Carlos Eduardo do Prado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1609903103144386
  • Última atualização do currículo em 14/01/2019


Doutorando em Literatura, Teoria e Crítica Literária da Universidade Federal Fluminense (UFF) com bolsa sanduíche CAPES (PDSE) na Université de Pau et des Pays de l'Adour (UPPA - França). Obteve o título de mestre em Literaturas Francófonas em 2014 pela UFF. Licenciado desde 2013 em Letras -Português/Francês. atua como professor assistente de francês língua estrangeira (FLE) no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp UERJ, ministrando aulas de francês para o ensino fundamental e médio. Responsável pela disciplina Análise de material didático para o ensino de francês língua estrangeira moderna, do curso de Licenciaturas em Letras Habilitação Português - Francês da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ e Supervisão do Estágio de Educação Básica de Francês I. Coordenador do projeto de extensão CAp-UERJ FLE: oficinas de língua e culturas francófonas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de língua francesa FLE, literatura francófonas e tradução. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Eduardo do Prado
Nome em citações bibliográficas
PRADO, C. E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp UERJ.
Rua Santa Alexandrina 288
Rio Comprido
20261232 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 23337872
URL da Homepage: http://www.cap.uerj.br/site/


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em ESTUDOS DE LITERATURA.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: No jogo de espelhos, ficcção e Realidade se (con)fundem- Stefan Zweig Biografa Balzac,
Orientador: Maria Elizabeth Chaves de Mello.
Palavras-chave: Literatura Francesa; Balzac; Stefan Zweig; Biografia; Estudos Literários; Literatura Comparada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
2012 - 2014
Mestrado em ESTUDOS DE LITERATURA.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Francis de Castelnau- O olhar de um viajante francês sobre o Brasil do século XIX,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Maria Elizabeth Chaves de Mello.
Palavras-chave: Francis de Castelnau; Narrativa de viagem; Dualidade do olhar.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
2002 - 2004
Especialização em Residência em Enfermagem Oncológica. (Carga Horária: 3520h).
Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.
Título: A mulher com mama ulcerada: um estudo de enfermagem na perspectiva fenomenológica.
Orientador: Teresa Caldas Camargo.
2013 - 2013
Aperfeiçoamento em Diplôme Approfondi de Langue Française DALF C1.
Ministere de L'Education Nationale, França.
Título: DALF C1. Ano de finalização: 2013.
2007 - 2013
Graduação em Letras -Português/Francês.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1998 - 2002
Graduação em Enfermagem.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2013
PRO-FLE Construire une unité didactique.
CNED/CIEP/ Institut Français, PRO-FLE 2013, França.
2017 - 2017
Enseigner le français langue étrangère aujourd'hui - Parcours Découverte.
CAVILAM - Alliance Française de vichy, CAVILAM - AF, França.
2015 - 2015
Atualização para docentes da UERJ. (Carga horária: 16h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2014 - 2014
Habilitation Delf B1.
Ministere de L'Education Nationale, França.
2013 - 2013
Habilitarion DELF A1 A2.
Ministere de L'Education Nationale, França.
2013 - 2013
Diplôme Approfondi de Langue Française DALF C1.
Ministere de L'Education Nationale, França.
2012 - 2012
Formation Intensive pour enseignants fle. (Carga horária: 62h).
CAVILAM - Vichy, CAVILAM - VICHY, França.
2011 - 2011
Les ressources numériques et le TBI en classe FLE. (Carga horária: 18h).
Alliance Française Rio de Janeiro, AF-RJ, Brasil.
2010 - 2010
Journées CLE Formation. (Carga horária: 10h).
Alliance Française Rio de Janeiro, AF-RJ, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em " Projeto Falas e Línguas " ( 80h). (Carga horária: 80h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2005 - 2009
Cours de Langue Française ( 450h ). (Carga horária: 450h).
Alliance Française Rio de Janeiro, AF-RJ, Brasil.
2002 - 2004
Residência em Enfermagem Oncológica (3520h). (Carga horária: 3520h).
Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAP UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente - Francês FLE, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2018 - Atual
Extensão universitária , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, .

Atividade de extensão realizada
Oficinas de língua francesa e culturas francófonas e Festa da Francofonia.
03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - RJ - Brasil, .

03/2015 - Atual
Ensino, UERJ - Licenciatura Letras Português Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise de material didático para o ensino de francês língua estrangeira moderna: do livro didático às novas tecnologias
03/2015 - Atual
Ensino, UERJ - Licenciatura Letras Português Francês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio de Educação Básica de Francês I
03/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
FLE - Français Langue Etrangère
03/2015 - 05/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
FLE - Français Langue Étrangère
03/2016 - 12/2017
Extensão universitária , Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, .

