.

2.
LORENA, JAMILY ; Perez, LN ; Mariluz B ; SCHNEIDER, Patrícia Neiva . RNAseq and functional analysis reveal asymmetric expression of genes in the eye of Anableps anableps (four eyed fish). In: Congresso Brasileiro de Genetica, 2017, Aguas de Lindoia. Congresso Brasileiro de Genetica, 2017.

3.
Perez, LN ; LIMA, JAMILY L.R. DE ; SCHNEIDER, Patrícia Neiva . RNA seq reveals opsin repertoire in the four eyed fish A. anableps.. In: Congresso Brasileiro de zoologia, 2016, Cuiabá. Congresso Brasileiro de Zoologia, 2016.

4.
Perez, LN ; LIMA, JAMILY L.R. DE ; Mattox, G ; SCHNEIDER, M. P. C. ; Schneider, Patricia N. . Ontogeny and eye RNA-seq analysis reveal visual and non visual opsin repertoire of the four-eyed fish (Anableps anableps).. In: Inaugural 2015 Meeting Pan-American Society for Evolutionary Developmental Biology,, 2015, Berkeley, CA - USA. Inaugural 2015 Meeting Pan-American Society for Evolutionary Developmental Biology, 2015.

5.
Parez, LN ; LIMA, JAMILY L.R. DE ; Araujo, M ; Sampaio, M. I. C. ; Schneider, I ; Schneider, Patricia N. . Genetic characterization of the opsin expression during eye duplication in the four-eyed fish Anableps anableps. In: COngresso Brasileiro de Genética, 2014, Guarujá-SP-Brazil.. Congresso Brasileiro de Genética, 2014.

6.
Schneider, Igor ; Frota-Lima G. N. ; Schneider, Patricia N. ; Shubin N . HoxD gene regulation and the evolution of tetrapod limbs. In: Congresso Brasileiro de Genética, 2013, Aguas de Lindoia. HoxD gene regulation and the evolution of tetrapod limbs, 2013.

7.
Parez, LN ; LIMA, JAMILY L.R. DE ; ARAUJO, M.A ; Sampaio, M. I. C. ; Schneider, I ; Schneider, Patricia N. . Opsin expression pattern during eye development in the four-eyed fish Anableps anableps. In: VI Symposium of Developmental Biology, 2013, Paraty, RJ. Brasil. VI Symposium of Developmental Biology, 2013.

8.
SCHNEIDER, Patrícia Neiva; Slusarski, Diane C. ; Houston, Douglas W. . Role of RGS (regulator of G protein signaling) domain of Axin in Vertebrate Axis Formation. In: Experimental Biology meeting, 2008, San Diego. Experimental Biology meeting, 2008.

9.
SCHNEIDER, Patrícia Neiva; Slusarski, Diane C. ; Houston, Douglas W. . Role of RGS (regulator of G protein signaling) domain of Axin in Vertebrate Axis Formation. In: Jakobsen Conference, 2007, Iowa City. Jakobsen Conference, 2007.

10.
SCHNEIDER, Patrícia Neiva; Slusarski, Diane C. ; Houston, Douglas W. . Role of RGS (regulator of G protein signaling) domain of Axin in Vertebrate Axis Formation. In: 46th Midwest Regional Developmental Biology Meeting, 2007, Chicago. 46th Midwest Regional Developmental Biology Meeting, 2007.

11.
SCHNEIDER, Patrícia Neiva; Slusarski, Diane C. ; Houston, Douglas W. . Schneider PN, Slusarski D, Houston DW. Role of RGS (regulator of G protein signaling) domain of Axin in Vertebrate Axis Formation.. In: Society for Developmental Biology, 65th Annual Meeting, 2006, Ann Arbor, MI.. Society for Developmental Biology, 65th Annual Meeting, 2006.