Atividade de extensão realizada
CAp-UERJ FLE: oficinas de língua e culturas francófonas.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Alliance Française Niterói, AF NIT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor de francês língua estrangeira (FLE), Carga horária: 9
Outras informações
Professor de fle ( Français Langue Étrangère ) em diferentes níveis ( A1,A2,B1,B2 ) Admissão 01/03/2010 Aviso pévio cumprido do dia 30/03/2015 a 30/04/2015


Programa de Línguas Estrangeiras Modernas, PROLEM - UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de francês língua estrangeira (FLE), Carga horária: 12
Outras informações
Professor de francês lingua estrangeira ( FLE ) em diferentes níveis: débutant( I e II ), fondamental ( I e II ), intermédiaire ( I e II ), Avancé



Linhas de pesquisa


1.
Ensino FLE e práticas pedagógicas
2.
Linguagem, Multimodalidade Textual e Comunicação
3.
Linguagens, Transdisciplinaridade, Tecnologia e Ensino
4.
Literatura Comparada


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
LEDEN - LINGUAGEM E EDUCAÇÃO:ENSINO E CIÊNCIA
Descrição: O LEDEN, sediado no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira/UERJ, reúne atividades de pesquisa, ensino e extensão articulando diferentes áreas de conhecimento pelo viés da linguagem em uma perspectiva transdisciplinar. A linha de pesquisa LINGUAGENS, TRANSDISCIPLINARIDADE, TECNOLOGIA E ENSINO tem abrangência interinstitucional, por meio de diferentes parcerias e formação de redes de produção de conhecimento tais como o INCT - EDUCATION: National Institute of Science and Technology in Teaching and Communication. A linha de pesquisa LINGUAGEM, MULTIMODALIDADE TEXTUAL E COMUNICAÇÃO privilegia a atuação no âmbito intrainstitucional, com ações no campo de pesquisa e formação docente na e pela linguagem em uma perspectiva transdisciplinar, tais como o desenvolvimento e a manutenção do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA CAP UERJ para formação docente em nível de Educação Básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (8) .

Integrantes: Carlos Eduardo do Prado - Coordenador / Andrea Marques Ribeiro - Integrante / Andrea de Farias Castro - Integrante / Cátia Caldas Correia - Integrante / Elaine Vidal Oliveira - Integrante / Eliane Pereira da Costa Silva - Integrante / Esequiel Rodrigues Oliveira - Integrante / Gianne Maria Montedônio Chagastelles - Integrante / Johannes Andreas Valentin - Integrante / Juliana Rocha Rodrigues Barcellos - Integrante / Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto - Integrante / Nilza Cristina de Sousa Culmant Ramos - Integrante / Rosa Maria Cuba Riche - Integrante / Roza Luiza Caiado de Castro Accioly - Integrante / Soraya Barcellos Izar - Integrante.
2014 - Atual
O passado e o presente: releituras da modernidade
Descrição: "O grupo de pesquisa " O passado no presente: releituras da modernidade" é certificado pelo CNPq desde 2004. Liderado pela professora dra. Maria Elizabeth Chaves de Mello, da UFF, tem como vice-líder a profa. dra. Maria Ruth Machado Fellows, da UERJ. Trabalha com a linha de pesquisa "Literatura, teoria e crítica literária", junto à pós-graduação em estudos de literatura da UFF. Seu centro de interesse maior é a relação entre a França e o Brasil, no cruzamento de olhares entre esses dois países, através da crítica literária, da literatura, do relato de viajantes e da tradução. Trabalha em parceria com as universidades francesas: Université de Paris 3, Sorbonne Nouvelle; Université de Pau. Em 2016, participou da organização do XV ENCONTRO ABRALIC, e também do simpósio intitulado "Cruzamento de olhares Brasil/Europa: entre experiências literárias e textualidades contemporâneas"..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (16) .

Integrantes: Carlos Eduardo do Prado - Integrante / Maria Elizabeth Chaves de Mello - Coordenador / Maria Ruth Fellows - Integrante / Alessandra Fontes Carvalho da Rocha - Integrante / Monica Fiuza Bento de Faria - Integrante / Jacqueline Penjon - Integrante / Stela Maria Sardinha Chagas de Moraes - Integrante / Andrea Reis da Costa - Integrante / Benito Petraglia - Integrante / Gileade Godoi Abrantes de Barros - Integrante / Lucianne Michelle de Menezes - Integrante / Maria Cristina Cardoso Ribas - Integrante / Mariana da Silva Lima - Integrante / Washington Kuklinski Pereira - Integrante / Ana Márcia Cabral Linhares Mourthé - Integrante / Anne Caroline de Morais Santos - Integrante / Camile Teixeira de Oliveira Ribeiro - Integrante / Dayane Candido Alves - Integrante / Claudia Poncioni - Integrante.
2011 - 2014
Traduzir e construir antologias: tradução, memória, imaginário e diálogo de culturas
Descrição: O projeto tem como proposta inicial a tradução dos trechos mais interessantes da obra de Francis de Castelnau, viajante naturalista francês, visando a organização de uma antologia. A obra do autor, que esteve no Brasil entre 1843 e 1847, tem como título Expédition dans les parties centrales de l Amérique du Sud, de Rio de Janeiro à Lima, et de Lima au Para, exécutée par ordre du gouvernement français pendant les années 1843 à 1847, sous la direction de Francis de Castelnau. O relato foi uma verdadeira descoberta para mim, quando realizei o pós-doutorado na França, sob supervisão do professor Roger Chartier, da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales e do Collège de France. Contendo seis volumes, o texto descreve grande parte do Brasil, discorrendo sobre a sociedade brasileira da primeira metade do século XIX, seus hábitos e costumes, assim como sobre a relação dos europeus com os índios e os escravos, a condição da mulher, a cidade e o campo, a mata, os animais, o diálogo ou falta dele entre o Brasil e a Europa naquele momento, o imperador, a aristocracia urbana e rural etc. Dada a vastidão de assuntos tratados, bem como a extensão do texto, assim como o pouco conhecimento desse autor no Brasil, a leitura da obra tornou-se preciosa para o trabalho que venho desenvolvendo, das relações entre o Brasil e a França...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carlos Eduardo do Prado - Integrante / Maria Elizabeth Chaves de Mello - Coordenador / Maria Ruth Fellows - Integrante / Flávia Lúcia Espíndola da Silva - Integrante / Sandra Regina Guimarães - Integrante / Solange Estellita Lins Rebuzzi - Integrante / Patrícia Souza Lima - Integrante.

Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 1
2010 - 2014
MEMÓRIA, FICTÍCIO E IMAGINÁRIO, NA LITERATURA DA MODERNIDADE
Descrição: Pretende-se aprofundar a reflexão teórica acerca das relações e interações de duas identidades a francesa e a brasileira-, responsáveis, em grande parte, pela maneira pela qual, até o dia de hoje, o Brasil recebe o olhar europeu, assimila-o e passa a se analisar de fora para dentro , na literatura, nas outras artes, na mídia e na vida cultural, de maneira geral...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Carlos Eduardo do Prado - Integrante / Maria Elizabeth Chaves de Mello - Coordenador / Maria Ruth Fellows - Integrante / Stela Maria Sardinha Chagas de Moraes - Integrante / Nova Doyon - Integrante / Darisa Mattos - Integrante / Maria da Conceição Vinciprova Fonseca - Integrante / Junia Regina de Faria Barreto - Integrante / Marco Antonio Moreira - Integrante.

Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 1
2004 - Atual
Olhares sobre o Brasil
Descrição: Este projeto questiona a noção de modernidade na literatura, investigando, tanto em autores brasileiros, quanto europeus, os elementos identificadores do que se convencionou definir como "modernidade". A construção das identidades nacionais, através da literatura, as diferentes revoluções no romance, no conto, na crônica, nos relatos de viagem, são temas de interesse para a pesquisa.tem, como proposta, a organização de duas antologias, que serão complementares e darão conta das minhas pesquisas atuais, que consistem na investigação do olhar francês, em contraponto com o olhar de Machado de Assis sobre o Brasil. Pretendemos estudar os conceitos de subjetividade, nacionalidade, ficcionalidade e imaginário em relatos de viagem do século XIX, relacionando-os com o idealismo alemão, o romantismo e o positivismo francês, confrontando-os com textos da imprensa francesa no Brasil, bem como com crônicas de Machado de Assis, autor representativo desse momento. A primeira antologia constará de trechos selecionados de viajantes franceses no Brasil, no século XIX. Foram escolhidos alguns textos para o trabalho inicial e, durante o período 2014-2018, outros poderão ser acrescentados. Trabalharemos, em princípio, com os seguintes autores: textos sobre a paisagem e os costumes do povo brasileiro extraídos do livro-álbum Brésil Pittoresque, de Charles Ribeyrolles (1812-1860) e Victor Frond (1821-1881), Ferdinand Denis, Adèle Toussaint-Samson etc. A segunda antologia será elaborada em seguida à primeira, por razões metodológicas. Para sua realização, contaremos com a colaboração do pós-doutorando Benito Petraglia. Ela também versará sobre o olhar sobre o Brasil do século XIX, mas, desta vez, na perspectiva de um brasileiro que, pela acuidade do olhar e da visão crítica do seu tempo e do seu país, torna-se quase um outro , ao analisar o contexto em que viveu. Em suma, a segunda antologia se concentrará no estudo das crônicas de Machado de Assis, publicadas em A Semana e na Gazeta de Notícias, entre 1892 e 1897...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carlos Eduardo do Prado - Integrante / Maria Elizabeth Chaves de Mello - Coordenador / Maria Ruth Fellows - Integrante / Alessandra Fontes Carvalho da Rocha - Integrante / Monica Fiuza Bento de Faria - Integrante / Olinda Kleiman - Integrante / Cláudia Ponicioni - Integrante / Jacqueline Penjon - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Oficinas de língua francesa e culturas francófonas e Festa da Francofonia
Descrição: O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira ? CAp-UERJ e das escolas estaduais e federais localizadas na cidade do Rio de Janeiro o acesso ao diversificado universo francófono: língua francesa e culturas francófonas. A partir de um contato inicial ou de um aprofundamento de seus conhecimentos em relação à língua e à cultura do estrangeiro, pretendemos, através de oficinas, despertar nos alunos o olhar crítico sobre o outro e sobre si mesmo, bem como estimulá-los no processo de aquisição ou aperfeiçoamento de uma língua estrangeira. As oficinas têm como proposta o trabalho com a língua francesa e as culturas francófonas, a partir de materiais selecionados e elaborados pela equipe que compõe o projeto, tendo como base a leitura ? de mundo ?, ou seja, da língua como parte integrante de um sistema simbólico, no qual se inserem as manifestações culturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (2) .

Integrantes: Carlos Eduardo do Prado - Coordenador / Maria Ruth Fellows - Integrante / Shirlei Almeida Baptistone - Integrante / Helena Conceição Gonçalves - Integrante / Joanna Barrão Ferreira - Integrante / Luiz Américo Portela dos Santos - Integrante / Lívia Cristina Eccard Pinto - Integrante / João Marcos Reis Faria - Integrante.
2017 - 2018
CAp-UERJ FLE Oficinas de língua e culturas francófonas
Descrição: O projeto tem como objetivo levar aos alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira ? CAp-UERJ um pouco do mundo francófono: língua, cultura e cotidiano. A partir de um contato inicial ou de um aprofundamento de seus conhecimentos em relação à língua e à cultura do estrangeiro, pretendemos, através de oficinas, despertar nos alunos o olhar crítico sobre o outro e sobre si mesmo, bem como estimulá-los no processo de aquisição ou aperfeiçoamento de outra língua, diferente de sua língua materna. As oficinas têm como proposta o trabalho com a língua e as culturas francófonas, a partir de materiais selecionados e elaborados pela equipe que compõe o projeto, tendo como base a leitura ? de mundo ?, ou seja, da língua como parte integrante de um sistema simbólico, no qual se inserem as manifestações culturais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (1) .

Integrantes: Carlos Eduardo do Prado - Coordenador / Maria Ruth Fellows - Integrante / Shirlei Almeida Baptistone - Integrante / Helena Conceição Gonçalves - Integrante / Joanna Barrão Ferreira - Integrante / Luiz Américo Portela dos Santos - Integrante / Lívia Cristina Eccard Pinto - Integrante / João Marcos Reis Faria - Integrante.
2016 - 2017
CAp-UERJ FLE: oficinas de língua e culturas francófonas
Descrição: O projeto tem como objetivo levar aos alunos dos ensinos fundamental e médio do Instituto Fernando Rodrigues da Silveira ? CAp-UERJ um pouco do mundo francófono: língua, cultura e cotidiano. A partir de um contato inicial ou de um aprofundamento de seus conhecimentos em relação à língua e à cultura do estrangeiro, pretendemos, através de oficinas, despertar nos alunos o olhar crítico sobre o outro e sobre si mesmo, bem como estimulá-los no processo de aquisição ou aperfeiçoamento de outra língua, diferente de sua língua materna. As oficinas têm como proposta o trabalho com a língua e as culturas francófonas, a partir de materiais selecionados e elaborados pela equipe que compõe o projeto, tendo como base a leitura ? de mundo ?, ou seja, da língua como parte integrante de um sistema simbólico, no qual se inserem as manifestações culturais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Carlos Eduardo do Prado - Coordenador / Maria Ruth Fellows - Integrante / Helena Conceição Gonçalves - Integrante / Joanna Barrão Ferreira - Integrante / Luiz Américo Portela dos Santos - Integrante / Shirei Almeida Baptistone - Integrante / Lívia Cristina Eccard Pinto - Integrante / João Marcos Reis Faria - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: FLE ( Français Langue Étrangère).
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Literatura Francesa.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Literaturas Francófonas.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tradução.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
PRADO, C. E.. Stefan Zweig biografa Honoré de Balzac. In: Maria Elizabeth Chaves de Mello. (Org.). A literatura no encontro do outro. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2018, v. 1, p. 213-224.