Apresentações de Trabalho
1.
SCHNEIDER, Patrícia Neiva. Transcriptome analysis and asymmetric gene expression of visual opsins during eye development in the four-eyed fish (Anableps anableps). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SCHNEIDER, Patrícia Neiva. RNAseq and functional analysis reveal asymmetric expression of genes in the eye of Anableps anableps (four eyed fish). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SCHNEIDER, Patrícia Neiva. RNA seq reveals opsin repertoire in the four eyed fish A. anableps. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SCHNEIDER, Patrícia Neiva. Genetic basis of phenotypic variation and morphological innovation of the four-eyed fish Anableps anableps?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SCHNEIDER, Patrícia Neiva. Caracterização Molecular do Desenvolvimento Ocular em Embriões do Peixe de Quatro Olhos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
LIMA, JAMILY L.R. DE ; REMEDIOS, ANA C.S. ; SOARES, FABRICIO A. ; SCHNEIDER, MARIA PAULA C. ; Schneider, Patricia N. . 'Análise de expressão gênica identifica região semelhante a núcleo de canto em Willisornispoecillonotus, ave suboscine brasileira.'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
LIMA, JAMILY L.R. DE ; REMEDIOS, ANA C.S. ; SOARES, FABRICIO A. ; SCHNEIDER, M. P. C. ; Schneider, Patricia N. . 'Identificação dos núcleos de aprendizado vocal em Turdus rufiventris (Sabiá laranjeira) através de marcadores moleculares'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SCHNEIDER, Patrícia Neiva. Genetic basis of phenotypic variation and morphological innovation of the four-eyed fish Anableps anableps?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SOARES, FABRICIO A. ; SCHNEIDER, M. P. C. ; Schneider, Patricia N. . IDENTIFICATION AND CHARACTERIZATION OF THE SONG SYSTEM IN TURDUS LEUCOMELAS (OSCINES) FROM BELÉM, BRAZIL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SCHNEIDER, Patrícia Neiva; Slusarski, Diane C. ; Houston, Douglas W. . Role of RGS (regulator of G protein signaling) domain of Axin in Vertebrate Axis Formation. Experimental Biology meeting.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SCHNEIDER, Patrícia Neiva; Slusarski, Diane C. ; Houston, Douglas W. . Role of RGS (regulator of G protein signaling) domain of Axin in Vertebrate Axis Formation. 48th Midwest Regional Developmental Biology Meeting.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SCHNEIDER, Patrícia Neiva; Slusarski, Diane C. ; Houston, Douglas W. . Role of RGS (regulator of G protein signaling) domain of Axin in Vertebrate Axis Formation. 47th Midwest Regional Developmental Biology Meeting.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SCHNEIDER, Patrícia Neiva; Slusarski, Diane C. ; Houston, Douglas W. . Role of RGS (regulator of G protein signaling) domain of Axin in Vertebrate Axis Formation. Interdisciplinary Program in genetics, Annual Genetics Retreat.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FARIAS, L. N. ; Schneider, Patricia N. ; NAGAMACHI, C. Y. ; BARROS, R. M. S. ; PIECZARKA, J. C. . Estudo Citogenetico em Hoplias Malabaricus (Erythrinidae) do rio Peixe-boi (Peixe-Boi, Para, Brasil). 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Schneider, Patricia N.; SCHNEIDER, H.; PIECZARKA, J. C.. Participação em banca de Louise Neiva Perez. Ontogenia do peixe de quatro olhos Anableps anableps: adaptações ósseas e oculares para a visão simultânea aérea e aquatica. 2015. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.

2.
Schneider, Patricia N.; Santos, S; SARAIVA, N. Z.. Participação em banca de Hamilton Nascimento. Cultivo in vitro de Embrioes Bovinos com Monocamada de Células Tronco. 2014. Dissertação (Mestrado em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

Teses de doutorado
1.
YAN, I.; HARFELDER, K.; KOLSDORF, T.; Schneider, Patricia N.. Participação em banca de Aline Dragalzew. Evolução molecular de genes de desenvolvimento em linhagens basais de Tetrapoda: transição peixes-tetrápodes e a subsequente diversificação morfológica em Lissamphibia. 2017. Tese (Doutorado em Programa de pos graduaão em biologia celular e molecular) - Universidade de São Paulo.

2.
Schneider, Patricia N.. Participação em banca de Alan Barroso Araújo Grisólia. Relação dos sistemas GABAérgico e glutamatérgico na liberação fisiológica hipotalâmica de ocitocina frente a hiperosmolaridade. 2014. Tese (Doutorado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Doutorado
1.
Schneider, Patricia N.. Participação em banca de Aline Damasceno Seabra. Caracterização por hibridização genômica comparativa em array do processo de carcinogênese em adenocarcinomas gástricos do tipo intestinal,. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

2.
Schneider, Patricia N.. Participação em banca de Aline Damasceno Seabra. Caracterização por hibridização genômica comparativa em array do processo de carcinogênese em adenocarcinomas gástricos do tipo intestinal. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

3.
Schneider, Patricia N.; MONTENEGRO, R. C.; KHAYAT, A. S.; MIRANDA, M. S.; BURBANO, R.. Participação em banca de Aline Damasceno Seabra. Identificação de Novos Biomarcadores Em Adenocarcinomas Gástricos do tipo Intestinal. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

Qualificações de Mestrado
1.
Schneider, Patricia N.. Participação em banca de Karynne de Nazaré lins de Brito. Influencia da enzima Fatty Acid Synthase (FASN) no metabolismo dos lipideos em embriões bovinos produzidos in vitro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência Animal) - Universidade Federal do Pará.

2.
DARNET, S.; CARNEIRO, A.; Schneider, Patricia N.. Participação em banca de Viviane Santos da Silva. Estudo de Assicoação de Polimorfismos nos Genes da Via de Biossíntese dos Hormônios Esteróides e do Receptor de Progesterona com Cancer Gástrico. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

3.
Schneider, Patricia N.; OLIVEIRA, K. R. M.; LIMA, S. M. A.. Participação em banca de Louise Neiva Perez. Descrição Ontogenética dos Estágios de Desenvolvimento Larval e Caracterização Morfológica da Retina do Peixe de Quatro olhos Anableps anableps. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.

4.
Schneider, Patricia N.. Participação em banca de JOÃO BATISTA DOS SANTOS ARAÚJO. Padronização do Método de Recuperação do Genoma do Vírus Dengue 1 (Família Flaviviridae Gênero Flavivirus) Empregando RNA de Interferência. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Schneider, Patricia N.. Participação em banca de Luciana de Souza Paradela.Efeito funcional do SNP rs978739 do gene do gosto amargo TAS2R16 associado a longevidade humana. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Brazilian-International Congress of Genetics. RNAseq and functional analysis reveal asymmetric expression of genes in the eye of Anableps anableps (four eyed fish). 2017. (Congresso).

2.
IX Latin American Society for Developmental Biology Meeting 2017. Transcriptome analysis and asymmetric gene expression of visual opsins during eye development in the four-eyed fish (Anableps anableps). 2017. (Congresso).

3.
Congresso Brasileiro de Zoologia. RNA seq reveals opsin repertoire in the four eyed fish A. anableps. 2016. (Congresso).

4.
Pan-American Society for Evolutionary Developmental Biology Meeting. Ontogeny and eye RNA-seq analysis reveal visual and non visual opsin repertoire of the four-eyed fish (Anableps anableps). 2015. (Congresso).

5.
Congresso Brasileiro de Genética. Genetic Characterization of the Opsin Expression During Eye Duplication In the Four eyed Fish Anableps anableps. 2014. (Congresso).

6.
Simposio de Morfofisiologia da Amazonia.CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DO DESENVOLVIMENTO OCULAR EM EMBRIÕES DO PEIXE DE QUATRO OLHOS Anableps anableps. 2014. (Simpósio).

7.
VI Internationa Symposium od Developmental Biology.Genetic base of phenotypic variation and morphological innovation of the four-eyed fish Anablepsanableps.. 2013. (Simpósio).

8.
"Perspectivas para a Biologia do Desenvolvimento no Brasil: jovens doutores no exterior.Contribuição materna & zigotica da Axina durante a formação dos eixos embrionários. 2009. (Simpósio).