2.
PRADO, C. E.. Francis de Castelnau et Stefan Zweig - Entre l'enfer et le paradis: le regard étranger sur le Brésil des XIXe et XXe siècles.. In: Eden Viana Martin; Nejma Kermele; Maria Elizabeth Chaves de Mello; José Luís Jobim. (Org.). Dialogues France-Brésil- Circulations - Représentations Imaginaires. 1ed.Pau - França: Presses de l'Université de Pau et des Pays de l'Adour, 2018, v. 1, p. 259-276.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PRADO, C. E.. Entre ficção e realidade, Balzac biografado por Stefan Zweig. In: ABRALIC -XV Congresso Internacional da ABRALIC, 2017, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XV Congresso Internacional da ABRALIC - 07 a 11 de agosto de 2017, 2017. v. 1.

2.
PRADO, C. E.. Stefan Zweig lê Honoré de Balzac- a relação biógrafo e biografado na construção da narrativa biográfica. In: VIII SAPPIL - Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF, 2017, Niterói - RJ. Anais do VIII Seminário dos alunos de pós-graduação do Instituto de Letras da UFF - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, 2017. p. 1.

3.
PRADO, C. E.. O olhar do sujeito na escrita do outro. In: XV Encontro ABRALIC, 2016, Rio de janeiro. Anais eletrônicos do XV encontro ABRALIC ? 19 a 23 de setembro de 2016, 2016.

4.
PRADO, C. E.. Balzac o romance da sua vida. In: VII SAPPIL - Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF, 2016, Niterói - RJ. Anais do VII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
PRADO, C. E.. Stefan Zweig , biographe de Balzac. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PRADO, C. E.. Stefan Zweig: sa vie, son oeuvre. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PRADO, C. E.. Entre ficção e realidade, Balzac biografado por Stefan Zweig. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PRADO, C. E.. Francis de Castelnau et Stefan Zweig: le regard étranger sur le Brésil du XIXe et XXe siècle.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PRADO, C. E.. Stefan Zweig lê Honoré de Balzac - a relação biógrafo e o biografado na construção da narrativa biográfica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PRADO, C. E.. Balzac biografado por Stefan Zweig- o jogo de espelhos na construção da narrativa biográfica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
PRADO, C. E.. A representação da Nação brasileira na obra 'Brasil, um país do futuro' de Stefan Zweig. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
PRADO, C. E.. Francis de Castelnau et Stefan Zweig. Entre l'enfer et le Paradis: le regard étranger sur le Brésil du XIX et XXe siècle. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
PRADO, C. E.. Brasil, um país do futuro - O olhar de um escritor estrangeiro do século XX sobre o Brasil na década de 1940. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
PRADO, C. E.. Vida e obra de Molière. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
PRADO, C. E.. Introdução a Racine. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
PRADO, C. E.. Balzac: o romance da sua vida. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
PRADO, C. E.. O olhar do sujeito na escrita do outro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
PRADO, C. E.. Le passé au présente: traduire et construire une anthologie/ Francis de Castelnau : les impressions et l?ambiguïté d?un regard étranger sur le pays et la société au XIX siècle.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
PRADO, C. E.. Francis de Castelnau: O olhar de um francês sobre o Brasil do século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
PRADO, C. E.. 'Natureza e paisagem em Francis de Castenaul'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
PRADO, C. E.. O olhar de um viajante francês no seu relato de viagem: Francis de Castelnau. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
PRADO, C. E.. Construindo uma antologia de Francis de Castelnau. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
PRADO, C. E.. Constuindo uma antologia de Francis de Castelnau:o olhar français sobre o Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
PRADO, C. E.. Construire une anthologie de textes de Francis de Castelnau: un regard français sur le Brésil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
PRADO, C. E.. Trabalhando com músicas em sala de aula de FLE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
PRADO, C. E.. Construção de uma antologia de textos de Francis de Castelnau. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
MELLO, M. E. C. ; PRADO, C. E. ; FELLOWS, M. R. . Um francês nos trópicos - Francis de Castelnau : o olhar de um viajante no século XIX. Rio de Janeiro: Viveiros de Castro Editora Ltda - 7 letras, 2015. (Tradução/Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PRADO, C. E.. A enfermagem nos sistemas de saúde dos países do Mercosul: um estudo comparado. 2000.