9.
48th Midwest Regional Developmental Biology Meeting, May 29-31. Role of RGS (regulator of G protein signaling) domain of Axin in Vertebrate Axis Formation. 2009. (Congresso).

10.
Experimental Biology meeting. Role of RGS (regulator of G protein signaling) domain of Axin in Vertebrate Axis Formation. 2009. (Congresso).

11.
47th Midwest Regional Developmental Biology Meeting. Role of RGS (regulator of G protein signaling) domain of Axin in Vertebrate Axis Formation. 2008. (Congresso).

12.
XXIII Congresso Brasileiro de Anatomia. Anatomia de Genomas: Estruturas e Funcões. 2008. (Congresso).

13.
Interdisciplinary Program in genetics, Annual Genetics Retreat.Role of RGS (regulator of G protein signaling) domain of Axin in Vertebrate Axis Formation. 2007. (Encontro).

14.
Congresso Nacional de Genetica. Estudo Citogenetico em Hoplias Malabaricus (Erythrinidae) do rio Peixe-boi (Peixe-Boi, Para, Brasil). 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Schneider, Patricia N.. II Evolution & Development Workshop. 2017. (Outro).

2.
Schneider, Patricia N.. IBRO-VLTP course. 2016. (Outro).

3.
Schneider, Patricia N.. Evolution & Development Workshop. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Bertha Ruth Zelada Mariluz. Repertório de opsinas não visuais do Anableps anableps. Início: 2015. Tese (Doutorado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará, Organização dos Estados Americanos. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabelle de Magalhães Matos. Morfologia do olho e caracterização de genes relacionados ao desenvolvimento e degeneração ocular em Pheratobius cisternarum.. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Isabelle de Magalhães Matos. Morfologia do olho e caracterização de genes relacionados ao desenvolvimento e degeneração ocular em Pheratobius cisternarum.. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
TAIS DOS SANTOS SINIMBU. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DAS REDES GÊNICAS LIGADAS A SAZONALIDADE REPRODUTIVA EM TURDUS RUFIVENTRIS (SABIÁ-LARANJEIRA). 2016. Dissertação (Mestrado em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Patrícia Neiva Coelho Schneider.

2.
MAYSA RENATA SILVA ARAUJO. Análise funcional das melanopsinas (OPN4) na espécie Anableps anableps. 2016. Dissertação (Mestrado em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal do Pará, . Orientador: Patrícia Neiva Coelho Schneider.

3.
Louise Neiva Perez. Clonagem e análise do padrão de expressão gênica das opsinas em embriões de A. anableps.. 2013. Dissertação (Mestrado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patrícia Neiva Coelho Schneider.

4.
Luis Fabricio Angioletti Soares. Caracterização dos Núcleos de Aprendizado Vocal em Sabia-laranjeira (Turdus rufiventris). 2012. Dissertação (Mestrado em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Patrícia Neiva Coelho Schneider.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Tiberio Burlamarqui. 2015. Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Patrícia Neiva Coelho Schneider.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maysa Renata Silva Araujo. Caracterização do padrão de expressão de opsinas não visuais durante o desenvolvimento do olho dopeixe de quatro olhos (Anableps Anableps). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado Mod Biologia) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Patrícia Neiva Coelho Schneider.

2.
Jamily Lorena Ramos de Lima. Alterações sazonais nos núcleos de controle de canto do sabiá-laranjeira, Turdus rufiventris (Oscine, Passeriforme, Turdidae). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado Mod Biologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Patrícia Neiva Coelho Schneider.

Iniciação científica
1.
Jamily Lorena Ramos de Lima. Caracterização Morfológica da Estrutura Ocular em A. anableps Durante o Desenvolvimento Embrionário NVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. Orientador: Patrícia Neiva Coelho Schneider.

2.
Rodrigo Nobre Moreira. Clonagem do elemento cis-regulatório CsB do celacanto. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. Orientador: Patrícia Neiva Coelho Schneider.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 2:59:52