Redes sociais, websites e blogs
1.
PRADO, C. E.. Plataforma de apoio pedagógico graduação UERJ - disciplina: Análise de Material Didático para o Ensino de Francês LE Moderna: do livro didático às novas tecnologias. 2017; Tema: Plataforma de apoio pedagógico ensino-aprendizagem - Metodologias/ FLE. (Fórum).

2.
PRADO, C. E.. Plataforma de apoio pedagógico graduação UERJ - disciplina Estágio 1 FR. 2017; Tema: Plataforma de apoio pedagógico graduação.. (Fórum).

3.
PRADO, C. E.. Plataforma de apoio pedagógico para alunos de Língua Francesa XI do O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira ? CAp-UERJ. 2017; Tema: Plataforma de apoio pedagógico. (Fórum).

4.
PRADO, C. E.; FELLOWS, M. R. ; FERREIRA, J. B. ; BAPTISTONE, S. A. ; COSTA, A. R. ; GONCALVES, H. C. . Francês CAp-UERJ Facebook. 2015; Tema: Rede social para apoio pedagógico- troca de informações, vídeos, entrevistas. (Rede social).

5.
PRADO, C. E.. Site de apoio pedagógico aos alunos da Alliance Française Niterói RJ. 2011. (Site).

6.
PRADO, C. E.. Site de apoio pedagógico aos alunos do Prolem UFF-Niterói/RJ. 2011. (Site).


Demais tipos de produção técnica


Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PRADO, C. E.. Banca de Correção da prova de Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2018. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
PRADO, C. E.. Banca de Correção da prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2017. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
PRADO, C. E.. Banca de Correção da prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do Exame Discursivo do Vestibular 2016. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
MELLO, M. E. C.; PRADO, C. E.; FELLOWS, M. R.; FARIA, M. F. B.; MOREIRA, S. B.. ABRALIC - Associação Brasileira de Literatura Comparada. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
PRADO, C. E.; ALBUQUERQUE, A. E. D.; SILVA, G. R. G.. Banca para seleção de professor substituto de Espanhol. 2016. Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira.

3.
FELLOWS, M. R.; PRADO, C. E.; VALIM, M. C.. Banca para seleção de professor substituo FLE - Maio/2015. 2015. Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira.

4.
FELLOWS, M. R.; PRADO, C. E.; VALIM, M. C.. Banca para seleção de professor substituto FLE abril/2015. 2015. Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Seminário " O passado no presente: releituras da modernidade".Imagens no espelho: Stefan Zweig e Balzac - criador e criatura. 2018. (Seminário).

2.
Journée internationale d?étude à l?UPPA sur « Francis Jammes ? poète béarnais, français et européen ». 2018. (Simpósio).

3.
O olhar de Machado de Assis sobre o Brasil do século XIX. 2018. (Outra).

4.
Colloque International Dialogues France-Brésil: Représentations de l'ailleurs (espaces, imaginaires, circulations).Francis de Castelnau et Stefan Zweig: Entre l'enfer et le paradis: le regard étranger sur le Brésil du XIX et XX siècle. 2017. (Outra).

5.
VIII SAPPIL - Seminário dos Alunos dos Programas de Pós- Graduação do Ido Instituto de Letras/UFF.Stefan Zweig lê Honoré de Balzac - A Relação biógrafo e biografado na construção da narrativa biográfica. 2017. (Seminário).

6.
VIII Seminário " O Passado no Presente: Releituras da Modernidade.Balzac biografado por Stefan Zweig: o jogo de espelhos na construção da narrativa biográfica. 2017. (Seminário).

7.
VIII Seminário " O Passado no Presente : Releituras da Modernidade".Mesa redonda no dia 29 de maio de 2017, no âmbito do VIII Seminário " O passado no presente: releituras da modernidade". 2017. (Seminário).

8.
VI SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa -. A representação da nação brasileira na obra " Brasil, um país do futuro" de Stefan Zweig. 2017. (Congresso).

9.
XV Congresso Internacional da ABRALIC - Textualidades Contemporâneas. Entre ficcção e realidade, Balzac biografado por Stefan Zweig. 2017. (Congresso).

10.
XXIe Congrès Brésilien des Professeurs de Français - Aracaju. Francis de Castelnau et Stefan Zweig: le regard étranger sur le Brésil du XIXe et XXe siècles. 2017. (Congresso).

11.
VII SAPPIL -Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF.Balzac o romance da sua vida. 2016. (Seminário).

12.
XV Encontro ABRALIC - RJ. O olhar do sujeito na escrita do outro. 2016. (Congresso).

13.
XX Congrès Brésilien des Professeurs de Français - Amapá. Le passé au présente: traduire et construire une anthologie- Francis de Castelnau : les impressions et l?ambiguïté d?un regard étranger sur le pays et la société au XIX siècle.. 2015. (Congresso).

14.
VII Seminário "O Passado no Presente: Releituras da Modernidade".Do gigante ao anão: o contínuo processo de construção da identidade nacional. 2014. (Seminário).

15.
"Les engagements d'Émile Zola: de Germinal à l'affaire Dreyffus". 2013. (Outra).

16.
I Encontro Discente de Estudos Contemporâneos - UFF.Francis de Castelnau: O olhar de um francês sobre o Brasil do século XIX.. 2013. (Encontro).

17.
XIX Congresso Brasileiro de Professores de Francês - Niterói - RJ. Francis de Castelnau et le Brésl du XIXème siècle: les impressions et l'ambiguité d'un regard étranger sur le pays et la société.. 2013. (Congresso).

18.
VI Seminário "O Passado no Presente: Releituras da Modernidade".A natureza em Francis de Castelnau. 2012. (Seminário).

19.
AF "Les ressources numériques et le TBI en Classe de FLE. 2011. (Oficina).

20.
Colóquio " Habitar e Representar a Distância em Textos Literários". 2011. (Outra).

21.
V Seminário "O Passado no Presente: Releituras da Modernidade".O olhar de um viajante francês sobre o Brasil no século XIX. 2011. (Seminário).

22.
XXI Seminário de Iniciação Científica - Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.O olhar de um viajante francês no seu relato de viagem: Francis de Castelnau. 2011. (Seminário).

23.
IV Seminário "O Passado no Presente: Releituras da Modernidade".O olhar de um viajante francês no seu relato de viagem. 2010. (Seminário).

24.
XX Seminário de Iniciação Científica Prêmio UFF Vasconcllos Torres de Ciência e Tecnologia. Construindo uma antologia de Francis de Castelnau. 2010. (Congresso).

25.
Academia Brasileira de Letras: Ciclo a França volta ao Petit Trianon : " Versailles ou la Bastille: Quelle France a nourri l'imaginaire brésilien" et "Où est la théorie critique?". 2009. (Outra).

26.
A recepção das literaturas de língua portuguesa na França. 2009. (Encontro).

27.
Dire et Délires Commémoratifs: du 400e Anniversaire de la Fondation du Québec, au 250e Aniniversaire de Sa Prise Par Les Anglais. 2009. (Outra).

28.
Seminário O Passado No Presente: Releituras Da Modernidade."Construção de uma antologia de textos de Francis de Castelnau". 2009. (Seminário).

29.
XVII Congresso Brasileiro de Professores de Francês - Brasília. Construire une anthologie de textes de Francis de Castelnau: un regard français sur le Brésil. 2009. (Congresso).

30.
XXX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras: Nem Totens nem Tabus."Construção de uma antologia de textos de Francis de Castelnau". 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GONCALVES, H. C. ; MAGALHAES, P.A ; PRADO, C. E. ; PINTO, L. C. E. . Rentrée Pédagogique 2018 APFRJ. 2018. (Outro).

2.
PRADO, C. E.; MELLO, M. E. C. ; FARIA, M. F. B. ; FELLOWS, M. R. . IX Seminário "O passado no presente: releituras da modernidade". 2018. (Outro).

3.
MELLO, M. E. C. ; PRADO, C. E. ; FARIA, M. F. B. ; FELLOWS, M. R. ; ROCHA, A. F. C. ; MOREIRA, S. B. . VIII Seminário " O Passado no Presente: releituras da Modernidade". 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Maria Elizabeth Chaves de Mello. No jogo de espelhos, ficção e realidade se (con)fundem - Stefan Zweig biografa Balzac. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Maria Elizabeth Chaves de Mello. Francis de Castelnau- O olhar de um viajante francês sobre o Brasil do século XIX. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Literaturas Francófonas) - Universidade Federal Fluminense, . Orientador: Carlos Eduardo do Prado.

Iniciação científica
1.
Maria Elizabeth Chaves de Mello. Francis de Castelnau - A influência do olhar de um viajante francês sobre o Brasil no século XIX. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Letras Francês) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Carlos Eduardo do Prado.

2.
Maria Elizabeth Chaves de Mello. Construindo uma antologia sobre a obra de Francis de Castelnau. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras -Português/Francês) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Carlos Eduardo do Prado.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
PRADO, C. E.. Francis de Castelnau et Stefan Zweig - Entre l'enfer et le paradis: le regard étranger sur le Brésil des XIXe et XXe siècles.. In: Eden Viana Martin; Nejma Kermele; Maria Elizabeth Chaves de Mello; José Luís Jobim. (Org.). Dialogues France-Brésil- Circulations - Représentations Imaginaires. 1ed.Pau - França: Presses de l'Université de Pau et des Pays de l'Adour, 2018, v. 1, p. 259-276.


Redes sociais, websites e blogs
1.
PRADO, C. E.. Site de apoio pedagógico aos alunos da Alliance Française Niterói RJ. 2011. (Site).

2.
PRADO, C. E.; FELLOWS, M. R. ; FERREIRA, J. B. ; BAPTISTONE, S. A. ; COSTA, A. R. ; GONCALVES, H. C. . Francês CAp-UERJ Facebook. 2015; Tema: Rede social para apoio pedagógico- troca de informações, vídeos, entrevistas. (Rede social).

3.
PRADO, C. E.. Plataforma de apoio pedagógico graduação UERJ - disciplina: Análise de Material Didático para o Ensino de Francês LE Moderna: do livro didático às novas tecnologias. 2017; Tema: Plataforma de apoio pedagógico ensino-aprendizagem - Metodologias/ FLE. (Fórum).

4.
PRADO, C. E.. Plataforma de apoio pedagógico graduação UERJ - disciplina Estágio 1 FR. 2017; Tema: Plataforma de apoio pedagógico graduação.. (Fórum).

5.
PRADO, C. E.. Plataforma de apoio pedagógico para alunos de Língua Francesa XI do O Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira ? CAp-UERJ. 2017; Tema: Plataforma de apoio pedagógico. (Fórum).

6.
PRADO, C. E.. Site de apoio pedagógico aos alunos do Prolem UFF-Niterói/RJ. 2011. (Site).



Outras informações relevantes


****Participação como aluno ouvinte no curso de Mestrado em Literatura Francófonas, disciplina: Crítica e História Lietrária; Linha de Pesquisa: Perspectiva Teóricas do Discurso Literário, intitulado " A Descoberta do outro na literatura de viagem ". Curso ministrado pela Professora Maria Elizabeth Chaves de Mello, 1 vez por semana das 14h00 às 18h00, durante o segundo semestre do ano de 2008.





****Projeto "Falas e Línguas": estágio de formação de professores de francês, coordenado pelo professor Fernando Afonso de Almeida, no PROLEM ( Programa de Línguas Estrangeiras e Maternas) na UFF ( Universidade Federal Fluminense ); carga horária : 80 hs- Início: Março/2009 com término em Junho/2009

****Participação como aluno inscrito ( crédito avulso ) na Disciplina do Programa de Pós-Graduação em Letras 2ºsemestre 2009, Curso ministrado pela professora Maria Elizabeth Chaves de Mello: Estudos Literários e outros campos do saber- A narrativa: entre história e ficcção, entre viagem e "viagens". Créditos : quatro (4), Nota final: 9,0.

****Participação no evento:Journées CLE Formation- 24 et 25 septembre 2010 -Alliance Française Rio de Janeiro.

**** XX Seminário de Iniciação Científica Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia - "Construindo una antologia de Francis de Castelnau" - trabalho classificado entre os 10 melhores da área de Linguística, Letras e Artes.

****Participação como aluno ouvinte no curso de Mestrado em Literatura Francófonas, disciplina: Tópicos especiais de crítica e história da Literatura e da Cultura - A narrativa, entre a história e a literatura, na modernidade. . Curso ministrado pela Professora Maria Elizabeth Chaves de Mello, 1 vez por semana durante o primeiro semestre do ano de 2011 - Carga horária 60 horas - Nota: 8,0.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 18:09:23